Como os brasileiros se adaptam a Portugal?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 янв 2025

Комментарии • 112

  • @Marina-Lemos
    @Marina-Lemos 5 месяцев назад +15

    Eu sou portuguesa e já vivi no estrangeiro, onde tive que me adaptar a uma língua diferente e a hábitos diferentes. Todos os portugueses o faziam e eram/são bem aceites pelos naturais de lá (França). Isso não nos impedia de fazer as nossas festinhas entre nós, com as nossas comidas, mas SEM INCOMODAR NINGUÊM. Fomos tão bem aceites que muitas vezes convidávamos franceses para essas pequenas festas e eles apreciavam porque ninguém lhes impunha nada, e muito menos atitudes arrogantes. Ainda agora (regressada a Portugal há vários anos) tenho amigos franceses com quem falo à distância, e que começaram a vir até cá.
    Ao contrário, já vi por aí brasileiros que têm a pretensão de nos impor os hábitos deles e estão convencidos que os aceitamos. É essa arrogância que nos incomoda e faz que haja pouca amizade entre nós, o que eles classificam logo de "xenofobia". Não são todos, felizmente, mas são mais do que seria normal.

    • @cesardefigueiredo4787
      @cesardefigueiredo4787 5 месяцев назад +2

      como portugues o digo: portugal é um país com cerca de 900 anos. o brasil é um pot-pourri de gente de muitas paragens. é dificl procurar uma identidade no meio do ruido. eu olho para o parlamento brasileiro e nao consigo perceber . como é possivel? é a ruideira. todos se querem fazer ouvir, ao mesmo tempo. falam demasiado alto.

  • @mariateixeira9769
    @mariateixeira9769 3 месяца назад +2

    Clarisse , só digo que felizmente há brasileiros como tu e são esses que devem ficar cá sem dúvida ❤ obrigada pelos seus vídeos, és uma mulher muito inteligente e forte ❤

  • @runam3187
    @runam3187 5 месяцев назад +11

    Creio que para os portugueses, ou europeus em geral, é um tema bastante simples.
    Somos educados, em casa e na escola, a ter sempre presente o respeito para com os outros, seja lá quem for.
    Isso faz com que interiorizemos que se pode fazer tudo, desde que não incomode ninguém. E quando incomodamos e nos chamam a atenção, pedimos desculpa.
    Quando somos confrontados com atitudes como as que descreveu, sentimo-nos desrespeitados, violados no nosso direito à paz. Há seis que se divertem, indiferentes aos sessenta que estão a incomodar.
    O tema torna-se complexo quando temos que chamar a atenção de alguém que, não só não pede desculpa, como reage de forma agressiva e nos chama xenófobos.
    Não tem a ver com a questão cultural, ninguém tem de abdicar da sua. Aliás, o multiculturalismo só enriquece as sociedades. O que não deve acontecer é querermos impor a nossa noutro país.
    Então, creio que na realidade o problema reside num défice de educação para a vida em sociedade, a chamada civilidade.

  • @JorgeMendes75
    @JorgeMendes75 5 месяцев назад +15

    Em geral, o português não gosta de exibicionismos, por isso quando emigra ou visita o estrangeiro tenta ser discreto e não "fazer ondas". Tem as suas dificuldades em se adaptar também. Muitos vivem em ambientes fechados nos países de destino, em "pequenos portugais" onde têm o seu café, o seu jogo da sueca, os produtos portugueses.
    Mas mesmo tendo dificuldades em se adaptar há uma coisa que o português em geral não vai fazer, que é forçar os seus costumes nos nativos dos países de destino.
    Alguns brasileiros são extrovertidos, gostam de exibir e não vêem problema em impor os seus modos aos naturais do país que os recebe. Não são bem vistos e prejudicam a imagem dos outros brasileiros que se esforçam por se acomodar.
    Garantidamente, os portugueses toleram certos comportamentos até um ponto, até por não gostarem de conflitos, mas quem estiver a testar os limites rapidamente vai começar a ter problemas, pois vai formar-se uma onda de rejeição coletiva difícil de parar e com pressão sobre autoridades e governo para agir.

  • @lemmar1000
    @lemmar1000 5 месяцев назад +24

    Você já viu filhos de pais que não dão educação se comportarem bem na casa dos outros? Assim é maior parte dos brasileiros, não receberam a devida educação em sua casa (Brasil), obviamente não poderão ter um comportamento digno e educado na casa de outros! É essa a dificuldade.

  • @joaquimazevedo2610
    @joaquimazevedo2610 5 месяцев назад +9

    Alguns cidadãos brasileiros transformam as varandas das casas em festas de funk ou forró. Esquecem que têm vizinhos e transeuntes na rua.
    Liberdade é também respeitar a liberdade dos outros.

  • @josealmeida3231
    @josealmeida3231 5 месяцев назад +14

    O grande problema é o ódio profundo que os brasileiros nutrem por Portugal...e pelos portugueses....e as redes sociais estão cheias desses exemplos !!!...Esse profundo ódio faz com que os brasileiros...uns resistam a "comprar" a nossa cultura...o nosso "modus vivendi"...e outros ofendam...maltratem...a nossa cultura !!!....Muitos brasileiros têm tido um comportamento péssimo em Portugal ....no ambiente de trabalho...na vivência social !!!...Muitos brasileiros...bebem demasiado...ofendem os vizinhos... assaltam...burlam...agridem...assassinam...são demasiado barulhentos...etc. !!!...Esse tipo de comportamento está a levar os portugueses à revolta...fazendo com que a xenofobia expluda...e não tarda que tenhamos em Portugal confrontos semelhantes aos que hoje se verificam no Reino Unido....e a culpa não é dos portugueses !!!
    Cumprimentos

    • @joaquimazevedo2610
      @joaquimazevedo2610 5 месяцев назад +2

      @@josealmeida3231 É desonestidade dizer que o Brasileiros nutren ódio para cim Portugal. Basta conhecer as pessoas e contactar com e o as com regularidades.
      Se a medida de odio são alguns disparates duros nas redes, então terei qué dizer que existem também muitos Portugueses que odeiam Portugal.
      Acho é que existe um grupo de gente a fazer este tipo de declarações que apenas intentam espalhar ódio entre portugueses e estrangeiros. Pessoalmente acho que esses sim estão cá a mais já que nunca aportan nada de positivo.

