Olá Jacira, que bom! Fico feliz com seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar as pessoas executarem as receitas com sucesso! Atualmente eu tenho preparado meus vinagres com o “bagaço” das bebidas probióticas que tenho amado fazer, pois estes já estão repletos de microrganismos benéficos e permitem uma fermentação mais rápida e segura. Basta adicionarmos água, açúcar e um pouco mais do ingrediente para obtermos um vinagre rico em sabor. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, como também no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois neles tenho mais informações. OK?
Olá, muito obrigada pela participação! As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. OK?
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, gelatinosas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos. Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Olá, muito obrigada pela participação! As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, gelatinosas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos. Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Olá, muito bomndia !! Por gentileza oque é mães??? Aqui Brasil não identifiquei ? E perdoe por eu realmente não saber oque é ? Gratidão ✔️ ANDREIA RIBEIRO
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, gelatinosas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos. Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 EU FAÇO TEPACHE COM CASCAS DE ABACAXI E REALMENTE FORMA, PARECIDA COM O SCOBY DA KOMBUCHÁ, SÓ QUE MAIS FINA E EU SEMPRE JOGUEI FORA. AGORA VOU TER QUE FAZER UMA PRA CULTIVAR OS VINAGRES. POR ENQTO SÓ FAÇO VINAGRE DE KOMBUCHÁ, MAS ACHO ELE POUCO ÁIDO, SABOR FRAQUINHO PARA AS SALADAS. POSSO FAZER ESSA RECEITA E ELA VAI PRODUZIR A "MÃE" PRA EU USAR EMOUTRAS FRUTAS OU CADA FRUTA USA MÃE DIFERENTES? PAREI DE PRODUZIR TEPACHE PQ ENJOEI.
Na verdade eu prefiro beber as bebidas probióticas que tenho feito.e se vc ainda não está acostumada a consumir os probióticos, é melhor pegar leve no início, para o organismo ir se adaptando a estas novas floras e não causar uma pequena "revolução" no sistema digestivo! Aqui em casa começamos a consumir as bebidas probióticas com uns vinte ml diários e fomos aumentando uns vinte ml a cada semana até alcançarmos os 150 ml que bebemos atualmente em jejum toda manhã. Já os legumes e frutas, estes podem ser consumidos ao longo do dia, seja em sucos, saladas, sobremesas ou aperitivos. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois nele tenho mais informações. OK?
Sim, pode usar com certeza! Quando puder, dê uma conferida nos vídeos da playlist “Pães e Biscoitos”, pois lá tenho receitas que talvez possam te interessar. OK?
Olá Neide, muito obrigada pela participação! A formação da “mãe do vinagre” demonstra que o vinagre está saudável, pois ela nada mais é do que a colônia concentrada de bactérias acéticas benéficas e pronta para ser utilizada na fabricação de um novo vinagre, que não precisa obrigatoriamente utilizar o mesmo ingrediente do anterior. As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois nele dou algumas dicas. OK?
Eu prefiro evirar orientações sobre o tema, pois sou apenas uma chef de cozinha, mas meu dentista é diabético, consome e argumenta que o açúcar é praticamente todo transformado em ácido acético.
Chef Ana ,vc fala sobre a" mae" ,vc pega um pedaço e coloca no outro pote que vai preparar o vinagre , Como fazer essa mae,obrigado admiro seu trabalho 🌻
Olá Solange, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois nele dou várias dicas. OK?
Comecei a seguir agora, estou a procura de soluções naturais par ao auxílio do emagrecimento saudável. Me chamo Luiz Domingos, minha cidade é Salto do Céu-mt-Brasil
Bom dia! Então quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois nele tenho mais informações sobre algumas outras opções. OK?
Olá, muito obrigada pela participação. Na verdade atualmente eu tenho feito os meus vinagres com o bagaço dos probióticos e esses sim estamos bebendo em jejum diariamente, enquanto os vinagres adiciono em saladas e marinadas ou uso na limpeza. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois nele tenho mais informações. OK?
