+Evandro Júnior ótimo comentário, Evandro! Mas tenha certeza que o vídeo está monetizado pelo proprietário! Coloquei o vídeo aqui porque, na época, não achei o vídeo com legendas (que não fui eu quem fez) no RUclips, e sabia que a visibilidade seria muito maior aqui no RUclips. O meu canal não é monetizado :)
+Evandro Júnior Justamente pelo vídeo não ser meu, isso não está sob meu controle. Os anúncios são autorizados pelo próprio TED onedrive.live.com/redir?resid=FEE5605205AB1ED6!81695&authkey=!ADxkluPOg-smHB4&v=3&ithint=photo%2cpng
No final ela diz para nós introvertidos abrirmos nossa mala e mostrar ao mundo o porque ele precisa de nós pelo que carregamos, e isso me tocou profundamente. ser introvertido não é sinônimo de se fechar para o mundo exterior e não mostrar as nossas idéias, nossas habilidades (o q a maioria faz) nós temos capacidade de criar coisas incríveis e até mudar o mundo se quisermos! Palestra maravilhosa.
Introvertidos, parem para lembrar de todas as vezes que vocês foram julgados pelos pais, irmãos, parentes, vizinhos, amigos, professores e etc, durante toda a vida de vocês...Eu quando paro pra lembrar vem muitos momentos de crítica destrutiva, coisas que me falaram sobre meu jeito de ser que ainda hoje ecoam na minha mente e muitas vezes me empatam de fazer muita coisa... É triste, mas temos que continuar sendo quem somos, temos que mudar é essa mentalidade errada que implantaram nas nossas mentes sobre nós mesmos. só assim seremos felizes sendo quem somos, independente do que as pessoas pensem ou digam sobre nós!
+Tio Guaxinim Eu continuo introvertido, de certa forma, mas não sou mais tão tímido!!! Às vezes, as pessoas confundem a expansividade com extroversão...
Eu falo BEM pouco, mas escrevo bastante, prolixamente. Acho que falar pouco torna as coisas mais suportáveis. Detesto pessoas que falam muito. Estressante demais...como diz o verso da música "Fala demais quem não tem nada a dizer".
Exato!! Eu tenho uma agonia de gente que fala pelos cotovelos! Porque em 100% dos casos, o que essas pessoas falam são coisas tão fúteis e dispensáveis que internamente eu me pergunto qual a relevância de estar tagarelando tantoooo :xxx
As empresas hoje buscam extroversão, não importa se vc tem todos os requisitos para o trabalho, se não tiver sempre se exibindo, não serve, acredito que todos os líderes, gestores etc, devam ler esse livro maravilhoso que é o poder dos quietos, precisam mudar essa visão errada das pessoas introvertidas.
Sim ela está certíssima, sou uma pessoa diria que mais introvertida q extrovertida, não gosto de ficar mt tempo tendo contato social, preciso organizar minhas idéias e particularmente meus pensamentos que são muitos alias... Preciso de um tempo pra mim, sem interações, ficar observando e refletindo sobre as coisas, mas, na escola na família sou vista como o problema, a pessoa que é mesquinha, arrogante, não gosta de estar com ngm, a depressiva, a melancólica, a avoada.... enfim, eles não conseguem entender, e não querem. É difícil até na escola, quando estou com um amigo conversando posso ser até msm eufórica, mas, estes mesmos amigos não entendem quando quero um tempo pra mim, quando algum dia não estou afim de cv, preciso pensar sobre algo, ou quero passar o intervalo lendo um livro ou ouvindo música sozinha. Mas, felizmente eu tenho a plena consciência de meus atos, de minhas escolhas e não vou parar de ser eu mesma pelos outros, gostaria de um ou preensão maior por parte deles, mas, espero que isso seja construído com o tempo. ^^
Isso era bastante estranho para eu, até o dia em que falei para eu mesmo, " eu não preciso ser iguais a eles, eu sou assim, e assim eu sou feliz ! " é como a moça do comentário de cima disse, vc tem que ser fiel a vc mesma e não ter duas personalidades (uma falsa), adoro ficar sozinho, de fazer as coisas sozinho, fico feliz com minha companhia e isso basta pra mim.
O livro "O Poder dos quietos" tb é muito bom. Lá ela mostra o que investigou sobre tudo o que foi falado nesta palestra, porém de forma mais detalhada. O que dá maior confiabilidade sobre o verdadeiro "poder" das pessoas introvertidas e o que elas podem oferecer ao mundo massificado pela influencia extrovertida e cultural norte americana.
Pra resolver isso basta equilíbrio. Não errado um extrovertido buscar seus estímulos e realizações baseado nas suas características. Só não devem criar regras no imaginário popular que a introversão é um defeito. Creio que isso era tido dessa maneira devido a falta de base pro introvertido se destacar conforme sua natureza. Sabendo disso da pra confrontar essa necessidade do extrovertido deter o monopólio do imaginário popular.
5-7 anos dedicados a um livro. Só consigo ser grata à essa grande introvertida por ter essa coragem de se expor e encorajar outros introvertidos. Depois de ler o livro me sinto mais alegre e feliz com quem sou, nunca mais vou esconder minhas ideias do mundo!
Eu não gosto de falar muito com ninguém e sempre gostei de ficar no meu canto. As pessoas dá minha sala começou a me pergunta,porque eu não saia e etc... teve até uma menina que disse: "Eu já vi metade dos alunos dessa escola num shopping,parque e na rua até no muro de suas casas,mas só vejo você na escola Bianca." Depois vieram muitas piadas sobre mim e minha altura,que fiquei super depressiva e mais quieta ainda. Não quis mais ir a escola,não queria sair pra lugar algum. Hoje estou melhor,porque tomo remédios para ansiedade,mas ainda prefiro ficar no meu canto. Eu só não entendia porque as pessoas ficavam mexendo comigo,dizendo coisas chatas,só pelo fato de eu ser,eu mesma (uma garota quieta em seu canto) e alta,e só por causa disso eu era a "estranha da sala." E infelizmente para alguns,eu ainda sou.
Conheça-se e ame-se. Tem um mundo ai fora de pessoas como vc que adorariam te conhecer e conversar contigo. Te afirmo com certeza que vc nao está sozinha.
