Freixo explica por que é contra o neoliberalismo e a redução do Estado

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024
  • Durante debate na UFF do Polo Universitário de Campos dos Goytacazes, Marcelo Freixo é questionado por que defende o fortalecimento do Estado e não sua diminuição, já que o Estado brasileiro gera tantos problemas, como corrupção e ineficiência.

Комментарии • 715

  • @Grudi28
    @Grudi28 10 лет назад +33

    O estado vai pagar meu tratamento de câncer depois de ver esse vídeo? Espero que sim.

    • @pedrootaviomaiagarcia9701
      @pedrootaviomaiagarcia9701 10 лет назад +25

      O SUS (apesar de todo o sucateamento) é referência no tratamento de câncer. O Estado Canadense pagaria, se você morasse lá. Agora se você, como vários outros que comentaram aí pra cima, não conseguem entender que não existe um modelo único e fixo de Estado, aí já não é problema de quem pensa.

    • @TulioSouzaJC
      @TulioSouzaJC 10 лет назад +5

      pedro mapuche Por que eu tenho que pagar o tratamento dele, eu não o conheço, nem sei de sua vida, não sei se pegou câncer porque fumava demais, por que o estado me obriga a dar o dinheiro e se eu não der vou pra cadeia ?

    • @saulolamounier7106
      @saulolamounier7106 10 лет назад +7

      pedro mapuche Se o SUS fosse referencia.... Lula e Dilma teriam se tratado nele e ñ no Sírio-Libanês (Privado)! SUS nos do outros é refresco!!!

    • @sulnacao6295
      @sulnacao6295 10 лет назад +2

      pedro mapuche Tem que avisar isto para quem gerencia o estado Lula e Dilma correram para o sistema privado...vcS são patéticos pior só a primeira administração publica de uma cidade pelo psol colocando em prática suas teorias que na prática foi um caos administrativo e político paralisando o poder público acabaram pateticamente pedido socorro a Garotynho..

    • @pedrootaviomaiagarcia9701
      @pedrootaviomaiagarcia9701 10 лет назад +2

      Sul Nação Onde tu leu essa bobagem sobre Itaocara? Na Veja, aquela revistinha que já é piada internacional? Itaocara é um exemplo de prefeitura que se recusa a se render à austeridade fiscal impelida pelo governo federal à mando do FMI. Se recusa a demitir, se recusa a baixar salários, e mesmo assim conseguiu criar tarifa zero para estudantes que cursam faculdades fora da cidade. E isso sem apoio nenhum no legislativo. Não fale do que não conhece.

  • @Disconnected554
    @Disconnected554 8 лет назад +7

    Quanto maior o Estado, menor o indivíduo.
    Seu Estadista miserável

  • @hipsterconservador4900
    @hipsterconservador4900 10 лет назад +27

    Quando o Freixo condenar aberta e publicamente, as constantes violações aos direitos humanos, cometidas pelos governos de Chavez, Maduro e Irmãos Castro contra a própria população, eu começo a acreditar que ele é um defensor das liberdades individuais...

    • @LukasFliper
      @LukasFliper 9 лет назад

      Rodrigo Teixeira E quanto milícias você já pois na cadeia? Quantos deputados corruptos? Quantos militares mafiosos?
      Na boa, independente da sua ideologia, o Freixo é um cara que merece respeito e admiração.

    • @hipsterconservador4900
      @hipsterconservador4900 9 лет назад +6

      O mesmo número que o Freixo = zero.
      Quem põe qualquer um na cadeia são as polícias, civil, militar e federal. Instituições que ele odeia e ataca.

    • @LukasFliper
      @LukasFliper 9 лет назад

      Nossa como você é tão burro!!!??????
      Se não fosse ele conseguir abrir uma CPI, nunca seria investigado as melícias, e ele só conseguiu porque os milicianos torturaram jornalistas e eles conseguiram fugir e contar tudo.
      Essa CPI levou a prisão de coronéis milicianos, PM corruptos, Políticos mafiosos, e por isso ele foi e é até hoje ameaçado de morte, ele arrisca a própria vida contra organizações criminosas que tem o poder até do Estado pra fazer o Brasil um lugar melhor pra VOCÊ, SEU BURRO! Pra você pra mim e pra todo mundo
      Sabe, o Freixo em todas as rebeliões que foi, ele resolveu na negociação todas, sem nenhum ferido, sabe quantos policiais são mortos em rebeliões?
      Eu já tive parente policial que ficou nas mãos de bandido em rebelião e por muito pouco não morreu, mas muitos morrem assim.
      Ele foi o único deputado a abrir uma CPI no Rio pra investigar morte de PMs, pena que o governador cagou e não passou.
      Ele sempre questiona a formação e a remuneração da policia, querendo por fim na PM, e unificando com a policia civil e melhorando o treinamento e a remuneração.
      Então cala a boca e agradeça a ele por ser um dos melhores políticos do Brasil.

    • @iaradaconceicaodesouza7899
      @iaradaconceicaodesouza7899 3 года назад

      Disse tudo!

    • @iaradaconceicaodesouza7899
      @iaradaconceicaodesouza7899 3 года назад

      @@LukasFliper e não deu em nada

  • @jacquearaujo1571
    @jacquearaujo1571 9 лет назад +4

    Deveria ter mais Marcelo Freixo pelo Brasil.

    • @arkanjo37
      @arkanjo37 9 лет назад +5

      Jacky Tequila Deus, Alá, Oxum, Shiva... nos livre!

  • @mglliell
    @mglliell 8 лет назад +17

    não adianta nada defender um estado, que busca apenas sempre querer se fazer notar, querendo decidir o que uma pessoa pode ou não fazer. quando você tem toda uma burocracia e sistema de imposto que impede o crescimento do país de se desenvolver e criar empregos, você não vai proteger sua indústria sempre taxando o que vem de fora, se a tecnologia não nasci aqui porque as regras do estado não trazer incentivo para florescer aqui.

  • @willianmendes524
    @willianmendes524 8 лет назад +60

    Só ouvi prosopopeia pra acalentar bovino, também conhecida como conversa para boi dormir.

    • @matheuszanan
      @matheuszanan 8 лет назад +4

      kkkkkk alguém traga um óscar para esse mito

    • @vVanderlej
      @vVanderlej 8 лет назад

      em q parte especificamente?

    • @andrecoelho4373
      @andrecoelho4373 8 лет назад +1

      concordo, é uma balela utópica.

    • @victorcamposss
      @victorcamposss 8 лет назад +6

      O estado controlar o lucro foi a pior parte desse discurso paternalista.

    • @souza4049
      @souza4049 6 лет назад +2

      Vαnder Lej 00:00 até os 2:46 mais ou menos.

  • @marcelofreixo
    @marcelofreixo  10 лет назад +95

    Para quem queria saber da pergunta, o aluno perguntou porque Freixo defende o fortalecimento do Estado e não sua diminuição, já que o Estado brasileiro gera tantos problemas, como corrupção e ineficiência. O aluno também defendeu as privatizações de instituições e responsabilidades públicas pra tornar serviços mais eficientes. #EquipeMarceloFreixo

    • @rafaelnunes317
      @rafaelnunes317 10 лет назад +6

      Ha no RUclips(ou qualquer outro lugar) o vídeo completo do debate?

    • @Saulinvlog
      @Saulinvlog 10 лет назад +57

      Marcelo Freixo, você tem uma concepção equivocada do conceito de "mercado". Mercado não é uma entidade ou organização que conspira contra os pobres e a favor dos ricos. Mercado é um PROCESSO, onde participam, quando livre, TODA sociedade, todas as pessoas. Então, se voltar para as pessoas ou mercado, não são posições antagônicas, são antes similares. O mercado não é um grupelho de empresas. Aliás, se seu conceito de livre mercado é o que existe no Brasil, estude mais. O Brasil não passa de um país patrimonialista, com um Capitalismo de estado, corporativista. Por fim, os liberais/libertários não defendem somente liberdades de mercado, e sim todas as liberdades individuais.

    • @rafalimpim
      @rafalimpim 10 лет назад +6

      Saulo Mendes
      Uai, amigo, ele tá falando do mercado no Brasil. Não tá falando de uma noção geral de mercado não atrelada a dados objetivos. Você mesmo caracterizou bem o que é o modelo brasileiro. Se acha melhor pra entender a fala dele, traduza mercado por empresas que influenciam as decisões políticas.
      Claro que ele sabe que a economia brasileira não é liberalizada. A esquerda também defende a liberdade, mas de uma perspectiva coletivista e não individualista.

    • @Saulinvlog
      @Saulinvlog 10 лет назад +19

      Rafael Pimenta " traduza mercado por empresas que influenciam as decisões políticas." em hipótese alguma mercado pode ser definido dessa forma. Como eu falei, mercado é um PROCESSO em que, em estado de liberdade (não é o caso do brasil), participam todas as pessoas. empresas que influenciam as decisões políticas são empresas que influenciam as decisões políticas, não o MERCADO. Se você mesmo entende como é danoso o modelo brasileiro, deve saber que é assim devido à quantidade poder e recursos que é dado ao estado, devido a simbiose que torna impossível distinguir o publico de privado, a burocracia imensa, dentre outras coisas. O estado inchado e gigante é extremamente prejudicial aos mais pobres. Quando o estado quer meter a mão em todos os aspectos da nossa vida e em todas as áreas da economia, nada que foi previsto é entregue de fato. Estado minimo é um estado FORTE, porém nas áreas precípuas. Um estado desburocratizado, que não concede regalias, que estabelece regras claras de jogo. Isso não significa que a população idosa, carente, miserável não tenha assistência. É justo o contrario, um estado para atender a contento nossas necessidades tem que priorizar algo. Quanto à ultima colocação, o único objeto possível de análise é o SER HUMANO, o "coletivo" não é ente, mas uma abstração, nada mais que um conjunto de indivíduos.

