O samba é democracia, o samba é construção de identidade, um elo humano. E não um objeto de discórdia e discussões que em nada enriquece o samba. O samba nasceu no coração do ser humano de bem, no coração de quem luta pela felicidade de um Brasil melhor, dando voz aos calados !
@@Mikaballet Como assim? Baião, Embolada, Frevo, Maracatu, Xaxado, Axé, Forró... Esses estilos são da china? É muito desconhecimento alguém dizer que o Nordeste não é reconhecido pela sua cultura. Agora, especificamente no caso do Samba, o que se tem não é um apagamento de memória, até porque em todos os documentários, livros e produções que narram a história do samba é colocado que é um ritmo de origens africanas e que nasceu na Bahia, porém logo veio para o Rio, e aqui cresceu, tomou forma, maturidade e se consolidou da forma como é conhecido hoje no Brasil e no mundo.
O samba nasceu no Recôncavo Baiano, uma mistura de batuque africano, chula portuguesa, viola e cavaquinho português, a muiñeira vella, a regueifa e as pandeireteiras da Galícia, e cantos rurais de lavradores, pescadores e boiadeiros, em festas de romarias, procissões e casas de candomblé, dando origem ao samba de roda e ao samba de viola, chamado chula. Chegou ao Rio de Janeiro através dos baianos que ali se estabeleceram depois da Guerra do Paraguai. Fred Figner, nascido na República Tcheca, viajou para os Estados Unidos e adquiriu um fonógrafo, um aparelho para gravação e reprodução de sons inventado em 1877 por Thomas Edison, e viajou por todo nordeste brasileiro gravando variados ritmos musicais. Quando finalmente se instalou no Rio de Janeiro, Fred Figner fundou a Casa Edison, a primeira gravadora no Brasil e na América do Sul, fundada em 1900. Com a invenção do gramofone, Fred Figner percebeu logo a qualidade superior do novo equipamento alemão. O primeiro disco brasileiro foi gravado na Casa Edison pelo cantor Manuel Pedro dos Santos, o Baiano, em 1902. Era o lundu “Isto é Bom”, de autoria do seu conterrâneo Xisto Bahia. A designação samba aparece em selos de discos a partir 1909. "Pelo Telefone", 1916, entretanto, fez mais sucesso e fixou o nome "samba" como um dos gêneros centrais da música popular urbana no Rio de Janeiro. Na realidade, o que se cantava nas casas das tias baianas eram lembranças de festas nordestinas. Manuel Pedro dos Santos, o Baiano, de Santo Amaro, reconhecido pelo seu pioneirismo dentre as gravações na Casa Edison, em sua discografia estavam as modinhas e os lundus. Contudo, sua lembrança nos dias atuais vem do fato de ter gravado, o samba Pelo Telefone. "Em casa de baiana", 1911, é um samba em sua verdadeira essência, lançado 6 anos antes de "Pelo telefone" e já carregava o selo "samba". Mas a fonte do samba mesmo é o Recôncavo Baiano, é lá que as tradições africanas de batuques e as tradições portuguesas de viola e modinha se mesclam no samba de roda e na chula. Todas as cidades do Recôncavo Baiano até a Chapada Diamantina cantam samba de roda, chula, samba boiadeiro, samba martelo, samba corrido, samba junino e mais uma dezena de variações de samba rural, na Bahia o samba é uma música rural, enquanto no Rio de Janeiro existe apenas o samba urbano que foi adaptado ao rádio e à boêmia carioca, o samba urbano, um gênero surgido a partir da Casa Edison e suas gravações. Logo o samba surgiu na Bahia muito antes do Rio de Janeiro, a lógica básica é que a localização geográfica com a maior diversidade de linhagens deve ser a fonte original.
Mais o Samba teve mudanças e o RJ colocou o estilo Carioca no Samba teve mudança não é o Samba que era tocado na Bahia por isso existe o Samba carioca é o Samba Bahiano acho bem diferente um do outro samba do RJ é malandro boêmio exercia que só o RJ tem !!!!
@@Calixxtorj Não existe samba carioca, o que o carioca toca é uma mistura de marcha rancho, marchinha e maxixe. Samba só existe na Bahia, uma música laboral e religiosa, a própria palavra "samba" significa rezar, lamentar, pois eram cantadas nas procissões e romarias. Os cariocas só começaram a usar o termo samba a partir dos discos da Casa Edison, que usava a palavra como selo musical.
@@terradosolemarvento4070 blá blá blá blá. Esse samba como ficou conhecido hoje tem o DNA carioca. Fato, o resto é choro. Até a bossa nova não foi inventada por baiano e sim por Jonh Alf 10 anos antes.
@@silvaneidesilva5691 os brasileiros modificaram, porém a origem do portugues é em portugal. E a origem do Samba é na bahia. Fim. A origem tem sua importancia
Estive aqui, nesse mesmo link, nesse mesmo canal, nessa mesma conta há quase 6 anos atrás. Eu estava começando a estudar história, não pra entrar na faculdade ou algo assim, mas foi porque sempre amei de coração, e fui de cabeça e de peito aberto. Hoje, passado todo esse tempo, eu venho aqui agradecer imensamente ao canal Portal do Samba, por essa preciosidade estar aqui até os dias de hoje, ajudando diversas pessoas a entenderem o quão rica é a história do Samba, e o que essa história diz sobre a construção nacional de nosso pais. Hoje estou cursando graduação em história, graças ao ensinamento que esse vídeo me passou e diversos outros que me ajudaram. Muito obrigado.
Martinho da Vila quando foi em Angola cidade de Benguela cantar no Campo de futebol Nacional de Benguela o meu pai com os empregados prepararam a instalação toda 👋👋👋viva o SAMBA 🤩🇵🇹🇨🇵
SAMBA origem de Angola 🇦🇴 no Tempo da escravatura para Baía ao rio de janeiro os baianos levaram ao fugirem para rio de janeiro com a guerra nordestina 🇵🇹🇨🇵🤩👋👋👋
O samba é a música rural, folclórica e religiosa da Bahia feita por lavradores, pescadores e boiadeiros, isso de que o samba nasceu no Rio de Janeiro é uma mentira, todas as cidades da Bahia têm samba, variados tipos de samba rural, samba chula, samba boiadeiro, samba martelo, samba de terreiro, samba barravento, samba junino, muitos tipos de samba rural que se espalharam pelos antigos caminhos do boi pro sertão da Chapada Diamantina, pra Estrada do Coco, pela Costa do Dendê, e mesmo no Rio São Francisco. Muitas cidades não tinham nem energia nem rádio, os lavradores e pescadores viviam isolados, nem sabiam o que era Rio de Janeiro, não tem como o samba ter surgido no Rio e chegado à Bahia e virado uma música rural, isso não é plausível. O samba urbano carioca só existe na cidade do Rio, é um samba comercial inventado pela Casa Edison, feito para tocar no rádio.
@@terradosolemarvento4070 Uau! Como sabes de tudo isso?! É um entusiasta do Samba??? Poderia deixar alguma referência ou fonte??? É que eu sou um apaixonado por Música Brasileira.
As veses da vontade de chorar! Onde existe Negros no brasil existe batuques todos os batuques podem ser chamados de sambas exp.. carimbo, cocô; maracatu, jongo etc... o que é carioca e o samba carioca, então curte e pare de recalque, ou então curte axé.
