é incrível como vira e mexe, a literatura retrata que o ser humano é o maior inimigo do ser humano, e que não é necessário um diabo ou um ser sobrenatural para que o pior de uma pessoa se revele... maravilhosa resenha, Tati, pena o mês do horror tá acabando :(
Espero que leia esse comentário!!! Tati, quero agradecer imensamente você estar fazendo esses vídeos. Eu estou tendo muitas crises de pânico e a ÚNICA coisa que me acalma é te ouvir, ouvir sobre literatura. Você vem me salvando todos os dias. Obrigada.
que vídeo MARAVILHOSO! eu amei muito o jeito que você explica a história dando o contexto da época em que ela foi escrita. me ajudou muito a entender ainda mais esse conto.
Desse vez eu li antes, vi o post da Tati no Twitter mais cedo. Fiquei arrepiado principalmente porque os moradores participam ativamente da execução, jogando as pedras ativamente. A sensação seria diferente se o Sr. Summers matasse a mulher sozinho, por exemplo. Também não tinha percebido a questão do sacrifício pela boa colheita, bem observado
Amo esses vídeos. Tatiana, é bem fácil apoiar o "mal", em prol do bem comum, quando imaginamos que irá atingir o outro e não a nós mesmos ou nossos entes queridos.
Eu fiquei o vídeo inteiro pensando se ela fez isso de propósito, por causa do momento político, como vários youtubers fizeram, ou foi apenas coincidência.
Tem uma série que eu assisti recentemente que se chama "The Rain" 2018 / NETFLIX, que eu acredito que eles basearam alguns episódios nesse livro... Em um determinado momento o grupo fugitivo chega nesse lugar ótimo pra morar e que todos são de bem e tudo é maravilhoso até o momento em que eles percebem que tudo aquilo tem um preço - uma das pessoas do local por meio de um sorteio vai ser escolhida para sacrifício... Muito doido.
É um episódio da primeira temporada, e é sinistro pra caramba, mas eu como já sou meio cínica, tava igual um dos personagens, só esperando a merda voar no ventilador. Esse conto tbm me lembra um pouco a história de um dos Vaults de "Fallout: New Vegas", especificamente, Vault 11, onde tem um processo parecido todo ano, mas como sempre, não é bem assim e nada de positivo sai disso.
Outubro não tinha nada de especial, desde que eu parei de ganhar presentes no dia 12, mas agora que estou acompanhando o mês de horror esse é um dos melhores meses! ❤️
Lembrei tanto da tradição do trote de algumas universidades. O que alguns alunos dizem é que o trote é tradição... Tradição humilhar o calouro, fazer ajoelhar, obrigar a comer certas coisas... É o que a Tati disse, certas pessoas só fazem certas coisas por estarem em grupos e alegam que fazem isso pq é a tradição. Triste, mas é o que acontece.
Que conto de embrulhar o estômagoooo! Prazer em conhecer, Shirley Jackson 🖤 A melhor parte é que esse clima de comunidade apoiando atrocidades é uma névoa que existe por todo lugar e que às vezes quando fica densa pode mesmo gerar esse nível de criminalidade. Uma ótima alegoria, Tati, vai pra biblioteca "paradidática" com urgência, obrigado 😊
Já baixei esse conto e amei as indicações dos livros de horror, mistério e morte!!! Tenho grande parte deles e estou providenciando mais alguns!!! Tati vc é demais!!! Amo o mês do horror!!!
Tati amei a serie da netflix!!! E so em determinada parte pensei em esquizofrenia, mas mais para o final da série fiquei achando que era sobre fantasmas mesmo... mas ele faz esta mistura do real e imaginário pra nos deixar confusos!! Gostei demais!!!
Tati eu n sei se te contaram mas esse conto foi traduzido numa coletânea da companhia das letras de contos clássicos de terror tem um conto do stephen king tbm
Que conto atual! Assustador porque fala do lado perverso do ser humano, capaz de cometer as maiores atrocidades contra outras pessoas =( Lerei sem dúvida. E Tati, eu adorei ver você de pertinho no Sesc! Se antes eu já admirava o seu trabalho, depois que vi vc pessoalmente passei a te admirar ainda mais! Sou fã do seu trabalho! Bjs
Em geral, não curto histórias de terror (mas abro uma exceção para ouvir a Tati a falar), mas pior ainda é quando a causa do terror está na atitude das pessoas. Não há uma força externa para culpar, só há pessoas. Medo.
