Ela faria 80 anos de vida, dia 19/01/22…mesmo dia do meu aniversário. Coincidentemente, na mesma data fez 40 anos do falecimento de Elis Regina, qdo comemorava meus 10 anos de idade. Grandes cantoras…
@@joaosilverio8099vou te contar outra…qdo comecei cantar, a primeira música que me aventurei no karaoquê, foi BEM QUE SE QUIS…kkkkkkk. Sou suspeita em falar da Marisa, sou fã daquelas de ir aos shows, e ter a discografia. Marisa é Diva da nossa época, ainda viva, e mais atuante que tudo, lançando disco novo e turnês de show. Elis e Nara Leão são divas de outra época, mas igualmente eternas e fundamentais p a história musical brasileira, e até pra inspirar a Marisa, acredito.
Régis, meu velho e saudoso pai foi amigo do grande João Gilberto em Juazeiro BA, antes dele ir para o Rio e meu velho simplesmente amava Bossa Nova, amava essa turma e Nara era especial pra ele. Tô com 59 e (apesar de ser roqueiro) lembro e adoro essa fase que ouvia quando criança e que com certeza vou reviver!!
Sr. Regis Tadeu: Excelente comentário sobre a grande artista Nara Leão e, como sempre, bem ilustrado com apresentacão dos discos. Em curto tempo, fez uma síntese de grande conteúdo. Acompanhei o trabalho da Nara Leão, desde a origem. Fundamental na MPB. Tenho, inclusive, esse disco primeiro, da Bossa Nova. Muito Grato.
Conheci Nara Leão ainda moleque. Pela música A Banda de Chico Buarque. Uma marchinha muito legal que me cativou. Numa época em que as crianças tinham acesso a músicas de qualidade e não a este tipo de música (pra não dizer outra palavra) que rola por aí.
Pra mim ela é a maior cantora pós 59. Aprendi a gostar de Nara em 1984 quando eu tinha 4 anos no dia em que minha avó comprou o disco Com Açúcar com Afeto e que a música Mambembe ficou grudada na minha mente, desde então não larguei mais Nara Leão.
Eu não conhecia as musicas da Nara, sou nova demais eu acho, mas a 10 meses comecei a pesquisar e ouvir as musicas dela, que história linda dela e de seus pais, quanto talento e delicadeza, aqueles anos foram impressionantes, e hoje em dia não há mais praticamente nada para se ouvir em nossa terra, algumas cantoras do estilo sertanejo fizeram algumas composições mas logo cairam na sedução de ser celebridades e perderam suas inspirações. Ultimamente tenho ouvido as musicas dos anos 60 e 70 e no cenario atual tem algumas pessoas fazendo musica, mas estão no underground da internet já com milhares de seguidores, mas sem atenção da mídia, que infelizmente só esta mostrando as porcarias populares feitas por analfabetos musicais.
O documentário é muito bom, tem vários diálogos da própria. Além dos amigos e familiares. E cada episodio vai abordando uma fase da carreira dela. E o final é emocionante vale muito a pena ver.
Regis, gosto muito de Nara Leão, também a descobri tardiamente, em 2020 no auge da primeira onda de COVID-19, é uma das minhas cantoras de MPB preferidas. Você pode fazer um vídeo de opinião sobre Astrud Gilberto, por favor?
Nara Leão, de Leão só tinha mesmo o sobrenome! Ela era uma "Gata"! Foi uma das muitas maravilhas que surgiram nos anos 60, na nossa música! Infelizmente, a natureza traiçoeira a levou muito cedo deixando apenas as boas recordações de um tempo que só ficou na memória de quem viveu e conheceu música boa! Para os jovens de hoje, que possuem alguma sensibilidade, e que enxergam, é preciso que alguém da época, lhes apresente essas pérolas, para que acordem e se levantem do lixo em que acostumaram a viver! É lamentável!
Em 1988, nas areias de Copacabana, tive a sorte e o privilégio de ver a Nara Leão cantando (junto com Carlos Lyra, o grupo Garganta Profunda, entre outros) num show de celebração dos 25 anos da Bossa Nova.
Muito bom o vídeo! É muito importante o resgate do melhor da nossa música brasileira (tanto em sonoridade quanto em composições das letras) pras gerações mais novas conhecerem. Aproveitando que citou o Augusto Boal, gostaria de sugerir um vídeo sobre as músicas compostas pelo Edu Lobo para a peça Arena conta Zumbi, que tem canções lindas (inclusive a maravilhosa Upa, Neguinho, dentre outras lindíssimas). Obrigada por mais essa contribuição, Régis!
@@evaldomaxmoreira1068 é quando e lendo o seu comentário lembrei das músicas infantis, por isso falei. 😀 Mas ela é maravilhosa cantando qualquer música. Amo o timbre de voz dela.
Nara Leão foi sem dúvida nenhuma uma grande cantora e instrumentista que eu conheci através de minha mãe que ouvia constantemente e aprendi a gostar dessa artista fenomenal. Como sempre mais um vídeo excelente Régis Tadeu, abração. ...🤘🏽🤘🏽🤘🏽🎸🎸🎸. ...
A série da Globoplay é magnífica! Imperdível. Acompanhei a trajetória de Nara desde a segunda metade dos anos 1960, e a tenho na conta de uma das mais importantes cantoras brasileiras de todos os tempos!!!
Mais uma Vez Régis Mandou muito Bem Nara Leão é simplesmente Sublime uma Gigante da Música Brasileira que infelizmente nao tem o reconhecimento que merece, ao ouvirmos Nara Leão é depois ouvirmos o toca atualmente na Música Brasileira da vontade de chorar!!!!
