A discussão é válida, mas lamentavelmente fazer essa migração de tecnologias que vc sugeriu não é tão simples como simplesmente traduzir o código usando alguma IA. Há uma série de bibliotecas que são dependências para o projeto e.g. a GUI usa Qt que é em C++. Mesmo usando bindings para outras linguagens o código precisaria ser em grande medida reescrito. Mesmo com ajuda de uma IA, muita coisa precisa ser refeita ou ajustada manualmente. Quando digo muita coisa, é muita coisa mesmo! No caso do FreeCAD as duas maiores dependências dele é o OpenCascade (a implementação do OCCT, se me lembro bem) e o Qt pra parte da GUI, ambos possuem alguns bindings pra outras linguagens como Python, mas talvez elas não existissem quando o projeto foi iniciado daí o motivo de se ter escrito a base do FreeCAD em C++. Inclusive muitos crashes e bugs do FreeCAD decorrem justamente de problemas de memória típicos de C++. Sabendo disso, eu concordo que JS seria uma opção melhor em muitos aspectos, especialmente pela facilidade de implementar algumas features interessantes que vc mencionou, mas Python também é perfeitamente capaz disso. Aliás, eu mesmo já pensei em fazer um fork do projeto pra migrar pra JS pensando em rodar no browser, seria ótimo, concordo. Apesar disso, é um projeto enorme e demanda muitas milhares de horas de trabalho que precisam ser remuneradas de alguma forma, por isso nunca iniciei efetivamente o fork. Outro ponto: ser programado em duas linguagens de programação não é um problema de maineira nenhuma, como alguém já comentou por aqui a maior parte dos projetos de software SÃO e DEVEM ser implementados usando multiplas linguagens pra atender às limitações e características que determinado componente do projeto demanda. Bacana o video, interessantes os levantamentos.
Compreendo perfeitamente, foi até o ponto que meu irmão, engenheiro de dados e quem também está me ajudando com o desenvolvimento do Workbench Planner BIM, ele explicou que embora seria interessante a migração para o JS, o fato de ter muitas complexidades isso levaria muito tempo e as vezes criar novas amaras o que poderia ser trabalhoso. Porém a arquitetura do software em si é um pouco complicada, é como se tivesse o motor do carro e cada roda, e função do carro, precisasse de um outro motor exclusivo, e assim isso poderia sobrecarregar em alguns momentos, e foi até o ponto que o Yorik comentou ao implantar o Native IFC, ela basicamente seria um novo motor dentro do FC, mas não interfira em outras bancadas. Certamente acredito que a visão que coloquei pareceu um pouco "amadora" porém sabia que iria mexer com as questões técnicas também e isso faria com que certamente um novo conteúdo totalmente dedicado ao assunto. Vou combinar, ver as agendas de todos, para ter uma live sobre o assunto. Mas agradeço muito essa sua posição, de fato compreendo muito e compartilho dela.
@@HRCompacta Então, só para complementar o que seu irmão falou sobre o C, que é definitivamente a melhor linguagem para isso... segue um vídeo com diferentes compilações e execuções mostrando que de longe o C é mais rápido, porém muito verboso "Muito mais linhas para fazer a mesma coisa" o python é mais fácil programar... ruclips.net/video/3PcIJKd1PKU/видео.html Para os meus propositos eu uso o kicad de forma bem fluida... quando precisei fazer alguma coisa em FreeCad fiquei sem entender porque o Kicad era feito quase que 100% em C e o Freecad 50% C e 50% em Python, dai eu acho que os 50% que são feito em Python são as rotinas de plugins e cálculos, olhando a documentação para ver bem ao certo o que é feito em python... Nesses repositórios da para ver o que tem de C e o que tem Python no código deles... gitlab.com/kicad/code/kicad/ github.com/FreeCAD/FreeCAD Tmj... querendo usar o FreeCAD para tudo... rs rs
Obrigado pela mensagem nesse video! Sou um arquiteto paisagista e gostaria muito de migrar para o uso do FreeCAD, mas admito que as informações sobre minha área são escassas, o que torna o esforço para aprender coisas novas (especialmente considerando a dificuldade inicial do software) combinado com o pouco tempo disponível, torna tudo muito difícil. Sou um apoiador do software de código aberto, financio projetos de código aberto, e mesmo sem habilidades de programação e não sendo um "ativista", eu gostaria que houvesse oportunidades para pessoas não especializadas se aproximarem disso. Muitos se incomodam quando se faz a comparação com o SketchUp, mas a verdade é que é a simplicidade de uso que permite que as massas descubram novos softwares (além da facilidade de colaboração com outros, que é a maldição imposta pela Autodesk).
Fala Francesco ... Um spoiler que posso lhe dar é que já estou desenvolvendo junto em parceria com um aluno dos meus cursos, uma biblioteca pro FreeCAD para elaboração de projetos de paisagismo. Certamente trago novidades em breve, só ativar as notificações hehe
Por um acaso, eu comecei um curso no começo deste ano de Gestão em Tecnologia da Informação, então não me "aterrorizou" tanto quando você abordou as questões relativas à arquitetura do freecad. Deu até uma euforia, ver uma equipe brasileira empenhada num projeto como o freecad. Pôxa, seria muito massa. Tomara que dê certo. EU boto muita fé no freecad e acho muito massa quando vejo um brasileiro tomando iniciativa com um projeto gringo.
Agradeço imensamente o seu comentário encorajador. Fico feliz em saber que o FreeCAD despertou a sua euforia e que você acredita no potencial para promover grandes revoluções. O FreeCAD certamente tem só a crescer, e para quem me conhece sabe que sou de vestir a camisa de projetos e gosto de por em prática meus conhecimentos também em prol de ajudar não apenas o projeto, mas dar uma certa clareza aos expectadores de que tendo perspectivas em diferentes situações, podemos agregar da nossa melhor maneira.
