De fato.. há um puta de um marketing (tv, redes sociais, amigos, familiares) falando pra nós que “uma hora você encontrará a pessoa certa”, que “sua hora vai chegar”. Vemos isso na felicidade das pessoas em suas publicações. Vemos isso nas novelas e nas discursivas de familiares. Gente, assim como um bom marketing, pra mim, essas são conquistas ilusórias. A “pessoa perfeita” sempre.. SEMPRE vai lhe faltar em algo. Algo que não será claro nos primeiros instantes (meses? Anos? A conta VAI chegar. A falta VAI gritar). Vivamos mais leves, com menos expectativas. Deixando de acreditar que “somos especiais”. Poxa, ngm é especial. Somos humanos vivendo a vida. Acreditar que “sua hora vai chegar”, seja no trabalho, amor, financeiro, ou qualquer outro campo da vida, só nós faz viver em eterna hipnose, alienados do aqui e do agora, por visar o conto que jamais chegará
Dentro da perfeição sempre há algo pra corrigir, ou seja a busca consciente do que seja perfeito, e para casa um é de um jeito, com critérios aceitáveis e porque não dizer possíveis na realidade prática, pode ser um exercício bacana. Para mim a imperfeição cabe na perfeição. Mas isso é filosofia!
Concordo inteiramente sobre o que você diz sobre a fantasia de que há "a vida boa". Não há vida extra - ordinária. Não é fácil aceitar, ainda mais quando dizem o tempo todo que a felicidade existe. Acho que buscar ou encontrar a felicidade não passa de um discurso, de uma narrativa, como se diz hoje em dia.
"O amor paga essa conta..." Não é justo com o amor pagar a conta de toda a frustração da vida. A ele lhe cabe sua parte, mas não sozinho, eu existo o outro existe e o amor só salva porque existimos em singularidade.
Manu, eu tive um dia de merda. Acordei com uma falta enorme e eu sabia que era a carência e a falta de um amor, mas não queria admitir, ai tu veio e jogou na minha cara, obrigada! agora vou poder sextar em paz sozinha no meu sofá Beijos
Acho que tem muito a ver também com colocar a área amorosa como a mais importante, no sentido de que ela é que define se a sua vida realmente tá boa ou não, medir a sua felicidade baseando-se mais nela que nas outras, tipo a profissional. Me dei conta disso agora vendo seu vídeo: eu, por exemplo, quando conheço alguém sempre acabo acreditando que, se não tiver aquele alguém, então a vida não tá boa o suficiente
Viver em função de relacionamento amorosa é a fórmula do fracasso. Deve-se viver em função dos estudos, da profissão, da família, da saúde, dos amigos, etc. Relacionamento amoroso é só um dos muitos elementos que interessam na vida. Sem ele, a vida continua boa do mesmo jeito.
Super concordo que temos hoje essa questão da diferença de gênero nas relações heterossexuais, as necessidades estão se dando de forma muito diferente. Eu penso que uma das coisas tem a ver com a maior liberdade da mulher de desejar e isso acabar sendo "usado" pela sociedade ainda muito machista, usufruindo do objeto de desejo sem precisar se comprometer. A mulher hoje usufrui também, mas em algum momento ela se apega... Aí caga né... Kkkkk Pelo menos é o que tenho visto na minha experiência e da maior parte das minhas amigas.
Muito necessário esse vídeo. Enquanto ficamos a espera do nosso "felizes para sempre" perdemos os bons momentos em várias áreas da nossa vida. E sim, acredito que existe uma cobrança da sociedade, incluindo principalmente as redes sociais, de que devemos perseguir a felicidade. Isso é ilusório, e não, não sou alguém negativo, mas apenas acho que existe muitos bons momentos, e devemos aproveitá-los agora. Porque a vida acontece AGORA, o real é o hoje. Essa cobrança precisa ser vencida, não podemos nos curvar a ela, e muito menos acreditar num "final feliz". Até pq se é final, só vai acontecer depois, né. E se pensar o "depois" nunca é o "agora", apesar disso ser óbvio, a gente esquece.
Nooooossa, a ideia do "há uma vida feliz. Como alcançá-la?" me lembrou muito Nietzsche quando ele faz a crítica a algo como "a fraqueza dos cristão", pois ele entende o Cristianismo enquanto negação da vida, algo como a Religião da decadência. A ideia de "se estou miserável nessa vida, tudo bem, pois o importante é que eu terei uma compensação no pós vida". Casou muito com a ideia de perseguir esse ideal de vida feliz que nos é introjetado o tempo todo. Observação pessoal: Sinceramente, eu - um homem gay - acrescento que sim, há também essa cobrança exacerbada de perseguir tal felicidade. Percebo isso como qualquer pessoa nessa sociedade doente, mas do contrário dos homens heteros, acredito que nos é colocado (a nós gays) o tempo todo a ideia de competição, da ideia "já basta tu ser gay, então seja no mínimo bem sucedido". O que está relacionado, principalmente, pela imaturidade no âmbito amoroso, como apresentado no vídeo, pois "o parceiro deve ser bem sucedido", caso contrário, se não há ninguém que possa cumprir esse requisito, "seja um gay másculo garanhão bem sucedido, pois isso aluna o fato de ser gay". Ideias machistas desse tipo... Enfim, Esse vídeo, assim como vários outros que tratam da necessidade de ser amado, me fez refletir muito sobre essas narrativas que me é o tempo todo imposto e em como isso afeta todo o resto das outras necessidades e na própria forma como lido com minhas angustias e vida...
