A impressão que eu tenho desse lance de casas mal assombradas é que o vazio gera surtos imaginativos e depressão. Os surtos pela solidão extrema que obrigam a pessoa a confrontar os próprios demônios, e que acabam por jogar o indivíduo à beira da loucura (como no caso do hotel d'O Iluminado) e depressão pela sensação de decadência. No geral as casas de histórias mal assombradas são sempre mansões que já tiveram seus dias áureos (e tem coisa mais assustadora do que os fantasmas de tempos felizes e dourados, que não voltam nunca mais, comparados ao presente decadente?) E tem também a sensação de pequenez que uma casa dessas gera em pessoas mentalmente instáveis como a Eleanor. Eu achei a série uma grande metáfora pra uma família disfuncional profundamente impactada pela esquizofrenia da mãe. Os fantasmas seriam as lembranças perseguindo aqueles filhos, e a casa seria o passado do qual eles não conseguiam se livrar ou exorcizar. PS: mês do horror é o melhor mês 🖤 (sem querer desmerecer o resto do ano, claro hahaha)
Curiosamente, A Maldição da Casa da Colina foi adaptada para a primeira temporada da série The Haunting of Hill House, e a segunda temporada da série será baseada no A Outra Volta do Parafuso.
A Maldição da Residência Hill é umas das melhores séries que eu já vi. Tem muitos elementos do livro nela, apesar de não ser fiel, só baseada mesmo. E sim, a série é sobre depressão, mas pra mim ela também trata sobre suicídio. Ótimo vídeo Tati
A Maldição da Residência Hill é umas melhores séries que já assisti na vida. Muito bem feita. Cada episódio explode tua cabeça. E o ep 05, então, meu deus... Assistam essa série, por favor. E, Tati, valeu pela dica
O plot no final mostrando a menina do pescoço quebrado 🤯 assisti essa serie tres anos atrás mas ainda continuo maravilhada por ela, vou ate assistir de novo
Interessante sua interpretação, porém alguns acontecimentos são compartilhados por todos e não acontecem apenas na cabeça d personagem principal . Por exemplo o lugar gelado na frente do quarto das crianças, todos sentem, até a esposa do doutor. Outro exemplo, as portas batendo a noite e todos podem ouvir e inclusive comentam sobre isso na manhã seguinte, ficam cansados por ficar a noite acordados. Eu vejo a Eleanor como sensível ao que acontece na casa por causa do histórico de vida dela sim. Mas eu também vejo ela perdendo um pouco a sanidade e o o comportamento de Theodora e do rapaz mudando aos poucos também. Existe picuinha, o ciúme se Eleanor x Theodora, mas tudo é agravado pela casa. Ah é outro ponto, a esposa do doutor quando usa a tabua ouija fala sobre Nell e ir pra casa, mesmo sem saber quem é Nell. Por fim, a roupa de Theodora fica suja de sangue, tanto que ela usa roupas de Eleanor, mas no final as roupas não estão mais sujas. Enfim, Acredito que a autora deixa em aberto para as duas interpretações! Ótima sinopse a sua
“Baita livro interessante” 😍😍😍 A melhor frase. Não imaginava que ia conhecer tantos livros bacanas. Obrigada Tati por apresentar essas histórias maravilhosas ❤️
Entrei agora mas assisto muitos seus vídeos.. são ótimos você me deixa com vontade de ler mais e mais tenho 56 anos sempre gostei demais ler tive uma professora no( ginasial)kkkk que despertou em mim logo cedo esse gosto pela leitura .. agora um pouco mais velho e com pouco mais de tempo e assistindo seu canal ... mergulhei..tenho lido principalmente os box que compro pela Amazon são lindos ..me escrevi agora no canal mas agradeço você .. pois foi você que me despertou a voltar a ler mais e mais .. primeiro D.Ana minha professora ... e agora você com seus vídeos que faz a gente querer ler o livro na mesma hora ...estou lendo Emily Bronte .. o morro dos ventos uivantes.. obrigado espero aprender ainda mais com você ..parabéns pelo canal.. abraço !!!!!
Como eu amo esse mês do horror. É o mês em que me empenho para ler e reler meus contos de horror. E lógico que acabo morrendo de medo de dormir sozinho kkkk
Amo suas resenhas com spoilers. É um livro sobre depressão, doença mental e suicidio. Resumiu muito bem demais :) Eu li esperando sustos e terror. Não levei sustos, mas o terror, esse eu acredito que está aí sim. Como as mentiras da protagonista a envolvem de tal forma que ela começa a acreditar em tudo o que está acontecendo e se passando em sua mente, uma prisioneira que queria se sentir bem vinda, querida e sente isso no inicio, mas termina se sentindo indesejada, despejada da casa. Posso dizer que eu amei esse livro que não era nada do que eu esperava que fosse, mas acabou sendo mais profundo do que simplesmente uma casa com fantasmas, sustos e sangue.
Na série da netflix A maldição da residência Hill tem alguns elementos, e até mesmo o nome desses personagens, mas possuem aspectos diferentes, muito bem trabalhados e o final é nossa! Chocante. Gostei muito da série.
