Comecei uma graduação no SENAC e tive uma surpresa ao ler a mensagem de boas vindas do coordenador do curso onde todos os substantivos estavam com as letras "a" ou "o" trocados por "@". Pedi agora pouco o cancelamento imediato da matrícula.
A FARSA DA INCLUSÃO COM PRONOMES NEUTROS Outro dia sentei em um restaurante com um amigo. A garçonete chega para nos atender, nos cumprimenta com um sorriso: - "Olá Amigues!" - "Amigues?", eu disse, também com um sorriso. - "Isso mesmo, somos um restaurante inclusivo!", ela respondeu com orgulho. - "Olha que bom! Isso é ótimo porque em pouco tempo chegará um amigo que é cego. Você tem o cardápio em Braille?" - "Não, não temos isso.” - "Ok, mas minha esposa também vem, mas vem com minha afilhada, que é autista. Menu com pictogramas, otimizado para pessoas autistas, vocês têm?” - "Não, desculpe...", ela disse visivelmente nervosa. - "Não tem problema, isso geralmente acontece. Imagino que a linguagem de sinais para clientes surdos você deve saber certo?" - "A verdade é que você está me encurralando", responde sorrindo de nervoso. Ela não estava mais confortável, tímida de vergonha, um pouco de culpa e um pouco de desconforto também. Então eu disse: "- Não se preocupe, isso geralmente acontece. Mas então lamento dizer que vocês não são um lugar inclusivo, vocês querem estar na moda. Aqui, essas pessoas não conseguiriam se comunicar ou pedir para comer ou beber. Quer ser inclusivo, inclua todos. Todos aqueles que o sistema não dá oportunidade. É difícil, sim e muito, mas não devemos achar que um E, um X, ou @ no final faz de você inclusivo. Atentar contra a língua portuguesa não lhe tornará inclusivo, lhe tornará um tolo. (Autor desconhecido)
Nossa, como eu precisava ouvir isso! Estive em contato com uma pessoa (profissional da educação) que enfatizava muito o uso do neutro por se identificar como não-binário. E eu, como professora de idiomas (inglês e português), me sentia muito incomodada com isso, com essa imposição do uso do neutro. Estou bem mais aliviada agora!
Eu, como imigrante europeia, hoje idosa que vive no interior,me perguntei deste o inicio do converso sobre a mudança dos artigos etc : onde vai ficar a riqueza da lingua portuguesa que aprendi? Como os deficientes auditivos e outros, vão poder acompanhar essas mudanças? Agora podemos falar qualquer coisa de qualquer jeito? (Tudo isso para satisfazer momentaneamente uma minoria!).
Eu falo que 90% das pessoas não ligam para isso!essa palhaçada NUNCA vai colar!existem pessoas que ainda são analfabetas em certas regiões do país,além de atrapalhar as pessoas com certos problemas de entendimento e/ou deficientes.
Parabéns Cristina! Graças a Deus temos ainda jornalistas sérios, comprometidos e cientes como você! Parabéns também à professora Cintia pela luta em defesa da nossa língua, que é nossa identidade cultural.
Falou tudo parceiro. Recomendo a todos aprenderem libras. To aprendendo mesmo sem pessoas com deficiência auditiva na familia. mas tem no trabalho e no dia a dia.
Parabéns a excelente entrevista. Nós professores da Língua Portuguesa precisamos estar a frente desses modismos e o Museu da Língua Portuguesa deveria ser o maior defensor da língua culta e normativa do ensino.
Eu quero é ver esse pessoal conseguir conciliar TODAS as "palavras neutras" com aquilo que eles mesmo criaram. Notem que eles escreveram na postagem "...um chamamento para todas, todos e todes os (aqui foi usado o artigo definido indicativo do masculino plural) os falantes...". Como assim? Porque usaram o artigo definido indicativo do masculino plural "Os" na mesma frase em que desejam INCLUIR o gênero neutro? Para eles serem coerentes com o que eles criaram, precisarão REMOVER todos os artigos definidos da língua portuguesa, o que na prática se torna uma coisa absurda. Sejam ao menos coerentes, escrever ou dizer "todes OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOs falantes" está totalmente incorreto, segundo esta lógica absurda. De repente a língua portuguesa virou um problema, as pessoas passaram a se sentirem excluídas com os artigos definidos, e agora querem mudar aquilo que nunca foi um problema, nem mesmo para mulheres quando estão em uma plateia e ouvem "Sejam todos bem vindos". Seria esta mudança uma necessidade real ou apenas uma grupo de pessoas reprogramadas para problematizar aquilo que nunca foi um problema?
Admiro demais a Jornalista Cristina, que é perfeita em suas colocações, inteligente, raciocínio claro e lógico . Parabéns à professora, que me deixa orgulhosa em saber que ainda há não militantes nas escolas e universidades, gente que pensa!!!
Saí da escola há 3 anos e hoje estou na faculdade posso te afirmar com 100% de certeza, 90% dos militantes são da área de humanas! Principalmente de história, geografia, filosofia, sociologia.
Oi Cristina bom dia. Eu nunca ouvi alguém na rua dizendo "todes". E paro imediatamente de ouvir ou ler quando a primeira frase começa com " todos e todas" me nego!!! Obrigada por existir, Cristina!!
Cristina, excelente essa entrevista. Eu também sou uma ferrenha defensora da nossa língua. Parabéns por esse belo trabalho! A nossa língua é o nosso patrimônio!
@@antoniosilva1361 pra quê falar todos e todas afff todos já engloba tudo, as professoras de português dos meus filhos falam assim e o de biologia fala dile em vez dele, que ridículo!!
