Essa dica de usar o freio motor em off-road é excelente, também sempre fiz isso quando estava em estrada de terra cheia de cascalho, quando chegava em uma descida, sempre colocava a 1° marcha e deixava descer sem usar os freios manuais, pois de fosse usar os freios manuais, principalmente o dianteiro, mesmo em uma velocidade baixa "cerca de 10 a 20 km/h" a moto derrapava na hora!
Olá Patrick e colegas, tudo bem? Ótimo tema. Foi uma das primeiras coisas que aprendi a usar e ajuda muito, principalmente na sensação de segurança que passa. Na Z400 ele é muito forte, tirou a mão do acelerador o giro e a acelaração despenca na hora. Tive que me acostumar com isso e mudar minha maneira de manusear a velocidade. Muita boa explicação. Abç.
@@ProfessorMoto Eu tenho uma Falcon, se eu engatar quinta marcha numa ladeira e deixar freio de motor em 80km velocidade, em pouco tempo ela reduz pra 40km velocidade....O freio motor da Falcon é surreal, e ela tem muito torque né .........
Muito bom o vídeo, traz um vídeo para iniciantes ensinando como entrar nos cruzamentos das ruas, como andar nos quarteirões, como frear e entrar nas esquinas nos cruzamentos das ruas.
Eu sempre utilizei o freio motor para economizar pastilhas de freio da moto, desde quando comprei troquei as pastilhas com quase 15mil km. Agora em alta velocidade não tem geito.
top professor ✌só existe situações q não da nem tempo de usar freio motor, tem q matar na embreagem msmo .. situações q 1 ou 2 segundos faz total diferença!! aquele like
“Freio motor “Na descida extrema vc precisa analizar a velocidade que vc está descendo exemplo se está descendo em 2• macha “vc não acelera” + e deixa a própria força da descida , - se em uma situação vc precise freiar Vc aperta a embreagem e joga um macha antes da que vc está usando, ( e solte depois novamente a embreagem) neste exemplo que coloquei da segunda macha, seria então agora a primeira macha necessária para parar a moto.
Aí o bixo pega! Scooter com câmbio CVT não possuem a vantagem de usar o freio motor, então bastante cuidado e se for longas descidas, alternar entre o freio dianteiro e traseiro, e tomar muito cuidado! Sempre usar pastilhas e fluido de freio de marcas boas!
Sim sim, eu sempre comentava sobre isso, como não tem freio motor vc usa muito mais os freios, o que cansa os pulsos e as pastilhas duram pouco... Mas vai muito do uso né... Lá em Londrina tinha muitas dúvidas e tudo lotado de semáforos, aí é o pior dos casos
Não foi me explicado sobre o freio motor nas aulas de autoescola, pensei que fosse um problema kkkk, algo errado meu. Você tá em Nova Odessa, recomenda algum mecânico em Nova Odessa/Sumaré?
Que legal, me tira uma dúvida, em uma serra longa, tipo serra do rio do rastro, o freio motor não vai superaquecer o motor? Minha moto é a versys 300tr 2018. Ela costuma ser quente mesmo, estou receosos de ir para serra do rio do rastro e só usar freio motor, o que acha?
Negativo! Pode descer no freio motor o dia todo que não vai ter problema! Como vc vai ver no próximo vídeo, o freio motor é resultado do vácuo criado no ciclo de admissão e a borboleta do acelerador está fechada, então o motor tem uma resistência pra puxar o ar!
Pelo contrário , como NÃO haver grandes explosões do motor em virtude de injeção de combustível , o motor vai refrigerar mais tambem por conta do arrefecimento da bomba d'água e entradas do radiador.
4 года назад+2
Muito bom! Sempre priorizo o freio motor, tanto na cidade quanto na estrada. Mas tenho uma dúvida. Nas frenagens de emergência é melhor matar a moto na embreagem ou utilizar o freio motor pra ajudar? Há +/- 1 semana precisei fazer uma frenagem de emergência na saída de uma rodovia (fui de 100km/h pra 20km/h em aprox 2 segundos pelo app de telemetria). Na ocasião o treino entrou em ação e apliquei a frenagem progressiva (fui a quase 90% do dianteiro e menos de 20% do traseiro pq a frenagem foi muito agressiva) e fiz a redução de marchas buscando deixar a moto de 5.000RPM a 7.000RPM, onde sinto o freio motor atuar mais forte. Será que seria melhor sempre matar a moto na embreagem pra evitar deixar o motor "empurrar" a moto nas frenagens de emergência? Nessa situação meus treinos entraram em ação quase que perfeitamente e quando aliviei os freios ainda sentia bastante o freio motor (desci da 6ª até a 3ª durante a frenagem, mantendo a faixa de 7.000-5.000RPM), mas penso que caso eu não tivesse conseguido controlar faixa de rotação o motor poderia ter atrapalhado. A moto é uma R3 2021, a pista estava seca e os pneus calibradinhos pelo manual.
