Excelente vídeo. Conheci este canal através do Ciência Chave. Sucesso!
3 года назад+1
Boa tarde, amigo! É um prazer imenso tê-lo aqui conosco, seja muito bem vindo! Um dia desses poderíamos marcar uma live com alguns dos canais de química aqui do Brasil, seria muito bacana. Desejo muito sucesso para você também!
3 года назад
É uma pena q eu não tenho como gravar live, só comentar no chat. Eu tenho apenas o meu celular como equipamento de filmagem e edição
Bom dia, Jeferson! Me desculpe pela demora ao respondê-lo, tive problemas e agora que pude escrever. Muito obrigado pelo seu apoio de sempre, desejo uma ótima semana!
Bom dia, João! Me desculpe pela demora ao respondê-lo, tive problemas e agora que pude escrever. O trabalho no laboratório é realmente bem característico, né? Um grande abraço e desejo uma ótima semana!
Bom dia, Pedro! Muito obrigado e me desculpe pela demora ao respondê-lo, tive problemas e agora que pude escrever. Um grande abraço e desejo uma ótima semana!
O ácido oleico pode ser usado pra fazer o FERROFLUIDO. Em um vídeo que eu gravei há algum tempo, eu tentei fazer o ferrofluido magnético, mas não ficou perfeito. Isso porque o ácido oleico que eu sintetizei não estava puro, tinha muita impureza de ácido palmítico e esteárico, já que eu o fiz a partir do óleo de soja...
3 года назад+1
Boa tarde! Sim amigo, o de soja tem pouco oleico (18%) e muito linoleico (www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2773065/), talvez se você usar o oleico do azeite de oliva poderá ter um resultado melhor. Eu nunca fiz o ferrofluido, mas se der certo, posta um vídeo para a comunidade! Ficamos aqui na espectativa! Um grande abraço!
Professor, uma dúvida. Tenho uma sugestão de vídeo, se o professor fizer eu prometo fazer uma breve divulgação. Em resumo, extração de metais nobres através de "lixo" eletrônico. Se veio até aqui é pq a ideia tá fazendo sentido. Curta meu comentário para que o professor possa ver. Sigo vários canais brasileiros de garimpo urbano, onde se mostra como extrair ouro, prata, paládio e platina, de vários materiais como placas de eletroeletrônicos ou paládio de catalisador automotivo, mas nenhum desses canais possue tanta informação técnica como em seus vídeos, eu adoraria ver vídeos seus sobre esses temas. Para quem viu até aqui, meu muito obrigado.
3 года назад+2
Boa noite, Mardwene! Tenho entrado muito pouco aqui no canal para responder dúvidas, portanto, me desculpe pela demora ao responder seu comentário. Espero que essa resposta ainda possa ser útil: Sim, sua sugestão é muito boa, vou fazer alguns vídeos com o foco nessa recuperação de metais à partir de sucata, mencionando esses detalhes técnicos. Aliás, nos jogos das olímpicos paralímpicos de Tókio as medalhas de ouro, prata e bronze foram fabricadas com metal 100% reciclado. Então além de ser um tema bastante interessante é um tema moderno/ecológico e muito didático. Muito obrigado pela sugestão, acho que muitas pessoas vão gostar. Um abraço e obrigado por sua participação aqui no canal!
Boa tarde, Professor gostaria de saber a fonte de referência deste protocolo, pois estou testando vários métodos de extração e gostaria de cita-lo ao final do trabalho. Desde já agradeço
Já imaginava a fórmula desse negócio sem antes mesmo de estudar ou ver o processo de síntese, apenas não consegui a síntese pelo método ao qual tentei aplicar. Sou químico "experimental", mas não faço química, sou robista mesmo. Mas enfim, sempre um vídeo de qualidade pra oferecer. Mas a pergunta que não quer calar é eu posso comer esse óleo ou usar pra fritura, ou pra esse tipo de utilização é necessário realizar algo mais apurado? Te vi no canal do comentário acima do meu e me inscrevi lá tbm 🤗 A primeira pessoa que eu imaginei pela voz e conseguiu ser exatamente igual ao que eu pensei. Só te imaginava gordinho e sem barba, brincadeiras a parte, mas valeu como sempre 🙌
3 года назад+2
Eu também sou químico "experimental". O ácido oleico não é bom para frituras porque ele se oxida muito facilmente quando aquecido e se torna rançoso.