@@isabelaferreira5245 , é só me apontar ao primeiro idiota para eu dar uma aula decente. Não é bom generalizar. Sou contra a linguagem neutra e também não aprovo o Acordo Ortográfico de 1990, que contém inúmeros erros (eu estudo a Língua Portuguesa não somente do Brasil, mas de outros países).
@@lulauriano425 , por essa razão que violo algumas regras as quais discordo. Afora que procuro estudar o mesmo idioma falado nos outros países. E eles também discordam em certas regras (por questões que vão além da ortografia). Antes de impor regras, faz-se necessário entender contextos.
Alguém pode me ajudar a encontrar o autor da frase dita pela professor? “Primeiro eles dominam a nossa fala, depois nossos pensamentos e por fim nossas ações” 👏👏👏👏👏
Isso é jornalismo informativo e de qualidade de que tanto necessitamos no dia a dia. Parabéns! E que preservemos nossa língua, já tão combalida. 👏👏👏👏👏💐
Se expressar bem não cai do céu. É preciso ter interesse e estudar ou, pelo menos, lembrar do ensino básico que "voçê" não existe. É "você". Também "agente" é o agente da autoridade. Você queria escrever "a gente" significando "nós". Simples, não é?
Excelente entrevista, Cristina! Em uma semana onde senti -me desanimada ao escutar, em Aula Inaugural da Escola do meu filho, "Bom dia todos e todas", "bem-vindos e bem-vindas", "alunos e alunas", "servidores e servidoras", assistir a conversa de vocês foi um bálsamo! Rsrs Sou formada em Língua Portuguesa pela UFRJ e sabemos que a verdadeira inclusão acontece através do respeito às pessoas e não através de mudanças impostas à Norma Gramatical vigente, sem análise e discussão pelos órgãos competentes que, como a Professora bem lembrou, têm conhecimento sobre a origem da nossa língua, mudanças através do tempo e espaço etc. Abraços!
Bem lembrado. Cadê a “Academia Brasileira de Letras”? Saudades de Ariano Suassuna. Ele travaria uma verdadeira guerra contra a destruição da Língua Portuguesa.
Anita Perez não se pode contar com a academia brasileira de letras já que ajudou a impor o acordo ortográfico que também tem prejudicado muito a língua portuguesa.
Estão querendo impor a linguagem neutra no sistema de ensino...aí eu pergunto será que os alunos sabem ao menos identificar um verbo, substantivo, adjetivo um PRONOME ? 😪😪😪😪😪😪
Isso é justamente para deixar as pessoas mais burras e passar vergonha fora do país, tenho certeza que outros países não vão aderir essa linguagem do mussum.
Que Professora espetacular! Quem dera nossas instituições de ensino tivessem em seus quadros, pelo menos um professor no nível dessa Senhora. É simplesmente irritante ouvir alguém dizer "bom e dia a todos e a todas". Eu considero um verdadeiro insulto!
Professores de língua portuguesa,pelo amor de Deus, reajam.Vocês tem os argumentos técnicos e culturais para que essa aberração não ganhe corpo! O mal se corta pela raíz.Querem falar, escrever, utilizar? Criem suas escolas,seus livros,suas academias, mas deixem a MAIORIA em paz.
Maravilhosas! Estou cursando Letras, seguindo os passos da minha mãe, já professora de português aposentada, e estamos apavoradas. Estou tendo que encarar aulas de sociologia e filosofia com toda e esperada ideologia Marxista, sem espaço para debate. Estou engolindo com farinha, dá medo sim de reclamar, mas o principal, e mais triste, já que é uma universidade particular, é desistir do meu sonho.
@@kelvinsouza6948 Espiral do silêncio. Se você se impõe, quebra o espiral do silêncio e ,por consequência, pode ter a cara quebrada por esses retardados. É complicado. Eu quero fazer faculdade de física e música mas tenho muito medo dessas lavagens cerebrais. Não é medo de se tornar esquerdista, tenho medo de minha pressão estourar de tão alta que ela ficará com essas baboseiras 😅
@@adunaraoficial kkkk eu tava num grupo de now united e na regra do grupo dice que poderia falar sobre qualquer assunto mas não poderia fazer comentários machistas racistas etc só porque eu dice que eu tinha uma ideologia mais de direita mas continuaria gostando de uma musica que enaltecia as mulheres começaram a me chamar de machista e me expulsaram do grupo
Agora como vou explicar para meu filho Arthur de 9 anos essa nova mudança,se antes já tinha feito isso com algumas palavras. E agora isso, vai dar certo? Os meninos e meninas já estão perdidos no mundo das novas músicas brasileiras. Olha tá difícil estudar aqui nesse país.
Olá~🙋🏻♀️à TODOs, & SolangeNunes ! * Em-parte, é com muita lástima não estar usufruindo mais-a-miúdo do meu (também) País chamado Brasil. * Talvez essa ausência da Nação... (pois, resido no Exterior) seja força do destino, sei lá... tenha me poupado a neura. * Contudo, não admitiria tamanha estupidez "essa tal reformazinha" a qual estão tentando implantar aí, com relação à NOSSA Língua Nacional. * E igualmente suponho da profunda descepção sentida pela minha tão professional & empenhada professora (outrora) da Língua Portuguesa Brasileira... (dos meus tempos de estudante do Colégio Carmelitas/MinasGerais). * Agradeço-Vus pela informação (deste vídeo) ao assunto referido, esperando uma "revisão" mais acertiva dos Orgãos competentes ao mesmo, o qual é & sempre será, NOSSA Língua Pátria. Até uma próxima... 💪💪
Grande Evanildo Bechara! Qta saudade tenho desse mestre! Foi meu professor. TB sou professora de Português, e TD q está envolvido nessa língua. Sempre me esmero em falar bem, escrever bem. Hj tem até "tinha chego", " tinha trago" e há um outro q me fugiu nesse momento, talvez por ser menos falado. E não concordo TB c essa língua neutra.