4 года назад
Só um adendo. Estava a +/- 120km/h na rodovia, quando fui entrar na faixa de desaceleração já comecei a reduzir a velocidade com uns 10% a 20% do freio dianteiro. Tinha um ônibus executivo na minha frente (aprox 300m) que freiou bruscamente e parou na saída, como não tinha rota de escape fiz a frenagem de emergência, só não bati pois estava mantendo a distância de segurança e tentando acompanhar a redução de velocidade dele. Cheguei a 20km/h e menos de 2m da traseira dele mas nessa hora ele já tinha voltado a andar e parou de "se aproximar".
Fez certinho amigo! Eu acho que o matar na embreagem, é importante quando vamos parar a moto... E também é uma coisa menos pra nos preocupamos numa frenagem de emergência... De qualquer modo se esquecer de reduzir ou de matar a moto, quando vc tá freando é perceptível que a moto tá empurrando, aí na hora já lembra de puxar a embreagem! Mas vou gravar um vídeo sobre frenagem de emergência!!!
4 года назад
@@ProfessorMoto beleza! Vou aguardar o vídeo também!
Isso mesmo! Melhor focar 100% no freio dianteiro do quê tentar auxiliar com os outros e se atrapalhar! O freio que para a moto é o dianteiro!!! Mas vou gravar um vídeo só sobre isso!!!
Não entendi muito bem, mas o uso do freio motor não afeta o consumo! Mesmo que as rotações estejam mais altas, a moto só bebe se acelerar, e essa bombada na redução é muito breve e sem carga!
A embreagem tá muito mais relacionada com a redução (vídeo anterior)... Uma vez que vc soltou o acelerador o freio motor já tá atuando... A diferença é que em uma redução brusca, uma moto que não tem embreagem deslizante, por conta do freio motor, a roda traseira pode escorregar e causar um acidente!
É comum começar a aprender a andar de moto com 30 anos? Sempre escutei falar que moto é algo que tem que aprender moleque... mas sempre tiver vontade e hoje com 30 anos tenho condições. Existe alguma dica específica, ou algum impeditivo?
Super normal, inclusive acho legal porque aí já perdemos um pouco daquela ansiedade e irresponsabilidade da juventude hahaha mas com 30 anos tamo moleque ainda hahaha é melhor 2 anos de experiência com teoria, fundamentação e prática do que 20 anos rodando sem conhecimento! Tem muito cara por aí que se diz raiz e não sabe o básico do básico!!!
O uso do freio motor é de graça e NÃO faz mal e ainda economiza pastilhas e lona de freio e também combustível com o sistema cut OFF , porém evite fazer reduções com rotações mto alta .
@@ProfessorMoto opaaa, bom dms, já usava muito, parei um pouco prq de uns tempos pra cá a moto começou a ter uma sensação estranha quando estava em marchas mais altas como se tivesse algo arrastando ou mal lubrificado. Fico feliz de não ter relação com isso então, deve ser algo com a corrente ou com a relação dela.
