Tenho 15 anos, quase 16, e sonho muito em criar o meu próprio livro, mas meu grande defeito é nunca achar o que eu escrevo o suficiente, pois sempre acho a minha escrita e história péssimas, isso é algo que eu tenho que mudar. Outra coisa que tenho que fazer é estudar mais sobre a história do mundo em si, pois eu imagino que quanto mais eu estude, mais imaginação eu vou ter, ajudando assim também na criação de worldbuilding que é uma coisa tão importante nas histórias. Me desejem sorte e mentalidade pra alcançar meu objetivo, e aliás, foi um ótimo video.
Tão novinho, tem bastante tempo pra se encontrar na escrita. Eu só fui me dedicar a sério depois de "velha". No começo ficamos mesmo meio perdidos, é normal. Boa sorte!
Eu tenho mais ou menos esse mesmo problema,alem do fato que eu sou uma bagunça,ja que ao mesmo tempo que eu penso na contruçao de uma historia de fantasia tambem penso em historias de ambiente urbano,historico entre outros,é uma verdadeira bagunça,e o pior é que eu sempre estou pensando em coisas novas,apesar de tambem ir melhorando certas ideias que eu ja tive no passado,ainda que nao estejam tao bem polidas.
um escritor que mudou minha vida foi Patrick Rothfuss, aprendi muito com ele sobre como criar mundo e principalmente como os povos desse mundo contam suas historias
Eu tinha comentado porque na minha cabeça li 'Sanderson' acho que foi bug em tentar comentar enquanto assistia o vídeo kkkkkk (apaguei já 🙃) Mas enfim... Falando agora dos livros do Rothfuss: são excelentes. Amo os dois livros (Nome do Vento e Temor do Sábio). Não li ainda aquele outro "spin-off", apesar de ter ele aqui
Pra mim um dos worldbuilders mais sensacionais é o C S Lewis. O cara criou um multiverso e trabalhou super bem com ele décadas antes dessa temática ficar famosa. Como ele trabalha as loucuras temporais e os meios de ir para outro mundo... São simplesmente incríveis
Sim! Esses autores são uma grande influência na minha escrita, principalmente Herbert, Tolkien, e Martin. Falta eu conhecer melhor as obras dos outros dois.
Mais uma vez, obrigado pelo belo trabalho. Possíveis escritores para uma parte 2 de referências em Worldbuilding: Robert Howard (Era Hiborinana, Conan) e, talvez, Michael Moorcock (Elric) e H. P. Lovecraft (mitos de Cthulhu).
Parabéns pelo vídeo. São autores realmente muito bons esses que vc citou. E acho que dá pra fazer até a parte 10 se for levar em consideração quantos bons trabalhos existem por aí.
Ótimo trabalho! Recomendo à autora do vídeo conhecer e ler Ursula K. Le Guin, que escreveu em fantasia e sci-fi para abordar diversos temas sociais contemporâneos.
