Qualquer um de nós fãs e consumidores temos direito se criticar. Eu realmente fiquei bem triste com bastante coisa. E aquelas pessoas que falam "Aah mas se gosta tabto do livro vá ler o livro" tinham que engolir GOT 8 com farinha de novo. Criticar com embasamento n é desrespeitar. Têm mt coisa que não faz sentido pra própria lógica da série e coisas estabelecidas no cânone. Atores maravilhosos, cgi, e momentos ótimos... mas o enredo e o roteiro... GOT 8 tudo de novo. Rhaenyra e Alicent se visitando por basicamente fã service e sem embasamento logico pq seria mt perigoso? Alicent traindo a família? Porra.
A cabeça dos produtores e roteiristas: "Nossa, olha aquela obra ali. Tão aclamada, que texto rico, que personagens complexos. Já tem tantos fãs! Tá tudo pronto, o autor é tão bom, o livro é tão bom. Meu sonho é levar pra tv e mudar tudo que eu puder, pois eu acho que eu tbm tenho meu talento e eu preciso melhorar a obra desse autor!"
Fogo e Sangue aclamado é ótimo kkkkkkk. A série principal da Canção de Gelo e Fogo sim, agora achar que Fogo e Sangue é aclamado e com personagens complexos já é demais. Ou você não leu, ou leu muito mal o livro .
Pagaram por isso, é dinheiro deles, tá no contrato = fazem oq quiser. No microcosmos das nossas vidas raras são as pessoas que deixam os pedreiros que contratam trabalhar livres, os cabeleiros, até o Uber do dia a dia é dado pitaco no percurso pq? Pq é o seu, dono do dinheiro, que está na reta e o único afetado. Bem como você também sabe muito melhor que qualquer um o que lhe é ou não importante. Se Martin não quer que mexam nas obras dele: ele não venda. Ninguém obrigou, ninguém forçou e não é um menino. Aliás, já tem dinheiro o suficiente pra matar o Copolla e financiar do próprio bolso. Oq não dá é pra querer que a empresa que pagou milhões pelos direitos não mexa onde acha importante e nem pagar de surpreso quando isso ocorre quando o contrato é bem claro. Parece Lucas após quase virar acionista majoritário da Disney reclamando do q fizeram com Star Wars. Sendo que ele foi o maldito que vendeu! É a personificação do meme:"Hora hora se não é a consequência das minhas escolhas".
@@andrefaria4922 Fogo e Sangue faz parte da construção de mundo e história pras crônicas tão aclamadas... no mínimo a construção das séries tem que ter regras pra própria construção de mundo tbm, se os motivos dos personagens são vazios o universo deles tbm é e ai acabam com a história que o cara construiu
Mudar o tom da história é um dos problemas da serie para mim. HOTD deveria ser sobre uma guerra civil que mostra até onde as pessoas vão pelo poder, mas transformaram Rhaenyra em uma mocinha messiânica e a Alicent em uma rainha confusa que está disposta a sacrificar os próprios filhos. E parte disso vem desde a primeira temporada.
Detalhe, tem entrevista do Ryan Condal que ele diz que o livro fogo e sangue é "propaganda dos verdes", que não sabe porque as pessoas gostam do Daemon, que o dragão favorito dele é a Syrax Parece mesmo que o cara tá querendo fazer a própria estória
Eu achei ok a relação das duas na primeira temporada. Senti que era uma forma de trazer mais nuances para os verdes e criar um contraponto interessante, mas a continuação disso na segunda temporada foi uma das coisas que mais empobreceu a trama. Nessa temporada era para as duas se desligarem disso, e se tornarem 100% as personagens do livro. E outra, essa coisa de ambas ficarem se visitando, e sem consequências, fere gravemente a verossimilhança da obra. E claro, as repetições de diálogos e cenas. A temporada anterior avançou tanto a linha do tempo que desperdiçou relações e construções benéficas à trama, enquanto essa foi lenta e repetitiva.
por isso fogo e sangue é melhor, o livro fala exatamente sobre até onde os targaryen’s foram por poder. Comprei o livro essa semana e ainda estou no reinado de jaehaerys I, gostei demais do livro. (assisti a serie antes de ler o livro)
mikannn tbm só vou falar q vi uns videos sobre o assunto na gringa e mds nenhum deles chegam aos seus pés, sua eloquência, ponderação, sensatez, inteligência, profundidade. Tudo q vc faz é como sempre impecável!
Uma coisa que eu acho engraçado, é que quando o autor elogia uma adaptação o pessoal usa esse mesmo argumento, de tipo "se o criador da obra gostou, quem é vc pra não gostar"...mas agora que aconteceu ao contrário e o criador criticou, eu já vi um pessoal falando que a opinião do autor não faz tanta diferença assim.
Eu concordo em partes com o Martin mas a opinião dele não é muito superior a de um fã, até porque ele é um autor e fazer uma série é muito mais que roteiro.
O mais triste pra mim é o fato de mudar as motivações dos personagens, a Rhaenyra na série não quer o trono porque foi nomeada herdeira e é o direito dela e foi usurpada, mas sim porque quer "salvar o mundo" por causa de uma profecia. Além do fato de terem matado o filho dela, mandado aquele gêmeo pra assassinar ela no próprio quarto e ter perdido a Rhaenys numa batalha, ela ainda fica nessa passividade de querer evitar uma guerra que claramente já começou. Não bastando isso, arrastaram o Daemon pra também ter essa motivação de "Salvação" do mundo e por isso ele precisa apoiar a Rhaenyra. Sei lá pra mim empobrece muito o peso das decisões dos personagens
@@bruhmass Siiiiiiiiiiiiim! Isso que me incomoda. Todo mundo lá é vítima de um "destino" que não gostaria. A Rhaenryra, a Alicent.... Ninguém tem agência nenhuma. Tudo é um mal entendido.
acho que os showrunners não tem a coragem de sustenta personagens odiosos, ou seja, personagens com motivações pouco nobres (ou simplesmente nem um pouco nobres). todos os personagens são meio bland para passar a ideia de "mocinho" quando essa história, e um dos pontos dela, é que ninguém é o mocinho disso
Preencher lacunas é uma coisa. Mudar a motivação dos personagens e consequentemente desfigurar a história é outra completamente diferente. Ryan Condall não deveria terminar essa série sozinho. Já vejo o desastre se encaminhando.
concordo completamente, ta me cheirando a final de got essa serie , infelizmente ! sera esse o legado do martin? os livros nunca tera o alcance que o streamer tem , é se acabar mal uma 2 serie sobre sua obra , o legado do martin estará em risco , a sua historia sera conhecida como obras de final ruim
@@gustavobruno1517 Obras de final ruim? A obra de responsabilidade de Martin, que não é GOT mas sim Gelo e Fogo, ele não se deu ao trabalho de acabar. o legado dele é de um autor que está deixando incompleta sua Magnum Opus. E a única culpa que recai sobre Martin é justamente não ter acabado. Alan Moore NÃO é julgado pela mediocridade do filme de Watchmen ou do V de Vingança. E isso é óbvio: não é responsabilidade dele.
@@janssenjoseph6861perfeito. A Mikann inclusive tem um vídeo sobre isso na autópsia. Que os livros estavam demorando demais e que isso gerava um problema nas adaptações.
Poxa, mas nem dava pra ver nada do q ele filmava! Mesmo o q ele filmou de A casa di Dragao... pra mim eh soh tela preta 100% do tempo (e minha tv nao eh ruim, eh um modelo 4k de 2022 acho! Ele filma de um jeito q não parece ser pro consumidor comum conseguir acessar 😢😢)@@steniocamara8618
Caramba! Martinho hablou mesmo, infelizmente eu concordo com ele, algumas mudanças são inevitáveis mas saber amararrar essas mudanças é fundamental, e esses cortes e pontos podem virar um nó enorme que la pra frente ngm vai saber desfazer, olhando para temporada com distanciamento eu ainda fiquei com um saldo mais positivo que negativo mas ainda sinto falta dos episódios 9 e 10, e o que Martin falou das mudanças que eles pretendem fazer pras temporadas subsequentes me deixou temeroso.
O que gastaram nas cenas daquela pataquada da Rhaenyra no Septo, poderiam ter usado para contrator o ator do Maelor -.- Obrigada pelo vídeo, Mikannn, estava esperando seu vídeo para entender o rolê. ❤
@@anamaria_paiva Exato. Na primeira temporada contrataram um monte de crianças para fazer a cena da "rinha de crianças" sem necessidade, mas não tem para contratar uma criança para um personagem importante.
Eu acho que mesmo cortando o Maelor da pra gerar as motivações para a Helaena. O negócio é saber se os roteiristas vão conseguir. Pelo histórico até agora apresentado eu presumo que não.
Esse post do GRRM provavelmente não era o que iria falar de todos os problemas da segunda temporada. Esse post é um outro que ele prometeu anteriormente em uma postagem que ele fez sobre os 2 primeiros episódios da S2. Nesse post ele prometeu falar sobre "Maelor the missing", o que é o tema desse post deletado. O post do GRRM falando de tudo o que deu errado acho que nunca vai sair :(
Sobre os dragões: GRRM sempre dando aula. "A fantasia deve ser fundamentada"!!! "Ah, mas vc está procurando lógica numa ficção fantástica que tem dragões." SIM, o mundo que ele criou, é sim uma ficção, mas tem ordem, tem regras, tem sentido, tem consequências. E não só do Martin, mas todo bom mundo de fantasia tem sua "leis" bem estabelecidas. Isso causa a nossa imersão, a nossa identificação com aquele universo. E do mesmo jeito que essas regras são a base e são fundamentais, elas qnd são ignoradas, quebradas e desrespeitadas, destrói toda a relação do fã com a obra. Se você sente que o autor, ou quem está adaptando (que é o caso mais comum), muda as regras básicas do seu universo, os limites dos poderes de um herói, as consequência de uma lei estabelecida, causa danos irreversíveis ao impacto da obra e apenas destaca um roteiro pobre e cheio de conveniências, com o autor moldando o texto como uma colcha de retalhos, mal costurada. Apenas para solucionar problemas que ele mesmo causou. E nada é mais confuso e tira mais a imersão de um fã, que um mundo que não respeita as suas próprias regras.
Tenho um amigo biólogo e ele adora como o Martin escreve os dragões e coisas relacionadas. E em HOTD foi um dos fatores que mais deixou ele puto. Até a questão de domar dragões se tornou uma parada "mística" enquanto na visão do Martin não havia mística nesse sentido com os Targaryen, era técnica.
Sobre HOTD, parece que eles caíram novamente na plot armor com alguns personagens, principalmente a Rhaenyra, a personagem é cinza, mas na série é uma palerma com energia de messias que querem enfiar goela abaixo
@@helobiagi e qual o problema ser uma palerma ela e Aegon e todos os outros nobres da época são extremamente mimados e não medem as consequências e isso contribui para a dança e o fim dos dragões. A própria casa Targaryan se auto destruiu por erros de todos eles não só de alguns.
Como que a Rhaenyra tem o filho morto pelos verdes e depois vai tentar amigar com a Alicent? A ênfase também que deram novamente que alicent entendeu errado o que o viserys disse antes de morrer me incomodou tambem, na verdade uma guerra toda dessa proporção ter acontecido por causa de uma fala mal compreendida me incomoda, é muito banal.
Pior a Rhaenyra pedir a cabeça do Aemond e no ep seguinte, isso ser totalmente esquecido, a Haelena perder um filho pro Daemon e aparecer falando sobre destino e o cabaramba, como se ele não fosse o assassino do filho dela
Mas pessoal, durante a série, fica muito a impressão de que há quem acredite que o Vyseris tenha mudado e quem usou da situação pra mover seus esquemas, a tensão já existia, me convenceu porém não sei como isso se dá nos livros.
Eu acho que ele se arrepende de talvez não ter sido tão duro com as críticas em relação à Got, o que levou ao final que tivemos e hoje ele resolveu mudar isso e tentar salvar HOTD de um possível final incoerente
Aceitem que Snow mata a Dany, pelo amor de Deus. O final do livro será igual apenas o desenvolvimento será mais detalhado, assim como toda adaptação de livros o áudio visual tende a não ser tão detalhado.
@@peepfy1878 D&D literalmente falaram que isso foi ideia deles, o que foi coisa do GRRM foi Bran rei, por exemplo (e mesmo assim ele provavelmente não vai ser rei de Westeros)
Ele sabe que o material dele é incrível e impactante. Se é para ter medo de adaptar e manter a história dele coesa, que façam outras obras. Está virando uma bola de neve, e corre o risco de ter um fim tão sem sentido quanto game of thrones. O material para adaptação está pronto, e é perfeito, deve ser angustiante ver o universo que você criou sendo deformado até ser algo totalmente desconectado.
Era só não ter assinado o contrato dando liberdade criativa pra HBO. Mas ele fez pq foi jogado uma caralhada de dinheiro na mesa e ele aceitou pq quis.
@@gustavocampos4795 Ele não infringiu nenhuma lei, então não está errado. Mas está gastando seu tempo, paz e energia matutando formas de alfinetar o Showrunner da obra que ele não tem controle algum. O tempo é finito. Talvez você(e não lhe conheço) nessa situação pensasse como Stephen King pensa: ''Cacete, tem muitos fãs meus esperando meus livros e tem essa série/filme que eu não posso fazer nada, pois vendi os direitos, mas está uma bela bosta. E quer saber? Vou me dedicar a meus fãs, escrever que é o que me alegra e os cretinos das câmeras que se fodam!''. É outra abordagem da mesma situação. E nessa eu to 100% com King.