Primeiramente parabéns pelo canal, Pedro. Admiro muito iniciativas como essas, sobretudo sobre um assunto não tão difundido como FreeCAD. Ainda mais agora prestes a elaborar uma equipe de desenvolvedores brasileiros.👏
Obrigado pelo feedback, é um plano que ainda vai levar um tempo, mas que espero poder alcançar para assim conseguir contribuir de forma mais efetiva com FreeCAD
Oi professor, boa noite! O curso esta sendo ótimo. Estou devagar e sempre, me atrapalho um pouquinho, rs! Pessoal, indico o curso🎉 arquitetura Freecad.
Fico contente em saber que o conteúdo está sendo ótimo, e como falei no nosso grupo recente de alunos, a adaptação leva tempo, porém com esforços e dedicação tudo flui.
Muito agradecido, certamente seria incrível alcançar essa marca, mas há ainda muito a evoluir e por ser bem nichado o público, acredito que essa marca ai vai demorar um pouco. Mas vou chegar lá algum ano kkk
o logo é fácil, só dar um briefing para própria a comunidade open source cria fácil, principalmente com inkscape. O inkscape sempre posta no site as propostas de imagem inicial a cada versao na comunidade e eles escolhem na galeria do site do inkscape. o programador mais ativo no inkscape tem um canal que fala tudo que ele faz no inkscape.
Muito bem lembrado ... Uma boa sugestão... Eu vou até além .. o FreeCAD por ter a versão desenvolvedor... Esse poderia até manter a logo original e deixar pra versão final uma outra logo
Primeiramente parabéns pelo vídeo e pelo empenho e atenção em melhorar uma plataforma que tem tanto potencial. Eu ja tentei utilizar o Free cad a algum tempo, eu ja utilizava outra aplicação antes, mas acho que free cad tem potencial e resolvi tentar utilizá-lo, isso foi a um ano, mais ou menos, talvez menos, mas nao consegui, eu instalei e depois na primeira utilização fica uma tela branca com a logo no canto e depois fecha, agora a mesma coisa acontece. Tentei em outro computador, mas segue a mesma situação. Nao consegui uma situação igual ainda, ou alguma ajuda. Sabe o que possa estar acontecendo? Porque eu nao consigo usar no Free CAD?
Obrigado por responder, isso faz enorme diferença! O arquivo instalador é , FreeCAD-0.21.1-win-x64-instaler-1.exe . Eu instalei no Win 10 64 bits. E não deu nenhuma mensagem como postei acima. Mas daí tentei no win7 64 bits e deu a mensagem " O programa não pode ser iniciado porque está faltando api-ms-win-crt-rumtime-l1-1-0.dll no seu computador. Tente teinstala-lo para resolver o problema." Está foi a a mensagem ao iniciar a aplicação.
@@HRCompacta Entendi, devo instalar o Conda, uma ferramenta para desenvolvedor... Acho bacana o projeto, mas nesse momento é bastante desafiador para mim. Agradeço principalmente sua resposta, porque só assim pude saber o tamanho do desafio. Parabéms a todos pela dedicação neste projeto.
Primeiramente, a versão Conda não é de desenvolvedor! Ela é uma alternativa de uso devido a burocracia da Microsoft que agora está obrigando os softwares serem alocados na loja própria deles. Sobre a adoção ao software depende muito da dedicação e também da resiliência,poiso problema não é o software, mas sim o problema é no que chamo vício de sistema. Eu mesmo passei por isso onde demorei 4 meses para me adaptar ao software, porém hoje faço com pés nas costas qualquer tipo de projeto. Alguns alunos demoraram aproximadamente 1 mês para conseguir se adaptar e hoje estão entregando diversos projetos apenas usando FreeCAD. O seu "problema" de instalação não deve ser desculpa para poder desistir deste processo que chamo de "quebra de vício" e em breve realizar diversos projetos.
Olha muito interessante, certamente vou baixar aqui fazer alguns testes e preparar alguns vídeos, certamente o universo Open Source é algo enorme que poucos exploram, temos ai o Odoo CRM, Trame Estrutura, Inkscape, Krita, GIMP, Project Libre, LibreOffice, OnlyOffice, QGis, Scribus, Salome, e muitos outros.
Fiz uma logo aqui e no caso se fosse chamado de Opencad ficaria bem elegante, para visualizar mentalmente é um “C” circular e encorpado com os cantos arredondados e uma bolinha pequena na abertura.
Bom dia, Muito bom o seu vídeo! uso o freecad pra 3D dentro do kicad... Mas algumas coisas devem ser consideradas: não acredito que javascript tenha desempenho sufidiente pra fazer um calculo integral / diferencial para projetos complexos (o que é diferente do python, já que tem um desempenho absurdo)... o ideal seria o proprio c++ ou alguma linugagem mais próxima do processador, digo isso pq sou programador tbm, e js é péssimos pra desempenho, já escrevii addon para nodejs pq o motor do node não dava conta desse tipo de calculo, mas concordo com vc em relação às facilidades de novos modulos para o freecad essas ferramentas free / open, precisam ser mais amigaveis para usuário final... quando se usa autocado, ele é bonito, bem apresentado que é o que chama atenção dos usuários... o logo do free cad devia ter sido alterado a anos, dados tudo isso que vc falou, é retrogrado demais... no caso do blender eu acho que é um software que seria o canivete suiço pra diversas atividades, principalmente arquitetura e engenharia, porém usar um plugin que quebra, ou que nao suporta a versão que vc usa, ou nao possui uma boa base de blocos, infelizmente deixa o blender afastado, mas com certeza aconcelharia qualquer um a trocar o sketchup por blender...