Olá Nelma, fico feliz por vc seguir curtindo nosso trabalho e muito obrigada pela participação e pelo carinho! É muito gratificante saber que o nosso trabalho está sendo apreciado! ;-)
Olá Olga, muito obrigada pela participação! O abacaxi permite fermentações intensas e o que vc relata não me parece anormal. Siga mexendo a cada dois dias (pare de mexer quando iniciar a formação de uma película sobrenadante, que será a mãe) e verificando o aroma agradável da fermentação e coe e envase quando o sabor avinagrado seja de seu agrado. Boa sorte! ;-)
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Oi desculpa tenho muitas dúvidas se tô sempre enchendo como vai formar minha mãe sei que chega uma pra que para de fermentar como álcool se tornado vinagre aí devo parar de encher pra se formar a minha primeira mãe
Olá André, muito obrigada pela participação! No tempo frio as fermentações geralmente ocorrem mais lentamente, mas apenas faça a preparação e espere (apenas mexa a cada dois dias). Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois nele dou algumas dicas. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Muito obrigada pela resposta. Estou fazendo o maravilhoso vinagre de cebola e coloquei uma mãezona de kombucha. No segundo dia já tinha várias bolhinhas . A fermentação já começou e acho que vai ser rápida, mesmo estando frio aqui em SP. Muito grata!
Que barato! Tenho constatado que independente do ingrediente, quando usamos muitas cascas, que é onde se encontram os microrganismos, e adicionamos uma mãe ativa e saudável, a fermentação será intensa e rápida. ;-)
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, gelatinosas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos. Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Dizem que sim, mas na verdade eu prefiro beber as bebidas probióticas. Atualmente eu tenho preparado meus vinagres com o “bagaço” das bebidas probióticas que tenho amado fazer, pois estes já estão repletos de microrganismos benéficos e permitem uma fermentação mais rápida e segura. Basta adicionarmos água, açúcar e um pouco mais do ingrediente para obtermos um vinagre rico em sabor. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, como também no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois neles tenho mais informações. OK?
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Olá Maria, muito obrigada pela participação! As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, gelatinosas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre. Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, gelatinosas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Mande notícias! ;-)
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, gelatinosas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Olá Ribeiro, muito obrigada pela participação! No problemo! As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 há que legal.devo então estar ajuntando elas toda vez que fizer o vinagre, é isso. Obrigado por responder.que seus conhecimentos se multiplique cada vez mas.
Perfeitamente! A adição de mães no preparo tanto de vinagres, com de probióticos e kombuchas, impede contaminações e adianta o processo fermentativo. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois lá dou algumas dicas. OK?
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, gelatinosas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
Quem toma vinagre com água procure usar canudinho para proteger os dentes, o esmalte dos dentes são sensíveis a acidez.
Eu sempre uso o canudo pra não sentir o gosto. Não sabia que proteje os dentes😂 obrigada pela dica❤
Ana consegui a minha primeira mãe do vinagre de maçã estou muito feliz obrigada por tudo 🙏🌹
Olá Jacira, que bom! Fico feliz com seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar as pessoas executarem as receitas com sucesso!
Atualmente eu tenho preparado meus vinagres com o “bagaço” das bebidas probióticas que tenho amado fazer, pois estes já estão repletos de microrganismos benéficos e permitem uma fermentação mais rápida e segura. Basta adicionarmos água, açúcar e um pouco mais do ingrediente para obtermos um vinagre rico em sabor. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, como também no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois neles tenho mais informações. OK?
😮 como é feita essa mãe do vinagre?
A senhora não falou o quê é a mãe kkk
Gostaria de saber como vc armazena as mães. Precisa colocar alguma coisa no vidro com elas?
Olá, muito obrigada pela participação! As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. OK?
O que é Mãe do Vinagre? Como faço para consegui-la?
m.ruclips.net/video/mdyQQb-aEGk/видео.html&pp=ygUPTWFlcyBkZSB2aW5hZ3Jl
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, gelatinosas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
O quw é mãe?
Como faço?
Olá, boa noite!!!!