Excelente vídeo,,grande Nara leão ,.. gosto muito dela ,,tenho seus discos ,e comecei também com esse cd garota de Ipanema com Menescal um clássico...,,uma artista incrível , revelou a Bethânia,nelson cavaquinho , Zé ketti,,,seu apartamento era aberto pra toda rapaziada da bossa nova,uma cantora que faz muita falta ,mas ficou sua linda obra....Valeu abrs.,
Regis seus vídeos são ótimos, adorei o que você fez análise do primeiro disco de samba da Beth, que eu sempre fui muito fã. Gosto muito da Nara, as novas gerações precisam conhece-la, uma das vozes mais inteligentes da MPB e a prova de que pra cantar nem sempre é necessário uma grande extensão vocal.
Outra curiosidade sobre a Nara Leão: O disco "O Barquinho" de 1986 gravado por ela foi o primeiro álbum brasileiro a ser totalmente produzido e lançado em CD no Brasil. Apesar que a primeira compilação em CD de um álbum brasileiro ter sido em 1983 (que foi o disco "Coração Brasileiro" da Elba Ramalho),o mesmo foi lançado somente no Japão naquele ano. (Yargo Feghali)
Boa tarde. Amo a obra deixada por Nara Leão. Quando saiu o box com a discografia dela referente aos anos 60 não pensei duas vezes e logo comprei. A discografia dela dos anos 70 também é muito bacana e eu tenho carinho especial por um disco de duetos intitulado Meus Amigos São Um Barato. Vídeo excelente.
Uma das cantoras mais fascinantes da história...talentosíssima fez muito pela Musica brasileira,encantadora. Uma Mulher muito a frente do seu tempo.Ouço muito sou fã !
Regis, excelente comentário sobre a musa da MPB Nara Leão que fez ressurgir artistas do morro como Cartola, Zé Keti, Nelson Cavaquinho e outros que andavam esquecidos na época por conta de música humana da Bossa Nova.
Nara Leão foi uma descoberta tardia para mim também....confesso que meu primeiro contato com ela, para saber quem era ela, foi quando ouvi em 2013,2014 a música João e Maria, parceria dela com Chico Buarque e fiquei encantada...daí em diante quis buscar tudo dela e hoje sou fã mesmo!!! O doc dela no Globoplay vale muito a pena, é muito rico de detalhes, de imagens, entrevistas dela e de pessoas que a conheciam profundamente!!!
Apenas para ilustrar o ecletismo artístico de Nara Leão, procure no RUclips uma apresentação de Nara em que ela canta "As Tears Go By", dos Rolling Stones. E, ainda, "Grandola, Vila Morena", de Zeca Afonso, música símbolo da Revolução dos Cravos em Portugal.
Já conhecia a história da Nara e suas músicas, mas a série aprofunda mais na vida e na obra dela, com depoimentos lindos dos colegas e amigos, da própria Nara, narrando sua história, entrevistas de várias épocas, da filha e do neto, amei, a cena final é simplesmente mágica. Assistam, está na Globoplay;)
Caro Regis Tadeu! Fiquei muito contente e grato pelo seu artigo a respeito da queridíssima Nara Leão (quisesse ela ou não, a Musa da Bossa Nova)! Pessoa linda e carismática que gravou discos dos mais representantes do Samba (certos músicos afirmam que a Bossa Nova é ainda mais brasileira do que o Samba.). Voltando ao seu vídeo, este, além de outras coisas, é tão ilustrativo que fiquei surpreso quando você, apesar de mencionar o show do Teatro Opinião, esqueceu de mencionar o disco “Opinião de Nara”, Philips 1965, que é na minha opinião o melhor de todos e também um dos melhores documentos da música popular brasileira de todos os tempos, com o grande Edison Machado, na bateria, grande Edgar (lá de São Paulo, cujo sobrenome infelizmente esqueci), no violão, Sebastião Neto no contrabaixo e arranjos do grande Guerra Peixe. Fica aqui o meu registro. Grande sbraço!
Régis, você poderia fazer algum conteúdo com referência ao Joy Division e o cenário pós-punk do fim dos anos 70 e início dos 80... Seus conteúdos sobre os artistas são muito bons.
Sou fã da Nara desde o início da sua carreira. Tenho todos os discos dela e mais algumas gravações que não sairam nas 2 caixas. Muito chique o seu cantar.
Fiquei muito triste ao receber a notícia do falecimento de Nara Leão. Até hoje ando a procura de um álbum duplo de Nara Leão, com a capa em preto e branco. Que talento!
Acho a Nara uma ótima cantora e artista, com uma elegância e suavidade imprescindível, ela mostrava sua técnica e voz sem precisar de força, apenas deixava fluir, como dizia Heráclito, parabéns Nara!!!
Nara é uma figura importantíssima na música brasileira, isso é inegável. Inclusive, tenho bastante simpatia e admiração por ela. Só que a relevância da Nara é justamente pelo "conjunto da obra". Não é preciso fingir que uma pessoa canta bem para reverenciá-la. Eu, por exemplo, adoro Nelson Cavaquinho, poderia ficar um bom tempo ouvido ou falando sobre a importância dele para a música Brasileira, mas você não verá ninguém dizendo que o Nelson "tinha a voz fraca mas muito afinada", ou tentando forçar a ideia de que ele era um ótimo cantor, como fazem alguns fãs dela. Ele não era e nem precisava ser, assim como a Nara. Aliás, se, num programa de calouros que tivesse o Regis como jurado, uma candidata semitonasse metade do que a Nara semitonava, certamente seria esculachada por ele. E não me refiro a ela ter uma voz 'pequena', pois é possível ter voz pequena e cantar bem; o que faltava à Nara era afinação mesmo.
