@@chicletecombanana25 mas como vão se comunicar por braille? as libras sao para falar com os surdos,não tem como tu criar um braille no papel ou nas mãos
Exatamente...Muitas vão chama-la de machista e chamar aquelas q dançam funk(com letra q trata a mulher como lixo) de empoderada...Eu,mulher,vejo diferente.
Se vc parar pra pensar é meio triste chamar uma mulher ou homem de inteligente por saber o obvio, ela tendo que explicar uma lingua que gente burra ta tentando inventar
QUANDO A GENTE DESBANCA A MODINHA. Fui a um restaurante com a esposa. A atendente chega para nos atender e cumprimenta-nos com um sorriso: - "Olá Amigues!" - "Amigues?", interrogo, também com um sorriso. - "Isso mesmo, somos um restaurante inclusivo!", respondeu ela, com orgulho. - "Olha que bom! Isso é ótimo porque daqui pouco tempo chegará um amigo que é cego. Você tem o cardápio em Braille?" - "Não, não temos isso.” - "Ok, mas também espero uma amiga, que virá com a afilhada, que é autista. Menu com pictogramas, otimizado para pessoas autistas, vocês têm?” - "Não, desculpe...", ela disse visivelmente nervosa. - "Não tem problema, isso geralmente acontece. Imagino que a linguagem de sinais para clientes surdos você deve saber certo?" - "A verdade é que você está me encurralando", responde ela sorrindo de nervoso. Ela não estava mais confortável, tímida de vergonha, um pouco de culpa e um pouco de desconforto também. Então eu disse: "- Não se preocupe, isso geralmente acontece. Mas então lamento dizer que vocês não são um lugar inclusivo, vocês querem estar na moda. Aqui, essas pessoas não conseguiriam se comunicar ou pedir para comer ou beber. Se quer ser inclusivo, inclua todos. Todos aqueles a quem o sistema não dá oportunidade. É difícil sim, e muito, mas não devemos achar que um E, um X, ou @ no final faz de você inclusivo. INCLUSÃO SIM, MILITÂNCIA NÃO... Achei esse texto interessante e resolvi compartilhar...
Cara, bom relato e me instruiu a rebater esse povinho da "inclusão". Ler é conhecer. Essa frase está certa. Obrigado mesmo por compartilhar o caso. Você realmente está na razão. Mesmo que esses amigos que citou não sejam reais, mas é um fato. Um cadeirante as vezes não vai porque sozinho não tem uma rampa para subir. Surdo não vai devido a ausência de libras. Cego não vai devido ao braile, etc. Inclusão? Faça-me rir.
Hermafrodita ou alienígena. 😂😂😂 Que preocupação com sexo morfológico ou conjunção carnal. A ponto de mudar a língua portuguesa filmes, novelas, músicas. Poucos tentando mudar todos. Se a preocupação fosse Deus e praticar coisas boas ou até exigi-las do governo por exemplo, com esse mesmo afinco, que mundo lindo teríamos. Deus deixou de existir e SEXO TOMOU CONTA DA MENTE DE MUITOS COMO UM ÍDOLO.
@L J você precisa evoluir, tá com mentalidade de pessoas de 1990, desde quando não apoiar genocida significa apoiar o lula? E não vem com essas de ideologia de esquerda, lula é homofóbico! Quem quer que ele ganhe é porque ele é menos pior que o Bozo
Pois é. A professora realmente tocou em pontos cruciais. Preocupem-se primeiro com a população analfabeta, com as pessoas que possuem dificuldades de aprendizagem. Para depois quiçá se pensar em alteração linguística. Mas a forma correta de alteração da linguagem é quando ela é feita de forma orgânica pelo dia a dia do uso de determinadas palavras. E não por imposição de lei.
Concordo, isso não passa de perda de tempo, tem tantas outras coisas mais importantes para serem discutidas. Mas esses adolescentes criados com leite ninho que acham que sabem alguma coisa, só ficam o dia todo cuidado da vida dos outros e twittando merda na internet, e enquanto isso a louça tá lá, suja esperando a morte da bezerra pra ser lavada.
@@sweetdreamszZzz... E a pessoa não binárie deve ser inteligente o suficiente pra saber que não muda muita coisa, a forma que ela é chamada... mania que o povo tem de cagar a língua portuguesa, meu Deus
moça, eu sinto muito, muito mesmo pelo seu pensamento. você falando isso invalida completamente a sua própria comunidade e em especial, a comunidade trans não-binarie
espera, não binárismo existe, ponto. vc pode n concordar com a ideia de mudança na linguagem e tudo bem, é sua opinião, mas dizer que nossa existencia é palhaçada??? O que acharia se eu desvalidasse sua transexualidade também ?
@Fê Nigro invidualidade? Estamos falando de um idioma, você acha que as pessoas vão simplesmente entender o que você fala em alguma outra lingua conhecida ou criada por você? Se quer viver no Brasil tem que falar português ou traduzir.
@Fê Nigro Não vem com essa de "neutralidade linguística" o português atual supre todas as necessidades de comunicação dos falantes do idioma, não existe nenhuma exclusão ou opressão por parte do português. Se quer uma "linguagem neutra" funde um país e crie o seu próprio idioma.
@Fê Nigro respeite o português, o que você chama de linguagem neutra além de ser perda de tempo é também uma afronta ao português, como a professora disse, no português o neutro foi absorvido pelo masculino ou seja, é perda de tempo falar e escrever "todes".
@@Mathv24 no futuro palhaços de cabelo colorido ficam milionários falando idiotices na internet, enquanto pais e mães de família trabalham o dia inteiro e mesmo assim não conseguem por comida na mesa todos os dias. Enquanto idiotas na internet dizem que problemas são não serem chamados com o pronome certo
@@Dr.PedroPinheiro a democracia nasceu pra combater a vontade de uma minoria(reis absolutistas) e favorecer a maioria (população) Só ai vc ja tira a conclusão Essa minoria ai q se adeque.
Agr eu te pergunto, o que vai mudar na sua vida em não chamar a pessoa do que ela quer? A Xuxa não se chama xuxa a Anitta n se chama Anitta mas todo mundo chama elas pelos nomes que elas mesmas deram... Não é questão de não estar na língua portuguesa e sim pelo respeito!
Moral da história: estão querendo favorecer um grupo em detrimento do outro. Enquanto os não binários “conseguem o que querem”, que se danem os cegos e surdos. A pauta é inclusão, não inclusão seletiva.
e tem mais cegos e surdos do que pessoas “não binárias” que devem fazer parte de 0.001% da população (de acordo com a quantidade de pessoas com transtorno de personalidade narcisista e síndrome de Twitter)
@@raquelpardal5343 aliás não é um mero grupo, mas parte de uma população que também sofre preconceito e não apenas isso, mas possui uma condição que não permite desempenhar diversas atividades específicas, apenas por ter uma deficiência.
Esse meteoro precisa cair na cabeça de quem são sabe diferenciar "MAS" de "MAIS" e também daqueles que ainda usam "Ç" no lugar de "SS". Se esse meteoro cair mesmo, o Brasil acaba virando uma cratera imensa.
Se a gente colocar na balança esse "problema" é o que menos pesa. Me desculpem, mas falando de prioridades, vcs não acham que é mais urgente pensar em opções de inclusão de deficientes? No caso dos auditivos, eu estudei 14 anos em escola pública e nunca tive aula de libras, é uma dificuldade pra achar vídeos legendados, e nesse contexto atual de pandemia as pessoas vivem mascaradas não dá pra fazer leitura labial... Agora imagine outras pessoas com outras deficiências, pessoas que ainda lutam pela inclusão... Acho que no momento poderiamos nos preocupar mais com isso...
Não tem a ver com inclusão essa discussão, tem a ver com pessoas querendo mandar nas outras, pronome masculino não é neutro porque parte do presuposto que o normal é homem, foda-se o português antigo, viva o pronome neutro !!
