Em respeito aos cientistas brasileiros mortos na explosão do foguete em Alcântara no ano de 2003, o Brasil deveria buscar incansável por um foguete em órbita como forma de honra os bravos cientistas que morreram enquanto almejavam esse feito.
Ser cientista espacial no Brasil é o mesmo que ser surfista no Mato Grosso. Um absurdo o descaso do estado brasileiro com as pesquisas aeroespaciais. Somos mesmo tupiniquins de araque!
como não há mercado para pequenos lançadores? e a Rocket Lab ? lança micro satélites que podem ser lançados de Alcântara . Brasil infelizmente esta décadas atrasado no desenvolvimento de foguetes os de carga media e pesada. Agora pequenos lançamentos conseguiríamos sim desenvolver tecnologia pra enviar esse tipo de satélite.
O foguete da rocket lab lança mais de 200kg. Isso é 4x mais a capacidade máxima que teria o VLS. E mesmo assim a rocket lab já percebeu que esse mercado não vai muito longe, pois está cada vez mais barato lançar cargas menores em lançadores de grande porte como o Falcon 9. Como o Falcon 9 consegue colocar 20 ton em órbita baixa e ainda é reutilizável, fica muito mais barato alugar espaço para um pequeno satélite de 20kg, por exemplo, que pagar um lançador dedicado menor. Ou seja, o que surgiu para ser mais barato acabou se tornando caro a medida que os lançadores maiores começaram a lançar dezenas de satélites de uma só vez. A rocket lab já está desenvolvendo um foguete de grande porte e que é reutilizável também, pois sabe que esse é o futuro. A Virgin orbit já faliu porque seu lançamento tbm é muito caro.... Você acha mesmo que um lançador caro e obsoleto (como tudo o que é desenvolvido aqui) com capacidade de apenas 50kg será viável???
Ainda tem os organismos internacionais que querem nos manter fora de qualquer avanço tecnológico.. já tem um processo no tribunal de Haia pra proibir os lançamentos em Alcântara..
Parabéns pelos entrevistados. Mostrou como brasil se mostra totalmente atrado e suas tecnologias aero espaciais obsoletas hj... culpa dos desgovernantes q não querem o desenvolvimento da nossa nação
A culpa dessa situação de descaso com o CTA é do ministro da defesa Tomás não tem o menor interesse que o Brasil se desenvolva neste setor sucateando o DCTA
Respeito as palavras e posição do José Bezerra porque elas são altamente nacionalista. gostaria que os militares envolvidos nessa missão aeroespacial Brasileira tivesse a mesma percepção do José Bezerra. Fico pensando! porque as autoridades aeronautica Brasileira não veio a público informar sobre o sucateamento de R$ 500 milhões de reais empregados na parceria com a Ucrania para lançar o projeto Ciclone apartir de Alcántara? a Ucrania tentou condicionar essa parceria a obrigar que o Brasil fosse em defesa da causa Ucraniana em relação a problemas divergentes com a Russia. qual o benefício que o Brasil teria com essa parceria com a Ucrania? a Ucrania tentou transformar um acordo comercial e estrategico para as duas nações em um acordo político. ainda bem que o Itamarati foi enérgico em mostrar para os politiqueiros Ucranianos que o Brasil não interfere em assuntos de dois paises soberanos. será preciso que o povo Brasileiro vão as RUAS para cobrar das autoridades aeronautica Brasileira o nosso programa do VLS? é preciso que os canais de RUclips voltados a DEFESA se unam e vão as Ruas cobrar a interrupção desse programa aeroespacial que é estratégico para o Brasil. Saudações.
Pessoal foi lançado uma proposta. Quem é de São Paulo incentivar os canais voltado a DEFESA para todos os domingos ir na avenida Paulista em frente ao MASP ou na frente da FIESP as 14:30 Horas, fazer MANIFESTAÇÃO em apoio ao programa aeroespacial Brasileiro exigindo a RETOMADA IMEDIATA do programa lançador de satélites VLS. esse programa é estratégico para o Brasil porque contempla a área militar. Saudações.
Isso meu caro ,vamos fazer isso nos canais, eu faço isso todo vamos incentivar o povo a defender essa base até pq já tem os estrangeiras querendo sabotar
Meu pensamento é o seguinte o que essas "empresas" extrangeiras vão ganhar com isso é atrasar no máximo ou até mesmo acabar de vez com o já quase programa espacial Br, e é justamente isso que o Brasil quer pq eu não consigo ver um ganho ganha 20% de economia no lançamento mas gasta muito na logística e aluguel da base
Entenda um pais como o brasil aonde..todo ano o que ganha é o enchimento dos olhos e farsa de que o unico investimento que o brasil precisa é na educacão..a unica saida pra termos um avanço aéroespacial no pais ainda mais com uma agencia espacial como a aeb sendo subordinada a um ministério..é o aluguel de espaço portos e o incentivo de empresas privadas para que o meio espacial no pais cresça fora disso é fracasso..apenas por que um governo se põe tamtas burocracias para obter uma peqyena peça de alguma coisa..sendo assim se levam anos para se produzir alguma coisa..e quando fica pronta se torna obsoleta.
Concordo. E a conversa será a mesma. Custo benefício. A resposta para esse argumento é simples, uma vez que embora contratar lançamento seja mais barato, abrir mão de desenvolver foguetes enterra o setor aeroespacial brasileiro que já está agonizando. Ainda por cima tem a completo de vira-latas que assola os militares de maneira implacável fazendo com que eles se deem por satisfeitos com as migalhas oferecidas.
eu suporia que o problema seja de natureza orçamentaria que leva a aeronautica a priorizar gastos exclusivamente militares para satisfazer o cumprimento do carissimo acordo de aquisiçao dos Gripen haja vista que, para isso, ela ja "cortou na propia carne", a aquisiçao de varias unidades do kc-390. os investimentos nessa area devem ser altos e constantes e todos sabemos o estado das finanças do governo federal desde 2014 que, de todas as formas, comprometeria muito menos a programas nacionais como esse se o governo ja nao tivesse que destinar uma colossal parte delas para cobrir custos de gabinete de nossos caros politicos que incluem salarios altissimos de assessores os quais, como sabemos, sao altos porque parte deles podem terminar nos bolsos dos mesmos politicos que se tornaram empregadores ao poderem selecionar quem ocupa aqueles cargos.
concordo os EUA e outras potências devem estar muito felizes com isso pq essas empresas só estão aí porquê os governos de seus países deixam e interessam pra eles, como paraliza o programa nacional Br e também tem acordo de não transferência tecnologica, o projeto da agência em conjunto com a Ucrania acabou principalmente pq os EUA proibiram a Ucrania de transferir tecnología ao Brasil
Aí SAB muito e isso é a pura verdade. Os países querem o Brasil como colônia toda vida. Então vamos servir quem precisar por ninharia que acabamos não alcançando nada. A soberania só existe no papel e na boca dos políticos.