    • @elisabetefarinho9075
      @elisabetefarinho9075 5 месяцев назад

      É verdade nenhum brasileiro gosta de Portugal e dos portugueses só cá estão porque o Brasil está em decadência depois temos de lavar com eles infelizmente

    • @cjnge6828
      @cjnge6828 5 месяцев назад +1

      @@josealmeida3231 não adianta o brasileiro é muito igual, e quando se fala de Portugal toda a gente sabe que nunca gostaram do país, aliás eu acho que o brasileiro só gosta do brasil, e enquanto pensarem que não são ricos, porque lhes "roubamos o ouro dos índios", não perdoam, eles adoram viver bem, serem ricos, até pelo aumento do ego deles...não são ricos por nossa culpa, é assim que o regime os ensinou a pensar, até os professores nas escolas vendem essa teoria oficial...eles são outro povo, nada têm a ver connosco...

  • @franciscolopes4261
    @franciscolopes4261 5 месяцев назад +7

    Eu sou do interior do Alentejo, e aqui o trabalho é agrícola e duro, os imigrantes aqui são do sudoeste asiático. Contudo, tenho que confessar que fiquei triste como somos conotados no Brasil, "os padeiros baixinhos de bigode e burros", para mim fazer pão é um trabalho digno e o nosso pão é muito bom, depois "as mulheres portuguesas têm bigode", as mulheres portuguesas são lindas e amáveis, vi tanta coisa aqui nas redes que eu nem sonhava. No entanto, sou da paz.

    • @Poraqui
      @Poraqui 4 месяца назад +1

      Não se pode valorizar o que certas nacionalidades dizem sobre Portugal.

  • @ruinunes7180
    @ruinunes7180 5 месяцев назад +18

    Aprendam!!!! Portugal não é um Estado brasileiro!!!
    Não estão satisfeitos, voltem para o Brasil.

    • @ClarisseFernandesBrPt
      @ClarisseFernandesBrPt  5 месяцев назад

      Isso acontece todos os dias amigo. Muitos voltam mesmo por esse motivo.

    • @ruinunes7180
      @ruinunes7180 5 месяцев назад +2

      @@ClarisseFernandesBrPt graças a Deus...Alá seja louvado.
      Já estou farto de ver os brasileiros a fazer "brasileirices" em Portugal.

    • @ClarisseFernandesBrPt
      @ClarisseFernandesBrPt  5 месяцев назад

      😂

    • @mariabarbeitos
      @mariabarbeitos 5 месяцев назад

      Rui Nunes, acordou indisposto? Isso é forma de responder a uma pessoa que coloca as questões de forma tão correta?!

    • @ruinunes7180
      @ruinunes7180 5 месяцев назад +5

      @@mariabarbeitos eu sempre acordo indisposto quando vejo a atitude e procedimento de alguns(muitos) brasileiros...
      Brasileiro é o primeiro a falar, em Portugal, de xenofobia, racismo e preconceito quando , no Brasil, cansavam de fazer "piadas" com os portugueses e serem xenófobos, racistas e preconceituosos com os mesmos...

  • @joaquimazevedo2610
    @joaquimazevedo2610 5 месяцев назад +8

    Mesmo com coluna de som com som baixo, estou na praia em qq lugar, não devo ser incomodado com sons que não escolhi. Para isso servem os fones. Cada um fica na sua e não forçamos os outros ai nosso gosto pessoal gostem eles ou não.
    No meu caso, chamo a autoridade.

  • @isalindanunes863
    @isalindanunes863 5 месяцев назад +8

    Querida Amiga,
    A nossa liberdade começa onde termina a liberdade do outro
    Se várias pessoas se lembrarem de levar para um determinado lugar caixas de som, qual será o ambiente, quando o que se pretende é relaxar e usufruir do lugar, fugindo do stress do dia a dia
    Isso para nós portugueses e europeus é impensável !
    Quanto ás havaianas é normal encontrar em lojas de surf, etc porque realmente é um artigo de verão
    Para nós não faz sentido estarmos no inverno todos com muita roupa e com os pés de fora ! Não diz a bota com a perdigota, como se costuma falar
    esteticamente, sem ser no verão Chinelo no pé, não por favor !

    • @ClarisseFernandesBrPt
      @ClarisseFernandesBrPt  5 месяцев назад +1

      Querida Isalinda. Primeiro, obrigada pelo seu comentário tão gentil. Concordo em tudo que diz quanto aos limites da liberdade , bom senso e educação. Sobre as havaianas, sente-se para ouvir o que vem a seguir pois poderá ficar um bocado chocada: no sul do Brasil onde eu morava faz frio (no inverno chega a 5, 3, 1°) e se usa havaianas com meias 😂😂😂 claro, isso em casa ou casa de algum familiar, amigo... não na rua porque a meia iria molhar 😂😂😂

  • @Sumido1972
    @Sumido1972 5 месяцев назад +8

    Eu como português, só tenho a adiantar uma coisa, seja aqui ou em qualquer democrático, o nosso direito acaba no momento em que tivermos a pôr em causa o direito das outras pessoas.

