Este vídeo apareceu assim do nada aqui para mim. Resolvi assistir. Fiquei simplesmente boquiaberto com a sua capacidade de elucidar e discorrer sobre o assunto a que o Senhor se dispõe falar. Meus parabéns...!!! E o nome do canal é absurdamente espetacular. Estou divulgando aos quatro ventos. Um grande abraço para o Senhor. Saudações!
Seria interessante se fizesse um vídeo sobre vantagens e desvantagens do calçamentos com bloquetes de concreto, principalmente aqueles em formato exagonal.
Aqui em Pirapetinga-MG houve uma parte da cidade, que leva maior trânsito, fizeram a inclusão de asfalto sobre paralelepipedo. Em cerca de 2 anos o asfalto começou a se soltar e ficou pior que antes.
Eu acho que fica bom, aqui na minha localidade colocaram asfalto sobre o calçamento ao redor da igreja católica e ficou bom. Antes havia uma irregularidade muito grande, acho até que fica bem resistente,já que o solo tem uma base firme.
Realmente mais desconfortável que uma pista de pedras é uma pista de pedras coberta parcialmente por asfalto! Esse problema é visível aqui no bairro do meu escritório, bairro Bonfim. Bairro tradicional de Bh que mantém pouquíssimas ruas de pedras. As vias principais foram asfaltadas e não foi repensado o projeto de drenagem...resultado: sempre ocorrem alagamentos com chuvas fortes e o asfalto colocado sobre as ruas mais ingrimes sempre é erodido, criando uma sensação muito maior de irregularidade
Aqui no sudoeste do PR é muito comum ruas com pedras poliédricas de basalto, muito comum as prefeituras do interior jogar uma camada muito fina de asfalto no calçamento, e com pouco tempo sai tudo, mas tem muitas ruas que é colocado uma camada boa, uns 50 mm, ai fica um asfalto muito bom, creio que por ser basalto, a aderência é muito melhor que pedras de origem marmóreas ou granito, outro fato é que aqui a terra é vermelha escuro, pouco arenosa e muito argilosa.
Seria um sonho ver um sistema de saneamento universal que funcionasse, junto de chão de paralelepípedo (sem cimento) pra haver escoamento da água. Infelizmente o Brasil é precário demais.
No bairro onde eu moro as ruas são calçamento de pedras. Algumas foram asfaltadas, inclusive na em que eu moro, passaram com caminhão pipa lavando o calçamento tirando toda terra solta pra depois virem com o asfalto. Ficou bom, não dar buraco e o asfalto é melhor do que o que está sendo feito nos bairros novos que com a chuva já vai abrindo buraco e se desfazendo.
Do Pará ao Paraná, no Brasil inteiro isso é comum. E agora entendo que isso é um erro. Explica em parte o padrão baixíssimo da pavimentação das vias brasileiras.
Em Valinhos, interior de SP, toda a cidade foi pavimentada com pedras antes da década de 50, e hoje por incrível q parece apesar de ser uma cidade muito tica quase todos os bairros ainda está com esse calçamento justamente por esses motivos, não vemos necessidade de trocar. A vibração é mt menor do q vários buracos pelo asfalto.
Aqui na minha cidade tinha pedra. Colocaram asfalto, parecia uma boa ideia, mas daí precisaram sair colocando quebra-molas por causa de acidentes. No final das contas o aumento no conforto e velocidade teve que ser compensado pelos quebra-molas, que são um sofrimento, é um atrás do outro, para dar segurança aos pedestres. Nem ando de carro na cidade, só moto, pois sente muito menos as lombadas. Pra mim tá pior do que quando tinha as pedras, pois não tinha quebra-molas antes. É uma pena, eu mesmo fui a favor de colocar asfalto, mas a desvantagem de encher a cidade de quebra-molas é terrível, além das outras enumeradas no vídeo. E foi asfaltado por cima das pedras, então vai dar problema ainda por cima.
Queria ter visto esse vídeo antes que a prefeitura anunciasse que iriam asfaltar a rua onde moro. Já não estava satisfeita. Agora, então, que não tem volta...
