5:20 do vídeo notem que o balanceiro do escape movimenta um pouco também, tecnicamente ele não deveria fazer isso pq não está no ciclo correto a valvula de escape abrir durante a compressão, porém motores assim estácionários na maioria das vezes a partida é manual por corda então existe um sistema no comando do valvula chamado de descompressor. O objetido é no momento da compressão a valvula de escape abrir um pouquinho como no vídeo pra ficar mais leve puxar a corda do arranque, após o motor atingir uma rotação minima o descompressor é desacionado fazendo que a valvula de escape não abra mais fora do seu tempo. É apenas para ficar mais leve a partida.
@@motosetal Fico lisonjeado. Aproveitando gancho, Exelente seu trabalho e conteúdo, bem didático e explicativo. Faço preparação de motores estacionários para serem utilizados em Kart F4. Esse detalhe que mencionei do descompressor engana muito quem não é acostumada e está aferindo com disco de grau ou até mesmo regulando as válvulas.
7:00 O vídeo é ótimo, mas pra quem já conhece o funcionamento do motor 4 tempos e entrou no vídeo pra ver o freio motor, pode ir nos 7 minutos em diante.
Pessoal, esqueci de mencionar que o carter do motor 2 tempos, tmb funciona como um "acumulador de vácuo" na admissão, o que diminui ainda mais o freio motor
Tal como uma caixa de ar faz, ou uma ponteira original. Amortecendo os picos, se cria constância de fluxo, o que é mais adequado, principalmente para um filtro de papel. O que interfere diretamente no comportamento do motor, criando mais contrapressão, mas também reduz o ruído.
Por 6 anos trabalhei com carreta, Volvo FH12 e nos motores diesel o freio motor é essencial e super eficiente, a mesma marcha que você sobe a serra, será a mesma pra descer. Eu particularmente uso constantemente freio motor nas minhas motos uma 300 e outra 650 e o freio normal somente pra parar ou em emergêcias.
Você sabe me responder. Por qual motivo carretas e caminhões perdem os freios? Os motoristas não sabem usar freio motor? Têm medo de danificar o motor?
@@pedrohenriquefigueiracoelh6613 Também, mas na verdade pode acontecer com os caminhões que usam freios a ar, que acaba o estoque de ar comprimido e não tem como utilizar os freios durante um período de tempo
Vele lembrar que na parte de baixo do pistão, também está sendo empurrado por uma pressao diferente da pressão que está na câmara de combustão. Se a pressão admitida, é menor que a pressão da patte de dentro do motor, no carter, virabrequim, bielas e inferior do pistão, essa será maior, e passa a empurrar o pistão no momento da admissão. Dá pra testar e notar isso, com uma seringa de injeção, se fechar a ponta da seringa, entrada de ar, e puxar a parte de trás, e depois soltar, ela vai voltar pra posição inicial, ou seja, a mesma de quando comecou puxar com a ponta da seringa fechada. A pressão de fora, da traseira da seringa vai ser maior, entao ela empurra pra posição inicial. Logo, no pistao, acontece o mesmo, dificultando a descida do pistão admitindo pouco ar..pouca pressão. E hora que a válvula de escape se abre, a pressão atmosférica que entra pelo escapamento, e válvula de admissão, ajuda frear o motor.
No caso das scooters, o câmbio CVT pode ser mantido com a embreagem acoplada se o acelerador estiver minimamente aberto (acima da marcha lenta)? Costumo fazer isso com a minha e tenho obtido um consumo extremamente baixo desde que comecei. Atribuo a redução ao cut-off. Também consigo manter velocidade constante (e até diminuindo) na descida usando o mesmo método, e atribuo isso ao freio motor. O consumo instantâneo mostrado no computador de bordo é 99,9km/l nessa situação. A scooter é uma Sh 150i.
Bom dia meu amigo. Maravilha seus vídeos . Sou engenheiro eletricista e estou retornando à sala de aula para fechar engenharia mecânica , pelo prazer de aprender , e usar para minhas experiências particulares em motociclismo . Tenho uma moto Suzuki vs 800 1993, estilo Rat , ou seja , tem peças de jipe, trator, de umas 6 motos diferentes e a última instalei um carburador de Fusca com admissão em cano de PVC🤣🤣🤣, e a parte boa é que tudo funciona. Estou aprendendo sobre mecânica de motores em seus vídeos. Parabéns. Vc é um excelente professor .
Cara, você é um professor incrível, explicando de forma simples porém ser cortar ou simplificar erroneamente a parte técnica. Parabéns por mais um vídeo incrível de altíssima qualidade. Seu canal é uma joia no meio da lama de desinformação que o RUclips tem se tornado.
Agradeço demais o elogio!! Segunos tentando espalhar a informação de modo acessível e facil entendimento para todos! O foco é esse, descomplicar a mecânica!
Existe, sim, freio motor nas scooters, ele atua até que a rotação caia a ponto da força centrífuga atuante nas sapatas da embreagem não for suficiente para acionar essas sapatas contra o tambor da embreagem. Quando você desacelera uma scooter o freio motor vai atuar como se estivesse na última marcha e atua até quase parar e aí sim desacopla. Veja isso no seu comentário e por favor, corrija a favor do seu canal que é ótimo e transmite credibilidade. Abraço.
Video espetacular como sempre! Amei fato de vc reforçar que freio motor nao ajuda a frear moto tem canais ai de caras que tocam bem falando isso! freio motor ele é pra algo brando vc ver que sinal ta amarelando vai deixando ele atuar, ou fluxo ta diminuindo, mas numa situaçao de susto o que para é freio nessa de tentar reduzir junto pode é embananar!
Hehehehehehehe Roberto ..... mas tinha as manuais também nos carros antigos (Manícula / manivela) aquilo ali se o camarada não metesse o braço com determinação, e o que é pior ...se o motor estivesse um pouquinha adiantada a centelha ...... ele virava para trás na compressão e quebrava o braço ou a mão do sujeito. Nas motos antigas também dava muito contra no pedal de partida. Eu mesmo já levei um de uma BSA 500 do meu irmão .... eu era pivete (tinhas uns 12 anos ) fui tentar ligar a moto dele e ele deixava propositalamente o avanco manual todo "adiantado" .... esqueci de voltar e meti o pé no pedal....aquilo me deu um coice e me mandou literalmente para cima ,,,,, igaul estes touros brabos de rodeio ...... Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Muito bom o vídeo adorei . Parece que vc esqueceu de comentar o freio motor com o auxílio da embreagem deslizante que na falta de um abs ajuda bastante e reduz bastante a velocidade
Já sofri muito com trancos nos motores a manivela e tbm com os de puxar o fiel, dá um baita tranco de contragolpe, é perigoso até machucar,quem entende sabe o quanto o freio motor é capaz
Cê tem algum vídeo falando sobre motor estacionário? Tipo, pq esse nome, qual o uso, o que o difere dos motores de moto/carro... Gosto da sua forma de explicar esses assuntos
A africa twin 2020 tem controle de freio motor (Engine Break), muito util para descidas de serra. Um motor com muitas engrenagens e mais pistons, faz um efeito interessante, com essa possibilidade de ajuste, vc deixa ela mais "livre" (fluida)ou mais "pesada"(travada)...