Também gostaria de saber como adquirir a mãe . Será que é da primeira vez que fazemos o vinagre???Obrigada
Olá, muito obrigada pela participação! As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, gelatinosas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Olá, muito bomndia !! Por gentileza oque é mães??? Aqui Brasil não identifiquei ? E perdoe por eu realmente não saber oque é ? Gratidão ✔️ ANDREIA RIBEIRO
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, gelatinosas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 EU FAÇO TEPACHE COM CASCAS DE ABACAXI E REALMENTE FORMA, PARECIDA COM O SCOBY DA KOMBUCHÁ, SÓ QUE MAIS FINA E EU SEMPRE JOGUEI FORA. AGORA VOU TER QUE FAZER UMA PRA CULTIVAR OS VINAGRES. POR ENQTO SÓ FAÇO VINAGRE DE KOMBUCHÁ, MAS ACHO ELE POUCO ÁIDO, SABOR FRAQUINHO PARA AS SALADAS. POSSO FAZER ESSA RECEITA E ELA VAI PRODUZIR A "MÃE" PRA EU USAR EMOUTRAS FRUTAS OU CADA FRUTA USA MÃE DIFERENTES? PAREI DE PRODUZIR TEPACHE PQ ENJOEI.
Amei a receita! Nunca tinha ouvido sobre mãe de vinagre! Como tomar este vinagre?
Na verdade eu prefiro beber as bebidas probióticas que tenho feito.e se vc ainda não está acostumada a consumir os probióticos, é melhor pegar leve no início, para o organismo ir se adaptando a estas novas floras e não causar uma pequena "revolução" no sistema digestivo! Aqui em casa começamos a consumir as bebidas probióticas com uns vinte ml diários e fomos aumentando uns vinte ml a cada semana até alcançarmos os 150 ml que bebemos atualmente em jejum toda manhã. Já os legumes e frutas, estes podem ser consumidos ao longo do dia, seja em sucos, saladas, sobremesas ou aperitivos. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois nele tenho mais informações. OK?
Oi Ana,amo essa dupla,abacaxi e gengibre
Verdade! Eu também! ;-)
Você é uma querida. Adorei sua forma de ensinar. Gratidão
Olá Rosely, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação e pelo carinho! ;-)
Uma boa noite chefe Ana
E um bom dia pra vc Valdeci! ;-)
Ficou bonito demais! 🍍🍍🍍🍍
Bom dia Prima! Verdade! Ficou realmente uma bela combinação! ;-)
Gostaria de saber como funciona a fermentação natural para fazer pães. Esse vinagre da pra fazer fermento de pão? Obrigada😊
Sim, pode usar com certeza! Quando puder, dê uma conferida nos vídeos da playlist “Pães e Biscoitos”, pois lá tenho receitas que talvez possam te interessar. OK?
Gostaria de saber o que são essas mães e como prepara
Olá Neide, muito obrigada pela participação! A formação da “mãe do vinagre” demonstra que o vinagre está saudável, pois ela nada mais é do que a colônia concentrada de bactérias acéticas benéficas e pronta para ser utilizada na fabricação de um novo vinagre, que não precisa obrigatoriamente utilizar o mesmo ingrediente do anterior.
As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele.
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois nele dou algumas dicas. OK?
Como sempre excelente ❤️❤️
Bom dia Sandra, fico feliz por vc seguir curtindo nosso trabalho! ;-)
Deve ficar saboroso
Olá Márcio, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
Sobre o açúcar, sou diabética, posso não colocar açúcar?
Eu prefiro evirar orientações sobre o tema, pois sou apenas uma chef de cozinha, mas meu dentista é diabético, consome e argumenta que o açúcar é praticamente todo transformado em ácido acético.
Chef Ana ,vc fala sobre a" mae" ,vc pega um pedaço e coloca no outro pote que vai preparar o vinagre ,
Como fazer essa mae,obrigado admiro seu trabalho 🌻
Olá Solange, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica.
Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois nele dou várias dicas. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 muito obrigado Deus te abençoe 🌻
Maravilha 🇧🇷🎸
Olá Moisés, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vindo ao canal! ;-)
Comecei a seguir agora, estou a procura de soluções naturais par ao auxílio do emagrecimento saudável. Me chamo Luiz Domingos, minha cidade é Salto do Céu-mt-Brasil
Bom dia! Então quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois nele tenho mais informações sobre algumas outras opções. OK?
Esse vinagre pode tomar a vontade ou tem contra indicacao obrigado
Olá, muito obrigada pela participação. Na verdade atualmente eu tenho feito os meus vinagres com o bagaço dos probióticos e esses sim estamos bebendo em jejum diariamente, enquanto os vinagres adiciono em saladas e marinadas ou uso na limpeza. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois nele tenho mais informações. OK?
