Eu assistindo esse vídeo e rolando na descrição do vídeo, conferindo os links dos produtos que vc usa rs Ano passado comecei a querer entrar nesse mercado. Comprei câmera, lentes, lapela, gimbal, etc. Agora sosseguei. Estou com um kit legal pra atender muita coisa que possa surgir. A minha sorte é que fotografia é algo que realmente gosto, um hobby. Então de qualquer forma vou tirar proveito do que tenho.
Tem um bom tempo (por volta de 1 a 2 anos) que eu percebi isso no RUclips em geral, canais focando apenas em review de equipamentos. Antigamente se encontrava muita informação no RUclips com facilidade, o que era muito legal, hoje em dia o RUclips tá quase sendo um marketplace, indiretamente. Gera muita ansiedade ver vídeos que lhe “fazem” ter que comprar tudo que você nem achava que precisava. Nunca fui muito de dar likes em vídeo, nem comentar, mas hoje eu só faço isso quando é um vídeo que realmente me agregue algo e não que vá querer me vender algo indiretamente e que consequentemente me gere ansiedade por nem sempre poder comprar. Já pensei até em parar de usar o app, mas percebi também que de alguns meses para cá, os criadores de conteúdo estão voltando a fazer mais conteúdo de fato.
Pra mim investir em um equipamento é você deixar de lado o que o cliente vai pensar, e pensar no que aquele equipamento vai te proporcionar. Tipo, o cliente pode te julgar por está com uma câmera pequena como uma zve10, mas a qualidade e a agilidade que a câmera te garante é o que realmente importa no seu trabalho.
Tenho um amigo que trocou sua R6 markII na R5 mark II e ele me disse uma coisa: "Eu não estava preparado para a chegada dessa R5, precisei trocar de máquina (computador) porque a minha não estava conseguindo abrir os arquivos que ela gera, precisei investir pesado em cartões de memórias que eu não contava com isso." Então Erik, se for pensar nisso, vai se preparando para essas possíveis realidades que uma R5 pode te trazer.
eu iniciei com uma SL3 (crop de entrada) fiz muito serviços. Acabei fazendo um upgrade para a R8 (fullframe intermediaria). Depois da mudança, me disponibilizou fazer cenas e serviços que antes era sofrido com a SL3, pra mim compensou muito, agora mais pra frente vou investir em uma lente melhor e um radio flash
Na minha opinião investir em equipamentos melhores é uma evolução. Até o mercado (clientes e possíveis clientes) olha isso no profissional. E falo mais: equipamentos melhores ajudam o fotógrafo a melhorar o nível e o resultado do teu trabalho. Falo isso por experiência própria. Obviamente comprar equipamento sem necessidade não leva a nada. Pior ainda é investir em equipamentos mais avançados e a tua técnica ficar lá no pré-primário. Portanto investir em bons equipamentos é bom. Investir na tua técnica é melhor ainda. Os dois precisam estar de mãos dadas. A minha dica é: Não dê ouvidos para falsos profetas da fotografia que dizem que "equipamento não importa". Importa sim...
To passando por essa exata sensação, to com uma R10, que não tem o SLOG, ( Porém ela tem o HDRPQ, que é um arquivo 10 bit, só que não chega a ser um log) e acabei de comprar ela, e ja to querendo ir pra uma R7 ou R6, acabei de fazer um trabalho de vídeo, quando terminei de editar, eu parei e me fiz essa exata pergunta, " Sera que vale o Upgrade por agora? Os arquivos dessa câmera estão dando conta do recado, e o resultado ta ficando incrível, se eu tivesse com uma R7, teria uma grande diferença assim? Ou será que to vendo review de mais e querendo trocar uma ferramenta que nem se pagou ainda e que no final das contas, não vai fazer TANTA diferença agora", valeu pela dica, e acho que abriu um pouco minha mente, ficar trocando e olhando muito review de câmeras muito topo de linha ta derretendo meu senso de racionalidade!!!! Valeu.
Só tenho uma Sony zve10 e faço ensaios e eventos com ela fotografando, estou juntando dinheiro dês do final do ano passado pra comprar a Sony a7iv esse ano, no caso eu realmente preciso de uma câmera melhor mas vou parar um tempo na a7iv
Realmente é complicado, tenho vários equipamentos que comprei por influência de vídeos de reviews e estão parados, ou uso bem pouco. E continuo assistindo mais vídeos e sentindo vontade de comprar mais kkkkkk mas dei uma parada, mesmo estando doido pra pegar a R5ii kkkkk mas é como você disse, pegar equipamento mais caro não vai fazer o cliente final pagar mais.
