Ótimo vídeo! Como no Brasil não é comum as pessoas não terem seguro de vida, seus herdeiros passam por grandes dificuldades ao receber o patrimônio que é inventariado. Cabe ressaltar que aqueles que tenham um seguro de vida adequado, os beneficiários terão recursos para custear todos os valores que o Dr. Danilo muito bem explicou. Nos países desenvolvidos (ao contrário do Brasil) são raros os casos de pessoas que não tenham seguro.
Parabéns , vídeo que elucida as formalizações burocráticas iniciais , muito esclarecedor e útil para aqueles que necessitam tomar noções básicas para começar o processo . Postem mais vídeos com detalhes do processo , pois isso trará ao leigo o incremento e a motivação do interessado a tomar a decisão para procurar um profissional do meio jurídico.. Abs
eu gostaria de saber o que sera feito quando os herdeiros não entram em acordo para fazer o inventario de duas casas que foram deixadas pelo meu pai que ja faleceu á 5 anos atras , sendo que ja foi feito o inventario da parte da minha mãe que morreu á 15 anos , mas tem uma irmã que faleceu solteira nao deixando nenhum filho , a outra faleceu solteira deixou dois filhos , e outro irmão faleceu e deixou um casal de filhos , nós em irmãos somos em dez vivos ,mais quatro netos herdeiros orfãos , como seria essa divisão? como seria essa partilha ? como agir se ninguém toma iniciativa quando não há acordo entre as partes ? , seria possivel alguem comprar minha parte no inventário ?
Doutor eu indo na defensoria pública.. se meu carro valer 15 mil... já ter passado seis meses quais taxa vou pagar e quais serão a porcentagem em cima de 15 mil eu moro no estado de são Paulo..
Ola Danilo, gostaria de saber quanto ficará o total que minha irmã terá que pagar pelo inventário, pois ela perdeu o marido e juntos os dois financiaram uma casa pela caixa no valor de 90.000.00( noventa mil reais) e ela mal poderia pagar o que você poderia falar como profissional nesta área?
Meu avô morreu em 1972 e deixou quatro filhos vivos declarados em óbito deixando também bens adquirido em 1956. Uma quarta filha, não declarada em óbito morreu em 1960, deixando uma filha com cinco anos de idade, ou seja, neta, nascida em 1955. Na abertura do inventário agora em 2017, essa neta que nasceu em 1955 tem direito a herança?
Meu caso é o seguinte meu pai, meu irmão e minha mãe morreram nesta ordem e ja se fazem 9 anos do meu pai e 6 do meu irmão e da minha mãe e não foi feito nenhum inventario .Somos 5 herdeiros de um único bem, uma casa, que no momento não tem ninguém morando nela pois esta sem condições de moradia .Mesmo assim apareceu um comprador e vamos fazer inventario p vender . Minha dúvida é seguinte como são três falecido vamos ter q fazer 3 inventarios ? E cada um vai gerar um valor de ITCMD ? ou seja vamos ter q multiplicar todos os tributos por 3?
meu esposo tem um inventario em andamento por causa fã empresa de furnas nao acabo depende de uma assinatura deles o bem e na margem do rio e já foi vendido e só fazer o inventario e passa pro novo dono e dividi entre os irmãos sera que demora muito começo em agosto
Olá, gostaria de saber a respeito do direito de herança. Sou filho adotivo, mas sou registrado, meus irmãos convenceram meus pais a não deixar nada pra mim. Quero saber como eu faço pra assegurar meu direito justo a herança. São seis filhos no total, a meu ver seria de 1/6 pra cada.
Bom dia...minhas dúvidas são: minha tia deixou um apartamento como herança para mim; ela não tinha herdeiros. Após sua morte, eu abri essa herança na Defensoria Pública, em 2003. Fui chamada para assinar a herança em 2008. Aí, para minha surpresa, foi aberto um inventário em nome da minha tia, sendo eu a inventariante. Cansei de tantos trâmites por motivo de doenças crônicas e, em 2011, eu o acautelei no Núcleo da Defensoria . O motivo de eu ter tomado essa decisão, também foi que, qdo chegasse ao imposto na Secretaria de Fazenda, eu teria que pagar 4% do imóvel. Só que eu moro na área nobre da cidade e meu medo é que o avaliador, não avaliasse pelo valor venal, mas sim, pelos imóveis caros da minha região...o que faço para tirar o processo da Defensoria Pública, tentar vendê-lo sem pagar as custas, ou seja, o valor valor do imposto e a transmissão do mesmo, para o nome do comprador, sendo que eu não posso pagar um advogado particular? Tenho salvação? Grata.
Dr Danilo, boa tarde! Meu pai construiu 6 casas em um terreno para os 5 filhos e uma casa pra ele e minha mae. Ele ja faleceu. Dos irmãos 4 estão vivos e um casou-se por duas vezes, no primeiro casamento teve 2 filhos que agora estão maiores. Ele ao se separar casou-se novamente e veio a falecer. Casou no regime de comunhão parcial de bens. A viuva atual quer saber se ela tem direito nessa casa que foi construida pelo meu pai antes de se casarem . Minha mae vive e pelo que sei 50% desta casa pertence a ela e 50% aos dois filhos? já que meu pai não fez o inventário.
Doutor minha avó deixou 9 herdeiros para a casa dela, só que o filho dela, meu tio Hélio desapareceu a mais de 40 anos, não sabemos se ele está vivo ou morto, como fica isso ? é quanto tempo dura para-se fazer um inventario gratuito ? por favor me responda.
Doutor Danilo Bom dia Meu pai Morreu e não Tem Bens No nome dele, Mas ele tinha Bens sem ser No Nome dele estava como ele e tipo ele usava para trabalhar, só o fato de não está no nome dele esses Bens, tipo eu e Minha Irmã agente Tem Direito Nesses Bens que não estava no nome Dele ?
