8:11 A versão de Leandro & Leonardo é autorizada. No disco da dupla (1989) consta os créditos originais da canção de Paul Simon, com letra em português por Cilinha e João Viola. O Copyright da versão brasileira é, hoje, da Sony. Foi um dos grandes sucessos desse álbum, junto com Entre Tapas e Beijos, que continuou o trabalho de consolidação do nome da dupla pelo Brasil, que seria catapultado de forma definitiva no ano seguinte com o lançamento de "Pense em Mim", que vendeu 3 milhões de cópias. Belo trabalho, parabéns!
Não confunda "plágio" com "versão". As versões são (quase sempre) autorizadas, como no caso de Hey Jude, versionada pelo Kiko Zambianchi. Nesa mesma linha, Fabio Jr versionou 'Imagine', Rita Lee versionou 'José'... e por aí vai. Mas são 'autorizadas'.
@@homelazz5659 "Versão" foi força de expressão. Não precisa levar ao pé da letra. E é como vc mesmo disse, "As versões são (quase sempre) autorizadas".
Meu vizinho onve uns sertanejos bem alto, e eu vi que alguma cantora (não sei qual) copiou Listen To Your Heart e It Must Have Been Love, ambas do Roxette (não tenho certeza dessa última música, mas da primeira sim)
Infelizmente o Roxette está sendo alvo desses sertanejos... já pegaram Listen to your heart, Spending My Time, It Must Have Been Love, e um outro estilo bem horrível pegou You Don't Understand Me (uma música meio desconhecida do Roxette que ficou apenas como single).
Bom vídeo, tenho certeza que outras partes virão. Povo tem dificuldade em diferenciar versão de plágio e de paródia, e vejo muitos RUclipsrs jogando informações erradas sobre o assunto. E chama atenção tbm como a galera perdeu a noção e a vergonha de uns tempos pra cá, essa do James Blunt teve mutirão de BR indo encher o saco do cara no perfil dele só pq reivindicou os direitos.
Marco, adoro seu trabalho, aprendo pacas, parabéns!!! Não tenho certeza mas O Engenheiros do Hawai não copiaram +- o trecho de Rush - Xanadu em 10:13 ou foi inspirado em Rush - Tai Shan na música O exercito de um homem só? abraço keep going 🙂
Marco, uma sugestão para um próximo vídeo e que é pouco conhecida. "The Phantom of the Opera" plagiou parte de Echoes do Pink Floyd, nossa banda predileta. Parabéns pelo trabalho, sempre estou ligado nos vídeos novos. Outro tema, ainda sobre Echoes versão de estúdio, que é uma obra complexa praka. O solo de studio teve tanta experimentação que nem Gilmour, nem ninguém consegue tirar ele com perfeição, cover impossível, parece que teve pedais ligados invertidos, wah e uma parafernalha que não é possível ter a mesma imersão. Espero ter ajudado.
8:20 essa por exemplo é uma versão de uma música internacional, como funciona isso? É pago ou não? Tem várias e várias da década de 70. Vai ouvindo para você ver, tinham umas bandas faziam muito isso, explodiam no sucesso no Brasil.
acho que antigamente rolava mais pois não tinha Internet pra informar as pessoas, hoje qnd rola plágio, a Internet cai encima, e pega mal pro artista, eu via isso rolar mt no trap br, os caras copiavam flow de gringo e o público ficava zoando, aí isso deu uma parada
Excelente vídeo! Fico intrigado se o nível intelectual atrai músicas imbecis, ou o oposto. Como pode chegarmos a um nível tão ruim de música popular? Ou a pergunta seria: como pode não evoluirmos em educação?
É incrível como que a galera do forró e brega não tem capacidade pra criar, se for pegar as músicas atuais, todas são plágios. É fácil pegar algo já criado e botar uma letra em cima e falar que é seu.