Sobre o JavaScrip, meu irmão que é engenheiro de dados comentou mais detalhes de que não seria realmente o ideal ao FC devido aos grandes recursos que no Python e C++ conseguem atender e certamente vejo que será bacana depois fazer uma live com ele para podermos explicar mais a fundo a arquitetura do FreeCAD. Na questão "experiencia do usuário" essa questão de fato é bem relevante também, porém é aquilo, muitos profissionais que desenvolvem no opensource muitos são programadores funcionais, ou seja, se está funcionando o botão perfeito, então acredito que sim, se houver um bom profissional de UI que possa colaborar ainda mais com as melhorias visuais na experiência do software é um grande salto, mas ressalto tem atualmente 2 já que buscam melhorar a experiência como é o caso do Workbench ModerUI que deixa o FC com visual de Revit, muito bom para poder ter a adaptação na migração. E temos o MisterMaker que também apresenta recursos de conjunto de cores deixando o FC mais dark por exemplo: twitter.com/MisterMakerNL_/status/1679212978212597784?s=20 Caso da logo, bem tai o tema... acho q ela deve ser mais acolhedora para mais profissionais e não ser exclusiva. Já em relação ao blender de fato essa questão de atualização conflitante com plugins poderá ser um ponto bem irritante em certos modos, mas vejo que ela hoje para renderização é um excelente software.
Então... o Blender que vc elogiou tbm é feito em mais de uma linguagem... e python tbm roda via web... agora vc já imaginou a dimensão do código Javascript e limitações? Assim... até concordo parcialmente qdo dizem "colcha de retalhos", mas até o Nubank tbm usa inúmeras linguagens e não somente uma ou duas? E no final acaba não sendo uma colcha de retalhos. E como vc mesmo disse, são várias pessoas desenvolvendo, mas até onde sei, cada linguagem é utilizada para partes específicas, não ocorre a situação da parede feita de bloco, tijolo e madeira para fazer uma parede.
Quando a marketing... bem... a logo e imagem é desenvolvido pela comunidade. São profissionais que fazem de graça e a comunidade decide por voto a eleita. E marketing não é muito o foco das comunidades, o foco é o desenvolvimento em conjunto de uma ferramenta com fins específicos.
Fala Douglas, sobre o lance que mencionei do uso do JavaScript, realmente é uma visão até mais complexa de se trabalhar vendo toda a lógica do FreeCAD, tanto que conversei com meu irmão que é engenheiro de dados e tem me ajudado do Planner BIM, que as questões do JavaScript vão muito além para deixar robusto o software. Acredito até e em breve vou combinar com ele de uma live para ele trazer mais explicações técnicas de programação do FC.
Sobre o reposicionamento de marca, o lado visual ela não é apenas também uma questão apenas de logo, mas também da experiência do usuário. Como maior parte da comunidade do FreeCAD é de programadores, o foco maior está nas questão de funcionalidade..."o botão X faz o X, se sim perfeito está pronto" então realmente como o foco está em desenvolvimento apenas, e não tem a obrigação de ser vender, faz com que alguns pontos nos chame a atenção. Sobre a Logo finalizando, sim... precisará passar caso tenha alguma proposta por votos da comunidade.
Fique tranquilo... de fato o universo open souce enorme, e que cada dia que passa mais descobrimos coisas, mas evoluimos, o importante é poder conseguir contribuir de alguma maneira.
Sou novato no FreeCAD e desbravador do mundo opensource em Linux! E vou deixar bem claro em letras garrafais, "NÃO TEMOS UM PROGRAMA DE ARQUITETURA PRA LINUX", nem pago quanto ainda mais opensource. Isso não é pejorativo, pelo contrário, olhem o potencial disso! Hoje em dia já existem tantos programas pra mecânica, respeito profundamente o FreeCAD, estou aprendendo como posso, mas estou vendo na prática o que você relatou no vídeo, a fragilidade na programação, os erros desnecessários que acontecem e a dificuldade de se fazer uma coisa simples no programa, isso espanta os menos empolgados como nós. Digo e repito, é o software que estou aprendendo e me dedicando pra usar mas PRECISAMOS DE UM SOFTWARE BIM PRA ARQUITETURA QUE RODE NO LINUX, justamente por conta do que você disse, pois atualmente fica a impressão de que o FreeCAD é uma gambiarrra pra arquitetura como antigamente era o Autocad. Não me entenda mal, quem sou eu pra falar mal do FreeCAD pois entendo o custo e a imensa capacidade técnica adquirida para programar um software desse, principalmente a bancada BIM. Falo apenas como um arquiteto usuário entusiasta, como tantos outros, que possam vir a usar o FreeCAD se houvesse uma "REPAGINAÇÃO" nesse sentido. Aposto que tem milhares de arquitetos, como eu, esperando um FreeARCH ou FreeBIM ou ARCHBIM que nos dê LIBERDADE! Obrigado e tamo junto
Fala Ricardo, compreendo sua visão, porém discordo que o FreeCAD não é possível trabalhar com projetos de arquitetura, vale destacar que tem situações de ferramentas que não dá para "copiar" o que Revit ou ArchiCAD fazem, pois essas empresas tem patente registrada de ferramentas. Sendo assim, algumas ferramentas precisam ser executadas de outra maneira para contornar o fato de não poder "agir" da mesma maneira de uma ferramenta de software comercial. Recomendo você entrar em meu site e conhecer o curso FreeCAD Arquitetura BIM, que realizo o desenvolvimento de um projeto completo de uma casa térrea. E aqui no canal, na aba comunidade e também em minhas mídias sociais compartilhei um projeto de um aluno que fez um projeto de uma igreja com a arquitetura colonial. Então o FreeCAD consegue entregar sim um bom projeto voltado para a arquitetura, tanto que estou me desafiando e desafiando o software fazendo um projeto de um condomínio com 4 torres de prédio com estrutura BIM LOD 500. Então, nestas questões, é algo de adaptação que requer tempo e dedicação. Há o projeto de prédio de 15 andares do meu curso FreeCAD PlannerBIM foi feito usando o FreeCAD no Linux Ubuntu!