Ótimo vídeo Regis. Gostaria, se for possível, de lhe sugerir um vídeo sobre a cantora brasileira Leny Eversong, que eu só ouvi falar recentemente, e eu nunca tinha ouvido falar.
Amo o trabalho da Nara Leão, muitíssimo talentosa. Ótima intérprete da Bossa Nova a descobrir através da leitura de um trabalho acadêmico sobre o gênero havia uma citação sobre a presença de mulheres na Bossa Nova, a encontrei e hoje ela faz-se presente em suas obras na trilha sonora pela vida a fora. Excelente análise Régis.
Conteúdo de primeiríssima qualidade como sempre, Regis! A cantora Joss Stone lançou recentemente o álbum Never Forget my Love. Seria interessante se voce pudesse comentar sobre o álbum e a carreira da cantora no quadro “Minha opinião sobre…”, o que acha? Agradeço de antemão. Um grande abraço.
Eu fiz apenas 1 ano de coral (época de teatro e na igreja). Anos depois comecei a cantar poe hobby. Todos que falam que gostam do meu canto diz q eu canto de maneira suave e doce. De fato, é dessa forma que gosto de cantar, embora exploro uns rock pauleira de vez em quando só pra sair da mesmice. Um tempo atrás, li um comentário de um fã que descreveu a personalidade da Nara. Se é verdade o que ele disse, eu nao sei, mas parecia que ele me descrevia. Nara e eu Temos um temperamento muito forte/determinante/corajoso, mas ao mesmo tempo somos doce e gostamos de cantar suave, cantamos o grave de igual maneira. Eu nunca precisei imitar ela por ter o mesmo nome e ser do signo de leão. Sim, eu gosto de algumas de suas músicas que conheço, mas foi a personalidade dela que me chamou atenção. Temos muita coisa em comum.
2 года назад
Meu caro! Muito bom teus vídeos. Aprendendo muito. OBRIGADO. Realmente a obra da Nara é incrível.
A série sobre Nara Leão lançado recentemente em streaming é emocionante e absolutamente imperdível em todos os sentidos. Ela se foi muito jovem e faz muita falta.
Conheci Nara Leão ao mesmo tempo que conheci as composições do Chico Buarque... mas me apaixonei mesmo qdo escutei pela primeira vez o show Opinião. Mexeu muito comigo, a vontade que eu tinha era de estar lá, vivendo aquilo... difícil de explicar.
Lembro da fase onde devido ao tumor ela tinha que estar lendo as letras já nos anos 80. Lembrei muito deste fato quando anos depois a Vanusa esquecia a letras e era detonada nestes supostos programas de humor puramente fascistoides e desumanos.
Verdade! A Vanusa já estava bem debilitada devido ao alzheimer e um monte de gente fez piada dela e mesmo com a doença, ela conseguiu gravar seu último disco que mesmo a viz dela estando mais grave, tem um repertório incrível. Tenho 17 anos e meu sonho era ir em um show dela, mas infelizmente não tive a oportunidade de realizá-lo.
Tomei contato com a Nara Leão devido a um álbum da Rita Lee (Build Up) lá no álbum tem a música José que é uma versão da Nara eu vi o nome dela e fiquei curioso para saber quem era e eu fui de obra da Nara e comprei aquele compilado raridades no sebo e me apaixonei.
Sempre gostei dela, tive vários LPs dela bem antes de você. Agora estou lendo o livro do Ruy Castro, Chega de Saudade, que conta bem as histórias no famoso apartamento dela. Ainda não vi o especial.
Parabéns Regis por esse vídeo tão lindo!!! Eu vou te dar sugestões claro se você tiver tempo de falar; fala da Verônica Sabino, Amelinha Jane do Boque bem não sei se assim que se escreve!!! Temos a Juana a Sandra Sa que a imprensa faz questão de não falar,pra mim são cantoras de verdade!! Obrigado por ler minha mensagem um grande abraço Jeferson e Francini
Régis, a série foi dirigida pelo ex-genro dela, o Pedro Bial, e é muito boa, não se aprofunda muito na carreira dela, mas para só a conhecia de ouvir falar, como eu, vale muito a pena assistir!!! E ela tb foi a primeira estrela da MPB a gravar um disco com as músicas da dupla Roberto e Erasmo Carlos, enfrentando o preconceito de alguns de seus colegas, e de fato, ela foi enorme em nossa Música, além de ser linda quando jovem, ela não era a musa da Bossa Nova a toa!!!
Além de "Lindoneia" (composição de Gilberto Gil e Caetano Veloso) no disco "Tropicalia ou Panis Et Circenses" (não gosto muito de "Londoneia") Mas gosto muito da canção "Deus Vos Salve Essa Casa Santa" (de Caetano Veloso e Torquato Neto) No qual, a Nara interpreta no disco dela de 1968.
Gosto muito da Nara, nasci muitos anos depois de sua morte e só conheci sua obra há 2 anos. Da Elis, idem, apesar de conhecê-la há mais tempo. Não gosto das comparações entre as duas, cada uma teve seu espaço e importância pra música brasileira. Nara é a cara da Bossa Nova e Elis é a da MPB. Duas gigantes.