não sei se você já chegou a falar dela, mas a Sarah J Maas, pqp, os mundos dela são incriveis, pelo menos eu curti muito e acho q ela vale a pena aparecer em algum momento
Nãaaooo. Os mundos criados por ela são muito mal feitos, tanto é que ela sempre foi criticada por isso e tentou consertar com a nova série Crescent City (e falhou miseravelmente porque não tem coesão alguma)
@@b.nascimento2266Sim, não ha coerencia alguma nas historias dela. E mesmo para fantasia é uma coisa ridicula, ela moderniza muito a era medieval. Os banheiros ate parecem muito modernos, para uma época em que se baseia-se no medieval. Ha muita coisa da era atual na historia, o que não faz sentido algum. Tudo as historias dela tem de bom, é somente ha historia. Mas ainda sim, é muito pobre, comparado a fantasmas como a de Tolkien e George Martin. Ela tenta ser como eles e falha miseravelmente como você falou. Os poderes dos personagens não tem nenhuma limitação. Nenhuma regra, o que torna a historia rasa e fraca. É muito hard demais para meu gosto. E até poderes hards tem regras. Ela fala que alguns feericos tem filhos que envelhecem mais devagar ( Uma clara imitação dos elfos da história de Tolkien) Mas não explica como é esse envelhecimento. O porque eles se diferenciam dos outros feericos. E quais feerico tem filhos que envelhecem mais devagar que outras raças de feericos. Acho que ela ate esqueceu dessa parte. Não tem coesão nenhuma cara. Além do fato de que Feyre, tem uma história descaradamente copiada de Ketniss. Eu descobri esse ano, quando finalmente criei coragem para ler jogos vorazes( e amei) Ketniss caça para manter a familia. Feyre também. Ketniss tem uma mãe depressiva que não ajuda em nada. Feyre tem o pai. As duas tem conhecimento de caça. E quase temperamentos parecidos, exceto que ketniss é um pouco mais fria que Feyre. É uma cópia descarada velho. Existe uma diferenças entre se inspirar e imitar. Você pode se inspirar em um livro e mitologia que você ama. Mas repetir o mesmo enredo dos outros, pelo amor de Deus. O ultimo lancamento do livro dela tem uma cena que imita um dos livros da Stephanie meyer, quando bela morre por causa do nascimento de Reenesme. Além do malabarismo para fazer uma personagem que ela o tempo todo tratou como um monstro, bonzinha no final. Eu odieei esse livro. Até algumas característica dos personagens foram mudadas. Isso é um desrespeito ao leitor. Como eu mesmo assiti um dos vídeos desse canal, você pode criar a regra que você quiser em seu mundo, mas a partir do momento que você a altera, a história perde a essência. É o mesmo que em dragon ball, as esferas do dragão so reviviam duas vezes quem havia morrido, mas Akira resolveu quebrar as proprias regras para atender pedidos de fãs histericos que não aceitou a forma como ele conduziu sua própria historia. E graças a isso, temos um gohan super neferfado, e personagens maravilhoso enfraquecidos. Isso acaba com a história.
Adorei! Talvez na parte dois entre Steven Erikson e Ian Esslemont, mesmo que o universo malazano tenha bases no D&D realmente é um mundo de alta fantasia cativante e vívido, escrito de uma maneira bem peculiar e direta. Só o conflito entre T'lan Imass, Jaghut, K'chain Che'malle e Forkrul Assail já merece nota 10, mas pensar em todo o conflito presente no panteão e como os meros mortais tentam sobreviver a isso? UAU! Se tornou o meu favorito, parei no sexto livro (n motivos) e pretendo retomar assim que possível! Quem sabe um dia meu universo entre em um vídeo assim 🤣🙏 (não é high five, é oração)
Quanto nome difícil de falar haha Obrigada pelas sugestões! No futuro, quero abrir espaço no canal para novos autores nacionais, então pelo menos aqui seu mundo pode mesmo aparecer!
Problema do Tolkien e esses caras é que são estudiosos, eu sou um puta preguiçoso e incompetente, detesto leitura (leio de forma forçada mesmo)... Eu só crio as histórias porque eu gosto de criar e me baseio em outras mídias, como vídeo games e afins. Poha eu sempre ouço as frases desse Sanderson e nunca lembro o nome do sujeito, ooooh memória de bacalhau!
Eu não acredito que existem pessoas que não gostam de ler, existem pessoas que não encontraram o livro certo. Mas eu me identifico com a parte do "preguiçoso", porque esses autores se dedicam muito a seus projetos
Ótimo vídeo! Desses eu só não conhecia a Margareth talvez eu dê uma olhada depois kkkkkkkk 9:06 rir d+ kkkkkkkk realmente eu não tô acreditando que esses livros iram sair kkkkkkkk
Muito bom o vídeo, como sempre. A minha sugestão de autor para a parte 2 é o Ed Greenwood, ele é o criador original do mundo de Forgotten Realms que é extremamente desenvolvido e detalhado.
