Exatamente....fora o caso do crowdfunding onde embolsou dinheiro dos militantes e não fez nada.....e ainda pior -> roubar gameplays de outros youtubers e postar nos videos delas como se fosse "obra autoral própria".
Era isso que eu ia comentar. Essa mina é uma velha conhecida no meio dos games por ser uma "fraude". Triste ver que ainda tem gente que dá credibilidade pra ela e pras asneiras que ela bosteja nessa militância irritante dela.
A grande lição é que o homem se supera, mostra seu potencial e sua capacidade se sua amada estiver em perigo. Os games só queriam ensinar as crianças a ser viris e corajosos, enfim, superar perigos e dificuldade por alguém que valha a pena. Saudades dos games raiz.
o fato de não haver gordos plus sizes me deixa indignado, pq compraria sim mais jogos de produtoras, se houvesse modelos gordos tipo o Velberan, q nos representa nisso. ISSO É MISANDRIA FEMINAZI!!! kkkkkkkkkkkkkkk Mas o que me anima é que o cara é guerreiro e mesmo assim da o jeito dele sem precisar de todo esse mimimi dos lacradores tipo Staminoflaus, por isso vale a pena acompanhar.
Eu lembro de jogo que usou o tropo da donzela em perigo apenas no começo como uma forma introdução da personagem, no restante ela se tornou uma aliada, só não posso dizer o jogo pelo simples fato de que eu não lembro o nome do mesmo
Velberan, achei ótimo você tratar do tema. É um bom assunto a ser discutido, embora eu não tenha muito problema, pois cresci com vários tipos de mulheres sendo retratadas sendo elas precisarem ser salvas ou fortes(chun-li, Jill Vallentine), só meio achei injusto a Ciri entrar nessa lista, acho mais fácil ela salvar o Geralt kkkkkk. Bom, faltou entrar a Kyrie de Devil May Cry 4 A Trish e a Lady em Devil May Cry 5, o que é uma pena o jeito que eles foram retratadas e não explorarem essas duas personagens que são incríveis.
Adoro uma donzela em perigo, tem nada de errado em ter seu próprio gosto. As mídias voltadas pro publico feminino, quer sejam em jogos, livros, filmes, séries... estão cheios de estereótipos masculinos, mas não vou ser eu que vou ficar embarreirando o divertimento alheio. Quero mais é que estejam todos bem servidos do que gostam.
@The Random TB não vejo problemas em representação... o problema é quando *forçam* uma representação, e infelizmente está cheio de mídias assim, e é muito fácil ver pelo enredo quem está entrando na história só para fazer cotas, e quem está de forma natural como parte da narrativa. Já vi inclusive Gays reclamando desse tipo de representatividade forçada.
Não tem nada de errado com tema "donzela em perigo", e só um personagem fazendo de tudo pra salvar uma personagem importante pra ele, seja interesse romântico ou não, fazer o possível e o impossível por alguém, pelo bem de alguém, acho que é incrível, mesmo em alguns jogos esse estereótipo, é exagerado de alguma maneira.
Ótimo vídeo Velberan parabéns amigo, sensacional o vídeo Velbs tu e o pessoal da Cria Bits mandaram bem demais amigos, conheço todas citadas no vídeo e uma em especifico jurava que tu não iria citar só por zoeira, Ashley de RE4 é claro se tu não citasse a gente não iria sentir falta rsrsrs, e duas que faltaram que foi até antes da Ashley são a Jill do RE1 quando tu controla o Chris e tb a Sherry do RE2 que mesmo indiretamente são donzelas em apuros.
To surpreso do Velberan nem ter mostrado, mesmo que rapidamente, a Alis de Phantasy Star como protagonista feminina que quebra o paradigma da donzela em perigo.
Velberan que legal cara, lembro de vc quando morava no japão e fazia alguns víeos de curiosidades a nós aqui no brasil que assim como eu talvez nunca conheceremos outros países ao vivo kkkkkk...SHOW esse teu canal parabéns cara.
Eu já penso assim, acho esse clichê extremamente ridículo e entendiante mas não por causa desse negócio de feminismo, mas sim por causa do próprio "herói". O cara passa por poucas e boas apenas para ficar com a mocinha no final, na real, não vale a pena.
Analogia com a vida real detectada, o cara faz de tudo pela mulher, dá presente, lava, passa e até cozinha e no final chega a conclusão que não vale e nunca valeu a pena, leva um pé e ela ainda sai falando que você nunca fez nada por ela.
@The Random O Link para mim é igual ao Luke Skywalker, um protagonista que não comeu ninguém! Mas olha só... Começa com aquela guria kokiri a Saria, depois tem a gostosa da gerudo Din, daí me aparece a outra potranca que é a Malon! Até a zora Ruto, tá na dele. Pô... E o Link não pega nem sequer a Epona ou a Navi!
Em Castlevania tem varias donzelas em perigo, sendo resgatado pelos Belmonts: Sara em Castlevania Lamment of Innocence Lydie em Castlevania Harmony of Dessonance Esposa de Simon em Castlevania Haunted Castle Maria Renard, Annette, Iris e Terra em Castlevania Rondo of Blood. Mina em Castlevania Dawn of Sorrow
Amei o vídeo!👏👏👏 Um exemplo q eu senti um pouco de falta no vídeo sobre franquias q mudaram e foram pioneiras em reverter esse estereótipo foi os próprios jogos do Sonic; Apesar da Amy ter surgido como uma donzela em perigo, ainda assim houve um leve avanço em Sonic CD pq, apesar dela ser loucamente apaixonada pelo Sonic, ele não corresponde nada disso, pelo contrário, ele só vive fugindo das bitoca dela😂😂😂 E depois disso, quando começou a aparecer novas personagens femininas na série(antes só tinha a Amy com esse papel), a maior parte delas só foi avançando ainda mais(vamos desconsiderar q a Elise existe, lógico), como por exemplo: - Tikal, q foi super importante pra história de Sonic Adventure, especialmente na reta final; - A Blaze, q foi protagonista 2 vezes e é top pra caramba, mesmo ela sendo uma princesa ela passa é longe de ser aquele clichê de ser "delicadinha, meiguinha e sem força nenhuma"; - A Rouge, q é toda sensual mas não chega a ponto de ser super sexualizada, diferente de outros games, além de ser muito inteligente e um ótimo elemento nas histórias; - E até a própria Amy, q apesar de sair correndo atrás do Sonic quase sempre não fica parada sem fazer nada, corre pra ação (e ainda foi jogável tanto no SA1 quanto no 2006) e não deixa barato pros vilão tudo, enfim E nas outras mídias derivadas é q tem garota poderosa mermo, Sonic SatAM e Underground não me deixam mentir😂 E mais uma vez repito, vamos DESCONSIDERAR Q A ELISE EXISTE. Caso queira fazer a parte 2, seria bem interessante se citasse esses exemplos, o foco poderia até ser mais sobre jogos q mudaram esse estereótipo, eu amaria❤️❤️fica aq minha sugestão
Admito que o herói salvando a mocinha, teve mt sucesso e foi bastante repetido em diversas midias, mas discordo da narrativa da feminista que fala que isso é assim por conta da "Sociedade machista patriarcal", isso era mt comum simplesmente pq vendia bem, mas hj em dia pra se destacar vc precisa fazer uma historia mais bem elaborada. Mas claro que tem as hipocrisias das feministas.
Os hardwares dos VG eram limitados tb, era dificil fazer uma história complexa e detalhada + gameplay caber em um cartucho, então a narrativa era sacrificada em prol da jogabilidade. Esse tipo de clichê era usado muito simplesmente por não precisar muito elemento narrativo. A do vilão malvadão querendo dominar o mundo por que sim tb era usado pra caramba, e assim como o clichê da donzela já não é mais tão frequente, só que desse o povo não reclama.
Cara chega a ser meio ridículo hoje em dia o mocinho salvar a donzela de forma clichê para krl, mas se for encaixado em um contexto bem elaborado não tem problema nenhum. Como por exemplo um agente ter secreto ter sua família revelada e ter sua esposa ou alguma mulher que é muito próxima dele ser sequestrada para mim nao tem nada demais se uma história se basear nisso e ter um enredo bem elaborado. Assim também como se for uma mulher resgatando um homem. O que vai fazer a diferença é se a história vai tentar ser elaborada ou tentar forçar demais para clichê ou favorecimento de alguma ideia.
@@torcedorfanatico1813 depende do jogo, mario precisa de um enredo elaborado? não, apenas salve a princesa e pronto, funciona até hoje, e vai funcionar por mais 10000 anos, pois o que realmente importa em certos jogos é a jornada, o gameplay. Diferentes jogos tem diferentes propostas, e o básico bem feito não é demérito.
@@Tiago-sy4xg pra min sempre sequestram a peach porque ela seria uma lider politica ja que ela e uma princesa oque destabiliza o reino dela, nao por ela ser uma mulher fraca
Sejamos sinceros, esse modelo de jogo (damsel in distress) sempre foi simples e fácil de ser editado para entretenimento. Junta isso com os games nos anos 80-90 eram sempre visto como produtos para crianças ou o selo "4kids" que foi levantado pela nintendo dessa época = mina de dinheiro gerada por esse modelo de jogo. Como era um modelo fácil de roreito e programação....era natural as empresas de games investirem nisso. Até jogos como Castlevania usaram por anos esse enredo da Donzela indefesa. Sempre poderemos dizer nos dias atuais esse modelo de roteiro está morto? não. Mas os games atuais exigem mais profundidade em narrativa e não compramos mais coisas simples como "oh não, minha parceira foi capturada...tenho que salva-la". Apenas estamos mudando e aprofundando mais a arte da narrativa nos games eletronicos. Ps: Essa Anita Sarkeesian foi uma das pessoas que mais conseguiu FERRAR com o mundo dos games por causa de Fake News. Praticamente mais prestou deserviço a causa que luta do que a ajudou. Inclusive rolou até investigação sobre o crowdfunding da mesma ter sido enriquecimento pessoal....assim como "copiou e colou" gameplays de outros youtubers dessa plataforma sem creditar (e contrariando o crowdfunding original dela que iria comprar jogos e consoles para gravar os videos do canal dela). Daria para fazer uma lista do que essa dai fez de errado no meio ativista -> o que não justifica os idiotas ameaçarem ela de violência assim como os familiares dela mesma.
Adoro quando as mulheres são bem representadas em games, séries, filmes... Mas odeio quando a imagem masculina acaba sendo menosprezada... Ótimo vídeo, Velberan! Ansioso pelo vídeo sobre o criador do Prince of Percia.
@@Izhen_UwU casal? Já está em trisal o negócio. Vi esses dias um trecho se uma novela em um vídeo aleatório, onde a mulher estava dando sermão no cara que não queria assumir o filho dela com outro, e assim formarem uma família de 2 pais e 1 mãe para a criança.