Bela explicação, sempre pensei que o freio motor funcionava igual a uma seringa com ar e você tampando a saida tem uma resistência pro embolo subir, mas até mesmo na seringa ela volta!!! As pipocadas do escape ficou foda 🤭
25:50 Eu uso o freio motor desde que comprei a minha primeira moto, ela está com 60 mil km e eu só troquei as pastilhas uma unica vez. Se o semáforo a 200m fechou, não tem necessidade nenhuma continuar acelerando, é só deixar o veiculo ir reduzindo aos poucos, mas se tiver em uma distancia menor, da pra quase imobilizar o veículo só com o freio motor. Eu moro em SP, e diversas vezes já fui para santos, mas eu gosto de ir pela anchieta, que é cheia de curvas e a decida é mais pesada... Da pra descer a serra inteira sem encostar nos freios!
Depende a tocada... 😅 Muitas vezes, se usa a técnica de trail braking, não para perder velocidade - até porque é relativamente nula a diferença - e sim para manter a suspensão dianteira comorimida. Isso faz sentido pra um ritmo mais forte, onde ajuda a girar a moto e contornar a curva.
@@motosetal Com velocidade, sem trail braking, nem precisa do óleo pra cair... Ou vai passar reto... A ideia é transferência de peso, que aumenta a força normal, e aumenta a aderência. Funciona pra acelerar também. Uma moto que afunda a suspensão na arrancada, coloca mais peso na roda traseira. O que explica a diferença na velocidade de compressão da suspensão, para motos on e off-road. Com a baixa aderência, precisa transferir peso.
Sempre uso freio a motor. Sempre trabalho na marcha. Freio vai muito além e a embreagem vá muito além da durabilidade. Desço serra rio do rastro freio a motor raro belisco no freio. Bom compressão cut off faz limpar assim descarbonização do motor. Motor sua vida bem mais longa. Freio embreagem bem mais durabilidade. Sempre variar rotação. Sempre reduzir na compressão bem antes de parar. Uso todas as marchas. Até primeira vai. Ouço só no tempo. Ouvido apurado. Sempre descer Serra só na marcha. Vejo as pessoas freio tempo todo nisso não dura e leva fadiga dos componentes.
Sempre vídeos excelentes e boa didática, obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Me permita um breve reparo na contribuição do freio motor nas frenagens; sim, o freio motor ajuda, e muito nas frenagens usuais, sinal fechando, carro trocando de faixa etc. Porque “frear” nada mais é que trocar energia cinética por calor dissipado nos freios e, diminuir esta energia cinética no freio motor, alivia e muito, a tarefa dos freios em fazê-lo. Contudo, na “emergencia”, até seria bom fazer o mesmo- e eu até faço quando há tempo pra isso - mas no sufoco concordo que o reflexo é fazer como você ensina, ~70/30% frente/traseiro e alguma prece também ajuda! Forte abraço e bons ventos a todos!
O freio motor, basicamente constitui em um vácuo criado pela restrição de entrada de ar, e é por isso que as pessoas associam o freio notor a eficiência de frenagem, pois nos carros este vácuo é aproveitado pelo hidrovácuo, vulgo cuíca auxiliando na força de acionamento do cilindro mestre.
Bom demais! Pensei que nas scooters até teria um freio motor, mas quase irrelevante como nos 2 tempos já que ao soltar o acelerador até onde percebi quando eu tinha uma a impressão que dava era que dava uma "segurada" nela, diferente de quando simplesmente segura a embreagem em uma moto manual "matando" o freio motor que ela vai bem mais solta.
Muito Bom Conteúdo. Tenho uma CBX 200 Strada, esta tem um carburador bem complexo. Pelo que entendi dele tem um sistema que quando estamos usando o freio motor a entrada de mistura é desviado para uma tubulação menor, poupando combustível. Mas posso estar errado.
A muito tempo vi essa mesma explicação, e simplesmente aceitei, porém no caso da CB300R é um pouco estranho, se é realmente a admissão quem produz o freio motor, por que ao desligar a injeção e abrir a borboleta (acelerador a cabo) não nota-se mudança no freio motor (nem aumento nem diminuição). Há um aumento no som da admissão, mas nenhuma mudança, visto que com a borboleta aberta a restrição de entrada do ar no cilindro diminuiria muito. Se quiser posso tentar gravar um vídeo mostrando isso, Ou se a classic ou meteor tiver corte de ignição e for acelerador a cabo, pode testar você mesmo. Acho difícil serem somente perdas mecânicas.
Pq você continua com o freio motor ainda no bombeamento, perde totalmente a combsutão por que cancela a injeção de combustível (que não para no cut off) perde os gases em alta pressão do escape que saiam sozinhos e agora precisam ser empurrados pelo pistão, fora que a borboleta aberta 100% não significa que não há restrição, além das perdas mecanicas do motor, repare que nenhum momento considerei desligar a ignição do motor e destaquei que ainda temos a combustão ocorrendo, você retirou a combustão da equação com isso, mas lembre-se, que o que não é combsutão, é perda, sempre lembre-se disso, imagina que 100% da energia do motor em torno de 30% vira energia mecânica, o resto é perda. Mas não aconselho ficar fazendo isso, principalmente se a moto for carburada.. Na shadow 600, se você desligar a ignição e abrir o acelerador ela perde muito freio motor, dependendo da situação (descida) ela até ganha velocidade em relação ao acelerador fechado
Nunca tive essa percepção, quando tive a CB300R. Fisicamente nao faz sentido. A pressão medida pelo MAP vai a 25-30% da atmosférica... Ou seja, vácuo absurdo. De fato, frente a um carro ou uma moto grande, uma moto pequena tem freio motor muito suave. Podemos levantar duas questões... → Compressão de cilindro → Folga de válvulas (crítico nesse motor) → Entrada de ar falso → Folga do cabo do acelerador → Funcionamento do sensor TPS Vale conferir. Estando com problema, teriamos um comportamento nessa ordem. E infelizmente, a fama não é atoa.