Impressionante como o Manu parece sempre saber o que eu preciso ouvir em cada momento da minha vida. Pra mim é muito difícil evitar depositar na pessoa que eu to começando a me relacionar amorosamente o campo de satisfação de todos meus desejos. To vivendo isso agora e luto pra não transparecer que eu quero que essa pessoa me ame mais que tudo e dê conta de todos meus desejos, até porque isso é impossível. Dessa forma, to tentando buscar outros campos de satisfação, como a natação, os amigos, formas de me transar comigo mesma. Adoraria um vídeo sobre formas de evitar cair nesse modo repetitivo de querer que o outro nas relações amorosas satisfaça todas suas frustrações. Será que isso é possível?
Sobre a fantasia da vida boa a gente escuta falar, mas sobre o fato de que isso está sendo posto na conta do amor... Não, isso não se fala tanto. Obrigada por estar na Internet esclarecendo isso. Importantíssimo!!!! Obrigada de novo, obrigada outra vez!!! Deus já disse isso na bíblia centenas de vezes, eu já li isso na Bíblia várias vezes, mas vc tá me lembrando, que bom!!! Obrigada!!!!
Espiritualidade pode ajudar.A todos...eu digo..O Budismo pode sim nos ajudar nessa "procura"quase insana do perfeito e viver o Hoje.Bj querido!Gratidão por seus ensinamentos!🙏🌎☀️
Oi Manu, vou comentar algo que tenho me perguntado quanto a tudo isso de "descontruir" conceitos que é o seguinte: de tanto descontruir as idéias, a vida não vai parecendo mais "indefinida", caotica e mais incerta ainda? Que a vida seja ou não essas coisas, mas digo em relação a nossa percepção da vida em geral. Pq a impressão que eu estou tendo é de que a descontruçao tem um ponto que é questionar as falhas do que tá posto, porém ao mesmo tempo, traz uma sensação de "tá, o que eu faço então? Pra onde vou? Como faz?". Pode-se dizer que é isso mesmo, que pra agir como um indivíduo consciente não podemos simplesmente reproduzir o que está em nossa volta. Porém ontem eu fui em um casamento de um amigo de infância, casamento católico, "padrão", religioso e tudo mais. Acompanho a vida dos dois desde um bom tempo e no geral a vida deles é bem boa, sem tantas crises, com valores e princípios que ambos seguem (da cultura cristã) E sem dúvidas eles são um dos casais mais parceiros e leais que conheço e fico me perguntando: o que é melhor, ser alguém que passa a vida seguindo boa parte dos preceitos já estabelecidos ou ser o cara que olha pra isso tudo e fala que é tudo construção e decide se livrar dessas estruturas dps vive de cara com várias angústias sem ter muitas estruturas sobrando de amparo?
Eduardo, muito interessante sua colocação!! Penso que ter a consciência da descontrucao destes conceitos e juntamente com isso nos conhecermos (a ideia do autoconhecimento) pode nos tornar pessoas melhores nas relações e nas escolhas q queremos pra nossas vidas. Podemos usar todo conhecimento para trazer equilíbrio em nossas vidas... deixo de lado a ideia de ou tudo ou nada... tento trazer essa leveza q pra mim é importante tb 😊
Essa tal da desconstrução de modelos tradicionais, criou gerações floco de neve, viva e faça o que você quiser, mas na hora de assumir a responsabilidade pelas decisões tomadas, se tornam vítimas da sociedade injusta. As pessoas estão cada vez mais frustradas, infelizes, sem rumo, buscando algo que a desconstrução prometeu e não existe, nunca se vendeu tanto antidepressivo e ansiolítico, a idade de início da dependência desses remédios diminui a cada ano.
@@enioveiga2439 é muito relativo pois parece que nos é cobrado de diversas formas. Somos a "geração que vai mudar o mundo", esse mesmo mundo que herdamos no pior estado possível e, aparentemente, só jogaram esse fardo nas nossas costas. Não é atoa que somos uma das gerações mais doentes que já existiu, a cobrança pela perfeição nunca foi tão grande. Além dessa, são diversas outras questões (como a de gênero e sexualidade) que não facilitam a nossa vida em sociedade. Enfim, são muitos problemas que justificam o Rivotril nosso de cada dia mas poucas soluções.
Esse vídeo tem tudo a ver comigo! Sempre me achei bem despreparada emocionalmente, principalmente no campo do amor. Nunca consegui refletir sobre isso, pra entender, lidar bem e me aprimorar nesse sentido. Com certeza, agora tenho um ponto de partida. Gratidão por essa grande ajuda, Emanuel!
é muito precioso tudo que você fala, Manu. tenho pensado muito sobre as pontuações feitas nesse vídeo, principalmente sobre a reprodução que fazemos da relação com nossos pais, da exclusividade e da vida perfeita. essa última, perigosa, te tira o tempo todo do agora porque o tempo todo você tá olhando pro que não tem e querendo pular pra outro lugar achando que o problem é o lugar, o trabalho, o amor etc. na verdade é a insatisfação primária da vida e não entender isso, nem aceitar, é estar condenado a uma vida muito pior. eu também acho que na maior parte das vezes quem paga a conta é o amor. colocamos no amor essa responsabilidade de completude, de plena satisfação. quando se mostra diferente, alguém tende a fugir, desistindo do amor e apontando pra outro, que possivelmente também não vai satisfazer, mas a conta pode demorar mais pra chegar. só que uma hora chega e então você vive mais um ciclo se frustração, sem entender ainda que não há ninguém pra preencher. que é assim mesmo.