Discordo muito de que seja jogo ficar 5 anos com uma câmera. Eu por exemplo tenho oportunidade de comprar os lançamentos a um bom valor. Em dois anos vendo ela e “perco” uns 2 mil reais.. digo “perco” pois assim a chance de ter manutenção nela é minima. Vendo a um ótimo preço e sempre tenho uma câmera segura. Se eu ficar com a mesma câmera por 5 anos quando for vender a mesma, além do risco de gastar com reparos nela tbm n irei ganhar quase nada na venda…
Esse negócio das marcas terem feito por muito tempo a tentativa de máquinas híbridas que filmam e também fotografam é o melhor exemplo dessa confusão. Seguram tecnologia durante poucos meses, alteram botões minimamente, pq sabem que vende. Ainda bem que percebi isso bem cedo, e me poupei de muita frustração. Tenho dois corpos dedicados pra suas funções e invisto e reinvisto somente nas objetivas. Comecei adaptando lentes analógicas em câmeras digitais e tento gastar meus neurônios com o que importa, que é produzir algo decente… Me formei em bacharelado em fotografia no senac e no começo do curso geral quebrava a cabeça com que equipamento comprar. A 5d da cânon estava no auge, a meta da maioria era as lentes brancas de fotografar jaguatirica 😅. Eu com minhas analógicas adaptadas num corpo t3 entregava todas as pautas com qualidade comparada igual/superior da turma. Se alguém que está imerso nessa salada de fruta do consumismo estiver lendo isso, gostaria de sugerir: desliga o celular, respira e valoriza o que vc já tem. Se ainda não tem nada, comece pelo simples e extraía tudo dele.
É por isso que o meu planejamento tem um bom hiato entre as atualizações de equipamentos. Dentro do meu limite e quando vejo razoalidade, claro. Afinal, não tenho cartão corporativo, salário e abonos de político. Sou trabalhador comum, mas que sonha e busca dar vida aos sonhos.
Não acho complicado. Oque eu vejo na minha opinião é que existe muitas pessoas com uma pessoa gestão de carreira e a falta de não saber oque de fato quer no audiovisual. Isso resulta no que Erik relatou no vídeo, o excesso nas coisas.
Erik, você dá mentoria individual? Qual a sua cidade de SC? Eu também moro aqui e estou procurando alguém! Se você não fizer e puder me ajudar, agradeço! A mentoria que busco seria para tudo em um geral, sou fotógrafa há 1 ano, mas ainda preciso aprender muito sobre direção, Photoshop e tudo mais… 🙏🏻 se puder me ajudar, agradeço!!!!
No início da minha carreira eu trocava sempre, tmb pq comprava usado e meus recursos eram limitados, agora já tem 2 anos que não vendi nenhum equipamento mais, comprei alguns nesses últimos 2 anos pq foi necessário (eu tinha perdido quase tudo, então precisei restituir aos poucos), mas pretendo manter esses equipamentos por bastante tempo.
Tem total razão, e temos um agravante agora...as empresas estão diminuindo o tempo entre os lançamentos, esse primeiro semestre por exemplo já está previsto (pasmem) o lançamento da R6 mark III, não há necessidade alguma!!!! Outro ponto que me tira do sério são alguns youtubers que colocam em seus canais: Tal câmera (lançada em 2024) vale a pela em 2025? Cara, quando eu vejo isso, me dá uma raiva velho...o consumismo é realmente gigantesco!
Feliz ano novo! Gostaria de tirar uma dúvida, vale a pena comprar a t100 por 2900 na loja da Canon? Estou pensando em utilizar ela para fotografia de carros por hobby, e não queria uma câmera usada. Gostaria de saber sua opinião!
Não. T100 tem baioneta de plastico. Se usar qualquer lente decente que tem bocal de metal, vai gastar o plastico contra o metal. Por que você não quer pegar uma usada? Qualquer t3i (sendo i, com tela articulada) já seria muito melhor.