O samba é originário da Bahia dia em quem doer. Tem um samba que o refrerao é: não foi preciso ir na Bahia para benzer meu patuá aqui mesmo eu encontrei quem soubesse tudo de lá, mas um pão de santo dá Bahia me disse que toda benza de patuá e na Bahia.
Excelente documentário!!!! Caramba, 87. Ver Grand Othelo , Candeia, Nelson Sargento, Pixinguinha, Martinho, Fundo de quintal, entre outros 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Lembrando que a minha baixada (Nilópolis) também é berço do Samba 🇧🇷🙏🏾
Que história linda. Quanta gente boa. Nasci e cresci ouvindo dizer que "Quem não gosta de samba, bom sujeito não é..." É por isso que o verdadeiro sambista diz: " Quero morrer numa batucada de bamba, na cadência bonita do samba". Meu saudoso pai costumava cantar: " quando eu morrer não quero choro nem vela, quero uma fita amarela gravada com o nome dela"///"até amanhã se Deus quiser, se não chover eu volto pra te ver ó mulher..."/// "hô Antonico eu vou te pedir um favor, que só depende da tua boa vontade.../// " não posso ficar nem mais um minuto com você, sinto muito amor, mais não pode ser.../// " amigo urso saudações polares...". Ouvindo todas a essas e tantas outras, eu não podia deixar de me apegar ao samba. Não deixem o samba morrer. Eu sempre quis agradecer a alguém pelo samba e não sabia a quem. Agora posso dizer: Obrigado dona Ciata.
O Rio tem muito lobby, mas como disse o carioca Vinicius de Morais, O Samba nasceu foi na Bahia, e se hoje ele eh branco na poesia, ele eh negro demais no coracao...
O SAMBA NASCEU NA BAHIA E FIM DE PAPO. OS CARIOCAS E BAHIANOS QUE ESTAVAM NO RIO PROPAGARAM O SAMBA, POIS NA BAHIA NAO TINHA ESTUDIO, GRAVADORAS E FABRICAS DE DISCOS(CILINDROS).
A cena do filme "rio,zona norte"que aparece nesse vídeo, pra mim, é uma das mais emocionantes do cinema de todos tempos..eis ali um ator nato, que tinha o dom de atuar..era uma coisa natural pra ele..
Why there is no translation for the Brothers and Sisters? After looking at the Caucasian side of Brasil and reading the translation, I was looking forward to hearing it from the Asiatic(Black) side.
Excelente documentário, uma pérola. O samba e suas diversas vertentes é uma criação do negro, portanto um ritmo afro-brasileiro, não adianta o branco querer se apropriar. Os pretos correram muito da polícia e enfrentaram muito racismo pra poder fazer uma roda de samba. Hoje todo mundo quer se apropriar do samba dizendo que é democrático. Tem que respeitar e homenagear essa negrada que criou o samba, isso sim!
Ha registros de um ritimo banto que era tocado po escravos negros nas senzalas paulistas ,ritimo tocado com um instrumento chamado Tambú isso em 1890 o RJ foi onde o samba ganhou estatus de organização folclórica tendo sua primeira gravação, porém não é invenção carioca não tanto que tia ciata já conhecia o samba ela era baiana. Aqui em SP erá e é até hj outra vertente, era outros povos africano que vieram pra CA pras lavouras
odair morales A tia ciata apenas fazia reuniões em sua casa e ficou famosa. Não esqueça q o RJ recebeu diversos africanos também e boa partes deles " cultivam" o samba. Havia samba( melhor dizer, batuques) em MG, RJ, BA e etc, mas foi no RJ que ele ganhou corpo e foi adicionado diversos elementos. Esse samba urbano que é conhecido mundialmente nasceu no RJ, doa a quem doer.
Luciene Silva amigo vc acredita que a tia aceata ja conhecia o batuque quando chegou ao rio ou ela inventou o samba ai mesmo ? Vc precisa ver outros documentarios pra entenddr oque eu falo a vc .mas se vc e aquele carioca ufanista que acha que o flamengo eo maior time do mundo fique com seu pensamento.
Luciene Silva veja o documentario no youtube samba a paulista e voce vera que rodas de samba aqui .datam de 1800 e desde 1604 ha registro da camara de vereadores que buscavam regulamentar aquilo que eles na epoca chamavam de festa do povo .que hj conhecemos como carnaval .o cordao carnavalesco barra funda hoje escola de samba camisa verde e branco data de 1914
+Edson Junior Batucada havia na Bahia, RS, MG e por todo o Norte e Nordeste, mas samba mesmo nasceu no Rio. é só ver no Museu da Imagem e do Som. Tá lá gravado. O resto é choramingo de baiano.
Esse disco de 1902 de Manoel Pedro dos Santos ja ouvi ! Tem um amigo meu coleccionador com mais de doze mil LPs que tem esse disco . Ele me disse que era um dos primeiros discos gravados no Brasil . mas nao sabia que era o primeiro.
Documentário dos mais embaçados que já assisti. Em 1988 os bambas já alertavam para o que essa rapaziada faz nos tempos de hoje, novos compositores que parecem não ter contato nenhum com a história do samba, com os sambas cantados em sua raiz, muitos acreditam que nem esse tipo de documentário procuram conhecer, aos 39:00 do vídeo se liga no papo... Aí hoje em dia sai esse monte de música com esses dialetos atuais de Tik Kot RS... Parabéns ao documentário...
Nada se cria, tudo se transforma. O samba é uma mistura de ritmos afros com a irreverente e carismática malandragem e a ginga carioca. Viva a cultura e o folclore do nosso Rio e de todo o nosso BRASIL. É a arte e a diversão exportada do Brasil para o mundo. Amo o meu país.
No dia 5 de fevereiro de 1992, uma quarta-feira, às 18 horas, estreou na Rádio Cultura a primeira série de longa duração sobre um personagem da música brasileira produzida na emissora: Noel Rosa - As histórias e os sons de uma época. O projeto foi idealizado por Maria Luiza Kfouri com a intenção de criar a série mais abrangente e detalhada já dedicada a um compositor popular pelo rádio brasileiro. Para tanto, convidou os biógrafos do compositor, o jornalista João Máximo e o músico Carlos Didier, para desenvolver o projeto baseado no livro que haviam lançado: Noel Rosa, uma biografia. A produção foi cuidadosa. Conta com entrevistas, registros históricos, gravações originais da obra de Noel e números exclusivos, até então inéditos, gravados nos estúdios da emissora especialmente para a série. A Rádio Cultura Brasil disponibiliza os 34 episódios, que são referências para quem quer conhecer a fundo a vida e a obra de um dos mais importantes artistas da música popular brasileira do século 20. culturabrasil.cmais.com.br/especiais/noel-100-anos/as-historias-e-os-sons-de-uma-epoca
"Mãe é quem cria" Quem cuida, e isso o Rio de Janeiro tem seus méritos, mas existem documentação Histórica vasta que comprovam aonde nasceu o samba. No recôncavo baiano.
