Aos baianos que estão aqui reclamando, sim existe samba carioca. Nunca vi baiano fazer partido alto, samba de quadra, pagode, samba enredo , sincopado ,breque etc. Baiano faz axe , um negócio la que eles chamam de pagodão, olodum ... São ritmos totalmente diferentes
Amigo, sou pesquisador musical. O samba carioca tornou-se realidade devido a forte migração de baianos durante o século XIX e XX. O samba carioca se desenvolve através do Samba de Roda e Coco, que são estilos nordestinos. Os terreiros de candomblé e a comunidade da Pedra do Sal no Rio, era formado por nordestinos. E uma presença imensa do Recôncavo Baiano. Recomendo a você o livro do Lira Neto, "Uma História do Samba". Muito bom e vai enriquecer ainda mais o seu conhecimento.
❤❤❤❤❤❤❤ LAURINDO EM BELO HORIZONTE MG BRASIL parabéns pela sua postagem porém... Meus Mestres inspiração em muitos anos depois que eles já haviam morridos e somente aí que eu não entendia o porquê que todas as vezes que eu tocava as músicas de todos os artistas vários e meu som do violão e cavaquinho não se encaixavam,os artistas vários mais antigos Clara Nunes, Agepê GONZAGUINHA Bezerra da Silva, todos!!! então perguntei a um amigo e ele me respondeu, é que o conjunto nosso samba usa outra afinação de violino, BANDOLIM, por isso não combina!!!, ???? então fui pesquisar!!!???. mais de 30 anos o conjunto nosso samba é quem gravava todos eles, ??? como assim??? ruclips.net/video/PWx4c9pBUsU/видео.htmlsi=qFOf4F7buF0W0OSW
Muito bom. Assisti varios vídeos no RUclips sobre as origens do samba, acho que este foi o melhor. Só senti falta de terem referido Noel Rosa. Já ouvi que ele fazia um samba que concorria com o samba que vinha sendo feito no Estácio e essas duas correntes deram origem ao samba atual.
A relação do Rio com a Bahia é muito linda. É de laços ancestrais. De todas as vezes que estive no RJ vi de perto o quanto eles homenageiam a Bahia. Me senti em casa.
1-Samba,semba ,umbigada,caxambu,ta mbor de crioula,de mina etc tudo foi ro da .E nasceu no seculo 17.Sai da Bahia vai pra sao paulo e finalmente Rio. Isso dai vem do afro brasileiro.O cavaquin ho e o pandeiro vem do Portugal pra. Enfeitar o requebrar,sapatear e o bate na palma da mao da roda do samba O carnaval veio do portugal e o samba e introduzido.Tem varios tipos de samba: Chorinho,samba cancao,samba de Malandro,samba jazz,samba rock, samba regue ... O carioca samba muito! Muito melhor que paulista e baiano
Cara, não oponha Rio e Salvador se para lá foram africanos escravizados que de forma ampla possuiam heranças culturais comuns. O samba tal como conhecemos se deu no encontro desses afrodescendentes vindos da Bahia juntando-se a outros locais e ainda outros vindos de outras localidades como Minas e Pernambuco. No Rio ninguém nega a influência dos ritmos vindos da Bahia, mas já se fazia jongo em tudo quanto é terreiro no Sudeste também. O Rio foi local de convergência porque foi quem recebeu maior número de populações africanas escravizadas das Américas. Sim, a Bahia é o estado mais negro da federação e o Brasil agradece todo o esforço que fazem na preservação das culturas afrobrasileiras. Só que o Rio, apesar da imagem turística da Zona Sul e das novelas, é muito negro. E a luta aqui acaba sendo mais intensa porque a mídia tende a nos branquear e apagar praticamente toda a Zona Norte da cidade, a Zona Portuária e sua Pequena África se estendendo até a Praça Onze. Sem falar no Vale do Paraíba e a Zona da Mata do estado. O batuque sempre esteve presente.
@@fsdeslandes Não estou opondo nada, para mim o Rio de Janeiro foi onde o samba foi melhor cuidado e isso é mérito, mas quem baiano sabe que a Bahia sempre é apagada nesses registros. Inclusive pontuei uma curiosidade “ tem dedo de baiano em tudo “, isso passa como uma mera coincidência. O samba do recôncavo é Já era samba antes de tudo isso, inclua Tia Ciata aprendeu lá. Sou apaixonado pelo Rio, completamente vibrado na rica cultura negra carioca e reconheço essa relevância. Mas tem coisas que só quem baiano vai entender, é tipo o tombamento do acarajé como patrimônio carioca. Daqui a uns 50 anos terá alguém tentando explicar o óbvio e terá outro justificando.