@@felipedeornelas8054 questão de confiar em comprar algo de usado no Olx da vida aqui na minha cidade, infelizmente não achei alguém que passasse confiança na venda. E outra questão seria a possibilidade de parcelar a câmera, a maioria dos anúncios que vi o pessoal não parcelava
@@felipedeornelas8054 salve mano, havia descartado a opcao de pegar uma na olx por nao ter aquela confianca no mercado de usados, e tambem a possibilidade de parcelamento do valor da camera
A melhor coisa q fiz foi vender todas as lentes da canon e a eos r q é péssima pra vídeo e boa pra foto e ir pra Sony. Apsc. Fiz dinheiro muito rápido e hj estou muito melhor q com cânon
fali como fotografo em 2023/2024! simples assim. n fiz o marketing que deveria, então fali.. em 2025, minha ideia é me reerguer com foco no marketing e não na fotografia em si! aprendi que a parte do negocio é sim a mais importante e não ficar na porra do youtube aprendendo qual o detalhe da luz que o tal fotografo famoso faz..
@@erikvalentim Um negócio que já vi muita gente fazendo com lentes que acontece isso com o foco é mudar a velocidade de foco lá no menu da ZV-E10. Se não me engano, por padrão vem na velocidade mais alta. Diminuir um pouco melhora bem isso.
É bem isso … a quantidade de informação acaba dando agonia. Comprei a R6 Mark II tendo a R, e hi n vejo diferença absurda nas fotos. E já me peguei olhando review de câmera Sony sendo q tenho um Set absurdo de lentes Canon. Vou lembrar desse vídeo sempre q olhar comparativo Canon vs Sony.
Me vi no teu comentário, estou com a R, querendo a R6 Mark II mas quando lembro dessa "limitação" da Canon com as lentes RF proibindo outras fabricantes de lentes... Dá uma desanimada, ja olhei tantas Sony kkkkkk Mas vamos seguindo!
@ isso aí Mauro. A troca Pela R6 II valeu a pena pelo Sistema de Foco. Muito mais preciso e rápido. Sobre qualidade da foto n da pra Perceber diferença. Mas fico com a pulga atrás d orelha para a Sony, ainda acho q é mais Hype q vantagem
@@maurobernardo191 uma pergunta, hoje qual lente vc tem da Canon e se esta faltando alguma para vc fazer o trabalho? Pergunta 2, Se tiver que pegar a Sony hoje, quais lentes vc vai precisar comprar? faz a conta de quanto dinheiro precisa para ficar com o kit na Canon e quanto vai precisar para um kit da Sony?
@@ricardocarvalho1184 Cara, hoje eu tenho uma Sigma 17-50, uma 50mm 1.4 canon. Estou atuando muito no ramo de retratos, pesquisando muito uma RF 85mm mas o preço das lentes RFestá um absurdo, já pro lado da Sony, pegava uma Meike f1.4 por 3.100. E se for pra esse cenário, a Canon (ainda) não me permite isso, uma 85mm 1.4 passa dos 6k fácil. Então hoje para mim, seria interessante esse leque de possibilidades que a Sony permite no quesito lentes.
É bem isso … a quantidade de informação acaba dando agonia. Comprei a R6 Mark II tendo a R, e hi n vejo diferença absurda nas fotos. E já me peguei olhando review de câmera Sony sendo q tenho um Set absurdo de lentes Canon. Vou lembrar desse vídeo sempre q olhar comparativo Canon vs Sony.
Eu assistindo esse vídeo e rolando na descrição do vídeo, conferindo os links dos produtos que vc usa rs
Ano passado comecei a querer entrar nesse mercado. Comprei câmera, lentes, lapela, gimbal, etc. Agora sosseguei. Estou com um kit legal pra atender muita coisa que possa surgir.
A minha sorte é que fotografia é algo que realmente gosto, um hobby. Então de qualquer forma vou tirar proveito do que tenho.
Tem um bom tempo (por volta de 1 a 2 anos) que eu percebi isso no RUclips em geral, canais focando apenas em review de equipamentos. Antigamente se encontrava muita informação no RUclips com facilidade, o que era muito legal, hoje em dia o RUclips tá quase sendo um marketplace, indiretamente. Gera muita ansiedade ver vídeos que lhe “fazem” ter que comprar tudo que você nem achava que precisava.
Nunca fui muito de dar likes em vídeo, nem comentar, mas hoje eu só faço isso quando é um vídeo que realmente me agregue algo e não que vá querer me vender algo indiretamente e que consequentemente me gere ansiedade por nem sempre poder comprar.
Já pensei até em parar de usar o app, mas percebi também que de alguns meses para cá, os criadores de conteúdo estão voltando a fazer mais conteúdo de fato.