Sr. Danilo Minha mãe faleceu em Dezembro de 2015, deixando alguns bens, mas a outra herdeira esta retendo a documentação e dificultando o início do processo do inventario o que pode ser feito? E meu pai não tinha união estável com ela e foi embora já faz quatorze anos ele tem direito?
Amigo.... não sou o Danilo, mas vou te responder... Assim, na verdade, a lei franquia a abertura do inventário para aquele interessado... Então qualquer herdeiro pode fazer isso, inclusive vc, se for maior de idade... Beleza?:::
Tenho um processo de inventario/partilha cm testamento q ta na fazenda pública de SP, so tem dois erdeiros de maior. O processo foi enviado pr Faz Publica dia 13/9/16, Quanto tempo demorará pra sai o formol de partilha? agradeço antecipado pela resposta.
doutor existindo um litigio entre herdeiros, onde um deles detém o documento no caso do imóvel a ser partilhado e não querer ele entregar aos demais para que seja feito o inventário como deve-se proceder diante de tal fato?
Caro Gersinho.... O ideal é que essa situação se resolva amigavelmente, entre vocês, porque todos possuem direitos iguais sobre tal imóvel, mas já que um dos herdeiros não quer dar início ao processo de inventário de forma amistosa, a lei franquia a abertura desse processo a qualquer um dos herdeiros, desde que seja maior de idade e capaz. Então, vc mesmo pode providenciar a abertura do inventário, por meio de um advogado (que é obrigatório e indispensável no caso de processo de inventário)... Há mecanismos judiciais de se ter todos os documentos necessários sem precisar desse que o herdeiro não quer abir mão...... Beleza? Sou Hermógenes.... 61 8240.8266................Fica com Deus.................... Obs- faça isso o mais rápido possível, pois a demora acarretará multa sobre o ITCMD....................
ola tenho uma pergunta ... minha avo e meu avo faleceu a 8 anos ... e deixou 13 herdeiros , mas desde intao minha mãe mora na casa que é herança de 13 , alguns dos irmãos dela não vão querer assina , mas todos tem onde morar só minha mae que não tem casa própria ! ... gostaria de saber quanto ficaria pra paga o inventario que nunca foi mexido e como teria que fazer pra dar inicio ao procedimento , pois vivemos apenas com 1 salario minimo , e minha mae foi demitida do emprego recentemente , ela é faxineira e não teria como paga um alto custo . Por favor me responda , preciso muito saber disso pois a prefeitura e a irma da minha mae pode tomar a casa de nós ! . obrigada
estou com um caso de iventario desde 2013 uma casa de herdeiros - 4 irmaos todos com filhos e cada um em sua casa - um mesmo portao de entrada cada casa sua energia , agua dividida enfim - meu pai e minha mae faleceram e meu pai era o herdeiro dos 4 - ocorre q ele teve 3 filhas a do meio é sindrome de down ;;;;; por medo de ameaca de telefonemas minha irma mais velha entregou a chave p minha tia q ja tem sua casa e meu primo q mora com a mesma quebrou a parede e juntou as 2 casas acrescentando os 2 comodos q era da minha maes e um banheiro e uma pequena area , essa minha irma q e sindrome de down mora comigo q entrei com inventario a fim de alugar os comodos como era minha intenção,,,,,, coloquei em um adv e somente agora vamos ter uma audiencia de conciliação, no ano passado vi os valores p pagar imposto iventario saía mais ou menos 29740,00 reais ...... como eles procede nesse caso é rateado nem aluguel estou recebendo deles , a minha inteção era alugar os comodos e nao atrapalhar ninguem de morar lá , ???o q pode ser feito soraia
Olá boa noite , gostaria de saber quem tem diretos ao herdeiro . Somos 10 irmãos 3 faleceu antes da nossa mãe e 1 depois dela , gostaria de saber que os 3 falecidos deixou filhos . Filhos dos falecidos tem direito a herança . E tem 19 anos que ela faleceu e nunca fizemos inventário
boa tarde ,meus avos deixaram um imovel, ja faleceram a mais de 25 anos e nao foi feito inventario na epoca , hoje com o consenso do resto da familia gostaria de comprar este imovel, entao gostaria d saber se da para regularizar d alguma forma o documento do imovel??obg
Boa Noite " Meu tio comprou um apartamento, Que foi vendido três vezes e não foi transferido nenhuma vez, ele é o terceiro dono, mas o primeiro dono faleceu, Como devo proceder para transferir para o nome do meu tio ?
olá eu não sei ok fazer porisso pessei pra tirar minhas dúvidas Minha filha tem 14 anos o pai dela faleceu não deixou testamento mais 4 casa no Paraná e três casa em bauru fora pouco dinheiro no banco os filho mais velho do Paraná asinou uma procuração pra um deles que é de 32 anos ele veio em bauru. e queria que eu asinase uma procuração pra ele mais não pude ai ele em ficou um adevogado do Paraná eu não sei o nome e nem o telefone desde adevogado e de pois que eu assinei esse papel ele começou a vender as casa do pai dela Minha filha recebia uma pensão alimentícia o pai era aposentado Eu fui passar o negócio pra minha filha eu precioso dos documento do pai mas eles não quer me dar os documento nesesario so tenho uma cópia do atestado de óbito ententicado em cartório mas não servir o que eu tenho que fazer????
Ola Dr, meu pai a 38 anos atras ganhou na loteria e emprestou todo dinheiro a meu avô, com o qual meu avô adquiriu muitas propriedades. Hoje com meu avô ja falecido, meu pai pode reaver o ressarcimento do dinheiro emprestado?
Minha família tem uma propriedade rural que está no nome do meu Bisavô. Porém, o mesmo já faleceu e minha bisavó também. Eles tiveram 9 filhos. A propriedade já encontra-se repartida e cercada para os nove herdeiros. Eu comprei duas partes terra de 2 tios. Gostaria de repassar essas partes para o meu nome. O que devo fazer?