Olá Patrick. Tema importante, principalmente porque os veículos modernos dispõem de sistema de alimentação por injeção de combustível, o que reduz a praticamente zero o consumo durante o uso do freio motor. O assunto foi bem abordado, mas senti falta de mais detalhes. Por exemplo, quando você mencionou que, se os freios forem muito utilizados, o fluido de freio ferve e perde eficiência, fique esperando que você dissesse o motivo da perda de eficiência. Acho que o tema deveria ter sido esgotado, sem deixar nada para depois (que efeito faz o veículo diminuir tanto a velocidade ao se tirar o pé do acelerador com a marcha engrenada. Porque quase não há consumo de combustível ao se tirar o pé do acelerador. O que é Cut off?). Eu, por exemplo, prepararia o texto do vídeo e utilizaria a moto apenas para fazer imagens, para ilustrar partes do texto. Na parte que você menciona a perda da eficiência do freio, pelo fato de o fluido ter fervido, você poderia explicar o que decorre disso. Ao ferver, o fluido forma bolhas de gás. São essas bolhas que tiram a eficiência do freio, pois os gases podem ser comprimidos e os líquidos, não, então, a pressão da mão ou do pé, ao invés de empurrar o fluido, comprime as bolhas de gás. Parte da energia é dissipada na compressão das bolhas, ou seja, ao invés de o fluido pressionar as pastilhas de freio ou as sapatas do freio a tambor, ela comprime o gás. Para mostrar as bolhas de gás, você pode fazer um desenho no computador (bolhas grandes, sem pressão. Bolhas pequenas, com pressão. Não acho legal que o vídeo seja feito montado na moto (apesar de adorar ver como são as cidades que não conheço), pois isso tira parte da atenção sobre o que você está falando. Eu faria em seu escritório ou num estúdio, mesmo que improvisado com uma tela ao fundo. As imagens você pode colocar no Power Point e ir passando à medida que for tocando nos assuntos. Você domina bem esse lance de colocar a imagem em primeiro plano, nas lives, então vai ser moleza. Seria como numa palestra. Aliás, você poderia dar palestras nesses moldes. Além de difundir conhecimento, vai poder fazer uma graninha extra. Tudo que está dito neste comentário é meu modo de ver, ou seja, não é a verdade absoluta nem a melhor forma de fazer a coisa, é apenas, como eu faria. Você pode utilizar o que eu disse, utilizar partes ou não utilizar nada. Abraço.
Eu concordo Paulo, é que nesse primeiro momento minha intenção é falar apenas o básico mesmo, pra quem está iniciando, todos os assuntos serão abordados com mais profundidade após a série para iniciantes. E como eu mencionei nas lives, não tenho um ambiente adequado pra gravar os vídeos aqui com qualidade... Mas esse ano as coisas vão se ajeitando e a qualidade vai melhorando!
@@ProfessorMoto Está tranquilo. Como eu disse, foi apenas meu modo de ver. Outras pessoas terão outra visão e você mesmo, pensa de outra forma. UMA JORNADA DE MIL QUILÔMETROS COMEÇA PELO PRIMEIRO PASSO. Lao Tsu O primeiro passo já foi dado.
KKKk da onde o Sr tirou essa informação? Pode e DEVE usar dependendo da situação! Tanto que nas estradas, nas descida de serra, sempre tem aquela placa: USE O FREIO MOTOR!
Essa dica de usar o freio motor em off-road é excelente, também sempre fiz isso quando estava em estrada de terra cheia de cascalho, quando chegava em uma descida, sempre colocava a 1° marcha e deixava descer sem usar os freios manuais, pois de fosse usar os freios manuais, principalmente o dianteiro, mesmo em uma velocidade baixa "cerca de 10 a 20 km/h" a moto derrapava na hora!
É isso mesmo! uso muito essa técnica pois a versynha não desliga o ABS, aí nessas situações simplesmente não freia!
Olá Patrick e colegas, tudo bem? Ótimo tema. Foi uma das primeiras coisas que aprendi a usar e ajuda muito, principalmente na sensação de segurança que passa. Na Z400 ele é muito forte, tirou a mão do acelerador o giro e a acelaração despenca na hora. Tive que me acostumar com isso e mudar minha maneira de manusear a velocidade. Muita boa explicação. Abç.
E varia de motor pra motor, geralmente quanto mais torque mais freio motor!
@@ProfessorMoto Eu tenho uma Falcon, se eu engatar quinta marcha numa ladeira e deixar freio de motor em 80km velocidade, em pouco tempo ela reduz pra 40km velocidade....O freio motor da Falcon é surreal, e ela tem muito torque né .........
Ótimo conteúdo!
parabéns até agora melhor conteúdo sobre motos .
Obrigado 🙏
Professor as dicas são ótimas, eu sempre uso o freio motor na moto. Principalmente em descida com curva.
Sempre temos algo a aprender com o professor! Parabéns pelo excelente trabalho! Sempre tem alguma coisinha que podemos polir...
Valeu amigo!!! Sempre temos algo pra relembrar e algo novo pra aprender!!!
Muito bom o vídeo, traz um vídeo para iniciantes ensinando como entrar nos cruzamentos das ruas, como andar nos quarteirões, como frear e entrar nas esquinas nos cruzamentos das ruas.
Opa vou fazer sim!
Eu sempre utilizei o freio motor para economizar pastilhas de freio da moto, desde quando comprei troquei as pastilhas com quase 15mil km. Agora em alta velocidade não tem geito.
