O circuito ladrão de joule e o circ bulk são didáticos o primeiro exemplifica a fonte alto oscilante ("chaveada") o segundo exemplifica os conversores Dc/Dc step -up ,step - down amplamente utilizados em tvs modernas . Nao canso de me surpreender e encantar com esta fascinante e infinita profissao /ciencia .
Sua didática é impecável. Se por acaso fores professor de eletrônica seu alunos são uns felizardos e estão de parabéns. É muito mais importante saber transferir conhecimento do que ser um gênio que sabe muito, mas só para si mesmo. E estes existem em profusão, infelizmente.
Show. No experimento do indutor com led tem que soltar bem rápido pq a tensão induzida pelo indutor é maior quando a corrente varia mais rápido. vL = L( di/ dt)
Mesmo não usando termos e palavras acadêmicas da Engenharia Elétrica, eu gostaria de saber como tiveram coragem de negativar o tema. Quanto a mim, meus parabéns. Simplicidade, e objetividade perfeitas.
Muito interessante, eu quero saber se é possível utilizar como o trafo deste circuito uma daquelas bobinas de filtragem de ruído usada no circuito de entrada de AC das fontes de alimentação chaveadas...
Olá Luiz, pode sim, o trafo aqui não é crítico, só tome cuidado com o sentido do enrolamento de cada bobina, o final de uma é conectado ao início da outra. Obrigado!
O transistor pode ser qualquer um NPN, tipo um BC548. Só é preciso um de maior potência, se a carga exigir mais corrente, mas para um LED um pequeno NPN de uso geral é mais que suficiente!
*Muito boa sua aula! Sou iniciante... Desculpas minha ignorância, vc disse q "uma bateria de 1,5v com o joule não daria para ascender um led" porq da tensão de 1,5 ser pouca... Pois eu com um "Transistor Tip 43 + 1 Led de 0,75W de alto brilho e q suporta uma tensão de 5V no minimo para ligar normalmente, conseguir com um "Joule" + uma pilha de 1,5v + Tip43...Deixei ligado o led durante umas **21:00**h da noite as **12:00** dia hora do almoço 24h quase rsrs...Só q o transistor esquentou muito as meia horas de uso, daí coloquei pasta térmica de prata no Tip daí ficou melhor ao dissipar o calor, e por incrível q pareça, quando desconectei a ligação após mais o menos "24h" e medi a pilha no multímetro, a pilha estava dando os mesmo 1,5v...Dá para acreditar?? Não sei oq ouvi, não entendo muito lá de eletrônica! Mas fiquei muito feliz com essa experiência. Se poder faz um "vídeo explicando isso amigo. Deixei meu like aê e parabéns pela sua excelente aula!*
Olá Dilson! Obrigado! Na verdade eu que eu disse é que uma pilha sem o ladrão de joule, não é suficiente para acender um LED, pois esses, em sua maioria, começam a operar em torno dos 2 volts, daí a necessidade de usar esse circuito. Por isso a sua experiência foi válida e está de acordo com o esperado.
Olá Professor, mais um Show de explicação. Fiz algumas dezenas de joule thief , vadiando as espiras de um mesmo núcleo de ferrite . Todos funcionaram perfeitamente , mesmo trocando os diâmetros dos núcleos . Acontece o seguinte: Estava brincado com energia inalâmbrica para acender leds , de repente resolvi trocar os teroides pela bobina transmissora inalámbrica . Surpresa para mim : funcionou perfeitamente sem núcleo algum . O mais importante : O led com toroide de ferrite , usando bateria idênticas ( 1,2v) drenou primeiro que a mesma bateria com a bobina que estava enrolada para a energia inalâmbrica . Me explique professor . Abraços.
Bem legal, ganhou um joia. Este é um tema muito interessante no estudo do comportamento magnético dos metais e ligas metálicas. O ferrite possui uma das curvas de histerese mais interessantes, e quando utilizado como indutor consegue devolver o campo magnético residual na forma de energia elétrica. Mandei seu vídeo para meu sobrinho na esperança que esse moleque não faça o maldito experimento do vulcão na feira de ciências dele em novembro.
Se retirarmos o diodo de proteção da bobina de um relé e colocarmos um LED veremos ele ascender toda vez que for desligado... aula esclarecedora. Grato
Obrigado Ald! Na verdade é um circuito padrão, não existe exatamente um cálculo para cada componente, para sua montagem o melhor conhecimento seria o de transistores, osciladores, tipo flyback e similares, indutores e transformadores. Ou seja, um pouco de cada assunto de eletrônica geral.
@@Electrolab-Eletronica Bem, na verdade eu resolvi projetar um aqui e pra minha alegria já funcionou de primeira com os cálculos simples que domino. O que mata a popularização da eletrônica é a quantidade exorbitante de cálculos, quando na verdade dá pra usar cálculos simples pra fazer um monte de coisa. Eu por exemplo só tenho o ensino fundamental completo e apenas 3 anos que iniciei com a eletrônica e graças a Deus já projetei um monte de circuitos simples!!! No meu canal Ald Eletrônica tem um amplificadorzinho classe D que projetei ontem estágio por estágio, se tiver um tempinho dá uma olhadinha e me diga o que achou por gentileza. Obrigado!!!
Maravilha Ald! Parabéns pela iniciativa! Ótimo projeto! É verdade, muita coisa pode ser simplificada, mas em circuitos mais críticos as simplificações podem não funcionar, especialmente em RF, circuitos digitais, entre outros. Por isso sempre recomendo, estude matemática e física se deseja ampliar seu conhecimento geral e capacidade de projetar e entender circuitos em eletrônica, essas são a base de tudo!
Amigo, muito legal, agora eu consigo entender como funciona este circuito muito mais claramente do que antes, andei estudando sobre os bias inverso e direto dos transistores, multiplicadores hFe, e outras coisas, no caso o que ainda fico meio com dúvida, é este capacitor no circuito de corrente contínua, como ele se aplica alí? você o mostrou no vídeo em 9:21, um layout onde ele é apresentado, o diodo retifica a passagem que ia para o coletor e armazena a carga no capacitor, e a outra parte dele ligado no emissor, trecho do circuito com passagem de cargas negativas, ele retém essas cargas diferentes e como ele as libera depois, também, considerando que o capacitor armazena cargas elétricas é possível aumentar o fluxo de corrente elétrica em trabalho com o transistor no ladrão de joule? Muito Obrigado! Espetacular o seus vídeos! só mais uma coisinha, aquele trecho da onda pulsante que mostrou no osciloscópio que fica abaixo da linha na horizontal 0, seria a ocorrência de tensão negativa?