@@HRCompactaconcordo com que disse Henrique, reconheço o esforço de todos pra fazer um software BIM opensource, sei também que dá pra fazer projeto usando o FreeCAD (quero muito adquirir o combo do curso mas preciso melhorar a "situação" por aqui kkkkk), o negócio é o marketing, o FreeCAD não é um software BIM pra arquitetura, ele pode "servir" pra arquitetura , não sei se ui claro. Eu digo numa questão de marketing e parcela de mercado sabe. Vocês estão de parabéns por essa iniciativa, você com seu canal que está me guiando no FreeCAD e quero muito que ele cresça e seja um referencial!
Agradeço o feedback, certamente sim o FC precisa deste reposicionamento, mas assim como o REVIT ele não nunca será software BIM, ambos os softwares nunca serão afinal, pois na verdade esse termo software BIM é até errado, pois BIM é uma metodologia de gestão de trabalho, Porém minha visão sim é coerente a sua de que o Workbench BIM precisa melhorar ainda mais alguns recursos para que ela tenha mais ferramentas que atendam a demanda de projetos voltados a construção civil. Converso muito com o Yorik que é um dos fundadores do FreeCAD e maior responsável para questões do Workbench BIM e agora com a grande demanda de profissionais buscando usar o FreeCAD ele já esta certamente providenciando melhorias, tanto que o FreeCAD em breve poderá trabalhar com arquivos IFC puro. Então certamente o reposicionamento de marca ela do FreeCAD ela não pode ser voltada apenas a arquitetura, o FC é uma grande plataforma de modelagem 3D que atende profissionais de diversas áreas. Recentemente fui convidado a compor a Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção (BIM) da ABNT então certamente vou fazer com que além do FreeCAD seja reconhecido ainda mais por esse pessoal, a comunidade receba aportes financeiros para que mais devs possam desenvolver mais ferramentas de melhorias.
@@HRCompacta Ótimo, parabéns. Conheço o Yorik (o cara fala até português, tem que tirar o chapéu kkkk) e essa parceria vai longe! Sou eu que agradeço pelos feedback. Com certeza a metodologia BIM vai muito além de software sua Tabela Periódica do BIM explica muito bem isso. Fico feliz em saber que tem gente como você se esforçando para que o FreeCAD expanda com qualidade e atenda a essa demanda do mercado! Novamente obrigado e chega por hoje, já ocupei seu tempo demais kkkkkkk
Não se preocupe, gosto de estar aqui respondendo o pessoal, certamente previa que esse vídeo iria causar uma grande repercussão. E que juntos vamos trabalhando sempre para a melhoria do BIM e do FreeCAD, sou grato a todos os inscritos, pois sempre aprendo com vocês.
Concordo sobre um reposicionamento da marca. Eu consideraria um plano mais arrojado, redesenhando toda a marca, incluindo nome e interface. Acho que a apresentação do FreeCAD hoje é um pouco defasada, visto concorrentes que trabalham bem essa questão. Evitar a cara tecnicista e se demonstrar versátil, acho que a identidade deve expressar isso. Eu vejo o FreeCAD como um "Hub" ou "core" do inglês, que significam algo como "núcleo". Penso que estes termos podem traduzir melhor a potência do programa. Sinceramente o nome atual só me remete a um AutoCAD gratuito.
Em relação ao nome,isso será impossível mudar, pois já é registrada em até alguns países... O que custaria muito isso com um novo nome. Porém seria interessante sim ter uma equipe de designers UX para poder focar nas melhorias de interface e que confesso seria algo que levaria tempo, afinal estamos falando de mais de 15 workbenchs ... E o lance que faz o nome atual remeter ao um AutoCAD gratuito, essa é a real intenção, neste lado, você colocando esse posicionamento só demonstra que o objetivo do nome foi alcançado rsrsrs
Concordo em morte e renascimento, o próprio nome do Freecad não faz jus ao que este software representa deveriam mudar para “Opencad” . A ideia de logo poderia ser um “O” com um “C” interno em formato circular com as bordas arredondadas montado de forma elegante afinal menos é mais certo rs.
Neste caso não sou a favor de mudar o nome, afinal já está registrada. E neste caso já existe outro software chamado OpenSCad ...e isso iria criar confusão.
Quanta besteira e "achismo", o cara acha que entende de marketing, acha que entende de desenvolvimento. Coloca esse titulo maculando o Freecad com intuito de vender curso? Literalmente bizarro e sem noção.
Hahahahah... Obrigado por ajudar no algoritmo do RUclips reconhecer que esse vídeo é bom de assistir, seu comentário é muito valioso. Bem, sobre eu não entender de marketing, desculpe se eu não fui claro em meu vídeo sobre minha formação acadêmica, sou graduado em Gestão Empresarial tendo especialização em marketing. E olha que curioso, se pesquisar no meu LinkedIn eu também sou formado em programação com certificado Microsoft 😉 ... Então, meu caro de fato ... Tenho sim propriedade pra falar. Outra coisa sim eu aproveito meus vídeos pra poder vender meus cursos, que confesso será um privilégio ter-lo como meu aluno e compor a lista de profissionais que tem consciência de investir certo.
Tu chegou a assistir o video inteiro? Ele falou de pontos super válidos. Pelo seu comentário claramente não é um.profissional da área de engenharia ou arquitetura, qualquer uma. Por Deus até pra desenho 2d o librecad chega a ser melhor que o freecad. E tem muito menos apoio. Sério baixa a bola.