Boa noite .no que se refere se a ciencia e tecnologia hoje no mundo todo cuidado e pouco no sentido de segredo e divulgação. Parabéns aos idealizadores deste projeto .e continuem em segredo isto e ciencia .
O que os irmãos Rich diz que era um avião na verdade este aparelho não passava de um planador porque um avião de verdade alça voos de modo autónomo sem depender de outros recursos como uma catapulta. Por isso o que os irmãos Wright fizeram fórum planador e não um avião. O Alberto Santos Dumont sim inventou verdadeiramente um avião
Cara, li nos comentários gente dizendo que isso é coisa que outras nações fizeram há 70 anos atrás ou que é melhor fazer ônibus. Bicho, é impressionante como gente que não sabe fazer um "o" com um copo se acha no direito de criticar a opinião de especialistas da área e, principalmente, formular juízo de valor sem entender direito as razões geopolíticas pesadíssimas que explicam porque não colocamos um satélite em órbita por meios próprios. A galera assistiu a "sessão da tarde" demais e realmente acredita que os estadunidenses são nossos amiguinhos, e que não torpedearam nosso desenvolvimento científico, econômico e tecnológico várias vezes durante a história recente.
@@LucasSoares-mh2nz no passado já fiquei perdendo meu tempo argumentando contra a opinião de um administrador "de grandes empresas", como ele próprio se autodenominou, que defendia de maneira apaixonada que a venda da EMBRAER para a Boeing era a melhor coisa do mundo, ou quando um maluquinho de canal esotérico cornetou meu comentário em que eu dizia que as luzes vistas no sul da país não eram naves extraterrestres. Parece que seu argumento contra o entrevistado se encaixa na mesma categoria de assuntos os quais não merecem minha atenção. Portanto, seja feliz com suas certezas.
Oque ele está dizendo é que isso é um sinal de vergonha por conta qus demonstra o fracasso do brasil em construir um lançador de satélites viável e concluir a missão espacial completa, e de fato é assim como na enorme maioria dos casos o Brasil sempre sempre passa vergonha, a 60 anos atrás brasil, China e Índia estavam no mesmo nível tecnológico espacial, hoje a China é a Índia possuem seus lançadores pesados, comercialmente viáveis e competitivos e já estão construindo estações espacial, e estão fazendo missões para a lua e Marte,, enquanto isso o Brasil nao conseguiu nem mesmo lançar um lançador de pequeno porte minimamente funcional.
Parabéns pelo trabalho. Belo assunto a ser tratado. Só lamento que as opiniões do Sr. José Bezerra demontrem um enorme despeito pel as atividades do pessoal de agora. Até o tom de voz dele é raivoso e agressivo. Coutado.
Cara o BRASIL ESTA VENDIDO ESTAMOS EM UM PAÍS ALUGADO OS GOVERNOS NASCERAM NO BRASIL MAS NAO SAO DAQUI .....ESSA LUTA ESTA PERDIDA DESDE QUANDO NASCEMOS ...HA MILHOES PRA POLITICA MAIS NEM UM TOSTAO FURADO PRA DESENVOLVIMENTO
O Brasil em se tem interesse de fazer lançamento de satélites não só pra ele mas alguns países que utiliza esse ponto estratégico lançamento ganha em recursos financeiros sim ou não!!
Maior reserva de agua doce, minerais, recursos naturais. Todos estão com os olhos voltados para Amazônia. O BRASIL se for atacado não dura um mês de guerra.
Na área Forças Armadas, o País continua na vergonha, espero que os coroneis, futuros generais, quando assumirem o generalato, desfaçam a vergonha adquirida pelos atuais!
certa vez um importante estudioso brasileiro se viu lado a lado com um importante membro da academia sueca que escolhe e premia talentos com o Premio Nobel. e perguntou, porque nenhum brasileiro havia,apesar de em diversos casos favoritas nem sequer estiveram numa final de premio. o membro da academia respondeu que em pelo menos 14 vezes o Brasil ganharia o premio porem havia uma torcida muito grande internamente, ou seja o brasileiro torce contra o brasileiro. uma vergonha
O Brasil era pra ser independente no lançamento de veículos espaciais, depende exclusivamente do governo e ser ultra-secreto, tivemos um retrocesso com o acidente na base de lançamento onde morreram 22 cientistas. Para desenvolver depende até mesmo de espionagem e muito estudo e pesquisas, olha os exemplos da Índia, China e outros sem expressões.
Parece que alguns politicos brasileiros so se preocupam com enrriquecimentos de empresas extrangeiras. O Brasil têm concerto, necessita mão firme e verdadeiros patriotas no poder, e aos traidores o resto da vida na cadeia.
não faz o menor sentido dizer que o aluguel do espaço de alcantra para lançar foguetes de outros é "perder soberania do brazil" e que o brazil não ganha nada com isso. A empresa não pagou para usar o espaço? Graças a esse lançamento não foi possível testar o equipamento brasileiro? Caramba o José Bezerra não falou coisa com coisa, meu deus
eu suporia que o problema seja de natureza orçamentaria que leva a aeronautica a priorizar gastos exclusivamente militares para satisfazer o cumprimento do carissimo acordo de aquisiçao dos Gripen haja vista que, para isso, ela ja "cortou na propia carne", a aquisiçao de varias unidades do kc-390. os investimentos nessa area devem ser altos e constantes e todos sabemos o estado das finanças do governo federal desde 2014 que, de todas as formas, comprometeria muito menos a programas nacionais como esse se o governo ja nao tivesse que destinar uma colossal parte delas para cobrir custos de gabinete de nossos caros politicos que incluem salarios altissimos de assessores os quais, como sabemos, sao altos porque parte deles podem terminar nos bolsos dos mesmos politicos que se tornaram empregadores ao poderem selecionar quem ocupa aqueles cargos.