DR DANILO por favor queria tira uma duvida minha mão faleceu e meu pai casou de novo meu pai ja tinha inmoves juntos com minha mão esta segunda mulher que casou com meu pai nu regime de separaçao total de bens tem direitos dos bens que era da minha mão? outra duvida ele construio 3 imoves na costancia do casamento dela com meu pai. mas estes inmoves fourão construidos dentro deste mesmo terreno que ja era da minha mão com meu pai. meu pai. meu pai morreu. e esta mulher morreu. qual o direito que os filhos dela tem. estes filhos não são do meu pai? fiz o constitui um a devogado e fiz o emventario mas o meu adevogado não colocou os filhos desta segunda espousa do meu pai. paquei u imposto dos inmoves tranmisão pois morte de todos inmoves. mas u juz a nulou u enventario feito e o processo esta no tribunau superior, u que u senhor pode mim dizer? ficarei muito grato.
Boa tarde, Minha Avo faleceu a 27 anos, ela teve 14 filhos, hoje vivos somente 4 . Mas os filhos dos filhos estão querendo vender uma casa, que na realidade o que vale mais é o terreno, a casa para nos é mais o sentimental, desde que minha Vo faleceu, quem vem pagando os impostos é a minha mãe, Mesmo depois de tanto tempo ainda é possível fazer um inventário? Mesmo minha mãe não tendo o dinheiro para pagar as custas e outras partes.
a mãe de um amigo meu mora num imovel na capital do ceará fortaleza a mais de 5 anos ela não tem outra casa para morar não tem condição financeira de comprar uma casa essa casa que ela mora não tem matricula em nenhum cartorio de fortaleza e foi deixada pela sua mãe que é avó de meu amigo esse imovel nunca foi inventariado os herdeiros desse imovel são quatro a mãe do meu amigo mais um irmão e duas irmãs totalizando quatro herdeiros os três irmãos da mãe do meu amigo não querem abrir invetario do imovel desses quatro herdeiros mora na casa a mãe do meu amigo e uma das irmãs dela. a avó do meu amigo mãe dos quatros herdeiros morreu faz mais de 14 anos mais ou menos não deixou testamento nesse caso a mãe do meu amigo pode entrar com usucapião para casa ser dela?
Dr. Danilo, boa tarde! Minha mãe faleceu faz 1 ano e 3 meses, não foi feito inventário. Agora descobrimos que meu pai está tendo um caso com uma mulher a 3 meses, e quer traze-la para morar na casa dele. o que devemos fazer?
anulação de partilha! eu não tenho condições financeiras para pagar as custas do processo, meu advogado acha melhor fazer o acordo, mas a parte ofereceu muito pouco, fico em dúvida se meu advogado está com o interesse de ganhar o percentual dele sem ter tido muito trabalho. porque são cinco bens de alto valor. gostaria de ir até o final é fazer a partilha com justo direito. por outro lado fico sem saber quanto vou gastar sem ter, pra pagar essas custas e o tempo que leva. o advogado falou a parte não vai querer saber de gastar com anulação. por favor me ajude!!
Boa tarde doutor meu nome e Robson meu pai faleceu e a casa quê meu irmão morava estava em leilão e nos não sabia minha irmã botou um advogado e aproveitou e botou outra casa e um carro que meu pai tinham. o advogado ele avaliou os bens em 200 mil reais so que ele disse que 10 mil era para pagar a taxa da justiça e vinte mil era dele oque o senhor aconselha eesse valor mesmo.
Muito bom o video , Dr. Danilo bom dia , meu avô faleceu em 1980 e na certidao de obito estão declarados os filhos , ele deixou 01 imovel , no qual meu tio tem 7 irmaos vivos , mas ele quem paga o IPTU sozinho e mora no local com mais 02 irmaos, neste caso precisa de inventario? Ele tem a escritura no nome do meu avô e os impostos chegam no nome dele , ele pode transferir a escritura para o nome dele? ou e preciso de um inventario?
Ola, meu pai faleceu sou filha unica registrada ele tinha outro casamento em vida nao tem filhos nesse casamento. Sendo que a mulher tem resistencia em dar os bens o que devo fazer para ter acesso aos bens.
Senhor Danilo Montemurro no caso o meu Pai ainda é vivo e tem 2 casas em seu nome sou o primeiro filho dele também tenho 1 irmão ele quer passar umas das casas em meu nome e a outra no nome do meu irmão, isso é complicado de fazer preciso solicitar um advogado profissional ou esse atestado pode ser feito em cartório civil?
DR, UMA FAMILIA DE TRÉS HERDEIROS ONDE É DEIXADO SOMENTE UM IMÓVEL PARA DIVISÃO , ONDE DOIS DOS HERDEIROS , SE DESRAIGARAM PELO MUNDO A MUITO ANOS, VINDO APARECER SOMENTE A SOLICITAR PARTE DO IMÓVEL, TEM O DIREITO SENDO-SE QUE O OUTRO HERDEIRO SEMPRE ESTEVE PRESENTE COM SEUS PAIS AUXILIANDO EM TODOS OS SENTIDOS. OBS= O HERDEIRO Q SEMPRE ESTEVE COM SEUS PAIS SE ENCONTRA NO IMOVEL POIS NÃO TEM OUTRO IMOVEL,. POR FAVOR A LEI BENEFICIA O HERDEIRO QUE NUNCA ABANDONOU SEUS PAIS??????. OBRIGADO
gostaria muito de uma orientação meu pai faleceu em 2012 era casado com minha mae, eu sou filha legitima de mãe e pai mais tenho uma irma somente por parte de mãe, minha mãe comprou um terreno e deu parte para cada uma fazer casa minha faleceu esta com 1 mes ja esta tendo briga minha irma quer vender a casa e quer q eu passe minha parte para o filho dela que e de menor fora q minha mãe tem uma outra casa que ela ganhou como doação do pai dela sendo q minha irmã tbm ganhou terreno e vendeu e minha irmã quer vender tudo gostaria de saber quais sao meus direitos e se a unica forma e irmos para justica desde ja agradeço
Sr. Leandro, se haviam bens, será necessário abrir os inventários de sua mãe e avó, os quais podem ser abertos em um único procedimento. Recomendo, que constitua um advogado especializado em Direito de Família e Sucessões para que elabore a melhor estratégia sucessória.