Assisti o documentário e descobri mais da Nara, não falamos muito dela,mas sempre fiquei triste por ela ter morrido tão cedo,fiquei emocionada no último episódio,acho que ela era bem legal.
Por favor Regis, eu sei que vc tem um gosto musical diversificado, mais sei que o rock está no seu sangue. Mais gostaria muito que vc fizesse um vídeo sobre a música italiana,em especial sobre amedeo minghi que se não é o principal mais é um dos principais cantores italiano e na minha sincera opinião o melhor cantor italiano.
Na realidade, eu descobri a Nara Leão na minha adolescência. Quando eu tinha 13 anos. Há mais de 10 anos. Vou dizer mais, ela foi a grande responsável por eu gostar de MPB, quando ouvi a interpretação de "Diz que foi por aí" Foi uma grande revolucão sonora na minha vida!!
Assisti e adorei...um impacto cada fase da vida dela! Acho que eu não valorizava a importância dela para música brasileira e a série ampliou essa visão pra mim
Regis, alguns cantores acho que dá pra fazer Shorts de 1 minuto, em 1 minuto você pode falar sobre uma música de um cantor X ou Y se é bom ou ruim. Pode recomendar uns 3 álbuns e também outros pontos que você achar melhor. Grande abraço e tudo de bom.
Conheço a Narinha desde os meus 14 anos (vou fazer 17) e melhorou mt a minha vida; a bossa nova me acalmou, me deixou mais leve, mt bom! Uma pena que recentemente a música "Com Açúcar, Com Afeto" foi meio que 'cancelada' por ser 'machista', mas acho puro anacronismo, a música sequer é machista hoje em dia, inclusive ela está do lado das mulheres... mas vai saber oq se passa na cabeça dessa glr que interpreta assim.
MUITOS ERROS pontuais, mas a essência está correta. O principal é a homenagem que presta a uma artista de tamanha importância na cultura brasileira. Como dizia Roberto Menescal "Nara Leão não é uma cantora, mas sim, um personagem da vida nacional". Infelizmente os erros sobre sua vida vão se propagando por meio de biografias de qualidade discutível. A melhor continua sendo a primeira, a do jornalista Sérgio Cabral. Mas, valeu pela homenagem!
NARA LEÃO uma das maiores cantoras da história amo de coração ❤
Ela faria 80 anos de vida, dia 19/01/22…mesmo dia do meu aniversário. Coincidentemente, na mesma data fez 40 anos do falecimento de Elis Regina, qdo comemorava meus 10 anos de idade. Grandes cantoras…
@@joaosilverio8099 Marisa tb é outra maravilhosa. Há lugar para todas. ❤
Bem interessante isso
@@joaosilverio8099vou te contar outra…qdo comecei cantar, a primeira música que me aventurei no karaoquê, foi BEM QUE SE QUIS…kkkkkkk. Sou suspeita em falar da Marisa, sou fã daquelas de ir aos shows, e ter a discografia. Marisa é Diva da nossa época, ainda viva, e mais atuante que tudo, lançando disco novo e turnês de show. Elis e Nara Leão são divas de outra época, mas igualmente eternas e fundamentais p a história musical brasileira, e até pra inspirar a Marisa, acredito.
Nunca que Marisa Monte é melhor que Elis.
Régis, meu velho e saudoso pai foi amigo do grande João Gilberto em Juazeiro BA, antes dele ir para o Rio e meu velho simplesmente amava Bossa Nova, amava essa turma e Nara era especial pra ele. Tô com 59 e (apesar de ser roqueiro) lembro e adoro essa fase que ouvia quando criança e que com certeza vou reviver!!
Sr. Regis Tadeu: Excelente comentário sobre a grande artista Nara Leão e, como sempre, bem ilustrado com apresentacão dos discos. Em curto tempo, fez uma síntese de grande conteúdo. Acompanhei o trabalho da Nara Leão, desde a origem. Fundamental na MPB. Tenho, inclusive, esse disco primeiro, da Bossa Nova. Muito Grato.
Conheci Nara Leão ainda moleque. Pela música A Banda de Chico Buarque. Uma marchinha muito legal que me cativou. Numa época em que as crianças tinham acesso a músicas de qualidade e não a este tipo de música (pra não dizer outra palavra) que rola por aí.
Pra mim ela é a maior cantora pós 59. Aprendi a gostar de Nara em 1984 quando eu tinha 4 anos no dia em que minha avó comprou o disco Com Açúcar com Afeto e que a música Mambembe ficou grudada na minha mente, desde então não larguei mais Nara Leão.
Que legal cara
Eu não conhecia as musicas da Nara, sou nova demais eu acho, mas a 10 meses comecei a pesquisar e ouvir as musicas dela, que história linda dela e de seus pais, quanto talento e delicadeza, aqueles anos foram impressionantes, e hoje em dia não há mais praticamente nada para se ouvir em nossa terra, algumas cantoras do estilo sertanejo fizeram algumas composições mas logo cairam na sedução de ser celebridades e perderam suas inspirações. Ultimamente tenho ouvido as musicas dos anos 60 e 70 e no cenario atual tem algumas pessoas fazendo musica, mas estão no underground da internet já com milhares de seguidores, mas sem atenção da mídia, que infelizmente só esta mostrando as porcarias populares feitas por analfabetos musicais.
O documentário é muito bom, tem vários diálogos da própria. Além dos amigos e familiares. E cada episodio vai abordando uma fase da carreira dela. E o final é emocionante vale muito a pena ver.
A Nara merece muito mais reconhecimento do que o dispensado a ela em nosso país! Grandiosa Nara!