Olá~🙋🏻♀️ Mattew! * É melhor nem frisarmos em dizer vocábulos esses, (pois, com a repetição sí desenvolve o hábito), e NÃO é isso que queremos aqui neste contexto, não é mesmo~?! * Porém, decidirmos a lutar por "expressar e escrever" da maneira mais correta possível (sem essas parvoíces que estão tentando implantar aí no museu). * E sempre com esperança de influenciarmos as pessoas ao nosso arredor, no nível mais "letrado" da nossa Língua Portuguesa-Brasileira. * Tchauzinho~🤜🤛.
Parabéns, Gazeta do Povo ! Precisamos LUTAR por nossa Língua Portuguesa ! Sugiro mais entrevistas com a Cintia Chagas. Ela é excelente e tem muito a dizer sobre o que nossa Língua tem sofrido.
Pior que eu já fui perseguido por professores por não querer estudar , ainda bem que já terminei os estudos , imagina se eu tivesse estudando hj ..., eu não aguentaria nem respeitar uma pessoa assim .
@@GabrielSantos-ir1cr você realmente não estudou, porque nem interpretar ta sabendo. Leu a parte de "professores militantes"? Vou desconstruir pra você aqui. Ela quis dizer nesse comentário que professores militantes tentam impor sua ideologia sobre alunos, e perseguem alunos que discordam de suas idéias. Infelizmente não terei como desenhar pra você. Mas espero que esteja mais fácil de entender. Abraço :)
@@GabrielSantos-ir1cr kkkkkk boa Você é o melhor em usar ironia e sarcasmo. Seria uma surpresa se me respondesse com argumentos reais ou tivesse a mesma capacidade pra interpretar.
O pessoal quer mudar a língua portuguesa "pra ser mais inclusiva", mas não percebem que o que tem que mudar é a mentalidade das pessoas, não a forma como elas se referem a todOs.
✔ Vergonhoso isso, Como professor de linguas aguardando o governo e a Academia Brasileira de Letras se pronunciarem sobre a "novilingua" de George Orwell sendo claramente aplicada em nosso meio.
É vergonhoso, mas se o governo se pronunciar, eles farão o mesmo que fizeram com a Cloquinha. A função do governo é trabalhar para administrar o Brasil, não ficar debatendor esses temas. Basta não permitir que essa aberração seja implantada nas escolas.
@@marciadenise Como vai Márcia. Acho que você está se esquecendo que é justamente o governo que pode impedir esse movimento, como foi falado pela professora sobre o ocorrida na França. Na verdade nós, o povo, não temos como parar isso. E sinceramente isso vai crescer... Lamentavelmente
@@FabioPires73 Boa tarde. Não estou me esquecendo, mas acho que vc está. Dos três Poderes, o governo é o Executivo e está fazendo a parte dele, "tentando" executar. Cadê Legislativo e Judiciário para impedir essas aberrações? Estamos numa época em que o Supremo em vez de proteger a CF, está legislando, julgando, executando e aprovando essas aberrações.
Parabéns pela defesa da nossa língua. A língua portuguesa é extremamente rica e não precisa dessas bobagens. Limitada é a cabeça de quem criou ou está implementando essa excrescência.
Quando eu li o livro 1984 conheci a tal "novilíngua" e na época eu achei tão absurda a explicação do G.O (autor) para o que seria um elemento de confusão entre as pessoas... Ele viu além... Mas que papelão dessa diretora ....
Nossa língua é maravilhosa, quase não tenho estudo,mas me atrevo a dizer. Ela é perfeita, só precisa ser levada mais a sério, é praticada mais a sério, linguagem neutra: devemos combate-la.
Eu sempre falo isso, tantas coisas para fazer e eles só lutam por coisas ridículas,postos de saúde precisando de melhorias,escolas precisando de reformas para dar um pouco de conforto aos alunos,mas não eles só focam nessas baboseira,esse povo tem lixo na cabeça.
Eu sou trans e não apoio essa palhaçada de linguagem neutra 😡 Uma linguagem tola, horrível, que não prega respeito nenhum, só mais preconceito e indignação!
Cintia e a Cristina, me representam. Mulheres lindas e inteligentes.
Disse tudo e concordo. Na minha terra significa: MULHERES DE VERDADE QUE DERAM DE RELHO ENCIMA DAS FEMINAZIS.
Concordo plenamente!
Ridículas, isso sim.
@Jefferson kkkkkkk, adorei, ele deve ter cara de bunda, porque não colocou ali 🤣🤣, e nem adianta vir me xingar, fica no vácuo comigo....
@@claudioaparecidoreisreis3781 Você é literalmente doente, tóxico, vai se tratar JUMENTE
"O que discrimina a pessoa é a falta de acesso à educação."
Professora Cintia disse tudo.
TB adorei
Comecei uma graduação no SENAC e tive uma surpresa ao ler a mensagem de boas vindas do coordenador do curso onde todos os substantivos estavam com as letras "a" ou "o" trocados por "@". Pedi agora pouco o cancelamento imediato da matrícula.
Está feio mesmo!
Na Espanha está assim tbm.
parabéns. Eu também pediria
@@Enlevar que horror
Nesse caso do SENAC, ocorreu falha no softer gráfico
A FARSA DA INCLUSÃO COM PRONOMES NEUTROS
Outro dia sentei em um restaurante com um amigo. A garçonete chega para nos atender, nos cumprimenta com um sorriso:
- "Olá Amigues!"
- "Amigues?", eu disse, também com um sorriso.
- "Isso mesmo, somos um restaurante inclusivo!", ela respondeu com orgulho.