Minha mãe faleceu agora em 15SET15. Era casada com meu padrasto (81 anos aposentado renda de 1.600,00) em comunhão universal de bens. Ela 3 filhas maiores (incluindo eu) do 1º enlace; ele 2 filhas maiores do 1º enlace. Ele goza do direito de isenção de impostos? Quais? Dr. Danilo, o sr. é de SP? Obrigado.
Minha cara Márcia... Assim, não há isenção nesse caso.... Terá que ser uma partilha normal.... Então, seu padrasto receberá, a título de meação, a metade dos bens.... mas não herdará com vocês, porque o regime adotado no casamento é o da comunhão universal de bens.....Beleza??? Obs.... Meu nome é Hermógenes.... bjim... e boa sorte...... rs
bem gostaria de saber o meu marido faleceu e não deixou grandes coisas mas deixou a casa em que moramos e e tipo assim tenho dois filhos um e doente esta enterditado e a menina mora com um rapaz mas mão se casou e ela acha que não tenho a nessecidade de fazer inventario que vai ficar caro mas penso assim se um dia eu chego a faltar e ela pode por o menino em uma clínica e vender a casa e ele fica sem nada ...não sei o que faço preciso de ajuda espero resposta ....
neusa voce deve fazer um enventario seu marido faleceu e voce tem o Direito de ficar com os bens dele , caso um dia voce chegue a faltar os bens que seu marido deixou passara para seus dois filhos .
boa tarde entao eu conprei um carro e a dona do carro morreu e os filhos dela nao que passar o carro pro meu nome eu preciso vender ele oq eu fasso obrigado
Boa noite Dr. minha esposa teve câncer e faleceu a dois anos e três meses, fiquei muito doente psicologicamente e tendo que suprir as necessidades de dois filhos. So agora me dei conta que tenho que dar entrada no processo de inventário. trabalho como autônomo em construção civil, não tenho registro em carteira. tenho um carro no nome dela e preciso vender, confesso que não posso pagar o tributos. Por favor me oriente?
Dr. Montemurro, saudações. Minha mãe viveu 53 anos com meu pai, em união estável não declarada/reconhecida e faleceu. Eu, como filho único, sseria o único inventariante, mas me informei que poderia inclui-lá no inventário extrajudicial como companheira de união estável por intermédio de provas e testemunhas. Sendo assim, ela teria seus direitos garantidos? Outra pergunta: Li, por alto, na legislação do ITCMD que poderia parcelar o imposto em 24 vezes. Como seria este procedimento? Agradeço a atenção.
boa tarde meu pai morreu e deixou bens casa e carro meu irmão se possuiu e nao deicha eu andar minha mae deu a parte do carro para ele mas eu nao como q eu faço
Minha cara Cintia............ vc terá que providenciar, urgentemente, a abertura do inventário, pois irá reunir todos os bens deixados pelo seu pai para se fazer a correta partilha.... Procura a Defensoria Pública.... ou um bom advogado...... Beleza::::???? bjjim.........
boa noite Dr, uma pessoa morre, ele era solteiro e tinha uma filha, ele morava e cuidava de sua mãe, a sua mãe tem algum direito a parte herança desse filho?
nesse caso pergunto .um rapaz morreu deixou uma moto pro pai ,ai a moto tava atrazada e foi paga pela policia e agora so se tira com uma declaraçao ou o inventario, e isso ou tem outro meio
No caso de filho único, esse filho será o herdeiro universal, ou seja, ele herdará o total de toda herança (conjunto de todas as relações patrimoniais - créditos e débitos) do finado............ Beleza?
Ok......... então, como lhe falei, seu padrasto receberá a metade... .e a outra metade desses bens será dividida entre todos os filhos, sem distinção, em partes iguais..... .Beleza??? Bjim....
Ótimo vídeo! Como no Brasil não é comum as pessoas não terem seguro de vida, seus herdeiros passam por grandes dificuldades ao receber o patrimônio que é inventariado. Cabe ressaltar que aqueles que tenham um seguro de vida adequado, os beneficiários terão recursos para custear todos os valores que o Dr. Danilo muito bem explicou. Nos países desenvolvidos (ao contrário do Brasil) são raros os casos de pessoas que não tenham seguro.
Parabéns , vídeo que elucida as formalizações burocráticas iniciais , muito esclarecedor e útil para aqueles que necessitam tomar noções básicas para começar o processo . Postem mais vídeos com detalhes do processo , pois isso trará ao leigo o incremento e a motivação do interessado a tomar a decisão para procurar um profissional do meio jurídico.. Abs
Very good service Mr. Montemurro,keep doing that way it´s useful for those who are needing a lawer support
Muito bom vídeo, Doutor!! Sucesso
eu gostaria de saber o que sera feito quando os herdeiros não entram em acordo para fazer o inventario de duas casas que foram deixadas pelo meu pai que ja faleceu á 5 anos atras , sendo que ja foi feito o inventario da parte da minha mãe que morreu á 15 anos , mas tem uma irmã que faleceu solteira nao deixando nenhum filho , a outra faleceu solteira deixou dois filhos , e outro irmão faleceu e deixou um casal de filhos , nós em irmãos somos em dez vivos ,mais quatro netos herdeiros orfãos , como seria essa divisão? como seria essa partilha ? como agir se ninguém toma iniciativa quando não há acordo entre as partes ? , seria possivel alguem comprar minha parte no inventário ?