Depois de assistir a série, passei a pensar a mesma coisa.
@@Ale-rt1uh qual serie é essa?
O documentário "O Canto Livre de Nara Leão" é muito bem feito, tem depoimentos inéditos, mostra a artista de corpo inteiro. Corpo e alma.
Onde dá pra assistir esse doc?
Regis, gosto muito de Nara Leão, também a descobri tardiamente, em 2020 no auge da primeira onda de COVID-19, é uma das minhas cantoras de MPB preferidas. Você pode fazer um vídeo de opinião sobre Astrud Gilberto, por favor?
A primeira música brasileira que ouvi em uma rádio em Amsterdam foi Nara cantando a Banda.. inesquecível.❤
Adoro Nara leão - Corajosa, talento de sobra, tenho quase a coleção completa e vídeos dos festivais Record.
Foi deplorável não citar Chico Buarque na carreira de Nara Leão por motivos políticos.
Régis Tadeu sempre dando excelentes recomendações músicas.
Inclusive neste álbum - Dez Anos Depois - tem a música "Demais", muito bem interpretada.
Ela e Elis Regina segundo boatos não se bicavam. Dois ícones ❤
Parabéns Régis, seu canal é toppppp
Dizem que elas fizeram as pazes um pouco antes da Elis morrer em um voo.
As duas brigaram basicamente por um motivo: o Ronaldo Boscoli...
Nara Leão, de Leão só tinha mesmo o sobrenome! Ela era uma "Gata"!
Foi uma das muitas maravilhas que surgiram nos anos 60, na nossa música! Infelizmente, a natureza traiçoeira a levou muito cedo deixando apenas as boas recordações de um tempo que só ficou na memória de quem viveu e conheceu música boa!
Para os jovens de hoje, que possuem alguma sensibilidade, e que enxergam, é preciso que alguém da época, lhes apresente essas pérolas, para que acordem e se levantem do lixo em que acostumaram a viver! É lamentável!
Concordo
Disse tudo.
Nara Leão faz muita falta! Eu tenho o "10 anos depois" em vinil. Herdei do meu tio avô. Eu recomendo muito o álbum "Meus amigos são um barato".
O álbum "Meus Amigos São Um Barato" é maravilhoso!!
Nara foi maravilhosa. Curti muito suas canções. Hoje com 74 anos sinto saudades dessa época.
Régis, até que enfim, cara!!!! Muito obrigado por atender ao meu pedido!!! Eu amo Nara Leão!!!! Valeu, cara!!! Grande abraço!
Em 1988, nas areias de Copacabana, tive a sorte e o privilégio de ver a Nara Leão cantando (junto com Carlos Lyra, o grupo Garganta Profunda, entre outros) num show de celebração dos 25 anos da Bossa Nova.
Muito bom o vídeo! É muito importante o resgate do melhor da nossa música brasileira (tanto em sonoridade quanto em composições das letras) pras gerações mais novas conhecerem. Aproveitando que citou o Augusto Boal, gostaria de sugerir um vídeo sobre as músicas compostas pelo Edu Lobo para a peça Arena conta Zumbi, que tem canções lindas (inclusive a maravilhosa Upa, Neguinho, dentre outras lindíssimas). Obrigada por mais essa contribuição, Régis!
Parabéns Pelo vídeo Regis. Regis Vc Poderia Por Gentileza Fazer Um Vídeo Falando Sobre A Banda Kansas? OBRIGADO
Tenho quase todos os discos de Nara Leão! De tempos em tempos.. os escuto. Difícil é escolher qual ouvir... todos são ótimos!
tio Regis sempre magnífico, só falta um vídeo sobre o saudoso Walter Franco ou sobre o tbm já falecido Sérgio Sampaio. abraço da vila Mariana sp
O disco " Quando o Carnaval Chegar" com ela, Chico e Bethania é maravilhoso.
Já viu o filme deles?
Amava a Nara quando eu era criança... E pra mim foi e é uma das vozes mais lindas do Brasil e do mundo. O tempo passa mas, não apaga a memória.
Eu gosto muito das músicas infantis dela.
@@robertaa8223 não é de músicas infantis dela... Falo de músicas que ela cantava na época. Sempre amei a voz da Nara.
@@evaldomaxmoreira1068 é quando e lendo o seu comentário lembrei das músicas infantis, por isso falei. 😀 Mas ela é maravilhosa cantando qualquer música. Amo o timbre de voz dela.
@@robertaa8223 verdade é uma voz simplesmente linda e suave como a de um anjo... Amo e sempre amarei a Nara.
Nara Leão foi sem dúvida nenhuma uma grande cantora e instrumentista que eu conheci através de minha mãe que ouvia constantemente e aprendi a gostar dessa artista fenomenal. Como sempre mais um vídeo excelente Régis Tadeu, abração. ...🤘🏽🤘🏽🤘🏽🎸🎸🎸. ...
A série da Globoplay é magnífica! Imperdível. Acompanhei a trajetória de Nara desde a segunda metade dos anos 1960, e a tenho na conta de uma das mais importantes cantoras brasileiras de todos os tempos!!!
Mais uma Vez Régis Mandou muito Bem Nara Leão é simplesmente Sublime uma Gigante da Música Brasileira que infelizmente nao tem o reconhecimento que merece, ao ouvirmos Nara Leão é depois ouvirmos o toca atualmente na Música Brasileira da vontade de chorar!!!!