Muito bom!!! Acho válido um vídeo sobre a última questão ainda mais nos dias de hoje onde a ideia 💡 de vida perfeita está em cada instante de nossas vidas. Ninguém presta,todo mundo parece entrar em um nicho automaticamente. Fulano me fez isso é narcisista,fulano me fez aquilo é psicopata. Óbvio isso existe! Mas hj parece que ninguém pode ter defeitos mais. A ideia de perfeição está cada dia mais intrínseca na sociedade.
Nossa me bugou com relação a busca incessante pela vida boa! A vida que nunca estamos vivendo e lutando para viver! Total isso! A questão é olhar para dentro e ver o que nos falta, o que realmente queremos e ter mais consciência de que a realidade pode ou não ajudar a suprir isso!
É incrível como é difícil falar sobre Amor e gênero... Necessário pisar em tantos ovos e pedir tantas licenças que a narrativa fica até meio confusa e o foco difícil de alcançar até para pessoas incríveis como vc... Mas enfim... Como sempre, o vídeo está muito bom, me tocou e fez pensar profundamente. Gratidão
Impactante tua fala! Principalmente sobre sentimentos primários. Te seguindo e gostando muito. Não concordei quando fala da relação homoafetiva feminina mas aprendendo muito contigo. Grata
Eu tenho amigas com bastante energia masculina e elas apresentam a mesma "indomabilidade" típica, provocando as mesmas atitudes de auto-afirmacão na contraparte mais feminina. Elas ficam inseguras também. A minha experiência é limitada mas eu notei isso.
Mas o amor ideal, existe sim. É algo tão estranho e tão diferente q parece irreal mesmo, e sem explicação. E raro de encontrar. Por isso é tão grande o número de pessoas sentindo falta de algo e que não sabem q “ algo” é esse. Tente falar sobre isso👍
Para mim a resposta/solução é amor próprio, pois este pode ser, ou ao menos deve ser, capaz de torná-lo um pouco mais pleno. Entra aí a necessidade de auto conhecimento, para saber identificar e suprir as próprias necessidades. Acrescento que esta é a interpretação de um jovem de 17 anos, portanto, pode ser imatura ou equivocada.
Não é imaturo não. Porém vc tem que tomar muito cuidado com o narcisismo tóxico. O amor próprio tem que garantir que vc saiba que a outra pessoa não está ali pra te completar, mas não pode fazer vc se sentir superior aos outros. Se o amor próprio estiver na dose certa, é o melhor jeito de conseguir relacionamentos bem sucedidos.
Excelente, sempre trazendo ótimas reflexões, tendemos a idealizar demais o amor e muitos fatores são complexos, ainda mais em um tempo de amores líquidos, onde quase nada dura para sempre.
Reflexão.... Este canal é muito direcionado ao indivíduo quem se conhece; faz muito mais sentido todos os conteúdos deste, quando melhor nos conhecemos. Top
Puta merda, né? Muita coisa errada pra desconstruir. Precisamos muito nos aterrar no presente, né? Eu ainda me vejo pensando que vou achar "a pessoa certa". Que bostaaaa!! Hahaha
Maravilha de análise... Muito, muito bom poder reavaliar questões( minhas) partindo dessas 7 causas. Gratidão! Sobre a tal frase que vc citou no começo, na minha infancia ela circulava em sala de aula: " Amar é não ter de pedir perdão". Nunca esqueci, mas sempre questionei...Entendo que tem a ver com " não dar motivos para que o outro precise te perdoar" ou seja: não faça NADA que fira o outro... Sigo questionando... Ah! E sobre " lugar de fala", também entendo que é " de onde alguem fala sobre determinado assunto" e se entendi bem o significado, para mim vc falou do seu lugar de fala: como terapeuta que teve em mãos tais e tais casos/ questões envolvendo tal tema, vc então traz essa e essa abordagem, partindo do SEU lugar. Se estou equivocada, me perdoe😊
Lindo, faz 3 anos q tbm através daqui, tenho me observado em 3d rs.Em mto me situa, me identifico, vou lidando com outras ferramentas(conhecimento).Ainda estou triste, decepcionada...com meus filhos dado nível abandono/ indiferença, lamento pq eles foram meus tais " objetos".Sobre vc, tenta fazer exercícios com fono, vai adm melhor a respiração.Bj na Flor e filhotes!
Você poderia por favor se aprofundar nessas geometrizações? Falar mais sobre o que os homens parecem querer e as mulheres parecer querer, no geral? Por favor! Eu sinto muito isso, que parece que muitas mulheres querem uma coisa e muitos homens querem outra, totalmente diferentes e gera muita frustração.