Assisti um filme, que não recordo o nome, mas foi na Netflix. Um homem do censo foi até uma cidade que há muitos anos tem exatamente o mesmo número de habitantes. Depois que ele está lá, eles começam a organizar um "tradicional sorteio"... O filme tem uma pitada de sobrenatural também!
Tati, seria um hino se você fizesse um vídeo de perguntas e respostas versão mês do horror, com perguntas dessa temática, tipo "Qual série de terror preferida?" Ou então "Qual conto ou livro de horror preferido e porquê?" Um abraço!
Tati, esse conto foi adaptado pra um curta também, dá uma procurada no youtube.. Eu lembro de ter assistido na aula de literatura sem conhecer o conto, e foi bem assustador, hahahah' Adoro seu canal!
Tati assista, se poder, o Ferreiro do Diabo, tem na Netflix. Tem muito aquele jeito de conto de fadas antigo, e me lembrou muito o filme A Lenda(amo esse filme). Alguns contos de fadas nas versões originais dariam para entrar muito bem no mês do horror pq são assustadoras! Obrigada pelo vídeo!! :)
Passando aqui so pra avisar que oq foi dito acima eh verdade! Eu estou aqui lendo esse resumo pq faco faculdade nos eua e tenho um trabalho sobre esse livro hoje a noite. Excelente video.
Esse conto virou filme ou algo do tipo? Eu já vi o trecho de um filme que era da mesma forma. Até hoje eu fico angustiado com o que aconteceu com a mulher no filme. Esse conto e a análise da Tati me recordou muito e essa cena, porém não lembro o nome do filme.
Tati, esse conto estará presente e traduzido na nova publicação da Companhia das Letras: Contos de Terror que sairá em dezembro. Não vejo a hora de lê-lo, ainda mais agora após o seu vídeo!
Que conto fantástico! Lembrei do clipe Man that you fear, do Marilyn Manson... sei lá: lembrei mesmo. E li a novela "A assombração da casa da colina", curti, contudo, não experimentei sensação de medo.
Por favor faz vídeo de A maldição na casa da Colina, e eu tô louca pra ler A lotéria também, mas não achei livro físico traduzido. Bjos achei o seu vídeo depois de ler sobre a autora, por causa da série que na verdade o livro de Shirley só influenciou, pois não é uma adaptação. Obrigada mesmo pelo vídeo ❤️😘
Incrível como sempre, Tati! Já li o "Sempre vivemos no Castelo e gostei". Já assistiu a série da Netflix baseada no outro livro da Shirley? É muito boa! Abraços, Tati!
Estou batendo meu próprio record em velocidade de pular a abertura de um vídeo Ps: alguém sabe se alguma editora brasileira tem previsão de publicar mais livros dessa autora?
Eu tambem percebi isso nos livros dela. Alguns foram tensos de ler ate o final por causa de tanto enrola. Os contos eu nao conheço mas vou procurar. Uma vez vi esse livro que vc tem na amazon, mas fiquei meio na duvida se comprava, exatamente por nao ter gostado tanto assim dos livros que li.
Tati, não vejo você falar muita coisa sobre filosofia economica/politica, que tal trazer-nos livros do rothbard como o Anatomia do estado, que é simples, curto, você pega em um dia.. kkkk abraços
Tô vendo esses libertários espalhados por aí kkkkkkk Se ta sobrando uma grana, manda alguns desses pra ela. Eu não mando pois não tenho dinheiro kkkkkk Democracia, o Deus que falhou seria um ótimo livro pra ela ler tbm
Sim, quando assisti a série pensei a mesma coisa também, que era mais esquizofrenia e depressão do que história de fantasmas. Mas eu adorei, até chorei em algumas partes.
Daqui de 2019, posso retroativamente pedir que, numa próxima oportunidade, vc leia o conto "Não tenho boca e preciso gritar" ("I have no mouth and i must scream"), do Harlan Ellison?
há tempos li uma novela dessa autora e não gostei (e por não gostar deixei a obra dela de lado). entretanto, depois deste vídeo, hei de me redimir com a shirley. um amplexo
O verdadeiro terror do leitores brasileiros,as nossas editoras que trabalham a passo de tartaruga e não ter o domínio neste caso específico da língua inglesa ( quem tem parabéns, escapou do sacrifício).
