Boa noite, tem um modelo de cabo que talvez te sirva seria o cabo de roçadeira esse tipo de cabo e bem resistente a tração e costuma ter um modelo de conduite para ele ajuda a modelar e ele acaba não dobrando espero que essa informação seja útil parabéns pelo o projeto.
Show de bola esse projeto Edu. Esperando a evolução desse projeto, e imaginando a KSW no futuro trazendo essa solução 2x2 em bikes produzidas em linha, graças aos projetos, testes e melhorias trazidas por essa parceria. Parabéns está ficando cada vez mais top 👏
Derrame Ocular Capivara? Melhora pra vc! Adoro esses seus projetos professor pardal , continue evoluindo ela que tenho certeza que ficará cada vez melhor!
Pra aumentar a eficiência o eixo de transmissão deve ser rígido, sugiro fazer um sistema de cardan ou até mesmo correntes, tem umas adaptações feitas em motos que podem ser usadas de modelo. Pode dar um pouco trabalho, mas vai ficar mais eficiente.
Eu estava pensando em uma outra ideia, só para fins de experimento, instalar um motor eletrico, de baixa potência, na roda da frente. Sem acelerador manual, O acionamento seria por pedal assistido, ou seja, o motor só funcionaria se pedalar.
Maneiro ver o projeto funcionando na lama funda, parabéns! sobre os sistema de transmissão entre as rodas, o seu projeto é similar ao "BWA 2WD bicycle" no qual usa o esquema de "eixo flexível" que mais lembra uma mola "esmagada", muito comum em transmissão/chicote de microrretíficas, porém no "BWA 2WD bicycle" usa eixo de bitola maior do que os usados em microrretíficas, no sistema que mencionei tem sim uso de catraca pra compensar o problema das curvas, e vi que foi mencionado no vídeo. Seria interessante um trike awd. Do jeito que o projeto está já é uma grande conquista, parabéns à todos.
E aí Edu e Fernando ! Parabéns pelo projeto ! Vocês são Topizera ! A bike encarou o saibro sem deslizes ! Foi show ! Creio que com os ajustes vai ficar uma off-road que vai encarar qualquer terreno !
Olá! Edu transforma em realidade todos os sonhos, ideias que tive anos atrás, lá pelos anos 70/80. Tive essa ideia de transmissão dianteira usando cabo flexível. A ideia da bike que pedala pra frente no plano e pra trás pra subida, também pensei nisso no passado e o Edu fez mágica transformando em realidade.
Se vocês desenvolverem um conduíte, e fixar nesses dois pontos de apoio, entre o quadro e o garfo e criar um terceiro ponto, vai evitar esse efeito chicote.
@@ramonrocha4251 preste mais atenção na forma como vc escreve. Quem acompanha o canal sabe que a interação com a equipe é sempre amistosa e com várias brincadeiras. Quem já assistiu ao vídeo sobre limpeza de bikes, sabe a trabalheira que dá e viu que o Edu gosta de fazer uma limpeza nos mínimos detalhes. Já fiz a remoção e instalação de cabeçote de motores e manutenção completa em sistema de freio automotivo. Quem conhece sabe a sujeira que faz e a dificuldade em limpar e posso garantir que é muito pior que limpar a lama de uma bike. O termo "vagabundo" que vc utilizou se referindo ao meu comentário, é ofensivo e, antes de se referir a uma pessoa com este termo, sugiro que tente conhecê-la primeiro.
@@TheRogerRoos será que estou no lugar errado? Sou membro do clube de canais há 4 anos e aprendi muita coisa com a Pedaleira durante este tempo. Fiz manutenção completa da minha bike seguindo todas as dicas do Edu. O maior problema hoje em dia é que o povo perdeu o senso de humor e não sabe mais quando a gente está brincando o falando em tom de ironia. Procure o vídeo sobre a limpeza super detalhada do Edu e vc vai entender o que eu quis dizer no meu comentário. Posso dizer que sigo a Pedaleira a mais de 5 anos.
Seus vídeos são muito bons.... extremamente técnicos e explicativos....gosto muito disso...Parabéns mesmo pelos vídeos... melhor canal pra Bikers!👍🏻👍🏻👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parceiro to fazendo uma bike anfíbia também usando cabo de aço pra relação e resolvi o "problema do 8" com bases fixas , deixo pouca flexibilidade só onde precisa mesmo. Abraço! Ótimo vídeo.
Excelente resultado! Pessoas iguais a você fizeram a revolução industrial!!!! Por mais Pedaleria e Edu Capivara para o Brasil deixar de ser economia de commodities (colônia de exploração)
Edu.......tenta fazer um cabo de torção esquerda juntando varios cabos de freio....torce a esquerda e coloca dentro de uma mangueira de nível que vc acha em depósito de material para contrução........boa sorte
Usa um eixo flexível de roçadeira com capa para evitar a torção e já aproveita e coloca um pinhão e coroa de lixadeira assim vc coloca um pouco menos de tração na frente e evita os estalos
Melhor caminho pra fazer uma transmissão eficaz na bike 2x2 é com eixos cardã e diferencial .... O cabo não transfere o torque como uma aste rígida 😊😊😊 Mas a bike ficou linda! A idéia ficou muito bem executada!!!🎉🎉👏👏👏👏👏
Eu faria, sem cabo faria tipo Cardan estilo carro, e colocaria a catraca no pé de vela e na roda dianteira. Daí fica menos o espaço entre o pé de vela e a roda dianteira. Acho que ficaria bom ...valeu pela vídeo. Edu 👍
Muito interessante o sistema, parabéns! Você poderia utilizar um mangote de bomba submersa. É um cabo de aço que gira dentro de uma mangueira de borracha com uma luva de Teflon ou nylon para reduzir o atrito. Assim você pode fixar em mais pontos na bike, pois a parte externa não gira.