@@CesarPereiraBR creio que nao. nao fosse a grande crise economica da qual o pais ainda nao se recuperou, a aeronautica teria recursos suficientes para manter o programa mas, como eu frisei, nao fosse o comprometimento do orçamento federal com sua folha de pagamento sobrecarregada, so os efeitos daquela crise nao afetariam tanto o programa espacial da nossa aeronautica.
Ao contrario do que o cara ai diz se o centro de Alcântara der zero de lucro ja esta dando algum lucro pois bem ele deu foi bilhões em prejuízo o programa espacial brasileiro foi sempre um poço sem fundo de verbas jogadas fora por muitos que hoje vem ai reclamar mas que enquanto la deu zero de avanço
É difícil começar de novo depois da sabotagem feita pelos inimigos do Brasil. Nesse caso, investimento pela soberania brasileira é pouco. Os resultados em pouco tempo aparecem.
O Piranha foi modernizado com a África do Sul??? Esse míssil nunca entrou em operação na FAB e seu projeto foi pra gaveta como vários outros antes mesmo de ser industrializado. Como assim um militar responsável pelo museu passa uma informação inverídica dessa???
O radar deveria ficar no mesmo veículo, como ocorre no Gepard. Radar a parte é contraprodutivo. Basta destruir o sistema radar que vai inviabilizar várias viaturas, sem falar no datalink necessário, e o dobro de veículos para usar o sistema.
Sim uma vergonha O Brazil tem vários foguetes melhor que esse Coreano, e estão todos trancados de deteriorando. Temos o SONDA II O SONDA III O VS-40 Dá vontade de ir lá pegar e e lancar, mas EUA e outros tem medo do Brasil dominar essa tecnologia. Isso é uma vergonhaaaaaaaaa
Porquê essa consciência de VIRA LATA perpetua-se no meu PAÍS, BRASIL??? Quando vamos ter a auto consciência de que podemos proceder o Futuro conforme nossos esforços? Vai demorar...? E, daí????
Acho a posição do Sr. José Bezerra muito pessimista, embora entenda sua grande frustração ao ver essa “festa” em torno do lançamento do foguete experimental da statup sul coreana em Alcântara com uma pequena carga útil brasileira. Atualmente grande parte das bases internacionais de lançamento atendem também objetivos comerciais civis, inclusive uma bem próxima de nós, a movimentada e rentável base de Kourou na Guiana Francesa. Ninguém ainda sabe sobre as tratativas, contratos, custos e valores recebidos por esse lançamento. Tivemos a oportunidade de lançar em Alcântara os foguetes ucranianos Cyclone-4 , investimos quase R$ 500 milhões mas o negócio naufragou em 2015 antes de começar. Claro que os administradores de Alcântara possivelmente cobraram barato dos coreanos, mas pelo menos estão mostrando que podem e desejam voltar às atividades. Vale lembrar que depois da terrível explosão daquele VLS em 2003 ainda preso à base, no qual morreram mais de vinte profissionais brasileiros, o governo brasileiro se retraiu totalmente e praticamente abandonou o projeto da base e o programa aeroespacial brasileiro, reduzindo drasticamente seus orçamento. A batata quente praticamente ficou nas mãos da Aeronáutica. Desde então infelizmente aquela base tem sido sub utilizada e o orçamento para projetos ali são irrisórios. Nosso programa espacial sem verba, deu alguns passos para trás depois daquele acidente, agora repensam um programa ridiculamente ainda menor que o VLS, chamado de VLM Veículo Lançador de Microssatélite. O lerdo e negligente Governo brasileiro ainda não percebeu a enorme importância estratégica de domínio dessa tecnologia (quem a tem não vende nem ensina) importantíssima para a segurança e desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Se n ada for feito, o mato tomará conta daquela estratégica base quase fantasma, em desonra à aqueles 21 brasileiros mortos em nome de nossa ciência e tecnologia. Penso que, ainda bem que lançaram esse foguete coreano e voltaram aos esforços para que a base seja utilizada, seja lembrada, noticiada e que com isso tenhamos pelo menos a oportunidade de revisar e melhorar todos nossos protocolos de segurança e treinar nosso pessoal e quem sabe, reativar nosso programa aeroespacial. Tomara que mais lançamentos estrangeiros de maior porte (e bem pagos) voltem a acontecer por lá, até que nosso governo acorde e reassuma o empenho em potencializar a desenvolver, manter e comercializar toda essa tecnologia em favor dos brasileiros.
Imagine, o governo Bolsonaro fez mais pelo programa da base de Alcântara, do que todos os governos anteriores! Ficam aí falando bobagens, pois o outro fez a diferença!
Larga de ser tonto; você não sabe de nada sobre o projeto espacial brasileiro, e faz tal comentário porque deve ser um fanático bolsonarista. O entrevistado, tanto quanto eu, o qual trabalho nesse projeto, faz 39 anos, podemos!
Que opinião bem estranha desse Bezerra, discordei 98% do que ele disse. Leio sobre o programa especial brasileiro e sobre o aproveitamento de Alcântara com lançamentos privados, são duas coisas completamente diferentes e propósitos diferentes, e ele fez uma salada relacionando um com o outro, mas enfim, é a opinião dele 🤷🏻
Lançamentos privados internacionais podem alavancar a indústria aeroespacial nacional, e repercutir positivamente no nosso próprio programa espacial. Isso, infelizmente, não ouvi o meu caro Bezerra comentar. Pena.
Outra coisa que não vi comentar é que este foi o lançamento n. 500 do Centro de Lançamento de Alcântara. Também foram 40 anos do CLA. E que, apesar de todos estes anos e conhecidos percalços, estas instituições ainda teimam em produzir e sobreviver. Enfim, gente que sempre vê o copo quase vazio (estando preenchido até a metade) sempre vai existir.
@@faustooramos poder, pode, meu caro. O problema é que as autoridades desistiram do nosso programa espacial. Vai basicamente contratar lançadores de empresas privadas estrangeiras para eventualmente lançar nossos satélites daqui quando possível e chamarão isso de programa espacial
E o que penso porque tudo de tão util para nós precisa ser feito e sedido a outros países, Alcântara jamais pode ser entregue a estrangeiro temos que capacitar investir nisso pois iremos precisar.