A maioria das grandes obras de ficção foram escritas por apenas uma pessoa, seria interessante uma historia com mais autores, cada um com uma função. Por exemplo, o primeiro cria as regras do mundo, o segundo cria o mundo é o terceiro cria a história.
Talvez seja porque ninguém quer dividir e sua expressão artística vai ser consideravelmente limitada. Além disso, o que você descreveu meio que acaba como uma fanfic (história que aproveita um mundo já criado) ou RPG. Pensando como forma de trabalho em geral, muito difícil manter uma direção criativa com várias cabeças juntas, pois hora ou outra vai começar a cada cabeça tentar puxar para um lado. Pensa que você vai montar uma história e do nada chega o cara do mundo e te barra em um ponto essencial da história, pois não é assim que funciona. Aí, pela manhã, chega sua história com diversas notas de inconsistências do cara das regras. Aja amizade para algo assim ir para frente.
Para mim é uma má ideia pois um trabalho mal executado atrapalha o trabalho dos outros dois. Além disso as funções seriam desiguais, uma vez que o que cria o mundo pode ter mais trabalho do que o que cria as regras, por exemplo. Por fim, o responsável por criar o mundo teria que se limitar para não dar mais trabalho ao que cria as regras e a história, pois quanto maior o mundo, mais regras e histórias são necessárias pra preenchê-lo. Assim, ninguém estaria feliz com o trabalho.
Como Salsicha disse uma vez: "Quando muita gente mexe na panela o caldo desanda" No máximo dois criadores podem trabalhar juntos em uma obra e olhe lá, falo isso por que no mundo dos games é até comum, mas nos livros eu não sei... Mas se não me engano teve um livro BR em que teve três protagonista e cada um deles teve um escritor diferente, só não tenho certeza
Primeiramente, ótimo trabalho com seus vídeos. Apenas uma correção: Tolkien nasceu na África do Sul.
Nossa, verdade! Na minha pesquisa em todo canto tinha "britânico", ficou na minha cabeça e eu deixei isso passar. Vou fixar seu comentário.
@@GuiadeWorldbuildingmaisnta correto ele morava numa colonia britanica quando os inglese dominavam a africa
@@wellingtonteixeira3255isso não tira o fato dele ter nascido na África.
Tenho 15 anos, quase 16, e sonho muito em criar o meu próprio livro, mas meu grande defeito é nunca achar o que eu escrevo o suficiente, pois sempre acho a minha escrita e história péssimas, isso é algo que eu tenho que mudar.
Outra coisa que tenho que fazer é estudar mais sobre a história do mundo em si, pois eu imagino que quanto mais eu estude, mais imaginação eu vou ter, ajudando assim também na criação de worldbuilding que é uma coisa tão importante nas histórias.
Me desejem sorte e mentalidade pra alcançar meu objetivo, e aliás, foi um ótimo video.
Meu problema é querer cuidar demais dos detalhes que podem nem serem relevantes ou adicionados a história
Tão novinho, tem bastante tempo pra se encontrar na escrita. Eu só fui me dedicar a sério depois de "velha". No começo ficamos mesmo meio perdidos, é normal. Boa sorte!
Eu tenho mais ou menos esse mesmo problema,alem do fato que eu sou uma bagunça,ja que ao mesmo tempo que eu penso na contruçao de uma historia de fantasia tambem penso em historias de ambiente urbano,historico entre outros,é uma verdadeira bagunça,e o pior é que eu sempre estou pensando em coisas novas,apesar de tambem ir melhorando certas ideias que eu ja tive no passado,ainda que nao estejam tao bem polidas.
Obrigado pela dedicação
Obrigada pela audiência e comentário!
um escritor que mudou minha vida foi Patrick Rothfuss, aprendi muito com ele sobre como criar mundo e principalmente como os povos desse mundo contam suas historias
É um nome que ganhou relevância na fantasia moderna, mas ainda não li nada dele
Eu tinha comentado porque na minha cabeça li 'Sanderson' acho que foi bug em tentar comentar enquanto assistia o vídeo kkkkkk
(apaguei já 🙃)
Mas enfim... Falando agora dos livros do Rothfuss: são excelentes. Amo os dois livros (Nome do Vento e Temor do Sábio). Não li ainda aquele outro "spin-off", apesar de ter ele aqui
O a George R R Martin fez nas crônicas é magia em forma de livro. O mundo que ele criou é o melhor q eu li até hoje
É mesmo incrível! Eu já me "perdi" nas wikis desse mundo, principalmente pelas páginas dos personagens.