Mas hoje em dia é assim... Pra elevar o #girlpower a disputa é pra nos tirar como nada Quanto mais nada somos perto delas, mais empoderadas Salvo algumas
O que os games faziam eram reproduzir a mitologia ou jornada e arquetipo do heroi. Essa historias antigas sobre o heroi salvando a donzela em perigo foi muito importante em toda a historia da humanidade e elas tinham a finalidade de ensinar e reforcar virtudes para serem trnasmitidas as proprias geracoes. Eu particularmente nao gosto de heroi, prefiro anti-heroi, porem nesse caso especifico do heroi salvando a donzela era pra ensinar o virtude do altruísmo em que o homem sacrifica seu egoismo e individualismo e prol da sua amada embora isso por vezes na historia ele tambem usa para salvar um povo que esta sofrendo injustica. E inportante salientar que essa historias refletem a propria biologia evolutiva, pois o altruismo embora seja uma virtude e tambem um padroa comportamental encontrar na evolucao mais especificamente em todos os machos de varias especies de animaisaoEste altuismo foi importante na evolucoa pois o homem se sacrifica em proteger a mulher, pois ela e guardiã da perpetuacao da especie e que detem o monopolio da reproducao, a mulher e que determina as condicoes para que que a especie humana sobrevivesse e assim ate hoje por isso os homens soa ensinados desde pequeno no romantismo e outros conjuntos de valores morias e vortudes no qual deve possuir para ser digno de afeicoa da mulher. Eu nao concordo com isso mas estou apenas constatando fatos. O altruismo serviu para ajidar nomprocesso covilizatorio da especie humana como tambem o seu reforco se deve para nao deixar a civilizacoa cair na barbarie e nem no retorno a estado natural e primitivo. Um outro ponto tambem e que as pessoas confundem força e poder, por isso acham a donzela fraca, esquecem tambem que beleza e certas virtudes femininas se usadas inteligentemente podem ser sinonimo de forca ou poder (cersei lannister, daenerys targaryen e sansa stark demonstram isso em got). Como sun tzu dizia a habilidade de ganhar a guerra esta em fazer o inimigo se render , sem lutar. Me diga voce seria capaz de convencer a pessoa apenas com sua presenca de que ela de bom grado se sacrificaria por voce?, isso e uma forma de poder voce conseguir que as pessoas facam algo por voce de maneira voluntaria apenas por sua presenca, beleza ou aparente vulnerabilidade. Antigamente la pro paleolitico, quando a mulher preferia ficar mais em cabana (casa) nao era por que era incapaz ou tinha imposicao de lagum homem (existia a divisao do trabalho), mas por que pra ela a decisao mais racional e segura e ficar num lugar que oferecia protecao alem do fato de que ela poderia receber as carnes da caca como a pele do animal para fazer vestimentas de maneira segura. O homem e forte so que a mulher devido as suas grandes habilidades verbais e sociais como tambem sua beleza e sua fragilidade usada de maneira inteligente ou seja isso e uma forma de poder, ela conseguia os recursos de maneira segura sem o esforco e alguem fazendo por ela. O que as feministas nao entenderam e que as mulheres sempre tiveram poder, o fato e que as conservadoras, usava a aparente fragilidade com astucia para conseguir as coisas do homem com minimo esforco, coisa que o homem tinha que fazer muito esforco pra conseguir devido a competicoa contra outros homens e a proria natureza que e hostil. As feministas esqueceram da astúcia feminina ja que o seu ideal de forca se baseia na perseguiçao da virtude da fortitude masculina como tambem de suas capacidades fisicas. Um outro grande exemplo independente se a historia e real ou nao , mas de fato ela foi escrita e a historia que ilustra bem essa inteiracao entre a forca fisica do homem e a astucia e a forca oriunda da beleza de da fragilidade da mulher no conto biblico de sansao e dalila, embora o os ansoa fosse o homem mais forte que existiu (segundo a biblia) ele foi derrotado pela dalilia que de astucia e seducao fez ele contar o segredo da sua forca (seus cabelos compridos) ela o embebedou o fez dormir e apos isso cortou seus cabelos, com isso o povo de israel ano teve forcas para enfrentar a tirania dos filisteus. Nao e ruim que as mulheres heterossexuais se inspirem nas virtudes ou comportamentos masculinos, acho que o problema e quando se esquecem das suas , acho que deveria haver um equilibrio por isso que gosta de perosnagens femininas tomboys dos animes japoneses do que das producoes ocidentais, por que diferentes das ocidentais onde as mulheres foram totalmente masculinizadas, no anime japones a personagem equilíbra as virtudes masculinas e femininas, como por exemplo aquela mina cavaleira ou samurais que ao mesmo tempo da uma coça nos caras quando ninguem esta vendo gosta de gatinho s e coisas fofas (exemplo :erza do fairy tail).
Migo, os filmes são ruins, não tem relação nenhuma com o feminismo ou o empoderamento feminino. Aonde vc fala que é lacração e desnecessário, eu vejo como uma oportunidade. Vide os filmes solo da Mulher Maravilha e até mesmo Esquadrão Suicida (o novo do James Gunn e nao o do David Ayer que objetifica na caruda a Arlequina).
Depois de 5 anos casado com a princesa, o antigo herói: "... deveria ter ficado com a pebleia! Não ter ficado com a "princesinha" que só fica me pedindo e pedindo o impossível!"
@@joaofreire4094 concordo mas o que não me sai da cabeça e quanto tempo o Mario demora pra resgatar a Peach? ja que da tempo pro Bowser dar uns pegas nela enquanto o corno detona 8 castelos.
Thumb de Phelios? Já cheguei dando voadora no like. Adorei o vídeo, valeu Velberan. 😁 EDIT: Só o Velberan pra mostrar uma cena do filme Princess Bride mesmo. Um dos melhores filmes do mundo, mas pouca gente conhece aqui no Brasil.
4 года назад+4
No mundo dos jogos de luta cabe mencionar o primeiro Art of Fighting, onde o Robert e Ryo saem para resgatar a Yuri. Que eu me lembre é o único jogo de luta deste estilo onde o objetivo é resgatar uma garota.
Acho que um caso bem divertido era o Fat princess do PS3. Jogo polêmicos aonde seu grupo tinha que dar doces para a princesa engordar o bastante para dificultar o sequestro dela. E se não me engano a ideia do jogo partiu de uma mulher. ;-). E o mundo foi a mimimi, uma pena.
Don bluth fez o design de personagens em dragon' Lair, já trabalhou na Disney. Foi ele que criou os filmes: o segredo do vale encantado, uma ratinha corajosa, um conto americano e acho que Anastácia. Ele fez design de outros jogos também.
Desse tipo de clichê o meu favorito é o de final fantasy 4 onde Cecil tem que salvar a vida de rosa duas vezes, mas isso não faz parte do plote principal da história, mas ajuda a formar o amor dos dois, e é claro que rosa não é só uma donzela que precisa de ajuda, ela é incrível com arco e flecha e magias brancas também
Recentemente joguei um jogo chamado Shadows of the damned do Ps3. Produção de Shinji Mikami e Suda 51. O jogo se baseia bastante nesse tema da ''Donzela em apuros'' mas possui uma boa profundidade na sua história tbm. A personagem em questão se chama Paula. Não foi um jogo que chamou muita atenção na época infelizmente, mas é um jogo bem legal.
@@nerdotaborracalcas foi tenebroso, mas não foi a Nintendo que fez. Ela só vendeu a licença. Se outros fizeram uma cagada colossal aí já outra história. rs
Reparando nos filmes chatos e desinteressantes: As Caça Fantasmas • Oito Mulheres e Um Segredo • Aves de Rapina • As panteras • O Exterminador do Futuro • MIB • Mulan Todos fracassaram em bilheteria tentam copiar ou mudar personagens/filmes que já existem. Mas cedo ou mais tarde, vão querer cancelar ou trocar os sexos dos personagens nos games: • Nemesis Machista, pq bate da Jill • Katros Machista • Sonic Machista • Batman Machista • Kirby Machista • Link substituído por personagem genérica para ter representatividade • Leon & Chris novo casal gay • GTA woman power em uma sociedade patriarcal • Samus não caçará alienígenas é sim combaterá o machismo • Mario Negro é Luigi LGBT+ Tentam cancelar o Cyber Punk, tentaram boicotar o sonic por machismo. Surpresa de praticamente ninguém, feministas/lacradores não são ávidas consumidoras de jogos é cultura geek. Mas querem o tempo todo acabar com as obras.
Realmente, não sabem nada da história dos games, e querem ficar palpitando coisas que não entendem merda nenhuma, é por isso que esses movimentos de esquerda são cada vez mais odiados pelo público "neutro" digamos assim
Melhor comentário cara, é o que sempre digo, essa galera lacradora / feminista, não representam o público de consumidores, mas adoram encher o saco e ficarem tentando cancelar, o problema é pensarem que podem mandar no gosto de todos, colocando o gosto deles acima de todos, querendo ditar regras...Tentam cancelar...Mais coitados, mal sabem que o maior público não pensam como eles, e nem são chatos como eles...E o pior de tudo, é que querem colocar culpa do fracasso deles, em cima do "machismo/patriarcado" sendo que como foi citado, não representam a maioria do público, uma coisa é certa, não conseguem enfiar merda garganta a baixo das pessoas...E silenciosamente acabam sendo fracassados, e se auto fracassando, porque ninguém gosta, e nem é obrigado a gostar dessas coisas que tentam enfiar a qualquer custo...Porque notasse que não tem nada de original, apenas querendo se auto promover, em cima de algo que existe, ou querendo forçar representatividade...E eis a questão, quem acabam por criar/gerar segregação, a própria galera da lacração...
repare que as empresas que cedem a todos esses mimimis de empoderamento( substituição de homens por mulheres = lacre sacana), são as mesmas que reclamam de pirataria em países tipo o brasil( sim, não falam esse tipo de bosta só daqui), mas produzem no país mais piratista do mundo( a china), q de quebra é também o mais poluidor = vamos ali produzir onde mesmo tendo muitos piratas que supostamente "detonam nosso lucro", usaremos a numerosa mão de obra escrava do chinês para produzir( mesmo ainda havendo desemprego e miséria na china = tipo são obrigados a morar em micro kitnets com cama e pia de louça do lado do vaso sanitário, barracos e a comer insetos e ratos). o que maravilha esses corporativistas( não generalizando todas as corps, mas hj há um padrão lixo lacrador sim e é desse que falo!), não oferecemos nada para essa gente dos iates e aviões e nós que não poderíamos viver sem a fabulosa genialidade deles. ueh, mas os chefões corporativistas não são a favor da sua mídia falando sobre aquecimento global, como assim se produzem no país mais poluidor do mundo inteiro???? obs: esse tipo de mistério, parece q nem se chamássemos a turma do scooby doo ninguém saberia quem são, pois os PQs já sabemos que eles mandaram para a casa do caralho( precisa nem procurar). rs
Lembro de antigamente quem jogava era nerd, as garotas zuava e os "valentões"queria até agredir, gamers formaram um grupo de homens fechados entre eles e hoje em dia esses grupos falam que nós excluímos eles? Kkkkk vai se foder né? Quem construí a base de games foram os homens.
respeito sua opinião, mais não concordo com ela... Hoje em dia os tempos mudaram, não são apenas homens que jogam Videogames, e é por isso, que na minha minha opinião, precisa de mais inclusão, claro que sempre existiu personagens Femininas protagonistas em games, mais o número era mais reduzido, hoje os tempos mudaram, e temos que mudar junto com ele, se não nosso cérebro e mentalidade ficam também para trás
Vejo que vc não frequentava fliperamas, se entrasse algum nerd, certeza que ia ser zuado. Só tinha bandido e gente que não prestava. Me sentia em casa kkkkkk
_Isso tá mais para um roteiro de série de comédia ruim americana do que a realidade, isso nunca existiu ninguém era "zuado" dessa forma por ser "gamer"._
Realmente, mesmo hoje em dia games ainda são mais pro público masculino, por isso que a maioria dos protagonistas são homens, é a mesma que pegar moda e fazer muito produtos voltados para o público masculino, não vai vender nada, pois esse público não é o foco da indústria, doa a quem doer.