@@waniacristina2188onde vc tirou isso? Há vários documentos e o próprio documentário mostra que antes do Rio de Jeneiro, já se tocava samba na Bahia e através de baianas irem ao Rio, por o Rio ser cartão postal do Brasil tornou-se conhecido por lá. E o Rio foi formado por Baianos
Antropologicamente falando o SAMBA tem diversas vertentes. Tais vertentes fundiram-se no Rio por ser a capital do país. E nessa caminhada até chegar ao Rio de Janeiro os ritmos similares deixaram rastros em diversos estados como em Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraiba e no Norte do país. As inter-relações de culturas de povos, tribos, que se reuniram nas favelas com os já existentes na cidade (muitos por pessoas vindas devido a Guerra dos Canudos e Paraguay) , moldaram o SAMBA como ele se difundiu para o país inteiro. Vamos dizer que o Rio projetou o SAMBA em suas diversas formas como ele hoje é apresentado e o mesmo foi adaptado às demais culturas mais enraizadas de outros estados. . Não podemos esquecer o Maxixe e outros ritmos assim como, principalmente, as rodas de Candomblé justamente nas áreas mais afastadas do Centro do Rio onde hoje existem as favelas, tal como a da Mangueira e outras já demolidas. Mas a origem do samba, pode-se concluir, é de uma fusão de ritmos de todo o país, principalmente de povos de culturas africanas e indígenas. Tal como há estudos que apontam a influência do samba no Jazz ( através do Maxixe e do Corta-Jaca) assim como a música Irlandesa e Francesa no Blues. Não esqueçamos que o Hip Hop e o Rap atual lembra muito do que foi apresentado décadas antes por Jackson do Pandeiro, Batatinha e Bezerra da Silva. O famoso breke, roda e o rasgado. Felizmente a definição conclusiva sobre o fato de ter vindo da Bahia e/ou do Rio, tão somente, é pretensiosa é pobre de amparo legal histórico. Por isso concordo com você sobre a nação que o adaptou para os padrões de como o SAMBA é apresentado atualmente.Outro fato importante são os sambas de Escolas de Sambas que são exclusivas do período da década de 20 para cá. Veja alguns sambas do primeiro desfile oficial e os que hoje são apresentados, são completamente diferentes.
@@Gandhi2022quando os baianos fazer um samba bom eu vou concordar com você , oq existe na Bahia e batuque,samba de verdade é no Rio de janeiro, o Brasil todo vem aqui no largo da Prainha, Lapa, beco do rato atrás de um samba de verdade
Acredito na historia contadas aiii ,pq é os mais velhos contando !! Historiadores como Rui Castro(nasceu em 1940 e poucos) querem fantasiar e deturpar algo que não vivenciaram!! Ai a depoimento de Mestre Pixinguinha, que nasceu em 1897, inicio de boa parte da musica melhor cantada e arregimentada!!
Razoável o documentário, cheio de clichês e senso comum. salvo por imagens históricas de Pixinga e Otello em entrevistas (salve Candeia falando do partido alto). Muito polarizado nas interpretações de Martinho da Vila (tto início qto fim) que é só um entre uma diversidade de sambistas. Peca em falta de legendas e embora faça justa menção à carreira de Grande Otelo é aí que foge ao tema central do documentário. OBs: não existe "Favela Vila Isabel" senão Morro dos Macacos ou bairro Vila Isabel. O título não faz jus ao material apresentado, é muita pretensão " A verdadeira história do Samba"
Não entendi nada. COMEÇA NA CIDADE NOVA, MAS ESQUECERAM O ESTACIO DE SÁ, CONSIDERADO O BERÇO DO SAMBA. COMO JÁ FOI DITO, MARTINHO NÃO NASCEU EM MINAS ESIM EM DUAS BARRAS, MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. COM TODO RESPEITO, PERDI MEU TEMPO.
Aos baianos que estao aqui reclamando, tambor de minas é samba , tambor de crioula é samba. Existe samba carioca, partido alto , pagode, samba enredo, esses sambas cariocas acabaram se espalhando pelo mundo , samba nao tem dono , mas tem uma capital chamada Rio de janeiro. Aqui sim se faz samba, e não rebolation , macetando e etc
Leia sobre o Samba de Roda e as pessoas que chegaram fazendo Samba aí, elas tem nome e sobrenome meu velho, você teria que provar que a história é uma mentira.
Sim influencias do calango ritmos rural das fazendas de café de São fideles e itaicara interior do estado do Rio sim basta ouvir Zeca.arlindo Almir Guinéto a velha guarda da portela salgueiro borel seringa Metade Bahia outra metade é do interior do estado do Rio das fasendas de café.
Além os batuques da Bahia nota-se no samba principalmente no partido alto uma grande influência do calando gênero rural oriundo de São fivelas e utaicara dos negros das dasendas de café sim o calando basta ouvir Zeca pagodinho .Martinho Arlindo cruz. As raízes .da mangueira borel salgueiro velha guarda da portela no disco partido alto
o samba veio de angola, trazido pelos ambundos que falava quimbundo onde o nome do ritmo era massemba ou semba que depois foi se tornando o samba no brasil devido á adaptação e a misturas culturais e ambos se tornaram dois ritmos irmãos
Muitos anos de Tia Siata sonhar em nascer, havia rodas de samba no recôncavo baiano, ainda hoje existe. No distrito de São braz, município de santo Amaro, recôncavo baiano...A capoeira né carioca também não? HORRÍVEL !
O samba é a música rural, folclórica e religiosa da Bahia feita por lavradores, pescadores e boiadeiros, isso de que o samba nasceu no Rio de Janeiro é uma mentira, todas as cidades da Bahia têm samba, variados tipos de samba rural, samba chula, samba boiadeiro, samba martelo, samba de terreiro, samba barravento, samba junino, muitos tipos de samba rural que se espalharam pelos antigos caminhos do boi pro sertão da Chapada Diamantina, pra Estrada do Coco, pela Costa do Dendê, e mesmo no Rio São Francisco. Muitas cidades não tinham nem energia nem rádio, os lavradores e pescadores viviam isolados, nem sabiam o que era Rio de Janeiro, não tem como o samba ter surgido no Rio e chegado à Bahia e virado uma música rural, isso não é plausível. O samba urbano carioca só existe na cidade do Rio, é um samba comercial inventado pela Casa Edison, feito para tocar no rádio. A origem do samba carioca são as marchinhas, a marcha rancho de carnaval, o maxixe, a polca, os cantores de rádio, um samba feito com temas de carnaval, seus temas são os mesmo das músicas cariocas feitas antes do samba, não tem nada a ver com o verdadeiro samba da Bahia, o samba rural, onde os temas estão relacionados com o trabalho rural e a religião. Os cariocas apenas trocaram o nome da marchinha, marcha rancho, do maxixe pra samba porque o selo "samba" da Casa Edison vendia bem comercialmente. O samba da Bahia não é cantado nem dançado como o samba carioca que é uma dança de salão, o samba da Bahia é gritado e pisado como se diz na Bahia.