Claro amigo. É de vender equipamento que vem o lucro da maioria dos youtubers
É bem verdade o que falou no vídeo! Cabe-nos a nós entender isso 😀
Mais um ótimo vídeo, abraço
Pra mim investir em um equipamento é você deixar de lado o que o cliente vai pensar, e pensar no que aquele equipamento vai te proporcionar.
Tipo, o cliente pode te julgar por está com uma câmera pequena como uma zve10, mas a qualidade e a agilidade que a câmera te garante é o que realmente importa no seu trabalho.
Tu é brabo Eriko, e seu canal vai longe!
Conteúdo de qualidade e que tá ajudando bastante...
Tenho um amigo que trocou sua R6 markII na R5 mark II e ele me disse uma coisa: "Eu não estava preparado para a chegada dessa R5, precisei trocar de máquina (computador) porque a minha não estava conseguindo abrir os arquivos que ela gera, precisei investir pesado em cartões de memórias que eu não contava com isso." Então Erik, se for pensar nisso, vai se preparando para essas possíveis realidades que uma R5 pode te trazer.
bem pontuado, comprei um RS3 mini por empolgação... nunca tinha saído de casa, consegui vender sem nunca ter usado na pratica.
Eu uso a T5i até hoje e não penso em trocar no momento!
Tem razão...temos que tomar cuidado...comprar , gastar sem necessidade... sucesso aí, abç!
eu iniciei com uma SL3 (crop de entrada) fiz muito serviços. Acabei fazendo um upgrade para a R8 (fullframe intermediaria). Depois da mudança, me disponibilizou fazer cenas e serviços que antes era sofrido com a SL3, pra mim compensou muito, agora mais pra frente vou investir em uma lente melhor e um radio flash
Mais sensato que vc nao existe!!! Obrigado pelo seu conteudo de ouro!!!
Na minha opinião investir em equipamentos melhores é uma evolução. Até o mercado (clientes e possíveis clientes) olha isso no profissional. E falo mais: equipamentos melhores ajudam o fotógrafo a melhorar o nível e o resultado do teu trabalho. Falo isso por experiência própria. Obviamente comprar equipamento sem necessidade não leva a nada. Pior ainda é investir em equipamentos mais avançados e a tua técnica ficar lá no pré-primário.
Portanto investir em bons equipamentos é bom. Investir na tua técnica é melhor ainda. Os dois precisam estar de mãos dadas.
A minha dica é: Não dê ouvidos para falsos profetas da fotografia que dizem que "equipamento não importa". Importa sim...
Uma câmera que foca sempre é bom, principalmente pra fazer uso e não pra ficar na mesa de enfeite kkkk
Erik você poderia fazer um vídeo explicando como fazer um logo tipo, marca de água?
Hahah. Você fez esse vídeo pra se convencer a não fazer o upgrade para a R5MkII, não foi?! Boa!
To passando por essa exata sensação, to com uma R10, que não tem o SLOG, ( Porém ela tem o HDRPQ, que é um arquivo 10 bit, só que não chega a ser um log) e acabei de comprar ela, e ja to querendo ir pra uma R7 ou R6, acabei de fazer um trabalho de vídeo, quando terminei de editar, eu parei e me fiz essa exata pergunta, " Sera que vale o Upgrade por agora? Os arquivos dessa câmera estão dando conta do recado, e o resultado ta ficando incrível, se eu tivesse com uma R7, teria uma grande diferença assim? Ou será que to vendo review de mais e querendo trocar uma ferramenta que nem se pagou ainda e que no final das contas, não vai fazer TANTA diferença agora", valeu pela dica, e acho que abriu um pouco minha mente, ficar trocando e olhando muito review de câmeras muito topo de linha ta derretendo meu senso de racionalidade!!!! Valeu.
Só tenho uma Sony zve10 e faço ensaios e eventos com ela fotografando, estou juntando dinheiro dês do final do ano passado pra comprar a Sony a7iv esse ano, no caso eu realmente preciso de uma câmera melhor mas vou parar um tempo na a7iv
Tô nessa vibe, tenho uma A6500 mas faço casamentos, então preciso de uma FF a7iii ou a7iv
Parabéns pelo conteúdo
Obrigado, fico feliz que está gostando! 🙏🏽
Realmente é complicado, tenho vários equipamentos que comprei por influência de vídeos de reviews e estão parados, ou uso bem pouco. E continuo assistindo mais vídeos e sentindo vontade de comprar mais kkkkkk mas dei uma parada, mesmo estando doido pra pegar a R5ii kkkkk mas é como você disse, pegar equipamento mais caro não vai fazer o cliente final pagar mais.