Um exemplo interessante seria em uma das formas de se jogar o game "Chrono Trigger". No começo do jogo, a donzela em apuros Marle é salva pelo protagonista Crono nos primeiros momentos do jogo. Em seguida, ela passa a ser fundamental na party ao longo do jogo, e inclusive pode salvar a vida do protagonista bem mais tarde, ao se chegar no Death peak. Parece que o jogo virou kkkkk
Praticamente qualquer RPG da era 8bits até a era 32bits tem pelo menos uma heroína no time de heróis, por exemplo toda a franquia Final Fantasy a partir do segundo jogo, Dragon Quest, Phantasy Star, Shin Megami Tensei, Breath of Fire, Earthbound, e por aí vai, incrível ninguém falar dos RPGs quando o tema vem a mesa.
@@Tiago-sy4xg bem tem gente especulado que o mago branco do primeiro eram uma mulher,por que eram um dos pouco que tinha nomes femininos aleatorios e no manga do final fantasy 1 a personagem é uma mulher.
no Castle Crashers teve uma homenagem bem legal, onde em cada resgate de princesas, os jogadores devem lutar entre si pra ver quem ganha o beijo.... e na ultima princesa resgatada, rola algo diferenciado
Tem "As Aventuras de Lolo", que teve três jogos e os desenvolvedores ficaram tão enjoados de terem feito dois com o mesmo enredo de resgatar a donzela que no terceiro fizeram os dois serem jogáveis para salvar o vilarejo, onde o vilão transformou todos em pedra. A primeira metade do jogo é com o Lolo e a segunda metade é com a Lala, já que o vilão sequestra o Lolo no meio do jogo lelel
@@adrielvinicius5040 Kirby veio depois de Lolo e Lala. Hal, a companhia que desenvolveu Kirby, é a mesma que desenvolveu Adventures of Lolo 3 anos antes de Kirby sair pra Gameboy.
Ainda bem que esse esterótipo de donzela em apuros já tá bem menos hypado atualmente, nem é por causa do machismo e feminismo e sim o tema manjadíssimo. Ah e isso vale também o oposto, com o cara em apuros e a mocinha a heroína!
8:22 Velberan, tem mais uma franquia da Nintendo sobre o resgate de uma mocinha: Adventure Island da produtora Hudson - eu tinha o Adventure Island II para o NES, mas jamais o salvei (ou zerei). O objetivo é salvar a Tina !! Cheguei na tela do Dinossauro, antes de chegar no chefão final !! Faz um vídeo sobre essa franquia, Verberan !!
Ainda temos um longo caminho antes do equilibrio, qualquer maxima sobre modelos relacionais está fadada ao fracasso pois normalmente não leva em consideração as escalas dos processos...."Eu gosto de salvar quem está em perigo mas é ainda mais parazeroso salvar mulheres e crianças... mas isso sou eu... todo mundo salva todo mundo..e todo mundo coloca todo mundo em perido de alguma forma mesmo que seja só como concorrente ou adversário..."..além do mais, conceitos se adequam aos tempos oque os torna (os conceitos) voláteis.
é muito mimimi desse povo. hoje em dia tem mulher de todos os tipos no mundo dos games, tem pra todos os gostos. Ao invés de mais diversidades realmente só querem trocar um clichê por outro. Daqui 100 anos vão ser os homens reclamando nos lugares da mulheres de hoje?
Isso porque elas nunca jogaram Horizon Zero Dawn, Tomb Raider, Final Fantasy XIII, Alice Madness Returns, Parasite Eve, Nier Automata, Uncharted The Lost Legacy, Silent Hill 3
@@rat42611 é mano que é Gamer não se importar se é bem representado (se o personagem é gay ou não ou que é que esquerda ou de direita ou se o personagem é homen ou mulher) ou que é cristão ou ateu um Gamer de verdade não liga pra essas coisas idiotas o que importa é jogar e pronto
Nada mais natural do que ter fortes mulheres nos games, animes, filmes, livros...na vida em geral, como grandes musicistas, grandes atrizes, médicas engenheiras etc... O equilíbrio entre homens e mulheres deve sempre existir sabendo que somos seres humanos, e que como indivíduos, independente de sexo e gênero, sempre podemos contar com diferentes atributos, em nossas vidas reais ou virtuais. Pra mim, pessoalmente, é como criar um presonagem de jogo, livro, filme ou série...todos possuem pontos fortes e pontos fracos, onde um falha, o outro deve estar lá para suprir nossas fraquezas e nos auxiliar em momentos de dificulade, simples assim. Basta deixarmos um pouco o nosso orgulho de lado e lembrarmos que somos uma incrível civilização, e que podemos ser muito melhores se houver sempre diálogo aberto e livre de segundas intenções! sempre com a intenção de criar novos caminhos nos importando com o que o próximo pensa e sente, podemos alcançar níveis inimagináveis nas ciências, nas artes, nas religiões, e como civilização nesse vasto cosmos!!!
Vídeo perfeito. Muito bem comentado. Parabéns! Infelizmente existe essa "preocupação" em distorcer as coisas como elas realmente são. É a questão do poste "mijando" no cachorro. Sabemos que existem muitas mulheres de "pulso firme", decididas, resolvidas, etc. Como você falou muito bem no vídeo: vários games às retratam há muito tempo. A intenção é realmente inverter os papéis: Percebemos o aumento da quantidade de homens afeminados e a de mulheres masculinizadas na sociedade.Veja, não estou nem falando de homossexualismo. E na própria história da humanidade, muitas mulheres mostraram sua força e coragem. Vejam a Margaret Thatcher, dentre tantas e tantas outras. Vamos deixar de mimimi! Já a questão das mulheres serem retratadas de forma pejorativa nos games, filmes e literatura, não concordo plenamente. As mulheres são naturalmente sensuais. Não adianta querer fugir ou anular nossos instintos. As próprias mulheres sabem disso!! Qual o problema de retratar isso? A arte imita a vida! Mas sabemos que a natureza é perfeita e não falha! Homens são "brutos" e mulheres delicadas. Nunca vão conseguir inverter essa verdade. O homem tem o instinto protetor está em seu DNA...
Sempre pensei que reduziram as mamas dela para poder agradar as meninas que jogarem, enquanto a maioria dos homens continuaram jogando mesmo sem peito.
Essa é a questão, quando começa a militar, deixa de ser entretenimento, e começa a ser como qualquer outra coisa, mas não um jogo para se divertir... É isso que essa militância não consegue entender, e é esse o motivo do fracasso deles...
Não é atoa a diferença abismal entre o primeiro The Last of Us pro segundo. O segundo é uma militancia a cada 5 minutos, e acabou deixando ele como uma sequência morbida de enfadonha em comparação com o antecessor. Não foi por menos a má recepção que teve.
Eu só comecei a jogar Tomb Raider a partir do reboot que a saga ganhou em 2013, só joguei essa nova trilogia, mas vou te falar, eu prefiro muito mais a Lara do Tomb Raider 2013, ela podia ser mais frágil, mas eu achava ela mais humana, nos outros 2 jogos da trilogia a Lara é uma assassina fria e obcecada pelo trabalho dela, principalmente no Shadow of the tomb raider, nesse jogo a Lara mata sem um pingo de remorso, não se parece em nada com a Lara do tomb raider 2013, sei lá eu não curti muito não
Velberan, faltou falar do game de Arcade Snow Brothers 1, onde os dois bonecos de neve tem de salvar duas princesinhas, porém no final a coisa se inverte e ela ajudam eles tbm.
Eu acho o cliche de "salvar a princesa que não conhecemos apenas por um beijo (ou algo mais)" muito ruim mesmo. Mas é claro, tudo se depende de CONTEXTO! Se o cara vai salvar a namorada, filha, ou esposa que um desafeto sequestrou, eu acho bem legal pq são realmente importantes para ele. Ou se for um resgate pq ela é importante (Caso da Zelda e Peach, por serem representantes de um reino), ou terá uma recompensa de verdade, tbm acho legal. Fora que uma história não é só isso, tende que ter desenvolvimento de personagens, boas motivações tanto para o herói quanto para o vilão e etc. Entendo que nós mulheres somos "alvos fáceis" por conta do condicionamento físico, e que também, essas histórias refletem em uma realidade aonde muitos covardes se aproveitam disso para fazerem mal a nós mulheres. Entretanto, não são todas as mulheres que são tãão indefesas como retratadas antigamente, ou incapazes de se salvarem e resolverem seus próprios problemas. Eu acharia a bem legal um jogo aonde a mocinha salvava a si mesma e se juntasse ao protagonista para se vingar. Ou até mesmo do herói salvando a mocinha e ela se revelar vilã.
Muito bom, Velbs! Não é à toa que és meu RUclipsr favorito. Tô adorando essa geração de protagonismo feminino. Sempre achei que pra um ter destaque não seria necessário descartar o outro, há jogos pra todos os gostos. :)
Inverter o papel dos gêneros nos jogos significa amadurecimento? Vejo como mera inversão de papéis através de militância e lobby, querendo padronizarem uma exceção como regra.
Sinto a mesma coisa. Você sente no ar que essa inversão de papeis dos sexos não só por uma "inclusão social", mas também por um mero espírito de revanchismo de algumas pessoas (principalmente Social Justice Warriors).
*"Odeio homens,principalmente heterossexuais e brancos"* Graças à anitta feminista. Vemos cada vez mais militância forçada do que jogos divertidos... E velberan ainda tem coragem de falar que isso é "amadurecimento"
Também acho que inverter os papeis não resolve. Acho que esse clichê é bem repetitivo e chato, de ter algum (a) sendo raptado/a, reforça o estereótipo de alguém ter que ser passivo na história... Falta uma narrativa mais criativa por parte dos criadores.