Eu estava achando que eu tava louca, porque tinha absoluta certeza de já ter visto um vídeo da Tati sobre Hell House. Dai fui procurar e nada de achar. Agora ela fala no vídeo que o RUclips retirou do ar...Ainda não enlouqueci haahha
Essa adaptação da Netflix é muito boa e soube tocar em assuntos sobre amadurecimento, dependência química, suicídio entre outros com muita veracidade. Amei sua resenha, não conhecia o canal mas já virei fã, comprei o livro chega em julho
Tem a série do netflix - Hunting of Hill House, com a Theo e a Nell... e tem também o filme A Casa Amaldiçoada, acho que dos anos 90, que conta essa história tbm. São bem legais!
Se é uma história de suicídio a personagem também tentou avisar e pedir ajuda antes que acontecesse. Os atos dela em relação a casa e as pessoas presentes foram pedidos de ajuda ou avisos de sua intenção.
Oi Tati, melhor mês do canal! Eu assisti a série de TV da Netflix várias vezes e pra mim não ficou claro essa ideia de que o suicídio é o ponto principal. O livro eu nunca li, só tinha visto gente falando mal, até seu vídeo. Achei muito interessante e me deu vontade de ler, bem para procurar esses pontos que você citou e tirar minhas próprias conclusões. Por último quero dizer que gosto bastante do seu trabalho, apesar de ter um gosto bastante diferente do seu, acho que seus vídeos me fazem querer ler coisas que eu nunca leria por conta própria sabe, me tiram da zona de conforto. Também preciso elogiar a abertura do vídeo e o cenário que é maravilhoso.
Não sei se é um problema para tu, Tati! Mas eu, particularmente, adoro vídeos grandes. Têm muito mais a ser dito, analisado e debatido. Se possível, continue kkkkk.
Eu li esse livro bem rápido porque estava frenético por saber logo do que se tratava efetivamente a "assombração" da casa da colina.O fim abrupto me incomodou,pois não gosto mt de histórias que deixam diversas interpretaçoes para o leitor,bem como de diálogos sem nexo,embora na minha opnião eles colaboraram para a atmosfera sombria da situação. Porém,esse fim impactante aliado ao ambiente gótico e às passagens sinistras me fez gostar bastante do livro. Agora que você deu uma interpretação para as "manifestações paranormais", tudo parece fazer sentido!Eu não tinha percebido(ou pelo menos não me lembro) dessa relação esquisita entre Eleanor e Theodora.
Eu assisti esse filme, quando era criança, umas duzentas vezes e, nossa! Achava ele FODA demais. UHAUHAUA Quando fui rever depois de velha, fiquei tão "eh" - a coisa que nunca mudou foi achar a Eleonor insuportável, principalmente quando ela passa a ter certeza de que a casa acha ela especial (acho que tem até aquele negócio do quadro lá). Mas não sabia que tinha livro, vou procurar!
Acabei de ler o livro agora e vim ver o vídeo. Concordo com a interpretação da Tati, realmente a Eleanor queria atenção, depressiva e tals. Para mim ela tinha um interesse romântico tanto na Theo como no Luke também, porém eu acredito que a casa possuía algo de estranho sim. Acho que a Nell causou algumas coisas, mas teve outras que não fazem sentido ter sido ela como todos sentirem um ponto frio específico no quarto das crianças ou o nome da Nell aparecer na prancheta da esposa do doutor. Sinceramente, eu adorei o livro, porém tinha alguns momentos que eu não tinha algumas conversas já que a maioria das vezes está na visão da Nell. Ela começa adorando todo mundo, depois sente ciúmes, depois ódio pela Theo, depois do nada decide que quer morar com ela.... É muito inconstante, e realmente comecei a me perguntar se era o efeito da casa ou se ela que era assim, até ver a cena em que ela fica escondida atrás das portas e que ninguém fala sobre ela, que ela percebe que não é o centro das atenções e depois ela tem o surto final ao subir na escada de ferro e correr pela casa. Aí eu sinto que a ideia da Tati tá correta, porém como eu disse, possui alguns fenômenos que não se encaixa na Nell ter feito tudo sozinha e acho que sim a casa colaborou com a loucura dela....
O melhor spoiler que já ouvi! E estou convencido que quero muito ler este livro. Adorei o seu vídeo e também assisti a série da Netflix e cheguei a mesma conclusão no final! Se durasse 60 minutos não seria nada cansativo... enfim adorei!
Há tempos não via um vídeo que me desse tanta vontade de ler um livro. E olha que sempre ouço comentários ruins sobre esse livro. Mas depois dessa análse... na lista.
Tati, você já leu John Saul? Lí dele o livro "quando o vento sopra"(1981). É bem gótico/terror psicológico, tem uma "casa" e um mistério envolvendo crianças! É de gelar os ossos em algumas partes, adorei, quero ler mais coisas desse autor.
22:06 me recordou Liam Neeson nos perrengues com Catherina Zeta Jones e os sustos da Lili Taylor, desprovidos de sanidade para sustentar o roteiro do filme The Haunting (1999).
Pra quem se interessa em livros tensos sobre casas assombradas (por assim dizer) uma grande recomendação é House of Leaves, também recomendado pra quem tem interesse em um livro desafiador.