Um tema de video legal seria analizar o "movimento de traduções(plagios)" de musicas que tinhas nos anos 80/90 como "Mordida De Amor" do Yahoo que é Love Bites do Def Leppard, a versão de Hey Jude do Kiko Zambianchi e entre outras
Sim, "É Por Você Que Canto" é uma versão autorizada de "The Sound of Silence", de Paul Simon. A obra original, "The Sound of Silence", foi gravada em 1964 pela dupla Simon & Garfunkel. E a versão em português, "É Por Você Que Canto", foi gravada por Leandro & Leonardo no álbum Leandro & Leonardo Vol. 3, lançado em 1989. E a versão em português da letra foi feita por Ercilia Viola e João Viola. E outra curiosidade da musical, "The Sound of Silence" foi escrita por Paul Simon em fevereiro de 1964, logo após o assassinato de John F. Kennedy, 22 de novembro de 1963, ou seja, três meses depois.
A maioria é versão em português. E na do Richie Sambora e Engenheiros eu só ouvi o refrão de Make It Real do Scorpions. Kkkkk
5 месяцев назад
Man, muito massa o vídeo! O roupa nova catou a cozinha toda do bom Jovi em born to be my baby quando gravou tipos fatais. E o Leandro e Leonardo devia ter um guitarrista muito fã de Bon Jovi também porque ele usou a parte final de santa fé no solo de guitarra na música pra nunca dizer adeus. Não é um plágio em si, ficou até bem legal.
Kely Key, jovem guarda, KLB, alguns sertanejos anos 90, será que eles pagavam para usar as músicas internacionais e colocarem letras brasileiras? Ou faziam aquelas cópias idênticas sem pagar nada? Versões né, tem muitas que foram versões. Vou procurar uma aqui, lembrar te mando.
Tem a WHITE WINGS do DEMIS ROUSSOS, que até hoje não sei se é baseada na música Asa Branca ou se a Asa Branca é baseada nela; só sei que o Raul Seixas tem um cover da versão em inglês. Agora uma curiosidade é que o maior Riff de guitarra é a copia de um sanba, não lembro o nome do samba mas o Deep Purple na música Smoke On the Water copiou na cara dura; só alterando a velocidade em que a música Br é tocada. PS: qual o nome da música original dessa Bateu a Quimica? tenho baixa visão e não sei se aparece o nome da música no vídeo.?
Desejo de menina ja fez muitas versões brasileira de musicas gringas famosas MUITAS VERSÕES MESMO. Eu particularmente como fã de um bom forro, acho a maioria dessas versões muito boas, as minhas preferidas são"olhe nos dois(high- james blunt)"; "o poema(silent lucidity - queensryche)"; "chuva no meu coração (she's the one- robin williams)". Essas sao as que eu lembrei de cabeça, mas tem bem mais, algumas de scorpions, eagles, joan Osborne e etc.
Cara, vamos devagar com essas afirmações de que foram "surrupiadas" (roubadas). Vamos esclarecer alguns pontos: - A primeira música não é uma cópia. É uma adaptação de uma música em inglês (com a autorização do autor original, inclusive) para o idioma português; e nesse caso, não é roubo nem plágio. Há inclusive citação dos créditos ao autor original. - O caso da segunda música é o que se chama de sampling, ou seja, vc pega um trecho da melodia de uma música qualquer (também com a autorização do autor da original), e insere na sua própria música; nesse caso também não é roubo. - O terceiro caso, ATÉ O MOMENTO não encontrei nada na internet, nenhuma fonte que aponte que os Aviões do Forró tenham pedido autorização. Então, pode mesmo ser apontado como plágio, até que se prove o contrário apresentando algum tipo de autorização do autor original ou dando créditos ao autor original. - O quarto caso, é também um caso de adaptação da música em inglês (com a devida autorização do autor original) e citação dos créditos ao autor original. Portanto, não é roubo. - O quinto caso, mais uma vez é uma adaptação para o português com a devida autorização e menção dos créditos. - O sexto caso, também não é plágio, trata-se de uma mera coincidência, visto que, o trecho em questão que apontaria o suposto "plágio" é muito diminuto. - O sétimo caso, novamente, mais uma vez, de novo (sei que estou sendo pleonástico!) trata-se novamente (quanto pleonasmo!) de uma adaptação e igualmente aos demais casos de adaptação, com a devida autorização e devida menção dos créditos ao autor. - Por fim, o oitavo e último caso, realmente parece ser de fato um plágio. Conclusão: Das 8 músicas apontadas no vídeo como sendo plágio, apenas 2 realmente são possíveis de serem plágios. É extremamente importante saber compreender a diferença entre plágio, sampling e adaptação. Somente caracteriza-se o plágio quando uma determinada obra é copiada integral ou parcialmente (com suficiência que caracterize plágio) de outra obra já existente sem a devida permissão do autor original e ou mencionado a autoria nos créditos. Assim sendo, cabe aqui um leve "toque" ao autor do vídeo: Menos complexo de vira-lata e mais honestidade.