Eu sou exatamente igual a vc, igual, vc não está sozinha ou só existe vc desse jeito, eu antigamente me achava estranho, Eu vivia achando que eu era um ser humano diferente de tudo, e isso me fazia muito mal. Mais hj so dps de algum tempo, eu me aceito do jeito que eu sou, não como a sociedade e as pessoas querem q eu seja. Tem muitas pessoas no mundo igual a vc, vc apenas não as encontrou ainda sabe, pq elas é igual a gente, e tipo a gente é estranho mesmo sabe, kkkk é difícil a gente fazer amizades novas e criar novos laços, só pessoas como gente entende isso perfeitamente. Mais n deixe essas pessoas fazerem vc se sentir mal e gostar menos de vc própria, so porcausa do seu jeito de ser. Mais a gente tem que sabe lidar com isso, se vc se deixar afetar por isso, vc vai ficar mais fraca e com mais medo da opiniões das pessoa em relação a vc, e isso é uma merda e que entende sabe.... Ou vc pode ficar mais forte, a dor querendo ou não tem que nos deixar mais forte e criar barreiras pra esse filhas da puta alienados de merda, e não ligar pra oq eles falam, eles são muito pequeno e a gente não precisa se abaixar ou se importar com oq sai das miseráveis boca deles. Então se vc se sentir só, tou aq pra conversar tudo bem?, as vezes a gente precisa de alguém pra nos ouvir, e eu sou um bom ouvinte
Aos tímidos e introvertidos: Sejam autênticos, ponto final. Quem não é autêntico acaba entrando em conflito consigo mesmo. Você mesmo se cobra pra ser autêntico, daí o conflito. Conflito implica em falta de fluidez Falta de fluidez implica em doenças, desgosto pela vida, etc...
Excelente palestra! Susan Cain mostra de forma simples e objetiva como os introvertidos se sentem na convivência com as outras pessoas, como se sentem ao ver que não é aquela pessoa o centro das atenções, ou pelo fato de falar pouco. Isso ajuda a me aceitar e ver que tenho qualidades, com a introversão. Sem, claro, deixar o convívio com a prole!
Putz, trabalhei em uma papelaria em minha cidade, que logo quando entrei ñ gostaram de mim... rsrs Queriam que eu fosse embora por eu ser quieto, me odiavam e agrediram com palavras... rsrs Mas com o tempo foram se acostumando e consegui ficar e fui oque mais vendi em um ano. Coisas da Vida... rsrs
tinha todos os sintomas de um introvertido e não sabia. sofria me achava estranho mas pesquisei e finalmente descobrir que sou introvertido fiquei feliz. agora sei a razão de todos os sintomas tudo igual. agora e só aprender lidar com meu ser.
+marcos coop Olá, tudo bem? Seu comentário me chamou a atenção pelo termo "sintoma" que você usou para descrever a sua percepção sobre seus próprios momentos. Na leitura que eu faço desse seu comentário, percebo que é como se você se concebesse como alguém "doente" por se apresentar como alguém mais quieto, ou seja, diferente da expectativa social nesse contexto de velocidade e informação em que a gente vive. Essa palestra é importante para trazer o alívio para muitas pessoas mais introvertidas mesmo. E espero que nesta descoberta de que a diferença não é doença, as pessoas se aceitem e aceitem melhor tudo aquilo que não compreendem. Aliás, violentar a si mesmo... Se forçando a ser alguém que não "sentimos de ser" de verdade... Isso sim adoece! Mortifica. Mas, geralmente, quando percebemos que somos mais alegres e vivos em determinadas circunstâncias e nos permitimos viver o que faz sentido pra gente e não o que a gente acha que a sociedade espera de nós, então passamos a estar mais aptos também para VALORIZAR A DIFERENÇA e compor com ela... Assim como pessoas mais introvertidas podem se aliar com pessoas mais extrovertidas e formarem uma bela equipe. Assim como descobrirmos em nós mesmos um "impulso" para a extroversão em situações bem específicas. Por exemplo, eu sou mais extrovertida quando atuo em grupos com adolescentes porque "ativo" uma característica mais cômica da minha personalidade que não costuma aparecer quando estou em meio a adultos ou crianças. Então mesmo nós não somos uma coisa só ou algo fixo, mas nós sabemos porque sentimos o que nos faz bem quando faz bem... E se isso parece diferente, então é só diferente e não um problema. E se sabemos que algo faz bem, mas não conhecemos o oposto, então também podemos experimentar vivenciar o oposto só para saber se pode funcionar ou descobrir como vai funcionar e assim viver nessa constante redescoberta de si mesmo e encantamento com a vida. Acabei aproveitando o espaço do seu comentário para trazer algumas considerações porque sinto que a maioria das pessoas introvertidas se sentem como você colocou no comentário: "com sintomas". E acho importante reforçar que a diferença ou o desconhecido (desconhecido porque "ninguém explica") não é doença, mas sim uma POSSIBILIDADE de enriquecer a experiência da Vida, de viver.
tudo bem (sintomas) que me referia e quando me identifiquei com depoimentos de pessoas introvertidas que batiam com o meu ser. exemplo: faço reuniões com mais de 100 pessoas, mas não consigo depois da reunião ficar numa sala conversando com elas etc.. domingo era normal eu ficar em casa para relaxar para segunda feira nao me convide para sair. frequentava sitio pois me sentia bem la. nao sabendo que esses lugares me davam energia . quer saber fiquei muito feliz em me descobrir
QUE COMENTÁRIO mais lucido da Larissa, você citou pontos muito pertinentes. Acredito que eu não seja o único que foi julgado quando não quis sair para alguma festa porque queria apenas ficar em casa lendo um livro ou assistindo um filme. Acredito que o ponto mais forte desse livro é trazer esse alívio que você mesma disse e como fala o próprio titulo, mostrar o “poder” dos quietos. Parabéns, e concordo muito com essa comunidade, mas acho que teria que ter um extroertido pra criar!haha =) Gente, fiz uma resenha baseado no livro + TED: quem quiser dar uma olhada, só clicar: goo.gl/1YgQhf
Esse final que ela diz para os introvertidos abrirem suas malas me pegou, eu quase nunca abro a minha mala para mostrar as outras pessoas e isso afeta muito quando tento expandir um pouco o meu ciclo social, irei até atrás do livro dela para ler.
show, sempre tive dificuldade em aceitar isso em mim, ser mais retraído, não tão popular e sempre me comparava com os outros, isso drenava a minha energia, então posso ver isso de uma outra maneira agora, obrigado pela sua palestra, vou ler seu livro, que benção, obrigado mesmo!!!