Pra mim um dos worldbuilders mais sensacionais é o C S Lewis. O cara criou um multiverso e trabalhou super bem com ele décadas antes dessa temática ficar famosa. Como ele trabalha as loucuras temporais e os meios de ir para outro mundo... São simplesmente incríveis
Faz tempo que li Nárnia, tinha um multiverso?
De qualquer forma, mesmo que não seja um dos meus favoritos, é um clássico, de leitura obrigatória.
Muito bom o vídeo e mostra ótimos autores nos quais iniciantes podem tomar como referência.
Sim! Esses autores são uma grande influência na minha escrita, principalmente Herbert, Tolkien, e Martin. Falta eu conhecer melhor as obras dos outros dois.
Show, amo Mystborn, Elantrys e o Caminho dos Reis
Seus vídeos têm conteúdo de qualidade, um estilo elegante e um senso se humor que eu aprecio muito. Parabéns!
"Elegante"? Por essa eu não esperava haha Obrigada!!
Muito bom
Depois de duas semanas, finalmente um vídeo novo.
Vlw pelo vídeo
Esse até que saiu mais rápido que o normal hahaha
Deixo a minha sugestão sobre a Trilogia Fronteiras do Universo de Philip Pullman, é maravilhosa demais❤
Obrigada pela dica
Excelente vídeo!! 👏🏼👏🏼👏🏼 muitas curiosidades que eu não sabia sobre alguns autores!
Mais uma vez, obrigado pelo belo trabalho.
Possíveis escritores para uma parte 2 de referências em Worldbuilding: Robert Howard (Era Hiborinana, Conan) e, talvez, Michael Moorcock (Elric) e H. P. Lovecraft (mitos de Cthulhu).
Up, também colocaria na lista o escritor do Espadachim de Carvão
Obrigada pelas sugestões!
Parabéns pelo vídeo.
São autores realmente muito bons esses que vc citou. E acho que dá pra fazer até a parte 10 se for levar em consideração quantos bons trabalhos existem por aí.
Pois é! O difícil é ler tantos livros (sou leitora lenta)
Ótimo trabalho! Recomendo à autora do vídeo conhecer e ler Ursula K. Le Guin, que escreveu em fantasia e sci-fi para abordar diversos temas sociais contemporâneos.
Já ouvi falar das obras dela, obrigada pela sugestão!
o George RR Martin mais novo parece o Jon Snow mds
não sei se você já chegou a falar dela, mas a Sarah J Maas, pqp, os mundos dela são incriveis, pelo menos eu curti muito e acho q ela vale a pena aparecer em algum momento
Sou bem ignorante sobre as obras dela, não conheço muito além dos títulos hehe Para falar a verdade, as capas dos livros me afastam. Você recomenda?
Nãaaooo. Os mundos criados por ela são muito mal feitos, tanto é que ela sempre foi criticada por isso e tentou consertar com a nova série Crescent City (e falhou miseravelmente porque não tem coesão alguma)
@@b.nascimento2266Sim, não ha coerencia alguma nas historias dela. E mesmo para fantasia é uma coisa ridicula, ela moderniza muito a era medieval. Os banheiros ate parecem muito modernos, para uma época em que se baseia-se no medieval. Ha muita coisa da era atual na historia, o que não faz sentido algum.
Tudo as historias dela tem de bom, é somente ha historia. Mas ainda sim, é muito pobre, comparado a fantasmas como a de Tolkien e George Martin. Ela tenta ser como eles e falha miseravelmente como você falou.