Na década de 90 nossos artistas revoltados com o espaço dado às músicas estrangeiras as chamavam de enlatadas. As mesmas duplas sertanejas que criticavam tinham versões de Eric Clapton e Michael Jackson (por exemplo) em seu repertório. Isso fica facilitado quando não se divulgam mais nomes dos autores ou versões, para mostrar a hipocrisia.
Aqui no Sul do Brasil tem muita música famosa que é plágio, fico indignado que as pessoas aqui conhecem Barco do amor mas não conhecem Farewell farewell to Carlingford.... ou Conhecem SÓ UMA CANÇÃO, mas não conhecem I Wanna Hear your Heart Beat...E são músicas antigas aqui, são músicas lindas as versões daqui, mas, continuam sendo plágio!!
Marco, as suas colocações são as melhores, mas mostrar os "plágios" ainda não julgados na justiça poderia render um processo para você. Acho que uma abordagem tipo "inspiração" não ofenderia ninguém. Sei que seu conteúdo é riquíssimo e quero muitos mais vídeos como esse, mas fico com medo de te impedirem de fazer mais. Gostaria de saber se você conhece alguma "inspiração" musical usada mais de uma vez. Tipo a música 1, "inspirou" a 2 que "inspirou" a 3.... uma "inspiração ao quadrado! hahahahaha
Gostaria de ver vc comentando sobre versões que são tão boas e tão diferentes que nem parecem a mesma música. Ex. Billy Paul em "Your Song" do Elton John e "Let' Em In" do Paul MacCartney. Ou Gladys Knight & the Pips, em "For Once In My Life" de Stevie Wonder. Obrigado e abraço.
Eu acho q tem q rolar uma diferença entre plágio e versão. Essas de forró foram versão (se autorizada ou não é outra história). Eu entendo como plágio ali o caso do engenheiros e do Roberto Carlos. Q são realmente jeitinhos de pegar um trecho de outra música pra fazer a própria. Coração cachorro é mais um sample/interpolação do que plágio.
Algumas sugestões para você conferir: O refrão de "Homburg" do Procol Harum parece muito com "Disparada" do Jair Rodrigues, mas não sei se pode ser considerado plágio. Deep Purple, embora seja uma das minhas bandas favoritas, é com certeza "campeã" em plagiar os outros: - A introdução de "Smoke On The Water" é um plágio descarado da introdução de "Maria Moita" do Carlos Lyra - A introdução de "Black Night" é uma imitação clara de "(We Aint Got) Nothin" Yet" dos Blues Magoos - E "Wring That Neck" também é um plágio descarado, mas não lembro de que banda nem qual era o nome da música.