Procurem analisar a possibilidade de se basear nos carros com tração 4x4 e realizar a transmissão do torque para a roda da frente sem cabo (usando eixo cardã). O desafio é difícil mas ficaria show, quem sabe sai até um projeto com 4 rosas...
Eu substituiria esse cabo de aço por barras ou tubos cilíndricos de aço, com transmissão por eixos nas pontas. . Na roda da frente, eu colocaria um sistema de catraca para não dar essa diferença de rodagem pra fazer o trabalho do diferencial. . Esse cabo de aço da muito problema, é pesado e custa caro, além de ser muito barulhento. Do jeito que eu tô falando, com a habilidade do Silvio (conheci no senai), da pra fazer uma bike 2x2 extremamente eficiente, silenciosa e robusta. . Da até pra aproveitar toda estrutura que já está feita para passar os cabos. . Ali é só colocar os rolamentos e passar os eixos. . Na parte da frente, é só usar um sistema de “varetas” e eixos, pq aí, independe da rotação ou amortecimento, a engrenagem continua em funcionamento, até com suspensão profunda. . Se caso se interessem, mando os vídeos dos sistemas de transmissão pra adaptarem no projeto. . Obs. tbm fica mais bonita.
Edu, um bom terreno pra se testar a bike 2x2 é subida de estrada de chão com pedregulhos, brita, ou como se diz aqui no Paraná, macadame. Esse é um terreno q sempre q pego, lembro de "como seria bom uma bike 2x2 aqui"... rsrsrs
Acredito que o melhor lugar para testar a tração seja um *AREIÃO bem fofo,* e, claro, usando pneus *1.5", estreitos e "slick".* Entre devagar e na marcha leve, para tentar fazê-la patinar.
Parabéns Capi, eu adoro essas suas invenções malucas. tenta bolar um sistema de embreagem pra tração dianteira, pode ajudar a resolver o problema da diferença de velocidades nas curvas. Abroços.
Para que esse sistema de tração á cabo funcione corretamente.... além do sincronismo de giro de ambas as rodas... o cabo teria que continuar tendo torção e tbm... dentro de um conduite .. como ocorre nos freios á cabo....e não exposto como estão...
Fala aí Edu, beleza cara… Primeiramente, parabéns mesmo pelos seus vídeos, gosto muito das suas invenções.. Mas quanto ao cabo, existe um tipo de cabo utilizado em roçadeira, ele é um cardam flexível, e pelas fotos que olhei em anúncios no ML, a sua trama é exatamente a que você precisa, vale a pena vc dar uma olhada. Abraço…
Acho o teste bacana, talvez alguns eixos cardans e algumas cruzetas e talves se necessário um cabo menor de aço pra rodar no sentido certo na curva q vai pra roda da frente dê certo...
Vi o Edu elogiando os pneus, recentemente comprei um par da Levorin Cyclocross 700x38, os cravos são baixos, mas uso-os na cidade e realmente são muito bons, dá pra sentir a tração na aceleração e na freada. Ainda sim passando em locais mais escorregadios, não sinto escorregar.
Tente fazer com um eixo cardã, faz um esquema no guidão para fica fixo ate uma certa exterção de roda, e coloca uma catraca na frente pra elima a compensação, acho que fica 100% funcional
Sugestão para a transmissão que irá fazer com cardan: tenho uma moto com tração nas duas rodas. Rokon Ranger. Para evitar diferenças de torções entre as rodas seu cardan tem um sistema de molas, que pode ser copiado para sua bike.
Edu!!!! Enrola fita isolante na parte onde o cabo está abrindo (virando um 8) umas 3 camadas bem apertado, acho que isso já vai ajudar para abrir menos o cabo, ou enrolado no cabo todo...
Opa Edu... Vai um idéia... Talavez um sistema de transmissão com duas engrenagens conicas na transmissão traseira inverta o sentido da rotacão do cabo. fazendo assim que você coloque o sistema de transmissão na roda dianteira no lado esquerdo. Não pedendo a força da transmissão que é dissipado no cabo.
Muito legal!!!!..Vendo seus vídeos, me animei a recuperar a minha caloi 10, parada já faz alguns anos, segundo a estampa do manete de freio, ela é de 10-76, peças japonesas Suntour, assim como os aros e demais peças, está judiada, mas nada que uma boa dose de tempo e paciência não resolva...kkkk tenho essa bike desde 1978...ou 79..., ganhei de presente do meu pai, que comprou usada...andei muito com ela, hoje...eu, já com 57 anos, me animei a recuperar a "Máquina do Tempo"...sim...porque basta subir nela e parece que eu nunca parei de andar!!!!....Além dessa que é de estimação, possuo uma sprint 10 ( não está original) essa meu velho comprou nova e era dele...hehehe, uma MTB Savoy ( essa original)..e uma relíquia, uma caloi dobrável, original até nos pneus...enfim...muitas bikes para recuperar esse ano!!!....parabéns pelos vídeos.....grande abraço!!!
Edu, tenta convocar um cabo torção esquerda, esse que essa utilizando é torção direita, a tração no cabo é oposta ao sentido da torção dele, por isso ele abre. Pesquisa sobre cabo de aço “mão esquerda e mão direita”
Edu, acredito que se vocês tentarem com eixo cardam será mais fácil e ao invés de usar esse engate parecendo freio nas rodas poderiam utilisar engrenagens como em um diferencial automotivo.
notei que mesmo depois que você virou a roda, os estalos continuaram, o que indica nao ser tanto essa questão de sincronismo. outra coisa que achei relevante, com maquinas como da dremmel, miniretificas, furadeiras, existem cabos usados como transmissão, porem esses cabos tem uma capa dura, que impediria o cabo de fazer o oito. tenta ver se tem como adaptar os cabos.