4:26 Velberan, eu joguei muito Dragon's Lair para Nintendinho 1990 !! Pena que não o salvei (ou zerei) !! Cheguei na tela da mina de ouro (aonde você precisa acender a luz e no final, enfrentar 2 mineiros nos vagonetes) e na tela das caveiras atiradoras !! Ei, faz um vídeo sobre esse game !! Eu o alugava e falando em mocinhas, a fita (ou o cartucho desse game) a capa era rosa !!
Velberan não leve a sério essa Anitta sarkeesian essa é mulher é a maior mentirosa que já vi , ela nunca jogou vídeo games , tem um vídeo mostrando que ela nunca gostou de video games , e todos esses vídeos e fotos dela jogando esses jogos nem são dela a mídia trouxa de hoje em dia caiu na conversa dessa mulher.ruclips.net/video/cBtMOvYYl0I/видео.html.
gente que isso... na imagem de thumbnail, ficou parecendo demais que tem um... dito cujo entre os seios da princesa pixelada mas tá sensacional o vídeo!
Próximo passo é deixar popular a... A donzela ir atrás de outra donzela e assim a sociedade vai de ladeira abaixo!... Saudade de tempos passados! E para os que iram me criticar deixo a pergunta para fazer a sí mesmo, pq o enredo antigo era legal e agora n é mais?
Grande video! De forma bem simples, da mesma forma que existem mulheres que não sabem se defender, também existem homens, não acho que isso denigra um lado ou outro, acho que justamente a união de ambos que fazem coisas maravilhosas e nenhum deles me incomoda. O conceito de donzela(o) em perigo é batido, funciona, mas ele por si só hoje, tem maior apelo em franquias consolidadas e, sinceramente, diferente do nosso tempo, hoje a galera perde mais tempo discutindo gráfico do que a história do jogo, que eu acho fundamental.
@@eduardoinagakiwolino491 Eu não tinha terminado de ver o vídeo ainda, mas enfim, o único exemplo que consigo pensar que é assim desde o início é Bayonetta, de resto tem até alguns donzelos sim, mas que são resgatados por outros personagens masculinos, tipo o King Dedede em Kirby: Triple Deluxe
Eu concordo com você que nos tempos antigos essas coisas aconteciam e muito, porém o bom que eu acho disso ter mudado é que a mulher não é o único prémio de valor que você pode ganhar no final de uma jornada. Afinal existem outros prémios melhores como superação ou até mesmo aprendizado para você mesmo. E eu entendo que isso pode ter soado como algo um tanto feminazi, mas aprendizado e superação as vezes me parece algo muito melhor.
Deve ter a ver que no início, games eram pra homens jovens, passou a ser muito mais pra crianças e consequentemente pra meninos e tbm meninas. Cedo ou tarde requereria mudanças... já viu algo sobre um ''x-man'' do Atari? Sim, x-man DO ATARI. Só pesquise \)
@@tabloidefast5890 isso mudou apenas quando o mercado de games começou a dar dinheiro. Eu venho de uma infância e adolescência onde gamers eram tratados pelas mulheres como se fossem pessoas com problemas mentais e síndrome de Peter Pan.
O problema não tá nos jogos, joga quem quer, o problema de verdade tá em quem fica problematizando esses jogos sem nunca ter jogado um jogo na vida, tipo essa feminista que tu citou no vídeo
Cara, minha filha de 12 anos comentou isso nesse FDS qdo eu estava jogando um game antigo dos anos 80 que começa com uma donzela sendo raptada. Novos tempos kkkkk
A luta da Anita pra acabar com os clichês e esteriótipos só inverteu os gêneros mantendo os clichês mostrando que o problema não eram realmente os clichês pra ela. Mas tá bom pra ela pois tem áudios dela dizendo que nunca nem jogou vídeo Game só queria impor suas ideologias no intereterimento dos outros.
cara eu concordo,mais muito cara falar que isso é pra atrair jogadores masculino pricipalmente asdolencestes ,sendo que hoje em dia ter internet cara,e so eu pesquisa no google ou em um site que, aparece um mote de imagens,so se eles quizerem um personagem especifico mais mesmo assim.
Galera que lacrar pra uma coisa que nem existe, pqp! Se querem moldar alguma coisa, que façam os próprios jogos e não obriguem os outros a seguir uma doutrina estúpida.
@pacKed! Nossa! Eu tenho um hater em todos os meus comentários kkkk, obrigado pela audiência e desculpa se te ofendi, falei sobre feministas e LGBT e VC ficou reclamando
Ultimamente eu andei pensando: Sabe porque essa gente não faz conteúdo original pra eles mesmos? Porque eles já meio que sabem que não vai vender bosta nenhuma! Ai surge a necessidade deles de intervir em obras mais famosas e cagar regras pra cima dos outros. É pra forçar e enfiar mesmo goela abaixo o gosto deles pros demais.
Essa Anita Sarkeesian ja vazou audio dizendo que nunca jogou video game na vida e é tudo politicagem
Exatamente....fora o caso do crowdfunding onde embolsou dinheiro dos militantes e não fez nada.....e ainda pior -> roubar gameplays de outros youtubers e postar nos videos delas como se fosse "obra autoral própria".
Que safadeza né, vai lavar a louça em vez de encher o saco dos outros, o ruim que teve muita gente dando ouvido pra ela né, infelizmente...
Era isso que eu ia comentar. Essa mina é uma velha conhecida no meio dos games por ser uma "fraude". Triste ver que ainda tem gente que dá credibilidade pra ela e pras asneiras que ela bosteja nessa militância irritante dela.
Lembrei do Davy Jones ele fez alguns vídeos falando dessa insuportável aí ,ela nunca jogou mêsmo
Até comentei aqui falando disso
Essa Anita é uma farsa
Conheço mulheres de verdade que jogam video game
Essa aí é só politicagem
ÓTIMO vídeo como sempre !!! Sucesso irmão !!!!
Vai ter vídeo novo quando?
Que horas que vai ser postado o vídeo de hoje
Pica-pau Lunático vs Madara quem ganha?
@@danielcozine7834 acho q tu tá no canal errado irmão dhsksnsksmskamakakk
Se tu confia Aqui monstro já deixa o like
A grande lição é que o homem se supera, mostra seu potencial e sua capacidade se sua amada estiver em perigo. Os games só queriam ensinar as crianças a ser viris e corajosos, enfim, superar perigos e dificuldade por alguém que valha a pena. Saudades dos games raiz.
Sim!!! Tá certo!
Os games fazem isso hoje em dia: ser corajoso e se superar por alguém que se importar ou ama.
Mas o fato é: enfatiza mais os meninos em si. Só mais tarde que incluíram as meninas nesse meio.
"O segredo do universo está nas tetas."
- Albert Einstein
as mascotes Toddy curtiram isso e muito boi que gosta de parecer bezerro também. kkkkkkkkkkkk
👍🙃
"mais vale joga sinuca de corda do que ser caçapa"
- Baraka Obama
o fato de não haver gordos plus sizes me deixa indignado, pq compraria sim mais jogos de produtoras, se houvesse modelos gordos tipo o Velberan, q nos representa nisso. ISSO É MISANDRIA FEMINAZI!!! kkkkkkkkkkkkkkk
Mas o que me anima é que o cara é guerreiro e mesmo assim da o jeito dele sem precisar de todo esse mimimi dos lacradores tipo Staminoflaus, por isso vale a pena acompanhar.
Um belo exemplo é a Amy de Sonic CD. Ela foi salva no primeiro jogo e em todos os outros passou a ajudar o Sonic.
Eu lembro de jogo que usou o tropo da donzela em perigo apenas no começo como uma forma introdução da personagem, no restante ela se tornou uma aliada, só não posso dizer o jogo pelo simples fato de que eu não lembro o nome do mesmo
Velberan tá me emocionando, 4 vídeos em média por semana..., desse jeito eu choro de emoção.
Velberan, achei ótimo você tratar do tema. É um bom assunto a ser discutido, embora eu não tenha muito problema, pois cresci com vários tipos de mulheres sendo retratadas sendo elas precisarem ser salvas ou fortes(chun-li, Jill Vallentine), só meio achei injusto a Ciri entrar nessa lista, acho mais fácil ela salvar o Geralt kkkkkk.
Bom, faltou entrar a Kyrie de Devil May Cry 4
A Trish e a Lady em Devil May Cry 5, o que é uma pena o jeito que eles foram retratadas e não explorarem essas duas personagens que são incríveis.
Adoro uma donzela em perigo, tem nada de errado em ter seu próprio gosto.
As mídias voltadas pro publico feminino, quer sejam em jogos, livros, filmes, séries... estão cheios de estereótipos masculinos, mas não vou ser eu que vou ficar embarreirando o divertimento alheio.
Quero mais é que estejam todos bem servidos do que gostam.
O problema é que esse tipo de história é clichê demais, se for focado só nisso é algo bem raso
@The Random TB não vejo problemas em representação... o problema é quando *forçam* uma representação, e infelizmente está cheio de mídias assim, e é muito fácil ver pelo enredo quem está entrando na história só para fazer cotas, e quem está de forma natural como parte da narrativa. Já vi inclusive Gays reclamando desse tipo de representatividade forçada.
@@Feorblack por exemplo em The Last of Us parte 2, eu achei bem forçado a maneira que abordaram a Ellie e o relacionamento dela com a Dina
@@JulioNagaita_ Exato, Ai você compara com Dragon Age e Mass Effect que tb tem homossexualidade e é de boa.
@@replicant4142 vdd
Não tem nada de errado com tema "donzela em perigo", e só um personagem fazendo de tudo pra salvar uma personagem importante pra ele, seja interesse romântico ou não, fazer o possível e o impossível por alguém, pelo bem de alguém, acho que é incrível, mesmo em alguns jogos esse estereótipo, é exagerado de alguma maneira.
Hoje em dia tá muita choradeira. Donzelas em perigo são uma temática recorrente desde os tempos mais remotos e ela nunca vai morrer.
É cultura de mimimi que fica falando besteira
@@yuritk5657 apoiado
Realmente amiga é um clássico que não pode ser esquecido
Ótimo vídeo Velberan parabéns amigo, sensacional o vídeo Velbs tu e o pessoal da Cria Bits mandaram bem demais amigos, conheço todas citadas no vídeo e uma em especifico jurava que tu não iria citar só por zoeira, Ashley de RE4 é claro se tu não citasse a gente não iria sentir falta rsrsrs, e duas que faltaram que foi até antes da Ashley são a Jill do RE1 quando tu controla o Chris e tb a Sherry do RE2 que mesmo indiretamente são donzelas em apuros.
To surpreso do Velberan nem ter mostrado, mesmo que rapidamente, a Alis de Phantasy Star como protagonista feminina que quebra o paradigma da donzela em perigo.
E por que ele fez outro vídeo do assunto
Velberan que legal cara, lembro de vc quando morava no japão e fazia alguns víeos de curiosidades a nós aqui no brasil que assim como eu talvez nunca conheceremos outros países ao vivo kkkkkk...SHOW esse teu canal parabéns cara.