Excelente vídeo,,grande Nara leão ,.. gosto muito dela ,,tenho seus discos ,e comecei também com esse cd garota de Ipanema com Menescal um clássico...,,uma artista incrível , revelou a Bethânia,nelson cavaquinho , Zé ketti,,,seu apartamento era aberto pra toda rapaziada da bossa nova,uma cantora que faz muita falta ,mas ficou sua linda obra....Valeu abrs.,
Regis seus vídeos são ótimos, adorei o que você fez análise do primeiro disco de samba da Beth, que eu sempre fui muito fã.
Gosto muito da Nara, as novas gerações precisam conhece-la, uma das vozes mais inteligentes da MPB e a prova de que pra cantar nem sempre é necessário uma grande extensão vocal.
Outra curiosidade sobre a Nara Leão: O disco "O Barquinho" de 1986 gravado por ela foi o primeiro álbum brasileiro a ser totalmente produzido e lançado em CD no Brasil. Apesar que a primeira compilação em CD de um álbum brasileiro ter sido em 1983 (que foi o disco "Coração Brasileiro" da Elba Ramalho),o mesmo foi lançado somente no Japão naquele ano. (Yargo Feghali)
Boa tarde. Amo a obra deixada por Nara Leão. Quando saiu o box com a discografia dela referente aos anos 60 não pensei duas vezes e logo comprei. A discografia dela dos anos 70 também é muito bacana e eu tenho carinho especial por um disco de duetos intitulado Meus Amigos São Um Barato. Vídeo excelente.
Uma das cantoras mais fascinantes da história...talentosíssima fez muito pela Musica brasileira,encantadora. Uma Mulher muito a frente do seu tempo.Ouço muito sou fã !
Felizmente um grande nome da nossa história/cultura em alta.
Regis, excelente comentário sobre a musa da MPB Nara Leão que fez ressurgir artistas do morro como Cartola, Zé Keti, Nelson Cavaquinho e outros que andavam esquecidos na época por conta de música humana da Bossa Nova.
Que época de ouro! 😍
Nara Leão foi uma descoberta tardia para mim também....confesso que meu primeiro contato com ela, para saber quem era ela, foi quando ouvi em 2013,2014 a música João e Maria, parceria dela com Chico Buarque e fiquei encantada...daí em diante quis buscar tudo dela e hoje sou fã mesmo!!! O doc dela no Globoplay vale muito a pena, é muito rico de detalhes, de imagens, entrevistas dela e de pessoas que a conheciam profundamente!!!
Apenas para ilustrar o ecletismo artístico de Nara Leão, procure no RUclips uma apresentação de Nara em que ela canta "As Tears Go By", dos Rolling Stones. E, ainda, "Grandola, Vila Morena", de Zeca Afonso, música símbolo da Revolução dos Cravos em Portugal.
Já conhecia a história da Nara e suas músicas, mas a série aprofunda mais na vida e na obra dela, com depoimentos lindos dos colegas e amigos, da própria Nara, narrando sua história, entrevistas de várias épocas, da filha e do neto, amei, a cena final é simplesmente mágica. Assistam, está na Globoplay;)
Caro Regis Tadeu! Fiquei muito contente e grato pelo seu artigo a respeito da queridíssima Nara Leão (quisesse ela ou não, a Musa da Bossa Nova)!
Pessoa linda e carismática que gravou discos dos mais representantes do Samba (certos músicos afirmam que a Bossa Nova é ainda mais brasileira do que o Samba.).
Voltando ao seu vídeo, este, além de outras coisas, é tão ilustrativo que fiquei surpreso quando você, apesar de mencionar o show do Teatro Opinião, esqueceu de mencionar o disco “Opinião de Nara”, Philips 1965, que é na minha opinião o melhor de todos e também um dos melhores documentos da música popular brasileira de todos os tempos, com o grande Edison Machado, na bateria, grande Edgar (lá de São Paulo, cujo sobrenome infelizmente esqueci), no violão, Sebastião Neto no contrabaixo e arranjos do grande Guerra Peixe. Fica aqui o meu registro. Grande sbraço!
Régis, você poderia fazer algum conteúdo com referência ao Joy Division e o cenário pós-punk do fim dos anos 70 e início dos 80...
Seus conteúdos sobre os artistas são muito bons.
Sou fã da Nara desde o início da sua carreira. Tenho todos os discos dela e mais algumas gravações que não sairam nas 2 caixas. Muito chique o seu cantar.
Sou apaixonado por essa mulher e pela sua música (Bossa Nova). Muita qualidade, tio! Abraços!
Fiquei muito triste ao receber a notícia do falecimento de Nara Leão. Até hoje ando a procura de um álbum duplo de Nara Leão, com a capa em preto e branco. Que talento!
O dez anos depois?
@@aquarelasmusicais5715 sim , é o Dez Anos Depois.
Acho a Nara uma ótima cantora e artista, com uma elegância e suavidade imprescindível, ela mostrava sua técnica e voz sem precisar de força, apenas deixava fluir, como dizia Heráclito, parabéns Nara!!!
Excelente postagem! A Nara merece ter sua carreira divulgada e valorizada.
Nara é uma figura importantíssima na música brasileira, isso é inegável. Inclusive, tenho bastante simpatia e admiração por ela. Só que a relevância da Nara é justamente pelo "conjunto da obra". Não é preciso fingir que uma pessoa canta bem para reverenciá-la. Eu, por exemplo, adoro Nelson Cavaquinho, poderia ficar um bom tempo ouvido ou falando sobre a importância dele para a música Brasileira, mas você não verá ninguém dizendo que o Nelson "tinha a voz fraca mas muito afinada", ou tentando forçar a ideia de que ele era um ótimo cantor, como fazem alguns fãs dela. Ele não era e nem precisava ser, assim como a Nara.