Achei agressiva, superficial e com viés político a opinião do entrevistado. Seria bom convidar o brigadeiro do IAE pra contextualizar sobre este lançamento , e os reais ganhos e aprendizados para o programa espacial … mesmo que sejam pequenos ….
Parabéns pelas críticas ao liberalismo da FAB, que no governo Guedes/Bolsonaro, transformou as forças armadas mercantilista, onde se vende tudo barato aos estrangeiros, sem nenhuma visão estratégica de futuro a ciência brasileira
Isso não é verdade não meu caro Ozéias, creio que se a situação Argentina não for pior, se iguala a nossa, o projeto Tronador dos argentinos está bem comprometido !
@@CesarPereiraBR eles fizeram uma tentativa de lançamento não faz muitos anos. O nosso já vai fazer 20 anos. O projeto deles é mais moderno, usa combustível líquido e bem mais capaz que o nosso, que foi diminuindo de capacidade. A gente não tem nenhuma previsão de quando o VLM possa voar. Nem sequer o VS-50 se brincar voará
@@jadsoncabral7021 Eu até acompanhava o Projeto Tronador de foguetes argentinos, mas depois,quase não tive mais informações e fiquei desatualizado , mas obrigado pelas informações ! Grande abraço !
José Bezerra gaguejou e passou vergonha... depois mentiu. Passou a vida toda pesquisando e não conseguiu nada. A não ser uma mega explosão. O Coreanos conseguiram em um ano.
Perda de tempo...faz-se hoje o que outros paises fizeram há mais de 70 anos atrás. Melhor fabricar ônibus , pois estes, são melhores para a defesa contra nossos inimigos internos, já que externo não temos nenhum...
@@spralemao é mesmo? Me fala aí quais são as vantagens então? O que a FAB e a AEB adquiriram de conhecimento com esse lançamento que já não tínhamos ou não poderíamos obter? Porque não houve qualquer transferência de tecnologia do veículo. Ninguém vai nos ensinar a fazer um foguete.
@@jadsoncabral7021 esse lançamento não tem nenhum relacionamento com o programa espacial brasileiro, e sim com a experiência e conhecimento da base de Alcântara para lançamento de foguetes orbitais, muita coisa teve que ser feita para receber esse foguete, não só na preparação da base, quanto na integração do foguete aos sistemas de monitoramento e sua trajetória. Pois Alcântara só lançava sondas até então.
Em respeito aos cientistas brasileiros mortos na explosão do foguete em Alcântara no ano de 2003, o Brasil deveria buscar incansável por um foguete em órbita como forma de honra os bravos cientistas que morreram enquanto almejavam esse feito.
HÁ QUANTOS ANOS TEMOS GOVERNOS TRAÍRAS , A PARTIR DO FIM DO REGIME MILITAR SÓ DEU TRAÍRA NOS GOVERNOS, COM EXCESSÃO DO BOLSONARO 🇧🇷🇮🇱🇦🇷🇺🇲
@@ToniBrasil100 Bolsonaro é igual aos outros seu alienado o cara entregou a base para os EUA e Canadá
Falou o especialista com sabedoria tecnológica considerando que esse lançamento nada trás de produtivo para o Brasil. Acorda Brasil!
Parabéns ao José Bezerra pela suas ótima análise,precisamos retomar o programa espacial Brasileiro👋
O Brasil vai pagar caro por não investir no mercado aeroespacial. Mais uma vez nós políticos vão condenar o.país ao atraso.
Como pode um canal desse ter tão pouca visualizações enquanto outros que vendem mentiras tem milhares milhões
falta de comunição do governo.
@@matheusnicolas4340 A Boquinha dos tik tokers BRASILEIRos acabou
A rebolada e a pose da “segunde” tenente em 1:21, bem mostra o espaço que interessa aos brasileiros.
@@matheusnicolas4340 De um país com o governo e povo feito de semianalfabetos e corruptos , não vai sair nenhum Newton, nem em dois mil anos.
E como enguando a nassa tem visualizações 😀😀😀
Parabéns pelos assuntos abordados neste programa.
Parabens pela matéria e entrevistas!
Queremos, o Brasil , e, pra tar , no mercado mundial de lançamentos isso e o que queremos!
Sensacinal!!! Parabens pela divulgação
Ser cientista espacial no Brasil é o mesmo que ser surfista no Mato Grosso. Um absurdo o descaso do estado brasileiro com as pesquisas aeroespaciais. Somos mesmo tupiniquins de araque!
Fé no Brasil!!!!!
como não há mercado para pequenos lançadores? e a Rocket Lab ? lança micro satélites que podem ser lançados de Alcântara . Brasil infelizmente esta décadas atrasado no desenvolvimento de foguetes os de carga media e pesada. Agora pequenos lançamentos conseguiríamos sim desenvolver tecnologia pra enviar esse tipo de satélite.
O foguete da rocket lab lança mais de 200kg. Isso é 4x mais a capacidade máxima que teria o VLS. E mesmo assim a rocket lab já percebeu que esse mercado não vai muito longe, pois está cada vez mais barato lançar cargas menores em lançadores de grande porte como o Falcon 9. Como o Falcon 9 consegue colocar 20 ton em órbita baixa e ainda é reutilizável, fica muito mais barato alugar espaço para um pequeno satélite de 20kg, por exemplo, que pagar um lançador dedicado menor. Ou seja, o que surgiu para ser mais barato acabou se tornando caro a medida que os lançadores maiores começaram a lançar dezenas de satélites de uma só vez. A rocket lab já está desenvolvendo um foguete de grande porte e que é reutilizável também, pois sabe que esse é o futuro. A Virgin orbit já faliu porque seu lançamento tbm é muito caro.... Você acha mesmo que um lançador caro e obsoleto (como tudo o que é desenvolvido aqui) com capacidade de apenas 50kg será viável???
Sem dinheiro público, isso jamais vai acontecer, infelizmente o dinheiro vai mais pra políticos do que pra ciência.
Ainda tem os organismos internacionais que querem nos manter fora de qualquer avanço tecnológico.. já tem um processo no tribunal de Haia pra proibir os lançamentos em Alcântara..
A Rocket lab já abandonou suas atividades no brasil, perceberam que é impossível investir e produzir qualquer coisa aqui..😢😢
Vamos, depurar mercados , de lançamentos, bom para o Brasil e Maranhão, ,?