Como sempre um vídeo riquíssimo de informações que podem nos ajudar a refletir. Mas sob o meu ponto de vista o mundo "homo" entre duas mulheres não são diferentes do que vc disse não 😊
Olá, Gosto mt dos teus vídeos. Ajudam bstt. Contudo, acho que deverias ser menos prolixo. Ser mais direto e objetivo. Falar mais calmo, pq és ansioso, queres falar mais em pouco tempo. Eu fico nervosa e ansiosa. Garanto que tem mais gente que fica assim. Deves fazer treinamento p isso, fazer um esquema com tópicos e até postar. Assim, facilita o entendimento e o acompanhar o teu raciocínio Obrigada
Conheci o canal faz poucos dias e gostei bastante. Eu percebi que inconscientemente sou viciada em rejeição, pois na maioria dos meus relacionamentos eu terminava quando percebia que o cara estava realmente gostando de mim, eu perdia o interesse, mas quando esse mesmo cara começava a me desprezar eu morria de amores. As vezes também eu terminava porque eu sabia que no final eu iria ser trocada por outra, mesmo o cara demonstrando ser legal e que realmente estava interessado em mim... infelizmente acho que descobri isso muito tarde, estou com 30 anos e nem penso mais em relacionamentos, só penso nas pessoas maravilhosas que passaram na minha vida, de que eu poderia estar feliz...mas estraguei tudo....
De todos esses acontecimentos, você tirou lições. Você agiu conforme o seu conhecimento e sentimentos, hoje, você enxerga que não é a melhor forma de se relacionar e faria diferente. Os erros servem para a gente aprender, não para a gente ficar se culpando. Você tem apenas 30 anos, a vida continua e, se você se abrir, novo(s) relacionamento(s) pode(m) surgir. Não podemos mudar o passado, podemos fazer o nosso momento presente diferente do que foi no passado. Você tem o poder de se reconstruir e ter um relacionamento saudável, caso tenha interesse.
@@Caminhosdasabedoria_ Antes tarde do que nunca, né? Eu acho que entendi meu problema mas não faço idéia de como resolvê-lo, por isso acho que vou ficar um tempo sozinha mesmo. De qualquer forma, agradeço seu comentário e parabéns pela escrita e pontuação perfeitas, vc deve ser uma mulher muito culta, eh admirável. Beijo e sucesso pra vc 🥰
De fato.. há um puta de um marketing (tv, redes sociais, amigos, familiares) falando pra nós que “uma hora você encontrará a pessoa certa”, que “sua hora vai chegar”. Vemos isso na felicidade das pessoas em suas publicações. Vemos isso nas novelas e nas discursivas de familiares. Gente, assim como um bom marketing, pra mim, essas são conquistas ilusórias.
A “pessoa perfeita” sempre.. SEMPRE vai lhe faltar em algo. Algo que não será claro nos primeiros instantes (meses? Anos? A conta VAI chegar. A falta VAI gritar).
Vivamos mais leves, com menos expectativas. Deixando de acreditar que “somos especiais”. Poxa, ngm é especial. Somos humanos vivendo a vida. Acreditar que “sua hora vai chegar”, seja no trabalho, amor, financeiro, ou qualquer outro campo da vida, só nós faz viver em eterna hipnose, alienados do aqui e do agora, por visar o conto que jamais chegará
Perfeita a sua colocação!
sem ar fiquei
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Caralho, obrigado!!
Maravilhosa 👏👏👏👏
Não vai rolar a vida perfeita - repetindo aqui para não esquecer.
Verdade, até porque perfeição não existe
Dentro da perfeição sempre há algo pra corrigir, ou seja a busca consciente do que seja perfeito, e para casa um é de um jeito, com critérios aceitáveis e porque não dizer possíveis na realidade prática, pode ser um exercício bacana. Para mim a imperfeição cabe na perfeição. Mas isso é filosofia!
Concordo inteiramente sobre o que você diz sobre a fantasia de que há "a vida boa". Não há vida extra - ordinária. Não é fácil aceitar, ainda mais quando dizem o tempo todo que a felicidade existe. Acho que buscar ou encontrar a felicidade não passa de um discurso, de uma narrativa, como se diz hoje em dia.
Buscar a felicidade é uma felicidade. O movimento direcionado a um objetivo se torna um objetivo em si.
Na verdade, a felicidade está no percurso e não no fim. Está no processo.
Eu desconfio dessa busca frenética pela felicidade, pode até acontecer dela bater na sua porta e vc estar no mundo buscando- a.
"O amor paga essa conta..."
Não é justo com o amor pagar a conta de toda a frustração da vida.
A ele lhe cabe sua parte, mas não sozinho, eu existo o outro existe e o amor só salva porque existimos em singularidade.
Perfeito, Izabela.
Manu, eu tive um dia de merda. Acordei com uma falta enorme e eu sabia que era a carência e a falta de um amor, mas não queria admitir, ai tu veio e jogou na minha cara, obrigada! agora vou poder sextar em paz sozinha no meu sofá
Beijos
bora sextar juntos kkk Brincadeiras a parte hoje acordei desse jeito.
Acho que tem muito a ver também com colocar a área amorosa como a mais importante, no sentido de que ela é que define se a sua vida realmente tá boa ou não, medir a sua felicidade baseando-se mais nela que nas outras, tipo a profissional. Me dei conta disso agora vendo seu vídeo: eu, por exemplo, quando conheço alguém sempre acabo acreditando que, se não tiver aquele alguém, então a vida não tá boa o suficiente
Viver em função de relacionamento amorosa é a fórmula do fracasso. Deve-se viver em função dos estudos, da profissão, da família, da saúde, dos amigos, etc. Relacionamento amoroso é só um dos muitos elementos que interessam na vida. Sem ele, a vida continua boa do mesmo jeito.