@@janssenjoseph6861Isso não justifica,e outra,piorar a obra só prejudica a HBO,já recomendei got pra várias pessoas assistirem e me disseram q não vão pq sabem q o final foi ruim
@@jsp674 E a culpa do final de GOT ser ruim é da produção da série que precisou inventar ou do autor que prometeu entregar o final, mas está há 14 anos sem publicar nada? É de ambos, na verdade. Mas isso não se trata de estar bom ou não, se trata de estar fiel ou não é o quanto Martin se apega a isso enquanto ele mesmo não produz nada novo. Até pq é possível algo ser fiel e ruim(Série O Ilumnado ) e não ser fiel e bom(Filme O Iluminado). Sobre prejudicar a HBO? Sem dúvida, mas GOT é a série mais lucrativa de todos os tempos e todos os traumatizados pelo final merda estão aqui dando dinheiro e audiência para a série nova baseada no mesmo universo. Então, bah. Prejudica tanto assim, não.
Não sei se concordo com a Mikannn quando ela diz que o Condal respeita mais o trabalho do GRRM do que os D&D, acho que ele respeita mais o gênero de fantasia e não as Crônicas em si. Muitas mudanças da série são necessárias no processo adaptação mas outras me parecem fruto de uma arrogância de quem se acha mais autor do que “adaptador” e isso pra mim ele tem em comum com os D&D, não no mesmo nível é claro, mas se pensar que a segunda temporada de GoT ainda tava tudo nos trilhos e na segunda de HotD já deu essa descambada…
Também vejo isso, parece que D&D tinham mais respeito pelo Martin justamente por não serem mt fãs ou inseridos nos universos de fantasia. Já o Condal me parece um fã de fantasia que leu os livros mas acha que conseguiria ter feito as coisas melhores se fosse autor e agora quer tomar essas atitudes. Não que não goste do Condal, prefiro ele que D&D mas pourra as vezes ele parece querer fazer certas coisas só por pirraça sei lá
Verdade só estragaram a série mano pelo amor de Deus o que fizeram com a porra da Rhaenyra é sacanagem a Rhaenyra não é boazinha ela não é uma heroína ela quer o trono não essa merda que fizeram na série já deu merda fazendo a Alicent ser amiguinha da Rhaenyra mano porra elas não eram pra ser amigas mano A Alicent quer os filhos mortos cara a Alicent ama os filhos dela no livros ama
Gosto de Casa do Dragao, mas o que me desanima um pouco são as várias situações forçadas pra criar amarração em alguns arcos. Tipo, em Game of Thrones não tinha isso (ao menos no início), a gente ficou uma temporada inteira sem o Bran, Cathelyn morre sem nunca mais reencontrar os filhos, Sylvio, Oberyn eram super carismáticos, mas tiveram mortes relativamente precoces porque a narrativa pedia isso. Várias outras coisas que um roteirista comum iria pensar em colocar/estender para satisfazer o telespectador. Dai agora precisa colocar Alicent fazendo coisas aleatorias pra justificar a aparição dela. Precisa criar situacao em que ela e a Rhaenyra adentram o territorio inimigo com facilidade para ter uma DR. Daí fica tudo meio bobo
Enquanto isso não aprofundam personagens como a Haelena, que é quase uma figurante, a filha dela simplesmente sumiu, pq não querem aprofundar as relações dela com ngm
@@Ravengar206 e ainda põe a Haelena numa visão aleatória pro cara responsável por matar o filho dela e que provavelmente vai matar o restante e inclusive ela se tiver oportunidade. E sem sentido nenhum aparece ela orientando ele. HAHAHA.
Nossa Mikannn, realmente ainda bem que ele estalou a língua. Pra mim essa temporada foi maravillhosa em atuação, cgi, e ótimos momentos mesmo alguns que tiveram mudanças. Mas gente? O enredo/plot e o roteiro? Porra. É GOT acontecendo tudo de novo em alguma escala na minha opinião. As pessoas amaram temporadas antes da oitava, mas esqueceram que os problemas começaram antes. Eles queriam que algo acontecesse e faziam um maior enrolo pra chegar onde eles queriam chegar, mesmo que n fizesse sentido. Não é sobre comparação com os livros, é sobre não fazer sentido no próprio cânone da série. Aquele encontro da Rhaenyra com a Alicent??? A Rhaenyra se colocando em perigo só pra dar esse "encontro" pra elas descobrirem que foi um "hahahah foi só um mal entendidinho". 🤦 Não teria acontecido se eles tivessem realmente dado mais camadas pra personagem da Rhaenyra e mostrar que os verdes tinham motivos pra temer sim, mas que tbm eram ambiciosos e queriam o Aegon no trono. Simples Rhaenyra não precisa ser um cristal lapidado sem erro algum. Vai ser mt mais dificil pra dar camada pra ela agora depois de tudo, pq pode gerar estranhamento com o público. A Alicent passa a série INTEIRA querendo Aegon no trono e sabendo que o Aegon e os irmãos da Rhaenyra estarão em perigo já que é um mundo baseado em mundo medieval onde há luta por poder e a Rhaenyra claramente teve bastardos. Ai A Alicent pega o trono só por enganinho? E Trai a FAMILIA DELA por isso indo até a Rhaenyra? Entrega a cabeça do Aegon? Que apesar das rusgas com Aemond, tbm quer trair ele? Complicado viu.
O que mais incomoda é o futuro destino da Helena. Acho que muito provavelmente eles vão justificar o suicídio dela como parte do plano maior dos deuses e que por isso ela se matou, simplesmente porque ela deveria se matar
@@danielecristina5851 Por mais que eu ache que eu ache que se a pessoa não quer spoiler, não leia comentários sobre o assunto, com certeza é elegante e educado as pessoas avisarem de spoiler.
Se eu fosse eles, corrigia logo o curso, enquanto ainda dá... Metia o louco e colocava que o Maelor tá junto com o Daeron, trazia os dois de volta de uma vez.
Ou faz o Maelor se filho do Aemond. Tipo, o Aemond já se acha o rei, então ele vai lá e toma a rainha e faz um filho, mas depois no futuro o menino fica como filho do Aegon mesmo pq ngm precisa saber a verdade! rs
Acho bem triste todo esse aparente abismo de comunicação, e entendo que para ambos os lados há inumeros pesos e cobranças, que talvez dificultem ainda mais essa aproximação direta e genuina em relação ao projeto. Eu trabalho hj em dia com audiovisual, e o numero demandas e gente no meio é insano (e olha que eu to falando de coisa pequena, filmes baixo/medio orçamento, fico imaginando o nivel loucura que não é uma franquia desse porte). Mas o que me cortou o coração dessa história toda, foi o final quando você mencionou esse amargor do GRRM, similar ao evento que ele foi ignorado. Saber que um cara desse nivel de importancia, está sendo IGNORADO, que a experiência dele com TV foi deixada de lado, e juntando com a fala inicial lá do showrunner sobre "as inforações estão disponiveis lá pra ele."....eu sei lá, mano, posso estar muito errada (e eu realmente espero estar!!!), mas eu me questionei se não ta rolando uma ignorada nele por puro etarismo, e não levanto isso como algo que seja um ataque direto e consciente por parte da equipe e/ou da HBO, mas algo estrutural mesmo. Hoje tudo é ser extremamente rapido, urgente em termos de crononograma, a tecnologia e a burocracia das decisões mudam com frenquencia nessas produções...Enfim, estão adaptando a obra do autor e dizem que estão "abertos" a escuta-lo, mas estão disponíveis até onde, ne?! Realmente essa carta dele foi um grito de alerta, e eu espero de coração que eles parem, o escutem e repensem juntos.
11:20 bióloga aqui e grande fã das crônicas e dos seus vídeos mikannn! Não é besteira, fazendo biologia eu AMO esse detalhe dos dragões nas crônicas. Os animais vertebrados terrestres (anfíbios, répteis, aves, mamíferos... ) são o que chamamos de tetrápodes (tetra=quatro, pode= pés), tendo quatro membros. Isso porque todos evoluíram de um mesmo ancestral e mantêm esse padrão corporal, os ossos das asas das aves são praticamente os mesmos dos nossos braços, mas em função diferente. Ou seja, um dragão, semelhante aos répteis do nosso mundo, ter 2 asas e 2 patas faz todo sentido...
Eu fui ler o livro pq eu fiquei mt encacucada com o final da temporada. Até minha visao sobre personagens mudou depois de ler. Gosto de como GRRM faz muitos personagens serem "cinzas", ou como ele descreve a trajetoria do "vilao". Na série tentaram construir uma narrativa mt disney de vilao e mocinho o que muda completamente a experiencia de assistir algo escrito pelo Martin
Martin falou foi pouco. Corretíssimo! Ryan Condal é horrível e ninguém sabe como essa obra caiu no colo dele. O cara é roteirista de Rampage e Hércules, pô! A amizade com The Rock abriu portas, não é mesmo? A arrogância de showrunners, roteiristas e produtores sobre adaptar obras é gigantesca.
Eu sou a pessoa que tenta não comparar a adaptação com a obra original, mas quanto mais tempo se passa desde a segunda temporada, mais defeitos eu vejo. Não gosto de praticamente nenhuma escolha de adaptação que tiveram e xinguei muito no falecido xuiter o que fizeram com sangue e queijo e da relação entre as personagens. Feliz que o GRRM concorda comigo kkkkkk 😊
Os D&D ainda tinham o escudo de "não tem mais livros pra se basear" pra justificar a ladeira à baixo que foi GOT depois da quarta temporada... Mas simplesmente NÃO FAZ SENTIDO eles não seguirem a história FECHADA de Fogo e Sangue...
O problema tá aí. Fogo e Sangue não é uma história fechada. Acredito que eles possam uma ideia de que há uma liberdade muito grande dentro dessas lacunas da história e de ter mais de uma versão de uma mesma história, e acaba ampliando demais as margens da incerteza.
@@matheusrodriguesmoreira43 olha... nas intrigas palacianas e pormenores tem MUITA lacuna que pode ser preenchida... mas nos FATOS HISTÓRICOS meio que num dá sabe? A gente já sabe o futuro (pelo menos que leu a canção de gelo e fogo), pra subtrair personagem, fundir personagem em um, mudar heráldica e afins... tem ZERO lacuna pra isso!
Olha Mikannn, parabéns pelo seu profissionalismo. Dos vídeos que assisti abordando essa notícia, só o seu e o do Thiago do canal "Cala a Boca Thiago" tiveram maturidade e inteligência, sem cair para o sensacionalismo. Seu conteúdo segue incrível como sempre. O que mais me decepcionou na série são as motivações fracas dos personagens. A Rhaenyra é uma personagem inconstante. Tem o filho assassinado e aparenta estar com fogo nos olhos, mas dois episódios depois se encontra com Alicent no templo pra oferecer paz, episódio depois tranca as sementes com os dragões em Pedra do Dragão, sabendo que todos podem morrer, e depois se recusa a atacar Porto Real. Além disso tudo é causado sem querer, por mal entendidos, ninguém parece querer o trono realmente. É bem broxante, não por ser diferente, mas por ser mal executado. Me senti assistindo uma série do CW de altíssimo orçamento.
Parabéns e obrigado pelo sempre brilhante conteúdo sobre Game of Thrones, Mikannn!!! Acho que discordar com as reclamações do Martin é válido, mas só ouvi senso comum de influenciadores que deveriam se aprofundar e no lugar dão palco para o papo tóxico de apressar um artista idoso ou alimentam um conspiracionismo que coloca o escritor como um "espertalhão". Seu trabalho faz uma diferença enorme, independentemente de concordar ou não com o Martin, tudo é sempre bem argumentado e apurado. Aplausos!
Como autor ele tem direito de exigir que eles cumpram o contratado. O povo fica enganando ele e fazendo obras derivadas ao invés de fazer uma adaptação.
Oh, meu amor... até parece que você não vive em um mundo capitalista. Se envolve dinheiro, você acha mesmo que essa narrativa de "o autor tem direito" acontece na prática? HBO comprou os direitos dos livros e pode fazer mudanças nas adaptações como quiser. Eu realmente gostaria que os livros do Martin fossem plenamente respeitados, mas isso NUNCA irá acontecer
Tudo oq Martin mais gostaria é que o contrato estivesse sendo descumprido: Ganharia uma bolada da HBO e ainda congelaria a produção que ele está achando uma merda. Mas pelo contrário, o contrato está sendo cumprido exatamente como ele concordou e assinou.
Cara estou cansado de ver Hollywood destruindo adaptações de grandes obras, sejam livros, HQs ou games, esses cara sempre, SEMPRE dão um jeito de decepcionar todo mundo, GOT, TWD The Witcher, Resident Evil, Senhor dos Anéis entre outras. Nem estou tão interessado nas próximas séries, nem de outras franquias, adaptação é sinônimo de decepção em Hollywood.
Mikannn acho legal INDICAR aqui o PODCAST do PESSOAL DO GELO E FOGO! Se chama 'CANÇÕES DE GELO E FOGO', e neste momento eles estão falando sobre 'DUNK E EGG', já para nos prepararmos para a série ano que vem! Eles cobriram toda temporada de CASA DO DRAGÃO no podcast também! Quem ainda não conhece, procure no seu app de ouvir podcast pq vale muito a pena! BJÃO
Tem mudanças injustificáveis. Porque tirar personagens tão importantes? (Nettles, alô?) Porque retirar a escolha de Sofia da Helaena? O livro está escrito, poxa, é só adaptar o que acontece lá. Mas como o Martin já falou, os roteiristas querem "melhorar" a história, colocar a maldita assinatura deles. Mas eles sempre pioram, enfraquecem o texto original. Eles não são Martin, não são Tolkien, Neil Gaiman, Stephen King, não tem o talento desses autores para querer mudar a história deles sem motivo algum. Parecem querer complicar o que poderia ser mais simples por puro ego.
Não tem como, cara. Eu vi uns 4 vídeos sobre essa treta, mas a forma como você elabora seus vídeos e o andamento do texto que você fala (seja roteirizado ou não) são simplesmente absurdos! ❤️ Gosto muito, mesmo!
Micannn, gostaria de ver um vídeo seu explicando a parte técnica desses cortes na adaptação. Não faz sentido pra mim pagar bilhões para adaptar uma história e não seguir ela.
