Eu sempre desconfiei desse negócio de recuperar rodas de alumínio,agora tenho certeza de que não tem como recuperar . parabéns a Autocentro Confiar, Deus abençoe vcs pela honestidade e orientação em compartilhar essa verdade.
A desinformação e o conflito de interesses coloca os consumidores à mercê de falsos profissionais. Quem diz que pode soldar toda não tem nem uma formação técnica mínima!
No Brasil vale tudo, exemplos de escapamentos de motos no maior barulho, escapamento de caminhões gritando o dia todo, carroceria de caminhões erguida e soldando para choque para passar na vistoria e o pior é que altera o centro de gravidade da carga. A bagunça é geral.
@@autocentroconfiarvocês poderiam levar esse conceito até uma bancada na câmara dos deputados para que daí surgisse um projeto de lei e uma campanha a nível nacional, acredito que muitas vidas seriam salvas! O vídeo ficou ótimo.
Comprei um corola zero em Brasília, após dez anos de uso, a roda trazeira esquerda rompeu por completo o aro externo do miolo da roda. Rodou e se espatifou no guard rail. Deu PT. A 160Km//h. Sai ileso. Roda original de fabrica.
Boa tarde, uma pergunta vc usaria um preservativo usado, claro que não, né, é vai usar roda soldada, reflita., deveria ser criminalizado este conserto, ok obrigado
Obrigado pelo comentário, mas tecnicamente você não está correto em todos os pontos. Dependendo da roda de liga ela é até mais forte que uma roda de aço. Depende da liga e do projeto
Aí voce compra um carro usado e mal sabe o estado das rodas. Pessoal fala que comprar carro zero é burrice, mas é uma das poucas formas de saber o histórico do carro e ter 100% de certeza que nunca terá uma situação dessa.
Entao fiquei com algumas duvidas, um carro que sofre uma colisão e precisa trocar uma parte estrutural com solda, as oficinas tbm teriam q passar um raio-x para ver se ficou alguma trinca no material ??? os reparos feitos em motores de alumínio tbm teriam q fazer um raio-x pois o torque usado nos parafusos tbm podem gerar trincas nos blocos ou cabeçotes? Pq ao ver ver se for por essa linha de pensamento reparos mecânicos e de funilaria tbm se encaixa.
A maioria dos reparos de funilaria de elementos estruturais é feita de forma indevida. Há informações claras que NUNCA se deve reparar uma zona de deformação programada. Tem várias publicações a esse respeito
Há pelo menos outros 5 tipos de problemas mais comuns que foram destacados por especialistas PHD nas suas áreas como Soldagem, Metalurgia e Ciência dos Materiais para a solda em rodas de alumínio… poças, bolhas, hidrogênio dissolvido, velocidade de resfriamento, liga de adição, etc. tudo vai causar a fragilidade da roda e comprometer seriamente a segurança
O problema é que o preço de uma roda nova é exorbitante. Deveria ser mais barata pra que fosse mais viável a substituição da peça. Onde tem este valor de alumínio na roda? De 3 à 4 mil reais. Fora que tem umas que é muito mais cara. O fabricante poderia colocar a venda por um preço menor. Já que o proprietário do veículo optou por esta marca. Aí você vai comprar 4 rodas fica quase o preço do carro!
O caso do Cristiano Araújo a roda tinha pontos de solda ,nem soldada foi, inclusive o lavador que ele sempre ia alertou, mas o motorista não repassou o alerta.
Só encontra a que é do Renegade R 16” produto.mercadolivre.com.br/MLB-3401213203-roda-ferro-aro-16-renegade-original-genuina-jeep-1-unidade-_JM Mas uma boa roda de alumínio tem suas qualidades. Mas desamassar e soldar, jamais!
Existe Norma Técnica de ensaios que podem ser solicitados. É importante denunciar para que seja averiguada essa situação que pode levar a um Recall de rodas como já aconteceu no passado aqui no Brasil.
@@augustovechani7854 Isso aqui é uma área de comentários, sabe o que significa isso ? Texto curto, para debater o assunto! Quer apresentar seu relatório técnico? Descreve aí, mais caso não tenha formação para tal, não faça ninguém perder tempo com seu mi-mi-mi.
Quebra pois os motoristas so anda acelerados demais,, quem dirige de boa e devagar e passa nos buracos devagar os impactos sofridos nas rodas sao menores dae nao quebra nao, agora aquele apressado que pega estrada de terra e acelera igual doido e passa nas lombadas ou buracos de qualquer jeito,, ae quebra mesmo.