Doutor eu indo na defensoria pública.. se meu carro valer 15 mil... já ter passado seis meses quais taxa vou pagar e quais serão a porcentagem em cima de 15 mil eu moro no estado de são Paulo..
boa tarde dr
meu tio tem que fazer um emventario so que nao tem,nao tem filho sua sua esposa faleceu qual e a orientação que pode nos dar
Ola Danilo, gostaria de saber quanto ficará o total que minha irmã terá que pagar pelo inventário, pois ela perdeu o marido e juntos os dois financiaram uma casa pela caixa no valor de 90.000.00( noventa mil reais) e ela mal poderia pagar o que você poderia falar como profissional nesta área?
Meu avô morreu em 1972 e deixou quatro filhos vivos declarados em óbito deixando também bens adquirido em 1956. Uma quarta filha, não declarada em óbito morreu em 1960, deixando uma filha com cinco anos de idade, ou seja, neta, nascida em 1955. Na abertura do inventário agora em 2017, essa neta que nasceu em 1955 tem direito a herança?
qual a media de porcentagem de honorários de um inventario extrajudicial?
Meu caso é o seguinte meu pai, meu irmão e minha mãe morreram nesta ordem e ja se fazem 9 anos do meu pai e 6 do meu irmão e da minha mãe e não foi feito nenhum inventario .Somos 5 herdeiros de um único bem, uma casa, que no momento não tem ninguém morando nela pois esta sem condições de moradia .Mesmo assim apareceu um comprador e vamos fazer inventario p vender . Minha dúvida é seguinte como são três falecido vamos ter q fazer 3 inventarios ? E cada um vai gerar um valor de ITCMD ? ou seja vamos ter q multiplicar todos os tributos por 3?
meu esposo tem um inventario em andamento por causa fã empresa de furnas nao acabo depende de uma assinatura deles o bem e na margem do rio e já foi vendido e só fazer o inventario e passa pro novo dono e dividi entre os irmãos sera que demora muito começo em agosto
Olá Danilo, minha mãe faleceu dia 03/01/2015.sou filho único ela só tinha uma casa. como devo proceder para transferir para o meu nome?
Olá, gostaria de saber a respeito do direito de herança. Sou filho adotivo, mas sou registrado, meus irmãos convenceram meus pais a não deixar nada pra mim. Quero saber como eu faço pra assegurar meu direito justo a herança. São seis filhos no total, a meu ver seria de 1/6 pra cada.
Bom dia...minhas dúvidas são: minha tia deixou um apartamento como herança para mim; ela não tinha herdeiros. Após sua morte, eu abri essa herança na Defensoria Pública, em 2003. Fui chamada para assinar a herança em 2008. Aí, para minha surpresa, foi aberto um inventário em nome da minha tia, sendo eu a inventariante. Cansei de tantos trâmites por motivo de doenças crônicas e, em 2011, eu o acautelei no Núcleo da Defensoria . O motivo de eu ter tomado essa decisão, também foi que, qdo chegasse ao imposto na Secretaria de Fazenda, eu teria que pagar 4% do imóvel. Só que eu moro na área nobre da cidade e meu medo é que o avaliador, não avaliasse pelo valor venal, mas sim, pelos imóveis caros da minha região...o que faço para tirar o processo da Defensoria Pública, tentar vendê-lo sem pagar as custas, ou seja, o valor valor do imposto e a transmissão do mesmo, para o nome do comprador, sendo que eu não posso pagar um advogado particular? Tenho salvação? Grata.
Dr Danilo, boa tarde!
Meu pai construiu 6 casas em um terreno para os 5 filhos e uma casa pra ele e minha mae. Ele ja faleceu. Dos irmãos 4 estão vivos e um casou-se por duas vezes, no primeiro casamento teve 2 filhos que agora estão maiores. Ele ao se separar casou-se novamente e veio a falecer. Casou no regime de comunhão parcial de bens. A viuva atual quer saber se ela tem direito nessa casa que foi construida pelo meu pai antes de se casarem . Minha mae vive e pelo que sei 50% desta casa pertence a ela e 50% aos dois filhos? já que meu pai não fez o inventário.
Doutor minha avó deixou 9 herdeiros para a casa dela, só que o filho dela, meu tio Hélio desapareceu a mais de 40 anos, não sabemos se ele está vivo ou morto, como fica isso ? é quanto tempo dura para-se fazer um inventario gratuito ? por favor me responda.
doutor. na justiça.gratuita paga alguma coisa
Doutor Danilo Bom dia Meu pai Morreu e não Tem Bens No nome dele, Mas ele tinha Bens sem ser No Nome dele estava como ele e tipo ele usava para trabalhar, só o fato de não está no nome dele esses Bens, tipo eu e Minha Irmã agente Tem Direito Nesses Bens que não estava no nome Dele ?
Sr. Danilo Minha mãe faleceu em Dezembro de 2015, deixando alguns bens, mas a outra herdeira esta retendo a documentação e dificultando o início do processo do inventario o que pode ser feito? E meu pai não tinha união estável com ela e foi embora já faz quatorze anos ele tem direito?
Amigo.... não sou o Danilo, mas vou te responder... Assim, na verdade, a lei franquia a abertura do inventário para aquele interessado... Então qualquer herdeiro pode fazer isso, inclusive vc, se for maior de idade... Beleza?:::
Há a possibilidade de somente pagar o ITCMD e custas do inventário, após a venda do imóvel?