Aliás, se, num programa de calouros que tivesse o Regis como jurado, uma candidata semitonasse metade do que a Nara semitonava, certamente seria esculachada por ele. E não me refiro a ela ter uma voz 'pequena', pois é possível ter voz pequena e cantar bem; o que faltava à Nara era afinação mesmo.
A série é maravilhosa, Régis. Chorei em vários momentos. Eu já conhecia a obra e história da Nara. Vale a pena demais assistir!
Ótimo vídeo Regis. Gostaria, se for possível, de lhe sugerir um vídeo sobre a cantora brasileira Leny Eversong, que eu só ouvi falar recentemente, e eu nunca tinha ouvido falar.
Valeu Régis Tadeu você é demais .! Obrigado ótimo vídeo. Saúde pra você e sua família e seus amigos .!
Obrigado. Para você também.
Querido Regis, sugiro um vídeo sobre a Carmen Miranda... obrigada!
Amo o trabalho da Nara Leão, muitíssimo talentosa. Ótima intérprete da Bossa Nova a descobrir através da leitura de um trabalho acadêmico sobre o gênero havia uma citação sobre a presença de mulheres na Bossa Nova, a encontrei e hoje ela faz-se presente em suas obras na trilha sonora pela vida a fora. Excelente análise Régis.
Fantástico vídeo Regis! Verdadeira aula! Parabéns
Conteúdo de primeiríssima qualidade como sempre, Regis!
A cantora Joss Stone lançou recentemente o álbum Never Forget my Love. Seria interessante se voce pudesse comentar sobre o álbum e a carreira da cantora no quadro “Minha opinião sobre…”, o que acha? Agradeço de antemão. Um grande abraço.
Eu fiz apenas 1 ano de coral (época de teatro e na igreja). Anos depois comecei a cantar poe hobby. Todos que falam que gostam do meu canto diz q eu canto de maneira suave e doce. De fato, é dessa forma que gosto de cantar, embora exploro uns rock pauleira de vez em quando só pra sair da mesmice.
Um tempo atrás, li um comentário de um fã que descreveu a personalidade da Nara. Se é verdade o que ele disse, eu nao sei, mas parecia que ele me descrevia. Nara e eu Temos um temperamento muito forte/determinante/corajoso, mas ao mesmo tempo somos doce e gostamos de cantar suave, cantamos o grave de igual maneira.
Eu nunca precisei imitar ela por ter o mesmo nome e ser do signo de leão. Sim, eu gosto de algumas de suas músicas que conheço, mas foi a personalidade dela que me chamou atenção. Temos muita coisa em comum.
Meu caro! Muito bom teus vídeos. Aprendendo muito. OBRIGADO. Realmente a obra da Nara é incrível.
A série sobre Nara Leão lançado recentemente em streaming é emocionante e absolutamente imperdível em todos os sentidos. Ela se foi muito jovem e faz muita falta.
Conheci Nara Leão ao mesmo tempo que conheci as composições do Chico Buarque... mas me apaixonei mesmo qdo escutei pela primeira vez o show Opinião. Mexeu muito comigo, a vontade que eu tinha era de estar lá, vivendo aquilo... difícil de explicar.
Lembro da fase onde devido ao tumor ela tinha que estar lendo as letras já nos anos 80. Lembrei muito deste fato quando anos depois a Vanusa esquecia a letras e era detonada nestes supostos programas de humor puramente fascistoides e desumanos.
Verdade!
A Vanusa já estava bem debilitada devido ao alzheimer e um monte de gente fez piada dela e mesmo com a doença, ela conseguiu gravar seu último disco que mesmo a viz dela estando mais grave, tem um repertório incrível.
Tenho 17 anos e meu sonho era ir em um show dela, mas infelizmente não tive a oportunidade de realizá-lo.
Nara , cantora maravilhosa do tempo das grandes cantoras brasileiras.
Regis, sugestão para o próximo vídeo: "Gonzaguinha, minha opinião".
Assista ela no festival da Record eu assisti foi lindo. Músicas lindas que iluminavam e agravam nossa vida.
Bela dica e depoimento, ela era uma cantora singular. Obrigado.
Nara Leão foi ,é e será uma cantora delicada,com um bom gosto inquestionável!Maravilhosa!
Bacana! Merecido. Poderia falar sobre o Serguei! Não sei se já tem algum vídeo falando.
Olá Régis, parabéns pelo seu trabalho.
Tomei contato com a Nara Leão devido a um álbum da Rita Lee (Build Up) lá no álbum tem a música José que é uma versão da Nara eu vi o nome dela e fiquei curioso para saber quem era e eu fui de obra da Nara e comprei aquele compilado raridades no sebo e me apaixonei.
Sempre gostei dela, tive vários LPs dela bem antes de você. Agora estou lendo o livro do Ruy Castro, Chega de Saudade, que conta bem as histórias no famoso apartamento dela. Ainda não vi o especial.
Parabéns Regis por esse vídeo tão lindo!!! Eu vou te dar sugestões claro se você tiver tempo de falar; fala da Verônica Sabino, Amelinha Jane do Boque bem não sei se assim que se escreve!!! Temos a Juana a Sandra Sa que a imprensa faz questão de não falar,pra mim são cantoras de verdade!! Obrigado por ler minha mensagem um grande abraço Jeferson e Francini
É Jane Duboc, Jeferson!