Aqui no interior do Ceará, usa muito esse sistema calçamento de pedras toscas e asfalto por cima não dura um ano. Quando chove, dura no máximo três meses. O asfalto na estrada nas CE. não está durando nem um ano ! 🙈
Rapaz , caí de paraquedas aqui mas estou muito interessado pelo tema ! Muito obrigado pelo conteúdo , certamente o senhor seria o cara que eu gostaria de conhecer pessoalmente e tomar uma gelada ouvindo suas experiências !
Boa noite Professor. Vc poderia fazer um vídeo explicando porque na maioria das cidades quando a prefeitura vai tampar um buraco no asfalto eles acabam fazendo aqueles remendos horríveis que ficam bastante sobressalentes e que apenas trocam um solavanco de um buraco pelo solavanco de uma superfície mais "alta"? Sendo que existem lugares ao redor do mundo que conseguem tampar o buraco nivelando ao asfalto original.
Isso aí nem precisa ser engenheiro pra saber, basta ser brasileiro: o prefeito geralmente quer gastar o mínimo, apenas o suficiente pra dizer que tapou o buraco. E é muito comum as prefeituras terem contratos com empresas que fazem esse serviço e, como tudo no Brasil, esses contratos servem pra alguém ganhar um dinheiro por fora, então usam o pior material e as técnicas mais rudimentares pra manter o custo baixo e embolsar o que "sobra". Ademais, o prefeito governa pensando no próprio mandato, então quando asfaltam, o importante pra eles é tirar a foto da via bem bonitinha e lisinha pra ganhar voto. Usam material ruim que só dura o mandato, pois não vêem vantagem em investir em algo que dure depois que estiverem fora do cargo.
BH eh toda assim. Eh soh ver no ponto de onibus na Afonso Pena, da pra ver debaixo asfalto perto do meio fio os paralelepipedo saindo. Nos bairros eh a mesma coisa, mas eh poliedro por baixo.
Obrigado amigo. Meu pensamento era o contrário. Gostei do esclarecimento.. Obrigado pelo vídeo.
Год назад+1
Pavimentação por "pé de moleque" é mais barata e rápida, porém a melhor é a de paralelepípedo, por ter o mesmo conforto do asfalto ,e ainda ter as mesmas qualidades do "pé de moleque" em absorver a água da chuva , e segurar a enchorrada.
Depende. Hoje a maioria das pavimentações em paralelepípedo utilizam argamassa de cimento como rejunte, (antigamente era somente a areia) e com isso, perde-se a vantagem da permeabilidade...
Bom dia professor. Excelente vídeo. Gostaria de saber sua opinião sobre os PAVS (como são chamados aqui no Rio Grande do Sul), os blocos de cimento usados na pavimentação de vias? Abraço de um porto-alegrense 💪
Dr. Eduardo, este vídeo deveria ser obrigatório pra prefeitos de cidade do interior assistir junto com a respectiva edilidade do município. O Senhor sabe que muitas administrações consideram um ítem de produção - e se orgulham disso - o número de ruas asfaltadas, muitas delas com anterior pavimentação poliédrica. Um mal serviço a população que, na maioria das vezes desavisada, acha que isso é progresso. Com esse desserviço, como o vídeo mostra, tornam as ruas "intranspiráveis", provocando enchentes, calourentas, feias, caras de manutenção e, acrescento, emanando fuligem para as casas e os foles dos cidadãos. Lembro de um causo da cidade onde nasci, Piracuruca - Piauí . Cidadezinha bucólica com uma pavimentação poliedrica linda feita com lajes do Rio Piracuruca, só encontrada no local. Pois bem, um dado prefeito, alegando progresso, resolveu enfeiar e tornar mais quente a cidade sapecando asfalto nas ruas barrocas. Resultado melancólico, mas dizem, que o safado ganhou a eleição seguinte. Parabéns pelos seus vídeos. Estou sempre aprendendo com eles.