Amo suas resenhas, e está foi exatamente a impressão que eu tive ao final do livro. Achei a leitura bem confusa, mas após sua explicação ficou bem claro
Eu só vi a série, e falando sobre ela, não sei se é sobre depressão apenas. Com certeza é um tema presente, mas acho que o principal é o próprio medo e a maneira como encaramos nossos demônios internos, que somos nós mesmos; a luta diária contra nossas próprias cabeças, nos sabotando, e como é importante estar com outros, pra que esses fantasmas não nos assombrem. nem ligo do vídeo grande rsrsrsrs
Taati.. reposta o vídeo a respeito da Hell House, por favor! Eu fiquei apaixonado pela história só por ver o seu vídeo. É tão completo seu vídeo. Gostaria de rever assim que possível, se não for pedir demais rsrs.
Kkkkkkkkk meu, to impressionada que achei A MESMA COISA, inclusive tb achei a experiência bem parecida com A volta do parafuso rsrsrs mas a assombração da casa da colina é ligeiramente melhor
Muito obrigada por este excelente vídeo 😌 Acabei de ler este livro e não contente pelas minhas impressões vim buscar por mais, vc abriu meus olhos para muitos pontos interessantes do livro 🥰👏🏻👏🏻 Me inscrevi no canal 💗
Tatiana os comentarios sobre a critica ao livro Dracula de Bam Stocker estavam desativadas.Passe i porque apara dizer que sua resenha foi ótima,muito bem explanada.Por favor faça a resenha do livro do Stephen King:A tempestade do seculo,tem a série completa aqui no youtube!
Fiquei interessado em ler este livro eu apenas tinha visto o filme de 1999, estou gostando horrores do mês do horror fico muito ansioso para chegar outubro, separei para ler neste mês Frankenstein e Misery que já comecei a ler.
Li o livro e esperava aquele terrorzão!! rs Teve uma adaptação muito fiel ao livro, lendo só lembrava do filme e o final me surpreendeu mesmo, mas foi só, esperava mais, tipo Hell House, não leria novamente...
Para mim, morro dos ventos uivantes e um baita romance gotico, delicioso 🤩🥰👏👏👏 Ahhh, adoro spoilers, me ajudam muito para a grandeza de opinioes diversas A casa da noite eterna e genial, o filme e espetacular, amooo💖💕🤩🥰
Olá, acabei o livro agora e o final havia me deixado sem intender o que havia ocorrido . Não visualizei o suicídio no final como fonte geradora de tudo ...porém, os eventos iniciais que todos anotam como sugerido pelo Dr, não foram reais? Obrigado
Acabei de ler o livro e fiquei com um ponto de interrogação na cabeça. Fui ler esperando terror mas no decorrer do livro já fica claro que se trata da psique da Eleanor, mas achei partes muito confusas, como quando ela se enconde atrás das portas pra ouvir outras conversas e as partes que dão a entender que ela se torna um com a casa quando ela diz ouvir tudo que se movimenta lá dentro até mesmo a poeira se mechendo, não capitei se realmente foi uma junção dela com a casa ou apenas um lapso causado pelo sentimento de possessividade que ela passou a ter com a casa Oque ficou muito confuso pra mim também foi a relação dela com os outros, ela começa amando a Theo, e passa a odia-la sem nenhum motivo aparente é mostrado ate o sentimento de inveja e inferioridade wue ela sente sobre a theo depois volta a ter certa afeição pela Theo até mesmo dizendo que queria morar com ela. Também é explorado a parte do triângulo entre a Ell, Theo e Luke, que não entendi muito bem, Luke no ponto de vista da Elle da a entender que quer algo? Na minha concepção foi oque a ell achou depois é percebivel a atenção que luke da pra Theo como na parte em que eles estão andando e ficam os dois pra trás sozinhos e ficam irritados quando a ell volta e os atrapalha. Não entendi se foi novamente um delírio da Ell pelo sentimento de rejeição ou vontade de perterncer a algo ou alguém oque me levou a acreditar que a autora realmente queria expressar a mente da ell não necessariamente de fato os acontecimentos focando mais nos conflitos internos da moça. Conclui ao final que não entendi nada quando eu concluo algo eu não entendo outra, procurei alguém pra me explicar e não entendi mais ainda, em geral livro bom para pensar talvez eu esteja presa em minha própria ignorância momentânea e realmente não consiga compreender o livro por barreiras intelectuais, talvez eu leia denovo em algum momento e consiga formular um real pensamento sobre a obra
Que incrível sua resenha, Tati! Li no comecinho do ano e agora fiquei com vontade de reler prestando mais atenção nessas coisas que você comentou. Ah, você já leu "Sempre vivemos no castelo", dela também? Eu li logo depois desse e acabei gostando até mais! Foi um dos livros mais estranhos que já li, é até difícil explicar.. espero que você leia, acho que vai amar! 🖤
Assisti um filme de 1999 que acredito ser uma adaptação deste livro. A Casa Amaldiçoada com Liam Neeson, Lili Taylor, Catherine Zeta-Jones e Owen Wilson. Mudaram algumas coisas, inclusive o final. mas gostei mesmo assim.
vc nao poderia estar mais certa.... e muito triste ver o quanto a nell se sente esperançosa por qualquer coisa positiva que surge, esse anseio que ela tinha por ser aceita... é realmente muito triste.. achei até meio perturbador.