E realmente faz diferença, na nmax (ou qualquer scooter com câmbio cvt) que não tem freio motor as pastilhas vão embora bem mais rápido...
VALEU PATRICK, ABRAÇO DE FORTALEZA - CE.
Abraço!!!
Valeu obrigado pela explicação
Ótima explicação!
Muito top as dicas sempre vai ter iniciante como eu !
Valeu amigo! Logo logo tem mais capítulos!!!
Parabéns pelo esclarecimento e conhecimento.
Muito obrigado!!!
Video excelente, vlw mesmo Mano
Obrigado Luciano!
top professor ✌só existe situações q não da nem tempo de usar freio motor, tem q matar na embreagem msmo .. situações q 1 ou 2 segundos faz total diferença!! aquele like
Exatamente! A galera confunde muito dica de pista e de profissionais com o mundo real! Então sempre tem que levar todos os fatores em consideração!!!
@@ProfessorMoto exatamente isso msmo irmão ✌
Supondo que eu estou na descida com uma certa velocidade 5° marcha eu tenho que frear pra baixar pra 4° ou 3° e depois utilizar o freio motor??
“Freio motor “Na descida extrema vc precisa analizar a velocidade que vc está descendo exemplo se está descendo em 2• macha “vc não acelera” + e deixa a própria força da descida ,
- se em uma situação vc precise freiar
Vc aperta a embreagem e joga um macha antes da que vc está usando, ( e solte depois novamente a embreagem) neste exemplo que coloquei da segunda macha, seria então agora a primeira macha necessária para parar a moto.
Vai fazer o vídeo sobra a mecânica do freio motor quando, professor
Ainda tem mais um na fila dos vídeos de mecânica teórica aí depois já é ele!
Valeu pela vídeo
Opa! Qualquer dúvida estamos à disposição!!!
@@ProfessorMoto positivo meu irmão ,tem muita coisa pra aprender nesse mundo duas rodas
Excelente dica.
No caso da scooter, como descer uma ladeira não muito alta mas extensa?
Aí o bixo pega! Scooter com câmbio CVT não possuem a vantagem de usar o freio motor, então bastante cuidado e se for longas descidas, alternar entre o freio dianteiro e traseiro, e tomar muito cuidado! Sempre usar pastilhas e fluido de freio de marcas boas!
@@ProfessorMoto valeu amigo.
Quando vc teve Nmax, acho que vc fez um vídeo dando uns toques sobre isso.
Sim sim, eu sempre comentava sobre isso, como não tem freio motor vc usa muito mais os freios, o que cansa os pulsos e as pastilhas duram pouco... Mas vai muito do uso né... Lá em Londrina tinha muitas dúvidas e tudo lotado de semáforos, aí é o pior dos casos
Não foi me explicado sobre o freio motor nas aulas de autoescola, pensei que fosse um problema kkkk, algo errado meu. Você tá em Nova Odessa, recomenda algum mecânico em Nova Odessa/Sumaré?
professor moto, bom dia. Essas dicas que o senhor fala aqui vale para pop 110, tambem? ha, ja ia me esquecendo, ja deixei meu like
Opa! Com certeza! Apesar do tamanho a pop é uma moto convencional, então todas as regras e dicas se aplicam!
Essa bombada no acelerador e apertando a embreagem pra descer as marchas é chamado de Punta taco né?
isso mesmo! essa nomenclatura é mais utilizada nos carros, mas o conceito é o mesmo!
Que legal, me tira uma dúvida, em uma serra longa, tipo serra do rio do rastro, o freio motor não vai superaquecer o motor? Minha moto é a versys 300tr 2018. Ela costuma ser quente mesmo, estou receosos de ir para serra do rio do rastro e só usar freio motor, o que acha?
Negativo! Pode descer no freio motor o dia todo que não vai ter problema! Como vc vai ver no próximo vídeo, o freio motor é resultado do vácuo criado no ciclo de admissão e a borboleta do acelerador está fechada, então o motor tem uma resistência pra puxar o ar!
Pelo contrário , como NÃO haver grandes explosões do motor em virtude de injeção de combustível , o motor vai refrigerar mais tambem por conta do arrefecimento da bomba d'água e entradas do radiador.
Muito bom! Sempre priorizo o freio motor, tanto na cidade quanto na estrada.
Mas tenho uma dúvida. Nas frenagens de emergência é melhor matar a moto na embreagem ou utilizar o freio motor pra ajudar?