Alcântara é imprescindível pra nossa soberania,e muito mais para o nosso povo já q nosso CÉU fica mais guardado
E um tapa na cara do Brasil e seus responsáveis ou irresponsáveis os políticos, que trabalham diuturnamente para o atraso do Brasil.
Parabéns pelos entrevistados. Mostrou como brasil se mostra totalmente atrado e suas tecnologias aero espaciais obsoletas hj... culpa dos desgovernantes q não querem o desenvolvimento da nossa nação
Parabéns pelas entrevistas e reportagens expostas neste vídeo.
Rapaz, o Bezerra fala rasgado sem medo de ser feliz.
E tem domínio daquilo que está falando hein, e aí FAB?
@@joaorozendo8986 kkk😂 Boquinha acabou
Não seria a primeira vez que as Forças Armadas abdicaram das sua responsabilidades.
A culpa dessa situação de descaso com o CTA é do ministro da defesa Tomás não tem o menor interesse que o Brasil se desenvolva neste setor sucateando o DCTA
KD o patriotismo desse militar ?
Grande mestre Bezerra, o senhor falou tudo o que é preciso ser dito, nossa soberania está sendo sucateada.
Respeito as palavras e posição do José Bezerra porque elas são altamente nacionalista. gostaria que os militares envolvidos nessa missão aeroespacial Brasileira tivesse a mesma percepção do José Bezerra. Fico pensando! porque as autoridades aeronautica Brasileira não veio a público informar sobre o sucateamento de R$ 500 milhões de reais empregados na parceria com a Ucrania para lançar o projeto Ciclone apartir de Alcántara? a Ucrania tentou condicionar essa parceria a obrigar que o Brasil fosse em defesa da causa Ucraniana em relação a problemas divergentes com a Russia. qual o benefício que o Brasil teria com essa parceria com a Ucrania? a Ucrania tentou transformar um acordo comercial e estrategico para as duas nações em um acordo político. ainda bem que o Itamarati foi enérgico em mostrar para os politiqueiros Ucranianos que o Brasil não interfere em assuntos de dois paises soberanos. será preciso que o povo Brasileiro vão as RUAS para cobrar das autoridades aeronautica Brasileira o nosso programa do VLS? é preciso que os canais de RUclips voltados a DEFESA se unam e vão as Ruas cobrar a interrupção desse programa aeroespacial que é estratégico para o Brasil. Saudações.
A TECNOLOGIA DO FOGUETE É NOSSA ? NÃO, NÃO NÉ !!! É SUL COREANO ...
ENTÃO É IDAÍ MESMO !! NÃO FAZ DIFERENÇA NENHUMA !!!
Calma Vamos ESTATIZAR tudo 🎉. Ninguém vai lançar
Pessoal foi lançado uma proposta. Quem é de São Paulo incentivar os canais voltado a DEFESA para todos os domingos ir na avenida Paulista em frente ao MASP ou na frente da FIESP as 14:30 Horas, fazer MANIFESTAÇÃO em apoio ao programa aeroespacial Brasileiro exigindo a RETOMADA IMEDIATA do programa lançador de satélites VLS. esse programa é estratégico para o Brasil porque contempla a área militar. Saudações.
Isso meu caro ,vamos fazer isso nos canais, eu faço isso todo vamos incentivar o povo a defender essa base até pq já tem os estrangeiras querendo sabotar
Triste em ver o descaso proposital com a ciência do nosso país e feliz com o esforço dos nossos cientistas que tiram água da Rocha.
Viva, o brasil. Viva a base de alcantara viva o maranhao, ! Nao, podemos parar, queremos desputar o mercado mundial, ponto!
Pena que não é 100% brasileiro
Muito sensata as afirmações do Sr. Bezerra ,com as quais eu concordo e venho dizendo a anos !
😂 Nunca lançou nada
O Brasil deveria voltar a desenvolver o missel anti radiação o mais rápido possível e com um diferencial de que é cegar somente o radar dos inimigos
👑Fogo 🔥
Com tão poucos recursos por que o Brasil mantém dois centros de lançamentos só para lançar veículos de treinamento, um só não bastaria?
UMA BOA PERGUNTA. O que o programa SUBORBITAL brasileiro, está fazendo com recursos do pagador de impostos?
Ha 40 anos esse "programa" rende polpudos dividendos para os bolsos dos espertos.
Meu pensamento é o seguinte o que essas "empresas" extrangeiras vão ganhar com isso é atrasar no máximo ou até mesmo acabar de vez com o já quase programa espacial Br, e é justamente isso que o Brasil quer pq eu não consigo ver um ganho ganha 20% de economia no lançamento mas gasta muito na logística e aluguel da base
Entenda um pais como o brasil aonde..todo ano o que ganha é o enchimento dos olhos e farsa de que o unico investimento que o brasil precisa é na educacão..a unica saida pra termos um avanço aéroespacial no pais ainda mais com uma agencia espacial como a aeb sendo subordinada a um ministério..é o aluguel de espaço portos e o incentivo de empresas privadas para que o meio espacial no pais cresça fora disso é fracasso..apenas por que um governo se põe tamtas burocracias para obter uma peqyena peça de alguma coisa..sendo assim se levam anos para se produzir alguma coisa..e quando fica pronta se torna obsoleta.
Concordo. E a conversa será a mesma. Custo benefício. A resposta para esse argumento é simples, uma vez que embora contratar lançamento seja mais barato, abrir mão de desenvolver foguetes enterra o setor aeroespacial brasileiro que já está agonizando. Ainda por cima tem a completo de vira-latas que assola os militares de maneira implacável fazendo com que eles se deem por satisfeitos com as migalhas oferecidas.
eu suporia que o problema seja de natureza orçamentaria que leva a aeronautica a priorizar gastos exclusivamente militares para satisfazer o cumprimento do carissimo acordo de aquisiçao dos Gripen haja vista que, para isso, ela ja "cortou na propia carne", a aquisiçao de varias unidades do kc-390. os investimentos nessa area devem ser altos e constantes e todos sabemos o estado das finanças do governo federal desde 2014 que, de todas as formas, comprometeria muito menos a programas nacionais como esse se o governo ja nao tivesse que destinar uma colossal parte delas para cobrir custos de gabinete de nossos caros politicos que incluem salarios altissimos de assessores os quais, como sabemos, sao altos porque parte deles podem terminar nos bolsos dos mesmos politicos que se tornaram empregadores ao poderem selecionar quem ocupa aqueles cargos.
concordo os EUA e outras potências devem estar muito felizes com isso pq essas empresas só estão aí porquê os governos de seus países deixam e interessam pra eles, como paraliza o programa nacional Br e também tem acordo de não transferência tecnologica, o projeto da agência em conjunto com a Ucrania acabou principalmente pq os EUA proibiram a Ucrania de transferir tecnología ao Brasil
Único foguete que é lançado com 1 segundo faltando na contagem.