Oi Tati. Ouvindo a.tua resenha, lembrei de um outro filme chamado "Rose red", é bem parecido com a história do livro. Mas naquele caso a casa vai crescendo sozinha... bem maluco. 😘
Tem uma adaptação chamada Os Órfãos. Só descobri que era uma adaptação agora, vendo seu vídeo kkkkk. Mas eu achei legal o filme. Filme de 2010 de Floria Sigismondi
Parece tbm que rose red- a casa adormecida pegou algo desse livro, pois no filme chamam vários parapsicólogos para ir na mansão rose red, incluindo uma garota com poderes tipo carrie!. , já viu Tatiana?
Pelo que percebo, livros subversivos só eram publicados no Brasil quando os que os consideravam assim não tinham entendimento para considerá-los como tais.
Isso é bobagem, Cris. Leia apenas o primeiro capítulo de Crônica da casa assassinada. “Não havia entendimento”? Quanto a escritoras mundialmente publicadas - esse é um livro de 59. De quando é O morro dos ventos uivantes? E os livros da Virginia Woolf? Será que ao dizermos isso não estamos desmerecendo esses trabalhos publicados trocentas vezes? Dá, mesmo, pra dizer que em 1959, quando este livro foi publicado, ainda havia preconceito por parte das editoras? Considero isso um tiro no pé.
Tati. Tô lendo o livro Como ler Livros do Mortimer Adler. Estou na metade e já considero como o MELHOR livro que já li na vida. você poderia fazer uma resenha dele ?
A impressão que eu tenho desse lance de casas mal assombradas é que o vazio gera surtos imaginativos e depressão. Os surtos pela solidão extrema que obrigam a pessoa a confrontar os próprios demônios, e que acabam por jogar o indivíduo à beira da loucura (como no caso do hotel d'O Iluminado) e depressão pela sensação de decadência. No geral as casas de histórias mal assombradas são sempre mansões que já tiveram seus dias áureos (e tem coisa mais assustadora do que os fantasmas de tempos felizes e dourados, que não voltam nunca mais, comparados ao presente decadente?)
E tem também a sensação de pequenez que uma casa dessas gera em pessoas mentalmente instáveis como a Eleanor.
Eu achei a série uma grande metáfora pra uma família disfuncional profundamente impactada pela esquizofrenia da mãe. Os fantasmas seriam as lembranças perseguindo aqueles filhos, e a casa seria o passado do qual eles não conseguiam se livrar ou exorcizar.
PS: mês do horror é o melhor mês 🖤 (sem querer desmerecer o resto do ano, claro hahaha)
Parabens, amei suas palavras, somente quem le muito consegue ter uma dimensao verdadeira da natureza humana e das coisas👏👏👏👏
Que reflexão!!!! Muito boa!!
O que remete logo a primeira página , que a Tia Tati leu ,sobre organismos vivos sob realidade absoluta
@@RobertRP O espelho é sensacional
Assim como o MOTEL BATES, em uma localidade deserta e uma estrada decadente.
Curiosamente, A Maldição da Casa da Colina foi adaptada para a primeira temporada da série The Haunting of Hill House, e a segunda temporada da série será baseada no A Outra Volta do Parafuso.
Essa série é maravilhosa
sim kkkkkk
"O silêncio cobria solidamente a madeira e a pedra da Casa da Colina, e o que por lá andasse, andava sozinho". Eu gosto muito dessa parte do livro.
tinha que ter a semana do horror todo mês. eu amo tanto ❤
Concordo!
Concordo 🖤
Jantar na companhia dos vídeos da Tati fresquinho: um privilégio do mês do horror :D
bom apetite, aline! \o/
A Maldição da Residência Hill é umas das melhores séries que eu já vi. Tem muitos elementos do livro nela, apesar de não ser fiel, só baseada mesmo. E sim, a série é sobre depressão, mas pra mim ela também trata sobre suicídio. Ótimo vídeo Tati
A Maldição da Residência Hill é umas melhores séries que já assisti na vida. Muito bem feita. Cada episódio explode tua cabeça. E o ep 05, então, meu deus... Assistam essa série, por favor.
E, Tati, valeu pela dica
O plot no final mostrando a menina do pescoço quebrado 🤯 assisti essa serie tres anos atrás mas ainda continuo maravilhada por ela, vou ate assistir de novo
Interessante sua interpretação, porém alguns acontecimentos são compartilhados por todos e não acontecem apenas na cabeça d personagem principal . Por exemplo o lugar gelado na frente do quarto das crianças, todos sentem, até a esposa do doutor. Outro exemplo, as portas batendo a noite e todos podem ouvir e inclusive comentam sobre isso na manhã seguinte, ficam cansados por ficar a noite acordados. Eu vejo a Eleanor como sensível ao que acontece na casa por causa do histórico de vida dela sim. Mas eu também vejo ela perdendo um pouco a sanidade e o o comportamento de Theodora e do rapaz mudando aos poucos também. Existe picuinha, o ciúme se Eleanor x Theodora, mas tudo é agravado pela casa. Ah é outro ponto, a esposa do doutor quando usa a tabua ouija fala sobre Nell e ir pra casa, mesmo sem saber quem é Nell. Por fim, a roupa de Theodora fica suja de sangue, tanto que ela usa roupas de Eleanor, mas no final as roupas não estão mais sujas.