Há +/- 1 semana precisei fazer uma frenagem de emergência na saída de uma rodovia (fui de 100km/h pra 20km/h em aprox 2 segundos pelo app de telemetria). Na ocasião o treino entrou em ação e apliquei a frenagem progressiva (fui a quase 90% do dianteiro e menos de 20% do traseiro pq a frenagem foi muito agressiva) e fiz a redução de marchas buscando deixar a moto de 5.000RPM a 7.000RPM, onde sinto o freio motor atuar mais forte.
Será que seria melhor sempre matar a moto na embreagem pra evitar deixar o motor "empurrar" a moto nas frenagens de emergência? Nessa situação meus treinos entraram em ação quase que perfeitamente e quando aliviei os freios ainda sentia bastante o freio motor (desci da 6ª até a 3ª durante a frenagem, mantendo a faixa de 7.000-5.000RPM), mas penso que caso eu não tivesse conseguido controlar faixa de rotação o motor poderia ter atrapalhado.
A moto é uma R3 2021, a pista estava seca e os pneus calibradinhos pelo manual.
Só um adendo.
Estava a +/- 120km/h na rodovia, quando fui entrar na faixa de desaceleração já comecei a reduzir a velocidade com uns 10% a 20% do freio dianteiro. Tinha um ônibus executivo na minha frente (aprox 300m) que freiou bruscamente e parou na saída, como não tinha rota de escape fiz a frenagem de emergência, só não bati pois estava mantendo a distância de segurança e tentando acompanhar a redução de velocidade dele.
Cheguei a 20km/h e menos de 2m da traseira dele mas nessa hora ele já tinha voltado a andar e parou de "se aproximar".
Fez certinho amigo! Eu acho que o matar na embreagem, é importante quando vamos parar a moto... E também é uma coisa menos pra nos preocupamos numa frenagem de emergência... De qualquer modo se esquecer de reduzir ou de matar a moto, quando vc tá freando é perceptível que a moto tá empurrando, aí na hora já lembra de puxar a embreagem! Mas vou gravar um vídeo sobre frenagem de emergência!!!
@@ProfessorMoto beleza! Vou aguardar o vídeo também!
na frenagem de emergência acima de 120km/h devo iniciar pelo freio dianteiro e ir reduzindo progressivamente até matar na embreagem?
Isso mesmo! Melhor focar 100% no freio dianteiro do quê tentar auxiliar com os outros e se atrapalhar! O freio que para a moto é o dianteiro!!! Mas vou gravar um vídeo só sobre isso!!!
Para reduzir as marchas diminuindo a velocidade no freio motor , consumo ficará mais alto ?
Não entendi muito bem, mas o uso do freio motor não afeta o consumo! Mesmo que as rotações estejam mais altas, a moto só bebe se acelerar, e essa bombada na redução é muito breve e sem carga!
E como fica as novas embreagem assistida e deslizante?
A embreagem tá muito mais relacionada com a redução (vídeo anterior)... Uma vez que vc soltou o acelerador o freio motor já tá atuando... A diferença é que em uma redução brusca, uma moto que não tem embreagem deslizante, por conta do freio motor, a roda traseira pode escorregar e causar um acidente!
quero comprar uma , e gostaria de dicas de frenagem, curvas, ladeira e tenho 1.61 de altura consigo pilotar uma dessas ?
Comprou?
cabei comprando uma zera 2024 ano passado neo 125, ^^
É comum começar a aprender a andar de moto com 30 anos? Sempre escutei falar que moto é algo que tem que aprender moleque... mas sempre tiver vontade e hoje com 30 anos tenho condições. Existe alguma dica específica, ou algum impeditivo?
Super normal, inclusive acho legal porque aí já perdemos um pouco daquela ansiedade e irresponsabilidade da juventude hahaha mas com 30 anos tamo moleque ainda hahaha é melhor 2 anos de experiência com teoria, fundamentação e prática do que 20 anos rodando sem conhecimento! Tem muito cara por aí que se diz raiz e não sabe o básico do básico!!!
O uso do freio motor é de graça e NÃO faz mal e ainda economiza pastilhas e lona de freio e também combustível com o sistema cut OFF , porém evite fazer reduções com rotações mto alta .
Aprendi com 31, comprei a moto e tirei habilitação agora
E venho trabalhar de moto todos os dias, não se limite
Aprendi com 31 e tirei habilitação com 34
30 anos é jovem!