Eu sugiro colocar um cardã vertical para a roda dianteira, descendo pelo centro do garfo, do alto do guidão até a roda dianteira, que ficaria ligeiramente descentralizada. A posição central do cardã permite que a direção gire para os lados sem interferir na transmissão. Nas extremidades do cardã, tanto na roda, quanto na parte de cima do guidão, um conjunto de engrenagens cônicas coroa e pinhão a 90 graus, usando dentes helicoidais para permitir que o engrenamento seja mais próximo ao centro do eixo da roda (dentes retos precisariam engrenar mais afastado, no diâmetro externo da coroa). O cardã é dividido em duas partes deslizantes (uma por dentro da outra), ligadas por seções estriadas. Isso permite que o cardâ se alongue e se contraia, acompanhando o movimento da suspensão dianteira... No conjunto cônico superior (ponta do cardâ acima do guidão) há uma coroa dentada, por onde passa uma corrente que transmite a rotação da roda traseira para o cardã. Para que essa coroa que gira o cardã receba a mesma rotação da roda traseira, não importando a marcha, precisa haver uma outra coroa (de mesmo número de dentes da coroa do cardã) fixada à roda traseira, do lado oposto ao pinhão com as marchas. Assim, no cubo da roda traseira há haveria duas correntes: a corrente original, vinda do pedal, com a troca de marchas normal, e uma segunda corrente, no lado oposto, indo pelo lado do quadro, passando por guias e subindo até a outra coroa do cardã... Ficou claro??? A bike teria duas transmissões por corrente: uma "original" que sai dos pedais e vai para trás, para a roda traseira; e outra que sai da roda traseira e vai para a frente, até o cardã no alto do guidão... Eu penso que assim seria possível fazer seu projeto de bike 2x2 com transmissão a pedal... A questão de desacoplar a tração dianteira você pode resolver usando um acoplamento eletromecânico na catraca da roda dianteira ou, mais fácil, apenas recolhendo e travando o cardã deslizante e desfazendo o engrenamento.... Uma outra solução, completamente diferente, seria usar um motor elétrico na roda dianteira, com controle de velocidade eletrônico para acompanhar a roda traseira.... Mas aí seria outra história, hehehe...
Usa coroa de motorizada com corrente e arames de ferro pra fazer a transferência. Ela está usando a relação 1/1 . Coloca coroa maior na frente e usa uma menor atrás. Assim o sistema empurra mais força pra frente . Tipo sistema de frenagem de uma moto "onde o mesmo usa mais no dianteiro e menos no traseiro " . Eh nois edu . Gostaria de ver mais etapas desse projeto .ficou dahora .
Tenta adaptar para o pedivela jogar a tração para roda dianteira através de um cardan, essa parada de conectar as duas rodas não ficou muito usual, pelo visto.
edu eu acredito que o melhor seria bolar outro mecanismo pra transmitir o movimento. qualquer cabo vai dissipar muita energia por estar mais solto e vai sofrer muito estresse, deixando o mecanismo pouco durável
Talvez seria legal passar esse cabo de aço por dentro de um tubo flexível, para dar mais firmeza, além disso um sisteminha de diferencial na ponta de uma das engrenagens do cabo acho que ajudaria bastante na questão da rotação diferente nas rodas.
Muito maneiro, agora que estou vendo, podia usar cabo de roçadeira e para evitar a torção, usar ela dentro de um tudo revestido com teflon e bastante graxa.
Edu, se vc conseguir fazer conduites não flexíveis para as partes do cabo q passando junto ao quadro e junto a benagal do garfo abaixo do rolamento isso vai dar mais estabilidade p o cabo ao girar e talvez vc perca menos energia ao pedalar😅
Edu, faz uma bike com tração hidraulica, se funcionar bem, nao vai fazer barulho nenhum e vai funcionar bem precisamente em qualquer situação, se desenvolver bem pode ate manter as marchas!
Isso, catraca, eu ia comentar e não lembrava a palavra, hehe. Pra complementar a ideia, então, a catraca, fazer os dentes da engrenagem num formato triangular e talvez com uma mola empurrando ela contra a roda. Se a engrenagem estiver fazendo força empurra a roda, se a roda estiver mais rápida os dentes pulam. Isso também permitira que a roda traseira trave na frenagem sem forçar o sistema. E talvez fazer a engrenagem traseira com um dente a mais, de forma que ela precise girar mais rápido que a dianteira pra transmitir a força. Isso ia fazer um sistema sob demanda, a dianteira só traciona se a traseira patinar.
Edu, que tal colocar o cabo de aço dentro de um conduíte para que fique mais estruturado e evitando formar o "oito", ou mudar a transmissão por eixo cardã e o cabo fica apenas na articulação do guidon.
ideia de 2 x 2 numa bicicleta já é bem antiga mas sistema por cabo de aço dá muitas perdas, não é eficiente, já vi sistema por varetas (caedã) e por sistema de corrente e catracas, procurei o video desse por corrente mas não encontrei, faz bastante tempo que vi, ter um conhecimento básico de mecânica ajuda bastante na hora de decidir o que fazer, valeu pela farra!!!!
Gostei muito desta idéia, mas para compensar a diferente rotação das rodas, talvez uma corrente conduzida por engrenagens da pedaleira, atravez do quadro até a roda dianteira, neste caso, uma catraca dianteira poderia compensar o diferencial.
Parabéns! Muito bacana esse projeto! Edu, sugiro um conduite pra esse cabo passar por dentro, tipo de cabo de velocímetro. Creio que assim o cabo não abrirá com facilidade.
Edu, gostava de transformar minha roda 26 dos anos 90 em uma gravel, é possivel? Pode fazer um video sobre isso? Otimo trabalho, toda a equipe Pedaleria, forte abraço!!
Eu acho que deveria fazer uma transmissão com cardã e cruzeta, esse sistema não vai dar tanto trabalho para achar as peças e vai ter mais chances de dar certo. Esse sistema de cabo ele perde muita energia torcendo o cabo ou abrindo ele.