@@Fgroae Bom... De acordo com os meus humildes conhecimentos posso afirmar que ; A língua portuguesa já é "Neutra". PS: Eu respeito seu lado ok? Só tô dando minha opinião
@@eduardomacapol5893 na verdade n,vc nem sabe sobre esse assunto,Cristaozinho,os lgbt só n se identificam,e isso n quer dizer que eles tem problemas espirituais,vai se tratar homofóbico
@@samuelalvesdeoliveiraceles5070 se o cara não se considera homem nem mulher, então como vai fazer um concurso, um campeonato, ou algo do tipo? Não precisam de assistência linguística, e sim psicológica
Antigamente escrevíamos "pharmacia" e agora "farmácia", pois a maioria preferia a nova escrita E como só militante do Twitter usa pronome neutro, a nossa língua vai continuar assim para sempre
Chama-se Lei do Menor Esforço. Na fala as pessoas simplificam. Ao criar um gênero desnecessário só dificulta a língua mais 33%. Temos 11 milhões de analfabetos e 63 milhões de analfabetos funcionais!
@@marcusaurelio2779 É bem isso mesmo. Você provavelmente viu meus comentários sobre alterar regras de pronúncia e/ou escrita. Sinta-se à vontade para dizer o que pensa, se concorda ou discorda.
Essa DÁ AULA, não finge pra depois ir nas ruas pedir aumento, sei como é, trabalho em escola e conheço a "união" entre a parte pedagógica, cuidado com o seu tapete, é sempre uma dica valida quando se trabalha com eles !!!
@@luisfelipebrites5709 o pior é: Ah passa logo esse ae pra nao ver mais a cara do fulano, só repete mesmo. Nos conselhos de fim de ano só falta se pegarem por serem muito "amigos" igual tentam vender na midia essa ideia !!!
sim, aprendemos isso desde cedo, sempre escutamos a palavra todos sendo usada para se referenciar a todos, não importa quem seja, mudar isso é meio ???
Algumas pessoas quando ouvem todos logo o que vem a sua mente é o gênero masculino, só que existem outras formar de englobar todos os gêneros, como por exemplo, Ao invés de falar "olá a todos" a gente pode falar "olá pessoal" esse negócio de todes não existe mano.
Eu adoro a sensatez que essa Maravilhosa Cíntia Chagas tem. Fala do assunto com clareza, sensatez e fluidez. Além de falar bem, é linda. Explica tudinho bem, diferentemente de uns que tem aí no RUclips.
Alguém que não se considera nem homem e nem mulher, não precisa de suporte linguístico, mas sim, psiquiátrico. Se vc não é homem e nem mulher, vc é o quê? Árvore? Nada? Cachorro?
Pois é.... Engraçado que na olimpíada, esses que não se consideravam nem homem nem mulher, competiam no feminino. Se não é homem nem mulher não pode competir em nada ué. Primeiro resolva o que é depois vá competir aonde se encaixa.
Querem forçar essa mudança. As alterações na língua, quando acontecem, vem de forma natural pelo USO DA MAIORIA e não por imposição. Vide exemplo : Esperanto.
@@raquelpardal5343 não,ele quis dizer que o português muda pela maioria Por exemplo:antigamente,nos escrevíamos "pharmacia",porém,de tanto escreverem errado,o errado se tornou o certo,virando "farmácia"
Sou favorável à adoção de uma ortografia mais próxima da fala ( onde for possível, é claro), e penso que decisões sobre mudanças na mesma jamais deveriam ser feitas sem considerar uso e opinião populares. Por exemplo, se em ambientes informais como o RUclips, sites de internet, Facebook, Whatsapp e outros, se as pessoas começassem a utilizar o somente o Ç para representar o fonema /s/ (fricativa alveolar surda), abandonando o C, S, X, SC/SÇ e XC, e tal prática realmente se disseminasse, não se poderia tomar qualquer decisão sem antes ponderar os anseios da população.
Vou ter que concordar com a professora! É desnecessário sim! A língua portuguesa é um elemento fundamental da cultura brasileira! E deve ser respeitada, assim como as minorias que defendem essa mudança na estrutura linguística do idioma.
A questão é que o certo é o U e não o E, pois está de acordo com o latim original. Ocorre que o U e O são muito próximos e o "machismo" é culpado. kkkk
Linguagem neutra é arrumar sarna para se coçar, vai contra a lei do menor esforço, que não é preguiça, mas sim busca por eficiência. Se fosse para modificar algo no português brasileiro, penso que seria bom: 1- mudar algumas regras de ortografia, para deixar a escrita mais próxima da fala. Exemplo: fim do X com som de Z; 2- Mudar algumas regras de pronúncia, para deixar a fala mais próxima da escrita. Exemplo: C antes de E e I e Ç, em vez de ter som de S (fricativa alveolar surda), teria o som de TH no inglês 'think' (fricativa dental surda). Essas regras de pronúncia não seriam obrigatórias, apenas servindo de referência. Cabe lembrar que o espanhol e o galego, as línguas mais próximas do português, seguem a mesma regra, com a diferença de que no espanhol o Ç foi substituído por Z. Eu, pessoalmente, só vejo sentido nesse tipo de alterações. Obs.: os dois fonemas que citei são distinguidos no espanhol peninsular padrão, mas não nas variantes da América Latina e em alguns lugares da Espanha. Obs. 2: não considero nenhuma variante, de qualquer idioma que seja, superior ou inferior à outra.
As pessoas são tão ignorantes que nao entendem que o pronome neu tro é para ser usado com pessoas não-binaries e não com todo mundo... Parem de disfarçar preconceito em "a mais não está no dicionário" "o todos já é pra todo mundo" PAREM!!!!
@@emililima7743 ela disse sanidade, em alto e bom som, caso tenha dificuldade em ouvir, basta fazer uma leitura labial, ou a interpretação do diálogo, em que o Lacombe diz que não consegue levar a sério a linguagem não binária, e num tom de sarcasmo e concordância com ele, ela diz " sinal de sanidade mental, né?" Insanidade seria se ele concordasse com esse dialeto, portanto volte e analise vc o vídeo, meu anjo.
Essa professora falou tudo. Muito agradecido. A minoria que pede uma palhaçada dessa deveria ficar quietinha e respeitar a lingua que existia antes mesmo dessa galera chegar.
Trans tem que lutar pra sobreviver toda dia no Brasil, tem coisas muito mais importantes, eu sei que existem pessoas não binárias, mas querer mudar língua portuguesa é falta do que fazer, escolhe um pronome e pronto, vc não vai deixa de ser não binário por conta de um pronome, muitas palavras no plural qnd se referam a homens e mulheres ficam no plural e masculino, então o pronome masculino de certa forma tbm é neutro
se alguma feminista ler teu comentário dizendo que o pronome masculino ( dependendo do contexto e quantidade ) vão dizer que vc é machista qkjsjdjdjdj Que loucura esse negócio de pronome neutro , parecem alienígenas falando:v
@@eduardarei mona oq q pronome neutro tem haver com feminista?e sim,parecem estar falando em árabe elx,todxs,elu,todes e mais outros tipos pq são tantos kkkkkk ops "tantes"
A língua portuguesa vai sofrer alteração com o passar do tempo independente de gênero neutro ou não. Quem não quer que a língua "mude", esquece que a língua que falamos hoje já foi muito modificada. Incluir pronomes que se refiram a pessoas não binárias é incluir essas pessoas na língua.
@@IzildinhaRenzo exato, esse é o ponto. se você usa gírias no seu dia a dia, você também tem capacidade pra chamar uma pessoa de elu/delu quando ela pedir. Não é questão de língua portuguesa, o problema é o seu preconceito.
"Sinal de insanidade mental", ela está certíssima! Qual a necessidade disso? Aonde está a opressão? Eu sou contra não respeitar a pessoa gay ou não binária, o que eles estão dando não é meu, mas nem por isso acho que eles estão certos 100% em tudo. Em muitos momentos, esse público realmente tem muito mimimi!
Os adolescentes e os jovens não sabem escrever nem sequer falar direito com essa educação que o Estado dá hoje. Sendo assim, como querem propor criar qualquer dialeto?