3 года назад+1
Bom dia, Paulo! Me desculpe pela demora ao respondê-lo, tive problemas e agora que pude escrever. Rapaz, ri muito ao ler esse comentário da voz, hahahahahahah. E olha que já tive problemas com controle de peso. Nosso amigo Nerd da Química já te respondeu e é isso mesmo que ele colocou. Mas eu agradeço sua participação sempre ativa aqui no canal. Um grande abraço e muito obrigado!
3 года назад+1
Amigo Nerd da Química, que prazer ver você por aqui no nosso canal! Sempre tive uma admiração muito grande pelo seu canal, comentarei melhor sobre isso um dia qualquer. Inclusive depois de vê-lo por aqui, tomei a liberdade e inseri seu canal dentre os canais de química que listei no nosso vídeo de referências bibliográficas para sites e canais: ruclips.net/video/8GVMu8tyvJM/видео.html Nesses tempos de pandemia estou tendo dificuldade em me dedicar mais tempo ao canal. Então, se puder, sempre apareça por aqui e me ajude a responder dúvidas dos seguidores. Um grande abraço e desejo uma ótima semana!
3 года назад
Que bom! Com muito prazer eu vou te dar apoio. Eu me inscrevi hoje, pq não conhecia o seu canal até ver o banner com o Ciência Chave. Os seus vídeis são muito bons, e inclusive alguns dos conteúdos são bem parecidos, como a destilação da acetona e extração do tolueno. Devo parabenizá-lo porque os seus vídeos são até MELHORES. Excelente conteúdo para enriquecer a divulgação científica neste país. Tomara que um dia sejamos parceiros!
Professor eu tenho um Funil de separação com Torneira de Vidro. Só que ele é muito "duro" Então queria uma dica. ja falaram pra eu usar glicerina ou óleo mineral. Mas eu não sei se é mesmo uma boa idéia.
3 года назад+4
Bom dia, Pedro! Me desculpe pela demora ao respondê-lo, tive problemas e agora que pude escrever. Espero que a mensagem ainda te seja útil: As torneirinhas de vidro podem ficar mesmo duras, hein. Nesse caso você pode lubrificar sim com glicerina. O problema da glicerina é que por ela ser hidrosolúvel, o filme formado na junta da torneirinha poderá contaminar (em pequeno grau, claro) a substância filtrada. No laboratório utiliza-se muito a graxa de silicone para essas finalidades, pois assim como o óleo mineral ela é hidrofóbica além de bem viscosa, evitando escorrer para o material filtrado. Normalmente não existem grande problemas de contaminação dessa forma, mas se isso for um grande problema ou preferir trabalhar melhor essa questão você poderá usar inclusive um pouquinho (gotinhas) da fase que você tiver interesse para atuar como "lubrificante" dessa torneira. Por exemplo, no estudo desse vídeo poderia-se utilizar umas duas gotinhas de ácido oleico (colhidas com cuidado com uma pipeta de pasteur) como sendo o próprio lubrificante da torneira. Graxa de silicone também é usada para várias finalidades em dessecadores de vidro, pois uma função delas é a vedação de ar para se realizar ALTO vácuo (refere-se ao vácuo obtido em pressões inferiores a 0,1 Pa). No entanto ela é comercializada com o nome de graxa para "auto" vácuo... enfim, um potinho de 50 g dura bastante. Se você digitar "graxa silicone laboratório" no google vai aparecer alguns fabricantes como Synth, Dinâmica, Nuclear, etc. Um grande abraço e obrigado pela sua participação aqui no nosso canal!
Olá professor, já acompanho seu canal faz um tempo e gosto bastante do seu conteúdo, se tiver como fazer um vídeo mostrando como fazer ferro fluido usando o ácido oleico eu agradeço muito.