É muito provável que o nome samba seja uma corruptela do nome semba, porque a sequência rítmica, alguns instrumentos e até a dança, caracterizada pelo abanar das ancas, são muito semelhante ao semba. Comparem este semba clássico. ruclips.net/video/gEydTGPVGPI/видео.html Confiram também este semba de cadência mais lenta ruclips.net/video/iA3ZbARcVtA/видео.html
Sim dos negros das fazendas de café 😮em São fideles e tá Icaraí interior do estado do Rio Essência do samba metade batuques da Bahia outra metade calango
INFELIZMENTE A MAIORIA DOS BRASILEIROS DESCONHECEM A SUA PRÓPRIA CULTURA MUSICAL.. SÃO ALIENADOS DE SUA PRÓPRIA CULTURA, CRIANDO UMA SUBCULTURA MUSICAL SEM ESSÊNCIA E SEM CONTEÚDO. SE AFASTANDO CADA VEZ MAIS DE SUAS RAÍZES MUSICAIS QUE É O SAMBA, A MÚSICA REGIONAL, A MÚSICA FLOCLORICA. A MÚSICA CAIPIRA DE RAIZ E MUITAS OUTRAS. SE A MENTALIDADE DAS PESSOAS NÃO DESPERTAR PARA A SUA AUTÊNTICA MÚSICA BRASILEIRA. A TENDÊNCIA É PIORAR PARA PIOR.
O grande narrador deste vídeo, Joel Rufino dos Santos, cometeu um equivoco ao dizer, durante o desfile da Vila, que Martinho veio de Minas. O que você quis dizer com isso professor?
Nós 7 minutos o Othelo diz que quase tudo vinha da Bahia, alguém pode me responder porque os cariocas chamam os nordestinos de paraíba e os paulistas chamam os nordestinos de bahianos.
É um preconceito que temos para chamar alguém de ultrapassado, mas eu sou paulistano e evito usar isso, apesar de já ter usado muito. Mas eu estou tentando desconstruir esse preconceito, já que sou muito fã e apaixonado pelo nordeste e principalmente pela bahia.
Eu não sei se é verdade o que diz, mas com relação aos cariocas que chamam os nordestinos e também os do norte do Brasil de paraíba, isso era os antigos Bahianos ,pois Salvador era a capital do Brasil e o resto para eles era paraíba daí a capital salvador foi transportada para o Rio e ficou esse costume de chamar tudo de paraíba.
Não adianta ninguém arranjar subterfúgios, o Samba é Carioca, nasceu no Rio de Janeiro, e então se espalhou pelo país. Mas é genuinamente carioca. Carioca. Não é baiano, paulista ou de qualquer outro lugar, muito menos africano. Lá é outra coisa. É carioca e acabou! Nasceu na praça onze, no Centro do Rio. Abraço a todos!
Eu parei o vídeo na frase "O samba é uma invenção carioca". Um documentário que já começa com essa mentira não merece ser visto. Sinto muito. Não é! É desprezo aos nordestinos, é querer se apropriar da cultura da Bahia, que os cariocas vieram a desenvolver posteriormente, é negar as raízes africanas, quilombolas, é uma frase discrepante, incongruente, inconcebível.
Isso é cultura do Brasil que os Angolanos e outros escravos levaram com os portugueses para o BRASIL ouviu. Porq so índio não fazia história n mundo ouviu. A cultura ou quem faz vem de pobre,morro,sanzala, boteco,bairro, musseques,beco,esquina e malandragem 🤩🤩👋👋entendeu????No mundo o BRASIL é conhecido: SAMBA, MULATA,Carnaval e futebol até Hoje 🇦🇴🇵🇹🇨🇵🤩👋👋👋👋👋👋👋
O samba é democracia, o samba é construção de identidade, um elo humano. E não um objeto de discórdia e discussões que em nada enriquece o samba. O samba nasceu no coração do ser humano de bem, no coração de quem luta pela felicidade de um Brasil melhor, dando voz aos calados !
Como cantou João Nogueira, o samba é fiel mensageiro da população
Rodrigo Agueiro ok,,,,,,
@@Mikaballet Como assim? Baião, Embolada, Frevo, Maracatu, Xaxado, Axé, Forró... Esses estilos são da china? É muito desconhecimento alguém dizer que o Nordeste não é reconhecido pela sua cultura.
Agora, especificamente no caso do Samba, o que se tem não é um apagamento de memória, até porque em todos os documentários, livros e produções que narram a história do samba é colocado que é um ritmo de origens africanas e que nasceu na Bahia, porém logo veio para o Rio, e aqui cresceu, tomou forma, maturidade e se consolidou da forma como é conhecido hoje no Brasil e no mundo.
Que lindo isso!❤
Buscar a verdade histórica é discórdia? Só fica bom se mentir é disser que é do Rio de Janeiro?
O samba nasceu no Recôncavo Baiano, uma mistura de batuque africano, chula portuguesa, viola e cavaquinho português, a muiñeira vella, a regueifa e as pandeireteiras da Galícia, e cantos rurais de lavradores, pescadores e boiadeiros, em festas de romarias, procissões e casas de candomblé, dando origem ao samba de roda e ao samba de viola, chamado chula. Chegou ao Rio de Janeiro através dos baianos que ali se estabeleceram depois da Guerra do Paraguai. Fred Figner, nascido na República Tcheca, viajou para os Estados Unidos e adquiriu um fonógrafo, um aparelho para gravação e reprodução de sons inventado em 1877 por Thomas Edison, e viajou por todo nordeste brasileiro gravando variados ritmos musicais. Quando finalmente se instalou no Rio de Janeiro, Fred Figner fundou a Casa Edison, a primeira gravadora no Brasil e na América do Sul, fundada em 1900. Com a invenção do gramofone, Fred Figner percebeu logo a qualidade superior do novo equipamento alemão. O primeiro disco brasileiro foi gravado na Casa Edison pelo cantor Manuel Pedro dos Santos, o Baiano, em 1902. Era o lundu “Isto é Bom”, de autoria do seu conterrâneo Xisto Bahia. A designação samba aparece em selos de discos a partir 1909. "Pelo Telefone", 1916, entretanto, fez mais sucesso e fixou o nome "samba" como um dos gêneros centrais da música popular urbana no Rio de Janeiro.
Na realidade, o que se cantava nas casas das tias baianas eram lembranças de festas nordestinas. Manuel Pedro dos Santos, o Baiano, de Santo Amaro, reconhecido pelo seu pioneirismo dentre as gravações na Casa Edison, em sua discografia estavam as modinhas e os lundus. Contudo, sua lembrança nos dias atuais vem do fato de ter gravado, o samba Pelo Telefone. "Em casa de baiana", 1911, é um samba em sua verdadeira essência, lançado 6 anos antes de "Pelo telefone" e já carregava o selo "samba". Mas a fonte do samba mesmo é o Recôncavo Baiano, é lá que as tradições africanas de batuques e as tradições portuguesas de viola e modinha se mesclam no samba de roda e na chula. Todas as cidades do Recôncavo Baiano até a Chapada Diamantina cantam samba de roda, chula, samba boiadeiro, samba martelo, samba corrido, samba junino e mais uma dezena de variações de samba rural, na Bahia o samba é uma música rural, enquanto no Rio de Janeiro existe apenas o samba urbano que foi adaptado ao rádio e à boêmia carioca, o samba urbano, um gênero surgido a partir da Casa Edison e suas gravações. Logo o samba surgiu na Bahia muito antes do Rio de Janeiro, a lógica básica é que a localização geográfica com a maior diversidade de linhagens deve ser a fonte original.