Os poderes dos personagens não tem nenhuma limitação. Nenhuma regra, o que torna a historia rasa e fraca. É muito hard demais para meu gosto. E até poderes hards tem regras.
Ela fala que alguns feericos tem filhos que envelhecem mais devagar ( Uma clara imitação dos elfos da história de Tolkien) Mas não explica como é esse envelhecimento. O porque eles se diferenciam dos outros feericos. E quais feerico tem filhos que envelhecem mais devagar que outras raças de feericos. Acho que ela ate esqueceu dessa parte.
Não tem coesão nenhuma cara. Além do fato de que Feyre, tem uma história descaradamente copiada de Ketniss. Eu descobri esse ano, quando finalmente criei coragem para ler jogos vorazes( e amei)
Ketniss caça para manter a familia. Feyre também. Ketniss tem uma mãe depressiva que não ajuda em nada. Feyre tem o pai. As duas tem conhecimento de caça. E quase temperamentos parecidos, exceto que ketniss é um pouco mais fria que Feyre. É uma cópia descarada velho.
Existe uma diferenças entre se inspirar e imitar. Você pode se inspirar em um livro e mitologia que você ama. Mas repetir o mesmo enredo dos outros, pelo amor de Deus.
O ultimo lancamento do livro dela tem uma cena que imita um dos livros da Stephanie meyer, quando bela morre por causa do nascimento de Reenesme. Além do malabarismo para fazer uma personagem que ela o tempo todo tratou como um monstro, bonzinha no final. Eu odieei esse livro. Até algumas característica dos personagens foram mudadas. Isso é um desrespeito ao leitor. Como eu mesmo assiti um dos vídeos desse canal, você pode criar a regra que você quiser em seu mundo, mas a partir do momento que você a altera, a história perde a essência. É o mesmo que em dragon ball, as esferas do dragão so reviviam duas vezes quem havia morrido, mas Akira resolveu quebrar as proprias regras para atender pedidos de fãs histericos que não aceitou a forma como ele conduziu sua própria historia. E graças a isso, temos um gohan super neferfado, e personagens maravilhoso enfraquecidos. Isso acaba com a história.
Tenho que conferir as obras do Branderson, o cara parece bom mesmo
Digo o mesmo!
Adorei! Talvez na parte dois entre Steven Erikson e Ian Esslemont, mesmo que o universo malazano tenha bases no D&D realmente é um mundo de alta fantasia cativante e vívido, escrito de uma maneira bem peculiar e direta. Só o conflito entre T'lan Imass, Jaghut, K'chain Che'malle e Forkrul Assail já merece nota 10, mas pensar em todo o conflito presente no panteão e como os meros mortais tentam sobreviver a isso? UAU!
Se tornou o meu favorito, parei no sexto livro (n motivos) e pretendo retomar assim que possível!
Quem sabe um dia meu universo entre em um vídeo assim 🤣🙏 (não é high five, é oração)
Quanto nome difícil de falar haha
Obrigada pelas sugestões!
No futuro, quero abrir espaço no canal para novos autores nacionais, então pelo menos aqui seu mundo pode mesmo aparecer!
Um autor que gosto muito e cristhopher paolin autor de eragon
Problema do Tolkien e esses caras é que são estudiosos, eu sou um puta preguiçoso e incompetente, detesto leitura (leio de forma forçada mesmo)... Eu só crio as histórias porque eu gosto de criar e me baseio em outras mídias, como vídeo games e afins. Poha eu sempre ouço as frases desse Sanderson e nunca lembro o nome do sujeito, ooooh memória de bacalhau!
Eu não acredito que existem pessoas que não gostam de ler, existem pessoas que não encontraram o livro certo.
Mas eu me identifico com a parte do "preguiçoso", porque esses autores se dedicam muito a seus projetos
Ótimo vídeo! Desses eu só não conhecia a Margareth talvez eu dê uma olhada depois kkkkkkkk
9:06 rir d+ kkkkkkkk realmente eu não tô acreditando que esses livros iram sair kkkkkkkk
Eu ri muito na hora do "influências"
E ninguém pode dizer que estou fazendo acusações...