@@villenedisantisjackson-bow9831 vlw
Maravilhoso resumo com dicas pra moçada. Obrigado Regis. Nara cantando Cuitelinho é a encarnação de uma Deusa grega.
Regis, faz um vídeo sobre o FAGNER. Fala do disco " Orós ".
Estava esperando por esse vídeo a anos :) Grata, Régis.
Régis, a série foi dirigida pelo ex-genro dela, o Pedro Bial, e é muito boa, não se aprofunda muito na carreira dela, mas para só a conhecia de ouvir falar, como eu, vale muito a pena assistir!!!
E ela tb foi a primeira estrela da MPB a gravar um disco com as músicas da dupla Roberto e Erasmo Carlos, enfrentando o preconceito de alguns de seus colegas, e de fato, ela foi enorme em nossa Música, além de ser linda quando jovem, ela não era a musa da Bossa Nova a toa!!!
Além de "Lindoneia" (composição de Gilberto Gil e Caetano Veloso) no disco "Tropicalia ou Panis Et Circenses" (não gosto muito de "Londoneia")
Mas gosto muito da canção "Deus Vos Salve Essa Casa Santa" (de Caetano Veloso e Torquato Neto)
No qual, a Nara interpreta no disco dela de 1968.
Gosto muito da Nara, nasci muitos anos depois de sua morte e só conheci sua obra há 2 anos. Da Elis, idem, apesar de conhecê-la há mais tempo. Não gosto das comparações entre as duas, cada uma teve seu espaço e importância pra música brasileira. Nara é a cara da Bossa Nova e Elis é a da MPB. Duas gigantes.
Assisti o documentário e descobri mais da Nara, não falamos muito dela,mas sempre fiquei triste por ela ter morrido tão cedo,fiquei emocionada no último episódio,acho que ela era bem legal.
Adoro a voz a forma como ela interpreta cantora preferida da minha adolescência nós anos 80
Que notícia boa! Nem tudo estar perdido.
Excelente vídeo!
Por favor Regis, eu sei que vc tem um gosto musical diversificado, mais sei que o rock está no seu sangue. Mais gostaria muito que vc fizesse um vídeo sobre a música italiana,em especial sobre amedeo minghi que se não é o principal mais é um dos principais cantores italiano e na minha sincera opinião o melhor cantor italiano.
É, e sempre foi minha inspiração na música. Descobri ela quando tinha 7 anos, com um disco de vinil dela, de 68.
Acabei de assistir ao primeiro episódio da série sobre Nara. Muito bom!
Faz um vídeo sobre a tropicalia Regis, estou esperando muito por isso e vai ser bem legal
Obrigado, Régis, por levar o conhecimento sobre a música brasileira ao teu público jovem, maioritariamente rockeiro.
Obrigado Regis. Realmente uma grande intérprete.
Na realidade, eu descobri a Nara Leão na minha adolescência. Quando eu tinha 13 anos. Há mais de 10 anos.
Vou dizer mais, ela foi a grande responsável por eu gostar de MPB, quando ouvi a interpretação de "Diz que foi por aí"
Foi uma grande revolucão sonora na minha vida!!
Assisti e adorei...um impacto cada fase da vida dela! Acho que eu não valorizava a importância dela para música brasileira e a série ampliou essa visão pra mim
Regis, alguns cantores acho que dá pra fazer Shorts de 1 minuto, em 1 minuto você pode falar sobre uma música de um cantor X ou Y se é bom ou ruim. Pode recomendar uns 3 álbuns e também outros pontos que você achar melhor.
Grande abraço e tudo de bom.
Nara é imortal a frente do tempo. Artista espetacular. Saudades imensas.
Vendo esses ídolos que nos deixaram,vejo o quanto que a música brasileira não eletrônica está precisando de heróis dignos
De pleno acordo, Luciano.
Os legítimos "emblemáticos" ficaram e ficarão na história, mas suas obras são eternas.
@@juliosalvati3232 sem dúvidas
Boa tarde Regis ❤❤❤
Conheço a Narinha desde os meus 14 anos (vou fazer 17) e melhorou mt a minha vida; a bossa nova me acalmou, me deixou mais leve, mt bom! Uma pena que recentemente a música "Com Açúcar, Com Afeto" foi meio que 'cancelada' por ser 'machista', mas acho puro anacronismo, a música sequer é machista hoje em dia, inclusive ela está do lado das mulheres... mas vai saber oq se passa na cabeça dessa glr que interpreta assim.
Bacana o vídeo. Porque esse som da música do gás de fundo no áudio?
Comprei o Vinil Romance Popular em 1982 e tenho ate hoje
Nara é um esplendor de melodia e luz ❤
eu tenho 41 e conheço a Nara Leão por mim mesmo desde meus 13 anos. Ouvi pela primeira vez na Rádio Morena FM e procurei saber mais sobre ela.
Vídeo sobre Sam Cooke , adoro seus vídeos 👏👍👍👍
MUITOS ERROS pontuais, mas a essência está correta. O principal é a homenagem que presta a uma artista de tamanha importância na cultura brasileira. Como dizia Roberto Menescal "Nara Leão não é uma cantora, mas sim, um personagem da vida nacional". Infelizmente os erros sobre sua vida vão se propagando por meio de biografias de qualidade discutível. A melhor continua sendo a primeira, a do jornalista Sérgio Cabral. Mas, valeu pela homenagem!
Amo tantooooo a Nara...
Boa Tarde Abração pra Todo Mundo . Régis fiquei 3 semanas sem Internet , Como se o tanto sentir o seu Trabalho Muito Obrigado Valeu Brother 👌😎😃