É mais fácil a roda quebrar em outro ponto que não seja o ponto da solda, não existe isso de temperatura específica, solda de alumínio é feito normalmente em tige se bem limpo não rompe mais
Tu é engenheiro? Estudou o que para dar esse seu palpite? Vou colar um parecer de um Professor, Doutor e professor se várias disciplinas nesta área de matérias, confirmação, resistência, soldagem, ciência dos materiais e inclusive até já fez trabalhos técnicos sobre rodas de liga leve: Bom dia André. O cara dá garantia de 10 anos😝. O processo de soldagem dele, com preparação do entalhe, pré-aquecimento da roda e execução do furo "na ponta" da trinca (o que alivia a concentração de tensões etc), parece-me razoável. Só que, lógico, não da garantia de "qualidade" da roda reparada e, óbvio, deve ser evitada. O problema, André, é que o cara parece um bom artesão e vai fazer uma esmerilhagem do local da solda que vai dificultar a identificação do reparo. Ou seja, é perigosíssimo. A menos que a roda reparada passe por ensaios não destrutivos que certifiquem que ela está em condições de uso normal. Mas isso é questionável, pois não é possível avaliar a alteração da microestrurura devido ao reparo, pois o material de adição e outras variáveis do processo de soldagem podem comprometer as propridades mecânicas, principalmente a tenacidade à fratura e propriedades de fadiga, o que diminui a confiabilidade da roda. Lógico que se esse sistema de reparo for "normalisado" e reproduzível, poder-se-ia fazer análises e ensaios destrutivos, em uma ou mais rodas, para avaliação do procedimento etc...
Pode ser boa mas é descartável se sofrer danos, então não compensa esse tipo de roda é melhor andar com a de aço o que adianta a beleza se dá prejuízo e risco de vida.
Se o cara quer colocar a vida em risco é problema dele. Foda é que fazem isso pra vender o carro. E o novo dono nem imagina a bomba que está assumindo.
Obrigado pelo comentário. Se puder ajudar compartilhando, agradeço! Precisamos salvar a vida de milhares de pessoas de pessoas e mudar a realidade dos consumidores no Brasil
Errado! Ele estaria vivo se estivesse utilizando o cinto de segurança, a roda foi um dos elos do acidente, não o único fator como informado no laudo final da perícia do acidente.
A roda do carro do Cristiano tinha só 19 soldas na mesma roda, carro blindado extremamente pesado, vai lá na Land rover e fala q vc quer trocar a roda de uma sport blindada pra vc ver.
Nao precisa raio X, pq essa solda nao passa nem. O visual!!!! Mas... Atenção! Existe roda de aluminio que tem solda de fabrica! Isso porque existem 2 processos de fabricação de rodad de alumínio: - fundição: peça unica, fundida em um molde - forjamento: duas peças forjadas, com melhores propriedades mecanicas do que o fundido e, então, unidas por solda. Há soldas e soldas....
São centenas, e quem sabe, milhares de lojas de “reparação” de rodas que fazem esse tipo de intervenção… alguns até fazem divulgação deste tipo de intervenção na internet nas redes sociais como se fosse algo correto.
Fica facil usar o exemplo infelizmente fatal do jovem cantor e sua noiva ......um caso isolado e irresponsável fazer esse tipo de serviço........eu trabalho em centro automotivo a mais de 30 anos .....a mais de 30 anos sempre precisei recuoerar rodas .......fazemos um analise bem criterioso se podemos ou nao recuperar.....Nunca nunca tive algum problema......Nunca para deixar bem claro .....um pais onde sempre foi um sufoco sobreviver, tem sim que arrumar .....quem pode compra nova melhor logico .....quem não pode recupera em um lugar de confiança com credibilidade simples assim ......
Alguma roda que você mandou recuperar teve que passar por processo de aquecimento para desamassar ou teve que passar por soldagem? Se a resposta for sim a qualquer das situações, os usuários dos veículos estão em um elevado risco. O caso do cantor não é um caso isolado. Isolado é realmente ser realizada uma perícia para apontar a real causa dos acidentes.
Desfazer do serviço de recuperação de rodas não faz vender mais rodas novas. Faz é com que as pessoas percam a confiança no material e optem por outras alternativas(calotas, etc...).Ta igual a turma do não existe cambagem.
Muito diferente. A dica é dada por um profissional altamente qualificado e que não tem medo da máfia da recuperação de rodas que fazem o que não devem sem importar com a vida das pessoas.
@autocentroconfiar eu trabalhei 10 anos com venda e reforma de rodas, também visitei várias fábricas.... O que mais tem nesse ramo é picareta quanto maior a loja mais picareta são os que trabalham lá... Se dao alinhamento grátis arregaça no preço da suspensão. Eu parei de trabalhar ha 20 anos e fui um dos pioneiros.... Acho que em 10 anos e mais 20 de aposentado se tivesse dado algum tipo de problema eu já saberia né.
Não sei que é essa pessoa ou loja, oficina… mas se solda roda o recado está dado! Tecnicamente não há como reestabelecer a integridade e segurança. Eu sou Engenheiro Mecânico e sei do que estou falando. Essa pessoa que vc se referiu tem alguma formação técnica formal?