@@motosetal pode ser um caso de falta de percepção também... Ou mesmo um erro no procedimento. Um aprendizado interessante, é fazer uma descida constante, que puxe o giro da lenta até onde for possível. O freio motor é ligado à curva de torque. Após a rotação do pico, ele começa a perder eficiência. Falando do caso, é cara do teu canal brincar com um mano vacuômetro ou mesmo o MAP. É rudimentar o manovacuômetro, mas é barato. Se usa isso provavelmente a quase um século. Existem padrões muito bem difundidos, para cada problema. E inclusive para mostrar a atuação do freio motor, como algo pouco mencionado, que é a sobrealimentação por inércia. Algo bastante marcante e peculiar de motores de motos.
Eu sempre me baseei que o freio motor era como uma seringa bom o bico tampado e quando tentava puxar n conseguia e o pino voltava. Mas eu desconfiava disso por causa do peso do veículo
Sobre a mola pneumática: no tempo 14:14 tu disseste que os pistões desativados deixam de ser um peso para o motor pelas válvulas ficarem fechadas permanentemente. Pergunta: essa compressão de ar não vai superaquecer o motor?
Tio Chico vou comprar uma para ser do dia dia😅😅aparenta ser melhor que pop e mais diferenciada. Valeu pela informação. Aí sim vídeo que agrega . Abraço!
Cara eu sei que não e muinto sua praia mais faz um vídeo falando sobre tomada de força de algumas máquinas ,, fiquei um dia encabulado com o trator andando em uma velocidade e o implemento trabalhando em outra velocidade
Por que as vezes o freio-motor se comporta diferente? Ou seja, as vezes ele segura mais o carro e as vezes ele segura menos (por exemplo quando descendo uma mesma ladeira em primeira marcha). Será que tem a ver com a ativação ou não do cutoff?
Sempre uso freio motor na minha moto. Freio só uma trisca ou para parar. Um colega tem uma Lander e tem medo de usar freio motor, as pastilhas não duram nada.
Oi tudo bem, vc acha q compensa aumentar a cilindrada de uma moto 125 ( por exemplo montar um kit 140) ou usar um comando bravo ou fazer as duas coisas?
Na teoria vale, na pratica pela experiencia que eu tive foi bem ruim em durabilidade, as vezes é melhor o kit original e só alterar o comando e almentar a compressão
E se for fazer opte por cilindros encamisado se for pistão acima de 4mm pois assim a camisa não fica tão fina oq ocasiona ovalizacao do cilindro e tem que mexer na alimentação da moto.
Scooter é a máxima de uma moto vocacional. Não é inadmissível pegar estrada, como não é impossível pegar uma trilha com qualquer moto. A questão é unica e exclusivamente viabilidade. O uso do freio motor, só é vantagem em motos sem ABS. É mais seguro brincar de supermoto/motard, que travar a roda e deslizar sem controle. Principalmente em freadas fortes, onde se monta com força no dianteiro. A transferência do peso pra dianteira, não ajuda a aderência da roda traseira. E carburados realmente, faz ainda menos sentido. Com ABS, não faz nenhum sentido, exceto por economia e uso prolongado, como uma serra ingrime - inclusive modulando o freio com acelerador. Vale lembrar também, que algumas motos tem contra-pressão variável. Há uma borboleta no escapamento, para otimizar a baixa e a alta. Escapamentos como o two-way, dá pra perceber muito. O cut-off dos bicos depende da situação... Normalmente, acima de uma rotação predeterminada, de fato desliga o motor, que segue funcionando por inércia do veículo. Todavia, motos são mais próximos de veículos de corrida, que qualquer outro veículo. Logo, é usual mesmo com refrigeração líquida, que depois de um trecho com carga (como uma subida de serra), a temperatura esteja elevada. E para refrigeração, o cut-off não atua. Mas sim, o tempo de injeção NORMALMENTE vai para 0 ms. Quando se aciona a embreagem, de maneiras diversas, a ECU reconhece que há menos carga, e já passa a injetar combustível. Os pioocos, todavia, são resíduos de combustível acumulado no escapamento. Raro de alguma moto fazer isso frio, e estar funcionando plenamente. Talvez o cenário mais nítido, é quando uma monocilíndrica, carburada, falha uma ignição e dá tiro. Algo muito marcante da CG. E era brincadeira comum, desligando a ignição.
@@motosetal rapaz como e boa transitar ouvindo o barulho dela, e como se fosse a primeira moto que não tive, minha esposa adorou a moto, mas tenho uma duvida presciso trocar de oleo, vendo outro video seu vi que usou 3 litros de oleo motul, em outro video em uma ccs o mecanico afimou que 1l e 700, afinal quantos litro vai nela mano?
@@motosetal Estou observando essas coisas... Bajaj e Royal Enfield colocarão as "quatro irmãs" (Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki) para comer poeira! Motos de excelente qualidade com preços mais justos. Sem contar a Dafra, que também tem motos com preços justos, muito mais acessíveis e também mais bonitas que as das concorrentes "tradicionais".
Se estiver em uma velocidade muito alta para a primeira marca que na minha moto vai ata 10kmh e diminuir para primeira corre risto da roda travar e a moto derrapar ? Pq ja aconteceu cmg meses atras quando cai de moto tinha saido com ela da oficina subi acelerando tudo da primeira marcha ate a terceira chegando na curva freie com tudo porem ainda esta muito alto velocidade ente decide colocar aprimeira soltar embragem como tinha pouco de areia roda derrapou eu cai agora n sei se a roda travou pq apertie freio muito forte e a roda travou pq moto n tem abs junto com areia ou se foi pq coloquei a primeira marcha em um velocidade alta demais. Tenho carta a e b desde os 18 mas so ano passado comecei a dirigir moto agora ja estou acostumado e a moto n me da mais sustos.
Amado Mestre, se possível, faça um vídeo sobre as motos que possuem duas posições de ponto morto. Uma entre a 1* e a 2* e outra entre 4* e a 5* . Ví uma H&D 1959 que tinha.
Pq o motor ta dando pulsos muito espacados e perdendo força entre as Combustoes, nenhum motor pode trabalhar muito tempo assim, mas isso não acontece em motos de baia rotação (meteor 350, savage 650, harley 1000) essas motos rodam na marcha lenta, ai não tem problema, cuidado mesmo, pois marca o pino com as agulhas/roletes do rolamento da biela, ou danifica as brinzinas com o tempo. (Fazia muito isso na minha twister )
Seu vídeo está excelente, mas existe um conceito errado em relação à mola pneumática. Não existe como as forças se anularem durante a compressão e retornar com a mesma intensidade no tempo de combustão. Você tem perdas por calor, passagem de compressão pelos anéis e outras perdas. No meu carro que é diesel e não tem nenhum sistema extra de geração de freio motor, sendo este somente a compressão, o carro desacelera CONSIDERAVELMENTE quando a marcha está engatada e o acelerado em 0% de posição.