A discussão é válida, mas lamentavelmente fazer essa migração de tecnologias que vc sugeriu não é tão simples como simplesmente traduzir o código usando alguma IA. Há uma série de bibliotecas que são dependências para o projeto e.g. a GUI usa Qt que é em C++. Mesmo usando bindings para outras linguagens o código precisaria ser em grande medida reescrito. Mesmo com ajuda de uma IA, muita coisa precisa ser refeita ou ajustada manualmente. Quando digo muita coisa, é muita coisa mesmo! No caso do FreeCAD as duas maiores dependências dele é o OpenCascade (a implementação do OCCT, se me lembro bem) e o Qt pra parte da GUI, ambos possuem alguns bindings pra outras linguagens como Python, mas talvez elas não existissem quando o projeto foi iniciado daí o motivo de se ter escrito a base do FreeCAD em C++. Inclusive muitos crashes e bugs do FreeCAD decorrem justamente de problemas de memória típicos de C++. Sabendo disso, eu concordo que JS seria uma opção melhor em muitos aspectos, especialmente pela facilidade de implementar algumas features interessantes que vc mencionou, mas Python também é perfeitamente capaz disso. Aliás, eu mesmo já pensei em fazer um fork do projeto pra migrar pra JS pensando em rodar no browser, seria ótimo, concordo. Apesar disso, é um projeto enorme e demanda muitas milhares de horas de trabalho que precisam ser remuneradas de alguma forma, por isso nunca iniciei efetivamente o fork.
Outro ponto: ser programado em duas linguagens de programação não é um problema de maineira nenhuma, como alguém já comentou por aqui a maior parte dos projetos de software SÃO e DEVEM ser implementados usando multiplas linguagens pra atender às limitações e características que determinado componente do projeto demanda.
Bacana o video, interessantes os levantamentos.
Compreendo perfeitamente, foi até o ponto que meu irmão, engenheiro de dados e quem também está me ajudando com o desenvolvimento do Workbench Planner BIM, ele explicou que embora seria interessante a migração para o JS, o fato de ter muitas complexidades isso levaria muito tempo e as vezes criar novas amaras o que poderia ser trabalhoso. Porém a arquitetura do software em si é um pouco complicada, é como se tivesse o motor do carro e cada roda, e função do carro, precisasse de um outro motor exclusivo, e assim isso poderia sobrecarregar em alguns momentos, e foi até o ponto que o Yorik comentou ao implantar o Native IFC, ela basicamente seria um novo motor dentro do FC, mas não interfira em outras bancadas. Certamente acredito que a visão que coloquei pareceu um pouco "amadora" porém sabia que iria mexer com as questões técnicas também e isso faria com que certamente um novo conteúdo totalmente dedicado ao assunto. Vou combinar, ver as agendas de todos, para ter uma live sobre o assunto. Mas agradeço muito essa sua posição, de fato compreendo muito e compartilho dela.
@@HRCompacta Então, só para complementar o que seu irmão falou sobre o C, que é definitivamente a melhor linguagem para isso... segue um vídeo com diferentes compilações e execuções mostrando que de longe o C é mais rápido, porém muito verboso "Muito mais linhas para fazer a mesma coisa" o python é mais fácil programar...
ruclips.net/video/3PcIJKd1PKU/видео.html
Para os meus propositos eu uso o kicad de forma bem fluida... quando precisei fazer alguma coisa em FreeCad fiquei sem entender porque o Kicad era feito quase que 100% em C e o Freecad 50% C e 50% em Python, dai eu acho que os 50% que são feito em Python são as rotinas de plugins e cálculos, olhando a documentação para ver bem ao certo o que é feito em python...
Nesses repositórios da para ver o que tem de C e o que tem Python no código deles...
gitlab.com/kicad/code/kicad/
github.com/FreeCAD/FreeCAD
Tmj... querendo usar o FreeCAD para tudo... rs rs
Obrigado pela mensagem nesse video!
Sou um arquiteto paisagista e gostaria muito de migrar para o uso do FreeCAD, mas admito que as informações sobre minha área são escassas, o que torna o esforço para aprender coisas novas (especialmente considerando a dificuldade inicial do software) combinado com o pouco tempo disponível, torna tudo muito difícil. Sou um apoiador do software de código aberto, financio projetos de código aberto, e mesmo sem habilidades de programação e não sendo um "ativista", eu gostaria que houvesse oportunidades para pessoas não especializadas se aproximarem disso. Muitos se incomodam quando se faz a comparação com o SketchUp, mas a verdade é que é a simplicidade de uso que permite que as massas descubram novos softwares (além da facilidade de colaboração com outros, que é a maldição imposta pela Autodesk).
Fala Francesco ... Um spoiler que posso lhe dar é que já estou desenvolvendo junto em parceria com um aluno dos meus cursos, uma biblioteca pro FreeCAD para elaboração de projetos de paisagismo. Certamente trago novidades em breve, só ativar as notificações hehe
@@HRCompacta 🙏🙏
Por um acaso, eu comecei um curso no começo deste ano de Gestão em Tecnologia da Informação, então não me "aterrorizou" tanto quando você abordou as questões relativas à arquitetura do freecad.
Deu até uma euforia, ver uma equipe brasileira empenhada num projeto como o freecad. Pôxa, seria muito massa.
Tomara que dê certo. EU boto muita fé no freecad e acho muito massa quando vejo um brasileiro tomando iniciativa com um projeto gringo.
Agradeço imensamente o seu comentário encorajador. Fico feliz em saber que o FreeCAD despertou a sua euforia e que você acredita no potencial para promover grandes revoluções.
O FreeCAD certamente tem só a crescer, e para quem me conhece sabe que sou de vestir a camisa de projetos e gosto de por em prática meus conhecimentos também em prol de ajudar não apenas o projeto, mas dar uma certa clareza aos expectadores de que tendo perspectivas em diferentes situações, podemos agregar da nossa melhor maneira.
Primeiramente parabéns pelo canal, Pedro. Admiro muito iniciativas como essas, sobretudo sobre um assunto não tão difundido como FreeCAD. Ainda mais agora prestes a elaborar uma equipe de desenvolvedores brasileiros.👏
Obrigado pelo feedback, é um plano que ainda vai levar um tempo, mas que espero poder alcançar para assim conseguir contribuir de forma mais efetiva com FreeCAD
Oi professor, boa noite! O curso esta sendo ótimo. Estou devagar e sempre, me atrapalho um pouquinho, rs! Pessoal, indico o curso🎉 arquitetura Freecad.