Você é reparador de rodas? Apresente suas credenciais! Eu sou engenheiro mecânico… e vc? Meu patrocinador é Deus, meus valores morais, sociais, ética e amor ao próximo para que não seja enganados por PiLaNtRaS mentirosos que só cobiçam o dinheiro sem importar com a saúde e segurança das pessoas!
Tem muito serviço porco, sem técnica e/ou conhecimento, mas tem bons serviços de recuperação com responsabilidade também. Agora, se você vende rodas na tua loja, teu comentário também não é isento.
Perfeito! E mesmo assim tem uma legião de reparadores fazendo comentários me acusando de propagar mentiras, quando na verdade estou tentando abrir os olhos dos consumidores e das autoridades!
Papinho de gente que não sabe nem do que tá falando, não sabe nem a resistência de uma solda de alumínio😂😂😂 a solda é mais resistente do que o próprio material
Você está equivocado: Só te passar uma pequena análise. 1." Professor Itamar, de uma forma bem suscita e objetiva, o senhor poderia dizer se no caso de um veículo que o senhor possuísse que uma roda de Liga Leve com liga de alumínio que hipoteticamente custasse R$ 10 mil e sofresse uma avaria similar aquela me mostrei na roda do Nissan Versa, se o senhor com todo o aparato tecnológico disponível, repararia uma roda sendo que o custo ficaria em torno de 10% do valor da roda?" Esta pergunta eu não sei responder, pois não entendo de soldagem de rodas de ligas leve. Sei que é complicado, pois soldas em ligas de alumínio, mesmo conduzidas criteriosamente, possuem descontinuidades geométricas e metalúrgicas, que podem causar diminuição acentuada da tenacidade à fratura e da resistência à fadiga, o que, evidentemente, compromete a segurança. Lembro-me, quando visitei a Fumagalli Automotive Wheels, em Limeira, SP, há uns 20 anos, e perguntei se eles já testaram uma roda de liga leve nas máquinas de teste de rodas de aço estampadas. Perguntaram se eu estava brincando e disseram que a roda de liga leve não resiste quase nada. Aliás, eles não permitiam esse tipo de coisa. Quando eu era professor da Unicamp recebi algumas rodas de liga leve sinistradas para nós fazermos análise de falha; lembro-me de ter feito análise em uma roda e inclusive já comentei aqui. Quanto a rodas de liga leve soldadas eu não tive a oportunidade de analisar nenhuma. 2. "Seria possível mensurar, mesmo que com grande margem para erro, de qual seria a redução da tenacidade do material que se usa normalmente na fabricação dessas rodas, como as do estudo que o senhor fez, e apontar um valor desta redução?". Desculpe-me, mas terei que usar um pouco de teoria... É difícil responder, pois: (a) tenacidade de uma material é um termo muito genérico, qualitativo, que indica a capacidade do material de absorver energia durante um ensaio de tração (nas regiões elástica e plástica); ou seja, a tenacidade de uma material é avaliada pela área sob a curva tensão-deformação até a fratura do material; quanto maior a ductilidade maior é a tenacidade, sendo que a ductilidade é um parâmetro quantitativo obtido do ensaio de tração, como o alongamento específico até a fratura e a redução de área. (b) Por outro lado, a "tenacidade à fratura" é uma propriedade quantitativa (tem um valor) obtida experimentalmente, seguindo as recomendações de uma norma técnica. e representa, de uma forma genérica, a resistência à fratura do material. A definição de tenacidade à fratura da norma técnica ASTM E 1823 (2010) é a seguinte: "fracture toughness-a generic term for measures of resistance to extension of a crack.". Nos ensaios de tenacidade à fratura nós usinamos um corpo-de-prova com um entalhe e introduzirmos na raiz do entalhe usinado uma trinca aguda, por carregamento cíclico, ou seja, fadiga; após a pré-trinca de fadiga colocamos o corpo-de-prova na máquina e fazemos um carregamento crescente até a trinca se propagar, ou seja, até o corpo se fraturar. Em uma roda soldada, a primeira dificuldade é localizar o entalhe e a trinca aguda na região da solda, ou na região da ZTA (Zona Termicamente Afetada) da solda ou no metal base - ou seja, cada uma dessas três regiões (solda, ZTA e metal base) podem possuir níveis de tenacidade à fratura diferentes e, para saber, só por meio de ensaios. Por exemplo, utilizar elementos finitos nesse caso seria, na minha opinião, uma brincadeira de muito mal gosto... Respondendo agora a tua pergunta: não é possível mensurar uma redução, sem realizar um ensaio. Lógico, se alguém já fez isso, poderemos nos basear nesses valores.... Por outro lado, fiz vários ensaios de tenacidade à fratura e fadiga em aço soldado; a diferença é grande e, na maioria das vezes, pior na ZTA. No caso do aço, na ZTA existem zonas frágeis localizadas que diminuem bastante a tenacidade à fratura e a resistência à fadiga. Espero não ter incomodado com muita teoria.... 3. Tanto o aumento da dureza quanto os efeitos térmicos da ZTA, assim como a eventual contaminação por hidrogênio na região, são fatores determinantes para prever uma fratura futura neste elemento submetido a fadiga convencional dos ciclos de trabalho? Sim, sem dúvida, é quase certo que há diminuição da tenacidade à fratura e da resistência à fadiga. Eu dizia para os meus estudantes: para um dado material (um aço ou uma liga de alumínio) existe uma curva DESGRAÇADA que indica que - para um tratamento térmico ou mecânico - o aumento da resistência mecânica (ou da dureza) leva invariavelmente a uma diminuição da tenacidade à fratura. Em outras palavras, aumentou a dureza, aumenta a fragilidade e a possibilidade de fratura... Espero ter lhe ajudado a entender que se nem ao menos for feito um ensaio de Raio X, não há como ter um mínimo de segurança.