    • @josealmeida3231
      @josealmeida3231 5 месяцев назад +1

      Daí que eles tenham que cumprir com as leis vigentes em Portugal !!!...Não cumprem ???....Então prisão com eles....seguindo-se a deportação !!!

  • @manuelcardoso1117
    @manuelcardoso1117 5 месяцев назад +8

    Em conclusão, os braseleiros saem do brasil mas o brasil não sai dos braseleiros.

  • @ruinunes7180
    @ruinunes7180 5 месяцев назад +12

    Como dizem os brasileiros: quem não estiver satisfeito com o modo de viver dos portugueses e não quiser respeitar Portugal e os portugueses, "a porta de casa é serventia da rua".

    • @hugofarias9150
      @hugofarias9150 5 месяцев назад

      E vão pastar um pouco no pasto dos *colonialistas reis da desapropriação indevida de terras alheias imundos* um pouco, francamente.

  • @joaquimazevedo2610
    @joaquimazevedo2610 5 месяцев назад +3

    Vivi na Suiça por algum tempo. Se você estiver causando ruído (tv por exemplo) depois das 21, tenha a certeza que o sindicato vai falar consigo ou mesmo a polícia se for comportamento reiterado.

  • @1972Sandracristina
    @1972Sandracristina 4 месяца назад +2

    Eu moro na Inglaterra e aqui não tem sequer livros em português nas livrarias e filmes ou programas em português. Se adaptar ao português de Portugal não é sequer um problema. Vivo aqui de acordo com a cultura de cá. Dentro da minha casa tenho a minha cultura mas respeitando os meus vizinhos.

  • @pauloduarte2183
    @pauloduarte2183 5 месяцев назад +4

    Eu que esteja num lugar e alguém seja português, brasileiro ou q seja, eu próprio lhes irei pedir que desliguem, e contra as leis, na Europa as pessoas devem respeitar o espaço de cada um, ninguém é obrigado a ter que levar com o lixo e barulho dos outros.
    Comigo, se não respeitarem, podem ter a certeza, a caixinha de som, já era, ou se parte ou que va mesmo parar no meio do rio ou no mar. A minha frente quem faltar ao respeito a nossa cultura e costumes... Comigo irão aprender a respeitar os outros. E não ira ser a primeira vez que já tive treta com idiotas sem cultura, e em Portugal, já tá a aparecer muitos portugueses fartos de tanta falta de respeito, os problemas só irão aumentar, e bastante. Depois digam que somos xenofobos...

  • @josemachado4076
    @josemachado4076 5 месяцев назад +10

    São pessoas que não respeitao os outros

  • @CMeosuarra
    @CMeosuarra 5 месяцев назад +3

    Definição de xenofobia : A palavra xenofobia originou-se das palavras gregas xénos (estranho, estrangeiro) e phóbos (medo, aversão). Resumidamente, a xenofobia é uma forma de preconceito contra pessoas de outras origens nacionais e de outras culturas.
    Agora parece-me quando estrangeiros vêm para Portugal e não respeita a cultura eles é que são xenófobos e os portugueses se fossemos ao brasil ou a outro pais e fizesse o mesmo , os portugueses eram xenófobos .
    Edit : Toda gente pode cometer "erros " por ter culturas diferentes mas um pedido de desculpas e ser humilde pode resolver o problema em vez de arrogância , os portugueses em geral não gostam de arrogantes mesmo havendo alguns em Portugal .

  • @joaquimazevedo2610
    @joaquimazevedo2610 5 месяцев назад +4

    Eu fico doido com a "dublagem".
    Conheço o tom de voz original do ator. Faz-me sentir estranho ouvir o Al Pacino ou o Brad Pitt com a voz de um qualquer outro sujeito. Reconheço um ator até de costas e dublado sabe a falso.
    Um dos motivos porque os portugueses faltam muitos idiomas é porque desde sempre se habituam a ver a língua original com subtítulo. Se cresce ouvindo a entoação de cada idioma associado ao movimento dos lábios.
    Quanto às havaianas temos um termo que explica tudo. Em português, um "pé de chinelo" significa baixo nível.

  • @mariateixeira9769
    @mariateixeira9769 5 месяцев назад +4

    Não vi o vídeo mas já começou mal. Porque é mais do que óbvio que é resistência. Porque dificuldade em adaptar se á educação e bons costumes, á paz e tranquilidade, á segurança e qualidade de vida, ao respeito ao próximo trazendo assim respeito a nós mesmos ( amor com amor se paga) , ao trabalho menos árduo e com horário menos sobrecarregado, á frontalidade e simpatia, às boas oportunidades e á beleza natural de um país acolhedor que se preocupa em preservar o que é bom e tenta estratégias para melhorar o que está mal v( não existe país perfeito nem sociedades perfeitas, o ser humano não é perfeito) , ia por aí fora mas já deu para perceber que se vem para um país para melhorar a sua qualidade de vida e estabilidade também tem que contribuir para isso, tal como os portugueses contribuiem. Se é para piorar então fiquem nos vosso país e não evoluam como ser humano em prol de uma sociedade melhor, educação melhor e melhor país ( grão a grão enche a galinha o papo ). Se os portugueses estão habituados a emigrar e se adaptam tão bem a qualquer país, devido á sua Educação, Respeito, Moral, Capacidade de esforço, de trabalho, foco, objetivos, seriedade, ( os portugueses Metem- se na sua vida e não na dos outros) , se isto tudo tem a ver com as capacidades Naturais de um povo e os imigrantes em Portugal não o conseguem... então, amigos, é porque não lhes está no sangue.... não se incomodem e não venham incomodar o vosso país de acolhimento. Em casa do meu vizinho não meto a colher 🥄

  • @ROSASANTOS-jp6wx
    @ROSASANTOS-jp6wx 5 месяцев назад +6

    Se não se adaptam á paz e ao sossego , é melhor começar a levantar voo de regresso. Lá é o sítio certo para a bagunçada....