- "Olha que bom! Isso é ótimo porque em pouco tempo chegará um amigo que é cego. Você tem o cardápio em Braille?"
- "Não, não temos isso.”
- "Ok, mas minha esposa também vem, mas vem com minha afilhada, que é autista. Menu com pictogramas, otimizado para pessoas autistas, vocês têm?”
- "Não, desculpe...", ela disse visivelmente nervosa.
- "Não tem problema, isso geralmente acontece. Imagino que a linguagem de sinais para clientes surdos você deve saber certo?"
- "A verdade é que você está me encurralando", responde sorrindo de nervoso.
Ela não estava mais confortável, tímida de vergonha, um pouco de culpa e um pouco de desconforto também.
Então eu disse:
"- Não se preocupe, isso geralmente acontece. Mas então lamento dizer que vocês não são um lugar inclusivo, vocês querem estar na moda. Aqui, essas pessoas não conseguiriam se comunicar ou pedir para comer ou beber.
Quer ser inclusivo, inclua todos. Todos aqueles que o sistema não dá oportunidade. É difícil, sim e muito, mas não devemos achar que um E, um X, ou @ no final faz de você inclusivo. Atentar contra a língua portuguesa não lhe tornará inclusivo, lhe tornará um tolo.
(Autor desconhecido)
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Espetacular! Vou usar isso como resposta, se vierem com essa linguagem de imbecil pra cima de mim! Valeu por postar aqui!
Vc é um ogre.
Querem mudar tudo em meu País BRASIL. A população não vai concordar ! Estamos firme e forte !
a população é sedada por bbbs e novelas, não vai sair nada de bom...vamos ser realistas
@@jose.a265 Só aqueles que não percebem a manipulação ainda assistem os BBBs e novelas.
@@ryzo7185 é só a maioria
@@ryzo7185 o que a grande parte da população, manipulada e alienada...
@@antoniomoa844 procure sua concordância em sua própria prole!
Nossa, como eu precisava ouvir isso! Estive em contato com uma pessoa (profissional da educação) que enfatizava muito o uso do neutro por se identificar como não-binário. E eu, como professora de idiomas (inglês e português), me sentia muito incomodada com isso, com essa imposição do uso do neutro. Estou bem mais aliviada agora!
Eu, como imigrante europeia, hoje idosa que vive no interior,me perguntei deste o inicio do converso sobre a mudança dos artigos etc : onde vai ficar a riqueza da lingua portuguesa que aprendi? Como os deficientes auditivos e outros, vão poder acompanhar essas mudanças? Agora podemos falar qualquer coisa de qualquer jeito? (Tudo isso para satisfazer momentaneamente uma minoria!).
Sim, e é uma minoria que nos chama de fascista, mas quem se impõe ditatorialmente são eles!
Eu falo que 90% das pessoas não ligam para isso!essa palhaçada NUNCA vai colar!existem pessoas que ainda são analfabetas em certas regiões do país,além de atrapalhar as pessoas com certos problemas de entendimento e/ou deficientes.
É o fin dus tempis. Ninguém pode dizer que escrevi errado... Abram os dois olhos ou seria oleos.
A Língua Portuguesa, precisa desesperadamente, ser defendida dessas sandices! Parabéns! Excelente vídeo!
Mas você tá pressionando os deputados pelo aumento do piso salarial dos professores de Língua Portuguesa?
Ninguém deveria adotar um absurdo destes, muito menos um museu de linguagem
Cuidado, os professores estão usando a "linguagem neutra" nas escolas para tentar doutrinar as crianças!
A imposição vem de cima para baixo.
@@isabelaferreira5245 - Apenas as crianças alienígenas não serão afetadas. Cuidado!
Isso só é possível se alguém do próprio museu for adepto da ideologia que impõe esse tipo de linguagem.
Ou seja, é exatamente isso !
E com o dinheiro público
Parabéns Cristina! Graças a Deus temos ainda jornalistas sérios, comprometidos e cientes como você! Parabéns também à professora Cintia pela luta em defesa da nossa língua, que é nossa identidade cultural.
Santa Catarina já derrubou 🙏🙏🙏Aqui não 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Parabéns!!! Salvem a Língua Portuguesa!!!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Santa Catarina é um exemplo.
Parabéns 🎉👏
Maravilha! 😁🌟
SC é o melhor estado desse país.
Sou do Paraná, vivi em SC e já viajei por muitos estados.
SC é um exemplo!
Que Deus preserve os professores sensatos!
Se o intuito de inclusão de minorias fosse verdade, aprenderíamos Braile assim como a Linguagem de Sinais.
Sim.
Falou tudo parceiro.
Recomendo a todos aprenderem libras. To aprendendo mesmo sem pessoas com deficiência auditiva na familia. mas tem no trabalho e no dia a dia.
Já aprendemos isso da 1ª a 4ª série...
Perfeito
Ótima colocação!!!
Parabéns a excelente entrevista. Nós professores da Língua Portuguesa precisamos estar a frente desses modismos e o Museu da Língua Portuguesa deveria ser o maior defensor da língua culta e normativa do ensino.
Maravilhosa,você é ímpar Cristina, parabéns pelo lindo trabalho!
Eu quero é ver esse pessoal conseguir conciliar TODAS as "palavras neutras" com aquilo que eles mesmo criaram. Notem que eles escreveram na postagem "...um chamamento para todas, todos e todes os (aqui foi usado o artigo definido indicativo do masculino plural) os falantes...". Como assim?
Porque usaram o artigo definido indicativo do masculino plural "Os" na mesma frase em que desejam INCLUIR o gênero neutro? Para eles serem coerentes com o que eles criaram, precisarão REMOVER todos os artigos definidos da língua portuguesa, o que na prática se torna uma coisa absurda. Sejam ao menos coerentes, escrever ou dizer "todes OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOs falantes" está totalmente incorreto, segundo esta lógica absurda.