2 diferencial de rotativa 1 cruzeta (pra por no lugar tô top tube ) e uma catraca ..... só ia faltar o mais difícil, aonde dobra o guidao daí usa os tubo redondo de 3/4 cm parede 2mm .... o bom desse sistema que te digo é que botando tubo quadrado da pra por numa full daí faz igual Cardan de trator
amigo cabo de aço para motopoda costal . é um tipo de roçadeira que corta mato que fica nas costas ela usa um cabo de aço grosso para fazer rotacionar as facas para cortar mato
Eu acho que usar somente o cabo não vai funcionar... acredito que vai melhorar e muito se você conseguir usar algum tipo de conduite de metal e flexível encapando o cabo motriz, do mesmo esquema de uma micro retifica com o flexível por exemplo, claro que tem que ver se existe um conduite pra cabo de 8mm, mas se conseguir acredito que vai dar certo juntamente com o cabo torcido pra esquerda.
Edu, a sugestão seria montar o cabo dentro de um conduíte, como nos sistemas de roçadeiras de grama ou daqueles vibradores de mangote para concreto. Atingem rotações elevadas.
Boa tarde Edu Capivara, gostei muito se sua ideia e da sua aventura no brejo, vc poderia substituir o cabo por uma alma de mangote de vibrador de concreto, embora eu não seu qual a bitola mais dá pra pesquisar pois creio que não tem esse problema de desenrolar, Flavio Maringá Paraná.
Parabéns Edu! O conceito foi provado. O projeto, é claro, pode evoluir muito mas esse feito já é enorme. Já pensou a KSW "Capivara's Signature"? Já quero uma!. :)
Faz a mesma coisa mas com duas bombinhas de óleo ligadas entre si em um sistema "lacrado" pra hora que rodar uma roda rodar a outra junto! Dessa maneira vai dar certo! Eu gostaria de ver esse vídeo e garanto que muitas outras pessoas tb kkk
Vídeo muito legal pela criatividade sendo diferente , gosto do seu estilo Montain Bike raiz sempre de bermuda larga , deixa a coladinha para os speeds kkkkkk
Eu acho que daria certo se colocasse o cabo dentro de uma mangueira estreita ou daqueles canos maleáveis transparente bem justa pq assim o cabo iria ficar tensionado e não abriria, talvez mudar o sistema de engrenagem também ajudaria, colocar uma outra mecânica já pronta e feita pra isso como se fosse uma caixa de direcional de um carro ou algo semelhante, é muito interessante e inteligente o jeito que o edu fez, invés de correntes pra todos os lados, to esperando a parte 2 dessa bike 😄
Que projeto legal, porem acho q a frente tem q ter catraca e também ter uma relação um pouco mais reduzida q a traseira, assim ela só vai tracionar realmente quando a roda traseira começar a destracionar.
Que legal! Os projetos de vcs são muito doidos. Pergunta: porque não puxou a força direto da coroa? Acho que seria mais eficiente a distribuição de força, menos desperdício de força e menos extensão de cabo ou cardan pra dar problema, não?
Tenta o Sistema a cardã com roletes em contato com a banda de rodagem do pneu traseiro transmitindo para o dianteiro e com sistema de hastes telescópica tipo macho e fêmea deslizante pra compensar o curso da suspensão dianteira
Fiquei pensando aqui, engrenagens helicoidais daquelas usadas em Esmerilhadeiras fariam um ótimo trabalho aí, das maiores de 7 ou 9 polegadas, projetando um sistema bem rígido para o encaixe das duas acredito que não haveria esses pulos dos dentes
Seria legal levar duas bike e passar pelos mesmos lugares com as duas pra gente ver a diferença
Parabéns Edu, belo projeto. Todo gde produto se inicia com um protótipo que aos poucos vai sendo aperfeiçoado.
Boa noite, tem um modelo de cabo que talvez te sirva seria o cabo de roçadeira esse tipo de cabo e bem resistente a tração e costuma ter um modelo de conduite para ele ajuda a modelar e ele acaba não dobrando espero que essa informação seja útil parabéns pelo o projeto.
Show de bola esse projeto Edu.
Esperando a evolução desse projeto, e imaginando a KSW no futuro trazendo essa solução 2x2 em bikes produzidas em linha, graças aos projetos, testes e melhorias trazidas por essa parceria.
Parabéns está ficando cada vez mais top 👏
EDU CAPIVARA NO SEU HABITAT NATURAL!🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Derrame Ocular Capivara? Melhora pra vc! Adoro esses seus projetos professor pardal , continue evoluindo ela que tenho certeza que ficará cada vez melhor!
Pra aumentar a eficiência o eixo de transmissão deve ser rígido, sugiro fazer um sistema de cardan ou até mesmo correntes, tem umas adaptações feitas em motos que podem ser usadas de modelo. Pode dar um pouco trabalho, mas vai ficar mais eficiente.
Eu estava pensando em uma outra ideia, só para fins de experimento, instalar um motor eletrico, de baixa potência, na roda da frente.
Sem acelerador manual, O acionamento seria por pedal assistido, ou seja, o motor só funcionaria se pedalar.
@@eduardomaestri interessante
@@eduardomaestri colocou gasolina ou eletricidade já matou o projeto. A idéia é no feijão mesmo.
Maneiro ver o projeto funcionando na lama funda, parabéns!
sobre os sistema de transmissão entre as rodas, o seu projeto é similar ao "BWA 2WD bicycle" no qual usa o esquema de "eixo flexível" que mais lembra uma mola "esmagada", muito comum em transmissão/chicote de microrretíficas, porém no "BWA 2WD bicycle" usa eixo de bitola maior do que os usados em microrretíficas, no sistema que mencionei tem sim uso de catraca pra compensar o problema das curvas, e vi que foi mencionado no vídeo.
Seria interessante um trike awd.
Do jeito que o projeto está já é uma grande conquista, parabéns à todos.
edu tenta montar um cubo traseiro com catraca na frente adaptado com esse disco pra fazer o efeito diferencial
E aí Edu e Fernando ! Parabéns pelo projeto ! Vocês são Topizera ! A bike encarou o saibro sem deslizes ! Foi show ! Creio que com os ajustes vai ficar uma off-road que vai encarar qualquer terreno !