@@silvaneinascimentoTia ciata por mais que não tenha inventado o samba o que muitos defendem, tal Baiana ajudou a popularizar o estilo no país com seu terreiro, graças a ela o samba emergiu com mais força e representatividade, então sim teve não uma mão baiana mas sim um braço. Por outro lado não dá pra dizer que foi ela que inventou o estilo, pois aqui no Rio quem teve o privilégio de conhecer alguém daquela geração velha guarda, diziam que já existiam o samba, creio que eles se referiam as escolinhas de samba (marchinhas) que surgiram no século XIX por Chiquinha Gonzaga, muito antes de tia ciata desembarcar no Rio de Janeiro. Se realmente a gente puxar o estilo SAMBA mesmo, já existiram antes da tia o Pixinguinha e Donga mas claro Ciata foi sim uma heroína.
@@Jake17469 Quando falo “dedo baiano” não me refiro somente a Tia Ciata, mas a diáspora baiana que ocorreu após a revolta dos Malês. A Ciata é consequência dessa migração em massa. Sem contar que o Rio era a capital federal, todo a mídia estava centralizada na cidade, a era de ouro do rádio foi um grande difusor. Nunca que a zona rural da Bahia iria ganhar notoriedade, e como eu já disse, acho pouco provável que as senhoras centenárias do recôncavo tenha aprendido sambar com o Rio de Janeiro. Mas jamais tiraria o mérito de quem soube melhor cuidar do gênero. A Bahia geral, o Rio e o Rio cuidou.
É espantoso como um material tão rico seja tão pouco divulgado.
É história. É memória, conhecimento.
Maravilhosa prova que o povo negro é o verdadeiro representante cultural do Brasil 🇧🇷✊🏽
Segundo o folclorista Camara Cascudo
Toda cultura Afro do Brasil tem influência portuguesa.Ou seja,não e puramente africana.
@@EDNACRISTINADEJESUS é verdade. Infelizmente tem influências dos vermes europeus em nossa cultura.
Aos baianos que estão aqui reclamando, sim existe samba carioca. Nunca vi baiano fazer partido alto, samba de quadra, pagode, samba enredo , sincopado ,breque etc.
Baiano faz axe , um negócio la que eles chamam de pagodão, olodum ... São ritmos totalmente diferentes
😂😂😂 vdd 👍
Amigo, sou pesquisador musical. O samba carioca tornou-se realidade devido a forte migração de baianos durante o século XIX e XX. O samba carioca se desenvolve através do Samba de Roda e Coco, que são estilos nordestinos. Os terreiros de candomblé e a comunidade da Pedra do Sal no Rio, era formado por nordestinos. E uma presença imensa do Recôncavo Baiano. Recomendo a você o livro do Lira Neto, "Uma História do Samba". Muito bom e vai enriquecer ainda mais o seu conhecimento.
Daniela Mercury era samba regue
E o tichan,harmonia do samba, companhia do pagode etc e samba de roda
@@magnofreitas5445o coco não tem nada a ver com o samba. Samba nasce na Bahia
A história da nossa gente é oriunda tbm da nossa. música.... parabéns para vcs que trazem cultura e conhecimento para todos nós.
Muito bom documentário, com enredo bem costurado, citações fundamentais e belíssima imagética.
Sempre bom lembrar que o samba nasceu na Bahia
❤
muito bom aprendi bastante coisa e agora vou poder fazer meu resumo da escola, obrigado por este video muito bem explicado, que fiquem com Deus.
Conteúdo riquíssimo!!!
Esse era brabo demais cantando
Cara, que material bom ❤
Por favor si pode fazer um dublado em inglês 🙏🏽
❤ maravilhoso
Que Maravilha
❤❤❤❤❤❤❤ LAURINDO EM BELO HORIZONTE MG BRASIL parabéns pela sua postagem porém...
Meus Mestres inspiração em muitos anos depois que eles já haviam morridos e somente aí que eu não entendia o porquê que todas as vezes que eu tocava as músicas de todos os artistas vários e meu som do violão e cavaquinho não se encaixavam,os artistas vários mais antigos Clara Nunes, Agepê GONZAGUINHA Bezerra da Silva, todos!!! então perguntei a um amigo e ele me respondeu, é que o conjunto nosso samba usa outra afinação de violino, BANDOLIM, por isso não combina!!!, ???? então fui pesquisar!!!???. mais de 30 anos o conjunto nosso samba é quem gravava todos eles, ??? como assim???
ruclips.net/video/PWx4c9pBUsU/видео.htmlsi=qFOf4F7buF0W0OSW
✈️🪂RECORDAR.É.VIVER🇧🇷🦅
Lindo demais
trabalho de ARTES maneiro
deixa like ai
Muito bom. Assisti varios vídeos no RUclips sobre as origens do samba, acho que este foi o melhor. Só senti falta de terem referido Noel Rosa. Já ouvi que ele fazia um samba que concorria com o samba que vinha sendo feito no Estácio e essas duas correntes deram origem ao samba atual.
Noel tinha uma "rivalidade amigável" com os sambistas da Estácio, tanto que foi muito amigo do Ismael Silva e do cartola.
Falta dar os creditos das pesquisadoras y pesquisadores desse projeto/ documentário.
isso é arte
Beleza!!!Beleza👍🏼👍🏼💪🏽
Documentário maravilhoso
Muito obrigada pelo conteúdo!!
Coisa boa demais!