Eu já penso assim, acho esse clichê extremamente ridículo e entendiante mas não por causa desse negócio de feminismo, mas sim por causa do próprio "herói". O cara passa por poucas e boas apenas para ficar com a mocinha no final, na real, não vale a pena.
Analogia com a vida real detectada, o cara faz de tudo pela mulher, dá presente, lava, passa e até cozinha e no final chega a conclusão que não vale e nunca valeu a pena, leva um pé e ela ainda sai falando que você nunca fez nada por ela.
Kkkkkkkkk
Tem dois nomes... Amor cortes e romantismo barroco.
Antigamente se chamava escravocetice, hoje os guri chamam de gadice.
@The Random
O Link para mim é igual ao Luke Skywalker, um protagonista que não comeu ninguém!
Mas olha só... Começa com aquela guria kokiri a Saria, depois tem a gostosa da gerudo Din, daí me aparece a outra potranca que é a Malon!
Até a zora Ruto, tá na dele.
Pô... E o Link não pega nem sequer a Epona ou a Navi!
@The Random só em OoT teve três, Saria, Ruto e a Malon
Como é bom esse tipo de vídeo velberas,vc é monstro Man,part 2 pra nois
Em Castlevania tem varias donzelas em perigo, sendo resgatado pelos Belmonts:
Sara em Castlevania Lamment of Innocence
Lydie em Castlevania Harmony of Dessonance
Esposa de Simon em Castlevania Haunted Castle
Maria Renard, Annette, Iris e Terra em Castlevania Rondo of Blood.
Mina em Castlevania Dawn of Sorrow
Dawn e Aria
Maria no Symphony vira uma caçadora fodona pelo menos, foi um puta pecado aquele audio drama retratar ela como uma lolizinha genérica.
@@malkaviian esse áudio drama se passa no período de rondo of blood?
A Maria é um caso estranho. É resgatada na primeira fase e depois começa a destruir monstros no castelo melhor q o Belmont do jogo.
@@theduck388 não, se passa depois do Symphony, ela ta vivendo com o Alucard durante o audio drama
Amei o vídeo!👏👏👏
Um exemplo q eu senti um pouco de falta no vídeo sobre franquias q mudaram e foram pioneiras em reverter esse estereótipo foi os próprios jogos do Sonic;
Apesar da Amy ter surgido como uma donzela em perigo, ainda assim houve um leve avanço em Sonic CD pq, apesar dela ser loucamente apaixonada pelo Sonic, ele não corresponde nada disso, pelo contrário, ele só vive fugindo das bitoca dela😂😂😂
E depois disso, quando começou a aparecer novas personagens femininas na série(antes só tinha a Amy com esse papel), a maior parte delas só foi avançando ainda mais(vamos desconsiderar q a Elise existe, lógico), como por exemplo:
- Tikal, q foi super importante pra história de Sonic Adventure, especialmente na reta final;
- A Blaze, q foi protagonista 2 vezes e é top pra caramba, mesmo ela sendo uma princesa ela passa é longe de ser aquele clichê de ser "delicadinha, meiguinha e sem força nenhuma";
- A Rouge, q é toda sensual mas não chega a ponto de ser super sexualizada, diferente de outros games, além de ser muito inteligente e um ótimo elemento nas histórias;
- E até a própria Amy, q apesar de sair correndo atrás do Sonic quase sempre não fica parada sem fazer nada, corre pra ação (e ainda foi jogável tanto no SA1 quanto no 2006) e não deixa barato pros vilão tudo, enfim
E nas outras mídias derivadas é q tem garota poderosa mermo, Sonic SatAM e Underground não me deixam mentir😂
E mais uma vez repito, vamos DESCONSIDERAR Q A ELISE EXISTE.
Caso queira fazer a parte 2, seria bem interessante se citasse esses exemplos, o foco poderia até ser mais sobre jogos q mudaram esse estereótipo, eu amaria❤️❤️fica aq minha sugestão
Admito que o herói salvando a mocinha, teve mt sucesso e foi bastante repetido em diversas midias, mas discordo da narrativa da feminista que fala que isso é assim por conta da "Sociedade machista patriarcal", isso era mt comum simplesmente pq vendia bem, mas hj em dia pra se destacar vc precisa fazer uma historia mais bem elaborada. Mas claro que tem as hipocrisias das feministas.
Os hardwares dos VG eram limitados tb, era dificil fazer uma história complexa e detalhada + gameplay caber em um cartucho, então a narrativa era sacrificada em prol da jogabilidade. Esse tipo de clichê era usado muito simplesmente por não precisar muito elemento narrativo. A do vilão malvadão querendo dominar o mundo por que sim tb era usado pra caramba, e assim como o clichê da donzela já não é mais tão frequente, só que desse o povo não reclama.
@@Feorblack Exatamente. Esses clichês só são usados hj em dia em jogos mais casuais ou que satirizam o fato de serem clichês.
Cara chega a ser meio ridículo hoje em dia o mocinho salvar a donzela de forma clichê para krl, mas se for encaixado em um contexto bem elaborado não tem problema nenhum. Como por exemplo um agente ter secreto ter sua família revelada e ter sua esposa ou alguma mulher que é muito próxima dele ser sequestrada para mim nao tem nada demais se uma história se basear nisso e ter um enredo bem elaborado. Assim também como se for uma mulher resgatando um homem. O que vai fazer a diferença é se a história vai tentar ser elaborada ou tentar forçar demais para clichê ou favorecimento de alguma ideia.
@@torcedorfanatico1813 depende do jogo, mario precisa de um enredo elaborado? não, apenas salve a princesa e pronto, funciona até hoje, e vai funcionar por mais 10000 anos, pois o que realmente importa em certos jogos é a jornada, o gameplay. Diferentes jogos tem diferentes propostas, e o básico bem feito não é demérito.
@@Tiago-sy4xg pra min sempre sequestram a peach porque ela seria uma lider politica ja que ela e uma princesa oque destabiliza o reino dela, nao por ela ser uma mulher fraca
Sejamos sinceros, esse modelo de jogo (damsel in distress) sempre foi simples e fácil de ser editado para entretenimento. Junta isso com os games nos anos 80-90 eram sempre visto como produtos para crianças ou o selo "4kids" que foi levantado pela nintendo dessa época = mina de dinheiro gerada por esse modelo de jogo. Como era um modelo fácil de roreito e programação....era natural as empresas de games investirem nisso. Até jogos como Castlevania usaram por anos esse enredo da Donzela indefesa. Sempre poderemos dizer nos dias atuais esse modelo de roteiro está morto? não. Mas os games atuais exigem mais profundidade em narrativa e não compramos mais coisas simples como "oh não, minha parceira foi capturada...tenho que salva-la". Apenas estamos mudando e aprofundando mais a arte da narrativa nos games eletronicos.
Ps: Essa Anita Sarkeesian foi uma das pessoas que mais conseguiu FERRAR com o mundo dos games por causa de Fake News. Praticamente mais prestou deserviço a causa que luta do que a ajudou. Inclusive rolou até investigação sobre o crowdfunding da mesma ter sido enriquecimento pessoal....assim como "copiou e colou" gameplays de outros youtubers dessa plataforma sem creditar (e contrariando o crowdfunding original dela que iria comprar jogos e consoles para gravar os videos do canal dela). Daria para fazer uma lista do que essa dai fez de errado no meio ativista -> o que não justifica os idiotas ameaçarem ela de violência assim como os familiares dela mesma.
Adoro quando as mulheres são bem representadas em games, séries, filmes... Mas odeio quando a imagem masculina acaba sendo menosprezada...
Ótimo vídeo, Velberan! Ansioso pelo vídeo sobre o criador do Prince of Percia.
Pois é
Pois é... Homens sendo representados como monstros ou como paspalhos estão sendo as novas tendências...
@@johnnyklaus_ homens que ficam o dia todo no sofá mexendo *naquilo* e traindo a mulher.
*toda novelinha da globo com casal*
@@Izhen_UwU casal? Já está em trisal o negócio. Vi esses dias um trecho se uma novela em um vídeo aleatório, onde a mulher estava dando sermão no cara que não queria assumir o filho dela com outro, e assim formarem uma família de 2 pais e 1 mãe para a criança.
Mas hoje em dia é assim... Pra elevar o #girlpower a disputa é pra nos tirar como nada
Quanto mais nada somos perto delas, mais empoderadas
Salvo algumas
Esses vídeos são maravilhosos! Parabéns pelo trampo Velbs, sempre muito bem feito!
O que os games faziam eram reproduzir a mitologia ou jornada e arquetipo do heroi. Essa historias antigas sobre o heroi salvando a donzela em perigo foi muito importante em toda a historia da humanidade e elas tinham a finalidade de ensinar e reforcar virtudes para serem trnasmitidas as proprias geracoes. Eu particularmente nao gosto de heroi, prefiro anti-heroi, porem nesse caso especifico do heroi salvando a donzela era pra ensinar o virtude do altruísmo em que o homem sacrifica seu egoismo e individualismo e prol da sua amada embora isso por vezes na historia ele tambem usa para salvar um povo que esta sofrendo injustica. E inportante salientar que essa historias refletem a propria biologia evolutiva, pois o altruismo embora seja uma virtude e tambem um padroa comportamental encontrar na evolucao mais especificamente em todos os machos de varias especies de animaisaoEste altuismo foi importante na evolucoa pois o homem se sacrifica em proteger a mulher, pois ela e guardiã da perpetuacao da especie e que detem o monopolio da reproducao, a mulher e que determina as condicoes para que que a especie humana sobrevivesse e assim ate hoje por isso os homens soa ensinados desde pequeno no romantismo e outros conjuntos de valores morias e vortudes no qual deve possuir para ser digno de afeicoa da mulher. Eu nao concordo com isso mas estou apenas constatando fatos. O altruismo serviu para ajidar nomprocesso covilizatorio da especie humana como tambem o seu reforco se deve para nao deixar a civilizacoa cair na barbarie e nem no retorno a estado natural e primitivo. Um outro ponto tambem e que as pessoas confundem força e poder, por isso acham a donzela fraca, esquecem tambem que beleza e certas virtudes femininas se usadas inteligentemente podem ser sinonimo de forca ou poder (cersei lannister, daenerys targaryen e sansa stark demonstram isso em got). Como sun tzu dizia a habilidade de ganhar a guerra esta em fazer o inimigo se render , sem lutar. Me diga voce seria capaz de convencer a pessoa apenas com sua presenca de que ela de bom grado se sacrificaria por voce?, isso e uma forma de poder voce conseguir que as pessoas facam algo por voce de maneira voluntaria apenas por sua presenca, beleza ou aparente vulnerabilidade. Antigamente la pro paleolitico, quando a mulher preferia ficar mais em cabana (casa) nao era por que era incapaz ou tinha imposicao de lagum homem (existia a divisao do trabalho), mas por que pra ela a decisao mais racional e segura e ficar num lugar que oferecia protecao alem do fato de que ela poderia receber as carnes da caca como a pele do animal para fazer vestimentas de maneira segura. O homem e forte so que a mulher devido as suas grandes habilidades verbais e sociais como tambem sua beleza e sua fragilidade usada de maneira inteligente ou seja isso e uma forma de poder, ela conseguia os recursos de maneira segura sem o esforco e alguem fazendo por ela. O que as feministas nao entenderam e que as mulheres sempre tiveram poder, o fato e que as conservadoras, usava a aparente fragilidade com astucia para conseguir as coisas do homem com minimo esforco, coisa que o homem tinha que fazer muito esforco pra conseguir devido a competicoa contra outros homens e a proria natureza que e hostil. As feministas esqueceram da astúcia feminina ja que o seu ideal de forca se baseia na perseguiçao da virtude da fortitude masculina como tambem de suas capacidades fisicas. Um outro grande exemplo independente se a historia e real ou nao , mas de fato ela foi escrita e a historia que ilustra bem essa inteiracao entre a forca fisica do homem e a astucia e a forca oriunda da beleza de da fragilidade da mulher no conto biblico de sansao e dalila, embora o os ansoa fosse o homem mais forte que existiu (segundo a biblia) ele foi derrotado pela dalilia que de astucia e seducao fez ele contar o segredo da sua forca (seus cabelos compridos) ela o embebedou o fez dormir e apos isso cortou seus cabelos, com isso o povo de israel ano teve forcas para enfrentar a tirania dos filisteus. Nao e ruim que as mulheres heterossexuais se inspirem nas virtudes ou comportamentos masculinos, acho que o problema e quando se esquecem das suas , acho que deveria haver um equilibrio por isso que gosta de perosnagens femininas tomboys dos animes japoneses do que das producoes ocidentais, por que diferentes das ocidentais onde as mulheres foram totalmente masculinizadas, no anime japones a personagem equilíbra as virtudes masculinas e femininas, como por exemplo aquela mina cavaleira ou samurais que ao mesmo tempo da uma coça nos caras quando ninguem esta vendo gosta de gatinho s e coisas fofas (exemplo :erza do fairy tail).