Que papinho furado, 😅😂 roda de alumínio na cinta solda, claro que aceita solda o alumínio é uma liga. Microfissura conversar de gente que quer vender roda .
Perfeito! Que bom que você tem essa percepção e entendimento, pois alguns reparadores conseguem convencer as pessoas com frases de efeito como “eu dou garantia de 10 anos da solda!”…
Os cara perde mais de 15 minutos trovando fiado não se dispõe a fazer um conteúdo que preste, como mostrar então o raio x da peça em questão ou um laudo técnico de uma empresa que tenha o máquinario e quer ter credibilidade no que fala.vcs só trabalharam com suposições da cabeça de vcs, nada foi provado ou comprovado pela trova de vcs , nesse caso vcs são tão pilantras quanto os caras q recuperam rodas, querem ganhar na conversa mole.
Eu sempre desconfiei desse negócio de recuperar rodas de alumínio,agora tenho certeza de que não tem como recuperar . parabéns a Autocentro Confiar, Deus abençoe vcs pela honestidade e orientação em compartilhar essa verdade.
A desinformação e o conflito de interesses coloca os consumidores à mercê de falsos profissionais. Quem diz que pode soldar toda não tem nem uma formação técnica mínima!
No Brasil vale tudo, exemplos de escapamentos de motos no maior barulho, escapamento de caminhões gritando o dia todo, carroceria de caminhões erguida e soldando para choque para passar na vistoria e o pior é que altera o centro de gravidade da carga. A bagunça é geral.
Ótima a sua abordagem!
Parabéns pelo vídeo! Deveria ser objeto de uma campanha nacional !!
Muito obrigado!!! Mas temos que começar de alguma forma
@@autocentroconfiarvocês poderiam levar esse conceito até uma bancada na câmara dos deputados para que daí surgisse um projeto de lei e uma campanha a nível nacional, acredito que muitas vidas seriam salvas!
O vídeo ficou ótimo.
Todos deveriam saber que não existe recuperação … obrigada André
Eu que agradeço
Comprei um corola zero em Brasília, após dez anos de uso, a roda trazeira esquerda rompeu por completo o aro externo do miolo da roda. Rodou e se espatifou no guard rail. Deu PT. A 160Km//h. Sai ileso. Roda original de fabrica.
Que bom que você está bem.
O teu exemplo só reforça o raciocínio de que, se aconteceu isso com uma roda original de fábrica, imagina uma reutilizada!
@@autocentroconfiar....e nesse caso ....de onde sai a resposta para esse acidente...foi solda também??????
Ótimo vídeo muito bom e informativo
Valeu pela força! 😉
@autocentroconfiar opa Man seu conteúdo é muito top eu é que agradeço por passar esse conhecimento valeu
Boa tarde, uma pergunta vc usaria um preservativo usado, claro que não, né, é vai usar roda soldada, reflita., deveria ser criminalizado este conserto, ok obrigado
Obrigado pelo comentário
Por isso prefiro rodas de ferro, são mais baratas, são recuperáveis e sua resistência é maior para impactos
Obrigado pelo comentário, mas tecnicamente você não está correto em todos os pontos. Dependendo da roda de liga ela é até mais forte que uma roda de aço. Depende da liga e do projeto
Quem disse a você que recupera ?????? Onde você viu isso ...você viu a máquina ou torno ?????
Excelente vídeo.
Obrigado 😃
Top ótimo vídeo Man
Obrigado pelo comentário! Sempre busco trazer conteúdo de qualidade, mas pode melhorar muito… me fala como posso fazer isso?
Aí voce compra um carro usado e mal sabe o estado das rodas. Pessoal fala que comprar carro zero é burrice, mas é uma das poucas formas de saber o histórico do carro e ter 100% de certeza que nunca terá uma situação dessa.