Sei não hein. A andorinha já foi processada por colocar outros óleos como soja , canola tudo misturado enganando os consumidores!. Isso não afeta a experiência?
3 года назад+3
Boa tarde, George! Se houver óleos de soja ou canola com certeza afetaria a qualidade do material, pois afetaria a proporção de ácidos graxos que estimamos e poderia dar resultados inesperados em alguns experimentos. Espero que a Andorinha já tenha corrigido esse problema então, particularmente eu nem sabia que já havia um certo histórico de adulteração, sei que algumas marcas são frequentemente reincidentes nesse problema. Só para divagar um pouco nesse assunto: No caso do perfil de ácidos graxos desses dois outros, para variedades tradicionais, a composição média é: Soja: 10% de ácido palmítico (16:0); 4% de ácido esteárico (18:0); 21% de ácido oleico (18:1); 56% de ácido linoleico (18:2); 8% de ácido linolênico (18:3); Canola: 4% de ácido palmítico (16:0); 2% de ácido esteárico (18:0); 56% de ácido oleico (18:1); 21% de ácido linoleico (18:2); 10% de ácido linolênico (18:3); Se a adulteração for exclusivamente com o óleo de soja de espécies tradicionais, que possuem uma quantidade de ácido linoleico (18:2) bem maior que o de um azeite de oliva, identificar uma adulteração pela análise do perfil de ácidos graxos do produto seria possível. Essa análise é normalmente feita por cromatografia gasosa, não é complexa, existem colunas e técnicas já bem desenvolvidas para isso. Por outro lado esse tipo de análise fica muito complexa, quando ocorre a adição de óleo de canola ou do óleo de variedades não-tradicionais. Isso porque tanto o óleo de soja, quanto canola, possuem variedades modificadas para produzirem muito mais ácido oleico que o tradicional. São chamadas de "high oleic". Elas foram criadas inicialmente para aumentar o tempo de prateleira de seus óleos (menor possibilidade de oxidação), dentre outros motivos. Veja como é a proporção dos ácidos graxos de um "high oleic soybean oil", da Pioneer: 8% de ácido palmítico (16:0); 3% de ácido esteárico (18:0); 63% de ácido oleico (18:1); 24% de ácido linoleico (18:2); 2% de ácido linolênico (18:3); As variedades do óleo de soja "high oleic" da Dupont são ainda mais discrepantes do perfil da soja tradicional. São: 8% de ácido palmítico (16:0); 4% de ácido esteárico (18:0); 76% de ácido oleico (18:1); 3% de ácido linoleico (18:2); 8% de ácido linolênico (18:3); Todos esses valores estão na referência: BOCKISCH, M. Fats and Oils Handbook (Nahrungsfette und Öle), 1 Ed., AOCS Press, 2015. (na página 180, tabela 4.4). Eu não faço a menor ideia do custo de sementes de variedades modificadas, apenas julgo que deva ser maior que as tradicionais, por isso não deveria ser usadas adulterantes. No entanto, esse é um assunto complexo que compensaria ser registrado aqui para que nossos seguidores possam também pensar sobre essa possibilidade. Um grande abraço e muito obrigado por sua participação aqui no canal! Desejo uma ótima semana.
Vídeo perfeito e útil!
Você aqui que legal
Excelente vídeo.
Conheci este canal através do Ciência Chave.
Sucesso!
Boa tarde, amigo! É um prazer imenso tê-lo aqui conosco, seja muito bem vindo! Um dia desses poderíamos marcar uma live com alguns dos canais de química aqui do Brasil, seria muito bacana. Desejo muito sucesso para você também!
É uma pena q eu não tenho como gravar live, só comentar no chat. Eu tenho apenas o meu celular como equipamento de filmagem e edição
Top demais
Fantástico !!
Boa tarde, Dênys! Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado do nosso material! Um grande abraço!
Ótimo vídeos como sempre! O ácido oleico é uma substância muito interessante para usado em diversas sínteses. Grato por postar esse vídeo!