Год назад
Infelizmente quem faz isso na maioria das vezes é a Copasa . Ela faz algum reparo na rede ou refaz a rede de esgoto de toda a rua, e ao invés de repor as pedras , ela simplesmente joga terra , compacta muito mal , e depois joga asfalto por cima . Semanas depois o asfalto afunda. Na sequência vem a prefeitura e joga asfalto nas erosões próximas.
Muitas ruas nos Jardins bairro da elite paulistana têm paralelepípedo por baixo do asfalto e vira e mexe causando estão danos no tráfego e irregularidades
Obrigada professor. Trabalho no MPT e estive investigando situação de trabalho escravo na construção de estradas rurais com essa técnica construtiva. Eu gostaria de propor uma solução mais abrangente para evitar colocar trabalhadores em risco. Deduzo que não há alternativa ao processo artesanal. Ou seja, as pedras vão precisar necessariamente ser rompidas na base da marreta e reduzidas a paralelepípedos na base do "olho". E depois assentadas na base da escavação manual. É isso?
Sempre achei as ruas de pedra lindas e dão um charme especial a rua, alem de suas vantagens com drenagem, e essa da velocidade reduzida achei uma boa, nunca tinha pensado nisso! Agora ruas de asfalto alem de horrorosas, a maioria não tem manutenção, fica uma buraqueira soltando pedaços e destruindo suspenções rodas e pneus, com certeza alguem leva vantagem nessa porcaria de pixe!
Não acho as ruas de asfalto feias, feias são ruas mal cuidadas tanto de asfalto quanto de paralalepipedo e nossas ruas de ambos os modos são mal cuidadas e com buracos!!!
Estão querendo pavimentar uma rua, porém ela está com um lencol fratico muito proxomo da superficie então a construtora esta querendo fazer uma camada de concreto armado com lona e brita e em cima colocar uma camada de concreto asfaltico. Sera que essa solucao esta adequada ? Nao estou encontrando bibliografia sobre isso
Temos duas situações. A obtenção das pedras na pedreira e a aplicação das pedras no piso. As duas atividades são artesanais e requerem, de fato ,muita atenção para não exigir muito trabalho dos funcionários.
Boa tarde! Muito bom os seus vídeos. Ficou uma pergunta: É possível colocar nova camada de concreto em calçamento antigo de concreto? Como fica essa aderência? Obrigado.
É possível sim, desde que separe os dois pavimentos com uma lona plástica para que possam dilatar de forma independente. Não pode ter aderência. Saudações
Um problema que eu notei no calçamento poliédrico é que ao passar dos anos, com o uso e com as chuvas, parte do material que fica entre as pedras (terra, areia) vai embora e o espaço que sobra entre as pedras causa muito desconforto para os veículos, as motos pulam muito e andar de bicicleta se torna uma tortura. Mas aí não sei se o problema é a obra mal feita (com muito espaço entre as pedras) ou se é intrínseco desse tipo de calçamento.
O problema no Brasil é que, não se pensa em longo prazo. Quando o asfalto é feito, pensa-se somente na estética, atender o povo no período eleitoral, fazer um recapamento "e boa". Precisa-se mudar a mentalidade fazer asfaltos de qualidade com durabilidade estendida. Hoje tem-se conhecimento e tecnologia pra isso. É só aplicar.
Neste caso o asfalto não funcionou como ligante. Pode ser aplicada nova camada de ligante que chamamos de pintura de ligação. Ou varrer as pedrinhas. Saudações
Virou moda os prefeitos fazerem isso em cidade pequena. Cria-se um problema sério de enchentes, mas a população gosta de andar de carrinho confotável e com isso prejudica a coletividade.
Nesses casos já vi cidades históricas acrescentarem somente duas faixas cimentadas (ou de concreto, não sei), apenas sobre onde passam os pneus dos veículos (somente nas ladeiras mais íngremes), mantendo assim as pedras originais e aumentando a aderência para os carros. Além de preservar a aparência mais original possível, também preserva-se a maior parte dos outros benefícios das pedras que ele cita no vídeo, especialmente a absorção de água.