Parabéns pelo vídeo Velb!
Hoje em dia não existe mais donzelas só bruxas
Kkkkkkk
@@edzard8674 homem capado kkk
Kkkkkk verdade
Excelente vídeo Velb, ótimo trabalho!
O Flop do Filme Aves de Rapina é a prova de que ninguém curte empoderamento desnecessário
Aquele caça fantasma novo então nem se fala....
Não se esqueça do Flop de Doctor Who, Batwoman e Star Trek
Migo, os filmes são ruins, não tem relação nenhuma com o feminismo ou o empoderamento feminino. Aonde vc fala que é lacração e desnecessário, eu vejo como uma oportunidade. Vide os filmes solo da Mulher Maravilha e até mesmo Esquadrão Suicida (o novo do James Gunn e nao o do David Ayer que objetifica na caruda a Arlequina).
Finalmente
Ja estava sentindo falta desses videos bem trabalhados e editados!!
Depois de 5 anos casado com a princesa, o antigo herói: "... deveria ter ficado com a pebleia! Não ter ficado com a "princesinha" que só fica me pedindo e pedindo o impossível!"
Parabéns você sempre tem excelentes vídeos. Gostaria que as pessoas valorizassem mais esse tipo de conteúdo.
*PEACH GUSTA SER SEQUESTRADA*
Cuidado Peach que nos sabemos seu Caso com Bowser...😎
mario é o maior gado do mundo dos games
@@joaofreire4094 concordo mas o que não me sai da cabeça e quanto tempo o Mario demora pra resgatar a Peach? ja que da tempo pro Bowser dar uns pegas nela enquanto o corno detona 8 castelos.
@@newtonsoares6507 né véi, a peach deve curtir uma zoofilia com o bowser
O Koppa sequestra a Peach pra procriação. Vários filhos e nenhuma esposa?
@@guilhermemendonca6719 realmente muito suspeito isso.
Thumb de Phelios? Já cheguei dando voadora no like.
Adorei o vídeo, valeu Velberan. 😁
EDIT: Só o Velberan pra mostrar uma cena do filme Princess Bride mesmo. Um dos melhores filmes do mundo, mas pouca gente conhece aqui no Brasil.
No mundo dos jogos de luta cabe mencionar o primeiro Art of Fighting, onde o Robert e Ryo saem para resgatar a Yuri. Que eu me lembre é o único jogo de luta deste estilo onde o objetivo é resgatar uma garota.
É, e depois a Yuri começa a lutar nos jogos seguintes em que ela aparece, como "the king of fighters"
Ficou bacana demais Velberan.
15:23 imagina só ela jogando dead or alive !!! 😏
Ela ia "amar" 😂
@@angellopes9353 🤣🤣🤣🤣
Ótimo vídeo como sempre :)
7:46 "... são Mario e Luigi..."
Toad: E EU OH DESGRAÇADO!
Vídeo show de bola. Muito interessante e até mesmo relevante pra comunidade.
Acho que um caso bem divertido era o Fat princess do PS3. Jogo polêmicos aonde seu grupo tinha que dar doces para a princesa engordar o bastante para dificultar o sequestro dela. E se não me engano a ideia do jogo partiu de uma mulher. ;-). E o mundo foi a mimimi, uma pena.
Don bluth fez o design de personagens em dragon' Lair, já trabalhou na Disney.
Foi ele que criou os filmes: o segredo do vale encantado, uma ratinha corajosa, um conto americano e acho que Anastácia. Ele fez design de outros jogos também.
Faltou a princesa do EarthwormJim a "qual o nome dela"
Fico sempre ansioso aguardando os vídeos novos.
"POLÊMICAS" para a geração onde pronomes machucam.
que tem pessoas que sentem mal com pronomes que náo encaixam p.
Desse tipo de clichê o meu favorito é o de final fantasy 4 onde Cecil tem que salvar a vida de rosa duas vezes, mas isso não faz parte do plote principal da história, mas ajuda a formar o amor dos dois, e é claro que rosa não é só uma donzela que precisa de ajuda, ela é incrível com arco e flecha e magias brancas também
Olá Velbe! Faltou a Luna e a Lucia da série lunar e também a Feena da série Ys. Abraços!
Vc é fera Velberan.
Ainda bem que hoje em dia tem opção pra todo mundo.
Recentemente joguei um jogo chamado Shadows of the damned do Ps3. Produção de Shinji Mikami e Suda 51. O jogo se baseia bastante nesse tema da ''Donzela em apuros'' mas possui uma boa profundidade na sua história tbm. A personagem em questão se chama Paula. Não foi um jogo que chamou muita atenção na época infelizmente, mas é um jogo bem legal.
Já tô até vendo
"The legends of link"
zelda adventure
Não, mano. Isso já falhou no CDi.
Eu já imaginei Mário e Final Figther. certeza. hehe
Já tiveram essa ideia mas foi muito mal executada fizeram um jogo com a bunda pro Philips 1 não dois!
@@nerdotaborracalcas foi tenebroso, mas não foi a Nintendo que fez. Ela só vendeu a licença. Se outros fizeram uma cagada colossal aí já outra história. rs
Jogar com a Zelda??? Que bosta, cara!
Quem teve essa ideia genial??
O exemplo de Double Dragon é o pior: você luta e sangra junto a seu amigo, para no fim ter que derrotá-lo para ficar com a mulher.
Reparando nos filmes chatos e desinteressantes:
As Caça Fantasmas
• Oito Mulheres e Um Segredo
• Aves de Rapina
• As panteras
• O Exterminador do Futuro
• MIB
• Mulan
Todos fracassaram em bilheteria tentam copiar ou mudar personagens/filmes que já existem.
Mas cedo ou mais tarde, vão querer cancelar ou trocar os sexos dos personagens nos games:
• Nemesis Machista, pq bate da Jill
• Katros Machista
• Sonic Machista
• Batman Machista
• Kirby Machista
• Link substituído por personagem genérica para ter representatividade
• Leon & Chris novo casal gay
• GTA woman power em uma sociedade patriarcal
• Samus não caçará alienígenas é sim combaterá o machismo
• Mario Negro é Luigi LGBT+
Tentam cancelar o Cyber Punk, tentaram boicotar o sonic por machismo.
Surpresa de praticamente ninguém, feministas/lacradores não são ávidas consumidoras de jogos é cultura geek.
Mas querem o tempo todo acabar com as obras.
Realmente, não sabem nada da história dos games, e querem ficar palpitando coisas que não entendem merda nenhuma, é por isso que esses movimentos de esquerda são cada vez mais odiados pelo público "neutro" digamos assim
Mario e Luigi LGBT foi foda KAKAKAKAKAKAKAKKAKAKAJSJSKAKAKJAJAKAKAJAJAKSJKAKAKAKAKJAJAJSJAKAKSJ
Melhor comentário cara, é o que sempre digo, essa galera lacradora / feminista, não representam o público de consumidores, mas adoram encher o saco e ficarem tentando cancelar, o problema é pensarem que podem mandar no gosto de todos, colocando o gosto deles acima de todos, querendo ditar regras...Tentam cancelar...Mais coitados, mal sabem que o maior público não pensam como eles, e nem são chatos como eles...E o pior de tudo, é que querem colocar culpa do fracasso deles, em cima do "machismo/patriarcado" sendo que como foi citado, não representam a maioria do público, uma coisa é certa, não conseguem enfiar merda garganta a baixo das pessoas...E silenciosamente acabam sendo fracassados, e se auto fracassando, porque ninguém gosta, e nem é obrigado a gostar dessas coisas que tentam enfiar a qualquer custo...Porque notasse que não tem nada de original, apenas querendo se auto promover, em cima de algo que existe, ou querendo forçar representatividade...E eis a questão, quem acabam por criar/gerar segregação, a própria galera da lacração...
Melhor comentário ri muito desse merda chamada realidade kkkkk
repare que as empresas que cedem a todos esses mimimis de empoderamento( substituição de homens por mulheres = lacre sacana), são as mesmas que reclamam de pirataria em países tipo o brasil( sim, não falam esse tipo de bosta só daqui), mas produzem no país mais piratista do mundo( a china), q de quebra é também o mais poluidor = vamos ali produzir onde mesmo tendo muitos piratas que supostamente "detonam nosso lucro", usaremos a numerosa mão de obra escrava do chinês para produzir( mesmo ainda havendo desemprego e miséria na china = tipo são obrigados a morar em micro kitnets com cama e pia de louça do lado do vaso sanitário, barracos e a comer insetos e ratos). o que maravilha esses corporativistas( não generalizando todas as corps, mas hj há um padrão lixo lacrador sim e é desse que falo!), não oferecemos nada para essa gente dos iates e aviões e nós que não poderíamos viver sem a fabulosa genialidade deles.
ueh, mas os chefões corporativistas não são a favor da sua mídia falando sobre aquecimento global, como assim se produzem no país mais poluidor do mundo inteiro???? obs: esse tipo de mistério, parece q nem se chamássemos a turma do scooby doo ninguém saberia quem são, pois os PQs já sabemos que eles mandaram para a casa do caralho( precisa nem procurar). rs
Ótimo vídeo Velbs!