    • @rafalimpim
      @rafalimpim 10 лет назад +11

      Saulo Mendes
      Soa muito bem tudo o que você diz. Eu só te colocaria algumas questões.
      Quando você fala de assistência à 'população idosa, carente, miserável' você já está tendendo a um estado de bem estar social, onde o estado se responsabiliza por algumas coisas como educação, saúde, previdência, etc, que não é compatível com o que dizem os teóricos liberais que defendem o estado mínimo. Outra questão que te colocaria é o seguinte, a liberdade econômica gera distribuição da riqueza? Há muitas evidências de que não. Os EUA é uma nação muito rica, mas muito desigual (imagina o que significaria simplesmente reduzir o estado brasileiro num quadro de tanta desigualdade social). 3ª questão: há estados inchados, grandes, mas com liberdade econômica, como os escandinavos, que têm os mais altos impostos no mundo, portanto liberdade econômica e tamanho do estado não andam necessariamente juntos.
      Agora saindo dessas questões sobre o sentido do que você falou e mirando em coisas concretas, vamos pensar no Brasil: como você sugere que se diminua o estado brasileiro sem que haja prejuízo nos serviços públicos prestados à população mais vulnerável no país? O que você proporia como método para redução da carga tributária? (Tem um vídeo de um debate do Ciro Gomes com o Rodrigo Constantino, onde esse último, como é de praxe, prega a redução do estado. Ciro vira pra ele e pergunta: me diz de onde a gente tira um bilhão na redução do estado brasileiro? Ele mostrava como não é simples assim a redução de gastos.)
      O que me incomoda nesse discurso liberal é que vocês propõem essa solução genérica como se fosse a panacéia de nossos problemas. Mas, a pergunta que Freixo faz e que não quer calar: a quem serve esse discurso? Veja, um estado eficiente, desburocratização, incentivo à livre iniciativa, etc, são coisas muito importantes. Mas vamos pra realidade brasileira, que é o que interessa. A esquerda esclarecida, representada hoje em dia pelo PSOL e pelo Freixo é a única que defende, por exemplo, o fim de financiamento de campanhas por empresa. É essa relação estabelecida entre capital privado e políticos que gera a corrupção. As empresas "doam" (investem) na campanha dos políticos e depois cobram a ajuda. A direita, que esbraveja tanto contra a corrupção, fica caladinha em relação a essa proposta.
      Outra coisa, é muito lindo falar de redução de estado, mas, estranhamente a direita não fala nada sobre a dívida pública brasileira. Você sabia que 45% do orçamento do estado brasileiro vai para o pagamento de juros da dívida. E veja, à época da ditadura militar, a dívida foi contraída em juros flutuantes, que foi considerado ilegal pela convenção de Viena, que começavam a 6% até chegar em 20%. O governo FHC (FHC aumentando absurdamente a dívida em nome de estabilidade monetária) e Lula (Lula fazendo a burrice de pagar a dívida com o FMI vendendo títulos da dívida brasileira a juros mais altos) só fizeram aumentar essa dívida que é impagável. O PSOL (junto a PSTU, PCO, PCB) é dos únicos partidos que defendem a auditoria da dívida brasileira, que se trata de um levantamento minucioso de como a dívida foi construída e a avaliação da legalidade ou ilegalidade da dívida de acordo com jurisdição internacional. A dívida poderia diminuir em até 70%, como ocorreu no Equador. A direita, que prega o livre mercado, estranhamente se cala diante do tema da auditoria da dívida. Vocês se colocam assim, não a favor do livre mercado, mas a favor dos bancos, dos credores internacionais. Imagina se tivéssemos uns 20% a mais no orçamento da união? Seria possível melhorar os serviços públicos e até mesmo desonerar o pequeno empreendedor. (Dado: a dívida pública brasileira, ano passado, levava 2 bilhões de R$ por dia. 15 mensalões por dia!!!)
      Outra coisa: vocês falam de redução de estado, diminuição da carga tributária, o que soa muito bem. Mas vamos lá: como seria essa reforma? Nós da esquerda defendemos taxação sobre grandes fcortunas. A fortuna dos 6 brasileiros mais ricos do país somada é equivalente ao patrimônio de 100 milhões de brasileiros na classe C. Proporcionalmente quem ganha até 2 salários mínimos paga mais impostos do que quem ganha acima disso. O imposto de renda cobra a mesma alíquota de quem ganha 20 mil pra cima (depois confere lá, não lembro exatamente o patamar máximo do IR). Ou seja, o sujeito ganha 200mil/mês paga a mesma porcentagem do que ganha 20mil/mês. Isso é um absurdo.
      Ou seja, com uma reforma tributária dessa natureza: sobretaxando fortunas e com a auditoria da dívida, viabilizaria desoneração do pequeno empresário, redução de carga tributária sobre classes média e baixa.
      Lembrando que os EUA, o paraíso de vocês, liberais, tem impostos altos sobre herança. No Brasil não temos isso. Ou seja, que tal incluir um aumento no imposto sobre herança e retirar tributos de aparelhos eletrônicos, por exemplo? Seria interessante, não?
      Isso pra dizer que vocês vêm com esse papo de livre mercado, mas ficam calados com qualquer proposta que não seja do interesses de milionários e bancos. Isso não é uma atitude liberal, isso está mais no campo do patrimonialismo, como você mesmo descreveu.
      Ou seja, nós não somos contra livre mercado não. Reformas estruturais na estrutura do governo são muito bem vindas. Agora, nós não somo hipócritas de ficarmos defendendo redução do estado e ficando de bico calado em relação a esses temas.
      A esquerda nunca vai defender que a população vulnerável se sacrifique. Uma dimuição estatal irresponsável implicaria em prejuízos pra quem menos tem. Acreditamos que quem tem maior poder aquisitivo é que deva se sacrificar.
      PS. Acho sintomático que a idéia de mercado seja tão clara pra você e a coletividade 'uma abstração'.

  • @daniel05061000
    @daniel05061000 8 лет назад +124

    Que lindo, mas não funciona. Estado mínimo já!!!

    • @MrLuizhenriquepr
      @MrLuizhenriquepr 8 лет назад +1

      nem estado minimo funciona.

    • @daniel05061000
      @daniel05061000 8 лет назад +5

      L MELEK
      Tá bom. Anarcocapitalismo então?

    • @matheusponzo9136
      @matheusponzo9136 8 лет назад +5

      Sobe o morro jovem,vai pro sertão da Bahia,Norte de Minas,lá o estado é mínimo.

    • @daniel05061000
      @daniel05061000 8 лет назад +1

      Tupã da Terra
      Mas o estado do tráfico é máximo. Aí não rola.

    • @wewlf
      @wewlf 8 лет назад +3

      Daniel: Esta é a idéia, o Estado tem que existir porque inevitavelmente alguém vai assumir o poder. Menos pior que seja o Estado oficial.

  • @FelipeHamachi
    @FelipeHamachi 10 лет назад +141

    o livre mercado "baseado no lucro" é premissa errada da qual parte o sr. Freixo. Faz parecer que o lucro beneficia sempre um lado prejudicando o outro. O livre mercado não funciona assim, funciona em benefício mútuo e portanto faz bem para todas as pessoas, sim. Ninguém obriga ninguém no livre mercado, só se faz trocas que o indivíduo julga que vale a pena. O problema é quando o estado intervêm, diminui o poder de compra de todo mundo, dificulta a entrada de pessoas desqualificadas no mercado de trabalho e finge que cria soluções, sempre passando pelas suas mãos e cobrando impostos pra isso. Além de favorecer ao corporativismo, que é coisa de estado inchado, não de livre mercado. Jamais de livre mercado.

    •  10 лет назад +12

      Obrigado por responder por mim, Felipe. Seu argumento é preciso. Além disso, o livre mercado não inclui só as trocas, mas a cooperação entre diversas pessoas em torno de objetivos comuns.

    • @rafalimpim
      @rafalimpim 10 лет назад +44

      Uai, rapaz, mas do jeito que você põe as coisas, tudo fica lindo demais. Mas, e as falhas de mercado? Monopólio, concorrência assimétrica? E as tais crises cíclicas? E as tal mais valia e exploração do trabalho? Uai, achei que as coisas eram mais complexas. Será que eu devia simplicar como você?

    • @Heisen82rcj
      @Heisen82rcj 10 лет назад +14

      Rafael Pimenta Muito bom... esse pessoal apoia o Estado mínimo? agora me imagino em uma outra realidade onde é o estado mínimo, assim como estes o defendem, prevejo empresas explorando trabalhadores, e comprando toda concorrência se tornando detentoras de monopólio de produtos e serviços e se tornando um império e nos fazendo de escravos para produzirmos seus produtos e compra-los nos alienando através da mídia, exatamente como é agora.

    • @rafalimpim
      @rafalimpim 10 лет назад +21

      Rinaldo Costarelli Junior Gosto de fazer uma piadinha: "Quer estado mínimo? Vai lá pra África! Lá os estados são pequenininhos!" Eles não falam pra gente ir pra Cuba? (rs) Exatamente o que o pessoal não consegue entender da fala do Freixo: a questão não é o tamanho do estado. Estado inchado como na escandinávia, por exemplo, eu acho ótimo.