@@CausosConcretos Acho que pedras do tipo granito e mármores são muito lisas, muito comum em Curitiba, até a brita deles é dessas pedras, muito lisas mesmo, aqui onde moro é só basalto, então a aderência é muito boa, pois o basalto é bastante áspero, tanto que até a brita é muito áspera, algumas empresas de concreto até colocam a brita de basalto em um tambor com esferas de aço pra tirar um pouco as quinas e o concreto ser mais "rolável" (não me veio na cabeça a palavra certa).
Nunca vi esses asfalto de pedra , aqui no interior de SP e muito comum paralelepípedo , e também e comum ver fazer um asfalto encima desdas ruas mais antigas . Está semana mesmo tem uma descida aqui, que saiu uma lasca gigante do asfalto , que dava pra ver o pavimento antigo novamente.
Antes de ver o vídeo, já vou dizer que eu sempre achei que não seria apenas possível, mas desejável, pois sempre me pareceu que é isso que as prefeituras fazem.
Se for fazer pavimento de concreto tem que tirar todas as pedras. O concreto dilata e retrai, não pode ter restrição de movimento, assim seu suporte tem que estar bem liso.
Meu amigo oq estou fazendo nesse canal ?? Vi um vídeo sobre concreto em pistas nos Estados Unidos e agr tô maratonando seu canal, muito bom
Pensei msm coisa🤣🤣🤣🤣🤣
Pensei msm coisa🤣🤣🤣🤣🤣
Mas é muito bom ouvir alguém q manja muito de um determinado assunto, soma-se isso a didática excelente e a voz e sotaque agradavel
Mesma coisa aqui, e eu nem trabalho na área, é que os vídeos são bons mesmo! kkkkkkk
Eu tbm, mas o conteúdo é maneiro e ele tem mt carisma
Este vídeo apareceu assim do nada aqui para mim.
Resolvi assistir.
Fiquei simplesmente boquiaberto com a sua capacidade de elucidar e discorrer sobre o assunto a que o Senhor se dispõe falar.
Meus parabéns...!!!
E o nome do canal é absurdamente espetacular.
Estou divulgando aos quatro ventos.
Um grande abraço para o Senhor.
Saudações!
Valeu 😊
Este vídeo também me apareceu do nada e estou impressionado com a capacidade deste senhor ensinar.
Que legal 👍
Seria interessante se fizesse um vídeo sobre vantagens e desvantagens do calçamentos com bloquetes de concreto, principalmente aqueles em formato exagonal.
Vou verificar. Obrigado
para garagens não existe melhor.
Aqui em Pirapetinga-MG houve uma parte da cidade, que leva maior trânsito, fizeram a inclusão de asfalto sobre paralelepipedo. Em cerca de 2 anos o asfalto começou a se soltar e ficou pior que antes.
Eu acho que fica bom, aqui na minha localidade colocaram asfalto sobre o calçamento ao redor da igreja católica e ficou bom. Antes havia uma irregularidade muito grande, acho até que fica bem resistente,já que o solo tem uma base firme.
Realmente mais desconfortável que uma pista de pedras é uma pista de pedras coberta parcialmente por asfalto! Esse problema é visível aqui no bairro do meu escritório, bairro Bonfim. Bairro tradicional de Bh que mantém pouquíssimas ruas de pedras. As vias principais foram asfaltadas e não foi repensado o projeto de drenagem...resultado: sempre ocorrem alagamentos com chuvas fortes e o asfalto colocado sobre as ruas mais ingrimes sempre é erodido, criando uma sensação muito maior de irregularidade
Exatamente isso! E muitas cidades ocorre o mesmo.
sete lagoas, meteram asfalto em cima da rua de pedra, depois da chuva é só vc correr. perde um pneu facim.
Ou seja, uma nojeira.
Você deveria fazer guias/cartilhas p prefeituras e etc
Perfeita análise técnica sobre esse procedimento grosseiro sob todos os aspectos, seja estético ou econômico.
Parabéns pela explanação professor.