Olá amigo, obrigado! O diodo e capacitor desse layout alternativo operam como numa fonte retificadora, o capacitor serve como filtro, para manter uma tensão mais estável e constante, para ser regulada pelo zener. Ele não aumenta a corrente, mas dá estabildade à tensão.
é engraçado como funcionam as coisas por aqui. um vídeo maneiro desse com 1 mil like. se vc postar um vídeo de qualquer outra besteira na Net consegue 50k likes rapidamente. desde que seja besteira, nada sério.
Obrigado Handerson! Mas é assim mesmo, videos com assuntos técnico-científicos, só atraem um público específico! Nada comparável aos videos de humor e similares!
Handerson, Electrolab foi educado ao lhe responder, eu já prefiro por o dedo "de leve" na ferida, então, o problema é o tal de "levar vantagem" que na verdade só levam nakele lugar... este canal NADA tem a ver com os envolvidos com política, mas me permito dizer que por força de profissão eu conheci o mundo e jamais conheci um país c boa qualidade de vida onde 2 educações não existissem, uma é a educação que chamo de social, que começamos a aprender logo nos primeiros meses de vida de cada um, onde se aprende o respeito pelos demais, o respeito às leis e vai por aí.. a segunda é a educação propriamente dita, esta nos foi sonegada principalmente nos últimos 20 anos e assim com o imenso exercito de ignorantes existente os políticos mentirosos tiram proveito disto e se elegem, eu defendo uma espécie de vestibular p que alguém obtenha o direito ao voto, pois assim os ignorantes poderiam ser defendidos dakeles que Odorico Paraguaçú, O Bem Amado, os definia como:"Trata-se de um mau-caratista, militante e juramentado"... obs, p quem não sabe quem foi Odorico Paraguaçú, na interpretação de Paulo Gracindo, eu não escrevi errado não, ele dizia mesmo "mau-caratista"...
Alvinho... dê uma olhada nos vídeos com os seguintes temas e afins: Moto Contínuo, Energia Livre (free energy), Terra Plana e Homem não foi a Lua... mas cuidado... vai que esta "doença" pega....
o ladráo de joule ele aumenta a corrwnte ne? entāo quer dizer que se eu enrolar uma bitola de fio de cobre mais grossa no toeoid eu vou ter uma corrwnte ainda maior? esse circuito aumenta sö a corrente ou a tensāo tbm.
Amigo de todos os videos que vi na internet, acho que vc é a pessoa mais indicada pra me falar se consigo, ligar 24 leds brancos com 2 pilhas AA + esse ladrão de joule? e que eu tenha uma autonomia de + - 5horas.
Olá Ed, leds brancos exigem tensões de 2,8 a 4,2V dependendo do modelo e o consumo deles gira de 20mA a 100mA (se for de alto brilho e grande). Os que funcionam com 2,8, não precisam do Ladrão de joule e pode ligar todos em paralelo com as 2 pilhas, calculando um resistor limitador em série. Duas pilhas AA têm por volta de 2200mAh, se o LED for o mais fraco da categoria (20mA), você acenderá todos por 4,5 horas e esse tempo será menor se os LEDs consumirem mais. Se precisar mais de 3V, vai ter que usar o Ladrão de joule para aumentar a tensão (senão eles não acenderão), em compensação terá um consumo maior, e o tempo de acendimento cairá bastante, talvez pela metade.
Olá cara, parabéns pelo vídeo muito rico em informações. Queria saber se vc poderia explicar como é dimensionado cada componente em um circuito. Transístores, resistores, capacitores e etc.. Obg!
Olá Carlos, obrigado! O dimensionamneto de componentes na verdade é o projeto do circuito em si, para aprender projeto é necessário um curso completo, já que a quantidade de informação (fórmulas, cálculos, etc) é muito grande, não seria possível passar isso através de videos, salvo alguns pontos específicos que podem ser tratados, mas que isoladamente não seriam suficientes. Feliz 2017!
gostaria, se possível é claro que fizesse um vídeo mostrando como fazer uma fonte elevadora de todos dc dc com entrada de 12 v e saída de 220v com 2ou 3 amperes.
Montei um circuito da internet que usa um resistor de 22r e um 1n4148 polarizando a base do transistor na região linear resultando no aumento do eficiência com maiores tensões no secundário. Na tradução diz que o Led fica aceso por ate 30 anos .
Gostaria de saber, se eu tenho duas pilhas, suficiente para acender um LED, se por exemplo as duas dura 8 horas com 1 LED, se eu tiver uma pilha ela vai manter 1 LED aceso a mais de 4 horas? Ou com esse esquema o consumo da pilha e o desgaste seria maior, durando muito menos???
Olá Lucas, com uma pilha você não conseguirá acender o LED, pois a maioria funciona com 2,1V ou mais. Entretanto, com o ladrão de joule, você terá um aumento na tensão de uma pilha, acendendo o LED, porém com menos corrente e algumas perdas. Já se você usar duas pilhas e um resistor limitador de corrente, terá um tempo que não será o dobro de uma pilha com o circuito. O tempo em cada caso não pode ser determinado, pois depende da eficiência do ladrão de joule, que varia conforme a construção. Precisaria medir na prática.
Se não me engano, esse circuito auto pulsante super simples com transistor e indutor é o mesmo usado nas raquetes de mosquito, pra depois elevar a tensão, pra ser barato. Além do que a bateria dele tem cerca de 2v, que não serviria nem pra um 555. Abraços!
muito bom o vídeo! venho pesquisando pra saber como um power - bank que utiliza uma célula de 3 volts 3A (no máximo) manda uma carga entre 4,8 e 5V na saída USB. Eu já abri vários e descobri um circuito bem parecido como esse só que com peças SMD. até mesmo a bobina é muito pequena. menos de 1cm de altura.
Parabéns, bom video, vc tem um bom conhecimento, virei seu inscrito! pensei em uma aplicação para este seu experimento... em alguns cliente preciso alimentar câmeras de vigilância bem distante da energia, como nao posso extrair energia de qualquer tomada, as câmeras precisam de no-break (vigilância) com grandes distancia a perda e grande( alimentação) o sinal de video e ótimo quando alimento local mais quando ligo em 12v vindo do nobreak necessito elevar a amperagem da fonte! com este "larão" poderei reduzir a amperagem/aquecimento dos condutores? me ajuda a dimensionar este projeto para a eficiência correta dentro da faixa de amperagem necessária?