Shalom. It was the most proound speech tha I hear about this importan issue. I am proud of Dra. Susan Cain. My Grandmother born in a place close to Jericoh and died 7 years old in Tel Aviv. I am living and working in Lages air Base, in Terceira Azores.. Sucess Dra. Susan Cain
Cara eu adoro conversar com crianças porque sei que elas não julgam e se julgarem olha, é só criança. Gosto muito de animais como cachorro, porque os animais não falam e isso é muito bom, porque vc mostra a afeição apenas pelo toque. Gosto de ler livros, animes. E sempre tenho isso na cabeça que preciso ser extrovertido a todo custo. Gostei demais com pessoas que o mesmo pensamento que o meu.
Estudo os temperamentos e achei ótimo o vídeo para demonstrar tanto a tendência imutável dos temperamentos, quanto os exemplos de problemas que existem em não entender essa tendência introspectiva e extrovertida das pessoas e querer criar estrutura igual para pessoas diferentes, seja no trabalho, seja nas escolas.
Estou me conhecendo agora! Caramba. ..no momento em que assisti essa oratória de Susan me reconheci como introvertida e não a falante com excitação que sempre achei que fosse e que me causa taquicardia.!!!??
Acho que não podemos dizer que é por ser uma pessoa introvertida que ela será mais inteligente, porém acho que essas pessoas como não gostam de se relacionar acabam encontrando outra forma de serem felizes e ficarem alegres, como a leitura. A pessoa mais inteligente que eu conheci pessoalmente na minha vida era uma garota extremamente extrovertida e simpática, ela era também muito dedicada aos seus estudos, mas é por isso que acho que você não está completamente certo em afirmar isso. Mas gostei
+Lucas Carlson da Silva Mas geralmente os introvertidos são mais inteligentes exatamente pelo fato de se satisfazerem de outra maneira que não seja a social, como livros... Não quer dizer que todos os introvertidos são inteligentes, mas sim que GERALMENTE tendem a ser mais inteligentes...
Pessoas inteligentes existe nos dois grupos basta se dedicar ao estudo. Porém é Difícil pessoas extrovertidas ter uma espiritualidade elevada, ter inteligência na área emocional e moral, por Isso são EXtrovertido pra Fora material, e Os INTROvertido pra dentro,espiritual.
Li o livro dela neste ano. Me ajudou muito a perceber algumas características minhas e vencer alguns fantasmas. Importante dizer isso, pois sabendo quem somos é muito mais fácil lidar com o polo oposto que na verdade é complementar.
Eu sou introvertido e desde a minha adolescência falava muito pouco, só fui "melhorar" depois de começar a trabalhar com vendas, hoje com 27 sinto que o meu jeito de ser no passado me afetou muito, pois percebo que tenho dificuldade de me relacionar e conversar com as pessoas, até com os meus pais não tenho aquele diálogo. Isso tem como mudar? ainda tenho como melhorar meu jeito de ser e conseguir me socializar mais?
Prefiro ser introvertido do que ficar bancando aquele cara que tem que agradar todo mundo por onde chega, querendo provar seu valor esperando ser aceito por todos.
Tem alguns erros na legenda. Em 9:00, "Santa Claus" não é "Pai Natal", é "Papai Noel". Em 9:34, "sollitude" se traduz como "solitude", e não "solidão". Solidão em inglês é "loneliness". Para quem não sabe diferenciar as duas palavras: solidão é o sentimento de falta de outras pessoas, solitude é o sentimento de quem está sozinho por opção.
Realmente a autora trata de um dos mais novos preconceitos da sociedade e de uma das mais nova manias desta, preconceito contra introvertidos e mania de ser extrovertido. Pq nao podemos ser nos mesmos ? pq devemos por exemplo adorar o facebook ?
Me considero introvertida, mas não tímida. Odeio o silêncio , mas não tenho paciência pra muito falatório é muito chato ouvir uma pessoa que fala demais e de forma prolixa. Acho q ser introvertida me tornou uma pessoa mais objetiva. E acho que a quietude não tem nada ver com a introversão.
+Danielle Yuri Yutani Dani Mas é exatamente isso: Ser introvertido é diferente de tímido. Por ex. Introvertido não se socializa por opção; enquanto a pessoa tímida não se socializa por vergonha, receio...
+Danielle Yuri Yutani Dani Susan fala brevemente sobre isso, relatando que ser tímido não é ser introvertido, considero-me uma pessoa introvertida, detesto grupos, prefiro trabalhar sozinho, mas sou alguém bastante comunicativo, não me privo de viver por vergonha, só acho mais atraente muitas vezes ficar sozinho com meus pensamentos .
Concordo em gênero número e grau. Sempre achei q esses pensadores modernos de hoje em vez de estudarem as suas próprias reflexões estão é na verdade seguindo a "mare" q muitas vezes está embasada em puro marketismo, com isso fudendo todos os nossos sistemas (trabalho, estudo, convivência, politica). A tendência de singularizar a personalidade humana é uma imensa estupides !!! Parabéns a essa Moça, ela está fazendo algo raro hoje em dia, está pensando por si mesma !!!
Eu tenho a mente muito agitada com meus pensamentos... ficar em ambientes com muita gente conversando pode ser insuportável, ainda mais se houver futilidade e arrogância. Por isso gosto de ficar reservado e na minha. Respeito todos mas não não fico bem com agitação.
Eu sou introvertida, e por muito tempo achei que deveria falar mais para agradar as pessoas, hoje eu entendo o que é o meu temperamento como fleumática, preciso, preciso de algum lugar calmo para raciocinar melhor, não gosto de fazer trabalhos com extrovertidos, viajar sim😅
Algumas pessoas dizem que "não acreditam que eu iria ficar assim (Intro)" por que quando eu era criança eu era muito Extrovertida, muito pimentinha. Quando fui ganhando idade, começei a ter percepção do certo e do errado, e sempre fui muito curiosa, então adquirir conhecimento era e é um prazer, fui ficando mais intro, tive momentos Fortes de Timidez, ansiedade e insegurança, por que me via diferente dos demais, me achava errada. Hoje em dia estou procurando me entender e me aceitar, e com isso vem a fluidez e até um pouco mais de Extroversão gerando um equilíbrio, O Equilíbrio Necessário, sem cobranças de mim com mim mesma. O Mundo é dos Extro e vemos a Desgraça que é, e se só existisse Extro no mundo, seria 2x pior, normalmente as pessoas Extro ,confundem ser seguro com falta de educação e intimidade excessiva, Os Intros equilibram, somos necessário, fomos criados pra ser assim, tudo na natureza precisa ter equilíbrio pra fluir, o grande problema é que os Extro estão oprimindo os Intro fazendo nós se afastarmos deles e abalando nossa auto estima e segurança, por que o Poder nós temos que é o conhecimento, sabedoria, discernimento e espiritualidade, estão figurativamente nos matando, e por isso o caos social. Hoje em dia eu tenho bem mais seriedade, e acho legal agente explicar o que as pessoas não entendem, a nossa personalidade, não se calar.