Aqui no sudoeste do PR é muito comum ruas com pedras poliédricas de basalto, muito comum as prefeituras do interior jogar uma camada muito fina de asfalto no calçamento, e com pouco tempo sai tudo, mas tem muitas ruas que é colocado uma camada boa, uns 50 mm, ai fica um asfalto muito bom, creio que por ser basalto, a aderência é muito melhor que pedras de origem marmóreas ou granito, outro fato é que aqui a terra é vermelha escuro, pouco arenosa e muito argilosa.
Conheci seu conteúdo recentemente, sou engenheiro mecânico e adoro suas explicações! Qualquer um que não é da área consegue entender perfeitamente
Eu nem tenho nada a ver com construção, mas os vídeos são bons. Kkkk
Adora as curiosidades.
Obrigado prof. pela excelente aula. Aprendendo muito com seus vídeos. Informação de qualidade, com técnica e ótima explanação. Grato.
Muito obrigado 😊
Seria um sonho ver um sistema de saneamento universal que funcionasse, junto de chão de paralelepípedo (sem cimento) pra haver escoamento da água. Infelizmente o Brasil é precário demais.
No bairro onde eu moro as ruas são calçamento de pedras. Algumas foram asfaltadas, inclusive na em que eu moro, passaram com caminhão pipa lavando o calçamento tirando toda terra solta pra depois virem com o asfalto. Ficou bom, não dar buraco e o asfalto é melhor do que o que está sendo feito nos bairros novos que com a chuva já vai abrindo buraco e se desfazendo.
Continua bom?
Aqui no sudoeste do Paraná é muito comum colocar asfalto sobre calçamento.
Do Pará ao Paraná, no Brasil inteiro isso é comum. E agora entendo que isso é um erro. Explica em parte o padrão baixíssimo da pavimentação das vias brasileiras.
Em Valinhos, interior de SP, toda a cidade foi pavimentada com pedras antes da década de 50, e hoje por incrível q parece apesar de ser uma cidade muito tica quase todos os bairros ainda está com esse calçamento justamente por esses motivos, não vemos necessidade de trocar. A vibração é mt menor do q vários buracos pelo asfalto.
Aqui na minha cidade tinha pedra. Colocaram asfalto, parecia uma boa ideia, mas daí precisaram sair colocando quebra-molas por causa de acidentes. No final das contas o aumento no conforto e velocidade teve que ser compensado pelos quebra-molas, que são um sofrimento, é um atrás do outro, para dar segurança aos pedestres. Nem ando de carro na cidade, só moto, pois sente muito menos as lombadas. Pra mim tá pior do que quando tinha as pedras, pois não tinha quebra-molas antes. É uma pena, eu mesmo fui a favor de colocar asfalto, mas a desvantagem de encher a cidade de quebra-molas é terrível, além das outras enumeradas no vídeo. E foi asfaltado por cima das pedras, então vai dar problema ainda por cima.
Queria ter visto esse vídeo antes que a prefeitura anunciasse que iriam asfaltar a rua onde moro. Já não estava satisfeita. Agora, então, que não tem volta...
Seu canal é muito específico !! Muito bom parabéns
Aqui no interior do Ceará, usa muito esse sistema calçamento de pedras toscas e asfalto por cima não dura um ano. Quando chove, dura no máximo três meses.
O asfalto na estrada nas CE. não está durando nem um ano ! 🙈
Muito bem Professor, o "Muderno" nem sempre é melhor! 😁😁😎😎👍👍
Aqui na minha cidade era calçamento de paralelepípedos e retirou tudo e asfaltou. Agora ficou top
cai de paraquedas em seu canal, mas , valeu a pena , muito bom o seu conteudo.
As prefeituras que gastam horrores sem saber o que estão fazendo, deveriam te ter como consultor.
Rapaz , caí de paraquedas aqui mas estou muito interessado pelo tema ! Muito obrigado pelo conteúdo , certamente o senhor seria o cara que eu gostaria de conhecer pessoalmente e tomar uma gelada ouvindo suas experiências !