A Rússia e Brasil tem uma boa parceria o caminho é trabalha com quem respeita o Brasil.........
Aí SAB muito e isso é a pura verdade. Os países querem o Brasil como colônia toda vida. Então vamos servir quem precisar por ninharia que acabamos não alcançando nada. A soberania só existe no papel e na boca dos políticos.
Boa noite .no que se refere se a ciencia e tecnologia hoje no mundo todo cuidado e pouco no sentido de segredo e divulgação. Parabéns aos idealizadores deste projeto .e continuem em segredo isto e ciencia .
Viva BRASIL
O que os irmãos Rich diz que era um avião na verdade este aparelho não passava de um planador porque um avião de verdade alça voos de modo autónomo sem depender de outros recursos como uma catapulta. Por isso o que os irmãos Wright fizeram fórum planador e não um avião. O Alberto Santos Dumont sim inventou verdadeiramente um avião
Irmãos Wright brothers
Cara, li nos comentários gente dizendo que isso é coisa que outras nações fizeram há 70 anos atrás ou que é melhor fazer ônibus. Bicho, é impressionante como gente que não sabe fazer um "o" com um copo se acha no direito de criticar a opinião de especialistas da área e, principalmente, formular juízo de valor sem entender direito as razões geopolíticas pesadíssimas que explicam porque não colocamos um satélite em órbita por meios próprios.
A galera assistiu a "sessão da tarde" demais e realmente acredita que os estadunidenses são nossos amiguinhos, e que não torpedearam nosso desenvolvimento científico, econômico e tecnológico várias vezes durante a história recente.
OOOO "Especialista" nunca lançou um guspi para cima
@@LucasSoares-mh2nz no passado já fiquei perdendo meu tempo argumentando contra a opinião de um administrador "de grandes empresas", como ele próprio se autodenominou, que defendia de maneira apaixonada que a venda da EMBRAER para a Boeing era a melhor coisa do mundo, ou quando um maluquinho de canal esotérico cornetou meu comentário em que eu dizia que as luzes vistas no sul da país não eram naves extraterrestres. Parece que seu argumento contra o entrevistado se encaixa na mesma categoria de assuntos os quais não merecem minha atenção. Portanto, seja feliz com suas certezas.
Se o congresso fizer um CPMI vão descobrir as causas deste relaxo com o campo espacial do Brasil.
Eu acredito que todos os foguetes dependem da Avibras, porém ela está em concordata e ninguém pode fazer um motor foguete além desta empresa.
E daí o lançamento não foi boicotado. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Concordo de Bezerra completamente. Falou a simples e dura verdade.
Mas se o Brasil recebe recursos pelo uso da nossa base não vejo nada de errado. Temos que fazer negócio não importa se é governo ou empresa privada.
Oque ele está dizendo é que isso é um sinal de vergonha por conta qus demonstra o fracasso do brasil em construir um lançador de satélites viável e concluir a missão espacial completa, e de fato é assim como na enorme maioria dos casos o Brasil sempre sempre passa vergonha, a 60 anos atrás brasil, China e Índia estavam no mesmo nível tecnológico espacial, hoje a China é a Índia possuem seus lançadores pesados, comercialmente viáveis e competitivos e já estão construindo estações espacial, e estão fazendo missões para a lua e Marte,, enquanto isso o Brasil nao conseguiu nem mesmo lançar um lançador de pequeno porte minimamente funcional.
O problema é que recebe bilhões e nada de nois conquistar o espaço
Entendo posição dele mas um dia tem que começar pra amadurecer cada vês mais .
Parabéns pelo trabalho. Belo assunto a ser tratado. Só lamento que as opiniões do Sr. José Bezerra demontrem um enorme despeito pel as atividades do pessoal de agora. Até o tom de voz dele é raivoso e agressivo.
Coutado.
O Brasil é uma piada, 60 anos tentando construir um lançador de satélite
Cara o BRASIL ESTA VENDIDO ESTAMOS EM UM PAÍS ALUGADO OS GOVERNOS NASCERAM NO BRASIL MAS NAO SAO DAQUI .....ESSA LUTA ESTA PERDIDA DESDE QUANDO NASCEMOS ...HA MILHOES PRA POLITICA MAIS NEM UM TOSTAO FURADO PRA DESENVOLVIMENTO
O Brasil em se tem interesse de fazer lançamento de satélites não só pra ele mas alguns países que utiliza esse ponto estratégico lançamento ganha em recursos financeiros sim ou não!!
Maior reserva de agua doce, minerais, recursos naturais. Todos estão com os olhos voltados para Amazônia. O BRASIL se for atacado não dura um mês de guerra.
Na área Forças Armadas, o País continua na vergonha, espero que os coroneis, futuros generais, quando assumirem o generalato, desfaçam a vergonha adquirida pelos atuais!
certa vez um importante estudioso brasileiro se viu lado a lado com um importante membro da academia sueca que escolhe e premia talentos com o Premio Nobel. e perguntou, porque nenhum brasileiro havia,apesar de em diversos casos favoritas nem sequer estiveram numa final de premio.
o membro da academia respondeu que em pelo menos 14 vezes o Brasil ganharia o premio porem havia uma torcida muito grande internamente, ou seja o brasileiro torce contra o brasileiro. uma vergonha
O Brasil era pra ser independente no lançamento de veículos espaciais, depende exclusivamente do governo e ser ultra-secreto, tivemos um retrocesso com o acidente na base de lançamento onde morreram 22 cientistas.
Para desenvolver depende até mesmo de espionagem e muito estudo e pesquisas, olha os exemplos da Índia, China e outros sem expressões.
Parece que alguns politicos brasileiros so se preocupam com enrriquecimentos de empresas extrangeiras. O Brasil têm concerto, necessita mão firme e verdadeiros patriotas no poder, e aos traidores o resto da vida na cadeia.