A língua é algo natural,que certamente sofre modificações ao longo do tempo,entretanto, é tão necessário linguagem neutra?O masculino em si já é neutro, então pra quê?Em vez de facilitar a comunicação vai deixá-la mais difícil.
@@canaldbmiguel1429 mas o masculino colocado no plural por si só, já é neutro. O q estão fazendo, é pegar outros pronomes masculinos, q não são tão usados, pra usar como pronome neutro. Eu realmente quero entender, mas se na própria língua portuguesa, o pronome masculino usado no plural é neutro, pra q inventar novas palavras?
@@annabeatriz8790 mas quando vc vai falar com uma pessoa não binária em específico não se usa o plural, a linguagem neutra acho q eh mais pra falar com uma pessoa não binária
o masculino nem sempre é neutro, se você estiver se referindo a alguém e usar “lindo” “corajoso” “ele” você está caracterizando a pessoa como um indivíduo masculino, e para não binários que usam outro pronome isso pode causar desconforto ou até mesmo disforia
sobre a comunicação, realmente é um assunto que precisa ser pensado melhor, mas uma das coisas que já foi melhorada foi o aumento do uso do pronome neutro, pois para pessoas cegas que usam leitor de tela é muito mais fácil ler “menines” do que “meninxs”, “menin@s” e expressões do tipo
As pessoas são tão ignorantes que nao entendem que o pronome neu tro é para ser usado com pessoas não-binaries e não com todo mundo... Parem de disfarçar preconceito em "a mais não está no dicionário" "o todos já é pra todo mundo" PAREM!!!!
eu acho q essa linguagem usa quem quer,pra mim é mais uma questão de respeito msm,tipo com um amigo ou uma pessoa não binária que vc tenha intimidade a ponto de fazer o mínimo que é dar um pouco de respeito :v
@brunao ryder Sim, eu sei, o povo é louco. Falta de aulas na escola. Desde pequena minha mãe me ensinou que o masculino é o neutro. Tanto que se um homem estiver entre sete mulheres deveremos falar "eles". Não vejo isso como machismo ou sei lá o quê, é regra pois aí o "eles" é neutro. Sou uma amante da língua portuguesa e uma defensora do português tradicional.
Linguagem não-binária (neutra) é meus “zovo 🥚” Cíntia Chagas é linda, inteligente e competente... Uma das raras professoras não esquerdista do país👏🏻👏🏻👏🏻
A linguagem neutra só da certo no inglês! aqui nos Estados Unidos não é uma coisa tão polêmica a tal da "linguagem neutra" pois grande parte das palavras em inglês já são neutras por si só...
@@ofuturopolimata6961 Na verdade já se usa they para se referir a pessoas em que não se sabe o sexo. Pode ser um bebê que está na barriga, ou qualquer pessoa aleatória em que não foi referenciado o sexo. (Não to defendendo pronome neutro, apenas dizendo como funciona no inglês).
@@ofuturopolimata6961 mas eles usam pra não chamar de "It". Por exemplo, um bebê que está na barriga e que ninguém sabe o sexo, chama de "they". Ou quando você vai falar de uma pessoa aleatória, tipo: "ei, se alguém chegar aqui, diga a ele/ela que tem sorvete". No caso, não chama de he ou she, e muito menos de It, chama de they. Já se usava isso antes de ter esse negócio de não binário.
Brasileiro é já piada aqui em Portugal, porque para eles, nós não sabemos falar português, agora com essa frescura de gênero neutro, vai ser uma festa!
e isso mesmo, eu trabalho com portugueses e eles falam que falamos brasileiro ,que nao e verdade, na minha opiniao falamos portugues agora com essa frescura de querer mudar virou uma merda quem vem com essa conversa tem de mandar logo se lascar
Preocupadíssimo com o que os portugueses pensam lendo isso pelo RUclips BR, pelo browser no idioma português (Brasil), no sistema operacional que usa o teclado brasileiro (ABNT2).
Não é completamente errado, é uma redundância como a mesma disse, e redundâncias são caracterizadas pelo excesso de palavras que, sendo as mesmas tiradas, se mantém o sentido da frase. Ou seja, é um uso desnecessário, porém não "errado" já que preserva o sentido da frase em ambas colocações. Bem que ela evidenciou o país ser em maioria semi analfabeto...
"Não é completamente errado, é uma redundância como a mesma disse." E a redundância não é algo ERRADO, "OREIUDO"? Da mesma maneira que é ERRADO dizer "subir pra cima" também deveria ser a expressão "todos e todas" pois ao dizer "todos" estão incluídos os elementos de gênero feminino.
Concordo que isso não funciona muito bem com o português, mas com línguas como o inglês, funciona muito bem, já que as palavras em inglês são neutras, e o que determina o gênero nas frases são os pronomes.
sim, mas algumas palavras em inglês têm gênero, e eles também estão tentando mudar algumas palavras que tenham man ou que tenham alguma masculinidade inerente e ela, como Brother(irmão), querem transformar em Sibling...feministas!! irritantes..
@@gustavobp9867 Espera lá que vc já falou bobagem. Irmão- Brother. Irmã- Sister Quando vc tem um irmão e irmã (plural) vc diz siblings. Eu tenho 5 irmãos- I have five siblings. O inglês funciona diferente do portugês, isso não tem nada haver com FEMINISTAS e etc. Study more guys. :)
@@teffy1469 eu sei disso, mas queriam mudar a palavra Brother para sibling...tem tudo a ver com feministas..tem um vídeo de uma menina gringa anti femi falando das palavras que elas queriam mudar para deixar mais neutras e Brother era uma delas..
@@gustavobp9867 Estão passando do limite. Quererem ser reconhecidas e respeitadas é uma coisa, mas mudar toda uma cultura e linguagem já é abusar demais.
Se eles quisessem inclusão mesmo, deveriam ensinar libras nas escolas.
Isso eu apoio
E o Braille??
@@chicletecombanana25 mas como vão se comunicar por braille? as libras sao para falar com os surdos,não tem como tu criar um braille no papel ou nas mãos
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
A favor
Eu vi no Twitter que tinha um pessoal usando isso na redação kkkkkk a nota foi zerada
Perfeito, assim tenho mais chance!
Kkkkkkkkk
Então, não há como zerar um redação por causa de um pronome, reduz a nota sim, porém zerar por ter utilizado um mísero neologismo é impossível.
Como vc é mentiroso, isso não zera redação, para de espalhar fake news
@@juliarosa8032 não zera, mas ainda bem que essa estupidez tira nota
Isso que é empoderamento feminino. Mulher inteligente é tudo
Exatamente...Muitas vão chama-la de machista e chamar aquelas q dançam funk(com letra q trata a mulher como lixo) de empoderada...Eu,mulher,vejo diferente.
Se vc parar pra pensar é meio triste chamar uma mulher ou homem de inteligente por saber o obvio, ela tendo que explicar uma lingua que gente burra ta tentando inventar
@@idontknow6177 Concordo plenamente
@@azcold5294 verdade
Eu acho o empoderamento inexistente pq foi criado por feministas
Como assim não se identifica com nenhum dos dois gêneros? Isso tá mais para problema psicológico.
A pessoa se identifica como uma geladeira eletrolux
😂😂😂😂😂😂😂😂😂 morri @@Liciosobis
Isso se chama doença psiquiatra!!
Pô quando eu era criança eu queria ser um pokémon, e ela solta que uma criança tem consciência do que ela quer ser e como ela se identifica.
Está no mundo fantástico do Bob.
Mulher sábia, da até gosto de ouvir ela falando, por mais professores assim
Tbm bro
Achei legal quando ela falou " Vou usar até um pleonasmo aqui" achei engraçado
@Vinny Y ss
Ksksksk
@@jv_edits1 kkkkkkk
QUANDO A GENTE DESBANCA A MODINHA.
Fui a um restaurante com a esposa.
A atendente chega para nos atender e cumprimenta-nos com um sorriso:
- "Olá Amigues!"
- "Amigues?", interrogo, também com um sorriso.
- "Isso mesmo, somos um restaurante inclusivo!", respondeu ela, com orgulho.