Bom dia, Hugo! Me desculpe pela demora ao respondê-lo. Eu que agradeço seu constante apoio ao nosso canal. Um grande abraço e desejo uma ótima semana!
Tem como transformar um ácido oleico em um ácido estearico?
@@antoniowesleybrazdelima4309 É possível sim pelo processo de hidrogenação! ;)
Belo trabalho hein...
Bom dia, Jeferson! Me desculpe pela demora ao respondê-lo, tive problemas e agora que pude escrever. Muito obrigado pelo seu apoio de sempre, desejo uma ótima semana!
Muito foda seus vídeos. saudade do lab
Bom dia, João! Me desculpe pela demora ao respondê-lo, tive problemas e agora que pude escrever. O trabalho no laboratório é realmente bem característico, né? Um grande abraço e desejo uma ótima semana!
PERFEITO!
Boa tarde, amigo! Fico feliz que você tenha gostado! Desejo uma ótima semana!
Sou fã desse canal!!!
Boa tarde, amigo! Muito obrigado, fico feliz que você esteja gostando dos nossos materiais. Um grande abraço!
Show!💥💥💥
Cara. Isso é PErfeito.
Bom dia, Pedro! Muito obrigado e me desculpe pela demora ao respondê-lo, tive problemas e agora que pude escrever. Um grande abraço e desejo uma ótima semana!
Abraço
O ácido oleico pode ser usado pra fazer o FERROFLUIDO.
Em um vídeo que eu gravei há algum tempo, eu tentei fazer o ferrofluido magnético, mas não ficou perfeito. Isso porque o ácido oleico que eu sintetizei não estava puro, tinha muita impureza de ácido palmítico e esteárico, já que eu o fiz a partir do óleo de soja...
Boa tarde! Sim amigo, o de soja tem pouco oleico (18%) e muito linoleico (www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2773065/), talvez se você usar o oleico do azeite de oliva poderá ter um resultado melhor. Eu nunca fiz o ferrofluido, mas se der certo, posta um vídeo para a comunidade! Ficamos aqui na espectativa!
Um grande abraço!
Professor, uma dúvida.
Tenho uma sugestão de vídeo, se o professor fizer eu prometo fazer uma breve divulgação.
Em resumo, extração de metais nobres através de "lixo" eletrônico.
Se veio até aqui é pq a ideia tá fazendo sentido. Curta meu comentário para que o professor possa ver.
Sigo vários canais brasileiros de garimpo urbano, onde se mostra como extrair ouro, prata, paládio e platina, de vários materiais como placas de eletroeletrônicos ou paládio de catalisador automotivo, mas nenhum desses canais possue tanta informação técnica como em seus vídeos, eu adoraria ver vídeos seus sobre esses temas. Para quem viu até aqui, meu muito obrigado.
Boa noite, Mardwene! Tenho entrado muito pouco aqui no canal para responder dúvidas, portanto, me desculpe pela demora ao responder seu comentário. Espero que essa resposta ainda possa ser útil:
Sim, sua sugestão é muito boa, vou fazer alguns vídeos com o foco nessa recuperação de metais à partir de sucata, mencionando esses detalhes técnicos. Aliás, nos jogos das olímpicos paralímpicos de Tókio as medalhas de ouro, prata e bronze foram fabricadas com metal 100% reciclado. Então além de ser um tema bastante interessante é um tema moderno/ecológico e muito didático. Muito obrigado pela sugestão, acho que muitas pessoas vão gostar.
Um abraço e obrigado por sua participação aqui no canal!
@ ficarei aguardando, obrigado por responder
@ seria um tema muito interessante
Boa noite, tudo bem?
Você poderia mostrar como se produzir um repelente para pernilongos.
Boa noite, João! Poderíamos sim, inclusive esse seria um conteúdo muito interessante, muito obrigado por essa sugestão! Um grande abraço!
Teria como ensinar como retirar o açúcar e a água da manteiga?
Da pra separar a gordura da manteiga do açúcar que é solúvel em H2O, vc pode perder lactose. Depois coloque em um funil de decantação e deixe fluir.