Enfim, Acredito que a autora deixa em aberto para as duas interpretações! Ótima sinopse a sua
Concordo contigo, Júlio!
“Baita livro interessante” 😍😍😍
A melhor frase. Não imaginava que ia conhecer tantos livros bacanas. Obrigada Tati por apresentar essas histórias maravilhosas ❤️
Tambem " O incrivel..."
Tati: Na minha cabeça esse vídeo não vai demorar muito.
Realidade: 29 minutos.
Quem tá reclamando? Eu não 😂
King bebeu daí p escrever O Iluminado também.
Não tinha me ligado, mas faz sentido...
E Salem
@@joaomendesnetogomesmendes4765 quando ouvi a descrição da casa só conseguia pensar em Salem kkkkk
A série A maldição da residência Hill é uma exelente série, muito profunda e bem escrita! Embora tenha muitas diferenças com o livro.
qual o nome do livro?
Entrei agora mas assisto muitos seus vídeos.. são ótimos você me deixa com vontade de ler mais e mais tenho 56 anos sempre gostei demais ler tive uma professora no( ginasial)kkkk que despertou em mim logo cedo esse gosto pela leitura .. agora um pouco mais velho e com pouco mais de tempo e assistindo seu canal ... mergulhei..tenho lido principalmente os box que compro pela Amazon são lindos ..me escrevi agora no canal mas agradeço você .. pois foi você que me despertou a voltar a ler mais e mais .. primeiro D.Ana minha professora ... e agora você com seus vídeos que faz a gente querer ler o livro na mesma hora ...estou lendo Emily Bronte .. o morro dos ventos uivantes.. obrigado espero aprender ainda mais com você ..parabéns pelo canal.. abraço !!!!!
Como eu amo esse mês do horror. É o mês em que me empenho para ler e reler meus contos de horror. E lógico que acabo morrendo de medo de dormir sozinho kkkk
hahahah, também morro de medo, jefferson, compreendo ;)
Amo suas resenhas com spoilers.
É um livro sobre depressão, doença mental e suicidio. Resumiu muito bem demais :)
Eu li esperando sustos e terror. Não levei sustos, mas o terror, esse eu acredito que está aí sim. Como as mentiras da protagonista a envolvem de tal forma que ela começa a acreditar em tudo o que está acontecendo e se passando em sua mente, uma prisioneira que queria se sentir bem vinda, querida e sente isso no inicio, mas termina se sentindo indesejada, despejada da casa. Posso dizer que eu amei esse livro que não era nada do que eu esperava que fosse, mas acabou sendo mais profundo do que simplesmente uma casa com fantasmas, sustos e sangue.
Caraca...essa abertura é sinistra!
Dia chuvoso, sem energia e um gato miando sem parar aqui perto de casa...rsrs
Mês do horror...Show de bola!
rs, o clima 'tá excelente por aí :)
Na série da netflix A maldição da residência Hill tem alguns elementos, e até mesmo o nome desses personagens, mas possuem aspectos diferentes, muito bem trabalhados e o final é nossa! Chocante. Gostei muito da série.
"Na minha cabeça esse vídeo não vai demorar muito" ahah
Eu estava achando que eu tava louca, porque tinha absoluta certeza de já ter visto um vídeo da Tati sobre Hell House. Dai fui procurar e nada de achar. Agora ela fala no vídeo que o RUclips retirou do ar...Ainda não enlouqueci haahha
Essa adaptação da Netflix é muito boa e soube tocar em assuntos sobre amadurecimento, dependência química, suicídio entre outros com muita veracidade. Amei sua resenha, não conhecia o canal mas já virei fã, comprei o livro chega em julho
Tem a série do netflix - Hunting of Hill House, com a Theo e a Nell... e tem também o filme A Casa Amaldiçoada, acho que dos anos 90, que conta essa história tbm. São bem legais!
A volta do parafuso, sinceramente amei 🤟🤟🤟maravilhoso👏👏👏
Se é uma história de suicídio a personagem também tentou avisar e pedir ajuda antes que acontecesse. Os atos dela em relação a casa e as pessoas presentes foram pedidos de ajuda ou avisos de sua intenção.
Tati, eu não sei pq vc fica dizendo que quer fazer vídeos curtos!NÓS GOSTAMOS DE VÍDEOS LONGOS!
No Iluminado a casa também tem vida própria 😉
O King usou muito desse livro em outra obra chamada Rose Red, até a chuva de pedras.
E do herdeiro querer vender e aceitar pesquisas e investigações.
Adoro Rose Red Tb. Mas da Residência Hill foi fantástica!
Oi Tati, melhor mês do canal!
Eu assisti a série de TV da Netflix várias vezes e pra mim não ficou claro essa ideia de que o suicídio é o ponto principal. O livro eu nunca li, só tinha visto gente falando mal, até seu vídeo. Achei muito interessante e me deu vontade de ler, bem para procurar esses pontos que você citou e tirar minhas próprias conclusões.