Boa noite Professor. Vc poderia fazer um vídeo explicando porque na maioria das cidades quando a prefeitura vai tampar um buraco no asfalto eles acabam fazendo aqueles remendos horríveis que ficam bastante sobressalentes e que apenas trocam um solavanco de um buraco pelo solavanco de uma superfície mais "alta"? Sendo que existem lugares ao redor do mundo que conseguem tampar o buraco nivelando ao asfalto original.
Isso aí nem precisa ser engenheiro pra saber, basta ser brasileiro: o prefeito geralmente quer gastar o mínimo, apenas o suficiente pra dizer que tapou o buraco. E é muito comum as prefeituras terem contratos com empresas que fazem esse serviço e, como tudo no Brasil, esses contratos servem pra alguém ganhar um dinheiro por fora, então usam o pior material e as técnicas mais rudimentares pra manter o custo baixo e embolsar o que "sobra". Ademais, o prefeito governa pensando no próprio mandato, então quando asfaltam, o importante pra eles é tirar a foto da via bem bonitinha e lisinha pra ganhar voto. Usam material ruim que só dura o mandato, pois não vêem vantagem em investir em algo que dure depois que estiverem fora do cargo.
Moro em Congonhas MG aqui tem muito dessa prática
BH eh toda assim. Eh soh ver no ponto de onibus na Afonso Pena, da pra ver debaixo asfalto perto do meio fio os paralelepipedo saindo. Nos bairros eh a mesma coisa, mas eh poliedro por baixo.
Obrigado amigo. Meu pensamento era o contrário. Gostei do esclarecimento.. Obrigado pelo vídeo.
Pavimentação por "pé de moleque" é mais barata e rápida, porém a melhor é a de paralelepípedo, por ter o mesmo conforto do asfalto ,e ainda ter as mesmas qualidades do "pé de moleque" em absorver a água da chuva , e segurar a enchorrada.
Depende. Hoje a maioria das pavimentações em paralelepípedo utilizam argamassa de cimento como rejunte, (antigamente era somente a areia) e com isso, perde-se a vantagem da permeabilidade...
Muito show de bola.
interessante essa questão da efetividade diminuída da absorção de água, quando se asfalta as ruas com paralelepípedo.
Caro Engenheiro, adoro seu canal. Abraços.
Muito obrigado
Esse canal é muito bom, útil e de grande proveito para quem faz parte de Administração Municipal..
Bom dia professor. Excelente vídeo.
Gostaria de saber sua opinião sobre os PAVS (como são chamados aqui no Rio Grande do Sul), os blocos de cimento usados na pavimentação de vias?
Abraço de um porto-alegrense 💪
Gosto muito, até porque são drenantes. Saudações
Muito bom o vídeo!
Em Teresina, chamamos esse calçamento de " cabeças de jacaré ".
Dr. Eduardo, este vídeo deveria ser obrigatório pra prefeitos de cidade do interior assistir junto com a respectiva edilidade do município.
O Senhor sabe que muitas administrações consideram um ítem de produção - e se orgulham disso - o número de ruas asfaltadas, muitas delas com anterior pavimentação poliédrica. Um mal serviço a população que, na maioria das vezes desavisada, acha que isso é progresso. Com esse desserviço, como o vídeo mostra, tornam as ruas "intranspiráveis", provocando enchentes, calourentas, feias, caras de manutenção e, acrescento, emanando fuligem para as casas e os foles dos cidadãos.
Lembro de um causo da cidade onde nasci, Piracuruca - Piauí . Cidadezinha bucólica com uma pavimentação poliedrica linda feita com lajes do Rio Piracuruca, só encontrada no local. Pois bem, um dado prefeito, alegando progresso, resolveu enfeiar e tornar mais quente a cidade sapecando asfalto nas ruas barrocas. Resultado melancólico, mas dizem, que o safado ganhou a eleição seguinte.
Parabéns pelos seus vídeos. Estou sempre aprendendo com eles.
