Esse jogo aconteceu no torneio de Moscou de 1925, Bogoljubow venceu o torneio com 15,5/20 mas levou essa aula do Capa (Capablanca terminou em 3° atrás do Lasker).
Nessa viagem o Capablanca jogou uma simultânea em que enfrentou o Botvinnik bem novinho, ainda pré adolescente se não me engano. Tem um filme cubano do fim dos anos oitenta que o foco é essa viagem e mostra essa partida.
GM Rafa, traz uma análise da foto do Messi e do Cr7 jogando xadrez e fala pra gente quem está melhor. Abraços e tudo de bom pra você que sempre traz um conteúdo de qualidade pra nós.
Boa noite rafa quando passar o mundial de xadrez pq vc não fica fazendo as partidas de blitz pra ver até quantos pontos de ret vc chega, seria bacana tamos torcendo por vc.
Sou muito fã de Bogoliubov, excelente Video. Só uma pequena sugestão de pronúncia mais aproximada à russa, caso queira. A letra O somente é pronunciada como O uma vez na palavra, os demais Ós da palavra são pronunciados como A, caso a sílaba tônica seja outra sem a vogal O, todos os Ós são pronunciados como As. Por este motivo o sobrenome desse grande mestre é falado Bagá-liubÓvf(pus o último O maiúsculo para exemplificar que essa é a sílaba tônica). Eu acho que a soberba frase de Bagaliubov fica mais sonora e impactante quando dita ao modo russo. Mas é claro que todos temos o direito de pronunciar como lemos em português. Um abraço, você é o melhor streamer de xadrez do Brasil.
Tudo blz rafa! Hoje é meu aniversário i não tenho ninguém para jogar kkk meu aplicativo só de brancas deu um lugar para está frase, só de brancas kk, lindo dia parabéns para u xadrez i para mim u jogador de brancas!!! Bonito vídeo rafa! Obg VALEU
"Quando estou de brancas, venço porque estou de brancas. Quando estou de pretas, venço porque sou Bogoljubov." Edit: caraca aí, citou a mesma frase com um minuto de vídeo, tinha comentado antes de ver o vídeo kkkk
Feliz Dia Mundial do Xadrez! 19/11/2022 ♔ ♕ ♗ ♘ ♖ ♟ ♚ ♛ ♝ ♞ ♜ Muitos falam com tamanha convicção que “Magnus Carlsen é o maior enxadrista da história SEM SOMBRA DE DÚVIDAS”. Acreditar que o norueguês é o The Best Of All Times é totalmente aceitável e compreensível, todavia usar os adjetivos “indubitável/inquestionável” ou sinônimos semânticos nesse contexto, na minha perspectiva, é no mínimo ingenuidade, pois deve esta dúvida ser perene. Calrsen é incrível, óbvio, os números falam por si, e isso é irrefutável. Porém há muitos jogadores do passado, que sem as inúmeras tecnologias de estudos, engines e redes neurais que se tem no nosso tempo, foram sobremaneira extraordinários e merecem ser lembrados neste dia. Bobby Fischer é o maior exemplo disso, este que para outros tantos seria o verdadeiro maior da história, assim como Emanuel Lasker, Alexander Alekhine, o lendário Paul Morphy e ninguém mais, ninguém menos que José Raúl Capablanca. Não é à toa que este último, mirífico, nasceu em 19 de novembro de 1888, dando o enredo e a alusão desta data especial no mundo do xadrez. Cabendo ainda ressaltar que meu gato 🐈⬛ leva seu sobrenome. Meu pequeno se chama Lord Pimpão Capablanca Tenório II. Podem rir! rsrsrs Brincadeiras à parte, destarte já se aduz a envergadura do memorável cubano. Dito isto, exponho aquele que para mim é o melhor e maior jogador de xadrez de todos os tempos, minha maior referência nesse maravilhoso esporte das 64 casas: Mikhail Tal! COM SOMBRA DE DÚVIDAS, claro, haja vista todo o exposto nesse fragmento. Acontece que o Mago de Riga, assim chamado por todos em sua época, tinha uma centelha divina em seus movimentos como nenhum outro enxadrista. Seus sacrifícios arrepiavam os ossos e marcavam a alma de quem o assistia jogar, poderia-se dizer encantar. Disse ele, em suas palavras, a seguinte frase sobre como enxergava o xadrez: “Você precisa levar seu oponente em uma floresta escura e profunda, onde dois mais dois é igual a cinco, e o caminho que leva para fora é largo o suficiente para penas um sair dela.” Atemorizante, não? Até os dias de hoje e para a eternidade suas partidas, esculpidas nos anais da história, terão esse poder de fascinar, de hipnotizar. Sua terrível e atroz floresta escura jamais será esquecida. Nascido em 09 de novembro de 1936, na cidade de Riga, Letônia, Tal foi o oitavo campeão mundial de xadrez, considerado o mais brilhante jogador de ataque da história do Xadrez. Faleceu em 28 de junho de 1992, Moscou. Eterno Mikhail Nekhemievich Tal, O Mago de Riga!