Mas faz mal usar o freio motor? Causa algum dano pra alguma parte específica da moto?
Negativo! Pode usar sem medo de ser feliz haha!
@@ProfessorMoto opaaa, bom dms, já usava muito, parei um pouco prq de uns tempos pra cá a moto começou a ter uma sensação estranha quando estava em marchas mais altas como se tivesse algo arrastando ou mal lubrificado. Fico feliz de não ter relação com isso então, deve ser algo com a corrente ou com a relação dela.
Exatamente! As vezes só uma esticada na corrente já some esse barulho! Tem vídeo tutorial aqui no canal!
Então passar a marcha "errado", pra da aquela freiada, não estraga o motor? Ou estraga?
Tenho essa dúvida tbm
Com o tempo usando o freio motor, pode diminuir a vida útil do motor ?
Se usar da forma correta não.
Soltar o acelerador não é freio aí a moto vai tar reduzindo
Olá Patrick.
Tema importante, principalmente porque os veículos modernos dispõem de sistema de alimentação por injeção de combustível, o que reduz a praticamente zero o consumo durante o uso do freio motor.
O assunto foi bem abordado, mas senti falta de mais detalhes. Por exemplo, quando você mencionou que, se os freios forem muito utilizados, o fluido de freio ferve e perde eficiência, fique esperando que você dissesse o motivo da perda de eficiência.
Acho que o tema deveria ter sido esgotado, sem deixar nada para depois (que efeito faz o veículo diminuir tanto a velocidade ao se tirar o pé do acelerador com a marcha engrenada. Porque quase não há consumo de combustível ao se tirar o pé do acelerador. O que é Cut off?).
Eu, por exemplo, prepararia o texto do vídeo e utilizaria a moto apenas para fazer imagens, para ilustrar partes do texto.
Na parte que você menciona a perda da eficiência do freio, pelo fato de o fluido ter fervido, você poderia explicar o que decorre disso.
Ao ferver, o fluido forma bolhas de gás. São essas bolhas que tiram a eficiência do freio, pois os gases podem ser comprimidos e os líquidos, não, então, a pressão da mão ou do pé, ao invés de empurrar o fluido, comprime as bolhas de gás. Parte da energia é dissipada na compressão das bolhas, ou seja, ao invés de o fluido pressionar as pastilhas de freio ou as sapatas do freio a tambor, ela comprime o gás.
Para mostrar as bolhas de gás, você pode fazer um desenho no computador (bolhas grandes, sem pressão. Bolhas pequenas, com pressão.
Não acho legal que o vídeo seja feito montado na moto (apesar de adorar ver como são as cidades que não conheço), pois isso tira parte da atenção sobre o que você está falando. Eu faria em seu escritório ou num estúdio, mesmo que improvisado com uma tela ao fundo. As imagens você pode colocar no Power Point e ir passando à medida que for tocando nos assuntos.
Você domina bem esse lance de colocar a imagem em primeiro plano, nas lives, então vai ser moleza. Seria como numa palestra. Aliás, você poderia dar palestras nesses moldes. Além de difundir conhecimento, vai poder fazer uma graninha extra.
Tudo que está dito neste comentário é meu modo de ver, ou seja, não é a verdade absoluta nem a melhor forma de fazer a coisa, é apenas, como eu faria. Você pode utilizar o que eu disse, utilizar partes ou não utilizar nada.
Abraço.
Eu concordo Paulo, é que nesse primeiro momento minha intenção é falar apenas o básico mesmo, pra quem está iniciando, todos os assuntos serão abordados com mais profundidade após a série para iniciantes. E como eu mencionei nas lives, não tenho um ambiente adequado pra gravar os vídeos aqui com qualidade... Mas esse ano as coisas vão se ajeitando e a qualidade vai melhorando!
@@ProfessorMoto Está tranquilo. Como eu disse, foi apenas meu modo de ver. Outras pessoas terão outra visão e você mesmo, pensa de outra forma.
UMA JORNADA DE MIL QUILÔMETROS COMEÇA PELO PRIMEIRO PASSO.
Lao Tsu
O primeiro passo já foi dado.
Cuidado nunca use o freio do motor
Estraga seu motor 🙏👏
KKKk da onde o Sr tirou essa informação? Pode e DEVE usar dependendo da situação! Tanto que nas estradas, nas descida de serra, sempre tem aquela placa: USE O FREIO MOTOR!
Explicação bom, áudio péssimo
Hoje melhorou, achei um microfone melhor pra gopro!