De repente a língua portuguesa virou um problema, as pessoas passaram a se sentirem excluídas com os artigos definidos, e agora querem mudar aquilo que nunca foi um problema, nem mesmo para mulheres quando estão em uma plateia e ouvem "Sejam todos bem vindos". Seria esta mudança uma necessidade real ou apenas uma grupo de pessoas reprogramadas para problematizar aquilo que nunca foi um problema?
Admiro demais a Jornalista Cristina, que é perfeita em suas colocações, inteligente, raciocínio claro e lógico . Parabéns à professora, que me deixa orgulhosa em saber que ainda há não militantes nas escolas e universidades, gente que pensa!!!
Verdade!! Concordo plenamente! 👏👏👏
Saí da escola há 3 anos e hoje estou na faculdade posso te afirmar com 100% de certeza, 90% dos militantes são da área de humanas! Principalmente de história, geografia, filosofia, sociologia.
@@isabelaferreira5245kkk isso pra mim é bem lógico
Eu não conhecia essa jornalista mas já a adorei.
O nosso português é maravilhoso, não pode ser destruído!!!
Cabe ao povo não aceitar essa psicopatia de uma minoria. Não existe essa neutralidade, isso é surreal.
Cuidado, os professores estão usando a "linguagem neutra" nas escolas para tentar doutrinar as crianças!
Não tenho mais esperanças.
A loucura dessa gente está tendo apoio de dinheiro e poder.
É ver o declínio irreversível do país.
Infelizmente não é tão minoria.
Falaste bem: é psicopatia mesmo.
Pior que isso nem é pronome neutro , é gênero neutro , esse pessoal é tão burro que não sabe nem usar interpretação.
Assim dizia o grande poeta Mussum: "Cacildis!".
Kkkkk boa.
Kkkkkkkkkk 🤣😂🤣😂
"Eita!! Negadis hoje é sexta feris... Fim di semanis por aí!"
Ele dizia isso porque viu a cagada no fituro, ou melhor futuro.
@@nataliasoares221 a língua portuguesa já era. Querem exterminar mesmo
Oi Cristina bom dia. Eu nunca ouvi alguém na rua dizendo "todes". E paro imediatamente de ouvir ou ler quando a primeira frase começa com " todos e todas" me nego!!! Obrigada por existir, Cristina!!
Faço o mesmo. É uma imposição ridícula e agressiva.
Qualquer discurso ou narrativa que comece com “todos e todas” também não assisto, nem leio!
Cuidado, os professores estão usando a "linguagem neutra" nas escolas para tentar doutrinar as crianças!
O problema nao esta em nao prestar atencao a esta deformidade. O problema esta em nossos filhos que viverao sob esta tirania de psicopatas!!
kkkkkkk eu tambem
Como é bom ver pessoas sóbrias! Até me emocionei. 🥹 Eu já estava achando que estava sozinho. Parabéns à apresentadora e à professora!
Concordo plenamente. Vamos respeitar nossa língua.
Cristina, excelente essa entrevista. Eu também sou uma ferrenha defensora da nossa língua.
Parabéns por esse belo trabalho!
A nossa língua é o nosso patrimônio!
A única pessoa com direito a falar "todes" seria o Mussum!
🤣🤣🤣🤣 é verdade!!!🤣
Grande Mussum!
Ele falava Todis!
Vdd 😅😅😅
Kkkk
A língua demonstra a evolução de uma civilização.
Muito triste o “Museu da Língua Portuguesa” cometer esse sacrilégio.
Dou graças a Deus, por este jornalismo limpo! Parabéns a TODOS os envolvidos! 👏👏👏
Que lástima. Nunca imaginei que chegaríamos a tanto 🤦🏻♂️
Like👍 para impulsionar o vídeo para mais pessoas se informarem corretamente.
Deveria ser Lei de Segurança Nacional a preservação da Língua Oficial do Brasil.
Bom dia a palavra todos já está incluído homens e mulheres e crianças
Quando uso o masculino plural (todos) já inclui ambos os gêneros. Todas e todas já era demais, agora incluir todes? Socorro!
@@antoniosilva1361 pra quê falar todos e todas afff todos já engloba tudo, as professoras de português dos meus filhos falam assim e o de biologia fala dile em vez dele, que ridículo!!
@@KM-vo3sd qual providência você tomou contra os professores que estão ensinando errado?
Perfeito seu comentário! Sou professora de português, e não exatamente isso! 😁💖🤗
@@KM-vo3sdacho que o dile só é necessário quando se refere à pessoa que o aceita ou que o necessita. Para outros, é desnecessário.
Parabéns! Duas mulheres lindas, emponderadas e inteligentes.
Não podemos desistir .... da língua portuguesa, dos brasileiros e do Brasil !!!!!!!
Cuidado, os professores estão usando a "linguagem neutra" nas escolas para tentar doutrinar as crianças!
@@isabelaferreira5245 , é só me apontar ao primeiro idiota para eu dar uma aula decente. Não é bom generalizar. Sou contra a linguagem neutra e também não aprovo o Acordo Ortográfico de 1990, que contém inúmeros erros (eu estudo a Língua Portuguesa não somente do Brasil, mas de outros países).
@@SABEReDIVERTIR a última reforma ortográfica também foi uma palhaçada
@@lulauriano425 , por essa razão que violo algumas regras as quais discordo. Afora que procuro estudar o mesmo idioma falado nos outros países. E eles também discordam em certas regras (por questões que vão além da ortografia). Antes de impor regras, faz-se necessário entender contextos.