Em um mundo que preza pela extroversão, onde os lideres natos são os extrovertidos , onde as interações se dão por pessoas que conversam parecendo que estão disputando quem fala mais alto e só assim podem ser ouvidas é necessário coragem pra falar baixinho. Com baixinho esta falando sobre a coragem de ser introvertido a coragem de viver a vida mantendo seus valores e sua essência sem precisar se enquadrar em modelo extrovertido que é bem aceito.
Ola! .... tem um livro, escrito por Stephen king, intitulado - karen, a estranha - ela tentou se enturmar, mas sacaniaram ela... o personagem principal, no caso, Karen, era um tipo introvertido, logico, alem de outros fatores que contribuíram para formação de sua persona....
O mundo está sofrendo uma mudança, antes os mais tímidos e introvertidos não eram bem vistos profissionalmente, agora temos essa nova teoria .....sinceramente, ninguém sabe nada, todos vivem nas ondas das modas,,,,
Não se trata de modas ou teorias, introverção e extroversão existe desde que o mundo é mundo, e são traços de personalidade que, portanto, não devem ser categorizados como qualidade ou defeito.
+Jeniffer Aline Muito boa sua justificativa imbecilizada de definir o que pode ser categorizado ou não. Mas infelizmente não partilho dessa sua tirania burra de castrar ideias. Porém antes, entenda : apresentar fatos é diferente de julgar. e é um fato, a psicopatologia intrínseca ao sujeito introvertido, como já comentei aqui mesmo, são só pessoas egolatras, mornas e ignorantes, que só fazem apresentar o arcabouço fatídico de ausência de fé nelas mesmas, nos outros.
Mais ou menos, mais ou menos... Esta palestra, ao contrário de encorajar-me a leitura do livro, desanimou-me. Espero que ela seja melhor como escritora. Vou já já lê-lo e tirar a prova e.e
A introversão junguiana difere completamente desta visão generalizada da Susan Cain. Parece que ela não pesquisou tanto quanto quis. As pessoas possuem a introversão de maneiras diferentes na personalidade. Tipos Psicológicos de Carl Jung demonstra isso. Se em mim, a introversão é ligada ao pensamento, em outras pessoas é ligada ao sentimento, ou a intuição, ou sensação. E essa função introvertida é apenas uma dentre outras numa ordem interna de organização mental. Toda função cognitiva, sendo extrovertida ou introvertida, é equilibrada com outra de natureza oposta. Colocar todos os introvertidos como necessariamente quietos em um determinado campo é um desserviço ao conhecimento sobre nós mesmos. Eu sou introvertido, tenho pouca necessidade de interação social devido minha função extrovertida ser inferior e ligada a sentimento, e minha função introvertida de pensamento ser dominante. Apesar de introvertido, tenho uma necessidade gigantesca de externar idéias e pensamentos, me envolver em debates e interações intelectuais. Isso, pois a função extrovertida de intuição, em mim, é secundária. Falo muito sobre idéias, pouco sobre pessoas. Mas, novamente, essa é a minha individualidade. Não posso ter a visão de que como um tipo de introvertido serei igual a todos os outros, e ela não reconhece isso.
Ótimo vídeo, pena que está monetizado fora do canal do TED.
+Evandro Júnior ótimo comentário, Evandro! Mas tenha certeza que o vídeo está monetizado pelo proprietário!
Coloquei o vídeo aqui porque, na época, não achei o vídeo com legendas (que não fui eu quem fez) no RUclips, e sabia que a visibilidade seria muito maior aqui no RUclips.
O meu canal não é monetizado :)
+Marcos Torres entendi Marcos, acho que da para retirar as propagandas então. Abraços.
+Evandro Júnior Justamente pelo vídeo não ser meu, isso não está sob meu controle. Os anúncios são autorizados pelo próprio TED onedrive.live.com/redir?resid=FEE5605205AB1ED6!81695&authkey=!ADxkluPOg-smHB4&v=3&ithint=photo%2cpng
+Marcos Torres Ah sim, td certo então. Desculpe a confusão Marcos.
AD Block tira todas as propagandas, só vejo qdo estou no celular.
No final ela diz para nós introvertidos abrirmos nossa mala e mostrar ao mundo o porque ele precisa de nós pelo que carregamos, e isso me tocou profundamente. ser introvertido não é sinônimo de se fechar para o mundo exterior e não mostrar as nossas idéias, nossas habilidades (o q a maioria faz) nós temos capacidade de criar coisas incríveis e até mudar o mundo se quisermos! Palestra maravilhosa.
Grande parte dos gênios do mundo, dos maiores artistas, das pessoas mais criativas, eram e são introvertidas.
Exatamente!
Introvertidos, parem para lembrar de todas as vezes que vocês foram julgados pelos pais, irmãos, parentes, vizinhos, amigos, professores e etc, durante toda a vida de vocês...Eu quando paro pra lembrar vem muitos momentos de crítica destrutiva, coisas que me falaram sobre meu jeito de ser que ainda hoje ecoam na minha mente e muitas vezes me empatam de fazer muita coisa... É triste, mas temos que continuar sendo quem somos, temos que mudar é essa mentalidade errada que implantaram nas nossas mentes sobre nós mesmos. só assim seremos felizes sendo quem somos, independente do que as pessoas pensem ou digam sobre nós!
Verdade!
ruclips.net/video/fxBqsRyL7ZA/видео.html
O livro dela é libertador... Sofri muito na infância e adolescência por ser além de introvertido, muito tímido...
Qual o nome do livro dela ?
+Sthefany Karoline O livro se chama "o poder dos quietos"...
Fácil de encontrar!
Vc continua introvertido?
+Tio Guaxinim Eu continuo introvertido, de certa forma, mas não sou mais tão tímido!!! Às vezes, as pessoas confundem a expansividade com extroversão...
Cláudio Regis Custódio a sim, pelo que vi no vídeo introvertido é diferente de tímido, acho que vou ler o livro dela, parece ser interessante.
Eu falo BEM pouco, mas escrevo bastante, prolixamente. Acho que falar pouco torna as coisas mais suportáveis. Detesto pessoas que falam muito. Estressante demais...como diz o verso da música "Fala demais quem não tem nada a dizer".
+Incalus Eldarian "Fala demais POR não ter nada a dizer"
Concordo plenamente.