Ótima colocação
Sabem de nada inocentes. Pergunta aí pros motoristas de montadoras pra vc saber o qto se recupera carro novo batido dentro das montadoras
Você fala demais! O rapaz do seu lado que você chamou pra comentar quer falar e você não cala a boca.
Parece mulher fofoqueira.
A roda de ferro ela amassa mas não quebra a de liga trinca e quebra .e em velocidade e um perigo a roda de ferro o carro mais macio .
Obrigado pelo comentário
Entao fiquei com algumas duvidas, um carro que sofre uma colisão e precisa trocar uma parte estrutural com solda, as oficinas tbm teriam q passar um raio-x para ver
se ficou alguma trinca no material ??? os reparos feitos em motores de alumínio tbm teriam q fazer um raio-x pois o torque usado nos parafusos tbm podem gerar
trincas nos blocos ou cabeçotes? Pq ao ver ver se for por essa linha de pensamento reparos mecânicos e de funilaria tbm se encaixa.
A maioria dos reparos de funilaria de elementos estruturais é feita de forma indevida. Há informações claras que NUNCA se deve reparar uma zona de deformação programada. Tem várias publicações a esse respeito
A solda causa um rearranjo molecular, podendo tornar a liga mais dura e quebradiça.
Há pelo menos outros 5 tipos de problemas mais comuns que foram destacados por especialistas PHD nas suas áreas como Soldagem, Metalurgia e Ciência dos Materiais para a solda em rodas de alumínio… poças, bolhas, hidrogênio dissolvido, velocidade de resfriamento, liga de adição, etc. tudo vai causar a fragilidade da roda e comprometer seriamente a segurança
O problema é que o preço de uma roda nova é exorbitante. Deveria ser mais barata pra que fosse mais viável a substituição da peça. Onde tem este valor de alumínio na roda? De 3 à 4 mil reais. Fora que tem umas que é muito mais cara. O fabricante poderia colocar a venda por um preço menor. Já que o proprietário do veículo optou por esta marca. Aí você vai comprar 4 rodas fica quase o preço do carro!
Quanto vale a sua vida? O preço de 4 rodas?
O caso do Cristiano Araújo a roda tinha pontos de solda ,nem soldada foi, inclusive o lavador que ele sempre ia alertou, mas o motorista não repassou o alerta.
Depois que morreu, aparece um monte de informação.
A orientação tem que ser dada para evitar a tragédia
Tento achar roda de ferro ou "acso" para o compass trewilhalk, nao consegui ate hj.tem uma dica de onde conseguir ???
Só encontra a que é do Renegade R 16”
produto.mercadolivre.com.br/MLB-3401213203-roda-ferro-aro-16-renegade-original-genuina-jeep-1-unidade-_JM
Mas uma boa roda de alumínio tem suas qualidades.
Mas desamassar e soldar, jamais!
Roda de toyota corolla entorta bastante, as de hilux quebra no centro do aro, principalmente as hilix desta que saiu com a face polida.
Existe Norma Técnica de ensaios que podem ser solicitados. É importante denunciar para que seja averiguada essa situação que pode levar a um Recall de rodas como já aconteceu no passado aqui no Brasil.
Comentário sem embasamento.
@@augustovechani7854 poderia esclarecer melhor o seu comentário?
@@augustovechani7854 Isso aqui é uma área de comentários, sabe o que significa isso ? Texto curto, para debater o assunto! Quer apresentar seu relatório técnico? Descreve aí, mais caso não tenha formação para tal, não faça ninguém perder tempo com seu mi-mi-mi.
Quebra pois os motoristas so anda acelerados demais,, quem dirige de boa e devagar e passa nos buracos devagar os impactos sofridos nas rodas sao menores dae nao quebra nao, agora aquele apressado que pega estrada de terra e acelera igual doido e passa nas lombadas ou buracos de qualquer jeito,, ae quebra mesmo.
É a mesma coisa que recondicionar amortecedor, sempre dá ruim, no caso da roda quando falhar vai matar com certeza.
Obrigado pelo comentário! Ajude compartilhando essa informação
@@autocentroconfiar grato pelo vídeo e por sua atenção!
É mais fácil a roda quebrar em outro ponto que não seja o ponto da solda, não existe isso de temperatura específica, solda de alumínio é feito normalmente em tige se bem limpo não rompe mais
Tu é engenheiro? Estudou o que para dar esse seu palpite?
Vou colar um parecer de um Professor, Doutor e professor se várias disciplinas nesta área de matérias, confirmação, resistência, soldagem, ciência dos materiais e inclusive até já fez trabalhos técnicos sobre rodas de liga leve:
Bom dia André.
O cara dá garantia de 10 anos😝.