🔹Onde encontrar o conto (em português): amzn.to/3aRS1DD
Esse avatar da Tati com os dentinhos de vampiro é a coisa mais fofa do mundo kkkkkkkkkk
é incrível como vira e mexe, a literatura retrata que o ser humano é o maior inimigo do ser humano, e que não é necessário um diabo ou um ser sobrenatural para que o pior de uma pessoa se revele... maravilhosa resenha, Tati, pena o mês do horror tá acabando :(
Espero que leia esse comentário!!!
Tati, quero agradecer imensamente você estar fazendo esses vídeos. Eu estou tendo muitas crises de pânico e a ÚNICA coisa que me acalma é te ouvir, ouvir sobre literatura. Você vem me salvando todos os dias. Obrigada.
oi, Rafa! Torcendo muito para que você fique bem logo! Fico feliz por ajudar de alguma forma!Um abraço
Nossa, Tati, esse vídeo é tão atual...
rs, agora tô curiosa com essa lista!!!
que vídeo MARAVILHOSO! eu amei muito o jeito que você explica a história dando o contexto da época em que ela foi escrita. me ajudou muito a entender ainda mais esse conto.
Pulando a abertura em 3...2...1 hahahahahahahaha
Melhor parte é a abertura hahaha
@@igorfernandes1830 tenho que ver de luz acesa hahahahahahah
kkkkkkkk
Eu sempre pulo a abertura quando estou sozinha
Desse vez eu li antes, vi o post da Tati no Twitter mais cedo. Fiquei arrepiado principalmente porque os moradores participam ativamente da execução, jogando as pedras ativamente. A sensação seria diferente se o Sr. Summers matasse a mulher sozinho, por exemplo. Também não tinha percebido a questão do sacrifício pela boa colheita, bem observado
Já tô com saudades do mês do horror. Sou seu fã, Tati!
Amo esses vídeos. Tatiana, é bem fácil apoiar o "mal", em prol do bem comum, quando imaginamos que irá atingir o outro e não a nós mesmos ou nossos entes queridos.
Muito atual, não achas?
@@bethaniasimonbarbosa8146 atemporal eu diria.
obrigada pela resenha maravilhosa! quando eu li o conto eu deixei passar muita coisa, mas agora vou reler para captar toda a excelente história.
Esse conto é apropriado para esse momento político que estamos vivendo.... A realidade pode ser mais medonha do que qualquer ficção...😓
Tirou as palavras da minha boca...
Tbm pensei nisso casa direitinho mesmo!
Eu fiquei o vídeo inteiro pensando se ela fez isso de propósito, por causa do momento político, como vários youtubers fizeram, ou foi apenas coincidência.
Tem uma série que eu assisti recentemente que se chama "The Rain" 2018 / NETFLIX, que eu acredito que eles basearam alguns episódios nesse livro... Em um determinado momento o grupo fugitivo chega nesse lugar ótimo pra morar e que todos são de bem e tudo é maravilhoso até o momento em que eles percebem que tudo aquilo tem um preço - uma das pessoas do local por meio de um sorteio vai ser escolhida para sacrifício... Muito doido.
Me lembrei dessa série também é gostei muito dela.
É um episódio da primeira temporada, e é sinistro pra caramba, mas eu como já sou meio cínica, tava igual um dos personagens, só esperando a merda voar no ventilador.
Esse conto tbm me lembra um pouco a história de um dos Vaults de "Fallout: New Vegas", especificamente, Vault 11, onde tem um processo parecido todo ano, mas como sempre, não é bem assim e nada de positivo sai disso.
Alguma semelhança com nosso momento politico??
com os ânimos da população, talvez
Pensei a mesma coisa...super atual
Animando minha noite de domingo com um conto bom desses, é, Dona Tatiana? Amei! 🖤
Aqui no Brasil tem uma loteria bem parecida. Só que sorteamos quem vai apedrejar a gente a cada 4 anos.
Outubro não tinha nada de especial, desde que eu parei de ganhar presentes no dia 12, mas agora que estou acompanhando o mês de horror esse é um dos melhores meses! ❤️
Adoro seu canal Tati, trabalho em uma pequena livraria aqui no Paraná e sempre acompanho suas resenhas me ajudam muito.