Esse canal tem de ser utilidade pública
Super concordo que temos hoje essa questão da diferença de gênero nas relações heterossexuais, as necessidades estão se dando de forma muito diferente. Eu penso que uma das coisas tem a ver com a maior liberdade da mulher de desejar e isso acabar sendo "usado" pela sociedade ainda muito machista, usufruindo do objeto de desejo sem precisar se comprometer. A mulher hoje usufrui também, mas em algum momento ela se apega... Aí caga né... Kkkkk
Pelo menos é o que tenho visto na minha experiência e da maior parte das minhas amigas.
Muito necessário esse vídeo. Enquanto ficamos a espera do nosso "felizes para sempre" perdemos os bons momentos em várias áreas da nossa vida. E sim, acredito que existe uma cobrança da sociedade, incluindo principalmente as redes sociais, de que devemos perseguir a felicidade. Isso é ilusório, e não, não sou alguém negativo, mas apenas acho que existe muitos bons momentos, e devemos aproveitá-los agora. Porque a vida acontece AGORA, o real é o hoje. Essa cobrança precisa ser vencida, não podemos nos curvar a ela, e muito menos acreditar num "final feliz". Até pq se é final, só vai acontecer depois, né. E se pensar o "depois" nunca é o "agora", apesar disso ser óbvio, a gente esquece.
Nooooossa, a ideia do "há uma vida feliz. Como alcançá-la?" me lembrou muito Nietzsche quando ele faz a crítica a algo como "a fraqueza dos cristão", pois ele entende o Cristianismo enquanto negação da vida, algo como a Religião da decadência. A ideia de "se estou miserável nessa vida, tudo bem, pois o importante é que eu terei uma compensação no pós vida". Casou muito com a ideia de perseguir esse ideal de vida feliz que nos é introjetado o tempo todo.
Observação pessoal:
Sinceramente, eu - um homem gay - acrescento que sim, há também essa cobrança exacerbada de perseguir tal felicidade. Percebo isso como qualquer pessoa nessa sociedade doente, mas do contrário dos homens heteros, acredito que nos é colocado (a nós gays) o tempo todo a ideia de competição, da ideia "já basta tu ser gay, então seja no mínimo bem sucedido". O que está relacionado, principalmente, pela imaturidade no âmbito amoroso, como apresentado no vídeo, pois "o parceiro deve ser bem sucedido", caso contrário, se não há ninguém que possa cumprir esse requisito, "seja um gay másculo garanhão bem sucedido, pois isso aluna o fato de ser gay". Ideias machistas desse tipo...
Enfim, Esse vídeo, assim como vários outros que tratam da necessidade de ser amado, me fez refletir muito sobre essas narrativas que me é o tempo todo imposto e em como isso afeta todo o resto das outras necessidades e na própria forma como lido com minhas angustias e vida...
Impressionante como o Manu parece sempre saber o que eu preciso ouvir em cada momento da minha vida. Pra mim é muito difícil evitar depositar na pessoa que eu to começando a me relacionar amorosamente o campo de satisfação de todos meus desejos. To vivendo isso agora e luto pra não transparecer que eu quero que essa pessoa me ame mais que tudo e dê conta de todos meus desejos, até porque isso é impossível. Dessa forma, to tentando buscar outros campos de satisfação, como a natação, os amigos, formas de me transar comigo mesma.
Adoraria um vídeo sobre formas de evitar cair nesse modo repetitivo de querer que o outro nas relações amorosas satisfaça todas suas frustrações. Será que isso é possível?
Impossível. Nem nós mesmos damos conta das nossas frustrações, o que dirá o outro... E sim, Manu sempre tem uma.palavra que nos toca profundamente.
Sobre a fantasia da vida boa a gente escuta falar, mas sobre o fato de que isso está sendo posto na conta do amor... Não, isso não se fala tanto. Obrigada por estar na Internet esclarecendo isso. Importantíssimo!!!! Obrigada de novo, obrigada outra vez!!! Deus já disse isso na bíblia centenas de vezes, eu já li isso na Bíblia várias vezes, mas vc tá me lembrando, que bom!!! Obrigada!!!!
Eu não consigo descrever como me sinto grata por seus vídeos e tudo o que vc vem trazendo para nós. Obrigada de vdd.
Me atrasei, Manu. Mas cheguei, DESCULPA, rsrs. Vou passar um café pra gente. Se achegue. ♡
Ahhhh, se achegue...
Até fiquei emocionada
Verdade pra muitas pessoas é dificil pedir desculpas e resolver entra como humilhação e dar o braço a torcer isto entra a dominância do ego e o 😤
Espiritualidade pode ajudar.A todos...eu digo..O Budismo pode sim nos ajudar nessa "procura"quase insana do perfeito e viver o Hoje.Bj querido!Gratidão por seus ensinamentos!🙏🌎☀️
Vida boa e felicidade mesmo é no Instagram, a vida real é dura.