    • @bragostinho
      @bragostinho 10 лет назад +9

      "Ninguem obriga ninguem no livre mercado..." hahahahaahahah Mostre ai onde o estado está inchado. Até agora só te vi repetir discurso do mises.org. Prova que é bom, nada. Eh piada tb isso que escreveu?

  • @phh60
    @phh60 8 лет назад +145

    a liberdade que vc quer, é transforma o Brasil em uma cuba

    • @newpost-humanlibertarianma5125
      @newpost-humanlibertarianma5125 8 лет назад +8

      Venezuela.

    • @phh60
      @phh60 7 лет назад +1

      tambem

    • @wesleymatos2210
      @wesleymatos2210 7 лет назад +3

      controlsr o lucro !!?? kkkk igual ele fez com a campanha do amarildo kkkkkk o cara pensa que engana se voce se beneficia dos lucros retirando dos ricos e dando migalhas aos pobres o nome disso é comunismo igual em cuba só não ver quem não quer

    • @sZiul
      @sZiul 7 лет назад +6

      logico que nao, com um estado maior vamos ter mais liberdades.. nao pera

    • @wesleymatos2210
      @wesleymatos2210 7 лет назад

      Luis Henrique kkkkkkk

  • @YellowFlashUze
    @YellowFlashUze 10 лет назад +14

    Caralho... o Freixo é muito foda.

  • @jaderdossantoscorreia305
    @jaderdossantoscorreia305 9 лет назад +4


    É freixo você deve ser daqueles que chama os de direita de fascista , mas a ideologia fascista é justamente bem próxima da sua forma de pensar , o estado centralizador e dominante , tudo para o estado e nada contra o estado , esse é o âmago do fascismo..

  • @marcelogouvea2103
    @marcelogouvea2103 8 лет назад +2

    Quem gera emprego e renda é o empregador, o empreendedor, enquanto o cidadão está trabalhando, ganhando seu dinheiro, fazendo trocas voluntárias, tendo principalmente sua dignidade, todo resto é consequência. Se o cidadão trabalha em uma empresa e ganha benefícios, tais como auxilio creche, e plano de saúde, ele já poupa o estado, não utilizando tais serviços e ainda assim o Estado arrecada. Se educação fosse o segredo para o sucesso, Cuba seria uma potência mundial, saúde idem.

  • @abreu5126
    @abreu5126 8 лет назад +6

    Que direita brasileira?

  • @andreivims
    @andreivims 10 лет назад +24

    Quem parte de uma premissa errada é o próprio Freixo. Ele diz que o mercado serve para o lucro (premissa incorreta), quando na verdade o mercado serve às pessoas, o mesmo existe para melhorar a vida das PESSOAS e o lucro é apenas um "guia" deste caminho.
    Entenda: onde há lucro e concorrência, sempre existem muitas pessoas beneficiadas (clientes) pelo menor preço e maior qualidade.
    Por essa razão uma sociedade baseado no (livre) mercado é uma sociedade voltada para melhoria de vida das pessoas!

    • @rafalimpim
      @rafalimpim 10 лет назад +5

      Pô, esse mercado é uma coisa muito linda, hein? Engraçado que já li uns economistas ortodoxos (atenção: ortodoxos) falarem de falhas de mercado, de monopólio, de concorrência assimétrica, e depois uns heterodoxos que falam das crises cíclicas, das mais valia, da exploração do trabalhador, aí apareceu esse livro que tá agora em voga do Thomas Piketty sobre a tendência da manutenção da desigualdade no capitalismo... rapaz, e você aí nessa alegria com o mercado. Que loucura, brow! To de cara! Como que eu faço pra entrar nesse mundo de fantasia aí? Esse mundo deve ser bom demais!

    • @RonaldoSilva-sp3le
      @RonaldoSilva-sp3le 10 лет назад +7

      Rafael Pimenta Já terminou de ler seus "economistas ortodoxos", agora volta pro mundo real e diga-me quais são os monopólios existentes hoje, ou os do passado, ou eles são formados pelo próprio estado, formados por leis antitruste ou porque a concorrência não supera a qualidade dos serviços. tipo o Google.
      Mundo de fantasia é acreditar que o estado tem o direito quase divino de possuir monopólios.

    • @andreivims
      @andreivims 10 лет назад +1

      Michael Douglas Eu iria responder o Rafael Pimenta mas sua resposta foi ótima, nem preciso de me dar ao trabalho vlw flws (y).
      Só uma observação: Penso que esse Rafael é um miliTONTO do Freixo (deve estar ganhando $$$$) pois está respondendo DESESPERADAMENTE todos que tem opnião contrária.

    • @rafalimpim
      @rafalimpim 10 лет назад +8

      Michael Douglas
      Olha, não sou economista (gostaria até de estudar mais pra ter maior embasamento), mas saberia te dar alguns exemplos de monopólio que não está ligado a ações do estado e você tem de concordar comigo que não é porque a concorrência não conseguiu superar. Um deles está no campo em que atuo. Sou músico. Existe uma concentração de renda enorme no setor da música. Alguns poucos artistas ganham rios de dinheiro e a grande maioria ganha muito pouco (e se não fosse o estado com subsídios, grande parte da classe artística morreria de fome). Agora você não vai me dizer que Luan Santana superou a concorrência em qualidade, não é? Isso vale também para o teatro e para o cinema. Já são três exemplos de monopólio que existem independentemente do estado.

    • @leogarridovisentin
      @leogarridovisentin 10 лет назад

      Rafael Pimenta Thomas Piketty??? hahahaha -- o novo picareta de esquerda!

  • @marlonoliveira6008
    @marlonoliveira6008 10 лет назад +20

    Os melhores serviços são prestados pelo setor privado. Ele diz que o mercado deve funcionar para as pessoas e não para o lucro... No livre mercado, quando uma empresa não funciona para a população, ela perde lucro, não sobrevive! Enquanto que empresas estatais ou setores privados com alto intervencionismo NÃO sofrem nada com a má qualidade de seus serviços/ produtos prestados para a população. Livre mercado WINS.

    • @rafalimpim
      @rafalimpim 10 лет назад +12

      É isso mesmo. Por isso que as cirurgias mais complexas só são feitas no Brasil pelo SUS. Por isso que as melhores universidades brasileiras são as públicas. A realidade é só um pouco mais complexa viu, querido?

    • @brunovidal4771
      @brunovidal4771 10 лет назад +1

      ***** Não é o que mostra pesquisa de ONTEM sobre qualidade e produtividade dos docentes. Não perca tempo com essas historinhas por aqui colega, acha mesmo que todo mundo considera essa bostagem que vcs escrevem? Iludido...

    • @brunovidal4771
      @brunovidal4771 10 лет назад

      ***** Vc diz o que vc acha e diz que assim que é. Diz que o que sobre o que vc acha quem acredita é inteligente, que não acredita é burro. É pq vc acha e ponto final, mesmo diante de escancaradas evidências. Mas eu entendo, uma revista diz pra crianças que ela vai ficar sem dinheirinho pq o partido dela não está no poder, as crianças saem endiabradas vomitando pela net. TUdo interligado.

    • @brunovidal4771
      @brunovidal4771 10 лет назад

      ***** "Eu senti isso na pele." hahahahaahha Pq não mudou pra particular?? Ja que buscou passar em uma publica, buscasse alguma bolsa pra estudar em uma particular. E saiu ontem, fera, pesquisa que mostra que publicas são as melhores do pais, com os melhores docentes. Jogue no google, saiu em todos os portais. Não jogue a culpa da sua incompetencia no Estado. hehehehe "QUem se acha aqui é vc." ahhahahah não esqueça de pagar a assinatura da veja pq eles vão precisar de $ pra pagar advogados na treta la da PF, vc sabe. hehehe

    • @brunovidal4771
      @brunovidal4771 10 лет назад

      hahahahha "mimimi sou bom sim, meu tio que não era, choro mas sou bom, tá!?, meus planos estavam traçados, um dia vou conquistar o mundo, fui recuperar meus impostos que nunca paguei, essa pesquisas sempre existiram, mas eu nego e digo que é mentira, sou eu que digo, tudo eu, eu que sei, eu que falo EU, EU e EU, aprenda isso seu comuna." hahahahahaha

  • @FelipeHamachi
    @FelipeHamachi 10 лет назад +21

    "A ideia de que o estado é assim e portanto tem que ser menor" - é perfeita. O estado tem uma definição muito clara. É o monopólio da coerção. Sim, ele deve ser limitado - o estado inchado pode até ser formado por pessoas de bom coração, como o mais otimista dos otimistas imagina, mas na eventual entrada de um tirano, é prato cheio para suas barbaridades. Nunca houve no mundo esse estado perfeitinho que Freixo apoia, só houve o exemplo que citei, onde um tirano legitimou milhares de mortes. Portanto, sim - o estado tem uma definição bem clara e quem nega isso nega a história do século passado e as lições que deveríamos ter tirado com os erros dos outros.

    • @CarueCabral
      @CarueCabral 10 лет назад +3

      Existem três poderes exatamente para conter os tiranos, sim existem países em que a educação e a saúde excepcionais geridas pelo governo. Um governo eficiente só é possível com educação e experiencia politica, a poucas décadas saímos da ditadura militar, inclusive a lei de acesso a informação foi aprovada apenas em 2011. A historia também nos ensinou como é a natureza do capitalismo sem direitos trabalhistas (papel do estado) crianças trabalhando 12 horas em condições insalubres. Seja o governo gerindo algo ou bancando empresas sempre vai existir margem para corrupção.