Chegando em casa eu assisto ao vídeo. Tô no trabalho agora.
O Jorge fez eu entrar em depressão
Muito bom o vídeo, como sempre.
A minha sugestão de autor para a parte 2 é o Ed Greenwood, ele é o criador original do mundo de Forgotten Realms que é extremamente desenvolvido e detalhado.
Excelente conteúdo
Eu sou um seguidor de brandon sanderson mesmo que eu ainda não tenha lido nenhum livro dele até agora kkk.
Ele tá relevante demais pra gente ignorar, mas o diacho desse omi lança um livro por semana
@@GuiadeWorldbuilding Sim, eu espero um dia ter a consistência e o nível dele kkk.
@@GuiadeWorldbuildingné kkkk parece um One Piece literário kkkkk
Queria mais conteúdo em relação a cidades e povos, na questão cultural
Otimo video,os memes sao realmente muito impagaveis,principalmente os relacionados ao George R.R. Martin!!🤣🤣🤣
Cheguei mais animado que colombiano tomando café da manhã.
robert ta como: ajhsjdhfjdg
É até meio estranho ver o G.R.R Martin novo
Eu não consigo olhar pra ele novo e não rir...
A criadora de Harry Potter....é...ok. Ela fez o dela kkkkk
Ri de novo com o X em cima da Rowling, muito foda
Não podiam ter deixado essa mulher ter um twitter
Ela e o Nicholas Sparks poderiam dar as mãos
Fiquei curiosa por ver que você riscou a J. K. Rowling. Por quê?
Foi uma piada, porque ela foi cancelada nas redes sociais e principalmente porque não acho que Harry Potter tenha um bom world building
@@GuiadeWorldbuilding Por que ele nao tem um mundo tao bom?
@@GuiadeWorldbuilding pq você acha que Harry Potter não tem um mundo bom ? Eu acho incrível kkkk
poderia fazer uma menção honrasa pelo menos a j.k rowling
O trabalho da J. K. Rowling na fantasia é bastante popular e ela tem boas ideias, mas acho o worldbuilding meio bagunçado
A maioria das grandes obras de ficção foram escritas por apenas uma pessoa, seria interessante uma historia com mais autores, cada um com uma função. Por exemplo, o primeiro cria as regras do mundo, o segundo cria o mundo é o terceiro cria a história.
pra mim parece uma idéia terrível.
@@joaoarthur5848 sério? Por que?
Talvez seja porque ninguém quer dividir e sua expressão artística vai ser consideravelmente limitada.
Além disso, o que você descreveu meio que acaba como uma fanfic (história que aproveita um mundo já criado) ou RPG.
Pensando como forma de trabalho em geral, muito difícil manter uma direção criativa com várias cabeças juntas, pois hora ou outra vai começar a cada cabeça tentar puxar para um lado.
Pensa que você vai montar uma história e do nada chega o cara do mundo e te barra em um ponto essencial da história, pois não é assim que funciona. Aí, pela manhã, chega sua história com diversas notas de inconsistências do cara das regras. Aja amizade para algo assim ir para frente.
Para mim é uma má ideia pois um trabalho mal executado atrapalha o trabalho dos outros dois. Além disso as funções seriam desiguais, uma vez que o que cria o mundo pode ter mais trabalho do que o que cria as regras, por exemplo. Por fim, o responsável por criar o mundo teria que se limitar para não dar mais trabalho ao que cria as regras e a história, pois quanto maior o mundo, mais regras e histórias são necessárias pra preenchê-lo. Assim, ninguém estaria feliz com o trabalho.
Como Salsicha disse uma vez: "Quando muita gente mexe na panela o caldo desanda"
No máximo dois criadores podem trabalhar juntos em uma obra e olhe lá, falo isso por que no mundo dos games é até comum, mas nos livros eu não sei... Mas se não me engano teve um livro BR em que teve três protagonista e cada um deles teve um escritor diferente, só não tenho certeza