- "Olha que bom! Isso é ótimo porque daqui pouco tempo chegará um amigo que é cego. Você tem o cardápio em Braille?"
- "Não, não temos isso.”
- "Ok, mas também espero uma amiga, que virá com a afilhada, que é autista. Menu com pictogramas, otimizado para pessoas autistas, vocês têm?”
- "Não, desculpe...", ela disse visivelmente nervosa.
- "Não tem problema, isso geralmente acontece.
Imagino que a linguagem de sinais para clientes surdos você deve saber certo?"
- "A verdade é que você está me encurralando",
responde ela sorrindo de nervoso.
Ela não estava mais confortável, tímida de vergonha, um pouco de culpa e um pouco de desconforto também.
Então eu disse:
"- Não se preocupe, isso geralmente acontece.
Mas então lamento dizer que vocês não são um lugar inclusivo, vocês querem estar na moda.
Aqui, essas pessoas não conseguiriam se comunicar ou pedir para comer ou beber.
Se quer ser inclusivo, inclua todos.
Todos aqueles a quem o sistema não dá oportunidade.
É difícil sim, e muito, mas não devemos achar que um E, um X, ou @ no final faz de você inclusivo.
INCLUSÃO SIM, MILITÂNCIA NÃO...
Achei esse texto interessante e resolvi compartilhar...
A pessoa que fez esse texto é um gênio.
Cara, bom relato e me instruiu a rebater esse povinho da "inclusão". Ler é conhecer. Essa frase está certa. Obrigado mesmo por compartilhar o caso.
Você realmente está na razão. Mesmo que esses amigos que citou não sejam reais, mas é um fato. Um cadeirante as vezes não vai porque sozinho não tem uma rampa para subir. Surdo não vai devido a ausência de libras. Cego não vai devido ao braile, etc. Inclusão? Faça-me rir.
GENIAL 👏👏👏
Nunca esquecerei o texto. Adorei a reflexão!
Parabéns
nem eu que sou gay aguento esse negócio de "todes" kkk
Parabens vc é uma pessoa sensata não precisa de mudar nada para ser aceita, basta te respeitarem que é o que todos devem fazerem.
Mas a linguagem neutra não é para gays, é para não-bináries.
Mas isso nem é pra ti. Te manca gay!
Ninguém aguenta!
então você realmente não representa a comunidade, amigo. e sinto muito por você.
Se você não se sente incluso na palavra: Todos
Procure um psicólogo!
Linguística é ciência
*"Libras ou Sinais"*
*Militante do twitter: inútil*
*"Pronome Neutro"*
*Militante do Twitter: inclusão*
@Be Happy vai chora?
@Be Happy volta a falar vosmecê então ué
Fresco
@@alicedemedeiros3920 vosmecê -> Você é uma contração de vossa (ou sua) mercê, é algo completamente isolado, não altera a estrutura linguística
@@sudogive--mecoffee6942 discutir com uma idiota completa dessas e perca de tempo e só deixar falando só
Libras é importante, linguagem neutra tbm
Usem à vontade o pronome neutro nas redações de vestibular, assim fica mais fácil para eu conseguir uma vaga.
🤣🤣🤣🤣
Kkkkkkk 😂😂😂😂
@@destinnyxd6013 De onde você tirou isso?
Oi moça, só para informar, usar qualquer pronome na redação é errado, só pra informar, não querendo te desrespeitar ^^
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK exato kkk
0:37 E o Dollynho ali em cima dizendo:
Não é amigo, nem amiga, é AMIGUINHOOO
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkk esse Ronaldo
😂😂😂😂😂😂
kkkkkkkk
Kkkkkkk um dos melhores comentários do RUclips
Se não se identifica nem com gênero masculino, nem com feminino, procure um psicólogo
Perfeito!
Não sabem o que são!
Querem impor o que não sabem!
e criam todos os dias o que
não sabem o que é!
Hermafrodita ou alienígena. 😂😂😂
Que preocupação com sexo morfológico ou conjunção carnal.
A ponto de mudar a língua portuguesa filmes, novelas, músicas. Poucos tentando mudar todos.
Se a preocupação fosse Deus e praticar coisas boas ou até exigi-las do governo por exemplo, com esse mesmo afinco, que mundo lindo teríamos.
Deus deixou de existir e SEXO TOMOU CONTA DA MENTE DE MUITOS COMO UM ÍDOLO.
👏👏👏👏👏
procurar Deus ,o demônio está tomando conta dessa gente
Falou tudo!
Essa professora NUNCA PASSA FRIO - Está sempre coberta de razão
Kkkkkkkkkkkkkk
@L J oque a esquerda tem a ver, gado? Lugar de gado é na Rocinha, deixa de ignorancia e evoluí
@L J kkkkkkkk bolsominion de mente fechada falando em ignorância, essa é nova "ódio do bem" simm, vcs são p0dres e ainda querem flores?
@L J você precisa evoluir, tá com mentalidade de pessoas de 1990, desde quando não apoiar genocida significa apoiar o lula? E não vem com essas de ideologia de esquerda, lula é homofóbico! Quem quer que ele ganhe é porque ele é menos pior que o Bozo
Essa foi ruim ksksksk
Pois é. A professora realmente tocou em pontos cruciais.
Preocupem-se primeiro com a população analfabeta, com as pessoas que possuem dificuldades de aprendizagem.
Para depois quiçá se pensar em alteração linguística.
Mas a forma correta de alteração da linguagem é quando ela é feita de forma orgânica pelo dia a dia do uso de determinadas palavras. E não por imposição de lei.
Concordo, isso não passa de perda de tempo, tem tantas outras coisas mais importantes para serem discutidas.
Mas esses adolescentes criados com leite ninho que acham que sabem alguma coisa, só ficam o dia todo cuidado da vida dos outros e twittando merda na internet, e enquanto isso a louça tá lá, suja esperando a morte da bezerra pra ser lavada.
Se a pessoa for analfabeta, óbvio q a pessoa não binárie vai entender né anjo
@@sweetdreamszZzz... entenda, pronome neutro nunca foi e não será necessário.
@@miracles4962 pronome neutro n existe 👍
@@sweetdreamszZzz... E a pessoa não binárie deve ser inteligente o suficiente pra saber que não muda muita coisa, a forma que ela é chamada... mania que o povo tem de cagar a língua portuguesa, meu Deus
Quem diria que o Mussum iria ganhar uma linguagem só para ele.
Kkkkkkk
Mas pelo ao menos o munssum nos divertia era um grande comediante trazendo alegria pra todos.
Kkkkkkkkk
se vc fosse de genero fluido vc nao riria
Só existem dois tipos de generos na minha opinião 🚹🚺
😂😂😂😂
@@paulomansija6646 Porque você é feito de água é isso??
kkkkkkkkkkkkk
Eu sou gay e acho horrivel essa baboseira toda !!! O mundo esta mto chato!
O único Neutro que admito lá em casa é o detergente que uso na cozinha de casa
É neutre. Kkkkk
@Fê Nigro recomendo pesquisar sobre projeção na psicologia, aparentemente é o seu caso
@Fê Nigro sim vc sabe muito bem pelo jeito , conhece bem esse ambiente, é isso ??
@Fê Nigro Grande bosta você
@Fê Nigro que maconha é essa que vocês fumam na faculdade? Maconha de faculdade é diferente da maconha da biqueira
sou menina trans e me sinto muito constrangida com essa palhaçada de 'não binário', pelo amor de Deus, essa professora está correta.
@@caron-bilzerian8076 ngm é obrigado a nada não kkkkj
moça, eu sinto muito, muito mesmo pelo seu pensamento. você falando isso invalida completamente a sua própria comunidade e em especial, a comunidade trans não-binarie
@@vitoriasantos424 vtnc tu tá militando em todo lugar
espera, não binárismo existe, ponto. vc pode n concordar com a ideia de mudança na linguagem e tudo bem, é sua opinião, mas dizer que nossa existencia é palhaçada??? O que acharia se eu desvalidasse sua transexualidade também ?