    • @lucianofreaza197
      @lucianofreaza197 10 лет назад +1

      Muito boa a sua análise Felipe. Quem conhece um pouco sobre psicopatas sabe que muitos deles são obcecados pelo poder e usam de todos os métodos para alcança-lo e muitos obtém sucesso. Quanto mais centralizado e hipertrofiado é o poder mais devastadora é a ação dos psicopatas que chegam ao topo. A história já mostou isso diversas vezes. Seria péssimo viver subjugado por um Estado Totalitário de Esquerda ou em um mundo controlado por poucas Transnacionais Oligopolísticas.

  • @MrLuizhenriquepr
    @MrLuizhenriquepr 8 лет назад +15

    que lindo , Mas ele sabe que pessoas funcionam pela livre espontânea vontade, vc acha que alguém vai mesmo fazer algo que não a de vantagem? pessoas fazem o bem por ter a vantagem de fazer o bem, Mercado é o nome que demos para a LIVRE interação entre os indivíduos, não tem nada a ver com alguém querendo ficar rico é conseqüência do acumulo de capital que o mercado propicia.

    • @gxdoi7778
      @gxdoi7778 8 лет назад

      Deixa eu te explicar...
      Cuba é uma ditadura onde você pode ver os governantes andando nas ruas como civis comuns, onde todos sabem ler e escrever, onde algumas pessoas tem a autorização de andar armada, onde as decisões de cunho social são tomadas em consenso e onde a educação é mais do que gratuita!
      O socialismo puro não dá certo porque nós seres humanos somos diferentes e é impossível usar um critério social para deixarmos todos iguais... Por isso que a planificação socialista causa fome como na Venezuela... Karl Marx viveu em uma época em que crianças trabalhavam até a exaustão em fábricas no contexto da revolução industrial. Por isso algumas de suas teorias estão erradas como meter o estado na vida individual da pessoa, por isso não é bom se prender a ideologia e sim a capacidade do político de operar em favor do povo, porque ambas as ideologias tem seus defeitos e qualidades

    • @gxdoi7778
      @gxdoi7778 8 лет назад

      alias, eu defendo o livre mercado, porém eu também defendo que o estado preze pela liberdade das pessoas e amenize (ou acabe) com a desigualdade social.

    • @higorbarros3195
      @higorbarros3195 8 лет назад +3

      Você já foi em cuba para ver se isso é verdade ou diz isso baseado nos livros do MEC? De a um cubano a oportunidade de sair do país e ele não pensará duas vezes. Educação lá é uma bosta, totalmente ideológica (enaltecendo os "lideres" da revolução), a tal da saúde de qualidade também, pode ver isto quando se consultar com um médico cubano.

    • @wiru.studio
      @wiru.studio 8 лет назад

      A educacao brasileira faz as pessoas acharem que brasil foi descoberto por portugal e nao por vikings como a ciencia, que bandeirantes eram herois e nao assassinos de indios, que o pais foi colonizado e nao invadido e muitas outras concepcoes IDEOLOGICAS desde sempre, estudar os desmandos do capitalismo nao é ideologia é ciencia, o capitalismo realmente causa efeitos negativos na vida humana e nao-humana e deve ser analisado.

    • @luizmatte4345
      @luizmatte4345 7 лет назад

      Walter Mendes Ironia isso aí né...
      Porq se n for, vish...

  • @pedrootaviomaiagarcia9701
    @pedrootaviomaiagarcia9701 10 лет назад +4

    56 Olavetes/Bolsonetes sentiram butthurt pela derrota clara e concisa.

    • @pedrootaviomaiagarcia9701
      @pedrootaviomaiagarcia9701 10 лет назад +2

      ***** "Analfabeto político" é você, que acredita nesse divisão linda que existe na teoria mas não se sustenta sequer no discurso da direita. Dizem que são liberais (em oposição aos conservadores), mas são contra o feminismo, é contra a existência de sindicatos, e por aí vai. Seja honesto consigo mesmo e admita que liberal é só um conservador bom de propaganda. No fundo a direita só quer a liberdade econômica, o resto dos direitos quem tiver dinheiro que compre.

    • @bragostinho
      @bragostinho 10 лет назад

      ***** Pra vc a crise de 2008 foi falta de liberalismo ou "excesso de socialismo". Ou é neoliberal ou é "esquerdalha". Se não torcer pro tio constantino, é "esquerdopata, sindicalista, trabalhista." hahahahahahahaahahahha Tem que rir mt.

    • @bragostinho
      @bragostinho 10 лет назад +1

      ***** Ele é libertario / anarcocapitalista assim como vc, a diferença é que ele tem que escrever pra veja.

    • @rafalimpim
      @rafalimpim 10 лет назад +1

      *****
      O problema desse papo de liberal libertário é que vocês, no discurso, defendem com muita veemência as liberdades individuais, mas, no mundo inteiro, no âmbito da política, quem defende as principais pautas em prol das liberdades individuais (a saber: legalização do casamento homoafetivo, legalização das drogas e descriminalização do aborto) são os partidos de esquerda. Ou seja, a retórica de vocês é linda, mas há uma distância enorme do discurso para as ações. O que vocês defendem com garra mesmo é a tal diminuição de estado.

    • @rafalimpim
      @rafalimpim 10 лет назад +2

      *****
      Procure saber quais são os partidos que propuseram as legalizações do casamento homossexual, a descriminalização da maconha e do aborto nos países onde isso ocorreu. Foram partidos de esquerda ou centro esquerda (Nos EUA, não propriamente esquerda, mas os democratas). Nos EUA, o partido forte que abriga liberais libertários como Ron Paul, o partido republicano, é ultra conservador. Os liberais, no plano polítco, estão muito frequentemente alinhados com o mais retrógrado conservadorismo.
      Venho aqui insistindo nesse ponto: há uma distância muito grande entre o discurso dos liberais, sempre defendendo liberdades individuais, etc, e a sua atuação política efetiva.
      Outra coisa é que vocês vem me falar de coerção do estado, de uma máquina que parasita o indivíduo com impostos, etc, mas não colocam em questão um parasita muito maior que são os bancos. Quer estado mínimo e bancos máximos, é isso? Como se os bancos não fossem instituições que controlam indivíduos. Perguntinha do Freixo não quer calar: a quem serve esse discurso de estado mínimo??

  • @zebigode123
    @zebigode123 8 лет назад +35

    Que mente retrógada e limitada.

  • @danbatista4852
    @danbatista4852 8 лет назад +29

    esse cara vai acabar com o rio janeiro

    • @cafepilao5831
      @cafepilao5831 8 лет назад +5

      Só fico pensando se um cara desses fosse eleito a governador... Já pensou? Do jeito q ele defende bandido... Se um bandido for assaltar um cidadão e o cidadão não liberar a grana, capaz do bandido dar queixa e o cidadão ir preso :D

    • @waldenorcarmodeoliveira2321
      @waldenorcarmodeoliveira2321 5 лет назад

      Cambada de gado!!!!!!!
      O Rio de Janeiro "contínua lindo"!!!!!
      O cara foi claro!!
      Pra quem é esse estado?
      Quando vcs afirma vai acabar com o Rio se ele for prefeito... de qual rio de janeiro vcs falam?
      De quem?
      A liberdade tem sim que ser para todos... se não não existe!!
      Enquanto não libertarem o povo da nessecidades do estado então não tem lógica tirar o estado delas!!!! E assim claro em tofo território nacional!
      Caso contrário...
      Como o Freixo disse...
      A população carcerária vai aumentar!
      A violência vai aumentar!
      E tudo quanto é desgraça!!
      Vale a pena???
      A pergunta que fica é vale a pena?
      A resposta é sim... para aqueles que tentem o poder e nao precisa viver no mundo real!
      Colectivos
      Saúde pulblica
      Educação pulblica...
      O liberalismo só cria monstros para a população se virar com eles!!!!

    • @guidascandongas
      @guidascandongas 5 лет назад

      Ele vai jogar uma bomba atômica?? Porque Garotinho, Cabral e Pezão redefiniram totalmente o conceito de "acabar com o rio de janeiro".

    • @waldenorcarmodeoliveira2321
      @waldenorcarmodeoliveira2321 5 лет назад +1

      @@guidascandongas kkkkkkkkkkk o miliciano ja faz isso ha muito tempo ele e a família dele!

  • @kabritoo
    @kabritoo 10 лет назад +15

    Que loucura algumas pessoas acharem que ausência de estado numa economia capitalista seja a solução. Como se os interesses do mercado fossem totalmente coincidentes com os da sociedade. Que distopia um mundo controlado pelo dinheiro, sem regras senão o interesse individual e egoísta de cada um! Mas é claro que o interesse prevalecente será o dos ricos e poderosos.
    Ainda bem que estado mínimo ou ausente é só um delírio....

    • @rafalimpim
      @rafalimpim 8 лет назад +2

      Exato!! Esse povo é louco. Mas é isso, a elite brasileira é muito burra, presa fácil para esses think tanks, misses.org, etc. É engraçado como eles todos repetem as mesmas coisas. O mais cômico que já vi eles dizerem é o: neo-liberalismo não existe. Parece que pra eles os conceitos têm que existir, kkkk. Esse povo deve ver duendes, não é possível.

    • @augusto3996
      @augusto3996 5 лет назад +2

      Os interesses do mercado são os interesses da sociedade, só há enriquecimento de um, porque existe outro querendo comprar determinado produto. Além disso, se você está preocupado com os mais pobres me fala uma coisa, qual é o pobre mais bem de vida... O pobre da Coreia do norte ou o pobre da Coreia do sul, um desses países têm um estado forte e que tem a economia centralizada e planificada ou o outro que opta por uma economia de livre mercado com a livre iniciativa e respeito a liberdades individuais?