Que maravilha!!!
Saudável e orgânico
Obrigada Flor 🌹
Como sempre arrasando no que faz com carinho e respeito
Irei fazer
Abraço
Olá Nelma, fico feliz por vc seguir curtindo nosso trabalho e muito obrigada pela participação e pelo carinho! É muito gratificante saber que o nosso trabalho está sendo apreciado! ;-)
Ana, quando dá uma "espuminha" branquinha por cima tá perdido o nosso abacaxi e não vai virar vinagre? O líquido está um pouco turvo também 😢
Olá Olga, muito obrigada pela participação! O abacaxi permite fermentações intensas e o que vc relata não me parece anormal. Siga mexendo a cada dois dias (pare de mexer quando iniciar a formação de uma película sobrenadante, que será a mãe) e verificando o aroma agradável da fermentação e coe e envase quando o sabor avinagrado seja de seu agrado. Boa sorte! ;-)
Boa noite, como faço mãe de vinagre.
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Oi desculpa tenho muitas dúvidas se tô sempre enchendo como vai formar minha mãe sei que chega uma pra que para de fermentar como álcool se tornado vinagre aí devo parar de encher pra se formar a minha primeira mãe
Olá André, muito obrigada pela participação! No tempo frio as fermentações geralmente ocorrem mais lentamente, mas apenas faça a preparação e espere (apenas mexa a cada dois dias). Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois nele dou algumas dicas. OK?
Adorei esta receita. Gostaria de saber se posso usar uma mãe de kombucha.
Olá Lilian, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Sim, com certeza! Na verdade são todas colônias muito semelhantes.OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Muito obrigada pela resposta. Estou fazendo o maravilhoso vinagre de cebola e coloquei uma mãezona de kombucha. No segundo dia já tinha várias bolhinhas . A fermentação já começou e acho que vai ser rápida, mesmo estando frio aqui em SP. Muito grata!
Que barato! Tenho constatado que independente do ingrediente, quando usamos muitas cascas, que é onde se encontram os microrganismos, e adicionamos uma mãe ativa e saudável, a fermentação será intensa e rápida. ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Grata!
Bom dia onde eu encontro essa mãe de vinagre
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
O que é mãe onde encontrar?
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Ana,como faço se ñ tenho a mãe?
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
O que é mãe do vinagre?
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, gelatinosas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Emagrece?‽???
Dizem que sim, mas na verdade eu prefiro beber as bebidas probióticas. Atualmente eu tenho preparado meus vinagres com o “bagaço” das bebidas probióticas que tenho amado fazer, pois estes já estão repletos de microrganismos benéficos e permitem uma fermentação mais rápida e segura. Basta adicionarmos água, açúcar e um pouco mais do ingrediente para obtermos um vinagre rico em sabor. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, como também no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois neles tenho mais informações. OK?
legal
Olá Denise, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
Como fazer vinagre mãe
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Eu não tenho
Mas o que te falta?
Ana o que é mãe
Olá Maria, muito obrigada pela participação! As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, gelatinosas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre.
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
O que é mãe
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, gelatinosas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
Eu nao tenho a MÃE do vinagre e agora???
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Mande notícias! ;-)
O que é mãe e como se faz??
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, gelatinosas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
Como se faz a mae???
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
O que é essa "mãe"?
Desculpa a ignorância,mas tô assistindo agora seu canal
Olá Ribeiro, muito obrigada pela participação! No problemo! As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 há que legal.devo então estar ajuntando elas toda vez que fizer o vinagre, é isso.
Obrigado por responder.que seus conhecimentos se multiplique cada vez mas.
Perfeitamente! A adição de mães no preparo tanto de vinagres, com de probióticos e kombuchas, impede contaminações e adianta o processo fermentativo. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois lá dou algumas dicas. OK?
As pessoas não prestam atenção no vídeo.
Mas podendo orientar eu sempre procuro ajudar. ;-)
ME INTERESSEI EM FAZER, MAS FICOU MUITO VAGO C ESSA " MÃE "...
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
O que é mãe
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, gelatinosas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.