Acho que a música gringa mais plagiada de todos os tempos pelos brasileiros é Jambalaya - Creedence. Há as mais diversas versões: forró, sertaneja, country, pop, lambada. A famosa cantora Diana fez uma versão, mas a versão mais popular é da época em que o estilo musical lambada explodiu no Brasil: Jambalaya - Patrícia Skyp. "Teu adeus para mim foi castigo, me deixando desesperado e triste..." Kkkkkkkk confesso que trouxe uma certa nostalgia, afinal na minha infância isso tocava demais nas festas dos adultos.
Na cara dura mesmo foi TNT fazendo uma cópia exatamente igual de "Be my Lover", do Alice Cooper, com "Não sei". E eles ainda tem a pachorra de processar quem toca a versão deles ao vivo sem autorização! Outra cópia descarada é Jigaboo + Chorão do CBJr. A introdução de "Vai pirar" é idêntica a de "Walk this way", do Aerosmith.
Nos anos 60-70 não era tão simples para nós, tupiniquins, conhecermos o que havia de novo no mundo da música, e muito pouco dos 'guingos' tocava nas rádios (exceto os mesmos), que eram praticamente o único meio de se ter contato com essas músicas, já que os discos importados eram abusivamente caros pra gente. Com isso, quem tinha acesso ao 'estrangeiro', acabava 'chupando' melodias, rifes, letras e arranjos de músicas que, pra gente, eram deles, e eles se aproveitaram muito dessa nossa 'ignorância'. Tem dezenas! Essas 'apropriações' só foram expostas anos (ou até décadas) depois. Vale ressaltar que muitas dessas músicas eram 'versões autorizadas' em português. Muitas delas eu conheci assim e só muito tempo depois percebi que eram versões - ou que eram plágio, mesmo.
No caso da jovem guarda, as musicas eram traduzidas e autorizadas pelos compositores originais. Em todos os discos lançados na época, em algum canto do LP, informava de quem era a autoria original. Mas infelizmente a TV não informava isso, e até então muitos achavam que eram autoria original dos cantores brasileiros. Agora o forro brega, ai sim, nada de autorização e plagio na cara.
Desculpe por introduzir mais sofrimento, mas, dado o tema, não pude deixar de compartilhar essa informação que tanto me chocou quando descobri: "Um Tapinha Não Dói" usa a melodia do refrão de "Blue (Da Ba Dee)".
A do Roberto eu questiono se seria um plágio... Já as outras eu imaginava que eram versões autorizadas por copiarem exatamente a melodia das músicas... Não achei que eram plágio descarado kkkk
Olá marco, gosto muito do teu canal, aprecio muito a atte da música, queria te pedir algo. Se possível analisar algumas músicas de propagandas aqui no RUclips, porque sao tão chatas, será se é para chamar atenção e olharmos ao telefone e ver o anúncio?, meu maiot exemplo é o do banco do Brasil, aquela música me da agonia, é tocada em uma guitarra acho que com um tempo de 70 em diante, parece que está o tempo todo em sétima maior😢
Raí Saia Rodada - Gatinha = Wind of change (com o assobio incluso), um pecado por wind of change ser uma musica tão sentimental sobre um dos periodos mais tristes do mundo
Não é proibido usar melodias dos outros. Desde que vc pague para usar. Xitaozim e Xororó: "Como a flor e a raiz" ---> Here there and everywere, dos beatles. "Sem preconceitos esse amor inventa novas formas de prazer" --> Alone again Naturally (Gilbert'O Sullivan)
Excetuando-se alguns casos, como no caso do Roberto, no qual a musica ficou no nivel da original, ou melhor, quando copiam musica brasileira, melhoram-na. Quando brasileiros copiam musica estrangeira, ridicularizam-na.
Tem alguma banda de forro atual que não faça plagio ? Tem uma banda safada chamada djavú que só vive de copiar na cara dura músicas famosas ! A pergunta é porque esses caras não são processados a rodo ?