@@SABEReDIVERTIR Quais os erros do Acordo Ortográfico de 1990?
Alguém pode me ajudar a encontrar o autor da frase dita pela professor?
“Primeiro eles dominam a nossa fala, depois nossos pensamentos e por fim nossas ações”
👏👏👏👏👏
Parabéns Gazeta do Povo pela brilhante entrevista.
Cuidado, os professores estão usando a "linguagem neutra" nas escolas para tentar doutrinar as crianças!
Parabéns, Cristina, por trazer um tema da máxima importância para a nossa educação.
Excelente matéria. Como professora de idiomas, me parece uma afronta essa atitude dos responsáveis pelo museo.
museo?
Gzuis...
@@adrianadrica4029 Inacreditável né?
@@Gabriela.. qual o problema? Não passou pela cabeça de camarão de vocês que foi um erro do teclado? E ela não atentou para o detalhe?
@@tiana5567 erro de teclado rsrsrs
Isso é jornalismo informativo e de qualidade de que tanto necessitamos no dia a dia. Parabéns! E que preservemos nossa língua, já tão combalida. 👏👏👏👏👏💐
Cristina estou impressionado com voçê, se expressar bem, agente entendi o que voçê fala, gazeta do pavo parabéns pelo conteúdo.
você com Ç? Gazeta do PAVO?
Gzuis...
você e não o que escreveu.
@@adrianadrica4029 calma, provavelmente ele digitou rápido demais e não se atentou para isso.
Se expressar bem não cai do céu. É preciso ter interesse e estudar ou, pelo menos, lembrar do ensino básico que "voçê" não existe. É "você".
Também "agente" é o agente da autoridade. Você queria escrever "a gente" significando "nós".
Simples, não é?
Sensacional essa reportagem. Estamos juntos nessa luta 🇧🇷 não podemos permitir que acabem com a nossa língua portuguesa
Estamos todos juntos nessa defesa! Obrigada por suas palavras, Professora Cintia e Cristina!
Excelente entrevista, Cristina! Em uma semana onde senti -me desanimada ao escutar, em Aula Inaugural da Escola do meu filho, "Bom dia todos e todas", "bem-vindos e bem-vindas", "alunos e alunas", "servidores e servidoras", assistir a conversa de vocês foi um bálsamo! Rsrs Sou formada em Língua Portuguesa pela UFRJ e sabemos que a verdadeira inclusão acontece através do respeito às pessoas e não através de mudanças impostas à Norma Gramatical vigente, sem análise e discussão pelos órgãos competentes que, como a Professora bem lembrou, têm conhecimento sobre a origem da nossa língua, mudanças através do tempo e espaço etc. Abraços!
Sensacional! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Compartilhando mais este conteúdo! É dever de todos os brasileiros defender a nossa lingua é nossos valores!
A palavra: Língua ainda tem acento agudo?
o dia que um museu de língua modernizar a escrita deixará de ser museu de lingua...
Bem lembrado.
Cadê a “Academia Brasileira de Letras”?
Saudades de Ariano Suassuna. Ele travaria uma verdadeira guerra contra a destruição da Língua Portuguesa.
Com certeza!
Anita Perez não se pode contar com a academia brasileira de letras já que ajudou a impor o acordo ortográfico que também tem prejudicado muito a língua portuguesa.
@@joanacoelho1804 bem lembrado.
os nossos universitários estão virando universiotários, triste
Ufa, obrigado por usar "se eu VIR uma exposição..." Faz tanto tempo que não ouço português bem falado que lavou minha alma.
Estão querendo impor a linguagem neutra no sistema de ensino...aí eu pergunto será que os alunos sabem ao menos identificar um verbo, substantivo, adjetivo um PRONOME ? 😪😪😪😪😪😪
Isso é justamente para deixar as pessoas mais burras e passar vergonha fora do país, tenho certeza que outros países não vão aderir essa linguagem do mussum.
@@1998deise kkkķkkk mussum era visionário. Tô rindo pra não chorar.
Parabéns à vocês duas!!!
Que Professora espetacular!
Quem dera nossas instituições de ensino tivessem em seus quadros, pelo menos um professor no nível dessa Senhora.
É simplesmente irritante ouvir alguém dizer "bom e dia a todos e a todas". Eu considero um verdadeiro insulto!
Vocês duas me representam, realmente essa linguagem neutra é uma palhaçada mesmo, abraço.
Se pessoas como vcs, juntamente com os (poucos) políticos e jornalistas decentes não fizerem nada, estaremos "ferrades".
Cuidado, os professores estão usando a "linguagem neutra" nas escolas para tentar doutrinar as crianças!
vc tá certe
Ou "melhor" estaremos Fodides!
😂😂😂
@@Drafon_ 😂😂😂😂
PRA MIM ELES PEGARAM A O DIALETO DO "MUSSUM", E ISTO É APROPRIAÇÃO CULTURAL """CACILDES!!!""
Oii Cristina tudo bem? Adoro voce, uma jornalista competente você é otima.
Como é fantástico e edificante assistir à entrevistas inteligentes, coerentes e centradas. Aguardo novas entrevistas de igual quilate.
Excelente entrevista! Parabéns para ambas! 👏🏻👏🏻
Cuidado, os professores estão usando a "linguagem neutra" nas escolas para tentar doutrinar as crianças!
@@isabelaferreira5245 lamentável isso.
É mais que uma entrevista, isso é uma aula. Parabéns
Que orgulho desse canal! 😍
Professores de língua portuguesa,pelo amor de Deus, reajam.Vocês tem os argumentos técnicos e culturais para que essa aberração não ganhe corpo! O mal se corta pela raíz.Querem falar, escrever, utilizar? Criem suas escolas,seus livros,suas academias, mas deixem a MAIORIA em paz.