Não se se entendi completamente, mas a maior parte do freio motor ocorre na admissão, contra a geração de um vácuo pela borboleta estar restringindo a passagem de ar. Todo o peso do carro é suportado pela borboleta que restringe uma enorme força de vácuo contra ela? Travei nesse entendimento 😅
Sim, pq a borboleta não esta sentindo o peso do carro, mas sim um vácuo gerado pelo pistão varias vezes por segundoo que gera um contra torque no virabrequim que passa por sistema de redução (cambio). Não é sobre peso, é transformação de energia em um periodo de tempo. Um pistão de alumínio tmb não aguenta empurrar um veiculo se for pressionado contra ele. Você não consegue empurrar um carro com suas pernas em um aclive, mas se colocar 2 pedais de bicicletas e uma redução que faça a roda do carro girar 1 vez a cada 50 voltas do pedal, você sobe a ladeira sem esforços, isso é trabalho executado em relação ao tempo
@@motosetal entendi, o vácuo não é tão forte, mas como ocorre várias vezes por segundo, o somatório total seria de um vácuo forte, mas individualmente a borboleta aguenta. Realmente é como o sistema de redução seja de uma bicicleta ou um automóvel. Seria bacana complementar esse vídeo sobre quanto o freio motor pode ser forçado. Se engrenar a 2ª ou a 1ª em velocidade alta suficiente o motor vai pro espaço, não?
o cutt-off corta o combustível sim, mas ele volta a por, no meu carro por exemplo volta em 1600 giros, volta a por um pouco de combustível pro carro não apagar, acima desses 1600rpm é zero consumo
Todos os que vi até então, incluindo os mapas eles mantinham um mínimo de abertura, minimo mesmo, junca vi uma original zerar o tempo de abertura dos bicos, mantendo eles fechados, você chegou checar via obd2?
@@motosetal pior que eu não chequei via OBD2, não estou dizendo que vc esta errado, no alto da serra eu estava com o carro na temperatura ideal e desci toda ela praticamente em 3° marcha cerca de 3mil rpm, no pé da serra o ponteiro marcava o motor completamente frio ou seja não injetou nem pra manter a temperatura de trabalho, meu carro não tem marcador de consumo instantaneo (é um focus 2008 1.6) mas quando andei em um onix 2023 q tem consumo instantâneo quando tirava o pé marcava 99.9Km/l isso quer dizer consumo zero, não?
Ficar reduzindo marcha com o rpm la em cima exige da parte mecanica quase como se estivesse acelerando, se for dentro da faixa de giro do motor, mal não faz, mas eu não usaria tanto, afinal, quando mais baixo o giro durante a vida ultil do motor, seja acelerando ou não, maior a vida util
Freio motor? Não conheço não.😆 Brincadeiras a parte, a vida toda andei em motos 2 tempos e acho a maior besteira do mundo quando alguem diz que essas motos não tem freio motor. Tem um abismo enorme dizer que NÃO TEM e dizer que tem pouco. No transisto muitas vezes quando a gente só quer dar uma diminuida na aceleração ou pra ela ir perdendo velocidade até usar os freios, o freio motor está presente na 2 tempos tambem e ajuda. Mas pra quem anda com o ponteiro no 12 e espera que ela segure de uma hora pra outra aí sim o sujeito borra a cueca se não tiver costume numa moto desse tipo.
É bem isso mesmo, ele existe, mas não é tão forte como os 2 tempos, então muita gente assusta, pois espera que a moto segure após tirar a mão do acelerador como as 4t faz.. a maior prova que 2t tem freio motor é tentar girar a roda na mao com ela engatada kkkk
5:20 do vídeo notem que o balanceiro do escape movimenta um pouco também, tecnicamente ele não deveria fazer isso pq não está no ciclo correto a valvula de escape abrir durante a compressão, porém motores assim estácionários na maioria das vezes a partida é manual por corda então existe um sistema no comando do valvula chamado de descompressor. O objetido é no momento da compressão a valvula de escape abrir um pouquinho como no vídeo pra ficar mais leve puxar a corda do arranque, após o motor atingir uma rotação minima o descompressor é desacionado fazendo que a valvula de escape não abra mais fora do seu tempo. É apenas para ficar mais leve a partida.
MAS EU VOU ATÉ FIXAR ESSE COMENTÁRIO
@@motosetal Fico lisonjeado. Aproveitando gancho, Exelente seu trabalho e conteúdo, bem didático e explicativo. Faço preparação de motores estacionários para serem utilizados em Kart F4. Esse detalhe que mencionei do descompressor engana muito quem não é acostumada e está aferindo com disco de grau ou até mesmo regulando as válvulas.
7:00 O vídeo é ótimo, mas pra quem já conhece o funcionamento do motor 4 tempos e entrou no vídeo pra ver o freio motor, pode ir nos 7 minutos em diante.
Pessoal, esqueci de mencionar que o carter do motor 2 tempos, tmb funciona como um "acumulador de vácuo" na admissão, o que diminui ainda mais o freio motor
Tal como uma caixa de ar faz, ou uma ponteira original. Amortecendo os picos, se cria constância de fluxo, o que é mais adequado, principalmente para um filtro de papel. O que interfere diretamente no comportamento do motor, criando mais contrapressão, mas também reduz o ruído.
Se fizer um curso de mecânica eu viro aluno com certeza
Eu também
Por 6 anos trabalhei com carreta, Volvo FH12 e nos motores diesel o freio motor é essencial e super eficiente, a mesma marcha que você sobe a serra, será a mesma pra descer. Eu particularmente uso constantemente freio motor nas minhas motos uma 300 e outra 650 e o freio normal somente pra parar ou em emergêcias.
Você sabe me responder. Por qual motivo carretas e caminhões perdem os freios? Os motoristas não sabem usar freio motor? Têm medo de danificar o motor?
@@AntonioZorroCaminhões são mto mais pesados e exigem bastante dos freios, que fazem eles aquecerem e ficar sem
@@pedrohenriquefigueiracoelh6613 e tem um limite de aquecimento
@@pedrohenriquefigueiracoelh6613 Também, mas na verdade pode acontecer com os caminhões que usam freios a ar, que acaba o estoque de ar comprimido e não tem como utilizar os freios durante um período de tempo
Faz um vídeo sobre injeção DIRETA.
Você tem agregado muito conhecimento a todos os motoqueiros que acompanham seu canal, parabéns!