Olá! Edu transforma em realidade todos os sonhos, ideias que tive anos atrás, lá pelos anos 70/80. Tive essa ideia de transmissão dianteira usando cabo flexível. A ideia da bike que pedala pra frente no plano e pra trás pra subida, também pensei nisso no passado e o Edu fez mágica transformando em realidade.
Se vocês desenvolverem um conduíte, e fixar nesses dois pontos de apoio, entre o quadro e o garfo e criar um terceiro ponto, vai evitar esse efeito chicote.
Não consigo nem imaginar o trabalho que foi para lavar a bike. Só sei que foi o Edu quem lavou. O Fernando enfiou o pé na lama literalmente.
@@ramonrocha4251 preste mais atenção na forma como vc escreve. Quem acompanha o canal sabe que a interação com a equipe é sempre amistosa e com várias brincadeiras. Quem já assistiu ao vídeo sobre limpeza de bikes, sabe a trabalheira que dá e viu que o Edu gosta de fazer uma limpeza nos mínimos detalhes. Já fiz a remoção e instalação de cabeçote de motores e manutenção completa em sistema de freio automotivo. Quem conhece sabe a sujeira que faz e a dificuldade em limpar e posso garantir que é muito pior que limpar a lama de uma bike. O termo "vagabundo" que vc utilizou se referindo ao meu comentário, é ofensivo e, antes de se referir a uma pessoa com este termo, sugiro que tente conhecê-la primeiro.
@@jorgelodi1157 Tá no lugar errado amigão
@@TheRogerRoos será que estou no lugar errado? Sou membro do clube de canais há 4 anos e aprendi muita coisa com a Pedaleira durante este tempo. Fiz manutenção completa da minha bike seguindo todas as dicas do Edu. O maior problema hoje em dia é que o povo perdeu o senso de humor e não sabe mais quando a gente está brincando o falando em tom de ironia. Procure o vídeo sobre a limpeza super detalhada do Edu e vc vai entender o que eu quis dizer no meu comentário. Posso dizer que sigo a Pedaleira a mais de 5 anos.
só um jato de alta pressão já remove toda essa lama
Seus vídeos são muito bons.... extremamente técnicos e explicativos....gosto muito disso...Parabéns mesmo pelos vídeos... melhor canal pra Bikers!👍🏻👍🏻👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parceiro to fazendo uma bike anfíbia também usando cabo de aço pra relação e resolvi o "problema do 8" com bases fixas , deixo pouca flexibilidade só onde precisa mesmo.
Abraço! Ótimo vídeo.
Legal, manda umas fotos!
Abraços
Edu Capivara
@@Pedaleria foto pelo RUclips dá?
Excelente resultado!
Pessoas iguais a você fizeram a revolução industrial!!!!
Por mais Pedaleria e Edu Capivara para o Brasil deixar de ser economia de commodities (colônia de exploração)
Edu.......tenta fazer um cabo de torção esquerda juntando varios cabos de freio....torce a esquerda e coloca dentro de uma mangueira de nível que vc acha em depósito de material para contrução........boa sorte
Usa um eixo flexível de roçadeira com capa para evitar a torção e já aproveita e coloca um pinhão e coroa de lixadeira assim vc coloca um pouco menos de tração na frente e evita os estalos
Só consigo pensar numa bike a vapor com esse barulho 😜
Tem um cara que fez uma, pesquisa aí no yt, muito legal.
Melhor caminho pra fazer uma transmissão eficaz na bike 2x2 é com eixos cardã e diferencial .... O cabo não transfere o torque como uma aste rígida 😊😊😊
Mas a bike ficou linda! A idéia ficou muito bem executada!!!🎉🎉👏👏👏👏👏
Eu faria, sem cabo faria tipo Cardan estilo carro, e colocaria a catraca no pé de vela e na roda dianteira. Daí fica menos o espaço entre o pé de vela e a roda dianteira. Acho que ficaria bom ...valeu pela vídeo. Edu 👍
Você e sua equipe conseguem Edu Coisas mais improváveis vocês ja criaram
Legal. Tem até o barulho da locomotiva... muito joia. Desenvolvimento de um novo produto...
Muito interessante o sistema, parabéns!
Você poderia utilizar um mangote de bomba submersa. É um cabo de aço que gira dentro de uma mangueira de borracha com uma luva de Teflon ou nylon para reduzir o atrito. Assim você pode fixar em mais pontos na bike, pois a parte externa não gira.
Procurem analisar a possibilidade de se basear nos carros com tração 4x4 e realizar a transmissão do torque para a roda da frente sem cabo (usando eixo cardã). O desafio é difícil mas ficaria show, quem sabe sai até um projeto com 4 rosas...
Eu substituiria esse cabo de aço por barras ou tubos cilíndricos de aço, com transmissão por eixos nas pontas.
.
Na roda da frente, eu colocaria um sistema de catraca para não dar essa diferença de rodagem pra fazer o trabalho do diferencial.
.
Esse cabo de aço da muito problema, é pesado e custa caro, além de ser muito barulhento.
Do jeito que eu tô falando, com a habilidade do Silvio (conheci no senai), da pra fazer uma bike 2x2 extremamente eficiente, silenciosa e robusta.
.
Da até pra aproveitar toda estrutura que já está feita para passar os cabos.
.
Ali é só colocar os rolamentos e passar os eixos.
.
Na parte da frente, é só usar um sistema de “varetas” e eixos, pq aí, independe da rotação ou amortecimento, a engrenagem continua em funcionamento, até com suspensão profunda.
.
Se caso se interessem, mando os vídeos dos sistemas de transmissão pra adaptarem no projeto.
.
Obs. tbm fica mais bonita.