É, uma vergonha! Que absurdo nós chegamos! A,língua portuguesa é maravilhosa! Não vamos, deixar morrer!
Maravilhosas! Estou cursando Letras, seguindo os passos da minha mãe, já professora de português aposentada, e estamos apavoradas. Estou tendo que encarar aulas de sociologia e filosofia com toda e esperada ideologia Marxista, sem espaço para debate. Estou engolindo com farinha, dá medo sim de reclamar, mas o principal, e mais triste, já que é uma universidade particular, é desistir do meu sonho.
Se imponha! Discuta sim com os alienadores, eles não podem fazer novas vítimas!
@@isabelaferreira5245 obrigada pelas palavras de apoio! 💪🏻
@@isabelaferreira5245 ta doido ela pode ser perseguida e outras coisas
@@kelvinsouza6948 Espiral do silêncio.
Se você se impõe, quebra o espiral do silêncio e ,por consequência, pode ter a cara quebrada por esses retardados. É complicado.
Eu quero fazer faculdade de física e música mas tenho muito medo dessas lavagens cerebrais. Não é medo de se tornar esquerdista, tenho medo de minha pressão estourar de tão alta que ela ficará com essas baboseiras 😅
@@adunaraoficial kkkk eu tava num grupo de now united e na regra do grupo dice que poderia falar sobre qualquer assunto mas não poderia fazer comentários machistas racistas etc só porque eu dice que eu tinha uma ideologia mais de direita mas continuaria gostando de uma musica que enaltecia as mulheres começaram a me chamar de machista e me expulsaram do grupo
Agora como vou explicar para meu filho Arthur de 9 anos essa nova mudança,se antes já tinha feito isso com algumas palavras. E agora isso, vai dar certo? Os meninos e meninas já estão perdidos no mundo das novas músicas brasileiras. Olha tá difícil estudar aqui nesse país.
Olá~🙋🏻♀️à TODOs, & SolangeNunes !
* Em-parte, é com muita lástima não estar usufruindo mais-a-miúdo do meu (também) País chamado Brasil.
* Talvez essa ausência da Nação... (pois, resido no Exterior) seja força do destino, sei lá...
tenha me poupado a neura.
* Contudo, não admitiria tamanha estupidez "essa tal reformazinha" a qual estão tentando implantar aí, com relação à NOSSA Língua Nacional.
* E igualmente suponho da profunda descepção sentida pela minha tão professional & empenhada professora (outrora) da Língua Portuguesa Brasileira... (dos meus tempos de estudante do Colégio Carmelitas/MinasGerais).
* Agradeço-Vus pela informação (deste vídeo) ao assunto referido, esperando uma "revisão" mais acertiva dos Orgãos competentes ao mesmo, o qual é & sempre será, NOSSA Língua Pátria.
Até uma próxima... 💪💪
Está difícil viver neste país!
Mulheres maravilhosas!!! Amo os vídeos da Cíntia!!
Grande Evanildo Bechara! Qta saudade tenho desse mestre! Foi meu professor. TB sou professora de Português, e TD q está envolvido nessa língua. Sempre me esmero em falar bem, escrever bem. Hj tem até "tinha chego", " tinha trago" e há um outro q me fugiu nesse momento, talvez por ser menos falado. E não concordo TB c essa língua neutra.
Tem a "vou ir".... Aiiii, meus ouvidos...
Professor de português 🙄🙄 abreviando também 😳😳😳socorro
@@marciareginapereira9738 E abreviando com maiusculas no meio da frase. Meus olhos "doeu".
@@marciareginapereira9738 Ou "doeu" meus olhos? 🙄🤔
Verdade! É de chorar! E eu não me aguento e corrijo!😞
Antes na boa linguagem escrita simplesmente usávamos algo: cantor(a), eles(as), etc. Agora são essas aberrações.
Esse país não tem mais pra onde ir.
Olá~🙋🏻♀️ Mattew!
* É melhor nem frisarmos em dizer vocábulos esses, (pois, com a repetição sí desenvolve o hábito), e NÃO é isso que queremos aqui neste contexto, não é mesmo~?!
* Porém, decidirmos a lutar por "expressar e escrever" da maneira mais correta possível (sem essas parvoíces que estão tentando implantar aí no museu).
* E sempre com esperança de influenciarmos as pessoas ao nosso arredor, no nível mais "letrado" da nossa Língua Portuguesa-Brasileira.
* Tchauzinho~🤜🤛.
Excelentes exposições! Parabéns ao canal!
Misericórdia!
Eu sou uma apaixonada pela língua portuguesa.
Adoro a Cintia Chagas e a forma como faz com que entendamos mais sobre nossa língua.
É maravilhoso ver uma live com mulheres tão inteligentes e sábias, que podem nos esclarecer sobre essas aberrações. Obrigado
Parabéns, Gazeta do Povo ! Precisamos LUTAR por nossa Língua Portuguesa !
Sugiro mais entrevistas com a Cintia Chagas. Ela é excelente e tem muito a dizer sobre o que nossa Língua tem sofrido.
Parabéns pela sua iniciativa. Já é um começo!!! Conteúdo riquíssimo!!
Se é para todes, não é Museu da Língua Portuguesa!
Pelo amor a língua portuguesa,
Pelo amor de Deus
Professores defendam a nossa língua é a nossa Pátria
A que ponto chegamos
Educação e respeito as tradições linguísticas deve permanecer
Ponto de INTERROGAÇÃO.
CRASE .
Respeito ÀS ...
CRASE
@@antoniomoa844 o pessoal aqui metendo o pau na linguagem neutra mas não sabem escrever de maneira coerente rsrd
@@lulauriano425
Como é mesmo Mocinha~?