Um vídeo sobre embreagem assistida seria interessante
Cara isso aqui não é só vídeo, é uma aula, muito obrigado por trazer esse tipo de conteúdo muito bem explicado!!!
Muito bom seu canal e suas explicações a respeito de funcionamento dos motores de moto e carro.
Vele lembrar que na parte de baixo do pistão, também está sendo empurrado por uma pressao diferente da pressão que está na câmara de combustão. Se a pressão admitida, é menor que a pressão da patte de dentro do motor, no carter, virabrequim, bielas e inferior do pistão, essa será maior, e passa a empurrar o pistão no momento da admissão. Dá pra testar e notar isso, com uma seringa de injeção, se fechar a ponta da seringa, entrada de ar, e puxar a parte de trás, e depois soltar, ela vai voltar pra posição inicial, ou seja, a mesma de quando comecou puxar com a ponta da seringa fechada.
A pressão de fora, da traseira da seringa vai ser maior, entao ela empurra pra posição inicial. Logo, no pistao, acontece o mesmo, dificultando a descida do pistão admitindo pouco ar..pouca pressão. E hora que a válvula de escape se abre, a pressão atmosférica que entra pelo escapamento, e válvula de admissão, ajuda frear o motor.
No caso das scooters, o câmbio CVT pode ser mantido com a embreagem acoplada se o acelerador estiver minimamente aberto (acima da marcha lenta)? Costumo fazer isso com a minha e tenho obtido um consumo extremamente baixo desde que comecei. Atribuo a redução ao cut-off. Também consigo manter velocidade constante (e até diminuindo) na descida usando o mesmo método, e atribuo isso ao freio motor. O consumo instantâneo mostrado no computador de bordo é 99,9km/l nessa situação. A scooter é uma Sh 150i.
Bom dia meu amigo. Maravilha seus vídeos . Sou engenheiro eletricista e estou retornando à sala de aula para fechar engenharia mecânica , pelo prazer de aprender , e usar para minhas experiências particulares em motociclismo . Tenho uma moto Suzuki vs 800 1993, estilo Rat , ou seja , tem peças de jipe, trator, de umas 6 motos diferentes e a última instalei um carburador de Fusca com admissão em cano de PVC🤣🤣🤣, e a parte boa é que tudo funciona. Estou aprendendo sobre mecânica de motores em seus vídeos. Parabéns. Vc é um excelente professor .
Mais um vídeo surpreendente! Obrigado pelo conhecimento.
Obrigado
Cara, você é um professor incrível, explicando de forma simples porém ser cortar ou simplificar erroneamente a parte técnica. Parabéns por mais um vídeo incrível de altíssima qualidade. Seu canal é uma joia no meio da lama de desinformação que o RUclips tem se tornado.
Agradeço demais o elogio!! Segunos tentando espalhar a informação de modo acessível e facil entendimento para todos! O foco é esse, descomplicar a mecânica!
Existe, sim, freio motor nas scooters, ele atua até que a rotação caia a ponto da força centrífuga atuante nas sapatas da embreagem não for suficiente para acionar essas sapatas contra o tambor da embreagem. Quando você desacelera uma scooter o freio motor vai atuar como se estivesse na última marcha e atua até quase parar e aí sim desacopla. Veja isso no seu comentário e por favor, corrija a favor do seu canal que é ótimo e transmite credibilidade. Abraço.
Parabéns pela excelente explicação , vídeo simples mas muito bem elaborado 👏👏👏👏👏
Video espetacular como sempre! Amei fato de vc reforçar que freio motor nao ajuda a frear moto tem canais ai de caras que tocam bem falando isso! freio motor ele é pra algo brando vc ver que sinal ta amarelando vai deixando ele atuar, ou fluxo ta diminuindo, mas numa situaçao de susto o que para é freio nessa de tentar reduzir junto pode é embananar!
Melhor aula que vá vi no RUclips sobre freio motor
Dica de vídeo: partida elétrica e no pedal. Como funciona cada um, pq tem o "kickback" no pedal etc.
Hehehehehehehe Roberto ..... mas tinha as manuais também nos carros antigos (Manícula / manivela) aquilo ali se o camarada não metesse o braço com determinação, e o que é pior ...se o motor estivesse um pouquinha adiantada a centelha ...... ele virava para trás na compressão e quebrava o braço ou a mão do sujeito.
Nas motos antigas também dava muito contra no pedal de partida. Eu mesmo já levei um de uma BSA 500 do meu irmão .... eu era pivete (tinhas uns 12 anos ) fui tentar ligar a moto dele e ele deixava propositalamente o avanco manual todo "adiantado" .... esqueci de voltar e meti o pé no pedal....aquilo me deu um coice e me mandou literalmente para cima ,,,,, igaul estes touros brabos de rodeio ...... Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Muito bom o vídeo adorei . Parece que vc esqueceu de comentar o freio motor com o auxílio da embreagem deslizante que na falta de um abs ajuda bastante e reduz bastante a velocidade
Já sofri muito com trancos nos motores a manivela e tbm com os de puxar o fiel, dá um baita tranco de contragolpe, é perigoso até machucar,quem entende sabe o quanto o freio motor é capaz
Cê tem algum vídeo falando sobre motor estacionário? Tipo, pq esse nome, qual o uso, o que o difere dos motores de moto/carro... Gosto da sua forma de explicar esses assuntos
Esse é o melhor canal de motor e motos que eu já vi. Parabéns pelo trabalho e continue trazendo esses ótimos conteúdos pra gente!!!
Amigo vc manja muito vc é engenheiro mecânico? Top D+
👏👏👏👏👏👏👏 Bela aula de física de 2° grau!!!
A africa twin 2020 tem controle de freio motor (Engine Break), muito util para descidas de serra. Um motor com muitas engrenagens e mais pistons, faz um efeito interessante, com essa possibilidade de ajuste, vc deixa ela mais "livre" (fluida)ou mais "pesada"(travada)...
Bela explicação, sempre pensei que o freio motor funcionava igual a uma seringa com ar e você tampando a saida tem uma resistência pro embolo subir, mas até mesmo na seringa ela volta!!! As pipocadas do escape ficou foda 🤭
Realmente, até a seinga mostra o efeito da mola pneumatica.
Kkkkk os pipocos fora bem representados? Kkkk
Gostaria de saber um pouco tbm sobre o pedal de freio motor dos caminhões.
Obrigado por compartilhar conhecimento, excelente explicação! Gostaria de ver uma Parte 2 sobre os freios motores da linha Diesel. 👏🚚🚛
25:50 Eu uso o freio motor desde que comprei a minha primeira moto, ela está com 60 mil km e eu só troquei as pastilhas uma unica vez.