O processo de soldagem dele, com preparação do entalhe, pré-aquecimento da roda e execução do furo "na ponta" da trinca (o que alivia a concentração de tensões etc), parece-me razoável.
Só que, lógico, não da garantia de "qualidade" da roda reparada e, óbvio, deve ser evitada.
O problema, André, é que o cara parece um bom artesão e vai fazer uma esmerilhagem do local da solda que vai dificultar a identificação do reparo. Ou seja, é perigosíssimo.
A menos que a roda reparada passe por ensaios não destrutivos que certifiquem que ela está em condições de uso normal. Mas isso é questionável, pois não é possível avaliar a alteração da microestrurura devido ao reparo, pois o material de adição e outras variáveis do processo de soldagem podem comprometer as propridades mecânicas, principalmente a tenacidade à fratura e propriedades de fadiga, o que diminui a confiabilidade da roda.
Lógico que se esse sistema de reparo for "normalisado" e reproduzível, poder-se-ia fazer análises e ensaios destrutivos, em uma ou mais rodas, para avaliação do procedimento etc...
PS: É TIG - Tungstênio Inerte Gás
Pode ser boa mas é descartável se sofrer danos, então não compensa esse tipo de roda é melhor andar com a de aço o que adianta a beleza se dá prejuízo e risco de vida.
Obrigado pelo comentário
Se o cara quer colocar a vida em risco é problema dele. Foda é que fazem isso pra vender o carro. E o novo dono nem imagina a bomba que está assumindo.
É uma questão de consciência e respeito ao próximo
@@autocentroconfiar Que com certeza estarão em segundo lugar na hora de vender o carro! Pobre de quem comprar!
Cristiano Araujo estaria vivo se nao fossem as rodas recuperadas da Land Rover dele e mesmo assim a midia dá pouco destaque nisso.
Obrigado pelo comentário.
Se puder ajudar compartilhando, agradeço! Precisamos salvar a vida de milhares de pessoas de pessoas e mudar a realidade dos consumidores no Brasil
Errado! Ele estaria vivo se estivesse utilizando o cinto de segurança, a roda foi um dos elos do acidente, não o único fator como informado no laudo final da perícia do acidente.
@@autocentroconfiarNa época do acidente vi vários comentários dizendo que eram rodas Chinelas; aliás😂 eles adoram
@@wgmotorsbrse não fosse o problema das rodas, ele continuaria a viagem até o destino mesmo sem o cinto, portanto a culpa foi da roda!
@@aroldo6856não foi as rodas e sim a velocidade de 190km vc nao acha que a essa velocidade não capotaria
Sobre as rodas do carro do cantor um absurdo fizeram ali
👍
A roda do carro do Cristiano tinha só 19 soldas na mesma roda, carro blindado extremamente pesado, vai lá na Land rover e fala q vc quer trocar a roda de uma sport blindada pra vc ver.
Você poderia explicar melhor. Como assim 19 soldas se bastaria 1 para quebrar?
Roda de liga leve tem data de validade?
Não! Mas tem certificação de fabricação
Nao precisa raio X, pq essa solda nao passa nem. O visual!!!!
Mas... Atenção! Existe roda de aluminio que tem solda de fabrica! Isso porque existem 2 processos de fabricação de rodad de alumínio:
- fundição: peça unica, fundida em um molde
- forjamento: duas peças forjadas, com melhores propriedades mecanicas do que o fundido e, então, unidas por solda.
Há soldas e soldas....
Sim! Eu sei! Mas é um processo todo controlado e ao final a roda tem que passar pelo ensaio de Raio X. Não é?
O cara que fez essa solda deveria ser preso!
São centenas, e quem sabe, milhares de lojas de “reparação” de rodas que fazem esse tipo de intervenção… alguns até fazem divulgação deste tipo de intervenção na internet nas redes sociais como se fosse algo correto.
@@autocentroconfiar
Brasileiro é muito exxperto, gosta de levar vantagem.
Bom....se roda de "alumínio"nao aceita solda ALUMINIO,pooooo dai ficou difícil agora.
Agora vc entendeu a preocupação
@autocentroconfiar então não é ALUMINIO
@@moisescorrea1390 soldar solda, só não tem a mesma durabilidade, fica fragilizada, podendo quebrar facilmente
Quando um humano quebrar a perna , VELÓRIO na certa 😅😅😅😅😅😅
Não entendi o seu comentário.
Foi por isso que o cantor sertanejo morreu
Perfeito!
Complicado isso
Muito
Fica facil usar o exemplo infelizmente fatal do jovem cantor e sua noiva ......um caso isolado e irresponsável fazer esse tipo de serviço........eu trabalho em centro automotivo a mais de 30 anos .....a mais de 30 anos sempre precisei recuoerar rodas .......fazemos um analise bem criterioso se podemos ou nao recuperar.....Nunca nunca tive algum problema......Nunca para deixar bem claro .....um pais onde sempre foi um sufoco sobreviver, tem sim que arrumar .....quem pode compra nova melhor logico .....quem não pode recupera em um lugar de confiança com credibilidade simples assim ......