Mais o Samba teve mudanças e o RJ colocou o estilo Carioca no Samba teve mudança não é o Samba que era tocado na Bahia por isso existe o Samba carioca é o Samba Bahiano acho bem diferente um do outro samba do RJ é malandro boêmio exercia que só o RJ tem !!!!
@@Calixxtorj É como se fosse a lingua Portuguesa que os brasileiros modificou
@@Calixxtorj Não existe samba carioca, o que o carioca toca é uma mistura de marcha rancho, marchinha e maxixe. Samba só existe na Bahia, uma música laboral e religiosa, a própria palavra "samba" significa rezar, lamentar, pois eram cantadas nas procissões e romarias. Os cariocas só começaram a usar o termo samba a partir dos discos da Casa Edison, que usava a palavra como selo musical.
@@terradosolemarvento4070 blá blá blá blá. Esse samba como ficou conhecido hoje tem o DNA carioca. Fato, o resto é choro. Até a bossa nova não foi inventada por baiano e sim por Jonh Alf 10 anos antes.
@@silvaneidesilva5691 os brasileiros modificaram, porém a origem do portugues é em portugal. E a origem do Samba é na bahia. Fim. A origem tem sua importancia
É muito importante, a gente saber que essas pessoas artistas fizeram a historia nesse planeta viva o samba nesse Brasil.👏👏👏👏👏👏👏👏
Estive aqui, nesse mesmo link, nesse mesmo canal, nessa mesma conta há quase 6 anos atrás. Eu estava começando a estudar história, não pra entrar na faculdade ou algo assim, mas foi porque sempre amei de coração, e fui de cabeça e de peito aberto. Hoje, passado todo esse tempo, eu venho aqui agradecer imensamente ao canal Portal do Samba, por essa preciosidade estar aqui até os dias de hoje, ajudando diversas pessoas a entenderem o quão rica é a história do Samba, e o que essa história diz sobre a construção nacional de nosso pais. Hoje estou cursando graduação em história, graças ao ensinamento que esse vídeo me passou e diversos outros que me ajudaram.
Muito obrigado.
Documentário de 1988, que é simplesmente FODA!!!
Carlos Alberto m
Martinho da Vila quando foi em Angola cidade de Benguela cantar no Campo de futebol Nacional de Benguela o meu pai com os empregados prepararam a instalação toda 👋👋👋viva o SAMBA 🤩🇵🇹🇨🇵
👀
OTELO. EXTREMAMENTE INTELIGENTE ALÉM DE INTELIGENTE. ERA O CARA.
Não sei se nasceu na Bahia ou no Rio, mas fico orgulhoso de ser um ritmo nascido no Brasil.
SAMBA origem de Angola 🇦🇴 no Tempo da escravatura para Baía ao rio de janeiro os baianos levaram ao fugirem para rio de janeiro com a guerra nordestina 🇵🇹🇨🇵🤩👋👋👋
O samba é a música rural, folclórica e religiosa da Bahia feita por lavradores, pescadores e boiadeiros, isso de que o samba nasceu no Rio de Janeiro é uma mentira, todas as cidades da Bahia têm samba, variados tipos de samba rural, samba chula, samba boiadeiro, samba martelo, samba de terreiro, samba barravento, samba junino, muitos tipos de samba rural que se espalharam pelos antigos caminhos do boi pro sertão da Chapada Diamantina, pra Estrada do Coco, pela Costa do Dendê, e mesmo no Rio São Francisco. Muitas cidades não tinham nem energia nem rádio, os lavradores e pescadores viviam isolados, nem sabiam o que era Rio de Janeiro, não tem como o samba ter surgido no Rio e chegado à Bahia e virado uma música rural, isso não é plausível. O samba urbano carioca só existe na cidade do Rio, é um samba comercial inventado pela Casa Edison, feito para tocar no rádio.
Bahia
@@terradosolemarvento4070 Uau!
Como sabes de tudo isso?!
É um entusiasta do Samba???
Poderia deixar alguma referência ou fonte???
É que eu sou um apaixonado por Música Brasileira.
As veses da vontade de chorar!
Onde existe Negros no brasil existe batuques todos os batuques podem ser chamados de sambas exp.. carimbo, cocô; maracatu, jongo etc... o que é carioca e o samba carioca, então curte e pare de recalque, ou então curte axé.
Eu tinha esse dvd e lindo demais parabéns grande Otelo
O samba é originário da Bahia dia em quem doer. Tem um samba que o refrerao é: não foi preciso ir na Bahia para benzer meu patuá aqui mesmo eu encontrei quem soubesse tudo de lá, mas um pão de santo dá Bahia me disse que toda benza de patuá e na Bahia.
Extremamente emocionada 👏👏👏. Belíssimo documentário.
*"O Samba não morre nunca. O samba se renova" - Grande Otelo* - 39:05 - Falou tudo e o que ele disse são palavras válidas até nossos tempos!
Magnífico.... estou emocionada!!
Que beleza de documentário, que bom poder acessar essa obra maravilhosa.
Excelente documentário!!!!
Caramba, 87.
Ver Grand Othelo , Candeia, Nelson Sargento, Pixinguinha, Martinho, Fundo de quintal, entre outros 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Lembrando que a minha baixada (Nilópolis) também é berço do Samba 🇧🇷🙏🏾
Que história linda. Quanta gente boa. Nasci e cresci ouvindo dizer que "Quem não gosta de samba, bom sujeito não é..." É por isso que o verdadeiro sambista diz: " Quero morrer numa batucada de bamba, na cadência bonita do samba". Meu saudoso pai costumava cantar: " quando eu morrer não quero choro nem vela, quero uma fita amarela gravada com o nome dela"///"até amanhã se Deus quiser, se não chover eu volto pra te ver ó mulher..."/// "hô Antonico eu vou te pedir um favor, que só depende da tua boa vontade.../// " não posso ficar nem mais um minuto com você, sinto muito amor, mais não pode ser.../// " amigo urso saudações polares...". Ouvindo todas a essas e tantas outras, eu não podia deixar de me apegar ao samba. Não deixem o samba morrer. Eu sempre quis agradecer a alguém pelo samba e não sabia a quem. Agora posso dizer: Obrigado dona Ciata.
O Rio tem muito lobby, mas como disse o carioca Vinicius de Morais, O Samba nasceu foi na Bahia, e se hoje ele eh branco na poesia, ele eh negro demais no coracao...
O SAMBA NASCEU NA BAHIA E FIM DE PAPO. OS CARIOCAS E BAHIANOS QUE ESTAVAM NO RIO PROPAGARAM O SAMBA, POIS NA BAHIA NAO TINHA ESTUDIO, GRAVADORAS E FABRICAS DE DISCOS(CILINDROS).
Nasceu na bahia, derivado de tambores e samba de roda, capoeira e etc …
A cena do filme "rio,zona norte"que aparece nesse vídeo, pra mim, é uma das mais emocionantes do cinema de todos tempos..eis ali um ator nato, que tinha o dom de atuar..era uma coisa natural pra ele..
Why there is no translation for the Brothers and Sisters? After looking at the Caucasian side of Brasil and reading the translation, I was looking forward to hearing it from the Asiatic(Black) side.