Obrigado Noreh! Não creio que a saída nesse caso seja o ladrão de joule, o objetivo dele é viabilizar o uso de pilhas com baixa tensão, tendo como contrapartida a redução na corrente.
quais as modificações devo fazer pra conseguir uma tensão 12v e 7 amperes substituindo a pilha por um gerador feito de culler? eh possível? pra carregar bateria
Obrigado Sandro! Os processos são bem diferentes, o dobrador de tensão usa corrente alternada, com rendimento de até 80% e o ladrão de Joule corrente contínua tipicamente entre 40% e 70% de eficiência. Portanto trabalham com entradas diferentes, mas em termos de eficiência, eu diria que o dobrador faz um trabalho melhor.
Olá Rodrigo, faz diferença sim, a relção 1:1 é a original do Joule Thief. Com outras relações você tem um aumento na tensão de pico gerada, mas reduzirá a corrente final.
Uma dúvida em relação a Ladrão de Joule. Vamos supor que tenho uma fonte DC de 12v, poderia estar usando o Ladrão de Joule nela e pegar por exemplo 15v? Este circuito é só pra corrente alternada, ou também posso usar na contínua?
Olá Supreme, você pode usar para outras tensões, mas deverá ajustar o circuito. A entrada é sempre DC e a saída será A/C, numa frequencia determinada pelo transformador. Mas não faz muito sentido usar o joule thief em tensões elevadas, para isso seria melhor você usar um conversor DC-DC do tipo Boost e aumentar de 12V para 15V, com baixa perda e mantendo como DC.
Olá Eloy, hoje eu gostaria de fazer esse circuito mas queria um resposta antes de fazer na prática. Eu tenho um bastão de ferrite se eu fizer na metade dele a bobina primária e na outra metade o segundário daria certo? Entrei nesse dúvida pelo que os transformadores são sempre quadrados ou retangulares para passar o campo magnético mais em um bastão reto daria certo???
Olá Cláudio, neste caso não seria o ideal, mas pode funcionar com uma eficiência menor. Melhor seria conseguir um ferrite desses toroidais (de fonte de PC por exemplo) e fazer a bobina lá.
Electrolab é que o fio que eu tenho é grosso se fosse no bastão daria para dar mais voltas o que deixaria o circuito a armazenar mais potência pela equação E = L * I * 1/2. Com mais voltas maior a indutância e mais energia armazenada. Estou certo??
Correto Cláudio! Para para o ladrão de Joule, essa proporção e número de espiras recomendados, já traz um ótimo desempenho. E o Ferrite bastão para o uso como transformador, não daria um bom desempenho.
Boa noite parabéns pelo vídeo e pela explicação muito boa, só uma duvida: primeira opção - um LED de 3v acende com 2 pilhas AA qual seria o tempo que ficaria ligado até esgotar as pinhas, segunda opção - e com este ladrão de joule sua autonomia sereia o dobro, ou esgotaria em menos tempo, do que só com a pilhas primeira opção, obrigado
Boa noite! O tempo que um LED de 3V ficaria ligado precisa ser calculado em função da corrente de consumo desse LED e da capacidade em mAh das pilhas, que são fatores variáveis. Já usando o joule thief, não teríamos o dobro do tempo, poderíamos ter algo entre 30 a 50% adicional de funcionamento, dependendo também da tensão mínima de funcionamento do LED. Todos esses fatores precisam ser considerados no cálculo, que também depende da construção do próprio joule thief, que pode ter um maior ou menor desempenho.
Esse joule thief é uma amplificador de tensão ou um amplificador de corrente? Eu estou muito curioso pois estou precisando montar uma fonte AC/DC para obter 12v corrente continua e 10 A partindo da tomada de minha casa que é de 110V. Estou em falta de transformadores, e pelo projeto o transformador não vai caber no compartimento onde eu quero colocar a fonte, esses transformadores são muito grandes. Partindo da mesma ideia das fontes chaveadas que não possuem transformadores grandes e possivel construir uma fonte que me gere 10 amperes com tensão de 12v. Por isso estou nessa duvida. Será que eu consigo usar joule thief para ampliar corrente com saida de 12 volts?
Olá Rodney, o Joule Thief não se aplica a essa sua necessidade, ele não amplifica corrente. A fonte chaveada normal seria a solução. Os circuitos da fonte devem ser capazes e projetados para gerar os 10A, sem nenhum outro circuito adicional.
Antes de qualquer coisa quero dizer que sou praticamente leito na eletrônica e venho fazendo algumas experiências com o que aprendo com voces... Estou com um circuito em um ladrão de jaule onde a pilha alcalina está com 200 mV e a corrente 25 mA e com 5 leds (2 verdes e 3 vermelhos acesos razoavelmente)... Tanto a Voltagem quanto a corrente caem bruscamente quando meço o estado da pilha; mas, o que me chama a atenção é que insiro a pilha no circuito e não acende nada de imediato, mas depois de usn 45 segundos a 1 minuto e meio acende os leds e não apagam mais. Estou meio sem saber o que está acontecendo de verdade. É possível de alguma forma comprovada pela eletrônica? Preciso do seu parecer. Um abraço! Gosto muito das suas aulas!
Vi agora que já tinha comentado com voce! É que fico buscando respostas com todos os amigos que entendem de eletrônica e todos dizem o mesmo que voce. Desculpa pela insistência, mas esta é a realidade do circuito aqui amigo. Procurarei novos horizontes para entender. Muito obrigado por responder tão prontamente! Qualquer novidade, estou acompanhando seus vídeos!
Negativo Claudio. O 7812 é um regulador linear de baixo desempenho, ele vai aumentar a perda do circuito. Tenha sempre em mente que não é possível criar potência. Essa estará limitada sempre pela pilha.
Como faço o cálculo para saber a resistência q devo colocar no trânsito pois se eu aumentar a tensão de entrada vou te q trocar de resistência, tava querendo montar um na entrada de 3v na saída de no mínimo 5 / 6 volts
Realmente André! É um circuito que explora a propriedade do indudor. A propósito, dizem os antigos que o símbolo do indutor é uma mola primeiro por ser uma bobina e depois pela ação de carga e descarga, como se estivesse bombeando a energia!
Sim está invertido! O sentido da corrente induzida ao colapsar o campo magnético da bobina é o inverso do sentido da corrente da pilha. No experimento estava correto. Obrigado!
Olá Reinaldo! Positivo, mas há sempre uma troca, já que a energia não se cria do nada, no ladrão de joule, a corrente (em ampéres) ficará sempre menor que a máxima da pilha, em contra partida, ele conseguirá aumentar a tensão até de pilhas abaixo de 0,8V, que normalmente são inúteis para a maioria dos aparelhos.