+Julio Cezar exatamente!
concordo com vc😉
Exato!! Eu tenho uma agonia de gente que fala pelos cotovelos! Porque em 100% dos casos, o que essas pessoas falam são coisas tão fúteis e dispensáveis que internamente eu me pergunto qual a relevância de estar tagarelando tantoooo :xxx
As empresas hoje buscam extroversão, não importa se vc tem todos os requisitos para o trabalho, se não tiver sempre se exibindo, não serve, acredito que todos os líderes, gestores etc, devam ler esse livro maravilhoso que é o poder dos quietos, precisam mudar essa visão errada das pessoas introvertidas.
Faltou dizer: e deixem-nos em paz, por favor!
Sim ela está certíssima, sou uma pessoa diria que mais introvertida q extrovertida, não gosto de ficar mt tempo tendo contato social, preciso organizar minhas idéias e particularmente meus pensamentos que são muitos alias... Preciso de um tempo pra mim, sem interações, ficar observando e refletindo sobre as coisas, mas, na escola na família sou vista como o problema, a pessoa que é mesquinha, arrogante, não gosta de estar com ngm, a depressiva, a melancólica, a avoada.... enfim, eles não conseguem entender, e não querem. É difícil até na escola, quando estou com um amigo conversando posso ser até msm eufórica, mas, estes mesmos amigos não entendem quando quero um tempo pra mim, quando algum dia não estou afim de cv, preciso pensar sobre algo, ou quero passar o intervalo lendo um livro ou ouvindo música sozinha. Mas, felizmente eu tenho a plena consciência de meus atos, de minhas escolhas e não vou parar de ser eu mesma pelos outros, gostaria de um ou preensão maior por parte deles, mas, espero que isso seja construído com o tempo. ^^
minha família pensa o mesmo de mim. ninguém me entende. mas ja decidi que vou ser fiel a mim mesmo
Isso era bastante estranho para eu, até o dia em que falei para eu mesmo, " eu não preciso ser iguais a eles, eu sou assim, e assim eu sou feliz ! " é como a moça do comentário de cima disse, vc tem que ser fiel a vc mesma e não ter duas personalidades (uma falsa), adoro ficar sozinho, de fazer as coisas sozinho, fico feliz com minha companhia e isso basta pra mim.
O livro "O Poder dos quietos" tb é muito bom. Lá ela mostra o que investigou sobre tudo o que foi falado nesta palestra, porém de forma mais detalhada.
O que dá maior confiabilidade sobre o verdadeiro "poder" das pessoas introvertidas e o que elas podem oferecer ao mundo massificado pela influencia extrovertida e cultural norte americana.
Pra resolver isso basta equilíbrio. Não errado um extrovertido buscar seus estímulos e realizações baseado nas suas características. Só não devem criar regras no imaginário popular que a introversão é um defeito. Creio que isso era tido dessa maneira devido a falta de base pro introvertido se destacar conforme sua natureza. Sabendo disso da pra confrontar essa necessidade do extrovertido deter o monopólio do imaginário popular.
@@goenitzhigashi De fato, em tudo o equilíbrio.
5-7 anos dedicados a um livro. Só consigo ser grata à essa grande introvertida por ter essa coragem de se expor e encorajar outros introvertidos. Depois de ler o livro me sinto mais alegre e feliz com quem sou, nunca mais vou esconder minhas ideias do mundo!
Susan é a introspectiva mais magnética e carismática q já vi... mistura improvável e perfeita. Incrível!
Isso foi incrível! Isso é pra gente assistir todos os dias, para nunca esquecer ou para sempre lembrar...
Sim, pra se ter consciência.
ruclips.net/video/fxBqsRyL7ZA/видео.html
Muito bom. Todos precisam de um pouco de silêncio, de reflexão.
Eu não gosto de falar muito com ninguém e sempre gostei de ficar no meu canto. As pessoas dá minha sala começou a me pergunta,porque eu não saia e etc... teve até uma menina que disse:
"Eu já vi metade dos alunos dessa escola num shopping,parque e na rua até no muro de suas casas,mas só vejo você na escola Bianca." Depois vieram muitas piadas sobre mim e minha altura,que fiquei super depressiva e mais quieta ainda. Não quis mais ir a escola,não queria sair pra lugar algum. Hoje estou melhor,porque tomo remédios para ansiedade,mas ainda prefiro ficar no meu canto. Eu só não entendia porque as pessoas ficavam mexendo comigo,dizendo coisas chatas,só pelo fato de eu ser,eu mesma (uma garota quieta em seu canto) e alta,e só por causa disso eu era a "estranha da sala." E infelizmente para alguns,eu ainda sou.
Conheça-se e ame-se. Tem um mundo ai fora de pessoas como vc que adorariam te conhecer e conversar contigo. Te afirmo com certeza que vc nao está sozinha.
Eu sou exatamente igual a vc, igual, vc não está sozinha ou só existe vc desse jeito, eu antigamente me achava estranho, Eu vivia achando que eu era um ser humano diferente de tudo, e isso me fazia muito mal. Mais hj so dps de algum tempo, eu me aceito do jeito que eu sou, não como a sociedade e as pessoas querem q eu seja. Tem muitas pessoas no mundo igual a vc, vc apenas não as encontrou ainda sabe, pq elas é igual a gente, e tipo a gente é estranho mesmo sabe, kkkk é difícil a gente fazer amizades novas e criar novos laços, só pessoas como gente entende isso perfeitamente. Mais n deixe essas pessoas fazerem vc se sentir mal e gostar menos de vc própria, so porcausa do seu jeito de ser. Mais a gente tem que sabe lidar com isso, se vc se deixar afetar por isso, vc vai ficar mais fraca e com mais medo da opiniões das pessoa em relação a vc, e isso é uma merda e que entende sabe....
Ou vc pode ficar mais forte, a dor querendo ou não tem que nos deixar mais forte e criar barreiras pra esse filhas da puta alienados de merda, e não ligar pra oq eles falam, eles são muito pequeno e a gente não precisa se abaixar ou se importar com oq sai das miseráveis boca deles. Então se vc se sentir só, tou aq pra conversar tudo bem?, as vezes a gente precisa de alguém pra nos ouvir, e eu sou um bom ouvinte
Aos tímidos e introvertidos:
Sejam autênticos, ponto final.
Quem não é autêntico acaba entrando em conflito consigo mesmo.
Você mesmo se cobra pra ser autêntico, daí o conflito.
Conflito implica em falta de fluidez
Falta de fluidez implica em doenças, desgosto pela vida, etc...
up
Excelente palestra! Susan Cain mostra de forma simples e objetiva como os introvertidos se sentem na convivência com as outras pessoas, como se sentem ao ver que não é aquela pessoa o centro das atenções, ou pelo fato de falar pouco.