Por favooor !..😫🙏🏻 Pongan subtitulos❗️
(Aunque sean en inglés )
Excelente documentário, uma pérola. O samba e suas diversas vertentes é uma criação do negro, portanto um ritmo afro-brasileiro, não adianta o branco querer se apropriar. Os pretos correram muito da polícia e enfrentaram muito racismo pra poder fazer uma roda de samba. Hoje todo mundo quer se apropriar do samba dizendo que é democrático. Tem que respeitar e homenagear essa negrada que criou o samba, isso sim!
Caraio a melodia do samba Wilson Moreira é foda
Ha registros de um ritimo banto que era tocado po escravos negros nas senzalas paulistas ,ritimo tocado com um instrumento chamado Tambú isso em 1890 o RJ foi onde o samba ganhou estatus de organização folclórica tendo sua primeira gravação, porém não é invenção carioca não tanto que tia ciata já conhecia o samba ela era baiana. Aqui em SP erá e é até hj outra vertente, era outros povos africano que vieram pra CA pras lavouras
O samba nasceu no Afeganistão e foi trazido para Oeiras no Piauí na caravela do navegador Diogo Cão, trisavô do Diogo Nogueira.
odair morales Kkkk Só falta dizer que o samba é paulista, logo a terra que insiste em maltrata-lo, com raríssimas excessões óbvio.
odair morales A tia ciata apenas fazia reuniões em sua casa e ficou famosa. Não esqueça q o RJ recebeu diversos africanos também e boa partes deles " cultivam" o samba. Havia samba( melhor dizer, batuques) em MG, RJ, BA e etc, mas foi no RJ que ele ganhou corpo e foi adicionado diversos elementos. Esse samba urbano que é conhecido mundialmente nasceu no RJ, doa a quem doer.
Luciene Silva amigo vc acredita que a tia aceata ja conhecia o batuque quando chegou ao rio ou ela inventou o samba ai mesmo ? Vc precisa ver outros documentarios pra entenddr oque eu falo a vc .mas se vc e aquele carioca ufanista que acha que o flamengo eo maior time do mundo fique com seu pensamento.
Luciene Silva veja o documentario no youtube samba a paulista e voce vera que rodas de samba aqui .datam de 1800 e desde 1604 ha registro da camara de vereadores que buscavam regulamentar aquilo que eles na epoca chamavam de festa do povo .que hj conhecemos como carnaval .o cordao carnavalesco barra funda hoje escola de samba camisa verde e branco data de 1914
Muito bom o documentário
o samba já era tocado e cantado na Bahia. Fato.
+Edson Junior Batucada havia na Bahia, RS, MG e por todo o Norte e Nordeste, mas samba mesmo nasceu no Rio. é só ver no Museu da Imagem e do Som. Tá lá gravado. O resto é choramingo de baiano.
+antonio carlos Conrado Meu jovem, o próprio documentário diz de onde veio o povo.
O museu não sabe de nada.
junior damatá Tá dizendo que a morada foi no Rio?
antonio carlos Conrado Verdade. Concordo
junior damatá O samba como é conhecido hoje tem DNA totalmente carioca, doa a quem doer. Como disse o rapaz aí de cima, na Bahia era batucada. Fato.
Documentario frances a respeito do nosso samba; Eu amo Samba. Original e brasileiro. Tudo de bom no Brasil.
Esse disco de 1902 de Manoel Pedro dos Santos ja ouvi ! Tem um amigo meu coleccionador com mais de doze mil LPs que tem esse disco . Ele me disse que era um dos primeiros discos gravados no Brasil . mas nao sabia que era o primeiro.
Documentário dos mais embaçados que já assisti. Em 1988 os bambas já alertavam para o que essa rapaziada faz nos tempos de hoje, novos compositores que parecem não ter contato nenhum com a história do samba, com os sambas cantados em sua raiz, muitos acreditam que nem esse tipo de documentário procuram conhecer, aos 39:00 do vídeo se liga no papo... Aí hoje em dia sai esse monte de música com esses dialetos atuais de Tik Kot RS... Parabéns ao documentário...
Me desculpa Wilson Moreira mas a
música clarear cantado pela Clara Nunes é bem melhor.
Nada se cria, tudo se transforma. O samba é uma mistura de ritmos afros com a irreverente e carismática malandragem e a ginga carioca. Viva a cultura e o folclore do nosso Rio e de todo o nosso BRASIL. É a arte e a diversão exportada do Brasil para o mundo. Amo o meu país.
relíquia! sensacional!
No dia 5 de fevereiro de 1992, uma quarta-feira, às 18 horas, estreou na Rádio Cultura a primeira série de longa duração sobre um personagem da música brasileira produzida na emissora: Noel Rosa - As histórias e os sons de uma época.
O projeto foi idealizado por Maria Luiza Kfouri com a intenção de criar a série mais abrangente e detalhada já dedicada a um compositor popular pelo rádio brasileiro. Para tanto, convidou os biógrafos do compositor, o jornalista João Máximo e o músico Carlos Didier, para desenvolver o projeto baseado no livro que haviam lançado: Noel Rosa, uma biografia.
A produção foi cuidadosa. Conta com entrevistas, registros históricos, gravações originais da obra de Noel e números exclusivos, até então inéditos, gravados nos estúdios da emissora especialmente para a série.
A Rádio Cultura Brasil disponibiliza os 34 episódios, que são referências para quem quer conhecer a fundo a vida e a obra de um dos mais importantes artistas da música popular brasileira do século 20.
culturabrasil.cmais.com.br/especiais/noel-100-anos/as-historias-e-os-sons-de-uma-epoca
😁👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Foi tirado do site.
História linda ❤😊
Salve a eterna eois eterno ke nois trouxeram o samba ke hoje e esa potencia e maior. Berco debambas salve osamba etodos noso s compositores
"Mãe é quem cria" Quem cuida, e isso o Rio de Janeiro tem seus méritos, mas existem documentação Histórica vasta que comprovam aonde nasceu o samba. No recôncavo baiano.
Eu sou italiano, mas tenho o samba, o batuque, no sangue.
Se eu não me engano...o garoto que tá em pé no Caique de ramos é o Waguinho dos "Morenos"...18:39 mm
100 anos da primeira gravação de samba, certo?
AMOOOOO SAMBAAAA 🤩💞💞🇵🇹🇨🇵🇦🇴💞💞me dá uma coisa n veia e branco que ama muitoooo samba tem sangue quente do batuque n veia 🇵🇹🇨🇵💞💞💞👋👋👋👋👋👋
Que lindo e emocionante!
Lindo documentário, aprendi mais do que lendo livros, gostaria de saber de que ano é esse doc?
Lindo ...lindo!
parabens.
jls
muito bom
Este ritmo nos é muito, muito familiar.
Linda história do samba carioca sou Paulista e amo o Samba Carioca RAIZ 😍👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Wania Cristina samba e baiano !
@@duducorreia7960 samba baiano que se originou no Rio 😉
Wania Cristina não deixa de ser usurpado !!!
Sim
@@waniacristina2188onde vc tirou isso? Há vários documentos e o próprio documentário mostra que antes do Rio de Jeneiro, já se tocava samba na Bahia e através de baianas irem ao Rio, por o Rio ser cartão postal do Brasil tornou-se conhecido por lá. E o Rio foi formado por Baianos
aos 27 dona Angela Maria botando pra arrepiar
Choro uma variação da batucada baiana? kk sei n hein.. o primeiro choro foi composto em 1913 por João Emanuel Callado
Viva o samba! Viva a musica brasileira!!!