Se o semáforo a 200m fechou, não tem necessidade nenhuma continuar acelerando, é só deixar o veiculo ir reduzindo aos poucos, mas se tiver em uma distancia menor, da pra quase imobilizar o veículo só com o freio motor.
Eu moro em SP, e diversas vezes já fui para santos, mas eu gosto de ir pela anchieta, que é cheia de curvas e a decida é mais pesada...
Da pra descer a serra inteira sem encostar nos freios!
Depende a tocada... 😅
Muitas vezes, se usa a técnica de trail braking, não para perder velocidade - até porque é relativamente nula a diferença - e sim para manter a suspensão dianteira comorimida.
Isso faz sentido pra um ritmo mais forte, onde ajuda a girar a moto e contornar a curva.
Eu tenho muito receito do trail braking, vai que encontro um oil trail kkk
@@motosetal Com velocidade, sem trail braking, nem precisa do óleo pra cair... Ou vai passar reto...
A ideia é transferência de peso, que aumenta a força normal, e aumenta a aderência.
Funciona pra acelerar também. Uma moto que afunda a suspensão na arrancada, coloca mais peso na roda traseira. O que explica a diferença na velocidade de compressão da suspensão, para motos on e off-road. Com a baixa aderência, precisa transferir peso.
Canal bom pra caraio! Só vídeo massa.
Sempre uso freio a motor.
Sempre trabalho na marcha.
Freio vai muito além e a embreagem vá muito além da durabilidade.
Desço serra rio do rastro freio a motor raro belisco no freio.
Bom compressão cut off faz limpar assim descarbonização do motor.
Motor sua vida bem mais longa.
Freio embreagem bem mais durabilidade.
Sempre variar rotação.
Sempre reduzir na compressão bem antes de parar.
Uso todas as marchas.
Até primeira vai.
Ouço só no tempo.
Ouvido apurado.
Sempre descer Serra só na marcha.
Vejo as pessoas freio tempo todo nisso não dura e leva fadiga dos componentes.
Sensacional, obrigado!
Eu pensei que a ignição nos motores injetados era cortada quando se tirava o pé ou a mão.
Sempre vídeos excelentes e boa didática, obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Me permita um breve reparo na contribuição do freio motor nas frenagens; sim, o freio motor ajuda, e muito nas frenagens usuais, sinal fechando, carro trocando de faixa etc. Porque “frear” nada mais é que trocar energia cinética por calor dissipado nos freios e, diminuir esta energia cinética no freio motor, alivia e muito, a tarefa dos freios em fazê-lo. Contudo, na “emergencia”, até seria bom fazer o mesmo- e eu até faço quando há tempo pra isso - mas no sufoco concordo que o reflexo é fazer como você ensina, ~70/30% frente/traseiro e alguma prece também ajuda! Forte abraço e bons ventos a todos!
O freio motor, basicamente constitui em um vácuo criado pela restrição de entrada de ar, e é por isso que as pessoas associam o freio notor a eficiência de frenagem, pois nos carros este vácuo é aproveitado pelo hidrovácuo, vulgo cuíca auxiliando na força de acionamento do cilindro mestre.
Como sempre ótimo conteúdo
Parabéns TMJ
Bom demais! Pensei que nas scooters até teria um freio motor, mas quase irrelevante como nos 2 tempos já que ao soltar o acelerador até onde percebi quando eu tinha uma a impressão que dava era que dava uma "segurada" nela, diferente de quando simplesmente segura a embreagem em uma moto manual "matando" o freio motor que ela vai bem mais solta.
Nem assisti ainda, mas já cheguei dedando o like
Excelente vídeo!!!
Sempre achei que era por conta da compressão e retenção de gases no escapamento.
Obrigado pelo seu conteúdo!
Cara, seus conteúdos estão cada vez melhores!!
Brilhante explicação. Parabéns pelo canal. Nao perco um vídeo.
Excelente vídeo! Muito didático e impecavelmente técnico.
Muito Bom Conteúdo. Tenho uma CBX 200 Strada, esta tem um carburador bem complexo. Pelo que entendi dele tem um sistema que quando estamos usando o freio motor a entrada de mistura é desviado para uma tubulação menor, poupando combustível. Mas posso estar errado.
A muito tempo vi essa mesma explicação, e simplesmente aceitei, porém no caso da CB300R é um pouco estranho, se é realmente a admissão quem produz o freio motor, por que ao desligar a injeção e abrir a borboleta (acelerador a cabo) não nota-se mudança no freio motor (nem aumento nem diminuição). Há um aumento no som da admissão, mas nenhuma mudança, visto que com a borboleta aberta a restrição de entrada do ar no cilindro diminuiria muito. Se quiser posso tentar gravar um vídeo mostrando isso, Ou se a classic ou meteor tiver corte de ignição e for acelerador a cabo, pode testar você mesmo. Acho difícil serem somente perdas mecânicas.
Pq você continua com o freio motor ainda no bombeamento, perde totalmente a combsutão por que cancela a injeção de combustível (que não para no cut off) perde os gases em alta pressão do escape que saiam sozinhos e agora precisam ser empurrados pelo pistão, fora que a borboleta aberta 100% não significa que não há restrição, além das perdas mecanicas do motor, repare que nenhum momento considerei desligar a ignição do motor e destaquei que ainda temos a combustão ocorrendo, você retirou a combustão da equação com isso, mas lembre-se, que o que não é combsutão, é perda, sempre lembre-se disso, imagina que 100% da energia do motor em torno de 30% vira energia mecânica, o resto é perda.
Mas não aconselho ficar fazendo isso, principalmente se a moto for carburada..
Na shadow 600, se você desligar a ignição e abrir o acelerador ela perde muito freio motor, dependendo da situação (descida) ela até ganha velocidade em relação ao acelerador fechado
Nunca tive essa percepção, quando tive a CB300R.
Fisicamente nao faz sentido. A pressão medida pelo MAP vai a 25-30% da atmosférica... Ou seja, vácuo absurdo.
De fato, frente a um carro ou uma moto grande, uma moto pequena tem freio motor muito suave.
Podemos levantar duas questões...
→ Compressão de cilindro
→ Folga de válvulas (crítico nesse motor)
→ Entrada de ar falso
→ Folga do cabo do acelerador
→ Funcionamento do sensor TPS
Vale conferir. Estando com problema, teriamos um comportamento nessa ordem. E infelizmente, a fama não é atoa.
@@1SM4h Boa ISMAH, fiquei pensando horas no caso dele e não daz sentido, os resultados que eu tive fora outros, incluindo o carro
@@motosetal pode ser um caso de falta de percepção também... Ou mesmo um erro no procedimento. Um aprendizado interessante, é fazer uma descida constante, que puxe o giro da lenta até onde for possível. O freio motor é ligado à curva de torque. Após a rotação do pico, ele começa a perder eficiência.