Por último quero dizer que gosto bastante do seu trabalho, apesar de ter um gosto bastante diferente do seu, acho que seus vídeos me fazem querer ler coisas que eu nunca leria por conta própria sabe, me tiram da zona de conforto. Também preciso elogiar a abertura do vídeo e o cenário que é maravilhoso.
Não sei se é um problema para tu, Tati! Mas eu, particularmente, adoro vídeos grandes. Têm muito mais a ser dito, analisado e debatido.
Se possível, continue kkkkk.
Muito boa a resenha, estou abrindo os olhos para esses temas de depressão e suicídio. Valeu Tati.
Eu li esse livro bem rápido porque estava frenético por saber logo do que se tratava efetivamente a "assombração" da casa da colina.O fim abrupto me incomodou,pois não gosto mt de histórias que deixam diversas interpretaçoes para o leitor,bem como de diálogos sem nexo,embora na minha opnião eles colaboraram para a atmosfera sombria da situação. Porém,esse fim impactante aliado ao ambiente gótico e às passagens sinistras me fez gostar bastante do livro.
Agora que você deu uma interpretação para as "manifestações paranormais", tudo parece fazer sentido!Eu não tinha percebido(ou pelo menos não me lembro) dessa relação esquisita entre Eleanor e Theodora.
Luke foi o personagem que eu mais gostei do livro,no livro ele é bem mais debochado do que na série
Também gosto muito de "A Outra Volta do Parafuso". É um dos meus prediletos.
hoje em dia, considero esse um livraço!
@@tatifeltrin, digo o mesmo! E nem é um gênero com o qual simpatizo tanto... Mas não deixa de ter a sua graça.
Tati no mês do horror desse ano fala do livro: Sempre vivemos no castelo da Shirley Jackson.
Eu assisti esse filme, quando era criança, umas duzentas vezes e, nossa! Achava ele FODA demais. UHAUHAUA Quando fui rever depois de velha, fiquei tão "eh" - a coisa que nunca mudou foi achar a Eleonor insuportável, principalmente quando ela passa a ter certeza de que a casa acha ela especial (acho que tem até aquele negócio do quadro lá).
Mas não sabia que tinha livro, vou procurar!
Nossa, eu adorei as unhas. Cada dia mais linda e maravilhosa.
Amém que alguém teve a mesma impressão que eu quando li os dois livros. Da Shirley Jackson eu li tbm o "Nós Sempre Moramos no Castelo" e curti.
Faz mais resenhas de outros títulos da Shirley Jackson !
Acabei de ler o livro agora e vim ver o vídeo. Concordo com a interpretação da Tati, realmente a Eleanor queria atenção, depressiva e tals. Para mim ela tinha um interesse romântico tanto na Theo como no Luke também, porém eu acredito que a casa possuía algo de estranho sim. Acho que a Nell causou algumas coisas, mas teve outras que não fazem sentido ter sido ela como todos sentirem um ponto frio específico no quarto das crianças ou o nome da Nell aparecer na prancheta da esposa do doutor.
Sinceramente, eu adorei o livro, porém tinha alguns momentos que eu não tinha algumas conversas já que a maioria das vezes está na visão da Nell. Ela começa adorando todo mundo, depois sente ciúmes, depois ódio pela Theo, depois do nada decide que quer morar com ela.... É muito inconstante, e realmente comecei a me perguntar se era o efeito da casa ou se ela que era assim, até ver a cena em que ela fica escondida atrás das portas e que ninguém fala sobre ela, que ela percebe que não é o centro das atenções e depois ela tem o surto final ao subir na escada de ferro e correr pela casa. Aí eu sinto que a ideia da Tati tá correta, porém como eu disse, possui alguns fenômenos que não se encaixa na Nell ter feito tudo sozinha e acho que sim a casa colaborou com a loucura dela....
O melhor spoiler que já ouvi! E estou convencido que quero muito ler este livro. Adorei o seu vídeo e também assisti a série da Netflix e cheguei a mesma conclusão no final! Se durasse 60 minutos não seria nada cansativo... enfim adorei!
Adorei essa interpretação do livro. Quando for ler prestarei bem atenção nesses detalhes.
Há tempos não via um vídeo que me desse tanta vontade de ler um livro. E olha que sempre ouço comentários ruins sobre esse livro. Mas depois dessa análse... na lista.
Você não sabe o quanto sua resenha incentiva a leitura, estou relendo algumas obras do meu acervo com mais atenção. PARABÉNS colega.
Boa noite Tati, este ano estou sendo corajosa assistindo ao mês do horror.
Aêeee, Luna!
Tati, você já leu John Saul? Lí dele o livro "quando o vento sopra"(1981).
É bem gótico/terror psicológico, tem uma "casa" e um mistério envolvendo crianças! É de gelar os ossos em algumas partes, adorei, quero ler mais coisas desse autor.
Estou acompanhando o mês do horror do canal com leituras do mesmo gênero.. já li coração satânico e estou lendo o exorcista.
Vlw tatiiii
dois livros que eu adoro, gleiber!
@@tatifeltrin =D
inclusive a serie é MAGNÍFICA maravilhosa mesmo acima do terror e dos sustinhos
Estou viciada no seu canal e amo vídeos longos
Ficar em qualquer casa abandonada sozinho, é simplesmente sinistro. A mente prega vários sustos. É um show de sugestão de mal gosto.