Tenho um processo de inventario/partilha cm testamento q ta na fazenda pública de SP, so tem dois erdeiros de maior. O processo foi enviado pr Faz Publica dia 13/9/16, Quanto tempo demorará pra sai o formol de partilha? agradeço antecipado pela resposta.
doutor existindo um litigio entre herdeiros, onde um deles detém o documento no caso do imóvel a ser partilhado e não querer ele entregar aos demais para que seja feito o inventário como deve-se proceder diante de tal fato?
Caro Gersinho.... O ideal é que essa situação se resolva amigavelmente, entre vocês, porque todos possuem direitos iguais sobre tal imóvel, mas já que um dos herdeiros não quer dar início ao processo de inventário de forma amistosa, a lei franquia a abertura desse processo a qualquer um dos herdeiros, desde que seja maior de idade e capaz. Então, vc mesmo pode providenciar a abertura do inventário, por meio de um advogado (que é obrigatório e indispensável no caso de processo de inventário)... Há mecanismos judiciais de se ter todos os documentos necessários sem precisar desse que o herdeiro não quer abir mão...... Beleza? Sou Hermógenes.... 61 8240.8266................Fica com Deus.................... Obs- faça isso o mais rápido possível, pois a demora acarretará multa sobre o ITCMD....................
ola tenho uma pergunta ... minha avo e meu avo faleceu a 8 anos ... e deixou 13 herdeiros , mas desde intao minha mãe mora na casa que é herança de 13 , alguns dos irmãos dela não vão querer assina , mas todos tem onde morar só minha mae que não tem casa própria ! ... gostaria de saber quanto ficaria pra paga o inventario que nunca foi mexido e como teria que fazer pra dar inicio ao procedimento , pois vivemos apenas com 1 salario minimo , e minha mae foi demitida do emprego recentemente , ela é faxineira e não teria como paga um alto custo . Por favor me responda , preciso muito saber disso pois a prefeitura e a irma da minha mae pode tomar a casa de nós ! . obrigada
estou com um caso de iventario desde 2013
uma casa de herdeiros - 4 irmaos todos com filhos e cada um em sua casa - um mesmo portao de entrada cada casa sua energia , agua dividida enfim - meu pai e minha mae faleceram e meu pai era o herdeiro dos 4 - ocorre q ele teve 3 filhas a do meio é sindrome de down ;;;;; por medo de ameaca de telefonemas minha irma mais velha entregou a chave p minha tia q ja tem sua casa e meu primo q mora com a mesma quebrou a parede
e juntou as 2 casas acrescentando os 2 comodos q era da minha maes e um banheiro e uma pequena area , essa minha irma q e sindrome de down mora comigo q entrei com inventario a fim de alugar os comodos como era minha intenção,,,,,, coloquei em um adv
e somente agora vamos ter uma audiencia de conciliação, no ano passado vi os valores p pagar imposto iventario saía mais ou menos 29740,00 reais ...... como eles procede nesse caso é rateado nem aluguel estou recebendo deles , a minha inteção era alugar os comodos e nao atrapalhar ninguem de morar lá , ???o q pode ser feito
soraia
Olá boa noite , gostaria de saber quem tem diretos ao herdeiro . Somos 10 irmãos 3 faleceu antes da nossa mãe e 1 depois dela , gostaria de saber que os 3 falecidos deixou filhos . Filhos dos falecidos tem direito a herança . E tem 19 anos que ela faleceu e nunca fizemos inventário
e outra coisa eles querem os herdeiros vender a casa que minha avó deixou sem fazer o inventário, alguém compra casa sem inventario ?
Ola tenho uma duvida tenho duas casas em inventario eu preciso de dois avaliadores pra poder chegar a um valor ou apenas um ja e o suficiente ?
boa tarde ,meus avos deixaram um imovel, ja faleceram a mais de 25 anos e nao foi feito inventario na epoca , hoje com o consenso do resto da familia gostaria de comprar este imovel, entao gostaria d saber se da para regularizar d alguma forma o documento do imovel??obg
É possível transferir um processo de inventário para outra cidade, pois a cidade onde foi aberto o inventário está sem juiz para deferir sentença.
Boa Noite " Meu tio comprou um apartamento, Que foi vendido três vezes e não foi transferido nenhuma vez, ele é o terceiro dono, mas o primeiro dono faleceu, Como devo proceder para transferir para o nome do meu tio ?
olá eu não sei ok fazer porisso pessei pra tirar minhas dúvidas Minha filha tem 14 anos o pai dela faleceu não deixou testamento mais 4 casa no Paraná e três casa em bauru fora pouco dinheiro no banco os filho mais velho do Paraná asinou uma procuração pra um deles que é de 32 anos ele veio em bauru. e queria que eu asinase uma procuração pra ele mais não pude ai ele em ficou um adevogado do Paraná eu não sei o nome e nem o telefone desde adevogado e de pois que eu assinei esse papel ele começou a vender as casa do pai dela Minha filha recebia uma pensão alimentícia o pai era aposentado Eu fui passar o negócio pra minha filha eu precioso dos documento do pai mas eles não quer me dar os documento nesesario so tenho uma cópia do atestado de óbito ententicado em cartório mas não servir o que eu tenho que fazer????
gostei muito do seu video e tenho algumas duvidas
Ola Dr, meu pai a 38 anos atras ganhou na loteria e emprestou todo dinheiro a meu avô, com o qual meu avô adquiriu muitas propriedades. Hoje com meu avô ja falecido, meu pai pode reaver o ressarcimento do dinheiro emprestado?
Minha família tem uma propriedade rural que está no nome do meu Bisavô. Porém, o mesmo já faleceu e minha bisavó também. Eles tiveram 9 filhos. A propriedade já encontra-se repartida e cercada para os nove herdeiros. Eu comprei duas partes terra de 2 tios. Gostaria de repassar essas partes para o meu nome. O que devo fazer?