Lendo ou não os livros, alguns trechos são intragáveis, como o encontro das protagonistas (2 vezes). Se alguém não achou isso totalmente fora de realidade, qualquer coisa vai agradar esse cérebro. Em got isso começou acontecer lá pela 5 temporada, já em hod estamos na segunda e já temos muita coisa indo contra o próprio mundo que eles nos deram para acreditar.
até o ep 4 achei q a adaptação estava excelente, gostei de quase todas as mudanças, mas depois disso a temporada ficou bem fraca. Não acabou com a série, realmente ainda dá pra salvar e acho q o martin quer muito q tudo dê certo, acho q isso explica as decisões e a estratégia dele com esse post.
@@LucasMartins-wq8mptemporada morna, tramas sem sentido, oq foi aquilo do conselho da Rhaenyra? A mesma cena dos caras questionando ela a temporada inteira sendo que no livro eles seriam decaptados por muito menos, Sangue e queijo aquém do esperado, Daemon alucinado em Harrenhal, Alicent sendo essencialmente totalmente deturpada, a mesma personagem que tramou desde o inicio usurpar o trono, que despreza os filhos bastardos da Rhaenyra e preferiria tacar fogo em KL inteira do que se submeter a Rhaenyra entregando KL de graca e oferencendo a cabeça do Aegon kkkkkkkkkkkkkk, Rhaenyra Santa e herdeira de uma profecia messiânica, me lembra as últimas temporadas de Got, o mesmo sentimento de frustração, os cara tem uma qualidade de produção incomparável, atores excelentes, o autor da obra vivo e mesmo assim conseguem fuder com tudo
Uma parada que eu gosto sempre de destacar e a Mikan também fala é que o Fogo e Sangue é um livro dentro de um livro, então não é um romance tradicional e sim um compilado de relatos de Westeros contados por um Meister seguindo diversas fontes. Com isso dito, a série acaba preenchendo muitas lacunas pois são informações inexistentes no livro, cito de exemplo duas: 1. O papel da Alicent após a coroação de Aegon II, onde precisaram dar um rumo pra personagem na série. 2. A jornada muito doida do Daemon em Harrenhal, que no livro é apenas dito que ele foi lá, reuniu as tropas e pronto. Então, mesmo sendo leitor, eu tento abstrair um pouco as diferenças, só não pode exagerar como as temporadas finais de GOT que foram fanfics. Mas falando da Season 2 de HOTD, acho que a única parada que realmente me incomodou foi o corte repentino da temporada em 8 episódios e não 10, acredito que se tivesse ocorrido os 2 episódios com uma grande batalha (esperada pelo público) no episódio 9 e um fechamento com os desdobramentos, a recepção geral seria muito mais positiva. Mas ainda sim pra mim foi uma experiência muito boa. Ainda mais acompanhando as lives pós episódio. 🖤
Os caras vão preencher lacunas descaracterizando os personagens e criando histórias que ninguém pediu, se cortasse voa parte do Daemon e da Alicent essa última temporada, teria sido bem melhor
@@thegabbone1 O Daemon foi desmoralizado, simplesmente todo o porte que ele tinha na primeira temporada morreu. Trataram ele como se ele fosse um inépto e nunca tivesse liderado ninguém. O Cara foi coroado rei de Step Stones e não foi por ter pedido pra ninguém, foi por mérito, o cara tomou decisões e teve atitudes absurdamente bem sucedidas q fizeram os homens q ele liderou ovacionarem ele como uma lenda praticamente.
A 2a temporada foi péssima a partir do 4° episódio, por um motivo muito simples: ritmo. Foram 4 episódios enchendo linguiça, com acontecimentos poucos relevantes se alongando no tempo de tela. Sinceramente, esse é o tipo de coisa que mata uma boa história
Eu acho que ele pegou leve com os D&D, porque não tinham os livros. Dar a desculpa de que não vai colocar um personagem pq é difícil trabalhar com criança, pô amigão tu está fazendo uma série de milhões de dólares, se fosse para ser fácil de fazer, colocava qualquer zé ruela para ser o showrunner.
bom, pelo histórico então, a HBO tá cavando a própria cova se distanciando do material original mais uma vez, já deu ruim em GOT qnd teve q andar com as proprias pernas na estória, agr que ainda tem material base pra aproveitar, vão cortar personagens, fazer quest secundária e pode desagradar bastante essa 3 temporada ao meu ver
Acho que deve ser bem frustrante você criar um mundo inteiro cheio de detalhes, aí você aceitar ver ele em tela, e sentir que as pessoas simplesmente cag4ram para detalhes tão importantes p sua história. Ele já deve ter se frustrado tanto com GOT e agora tudo começando de novo.
eu não gosto muito do ryan condall, acho que o sapochinik puxava o sarrafo mais pra cima, mas só o condall nao acho que consegue segurar uma série do nível de hotd, duvido muito que terá coragem e/ou jogo de cintura de fazer o tudo que acontece nos livros sem diluir os acontecimentos em mal entendidos ou coisas assim
Amei seu vídeo, Mikannn, como sempre! Excelentes ponderações, uma das coisas que mais me incomodaram na série (apesar de tentar compreender o porquê), foi o negócio da visão da "Canção de gelo e fogo" para justificar as escolhas feitas de Raenyra e fazer com que o publico de cara torcesse por ela sem questionar, na maioria das vezes, as ações dessa protagonista.
Esse escritório aí não e muito bom não , por isso o martin mudou para o escritório de justiça valyriano , eles sim sabem colocar fogo nas coisas kkkkkkkkk
Isso me lembra de algo q a Madonna disse uma vez. "Só existe uma pessoa q pode contar minha história no cinema, eu mesma". O George passou mais de 30 anos nessa história. Seria um desrespeito a HBO botar ele de escanteio por capricho e ganância. Sei q ele tá ocupado com ventos do inverno mas ele tá ali e se ele diz q é pra fazer de um jeito pq é o certo. Faça o que ele diz
É que pro autor, quando ele coloca o coração, tudo é importante. Para ele todos os detalhes pensados e escritos são com muita dedicação. A gente de fora é que consegue tentar(!) criar hierarquia do que é ''realmente importante ou não'', para o autor é mais difícil. A função do Editor literário meio que vai por ai também: cortar o que considera que não agrega. Para o sentimento de Martin não tem tanta diferença entre um dragão de seis membros e não matar Ned Stark. E de novo: por isso que a figura do editor é tão importante nessa troca com o autor
Mto bom resumo!!! Excelente também ter segurado os spoilers futuros. Estava lavando louca com o celular meio longe e fui correndo pra tirar. Mas antes de tirar você disse que não ia falar, ufa
Obrigada! Tem até gente reclamando porque não os incluí, mas são spoilers pesadíssimos, coisa literalmente do final da série e o destino de personagens importantes. Pretendo fazer um vídeo só sobre esses detalhes, aí sim com spoilers, mas acho que muita gente ficaria chateada de tomar esse spoiler de graça no meio do vídeo
O George reclama de um dragão fora do lugar, um bebê que lá na frente vai impactar na história final. O ryan fala que vai gastar milhões. Era só o dragão aparecer em pedra do dragão, o bebê existir. Tanta coisa que não tem nos livros e o cara coloca e pequenas sugestões do George ele não faz.
muito obrigado pela sensibilidade em nos contar tudo que está acontecendo mas RESPEITANDO as pessoas que não leram o livro e não querem saber de spoilers (mesmo os provenientes do próprio autor da obra em seu blog oficial). vc foi muito ética e empática.
Eu não vejo problema em uma adaptação não ser 100% fiel a obra original. Em qualquer caso, isso é impossível de ocorrer, evidentemente. Contudo, se a adaptação for bem feita, é ótimo, não existe problema algum nisso, mas HOTD tem ido ladeira a baixo e isso é preocupante. Temo que o final tenha incoerências e que as motivações dos personagens sejam mal desenvolvidas. Se os produtores querem fazer alterações na história, que seja algo bem feito, sem pontas soltas!
Mikannn, adorei o vídeo. Depois de ver ele, decidi comprar e ler o Fire and Blood antes da série. To bem curioso pra ver como as coisas acontecem no livro
O que eu nao entendo é para quê trocar a personalidade dos personagens, poderiam adicionar histórias e ate camadas como as series sempre faz. Mas nao, trocam o personagem completamente Aemond (apesar de carregar a 2° temporada) tentaram passar pano para ele e ainda fizeram ele queimar o próprio irmão (totalmente nada haver) Daemon (preciso nem falar, a mudança da 1° para 2° temporada ja diz tudo) Alicent a pior mudança possível, nos livros é praticamente uma Cersei melhorada, inteligente, manipuladora e feroz. luta de toda maneira por sua família A unica mudança "boa", é a rhaenyra. E eu digo boa pq tao fazendo ela de santinha, ja ta na hora dela entrar para guerra de vdd. Ngm é 100% bonzinho
O pior é ter gente defendendo, por conta desse tipo de gente que game of thrones teve as péssimas 7° e 8° temporada, os problemas de got começaram na quinta temporada com o arco mal feito de dorne, mais na época passaram um pano enorme o que só piorou a situação, a 6° temporada a galera só lembra da batalha dos bastardos e e esquece da maioria das incoerências e as consequências estão aí ... Mesma coisa com aneis do poder, esses roteiristas ridículos tem que entender que eles não são NINGUÉM, comparado aos autores dos livros, pq quem vai ser lembrado vai ser o George martin, o tolkien, e esses roteiristas arrogantes que não respeitam os autores e estragam a obra deles vão ser esquecidos e ninguém vai lembrar deles, não é possível que eles não aprendem que é só respeitar a obra, ainda mais com o autor do livro vivo, e ter que apagar um post por que com certeza obrigaram ele a apagar, malditos!
Eu não acho que foi exatamente ruim, a temporada simplesmente não chegou a ser boa e ficou nesse meio a meio de lixo e coisas legais No final é ruim demais para os padrões da própria 1 temporada
É tudo inventado rsrsrs, mas entendo, eu gostei, mas com ressalvas, a Rhaenyra ir pra Kigs Landing foi nível Jon Snow de ideia mirabolante, mas achei que em geral tinha bastante coisa boa
Oh Mikannn, tem que pedir antes a curtida, que eu já tava fechando o vídeo e tava esquecendo hahahaha Brincadeiras a parte muito legal o vídeo, sou escritor, e sei que quando nós inserimos alguma coisa dentro de uma história, isso precisa fazer um sentido narrativo, e toda decisão tem desdobramento, que tem mais desdobramentos, então adaptar uma obra é sempre algo muito difícil, e isso é muito afetado pelas próprias demandas do capital, já que uma série além de ter um orçamento gigantesco, também faz parte da lógica do mercado e do lucro. Vou aproveitar e fazer uma propaganda, estou com um projeto no catarse de quadrinho de terror sobre o capitalismo, quem tiver interesse chama "Contos da mão invisível: Horrores do Capital Vol. 1". Abraços
Concordo totalmente que não tem comparação com o final de GoT. Ali foi o ápice da bagunça, os produtores estavam querendo vazar para Star Wars, já não tinha mais livro para seguir, etc, um verdadeiro pandemônio.
De tudo o que foi dito o que me deixa mais maluco da cabeça é não levarem tão em consideração as opniões do George. O cara tem experiência com tv e roteiro e é o criador de toda a história. Ele entende muito bem que adaptações precisam ser feitas, mas por que não ouvem o cara quando ele diz que vai dar merda em uma mudança? hahaha Isso me deixa muito louco da cabeça porque eu acho muito desrespeitoso. Mesmo que tenha as questões de orçamento, meu deus do ceu, conversa com o cara pra ver se podem encontrar uma saída melhor. Manda um zap pro veio, meu jesus cristo. Eu não aguento essa desculpa de que tive que tomar uma decisão porque é tudo muito rápido. Demora 2 anos pra fazer uma temporada. Enfim, vídeo muito legal, Mikan!
Sobre a questão da Biologia referente a quantidade de patas, o George está corretíssimo. No mundo real, os vertebrados são seres tetrápodes, ou seja, apresentam 4 membros (2 anteriores e 2 posteriores), contudo, os membros anteriores, no caso de organismos alados [aves, mamíferos alados (morcegos) e répteis (dinossauros alados) são modificados na forma de asas]. Dessa forma, no mundo real (nosso mundo) nunca existiu e não existe nenhum animal com 6 membros, equivocadamente apresentado no emblema da casa Targaryen em GOT. Bjinhos :*
Só pra corrigir as aves que são os dinossauros alados... Provavelmente quando vc falou dinossauros alados estava se referindo aos pterossauros que não são dinossauros. Mas no geral é isso mesmo, todos os vertebrados de 4 patas ou menos (no caso de serpentes, alguns lagartos com só 2 membros, anfisbenas etc)
@@gesovane1671 talvez fosse referência aquele outro dinossauro que não lembro o nome que ele e menor era cheio de penas e tinha os braços parecidos com asas soque pelo estudo feito ele não podia voar
30:57 sim, o efeito borboleta tava mais presente em GOT, contudo só começou a ficar presente excessivamente conforme mais se aproximava dos fins dos livros publicados, acho que após a série chegar a historia do quarto e quinto livro sem sair os livros novos eles tiveram que improvisar muito, talvez por isso o Martin não ligue tanto, ele reconhece que não foi a adaptação mais fiel pq não dava pra ser por ser incompleta. Contudo o evento da danca dos dragões tá completo e tem todas principais partes descritas... não tinham que mudar as coisas chaves da história, mudavam as coisas que tivessem nebulosas, mas o cerne da história não!!