@@alesonferreira6897 isso é completamente diferente, anta
Sempre devemos respeitar o bom e velho português.
Né, eles querem igualdade ou poder total ? Kkkkkkkk
Eu acho que não tem um cara que vi falando de forma formal mas era compreensível pra mim
@Fê Nigro invidualidade? Estamos falando de um idioma, você acha que as pessoas vão simplesmente entender o que você fala em alguma outra lingua conhecida ou criada por você? Se quer viver no Brasil tem que falar português ou traduzir.
@Fê Nigro Não vem com essa de "neutralidade linguística" o português atual supre todas as necessidades de comunicação dos falantes do idioma, não existe nenhuma exclusão ou opressão por parte do português. Se quer uma "linguagem neutra" funde um país e crie o seu próprio idioma.
@Fê Nigro respeite o português, o que você chama de linguagem neutra além de ser perda de tempo é também uma afronta ao português, como a professora disse, no português o neutro foi absorvido pelo masculino ou seja, é perda de tempo falar e escrever "todes".
Essa linguagem neutra é uma modinha que daqui a pouco acaba. Professora maravilhosa.
Não se pode contar com isso, não podemos apoiar a ignorância.
@@robertooliveira9719 ._?
Venho do futuro dizer que não acabou, na verdade está piorando 😞
@@rsave9150 como esta o futuro?
@@Mathv24 no futuro palhaços de cabelo colorido ficam milionários falando idiotices na internet, enquanto pais e mães de família trabalham o dia inteiro e mesmo assim não conseguem por comida na mesa todos os dias.
Enquanto idiotas na internet dizem que problemas são não serem chamados com o pronome certo
Brasil está necessitando de professores como esta, deu até orgulho de assistir este vídeo.
Acho uma idiotice um grupo pequeno de pessoas querer impor isso a todas as pessoas. Se eles querem usar este tipo de linguagem entre eles tudo bem
Exato
Tudo bem?
Concordo
@@agustinhoyt tudo e vc?
@@sr.aleatorio9116 to bem tbm, o que faz da vida?
Em outras palavras essa porcaria não vai incluir e sim excluir.
Claro. Ditadura da minoria. Eles querem usar uma minoria e impor a vontade deles travestida de “inclusão”
@@Dr.PedroPinheiro QUEREM MAS NAO VAO,que se fodam
@@Dr.PedroPinheiro a democracia nasceu pra combater a vontade de uma minoria(reis absolutistas) e favorecer a maioria (população)
Só ai vc ja tira a conclusão
Essa minoria ai q se adeque.
Agr eu te pergunto, o que vai mudar na sua vida em não chamar a pessoa do que ela quer? A Xuxa não se chama xuxa a Anitta n se chama Anitta mas todo mundo chama elas pelos nomes que elas mesmas deram... Não é questão de não estar na língua portuguesa e sim pelo respeito!
@@apenashenrique e oque vai mudar na sua vida usar o idioma corretamente?
O brasileiro não sabe falar nem o português correto e estão se preocupando com "linguagem neutra"pqp,sucumbaa
Moral da história: estão querendo favorecer um grupo em detrimento do outro. Enquanto os não binários “conseguem o que querem”, que se danem os cegos e surdos. A pauta é inclusão, não inclusão seletiva.
e tem mais cegos e surdos do que pessoas “não binárias” que devem fazer parte de 0.001% da população (de acordo com a quantidade de pessoas com transtorno de personalidade narcisista e síndrome de Twitter)
Uma coisa impede a outra?
@@raquelpardal5343 sim, como você é capaz de aprovar algo só para um grupo e dificultar para outro? Não faz sentido.
@@raquelpardal5343 aliás não é um mero grupo, mas parte de uma população que também sofre preconceito e não apenas isso, mas possui uma condição que não permite desempenhar diversas atividades específicas, apenas por ter uma deficiência.
@@save_bandit síndrome de twitter KKKKKKKKKKKKKKKKKKK boa!
Falou tudo! Vivemos em um país Semi-analfabeto e já estão querendo trocar de língua kkkkkkk, parece que o meteoro esta demorando a cair.
Boa kkkkk
Asteroide
@@curiosobagarai7762 kkkkk pode ser também.
@@netao1125 Aerolito
Esse meteoro precisa cair na cabeça de quem são sabe diferenciar "MAS" de "MAIS" e também daqueles que ainda usam "Ç" no lugar de "SS". Se esse meteoro cair mesmo, o Brasil acaba virando uma cratera imensa.
Se a gente colocar na balança esse "problema" é o que menos pesa. Me desculpem, mas falando de prioridades, vcs não acham que é mais urgente pensar em opções de inclusão de deficientes? No caso dos auditivos, eu estudei 14 anos em escola pública e nunca tive aula de libras, é uma dificuldade pra achar vídeos legendados, e nesse contexto atual de pandemia as pessoas vivem mascaradas não dá pra fazer leitura labial... Agora imagine outras pessoas com outras deficiências, pessoas que ainda lutam pela inclusão... Acho que no momento poderiamos nos preocupar mais com isso...
Vdd
Não tem a ver com inclusão essa discussão, tem a ver com pessoas querendo mandar nas outras, pronome masculino não é neutro porque parte do presuposto que o normal é homem, foda-se o português antigo, viva o pronome neutro !!
@Wai Cco
Mais se tem outras q são mais importantes tem
@@Fgroae
Pqp vc é burro mesmo né mano
@@Fgroae Bom... De acordo com os meus humildes conhecimentos posso afirmar que ; A língua portuguesa já é "Neutra".
PS: Eu respeito seu lado ok? Só tô dando minha opinião
Ô mulher inteligentíssima!
"É mais uma questão ideológica e política"
Disse tudo!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
É o mundo atual, uma minoria de pessoas com perturbações mentais ditando as regras com o apoio da grande mídia e corporações
N tem problemas mentais n,vai se tratar homofóbico
@@samuelalvesdeoliveiraceles5070 é a verdade, militante LGBT com problemas mentais 😉
@@gibsonoliver9632 vc nem me conhece,cala a boca
@@eduardomacapol5893 na verdade n,vc nem sabe sobre esse assunto,Cristaozinho,os lgbt só n se identificam,e isso n quer dizer que eles tem problemas espirituais,vai se tratar homofóbico
@@samuelalvesdeoliveiraceles5070 se o cara não se considera homem nem mulher, então como vai fazer um concurso, um campeonato, ou algo do tipo? Não precisam de assistência linguística, e sim psicológica
Essa professora esta correta! Se querem inclusão, ensinem libras nas escolas isso sim e nescessarios
0:12 " oq diabos é isso ? " é exatamente a mesma reação que tive quando isso surgiu
Kakkkakakak
Kkkkkkkkkkjjjjkkkkkk rachei
Vei vc estranha pq já somos acostumados
Eu não sou trans mas so estou dizendo que em vários países a língua neutra é falada tipo no inglês.
@@dav9466 no inglês, no português não.
@@dav9466 pq tu acha q o nome é português, e não inglês
RIDICULO ESSA NUTELLAGEM . COISA DESSES FRESCOS DE HJ EM DIA
Antigamente escrevíamos "pharmacia" e agora "farmácia", pois a maioria preferia a nova escrita
E como só militante do Twitter usa pronome neutro, a nossa língua vai continuar assim para sempre
Chama-se Lei do Menor Esforço. Na fala as pessoas simplificam. Ao criar um gênero desnecessário só dificulta a língua mais 33%. Temos 11 milhões de analfabetos e 63 milhões de analfabetos funcionais!
vdd kk bem isso
@@marcusaurelio2779 É bem isso mesmo. Você provavelmente viu meus comentários sobre alterar regras de pronúncia e/ou escrita. Sinta-se à vontade para dizer o que pensa, se concorda ou discorda.
Pô pharmacia fazia até sentindo não precisava ter mudado
@@marcusaurelio2779uso do pronome neutro= para usar com pessoas que se identificam por tal
Como vocês entenderam: usar com todo o mundo
Caramba hein
Professora é Professora , viva aos Professores.