Olá parabéns pelo vídeo, muito bom. Preciso saber se eu montar um sistema desse com 5V de alimentação eu conseguiria algo em torno de 12V na saída para poder acionar um relé de 12V? Obrigado.
Olá Renan! É possível que sim, mas não seria o circuito ideal para isso, já que a tensão de saída é alternada e a eficiência é baixa. O melhor seria usar um conversor DC-DC do tipo boost.
esse conversor que vc está falando seria tipo um transformador? Desculpe mais não sou da área apenas um curioso que gosta de mexer nas coisas hehe. Obrigado
Renan, o transformador só trabalha com corrente alternada, esse é um circuito que trabalha direto com corrente contínua. Veja esse modelo por exemplo: produto.mercadolivre.com.br/MLB-710126701-conversor-dc-dc-elevador-de-tenso-boost-150w-dc-dc-_JM
Cara... Excelente explicação... Ótima didática... 10 pra você!!!!
Obrigado Erlon! Em breve novos videos no canal!
show de bola, o mesmo principio das fontes dos amplificadores automotivos, grato
Obrigado Daniel!
ótima explicação. Se não estou enganado é o mesmo princípio de uma fonte auto-oscilante que é usado para isolação galvânica para baixas potências.
Obrigado Anísio!
Um dos vídeos mais interessantes, que une a física e a eletrônica. Parabéns.
Obrigado Ari!
O circuito ladrão de joule e o circ bulk são didáticos o primeiro exemplifica a fonte alto oscilante ("chaveada") o segundo exemplifica os conversores Dc/Dc step -up ,step - down amplamente utilizados em tvs modernas . Nao canso de me surpreender e encantar com esta fascinante e infinita profissao /ciencia .
Com certeza!
Trabalho admirável, vídeo pragmático.
Obrigado Rodolfo!
Muito legal esse circuito!
Eu tenho uma lanterna de 1 pilha palito com 3 leds de alto brilho usando o ladrão de joule.
Michel-RJ
Um exemplo clássico Michel! E funciona muito bem!
Sua didática é impecável. Se por acaso fores professor de eletrônica seu alunos são uns felizardos e estão de parabéns. É muito mais importante saber transferir conhecimento do que ser um gênio que sabe muito, mas só para si mesmo. E estes existem em profusão, infelizmente.
Muito obrigado Becker, pelo incentivo!!
Show. No experimento do indutor com led tem que soltar bem rápido pq a tensão induzida pelo indutor é maior quando a corrente varia mais rápido. vL = L( di/ dt)
Sim, com certeza!
Mesmo não usando termos e palavras acadêmicas da Engenharia Elétrica, eu gostaria de saber como tiveram coragem de negativar o tema. Quanto a mim, meus parabéns. Simplicidade, e objetividade perfeitas.
Muito obrigado Marcelo! Os que negativam têm sempre um motivo particular, alguns desses motivos não são muito nobres.
Perfeito colega, nota 10.
Obrigado Dilson! Em breve novos videos no canal!
Parabéns professor..
Eu não conhecia o canal , porém agora não saio dele , muito bom mesmo... Deus te Abençoe e te de cada dia mais sabedoria.
Muito obrigado! Seja sempre bem vindo!
gostei das explicações fico na duvida se existe a necessidade deste resistor se ja esta sendo alterada s tensão.
Obrigado Lourenço! O resistor é da polarização do transitor e serve para limitar a corrente de base.
Electrolab, parabéns pela aula! Obrigado pela oportunidade de aprender.
Obrigado Délvio! Em breve novos videos no canal!
Muito interessante, eu quero saber se é possível utilizar como o trafo deste circuito uma daquelas bobinas de filtragem de ruído usada no circuito de entrada de AC das fontes de alimentação chaveadas...
Olá Luiz, pode sim, o trafo aqui não é crítico, só tome cuidado com o sentido do enrolamento de cada bobina, o final de uma é conectado ao início da outra. Obrigado!
O transístor precisa ser do tipo específico para chaveamento, ou um NPN de uso geral também serve?
O transistor pode ser qualquer um NPN, tipo um BC548. Só é preciso um de maior potência, se a carga exigir mais corrente, mas para um LED um pequeno NPN de uso geral é mais que suficiente!
Ahhh, valeu...
Show de explicação muito bom fácil de entender.
Obrigado Carlos!
Tal oscilador tem referências em revistas de eletrônica desde 1925, mas com válvulas e resistores de papel!! A teoria ainda é válida até hoje!
Maravilha Francisco! A idéia é bem antiga mesmo!
*Muito boa sua aula! Sou iniciante... Desculpas minha ignorância, vc disse q "uma bateria de 1,5v com o joule não daria para ascender um led" porq da tensão de 1,5 ser pouca... Pois eu com um "Transistor Tip 43 + 1 Led de 0,75W de alto brilho e q suporta uma tensão de 5V no minimo para ligar normalmente, conseguir com um "Joule" + uma pilha de 1,5v + Tip43...Deixei ligado o led durante umas **21:00**h da noite as **12:00** dia hora do almoço 24h quase rsrs...Só q o transistor esquentou muito as meia horas de uso, daí coloquei pasta térmica de prata no Tip daí ficou melhor ao dissipar o calor, e por incrível q pareça, quando desconectei a ligação após mais o menos "24h" e medi a pilha no multímetro, a pilha estava dando os mesmo 1,5v...Dá para acreditar?? Não sei oq ouvi, não entendo muito lá de eletrônica! Mas fiquei muito feliz com essa experiência. Se poder faz um "vídeo explicando isso amigo. Deixei meu like aê e parabéns pela sua excelente aula!*
Olá Dilson! Obrigado! Na verdade eu que eu disse é que uma pilha sem o ladrão de joule, não é suficiente para acender um LED, pois esses, em sua maioria, começam a operar em torno dos 2 volts, daí a necessidade de usar esse circuito. Por isso a sua experiência foi válida e está de acordo com o esperado.
*Há entendi, obg amigo! Continua com esses excelentes vídeos!!!*
Muito bom rapaz gostei. Eu amo eletrônica apesar de entender pouco.
Obrigado Alexssandro! Fique de olho no canal, pois sempre há um assunto novo em todos os níveis de conhecimento!
Muito bom...melhor apresentação que já vi aqui sobre este assunto...parabéns...
Obrigado Renato!
Excelente vídeo...
Obrigado por compartilhar conhecimentos conosco...
Obrigado João!