Alguma roda que você mandou recuperar teve que passar por processo de aquecimento para desamassar ou teve que passar por soldagem? Se a resposta for sim a qualquer das situações, os usuários dos veículos estão em um elevado risco.
O caso do cantor não é um caso isolado. Isolado é realmente ser realizada uma perícia para apontar a real causa dos acidentes.
É que ninguém ficou vivo e voltou pra reclamar! 😂
Deveriam proibir a oferta de serviço desse , que te põe em risco de morte
Excelente a sua colocação!
Desfazer do serviço de recuperação de rodas não faz vender mais rodas novas. Faz é com que as pessoas percam a confiança no material e optem por outras alternativas(calotas, etc...).Ta igual a turma do não existe cambagem.
Muito diferente. A dica é dada por um profissional altamente qualificado e que não tem medo da máfia da recuperação de rodas que fazem o que não devem sem importar com a vida das pessoas.
@autocentroconfiar eu trabalhei 10 anos com venda e reforma de rodas, também visitei várias fábricas.... O que mais tem nesse ramo é picareta quanto maior a loja mais picareta são os que trabalham lá... Se dao alinhamento grátis arregaça no preço da suspensão. Eu parei de trabalhar ha 20 anos e fui um dos pioneiros.... Acho que em 10 anos e mais 20 de aposentado se tivesse dado algum tipo de problema eu já saberia né.
Cristiano Araujo foi embora por conta de roda.
Perfeito! E mesmo assim há uma quantidade enorme de críticas ao vídeo por eu tentar abrir os olhos dos consumidores…
Então vc está dizendo que a amorimoto rodas são pilantras
Não sei que é essa pessoa ou loja, oficina… mas se solda roda o recado está dado! Tecnicamente não há como reestabelecer a integridade e segurança. Eu sou Engenheiro Mecânico e sei do que estou falando. Essa pessoa que vc se referiu tem alguma formação técnica formal?
Qual fabricante de rodas esta te patrocinando? Kkkkkkk
O unico lugar que n aceita solda e os raios da roda que e o centro delas
Você é reparador de rodas? Apresente suas credenciais! Eu sou engenheiro mecânico… e vc?
Meu patrocinador é Deus, meus valores morais, sociais, ética e amor ao próximo para que não seja enganados por PiLaNtRaS mentirosos que só cobiçam o dinheiro sem importar com a saúde e segurança das pessoas!
Tem muito serviço porco, sem técnica e/ou conhecimento, mas tem bons serviços de recuperação com responsabilidade também.
Agora, se você vende rodas na tua loja, teu comentário também não é isento.
Eu não vendo e quero ver você conseguir provar que em ao menos 1 serviço de qualidade e certificado
E foi assim que Cristiano Araújo morreu...
Perfeito! E mesmo assim tem uma legião de reparadores fazendo comentários me acusando de propagar mentiras, quando na verdade estou tentando abrir os olhos dos consumidores e das autoridades!
Papinho de gente que não sabe nem do que tá falando, não sabe nem a resistência de uma solda de alumínio😂😂😂 a solda é mais resistente do que o próprio material
Me desculpe: Qual é a sua formação técnica?
Sabe mais que o engenheiro! 😂
Isso é solda mal feita, solda bem feita não tem nenhuma fissura
Você está equivocado:
Só te passar uma pequena análise.
1." Professor Itamar, de uma forma bem suscita e objetiva, o senhor poderia dizer se no caso de um veículo que o senhor possuísse que uma roda de Liga Leve com liga de alumínio que hipoteticamente custasse R$ 10 mil e sofresse uma avaria similar aquela me mostrei na roda do Nissan Versa, se o senhor com todo o aparato tecnológico disponível, repararia uma roda sendo que o custo ficaria em torno de 10% do valor da roda?" Esta pergunta eu não sei responder, pois não entendo de soldagem de rodas de ligas leve. Sei que é complicado, pois soldas em ligas de alumínio, mesmo conduzidas criteriosamente, possuem descontinuidades geométricas e metalúrgicas, que podem causar diminuição acentuada da tenacidade à fratura e da resistência à fadiga, o que, evidentemente, compromete a segurança. Lembro-me, quando visitei a Fumagalli Automotive Wheels, em Limeira, SP, há uns 20 anos, e perguntei se eles já testaram uma roda de liga leve nas máquinas de teste de rodas de aço estampadas. Perguntaram se eu estava brincando e disseram que a roda de liga leve não resiste quase nada. Aliás, eles não permitiam esse tipo de coisa. Quando eu era professor da Unicamp recebi algumas rodas de liga leve sinistradas para nós fazermos análise de falha; lembro-me de ter feito análise em uma roda e inclusive já comentei aqui. Quanto a rodas de liga leve soldadas eu não tive a oportunidade de analisar nenhuma.