Fico contente em saber que o conteúdo está sendo ótimo, e como falei no nosso grupo recente de alunos, a adaptação leva tempo, porém com esforços e dedicação tudo flui.
Pelo qualidade do seu conteúdo, deveria ter uns 50mil já :)
Muito agradecido, certamente seria incrível alcançar essa marca, mas há ainda muito a evoluir e por ser bem nichado o público, acredito que essa marca ai vai demorar um pouco. Mas vou chegar lá algum ano kkk
o logo é fácil, só dar um briefing para própria a comunidade open source cria fácil, principalmente com inkscape. O inkscape sempre posta no site as propostas de imagem inicial a cada versao na comunidade e eles escolhem na galeria do site do inkscape. o programador mais ativo no inkscape tem um canal que fala tudo que ele faz no inkscape.
Muito bem lembrado ... Uma boa sugestão... Eu vou até além .. o FreeCAD por ter a versão desenvolvedor... Esse poderia até manter a logo original e deixar pra versão final uma outra logo
Primeiramente parabéns pelo vídeo e pelo empenho e atenção em melhorar uma plataforma que tem tanto potencial. Eu ja tentei utilizar o Free cad a algum tempo, eu ja utilizava outra aplicação antes, mas acho que free cad tem potencial e resolvi tentar utilizá-lo, isso foi a um ano, mais ou menos, talvez menos, mas nao consegui, eu instalei e depois na primeira utilização fica uma tela branca com a logo no canto e depois fecha, agora a mesma coisa acontece. Tentei em outro computador, mas segue a mesma situação. Nao consegui uma situação igual ainda, ou alguma ajuda. Sabe o que possa estar acontecendo? Porque eu nao consigo usar no Free CAD?
Agradeço o Feedback, bem sobre essa trava do FreeCAD me explica melhor: qual seu sistema operacional, qual versão está baixando .exe ou .conda ?;
Obrigado por responder, isso faz enorme diferença! O arquivo instalador é , FreeCAD-0.21.1-win-x64-instaler-1.exe . Eu instalei no Win 10 64 bits. E não deu nenhuma mensagem como postei acima. Mas daí tentei no win7 64 bits e deu a mensagem " O programa não pode ser iniciado porque está faltando api-ms-win-crt-rumtime-l1-1-0.dll no seu computador. Tente teinstala-lo para resolver o problema." Está foi a a mensagem ao iniciar a aplicação.
Tenta baixar a versão Conda assim o procedimento de instalação não é necessário:
github.com/FreeCAD/FreeCAD/releases
@@HRCompacta Entendi, devo instalar o Conda, uma ferramenta para desenvolvedor... Acho bacana o projeto, mas nesse momento é bastante desafiador para mim. Agradeço principalmente sua resposta, porque só assim pude saber o tamanho do desafio. Parabéms a todos pela dedicação neste projeto.
Primeiramente, a versão Conda não é de desenvolvedor! Ela é uma alternativa de uso devido a burocracia da Microsoft que agora está obrigando os softwares serem alocados na loja própria deles. Sobre a adoção ao software depende muito da dedicação e também da resiliência,poiso problema não é o software, mas sim o problema é no que chamo vício de sistema. Eu mesmo passei por isso onde demorei 4 meses para me adaptar ao software, porém hoje faço com pés nas costas qualquer tipo de projeto. Alguns alunos demoraram aproximadamente 1 mês para conseguir se adaptar e hoje estão entregando diversos projetos apenas usando FreeCAD. O seu "problema" de instalação não deve ser desculpa para poder desistir deste processo que chamo de "quebra de vício" e em breve realizar diversos projetos.
Comente também a respeito do Rustdesk !!!
Olha muito interessante, certamente vou baixar aqui fazer alguns testes e preparar alguns vídeos, certamente o universo Open Source é algo enorme que poucos exploram, temos ai o Odoo CRM, Trame Estrutura, Inkscape, Krita, GIMP, Project Libre, LibreOffice, OnlyOffice, QGis, Scribus, Salome, e muitos outros.
Fiz uma logo aqui e no caso se fosse chamado de Opencad ficaria bem elegante, para visualizar mentalmente é um “C” circular e encorpado com os cantos arredondados e uma bolinha pequena na abertura.
Minha sugestão, acredito que seja fácil encontrar a comunidade do OpenSCAD assim poder sugerir essa logo, pois o nome FreeCAD já tem registro
Bom dia,
Muito bom o seu vídeo! uso o freecad pra 3D dentro do kicad...
Mas algumas coisas devem ser consideradas:
não acredito que javascript tenha desempenho sufidiente pra fazer um calculo integral / diferencial para projetos complexos (o que é diferente do python, já que tem um desempenho absurdo)... o ideal seria o proprio c++ ou alguma linugagem mais próxima do processador, digo isso pq sou programador tbm, e js é péssimos pra desempenho, já escrevii addon para nodejs pq o motor do node não dava conta desse tipo de calculo, mas concordo com vc em relação às facilidades de novos modulos para o freecad
essas ferramentas free / open, precisam ser mais amigaveis para usuário final... quando se usa autocado, ele é bonito, bem apresentado que é o que chama atenção dos usuários... o logo do free cad devia ter sido alterado a anos, dados tudo isso que vc falou, é retrogrado demais...
no caso do blender eu acho que é um software que seria o canivete suiço pra diversas atividades, principalmente arquitetura e engenharia, porém usar um plugin que quebra, ou que nao suporta a versão que vc usa, ou nao possui uma boa base de blocos, infelizmente deixa o blender afastado, mas com certeza aconcelharia qualquer um a trocar o sketchup por blender...