Infelizmente quem faz isso na maioria das vezes é a Copasa . Ela faz algum reparo na rede ou refaz a rede de esgoto de toda a rua, e ao invés de repor as pedras , ela simplesmente joga terra , compacta muito mal , e depois joga asfalto por cima . Semanas depois o asfalto afunda. Na sequência vem a prefeitura e joga asfalto nas erosões próximas.
No interior do Ceará onde minha vó mora a 50 anos a estrada está do mesmo jeito não tem um buraco
Muitas ruas nos Jardins bairro da elite paulistana têm paralelepípedo por baixo do asfalto e vira e mexe causando estão danos no tráfego e irregularidades
Obrigada professor. Trabalho no MPT e estive investigando situação de trabalho escravo na construção de estradas rurais com essa técnica construtiva. Eu gostaria de propor uma solução mais abrangente para evitar colocar trabalhadores em risco. Deduzo que não há alternativa ao processo artesanal. Ou seja, as pedras vão precisar necessariamente ser rompidas na base da marreta e reduzidas a paralelepípedos na base do "olho". E depois assentadas na base da escavação manual. É isso?
Assim mesmo. Deste jeito!
Valeu!!
Baita conteúdo. Parabéns.
que qualidade de conteudo incrivel
Sempre achei as ruas de pedra lindas e dão um charme especial a rua, alem de suas vantagens com drenagem, e essa da velocidade reduzida achei uma boa, nunca tinha pensado nisso! Agora ruas de asfalto alem de horrorosas, a maioria não tem manutenção, fica uma buraqueira soltando pedaços e destruindo suspenções rodas e pneus, com certeza alguem leva vantagem nessa porcaria de pixe!
Não acho as ruas de asfalto feias, feias são ruas mal cuidadas tanto de asfalto quanto de paralalepipedo e nossas ruas de ambos os modos são mal cuidadas e com buracos!!!
E SHOPPING SOBRE PEDRA ,UMA ANTIGA PEDREIRA DAR CERTO?
Ótimo conteúdo.
Estão querendo pavimentar uma rua, porém ela está com um lencol fratico muito proxomo da superficie então a construtora esta querendo fazer uma camada de concreto armado com lona e brita e em cima colocar uma camada de concreto asfaltico. Sera que essa solucao esta adequada ? Nao estou encontrando bibliografia sobre isso
A solução mais adequada é fazer um rebaixamento do lençol freático com a escavação para a implantação de tubos drenantes
Pra que mexer no que já está bom?
Professor, como fazer calçadas "pé-de-moleque" sem submeter trabalhadores a condições degradantes de trabalho?
Temos duas situações. A obtenção das pedras na pedreira e a aplicação das pedras no piso. As duas atividades são artesanais e requerem, de fato ,muita atenção para não exigir muito trabalho dos funcionários.
Excelente abordagem, objetiva, clara.
Boa tarde! Muito bom os seus vídeos. Ficou uma pergunta: É possível colocar nova camada de concreto em calçamento antigo de concreto? Como fica essa aderência? Obrigado.
É possível sim, desde que separe os dois pavimentos com uma lona plástica para que possam dilatar de forma independente. Não pode ter aderência. Saudações
Um problema que eu notei no calçamento poliédrico é que ao passar dos anos, com o uso e com as chuvas, parte do material que fica entre as pedras (terra, areia) vai embora e o espaço que sobra entre as pedras causa muito desconforto para os veículos, as motos pulam muito e andar de bicicleta se torna uma tortura. Mas aí não sei se o problema é a obra mal feita (com muito espaço entre as pedras) ou se é intrínseco desse tipo de calçamento.
Acredito que seja o material usado pois geralmente eles se consolidam com o tempo
Conheci uma cidade que asfaltaram sobre calçamento em 3 anos asfalto soltou todo quase só que era calçamento liso paralelepípedo
Grato
O problema no Brasil é que, não se pensa em longo prazo. Quando o asfalto é feito, pensa-se somente na estética, atender o povo no período eleitoral, fazer um recapamento "e boa". Precisa-se mudar a mentalidade fazer asfaltos de qualidade com durabilidade estendida. Hoje tem-se conhecimento e tecnologia pra isso. É só aplicar.