  • @CarlosLoureiro-ci8li
    @CarlosLoureiro-ci8li 5 месяцев назад +3

    Será que fariam no Dubai

  • @Poraqui
    @Poraqui 4 месяца назад +1

    Nenhum Português em Portugal tem que se adaptar a seja o que for que seja traço comportamental ou cultural tipicamente brasileiro. Se Portugal tivesse outras leis de imigração, isto nem seria assunto. Era ver os brasileiros todos a portarem-se como esperado de um imigrante.

  • @cezarbis803
    @cezarbis803 5 месяцев назад +5

    Os brasileiros emigram, mas trazem o Brasil com eles...😂
    Muitos pensam que continuam ainda no Brasil...😅
    Não fazem o mínimo pra se adaptarem no país que os acolheu, não estando generalizando...😂
    Portugal está virando o Brasil exactamente sem leis... e com muita corrupção, igual ao Brasil...😢

    • @josealmeida3231
      @josealmeida3231 5 месяцев назад +7

      CEZAR...muitos brasileiros fazem coisas em Portugal...que no Brasil não se atreveriam...porque sabem que a reacção no Brasil seria violenta...quiçá com a perda de vida !!!...Mas como sabem que os portugueses são educados com o seu semelhante...eles abusam da educação dos portugueses....até um dia !!!
      Em Portugal temos o seguinte ditado...."tantas vezes o cântaro vai à fonte...que um dia quebra"....e um dia os portugueses vão começar a partir o "cântaro" dos brasileiros !!!
      Não confundam educação...com passividade...porque será um tremendo erro !!!

    • @cezarbis803
      @cezarbis803 5 месяцев назад +1

      @@josealmeida3231
      Sim tudo bem !
      Mas Portugal está a VIRAR o Brasil da Europa !
      É uma questão de tempo !
      Aliás, mais nada funciona em Portugal, excepto a CORRUPÇÃO e a ESTUPIDEZ dos políticos e do povo que é atrasado e retrasado !
      O povo ou seja, a população só tem o que merece !
      Há 50 anos que votam sempre nos mesmos, no PS e PSD.
      O PS já levou o teu país à falência/bancarrota por três vezes, pq há tachos e tachinhos a pagar pra MÁFIA deles.
      Portanto, não tenho peninha nenhuma do teu Portugal e muito menos do povo que é burro e estúpido.
      Só tendes o que mereceis com a INVASÃO BRASILEIRA e do INDOSTÃO graças ao vosso PS.
      PORTUGAL JÁ ERA E JÁ FOI !
      Sê feliz no teu país do terceiro mundo !

    • @luisnevada
      @luisnevada 5 месяцев назад +2

      @@cezarbis803 Já vi que és uma ovelha ranhosa, seguidora do pastor André Ventura, também, conhecido como o mentiroso troca tintas.

    • @liduinasena6798
      @liduinasena6798 5 месяцев назад

      ​@@cezarbis803E quando não era o PS no poder,Portugal era rico e você milionário? É pra morrer de rir!

    • @liduinasena6798
      @liduinasena6798 5 месяцев назад

      ​@@cezarbis803Será que você é mais um boneco do Ventura?

  • @joaoboscoth203
    @joaoboscoth203 4 месяца назад +1

    Moro em Fortaleza há mais de 30 anos, nascido em Sobral-Ce, e onde moro é bastante barulhento, mas sao apenas umas 3 familias de barulhentos dentre dezenas que apenas sabemos que existem, pessoas que trabalham e que nao incomodam ninguem. o problema aqui é mto mais embaixo... as casas sao pichadas com a marca de quem supostamente manda nos bairros e reclamar pessoalmente a esse tipo de gente é perigoso, enquanto reclamar à policia é completamente inútil. ja nao sabemos mais se policia e bandido, governo e facções, estao de lado opostos ou do mesmo lado. criou-se a cultura dos incomodados que se retirem... quanto a quem mora em Portugal, seja brasileiro, seja portugues, seja quem for, sou a favor da lei. o errado deve ser apontado pelo erro e punido... dentro do cenário onde as leis sao obedecidas, cabe a cada um manter ou absorver novos costumes SE QUISER. se eu pago as minhas contas e nao prejudico ninguem, nem faço nada legalmente proibido, pinto meu cabelo de vermelho (se tivesse), ajoelho pra um santo ou pra uma capivara, ando de chinelo ou sem ele... ninguem tem nada com isso. nao sou responsavel por preservar a cultura de ninguem. respeitar sim, da mesma forma que espero ser respeitado. Xêro...

    • @joaoboscoth203
      @joaoboscoth203 4 месяца назад

      aqui tb nao se pode andar de chinelo em todo lugar... predios publicos (escolas, hospitais, repartições publicas) não se pode entrar de bermuda ou chinelo. adoro regras... saber aonde posso e nao posso usar.

    • @nataliafreitas1526
      @nataliafreitas1526 4 месяца назад

      ​@@joaoboscoth203está a falar em quem trabalha nesses sítios, porque pode sim ir as repartições de chinelo e calções,ninguém o vai proibir de entrar, e pode sim ir à escola de chinelo e calções ( bermuda). Os alunos podem sim

    • @joaoboscoth203
      @joaoboscoth203 4 месяца назад

      @@nataliafreitas1526 o "aqui" ao qual me referi é Fortaleza. No post acima cito que moro em Fortaleza, e aqui as repartições públicas proíbem os visitantes, e não apenas os funcionários, a entrar com bermuda ou chinelo.