Olá Professor, mais um Show de explicação. Fiz algumas dezenas de joule thief , vadiando as espiras de um mesmo núcleo de ferrite . Todos funcionaram perfeitamente , mesmo trocando os diâmetros dos núcleos . Acontece o seguinte: Estava brincado com energia inalâmbrica para acender leds , de repente resolvi trocar os teroides pela bobina transmissora inalámbrica . Surpresa para mim : funcionou perfeitamente sem núcleo algum . O mais importante : O led com toroide de ferrite , usando bateria idênticas ( 1,2v) drenou primeiro que a mesma bateria com a bobina que estava enrolada para a energia inalâmbrica . Me explique professor . Abraços.
Só efetuando medidas poderíamos avaliar o que acontece. Muitas bobinas de carregamento sem fio por exemplo, usam núcleo de ar e são eficientes.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado mestre.
cara essa explicação e de exelencia parabens
Obrigado J.! Em breve novos videos no canal!
Bem legal, ganhou um joia. Este é um tema muito interessante no estudo do comportamento magnético dos metais e ligas metálicas. O ferrite possui uma das curvas de histerese mais interessantes, e quando utilizado como indutor consegue devolver o campo magnético residual na forma de energia elétrica. Mandei seu vídeo para meu sobrinho na esperança que esse moleque não faça o maldito experimento do vulcão na feira de ciências dele em novembro.
Rsrsrsr, obrigado Fábio! Realmente um assunto que apresenta uma série de fundamentos importantes.
Mais uma vez, obrigado pela ótima aula! Show de bola!
Obrigado Everson!
Se retirarmos o diodo de proteção da bobina de um relé e colocarmos um LED veremos ele ascender toda vez que for desligado... aula esclarecedora. Grato
Perfeito! Obrigado Alessandro!
Alessandrovert Conforme o circuito o led acenderá uma só e fritará, mas essa é ideia geral.
cara muito boa sua esplicasao me ajudou muito vou fazer um esquema para acender leds no meu aeromodelo,, muito obrigado
Roniton Barboza Obrigado Roniton, boa sorte no projeto!
Parabéns, a melhor explicação que já vi no RUclips.
Obrigado Neugivan! Em breve novos videos no canal!
ótimo, me inscrevi no canal e acionei as notificações, abraço.
Muito bacana a teoria de funcionamento, pena que não explicam aqui no Brasil como se calcula um circuito desses, componente a componente!!!
Obrigado Ald! Na verdade é um circuito padrão, não existe exatamente um cálculo para cada componente, para sua montagem o melhor conhecimento seria o de transistores, osciladores, tipo flyback e similares, indutores e transformadores. Ou seja, um pouco de cada assunto de eletrônica geral.
@@Electrolab-Eletronica Bem, na verdade eu resolvi projetar um aqui e pra minha alegria já funcionou de primeira com os cálculos simples que domino. O que mata a popularização da eletrônica é a quantidade exorbitante de cálculos, quando na verdade dá pra usar cálculos simples pra fazer um monte de coisa. Eu por exemplo só tenho o ensino fundamental completo e apenas 3 anos que iniciei com a eletrônica e graças a Deus já projetei um monte de circuitos simples!!!
No meu canal Ald Eletrônica tem um amplificadorzinho classe D que projetei ontem estágio por estágio, se tiver um tempinho dá uma olhadinha e me diga o que achou por gentileza. Obrigado!!!
Maravilha Ald! Parabéns pela iniciativa! Ótimo projeto! É verdade, muita coisa pode ser simplificada, mas em circuitos mais críticos as simplificações podem não funcionar, especialmente em RF, circuitos digitais, entre outros. Por isso sempre recomendo, estude matemática e física se deseja ampliar seu conhecimento geral e capacidade de projetar e entender circuitos em eletrônica, essas são a base de tudo!
Obrigado e parabéns pela excelente explicação !!!
Obrigado Ruan! Feliz ano novo!
Obrigado, feliz ano novo para você e a todos !!!
vou experimentar fazer um bfo externo com este circuito , obrigado por mais este vídeo e parabéns pela iniciativa .
Obrigado Durval! Bom projeto!
TOP PROFESSOR!! EXTREMAMENTE DIDÁTICO E CLARO...PARABÉNS...
Obrigado Douglas!
Muito interessante o circuito nunca tinha ouvido faLar, ja estou pensando em algumas aplicações
Obrigado Welton! Boas experiências!
Muito bom, gostei!
Vc explica de uma forma muito legal 100%
Parabéns!
Obrigado José Freitas!
Excelente expliação. Álias, como todas as outras. Parabéns.
Muito Obrigado Turbinex!
gostei da explicação valeu dez
Obrigado Lúcio! Em breve novis vídeos no canal!
Amigo, muito legal, agora eu consigo entender como funciona este circuito muito mais claramente do que antes, andei estudando sobre os bias inverso e direto dos transistores, multiplicadores hFe, e outras coisas, no caso o que ainda fico meio com dúvida, é este capacitor no circuito de corrente contínua, como ele se aplica alí? você o mostrou no vídeo em 9:21, um layout onde ele é apresentado, o diodo retifica a passagem que ia para o coletor e armazena a carga no capacitor, e a outra parte dele ligado no emissor, trecho do circuito com passagem de cargas negativas, ele retém essas cargas diferentes e como ele as libera depois, também, considerando que o capacitor armazena cargas elétricas é possível aumentar o fluxo de corrente elétrica em trabalho com o transistor no ladrão de joule? Muito Obrigado! Espetacular o seus vídeos! só mais uma coisinha, aquele trecho da onda pulsante que mostrou no osciloscópio que fica abaixo da linha na horizontal 0, seria a ocorrência de tensão negativa?
Olá amigo, obrigado! O diodo e capacitor desse layout alternativo operam como numa fonte retificadora, o capacitor serve como filtro, para manter uma tensão mais estável e constante, para ser regulada pelo zener. Ele não aumenta a corrente, mas dá estabildade à tensão.
O senhor é muito bom, no que faz muito melhor do quê sertos cursos.
Obrigado amigo!
Eu assinei o canal. Muito bom ...
Bem vindo ao canal Paulo! Em breve novos videos!
Muito Bom! voce tem o dom de explicar. parabéns.
Obrigado Amigo!
é engraçado como funcionam as coisas por aqui. um vídeo maneiro desse com 1 mil like. se vc postar um vídeo de qualquer outra besteira na Net consegue 50k likes rapidamente. desde que seja besteira, nada sério.