Lembrei tanto da tradição do trote de algumas universidades. O que alguns alunos dizem é que o trote é tradição... Tradição humilhar o calouro, fazer ajoelhar, obrigar a comer certas coisas... É o que a Tati disse, certas pessoas só fazem certas coisas por estarem em grupos e alegam que fazem isso pq é a tradição. Triste, mas é o que acontece.
Eita! Um dos seus melhores vídeos que eu já vi Tati! Amei os seus comentários sobre o conto.
Parece ser uma leitura bem fluída e interessante; fiquei curiosa para ler. 📚❤️
Que conto de embrulhar o estômagoooo! Prazer em conhecer, Shirley Jackson 🖤 A melhor parte é que esse clima de comunidade apoiando atrocidades é uma névoa que existe por todo lugar e que às vezes quando fica densa pode mesmo gerar esse nível de criminalidade. Uma ótima alegoria, Tati, vai pra biblioteca "paradidática" com urgência, obrigado 😊
Tati!!! Faz uma review da série! Ou do livro no qual a série foi baseada! Por favor ❤️
Amei a resenha e dei um pequeno pulo na cadeira aqui com a cena do menino no carro!!!! Amo o mês do horror, Tati! ❤
Melhor canal do RUclips ♡
Já dou like antes de assistir porque já sei que vem coisa boa.E mais uma vez tenho um treco com a abertura.Adoro 🧟.
Eu tb
Pena o conto não ser traduzido, mais que bom que os contos desse mês você conta o conto todo😍😍
Tem essa tradução aqui
entrecontos.com/2016/10/25/a-loteria-classico-shirley-jackson/
@@bethaniasimonbarbosa8146 muito obrigada comecei a ler já ainda hj termino o conto
Já baixei esse conto e amei as indicações dos livros de horror, mistério e morte!!! Tenho grande parte deles e estou providenciando mais alguns!!! Tati vc é demais!!! Amo o mês do horror!!!
Nossa adorei o argumento Tati. Nunca tinha parado para pensar sobre esse contexto.
Obrigada pela partilha.
Tem uma tradução do conto na coletânea "Contos clássicos de Terror" da cia das letras....
Tati amei a serie da netflix!!! E so em determinada parte pensei em esquizofrenia, mas mais para o final da série fiquei achando que era sobre fantasmas mesmo... mas ele faz esta mistura do real e imaginário pra nos deixar confusos!! Gostei demais!!!
Aquele mini ataque cardíaco.❤
Vou só anotando os filmes da abertura.
Abçs Tati💚📖💚
BookTuber preferida😊
a escolha das cenas pra inicio desses videos é sensacional. levei um susto hoje, que meu deus!
incrível e pontualíssima a análise, tati! amo a shirley jackson, e acabei de ler esse conto - e já corri aqui pra ver o vídeo :)
Tati, poderia sempre fazer resenhas de livros de horror. Só no Halloween é muito pouco. Quero sempre. Kkkkkkkkkamooo
Te adoro
Beijos
Muito bom Tati, parabéns pelo trabalho 😘
Tati eu n sei se te contaram mas esse conto foi traduzido numa coletânea da companhia das letras de contos clássicos de terror tem um conto do stephen king tbm
Tema muito atual na conjectura atual do Brasil..
Que conto atual! Assustador porque fala do lado perverso do ser humano, capaz de cometer as maiores atrocidades contra outras pessoas =( Lerei sem dúvida. E Tati, eu adorei ver você de pertinho no Sesc! Se antes eu já admirava o seu trabalho, depois que vi vc pessoalmente passei a te admirar ainda mais! Sou fã do seu trabalho! Bjs
Oi, nathaliaaaa!!!
Amei ter te conhecido!!!
Tatiiii! Eu amei demais ter te conhecido pessoalmente!! Você é uma pessoa iluminada e tem uma energia linda e positiva!
Em geral, não curto histórias de terror (mas abro uma exceção para ouvir a Tati a falar), mas pior ainda é quando a causa do terror está na atitude das pessoas. Não há uma força externa para culpar, só há pessoas. Medo.
Acabei de ler esse conto traduzido no livro Contos clássicos de terror da Companhia das letras! Muito massa
Ah... o Mês do Horror passa tão rápido.