  • @alexandrinacosta1291
    @alexandrinacosta1291 5 месяцев назад +2

    Comprei livros no Brasil, mas não consigo atrbuir-lhes tanta credibilidade pelo facto de estarem escritos no português do Brasil. É estranho, mas foi o que senti. Provavelmente passa-se o mesmo consigo, relativamente aos nossos livros.

  • @marie3587
    @marie3587 3 месяца назад

    De salientar que
    imigrantes só têm de cuidar de conseguir
    uma boa integração que também inclui a maneira como os imigrantes ou visitantes se juntam às comunidades,
    Em Portugal há muito por onde escolher
    Por exemplo os portugueses arranjam maneira de os filhos aprenderem a tocar um instrumento (escolas de música, associações, grupos de igreja, grupos de folclore, etc.) há muitas maneiras e não se gasta muito dinheiro….
    mas ninguém vai buscar as pessoas a casa, têm de se deslocar para se juntarem a outros grupos, fazerem a inscrição,
    não devem ficar isolados, em
    - academias de desporto
    - escolas de samba
    - grupos de folclore
    - escuteiros e grupos de caminhadas
    - academias de danças e cantares
    - grupos musicais e coral
    - artesanato
    etc. nesses ambientes as pessoas são sempre muito bem-vindas
    As pessoas andam muito ocupadas durante o dia, as crianças nas creches, nas escolas, nos liceus, na catequese, nas aulas de desporto, música, natação, teatro, ou outras depois das aulas escolares,
    os adultos, depois do trabalho, nos ginásios ou a transportar os filhos de um lado para o outro, além das compras, da cozinha, dos cuidados da casa, então não deixam tempo para a conversa,
    e a socialização faz-se no local das atividades (clubes, teatros, grupos de caminhadas, etc)

  • @BlueishDragonz
    @BlueishDragonz 3 месяца назад

    @ClarisseFernandesBrPt Olá! Adoro a honestidade do canal e a sua capacidade de demonstrar por experiência própria os choques culturais entre Portugal e o Brasil.
    Raramente comento, mas senti a necessidade visceral de o fazer apenas devido à thumbnail do vídeo, na qual a bandeira portuguesa está de lado. De acordo com artigo-lei 150/87 artigo 2: cláusula 2 a bandeira deve ser sempre apresentada seguindo a padrão oficial.

    • @ClarisseFernandesBrPt
      @ClarisseFernandesBrPt  3 месяца назад +1

      Olá! Obrigada pelo comentário tão gentil. E obrigada por avisar quanto a bandeira. Já a coloquei na posição correta. Longe de mim descumprir a lei. kkk Abraço!

  • @mariasilva-nv4ry
    @mariasilva-nv4ry 4 месяца назад +2

    Havaianas...em Portugal não é para usar social.

  • @vc9241
    @vc9241 4 месяца назад +1

    Legendas são muito melhores, obriga a ler e não ' mata' o filme.
    Pessoalmente acho que as dificuldades vêm da resistência e recusa em aprender coisas novas. Tanto em Portugal como em outros países.

  • @ROSASANTOS-jp6wx
    @ROSASANTOS-jp6wx 5 месяцев назад

    Pena não destruÍrem as casas dos políticos para eles verem como è. Para ficarem bem na fotografia abrem a porta a toda a gente e depois a população é que tem de os gramar. A continuar assim, não tarda, vai começar a ser feita a justiça popular.

  • @nataliafreitas1526
    @nataliafreitas1526 4 месяца назад +1

    Penso que tem uma má interpretação sobre os chinelos, nos portugueses no verão também usamos chinelos, havaianas ou outros, e vamos sim ao supermercado, a uma esplanada, no shoping, passear, sempre usamos,mas no verão, se formos a um restaurante , a uma festa, um sitio mais formal, vamos com um chinelo mais elegante,não precisa ser salto alto,mas um chinelo ou sandália mais elegante. Nos empregos,não, sejamos sinceros,no emprego fica feio,para nós. No inverno ,não temos costume,porque é frio e chuva. E uma coisa estranha,os brasileiros dizem que não aguentam o frio de Portugal, mas no inverno sabemos quem é brasileiro porque andam de havaianas mesmo com chuva e frio..não é estranho??? Muitos vão embora dizem por causa do frio,mas andam de havaianas, claro todos olham..será só para contrariar??? Quanto à música alta , só digo que são pessoas que não sabem viver em sociedade, pessoas que não se respeitam a eles próprios, por isso não sabem respeitar os outros nem o meio em que vivem, gente que só veio para estorvar e mostrar a ignorância, gente sem civismo.

    • @mariaglorica9435
      @mariaglorica9435 4 месяца назад +1

      É verdade ,eu moro em frente de um liceu,e as miúdas brasileiras vinham a tremer com frio,mas com havaianas,e um top a mostrar a barriga, e depois um casaco de inverno, bem aberto . Só dá para rir.

    • @joseesteves8743
      @joseesteves8743 4 месяца назад

      Também tenho esse problema com a música e seus comportamentos

  • @Custodio-kz1iv
    @Custodio-kz1iv 5 месяцев назад +4

    Preferem os filmes dobrados porque ler dá muito trabalho e as letras atrapalham

  • @karlavale9877
    @karlavale9877 4 месяца назад

    Mesmo no Brasil a pessoa vivia na nossa casa tinha casa de banho para sim próprio seu fogão seu quarto só para sim aqui em Portugal solteira tem que ter quarto compartilhado casa de banho que outros usa refrigerador dividido é chique cultural brasileiro não tem moradia para brasileiros aqui vivem tendo que dividir espaço com outros como se fosse um presídio

    • @vc9241
      @vc9241 4 месяца назад

      Tem porque não existe habitação para todos a um valor decente. Também os professores portugueses vivem nessas condições e não vêm para as redes sociais com mimimi

    • @nataliafreitas1526
      @nataliafreitas1526 4 месяца назад

      E tinhamos que ter casas para brasileiros??? Porquê??? Se no Brasil tinham tudo para os outros,porque vieram para cá?? Os nossos alunos vão para outros sitios estudar,e também têm que partilhar casa, e então??? Se não temos como alugar uma casa,tem que partilhar. Os professores, os médicos os enfermeiros também se saiem da sua terra,também vão partilhar casa..e você quer casas para brasileiros??? O que vocês são mais que os outros ?