Obrigado Handerson! Mas é assim mesmo, videos com assuntos técnico-científicos, só atraem um público específico! Nada comparável aos videos de humor e similares!
Handerson Tibolla Isso eh vdd...niguem valoriza o que realmente interessa....
Handerson, Electrolab foi educado ao lhe responder, eu já prefiro por o dedo "de leve" na ferida, então, o problema é o tal de "levar vantagem" que na verdade só levam nakele lugar... este canal NADA tem a ver com os envolvidos com política, mas me permito dizer que por força de profissão eu conheci o mundo e jamais conheci um país c boa qualidade de vida onde 2 educações não existissem, uma é a educação que chamo de social, que começamos a aprender logo nos primeiros meses de vida de cada um, onde se aprende o respeito pelos demais, o respeito às leis e vai por aí.. a segunda é a educação propriamente dita, esta nos foi sonegada principalmente nos últimos 20 anos e assim com o imenso exercito de ignorantes existente os políticos mentirosos tiram proveito disto e se elegem, eu defendo uma espécie de vestibular p que alguém obtenha o direito ao voto, pois assim os ignorantes poderiam ser defendidos dakeles que Odorico Paraguaçú, O Bem Amado, os definia como:"Trata-se de um mau-caratista, militante e juramentado"... obs, p quem não sabe quem foi Odorico Paraguaçú, na interpretação de Paulo Gracindo, eu não escrevi errado não, ele dizia mesmo "mau-caratista"...
Vc não sabe q no Brasil e no mundo a máxima é: quanto mais idiota, melhor?
Alvinho... dê uma olhada nos vídeos com os seguintes temas e afins: Moto Contínuo, Energia Livre (free energy), Terra Plana e Homem não foi a Lua... mas cuidado... vai que esta "doença" pega....
Muito obrigado por está aula!
Obrigado Pcbs!
Excelente explicação.
Obrigado Wesley!!
Obrigado pela ótima explicação!
Obrigado Vandir! Em breve novos videos no canal!
A melhor explicação que já vi.
muito bm!
Parabéns!
Obrigado Afonso!
Valeu, amigo.
Tenho um canal no youtube.
"afonsofilho09"
Valeu!
o ladráo de joule ele aumenta a corrwnte ne? entāo quer dizer que se eu enrolar uma bitola de fio de cobre mais grossa no toeoid eu vou ter uma corrwnte ainda maior? esse circuito aumenta sö a corrente ou a tensāo tbm.
Ronaldo, O ladrão de joule aumente somente a tensão.
Amigo de todos os videos que vi na internet, acho que vc é a pessoa mais indicada pra me falar se consigo, ligar 24 leds brancos com 2 pilhas AA + esse ladrão de joule? e que eu tenha uma autonomia de + - 5horas.
Olá Ed, leds brancos exigem tensões de 2,8 a 4,2V dependendo do modelo e o consumo deles gira de 20mA a 100mA (se for de alto brilho e grande). Os que funcionam com 2,8, não precisam do Ladrão de joule e pode ligar todos em paralelo com as 2 pilhas, calculando um resistor limitador em série. Duas pilhas AA têm por volta de 2200mAh, se o LED for o mais fraco da categoria (20mA), você acenderá todos por 4,5 horas e esse tempo será menor se os LEDs consumirem mais. Se precisar mais de 3V, vai ter que usar o Ladrão de joule para aumentar a tensão (senão eles não acenderão), em compensação terá um consumo maior, e o tempo de acendimento cairá bastante, talvez pela metade.
Ótimo vídeo. Alta qualidade científica
Obrigado Paulo!
otina explicação parabéns
Obrigado Ailton!!
Olá cara, parabéns pelo vídeo muito rico em informações. Queria saber se vc poderia explicar como é dimensionado cada componente em um circuito. Transístores, resistores, capacitores e etc.. Obg!
Olá Carlos, obrigado! O dimensionamneto de componentes na verdade é o projeto do circuito em si, para aprender projeto é necessário um curso completo, já que a quantidade de informação (fórmulas, cálculos, etc) é muito grande, não seria possível passar isso através de videos, salvo alguns pontos específicos que podem ser tratados, mas que isoladamente não seriam suficientes. Feliz 2017!
Electrolab obrigado. Sou estudante de engenharia elétrica e tenho essa curiosidade. Vou procurar seguir sua dica . Parabéns.
Electrolab Feliz ano Novo
Perfeito Carlos! Se o curso for com ênfase em eletrônica, você receberá esses conhecimentos! Bons estudos!
gostaria, se possível é claro que fizesse um vídeo mostrando como fazer uma fonte elevadora de todos dc dc com entrada de 12 v e saída de 220v com 2ou 3 amperes.
Olá Mauro, isso exigiria um projeto, de conversor do tipo booster DC-DC! De qualquer forma, sugestão anotada para um video futuro!
Professor fantástico, muito claro e direto! Parabéns e obrigado pela aula!
Obrigado Jonnatan!
Muito bem explicado...vlw, mestre!!!
Obrigado Pedro!
gostei muito. E interessante
Obrigado Luiz Paulo!
Montei um circuito da internet que usa um resistor de 22r e um 1n4148 polarizando a base do transistor na região linear resultando no aumento do eficiência com maiores tensões no secundário. Na tradução diz que o Led fica aceso por ate 30 anos .
Interessante Warley! Embora 30 anos seja muito tempo, já que a química da pilha em muito menos tempo já teria se alterado.
Melhorando o circuito com enrolamento auxiliar retificado e filtrado ligado em paralelo com a pilha o brilho dos led's aumentou.
Warley, meça a corrente que o LED está drenando. E a que a pilha fornece. Assim terá uma boa idéia do consumo.
muito interessante! ótima explicação! Obrigado pelo vídeo!
Obrigado Leandrisson!
Gostaria de saber, se eu tenho duas pilhas, suficiente para acender um LED, se por exemplo as duas dura 8 horas com 1 LED, se eu tiver uma pilha ela vai manter 1 LED aceso a mais de 4 horas? Ou com esse esquema o consumo da pilha e o desgaste seria maior, durando muito menos???
Olá Lucas, com uma pilha você não conseguirá acender o LED, pois a maioria funciona com 2,1V ou mais. Entretanto, com o ladrão de joule, você terá um aumento na tensão de uma pilha, acendendo o LED, porém com menos corrente e algumas perdas. Já se você usar duas pilhas e um resistor limitador de corrente, terá um tempo que não será o dobro de uma pilha com o circuito. O tempo em cada caso não pode ser determinado, pois depende da eficiência do ladrão de joule, que varia conforme a construção. Precisaria medir na prática.