Parabéns Rafa!
Conteúdo de muita qualidade e que sorte minha eu um amante de Xadrez fazendo aniversário no dia mundial do xadrez
Na analise de 9:31 poderia cair torre, deixando o adversário com 2 cavalos.
Em 9:30 não teria Th8 ganhando a torre?
Belo Dia
Feliz Dia do Xadrez!!
Esse jogo aconteceu no torneio de Moscou de 1925, Bogoljubow venceu o torneio com 15,5/20 mas levou essa aula do Capa (Capablanca terminou em 3° atrás do Lasker).
Tem até um filme sobre esse torneio. Tem no RUclips, vale olhar.
Nessa viagem o Capablanca jogou uma simultânea em que enfrentou o Botvinnik bem novinho, ainda pré adolescente se não me engano. Tem um filme cubano do fim dos anos oitenta que o foco é essa viagem e mostra essa partida.
Vocês sabem o nome do filme, por favor?
@@kevinribeiro7545 Capablanca (1987)
Feliz Dia do Xadrez!!!
Adoro partidas do capa e alekhine, ta fazendo falta demais
Partida do Capablanca dia 19 de novembro eu já fico animado.
Rafa por que vc não cria um segundo canal chamado "MN Rafael leite" só postando vídeo de blitz partidas rápidas e etc.
verdade
qual sentido? outro canal, outra trabalheira pra monetização e ainda mais uma baixa visibilidade.
Olha só, eu faço aniversário no msm dia q o Capablanca
Tem que fazer mais vídeos do Capablanca
Pô legal ... nunca tinha ouvido falar nesse bagulhobov
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O famoso vem cá neném.
Parabéns pra nós, principalmente pro Rafa, o maior incentivador do esporte no país 👏 👏 👏
Rafa cadê os 1080p?
Sou fã de Bogoljubov, sou muito adepto das frases de efeito, e nesse quesito, ele não deixou nada a desejar!
GM Rafa, traz uma análise da foto do Messi e do Cr7 jogando xadrez e fala pra gente quem está melhor. Abraços e tudo de bom pra você que sempre traz um conteúdo de qualidade pra nós.
*CAPABLANCA não precisa de frases de efeito !! ( não sei se CAPA tinha… )*
Boa noite rafa quando passar o mundial de xadrez pq vc não fica fazendo as partidas de blitz pra ver até quantos pontos de ret vc chega, seria bacana tamos torcendo por vc.
Lembrei do krikor falando dessa partida....
"... e se estou de pretas venço porque sou Bogolijubow" Má vá... Taí. Foi desmentido com requintes de crueldades rsrsrsrs
O cavalo é a peça mais top do xadrez. É a unica peça que nao da pra cobrir o xeque dele com peao, e obrigatoriamente, vc tem que mexer o rei.
É o fim
Sou muito fã de Bogoliubov, excelente Video. Só uma pequena sugestão de pronúncia mais aproximada à russa, caso queira. A letra O somente é pronunciada como O uma vez na palavra, os demais Ós da palavra são pronunciados como A, caso a sílaba tônica seja outra sem a vogal O, todos os Ós são pronunciados como As. Por este motivo o sobrenome desse grande mestre é falado Bagá-liubÓvf(pus o último O maiúsculo para exemplificar que essa é a sílaba tônica).