Boa tarde,
Professor gostaria de saber a fonte de referência deste protocolo, pois estou testando vários métodos de extração e gostaria de cita-lo ao final do trabalho. Desde já agradeço
Já imaginava a fórmula desse negócio sem antes mesmo de estudar ou ver o processo de síntese, apenas não consegui a síntese pelo método ao qual tentei aplicar. Sou químico "experimental", mas não faço química, sou robista mesmo. Mas enfim, sempre um vídeo de qualidade pra oferecer. Mas a pergunta que não quer calar é eu posso comer esse óleo ou usar pra fritura, ou pra esse tipo de utilização é necessário realizar algo mais apurado?
Te vi no canal do comentário acima do meu e me inscrevi lá tbm 🤗
A primeira pessoa que eu imaginei pela voz e conseguiu ser exatamente igual ao que eu pensei.
Só te imaginava gordinho e sem barba, brincadeiras a parte, mas valeu como sempre 🙌
Eu também sou químico "experimental".
O ácido oleico não é bom para frituras porque ele se oxida muito facilmente quando aquecido e se torna rançoso.
Bom dia, Paulo! Me desculpe pela demora ao respondê-lo, tive problemas e agora que pude escrever.
Rapaz, ri muito ao ler esse comentário da voz, hahahahahahah. E olha que já tive problemas com controle de peso.
Nosso amigo Nerd da Química já te respondeu e é isso mesmo que ele colocou. Mas eu agradeço sua participação sempre ativa aqui no canal. Um grande abraço e muito obrigado!
Amigo Nerd da Química, que prazer ver você por aqui no nosso canal! Sempre tive uma admiração muito grande pelo seu canal, comentarei melhor sobre isso um dia qualquer. Inclusive depois de vê-lo por aqui, tomei a liberdade e inseri seu canal dentre os canais de química que listei no nosso vídeo de referências bibliográficas para sites e canais: ruclips.net/video/8GVMu8tyvJM/видео.html
Nesses tempos de pandemia estou tendo dificuldade em me dedicar mais tempo ao canal. Então, se puder, sempre apareça por aqui e me ajude a responder dúvidas dos seguidores. Um grande abraço e desejo uma ótima semana!
Que bom! Com muito prazer eu vou te dar apoio.
Eu me inscrevi hoje, pq não conhecia o seu canal até ver o banner com o Ciência Chave. Os seus vídeis são muito bons, e inclusive alguns dos conteúdos são bem parecidos, como a destilação da acetona e extração do tolueno. Devo parabenizá-lo porque os seus vídeos são até MELHORES. Excelente conteúdo para enriquecer a divulgação científica neste país. Tomara que um dia sejamos parceiros!
Eu sou gordinho e com barba kkkkkkkkk
Professor eu tenho um Funil de separação com Torneira de Vidro. Só que ele é muito "duro" Então queria uma dica. ja falaram pra eu usar glicerina ou óleo mineral. Mas eu não sei se é mesmo uma boa idéia.
Bom dia, Pedro! Me desculpe pela demora ao respondê-lo, tive problemas e agora que pude escrever. Espero que a mensagem ainda te seja útil:
As torneirinhas de vidro podem ficar mesmo duras, hein. Nesse caso você pode lubrificar sim com glicerina. O problema da glicerina é que por ela ser hidrosolúvel, o filme formado na junta da torneirinha poderá contaminar (em pequeno grau, claro) a substância filtrada. No laboratório utiliza-se muito a graxa de silicone para essas finalidades, pois assim como o óleo mineral ela é hidrofóbica além de bem viscosa, evitando escorrer para o material filtrado.
Normalmente não existem grande problemas de contaminação dessa forma, mas se isso for um grande problema ou preferir trabalhar melhor essa questão você poderá usar inclusive um pouquinho (gotinhas) da fase que você tiver interesse para atuar como "lubrificante" dessa torneira. Por exemplo, no estudo desse vídeo poderia-se utilizar umas duas gotinhas de ácido oleico (colhidas com cuidado com uma pipeta de pasteur) como sendo o próprio lubrificante da torneira.