Minha casa aparece neste documentário, aparece meus dois cachorros.
o samba completa 100anos este ano e pode ser um dos temas do enem de 2016.
Priscila Paio comcordo com você
O Samba merece!
o samba merece sim!
@@portaldosamba sem dúvida... 👏👏👏👏👏
Oi, vocês conseguiram autorização pra postar esse filme? estou precisando de autorização para utilizá-lo mas não consigo contato com a produtora.
❤ MEU CORAÇÃO É VASCAINO E PORTELA.
RECORDO DE MEU PAI PRIMO DO BENIDITO.LACERDA E EU CONHECIA E IA NO CENTRO DO HERIVELTO MARTINS❤❤❤❤❤❤❤😂
❤❤❤❤❤❤❤❤❤😂
no começo do video ele diz que o samba é uma invenção carioca. sei la acho que é uma invenção brasileira.
Sim, mas carioca é brasileiro, não?
Antropologicamente falando o SAMBA tem diversas vertentes. Tais vertentes fundiram-se no Rio por ser a capital do país. E nessa caminhada até chegar ao Rio de Janeiro os ritmos similares deixaram rastros em diversos estados como em Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraiba e no Norte do país. As inter-relações de culturas de povos, tribos, que se reuniram nas favelas com os já existentes na cidade (muitos por pessoas vindas devido a Guerra dos Canudos e Paraguay) , moldaram o SAMBA como ele se difundiu para o país inteiro. Vamos dizer que o Rio projetou o SAMBA em suas diversas formas como ele hoje é apresentado e o mesmo foi adaptado às demais culturas mais enraizadas de outros estados. . Não podemos esquecer o Maxixe e outros ritmos assim como, principalmente, as rodas de Candomblé justamente nas áreas mais afastadas do Centro do Rio onde hoje existem as favelas, tal como a da Mangueira e outras já demolidas. Mas a origem do samba, pode-se concluir, é de uma fusão de ritmos de todo o país, principalmente de povos de culturas africanas e indígenas. Tal como há estudos que apontam a influência do samba no Jazz ( através do Maxixe e do Corta-Jaca) assim como a música Irlandesa e Francesa no Blues. Não esqueçamos que o Hip Hop e o Rap atual lembra muito do que foi apresentado décadas antes por Jackson do Pandeiro, Batatinha e Bezerra da Silva. O famoso breke, roda e o rasgado. Felizmente a definição conclusiva sobre o fato de ter vindo da Bahia e/ou do Rio, tão somente, é pretensiosa é pobre de amparo legal histórico. Por isso concordo com você sobre a nação que o adaptou para os padrões de como o SAMBA é apresentado atualmente.Outro fato importante são os sambas de Escolas de Sambas que são exclusivas do período da década de 20 para cá. Veja alguns sambas do primeiro desfile oficial e os que hoje são apresentados, são completamente diferentes.
@Mr. Amasuka samba da bahia não é axé ! Axé é bem mais recente
O mundo sem música não teria graça 😞, e sem samba 🤩 não teria graça nenhuma 😝
Na verdade o samba tem mais de 100 anos ,bem mais
O Samba tem 500 na Baía 🤩🇦🇴🤩🤩🤩🇵🇹🇨🇵
Samba e da idade da capoeira !
Samba nasceu no recôncavo Baiano
😍😍😍😍
Obrigada!
Que coisa maravilhosa a história do Samba no RIO DE JANEIRO
O único estilo que é do Rio de Janeiro é o Funk😂😂😂 quer dançar quer dançar o tigrão vai te ensinar😂😂😂😂😂😂
@@Gandhi2022quando os baianos fazer um samba bom eu vou concordar com você , oq existe na Bahia e batuque,samba de verdade é no Rio de janeiro, o Brasil todo vem aqui no largo da Prainha, Lapa, beco do rato atrás de um samba de verdade
Porque esses batuque da Bahia são muito ruins
@@Bieltranzante , Vc só fala MERDA
@@Bieltranzante , Batuque ??? Samba é Samba !!!
Acredito na historia contadas aiii ,pq é os mais velhos contando !! Historiadores como Rui Castro(nasceu em 1940 e poucos) querem fantasiar e deturpar algo que não vivenciaram!! Ai a depoimento de Mestre Pixinguinha, que nasceu em 1897, inicio de boa parte da musica melhor cantada e arregimentada!!
gratidão
gente é lindo demais
Alguém pode me dizer onde é a costa que a tia Carmem fala aos 8:44 minutos.
Costa do Marfim. África
Bahêa minha porra
SÓ CONHECIA OTEL
Razoável o documentário, cheio de clichês e senso comum. salvo por imagens históricas de Pixinga e Otello em entrevistas (salve Candeia falando do partido alto). Muito polarizado nas interpretações de Martinho da Vila (tto início qto fim) que é só um entre uma diversidade de sambistas. Peca em falta de legendas e embora faça justa menção à carreira de Grande Otelo é aí que foge ao tema central do documentário. OBs: não existe "Favela Vila Isabel" senão Morro dos Macacos ou bairro Vila Isabel. O título não faz jus ao material apresentado, é muita pretensão " A verdadeira história do Samba"
Não entendi nada. COMEÇA NA CIDADE NOVA, MAS ESQUECERAM O ESTACIO DE SÁ, CONSIDERADO O BERÇO DO SAMBA. COMO JÁ FOI DITO, MARTINHO NÃO NASCEU EM MINAS ESIM EM DUAS BARRAS, MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. COM TODO RESPEITO, PERDI MEU TEMPO.
Viva a nossa cultura
ia perguntar a data mas foi depois de 1984 por causa do sambódromo construido pelo brizola
Grande Otelo e Tia Carmen 7:59
Aos baianos que estao aqui reclamando, tambor de minas é samba , tambor de crioula é samba.
Existe samba carioca, partido alto , pagode, samba enredo, esses sambas cariocas acabaram se espalhando pelo mundo , samba nao tem dono , mas tem uma capital chamada Rio de janeiro. Aqui sim se faz samba, e não rebolation , macetando e etc
Leia sobre o Samba de Roda e as pessoas que chegaram fazendo Samba aí, elas tem nome e sobrenome meu velho, você teria que provar que a história é uma mentira.
Sim influencias do calango ritmos rural das fazendas de café de São fideles e itaicara interior do estado do Rio sim basta ouvir Zeca.arlindo Almir Guinéto a velha guarda da portela salgueiro borel seringa
Metade Bahia outra metade é do interior do estado do Rio das fasendas de café.
Além os batuques da Bahia nota-se no samba principalmente no partido alto uma grande influência do calando gênero rural oriundo de São fivelas e utaicara dos negros das dasendas de café sim o calando basta ouvir Zeca pagodinho .Martinho Arlindo cruz. As raízes .da mangueira borel salgueiro velha guarda da portela no disco partido alto
Na decada de 30 o Noel era um sambista que fazia a composição e cantava,existia outra sambista na decada de 30 que fazia composições e cantava?