Eu acho que a soberba frase de Bagaliubov fica mais sonora e impactante quando dita ao modo russo.
Mas é claro que todos temos o direito de pronunciar como lemos em português.
Um abraço, você é o melhor streamer de xadrez do Brasil.
Tudo blz rafa! Hoje é meu aniversário i não tenho ninguém para jogar kkk meu aplicativo só de brancas deu um lugar para está frase, só de brancas kk, lindo dia parabéns para u xadrez i para mim u jogador de brancas!!! Bonito vídeo rafa! Obg VALEU
"Quando estou de brancas, venço porque estou de brancas. Quando estou de pretas, venço porque sou Bogoljubov."
Edit: caraca aí, citou a mesma frase com um minuto de vídeo, tinha comentado antes de ver o vídeo kkkk
Bogoljubov "de brancas eu sou capivara e de pretas parece que tô de brancas"
Terceiro
Feliz Dia Mundial do Xadrez! 19/11/2022
♔ ♕ ♗ ♘ ♖ ♟ ♚ ♛ ♝ ♞ ♜
Muitos falam com tamanha convicção que “Magnus Carlsen é o maior enxadrista da história SEM SOMBRA DE DÚVIDAS”. Acreditar que o norueguês é o The Best Of All Times é totalmente aceitável e compreensível, todavia usar os adjetivos “indubitável/inquestionável” ou sinônimos semânticos nesse contexto, na minha perspectiva, é no mínimo ingenuidade, pois deve esta dúvida ser perene.
Calrsen é incrível, óbvio, os números falam por si, e isso é irrefutável. Porém há muitos jogadores do passado, que sem as inúmeras tecnologias de estudos, engines e redes neurais que se tem no nosso tempo, foram sobremaneira extraordinários e merecem ser lembrados neste dia.
Bobby Fischer é o maior exemplo disso, este que para outros tantos seria o verdadeiro maior da história, assim como Emanuel Lasker, Alexander Alekhine, o lendário Paul Morphy e ninguém mais, ninguém menos que José Raúl Capablanca. Não é à toa que este último, mirífico, nasceu em 19 de novembro de 1888, dando o enredo e a alusão desta data especial no mundo do xadrez. Cabendo ainda ressaltar que meu gato 🐈⬛ leva seu sobrenome. Meu pequeno se chama Lord Pimpão Capablanca Tenório II. Podem rir! rsrsrs Brincadeiras à parte, destarte já se aduz a envergadura do memorável cubano.
Dito isto, exponho aquele que para mim é o melhor e maior jogador de xadrez de todos os tempos, minha maior referência nesse maravilhoso esporte das 64 casas: Mikhail Tal! COM SOMBRA DE DÚVIDAS, claro, haja vista todo o exposto nesse fragmento. Acontece que o Mago de Riga, assim chamado por todos em sua época, tinha uma centelha divina em seus movimentos como nenhum outro enxadrista. Seus sacrifícios arrepiavam os ossos e marcavam a alma de quem o assistia jogar, poderia-se dizer encantar. Disse ele, em suas palavras, a seguinte frase sobre como enxergava o xadrez: “Você precisa levar seu oponente em uma floresta escura e profunda, onde dois mais dois é igual a cinco, e o caminho que leva para fora é largo o suficiente para penas um sair dela.” Atemorizante, não?
Até os dias de hoje e para a eternidade suas partidas, esculpidas nos anais da história, terão esse poder de fascinar, de hipnotizar. Sua terrível e atroz floresta escura jamais será esquecida.
Nascido em 09 de novembro de 1936, na cidade de Riga, Letônia, Tal foi o oitavo campeão mundial de xadrez, considerado o mais brilhante jogador de ataque da história do Xadrez. Faleceu em 28 de junho de 1992, Moscou.
Eterno Mikhail Nekhemievich Tal, O Mago de Riga!