    • @regisdepaula1366
      @regisdepaula1366 4 года назад +1

      Não se trata de ausência, se trata de diminuir a participação do mesmo.

  • @dsnascimento
    @dsnascimento 8 лет назад +2

    Que nojo!

  • @juliuspin4514
    @juliuspin4514 8 лет назад +7

    Acho que é o contrario! O Estado minimo vai acarretar mais liberdades, em contrapartida o Estado maior acarreta necessariamente em reprimendas.
    A logica de que o Estado minimo gera mais repressao devido apenas na analise do aumento do encarceramento em decorrencia dos sobrantes é estapafurdia.
    Ate pq muito encarceramento nao quer dizer aumento de criminalidade. A analise deve ser feita nos registros de ocorrenciase outros segmentos.
    O Estado que nao é voltado para o mercado e sim voltado para os servicos publicos ele quebra!

    • @iurifranco
      @iurifranco 8 лет назад +2

      Essa do aumento das prisões pode ser analisada da seguinte forma: - O Estado está sendo mais eficiente no quesito segurança. São tantos crimes impunes nesse Estado inchado brasileiro !

    • @Alex_Santos424
      @Alex_Santos424 5 лет назад

      Exato. Quanto maior o Estado, maior será sua interferência na vida do indivíduo.

  • @anndressagabryella4520
    @anndressagabryella4520 8 лет назад +2

    Falou bonito,mas todo mundo sabe que o governo atual em que vivemos ja deu oq tinha que dar,chega de impostos absurdos e tantos outros atributos que pagamos para sustentar o governo onde possui uma gestão voltada somente para os empresários, #ESTADOMINIMOJÁ

  • @kelvin-fs1zu
    @kelvin-fs1zu 7 лет назад +4

    Bem que seria legal se o Freixo pudesse se candidatar à presidência.

  • @anelicemelo5331
    @anelicemelo5331 8 лет назад +1

    "Senhor Madison o que acaba de dizer, foi uma das coisas mais insanamente idiotas que eu já ouvi, em nenhum momento de sua resposta incoerente, o senhor chegou perto do que pudesse ser considerado um pensamento racional. Todos neste salão estão mais burros por ter ouvido a isso. Não lhe concedo nenhum ponto e que Deus tenha piedade da sua alma."

  • @jaderdossantoscorreia305
    @jaderdossantoscorreia305 9 лет назад +2

    Só para lembrar os países mais desenvolvidos do mundo e melhores para se viver são justamente os que adotam o livre mercado e a interferência minima do estado : ex : Finlandia , Canadá , Alemanha , suiça , Suécia , Noruega , Australia e etc , contra fatos não há argumentos..

    • @rafalimpim
      @rafalimpim 9 лет назад +1

      jader dos santos correia Todos esses que você mencionou são estados inchados e a maior parte com carga tributária elevada. O que parece que não claro na cabeça de vocês (membros desse exército proselitista de direita aqui da internet): o que é considerado uma economia liberalizada? Vá lá na heritage foundation, leia os critérios deles ítem a ítem e verá que não se trata simplesmente de diminuir o estado e baixar carga tributária, são critérios com muito mais nuances que levam em conta, inclusive, a perpcepção do nível de corrupção do país. Se a corrupção cair no Brasil, por exemplo, subimos no índice de liberalismo econômico, por exemplo. Mas, curiosamente, a direita no Brasil não tem nenhuma proposta efetiva para a diminuição da corrupção, a não ser a redução do estado, que implicaria no desamparo da maior parte dos brasileiros.

  • @Igor-BR
    @Igor-BR 8 лет назад +2

    Concepção errada! O Estado democrático de direito é formado por instituições consolidadas e definidas. O sistema político sim, é formado por "forças políticas em disputa" que influenciam o Estado. A única solução que vejo para o contaminado e ineficaz Estado brasileiro é, sim, um processo de diminuição, reestruturação, crescimento econômico (com liberdade) e aí sim crescimento do Estado de maneira eficaz. Se o Estado fizer o mínimo bem feito (segurança, educação e saúde), todos terão espaço numa sociedade de livre mercado.

    • @marcusalexandre8319
      @marcusalexandre8319 8 лет назад

      Igor Albuquerque aí o esquerdista fala que isso é coisa de ditadura facista, e vai pros EUA de férias com a família no final do ano kkkkkkkkkkkk

    • @marcusalexandre8319
      @marcusalexandre8319 8 лет назад

      Igor Albuquerque aí o esquerdista fala que isso é coisa de ditadura facista, e vai pros EUA de férias com a família no final do ano kkkkkkkkkkkk

  • @ribeiroconcerto
    @ribeiroconcerto 8 лет назад +2

    Concordo plenamente em ter um estado que dê tudo para todo mundo, mas só tenho uma pergunta: quem pagará a conta no fim do mês????

    • @gabrielfernandes4032
      @gabrielfernandes4032 2 года назад

      cara, o potencial econômico do nosso pais da e sobra pra fazer isso, ainda mais se começarmos a cobrar dividas bilionárias e taxar grandes fortunas. o brasil é um pais riquíssimo, o dinheiro só não é investido ou cobrado. nosso dinheiro acaba indo pra corrupção, grandes empresas e bancos.

  • @atitudedepoder
    @atitudedepoder 8 лет назад +2

    Descobrimos a duras penas que o Estado tem sim que funcionar em sincronia com o mercado, com a responsabilidade fiscal, afinal de contas d o contrário esse sonhado social na verdade se torna o martírio do trabalhador e do empregador!

    • @sergiocosta192
      @sergiocosta192 2 года назад

      Ao invés de responsabilidade fiscal, eu prefiro previsibilidade fiscal.

  • @fabriciotrbelo
    @fabriciotrbelo 8 лет назад +1

    Independentemente de quem estiver controlando o estado esse sempre o fará em benefício próprio.

  • @fpsqt
    @fpsqt 8 лет назад +13

    "Pra todo estado mínimo, é necessário estado máximo de repressão" -- Marcelo Freixo.
    Sim, pois todos nós conhecemos o estado mínimo e ultra-liberal da Coréia do Norte.
    PU-TA-QUE-PA-RIU

    • @Berger535
      @Berger535 7 лет назад

      fpsqt, você não tem memória? A década de 90 a direita creceu e levou não só o Brasil como varios outros países no mundo a uma crise

    • @fpsqt
      @fpsqt 7 лет назад

      Meu caro amigo, eu só postei o meu comentário para lamentar uma específica frase do Freixo.
      Dizer que em estado mínimo, é necessário estado máximo de repressão, é de uma insanidade absurda. É frase de quem vive na galáxia de Andromeda.
      Não quero perder meu tempo com você sobre o que você acha que é "a direita", o "neoliberalismo", causa de crises econômicas e etc, porque isso é tema pra outra discussão muito mais aprofundada.
      Tudo o que eu quis com o meu comentário é achincalhar uma estupidez que o Freixo disse. Tão e somente isso.
      Um abraço.

    • @franklimalves2541
      @franklimalves2541 4 года назад

      @@Berger535 direita kkkkkkkkkk levou a crise

    • @Berger535
      @Berger535 4 года назад +1

      @@franklimalves2541 enquanto os grandes empresários concentrar mais de 50% da renda e o governo for conivente com isso teremos sim uma crise e estamos vivendo isso hj

    • @franklimalves2541
      @franklimalves2541 4 года назад

      @@Berger535 A culpa disso tem nome: Estado

  • @renanmerlin7410
    @renanmerlin7410 10 лет назад +1

    Frase do Freixo no minuto 1:35 Pra cada estado minimo você prescisa de um estado maximo de repressão... Por acaso a antiga URSS, China comunista, Venezuela, Cuba e Coreia do Norte que mataram por baixo mais de 100 milhões de pessoas eram exemplos de estado minimo?

  • @FelipeMurta
    @FelipeMurta 8 лет назад +3

    "Vamos reduzir as 26 secretarias para 16, fundindo algumas. É o caso da Casa Civil e da Coordenação de Governo, que viram a secretaria de Planejamento. Saneamento pode virar uma subsecretaria, incluída à pasta do Meio Ambiente. Obras e Conservação, por exemplo, podem ser uma secretaria só. É preciso enxugar a máquina, porque está num momento de crise, e fazê-la funcionar melhor, com mais inteligência. O norte é ter mais transparência, com gabinete virtual, disponibilização de dados à população, e uma gestão melhor, ouvindo os moradores. Com a participação das pessoas, de quem vive a realidade dos bairros, você gasta melhor." (FREIXO, 2016)

  • @cstephn93
    @cstephn93 10 лет назад +10

    Faltou a pergunta .

    • @rick245100
      @rick245100 5 лет назад

      Freixo menciona pergunta no início da fala

  • @marcoaurelio9818
    @marcoaurelio9818 6 лет назад +1

    Não existe nenhuma tipo de estado que me agrade, apenas estado mínimo é a forma mais coerente de funcionar.
    Estado não deve interferir na vida da pessoa, nem na propriedade das pessoas e nem tentar empurrar uma moral a essas pessoas...
    Logo, o estado de esquerda agrada a esquerda, e desfavorece toda a direita.
    Estado de direita agrada a direita e desfavorece todos os de direita.
    Estado mínimo não favorece a ninguém, atende apenas a quem precisa e não atrapalha quem não o necessita

  • @ThiagoBrito7
    @ThiagoBrito7 8 лет назад +1

    Rodou, rodou e não respondeu a pergunta, além de tê-la entendido errado.
    Demonstrou ser mais uma faceta do velho estatismo e assistencialismo brasileiro apenas com uma nova máscara, a das causas sociais.