22:06 me recordou Liam Neeson nos perrengues com Catherina Zeta Jones e os sustos da Lili Taylor, desprovidos de sanidade para sustentar o roteiro do filme The Haunting (1999).
Aí me deu vontade de ler todos os livros citados :( :)
Aí amo a fotografia desses vídeos do mês do horror.
Pra quem se interessa em livros tensos sobre casas assombradas (por assim dizer) uma grande recomendação é House of Leaves, também recomendado pra quem tem interesse em um livro desafiador.
To adorando os efeitos especiais :):)
Sinceramente essas aberturas dos videos do mes do horror ainda vai me matar do coração.
Amo suas resenhas, e está foi exatamente a impressão que eu tive ao final do livro. Achei a leitura bem confusa, mas após sua explicação ficou bem claro
O vídeo ficou sensacional e mesmo com os spoilers fiquei com vontade de investir nesse livro.
Eu só vi a série, e falando sobre ela, não sei se é sobre depressão apenas. Com certeza é um tema presente, mas acho que o principal é o próprio medo e a maneira como encaramos nossos demônios internos, que somos nós mesmos; a luta diária contra nossas próprias cabeças, nos sabotando, e como é importante estar com outros, pra que esses fantasmas não nos assombrem.
nem ligo do vídeo grande rsrsrsrs
Por mim, você fala 2 horas sem parar e eu vou gostar muito!!! Adoro seus vídeos!
Um das melhores resenhas do canal!
Essa primeira página entrega muito do livro. Eu adorei toda a história . Aliás, amo o conto dela também, "A loteria "!
Taati.. reposta o vídeo a respeito da Hell House, por favor!
Eu fiquei apaixonado pela história só por ver o seu vídeo. É tão completo seu vídeo. Gostaria de rever assim que possível, se não for pedir demais rsrs.
Tati, estou aproveitando a insônia pra maratonar seus videos antigos. E nao poderia ter companhia melhor.
Esse mês é meu favorito do ano, por causa dos vídeos do canal. Amo livros de suspense/horror ❤ Você faz um belíssimo trabalho, Tati.
Kkkkkkkkk meu, to impressionada que achei A MESMA COISA, inclusive tb achei a experiência bem parecida com A volta do parafuso rsrsrs mas a assombração da casa da colina é ligeiramente melhor
Muito obrigada por este excelente vídeo 😌 Acabei de ler este livro e não contente pelas minhas impressões vim buscar por mais, vc abriu meus olhos para muitos pontos interessantes do livro 🥰👏🏻👏🏻 Me inscrevi no canal 💗
Li os livros e vi a série.. Adorei!!!! ❤
Tatiana os comentarios sobre a critica ao livro Dracula de Bam Stocker estavam desativadas.Passe i porque apara dizer que sua resenha foi ótima,muito bem explanada.Por favor faça a resenha do livro do Stephen King:A tempestade do seculo,tem a série completa aqui no youtube!
Fiquei interessado em ler este livro eu apenas tinha visto o filme de 1999, estou gostando horrores do mês do horror fico muito ansioso para chegar outubro, separei para ler neste mês Frankenstein e Misery que já comecei a ler.
Particularmente, acho A outra volta do parafuso poético, lindo, maravilhoso.
Mês do Horror e Tati, só agradeço...💀😍
eu que agradeço, pati!! :)
Li o livro e esperava aquele terrorzão!! rs Teve uma adaptação muito fiel ao livro, lendo só lembrava do filme e o final me surpreendeu mesmo, mas foi só, esperava mais, tipo Hell House, não leria novamente...
Para mim, morro dos ventos uivantes e um baita romance gotico, delicioso 🤩🥰👏👏👏
Ahhh, adoro spoilers, me ajudam muito para a grandeza de opinioes diversas
A casa da noite eterna e genial, o filme e espetacular, amooo💖💕🤩🥰
Tati só tenho 2 palavras: Brava Maestra!!!
Vc sabe mesmo conduzir o leitor pelas entranhas das palavras. Muito obrigada🖤
Olá, acabei o livro agora e o final havia me deixado sem intender o que havia ocorrido . Não visualizei o suicídio no final como fonte geradora de tudo ...porém, os eventos iniciais que todos anotam como sugerido pelo Dr, não foram reais? Obrigado
Quanto mais longo melhor!!!
Acabei de ler o livro e fiquei com um ponto de interrogação na cabeça.