No link tem o sistema de transmissão que funciona muito melhor, além de ser mais robusto
Edu, um bom terreno pra se testar a bike 2x2 é subida de estrada de chão com pedregulhos, brita, ou como se diz aqui no Paraná, macadame. Esse é um terreno q sempre q pego, lembro de "como seria bom uma bike 2x2 aqui"... rsrsrs
Acredito que o melhor lugar para testar a tração seja um *AREIÃO bem fofo,* e, claro, usando pneus *1.5", estreitos e "slick".* Entre devagar e na marcha leve, para tentar fazê-la patinar.
up
seria um extremo, provavelmente patinaria kkkkk
Muito maneiro este projeto, talves em pensar em uma transmissaõ, naaõ com cabo de aço, mais com o tipo usado nos caminhões .
Parabéns Capi, eu adoro essas suas invenções malucas. tenta bolar um sistema de embreagem pra tração dianteira, pode ajudar a resolver o problema da diferença de velocidades nas curvas. Abroços.
Que projeto legal cara, continuem essa pegada da bike tracionada.
Cardan até na caixa de direção ficaria muito bom parabéns pelo projeto
Para que esse sistema de tração á cabo funcione corretamente.... além do sincronismo de giro de ambas as rodas... o cabo teria que continuar tendo torção e tbm... dentro de um conduite .. como ocorre nos freios á cabo....e não exposto como estão...
Eu acho que esse projeto só tem que ter algumas modificações. Esse projeto é uma revolução no ciclismo.
Fala aí Edu, beleza cara…
Primeiramente, parabéns mesmo pelos seus vídeos, gosto muito das suas invenções..
Mas quanto ao cabo, existe um tipo de cabo utilizado em roçadeira, ele é um cardam flexível, e pelas fotos que olhei em anúncios no ML, a sua trama é exatamente a que você precisa, vale a pena vc dar uma olhada.
Abraço…
Acho o teste bacana, talvez alguns eixos cardans e algumas cruzetas e talves se necessário um cabo menor de aço pra rodar no sentido certo na curva q vai pra roda da frente dê certo...
Vi o Edu elogiando os pneus, recentemente comprei um par da Levorin Cyclocross 700x38, os cravos são baixos, mas uso-os na cidade e realmente são muito bons, dá pra sentir a tração na aceleração e na freada. Ainda sim passando em locais mais escorregadios, não sinto escorregar.
Levorin agora e michelin
Em roçadeira tipo a FS Stil 220 intercostal usa um tipo de cabo muito resistente para passa a força do moto para a lâmina de roça
Tente fazer com um eixo cardã, faz um esquema no guidão para fica fixo ate uma certa exterção de roda, e coloca uma catraca na frente pra elima a compensação, acho que fica 100% funcional
Edu gostei da tração na bak queria uma tração dessa na minha bak adorei Edu tio
Edu....
Tenta usar CABO EIXO que é usado em roçadeiras, quem sabe encapados até......
Boa sorte com o projeto 🤞
Cabo de rocadeira deve dar mesmo
Sugestão para a transmissão que irá fazer com cardan: tenho uma moto com tração nas duas rodas. Rokon Ranger. Para evitar diferenças de torções entre as rodas seu cardan tem um sistema de molas, que pode ser copiado para sua bike.
Edu!!!! Enrola fita isolante na parte onde o cabo está abrindo (virando um 8) umas 3 camadas bem apertado, acho que isso já vai ajudar para abrir menos o cabo, ou enrolado no cabo todo...
Opa Edu... Vai um idéia... Talavez um sistema de transmissão com duas engrenagens conicas na transmissão traseira inverta o sentido da rotacão do cabo. fazendo assim que você coloque o sistema de transmissão na roda dianteira no lado esquerdo. Não pedendo a força da transmissão que é dissipado no cabo.
Muito legal!!!!..Vendo seus vídeos, me animei a recuperar a minha caloi 10, parada já faz alguns anos, segundo a estampa do manete de freio, ela é de 10-76, peças japonesas Suntour, assim como os aros e demais peças, está judiada, mas nada que uma boa dose de tempo e paciência não resolva...kkkk tenho essa bike desde 1978...ou 79..., ganhei de presente do meu pai, que comprou usada...andei muito com ela, hoje...eu, já com 57 anos, me animei a recuperar a "Máquina do Tempo"...sim...porque basta subir nela e parece que eu nunca parei de andar!!!!....Além dessa que é de estimação, possuo uma sprint 10 ( não está original) essa meu velho comprou nova e era dele...hehehe, uma MTB Savoy ( essa original)..e uma relíquia, uma caloi dobrável, original até nos pneus...enfim...muitas bikes para recuperar esse ano!!!....parabéns pelos vídeos.....grande abraço!!!
Eita
Ansioso pra ver a nova atualização dessa 2x2
Machucou os olhos Edu ?
Tmj galera
Só conteúdo legal, parabéns !!!👍🏼
Fantástico, Edu. Não vamos esquecer esse projeto, não!
Edu, tenta convocar um cabo torção esquerda, esse que essa utilizando é torção direita, a tração no cabo é oposta ao sentido da torção dele, por isso ele abre. Pesquisa sobre cabo de aço “mão esquerda e mão direita”
Muito bom! Quero ver esse projeto até o fim
Edu, acredito que se vocês tentarem com eixo cardam será mais fácil e ao invés de usar esse engate parecendo freio nas rodas poderiam utilisar engrenagens como em um diferencial automotivo.
notei que mesmo depois que você virou a roda, os estalos continuaram, o que indica nao ser tanto essa questão de sincronismo. outra coisa que achei relevante, com maquinas como da dremmel, miniretificas, furadeiras, existem cabos usados como transmissão, porem esses cabos tem uma capa dura, que impediria o cabo de fazer o oito. tenta ver se tem como adaptar os cabos.