  • @Kiutsuki
    @Kiutsuki 10 лет назад +20

    Nos anos 90 houve um boom da população carcerária, na década do Estado Mínimo.
    Curiosamente, nesses anos de Estado Máximo, estamos vivenciando um boom na criminalidade e recordes em homicídios por ano.

    • @rafalimpim
      @rafalimpim 10 лет назад +11

      Ô, amigo, faz confusão não. O estudo do francês é em âmbito mundial. Os recordes de homicídios são no Brasil. Quem encarcera é o estado e o maior responsável pelas mortes no Brasil é também o estado com a guerra às drogas, no combate ao tráficos nas favelas pelas forças policias. Organiza as idéias aí, filhão!

    • @natanfk2
      @natanfk2 10 лет назад

      Na China a criminalidade é baixíssima. Já nos Estados Unidos, a taxa de homicídios é bem mais parecida com a de CUBA do que com a de outros países europeus desenvolvidos.

    • @sergiocosta192
      @sergiocosta192 2 года назад

      Estado máximo aonde ?

    • @lucasdolivramento
      @lucasdolivramento 2 года назад

      @@natanfk2 China não tem transparência em dados de quase tudo. Até compo de concentração pra educar islâmicos a cultura chinesa eles tem.

  • @hiki9081
    @hiki9081 8 лет назад +1

    Bem...
    O que eu posso dizer sobre isso...
    O Brasil tem um dos maiores Estados do mundo e também tem um estado repressor forte, além de ter também uma das maiores populações carcerárias do mundo.
    Além do mais é equivocado o pensamento dele de que quanto menor o estado maior a repressão, pq temos um ótimo exemplo bem aqui na América Latina, que é o Panamá; o alistamento lá nem sequer é obrigatório.

  •  6 лет назад +1

    "Não acho que a sociedade tenha que funcionar voltada para o mercado, o mercado pode e deve existir, mas a sociedade deve funcionar para as pessoas".
    O MERCADO É FORMADO PELAS PESSOAS!!!!

  • @cassion6851
    @cassion6851 10 лет назад +1

    Freixo, você é foda!

  • @danielmedeiros2385
    @danielmedeiros2385 10 лет назад +7

    Excelente resposta, Marcelo. Qual é mesmo o nome desse autor francês que você citou no vídeo? Há obras dele publicadas aqui no Brasil?

    • @MrFabricio360
      @MrFabricio360 10 лет назад +6

      Loïc Wacquant, sim. Há várias obras dele em português.

    • @Vitorbaraujo
      @Vitorbaraujo 10 лет назад +3

      Polonês. Zygmunt Bauman

  • @robertodiasvieira1965
    @robertodiasvieira1965 7 лет назад +1

    Nós sabemos que liberdade ele deseja!

  • @7200RPMVideoDesign
    @7200RPMVideoDesign 10 лет назад +7

    "Estados mínimos são caracterizados pela igualdade civil e liberdade política e econômica. Possuem poucos impostos e se abstém de regular a vida privada, por isso em Estados mínimos o uso de drogas e o casamento gay tendem a ser permitidos. As revoluções industriais sempre foram realizadas em países minarquistas. Eles também podem ser identificados por baixas taxas de inflação devido à inexistência de um banco central ou qualquer agência governamental que possa manipular a moeda, e em geral utilizavam o padrão ouro."

    • @desencana457
      @desencana457 5 лет назад +1

      Vai nesse sonho, isso é no papel otario, na vida real em duas semanas de greve dos caminhoneiros a gasolina foi para 5,00 RS. E só imbecil ligando pro Procon para o Estado intervir.

    • @caiorochacandido5859
      @caiorochacandido5859 4 года назад

      @@desencana457 metade desse preço é imposto só pra você saber.

    • @lucasbrissolaresantorodeca966
      @lucasbrissolaresantorodeca966 3 года назад

      Kkkkkkkkkkkk pelo o que eu sei uma das grandes revoluçoes aconteceram no Reino Unido que é monarquia (ou sejá um pais com estado grande).

  • @DiegoDelRey1
    @DiegoDelRey1 7 лет назад +3

    Livraram-se desse mala em RJ, parabéns.

  • @nathanaelmarques196
    @nathanaelmarques196 7 лет назад +6

    Ele quer um grande estado, e 70% do nosso salário pra encher o rabo deles!!

  • @arielhenrique9180
    @arielhenrique9180 8 лет назад +1

    O argumento do aumento da população carceraria como forma de indicar aumento de criminalidade é simplesmente ridículo, e ele sabe disso! Criminalidade não é medido de acordo com a população carceraria, mas sim com registro de ocorrências e a sensação de segurança da população. Gostaria de pedir uma coisa caso a vossa excelentíssima incompetência, Marccelo freixo, seja eleito. Pelo amor do senhor, produza uma politica progressista ode haja diminuição de impostos e incentive o povo fluminense a investir e gerar riqueza.

  • @renan7114
    @renan7114 7 лет назад

    Graças a Deus que aqui no Paraná esse tipo de política não se cria...

  • @arabasso
    @arabasso 7 лет назад +1

    Historicamente, há um "refinamento" de alguns aspectos do Liberalismo (principalmente embasado pelos austríacos, como Mises), porém, isso por si só não pode ser chamado de neoliberalismo. Há na verdade um consenso geral entre os liberais de que esse termo simplesmente não existe, uma vez que o neoliberalismo defende basicamente idéias liberais...

  •  10 лет назад +1

    Em segundo lugar, o Brasil está carente de "direita". Se vc chama PSDB de direita, acho que vc deve rever seus conceitos. Ser oposição à atual esquerda não significa ser "direita". Basta escutar algumas falas do candidato Aécio pra ver o quanto ele está distante de representar a direita, a partir do momento em que ele defende políticas de Estado. E, se o que vc quis chamar de "direita" é o libertarianismo, errou mais uma vez, afinal liberais não se conceituam como um polo ou outro. Se tem alguém q se aproxima do conceito de direita é o Pastor Everaldo, talvez. Essa metodologia de separar a política brasileira "didaticamente" em 2 grupos totalmente opostos é ultrapassada e deseducativa, tão atrasada quanto a teoria socialista de que o dinheiro do rico é igual ao tanto que falta ao pobre, como num jogo de somar até chegar em zero. O mundo mudou, meu caro, e já deu inúmeras provas de que as pessoas são mais capazes do que o Estado. Nada é mais opressor do que o Estado limitando a liberdade das pessoas que, ao contrário do que vc diz, não se resume na liberdade de mercado, e sim individual/humana.

  • @JoeOliver60000
    @JoeOliver60000 3 года назад +1

    Estado mínimo é porcaria
    Estado máximo é porcaria
    Estado técnico é melhor opção

  • @PredaconFPS
    @PredaconFPS 8 лет назад +2

    Que resposta fraca é essa??

  • @MReidogado
    @MReidogado 6 лет назад +1

    GALERA BORA ESTUDAR OS LADOS...NÃO FOQUEM EM UM SÓ...VAMOS QUESTIONAR TUDO

  • @marcelomcvet
    @marcelomcvet 8 лет назад +2

    fascismo puro.

  • @gustavoredpill4999
    @gustavoredpill4999 3 года назад +1

    Democracia o Deus que falhou

  • @brunobuback
    @brunobuback 7 лет назад

    A pergunta certa deve ser: Quem vai bancar? E quem está a fim de bancar o Estado?

  • @synergyzer07
    @synergyzer07 5 лет назад

    O Estado não é um conjunto de forças políticas. As forças políticas ocupam os cargos que compõem o Estado e indicam quem os ocupará. O Estado, as instituições e os cargos existem independente de quem os ocupará durante cada mandato. O que fazem do Estado são outros quinhentos.

  • @jfeferson
    @jfeferson 7 лет назад +1

    Freixo tem idéias muito diferente das minhas, porém ele tem uma qualidade que eu admiro muito: ele tem capacidade de conversar educadamente com a direita. Louvável

  • @karldantas3799
    @karldantas3799 7 лет назад +1

    Maravilha, sabe aquele professor que você gostaria de ter um dia decidindo as politicas para uma sociedade mais justa? Pois bem Marcelo Freixo é esse professor, certamente tem minha atenção quando vou escolher quem deve me representar nas instancias de poder. Parabéns professor Freixo, e que a cada dia o Brasil e nossa sociedade se aproxime do que achamos ideal. Conte comigo.

  • @RodrigoSilva-oo4fx
    @RodrigoSilva-oo4fx 5 лет назад

    Correto, tocou em ponto que deveria ser um fator preponderante para rejeitarmos o estado. " O estado é um conjunto de forças políticas em disputa" ou seja para que alguma coisa seja viabilizada dentro do estado é necessário travar uma guerra, só isso já bastaria para rejeita lo. Quanto tempo, dinheiro não são desperdiçados nos trâmites burocráticos que envolvem as licitações, quantas pessoas não morrem por conta dessas disputas. Pra quem se governa? Como assim, tem que governar para um determinado grupo, e espoliar o outro então? Cara liberdade é liberdade, então só poque você acha justo, significa que você tem o direito de cercear a liberdade dos outros e impedir que ela produza o que ela quer, pra quem ela quer e como ela quer? Liberdade é não interferir no direito do outro. São os indivíduos agindo livre e espontaneamente que devem escolher o que é melhor para si, não um burocrata maldito. O estado é apenas uma máquina coercitiva de uma casta privilegiada que determina quem manda e quem obedece. Desculpa mas só falou bobagem.