A matriz de tudo isto é o samba de roda do recôncavo baiano. O samba de roda desacelerado vira o samba carioca.
Exatamente!
Ninguém canta mais a Bahia do que o Rio de Janeiro.
A relação do Rio com a Bahia é muito linda. É de laços ancestrais. De todas as vezes que estive no RJ vi de perto o quanto eles homenageiam a Bahia. Me senti em casa.
Samba desacelerado também é baiano
❤❤❤
Pra falar do Rio de Janeiro, primeiro tem que falar da Bahia, foi onde nasceu o samba !
Tanta gente que já foi...que Deus os tenha
👏🏾👏🏾👏🏾
Daqui uns dias eles vão dizer que Tia Ciata é carioca😂😂😂😂
nossa história é riquissima e pouca reconheicda
1-Samba,semba ,umbigada,caxambu,ta mbor de crioula,de mina etc tudo foi ro da .E nasceu no seculo 17.Sai da Bahia vai pra sao paulo e finalmente Rio. Isso dai vem do afro brasileiro.O cavaquin ho e o pandeiro vem do Portugal pra.
Enfeitar o requebrar,sapatear e o bate na palma da mao da roda do samba
O carnaval veio do portugal e o samba e introduzido.Tem varios tipos de samba:
Chorinho,samba cancao,samba de
Malandro,samba jazz,samba rock, samba regue ...
O carioca samba muito! Muito melhor que paulista e baiano
Engraçado que tem dedo de baiano em tudo isso, mas o samba surgiu no Rio. 🤔
Não
Cara, não oponha Rio e Salvador se para lá foram africanos escravizados que de forma ampla possuiam heranças culturais comuns. O samba tal como conhecemos se deu no encontro desses afrodescendentes vindos da Bahia juntando-se a outros locais e ainda outros vindos de outras localidades como Minas e Pernambuco. No Rio ninguém nega a influência dos ritmos vindos da Bahia, mas já se fazia jongo em tudo quanto é terreiro no Sudeste também. O Rio foi local de convergência porque foi quem recebeu maior número de populações africanas escravizadas das Américas. Sim, a Bahia é o estado mais negro da federação e o Brasil agradece todo o esforço que fazem na preservação das culturas afrobrasileiras. Só que o Rio, apesar da imagem turística da Zona Sul e das novelas, é muito negro. E a luta aqui acaba sendo mais intensa porque a mídia tende a nos branquear e apagar praticamente toda a Zona Norte da cidade, a Zona Portuária e sua Pequena África se estendendo até a Praça Onze. Sem falar no Vale do Paraíba e a Zona da Mata do estado. O batuque sempre esteve presente.
@@fsdeslandes Não estou opondo nada, para mim o Rio de Janeiro foi onde o samba foi melhor cuidado e isso é mérito, mas quem baiano sabe que a Bahia sempre é apagada nesses registros. Inclusive pontuei uma curiosidade “ tem dedo de baiano em tudo “, isso passa como uma mera coincidência. O samba do recôncavo é Já era samba antes de tudo isso, inclua Tia Ciata aprendeu lá. Sou apaixonado pelo Rio, completamente vibrado na rica cultura negra carioca e reconheço essa relevância. Mas tem coisas que só quem baiano vai entender, é tipo o tombamento do acarajé como patrimônio carioca. Daqui a uns 50 anos terá alguém tentando explicar o óbvio e terá outro justificando.
@@silvaneinascimentoTia ciata por mais que não tenha inventado o samba o que muitos defendem, tal Baiana ajudou a popularizar o estilo no país com seu terreiro, graças a ela o samba emergiu com mais força e representatividade, então sim teve não uma mão baiana mas sim um braço. Por outro lado não dá pra dizer que foi ela que inventou o estilo, pois aqui no Rio quem teve o privilégio de conhecer alguém daquela geração velha guarda, diziam que já existiam o samba, creio que eles se referiam as escolinhas de samba (marchinhas) que surgiram no século XIX por Chiquinha Gonzaga, muito antes de tia ciata desembarcar no Rio de Janeiro. Se realmente a gente puxar o estilo SAMBA mesmo, já existiram antes da tia o Pixinguinha e Donga mas claro Ciata foi sim uma heroína.
@@Jake17469 Quando falo “dedo baiano” não me refiro somente a Tia Ciata, mas a diáspora baiana que ocorreu após a revolta dos Malês. A Ciata é consequência dessa migração em massa. Sem contar que o Rio era a capital federal, todo a mídia estava centralizada na cidade, a era de ouro do rádio foi um grande difusor. Nunca que a zona rural da Bahia iria ganhar notoriedade, e como eu já disse, acho pouco provável que as senhoras centenárias do recôncavo tenha aprendido sambar com o Rio de Janeiro. Mas jamais tiraria o mérito de quem soube melhor cuidar do gênero. A Bahia geral, o Rio e o Rio cuidou.
Beleza!!!Beleza👍🏼👍🏼💪🏽
Engraçado que tem dedo de baiano em tudo isso, mas o samba surgiu no Rio. 🤔