E dai????
não faz o menor sentido dizer que o aluguel do espaço de alcantra para lançar foguetes de outros é "perder soberania do brazil" e que o brazil não ganha nada com isso. A empresa não pagou para usar o espaço? Graças a esse lançamento não foi possível testar o equipamento brasileiro?
Caramba o José Bezerra não falou coisa com coisa, meu deus
Ninguem me convense de que esse Brigadeiros não ganham dinheiro por fora, para sucatear e dar de graça nossas estruturas.
Concordo, VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!
Não podemos ficar, pra traz , estamos atrás da Rússia índia , por falta de investimentos,!
Que tal fabricar o foguete atômico 😂😂😂😂😂😂😂😂
eu suporia que o problema seja de natureza orçamentaria que leva a aeronautica a priorizar gastos exclusivamente militares para satisfazer o cumprimento do carissimo acordo de aquisiçao dos Gripen haja vista que, para isso, ela ja "cortou na propia carne", a aquisiçao de varias unidades do kc-390. os investimentos nessa area devem ser altos e constantes e todos sabemos o estado das finanças do governo federal desde 2014 que, de todas as formas, comprometeria muito menos a programas nacionais como esse se o governo ja nao tivesse que destinar uma colossal parte delas para cobrir custos de gabinete de nossos caros politicos que incluem salarios altissimos de assessores os quais, como sabemos, sao altos porque parte deles podem terminar nos bolsos dos mesmos politicos que se tornaram empregadores ao poderem selecionar quem ocupa aqueles cargos.
A culpa não é só dos políticos, há muitos militares que ganham dinheiro fazendo lobbys para empresas estrangeiras, em detrimento da defesa nacional!
@@CesarPereiraBR creio que nao. nao fosse a grande crise economica da qual o pais ainda nao se recuperou, a aeronautica teria recursos suficientes para manter o programa mas, como eu frisei, nao fosse o comprometimento do orçamento federal com sua folha de pagamento sobrecarregada, so os efeitos daquela crise nao afetariam tanto o programa espacial da nossa aeronautica.
Ao contrario do que o cara ai diz se o centro de Alcântara der zero de lucro ja esta dando algum lucro pois bem ele deu foi bilhões em prejuízo o programa espacial brasileiro foi sempre um poço sem fundo de verbas jogadas fora por muitos que hoje vem ai reclamar mas que enquanto la deu zero de avanço
É difícil começar de novo depois da sabotagem feita pelos inimigos do Brasil. Nesse caso, investimento pela soberania brasileira é pouco. Os resultados em pouco tempo aparecem.
@@joseluisdasilva1039. Para com isso. O recurso está na cabeça. Pra samba, cachaça e futebol tem recurso né?
O Piranha foi modernizado com a África do Sul??? Esse míssil nunca entrou em operação na FAB e seu projeto foi pra gaveta como vários outros antes mesmo de ser industrializado. Como assim um militar responsável pelo museu passa uma informação inverídica dessa???
Do jeito em que vão as coisas creio que o VLM será cancelado, infeizmente.
O VLM parece ser só uma mirarem para justificar o cancelamento do VLS.
Se tive algum militar baba ovo como sempre com EUA será mais um projeto cancelado
Tomará. Chega de gastar dinheiro com BURROS
🙄🙄🤨🤨🙄😀😀
O radar deveria ficar no mesmo veículo, como ocorre no Gepard. Radar a parte é contraprodutivo. Basta destruir o sistema radar que vai inviabilizar várias viaturas, sem falar no datalink necessário, e o dobro de veículos para usar o sistema.
E dai, nada!
Ou seja, muita gente de fora que paga gente daqui para ficar como está!!!
Traidores do Brasil. Isso é traição ao país!!
😂 Vão dançar tik tok
Ainda temos incompetentes comandando as forças armadas só recebendo gordos salários.
A França e EUA não quiseram explodir esse ai não?
Nossa parece um missil balístico...hmm...ai tem
Todo foguete de combustível sólido é um potencial míssel balístico.
Sim uma vergonha
O Brazil tem vários foguetes melhor que esse Coreano, e estão todos trancados de deteriorando.
Temos o SONDA II O SONDA III O VS-40
Dá vontade de ir lá pegar e e lancar, mas EUA e outros tem medo do Brasil dominar essa tecnologia.
Isso é uma vergonhaaaaaaaaa
Melhores não são não. Todos têm tecnologia obsoleta se comparado com os veículos atuais, sobretudo o coreano que é híbrido
País amaldiçoado
Essa fala bem na lata.
Porquê essa consciência de VIRA LATA perpetua-se no meu PAÍS, BRASIL??? Quando vamos ter a auto consciência de que podemos proceder o Futuro conforme nossos esforços? Vai demorar...? E, daí????
Acho a posição do Sr. José Bezerra muito pessimista, embora entenda sua grande frustração ao ver essa “festa” em torno do lançamento do foguete experimental da statup sul coreana em Alcântara com uma pequena carga útil brasileira. Atualmente grande parte das bases internacionais de lançamento atendem também objetivos comerciais civis, inclusive uma bem próxima de nós, a movimentada e rentável base de Kourou na Guiana Francesa. Ninguém ainda sabe sobre as tratativas, contratos, custos e valores recebidos por esse lançamento. Tivemos a oportunidade de lançar em Alcântara os foguetes ucranianos Cyclone-4 , investimos quase R$ 500 milhões mas o negócio naufragou em 2015 antes de começar. Claro que os administradores de Alcântara possivelmente cobraram barato dos coreanos, mas pelo menos estão mostrando que podem e desejam voltar às atividades. Vale lembrar que depois da terrível explosão daquele VLS em 2003 ainda preso à base, no qual morreram mais de vinte profissionais brasileiros, o governo brasileiro se retraiu totalmente e praticamente abandonou o projeto da base e o programa aeroespacial brasileiro, reduzindo drasticamente seus orçamento. A batata quente praticamente ficou nas mãos da Aeronáutica. Desde então infelizmente aquela base tem sido sub utilizada e o orçamento para projetos ali são irrisórios. Nosso programa espacial sem verba, deu alguns passos para trás depois daquele acidente, agora repensam um programa ridiculamente ainda menor que o VLS, chamado de VLM Veículo Lançador de Microssatélite. O lerdo e negligente Governo brasileiro ainda não percebeu a enorme importância estratégica de domínio dessa tecnologia (quem a tem não vende nem ensina) importantíssima para a segurança e desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Se n ada for feito, o mato tomará conta daquela estratégica base quase fantasma, em desonra à aqueles 21 brasileiros mortos em nome de nossa ciência e tecnologia. Penso que, ainda bem que lançaram esse foguete coreano e voltaram aos esforços para que a base seja utilizada, seja lembrada, noticiada e que com isso tenhamos pelo menos a oportunidade de revisar e melhorar todos nossos protocolos de segurança e treinar nosso pessoal e quem sabe, reativar nosso programa aeroespacial. Tomara que mais lançamentos estrangeiros de maior porte (e bem pagos) voltem a acontecer por lá, até que nosso governo acorde e reassuma o empenho em potencializar a desenvolver, manter e comercializar toda essa tecnologia em favor dos brasileiros.