Wilson talvez...
cartola
Bahia ❤
O Samba veio da África, mais o nome nao era samba aqui no Rio que deu a origem e é tocado diferente !
Alexandre Cardoso És uma pessoa bem informada 👏👏👏
o samba veio de angola, trazido pelos ambundos que falava quimbundo onde o nome do ritmo era massemba ou semba que depois foi se tornando o samba no brasil devido á adaptação e a misturas culturais e ambos se tornaram dois ritmos irmãos
Muitos anos de Tia Siata sonhar em nascer, havia rodas de samba no recôncavo baiano, ainda hoje existe. No distrito de São braz, município de santo Amaro, recôncavo baiano...A capoeira né carioca também não? HORRÍVEL !
Antônio Simas é muito sábio ao afirmar que o samba de roda baiano nasceu na Bahia e o samba carioca no Rio. O resto é picuinha kkkk
O samba é a música rural, folclórica e religiosa da Bahia feita por lavradores, pescadores e boiadeiros, isso de que o samba nasceu no Rio de Janeiro é uma mentira, todas as cidades da Bahia têm samba, variados tipos de samba rural, samba chula, samba boiadeiro, samba martelo, samba de terreiro, samba barravento, samba junino, muitos tipos de samba rural que se espalharam pelos antigos caminhos do boi pro sertão da Chapada Diamantina, pra Estrada do Coco, pela Costa do Dendê, e mesmo no Rio São Francisco. Muitas cidades não tinham nem energia nem rádio, os lavradores e pescadores viviam isolados, nem sabiam o que era Rio de Janeiro, não tem como o samba ter surgido no Rio e chegado à Bahia e virado uma música rural, isso não é plausível. O samba urbano carioca só existe na cidade do Rio, é um samba comercial inventado pela Casa Edison, feito para tocar no rádio. A origem do samba carioca são as marchinhas, a marcha rancho de carnaval, o maxixe, a polca, os cantores de rádio, um samba feito com temas de carnaval, seus temas são os mesmo das músicas cariocas feitas antes do samba, não tem nada a ver com o verdadeiro samba da Bahia, o samba rural, onde os temas estão relacionados com o trabalho rural e a religião. Os cariocas apenas trocaram o nome da marchinha, marcha rancho, do maxixe pra samba porque o selo "samba" da Casa Edison vendia bem comercialmente. O samba da Bahia não é cantado nem dançado como o samba carioca que é uma dança de salão, o samba da Bahia é gritado e pisado como se diz na Bahia.
É muito provável que o nome samba seja uma corruptela do nome semba, porque a sequência rítmica, alguns instrumentos e até a dança, caracterizada pelo abanar das ancas, são muito semelhante ao semba. Comparem este semba clássico. ruclips.net/video/gEydTGPVGPI/видео.html
Confiram também este semba de cadência mais lenta ruclips.net/video/iA3ZbARcVtA/видео.html
✈️🪂RECORDAR.É.VIVER🇧🇷🦅
Sim dos negros das fazendas de café 😮em São fideles e tá Icaraí interior do estado do Rio
Essência do samba metade batuques da Bahia outra metade calango
No grupo fundo de quintal é afoxé.
INFELIZMENTE A MAIORIA DOS BRASILEIROS DESCONHECEM A SUA PRÓPRIA CULTURA MUSICAL.. SÃO ALIENADOS DE SUA PRÓPRIA CULTURA, CRIANDO UMA SUBCULTURA MUSICAL SEM ESSÊNCIA E SEM CONTEÚDO. SE AFASTANDO CADA VEZ MAIS DE SUAS RAÍZES MUSICAIS QUE É O SAMBA, A MÚSICA REGIONAL, A MÚSICA FLOCLORICA. A MÚSICA CAIPIRA DE RAIZ E MUITAS OUTRAS. SE A MENTALIDADE DAS PESSOAS NÃO DESPERTAR PARA A SUA AUTÊNTICA MÚSICA BRASILEIRA. A TENDÊNCIA É PIORAR PARA PIOR.
O grande narrador deste vídeo, Joel Rufino dos Santos, cometeu um equivoco ao dizer, durante o desfile da Vila, que Martinho veio de Minas. O que você quis dizer com isso professor?
Eliseu Pereira Ribeiro Neto ele veio de duas Barras um cidade na região serrana.
Do Rio de janeiro.
Nós 7 minutos o Othelo diz que quase tudo vinha da Bahia, alguém pode me responder porque os cariocas chamam os nordestinos de paraíba e os paulistas chamam os nordestinos
de bahianos.
É um preconceito que temos para chamar alguém de ultrapassado, mas eu sou paulistano e evito usar isso, apesar de já ter usado muito. Mas eu estou tentando desconstruir esse preconceito, já que sou muito fã e apaixonado pelo nordeste e principalmente pela bahia.
Eu não sei se é verdade o que diz, mas com relação aos cariocas que chamam os nordestinos e também os do norte do Brasil de paraíba, isso era os antigos Bahianos ,pois Salvador era a capital do Brasil e o resto para eles era paraíba daí a capital salvador foi transportada para o Rio e ficou esse costume de chamar tudo de paraíba.
Bof l'intro 😁😂
Não adianta ninguém arranjar subterfúgios, o Samba é Carioca, nasceu no
Rio de Janeiro, e então se espalhou pelo país. Mas é genuinamente carioca. Carioca. Não
é baiano, paulista ou de qualquer outro lugar, muito menos africano. Lá
é outra coisa. É carioca e acabou! Nasceu na praça onze, no Centro do Rio.
Abraço a todos!
Bruno Truta Verdade.
O Brasil nasceu na Bahia tudo se originou da Bahia.
Se você tá dizendo.
Veio do recôncavo baiano !!!
Mas se serve pro seu ego, o rio impulsionou o samba !!!!
o Rio criou Adão e Eva tambem kkk
Fundo de quintal e sem palavras…
Samba vem do massemba ritmo Angolano
Tinha violão, flauta , cavaquinho, pandeiro em angola?? falou merda kkkk
Uro kkkkk r
Tu Rlkr
Jkfkokekkrj jr
Jtokbdnjskksncnfkppwe
Eu parei o vídeo na frase "O samba é uma invenção carioca". Um documentário que já começa com essa mentira não merece ser visto. Sinto muito. Não é! É desprezo aos nordestinos, é querer se apropriar da cultura da Bahia, que os cariocas vieram a desenvolver posteriormente, é negar as raízes africanas, quilombolas, é uma frase discrepante, incongruente, inconcebível.
perdeu a sua raiz a muito tempo
Quem tem paciência pá ver isso
Isso é cultura do Brasil que os Angolanos e outros escravos levaram com os portugueses para o BRASIL ouviu. Porq so índio não fazia história n mundo ouviu. A cultura ou quem faz vem de pobre,morro,sanzala, boteco,bairro, musseques,beco,esquina e malandragem 🤩🤩👋👋entendeu????No mundo o BRASIL é conhecido: SAMBA, MULATA,Carnaval e futebol até Hoje 🇦🇴🇵🇹🇨🇵🤩👋👋👋👋👋👋👋
Só mente vazia 🤧🤧😷😷 que não vê 🇦🇴que porra dessa ignorância 🇵🇹🇨🇵🤩🤩🤩👋👋👋