Isso ajuda a me aceitar e ver que tenho qualidades, com a introversão. Sem, claro, deixar o convívio com a prole!
Putz, trabalhei em uma papelaria em minha cidade, que logo quando entrei ñ gostaram de mim... rsrs Queriam que eu fosse embora por eu ser quieto, me odiavam e agrediram com palavras... rsrs Mas com o tempo foram se acostumando e consegui ficar e fui oque mais vendi em um ano. Coisas da Vida... rsrs
André, minha história é parecida com a sua
Faz sentido, tem gente que tem pressa e não quer perder tempo falando com o funcionário, até estressa o cara, se vc ñ fala nada o cara até gosta daí
Pois é temos potencial.
Adorei! Queria que todos tivessem consciência do que ela expõe aqui.
tinha todos os sintomas de um introvertido e não sabia. sofria me achava estranho mas pesquisei e finalmente descobrir que sou introvertido fiquei feliz. agora sei a razão de todos os sintomas tudo igual.
agora e só aprender lidar com meu ser.
+marcos coop Olá, tudo bem?
Seu comentário me chamou a atenção pelo termo "sintoma" que você usou para descrever a sua percepção sobre seus próprios momentos.
Na leitura que eu faço desse seu comentário, percebo que é como se você se concebesse como alguém "doente" por se apresentar como alguém mais quieto, ou seja, diferente da expectativa social nesse contexto de velocidade e informação em que a gente vive.
Essa palestra é importante para trazer o alívio para muitas pessoas mais introvertidas mesmo. E espero que nesta descoberta de que a diferença não é doença, as pessoas se aceitem e aceitem melhor tudo aquilo que não compreendem. Aliás, violentar a si mesmo... Se forçando a ser alguém que não "sentimos de ser" de verdade... Isso sim adoece! Mortifica.
Mas, geralmente, quando percebemos que somos mais alegres e vivos em determinadas circunstâncias e nos permitimos viver o que faz sentido pra gente e não o que a gente acha que a sociedade espera de nós, então passamos a estar mais aptos também para VALORIZAR A DIFERENÇA e compor com ela...
Assim como pessoas mais introvertidas podem se aliar com pessoas mais extrovertidas e formarem uma bela equipe. Assim como descobrirmos em nós mesmos um "impulso" para a extroversão em situações bem específicas. Por exemplo, eu sou mais extrovertida quando atuo em grupos com adolescentes porque "ativo" uma característica mais cômica da minha personalidade que não costuma aparecer quando estou em meio a adultos ou crianças.
Então mesmo nós não somos uma coisa só ou algo fixo, mas nós sabemos porque sentimos o que nos faz bem quando faz bem... E se isso parece diferente, então é só diferente e não um problema. E se sabemos que algo faz bem, mas não conhecemos o oposto, então também podemos experimentar vivenciar o oposto só para saber se pode funcionar ou descobrir como vai funcionar e assim viver nessa constante redescoberta de si mesmo e encantamento com a vida.
Acabei aproveitando o espaço do seu comentário para trazer algumas considerações porque sinto que a maioria das pessoas introvertidas se sentem como você colocou no comentário: "com sintomas". E acho importante reforçar que a diferença ou o desconhecido (desconhecido porque "ninguém explica") não é doença, mas sim uma POSSIBILIDADE de enriquecer a experiência da Vida, de viver.
tudo bem (sintomas) que me referia e quando me identifiquei com depoimentos de pessoas introvertidas que batiam com o meu ser. exemplo: faço reuniões com mais de 100 pessoas, mas não consigo depois da reunião ficar numa sala conversando com elas etc..
domingo era normal eu ficar em casa para relaxar para segunda feira nao me convide para sair. frequentava sitio pois me sentia bem la. nao sabendo que esses lugares me davam energia . quer saber fiquei muito feliz em me descobrir
Humberto Junior verdade mas estou contente agora me conhecendo melhor
deveria ter uma comunidade dos introvertidos kkkkk
QUE COMENTÁRIO mais lucido da Larissa, você citou pontos muito pertinentes. Acredito que eu não seja o único que foi julgado quando não quis sair para alguma festa porque queria apenas ficar em casa lendo um livro ou assistindo um filme. Acredito que o ponto mais forte desse livro é trazer esse alívio que você mesma disse e como fala o próprio titulo, mostrar o “poder” dos quietos.
Parabéns, e concordo muito com essa comunidade, mas acho que teria que ter um extroertido pra criar!haha
=)
Gente, fiz uma resenha baseado no livro + TED: quem quiser dar uma olhada, só clicar: goo.gl/1YgQhf
Também ando a esforçar-me para fazer parte do mundo dos extrovertidos achando que é uma obrigação. Grata por libertar-me!
Esse final que ela diz para os introvertidos abrirem suas malas me pegou, eu quase nunca abro a minha mala para mostrar as outras pessoas e isso afeta muito quando tento expandir um pouco o meu ciclo social, irei até atrás do livro dela para ler.
#introvertidos e seus potenciais, um vídeo sensível e espetacular sobre a #vida
show, sempre tive dificuldade em aceitar isso em mim, ser mais retraído, não tão popular e sempre me comparava com os outros, isso drenava a minha energia, então posso ver isso de uma outra maneira agora, obrigado pela sua palestra, vou ler seu livro, que benção, obrigado mesmo!!!
Shalom. It was the most proound speech tha I hear about this importan issue. I am proud of Dra. Susan Cain. My Grandmother born in a place close to Jericoh and died 7 years old in Tel Aviv. I am living and working in Lages air Base, in Terceira Azores.. Sucess Dra. Susan Cain
Cara eu adoro conversar com crianças porque sei que elas não julgam e se julgarem olha, é só criança. Gosto muito de animais como cachorro, porque os animais não falam e isso é muito bom, porque vc mostra a afeição apenas pelo toque. Gosto de ler livros, animes. E sempre tenho isso na cabeça que preciso ser extrovertido a todo custo. Gostei demais com pessoas que o mesmo pensamento que o meu.
Para mim é uma das melhores apresentações TED
Estudo os temperamentos e achei ótimo o vídeo para demonstrar tanto a tendência imutável dos temperamentos, quanto os exemplos de problemas que existem em não entender essa tendência introspectiva e extrovertida das pessoas e querer criar estrutura igual para pessoas diferentes, seja no trabalho, seja nas escolas.
Estou me conhecendo agora!
Caramba. ..no momento em que assisti essa oratória de Susan me reconheci como introvertida e não a falante com excitação que sempre achei que fosse e que me causa taquicardia.!!!??