Sobre o JavaScrip, meu irmão que é engenheiro de dados comentou mais detalhes de que não seria realmente o ideal ao FC devido aos grandes recursos que no Python e C++ conseguem atender e certamente vejo que será bacana depois fazer uma live com ele para podermos explicar mais a fundo a arquitetura do FreeCAD.
Na questão "experiencia do usuário" essa questão de fato é bem relevante também, porém é aquilo, muitos profissionais que desenvolvem no opensource muitos são programadores funcionais, ou seja, se está funcionando o botão perfeito, então acredito que sim, se houver um bom profissional de UI que possa colaborar ainda mais com as melhorias visuais na experiência do software é um grande salto, mas ressalto tem atualmente 2 já que buscam melhorar a experiência como é o caso do Workbench ModerUI que deixa o FC com visual de Revit, muito bom para poder ter a adaptação na migração. E temos o MisterMaker que também apresenta recursos de conjunto de cores deixando o FC mais dark por exemplo: twitter.com/MisterMakerNL_/status/1679212978212597784?s=20
Caso da logo, bem tai o tema... acho q ela deve ser mais acolhedora para mais profissionais e não ser exclusiva. Já em relação ao blender de fato essa questão de atualização conflitante com plugins poderá ser um ponto bem irritante em certos modos, mas vejo que ela hoje para renderização é um excelente software.
Então... o Blender que vc elogiou tbm é feito em mais de uma linguagem... e python tbm roda via web... agora vc já imaginou a dimensão do código Javascript e limitações?
Assim... até concordo parcialmente qdo dizem "colcha de retalhos", mas até o Nubank tbm usa inúmeras linguagens e não somente uma ou duas? E no final acaba não sendo uma colcha de retalhos. E como vc mesmo disse, são várias pessoas desenvolvendo, mas até onde sei, cada linguagem é utilizada para partes específicas, não ocorre a situação da parede feita de bloco, tijolo e madeira para fazer uma parede.
Quando a marketing... bem... a logo e imagem é desenvolvido pela comunidade. São profissionais que fazem de graça e a comunidade decide por voto a eleita.
E marketing não é muito o foco das comunidades, o foco é o desenvolvimento em conjunto de uma ferramenta com fins específicos.
Isso que compartilhei foi minha experiência acompanhando esse mundo Open source nos últimos 20 anos.
Fala Douglas, sobre o lance que mencionei do uso do JavaScript, realmente é uma visão até mais complexa de se trabalhar vendo toda a lógica do FreeCAD, tanto que conversei com meu irmão que é engenheiro de dados e tem me ajudado do Planner BIM, que as questões do JavaScript vão muito além para deixar robusto o software. Acredito até e em breve vou combinar com ele de uma live para ele trazer mais explicações técnicas de programação do FC.
Sobre o reposicionamento de marca, o lado visual ela não é apenas também uma questão apenas de logo, mas também da experiência do usuário. Como maior parte da comunidade do FreeCAD é de programadores, o foco maior está nas questão de funcionalidade..."o botão X faz o X, se sim perfeito está pronto" então realmente como o foco está em desenvolvimento apenas, e não tem a obrigação de ser vender, faz com que alguns pontos nos chame a atenção. Sobre a Logo finalizando, sim... precisará passar caso tenha alguma proposta por votos da comunidade.
Fique tranquilo... de fato o universo open souce enorme, e que cada dia que passa mais descobrimos coisas, mas evoluimos, o importante é poder conseguir contribuir de alguma maneira.
Sou novato no FreeCAD e desbravador do mundo opensource em Linux! E vou deixar bem claro em letras garrafais, "NÃO TEMOS UM PROGRAMA DE ARQUITETURA PRA LINUX", nem pago quanto ainda mais opensource. Isso não é pejorativo, pelo contrário, olhem o potencial disso! Hoje em dia já existem tantos programas pra mecânica, respeito profundamente o FreeCAD, estou aprendendo como posso, mas estou vendo na prática o que você relatou no vídeo, a fragilidade na programação, os erros desnecessários que acontecem e a dificuldade de se fazer uma coisa simples no programa, isso espanta os menos empolgados como nós. Digo e repito, é o software que estou aprendendo e me dedicando pra usar mas PRECISAMOS DE UM SOFTWARE BIM PRA ARQUITETURA QUE RODE NO LINUX, justamente por conta do que você disse, pois atualmente fica a impressão de que o FreeCAD é uma gambiarrra pra arquitetura como antigamente era o Autocad. Não me entenda mal, quem sou eu pra falar mal do FreeCAD pois entendo o custo e a imensa capacidade técnica adquirida para programar um software desse, principalmente a bancada BIM. Falo apenas como um arquiteto usuário entusiasta, como tantos outros, que possam vir a usar o FreeCAD se houvesse uma "REPAGINAÇÃO" nesse sentido. Aposto que tem milhares de arquitetos, como eu, esperando um FreeARCH ou FreeBIM ou ARCHBIM que nos dê LIBERDADE! Obrigado e tamo junto
Fala Ricardo, compreendo sua visão, porém discordo que o FreeCAD não é possível trabalhar com projetos de arquitetura, vale destacar que tem situações de ferramentas que não dá para "copiar" o que Revit ou ArchiCAD fazem, pois essas empresas tem patente registrada de ferramentas. Sendo assim, algumas ferramentas precisam ser executadas de outra maneira para contornar o fato de não poder "agir" da mesma maneira de uma ferramenta de software comercial. Recomendo você entrar em meu site e conhecer o curso FreeCAD Arquitetura BIM, que realizo o desenvolvimento de um projeto completo de uma casa térrea. E aqui no canal, na aba comunidade e também em minhas mídias sociais compartilhei um projeto de um aluno que fez um projeto de uma igreja com a arquitetura colonial. Então o FreeCAD consegue entregar sim um bom projeto voltado para a arquitetura, tanto que estou me desafiando e desafiando o software fazendo um projeto de um condomínio com 4 torres de prédio com estrutura BIM LOD 500. Então, nestas questões, é algo de adaptação que requer tempo e dedicação. Há o projeto de prédio de 15 andares do meu curso FreeCAD PlannerBIM foi feito usando o FreeCAD no Linux Ubuntu!