DR DANILO por favor queria tira uma duvida minha mão faleceu e meu pai casou de novo meu pai ja tinha inmoves juntos com minha mão esta segunda mulher que casou com meu pai nu regime de separaçao total de bens tem direitos dos bens que era da minha mão? outra duvida ele construio 3 imoves na costancia do casamento dela com meu pai. mas estes inmoves fourão construidos dentro deste mesmo terreno que ja era da minha mão com meu pai. meu pai. meu pai morreu. e esta mulher morreu. qual o direito que os filhos dela tem. estes filhos não são do meu pai? fiz o constitui um a devogado e fiz o emventario mas o meu adevogado não colocou os filhos desta segunda espousa do meu pai. paquei u imposto dos inmoves tranmisão pois morte de todos inmoves. mas u juz a nulou u enventario feito e o processo esta no tribunau superior, u que u senhor pode mim dizer? ficarei muito grato.
Boa tarde, Minha Avo faleceu a 27 anos, ela teve 14 filhos, hoje vivos somente 4 . Mas os filhos dos filhos estão querendo vender uma casa, que na realidade o que vale mais é o terreno, a casa para nos é mais o sentimental, desde que minha Vo faleceu, quem vem pagando os impostos é a minha mãe, Mesmo depois de tanto tempo ainda é possível fazer um inventário? Mesmo minha mãe não tendo o dinheiro para pagar as custas e outras partes.
a mãe de um amigo meu mora num imovel na capital do ceará fortaleza a mais de 5 anos ela não tem outra casa para morar não tem condição financeira de comprar uma casa essa casa que ela mora não tem matricula em nenhum cartorio de fortaleza e foi deixada pela sua mãe que é avó de meu amigo esse imovel nunca foi inventariado os herdeiros desse imovel são quatro a mãe do meu amigo mais um irmão e duas irmãs totalizando quatro herdeiros os três irmãos da mãe do meu amigo não querem abrir invetario do imovel desses quatro herdeiros mora na casa a mãe do meu amigo e uma das irmãs dela. a avó do meu amigo mãe dos quatros herdeiros morreu faz mais de 14 anos mais ou menos não deixou testamento nesse caso a mãe do meu amigo pode entrar com usucapião para casa ser dela?
Ola bom diaa.. Quais documentos necessarios para desmembrar um terreno.. Porem este terreno tem uma casa muito antiga e ela nao tem documento.. Grata
eu fiz um envetario de um carro prazo para tranferir e determinado
Dr. Danilo, boa tarde!
Minha mãe faleceu faz 1 ano e 3 meses, não foi feito inventário.
Agora descobrimos que meu pai está tendo um caso com uma mulher a 3 meses, e quer traze-la para morar na casa dele.
o que devemos fazer?
anulação de partilha! eu não tenho condições financeiras para pagar as custas do processo, meu advogado acha melhor fazer o acordo, mas a parte ofereceu muito pouco, fico em dúvida se meu advogado está com o interesse de ganhar o percentual dele sem ter tido muito trabalho. porque são cinco bens de alto valor. gostaria de ir até o final é fazer a partilha com justo direito.
por outro lado fico sem saber quanto vou gastar sem ter, pra pagar essas custas e o tempo que leva.
o advogado falou a parte não vai querer saber de gastar com anulação. por favor me ajude!!
Claudete Videres
Boa tarde doutor meu nome e Robson meu pai faleceu e a casa quê meu irmão morava estava em leilão e nos não sabia minha irmã botou um advogado e aproveitou e botou outra casa e um carro que meu pai tinham. o advogado ele avaliou os bens em 200 mil reais so que ele disse que 10 mil era para pagar a taxa da justiça e vinte mil era dele oque o senhor aconselha eesse valor mesmo.
Muito bom o video , Dr. Danilo bom dia , meu avô faleceu em 1980 e na certidao de obito estão declarados os filhos , ele deixou 01 imovel , no qual meu tio tem 7 irmaos vivos , mas ele quem paga o IPTU sozinho e mora no local com mais 02 irmaos, neste caso precisa de inventario? Ele tem a escritura no nome do meu avô e os impostos chegam no nome dele , ele pode transferir a escritura para o nome dele? ou e preciso de um inventario?
Ola, meu pai faleceu sou filha unica registrada ele tinha outro casamento em vida nao tem filhos nesse casamento. Sendo que a mulher tem resistencia em dar os bens o que devo fazer para ter acesso aos bens.
Senhor Danilo Montemurro no caso o meu Pai ainda é vivo e tem 2 casas em seu nome sou o primeiro filho dele também tenho 1 irmão ele quer passar umas das casas em meu nome e a outra no nome do meu irmão, isso é complicado de fazer preciso solicitar um advogado profissional ou esse atestado pode ser feito em cartório civil?
DR, UMA FAMILIA DE TRÉS HERDEIROS ONDE É DEIXADO SOMENTE UM IMÓVEL PARA DIVISÃO , ONDE DOIS DOS HERDEIROS , SE DESRAIGARAM PELO MUNDO A MUITO ANOS, VINDO APARECER SOMENTE A SOLICITAR PARTE DO IMÓVEL, TEM O DIREITO SENDO-SE QUE O OUTRO HERDEIRO SEMPRE ESTEVE PRESENTE COM SEUS PAIS AUXILIANDO EM TODOS OS SENTIDOS. OBS= O HERDEIRO Q SEMPRE ESTEVE COM SEUS PAIS SE ENCONTRA NO IMOVEL POIS NÃO TEM OUTRO IMOVEL,. POR FAVOR A LEI BENEFICIA O HERDEIRO QUE NUNCA ABANDONOU SEUS PAIS??????. OBRIGADO
minha mãe veio a falecer somos em quatro herdeiros, mais o pai.
quando poderá ser feito inventário?
Boa Tarde, se já se passou 8 anos e o processo continua enrolado é possível fazer o inventário ainda?