Acho que não podemos dizer que é por ser uma pessoa introvertida que ela será mais inteligente, porém acho que essas pessoas como não gostam de se relacionar acabam encontrando outra forma de serem felizes e ficarem alegres, como a leitura. A pessoa mais inteligente que eu conheci pessoalmente na minha vida era uma garota extremamente extrovertida e simpática, ela era também muito dedicada aos seus estudos, mas é por isso que acho que você não está completamente certo em afirmar isso. Mas gostei
+Lucas Carlson da Silva Mas geralmente os introvertidos são mais inteligentes exatamente pelo fato de se satisfazerem de outra maneira que não seja a social, como livros... Não quer dizer que todos os introvertidos são inteligentes, mas sim que GERALMENTE tendem a ser mais inteligentes...
Tbm acho, sou introvertida e penso o msm.
Pessoas inteligentes existe nos dois grupos basta se dedicar ao estudo. Porém é Difícil pessoas extrovertidas ter uma espiritualidade elevada, ter inteligência na área emocional e moral, por Isso são EXtrovertido pra Fora material, e Os INTROvertido pra dentro,espiritual.
Não existe garotas simpáticas.
@@MUSIC-dc9czComo não? Existem várias por aí 💁♀️
Inteligentíssima !!! Falou muito sobre os seres humanos e suas opiniões ...
Palestra de Susan Cain, autora do livro "O poder dos quietos", para a TED, com legendas em portugês.
Verdade...
Sou um introvertido mais feliz hj rsrsrs
Valeu Marcos Torres por esse vídeo!
Susan sua linda, estou lendo o seu livro e esta me ajudando muito.
Adorei ,me deixou curiosa para ler o livro
Karine, deixo como sugestão ler o original em inglês. O traduzido para português contém muitos erros. ;)
Vou assistir esse vídeo pra sempre!
Leia o livro O Poder dos Quietos também. Ele está em promoção, eu paguei só 10 reais.
@Alex Dusfri onde você comprou???
Ana Pimenta comprei numa banca e livraria aqui de Brasília. É da Editora Agir e tem 334 páginas. Tinha também na Amazon, não sei se ainda vende lá.
Li o livro dela neste ano. Me ajudou muito a perceber algumas características minhas e vencer alguns fantasmas. Importante dizer isso, pois sabendo quem somos é muito mais fácil lidar com o polo oposto que na verdade é complementar.
EXCELENTE palestra.
Eu sou introvertido e desde a minha adolescência falava muito pouco, só fui "melhorar" depois de começar a trabalhar com vendas, hoje com 27 sinto que o meu jeito de ser no passado me afetou muito, pois percebo que tenho dificuldade de me relacionar e conversar com as pessoas, até com os meus pais não tenho aquele diálogo. Isso tem como mudar? ainda tenho como melhorar meu jeito de ser e conseguir me socializar mais?
Perfeito! ❤ Eu precisa disso. Agradecida.
As pessoas que se preocupam por sermos introvertidos, não têm culpa, elas apenas não sabem a diferença entre solidão e solitude.
2022 e este video de 2012 aborda algo muito atual ainda!
Simplesmente fantástico!
A maioria de nós não entendemos ainda que somos parecidos fisicamente ... mas cada ser humano é único ...
Prefiro ser introvertido do que ficar bancando aquele cara que tem que agradar todo mundo por onde chega, querendo provar seu valor esperando ser aceito por todos.
Daniel Costa mas até mesmo os introvertidos caem nessa cilada de tentar agradar pra ser aceito.
Tem alguns erros na legenda.
Em 9:00, "Santa Claus" não é "Pai Natal", é "Papai Noel".
Em 9:34, "sollitude" se traduz como "solitude", e não "solidão". Solidão em inglês é "loneliness".
Para quem não sabe diferenciar as duas palavras: solidão é o sentimento de falta de outras pessoas, solitude é o sentimento de quem está sozinho por opção.
Realmente a autora trata de um dos mais novos preconceitos da sociedade e de uma das mais nova manias desta, preconceito contra introvertidos e mania de ser extrovertido. Pq nao podemos ser nos mesmos ? pq devemos por exemplo adorar o facebook ?
E nem pense em dizer que é introverdido numa entrevista de emprego...
Kkk verdade absolutaa !
O melhor livro do Ano até agora.
perfeita, simplesmente perfeita.
Me considero introvertida, mas não tímida. Odeio o silêncio , mas não tenho paciência pra muito falatório é muito chato ouvir uma pessoa que fala demais e de forma prolixa. Acho q ser introvertida me tornou uma pessoa mais objetiva. E acho que a quietude não tem nada ver com a introversão.
+Danielle Yuri Yutani Dani Mas é exatamente isso: Ser introvertido é diferente de tímido. Por ex. Introvertido não se socializa por opção; enquanto a pessoa tímida não se socializa por vergonha, receio...
pedro c. Eu já sou o contrário tenho vontade de ser menos sociável. Aliás to tentando kkkkkkkkkk
+Danielle Yuri Yutani Dani Susan fala brevemente sobre isso, relatando que ser tímido não é ser introvertido, considero-me uma pessoa introvertida, detesto grupos, prefiro trabalhar sozinho, mas sou alguém bastante comunicativo, não me privo de viver por vergonha, só acho mais atraente muitas vezes ficar sozinho com meus pensamentos .
+Danielle Yuri Yutani Dani sua falta de fé nos outros é só reflexo da falta de fé que tem em ti mesma. Antes frio e quente à morno!
Concordo em gênero número e grau.
Sempre achei q esses pensadores modernos de hoje em vez de estudarem as suas próprias reflexões estão é na verdade seguindo a "mare" q muitas vezes está embasada em puro marketismo, com isso fudendo todos os nossos sistemas (trabalho, estudo, convivência, politica).
A tendência de singularizar a personalidade humana é uma imensa estupides !!!
Parabéns a essa Moça, ela está fazendo algo raro hoje em dia, está pensando por si mesma !!!
♥ orgulho de ser introvertida
muito bom a palestra.
Adorei!!
Palestra maravilhosa.
Muito bom esse vídeo!
Maravilhosa
ESPETACULAR!!!!
Sensacional 👏🏼
Muito bom!
Adorei!!!
Eu tenho a mente muito agitada com meus pensamentos... ficar em ambientes com muita gente conversando pode ser insuportável, ainda mais se houver futilidade e arrogância. Por isso gosto de ficar reservado e na minha. Respeito todos mas não não fico bem com agitação.
Um vídeo brutal. só é pena não estar dobrado para Português.