Graxa de silicone também é usada para várias finalidades em dessecadores de vidro, pois uma função delas é a vedação de ar para se realizar ALTO vácuo (refere-se ao vácuo obtido em pressões inferiores a 0,1 Pa). No entanto ela é comercializada com o nome de graxa para "auto" vácuo... enfim, um potinho de 50 g dura bastante. Se você digitar "graxa silicone laboratório" no google vai aparecer alguns fabricantes como Synth, Dinâmica, Nuclear, etc.
Um grande abraço e obrigado pela sua participação aqui no nosso canal!
Olá professor, já acompanho seu canal faz um tempo e gosto bastante do seu conteúdo, se tiver como fazer um vídeo mostrando como fazer ferro fluido usando o ácido oleico eu agradeço muito.
Eu achando caro 89 por litro
Sei não hein. A andorinha já foi processada por colocar outros óleos como soja , canola tudo misturado enganando os consumidores!. Isso não afeta a experiência?
Boa tarde, George! Se houver óleos de soja ou canola com certeza afetaria a qualidade do material, pois afetaria a proporção de ácidos graxos que estimamos e poderia dar resultados inesperados em alguns experimentos. Espero que a Andorinha já tenha corrigido esse problema então, particularmente eu nem sabia que já havia um certo histórico de adulteração, sei que algumas marcas são frequentemente reincidentes nesse problema.
Só para divagar um pouco nesse assunto:
No caso do perfil de ácidos graxos desses dois outros, para variedades tradicionais, a composição média é:
Soja:
10% de ácido palmítico (16:0);
4% de ácido esteárico (18:0);
21% de ácido oleico (18:1);
56% de ácido linoleico (18:2);
8% de ácido linolênico (18:3);
Canola:
4% de ácido palmítico (16:0);
2% de ácido esteárico (18:0);
56% de ácido oleico (18:1);
21% de ácido linoleico (18:2);
10% de ácido linolênico (18:3);
Se a adulteração for exclusivamente com o óleo de soja de espécies tradicionais, que possuem uma quantidade de ácido linoleico (18:2) bem maior que o de um azeite de oliva, identificar uma adulteração pela análise do perfil de ácidos graxos do produto seria possível. Essa análise é normalmente feita por cromatografia gasosa, não é complexa, existem colunas e técnicas já bem desenvolvidas para isso.
Por outro lado esse tipo de análise fica muito complexa, quando ocorre a adição de óleo de canola ou do óleo de variedades não-tradicionais. Isso porque tanto o óleo de soja, quanto canola, possuem variedades modificadas para produzirem muito mais ácido oleico que o tradicional. São chamadas de "high oleic". Elas foram criadas inicialmente para aumentar o tempo de prateleira de seus óleos (menor possibilidade de oxidação), dentre outros motivos. Veja como é a proporção dos ácidos graxos de um "high oleic soybean oil", da Pioneer:
8% de ácido palmítico (16:0);
3% de ácido esteárico (18:0);
63% de ácido oleico (18:1);
24% de ácido linoleico (18:2);
2% de ácido linolênico (18:3);
As variedades do óleo de soja "high oleic" da Dupont são ainda mais discrepantes do perfil da soja tradicional. São:
8% de ácido palmítico (16:0);
4% de ácido esteárico (18:0);
76% de ácido oleico (18:1);
3% de ácido linoleico (18:2);
8% de ácido linolênico (18:3);
Todos esses valores estão na referência: BOCKISCH, M. Fats and Oils Handbook (Nahrungsfette und Öle), 1 Ed., AOCS Press, 2015. (na página 180, tabela 4.4).
Eu não faço a menor ideia do custo de sementes de variedades modificadas, apenas julgo que deva ser maior que as tradicionais, por isso não deveria ser usadas adulterantes. No entanto, esse é um assunto complexo que compensaria ser registrado aqui para que nossos seguidores possam também pensar sobre essa possibilidade.
Um grande abraço e muito obrigado por sua participação aqui no canal! Desejo uma ótima semana.