@@antoniomoa844 me diz uma coisa ,como saber quando usar a crase?
Nos estamos voltamos a pedra lascada, Jesus não demora.
Mas os alunos têm razão em sentir medo de professores militantes. Eles perseguem os alunos que são contra.
Pior que eu já fui perseguido por professores por não querer estudar , ainda bem que já terminei os estudos , imagina se eu tivesse estudando hj ..., eu não aguentaria nem respeitar uma pessoa assim .
Sei bem como é ser perseguido por professores, coordenadores, funcionários, diretores, etc 😅
@@GabrielSantos-ir1cr você realmente não estudou, porque nem interpretar ta sabendo. Leu a parte de "professores militantes"? Vou desconstruir pra você aqui. Ela quis dizer nesse comentário que professores militantes tentam impor sua ideologia sobre alunos, e perseguem alunos que discordam de suas idéias. Infelizmente não terei como desenhar pra você. Mas espero que esteja mais fácil de entender.
Abraço :)
@@yLuizv bla bla bla
Abraços
@@GabrielSantos-ir1cr kkkkkk boa
Você é o melhor em usar ironia e sarcasmo. Seria uma surpresa se me respondesse com argumentos reais ou tivesse a mesma capacidade pra interpretar.
O pessoal quer mudar a língua portuguesa "pra ser mais inclusiva", mas não percebem que o que tem que mudar é a mentalidade das pessoas, não a forma como elas se referem a todOs.
✔ Vergonhoso isso,
Como professor de linguas aguardando o governo e a Academia Brasileira de Letras se pronunciarem sobre a "novilingua" de George Orwell sendo claramente aplicada em nosso meio.
É vergonhoso, mas se o governo se pronunciar, eles farão o mesmo que fizeram com a Cloquinha. A função do governo é trabalhar para administrar o Brasil, não ficar debatendor esses temas. Basta não permitir que essa aberração seja implantada nas escolas.
@@marciadenise Como vai Márcia. Acho que você está se esquecendo que é justamente o governo que pode impedir esse movimento, como foi falado pela professora sobre o ocorrida na França. Na verdade nós, o povo, não temos como parar isso.
E sinceramente isso vai crescer...
Lamentavelmente
Novilíngua de George Orwel? Preciso de informações. Do que se trata?
@@FabioPires73 Boa tarde. Não estou me esquecendo, mas acho que vc está. Dos três Poderes, o governo é o Executivo e está fazendo a parte dele, "tentando" executar. Cadê Legislativo e Judiciário para impedir essas aberrações? Estamos numa época em que o Supremo em vez de proteger a CF, está legislando, julgando, executando e aprovando essas aberrações.
@@celiageoufal Eu idem. Não lembro dessa aberração tb fazer parte da obra de George Orwell, mas faz muito sentido se fizer.
Ótima entrevista , à qual assisto pela segunda vez . Útil para melhorar a argumentacäo quando discutir com amigos favoráveis a essa nova moda .
Parabéns pela defesa da nossa língua. A língua portuguesa é extremamente rica e não precisa dessas bobagens. Limitada é a cabeça de quem criou ou está implementando essa excrescência.
NOS PRECISAMOS INCLUIR O RESPEITO AO NOSSO BRASIL
A turma do "nós pesca o peixe" não desiste!
Existe sim. Isso é língua portuguesa. Há pessoas que falam assim como forma de comunicação.
Parabéns às duas! Patriotas, tem meu respeito.
Parabéns pelos trabalhos de ambas! Top.
Quando eu li o livro 1984 conheci a tal "novilíngua" e na época eu achei tão absurda a explicação do G.O (autor) para o que seria um elemento de confusão entre as pessoas... Ele viu além... Mas que papelão dessa diretora ....
Quando o museu da língua português posta um twitt com esse dialeto ele ASSASSINA nossa língua - uma das mais lindas e sonoras do mundo!
Grande jornalista Cristina. Parabéns ao seu posicionamento sempre a favor da sociedade brasileira. E parabéns a esta competente professora.
Um absurdo. Realmente é um ataque a nossa Pátria! Nossa língua Portuguesa merece todo nosso respeito.
Cristina excelente, como sempre, em suas matérias relevantes!
Sempre gostei de português e até encontrava lógica matemática nela. 🥰🥰
Nossa língua é maravilhosa, quase não tenho estudo,mas me atrevo a dizer. Ela é perfeita, só precisa ser levada mais a sério, é praticada mais a sério, linguagem neutra: devemos combate-la.
Uma vergonha, tanta coisa pra fazer pelo país, e vem um museu com ações q não levam a nada.
Eu sempre falo isso, tantas coisas para fazer e eles só lutam por coisas ridículas,postos de saúde precisando de melhorias,escolas precisando de reformas para dar um pouco de conforto aos alunos,mas não eles só focam nessas baboseira,esse povo tem lixo na cabeça.
Muito bom. 👏👏👏👏👏👏. O que estão fazendo com as crianças, adolescentes do nosso Brasil.
Maravilha de entrevista!
Eu sou trans e não apoio essa palhaçada de linguagem neutra 😡
Uma linguagem tola, horrível, que não prega respeito nenhum, só mais preconceito e indignação!
Parabéns pelo trabalho Cris você lembra muito a ex-senadora e jornalista Ana Amélia Lemos um abraço de Itaqui RS.
Que entrevista! Muito esclarecedor.
Palhaçada, a melhor palavra para definir essa situação.
Nós brasileiros não podemos nos calar , diante dessa tentativa de desqualificação da nossa bela e rica língua portuguesa!! Lutemos!!💪🏿
Todes é o caralhe!
Cristina, você é demais!!!💛💛💛