Valeu! obrigado!!!
Bacana demais!!! Excelente vídeo!!
Obrigado Gerson!
Se não me engano, esse circuito auto pulsante super simples com transistor e indutor é o mesmo usado nas raquetes de mosquito, pra depois elevar a tensão, pra ser barato. Além do que a bateria dele tem cerca de 2v, que não serviria nem pra um 555. Abraços!
Segue o mesmo princípio Fausto! Abcs!
bom dia meu amigo , gostei muito da sua explicação parabens
Obrigado Renato! Em breve novos videos no canal!
muito bom o vídeo! venho pesquisando pra saber como um power - bank que utiliza uma célula de 3 volts 3A (no máximo) manda uma carga entre 4,8 e 5V na saída USB. Eu já abri vários e descobri um circuito bem parecido como esse só que com peças SMD. até mesmo a bobina é muito pequena. menos de 1cm de altura.
Obrigado Rodrigo! Esses circuitos que aumentam a tensão são conhecidos por boost converters. Certamente é o que tem por lá.
boa tarde é possivel usando um ladrao de joule um aparelho de eventulamente alimentado por tomada 110 foncionar em um uma corrente de 12 volts?
Boa tarde, para esse circuito não seria possível
Top demais a explicação com ociloscópio.
Obrigado Cleber!
Boa Aula, Parabéns pela explicação!
Obrigado Fran! Em breve novos videos no canal!
Parabéns, bom video, vc tem um bom conhecimento, virei seu inscrito! pensei em uma aplicação para este seu experimento... em alguns cliente preciso alimentar câmeras de vigilância bem distante da energia, como nao posso extrair energia de qualquer tomada, as câmeras precisam de no-break (vigilância) com grandes distancia a perda e grande( alimentação) o sinal de video e ótimo quando alimento local mais quando ligo em 12v vindo do nobreak necessito elevar a amperagem da fonte! com este "larão" poderei reduzir a amperagem/aquecimento dos condutores?
me ajuda a dimensionar este projeto para a eficiência correta dentro da faixa de amperagem necessária?
Obrigado Noreh! Não creio que a saída nesse caso seja o ladrão de joule, o objetivo dele é viabilizar o uso de pilhas com baixa tensão, tendo como contrapartida a redução na corrente.
quais as modificações devo fazer pra conseguir uma tensão 12v e 7 amperes substituindo a pilha por um gerador feito de culler? eh possível? pra carregar bateria
Olá amigo, não há a menor possibilidade de gerar uma corrente dessas, nessa escala
Boa tarde, parabéns pelo vídeo e seu trabalho é muito bom mesmo, TENHO UMA PERGUNTA, O QUE É MAIS EFICIENTE, LADRÃO DE JOULE OU DOBRADOR DE TENSÃO?
Obrigado Sandro! Os processos são bem diferentes, o dobrador de tensão usa corrente alternada, com rendimento de até 80% e o ladrão de Joule corrente contínua tipicamente entre 40% e 70% de eficiência. Portanto trabalham com entradas diferentes, mas em termos de eficiência, eu diria que o dobrador faz um trabalho melhor.
Cara, você usou 50:50 (1:1)ali no indutor, mas muita gente fala pra usar uma relação de 1:2 até 1:5 do primário pro secundário, isso influencia muito?
Olá Rodrigo, faz diferença sim, a relção 1:1 é a original do Joule Thief. Com outras relações você tem um aumento na tensão de pico gerada, mas reduzirá a corrente final.
Muito bom esse canal. Tudo é muito bem espricadinho.
Obrigado Gerson!
Uma dúvida em relação a Ladrão de Joule. Vamos supor que tenho uma fonte DC de 12v, poderia estar usando o Ladrão de Joule nela e pegar por exemplo 15v?
Este circuito é só pra corrente alternada, ou também posso usar na contínua?
Olá Supreme, você pode usar para outras tensões, mas deverá ajustar o circuito. A entrada é sempre DC e a saída será A/C, numa frequencia determinada pelo transformador. Mas não faz muito sentido usar o joule thief em tensões elevadas, para isso seria melhor você usar um conversor DC-DC do tipo Boost e aumentar de 12V para 15V, com baixa perda e mantendo como DC.
Olá Eloy, hoje eu gostaria de fazer esse circuito mas queria um resposta antes de fazer na prática. Eu tenho um bastão de ferrite se eu fizer na metade dele a bobina primária e na outra metade o segundário daria certo? Entrei nesse dúvida pelo que os transformadores são sempre quadrados ou retangulares para passar o campo magnético mais em um bastão reto daria certo???
Olá Cláudio, neste caso não seria o ideal, mas pode funcionar com uma eficiência menor. Melhor seria conseguir um ferrite desses toroidais (de fonte de PC por exemplo) e fazer a bobina lá.
Electrolab é que o fio que eu tenho é grosso se fosse no bastão daria para dar mais voltas o que deixaria o circuito a armazenar mais potência pela equação E = L * I * 1/2. Com mais voltas maior a indutância e mais energia armazenada. Estou certo??
Correto Cláudio! Para para o ladrão de Joule, essa proporção e número de espiras recomendados, já traz um ótimo desempenho. E o Ferrite bastão para o uso como transformador, não daria um bom desempenho.
Electrolab Hum, obrigado pela resposta e pela atenção.
cara ,muito show .vc ta de parabéns
Obrigado William! Em breve novos videos no canal!
Ótima explicação! Parabéns Electrolab!
Obrigado Régis!!
Excelente explicação
Obrigado Agaelema!
Boa noite parabéns pelo vídeo e pela explicação muito boa, só uma duvida: primeira opção - um LED de 3v acende com 2 pilhas AA qual seria o tempo que ficaria ligado até esgotar as pinhas, segunda opção - e com este ladrão de joule sua autonomia sereia o dobro, ou esgotaria em menos tempo, do que só com a pilhas primeira opção, obrigado
Boa noite! O tempo que um LED de 3V ficaria ligado precisa ser calculado em função da corrente de consumo desse LED e da capacidade em mAh das pilhas, que são fatores variáveis. Já usando o joule thief, não teríamos o dobro do tempo, poderíamos ter algo entre 30 a 50% adicional de funcionamento, dependendo também da tensão mínima de funcionamento do LED. Todos esses fatores precisam ser considerados no cálculo, que também depende da construção do próprio joule thief, que pode ter um maior ou menor desempenho.
@@Electrolab-Eletronica bom dia obrigado
Explicação incrível amigo.
Obrigado Gila!