Sim, minha cara.... se ainda não foi aberto, vc poderá fazer, mediante comprovação documental, claro... Beleza???
perdi a certidao de arrolamento do auto da partilha, posso tirar outro?
gostaria muito de uma orientação meu pai faleceu em 2012 era casado com minha mae, eu sou filha legitima de mãe e pai mais tenho uma irma somente por parte de mãe, minha mãe comprou um terreno e deu parte para cada uma fazer casa minha faleceu esta com 1 mes ja esta tendo briga minha irma quer vender a casa e quer q eu passe minha parte para o filho dela que e de menor fora q minha mãe tem uma outra casa que ela ganhou como doação do pai dela sendo q minha irmã tbm ganhou terreno e vendeu e minha irmã quer vender tudo gostaria de saber quais sao meus direitos e se a unica forma e irmos para justica desde ja agradeço
Muito bom. Minha avó morreu esse ano mas minha mãe já morreu tem 21 anos, e não tivemos direito a nada. Como fazemos nesse caso, é muito complexo?
Sr. Leandro, se haviam bens, será necessário abrir os inventários de sua mãe e avó, os quais podem ser abertos em um único procedimento. Recomendo, que constitua um advogado especializado em Direito de Família e Sucessões para que elabore a melhor estratégia sucessória.
Só filho único tenho os mesmos direitos dos meus tios
Minha mãe faleceu agora em 15SET15. Era casada com meu padrasto (81 anos aposentado renda de 1.600,00) em comunhão universal de bens. Ela 3 filhas maiores (incluindo eu) do 1º enlace; ele 2 filhas maiores do 1º enlace. Ele goza do direito de isenção de impostos? Quais? Dr. Danilo, o sr. é de SP? Obrigado.
Minha cara Márcia... Assim, não há isenção nesse caso.... Terá que ser uma partilha normal.... Então, seu padrasto receberá, a título de meação, a metade dos bens.... mas não herdará com vocês, porque o regime adotado no casamento é o da comunhão universal de bens.....Beleza??? Obs.... Meu nome é Hermógenes.... bjim... e boa sorte...... rs
bem gostaria de saber o meu marido faleceu e não deixou grandes coisas mas deixou a casa em que moramos e e tipo assim tenho dois filhos um e doente esta enterditado e a menina mora com um rapaz mas mão se casou e ela acha que não tenho a nessecidade de fazer inventario que vai ficar caro mas penso assim se um dia eu chego a faltar e ela pode por o menino em uma clínica e vender a casa e ele fica sem nada ...não sei o que faço preciso de ajuda espero resposta ....
neusa voce deve fazer um enventario seu marido faleceu e voce tem o Direito de ficar com os bens dele , caso um dia voce chegue a faltar os bens que seu marido deixou passara para seus dois filhos .
Dr uma viuva pode vender sua parte tendo dois filhos menores antes de se fazer o inventario ?
boa tarde entao eu conprei um carro e a dona do carro morreu e os filhos dela nao que passar o carro pro meu nome eu preciso vender ele oq eu fasso obrigado
Boa noite Dr. minha esposa teve câncer e faleceu a dois anos e três meses, fiquei muito doente psicologicamente e tendo que suprir as necessidades de dois filhos. So agora me dei conta que tenho que dar entrada no processo de inventário. trabalho como autônomo em construção civil, não tenho registro em carteira. tenho um carro no nome dela e preciso vender, confesso que não posso pagar o tributos. Por favor me oriente?
ola danilo queria saber quando tem um menor
Dr. Montemurro, saudações.
Minha mãe viveu 53 anos com meu pai, em união estável não declarada/reconhecida e faleceu. Eu, como filho único, sseria o único inventariante, mas me informei que poderia inclui-lá no inventário extrajudicial como companheira de união estável por intermédio de provas e testemunhas.
Sendo assim, ela teria seus direitos garantidos?
Outra pergunta: Li, por alto, na legislação do ITCMD que poderia parcelar o imposto em 24 vezes. Como seria este procedimento?
Agradeço a atenção.
boa tarde meu pai morreu e deixou bens casa e carro meu irmão se possuiu e nao deicha eu andar minha mae deu a parte do carro para ele mas eu nao como q eu faço
Minha cara Cintia............ vc terá que providenciar, urgentemente, a abertura do inventário, pois irá reunir todos os bens deixados pelo seu pai para se fazer a correta partilha.... Procura a Defensoria Pública.... ou um bom advogado...... Beleza::::???? bjjim.........
boa noite Dr,
uma pessoa morre, ele era solteiro e tinha uma filha, ele morava e cuidava de sua mãe, a sua mãe tem algum direito a parte herança desse filho?
Não. Vai ficar tudo para a filha.
boa noite
meu irmão faleceu era solteiro morava com minha mãe, e tinha uma filha, a minha mãe genitora do falecido tem direito a parte dessa herança
Não. Vai ficar tudo para a filha
nesse caso pergunto .um rapaz morreu deixou uma moto pro pai ,ai a moto tava atrazada e foi paga pela policia e agora so se tira com uma declaraçao ou o inventario, e isso ou tem outro meio
no caso de filho unico o que fazer
No caso de filho único, esse filho será o herdeiro universal, ou seja, ele herdará o total de toda herança (conjunto de todas as relações patrimoniais - créditos e débitos) do finado............ Beleza?
só tenho um imóvel no valor novnta mil reais para dividir cinco pessoas em formosa go
preciso saber por auto quanto vou gastar com despesas
me dano telefone por favor....sou de sp por favor
Desculpe, acrescentando que os bens são apenas uma casa no valor de mercado em aprox. 200 mil e um veículo antigo no valor de 5 mil.
Ok......... então, como lhe falei, seu padrasto receberá a metade... .e a outra metade desses bens será dividida entre todos os filhos, sem distinção, em partes iguais..... .Beleza??? Bjim....