Falando do caso, é cara do teu canal brincar com um mano vacuômetro ou mesmo o MAP. É rudimentar o manovacuômetro, mas é barato. Se usa isso provavelmente a quase um século. Existem padrões muito bem difundidos, para cada problema. E inclusive para mostrar a atuação do freio motor, como algo pouco mencionado, que é a sobrealimentação por inércia. Algo bastante marcante e peculiar de motores de motos.
Muito bom.
Que aula!!!
Ontem mesmo eu estava pensando em te sugerir esse tema
Eu sempre me baseei que o freio motor era como uma seringa bom o bico tampado e quando tentava puxar n conseguia e o pino voltava. Mas eu desconfiava disso por causa do peso do veículo
Sobre a mola pneumática: no tempo 14:14 tu disseste que os pistões desativados deixam de ser um peso para o motor pelas válvulas ficarem fechadas permanentemente. Pergunta: essa compressão de ar não vai superaquecer o motor?
Não, pois ela não tem mais a combustão, um aquecimento existe, mas não como ocorreria se estivesse ocorrendo a combustão
Que aula show, parabéns.
Top!!
Tio Chico vou comprar uma para ser do dia dia😅😅aparenta ser melhor que pop e mais diferenciada. Valeu pela informação. Aí sim vídeo que agrega . Abraço!
Brother acho que tu bateu no canal vizinho aqui kkkkk por pouco, mas seja bem vindo hahaha
Encino conpreto 😂😂😂
Boa explicação curto seis videos🎉🎉🎉
Tem q mandar esse vídeo para os pilotos profissionais que ensinam que freio de emergência tem que usar o freio motor jkkkk.
Parabéns!
Cara eu sei que não e muinto sua praia mais faz um vídeo falando sobre tomada de força de algumas máquinas ,, fiquei um dia encabulado com o trator andando em uma velocidade e o implemento trabalhando em outra velocidade
que aula top!!!!
Show!
Muito bom
ótima explicação! vlw.
Simplesmente maravilhoso ❤
Por que as vezes o freio-motor se comporta diferente? Ou seja, as vezes ele segura mais o carro e as vezes ele segura menos (por exemplo quando descendo uma mesma ladeira em primeira marcha). Será que tem a ver com a ativação ou não do cutoff?
Que aula! Obrigado.
Brilhante vídeo!
Sempre uso freio motor na minha moto. Freio só uma trisca ou para parar. Um colega tem uma Lander e tem medo de usar freio motor, as pastilhas não duram nada.
Muito excelente!
Parabens
Vou precisar assistir novamente!😅
Top de mais freio motor do kenworth
excelente! 👌
Oi tudo bem, vc acha q compensa aumentar a cilindrada de uma moto 125 ( por exemplo montar um kit 140) ou usar um comando bravo ou fazer as duas coisas?
Na teoria vale, na pratica pela experiencia que eu tive foi bem ruim em durabilidade, as vezes é melhor o kit original e só alterar o comando e almentar a compressão
Depende muito do preparador se vc disser a ele pra priorizar a durabilidade assim será feito.
E se for fazer opte por cilindros encamisado se for pistão acima de 4mm pois assim a camisa não fica tão fina oq ocasiona ovalizacao do cilindro e tem que mexer na alimentação da moto.
Fera demais
Scooter é a máxima de uma moto vocacional. Não é inadmissível pegar estrada, como não é impossível pegar uma trilha com qualquer moto. A questão é unica e exclusivamente viabilidade.
O uso do freio motor, só é vantagem em motos sem ABS. É mais seguro brincar de supermoto/motard, que travar a roda e deslizar sem controle. Principalmente em freadas fortes, onde se monta com força no dianteiro. A transferência do peso pra dianteira, não ajuda a aderência da roda traseira.
E carburados realmente, faz ainda menos sentido.
Com ABS, não faz nenhum sentido, exceto por economia e uso prolongado, como uma serra ingrime - inclusive modulando o freio com acelerador.
Vale lembrar também, que algumas motos tem contra-pressão variável. Há uma borboleta no escapamento, para otimizar a baixa e a alta. Escapamentos como o two-way, dá pra perceber muito.
O cut-off dos bicos depende da situação... Normalmente, acima de uma rotação predeterminada, de fato desliga o motor, que segue funcionando por inércia do veículo.
Todavia, motos são mais próximos de veículos de corrida, que qualquer outro veículo. Logo, é usual mesmo com refrigeração líquida, que depois de um trecho com carga (como uma subida de serra), a temperatura esteja elevada. E para refrigeração, o cut-off não atua.
Mas sim, o tempo de injeção NORMALMENTE vai para 0 ms. Quando se aciona a embreagem, de maneiras diversas, a ECU reconhece que há menos carga, e já passa a injetar combustível.
Os pioocos, todavia, são resíduos de combustível acumulado no escapamento. Raro de alguma moto fazer isso frio, e estar funcionando plenamente.
Talvez o cenário mais nítido, é quando uma monocilíndrica, carburada, falha uma ignição e dá tiro. Algo muito marcante da CG. E era brincadeira comum, desligando a ignição.
MANO ASSIM COMO VC SAI DE UMA TWISTER 250 E FUI PARAR EM UMA METEOR 350 QUE DELICIA DE MOTO MANO
Que top mano, eai conta mais, o que sentiu na troca?
@@motosetal rapaz como e boa transitar ouvindo o barulho dela, e como se fosse a primeira moto que não tive, minha esposa adorou a moto, mas tenho uma duvida presciso trocar de oleo, vendo outro video seu vi que usou 3 litros de oleo motul, em outro video em uma ccs o mecanico afimou que 1l e 700, afinal quantos litro vai nela mano?
@@motosetal Estou observando essas coisas...
Bajaj e Royal Enfield colocarão as "quatro irmãs" (Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki) para comer poeira!
Motos de excelente qualidade com preços mais justos.
Sem contar a Dafra, que também tem motos com preços justos, muito mais acessíveis e também mais bonitas que as das concorrentes "tradicionais".
Quando se usa freio-motor, é verdade que o motor tende a esquentar mais devido a compressão?