Discordo muito de que seja jogo ficar 5 anos com uma câmera. Eu por exemplo tenho oportunidade de comprar os lançamentos a um bom valor. Em dois anos vendo ela e “perco” uns 2 mil reais.. digo “perco” pois assim a chance de ter manutenção nela é minima. Vendo a um ótimo preço e sempre tenho uma câmera segura. Se eu ficar com a mesma câmera por 5 anos quando for vender a mesma, além do risco de gastar com reparos nela tbm n irei ganhar quase nada na venda…
Esse negócio das marcas terem feito por muito tempo a tentativa de máquinas híbridas que filmam e também fotografam é o melhor exemplo dessa confusão. Seguram tecnologia durante poucos meses, alteram botões minimamente, pq sabem que vende.
Ainda bem que percebi isso bem cedo, e me poupei de muita frustração. Tenho dois corpos dedicados pra suas funções e invisto e reinvisto somente nas objetivas. Comecei adaptando lentes analógicas em câmeras digitais e tento gastar meus neurônios com o que importa, que é produzir algo decente…
Me formei em bacharelado em fotografia no senac e no começo do curso geral quebrava a cabeça com que equipamento comprar. A 5d da cânon estava no auge, a meta da maioria era as lentes brancas de fotografar jaguatirica 😅. Eu com minhas analógicas adaptadas num corpo t3 entregava todas as pautas com qualidade comparada igual/superior da turma. Se alguém que está imerso nessa salada de fruta do consumismo estiver lendo isso, gostaria de sugerir: desliga o celular, respira e valoriza o que vc já tem. Se ainda não tem nada, comece pelo simples e extraía tudo dele.
Muito obrigado pelo comentário Eduardo 🙏🏽
É por isso que o meu planejamento tem um bom hiato entre as atualizações de equipamentos.
Dentro do meu limite e quando vejo razoalidade, claro. Afinal, não tenho cartão corporativo, salário e abonos de político.
Sou trabalhador comum, mas que sonha e busca dar vida aos sonhos.
Mercado audiovisual é complicado, mas 2025 vai ser incrível 🔥
Não acho complicado. Oque eu vejo na minha opinião é que existe muitas pessoas com uma pessoa gestão de carreira e a falta de não saber oque de fato quer no audiovisual. Isso resulta no que Erik relatou no vídeo, o excesso nas coisas.
Eu já sou pior, eu fico "Nossa se eu pudesse ter a Sony a7R V, Nikon Z8 e a Canon R5", mas hoje ja estou pensando menos nisso.
Erik, você dá mentoria individual? Qual a sua cidade de SC? Eu também moro aqui e estou procurando alguém! Se você não fizer e puder me ajudar, agradeço! A mentoria que busco seria para tudo em um geral, sou fotógrafa há 1 ano, mas ainda preciso aprender muito sobre direção, Photoshop e tudo mais… 🙏🏻 se puder me ajudar, agradeço!!!!
No início da minha carreira eu trocava sempre, tmb pq comprava usado e meus recursos eram limitados, agora já tem 2 anos que não vendi nenhum equipamento mais, comprei alguns nesses últimos 2 anos pq foi necessário (eu tinha perdido quase tudo, então precisei restituir aos poucos), mas pretendo manter esses equipamentos por bastante tempo.
Difícil é ter fidelidade e constância dos clientes a ponto de manter os equipamentos e a vida. 😂
Tem total razão, e temos um agravante agora...as empresas estão diminuindo o tempo entre os lançamentos, esse primeiro semestre por exemplo já está previsto (pasmem) o lançamento da R6 mark III, não há necessidade alguma!!!!
Outro ponto que me tira do sério são alguns youtubers que colocam em seus canais:
Tal câmera (lançada em 2024) vale a pela em 2025? Cara, quando eu vejo isso, me dá uma raiva velho...o consumismo é realmente gigantesco!
Migrei de uma 6D pra uma 5D Mark IV e sinceramente, não me arrependo, só troquei pq a 6D já estava sofrida demais!
Feliz ano novo! Gostaria de tirar uma dúvida, vale a pena comprar a t100 por 2900 na loja da Canon? Estou pensando em utilizar ela para fotografia de carros por hobby, e não queria uma câmera usada. Gostaria de saber sua opinião!