Fui ler esperando terror mas no decorrer do livro já fica claro que se trata da psique da Eleanor, mas achei partes muito confusas, como quando ela se enconde atrás das portas pra ouvir outras conversas e as partes que dão a entender que ela se torna um com a casa quando ela diz ouvir tudo que se movimenta lá dentro até mesmo a poeira se mechendo, não capitei se realmente foi uma junção dela com a casa ou apenas um lapso causado pelo sentimento de possessividade que ela passou a ter com a casa
Oque ficou muito confuso pra mim também foi a relação dela com os outros, ela começa amando a Theo, e passa a odia-la sem nenhum motivo aparente é mostrado ate o sentimento de inveja e inferioridade wue ela sente sobre a theo depois volta a ter certa afeição pela Theo até mesmo dizendo que queria morar com ela. Também é explorado a parte do triângulo entre a Ell, Theo e Luke, que não entendi muito bem, Luke no ponto de vista da Elle da a entender que quer algo? Na minha concepção foi oque a ell achou depois é percebivel a atenção que luke da pra Theo como na parte em que eles estão andando e ficam os dois pra trás sozinhos e ficam irritados quando a ell volta e os atrapalha. Não entendi se foi novamente um delírio da Ell pelo sentimento de rejeição ou vontade de perterncer a algo ou alguém oque me levou a acreditar que a autora realmente queria expressar a mente da ell não necessariamente de fato os acontecimentos focando mais nos conflitos internos da moça.
Conclui ao final que não entendi nada quando eu concluo algo eu não entendo outra, procurei alguém pra me explicar e não entendi mais ainda, em geral livro bom para pensar talvez eu esteja presa em minha própria ignorância momentânea e realmente não consiga compreender o livro por barreiras intelectuais, talvez eu leia denovo em algum momento e consiga formular um real pensamento sobre a obra
Esse livro é meio que um tapa na cara de boa parte dos livros e filmes sobre investigações paranormais...
Que incrível sua resenha, Tati! Li no comecinho do ano e agora fiquei com vontade de reler prestando mais atenção nessas coisas que você comentou. Ah, você já leu "Sempre vivemos no castelo", dela também? Eu li logo depois desse e acabei gostando até mais! Foi um dos livros mais estranhos que já li, é até difícil explicar.. espero que você leia, acho que vai amar! 🖤
Adorei a dica. Obrigada !
Edgar Alan Por também não se reporta a casas mal assombrada?
Amo seus vídeos, sempre fico com vontade de ler as indicações!
Mês do horror cada vez melhor. Sempre vale a pena esperar. Parabéns Tati!!
Amo video com spoiler 🤣 me ajuda a decidi se vou ler
Esse livro é referencia para o filme A Casa Amaldiçodada (The Haunting) com a Catherine Zeta Jones...
Assisti um filme de 1999 que acredito ser uma adaptação deste livro. A Casa Amaldiçoada com Liam Neeson, Lili Taylor, Catherine Zeta-Jones e Owen Wilson. Mudaram algumas coisas, inclusive o final. mas gostei mesmo assim.
Alegrou a minha noite! Obrigado por suas resenhas Tati! Estou adorando o mês do horror
A série é muito boa, curti demais , muito bem feita!
vc nao poderia estar mais certa.... e muito triste ver o quanto a nell se sente esperançosa por qualquer coisa positiva que surge, esse anseio que ela tinha por ser aceita... é realmente muito triste.. achei até meio perturbador.
Nada de enorme ♥️ ficou ótimo!! 👏👏👏👏🤗
Oi Tati. Ouvindo a.tua resenha, lembrei de um outro filme chamado "Rose red", é bem parecido com a história do livro. Mas naquele caso a casa vai crescendo sozinha... bem maluco. 😘
Eu gostei muito de "A Assombração da Casa da Colina". Na época eu comprei o livro por conta da recomendação do Stephen King na contra-capa dele.
Nossa Tatiana, vc é simplesmente sensacional, amo seus vídeos!!
Boa resenha, não sei se leria esse. Nem pelo hype
Tem uma adaptação chamada Os Órfãos. Só descobri que era uma adaptação agora, vendo seu vídeo kkkkk. Mas eu achei legal o filme. Filme de 2010 de Floria Sigismondi
Apaixonada pela Tati 😍
Comprei o livro, e desde quando eu vi seu vídeo e assisti a série eu fiquei COM MUITA VONTADE de lee
Gostou?
A Casa Amaldiçoada (1999), foi sem dúvida a melhor adaptação desse livro!
Parece tbm que rose red- a casa adormecida pegou algo desse livro, pois no filme chamam vários parapsicólogos para ir na mansão rose red, incluindo uma garota com poderes tipo carrie!. , já viu Tatiana?
Quando comecei a ler, lembrei de rose red tbm, que é uma história de Stephen king. Que tinha como uma inspiração a Shirley Jackson. :)
Adoro suas resenhas com spoilers!
Pelo que percebo, livros subversivos só eram publicados no Brasil quando os que os consideravam assim não tinham entendimento para considerá-los como tais.
Isso é bobagem, Cris.
Leia apenas o primeiro capítulo de Crônica da casa assassinada. “Não havia entendimento”?
Quanto a escritoras mundialmente publicadas - esse é um livro de 59. De quando é O morro dos ventos uivantes? E os livros da Virginia Woolf?
Será que ao dizermos isso não estamos desmerecendo esses trabalhos publicados trocentas vezes?
Dá, mesmo, pra dizer que em 1959, quando este livro foi publicado, ainda havia preconceito por parte das editoras? Considero isso um tiro no pé.
Que vídeo legal!!!! Vi duas vezes👏🏻👏🏻🌷🌷🌷
Tati. Tô lendo o livro Como ler Livros do Mortimer Adler. Estou na metade e já considero como o MELHOR livro que já li na vida. você poderia fazer uma resenha dele ?