AQUI NASCE A FERROVIA NORTE SUL QUE ATRAVESSA TODO O BRASIL

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Vamos conhecer o entroncamento da ferrovia Norte Sul com a malha paulista da rumo em Estrela Do Oeste SP, nesse lugar a ferrovia se divide.
    A Ferrovia Norte-Sul (EF-151) é uma ferrovia longitudinal brasileira, em bitola larga, projetada para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário nacional, interligando as principais malhas ferroviárias das cinco regiões do país. Seu projeto atual foi concebido num eixo norte-sul na região central do território brasileiro, possibilitando a conexão entre as malhas ferroviárias que dão acesso aos principais portos e regiões produtoras do país, que até então estavam regionalmente isoladas.
    Atualmente, seu traçado efetivo vai de Açailândia (MA) a Estrela d'Oeste (SP). O trecho entre Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO) está sob responsabilidade da concessionária VLI, e entre Rio Verde (GO) e Estrela d'Oeste (SP) está sob responsabilidade da concessionária Rumo Logística. O trecho entre Açailândia (MA) e Anápolis (GO) teve as obras concluídas em 2014, já o trecho entre Ouro Verde de Goiás (próximo a Anápolis) e Estrela d'Oeste (SP) foi finalizado apenas em 2023.
    O projeto da Ferrovia Norte-Sul começou a ser discutido em 1985, durante o governo do presidente José Sarney, com um traçado inicial que previa a extensão de aproximadamente 1.550 km, entre Açailândia (MA) e Anápolis (GO).
    As obras do primeiro trecho entre Açailândia (MA) e Porto Franco (MA), com 215 km, se iniciaram em 1987, mas foram concluídas apenas em 1996 durante o governo Fernando Henrique Cardoso.
    Durante o primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, houve a determinação para a retomada da ferrovia até Porto Nacional (TO) e posteriormente até Anápolis (GO).
    O primeiro trecho entre Porto Franco (MA) - Araguaína (TO) com 146 km, foi inaugurado em 2007.
    Em outubro de 2007, a operação do trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO) foi concedido pela VALEC à Vale, por um período de 30 anos. A companhia foi a única interessada no leilão, pagando o valor mínimo de R$ 1,478 bilhão de reais, sendo R$ 740 milhões em 21 de dezembro de 2007, quando da assinatura do contrato e os 50% restantes pagos em duas parcelas, corrigidas pelo IGP-DI e acrescidas de juros de 12% ao ano, vencendo em dezembro de 2008 e de 2009.
    O trecho concedido foi de 722 km, porém somente o trecho entre Açailândia (MA) e Araguaína (TO), com 361 km de extensão, estava concluído em outubro de 2007. Com o dinheiro pago pela concessão, foi realizada a construção do trecho entre Araguaína (TO) e Porto Nacional (TO), com 359 km de extensão.
    Em dezembro de 2008 foi entregue mais um trecho da ferrovia, que passou a operar de Açailândia(MA) até Colinas (TO), sendo 250 km de ferrovia no estado de Tocantins e 490 km desde o seu início.
    Em março de 2010 foi inaugurado o trecho entre Colinas (TO) - Guaraí (TO) com 133 km.
    O trecho entre Colinas (TO) e Porto Nacional (TO), que foi previsto inicialmente para 2009 e inaugurado em setembro de 2010 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, somente passou a operar no final de 2012, com a entrega oficial para a concessionária apenas em 2013.
    Em 2011 a Vale S.A. desmembrou a operação da Norte-Sul e a uniu a Ferrovia Centro-Atlântica, criando uma empresa dedicada à logística chamada Valor da Logística Integrada - VLI, que passou a operar e administrar o trecho Açailândia (MA) - Porto Nacional (TO).
    @pauloferroviasho
    Veja as modernas locomotivas da Rumo Saindo da Fábrica:
    --- • PRIMEIRAS ES44ACi RUMO...
    🟢PIX para contribuição ao canal: pauloferroviasho@gmail.com🟢
    🚂🚃🚃 Este é um canal de ferrovia, feito por um ferrofã para ferrofãs, se você curte LOCOMOTIVAS, VAGÕES, História da Ferrovia, Curiosidades e FERREOMODELISMO, você está no lugar certo, então SE INSCREVA no canal e ative o sininho para não perder nenhuma notificação e ficar por dentro de tudo. 🚆🛤🛤️

Комментарии • 57