Eu sugiro colocar um cardã vertical para a roda dianteira, descendo pelo centro do garfo, do alto do guidão até a roda dianteira, que ficaria ligeiramente descentralizada. A posição central do cardã permite que a direção gire para os lados sem interferir na transmissão. Nas extremidades do cardã, tanto na roda, quanto na parte de cima do guidão, um conjunto de engrenagens cônicas coroa e pinhão a 90 graus, usando dentes helicoidais para permitir que o engrenamento seja mais próximo ao centro do eixo da roda (dentes retos precisariam engrenar mais afastado, no diâmetro externo da coroa). O cardã é dividido em duas partes deslizantes (uma por dentro da outra), ligadas por seções estriadas. Isso permite que o cardâ se alongue e se contraia, acompanhando o movimento da suspensão dianteira... No conjunto cônico superior (ponta do cardâ acima do guidão) há uma coroa dentada, por onde passa uma corrente que transmite a rotação da roda traseira para o cardã. Para que essa coroa que gira o cardã receba a mesma rotação da roda traseira, não importando a marcha, precisa haver uma outra coroa (de mesmo número de dentes da coroa do cardã) fixada à roda traseira, do lado oposto ao pinhão com as marchas. Assim, no cubo da roda traseira há haveria duas correntes: a corrente original, vinda do pedal, com a troca de marchas normal, e uma segunda corrente, no lado oposto, indo pelo lado do quadro, passando por guias e subindo até a outra coroa do cardã... Ficou claro??? A bike teria duas transmissões por corrente: uma "original" que sai dos pedais e vai para trás, para a roda traseira; e outra que sai da roda traseira e vai para a frente, até o cardã no alto do guidão... Eu penso que assim seria possível fazer seu projeto de bike 2x2 com transmissão a pedal... A questão de desacoplar a tração dianteira você pode resolver usando um acoplamento eletromecânico na catraca da roda dianteira ou, mais fácil, apenas recolhendo e travando o cardã deslizante e desfazendo o engrenamento.... Uma outra solução, completamente diferente, seria usar um motor elétrico na roda dianteira, com controle de velocidade eletrônico para acompanhar a roda traseira.... Mas aí seria outra história, hehehe...
Usa coroa de motorizada com corrente e arames de ferro pra fazer a transferência. Ela está usando a relação 1/1 . Coloca coroa maior na frente e usa uma menor atrás. Assim o sistema empurra mais força pra frente . Tipo sistema de frenagem de uma moto "onde o mesmo usa mais no dianteiro e menos no traseiro " . Eh nois edu . Gostaria de ver mais etapas desse projeto .ficou dahora .
Tenta adaptar para o pedivela jogar a tração para roda dianteira através de um cardan, essa parada de conectar as duas rodas não ficou muito usual, pelo visto.
edu eu acredito que o melhor seria bolar outro mecanismo pra transmitir o movimento. qualquer cabo vai dissipar muita energia por estar mais solto e vai sofrer muito estresse, deixando o mecanismo pouco durável
Talvez seria legal passar esse cabo de aço por dentro de um tubo flexível, para dar mais firmeza, além disso um sisteminha de diferencial na ponta de uma das engrenagens do cabo acho que ajudaria bastante na questão da rotação diferente nas rodas.
Muito maneiro, agora que estou vendo, podia usar cabo de roçadeira e para evitar a torção, usar ela dentro de um tudo revestido com teflon e bastante graxa.
GOST3I AGORA O CAPI TEM MANGEKYO SHARINGAN!
ESTÁ EVOLUINDO!
KKKKKKK
🤘🏼💀
Edu, se vc conseguir fazer conduites não flexíveis para as partes do cabo q passando junto ao quadro e junto a benagal do garfo abaixo do rolamento isso vai dar mais estabilidade p o cabo ao girar e talvez vc perca menos energia ao pedalar😅
Edu, faz uma bike com tração hidraulica, se funcionar bem, nao vai fazer barulho nenhum e vai funcionar bem precisamente em qualquer situação, se desenvolver bem pode ate manter as marchas!
Edu vc é muito inteligente. Parabens
vai ter que repetir esse percurso mas dessa vez levando duas bikes uma original e essa customizada assim vai dar pra ver realmente a diferença
combina a tração dianteira com uma catraca, assim toda vez que a roda de traz não estiver sincronizada com a frente, ela vai rodar a catraca
Isso, catraca, eu ia comentar e não lembrava a palavra, hehe.
Pra complementar a ideia, então, a catraca, fazer os dentes da engrenagem num formato triangular e talvez com uma mola empurrando ela contra a roda. Se a engrenagem estiver fazendo força empurra a roda, se a roda estiver mais rápida os dentes pulam. Isso também permitira que a roda traseira trave na frenagem sem forçar o sistema.
E talvez fazer a engrenagem traseira com um dente a mais, de forma que ela precise girar mais rápido que a dianteira pra transmitir a força. Isso ia fazer um sistema sob demanda, a dianteira só traciona se a traseira patinar.
@@brunocorrea6010 se sua lógica estiver correta seria uma ideia realmente interessante👍🏻
Edu, que tal colocar o cabo de aço dentro de um conduíte para que fique mais estruturado e evitando formar o "oito", ou mudar a transmissão por eixo cardã e o cabo fica apenas na articulação do guidon.
Ele fez isso no primeiro video
ideia de 2 x 2 numa bicicleta já é bem antiga mas sistema por cabo de aço dá muitas perdas, não é eficiente, já vi sistema por varetas (caedã) e por sistema de corrente e catracas, procurei o video desse por corrente mas não encontrei, faz bastante tempo que vi, ter um conhecimento básico de mecânica ajuda bastante na hora de decidir o que fazer, valeu pela farra!!!!
Gostei muito desta idéia, mas para compensar a diferente rotação das rodas, talvez uma corrente conduzida por engrenagens da pedaleira, atravez do quadro até a roda dianteira, neste caso, uma catraca dianteira poderia compensar o diferencial.
Acho que a melhor ideia é colocar catraca dos 2 lados, e se possível fazer com corrente
Parabéns! Muito bacana esse projeto! Edu, sugiro um conduite pra esse cabo passar por dentro, tipo de cabo de velocímetro. Creio que assim o cabo não abrirá com facilidade.