Da certo sim, asfalto acaba e a pedra continua lá, uma maravilha SQN. Bom aqueles serviços de preguiçosos ou afim de só gastar mais dinheiro público
Descobri seu canal hoje nossa melhor que ver vídeos inúteis parabéns também sou de minas
Posso dar uma sugestão?
👍 Claro
@@CausosConcretos Faz um vídeo falando sobre o pavimento whitetopping.
A rua de pedra poderia ser substituída por paver... mas pelo custo, imagino que seria viável apenas num condomínio de alto padrão...
Perfeito
Oque fazer quando asfalto solta pedrinhas oque fazer pra amenizar?
Neste caso o asfalto não funcionou como ligante. Pode ser aplicada nova camada de ligante que chamamos de pintura de ligação. Ou varrer as pedrinhas. Saudações
A vantagem das pedras são muito maiores , resumindo deixem as pedras.
Isso acontece aos montes em São Paulo! As ruas estão um lixo, mesmo em bairros nobres.
Se tiver copasa na sua cidade, nem em concreto da certo.
Virou moda os prefeitos fazerem isso em cidade pequena. Cria-se um problema sério de enchentes, mas a população gosta de andar de carrinho confotável e com isso prejudica a coletividade.
Mas já vi caso de ladeira íngreme de paralelepípedo que quando chove os carros não sobem. Acho que nesse ponto é bom asfaltar.
Nesses casos já vi cidades históricas acrescentarem somente duas faixas cimentadas (ou de concreto, não sei), apenas sobre onde passam os pneus dos veículos (somente nas ladeiras mais íngremes), mantendo assim as pedras originais e aumentando a aderência para os carros. Além de preservar a aparência mais original possível, também preserva-se a maior parte dos outros benefícios das pedras que ele cita no vídeo, especialmente a absorção de água.
Estranho porque as pedras têm muita aderência e o asfalto é bem liso. Curioso o seu causo. Saudações
@@CausosConcretos Acho que pedras do tipo granito e mármores são muito lisas, muito comum em Curitiba, até a brita deles é dessas pedras, muito lisas mesmo, aqui onde moro é só basalto, então a aderência é muito boa, pois o basalto é bastante áspero, tanto que até a brita é muito áspera, algumas empresas de concreto até colocam a brita de basalto em um tambor com esferas de aço pra tirar um pouco as quinas e o concreto ser mais "rolável" (não me veio na cabeça a palavra certa).
@@ordenavide2986Isso mesmo, porque o paralelepípedo mesmo é liso.
Imagino que o custo de mão de obra para fazer calçamento em pedra deve ser alto.
Resumindo não mexe em time que tá vencendo
Como impedir de capim (que no Brasil tem o talento de crescer até em parede e beirais) de nascer entre as pedras do calçamento.
Existe um produto quimico chamado glifossato que mata as plantinhas. Saudações
Nunca vi esses asfalto de pedra , aqui no interior de SP e muito comum paralelepípedo , e também e comum ver fazer um asfalto encima desdas ruas mais antigas . Está semana mesmo tem uma descida aqui, que saiu uma lasca gigante do asfalto , que dava pra ver o pavimento antigo novamente.
Não. Não dá. Nem precisa ser engenheiro.
Antes de ver o vídeo, já vou dizer que eu sempre achei que não seria apenas possível, mas desejável, pois sempre me pareceu que é isso que as prefeituras fazem.
Jogaram asfalto em cima da rua de paralelepipedo da minha casa. Ficou um lixo kkkkk
Poços de caldas era inteira de paralelepípedo de granito e basalto perfeito e lisinho.... os cornos asfaltaram tuuuuuudo
e se for concreto?
Se for fazer pavimento de concreto tem que tirar todas as pedras. O concreto dilata e retrai, não pode ter restrição de movimento, assim seu suporte tem que estar bem liso.
@PrefeituradeMacapaOficial