Eu concordo bastante com as conclusões no 1:02:35, parece que o problema não é nem as mudanças em si, mas uma alteração que tem ocorrido em como essas mudanças são decididas, o que tá levando a essa insatisfação e a mudanças muito maiores que podem arruinar a série no futuro. Por exemplo, lembro ano passado no podcast que o Ryan tem sobre produção com outro showrunner, ele falava sobre essas conversas com o Martin para mudanças e mencionou que nos livros os dragonkeepers são soldados que usam uma armadura negra reluzente, com decoração de escamas de dragão descendo pelas costas, uma coisa toda chamativa, mas que ficaria muito caro produzir várias. Então decidiram, com a benção do Martin, fazer eles como uma ordem mais "monástica", algo mais tradicional. Ou seja, ao invés de só cortar as armaduras e pronto, fizeram uma coisa nova, diferente, que também funciona. Então as mudanças, mesmo por restrições orçamentárias, não são em si ruins. Ou o caso da doença do Viserys, que adiciona bastante na história da 1ª temporada e que o próprio Martin disse ficou melhor que a "versão" do Viserys dele. Eu acho que essas "borboletas" em particular que o Martin escolheu nem são tão problemáticas assim, mesmo retirando o Maelor, uma peça do dominó, ainda assim é possível adaptar outras peças pra chegar na mesma sequência de eventos, de forma lógica e com qualidade, basta querer (e foi uma das coisas que faltou em GoT). Inclusive o Preston Jacobs comenta no canal dele que essa sequência mencionada é só uma das hipóteses do livro, nem é tão claro que foi o evento tal que levou o personagem tal a tomar tal decisão. Ainda mais com outras mudanças que eles já fizeram (sei lá, por exemplo, Rhaenyra colada na Mysaria com Jace tendo ciúmes, Jace questionando a Rhaenyra, Aemond tentando matar Aegon, Helaena sendo profética e agora até telepática (???), etc) acho que ainda temos infinitas possibilidades que podem ser trabalhadas pelo roteiristas pra gerar a mesma sequência de eventos. Então o problema não é nem essa mudança em si, o Martin só escolheu uma que ele não gostou tanto pra malhar e deixar implícito um problema muito maior com o processo de adaptação e de relacionamento dele com os produtores (e que eu espero que ainda não seja grave o suficiente pra estragar a série).
Penso que a principal diferença da reação pública do Martin em relação ao curso de GOT e HOTD é simplesmente o que você disse mikann, HOTD já esta finalizada, e inclusive foi referenciada em GOT, não tem porquê mudar certas coisas. Tudo bem não ter como adaptar tudo, o próprio nome já diz "adaptação" não transcrição mas poxa pra que mudar coisas tão sem sentido? Pq colocar Rhaenyra e Alicent como amigas de infância? Se queriam mostrar que elas não se odiavam, como foi escrito nos livros, poderiam ter feito elas terem uma boa relação durante a juventude da Rhaenyra então. Mudam as motivações e personalidade dos personagens a troco de nada, Rhaenyra é quase uma santa, mesmo após perder o filho prefere dar a outra face do que começar uma guerra que inclusive JÁ COMEÇOU, Alicent outra madre tereza que colocou Aegon no troco por um motivo "descente" e que ta quase se excomungando por ter cometido esse "erro", Aemond matando o Luke por acidente, personagens aparecendo do nada, como o Daeron que foi literalmente jogado na 2 temp. Cade o jogo dos tronos? Cade as ambições? Cade a ambiguidade dos personagens? Sinto falta disso ,que pelo menos em GOT tínhamos, parece que todos os principais são bonzinhos, até o Otto perdeu a ambição e perspicácia que tinha na 1 temporada, parece que ninguém queria que a guerra estivesse acontecendo de fato, como se fosse tudo um grande mal entendido e não um jogo de poder e ganância. Outra coisa que senti falta, mas isso é mais uma expectativa e chatice minha, era mostrar a riqueza e grandeza da casa Targaryen durante a dança, a casa mais poderosa de Westeros, vários dragões em seu domínio e nessa pobreza, Rhaenyra jovem que era o deleite do reino igual uma mendiga Deus é mais
só os homens são bobalhões que ficam falhando ( Daemon ) ou vilões. Cliches da atualidade em tudo que vc for assistir: Homem bobo ou mau, e mulher super virtuosa ou esperta e forte.
Ele usou o Maelor como alegoria para criticar mais coisas sobre a série, deu pra sentir a raiva (frustração) dele nas palavras, especialmente pelas pequenas mudanças que vão ter impactos severos nas próximas temporadas. Eu perco tudo quando ele menciona que o Ryan não planejou nada para as próximas temporadas, ouch.
eu nem conheço os livros, e já achei essa 2T muito ruim, roteiro previsivel. a primeira conversa da Raby e Alicent ficou OBVIO q era intenção da produção de espremer o maximo a imagem das 2 atrizes, e quando repetiram de novo no 8 ep eu quase paro de assistir não tem 1 personagem secundario bom, e os principais se envolveram em tramas sem pé nem cabeça mas espero q escutem as criticas, assim como foi com a 2T de Aneis do Poder, q deu uma melhorada ABSURDA o elenco de HOTD é muito bom e as 2 proximas temporadas tem bastantes potencial
Muito legal poder acompanhar suas reflexões sobre esse universo!! Sem radicalismos, com respeito a obra e seu autor e compreensão da arte cinematográfica e suas nuances... Não importa o tamanho do vídeo 😅
Martin tem razão em tudo que falou. O cara é dono do universo e precisa apontar erros mesmo. Azar da HBO que ele tá vivo e vendo todas as H das. Tolkien por exemplo tá se revirando no túmulo com o que a Amazon fez com sua obra, infelizmente ele não pode criticar mais.
(SPOILER DO LIVRO) Eu acho que uma forma de resolver seria dar a Helaena o fim de Maelor, fazendo com que Alicent leve a filha ao invés do neto. Com a tragédia, o corpo da rainha poderia virar bandeira para a revolta e para o ataque ao Fosso dos dragões.
Moooço, pega isso e dah um jeito de mandar pra HBO, voce tem a chance de mudar o destino da série em suas mãos!!! 😂😂 Eh piadinha, mas caaaraaambaa, sua ideia eh MARAVILHOSA ❤❤❤
Moooço, pega isso e dah um jeito de mandar pra HBO, voce tem a chance de mudar o destino da série em suas mãos!!! 😂😂 Eh piadinha, mas caaaraaambaa, sua ideia eh MARAVILHOSA ❤❤❤
@@cinerod mas pra isso eles precisam desenvolver a Haelena como uma pessoa amada pelo povo. Até agr é só uma pessoa distante de td e todos, que ngm dá um caracol, quanto mais a vida, em busca de vingança
@@marcelordsrobts Ou introduzir o Pastor do livro como um legalista pró Aegon que convença a galera que o assassinato da rainha é um pecado que deve ser punido com o ataque ao Fosso dos dragões.
Ótimo vídeo Mikannn! Muito legal você também trazer os posts de Xiran e do Elio. Será que o Martin não teve que apagar o post também por ter revelado detalhes do outline da terceira temporada, como o Maelor não aparecer e o que acontece com a Helaena? Não sei se é o tipo de informação que ele poderia dar assim... se bem que ele poderia só ter editado o post....
Gente, na real, só sentiu que foi “horrível” quem leu o diacho do livro. O grande público tá cagando pra isso. Eu não li. Me incomodou uma coisa ou outra e o final “aberto”, mas não achei esse desastre. Acho fatalismo demais de uma galera aí…
Mas eu li o livro Fogo e Sangue, e curto demais a série e suas mudanças me empolgar pq como já sei o que aconteceu por ler o livro, essas mudanças acabam me surpreendendo e fico empolgada. Concordo sim que a segunda temporada teve alguns episódios mais lentos e arrastados, algumas enrolações, mas nada de tragédia tbm, o povo reclama demais. Hoje em dia qualquer detalhe vira motivo de hater e reclamação e mi-mi-mi. As primeiras temperaturas de got pra mim tbm eram beeem arrastadas e lentas principalmente a 4.
Pelo que ele deu a entender, o desastre viria depois, na terceira e quarta temporada. É o que ele chama de efeito borboleta. Mas bem... teve gente que defendeu até o fim de Got.
E por isso deve-se ignorar o material fonte? Eu nem li mas me decepcionei de cara pq ouvia falar sobre Sangue e Queijo a tempos e a série não entregou, aí quando fui ver como era no livro deu pra ver que fizeram cagada, e agora merecem ser criticados por isso
bem, eu não li nada do Martin nem assisti Game of Thrones e achei a temporada uma lástima. Quase desisti no meio da temporada e só continuei porque o episódio 4 foi bacana. Personagens sem agência nenhuma e andando em círculos, situações com consequências mínimas e aquele final bem "agora vai", sendo que o final da primeira que também foi um "agora vai". Essa novela Martin vs HBO deu uma história melhor que essa segunda temporada na minha opinião.
TREEEEEEEETA 😂 PLANTÃO MIKANNN! ❤ A gente viu com GOT o quanto o efeito borboleta é real e mudanças que parecem pequenas prejudicam, principalmente se vai manter o mesmo desfecho mas não o mesmo caminho. Exemplo mesmo a exclusão da revelação da Tysha da série, terem cortado a Senhora Coração de Pedra, etc... E eu realmente acho que a segunda temporada foi meio fraca e a cena em si de Sangue e Queijo não teve o impacto que poderia ter. Eu entendo as mudanças, só que tudo sobre a cena foi meio corrido e faltou o impacto que poderia ter (mesmo com as mudanças).
Ao meu ver o Martin (como criador desse universo) tem direito total para criticar a série, até achei q ele pegou mt leve nas suas críticas
Qualquer pessoa tem o direito de criticar kk
Se a gente crítica adaptação de livros q gostamos imagine você sendo criador? Ele tá certíssimo ao meu ver também
@@marcosjunior8175 ele mais q nós kk
@@marcosjunior8175 sim 🤣🤣
Qualquer um de nós fãs e consumidores temos direito se criticar. Eu realmente fiquei bem triste com bastante coisa. E aquelas pessoas que falam "Aah mas se gosta tabto do livro vá ler o livro" tinham que engolir GOT 8 com farinha de novo. Criticar com embasamento n é desrespeitar. Têm mt coisa que não faz sentido pra própria lógica da série e coisas estabelecidas no cânone. Atores maravilhosos, cgi, e momentos ótimos... mas o enredo e o roteiro... GOT 8 tudo de novo. Rhaenyra e Alicent se visitando por basicamente fã service e sem embasamento logico pq seria mt perigoso? Alicent traindo a família? Porra.
A cabeça dos produtores e roteiristas:
"Nossa, olha aquela obra ali. Tão aclamada, que texto rico, que personagens complexos. Já tem tantos fãs! Tá tudo pronto, o autor é tão bom, o livro é tão bom. Meu sonho é levar pra tv e mudar tudo que eu puder, pois eu acho que eu tbm tenho meu talento e eu preciso melhorar a obra desse autor!"
Fogo e Sangue aclamado é ótimo kkkkkkk. A série principal da Canção de Gelo e Fogo sim, agora achar que Fogo e Sangue é aclamado e com personagens complexos já é demais. Ou você não leu, ou leu muito mal o livro .
@@andrefaria4922 falou pouco mas falou merda
Pagaram por isso, é dinheiro deles, tá no contrato = fazem oq quiser.
No microcosmos das nossas vidas raras são as pessoas que deixam os pedreiros que contratam trabalhar livres, os cabeleiros, até o Uber do dia a dia é dado pitaco no percurso pq? Pq é o seu, dono do dinheiro, que está na reta e o único afetado. Bem como você também sabe muito melhor que qualquer um o que lhe é ou não importante.
Se Martin não quer que mexam nas obras dele: ele não venda. Ninguém obrigou, ninguém forçou e não é um menino. Aliás, já tem dinheiro o suficiente pra matar o Copolla e financiar do próprio bolso.
Oq não dá é pra querer que a empresa que pagou milhões pelos direitos não mexa onde acha importante e nem pagar de surpreso quando isso ocorre quando o contrato é bem claro.
Parece Lucas após quase virar acionista majoritário da Disney reclamando do q fizeram com Star Wars. Sendo que ele foi o maldito que vendeu! É a personificação do meme:"Hora hora se não é a consequência das minhas escolhas".
@@andrefaria4922 Fogo e Sangue faz parte da construção de mundo e história pras crônicas tão aclamadas... no mínimo a construção das séries tem que ter regras pra própria construção de mundo tbm, se os motivos dos personagens são vazios o universo deles tbm é e ai acabam com a história que o cara construiu
@@janssenjoseph6861ai e é uma burrice e infantilidade dessas pessoas que parecem não entender como o mundo real funciona!
Mudar o tom da história é um dos problemas da serie para mim. HOTD deveria ser sobre uma guerra civil que mostra até onde as pessoas vão pelo poder, mas transformaram Rhaenyra em uma mocinha messiânica e a Alicent em uma rainha confusa que está disposta a sacrificar os próprios filhos. E parte disso vem desde a primeira temporada.
Detalhe, tem entrevista do Ryan Condal que ele diz que o livro fogo e sangue é "propaganda dos verdes", que não sabe porque as pessoas gostam do Daemon, que o dragão favorito dele é a Syrax
Parece mesmo que o cara tá querendo fazer a própria estória
Eu achei ok a relação das duas na primeira temporada. Senti que era uma forma de trazer mais nuances para os verdes e criar um contraponto interessante, mas a continuação disso na segunda temporada foi uma das coisas que mais empobreceu a trama.
Nessa temporada era para as duas se desligarem disso, e se tornarem 100% as personagens do livro.
E outra, essa coisa de ambas ficarem se visitando, e sem consequências, fere gravemente a verossimilhança da obra.
E claro, as repetições de diálogos e cenas.
A temporada anterior avançou tanto a linha do tempo que desperdiçou relações e construções benéficas à trama, enquanto essa foi lenta e repetitiva.
o filme de duna fez tudo que hotd tinha que fazer
por isso fogo e sangue é melhor, o livro fala exatamente sobre até onde os targaryen’s foram por poder. Comprei o livro essa semana e ainda estou no reinado de jaehaerys I, gostei demais do livro. (assisti a serie antes de ler o livro)
Exato!
mikannn tbm só vou falar q vi uns videos sobre o assunto na gringa e mds nenhum deles chegam aos seus pés, sua eloquência, ponderação, sensatez, inteligência, profundidade. Tudo q vc faz é como sempre impecável!
Poxa, obrigada!
