Overtourism: até onde os Destinos Turísticos Inteligentes podem colaborar?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 окт 2024
  • O Programa Troca de Ideias com Prof. Mario Beni recebe nesta terça-feira, 23/07/2024, excepcionalmente às 14h30, o Prof. Dr. Paulo Fernando Meliani. Geógrafo. Professor-Pesquisador.
    Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com estágio de doutorado na Università Ca' Foscari di Venezia (UNIVE) na Itália. Especialista em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) pela Universidade do Algarve (UAlg), em Faro (Portugal).
    Foi Professor Adjunto efetivo da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Professor Adjunto Visitante da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e Professor Adjunto Colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
    Atualmente é pós-doutorando em Ciências Humanas e Sociais na Escola Nacional de Obras Públicas do Estado (ENTPE) da Universidade de Lyon (França), no âmbito do projeto de pesquisa « Overtourisme ? Les villes comptent » (wp.unil.ch/ove..., que reúne investigadores das Universidades de Lausanne, Ca’Foscari de Veneza e de Lyon. Em linhas gerais, nosso projeto é um estudo interdisciplinar sobre o "overtourism", que analisa os sistemas de quantificação do turismo e examina as implicações sociais e políticas das estatísticas na governança de cidades europeias, especialmente daquelas onde existem controvérsias ligadas ao “overtourism”.
    O projeto de pesquisa, que começou em 2021 e finalizara no ano que vem, conta com da Agencia Nacional de Pesquisa (ANR - Agence Nationale de la Recherche) da França e do Fundo Nacional Suíço da Pesquisa Cientifica (FNSNF - Fonds National Suisse de la Recherche Scientifique).
    A pesquisa tem como objetivo conhecer como o conhecimento do turismo é construído com base em estatísticas: por que e para que os dados sobre o turismo são projetados e produzidos? Que escalas geográficas e categorias de análise estatística são usadas nos processos de medição e classificação do turismo? Quais são os métodos utilizados para quantificação? Que organizações produzem conhecimento estatístico sobre turismo? Quais são as categorias profissionais envolvidas nessa produção? Como evoluíram as formas de medir o turismo?
    O projeto conta com doutorandos estudando os sistemas nacionais e locais de quantificação do turismo das cidades de Veneza, Paris, Lyon, Barcelona e Lucerna. O tema a ser debatido: Overtourism: até onde os Destinos Turísticos Inteligentes podem colaborar? Esperamos por vocês
    #profmariobeni #sistur #turismo #trocadeideias

Комментарии •