@@HRCompactaconcordo com que disse Henrique, reconheço o esforço de todos pra fazer um software BIM opensource, sei também que dá pra fazer projeto usando o FreeCAD (quero muito adquirir o combo do curso mas preciso melhorar a "situação" por aqui kkkkk), o negócio é o marketing, o FreeCAD não é um software BIM pra arquitetura, ele pode "servir" pra arquitetura , não sei se ui claro. Eu digo numa questão de marketing e parcela de mercado sabe. Vocês estão de parabéns por essa iniciativa, você com seu canal que está me guiando no FreeCAD e quero muito que ele cresça e seja um referencial!
Agradeço o feedback, certamente sim o FC precisa deste reposicionamento, mas assim como o REVIT ele não nunca será software BIM, ambos os softwares nunca serão afinal, pois na verdade esse termo software BIM é até errado, pois BIM é uma metodologia de gestão de trabalho, Porém minha visão sim é coerente a sua de que o Workbench BIM precisa melhorar ainda mais alguns recursos para que ela tenha mais ferramentas que atendam a demanda de projetos voltados a construção civil. Converso muito com o Yorik que é um dos fundadores do FreeCAD e maior responsável para questões do Workbench BIM e agora com a grande demanda de profissionais buscando usar o FreeCAD ele já esta certamente providenciando melhorias, tanto que o FreeCAD em breve poderá trabalhar com arquivos IFC puro. Então certamente o reposicionamento de marca ela do FreeCAD ela não pode ser voltada apenas a arquitetura, o FC é uma grande plataforma de modelagem 3D que atende profissionais de diversas áreas. Recentemente fui convidado a compor a Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção (BIM) da ABNT então certamente vou fazer com que além do FreeCAD seja reconhecido ainda mais por esse pessoal, a comunidade receba aportes financeiros para que mais devs possam desenvolver mais ferramentas de melhorias.
@@HRCompacta Ótimo, parabéns. Conheço o Yorik (o cara fala até português, tem que tirar o chapéu kkkk) e essa parceria vai longe! Sou eu que agradeço pelos feedback. Com certeza a metodologia BIM vai muito além de software sua Tabela Periódica do BIM explica muito bem isso. Fico feliz em saber que tem gente como você se esforçando para que o FreeCAD expanda com qualidade e atenda a essa demanda do mercado! Novamente obrigado e chega por hoje, já ocupei seu tempo demais kkkkkkk
Não se preocupe, gosto de estar aqui respondendo o pessoal, certamente previa que esse vídeo iria causar uma grande repercussão. E que juntos vamos trabalhando sempre para a melhoria do BIM e do FreeCAD, sou grato a todos os inscritos, pois sempre aprendo com vocês.
Concordo sobre um reposicionamento da marca.
Eu consideraria um plano mais arrojado, redesenhando toda a marca, incluindo nome e interface. Acho que a apresentação do FreeCAD hoje é um pouco defasada, visto concorrentes que trabalham bem essa questão.
Evitar a cara tecnicista e se demonstrar versátil, acho que a identidade deve expressar isso.
Eu vejo o FreeCAD como um "Hub" ou "core" do inglês, que significam algo como "núcleo". Penso que estes termos podem traduzir melhor a potência do programa.
Sinceramente o nome atual só me remete a um AutoCAD gratuito.
Em relação ao nome,isso será impossível mudar, pois já é registrada em até alguns países... O que custaria muito isso com um novo nome. Porém seria interessante sim ter uma equipe de designers UX para poder focar nas melhorias de interface e que confesso seria algo que levaria tempo, afinal estamos falando de mais de 15 workbenchs ... E o lance que faz o nome atual remeter ao um AutoCAD gratuito, essa é a real intenção, neste lado, você colocando esse posicionamento só demonstra que o objetivo do nome foi alcançado rsrsrs
Concordo em morte e renascimento, o próprio nome do Freecad não faz jus ao que este software representa deveriam mudar para “Opencad” . A ideia de logo poderia ser um “O” com um “C” interno em formato circular com as bordas arredondadas montado de forma elegante afinal menos é mais certo rs.
Neste caso não sou a favor de mudar o nome, afinal já está registrada. E neste caso já existe outro software chamado OpenSCad ...e isso iria criar confusão.
Quanta besteira e "achismo", o cara acha que entende de marketing, acha que entende de desenvolvimento. Coloca esse titulo maculando o Freecad com intuito de vender curso? Literalmente bizarro e sem noção.
Hahahahah... Obrigado por ajudar no algoritmo do RUclips reconhecer que esse vídeo é bom de assistir, seu comentário é muito valioso. Bem, sobre eu não entender de marketing, desculpe se eu não fui claro em meu vídeo sobre minha formação acadêmica, sou graduado em Gestão Empresarial tendo especialização em marketing. E olha que curioso, se pesquisar no meu LinkedIn eu também sou formado em programação com certificado Microsoft 😉 ... Então, meu caro de fato ... Tenho sim propriedade pra falar. Outra coisa sim eu aproveito meus vídeos pra poder vender meus cursos, que confesso será um privilégio ter-lo como meu aluno e compor a lista de profissionais que tem consciência de investir certo.
Tu chegou a assistir o video inteiro? Ele falou de pontos super válidos. Pelo seu comentário claramente não é um.profissional da área de engenharia ou arquitetura, qualquer uma. Por Deus até pra desenho 2d o librecad chega a ser melhor que o freecad. E tem muito menos apoio. Sério baixa a bola.