Mikannn nossa diva Stark 😊
Siimmm! Tentei ver uns 3 ja e desisti de todos, povo raaasooo, soh fizeram drama e explicação meessmoo nao tinha. Nao terminei nenhum dos q tentei...
Falou tudo, eloquência de milhões 👏🏽👏🏽👏🏽
Ainda bem que somos brasileiros e temos Mikannn❤❤
Tem gente com a auto-estima elevada a ponto de dizer que o AUTOR ORIGINAL tá errado 😅
Uma coisa que eu acho engraçado, é que quando o autor elogia uma adaptação o pessoal usa esse mesmo argumento, de tipo "se o criador da obra gostou, quem é vc pra não gostar"...mas agora que aconteceu ao contrário e o criador criticou, eu já vi um pessoal falando que a opinião do autor não faz tanta diferença assim.
@@Boss-_-123 pse são mt desrespeitosos com o martin e ainda chamam ele de velho
Eu concordo em partes com o Martin mas a opinião dele não é muito superior a de um fã, até porque ele é um autor e fazer uma série é muito mais que roteiro.
Apesar de eu concordar com o que ele disse ele não está certo por isso. Autor não é sinônimo de autoridade.
@@Boss-_-123 exatamente, mandou a real like a boss meu chapa 👏🏻
O mais triste pra mim é o fato de mudar as motivações dos personagens, a Rhaenyra na série não quer o trono porque foi nomeada herdeira e é o direito dela e foi usurpada, mas sim porque quer "salvar o mundo" por causa de uma profecia. Além do fato de terem matado o filho dela, mandado aquele gêmeo pra assassinar ela no próprio quarto e ter perdido a Rhaenys numa batalha, ela ainda fica nessa passividade de querer evitar uma guerra que claramente já começou. Não bastando isso, arrastaram o Daemon pra também ter essa motivação de "Salvação" do mundo e por isso ele precisa apoiar a Rhaenyra. Sei lá pra mim empobrece muito o peso das decisões dos personagens
deixa tudo mt sem sal
Simmmmm, parece que tudo é um acidente, um mal entendido. Cadê as pessoas querendo o trono pq querem PODER simplesmente? A história é essa!
E a amizade forçada entre a Rhaenyra e a Alicent que não faz sentido nem no contexto da série
@@bruhmass Siiiiiiiiiiiiim! Isso que me incomoda. Todo mundo lá é vítima de um "destino" que não gostaria. A Rhaenryra, a Alicent.... Ninguém tem agência nenhuma. Tudo é um mal entendido.
acho que os showrunners não tem a coragem de sustenta personagens odiosos, ou seja, personagens com motivações pouco nobres (ou simplesmente nem um pouco nobres). todos os personagens são meio bland para passar a ideia de "mocinho" quando essa história, e um dos pontos dela, é que ninguém é o mocinho disso
Preencher lacunas é uma coisa. Mudar a motivação dos personagens e consequentemente desfigurar a história é outra completamente diferente.
Ryan Condall não deveria terminar essa série sozinho. Já vejo o desastre se encaminhando.
Got 2.0. Miguel Sapochnik parecia muito mais respeitoso. A primeira temporada foi excelente mesmo com mudanças.
concordo completamente, ta me cheirando a final de got essa serie , infelizmente ! sera esse o legado do martin? os livros nunca tera o alcance que o streamer tem , é se acabar mal uma 2 serie sobre sua obra , o legado do martin estará em risco , a sua historia sera conhecida como obras de final ruim
@@gustavobruno1517 Obras de final ruim? A obra de responsabilidade de Martin, que não é GOT mas sim Gelo e Fogo, ele não se deu ao trabalho de acabar. o legado dele é de um autor que está deixando incompleta sua Magnum Opus. E a única culpa que recai sobre Martin é justamente não ter acabado.
Alan Moore NÃO é julgado pela mediocridade do filme de Watchmen ou do V de Vingança. E isso é óbvio: não é responsabilidade dele.
@@janssenjoseph6861perfeito. A Mikann inclusive tem um vídeo sobre isso na autópsia. Que os livros estavam demorando demais e que isso gerava um problema nas adaptações.
Poxa, mas nem dava pra ver nada do q ele filmava! Mesmo o q ele filmou de A casa di Dragao... pra mim eh soh tela preta 100% do tempo (e minha tv nao eh ruim, eh um modelo 4k de 2022 acho! Ele filma de um jeito q não parece ser pro consumidor comum conseguir acessar 😢😢)@@steniocamara8618
Martin vs Condall eh a nossa dança dos dragões da vida real
Rhaenicent da vida real kkkkk
Comparar a ratazana voadora do Ryan com um dragão, vc deveria ser preso por isso. Rs
A autopsia House of the Dragon já tem data de estreia?
hahahahahaha
nem morreu ainda
@@luanarosas8361Tá no balão de oxigênio 😂😂
@@luanarosas8361 vixe, você se apegou, né?
@@luanarosas8361já teve 3 parada cardíaca e está na morfina
27:46 por favor mikann faz um video assim,QUEREMOS MUITO
siiiiiim
Por favorrrr
Siiimmm
SIMMMMMMM
Sim
Caramba! Martinho hablou mesmo, infelizmente eu concordo com ele, algumas mudanças são inevitáveis mas saber amararrar essas mudanças é fundamental, e esses cortes e pontos podem virar um nó enorme que la pra frente ngm vai saber desfazer, olhando para temporada com distanciamento eu ainda fiquei com um saldo mais positivo que negativo mas ainda sinto falta dos episódios 9 e 10, e o que Martin falou das mudanças que eles pretendem fazer pras temporadas subsequentes me deixou temeroso.
O que gastaram nas cenas daquela pataquada da Rhaenyra no Septo, poderiam ter usado para contrator o ator do Maelor -.-
Obrigada pelo vídeo, Mikannn, estava esperando seu vídeo para entender o rolê. ❤
Contratar*
@@anamaria_paiva Exato. Na primeira temporada contrataram um monte de crianças para fazer a cena da "rinha de crianças" sem necessidade, mas não tem para contratar uma criança para um personagem importante.
Eu acho que mesmo cortando o Maelor da pra gerar as motivações para a Helaena. O negócio é saber se os roteiristas vão conseguir. Pelo histórico até agora apresentado eu presumo que não.
Que cena é essa ? Qual episódio?
pataquada kkkk como dizer que segue a diva Isabela Boscov sem dizer:
Mdss, uma hora de fofoca de HOTD. Nem assisti e já amei.
hahahaha veio aí
Esse post do GRRM provavelmente não era o que iria falar de todos os problemas da segunda temporada. Esse post é um outro que ele prometeu anteriormente em uma postagem que ele fez sobre os 2 primeiros episódios da S2. Nesse post ele prometeu falar sobre "Maelor the missing", o que é o tema desse post deletado. O post do GRRM falando de tudo o que deu errado acho que nunca vai sair :(
também acho que ele pretendia fazer pelo menos mais um post
O George tomou um esculacho dos advogados da HBO e apagou o post rapidinho. Nem deu tempo de fazer outros kkkk.
Sobre os dragões:
GRRM sempre dando aula. "A fantasia deve ser fundamentada"!!!
"Ah, mas vc está procurando lógica numa ficção fantástica que tem dragões."
SIM, o mundo que ele criou, é sim uma ficção, mas tem ordem, tem regras, tem sentido, tem consequências. E não só do Martin, mas todo bom mundo de fantasia tem sua "leis" bem estabelecidas. Isso causa a nossa imersão, a nossa identificação com aquele universo. E do mesmo jeito que essas regras são a base e são fundamentais, elas qnd são ignoradas, quebradas e desrespeitadas, destrói toda a relação do fã com a obra.
Se você sente que o autor, ou quem está adaptando (que é o caso mais comum), muda as regras básicas do seu universo, os limites dos poderes de um herói, as consequência de uma lei estabelecida, causa danos irreversíveis ao impacto da obra e apenas destaca um roteiro pobre e cheio de conveniências, com o autor moldando o texto como uma colcha de retalhos, mal costurada. Apenas para solucionar problemas que ele mesmo causou. E nada é mais confuso e tira mais a imersão de um fã, que um mundo que não respeita as suas próprias regras.
Tenho um amigo biólogo e ele adora como o Martin escreve os dragões e coisas relacionadas. E em HOTD foi um dos fatores que mais deixou ele puto. Até a questão de domar dragões se tornou uma parada "mística" enquanto na visão do Martin não havia mística nesse sentido com os Targaryen, era técnica.
Sobre HOTD, parece que eles caíram novamente na plot armor com alguns personagens, principalmente a Rhaenyra, a personagem é cinza, mas na série é uma palerma com energia de messias que querem enfiar goela abaixo
Isso é o que mais irrita
Ninguém: …
Rhaenyra: SONHO DO CONQUISTADOR 🤯
No livro ela é uma palerma viciada em bolo. Tanto ela quanto o Aegon sofreram upgrades em relação aos livros.
@@helobiagi e qual o problema ser uma palerma ela e Aegon e todos os outros nobres da época são extremamente mimados e não medem as consequências e isso contribui para a dança e o fim dos dragões. A própria casa Targaryan se auto destruiu por erros de todos eles não só de alguns.
Olha eu realmente acho que eles estavam com medo do público lembrar da Daeyneris
Como que a Rhaenyra tem o filho morto pelos verdes e depois vai tentar amigar com a Alicent? A ênfase também que deram novamente que alicent entendeu errado o que o viserys disse antes de morrer me incomodou tambem, na verdade uma guerra toda dessa proporção ter acontecido por causa de uma fala mal compreendida me incomoda, é muito banal.
o pior é a série inteira ser no "SEM QUERER"
Exatamente. Tudo sem querer...
Pior a Rhaenyra pedir a cabeça do Aemond e no ep seguinte, isso ser totalmente esquecido, a Haelena perder um filho pro Daemon e aparecer falando sobre destino e o cabaramba, como se ele não fosse o assassino do filho dela
Rhaenyra e Alicent concordando com “um filho por um filho” no episódio 8
JAEHAERYS dec@pitad0: 🤡
Mas pessoal, durante a série, fica muito a impressão de que há quem acredite que o Vyseris tenha mudado e quem usou da situação pra mover seus esquemas, a tensão já existia, me convenceu porém não sei como isso se dá nos livros.
Eu acho que ele se arrepende de talvez não ter sido tão duro com as críticas em relação à Got, o que levou ao final que tivemos e hoje ele resolveu mudar isso e tentar salvar HOTD de um possível final incoerente
Final da série é o final do livro, ctz, deve mudar os fatos mas ctz que os finais de cada personagem ele q deu, por isso q ele n termina o livro
Também acho isso. Ele não quer repetir os mesmos erros. Dessa vez ele resolveu dar alfinetadas pra evitar uma tragédia na execução.
@@diamonddegen mas é óbvio, o fato de retirar personagens, fatos e a essência do personagem original, fez o final da série não fzr sentido algum.
Aceitem que Snow mata a Dany, pelo amor de Deus.
O final do livro será igual apenas o desenvolvimento será mais detalhado, assim como toda adaptação de livros o áudio visual tende a não ser tão detalhado.
@@peepfy1878 D&D literalmente falaram que isso foi ideia deles, o que foi coisa do GRRM foi Bran rei, por exemplo (e mesmo assim ele provavelmente não vai ser rei de Westeros)
Ele sabe que o material dele é incrível e impactante. Se é para ter medo de adaptar e manter a história dele coesa, que façam outras obras. Está virando uma bola de neve, e corre o risco de ter um fim tão sem sentido quanto game of thrones. O material para adaptação está pronto, e é perfeito, deve ser angustiante ver o universo que você criou sendo deformado até ser algo totalmente desconectado.
Era só não ter assinado o contrato dando liberdade criativa pra HBO. Mas ele fez pq foi jogado uma caralhada de dinheiro na mesa e ele aceitou pq quis.
@@janssenjoseph6861 entendo seu ponto, mas acho q ele tá certo, eu no lugar dele faria o mesmo
@@gustavocampos4795 Ele não infringiu nenhuma lei, então não está errado. Mas está gastando seu tempo, paz e energia matutando formas de alfinetar o Showrunner da obra que ele não tem controle algum. O tempo é finito.
Talvez você(e não lhe conheço) nessa situação pensasse como Stephen King pensa: ''Cacete, tem muitos fãs meus esperando meus livros e tem essa série/filme que eu não posso fazer nada, pois vendi os direitos, mas está uma bela bosta. E quer saber? Vou me dedicar a meus fãs, escrever que é o que me alegra e os cretinos das câmeras que se fodam!''. É outra abordagem da mesma situação. E nessa eu to 100% com King.
@@janssenjoseph6861Isso não justifica,e outra,piorar a obra só prejudica a HBO,já recomendei got pra várias pessoas assistirem e me disseram q não vão pq sabem q o final foi ruim
@@jsp674 E a culpa do final de GOT ser ruim é da produção da série que precisou inventar ou do autor que prometeu entregar o final, mas está há 14 anos sem publicar nada? É de ambos, na verdade. Mas isso não se trata de estar bom ou não, se trata de estar fiel ou não é o quanto Martin se apega a isso enquanto ele mesmo não produz nada novo. Até pq é possível algo ser fiel e ruim(Série O Ilumnado ) e não ser fiel e bom(Filme O Iluminado).
Sobre prejudicar a HBO? Sem dúvida, mas GOT é a série mais lucrativa de todos os tempos e todos os traumatizados pelo final merda estão aqui dando dinheiro e audiência para a série nova baseada no mesmo universo. Então, bah. Prejudica tanto assim, não.