Que lindoooo… essa parte do final… O amor paga essa conta…. Fiquei conversando com vc no vídeo.. respondendo rsrs
Eu procuro a minha mãe nos homens da minha vida também... já reparei isso.
Oi Manu, vou comentar algo que tenho me perguntado quanto a tudo isso de "descontruir" conceitos que é o seguinte: de tanto descontruir as idéias, a vida não vai parecendo mais "indefinida", caotica e mais incerta ainda? Que a vida seja ou não essas coisas, mas digo em relação a nossa percepção da vida em geral. Pq a impressão que eu estou tendo é de que a descontruçao tem um ponto que é questionar as falhas do que tá posto, porém ao mesmo tempo, traz uma sensação de "tá, o que eu faço então? Pra onde vou? Como faz?". Pode-se dizer que é isso mesmo, que pra agir como um indivíduo consciente não podemos simplesmente reproduzir o que está em nossa volta.
Porém ontem eu fui em um casamento de um amigo de infância, casamento católico, "padrão", religioso e tudo mais. Acompanho a vida dos dois desde um bom tempo e no geral a vida deles é bem boa, sem tantas crises, com valores e princípios que ambos seguem (da cultura cristã) E sem dúvidas eles são um dos casais mais parceiros e leais que conheço e fico me perguntando: o que é melhor, ser alguém que passa a vida seguindo boa parte dos preceitos já estabelecidos ou ser o cara que olha pra isso tudo e fala que é tudo construção e decide se livrar dessas estruturas dps vive de cara com várias angústias sem ter muitas estruturas sobrando de amparo?
Eduardo, muito interessante sua colocação!! Penso que ter a consciência da descontrucao destes conceitos e juntamente com isso nos conhecermos (a ideia do autoconhecimento) pode nos tornar pessoas melhores nas relações e nas escolhas q queremos pra nossas vidas. Podemos usar todo conhecimento para trazer equilíbrio em nossas vidas... deixo de lado a ideia de ou tudo ou nada... tento trazer essa leveza q pra mim é importante tb 😊
Essa tal da desconstrução de modelos tradicionais, criou gerações floco de neve, viva e faça o que você quiser, mas na hora de assumir a responsabilidade pelas decisões tomadas, se tornam vítimas da sociedade injusta. As pessoas estão cada vez mais frustradas, infelizes, sem rumo, buscando algo que a desconstrução prometeu e não existe, nunca se vendeu tanto antidepressivo e ansiolítico, a idade de início da dependência desses remédios diminui a cada ano.
@@enioveiga2439 é muito relativo pois parece que nos é cobrado de diversas formas. Somos a "geração que vai mudar o mundo", esse mesmo mundo que herdamos no pior estado possível e, aparentemente, só jogaram esse fardo nas nossas costas. Não é atoa que somos uma das gerações mais doentes que já existiu, a cobrança pela perfeição nunca foi tão grande. Além dessa, são diversas outras questões (como a de gênero e sexualidade) que não facilitam a nossa vida em sociedade. Enfim, são muitos problemas que justificam o Rivotril nosso de cada dia mas poucas soluções.
eu escolho a primeira opçao
@@enioveiga2439 perfeito.
Maravilhoso Manu!
Fala mais e mais sobre a fantasia da vida boa e perfeita, que só ferra as pessoas.
Seu lindo! Profissional top! 👋👋👋👋❤️
Seu canal tem que crescer mais e mais.. O contrúdo é incrível
Esse vídeo tem tudo a ver comigo! Sempre me achei bem despreparada emocionalmente, principalmente no campo do amor. Nunca consegui refletir sobre isso, pra entender, lidar bem e me aprimorar nesse sentido. Com certeza, agora tenho um ponto de partida. Gratidão por essa grande ajuda, Emanuel!
Acho seu jeitinho de falar um charme! ❤😊
Descobri esse canal hoje. Foi a melhor coisa que aconteceu
é muito precioso tudo que você fala, Manu. tenho pensado muito sobre as pontuações feitas nesse vídeo, principalmente sobre a reprodução que fazemos da relação com nossos pais, da exclusividade e da vida perfeita. essa última, perigosa, te tira o tempo todo do agora porque o tempo todo você tá olhando pro que não tem e querendo pular pra outro lugar achando que o problem é o lugar, o trabalho, o amor etc. na verdade é a insatisfação primária da vida e não entender isso, nem aceitar, é estar condenado a uma vida muito pior. eu também acho que na maior parte das vezes quem paga a conta é o amor. colocamos no amor essa responsabilidade de completude, de plena satisfação. quando se mostra diferente, alguém tende a fugir, desistindo do amor e apontando pra outro, que possivelmente também não vai satisfazer, mas a conta pode demorar mais pra chegar. só que uma hora chega e então você vive mais um ciclo se frustração, sem entender ainda que não há ninguém pra preencher. que é assim mesmo.
Eu amo o jeito que ele fala. É mto natural, íntimo e lúcido. ❤️
É muito fofinho o jeito como ele se perde pra depois se encontrar kkkkk
Estou viciada nesse canal… é muito bom refletir
Não existe vida ideal! Mas acho que entrar na auto escrita vai fazer diferença pra mim! Estou maratonando o salva vidas, paulada na moleira!
Bom diaaaa! Saudades
Desejo que todos estejam bem!!
Vc e sua fala toda são necessáriosss! Gratidão, Emanuel!!... E o clássico do final foi ótimo, hehe!