  • @rafaelgomesbastos6514
    @rafaelgomesbastos6514 6 лет назад

    O governo do PT também defendeu o referendo de desarmamento. Que liberdade!

  • @wagnervasconcelos3699
    @wagnervasconcelos3699 7 лет назад

    Acho que ele falou uma coisa correta aí, o nosso estado é de fato voltado a subsídios irresponsáveis e outras formas de ajuda a umonte de empresários falidos e sem compromisso com o país. Fazem todo tipo de tramóia e irresponsabilidades, porém pagam sem falta o "cafézinho" da casta politica e judiciaria. Toda vez que se fala qualquer coisa contra eles, vêm uns caras nada a ver dizer "eles geram empregos", "eles pagam impostos altos", como se isso fosse uma redenção pelo nivel de corrupção praticado. E esse é, sem duvidas, um problema central da economia. Não deixa de ser protecionismo. As coisas só vão mudar mesmo quando o nosso mercado for aberto, com um nivel muito maior de empreendedorismo, onde seja fácil e viável abrir todos os tipo de empresa, sem essa burocracia gigantesca. Israel, Austrália e outras economias seguiram esse método e estão indo muito bem.

  • @cavaleiro620
    @cavaleiro620 5 лет назад

    E o estado de quem paga 400% de juros no cartão, o estado de direito equivocado.isso aqui.....já era!

  • @FelipeHamachi
    @FelipeHamachi 10 лет назад +7

    Pra finalizar só falta dizer que Freixo sofre da síndrome de Dunning-Kruger. Julga errada uma premissa que mal conhece, como comprovam seus comentários. E o efeito é esse mesmo. Parte do princípio que se ele não conhece, não existe, não pode ser bom ou não tem valor.

  • @Tiras_Larapios
    @Tiras_Larapios 8 лет назад +1

    (1:38) "A década de 90 que é a década vitoriosa do Estado Mínimo".
    Aonde que o Estado Mínimo foi vitorioso? O que a gente viu na década de 90 foi a expansão das sociais-democracias. Estados Mínimos mesmo, de países como Liechtenstein por exemplo, foram poucos.

  • @thaiantunes564
    @thaiantunes564 8 лет назад +1

    Alguém sabe qual o nome do autor francês de neoliberalismo que ele cita? Não consegui entender pelo áudio

  • @gabriellima9719
    @gabriellima9719 10 лет назад

    Engraçado essa história de estado mínimo, ao qual apalpam as privatizações no Brasil em 96 com FHC. Não precisa ir muito longe não, basta falar sobre o próprio Rio. A Light (companhia distribuidora de energia no Rio) aumentou a tarifa de energia em 36% no primeiro ano desestatizada, além disso, deixou o Rio passar dias com apagões. O Brasil chegou a ter uma das menores tarifas de energia do mundo, e hoje, está entre as três mais caras do mundo.

  • @albertobohon.
    @albertobohon. 4 года назад +1

    O falecido dr Eneas Carneiro criticaria o Neoliberalismo com a melhor argumentacao que o Freixo

    • @saramonteiro76
      @saramonteiro76 3 года назад +1

      Ele destruía neocon em questão de minutos.

  • @ctndev_
    @ctndev_ 8 лет назад +2

    explica como a sociedade iria funcionar para as pessoas sem ter dinheiro envolvido?
    filhão, o mercado é a base de tudo, sem o mercado não existiria estado, é simples. O estado não deve intervir no mercado. O estado deve diminuir, e não há liberdade com o estado limitando tudo. siga a lógica nos seus discursos, não o coração.

    • @rafalimpim
      @rafalimpim 8 лет назад +3

      Ô, fera, vai ler o que o próprio FMI está falando dos efeitos da implementação de políticas liberais para a economia. Eles fizeram um relatório com vários estudos recentes de economistas da Harvard mostrando o fracasso desse tipo de política. O problema é que brasileiro não se informa, lê muito pouco, aí vem aqui e fala tudo que leu num panfletos direitista como se fosse muito lúcido. Vai se informar antes de falar merda.

    • @juliuspin4514
      @juliuspin4514 8 лет назад

      E vc ainda acredita nas bordagens exclusivamente austeritária do FMI?
      Eu prefiro analisar o Fraser Institute, Ibase, etc...

    • @andrius799
      @andrius799 8 лет назад

      Rafael Pimenta , Brasileiro lê pouco ... Aqui pra você 600 páginas de como os bancos ferram com a sua vida vai ler? pra quem leu e compreendeu relatórios do FMI isso é barbada, depois volta pra discutir,apontar,e corrigir os erros do autor por favor ??Link:mises.org.br/files/literature/moeda%20credito%20bancario.pdf

    • @juliuspin4514
      @juliuspin4514 8 лет назад

      andrius799 andrius799 A julgar pela aparência, pelo seu portugues crasso, não aparenta que tem a leitura como exercício habitual.
      Repito a pergunta alhures que fiz ao nobre colega: você ainda acredita nas abordagens exclusivamente austeritárias do FMI?
      Esse livro que enviou, pela breve leitura que fiz, é um livro mais acadêmico, mas irei ler de qualquer forma. Obrigado

    • @andrius799
      @andrius799 8 лет назад

      julius pin Obrigado pela consideração !!^^ Mas o problema é bem maior e não vai ser resolvido somente com austeridade, o livro que disponibilizei faz uma avaliação do sistema bancário atual e suas consequências(outro problema bem grande por sinal), porém austeridade é importante afinal recursos são escassos e tudo que o governo utiliza deixa de ser utilizado por alguém na esfera privada (i.e o governo só redistribui , não cria riqueza), agora quem gasta seu dinheiro melhor você ou um político qualquer?Como o governo decide onde e como gastar já que não é guiado por preços e pelo mecanismo de lucros e prejuízo?Como ele sabe que está sendo efetivo em atender as demandas mais urgentes dos "consumidores"?
      Perdoe o tom aparentemente arrogante da postagem acima [Acordei com o pé esquerdo 😇]

  • @tiburciusvanderleeuwen6697
    @tiburciusvanderleeuwen6697 6 лет назад

    Um Estado grande não significa um Estado forte. São duas coisas bem diferentes. A função do Estado é servir os cidadãos, não o contrário, como acontece no brasil. Ou seja, se privatizar uma determinada estatal traz mais eficiência e um produto mais barato e melhor ao povo, porque não privatizar?
    Estado maior = mais cabides para os apadrinhados.

  • @AlexVianarj
    @AlexVianarj 6 лет назад

    Liberalismo antes da industrialização do país é o mesmo que entrar no mercado de trabalho antes de começar os estudos...

  • @felipefernandez8541
    @felipefernandez8541 8 лет назад +7

    o freixo está falando na liberdade de o Estado intervir através dos impostos

  • @sylviohillas5177
    @sylviohillas5177 5 лет назад

    O Estado não é uma entidade amorfa, que se molda ao belprazer; portanto, não faz sentido a questão:: Estado para quem? O Estado é indisponível! Ao dispor dele para fins perticulares de grupos acaba desvirtuando-o de sua identidade própria.

  • @FelipeHamachi
    @FelipeHamachi 10 лет назад +41

    A coisa tá tão patética que o sr. Freixo precisa deixar claro que o rapaz tem todo o direito de pensar na redução do estado. "Você tem todo o direito" carrega implícita uma mensagem de que a coisa é absurda, esquisita... É muito mais simples do que o trabalhador pensa e começa com a redução do dinheiro que roubam do teu bolso como imposto. Lembrem-se sempre - mais estado é necessariamente MAIS IMPOSTOS. É isso o que querem? Eu não.

    • @bragostinho
      @bragostinho 10 лет назад +7

      Não necessariamente. Vc ganha a vida fazendo gracinha, não deveria tentar dar lição de moral em ninguém.

    • @FelipeHamachi
      @FelipeHamachi 10 лет назад +4

      lupemaning não roubo ninguém, faço minhas gracinhas sem obrigar ninguém e nem mamar nas tetas do estado com lei de incentivo. só isso já me torna melhor que o sr freixo. Não que isso responda teu comentário que não tem lógica alguma

    • @bragostinho
      @bragostinho 10 лет назад +1

      Felipe Hamachi Não tem lógica vc sair tentando manipular a massa dizendo que mais estado é mais imposto, como se estado fosse algo surgido ontem pra tomar um dinheirinho que do IR que vc ganha falando baboseira e tão somente isso, o famoso "estado malvadão". E nem vou te perguntar o pq do Estado pq vc não sabe. Em vez de estudar sai bostejando asneiras pela net sem qualquer fundamento. Não culpe o estado por não ter seu 1º milhão. "Mamar nas tetas do Estado" hehehehehehe Mt fraco, cara.

    • @FelipeHamachi
      @FelipeHamachi 10 лет назад +1

      lupemaning ahh sim, porque a massa tá aqui no video do freixo. 7 mil pessoas - Estado fica malvadão quando incha. Quanto maior, mais brecha pra corrupção e menor a eficiência das funções que se arroga. É assim desde sempre.

    • @bragostinho
      @bragostinho 10 лет назад

      Felipe Hamachi 1) Vc sabe que é assim, sabe o que forma opinião. Sabe que "só tem" 7 mil pessoas mas hj cresceu 3 mil. Sabe que esse assunto não abrange muita gente comumente e vem logo se maifestar pq observa um "perigo". 2) Quanto maior... O que é maior??? És libertario? 3) "É assim desde sempre." Prove, não seja fofoqueiro.