Não sei se concordo com a Mikannn quando ela diz que o Condal respeita mais o trabalho do GRRM do que os D&D, acho que ele respeita mais o gênero de fantasia e não as Crônicas em si. Muitas mudanças da série são necessárias no processo adaptação mas outras me parecem fruto de uma arrogância de quem se acha mais autor do que “adaptador” e isso pra mim ele tem em comum com os D&D, não no mesmo nível é claro, mas se pensar que a segunda temporada de GoT ainda tava tudo nos trilhos e na segunda de HotD já deu essa descambada…
Também vejo isso, parece que D&D tinham mais respeito pelo Martin justamente por não serem mt fãs ou inseridos nos universos de fantasia. Já o Condal me parece um fã de fantasia que leu os livros mas acha que conseguiria ter feito as coisas melhores se fosse autor e agora quer tomar essas atitudes. Não que não goste do Condal, prefiro ele que D&D mas pourra as vezes ele parece querer fazer certas coisas só por pirraça sei lá
Verdade só estragaram a série mano pelo amor de Deus o que fizeram com a porra da Rhaenyra é sacanagem a Rhaenyra não é boazinha ela não é uma heroína ela quer o trono não essa merda que fizeram na série já deu merda fazendo a Alicent ser amiguinha da Rhaenyra mano porra elas não eram pra ser amigas mano A Alicent quer os filhos mortos cara a Alicent ama os filhos dela no livros ama
Acho micoso a galera querer adaptar uma obra e não respeitar a história (que está pronta) e muito menos respeitar o AUTOR/CRIADOR da obra
Gosto de Casa do Dragao, mas o que me desanima um pouco são as várias situações forçadas pra criar amarração em alguns arcos. Tipo, em Game of Thrones não tinha isso (ao menos no início), a gente ficou uma temporada inteira sem o Bran, Cathelyn morre sem nunca mais reencontrar os filhos, Sylvio, Oberyn eram super carismáticos, mas tiveram mortes relativamente precoces porque a narrativa pedia isso. Várias outras coisas que um roteirista comum iria pensar em colocar/estender para satisfazer o telespectador. Dai agora precisa colocar Alicent fazendo coisas aleatorias pra justificar a aparição dela. Precisa criar situacao em que ela e a Rhaenyra adentram o territorio inimigo com facilidade para ter uma DR. Daí fica tudo meio bobo
Nossa SIMMM. Pra mim o ápice da bizarrice so enredo e do roteiro foram esses encontros.
Enquanto isso não aprofundam personagens como a Haelena, que é quase uma figurante, a filha dela simplesmente sumiu, pq não querem aprofundar as relações dela com ngm
@@Ravengar206 e ainda põe a Haelena numa visão aleatória pro cara responsável por matar o filho dela e que provavelmente vai matar o restante e inclusive ela se tiver oportunidade. E sem sentido nenhum aparece ela orientando ele. HAHAHA.
É a novelização da história
Nossa Mikannn, realmente ainda bem que ele estalou a língua. Pra mim essa temporada foi maravillhosa em atuação, cgi, e ótimos momentos mesmo alguns que tiveram mudanças. Mas gente? O enredo/plot e o roteiro? Porra. É GOT acontecendo tudo de novo em alguma escala na minha opinião. As pessoas amaram temporadas antes da oitava, mas esqueceram que os problemas começaram antes. Eles queriam que algo acontecesse e faziam um maior enrolo pra chegar onde eles queriam chegar, mesmo que n fizesse sentido. Não é sobre comparação com os livros, é sobre não fazer sentido no próprio cânone da série. Aquele encontro da Rhaenyra com a Alicent??? A Rhaenyra se colocando em perigo só pra dar esse "encontro" pra elas descobrirem que foi um "hahahah foi só um mal entendidinho". 🤦 Não teria acontecido se eles tivessem realmente dado mais camadas pra personagem da Rhaenyra e mostrar que os verdes tinham motivos pra temer sim, mas que tbm eram ambiciosos e queriam o Aegon no trono. Simples Rhaenyra não precisa ser um cristal lapidado sem erro algum. Vai ser mt mais dificil pra dar camada pra ela agora depois de tudo, pq pode gerar estranhamento com o público. A Alicent passa a série INTEIRA querendo Aegon no trono e sabendo que o Aegon e os irmãos da Rhaenyra estarão em perigo já que é um mundo baseado em mundo medieval onde há luta por poder e a Rhaenyra claramente teve bastardos. Ai A Alicent pega o trono só por enganinho? E Trai a FAMILIA DELA por isso indo até a Rhaenyra? Entrega a cabeça do Aegon? Que apesar das rusgas com Aemond, tbm quer trair ele? Complicado viu.
O que mais incomoda é o futuro destino da Helena. Acho que muito provavelmente eles vão justificar o suicídio dela como parte do plano maior dos deuses e que por isso ela se matou, simplesmente porque ela deveria se matar
@@italomarques6820 foi exatamente isso que o Martin falou. Pra mim vai ser uma Shireen 2.0
Eu acho que vão botar alguém pra matar ela kkkkkk
Porra, mano, coloca a merda do aviso de spoiler
AVISO DE SPOILER
@@danielecristina5851
Por mais que eu ache que eu ache que se a pessoa não quer spoiler, não leia comentários sobre o assunto, com certeza é elegante e educado as pessoas avisarem de spoiler.
Se eu fosse eles, corrigia logo o curso, enquanto ainda dá... Metia o louco e colocava que o Maelor tá junto com o Daeron, trazia os dois de volta de uma vez.
@@May8Day pois é! Eu acho que ainda tem conserto.
Ou faz o Maelor se filho do Aemond. Tipo, o Aemond já se acha o rei, então ele vai lá e toma a rainha e faz um filho, mas depois no futuro o menino fica como filho do Aegon mesmo pq ngm precisa saber a verdade! rs
Sinto que no futuro receberemos uma ótima série de "Autópsia Casa do Dragão" !!!
Acho bem triste todo esse aparente abismo de comunicação, e entendo que para ambos os lados há inumeros pesos e cobranças, que talvez dificultem ainda mais essa aproximação direta e genuina em relação ao projeto. Eu trabalho hj em dia com audiovisual, e o numero demandas e gente no meio é insano (e olha que eu to falando de coisa pequena, filmes baixo/medio orçamento, fico imaginando o nivel loucura que não é uma franquia desse porte). Mas o que me cortou o coração dessa história toda, foi o final quando você mencionou esse amargor do GRRM, similar ao evento que ele foi ignorado. Saber que um cara desse nivel de importancia, está sendo IGNORADO, que a experiência dele com TV foi deixada de lado, e juntando com a fala inicial lá do showrunner sobre "as inforações estão disponiveis lá pra ele."....eu sei lá, mano, posso estar muito errada (e eu realmente espero estar!!!), mas eu me questionei se não ta rolando uma ignorada nele por puro etarismo, e não levanto isso como algo que seja um ataque direto e consciente por parte da equipe e/ou da HBO, mas algo estrutural mesmo. Hoje tudo é ser extremamente rapido, urgente em termos de crononograma, a tecnologia e a burocracia das decisões mudam com frenquencia nessas produções...Enfim, estão adaptando a obra do autor e dizem que estão "abertos" a escuta-lo, mas estão disponíveis até onde, ne?! Realmente essa carta dele foi um grito de alerta, e eu espero de coração que eles parem, o escutem e repensem juntos.
Obaaaa finalmente, eu tava doida por esse vídeo, obrigada Mikannn!! ❤❤❤
Espero que goste!
Estou nas trincheiras defendendo o vovô
11:20 bióloga aqui e grande fã das crônicas e dos seus vídeos mikannn! Não é besteira, fazendo biologia eu AMO esse detalhe dos dragões nas crônicas. Os animais vertebrados terrestres (anfíbios, répteis, aves, mamíferos... ) são o que chamamos de tetrápodes (tetra=quatro, pode= pés), tendo quatro membros. Isso porque todos evoluíram de um mesmo ancestral e mantêm esse padrão corporal, os ossos das asas das aves são praticamente os mesmos dos nossos braços, mas em função diferente. Ou seja, um dragão, semelhante aos répteis do nosso mundo, ter 2 asas e 2 patas faz todo sentido...
Ele tinha posts a escrever. Escreveu um, e agora teremos que esperar 15 anos até os próximos
Eu fui ler o livro pq eu fiquei mt encacucada com o final da temporada. Até minha visao sobre personagens mudou depois de ler. Gosto de como GRRM faz muitos personagens serem "cinzas", ou como ele descreve a trajetoria do "vilao". Na série tentaram construir uma narrativa mt disney de vilao e mocinho o que muda completamente a experiencia de assistir algo escrito pelo Martin
Martin falou foi pouco. Corretíssimo! Ryan Condal é horrível e ninguém sabe como essa obra caiu no colo dele. O cara é roteirista de Rampage e Hércules, pô! A amizade com The Rock abriu portas, não é mesmo? A arrogância de showrunners, roteiristas e produtores sobre adaptar obras é gigantesca.
Eu sou a pessoa que tenta não comparar a adaptação com a obra original, mas quanto mais tempo se passa desde a segunda temporada, mais defeitos eu vejo. Não gosto de praticamente nenhuma escolha de adaptação que tiveram e xinguei muito no falecido xuiter o que fizeram com sangue e queijo e da relação entre as personagens. Feliz que o GRRM concorda comigo kkkkkk 😊
46:43 O Ryan mostrando a árvore com o rosto do Martin pra ver se alivia a barra pesada da segunda temporada
Os D&D ainda tinham o escudo de "não tem mais livros pra se basear" pra justificar a ladeira à baixo que foi GOT depois da quarta temporada... Mas simplesmente NÃO FAZ SENTIDO eles não seguirem a história FECHADA de Fogo e Sangue...
O problema tá aí. Fogo e Sangue não é uma história fechada. Acredito que eles possam uma ideia de que há uma liberdade muito grande dentro dessas lacunas da história e de ter mais de uma versão de uma mesma história, e acaba ampliando demais as margens da incerteza.
@@matheusrodriguesmoreira43 olha... nas intrigas palacianas e pormenores tem MUITA lacuna que pode ser preenchida... mas nos FATOS HISTÓRICOS meio que num dá sabe? A gente já sabe o futuro (pelo menos que leu a canção de gelo e fogo), pra subtrair personagem, fundir personagem em um, mudar heráldica e afins... tem ZERO lacuna pra isso!
Olha Mikannn, parabéns pelo seu profissionalismo. Dos vídeos que assisti abordando essa notícia, só o seu e o do Thiago do canal "Cala a Boca Thiago" tiveram maturidade e inteligência, sem cair para o sensacionalismo. Seu conteúdo segue incrível como sempre.
O que mais me decepcionou na série são as motivações fracas dos personagens. A Rhaenyra é uma personagem inconstante. Tem o filho assassinado e aparenta estar com fogo nos olhos, mas dois episódios depois se encontra com Alicent no templo pra oferecer paz, episódio depois tranca as sementes com os dragões em Pedra do Dragão, sabendo que todos podem morrer, e depois se recusa a atacar Porto Real. Além disso tudo é causado sem querer, por mal entendidos, ninguém parece querer o trono realmente. É bem broxante, não por ser diferente, mas por ser mal executado.
Me senti assistindo uma série do CW de altíssimo orçamento.
Parabéns e obrigado pelo sempre brilhante conteúdo sobre Game of Thrones, Mikannn!!! Acho que discordar com as reclamações do Martin é válido, mas só ouvi senso comum de influenciadores que deveriam se aprofundar e no lugar dão palco para o papo tóxico de apressar um artista idoso ou alimentam um conspiracionismo que coloca o escritor como um "espertalhão". Seu trabalho faz uma diferença enorme, independentemente de concordar ou não com o Martin, tudo é sempre bem argumentado e apurado. Aplausos!
Como autor ele tem direito de exigir que eles cumpram o contratado. O povo fica enganando ele e fazendo obras derivadas ao invés de fazer uma adaptação.
Oh, meu amor... até parece que você não vive em um mundo capitalista. Se envolve dinheiro, você acha mesmo que essa narrativa de "o autor tem direito" acontece na prática? HBO comprou os direitos dos livros e pode fazer mudanças nas adaptações como quiser. Eu realmente gostaria que os livros do Martin fossem plenamente respeitados, mas isso NUNCA irá acontecer
Tudo oq Martin mais gostaria é que o contrato estivesse sendo descumprido: Ganharia uma bolada da HBO e ainda congelaria a produção que ele está achando uma merda. Mas pelo contrário, o contrato está sendo cumprido exatamente como ele concordou e assinou.
Cara estou cansado de ver Hollywood destruindo adaptações de grandes obras, sejam livros, HQs ou games, esses cara sempre, SEMPRE dão um jeito de decepcionar todo mundo, GOT, TWD The Witcher, Resident Evil, Senhor dos Anéis entre outras.
Nem estou tão interessado nas próximas séries, nem de outras franquias, adaptação é sinônimo de decepção em Hollywood.
Mikannn, faz SIM o vídeo que analisa a postagem dele com os Spoilers pesados! Deixa bem avisado dos Spoilers pra quem quiser evitar e TACALEPAU hahaha
Siiim! Minha intenção é fazer num vídeo separado mesmo, aí só vê quem quiser, porque são spoilers pesadíssimos de coisa importante do fim da série
@@mikannn perfeito!
Seu conteúdo é sempre incrível.
Queremos sim um vídeo com "spoiler " do Maelor,conhecemos o que aconteceu nos livros.
Mikannn acho legal INDICAR aqui o PODCAST do PESSOAL DO GELO E FOGO! Se chama 'CANÇÕES DE GELO E FOGO', e neste momento eles estão falando sobre 'DUNK E EGG', já para nos prepararmos para a série ano que vem! Eles cobriram toda temporada de CASA DO DRAGÃO no podcast também!
Quem ainda não conhece, procure no seu app de ouvir podcast pq vale muito a pena!
BJÃO
Tem mudanças injustificáveis. Porque tirar personagens tão importantes? (Nettles, alô?) Porque retirar a escolha de Sofia da Helaena? O livro está escrito, poxa, é só adaptar o que acontece lá. Mas como o Martin já falou, os roteiristas querem "melhorar" a história, colocar a maldita assinatura deles. Mas eles sempre pioram, enfraquecem o texto original. Eles não são Martin, não são Tolkien, Neil Gaiman, Stephen King, não tem o talento desses autores para querer mudar a história deles sem motivo algum. Parecem querer complicar o que poderia ser mais simples por puro ego.