    • @mariaglorica9435
      @mariaglorica9435 4 месяца назад

      Karla? Não tem nada. Não é presídio.A porta dá para abrir!

  • @cesardefigueiredo4787
    @cesardefigueiredo4787 5 месяцев назад +1

    a dificudade gera resistencia. eu tenho uma identidade com cerca 900 anos. isso nao é bom nem é mau. quem sai da sua zona de conforto tende a resistir. eu olho os brasileiros com grande curiosidade. vejo as suas dificuldades. falando da musica... acho que os brasileiros nao têm muito respeito uns pelos outros. impõem-se aos outros. nao, no japão nao é possivel. recentemente uma brasileira foi expulsa do japão por ser mal educada. tinha sido avisada para nao fazer e ela continuou. por vezes a xenofobia nasce por essas coisinhas que parecem ser pequenas MAS... não sao. á terra ondes vais ter... fazes como vês fazer. sabes o que significava, no seculo XIX a palavra BRASILEIRO? eram os portugueses ostentados e mal educados que chegavam do brasil. procura saber o que é uma casa de "brasileiro de torna viagem" . ser subtil dá muito trabalho mas é bom. é claro que se me for dado a escolher... eu prefiro um chines ou um japones do que um americano ou brasileiro. é gente mais calma. ruclips.net/video/h0AAFhx3RmA/видео.html isto é um Guqin. no japao existe o Kotô. na indonesia o Gamelan e na india a sitar. boa sorte para ti e para a tua familia

  • @legadowill
    @legadowill 5 месяцев назад +2

    Mais um excelente vídeo!

  • @paulolopes3258
    @paulolopes3258 5 месяцев назад

    "Como os brasileiros se adaptam a Portugal?" Os brasileiros adaptam-se bem, os bostileiros é que não.
    ruclips.net/video/bk-8Z82Jv7M/видео.html
    ruclips.net/video/CotpQODDjgY/видео.html
    ruclips.net/video/vxvOL-XOMUo/видео.html

  • @vicentinabarbosadelima7195
    @vicentinabarbosadelima7195 5 месяцев назад

    Ainda Bem que Os Portugueses foram muitos Educados , Cavalheiros e gentis C/mulheres quando chegaram .Os Europeus tbm .chegaram C/ maior Educaçao e respeito .

  • @RonaldodosSantos161
    @RonaldodosSantos161 4 месяца назад

    Ainda bem que a Clarisse é honesta e admite que o seu povo é em geral mal educado e não respeita as normas ou os costumes daqui, porque estão habituados a outros...

  • @mariateixeira9769
    @mariateixeira9769 3 месяца назад +1

    Essa sua história das havaianas é um exemplo gritante de como os brasileiros pensam que o que existe no Brasil tem Forçosamente de existir em todos os países. Será que o Brasil tem um grande fechamento em relação a outras culturas? Não têm acesso ou simplesmente não têm curiosidade em ler, ver, explorar outras culturas? Ou seja expandir a sua cultura geral e aí está o problema? Mentalidade fechada? Eu acho triste essa sua procura por havaianas num país que tem inverno mas acredito que se for para a Noruega que é um país de neve ainda assim vai procurar havaianas que pertencem só á cultura brasileira. Triste essa falta de abertura mental 😢😢😢

    • @ClarisseFernandesBrPt
      @ClarisseFernandesBrPt  3 месяца назад +1

      Maria. Obrigada pelo seu comentário. Deixe-me esclarecer algo a respeito dos havaianas: sou do Rio Grande do Sul (fronteira com Uruguay ) onde as temperaturas são parecidas com o Norte de Portugal. Chega a 2°, 5°, 1°, neva na Serra no inverno e no verão passa dos 35° e lá usamos havaianas com meias no inverno 😂 (apenas em casa, claro.). Sei que existe havaianas cá pra vender. Só errei a altura do ano. É como se um português no Brasil quisesse bacalhau. Lá há pra vender. Mas não em todos os mercados e talvez todas as épocas do ano. E alguém nesse contexto buscar por esse produto e enfim perceber que é um bocado diferente, não necessariamente faz dele uma pessoa de pouca cultura geral. Eu vejo assim: a aquisição de cultura geral é contínua. Nunca se sabe tudo sobre tudo. Talvez minha dificuldade com havaianas não seja triste mas sim um novo aprendizado a respeito dos costumes portugueses.

    • @mariateixeira9769
      @mariateixeira9769 3 месяца назад

      @@ClarisseFernandesBrPt para nós não existe havaianas mas sim chinelos de meter o dedo usados em casa e na praia. Se nós próprios conhecemos as havaianas como fazendo parte da cultura do Brasil ( e atenção, eu acho as havaianas lindas) porque razão os brasileiros não pensam que não estão no brasil mas sim na Europa em que quase tudo é diferente? É esta a minha questão.