É um OLHAR MUITO INTERESSANTE. OBRIGADO🙏
Muito bom!!! Acho válido um vídeo sobre a última questão ainda mais nos dias de hoje onde a ideia 💡 de vida perfeita está em cada instante de nossas vidas. Ninguém presta,todo mundo parece entrar em um nicho automaticamente. Fulano me fez isso é narcisista,fulano me fez aquilo é psicopata. Óbvio isso existe! Mas hj parece que ninguém pode ter defeitos mais. A ideia de perfeição está cada dia mais intrínseca na sociedade.
Se amar fosse profissão seria a mais perigosa do planeta.
Manu, que vídeo riquíssimo! Parabéns pela abordagem sobre as questões de gênero, muito corajosa!
Nossa me bugou com relação a busca incessante pela vida boa! A vida que nunca estamos vivendo e lutando para viver! Total isso! A questão é olhar para dentro e ver o que nos falta, o que realmente queremos e ter mais consciência de que a realidade pode ou não ajudar a suprir isso!
É incrível como é difícil falar sobre Amor e gênero... Necessário pisar em tantos ovos e pedir tantas licenças que a narrativa fica até meio confusa e o foco difícil de alcançar até para pessoas incríveis como vc...
Mas enfim... Como sempre, o vídeo está muito bom, me tocou e fez pensar profundamente. Gratidão
Impactante tua fala! Principalmente sobre sentimentos primários. Te seguindo e gostando muito. Não concordei quando fala da relação homoafetiva feminina mas aprendendo muito contigo. Grata
muito bom. gradecida. sempre oxigenando interrogando aqui dentro.
Gratidão
Vc é maravilhoso e t usado por Deus pra nos ajudar a compreender a função vida .
Deus te abençoe meu mestre guru professor 🙏🏼🌺💕👏🏼👏🏼🤝👏🏼👏🏼👏🏼
Eu tenho amigas com bastante energia masculina e elas apresentam a mesma "indomabilidade" típica, provocando as mesmas atitudes de auto-afirmacão na contraparte mais feminina. Elas ficam inseguras também. A minha experiência é limitada mas eu notei isso.
“Ainda bem, graças a Deus” 😂😂😂
Esse cara é bom!
Emanuel, vc é massa!!☀️☀️
Mas o amor ideal, existe sim. É algo tão estranho e tão diferente q parece irreal mesmo, e sem explicação. E raro de encontrar. Por isso é tão grande o número de pessoas sentindo falta de algo e que não sabem q “ algo” é esse. Tente falar sobre isso👍
Para mim a resposta/solução é amor próprio, pois este pode ser, ou ao menos deve ser, capaz de torná-lo um pouco mais pleno. Entra aí a necessidade de auto conhecimento, para saber identificar e suprir as próprias necessidades.
Acrescento que esta é a interpretação de um jovem de 17 anos, portanto, pode ser imatura ou equivocada.
Não é imaturo não. Porém vc tem que tomar muito cuidado com o narcisismo tóxico. O amor próprio tem que garantir que vc saiba que a outra pessoa não está ali pra te completar, mas não pode fazer vc se sentir superior aos outros. Se o amor próprio estiver na dose certa, é o melhor jeito de conseguir relacionamentos bem sucedidos.
@@lauragoiaba Concordo
Obrigada por esse vídeo, tô me sentindo menos ET por aqui 😊
muito bacana a maneira como voce coloca, fica facil entender
Brilhante como sempre!
Manu, querido! Bom dia! Obrigada por tantas reflexões válidas, muito grata por ter achado seu canal 🤍
Excelente, sempre trazendo ótimas reflexões, tendemos a idealizar demais o amor e muitos fatores são complexos, ainda mais em um tempo de amores líquidos, onde quase nada dura para sempre.
Reflexão.... Este canal é muito direcionado ao indivíduo quem se conhece; faz muito mais sentido todos os conteúdos deste, quando melhor nos conhecemos. Top
entendi melhor o final, um abraço para Flor
arrasou, manu!!
Puta merda, né? Muita coisa errada pra desconstruir. Precisamos muito nos aterrar no presente, né? Eu ainda me vejo pensando que vou achar "a pessoa certa". Que bostaaaa!! Hahaha
👋👋👋👋👋👋 amando seu vídeos....bons demais!! Gratidão 🌻
Muito bom ter te encontrado cara. Fantástico o seu conhecimento. Parabéns
Maravilha de análise... Muito, muito bom poder reavaliar questões( minhas) partindo dessas 7 causas. Gratidão!
Sobre a tal frase que vc citou no começo, na minha infancia ela circulava em sala de aula: " Amar é não ter de pedir perdão". Nunca esqueci, mas sempre questionei...Entendo que tem a ver com " não dar motivos para que o outro precise te perdoar" ou seja: não faça NADA que fira o outro...
Sigo questionando...
Ah! E sobre " lugar de fala", também entendo que é " de onde alguem fala sobre determinado assunto" e se entendi bem o significado, para mim vc falou do seu lugar de fala: como terapeuta que teve em mãos tais e tais casos/ questões envolvendo tal tema, vc então traz essa e essa abordagem, partindo do SEU lugar.
Se estou equivocada, me perdoe😊
Cada video seu: uma mais enriquecedor que o outro. Obrigada Emanuel ♥
O melhor sextou!!!!