“Tirar personagens importantes” vcs so falam da Nettles kkk
@@victorkameroff o meilor e importante
@@victorkameroffos cara quase tirou o Daeron targaryen
@@victorkameroffeu acrescentaria, Maelor e Cogumelo,
Olha, o kubrick mudou o final de O Iluminado e ficou muito melhor
Obrigado Mikannn por tratar do assunto abertamente sem achar que está faltando com respeito ao RR Martin como outros RUclipsrs se pronunciaram...
Não tem como, cara. Eu vi uns 4 vídeos sobre essa treta, mas a forma como você elabora seus vídeos e o andamento do texto que você fala (seja roteirizado ou não) são simplesmente absurdos! ❤️ Gosto muito, mesmo!
ahhh mto obrigada!
Chegou. Eu esperava a reação dele. Deve ser trauma passado de GOT.
siim
Micannn, gostaria de ver um vídeo seu explicando a parte técnica desses cortes na adaptação. Não faz sentido pra mim pagar bilhões para adaptar uma história e não seguir ela.
Lendo ou não os livros, alguns trechos são intragáveis, como o encontro das protagonistas (2 vezes). Se alguém não achou isso totalmente fora de realidade, qualquer coisa vai agradar esse cérebro.
Em got isso começou acontecer lá pela 5 temporada, já em hod estamos na segunda e já temos muita coisa indo contra o próprio mundo que eles nos deram para acreditar.
Isso já começou na 4 temporada de got. A caitlyn é resgatada e decide se vingar. Isso foi completamente cortado da 4 temporada.
Vídeo 1 pedindo para Mikan com 3 “n” no final falar sobre Bojack Horseman
até o ep 4 achei q a adaptação estava excelente, gostei de quase todas as mudanças, mas depois disso a temporada ficou bem fraca. Não acabou com a série, realmente ainda dá pra salvar e acho q o martin quer muito q tudo dê certo, acho q isso explica as decisões e a estratégia dele com esse post.
O único problema da temporada foi a falta de uma grande batalha no episódio final. Só isso! Você está exagerando
@@LucasMartins-wq8mp se fosse só isso tava muito bom
@@LucasMartins-wq8mptemporada morna, tramas sem sentido, oq foi aquilo do conselho da Rhaenyra? A mesma cena dos caras questionando ela a temporada inteira sendo que no livro eles seriam decaptados por muito menos, Sangue e queijo aquém do esperado, Daemon alucinado em Harrenhal, Alicent sendo essencialmente totalmente deturpada, a mesma personagem que tramou desde o inicio usurpar o trono, que despreza os filhos bastardos da Rhaenyra e preferiria tacar fogo em KL inteira do que se submeter a Rhaenyra entregando KL de graca e oferencendo a cabeça do Aegon kkkkkkkkkkkkkk, Rhaenyra Santa e herdeira de uma profecia messiânica, me lembra as últimas temporadas de Got, o mesmo sentimento de frustração, os cara tem uma qualidade de produção incomparável, atores excelentes, o autor da obra vivo e mesmo assim conseguem fuder com tudo
Exatamente! A qualidade da série caiu abruptamente após o 4° episódio
Fiquei feliz quando vi o tema do vídeo e mais feliz ainda quando vi a duração MIKA VC É UMA MÃE OBG
1:05:22 da maior que temos falando sobre o post do Martin? A semana já melhorou
Aqui tem fofoca, aqui tem informação! Amei essa cobertura, Mikannn!
😋
Uma parada que eu gosto sempre de destacar e a Mikan também fala é que o Fogo e Sangue é um livro dentro de um livro, então não é um romance tradicional e sim um compilado de relatos de Westeros contados por um Meister seguindo diversas fontes. Com isso dito, a série acaba preenchendo muitas lacunas pois são informações inexistentes no livro, cito de exemplo duas:
1. O papel da Alicent após a coroação de Aegon II, onde precisaram dar um rumo pra personagem na série.
2. A jornada muito doida do Daemon em Harrenhal, que no livro é apenas dito que ele foi lá, reuniu as tropas e pronto.
Então, mesmo sendo leitor, eu tento abstrair um pouco as diferenças, só não pode exagerar como as temporadas finais de GOT que foram fanfics. Mas falando da Season 2 de HOTD, acho que a única parada que realmente me incomodou foi o corte repentino da temporada em 8 episódios e não 10, acredito que se tivesse ocorrido os 2 episódios com uma grande batalha (esperada pelo público) no episódio 9 e um fechamento com os desdobramentos, a recepção geral seria muito mais positiva.
Mas ainda sim pra mim foi uma experiência muito boa. Ainda mais acompanhando as lives pós episódio. 🖤
A Alicent entregar a vida dos filhos pra Rhaenyra não é fanfic? 🫠
Os caras vão preencher lacunas descaracterizando os personagens e criando histórias que ninguém pediu, se cortasse voa parte do Daemon e da Alicent essa última temporada, teria sido bem melhor
@@thegabbone1 O Daemon foi desmoralizado, simplesmente todo o porte que ele tinha na primeira temporada morreu. Trataram ele como se ele fosse um inépto e nunca tivesse liderado ninguém. O Cara foi coroado rei de Step Stones e não foi por ter pedido pra ninguém, foi por mérito, o cara tomou decisões e teve atitudes absurdamente bem sucedidas q fizeram os homens q ele liderou ovacionarem ele como uma lenda praticamente.
@@RodrigoOliveira-fy1vs esse é meu ponto, só desmoralizaram ele e até a Alicent que não faz nenhum sentido
A 2a temporada foi péssima a partir do 4° episódio, por um motivo muito simples: ritmo. Foram 4 episódios enchendo linguiça, com acontecimentos poucos relevantes se alongando no tempo de tela. Sinceramente, esse é o tipo de coisa que mata uma boa história
Nem estou acompanhando a série, mas vim pela Mikannn contando fofoca
Eu acho que ele pegou leve com os D&D, porque não tinham os livros. Dar a desculpa de que não vai colocar um personagem pq é difícil trabalhar com criança, pô amigão tu está fazendo uma série de milhões de dólares, se fosse para ser fácil de fazer, colocava qualquer zé ruela para ser o showrunner.
Ne?! Ainda mais q era só coloca-lo ainda mais novinho, bebê mesmo! Que custo a mais q teria?! Nada a ver REAL!
Como sempre, o vídeo da mikannn é uma aula! Obrigada por sempre trazer o mundo de George R R Martin pra nós, incluindo as polêmicas!
bom, pelo histórico então, a HBO tá cavando a própria cova se distanciando do material original mais uma vez, já deu ruim em GOT qnd teve q andar com as proprias pernas na estória, agr que ainda tem material base pra aproveitar, vão cortar personagens, fazer quest secundária e pode desagradar bastante essa 3 temporada ao meu ver
Saiu vários vídeos sobre o assunto, aguardei o seu, e valeu a pena ❤
ahhh mto obrigada
Acho que deve ser bem frustrante você criar um mundo inteiro cheio de detalhes, aí você aceitar ver ele em tela, e sentir que as pessoas simplesmente cag4ram para detalhes tão importantes p sua história. Ele já deve ter se frustrado tanto com GOT e agora tudo começando de novo.
Mikannn amo a fofoquinha. Hahahaha tras mais conteúdo, acho que vc é perfeita em suas colocações
Muito obrigada 😊
eu não gosto muito do ryan condall, acho que o sapochinik puxava o sarrafo mais pra cima, mas só o condall nao acho que consegue segurar uma série do nível de hotd, duvido muito que terá coragem e/ou jogo de cintura de fazer o tudo que acontece nos livros sem diluir os acontecimentos em mal entendidos ou coisas assim
Amei seu vídeo, Mikannn, como sempre! Excelentes ponderações, uma das coisas que mais me incomodaram na série (apesar de tentar compreender o porquê), foi o negócio da visão da "Canção de gelo e fogo" para justificar as escolhas feitas de Raenyra e fazer com que o publico de cara torcesse por ela sem questionar, na maioria das vezes, as ações dessa protagonista.
O escritório Um tiro de justiça mandou ele deletar o post
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Um dracarys de justiça
Esse escritório aí não e muito bom não , por isso o martin mudou para o escritório de justiça valyriano , eles sim sabem colocar fogo nas coisas kkkkkkkkk
Adorei a sua reflexão ao final sobre como seria com você como showrunner! A sua autoconsciência é inspiradora!
hahaha obrigada! ^^
Isso me lembra de algo q a Madonna disse uma vez.
"Só existe uma pessoa q pode contar minha história no cinema, eu mesma".
O George passou mais de 30 anos nessa história. Seria um desrespeito a HBO botar ele de escanteio por capricho e ganância.
Sei q ele tá ocupado com ventos do inverno mas ele tá ali e se ele diz q é pra fazer de um jeito pq é o certo. Faça o que ele diz
1 hora de Mikannn. AMO
Acho realmente pequena essa coisa do número de patas do dragão no símbolo. Acho que o que realmente chateia ele é ter um lógica sólida e ser IGNORADO
É que pro autor, quando ele coloca o coração, tudo é importante. Para ele todos os detalhes pensados e escritos são com muita dedicação. A gente de fora é que consegue tentar(!) criar hierarquia do que é ''realmente importante ou não'', para o autor é mais difícil. A função do Editor literário meio que vai por ai também: cortar o que considera que não agrega. Para o sentimento de Martin não tem tanta diferença entre um dragão de seis membros e não matar Ned Stark. E de novo: por isso que a figura do editor é tão importante nessa troca com o autor
Mto bom resumo!!! Excelente também ter segurado os spoilers futuros. Estava lavando louca com o celular meio longe e fui correndo pra tirar. Mas antes de tirar você disse que não ia falar, ufa
Obrigada! Tem até gente reclamando porque não os incluí, mas são spoilers pesadíssimos, coisa literalmente do final da série e o destino de personagens importantes. Pretendo fazer um vídeo só sobre esses detalhes, aí sim com spoilers, mas acho que muita gente ficaria chateada de tomar esse spoiler de graça no meio do vídeo
O George reclama de um dragão fora do lugar, um bebê que lá na frente vai impactar na história final. O ryan fala que vai gastar milhões. Era só o dragão aparecer em pedra do dragão, o bebê existir. Tanta coisa que não tem nos livros e o cara coloca e pequenas sugestões do George ele não faz.
muito obrigado pela sensibilidade em nos contar tudo que está acontecendo mas RESPEITANDO as pessoas que não leram o livro e não querem saber de spoilers (mesmo os provenientes do próprio autor da obra em seu blog oficial). vc foi muito ética e empática.
Mto obrigada! Teve gente que não curtiu essa decisão, mas pensei no que evitaria prejudicar mais pessoas
Eu não vejo problema em uma adaptação não ser 100% fiel a obra original. Em qualquer caso, isso é impossível de ocorrer, evidentemente. Contudo, se a adaptação for bem feita, é ótimo, não existe problema algum nisso, mas HOTD tem ido ladeira a baixo e isso é preocupante. Temo que o final tenha incoerências e que as motivações dos personagens sejam mal desenvolvidas. Se os produtores querem fazer alterações na história, que seja algo bem feito, sem pontas soltas!
Mikannn, adorei o vídeo. Depois de ver ele, decidi comprar e ler o Fire and Blood antes da série. To bem curioso pra ver como as coisas acontecem no livro
O que eu nao entendo é para quê trocar a personalidade dos personagens, poderiam adicionar histórias e ate camadas como as series sempre faz. Mas nao, trocam o personagem completamente
Aemond (apesar de carregar a 2° temporada) tentaram passar pano para ele e ainda fizeram ele queimar o próprio irmão (totalmente nada haver)
Daemon (preciso nem falar, a mudança da 1° para 2° temporada ja diz tudo)
Alicent a pior mudança possível, nos livros é praticamente uma Cersei melhorada, inteligente, manipuladora e feroz. luta de toda maneira por sua família
A unica mudança "boa", é a rhaenyra. E eu digo boa pq tao fazendo ela de santinha, ja ta na hora dela entrar para guerra de vdd. Ngm é 100% bonzinho
Quero o outro vídeo só pra quem leu o livro, adoro ver você falando de tudo tudinho com todas as borboletas
Temporada horrível, final bem meia boca! Ninguém esperava uma temporada tão ruim igual essa muita coisa inventada 🤦🏻
Pior que foi bem mais ou menos mesmo,a 1 temporada foi superior demais no roteiro
O pior é ter gente defendendo, por conta desse tipo de gente que game of thrones teve as péssimas 7° e 8° temporada, os problemas de got começaram na quinta temporada com o arco mal feito de dorne, mais na época passaram um pano enorme o que só piorou a situação, a 6° temporada a galera só lembra da batalha dos bastardos e e esquece da maioria das incoerências e as consequências estão aí ... Mesma coisa com aneis do poder, esses roteiristas ridículos tem que entender que eles não são NINGUÉM, comparado aos autores dos livros, pq quem vai ser lembrado vai ser o George martin, o tolkien, e esses roteiristas arrogantes que não respeitam os autores e estragam a obra deles vão ser esquecidos e ninguém vai lembrar deles, não é possível que eles não aprendem que é só respeitar a obra, ainda mais com o autor do livro vivo, e ter que apagar um post por que com certeza obrigaram ele a apagar, malditos!
Eu não acho que foi exatamente ruim, a temporada simplesmente não chegou a ser boa e ficou nesse meio a meio de lixo e coisas legais
No final é ruim demais para os padrões da própria 1 temporada
É tudo inventado rsrsrs, mas entendo, eu gostei, mas com ressalvas, a Rhaenyra ir pra Kigs Landing foi nível Jon Snow de ideia mirabolante, mas achei que em geral tinha bastante coisa boa
Kkk
Oh Mikannn, tem que pedir antes a curtida, que eu já tava fechando o vídeo e tava esquecendo hahahaha
Brincadeiras a parte muito legal o vídeo, sou escritor, e sei que quando nós inserimos alguma coisa dentro de uma história, isso precisa fazer um sentido narrativo, e toda decisão tem desdobramento, que tem mais desdobramentos, então adaptar uma obra é sempre algo muito difícil, e isso é muito afetado pelas próprias demandas do capital, já que uma série além de ter um orçamento gigantesco, também faz parte da lógica do mercado e do lucro.