Toma LIKE
Se estiver em uma velocidade muito alta para a primeira marca que na minha moto vai ata 10kmh e diminuir para primeira corre risto da roda travar e a moto derrapar ? Pq ja aconteceu cmg meses atras quando cai de moto tinha saido com ela da oficina subi acelerando tudo da primeira marcha ate a terceira chegando na curva freie com tudo porem ainda esta muito alto velocidade ente decide colocar aprimeira soltar embragem como tinha pouco de areia roda derrapou eu cai agora n sei se a roda travou pq apertie freio muito forte e a roda travou pq moto n tem abs junto com areia ou se foi pq coloquei a primeira marcha em um velocidade alta demais. Tenho carta a e b desde os 18 mas so ano passado comecei a dirigir moto agora ja estou acostumado e a moto n me da mais sustos.
24:40 minha pergunta foi respondida kkkkkkk obg n tinha chegado nessa parte do vídeo.
Amado Mestre, se possível, faça um vídeo sobre as motos que possuem duas posições de ponto morto. Uma entre a 1* e a 2* e outra entre 4* e a 5* . Ví uma H&D 1959 que tinha.
E aí beleza
Show
Fala galera beleza ❤😊❤😊
ótimo videos, mas as marcações estavam dificeis de ver
Queria saber o por que ao andar de moto se acelerar em rotações mais baixas ela bate a relação, sempre tive essa curiosidade
Pq o motor ta dando pulsos muito espacados e perdendo força entre as Combustoes, nenhum motor pode trabalhar muito tempo assim, mas isso não acontece em motos de baia rotação (meteor 350, savage 650, harley 1000) essas motos rodam na marcha lenta, ai não tem problema, cuidado mesmo, pois marca o pino com as agulhas/roletes do rolamento da biela, ou danifica as brinzinas com o tempo.
(Fazia muito isso na minha twister )
TOP
Monta um walk machine com esse motorzao ai
Então, quando desligamos a moto, o pistão fica sempre no ponto morto superior? 🤔
Não, ele para onde a inercia acabar, qualquer posição e motores multi cilindros é mais sortido ainda
Quem sabe usar o freio motor, economiza combustível e pastilha de freio.
17:25 Como que é o barulho? 😂
Pa pa pukapum pá!
A bonitona na thumb 😎
Seu vídeo está excelente, mas existe um conceito errado em relação à mola pneumática. Não existe como as forças se anularem durante a compressão e retornar com a mesma intensidade no tempo de combustão. Você tem perdas por calor, passagem de compressão pelos anéis e outras perdas. No meu carro que é diesel e não tem nenhum sistema extra de geração de freio motor, sendo este somente a compressão, o carro desacelera CONSIDERAVELMENTE quando a marcha está engatada e o acelerado em 0% de posição.
Não se se entendi completamente, mas a maior parte do freio motor ocorre na admissão, contra a geração de um vácuo pela borboleta estar restringindo a passagem de ar. Todo o peso do carro é suportado pela borboleta que restringe uma enorme força de vácuo contra ela? Travei nesse entendimento 😅
Sim, pq a borboleta não esta sentindo o peso do carro, mas sim um vácuo gerado pelo pistão varias vezes por segundoo que gera um contra torque no virabrequim que passa por sistema de redução (cambio). Não é sobre peso, é transformação de energia em um periodo de tempo.
Um pistão de alumínio tmb não aguenta empurrar um veiculo se for pressionado contra ele.
Você não consegue empurrar um carro com suas pernas em um aclive, mas se colocar 2 pedais de bicicletas e uma redução que faça a roda do carro girar 1 vez a cada 50 voltas do pedal, você sobe a ladeira sem esforços, isso é trabalho executado em relação ao tempo
@@motosetal entendi, o vácuo não é tão forte, mas como ocorre várias vezes por segundo, o somatório total seria de um vácuo forte, mas individualmente a borboleta aguenta. Realmente é como o sistema de redução seja de uma bicicleta ou um automóvel.
Seria bacana complementar esse vídeo sobre quanto o freio motor pode ser forçado. Se engrenar a 2ª ou a 1ª em velocidade alta suficiente o motor vai pro espaço, não?
👏🏻
8:35 10:04
o cutt-off corta o combustível sim, mas ele volta a por, no meu carro por exemplo volta em 1600 giros, volta a por um pouco de combustível pro carro não apagar, acima desses 1600rpm é zero consumo
Todos os que vi até então, incluindo os mapas eles mantinham um mínimo de abertura, minimo mesmo, junca vi uma original zerar o tempo de abertura dos bicos, mantendo eles fechados, você chegou checar via obd2?
@@motosetal pior que eu não chequei via OBD2, não estou dizendo que vc esta errado, no alto da serra eu estava com o carro na temperatura ideal e desci toda ela praticamente em 3° marcha cerca de 3mil rpm, no pé da serra o ponteiro marcava o motor completamente frio ou seja não injetou nem pra manter a temperatura de trabalho, meu carro não tem marcador de consumo instantaneo (é um focus 2008 1.6) mas quando andei em um onix 2023 q tem consumo instantâneo quando tirava o pé marcava 99.9Km/l isso quer dizer consumo zero, não?
Usar muito o freio motor, REDUZ O TEMPO DE VIDA DO MOTOR????
Ficar reduzindo marcha com o rpm la em cima exige da parte mecanica quase como se estivesse acelerando, se for dentro da faixa de giro do motor, mal não faz, mas eu não usaria tanto, afinal, quando mais baixo o giro durante a vida ultil do motor, seja acelerando ou não, maior a vida util
Sobre freio motor, nem sei o que é isso
Reduz uma na XT ela chega senta a frente 🤣
Eu ouvi falar que engatar a primeira marcha para descer usando o freio motor não é benefíco para o motor
Nada haver. É feita pra isso
Se você tiver numa velocidade muito alta vai prejudicar mesmo. Para cada velocidade (km/h) deve se usar a marcha no freio motor correspondente
Regra simples: desce na mesma marcha que sobe.
@@jonataselias9229 depende da pra subir as vezes mais rápido que se desce
Freio motor? Não conheço não.😆
Brincadeiras a parte, a vida toda andei em motos 2 tempos e acho a maior besteira do mundo quando alguem diz que essas motos não tem freio motor. Tem um abismo enorme dizer que NÃO TEM e dizer que tem pouco. No transisto muitas vezes quando a gente só quer dar uma diminuida na aceleração ou pra ela ir perdendo velocidade até usar os freios, o freio motor está presente na 2 tempos tambem e ajuda. Mas pra quem anda com o ponteiro no 12 e espera que ela segure de uma hora pra outra aí sim o sujeito borra a cueca se não tiver costume numa moto desse tipo.
É bem isso mesmo, ele existe, mas não é tão forte como os 2 tempos, então muita gente assusta, pois espera que a moto segure após tirar a mão do acelerador como as 4t faz.. a maior prova que 2t tem freio motor é tentar girar a roda na mao com ela engatada kkkk