Essa DÁ AULA, não finge pra depois ir nas ruas pedir aumento, sei como é, trabalho em escola e conheço a "união" entre a parte pedagógica, cuidado com o seu tapete, é sempre uma dica valida quando se trabalha com eles !!!
@@miltonsilva3068 já tive uma professor e que ia na escola 2 vezes por mês e dava nota baixa para os alunos. Lkkkkk
@@luisfelipebrites5709 o pior é: Ah passa logo esse ae pra nao ver mais a cara do fulano, só repete mesmo. Nos conselhos de fim de ano só falta se pegarem por serem muito "amigos" igual tentam vender na midia essa ideia !!!
Gente..eu sou não binário e pra mim quando falam "Todos" pra mim já está sendo Neutro e eu acabo me incluindo,não é errado..kk
sim, aprendemos isso desde cedo, sempre escutamos a palavra todos sendo usada para se referenciar a todos, não importa quem seja, mudar isso é meio ???
Você é o que é pelo fato de ser ser humano e ter direitos , não por uma palavra que querem tornar regra
Algumas pessoas quando ouvem todos logo o que vem a sua mente é o gênero masculino, só que existem outras formar de englobar todos os gêneros, como por exemplo, Ao invés de falar "olá a todos" a gente pode falar "olá pessoal" esse negócio de todes não existe mano.
Exatamente. Não está errado. Foi assim que eu aprendi também
@@kagura7451 verdade
Eu adoro a sensatez que essa Maravilhosa Cíntia Chagas tem. Fala do assunto com clareza, sensatez e fluidez. Além de falar bem, é linda. Explica tudinho bem, diferentemente de uns que tem aí no RUclips.
Que vontade de aplaudir e abraçar está professora , parabéns!!!!
Abraçar, sei...
Tá carente?
Não seria "esta"?
Kkkkkkkkk
Kkkkkkkkk
Alguém que não se considera nem homem e nem mulher, não precisa de suporte linguístico, mas sim, psiquiátrico. Se vc não é homem e nem mulher, vc é o quê? Árvore? Nada? Cachorro?
Pois é.... Engraçado que na olimpíada, esses que não se consideravam nem homem nem mulher, competiam no feminino. Se não é homem nem mulher não pode competir em nada ué. Primeiro resolva o que é depois vá competir aonde se encaixa.
Verdade 😂😂😂
Vdd kkkkkk
Mano rachei com seu comentário kkkkkkkkkkkkk
Pode ser uma pedra, um tijolo. Realmente essa falta de identidade deve algo psíquico.
Querem forçar essa mudança. As alterações na língua, quando acontecem, vem de forma natural pelo USO DA MAIORIA e não por imposição. Vide exemplo : Esperanto.
Não entendi, você está colocando uma língua artificial como exemplo de que a mudança linguística é natural?
@@raquelpardal5343 Oi, não. Como exemplo deque forçado não funciona.
@@raquelpardal5343 não,ele quis dizer que o português muda pela maioria
Por exemplo:antigamente,nos escrevíamos "pharmacia",porém,de tanto escreverem errado,o errado se tornou o certo,virando "farmácia"
Sou favorável à adoção de uma ortografia mais próxima da fala ( onde for possível, é claro), e penso que decisões sobre mudanças na mesma jamais deveriam ser feitas sem considerar uso e opinião populares. Por exemplo, se em ambientes informais como o RUclips, sites de internet, Facebook, Whatsapp e outros, se as pessoas começassem a utilizar o somente o Ç para representar o fonema /s/ (fricativa alveolar surda), abandonando o C, S, X, SC/SÇ e XC, e tal prática realmente se disseminasse, não se poderia tomar qualquer decisão sem antes ponderar os anseios da população.
Mulher linda, culta e inteligentíssima!!! 1000/10
Essa sim é empoderada👍😉
Vou ter que concordar com a professora! É desnecessário sim! A língua portuguesa é um elemento fundamental da cultura brasileira! E deve ser respeitada, assim como as minorias que defendem essa mudança na estrutura linguística do idioma.
A questão é que o certo é o U e não o E, pois está de acordo com o latim original. Ocorre que o U e O são muito próximos e o "machismo" é culpado. kkkk
Ninguém se importa com a sua opinião
@@TSJesus e ngm se importa com a sua.
Linguagem neutra é arrumar sarna para se coçar, vai contra a lei do menor esforço, que não é preguiça, mas sim busca por eficiência. Se fosse para modificar algo no português brasileiro, penso que seria bom:
1- mudar algumas regras de ortografia, para deixar a escrita mais próxima da fala. Exemplo: fim do X com som de Z;
2- Mudar algumas regras de pronúncia, para deixar a fala mais próxima da escrita. Exemplo: C antes de E e I e Ç, em vez de ter som de S (fricativa alveolar surda), teria o som de TH no inglês 'think' (fricativa dental surda). Essas regras de pronúncia não seriam obrigatórias, apenas servindo de referência. Cabe lembrar que o espanhol e o galego, as línguas mais próximas do português, seguem a mesma regra, com a diferença de que no espanhol o Ç foi substituído por Z.
Eu, pessoalmente, só vejo sentido nesse tipo de alterações.
Obs.: os dois fonemas que citei são distinguidos no espanhol peninsular padrão, mas não nas variantes da América Latina e em alguns lugares da Espanha. Obs. 2: não considero nenhuma variante, de qualquer idioma que seja, superior ou inferior à outra.
As pessoas são tão ignorantes que nao entendem que o pronome neu tro é para ser usado com pessoas não-binaries e não com todo mundo... Parem de disfarçar preconceito em "a mais não está no dicionário" "o todos já é pra todo mundo" PAREM!!!!
"Sinal de sanidade mental, né?!" 🤣🤣🤣
"Insanidade" volta o vídeo.
@@emililima7743 existe chato pra tudo...
@@emililima7743 é sanidade, doente
@@gabrielbudag6129 Ela falou "Insanidade" Toma seu biscoito 🍪
@@emililima7743 ela disse sanidade, em alto e bom som, caso tenha dificuldade em ouvir, basta fazer uma leitura labial, ou a interpretação do diálogo, em que o Lacombe diz que não consegue levar a sério a linguagem não binária, e num tom de sarcasmo e concordância com ele, ela diz " sinal de sanidade mental, né?" Insanidade seria se ele concordasse com esse dialeto, portanto volte e analise vc o vídeo, meu anjo.
Nossa, que professora mais linda!
Jiu-jitsu 💪
@@flamengodvv5236 oss!
Ó os gado kkkkk
@@SlorkcZera Se ser " gado" é gostar de mulher, então sou " gado"; para quem não gosta de mulher , qual seria o adjetivo!? " Gádis!?"
@@jiujitsulife1217 é zoeira, cabeção kk
Psiquiatria nele . Psiquiatra e psicólogo. E dos considerado normais , põe a cabeça pra pensar . Isso professora , Maravilha !
Olha ai o que o Fiuk falou kkkkk
-Não é senhor, nem senhora
-É senhore
Kakakkak
vossa senhoria*
Quem é Fiuk?
ele deveria mudar o nome dele para Fiofó, aí é neutro.
@@Sandrissimas aquele desocupado do BBB....kkk
Pronome neutro é só uma moda que surgiu na internet. Depois de um ano acaba. Espero.
Esperamos.
Esperamos
Esperamos
Pronome neutro já está fazendo quase 2 anos😭
@@کیههنتای-ق3ك o auge dele foi Há quase dois anos, Agora só tem umas pessoas na internet que usam
Exelente professora, e ainda parece a gal gadot
Vdd kkkkkk
E com voz de Cleo Pires!
Mulher maravilha
Linda
Vdd kk
Tanta gente morando nas filas de hospitais milhares de pessoas PASANDO fome no Brasil e uma futilidade desa
O professor deste pessoal foi o mussum.
Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana.Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.
Albert Einstein
Também dizia um grande sábio, acho que você irá conhecer, ele dizia: "Sábio é aquele que reconhece os limites da própria ignorância".