Adoro vocês, suas resenhas, seus vídeos, mas o MDH é de longe o meu preferido.
Eu estava lendo o conto sem saber o que esperar, mas minha ansiedade foi só aumentando enquanto lia esperando loucamente pelo final. Muito bom!
Assisti um filme, que não recordo o nome, mas foi na Netflix. Um homem do censo foi até uma cidade que há muitos anos tem exatamente o mesmo número de habitantes. Depois que ele está lá, eles começam a organizar um "tradicional sorteio"... O filme tem uma pitada de sobrenatural também!
Tati, seria um hino se você fizesse um vídeo de perguntas e respostas versão mês do horror, com perguntas dessa temática, tipo "Qual série de terror preferida?" Ou então "Qual conto ou livro de horror preferido e porquê?" Um abraço!
Amo seu canal, te acompanho aqui da Alemanha fielmente rsrs
Será que um dia a humanidade conseguirá viver sem bodes expiatórios? Sem demônios a quem culpar pelos nossos próprios erros?
nunca. entra ano e sai ano, entra geração e sai geração... o outro é sempre o errado...
Muito oportuna a leitura desse conto neste momento.Eu A-DO-RO o mês do horror!
Tati, que vídeo !!!! Parabéns !!!! Para bom entendedor, meia palavra basta.
Tati esse conto tá na nova coletânea da companhia das letras
Contos clássicos de terror
Fala sobre esse livro
Achei bem interessante apesar uns contos
Tati, esse conto foi adaptado pra um curta também, dá uma procurada no youtube..
Eu lembro de ter assistido na aula de literatura sem conhecer o conto, e foi bem assustador, hahahah'
Adoro seu canal!
ÓTIMA ANÁLISE.GRATA
Tati assista, se poder, o Ferreiro do Diabo, tem na Netflix. Tem muito aquele jeito de conto de fadas antigo, e me lembrou muito o filme A Lenda(amo esse filme). Alguns contos de fadas nas versões originais dariam para entrar muito bem no mês do horror pq são assustadoras! Obrigada pelo vídeo!! :)
Muito bom o vídeo, um dos meus contos preferidos.
Passando aqui so pra avisar que oq foi dito acima eh verdade! Eu estou aqui lendo esse resumo pq faco faculdade nos eua e tenho um trabalho sobre esse livro hoje a noite. Excelente video.
Esse conto virou filme ou algo do tipo? Eu já vi o trecho de um filme que era da mesma forma. Até hoje eu fico angustiado com o que aconteceu com a mulher no filme. Esse conto e a análise da Tati me recordou muito e essa cena, porém não lembro o nome do filme.
Kkkkkk tomo cada susto c/suas vinhetas de outubro! Sou mto fraca 🤣🤣🤣🤣
Tati, próximo ano faz resenha do Do amor e outros demônios do Gabo, pleasee!
Comprei o livro "Contos Clássicos de Terror" por sua indicação e li esse conto, um verdadeiro baque no estômago...
Tati, esse conto estará presente e traduzido na nova publicação da Companhia das Letras: Contos de Terror que sairá em dezembro. Não vejo a hora de lê-lo, ainda mais agora após o seu vídeo!
Que conto fantástico! Lembrei do clipe Man that you fear, do Marilyn Manson... sei lá: lembrei mesmo. E li a novela "A assombração da casa da colina", curti, contudo, não experimentei sensação de medo.
É pq ele é baseado nesse conto :-)
Que resenha! Este tipo de conto é o que mais me assusta. Algumas atitudes humanas são medonhas. E sem falar que o contexto é super atual.
Por favor faz vídeo de A maldição na casa da Colina, e eu tô louca pra ler A lotéria também, mas não achei livro físico traduzido. Bjos achei o seu vídeo depois de ler sobre a autora, por causa da série que na verdade o livro de Shirley só influenciou, pois não é uma adaptação. Obrigada mesmo pelo vídeo ❤️😘
Que atual! Se vc soubesse como fiquei teu fã...
Excelente!
Esse mês do horror do canal está sendo o melhor.
Incrível como sempre, Tati!
Já li o "Sempre vivemos no Castelo e gostei". Já assistiu a série da Netflix baseada no outro livro da Shirley? É muito boa!
Abraços, Tati!