Obrigado pela Explicação!
Obrigado amigo!!
Esse joule thief é uma amplificador de tensão ou um amplificador de corrente?
Eu estou muito curioso pois estou precisando montar uma fonte AC/DC para obter 12v corrente continua e 10 A partindo da tomada de minha casa que é de 110V. Estou em falta de transformadores, e pelo projeto o transformador não vai caber no compartimento onde eu quero colocar a fonte, esses transformadores são muito grandes.
Partindo da mesma ideia das fontes chaveadas que não possuem transformadores grandes e possivel construir uma fonte que me gere 10 amperes com tensão de 12v.
Por isso estou nessa duvida. Será que eu consigo usar joule thief para ampliar corrente com saida de 12 volts?
Olá Rodney, o Joule Thief não se aplica a essa sua necessidade, ele não amplifica corrente. A fonte chaveada normal seria a solução. Os circuitos da fonte devem ser capazes e projetados para gerar os 10A, sem nenhum outro circuito adicional.
Muito interessante, e muito boa a explicação!
Obrigado Douglas!
O ganho hfe do transistor é importante , maior o hfe mais brilho nos led's ,acima de 1000 piora ,com pilhas bem fracas ainda funciona.
Boa observação Warley! Por isso que transitores de baixa potência, que normalmente têm o hfe mais alto, têm melhor resultado!
Interessante, obrigado 🐾🐾
Obrigado Miguel!
Antes de qualquer coisa quero dizer que sou praticamente leito na eletrônica e venho fazendo algumas experiências com o que aprendo com voces...
Estou com um circuito em um ladrão de jaule onde a pilha alcalina está com 200 mV e a corrente 25 mA e com 5 leds (2 verdes e 3 vermelhos acesos razoavelmente)...
Tanto a Voltagem quanto a corrente caem bruscamente quando meço o estado da pilha; mas, o que me chama a atenção é que insiro a pilha no circuito e não acende nada de imediato, mas depois de usn 45 segundos a 1 minuto e meio acende os leds e não apagam mais.
Estou meio sem saber o que está acontecendo de verdade.
É possível de alguma forma comprovada pela eletrônica?
Preciso do seu parecer.
Um abraço!
Gosto muito das suas aulas!
Olá Ary, creio que já falamos sobre esse caso. As suas medidas não devem estar corretas. Pois não fazem sentido, nem com o ladrão de joule.
Vi agora que já tinha comentado com voce!
É que fico buscando respostas com todos os amigos que entendem de eletrônica e todos dizem o mesmo que voce.
Desculpa pela insistência, mas esta é a realidade do circuito aqui amigo.
Procurarei novos horizontes para entender.
Muito obrigado por responder tão prontamente!
Qualquer novidade, estou acompanhando seus vídeos!
Excelente vídeo. Parabéns 👏👏👏
Obrigado Alan!
parabéns pela explicação, valeu
Obrigado Alessandro!
Eu posso usar o bc547?? E sobre as correntes eu poderia associar Joules em paralelo para somar corrente com o bc547??
Pode usar o BC547. Não é possível somar corrente neste caso.
Electrolab e dá para fazer com o 7812(regulador de tensão)?? Eai agora dá para somar corrente não é mesmo??
Negativo Claudio. O 7812 é um regulador linear de baixo desempenho, ele vai aumentar a perda do circuito. Tenha sempre em mente que não é possível criar potência. Essa estará limitada sempre pela pilha.
Como faço o cálculo para saber a resistência q devo colocar no trânsito pois se eu aumentar a tensão de entrada vou te q trocar de resistência, tava querendo montar um na entrada de 3v na saída de no mínimo 5 / 6 volts
Gustavo para essa solução é melhor usar um conversor DC-DC tipo boost. Esse circuito do ladrão de joule não seria muito adequado.
boa explicação!!
Obrigado John!
cara que circuito interessante esse, funciona quase como uma bomba automática de energia, tipo uma bomba carneiro
Realmente André! É um circuito que explora a propriedade do indudor. A propósito, dizem os antigos que o símbolo do indutor é uma mola primeiro por ser uma bobina e depois pela ação de carga e descarga, como se estivesse bombeando a energia!
Explicação top. Parabéns mais um inscrito
Obrigado Frederico!
No esquema do segundo cto, onde se usou um push-button, o led não está invertido?
Sim está invertido! O sentido da corrente induzida ao colapsar o campo magnético da bobina é o inverso do sentido da corrente da pilha. No experimento estava correto. Obrigado!
Meus parabéns!
Obrigado amigo!
Amigo só uma duvida, com esse ladrão de joule pelo que entendi a vida util da pilha seria bem menor? Grato!
Olá Reinaldo! Positivo, mas há sempre uma troca, já que a energia não se cria do nada, no ladrão de joule, a corrente (em ampéres) ficará sempre menor que a máxima da pilha, em contra partida, ele conseguirá aumentar a tensão até de pilhas abaixo de 0,8V, que normalmente são inúteis para a maioria dos aparelhos.
O circuito de uma central de cerca elétrica uza o mesmo princípio?
Bem lembrado!!
Uma pergunta professor. Existe com baixar a frequência para uns 100Hz no ladrão de Joule?
Em baixas frequências a eficiência diminui.
excelente vídeo, parabéns!
Obrigado Thiago!
Gostei da explicação!
Obrigado Carlos!
Qual a relação de espiras nos dois indutores? E quantas voltas eu precisaria dar em cada lado?
Ah, desculpa, vc falou no vídeo kkk
Valeu Pedro!!
Olá, eu gostaria de saber se a pilha fica com carga zero no final. Valeu!
Não chega a zero, pois o circuito para de funcionar antes, mas fica bem mais baixa que em uso normal.
Olá parabéns pelo vídeo, muito bom. Preciso saber se eu montar um sistema desse com 5V de alimentação eu conseguiria algo em torno de 12V na saída para poder acionar um relé de 12V? Obrigado.
Olá Renan! É possível que sim, mas não seria o circuito ideal para isso, já que a tensão de saída é alternada e a eficiência é baixa. O melhor seria usar um conversor DC-DC do tipo boost.
esse conversor que vc está falando seria tipo um transformador? Desculpe mais não sou da área apenas um curioso que gosta de mexer nas coisas hehe. Obrigado
Renan, o transformador só trabalha com corrente alternada, esse é um circuito que trabalha direto com corrente contínua. Veja esse modelo por exemplo: produto.mercadolivre.com.br/MLB-710126701-conversor-dc-dc-elevador-de-tenso-boost-150w-dc-dc-_JM