Essa professora é muito eloquente! Da alegria de ouvir a explicação dela, no tom de voz que ela usa... Sensacional e muito didática.
Que professora mais linda .. e inteligente parabéns pela explicação
"Uma grande bobagem" Tome Amanda! 😂😂😂😂😂
Oxi? Fiz nada
@@beadelima8288 kkk
@@beadelima8288 kkkkkk apanhou de graça né
@@beadelima8288 a miserável é uma genia kk
@@beadelima8288 😂😂😂😂
A língua é dinâmica e sempre está mudando, o problema é tentar forçar essas mudanças de maneira autoritária.
Exatamente
Exato
Autoritário é usar um língua defeituosa igual o português porque a população é preguiçosa, viva o pronome neutro !!
@@Fgroae oq vc disse n tem literalmente nada a ver com a palavra autoritário
@ tem tudo a ver, autoritário = Querer que as pessoas sigam as minhas leis de convivio mesmo que elas saiam prejudicadas
Essa professora falou tudo. Muito agradecido. A minoria que pede uma palhaçada dessa deveria ficar quietinha e respeitar a lingua que existia antes mesmo dessa galera chegar.
Trans tem que lutar pra sobreviver toda dia no Brasil, tem coisas muito mais importantes, eu sei que existem pessoas não binárias, mas querer mudar língua portuguesa é falta do que fazer, escolhe um pronome e pronto, vc não vai deixa de ser não binário por conta de um pronome, muitas palavras no plural qnd se referam a homens e mulheres ficam no plural e masculino, então o pronome masculino de certa forma tbm é neutro
Seu comentário deveria estar em todos os lugares do Brasil
se alguma feminista ler teu comentário dizendo que o pronome masculino ( dependendo do contexto e quantidade ) vão dizer que vc é machista qkjsjdjdjdj
Que loucura esse negócio de pronome neutro , parecem alienígenas falando:v
@@eduardarei mona oq q pronome neutro tem haver com feminista?e sim,parecem estar falando em árabe elx,todxs,elu,todes e mais outros tipos pq são tantos kkkkkk ops "tantes"
@@violet-hr7cd porque andam todos de mãos dadas
A língua portuguesa vai sofrer alteração com o passar do tempo independente de gênero neutro ou não. Quem não quer que a língua "mude", esquece que a língua que falamos hoje já foi muito modificada. Incluir pronomes que se refiram a pessoas não binárias é incluir essas pessoas na língua.
Acredito e vejo a Língua de um povo como um clássico, algo sagrado, e não há porque fazer mudanças absurdamente desnecessárias.
Mais sagrada que o português só as línguas dos indígenas que aqui já viviam antes da invasão portuguesa.
@@watching.the_river Gírias vêm e passam, nunca ficam incorporadas na linguagem.
@@watching.the_river na verdade não muda, o que "muda" é o surgimento de gírias e dialetos, o que não está diretamente ligado à norma culta do idioma
@@IzildinhaRenzo exato, esse é o ponto. se você usa gírias no seu dia a dia, você também tem capacidade pra chamar uma pessoa de elu/delu quando ela pedir. Não é questão de língua portuguesa, o problema é o seu preconceito.
@@vitoriasantos424 vamos mudar o idioma inteiro e só dificultar a vida de cegos, mudos, surdos e analfabetos! É sobre isse😍🌈❤
Gente olha como essa mulher fala muito bem,quero uma professora assim.
Parabéns @Cintia Chagas perfeita colocação. ❤
Concordo se não se identifica com nada então tanto faz terminar em a o i e.
Pois é kkkk
Se não se identifica com nada vai morar no mato isolado kkkkkk
É triste quando tem uns que não entendem que o masculino também pode ser utilizado para gênero não definido e ficam inventando coisa.
@@kawanrodrigues6421 nossa que ridículo, nojento
@@kawanrodrigues6421 Kkkkkkkkkkk
"Sinal de insanidade mental", ela está certíssima! Qual a necessidade disso? Aonde está a opressão?
Eu sou contra não respeitar a pessoa gay ou não binária, o que eles estão dando não é meu, mas nem por isso acho que eles estão certos 100% em tudo. Em muitos momentos, esse público realmente tem muito mimimi!
@Be Happy, eu ouvi várias vezes agora e acredito que ela falou "insanidade" criticando essa ideologia.
exelente comentario
@@Edgar2023ES "sinal de SANIDADE mental", foi isso que eu ouvi.
uma professora dessa eu nem faltava, seloco
Gado
@@rubenssilva2823hipócrita ?
Pelo menos uma professora sensata no Brasil isso e um achado.
Parabéns professor faz jus sua profissão.
Os adolescentes e os jovens não sabem escrever nem sequer falar direito com essa educação que o Estado dá hoje. Sendo assim, como querem propor criar qualquer dialeto?
Vontade de chutar quem me chama por pronome neutro, q ódio
Oie tie paulinhe
@@caron-bilzerian8076 PARO
KKKKK zueira tá ?
@@caron-bilzerian8076 ainda bem
@@torrescesar__até um outro dia
A língua é algo natural,que certamente sofre modificações ao longo do tempo,entretanto, é tão necessário linguagem neutra?O masculino em si já é neutro, então pra quê?Em vez de facilitar a comunicação vai deixá-la mais difícil.
Pros não binários
@@canaldbmiguel1429 mas o masculino colocado no plural por si só, já é neutro. O q estão fazendo, é pegar outros pronomes masculinos, q não são tão usados, pra usar como pronome neutro. Eu realmente quero entender, mas se na própria língua portuguesa, o pronome masculino usado no plural é neutro, pra q inventar novas palavras?
@@annabeatriz8790 mas quando vc vai falar com uma pessoa não binária em específico não se usa o plural, a linguagem neutra acho q eh mais pra falar com uma pessoa não binária
o masculino nem sempre é neutro, se você estiver se referindo a alguém e usar “lindo” “corajoso” “ele” você está caracterizando a pessoa como um indivíduo masculino, e para não binários que usam outro pronome isso pode causar desconforto ou até mesmo disforia
sobre a comunicação, realmente é um assunto que precisa ser pensado melhor, mas uma das coisas que já foi melhorada foi o aumento do uso do pronome neutro, pois para pessoas cegas que usam leitor de tela é muito mais fácil ler “menines” do que “meninxs”, “menin@s” e expressões do tipo
Como é bom ouvir uma mulher inteligente, parabéns!
Excelentes falas dessa professora que é de fato linda e sensata!😍👏👏
" Uma grande bobagem discutir isso agora" kkkk excelente professora.
Toma Amanda, a professora é linda e inteligente. E você, já FOI linda.
A língua portuguesa é tão bonita se falada corretamente apoio está professora
4:58" A vontade dessas pessoas não pode prevalecer em relação a língua portuguesa[...]"
Arrasouu👏👏👏
Não me identifico como humano, agora eu sou um pato, vocês todos não me reprimem, eu sou um pato 🦆
Sou um helicóptero de combate seu fasciste. Me respeitxxx
@@BalbiTatsui reixxxpeitede
Esses não sabem nem se são masculinos e nem femeninos, são o que então?
Tem que parar de dar confiança pra esses perturbados!
Um E.T
E se dizem oprimidos.....por ser maluco?
Apoiar ou não apoiar o pronome é uma coisa, isso não é motivo para ser transfobico, pessoas não binárias existem sim
Essa professora é exemplo de mais 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Nasci no Brasil até hoje tento aprender a língua portuguesa agora vem mais essa pra bugar o cérebro.
Vamos incentivar o uso da linguagem não binária, quanto mais gente zerando na redação do ENEM melhor.
Kkkkkk menos concorrência
As pessoas são tão ignorantes que nao entendem que o pronome neu tro é para ser usado com pessoas não-binaries e não com todo mundo... Parem de disfarçar preconceito em "a mais não está no dicionário" "o todos já é pra todo mundo" PAREM!!!!
@@apenashenrique Cala boca, moleque, tu não tem nem pelo no saco e quer dar opinião na internet.
@@VidaLifeVida1234 Kkkkkkkkkkk o que isso tem a ver??