Já que tu falou da Anita, pq não faz um vídeo sobre o GamerGate? A Mia e etc? Fica a sugestão, pode ser um tema.
Abraço!
Lembro de antigamente quem jogava era nerd, as garotas zuava e os "valentões"queria até agredir, gamers formaram um grupo de homens fechados entre eles e hoje em dia esses grupos falam que nós excluímos eles? Kkkkk vai se foder né? Quem construí a base de games foram os homens.
Lúcido pra caralho!!!
respeito sua opinião, mais não concordo com ela...
Hoje em dia os tempos mudaram, não são apenas homens que jogam Videogames, e é por isso, que na minha minha opinião, precisa de mais inclusão, claro que sempre existiu personagens Femininas protagonistas em games, mais o número era mais reduzido, hoje os tempos mudaram, e temos que mudar junto com ele, se não nosso cérebro e mentalidade ficam também para trás
Vejo que vc não frequentava fliperamas, se entrasse algum nerd, certeza que ia ser zuado. Só tinha bandido e gente que não prestava. Me sentia em casa kkkkkk
_Isso tá mais para um roteiro de série de comédia ruim americana do que a realidade, isso nunca existiu ninguém era "zuado" dessa forma por ser "gamer"._
Realmente, mesmo hoje em dia games ainda são mais pro público masculino, por isso que a maioria dos protagonistas são homens, é a mesma que pegar moda e fazer muito produtos voltados para o público masculino, não vai vender nada, pois esse público não é o foco da indústria, doa a quem doer.
Um exemplo interessante seria em uma das formas de se jogar o game "Chrono Trigger". No começo do jogo, a donzela em apuros Marle é salva pelo protagonista Crono nos primeiros momentos do jogo. Em seguida, ela passa a ser fundamental na party ao longo do jogo, e inclusive pode salvar a vida do protagonista bem mais tarde, ao se chegar no Death peak.
Parece que o jogo virou kkkkk
Praticamente qualquer RPG da era 8bits até a era 32bits tem pelo menos uma heroína no time de heróis, por exemplo toda a franquia Final Fantasy a partir do segundo jogo, Dragon Quest, Phantasy Star, Shin Megami Tensei, Breath of Fire, Earthbound, e por aí vai, incrível ninguém falar dos RPGs quando o tema vem a mesa.
@@Tiago-sy4xg bem tem gente especulado que o mago branco do primeiro eram uma mulher,por que eram um dos pouco que tinha nomes femininos aleatorios e no manga do final fantasy 1 a personagem é uma mulher.
8:37 como assim , a kitana não é uma donzela indefesa ela é uma assassina mortal
no Castle Crashers teve uma homenagem bem legal, onde em cada resgate de princesas, os jogadores devem lutar entre si pra ver quem ganha o beijo.... e na ultima princesa resgatada, rola algo diferenciado
Ainda bem que a Nintendo até agora não dá ouvidos para esse tipo de feminista.
Graças a Deus.
Ainda bem que tua opinião é completamente irrelevante pra Nintendo ou pra qualquer empresa de games :)
Tem "As Aventuras de Lolo", que teve três jogos e os desenvolvedores ficaram tão enjoados de terem feito dois com o mesmo enredo de resgatar a donzela que no terceiro fizeram os dois serem jogáveis para salvar o vilarejo, onde o vilão transformou todos em pedra. A primeira metade do jogo é com o Lolo e a segunda metade é com a Lala, já que o vilão sequestra o Lolo no meio do jogo lelel
esses personagem não da saga kirby???
@@adrielvinicius5040 Kirby veio depois de Lolo e Lala. Hal, a companhia que desenvolveu Kirby, é a mesma que desenvolveu Adventures of Lolo 3 anos antes de Kirby sair pra Gameboy.
@@BolchenTheDrummer obrigado e uma duvida eles aparece em algum lugar no games do kirby,que no anime ele aparece e são personagens da serie.
Ainda bem que esse esterótipo de donzela em apuros já tá bem menos hypado atualmente, nem é por causa do machismo e feminismo e sim o tema manjadíssimo. Ah e isso vale também o oposto, com o cara em apuros e a mocinha a heroína!
Concordo os clássicos as vezes ficam muito repetitivo
Muito bom, sabe oq é impressionante?, é que ninguém reclama quando a mulher salva o homem
Acho legal salvar as meninas, mas é legal jogar com elas também
Como resumir 98% das feminista
Tempestade em um copo d'gua
8:22 Velberan, tem mais uma franquia da Nintendo sobre o resgate de uma mocinha: Adventure Island da produtora Hudson - eu tinha o Adventure Island II para o NES, mas jamais o salvei (ou zerei). O objetivo é salvar a Tina !! Cheguei na tela do Dinossauro, antes de chegar no chefão final !! Faz um vídeo sobre essa franquia, Verberan !!
joguei e nunca terminei tb , dificil pra caramba esse jogo
O mundo so vai mudar de verdade qndo yakuza tiver uma protagonista mulher que cuide de um puteiro de homens e teje dito
A ideia é maneira....DIGO, nossa que horrível né.
Ainda temos um longo caminho antes do equilibrio, qualquer maxima sobre modelos relacionais está fadada ao fracasso pois normalmente não leva em consideração as escalas dos processos...."Eu gosto de salvar quem está em perigo mas é ainda mais parazeroso salvar mulheres e crianças... mas isso sou eu... todo mundo salva todo mundo..e todo mundo coloca todo mundo em perido de alguma forma mesmo que seja só como concorrente ou adversário..."..além do mais, conceitos se adequam aos tempos oque os torna (os conceitos) voláteis.
é muito mimimi desse povo. hoje em dia tem mulher de todos os tipos no mundo dos games, tem pra todos os gostos. Ao invés de mais diversidades realmente só querem trocar um clichê por outro.
Daqui 100 anos vão ser os homens reclamando nos lugares da mulheres de hoje?
Abraço, Velbs! O Brasil te ama
Homens Gamers▪︎Eeh...E Normal...
Mulheres Gamers▪︎Bando de Machista !
É mano hoje em dia tá muito chato
Mulheres que pagam de gamers, as que são mesmo nem se importam
Isso porque elas nunca jogaram Horizon Zero Dawn, Tomb Raider, Final Fantasy XIII, Alice Madness Returns, Parasite Eve, Nier Automata, Uncharted The Lost Legacy, Silent Hill 3
@@rat42611 é mano que é Gamer não se importar se é bem representado (se o personagem é gay ou não ou que é que esquerda ou de direita ou se o personagem é homen ou mulher) ou que é cristão ou ateu um Gamer de verdade não liga pra essas coisas idiotas o que importa é jogar e pronto
@@JulioNagaita_ é mano que bando de babaca hipócritas
Nada mais natural do que ter fortes mulheres nos games, animes, filmes, livros...na vida em geral, como grandes musicistas, grandes atrizes, médicas engenheiras etc...
O equilíbrio entre homens e mulheres deve sempre existir sabendo que somos seres humanos, e que como indivíduos, independente de sexo e gênero, sempre podemos contar com diferentes atributos, em nossas vidas reais ou virtuais.
Pra mim, pessoalmente, é como criar um presonagem de jogo, livro, filme ou série...todos possuem pontos fortes e pontos fracos, onde um falha, o outro deve estar lá para suprir nossas fraquezas e nos auxiliar em momentos de dificulade, simples assim. Basta deixarmos um pouco o nosso orgulho de lado e lembrarmos que somos uma incrível civilização, e que podemos ser muito melhores se houver sempre diálogo aberto e livre de segundas intenções!
sempre com a intenção de criar novos caminhos nos importando com o que o próximo pensa e sente, podemos alcançar níveis inimagináveis nas ciências, nas artes, nas religiões, e como civilização nesse vasto cosmos!!!
Vídeo perfeito. Muito bem comentado. Parabéns!
Infelizmente existe essa "preocupação" em distorcer as coisas como elas realmente são. É a questão do poste "mijando" no cachorro. Sabemos que existem muitas mulheres de "pulso firme", decididas, resolvidas, etc. Como você falou muito bem no vídeo: vários games às retratam há muito tempo.
A intenção é realmente inverter os papéis: Percebemos o aumento da quantidade de homens afeminados e a de mulheres masculinizadas na sociedade.Veja, não estou nem falando de homossexualismo.
E na própria história da humanidade, muitas mulheres mostraram sua força e coragem. Vejam a Margaret Thatcher, dentre tantas e tantas outras. Vamos deixar de mimimi!
Já a questão das mulheres serem retratadas de forma pejorativa nos games, filmes e literatura, não concordo plenamente. As mulheres são naturalmente sensuais. Não adianta querer fugir ou anular nossos instintos. As próprias mulheres sabem disso!! Qual o problema de retratar isso? A arte imita a vida!
Mas sabemos que a natureza é perfeita e não falha! Homens são "brutos" e mulheres delicadas. Nunca vão conseguir inverter essa verdade. O homem tem o instinto protetor está em seu DNA...
Homens e mulheres são igualmente "sensuais", os homens só tem carga hormonal maior, então não deveria ser diferente nesse ponto, não.
Grande vídeo!
Mas senti falta da princesa Elis, do melhor jogo de Genesis da história: shining force 2! ☺
Eu gostava de Tomb Raider até antes de "empoderarem" a Lara Croft.
Jogos que se preocupam mais em militar do que divertir são na verdade enfadonhos!
Sempre pensei que reduziram as mamas dela para poder agradar as meninas que jogarem, enquanto a maioria dos homens continuaram jogando mesmo sem peito.
Essa é a questão, quando começa a militar, deixa de ser entretenimento, e começa a ser como qualquer outra coisa, mas não um jogo para se divertir... É isso que essa militância não consegue entender, e é esse o motivo do fracasso deles...
Não é atoa a diferença abismal entre o primeiro The Last of Us pro segundo.
O segundo é uma militancia a cada 5 minutos, e acabou deixando ele como uma sequência morbida de enfadonha em comparação com o antecessor. Não foi por menos a má recepção que teve.
a lara ja era uma mulher forte desde o primeiro jogo , sempre foi badass
Eu só comecei a jogar Tomb Raider a partir do reboot que a saga ganhou em 2013, só joguei essa nova trilogia, mas vou te falar, eu prefiro muito mais a Lara do Tomb Raider 2013, ela podia ser mais frágil, mas eu achava ela mais humana, nos outros 2 jogos da trilogia a Lara é uma assassina fria e obcecada pelo trabalho dela, principalmente no Shadow of the tomb raider, nesse jogo a Lara mata sem um pingo de remorso, não se parece em nada com a Lara do tomb raider 2013, sei lá eu não curti muito não
Velberan, faltou falar do game de Arcade Snow Brothers 1, onde os dois bonecos de neve tem de salvar duas princesinhas, porém no final a coisa se inverte e ela ajudam eles tbm.