Edu, gostava de transformar minha roda 26 dos anos 90 em uma gravel, é possivel? Pode fazer um video sobre isso?
Otimo trabalho, toda a equipe Pedaleria, forte abraço!!
Eu acho que deveria fazer uma transmissão com cardã e cruzeta, esse sistema não vai dar tanto trabalho para achar as peças e vai ter mais chances de dar certo. Esse sistema de cabo ele perde muita energia torcendo o cabo ou abrindo ele.
2 diferencial de rotativa 1 cruzeta (pra por no lugar tô top tube ) e uma catraca ..... só ia faltar o mais difícil, aonde dobra o guidao daí usa os tubo redondo de 3/4 cm parede 2mm .... o bom desse sistema que te digo é que botando tubo quadrado da pra por numa full daí faz igual Cardan de trator
amigo cabo de aço para motopoda costal . é um tipo de roçadeira que corta mato que fica nas costas ela usa um cabo de aço grosso para fazer rotacionar as facas para cortar mato
Boa CNC3DPRINT, obrigado!
Abraços
Edu Capivara
Eu acho que usar somente o cabo não vai funcionar... acredito que vai melhorar e muito se você conseguir usar algum tipo de conduite de metal e flexível encapando o cabo motriz, do mesmo esquema de uma micro retifica com o flexível por exemplo, claro que tem que ver se existe um conduite pra cabo de 8mm, mas se conseguir acredito que vai dar certo juntamente com o cabo torcido pra esquerda.
Parabéns pela série de vídeos. Gostei muito
Boa noite Edu ! Tenta conseguir um cabo com revestimento bem resistente tipo aquelas mangueiras de alta pressão.
Tudo de bom ! 👍🏼🚲
Edu, a sugestão seria montar o cabo dentro de um conduíte, como nos sistemas de roçadeiras de grama ou daqueles vibradores de mangote para concreto. Atingem rotações elevadas.
Show parabéns!! Agora é só evoluir!!
Boa tarde Edu Capivara, gostei muito se sua ideia e da sua aventura no brejo, vc poderia substituir o cabo por uma alma de mangote de vibrador de concreto, embora eu não seu qual a bitola mais dá pra pesquisar pois creio que não tem esse problema de desenrolar, Flavio Maringá Paraná.
Seria bom usar no lugar desse cabo de aço um Cabo de Transmissão de Roçadeira à gasolina, que é próprio para essa finalidade.
Acho que eu fiquei mais impressionado com o vbrake travando roda na lama pegando na tinta em um aro que não foi desenhado pra ele.
Parabéns Edu! O conceito foi provado. O projeto, é claro, pode evoluir muito mas esse feito já é enorme. Já pensou a KSW "Capivara's Signature"? Já quero uma!. :)
Faz a mesma coisa mas com duas bombinhas de óleo ligadas entre si em um sistema "lacrado" pra hora que rodar uma roda rodar a outra junto! Dessa maneira vai dar certo! Eu gostaria de ver esse vídeo e garanto que muitas outras pessoas tb kkk
Vídeo muito legal pela criatividade sendo diferente , gosto do seu estilo Montain Bike raiz sempre de bermuda larga , deixa a coladinha para os speeds kkkkkk
Interessante projeto Edu, parabéns.
Muito legal esse projeto.. . 😃
Vaii melhorando ai pra ficar bom
Esperei tanto por isso, agora vale uma inscrição
Vocês deveriam fazer um teste com cardan flexível, iguais aos usados em roçadeiras costais.
Caraca Cardan flexível 😮
realmente
Eu acho que daria certo se colocasse o cabo dentro de uma mangueira estreita ou daqueles canos maleáveis transparente bem justa pq assim o cabo iria ficar tensionado e não abriria, talvez mudar o sistema de engrenagem também ajudaria, colocar uma outra mecânica já pronta e feita pra isso como se fosse uma caixa de direcional de um carro ou algo semelhante, é muito interessante e inteligente o jeito que o edu fez, invés de correntes pra todos os lados, to esperando a parte 2 dessa bike 😄
Que projeto legal, porem acho q a frente tem q ter catraca e também ter uma relação um pouco mais reduzida q a traseira, assim ela só vai tracionar realmente quando a roda traseira começar a destracionar.
Top D+. Pensei em bike com motor elétrico no 2 eixos. Acho que seria mais fácil de implementar.
Muito bom os testes preliminares. Com as futuras adaptações vai ficar bacana!
Gostei da idéia fazer com 2 cabeças de esmerilhadeira e com correntes e catracas e o adaptador escamoteador de chave catracas
Cravinhos SP
Aqui em Mossoró RN ligado no seu canal pedalaria é show 👊👍
Sensacional Edu / Fe
Que legal! Os projetos de vcs são muito doidos. Pergunta: porque não puxou a força direto da coroa? Acho que seria mais eficiente a distribuição de força, menos desperdício de força e menos extensão de cabo ou cardan pra dar problema, não?
Oi boa noite Edu acho que Eixo Cardan Cabo Flexivel Roçadeira Tekna Bc1200 1250ss ficaria bom no lugar do cabo de aço
Tenta o Sistema a cardã com roletes em contato com a banda de rodagem do pneu traseiro transmitindo para o dianteiro e com sistema de hastes telescópica tipo macho e fêmea deslizante pra compensar o curso da suspensão dianteira
Fiquei pensando aqui, engrenagens helicoidais daquelas usadas em Esmerilhadeiras fariam um ótimo trabalho aí, das maiores de 7 ou 9 polegadas, projetando um sistema bem rígido para o encaixe das duas acredito que não haveria esses pulos dos dentes
Top Edu, tá faltando mais um guia pro cabo no Head tube pra evitar o '8' no cabo. Gostei do projeto, parabéns amigos da Pedaleria. 👍🏻