Brasil, privada 🚽 do mundo 😢
Forças desarmadas kkkkkkk
Se não aguenta fazer sozinho tem que se associar com outro que tenha motivação
Brasil, 🚽 🚽 🚽 do mundo
Imagine, o governo Bolsonaro fez mais pelo programa da base de Alcântara, do que todos os governos anteriores! Ficam aí falando bobagens, pois o outro fez a diferença!
Larga de ser tonto; você não sabe de nada sobre o projeto espacial brasileiro, e faz tal comentário porque deve ser um fanático bolsonarista. O entrevistado, tanto quanto eu, o qual trabalho nesse projeto, faz 39 anos, podemos!
Que opinião bem estranha desse Bezerra, discordei 98% do que ele disse. Leio sobre o programa especial brasileiro e sobre o aproveitamento de Alcântara com lançamentos privados, são duas coisas completamente diferentes e propósitos diferentes, e ele fez uma salada relacionando um com o outro, mas enfim, é a opinião dele 🤷🏻
Lançamentos privados internacionais podem alavancar a indústria aeroespacial nacional, e repercutir positivamente no nosso próprio programa espacial. Isso, infelizmente, não ouvi o meu caro Bezerra comentar. Pena.
Outra coisa que não vi comentar é que este foi o lançamento n. 500 do Centro de Lançamento de Alcântara. Também foram 40 anos do CLA. E que, apesar de todos estes anos e conhecidos percalços, estas instituições ainda teimam em produzir e sobreviver. Enfim, gente que sempre vê o copo quase vazio (estando preenchido até a metade) sempre vai existir.
@@faustooramos poder, pode, meu caro. O problema é que as autoridades desistiram do nosso programa espacial. Vai basicamente contratar lançadores de empresas privadas estrangeiras para eventualmente lançar nossos satélites daqui quando possível e chamarão isso de programa espacial
🐽
E o que penso porque tudo de tão util para nós precisa ser feito e sedido a outros países, Alcântara jamais pode ser entregue a estrangeiro temos que capacitar investir nisso pois iremos precisar.
Este canal é sempre fraco
E o Brasil, oh! 👎
Calma Lula vai ESTATIZAR Tudo vai melhorar 😂
Achei agressiva, superficial e com viés político a opinião do entrevistado. Seria bom convidar o brigadeiro do IAE pra contextualizar sobre este lançamento , e os reais ganhos e aprendizados para o programa espacial … mesmo que sejam pequenos ….
País fracassado
Nunca lançou Um alfinete . Vergonha é gastar Bilhões .
Parabéns pelas críticas ao liberalismo da FAB, que no governo Guedes/Bolsonaro, transformou as forças armadas mercantilista, onde se vende tudo barato aos estrangeiros, sem nenhuma visão estratégica de futuro a ciência brasileira
A Argentina esta em melhor condições do que esta vergonha que temos aqui esses militares da força aeria é uma porcaria..
Isso não é verdade não meu caro Ozéias, creio que se a situação Argentina não for pior, se iguala a nossa, o projeto Tronador dos argentinos está bem comprometido !
A força aérea da Argentina não existe na prática, só de nome.
@@CesarPereiraBR eles fizeram uma tentativa de lançamento não faz muitos anos. O nosso já vai fazer 20 anos.
O projeto deles é mais moderno, usa combustível líquido e bem mais capaz que o nosso, que foi diminuindo de capacidade.
A gente não tem nenhuma previsão de quando o VLM possa voar. Nem sequer o VS-50 se brincar voará
@@jadsoncabral7021 Eu até acompanhava o Projeto Tronador de foguetes argentinos, mas depois,quase não tive mais informações e fiquei desatualizado , mas obrigado pelas informações ! Grande abraço !
@@jadsoncabral7021Tomará que a Argentina tenha sucesso, talvez assim o Brasil tome vergonha na cara.
O comentarista é lula livre...
ih, que sujeito de conversa atravessada, feia, rancorosa.... não gostei.
José Bezerra gaguejou e passou vergonha... depois mentiu. Passou a vida toda pesquisando e não conseguiu nada. A não ser uma mega explosão. O Coreanos conseguiram em um ano.
Perda de tempo...faz-se hoje o que outros paises fizeram há mais de 70 anos atrás.
Melhor fabricar ônibus , pois estes, são melhores para a defesa contra nossos inimigos internos, já que externo não temos nenhum...
Vergonha? Por tentarem obter um pouco mais de experiencia e conhecimentos. Fala sério, ô sabidão.
A soberba e a prepotência misturado ao complexo de vira lata dele é impressionante.
@@spralemao é mesmo? Me fala aí quais são as vantagens então? O que a FAB e a AEB adquiriram de conhecimento com esse lançamento que já não tínhamos ou não poderíamos obter? Porque não houve qualquer transferência de tecnologia do veículo. Ninguém vai nos ensinar a fazer um foguete.
@@jadsoncabral7021 esse lançamento não tem nenhum relacionamento com o programa espacial brasileiro, e sim com a experiência e conhecimento da base de Alcântara para lançamento de foguetes orbitais, muita coisa teve que ser feita para receber esse foguete, não só na preparação da base, quanto na integração do foguete aos sistemas de monitoramento e sua trajetória. Pois Alcântara só lançava sondas até então.
Tô achando esse comentarista meio esquerdista, não sei deu essa impressão, muito Estatizante.