    • @andregustavoguimaraescunha3481
      @andregustavoguimaraescunha3481 3 месяца назад

      @mariateixeira9769: Prezada Maria, não pensamos isto que o que existe no Brasil teria que existir em todos os países, hoje com a globalização dos mercados, é natural existir produtos de um pais sendo exposto e vendido em outro, é até uma questão comercial, não descoberta ainda por portugueses ou brasileiros a viver em Portugal. E, te informo, que não somos fechados culturalmente e como característica de ser brasileiro somos curiosos, expansivos, anedotistas ou piadistas como os portugueses e gostamos muito a conversar com outros povos .Portanto lhe informo que não temos mentalidade fechada. O produto havaianas pode ser usado independente da estação de zoneamento do clima , é um produto que quase todos os brasileiros o usam em casa, muito útil, pois não escorrega independente do piso a se andar, e na praia e muitos o usam como vestimenta em passeios à rua. È um produto típico do Brasil " for export". um produto que caso fosse exposto e vendido em Portugal seria financeiramente bom para fazer dinheiro. Mas entendo que tenha manifestado sua opinião bairrista. Mas sem julgar seu pouco tino comercial mas sim o pouco conhecimento da cultura , lhe digo "muita parra e pouca uva"

    • @mariateixeira9769
      @mariateixeira9769 3 месяца назад

      @@andregustavoguimaraescunha3481 em relação á sua primeira frase, então porque é que alguns vêm para cá para reproduzir o que fazem no seu país de origem? E que não se adequa ao nosso país? Segundo nós também temos esse tipo de chinelos e há inclusive havaianas, mas não é a loucura do nosso país, tal como o é no Brasil.. Terceiro a vossa maior influência vem da cultura americana e desconhecem tudo o resto. Se conhecessem a cultura europeia não haveria um choque cultural tão forte. Quarta questão nós conhecemos demasiado bem a cultura brasileira desde os anos 70 enquanto o contrário não se vê. Quinto para nós, que também vendemos e usamos chinelos em casa e na praia, não consideramos as havaianas tão imprescindíveis como vocês consideram, porque Portugal é fabricante de calçado exemplar e de alta qualidade, exportado para toda a Europa. E vocês nem têm conhecimento ou cultura geral para nomearem os nossos produtos de exportação, ou seja a vossa disponibilidade para aprender a nossa cultura é nula. Por fim bairrista todos somos e pela sua resposta você é - o muito mais e revela um total desconhecimento dos factos. Eu, como imigrante noutro país durante 20 anos, e conhecedora da Europa por ter viajado muitíssimo, não chego aos outros países na expectativa de encontrar uma cultura, costumes e leis iguais á de Portugal. Será pela cultura geral que nós portugueses possuimos? Food for thought

    • @andregustavoguimaraescunha3481
      @andregustavoguimaraescunha3481 Месяц назад

      não merece resposta seu comentário

  • @mariateixeira9769
    @mariateixeira9769 3 месяца назад

    Clarice, o problema é mesmo dos brasileiros porque essa resistência acontece nos outros países também não é só em Portugal. Por isso o carácter dos brasileiros devia ser objeto de análise. Não acontece com outras nacionalidades e se acontece eles simplesmente vão embora, não se adaptam, mas não abrem canais no RUclips para criticar e suscitar ódios nem tentam mudar nada cá. Personalidade, caráter ou falta dele, falta de educação e de civismo, os brasileiros são espalhafatosos e os outros estrangeiros não, porque será? Poderia ser objeto de estudo ou não? O que se passa no Brasil para haver um gap enorme entre brasileiros e outras nacionalidades? E essa cena de apelidaram tudo como xenofobia? Eu ouço relatos de brasileiros chocados com atitudes de portugueses, americanos, e outras nacionalidades e vejo que não é xenofobia. As reações de outras pessoas, nacionais dos países em questão simplesmente alertam, sentem se incomodados , irritam se com as atitudes de brasileiros. Isso é xenofobia? O desespero de nacionais é que pode transformar se em xenofobia quando demais é demais. Infelizmente porque a xenofobia é algo que neste século é altamente ridículo MAS infelizmente há brasileiros que estão a Provocar essa onda de alta magnitude porque a resistência a adaptar se e a não perturbar o espaço dos outros é enorme?

  • @mariabarbeitos
    @mariabarbeitos 5 месяцев назад

    Clarisse, a sr° coloca muito bem as questões, resistência não é a solução e, como diz, perde-se a oportunidade da experiência. Portugal tem inúmeros lugares bonitos e no meio da natureza, para onde podemos levar colunas e dançar com os amigos, não é necessário importunar nos locais públicos, realmente. Também acho que não precisam de deixar de ser quem são, estão no vosso direito. Aproveite a "viagem" e ensine-nos, também temos muito a aprender convosco. Abraço.

  • @CarlosFigueiredo-sj1oe
    @CarlosFigueiredo-sj1oe 5 месяцев назад +2

    falas muito se entende pouco

    • @ClarisseFernandesBrPt
      @ClarisseFernandesBrPt  5 месяцев назад

      Vou considerar seu comentário uma excepção já que muitos dos seus compatriotas não só percebem minhas falas como comentam.

    • @luisnevada
      @luisnevada 5 месяцев назад

      Isso deve-se ao teu baixo nível de QI.