Velberan, pretendi fazer vídeos da história dos consoles de outras produtoras? (Sony, Nintendo, etc.)
Mais um excelente video pra conta!!
Eu acho o cliche de "salvar a princesa que não conhecemos apenas por um beijo (ou algo mais)" muito ruim mesmo. Mas é claro, tudo se depende de CONTEXTO!
Se o cara vai salvar a namorada, filha, ou esposa que um desafeto sequestrou, eu acho bem legal pq são realmente importantes para ele. Ou se for um resgate pq ela é importante (Caso da Zelda e Peach, por serem representantes de um reino), ou terá uma recompensa de verdade, tbm acho legal.
Fora que uma história não é só isso, tende que ter desenvolvimento de personagens, boas motivações tanto para o herói quanto para o vilão e etc.
Entendo que nós mulheres somos "alvos fáceis" por conta do condicionamento físico, e que também, essas histórias refletem em uma realidade aonde muitos covardes se aproveitam disso para fazerem mal a nós mulheres. Entretanto, não são todas as mulheres que são tãão indefesas como retratadas antigamente, ou incapazes de se salvarem e resolverem seus próprios problemas.
Eu acharia a bem legal um jogo aonde a mocinha salvava a si mesma e se juntasse ao protagonista para se vingar. Ou até mesmo do herói salvando a mocinha e ela se revelar vilã.
Sim.
Essa trope de salvar a mocinha e ela ser a vilã já tem em vários lugares. Recomendo a saga Shovel Knight, por exemplo.
"Eu acharia a bem legal um jogo aonde a mocinha salvava a si mesma."
Super Mario RPG. Na metade da aventura, a Toadstoll torna-se jogável.
Video incrivel
Parte 2 please
Muito bom, Velbs! Não é à toa que és meu RUclipsr favorito.
Tô adorando essa geração de protagonismo feminino. Sempre achei que pra um ter destaque não seria necessário descartar o outro, há jogos pra todos os gostos. :)
Ótimo vídeo cara 👍🏾👍👍🏿👏🏻👏🏼👏
Inverter o papel dos gêneros nos jogos significa amadurecimento? Vejo como mera inversão de papéis através de militância e lobby, querendo padronizarem uma exceção como regra.
É só ver como as mulheres se comportam em cargos de segurança pública. Raras tem a fibra necessária à função.
Sinto a mesma coisa. Você sente no ar que essa inversão de papeis dos sexos não só por uma "inclusão social", mas também por um mero espírito de revanchismo de algumas pessoas (principalmente Social Justice Warriors).
*"Odeio homens,principalmente heterossexuais e brancos"*
Graças à anitta feminista.
Vemos cada vez mais militância forçada do que jogos divertidos...
E velberan ainda tem coragem de falar que isso é "amadurecimento"
Inverter é um saco, tinha que criar na verdade, é tipo uma revanche a inversão
Também acho que inverter os papeis não resolve. Acho que esse clichê é bem repetitivo e chato, de ter algum (a) sendo raptado/a, reforça o estereótipo de alguém ter que ser passivo na história... Falta uma narrativa mais criativa por parte dos criadores.
4:26 Velberan, eu joguei muito Dragon's Lair para Nintendinho 1990 !! Pena que não o salvei (ou zerei) !! Cheguei na tela da mina de ouro (aonde você precisa acender a luz e no final, enfrentar 2 mineiros nos vagonetes) e na tela das caveiras atiradoras !! Ei, faz um vídeo sobre esse game !! Eu o alugava e falando em mocinhas, a fita (ou o cartucho desse game) a capa era rosa !!
Bom, a Ashley até que faz sentido ser tão "indefesa" e chata, afinal ela é a filha do presidente (:
Top de mais sou seu fan mano sério
Faltou mencionar o jogo da thumbnail: PHELIOS!
Eu tinha esse jogo e adorava tirar umas partidinhas!
Clássico do meguinha
foi o teu comentário que me ajudou a descobrir que jooj é esse , vlw menor
13:21 Minutos. Meme - É uma cilada Ethan. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Velberan não leve a sério essa Anitta sarkeesian essa é mulher é a maior mentirosa que já vi , ela nunca jogou vídeo games , tem um vídeo mostrando que ela nunca gostou de video games , e todos esses vídeos e fotos dela jogando esses jogos nem são dela a mídia trouxa de hoje em dia caiu na conversa dessa mulher.ruclips.net/video/cBtMOvYYl0I/видео.html.
melhor, é que vc tá certo
gente que isso...
na imagem de thumbnail, ficou parecendo demais que tem um... dito cujo entre os seios da princesa pixelada
mas tá sensacional o vídeo!
Próximo passo é deixar popular a... A donzela ir atrás de outra donzela e assim a sociedade vai de ladeira abaixo!... Saudade de tempos passados! E para os que iram me criticar deixo a pergunta para fazer a sí mesmo, pq o enredo antigo era legal e agora n é mais?
13:18 Velberan invocando o gado! huahuahuahuahaua
Pra mim a Peach e a Pauline eram a mesma
KKKKK real
nós jogos de hoje elas têm caminhos distintos, mais antes era mais do mesmo
Verdade
Todos nós
Grande video! De forma bem simples, da mesma forma que existem mulheres que não sabem se defender, também existem homens, não acho que isso denigra um lado ou outro, acho que justamente a união de ambos que fazem coisas maravilhosas e nenhum deles me incomoda. O conceito de donzela(o) em perigo é batido, funciona, mas ele por si só hoje, tem maior apelo em franquias consolidadas e, sinceramente, diferente do nosso tempo, hoje a galera perde mais tempo discutindo gráfico do que a história do jogo, que eu acho fundamental.
Vídeo bem legal. quando a mulher é sequestrada todo mundo reclama, mas quando inverte isso ninguém fala nada, geração chata politicamente correto MDS.
Realmente é uma vergonha
verdade
O ponto é que eu nunca vi essa inversão acontecer, então esse argumento foi meio bosta kkkk
@@x_money_x2714 VC não joga não?
Em MUITOS jogos temos personagens femininos que salvam masculinos.
E ninguém reclama
@@eduardoinagakiwolino491 Eu não tinha terminado de ver o vídeo ainda, mas enfim, o único exemplo que consigo pensar que é assim desde o início é Bayonetta, de resto tem até alguns donzelos sim, mas que são resgatados por outros personagens masculinos, tipo o King Dedede em Kirby: Triple Deluxe
Ainda chegará o dia em que Helicópteros de Combate Modelo Apache também teram sua representatividade ; - ;
Sensacional! Kkkkkkkk
Resumo: O mundo ficou chato pra caráleo!
Disse tudo! mano!!
Resumo: Para otários, super chato!
Para pessoas normais, está apenas mudando.
@@ZarlanSantos Resumo: pra quem tá #xatiado, espere mais 40 milhões de anos pra ver ser as XX se adaptam como nos XY tiveram que fazer.
@@ZarlanSantos quem n concorda = otário?
@@ZarlanSantos otário é vc
Também salvei uma linda donzela em 2006, mas no lugar do beijo ganhei um chifre em 2010 kkkkkkk
O importante é cumprir o seu papel de salvador do ocidente. :v
Eu concordo com você que nos tempos antigos essas coisas aconteciam e muito, porém o bom que eu acho disso ter mudado é que a mulher não é o único prémio de valor que você pode ganhar no final de uma jornada. Afinal existem outros prémios melhores como superação ou até mesmo aprendizado para você mesmo. E eu entendo que isso pode ter soado como algo um tanto feminazi, mas aprendizado e superação as vezes me parece algo muito melhor.
Deve ter a ver que no início, games eram pra homens jovens, passou a ser muito mais pra crianças e consequentemente pra meninos e tbm meninas. Cedo ou tarde requereria mudanças... já viu algo sobre um ''x-man'' do Atari? Sim, x-man DO ATARI. Só pesquise \)
@pacKed! É cara isso é bobagem hahahahah
@@tabloidefast5890 isso mudou apenas quando o mercado de games começou a dar dinheiro. Eu venho de uma infância e adolescência onde gamers eram tratados pelas mulheres como se fossem pessoas com problemas mentais e síndrome de Peter Pan.
Todos sabemos que ninguém se importava com as donzelas em apuros, todo mundo só jogava pra ver o Chefão se ferrar no final.
O problema não tá nos jogos, joga quem quer, o problema de verdade tá em quem fica problematizando esses jogos sem nunca ter jogado um jogo na vida, tipo essa feminista que tu citou no vídeo
A base de videogames é masculina. Sempre foi e ainda é. Gamers são esmagadoramente homens. Feminista mal joga e fica de mimimi;
mas como sabe disse se ela não joga? Pra ela ter falado de vários jogos deve ter jogado ou visto gameplay no mínimo
@@marcelo9903 ver gameplay é diferente de jogar
@@seduzalanferreira69 sim, mas isso não tira o direito de ainda sim comentar sobre a obra
@@marcelo9903 ela não fala nada de útil ou construtivo
Cara, minha filha de 12 anos comentou isso nesse FDS qdo eu estava jogando um game antigo dos anos 80 que começa com uma donzela sendo raptada. Novos tempos kkkkk
A luta da Anita pra acabar com os clichês e esteriótipos só inverteu os gêneros mantendo os clichês mostrando que o problema não eram realmente os clichês pra ela.
Mas tá bom pra ela pois tem áudios dela dizendo que nunca nem jogou vídeo Game só queria impor suas ideologias no intereterimento dos outros.
cara eu concordo,mais muito cara falar que isso é pra atrair jogadores masculino pricipalmente asdolencestes ,sendo que hoje em dia ter internet cara,e so eu pesquisa no google ou em um site que, aparece um mote de imagens,so se eles quizerem um personagem especifico mais mesmo assim.
vc ainda ta ai
Você e fera velberan comecei assistindo os vídeos com 20 anos , hoje com 27 já com filho continuo assistindo parabéns 👏
Galera que lacrar pra uma coisa que nem existe, pqp! Se querem moldar alguma coisa, que façam os próprios jogos e não obriguem os outros a seguir uma doutrina estúpida.
Na hora de falar é fácil, quero ver fazer
@pacKed! Não sei de programação, e não reclamo de quem faz, mas essas feministas reclamam e nao fazem nada
@pacKed! Nossa! Eu tenho um hater em todos os meus comentários kkkk, obrigado pela audiência e desculpa se te ofendi, falei sobre feministas e LGBT e VC ficou reclamando
Ultimamente eu andei pensando: Sabe porque essa gente não faz conteúdo original pra eles mesmos? Porque eles já meio que sabem que não vai vender bosta nenhuma!
Ai surge a necessidade deles de intervir em obras mais famosas e cagar regras pra cima dos outros. É pra forçar e enfiar mesmo goela abaixo o gosto deles pros demais.
@@donaldjr9504 exatamente, nunca vi tanta verdade em um comentário
Faz sobre "Jill of The Jungle". A "Tarzan" que salva o principe no fim do jogo!