Não. T100 tem baioneta de plastico. Se usar qualquer lente decente que tem bocal de metal, vai gastar o plastico contra o metal. Por que você não quer pegar uma usada? Qualquer t3i (sendo i, com tela articulada) já seria muito melhor.
@@felipedeornelas8054 questão de confiar em comprar algo de usado no Olx da vida aqui na minha cidade, infelizmente não achei alguém que passasse confiança na venda. E outra questão seria a possibilidade de parcelar a câmera, a maioria dos anúncios que vi o pessoal não parcelava
@@felipedeornelas8054 salve mano, havia descartado a opcao de pegar uma na olx por nao ter aquela confianca no mercado de usados, e tambem a possibilidade de parcelamento do valor da camera
A melhor coisa q fiz foi vender todas as lentes da canon e a eos r q é péssima pra vídeo e boa pra foto e ir pra Sony. Apsc. Fiz dinheiro muito rápido e hj estou muito melhor q com cânon
fali como fotografo em 2023/2024!
simples assim. n fiz o marketing que deveria, então fali..
em 2025, minha ideia é me reerguer com foco no marketing e não na fotografia em si!
aprendi que a parte do negocio é sim a mais importante e não ficar na porra do youtube aprendendo qual o detalhe da luz que o tal fotografo famoso faz..
Usa o foco manual? Deu impressão que tava sem foco a vezes
Verdade, o meu custo mim permitiu compra uma r100 de entrada, e também estou começando e tenho que seguir de acordo com os trabalhos que posso fazer.
uma C80 tem que comprar todo um KIT, corpo, baterias, cage, computador, HD, cartão etc
Felizzzz 2025!!!
Show! Feliz 2025!
com carro eu consigo ficar com um por muito tempo, equipamento de foto e video ta dificil ainda..kkkk..
Primeiro vídeo que assistí em 2025
Video top, mas esse foco tava me matando ja!!
🥲 primeiro vídeo com a zve10 e a 30mm 1.4
@@erikvalentim Um negócio que já vi muita gente fazendo com lentes que acontece isso com o foco é mudar a velocidade de foco lá no menu da ZV-E10. Se não me engano, por padrão vem na velocidade mais alta. Diminuir um pouco melhora bem isso.
É bem isso … a quantidade de informação acaba dando agonia. Comprei a R6 Mark II tendo a R, e hi n vejo diferença absurda nas fotos. E já me peguei olhando review de câmera Sony sendo q tenho um Set absurdo de lentes Canon. Vou lembrar desse vídeo sempre q olhar comparativo Canon vs Sony.
Me vi no teu comentário, estou com a R, querendo a R6 Mark II mas quando lembro dessa "limitação" da Canon com as lentes RF proibindo outras fabricantes de lentes... Dá uma desanimada, ja olhei tantas Sony kkkkkk Mas vamos seguindo!
@ isso aí Mauro. A troca Pela R6 II valeu a pena pelo
Sistema de
Foco. Muito mais preciso e rápido. Sobre qualidade da foto n da pra
Perceber diferença. Mas fico com a pulga atrás d orelha para a Sony, ainda acho q é mais Hype q vantagem
@@maurobernardo191 uma pergunta, hoje qual lente vc tem da Canon e se esta faltando alguma para vc fazer o trabalho? Pergunta 2, Se tiver que pegar a Sony hoje, quais lentes vc vai precisar comprar? faz a conta de quanto dinheiro precisa para ficar com o kit na Canon e quanto vai precisar para um kit da Sony?
@@ricardocarvalho1184 Cara, hoje eu tenho uma Sigma 17-50, uma 50mm 1.4 canon. Estou atuando muito no ramo de retratos, pesquisando muito uma RF 85mm mas o preço das lentes RFestá um absurdo, já pro lado da Sony, pegava uma Meike f1.4 por 3.100. E se for pra esse cenário, a Canon (ainda) não me permite isso, uma 85mm 1.4 passa dos 6k fácil. Então hoje para mim, seria interessante esse leque de possibilidades que a Sony permite no quesito lentes.
É bem isso … a quantidade de informação acaba dando agonia. Comprei a R6 Mark II tendo a R, e hi n vejo diferença absurda nas fotos. E já me peguei olhando review de câmera Sony sendo q tenho um Set absurdo de lentes Canon. Vou lembrar desse vídeo sempre q olhar comparativo Canon vs Sony.