    • @FernandoAntunes-d1z
      @FernandoAntunes-d1z 5 месяцев назад

      Eu entendo ela perfeitamente 😂

  • @lreis1747
    @lreis1747 5 месяцев назад +5

    Num país onde é normal as pessoas saberem inglês, aprende-se na escola no primeiro ciclo, as legendas fazem sentido porque quase todos entendem o idioma original mas os mais velhos e que não sabem inglês também podem ler, apenas os filmes infantis são dobrados para que as crianças entendam, nesse aspeto o Brasil não contribui em nada para que as pessoas aprendam outro idioma muitas nem ler sabem, isto é aberrante para não dizer criminoso, os brasileiros nunca ouviram a voz dos atores, apenas uma brasileirice de um qualquer brasileiro, ou seja o que ouvem é o Arnold Schwarzenegger com a mesma voz do Richard Gere ou do
    Sylvester Stallone, simplesmente ridículo.
    Quanto ao comportamento de alguns brasileiros, trata-se de falta de educação e civismo, para tirar dúvidas pode verificar o relatório PISA e ver qual o lugar que o Brasil ocupa no ensino de algumas matérias, é uma desgraça, pode também pesquisar por um estudo de uma universidade americana e outra instituição que atribuiu um QI de 83 à maioria do povo brasileiro, pode também pesquisar qual o QI atribuído aos gorilas e vai ter uma surpresa das grandes, LAMENTO.
    Porque será que os brasileiros são mal vistos em inúmeros países? O defeito deve ser desses países, SERÁ?

  • @RonaldodosSantos161
    @RonaldodosSantos161 4 месяца назад

    Lá está. Vocês deviam comprar e ler os livros em português de cá, para perceberem muitos dos erros que vocês dão quando escrevem e falam, mas isso é consigo, vocês é que sabem o que querem fazer. Uma coisa que eu detesto é essa moda foleira de chinelar em todo o lado. Vocês trouxeram isso para cá. Muito feio, falta de gosto e educação, acho eu. Só se admite na piscina ou na praia.

  • @joaquimcastro5568
    @joaquimcastro5568 3 месяца назад

    «O brasileiro médio não se adapta a nada. Tem que ser sempre os outros a se adaptar a ele. E não tem capacidade empática, jamais consegue se distanciar de si mesmo pra ver as coisas na perspetiva dos outros. Não respeita a cultura, os viveres, as regras e as leis do país onde está. (...)»...nao concordo nada com esta frase...o brasileiro medio é um cidadão pobre, vive no meio de grandes dificuldades e vem por todo lado ausência de empatia e humanidade, ondes os ricos vivem em bolhas fechadas nos seus condomínios de luxo, onde a faxineira entra pela porta do cabalo, que afaga o seu sentimento de vira lata dando carteiradas, se estiverem uns minutos á porta do aeroporto vao notar perfeitamente quem é brasileiro ou nao, se é brasileiro pobre que chama o huber ele vai desfazer-se em desculpas por algo que nem fez, colocar de imediato a mala no porta bagagem do carro, e pedir licença para entrar, se for rico quando chega o huber, não cumprimenta o motorista, entra no carro e deixa a mala ao lado do carro á espera que o motorista pegue na mala e a meta no carro, ja varias vezes vi no porto motoristas arrancarem e deixarem a mala no passeio, ai percebem que algo é diferente, e voltam para pegar na mala e pedem ao motorista se pode abrir o porta malas e colocam a mala de viagem e ainda pedem desculpa...questão de hábitos....o brasileiro vive numa sociedade muito estratificada...as vezes o pobre cansado da dureza da vida no brasil vem para Portugal e pensa, eu era destratado e humilhado no brasil, aqui vou-me revoltar e mostrar a esses portugas que eu vim de um grande pais, aqui não vou ser humilhado como no brasil...e faz papel de tolo a que a maior parte dos portugueses vao tratar com condescendência...deixa, sao brasileiros...

  • @M.A.-hh1ye
    @M.A.-hh1ye 5 месяцев назад

    Trabalho na Alemanha a 10 anos,nunca tive problemas com Alemães e nem Brasileiros aqui ,somos bem recebidos , conheço muitos Portugueses aqui ,que não falam Inglês,nem Alemão que e bem pior ,porque na Alemanha se fala Alemão os Portugueses vivem entre eles quando precisa ir ao médico preferem pagar muitos , Brasileiros que falam Alemão para ajudar na tradução,cada imigrantes tem dificuldade de aceitar os custumes de outro País que imigrou 😂😂😂😂😂pura demagogia das Pessoas 😂😂😂😂😂🇩🇪🇧🇷

    • @carladesousa8735
      @carladesousa8735 5 месяцев назад +3

      Engraçado o meu irmão é português e ensina alemão aos estrangeiros incluindo muitos brasileiros. Essa de que os portugueses não falam alemão é para rir, desde o fim da segunda guerra mundial que a Alemanha recebe portugueses, brasileiro sempre a generalizar, é um clássico.

    • @luisnevada
      @luisnevada 5 месяцев назад +2

      Estás a mentir, isso é muito feio.

    • @carladesousa8735
      @carladesousa8735 5 месяцев назад +3

      @@luisnevada A minha cunhada que é alemã está cá a passar férias em Portugal na minha casa, eu disse-lhe em inglês o comentário desta senhora, que aliás os comentários dela são sempre a desfazer dos portugueses. A minha cunhada até se começou a rir, na Alemanha eles percebem muito bem quem são os verdadeiros portugueses, dos que só têm passaporte português, pela humildade do nosso povo.

    • @cjnge6828
      @cjnge6828 5 месяцев назад +4

      os portugueses que não falam alemão, é porque estão na Alemanha á pouco tempo, e o brasileiro está á mais tempo...já está a fazer um aproveitamento da situação, a diferença entre o português e o brasileìrio é enorme, por falta de lealdade, como é conhecido...o português gosta de ajudar, sem axincalhar, ninguém, o brasileiro tenta se aproveitar...das situações que pensa que lhes são favoráveis...

    • @ROSASANTOS-jp6wx
      @ROSASANTOS-jp6wx 5 месяцев назад +4

      Mentiroso, isso não é verdade, os brasileiros nem português correto sabem falar quanto mais alemão!!!!!!!!!