Acabo de assistir Sabrina (Novo seriado na netflix) e eis que me deparo com a releitura desse conto lá!
Põe também os nomes dos filmes que você coloca trechos nas aberturas por favor. Adoro seus vídeos.
Estou batendo meu próprio record em velocidade de pular a abertura de um vídeo
Ps: alguém sabe se alguma editora brasileira tem previsão de publicar mais livros dessa autora?
Essa autora é uma grande inspiração pra Stephen King, tenho vontade de ler obras dela
Esse conto deve ser totalmente incrível
esse conto é assustador li antes de assistir o video fiquei chocada, mas realmente é muito bom.
este conto está traduzido em entrecontos.com/2016/10/25/a-loteria-classico-shirley-jackson/
Gelei na abertura!
que pena que não temos muitas obras dessa autora no Brasil
A quem possa interessar aqui vai link do conto em audio www.newyorker.com/podcast/fiction/a-m-homes-reads-shirley-jackson
Eu tambem percebi isso nos livros dela. Alguns foram tensos de ler ate o final por causa de tanto enrola. Os contos eu nao conheço mas vou procurar. Uma vez vi esse livro que vc tem na amazon, mas fiquei meio na duvida se comprava, exatamente por nao ter gostado tanto assim dos livros que li.
Me remeteu ao clipe "Man that you fear" do Marilyn Manson. Ótimo vídeo ;)
Esse clipe é baseado nesse conto.
Que susto! Pensei que não teria vídeo hoje. 🧛🏻♀️
Muito boa a dica! Forma diferente de horror, né?! 😙😙
Tô lendo O mundo assombrado pelos demônios depois de ver seu vídeo, Tati. Todo mundo pergunta se é de terror, RS.
rs, olha, dependendo do ponto de vista...
@@tatifeltrin haha, é exatamente o que eu respondo!
Também estou lendo.
Tem um episódio de O mundo sombrio de Sabrina que é baseado nesse conto!
Eu sempre sei que no inicio dos vídeos tem uma cena de algum filme de terror e eu consigo me assustar TODAS AS VEZESSSS!
A Maldição da Residência Hill é uma série muito boa mas te deixa num baixo astral tão grande.
JÁ não vou assistir mais kkk
Tati vc já leu Hex? Podia falar dele esse mês do Horror! 😘
Lembrou um pouco a história da Enma Ai, do anime Jigoku shoujo.
verdade.....
Tati, não vejo você falar muita coisa sobre filosofia economica/politica, que tal trazer-nos livros do rothbard como o Anatomia do estado, que é simples, curto, você pega em um dia.. kkkk abraços
Tô vendo esses libertários espalhados por aí kkkkkkk
Se ta sobrando uma grana, manda alguns desses pra ela. Eu não mando pois não tenho dinheiro kkkkkk
Democracia, o Deus que falhou seria um ótimo livro pra ela ler tbm
Queria saber que filme é esse?...
Tatiana, vc não faz resenha de livros de desenvolvimento pessoal e motivacionais?
Sim, quando assisti a série pensei a mesma coisa também, que era mais esquizofrenia e depressão do que história de fantasmas. Mas eu adorei, até chorei em algumas partes.
Alguém me diz por favor a trilha sonora da introdução
Daqui de 2019, posso retroativamente pedir que, numa próxima oportunidade, vc leia o conto "Não tenho boca e preciso gritar" ("I have no mouth and i must scream"), do Harlan Ellison?
Conforme fui lendo o conto, e entendendo a situação, foi batendo um desespero...
há tempos li uma novela dessa autora e não gostei (e por não gostar deixei a obra dela de lado). entretanto, depois deste vídeo, hei de me redimir com a shirley.
um amplexo
Muito bom, hein!
O plot desse conto é bem intrigante
O verdadeiro terror do leitores brasileiros,as nossas editoras que trabalham a passo de tartaruga e não ter o domínio neste caso específico da língua inglesa ( quem tem parabéns, escapou do sacrifício).
Boa tarde Tatiana, já está à venda aqui no Brasil?
Tem aqui traduzido, não sei sobre a qualidade, mas vale a leitura.
entrecontos.com/2016/10/25/a-loteria-classico-shirley-jackson/
Na atual situação política, é preciso que essa Loteria não vire uma ideia em mãos erradas. rs..