@@apenashenrique Vc só tem 15 anos, não sabe de nada.
eu acho q essa linguagem usa quem quer,pra mim é mais uma questão de respeito msm,tipo com um amigo ou uma pessoa não binária que vc tenha intimidade a ponto de fazer o mínimo que é dar um pouco de respeito :v
@Ju elf q?
Eu tbm acho.
@brunao ryder tem gente que não entende que o masculino pode ser neutro kakakakak
@brunao ryder Sim, eu sei, o povo é louco. Falta de aulas na escola. Desde pequena minha mãe me ensinou que o masculino é o neutro. Tanto que se um homem estiver entre sete mulheres deveremos falar "eles". Não vejo isso como machismo ou sei lá o quê, é regra pois aí o "eles" é neutro. Sou uma amante da língua portuguesa e uma defensora do português tradicional.
@brunao ryder Kkkkkkkk português tradicional brasileiro.
Se não zerou a redação, deveria zerar, isso chega ser ridículo. E em nome de jesus isso nunca será aceito.
Professora explicou tudo. O que mais essa gente quer?!
Professore*
@@canaldbmiguel1429 tude* essu* genti* kkkkkkkkkkkk dá vontade de rir
@@felipebarros1572 acho q vc n sabe como a linguagem neutra funciona hahaha
Linguagem não-binária (neutra) é meus “zovo 🥚” Cíntia Chagas é linda, inteligente e competente... Uma das raras professoras não esquerdista do país👏🏻👏🏻👏🏻
KKKKKKKKK MAS LINGUAGEM BINÁRIA É JUSTAMENTE A Q A GNT USA IGNORANTE
Fodase
@@ruanmachado1472 “Bela resposta”, condiz com a sua ignorância, somada a sua ortografia!
@@CarlosOliveira-76 vc quis dizer linguagem NAO-binaria
@@gustavohorn2194 Exatamente, já corrigido. Poderia eu ter colocado linguagem neutra, rssss
Mais professoras assim,pra nós representar .👏👏👏👏👏👏👏
O Brasil precisa de vc como Ministra da Educação.
Que mulher incrível ❤️❤️👏👏👏
Professora maravilhosa! 💕Gostaria muito que os educadores se preocupassem com o ensino e não com a doutrinação
A linguagem neutra só da certo no inglês! aqui nos Estados Unidos não é uma coisa tão polêmica a tal da "linguagem neutra" pois grande parte das palavras em inglês já são neutras por si só...
Mas aí os caras querem colocar as pessoas de outros gêneros como They. Aí ferra com a vida do falante não-nativo!
@@ofuturopolimata6961 Na verdade já se usa they para se referir a pessoas em que não se sabe o sexo. Pode ser um bebê que está na barriga, ou qualquer pessoa aleatória em que não foi referenciado o sexo. (Não to defendendo pronome neutro, apenas dizendo como funciona no inglês).
3les usam o they para não binárias
@@ofuturopolimata6961 mas eles usam pra não chamar de "It". Por exemplo, um bebê que está na barriga e que ninguém sabe o sexo, chama de "they". Ou quando você vai falar de uma pessoa aleatória, tipo: "ei, se alguém chegar aqui, diga a ele/ela que tem sorvete". No caso, não chama de he ou she, e muito menos de It, chama de they. Já se usava isso antes de ter esse negócio de não binário.
Psé, boa parte das palavras em inglês já são neutras, aqui no Brasil não, a gente ia ter que mudar a lingua portuguesa todinha.
ESTA MULHER E FANTASTICA
Essa mulher é tão linda MDS 😍
VOLTA LOGO JESUS ESSE MUNDO TA PERDIDO. 😁😂🤔
Né isso kkkkkk
Está perdido só não está enlouquecido também.
@@diogoverissimo4733 vai esperar pro resto da vida que esse "jesus" ai não existe não viu.
@@byancacouto3061 não existe pra você, mas pra mim existe. É vou crer nele por resto da vida.
N acredito nessas coisas mas tá realmente precisando pq a humanidade tá cada dia pior ein kkkkk
Isso pode muito bem ser usado de maneira informal ou coloquial. Mas daí pra incluir oficialmente numa gramática ou norma culta, vai uma distância...
Que mulher inteligente ❤ outro nível. SENSATA
Brasileiro é já piada aqui em Portugal, porque para eles, nós não sabemos falar português, agora com essa frescura de gênero neutro, vai ser uma festa!
e isso mesmo, eu trabalho com portugueses e eles falam que falamos brasileiro ,que nao e verdade, na minha opiniao falamos portugues agora com essa frescura de querer mudar virou uma merda quem vem com essa conversa tem de mandar logo se lascar
Preocupadíssimo com o que os portugueses pensam lendo isso pelo RUclips BR, pelo browser no idioma português (Brasil), no sistema operacional que usa o teclado brasileiro (ABNT2).
Brasileiros falam brasileiro, e portugueses falam brasileiro europeu
(CALMA, É UMA PIADA)
@@dze9369 Quem te interrompeu?
@@user-gr5im1wt9f KKKKKKK
Essa foi boa
Parabéns professora em defender a língua portuguesa. Nosso ensino já é precário, imagina se a moda pega. Uma vergonha.
Já é uma vergonha a pessoa ter sexo né? Falar uma língua esquisita então...
Isso mesmo: " Boa noite a todos e a todas" , a professora é educada, não quiz dizer que é completamente errado! Kkkkkk
Não é completamente errado, é uma redundância como a mesma disse, e redundâncias são caracterizadas pelo excesso de palavras que, sendo as mesmas tiradas, se mantém o sentido da frase. Ou seja, é um uso desnecessário, porém não "errado" já que preserva o sentido da frase em ambas colocações. Bem que ela evidenciou o país ser em maioria semi analfabeto...
@@safyrstone5565 pqp seja minha professora de português :0
Você escreve tão lindo as palavras
Tem insta?
@@safyrstone5565 Desculpa, mas, se vc pesquisar na gramática, vai ver que é errado sim.
"Não é completamente errado, é uma redundância como a mesma disse."
E a redundância não é algo ERRADO, "OREIUDO"? Da mesma maneira que é ERRADO dizer "subir pra cima" também deveria ser a expressão "todos e todas" pois ao dizer "todos" estão incluídos os elementos de gênero feminino.
Perfeita! 👏👏👏
A inteligência desta mulher é fantástica! ❤️👏🏻👏🏻
OBVIAMENTE me refiro a Cíntia Chagas. 😂👌🏻
Em 2021 estaremos no futuro, carros voadores, robôs, curas de doenças
2021: Linguagem neutra......
Concordo que isso não funciona muito bem com o português, mas com línguas como o inglês, funciona muito bem, já que as palavras em inglês são neutras, e o que determina o gênero nas frases são os pronomes.
Dialetos diferentes, culturas diferentes e histórias diferentes. O português evolui de forma diferente do inglês.
sim, mas algumas palavras em inglês têm gênero, e eles também estão tentando mudar algumas palavras que tenham man ou que tenham alguma masculinidade inerente e ela, como Brother(irmão), querem transformar em Sibling...feministas!! irritantes..
@@gustavobp9867 Espera lá que vc já falou bobagem.
Irmão- Brother.
Irmã- Sister
Quando vc tem um irmão e irmã (plural) vc diz siblings.
Eu tenho 5 irmãos- I have five siblings.
O inglês funciona diferente do portugês, isso não tem nada haver com FEMINISTAS e etc. Study more guys.
:)
@@teffy1469 eu sei disso, mas queriam mudar a palavra Brother para sibling...tem tudo a ver com feministas..tem um vídeo de uma menina gringa anti femi falando das palavras que elas queriam mudar para deixar mais neutras e Brother era uma delas..
@@gustavobp9867 Estão passando do limite. Quererem ser reconhecidas e respeitadas é uma coisa, mas mudar toda uma cultura e linguagem já é abusar demais.
Anos 90 não tinha professora bonita assim!
Linda e plena, professora sabia, quem quer inclusão não "inventa" para ser excluído.