+Xana Borges "Dobrado" para português?!!!
Nossaaa maravilhaa...ja estava me sentindo pessima por ser introvertida!!
Eu também mulher do céu
ja virei fã !!!
Estou lendo o livro é top
excelente
Vou assistir e comento depois.
Muito muito muito bom!
Nossa amei ela super inteligente nossa👏👏👏👏👏
Excelente!
As vezes nossos medos tentam esconder-se atras de detalhes transparentes.
Very good!!!!!
Grato ! Eu tentei (e não consegui) não demonstrar emoção. Voltei para rever algumas passagens. A mensagem é muito positiva ...
Eu achei fabulosa e muito lúcida.
muito, muito bom!
Noossa cara , até chorei ake ;-;
Tenho esse livro muito bom
Amei
excelente.
ótimo
Eu sou introvertida, e por muito tempo achei que deveria falar mais para agradar as pessoas, hoje eu entendo o que é o meu temperamento como fleumática, preciso, preciso de algum lugar calmo para raciocinar melhor, não gosto de fazer trabalhos com extrovertidos, viajar sim😅
thank you
"Fala demais quem não tem nada a dizer"
Vale a pena ler o livro O poder dos Quietos
Algumas pessoas dizem que "não acreditam que eu iria ficar assim (Intro)" por que quando eu era criança eu era muito Extrovertida, muito pimentinha. Quando fui ganhando idade, começei a ter percepção do certo e do errado, e sempre fui muito curiosa, então adquirir conhecimento era e é um prazer, fui ficando mais intro, tive momentos Fortes de Timidez, ansiedade e insegurança, por que me via diferente dos demais, me achava errada. Hoje em dia estou procurando me entender e me aceitar, e com isso vem a fluidez e até um pouco mais de Extroversão gerando um equilíbrio, O Equilíbrio Necessário, sem cobranças de mim com mim mesma. O Mundo é dos Extro e vemos a Desgraça que é, e se só existisse Extro no mundo, seria 2x pior, normalmente as pessoas Extro ,confundem ser seguro com falta de educação e intimidade excessiva, Os Intros equilibram, somos necessário, fomos criados pra ser assim, tudo na natureza precisa ter equilíbrio pra fluir, o grande problema é que os Extro estão oprimindo os Intro fazendo nós se afastarmos deles e abalando nossa auto estima e segurança, por que o Poder nós temos que é o conhecimento, sabedoria, discernimento e espiritualidade, estão figurativamente nos matando, e por isso o caos social. Hoje em dia eu tenho bem mais seriedade, e acho legal agente explicar o que as pessoas não entendem, a nossa personalidade, não se calar.
muito interessante.
Chorei no final ahaha
eu não entendi o que ela quis dizer com: "A coragem pra falar baixinho" no final.
Eu entendo que é a coragem de sermos nós mesmos (não "falar baixinho" literalmente).
Em um mundo que preza pela extroversão, onde os lideres natos são os extrovertidos , onde as interações se dão por pessoas que conversam parecendo que estão disputando quem fala mais alto e só assim podem ser ouvidas é necessário coragem pra falar baixinho. Com baixinho esta falando sobre a coragem de ser introvertido a coragem de viver a vida mantendo seus valores e sua essência sem precisar se enquadrar em modelo extrovertido que é bem aceito.
Ola! .... tem um livro, escrito por Stephen king, intitulado - karen, a estranha - ela tentou se enturmar, mas sacaniaram ela... o personagem principal, no caso, Karen, era um tipo introvertido, logico, alem de outros fatores que contribuíram para formação de sua persona....
Uau ❤
Me identifiquei 😊
quero comprar o livro ...onde posso encontrar?
Gostei
Eu diria O PERIGO DOS QUIETOS às vezes vem coisas deles que te deixam 😳
sou sensitivo , gosto de muvuca nao...adoro a solidao... mas qwando estou em publico sou o cara mais extrovertido do mundo
she sounds like lisa kudrow
it is true, agree...
O mundo está sofrendo uma mudança, antes os mais tímidos e introvertidos não eram bem vistos profissionalmente, agora temos essa nova teoria .....sinceramente, ninguém sabe nada, todos vivem nas ondas das modas,,,,
Não se trata de modas ou teorias, introverção e extroversão existe desde que o mundo é mundo, e são traços de personalidade que, portanto, não devem ser categorizados como qualidade ou defeito.
+Jeniffer Aline Muito boa sua justificativa imbecilizada de definir o que pode ser categorizado ou não. Mas infelizmente não partilho dessa sua tirania burra de castrar ideias.
Porém antes, entenda : apresentar fatos é diferente de julgar.
e é um fato, a psicopatologia intrínseca ao sujeito introvertido,
como já comentei aqui mesmo, são só pessoas egolatras, mornas e ignorantes,
que só fazem apresentar o arcabouço fatídico de ausência de fé nelas mesmas, nos outros.
Hi
LIXO SEU MERDA
mineirinhos sao o povo mais poderoso do planeta
Alisson violinos kkkkkkkkkk
#vim pelo ceib
Mais ou menos, mais ou menos... Esta palestra, ao contrário de encorajar-me a leitura do livro, desanimou-me. Espero que ela seja melhor como escritora. Vou já já lê-lo e tirar a prova e.e
Copo cheio..
A introversão junguiana difere completamente desta visão generalizada da Susan Cain. Parece que ela não pesquisou tanto quanto quis.
As pessoas possuem a introversão de maneiras diferentes na personalidade. Tipos Psicológicos de Carl Jung demonstra isso.
Se em mim, a introversão é ligada ao pensamento, em outras pessoas é ligada ao sentimento, ou a intuição, ou sensação. E essa função introvertida é apenas uma dentre outras numa ordem interna de organização mental. Toda função cognitiva, sendo extrovertida ou introvertida, é equilibrada com outra de natureza oposta.
Colocar todos os introvertidos como necessariamente quietos em um determinado campo é um desserviço ao conhecimento sobre nós mesmos.
Eu sou introvertido, tenho pouca necessidade de interação social devido minha função extrovertida ser inferior e ligada a sentimento, e minha função introvertida de pensamento ser dominante. Apesar de introvertido, tenho uma necessidade gigantesca de externar idéias e pensamentos, me envolver em debates e interações intelectuais. Isso, pois a função extrovertida de intuição, em mim, é secundária. Falo muito sobre idéias, pouco sobre pessoas. Mas, novamente, essa é a minha individualidade. Não posso ter a visão de que como um tipo de introvertido serei igual a todos os outros, e ela não reconhece isso.