2. "Seria possível mensurar, mesmo que com grande margem para erro, de qual seria a redução da tenacidade do material que se usa normalmente na fabricação dessas rodas, como as do estudo que o senhor fez, e apontar um valor desta redução?". Desculpe-me, mas terei que usar um pouco de teoria... É difícil responder, pois: (a) tenacidade de uma material é um termo muito genérico, qualitativo, que indica a capacidade do material de absorver energia durante um ensaio de tração (nas regiões elástica e plástica); ou seja, a tenacidade de uma material é avaliada pela área sob a curva tensão-deformação até a fratura do material; quanto maior a ductilidade maior é a tenacidade, sendo que a ductilidade é um parâmetro quantitativo obtido do ensaio de tração, como o alongamento específico até a fratura e a redução de área. (b) Por outro lado, a "tenacidade à fratura" é uma propriedade quantitativa (tem um valor) obtida experimentalmente, seguindo as recomendações de uma norma técnica. e representa, de uma forma genérica, a resistência à fratura do material. A definição de tenacidade à fratura da norma técnica ASTM E 1823 (2010) é a seguinte: "fracture toughness-a generic term for measures of resistance to extension of a crack.". Nos ensaios de tenacidade à fratura nós usinamos um corpo-de-prova com um entalhe e introduzirmos na raiz do entalhe usinado uma trinca aguda, por carregamento cíclico, ou seja, fadiga; após a pré-trinca de fadiga colocamos o corpo-de-prova na máquina e fazemos um carregamento crescente até a trinca se propagar, ou seja, até o corpo se fraturar. Em uma roda soldada, a primeira dificuldade é localizar o entalhe e a trinca aguda na região da solda, ou na região da ZTA (Zona Termicamente Afetada) da solda ou no metal base - ou seja, cada uma dessas três regiões (solda, ZTA e metal base) podem possuir níveis de tenacidade à fratura diferentes e, para saber, só por meio de ensaios. Por exemplo, utilizar elementos finitos nesse caso seria, na minha opinião, uma brincadeira de muito mal gosto... Respondendo agora a tua pergunta: não é possível mensurar uma redução, sem realizar um ensaio. Lógico, se alguém já fez isso, poderemos nos basear nesses valores.... Por outro lado, fiz vários ensaios de tenacidade à fratura e fadiga em aço soldado; a diferença é grande e, na maioria das vezes, pior na ZTA. No caso do aço, na ZTA existem zonas frágeis localizadas que diminuem bastante a tenacidade à fratura e a resistência à fadiga. Espero não ter incomodado com muita teoria....
3. Tanto o aumento da dureza quanto os efeitos térmicos da ZTA, assim como a eventual contaminação por hidrogênio na região, são fatores determinantes para prever uma fratura futura neste elemento submetido a fadiga convencional dos ciclos de trabalho?
Sim, sem dúvida, é quase certo que há diminuição da tenacidade à fratura e da resistência à fadiga. Eu dizia para os meus estudantes: para um dado material (um aço ou uma liga de alumínio) existe uma curva DESGRAÇADA que indica que - para um tratamento térmico ou mecânico - o aumento da resistência mecânica (ou da dureza) leva invariavelmente a uma diminuição da tenacidade à fratura. Em outras palavras, aumentou a dureza, aumenta a fragilidade e a possibilidade de fratura...
Espero ter lhe ajudado a entender que se nem ao menos for feito um ensaio de Raio X, não há como ter um mínimo de segurança.
Que papinho furado, 😅😂 roda de alumínio na cinta solda, claro que aceita solda o alumínio é uma liga. Microfissura conversar de gente que quer vender roda .
Mostre uma única roda de alumínio que tenha passado pelo ensaio obrigatório que se exige na fabricação com Raio X, aí voltamos a conversar. Ok?
Parabéns esse torneamento original da roda é um lixo , essa norma é um assassinato, olha a finura do centro
Perfeito! Que bom que você tem essa percepção e entendimento, pois alguns reparadores conseguem convencer as pessoas com frases de efeito como “eu dou garantia de 10 anos da solda!”…
Os cara perde mais de 15 minutos trovando fiado não se dispõe a fazer um conteúdo que preste, como mostrar então o raio x da peça em questão ou um laudo técnico de uma empresa que tenha o máquinario e quer ter credibilidade no que fala.vcs só trabalharam com suposições da cabeça de vcs, nada foi provado ou comprovado pela trova de vcs , nesse caso vcs são tão pilantras quanto os caras q recuperam rodas, querem ganhar na conversa mole.
Obrigado pelo engajamento! Já deu para ver que acertamos mais um dos PiLaNtRa da recuperação de rodas… 🤣🤣🤣🤣