Vou aproveitar e fazer uma propaganda, estou com um projeto no catarse de quadrinho de terror sobre o capitalismo, quem tiver interesse chama "Contos da mão invisível: Horrores do Capital Vol. 1".
Abraços
Ia ouvir musica lavando a louça que acumulou, mas agora mudei de idéia kkk
hahahaha
Eu tava doida pra ver a mikannn falando dos spoilers 😭
Vem aí 👀
Concordo totalmente que não tem comparação com o final de GoT.
Ali foi o ápice da bagunça, os produtores estavam querendo vazar para Star Wars, já não tinha mais livro para seguir, etc, um verdadeiro pandemônio.
De tudo o que foi dito o que me deixa mais maluco da cabeça é não levarem tão em consideração as opniões do George. O cara tem experiência com tv e roteiro e é o criador de toda a história. Ele entende muito bem que adaptações precisam ser feitas, mas por que não ouvem o cara quando ele diz que vai dar merda em uma mudança? hahaha
Isso me deixa muito louco da cabeça porque eu acho muito desrespeitoso. Mesmo que tenha as questões de orçamento, meu deus do ceu, conversa com o cara pra ver se podem encontrar uma saída melhor. Manda um zap pro veio, meu jesus cristo. Eu não aguento essa desculpa de que tive que tomar uma decisão porque é tudo muito rápido. Demora 2 anos pra fazer uma temporada.
Enfim, vídeo muito legal, Mikan!
Sobre a questão da Biologia referente a quantidade de patas, o George está corretíssimo. No mundo real, os vertebrados são seres tetrápodes, ou seja, apresentam 4 membros (2 anteriores e 2 posteriores), contudo, os membros anteriores, no caso de organismos alados [aves, mamíferos alados (morcegos) e répteis (dinossauros alados) são modificados na forma de asas]. Dessa forma, no mundo real (nosso mundo) nunca existiu e não existe nenhum animal com 6 membros, equivocadamente apresentado no emblema da casa Targaryen em GOT. Bjinhos :*
Só pra corrigir as aves que são os dinossauros alados... Provavelmente quando vc falou dinossauros alados estava se referindo aos pterossauros que não são dinossauros. Mas no geral é isso mesmo, todos os vertebrados de 4 patas ou menos (no caso de serpentes, alguns lagartos com só 2 membros, anfisbenas etc)
@@gesovane1671 talvez fosse referência aquele outro dinossauro que não lembro o nome que ele e menor era cheio de penas e tinha os braços parecidos com asas soque pelo estudo feito ele não podia voar
30:57 sim, o efeito borboleta tava mais presente em GOT, contudo só começou a ficar presente excessivamente conforme mais se aproximava dos fins dos livros publicados, acho que após a série chegar a historia do quarto e quinto livro sem sair os livros novos eles tiveram que improvisar muito, talvez por isso o Martin não ligue tanto, ele reconhece que não foi a adaptação mais fiel pq não dava pra ser por ser incompleta. Contudo o evento da danca dos dragões tá completo e tem todas principais partes descritas... não tinham que mudar as coisas chaves da história, mudavam as coisas que tivessem nebulosas, mas o cerne da história não!!
Começo a achar que os DD adaptariam melhor fogo e sangue... adaptar eles sabiam, eles eram ruins de criar algo novo
O jeito que eles mudaram alguns personagens foi ridículo, nunca vou aceitar o que fizeram com Criston Cole, Alicent e Rhaenyra.
Eu concordo bastante com as conclusões no 1:02:35, parece que o problema não é nem as mudanças em si, mas uma alteração que tem ocorrido em como essas mudanças são decididas, o que tá levando a essa insatisfação e a mudanças muito maiores que podem arruinar a série no futuro.
Por exemplo, lembro ano passado no podcast que o Ryan tem sobre produção com outro showrunner, ele falava sobre essas conversas com o Martin para mudanças e mencionou que nos livros os dragonkeepers são soldados que usam uma armadura negra reluzente, com decoração de escamas de dragão descendo pelas costas, uma coisa toda chamativa, mas que ficaria muito caro produzir várias. Então decidiram, com a benção do Martin, fazer eles como uma ordem mais "monástica", algo mais tradicional. Ou seja, ao invés de só cortar as armaduras e pronto, fizeram uma coisa nova, diferente, que também funciona. Então as mudanças, mesmo por restrições orçamentárias, não são em si ruins. Ou o caso da doença do Viserys, que adiciona bastante na história da 1ª temporada e que o próprio Martin disse ficou melhor que a "versão" do Viserys dele.
Eu acho que essas "borboletas" em particular que o Martin escolheu nem são tão problemáticas assim, mesmo retirando o Maelor, uma peça do dominó, ainda assim é possível adaptar outras peças pra chegar na mesma sequência de eventos, de forma lógica e com qualidade, basta querer (e foi uma das coisas que faltou em GoT). Inclusive o Preston Jacobs comenta no canal dele que essa sequência mencionada é só uma das hipóteses do livro, nem é tão claro que foi o evento tal que levou o personagem tal a tomar tal decisão. Ainda mais com outras mudanças que eles já fizeram (sei lá, por exemplo, Rhaenyra colada na Mysaria com Jace tendo ciúmes, Jace questionando a Rhaenyra, Aemond tentando matar Aegon, Helaena sendo profética e agora até telepática (???), etc) acho que ainda temos infinitas possibilidades que podem ser trabalhadas pelo roteiristas pra gerar a mesma sequência de eventos. Então o problema não é nem essa mudança em si, o Martin só escolheu uma que ele não gostou tanto pra malhar e deixar implícito um problema muito maior com o processo de adaptação e de relacionamento dele com os produtores (e que eu espero que ainda não seja grave o suficiente pra estragar a série).
Penso que a principal diferença da reação pública do Martin em relação ao curso de GOT e HOTD é simplesmente o que você disse mikann, HOTD já esta finalizada, e inclusive foi referenciada em GOT, não tem porquê mudar certas coisas. Tudo bem não ter como adaptar tudo, o próprio nome já diz "adaptação" não transcrição mas poxa pra que mudar coisas tão sem sentido? Pq colocar Rhaenyra e Alicent como amigas de infância? Se queriam mostrar que elas não se odiavam, como foi escrito nos livros, poderiam ter feito elas terem uma boa relação durante a juventude da Rhaenyra então. Mudam as motivações e personalidade dos personagens a troco de nada, Rhaenyra é quase uma santa, mesmo após perder o filho prefere dar a outra face do que começar uma guerra que inclusive JÁ COMEÇOU, Alicent outra madre tereza que colocou Aegon no troco por um motivo "descente" e que ta quase se excomungando por ter cometido esse "erro", Aemond matando o Luke por acidente, personagens aparecendo do nada, como o Daeron que foi literalmente jogado na 2 temp. Cade o jogo dos tronos? Cade as ambições? Cade a ambiguidade dos personagens? Sinto falta disso ,que pelo menos em GOT tínhamos, parece que todos os principais são bonzinhos, até o Otto perdeu a ambição e perspicácia que tinha na 1 temporada, parece que ninguém queria que a guerra estivesse acontecendo de fato, como se fosse tudo um grande mal entendido e não um jogo de poder e ganância.
Outra coisa que senti falta, mas isso é mais uma expectativa e chatice minha, era mostrar a riqueza e grandeza da casa Targaryen durante a dança, a casa mais poderosa de Westeros, vários dragões em seu domínio e nessa pobreza, Rhaenyra jovem que era o deleite do reino igual uma mendiga Deus é mais
só os homens são bobalhões que ficam falhando ( Daemon ) ou vilões. Cliches da atualidade em tudo que vc for assistir: Homem bobo ou mau, e mulher super virtuosa ou esperta e forte.
Nossa, Mikannn, que jeito maravilhoso de nos trazer esse conteúdo. Fiquei completamente absorvido aqui rsrs
Ele usou o Maelor como alegoria para criticar mais coisas sobre a série, deu pra sentir a raiva (frustração) dele nas palavras, especialmente pelas pequenas mudanças que vão ter impactos severos nas próximas temporadas. Eu perco tudo quando ele menciona que o Ryan não planejou nada para as próximas temporadas, ouch.
Treta!! Mikannn, voto pra ter o vídeo falando de tuuudo!😊
eu nem conheço os livros, e já achei essa 2T muito ruim, roteiro previsivel. a primeira conversa da Raby e Alicent ficou OBVIO q era intenção da produção de espremer o maximo a imagem das 2 atrizes, e quando repetiram de novo no 8 ep eu quase paro de assistir
não tem 1 personagem secundario bom, e os principais se envolveram em tramas sem pé nem cabeça
mas espero q escutem as criticas, assim como foi com a 2T de Aneis do Poder, q deu uma melhorada ABSURDA
o elenco de HOTD é muito bom e as 2 proximas temporadas tem bastantes potencial
Muito legal poder acompanhar suas reflexões sobre esse universo!! Sem radicalismos, com respeito a obra e seu autor e compreensão da arte cinematográfica e suas nuances... Não importa o tamanho do vídeo 😅
Martin tem razão em tudo que falou. O cara é dono do universo e precisa apontar erros mesmo. Azar da HBO que ele tá vivo e vendo todas as H das.
Tolkien por exemplo tá se revirando no túmulo com o que a Amazon fez com sua obra, infelizmente ele não pode criticar mais.
Mikannn sempre me faz assisir os videos de mais de uma hora de duração👏🏾
(SPOILER DO LIVRO) Eu acho que uma forma de resolver seria dar a Helaena o fim de Maelor, fazendo com que Alicent leve a filha ao invés do neto. Com a tragédia, o corpo da rainha poderia virar bandeira para a revolta e para o ataque ao Fosso dos dragões.
Adorei essa idéia e faria sentindo.
Moooço, pega isso e dah um jeito de mandar pra HBO, voce tem a chance de mudar o destino da série em suas mãos!!!
😂😂
Eh piadinha, mas caaaraaambaa, sua ideia eh MARAVILHOSA ❤❤❤
Moooço, pega isso e dah um jeito de mandar pra HBO, voce tem a chance de mudar o destino da série em suas mãos!!!
😂😂
Eh piadinha, mas caaaraaambaa, sua ideia eh MARAVILHOSA ❤❤❤
@@cinerod mas pra isso eles precisam desenvolver a Haelena como uma pessoa amada pelo povo. Até agr é só uma pessoa distante de td e todos, que ngm dá um caracol, quanto mais a vida, em busca de vingança
@@marcelordsrobts Ou introduzir o Pastor do livro como um legalista pró Aegon que convença a galera que o assassinato da rainha é um pecado que deve ser punido com o ataque ao Fosso dos dragões.
Ótimo vídeo Mikannn! Muito legal você também trazer os posts de Xiran e do Elio.
Será que o Martin não teve que apagar o post também por ter revelado detalhes do outline da terceira temporada, como o Maelor não aparecer e o que acontece com a Helaena? Não sei se é o tipo de informação que ele poderia dar assim... se bem que ele poderia só ter editado o post....
Gente, na real, só sentiu que foi “horrível” quem leu o diacho do livro. O grande público tá cagando pra isso. Eu não li. Me incomodou uma coisa ou outra e o final “aberto”, mas não achei esse desastre. Acho fatalismo demais de uma galera aí…
Mas eu li o livro Fogo e Sangue, e curto demais a série e suas mudanças me empolgar pq como já sei o que aconteceu por ler o livro, essas mudanças acabam me surpreendendo e fico empolgada. Concordo sim que a segunda temporada teve alguns episódios mais lentos e arrastados, algumas enrolações, mas nada de tragédia tbm, o povo reclama demais. Hoje em dia qualquer detalhe vira motivo de hater e reclamação e mi-mi-mi. As primeiras temperaturas de got pra mim tbm eram beeem arrastadas e lentas principalmente a 4.
Pelo que ele deu a entender, o desastre viria depois, na terceira e quarta temporada. É o que ele chama de efeito borboleta. Mas bem... teve gente que defendeu até o fim de Got.
O GRRM chega a comentar que o público não-leitor foi bastante impactado pela cena, ela foi bem recebida por eles mesmo
E por isso deve-se ignorar o material fonte? Eu nem li mas me decepcionei de cara pq ouvia falar sobre Sangue e Queijo a tempos e a série não entregou, aí quando fui ver como era no livro deu pra ver que fizeram cagada, e agora merecem ser criticados por isso
bem, eu não li nada do Martin nem assisti Game of Thrones e achei a temporada uma lástima. Quase desisti no meio da temporada e só continuei porque o episódio 4 foi bacana. Personagens sem agência nenhuma e andando em círculos, situações com consequências mínimas e aquele final bem "agora vai", sendo que o final da primeira que também foi um "agora vai". Essa novela Martin vs HBO deu uma história melhor que essa segunda temporada na minha opinião.
Faça o vídeo com todos os spoilers! Eu já li o livro e quero ver vc falando sobre oq ele comentou nesse post!
vou fazer!
esse negócio de não ter orçamento pra criança é loucura poh, o tanto de coisa que eles inventaram pra encher linguiça pagavam o orçamento da criança.
TREEEEEEEETA 😂 PLANTÃO MIKANNN! ❤
A gente viu com GOT o quanto o efeito borboleta é real e mudanças que parecem pequenas prejudicam, principalmente se vai manter o mesmo desfecho mas não o mesmo caminho. Exemplo mesmo a exclusão da revelação da Tysha da série, terem cortado a Senhora Coração de Pedra, etc... E eu realmente acho que a segunda temporada foi meio fraca e a cena em si de Sangue e Queijo não teve o impacto que poderia ter. Eu entendo as mudanças, só que tudo sobre a cena foi meio corrido e faltou o impacto que poderia ter (mesmo com as mudanças).