  • @synergyzer07
    @synergyzer07 5 лет назад

    A esquerda apóia várias liberdades, só não apóia a liberdade de discordar da esquerda e a liberdade de nascer no caso de os pais se arrependerem de ter gerado a criança.

  • @saramonteiro76
    @saramonteiro76 3 года назад +1

    Os neocos se doendo aqui...

  • @yuriapolonio5003
    @yuriapolonio5003 10 лет назад +3

    É engraçado. Sempre essa mesma bobagem intelectualóide de que "a sociedade tem que funcionar para as pessoas, e não para o lucro". É tão bonito, tão humano, mas sabe-se muito bem o que há por traz desse discurso.

  • @cavaleiro620
    @cavaleiro620 5 лет назад

    Afinal eu posso governar 4 anos distribuir medalhas aos meus filhos, fazer varias live, aumentar tudo, falar uma coisa e fazer outra, tentar fazer minha guerra,a culpa sempre é do PT, afinal de contas como posso governar!? Meus eleitores me amam cegamente! Eu sou o mito!

  • @JucaMAlpha
    @JucaMAlpha 6 лет назад

    Na primeira hemorroida vai correndo para o hospital privado Sírio Libanês, o estatal SUS é para o povo.
    Em uma sociedade próspera, qual a necessidade de tantos políticos?
    Acham que ele defende um estado gigantesco para ser bonzinho?
    Não, dar esmola ao povão "justifica" o seu trabalho. Logo, esse daí fatura com a necessidade do povo.

  • @coxinhaarrependido5552
    @coxinhaarrependido5552 4 года назад

    Eu quero dizer que estado mínimo é redução de impostos não é redução de direitos trabalhistas e previdenciário. Se o governo Bozo quer estado mínimo ele tem que reduzir o imposto na folha , mas da parte que vai para o estado . A parte do trabalhador deve continuar inalterada e não . Portanto o governo tem que reduzir carga tributária de produção, circulação de bens e mercsdorias, entre outras , porque ai o patrão vai pagar todos os direitos trabalhistas com amor ao empregado. Mas, continua altíssima entendeu que estamos sendo enganados???

    • @chiron8018
      @chiron8018 4 года назад

      Compartilho do seu pensamento, camarada !

  • @dmeira6090
    @dmeira6090 3 года назад

    A prioridade do estado é meter a mão no bolso do povo e sustentar marajá.

  • @alexandrebrandao6379
    @alexandrebrandao6379 10 лет назад

    Parabéns, Deputado, o senhor acaba de perder meu voto para sempre. Sou libertário e votei no senhor por duas vezes, apesar do seu partido. Estado minimo é liberdade . O senhor ao que me parece quer a limitação dos abusos do Estado dando mais poder ao Estado.

  • @petroniofilho4530
    @petroniofilho4530 8 лет назад

    Estado grande não é autossustentável. Quanto maior o estado, menos eficiente ele é e mais pobre é o povo! E para não esquecer... NEOLIBERALISMO NÃO EXISTE!

  • @vanessahernandes1
    @vanessahernandes1 5 лет назад +1

    Freixo é um representante mestre!!! Admiro-o muito! Freixo Presidente 2022

  • @lyndralinda4120
    @lyndralinda4120 7 лет назад

    falou o cara que ganha mais de 10 mil como professor e deputado, ainda perguntam pq o estado está inchado.

  • @mcbrant
    @mcbrant 10 лет назад

    Porque não defender essa liberdade da qual ele fala + liberdade de mercado? (Lembrando que o mercado é feito de pessoas)

  • @MrLokaker
    @MrLokaker 10 лет назад +10

    Quanta besteira

  • @jefersondepaula1409
    @jefersondepaula1409 6 лет назад

    A liberdade que ele sonha, é a mesma que existe na Venezuela.

  • @tiburcioassustadoramentein8614
    @tiburcioassustadoramentein8614 6 лет назад

    Pois ... EU AMO a CLT - FGTS - Seguro Desemprego - Imposto Sindical - Usar Capacete " O Estado esta me protegendo " - Usar cinto de Segurança " O Estado esta me protegendo " ... Se eu descaracterizar meu Carro ou minha Moto " o Estado me notifica ' MULTA ' .." AMO ISSO " ' O ESTADO 'Policiais correndo atras de marginalzinhos sem capacete ao invés de enfrentar Bandidos de verdade ....se eu tentar abrir um negócio e pedir dinheiro pro Estado BNDS .... ouvirei um NÃO ....[ rs ] ... sendo que poderia gerar Emprego.... amo D+ isso ..... ESTADO MINIMO URGENTE

    • @tiburcioassustadoramentein8614
      @tiburcioassustadoramentein8614 6 лет назад

      Não quero nenhuma garantia da CLT não quero sustentar sindicatos e nem Governos ......quero ser livre para viver ou morrer quer me proteger ESTADO GOV ...... me de no minimo segurança o resto deixa que NÓiS DiZiNRROLA.

  • @Kotz_en
    @Kotz_en 10 лет назад +1

    "A mais importante Agenda do Estado não está relacionada às atividades que os indivíduos particularmente já realizam, mas às funções que estão fora do âmbito individual, àquelas decisões que ninguém adota se o Estado não o faz. Para o governo, o mais importante não é fazer coisas que os indivíduos já estão fazendo, e fazê-las um pouco melhor ou pior, mas fazer aquelas coisas que atualmente deixam de ser feitas."
    J. M. Keynes, "O fim do laissez-faire", 1926

  • @conservadorcristaotemplari927
    @conservadorcristaotemplari927 7 лет назад

    Como disse mussolini "tudo do estado, nada fora do estado, e nada contra o esta".

  • @r87gomes
    @r87gomes 7 лет назад

    Fez perguntas que não levam a nada do tipo: "pra quem é o estado ?" e ainda não explicou a liberdade que ele deseja, já que não é a liberdade econômica.
    Todos esses regimes totalitários como fascismo, monarquia, socialismo, aristocracia e etc que sufocam a economia de uma país só levam ao retrocesso.

  • @fernandosantosii5276
    @fernandosantosii5276 7 лет назад

    Esquerda falando em economia é igual a macaco falando francês!
    Primeiro que redução do Estado não quer dizer que vá cortar empregos e deixar o povo na mão!
    Redução Estatal é restringir o poder e a influência Estatal na vida do povo!
    Aliás! O Estado é completamente ineficiente nos serviços mais básicos como educação, saúde e segurança. Imaginem o Estado querer administrar bancos, petroleiras, mineradoras, correios, etc?!
    A fórmula é simples: Para se distribuir riquezas é necessário que o país gere riquezas e que sejam sustentáveis! Não adianta metade da população ser empregada do Estado se o mesmo não gera lucro e uma hora a bolha explode!
    À propósito! O Brasil é um país capitalista de Estado onde as grandes empresas são corporativistas e jogam o jogo do Estado formando cartéis e onerando o povo, principalmente os mais pobres!

  • @renatopereira5671
    @renatopereira5671 7 лет назад

    A premissa errada é do Freixo.. o estado não pode ser PARA UM GRUPO... PRA QUEM... o estado TEM QUE SER PARA TODOS.. essa é a diferença entre países desenvolvidos.. para a nossa visãozinha socialista de guerra de classes.. isso tem que acabar..

  • @ramoncp91
    @ramoncp91 7 лет назад

    Chega a ser engraçado como ele acredita que o Estado é voltado para as pessoas, e que o mesmo deve intervir na nossa liberdade econômica!

  • @olavocardosojr3033
    @olavocardosojr3033 7 лет назад

    Acho o sr. Marcelo Freixo equivocado na sua premissa, para usar suas próprias palavras. A experiência concreta do estado brasileiro demonstrou que ele existe para si. Está voltado para seus próprios interesses, em especial de categorias permanentes existentes no seu interior, a saber: políticos e funcionários. A população e a sociedade não são o objetivo direto e imediato do estado brasileiro. É a partir dessa realidade que deve ser discutido o papel e o tamanho do estado no Brasil. O resto é discuso político pra ganhar eleições.

  • @iarasilva4978
    @iarasilva4978 10 лет назад

    O Estado é composto por pessoas, portanto falar no Estado como um SER EM SI é pura metafora, ele existe porque é composto por pessoas que o criaram com a finalidade de bem publico, ou seja, para todos e todas. O que precisamos é questionar a quem entregamos o timao do Estado para dirigí-lo em nosso nome, no nome de todos e todas que compoe uma naçao. Quanto ao tamanho do Estado, este tem que abranger todas as áreas de utilidade pública, tais como educaçao, saúde, transporte, bens de serviço como fornecimento de àgua, energia, extraçao de riquesas naturais, preservaçao do meio ambiente, etc. Ao estado nao cabe ter hotel, loja de moda, fábrica de jóias, enfim . Parece uma visao simplista, mas é isso mesmo. Então, para os menos avisados ou os que falam sem raciocinar antes, é preciso ter claro a quem vamos entregar esta máquina tao preciosa que tem que agir em consonancia com o bem PUBLICO.
    Portanto, vida de político HONESTO nao é fácil.

  • @brasileiroocara
    @brasileiroocara 8 лет назад +9

    Resumindo, ele não disse nada, não respondeu e ainda achou que resolveu a questão.
    O Estado sempre será a fonte de renda da esquerda e qqer um que tentar argumentar contra receberá groselha como resposta....
    Tomara que o povo do RJ não eleja esse estadista.

  • @GabrielJM20
    @GabrielJM20 7 лет назад

    Lucro gera incentivo, emprego, oportunidades, ascensão etc...