12:40 toma
Eu sou uma grande fã de vídeos de 30 min
Sou burra em tudo nessa vida. Cai nessa vida de paraquedas.
Que conteúdo necessário. Obrigada. Me ajudou a refletir sobre muitas das questões que ainda me afetam profundamente.
"eu achei que fosse morrer, mas eu não morri"
Sextar com vídeo do Manu
Vídeo maravilhoso! Manu vc é demais!!
Lindo, faz 3 anos q tbm através daqui, tenho me observado em 3d rs.Em mto me situa, me identifico, vou lidando com outras ferramentas(conhecimento).Ainda estou triste, decepcionada...com meus filhos dado nível abandono/ indiferença, lamento pq eles foram meus tais " objetos".Sobre vc, tenta fazer exercícios com fono, vai adm melhor a respiração.Bj na Flor e filhotes!
Você poderia por favor se aprofundar nessas geometrizações? Falar mais sobre o que os homens parecem querer e as mulheres parecer querer, no geral? Por favor! Eu sinto muito isso, que parece que muitas mulheres querem uma coisa e muitos homens querem outra, totalmente diferentes e gera muita frustração.
poxa emanuel eu acho que amo você
Muito bom, Manu! Vc é bem lúcido!
muito obrigada Emanuel!!! muito obrigada mesmo!!!!
Olá Emanuel eu estou conhecendo vc agora gratidão por nós ajudar ❤️
Excelente!
Naõ sei vocês, mas eu tenho que assistir sempre mais de uma vez...kkkk
Eeeee cheguei cedo e eu tava precisando 💛
"Amar é não ter que pedir perdão" Love story.
Como sempre um vídeo riquíssimo de informações que podem nos ajudar a refletir.
Mas sob o meu ponto de vista o mundo "homo" entre duas mulheres não são diferentes do que vc disse não 😊
hahahahha nao acredito neste tema! Sim faz sentido pra mim, muito! Bora lá, refletir.
Emanuel, precioso isso que você faz. Obrigada.
Manuuu!!! De coração mt obrigada por esse vídeo.. 💛💛💛💛 me ajudouuu muito
Sensacional!
Bom dia, Manu. As vezes falta o respeito.
Obrigada pelas importantes reflexões!
Nem fale! Tendemos a infantilizar e regredir no amor! Eu sou tão mulher, independente, forte, e no amor, um fiasco… kkkkkk
Nossa Manu, tava precisando desse vídeo. Obrigada!
COMO TE EXTRANO!!! QUE BOM REVÊ-LO!!!!?
Porque eu sou borderline, è por isso!
Manu, seria legal você citar a bissexualidade também!
Esse vídeo me trouxe muito alívio
Um Bom dia desse já com notificação de vídeo novo❤️😁
Olá,
Gosto mt dos teus vídeos. Ajudam bstt. Contudo, acho que deverias ser menos prolixo. Ser mais direto e objetivo. Falar mais calmo, pq és ansioso, queres falar mais em pouco tempo. Eu fico nervosa e ansiosa. Garanto que tem mais gente que fica assim.
Deves fazer treinamento p isso, fazer um esquema com tópicos e até postar. Assim, facilita o entendimento e o acompanhar o teu raciocínio
Obrigada
pq tão perfeito???????
Bom dia
Conheci o canal faz poucos dias e gostei bastante.
Eu percebi que inconscientemente sou viciada em rejeição, pois na maioria dos meus relacionamentos eu terminava quando percebia que o cara estava realmente gostando de mim, eu perdia o interesse, mas quando esse mesmo cara começava a me desprezar eu morria de amores. As vezes também eu terminava porque eu sabia que no final eu iria ser trocada por outra, mesmo o cara demonstrando ser legal e que realmente estava interessado em mim... infelizmente acho que descobri isso muito tarde, estou com 30 anos e nem penso mais em relacionamentos, só penso nas pessoas maravilhosas que passaram na minha vida, de que eu poderia estar feliz...mas estraguei tudo....
De todos esses acontecimentos, você tirou lições. Você agiu conforme o seu conhecimento e sentimentos, hoje, você enxerga que não é a melhor forma de se relacionar e faria diferente. Os erros servem para a gente aprender, não para a gente ficar se culpando. Você tem apenas 30 anos, a vida continua e, se você se abrir, novo(s) relacionamento(s) pode(m) surgir. Não podemos mudar o passado, podemos fazer o nosso momento presente diferente do que foi no passado. Você tem o poder de se reconstruir e ter um relacionamento saudável, caso tenha interesse.
@@Caminhosdasabedoria_ Antes tarde do que nunca, né? Eu acho que entendi meu problema mas não faço idéia de como resolvê-lo, por isso acho que vou ficar um tempo sozinha mesmo. De qualquer forma, agradeço seu comentário e parabéns pela escrita e pontuação perfeitas, vc deve ser uma mulher muito culta, eh admirável. Beijo e sucesso pra vc 🥰
sensacional!!!
Manu, faz o vídeo sobre o coaching (se vc tiver conhecimento a respeito). Obrigada ♥️
Ou seja, o amor é impossível. Vc deve ensinar as pessoas a desistirem do amor e ensinaá-las a viverem sós. Muito mais saudável.
Como ser atendida pelo Manu?