A indústria da música obriga artistas nacionais a plagiar artistas internacionais, só pode ser. Não acredito que esses plágios sejam inspontaneos pelos próprios artistas, eles são pressionados por alguém da indústria a fazer isso...
kkkkkk a melhor parte é o comentário "o que era ruim piorou"
Kkkk
Marco perdeu a oportunidade de meter essa aqui na edicao:
ruclips.net/video/VX3lz5ph8A0/видео.html
8:11 A versão de Leandro & Leonardo é autorizada. No disco da dupla (1989) consta os créditos originais da canção de Paul Simon, com letra em português por Cilinha e João Viola. O Copyright da versão brasileira é, hoje, da Sony. Foi um dos grandes sucessos desse álbum, junto com Entre Tapas e Beijos, que continuou o trabalho de consolidação do nome da dupla pelo Brasil, que seria catapultado de forma definitiva no ano seguinte com o lançamento de "Pense em Mim", que vendeu 3 milhões de cópias. Belo trabalho, parabéns!
Sim, todas as versões dela ficam ótimas é foram autorizadas
Pode fazer uma vídeo inteiro do calcinha preta só de música copiada do Scorpions. Se for pegar outras bandas, daí vira uma série de vídeos
Pior que eles eram bem profissionais nesse sentido. Pagavam direitos e, pegavam autorização nas editoras e davam co-autoria
Eu li so a primeira linha desse comentário e comecei a rir ksksksksksksksksksk
@@rpolnx quais?? Deixa aqui a lista que eu vou dar uma analisada
@@MarcoAnteroMusic Precisa citar?Só a que eles roubaram do angra(Agora estou sofrendo) já dá um vídeo inteiro
@@felipesousa9768Nesse caso não foi roubo,eles pediram autorização
Excelente vídeo, sempre gosto desse tipo analise! Abraços de Braga, Portugal
Bom foi um dia que um guri disse que o Scorpions regravou uma música do Calcinha Preta kkkkkk
Aí é foda kkkkk
Kkkkkkkk
Parabéns pelo vídeo e pelo trabalho. Adoro o canal.
Valeu mais uma vez pelo vídeo !!!!
Outro dia a empregada tava cantarolando Hey Jude numa "versão" da igreja que ela frequenta.
trash
Não confunda "plágio" com "versão". As versões são (quase sempre) autorizadas, como no caso de Hey Jude, versionada pelo Kiko Zambianchi. Nesa mesma linha, Fabio Jr versionou 'Imagine', Rita Lee versionou 'José'... e por aí vai. Mas são 'autorizadas'.
@@homelazz5659 "Versão" foi força de expressão. Não precisa levar ao pé da letra. E é como vc mesmo disse, "As versões são (quase sempre) autorizadas".
Vaquinha pra dar um fone novo pro marco 👉
Meu vizinho onve uns sertanejos bem alto, e eu vi que alguma cantora (não sei qual) copiou Listen To Your Heart e It Must Have Been Love, ambas do Roxette (não tenho certeza dessa última música, mas da primeira sim)
Infelizmente o Roxette está sendo alvo desses sertanejos... já pegaram Listen to your heart, Spending My Time, It Must Have Been Love, e um outro estilo bem horrível pegou You Don't Understand Me (uma música meio desconhecida do Roxette que ficou apenas como single).
Mais um ótimo vídeo. Parabéns e sucesso!
Que vídeo top. Queremos parte 2.
Mano, tem também A paz - Roupa Nova e Heal The World - Michael Jackson.
Apenas uma sugestão, o vídeo ficou muito bom, com excelência.
Bom vídeo, tenho certeza que outras partes virão. Povo tem dificuldade em diferenciar versão de plágio e de paródia, e vejo muitos RUclipsrs jogando informações erradas sobre o assunto.
E chama atenção tbm como a galera perdeu a noção e a vergonha de uns tempos pra cá, essa do James Blunt teve mutirão de BR indo encher o saco do cara no perfil dele só pq reivindicou os direitos.
Ótimo vídeo. Ganhou mais um inscrito.
Marco, adoro seu trabalho, aprendo pacas, parabéns!!! Não tenho certeza mas O Engenheiros do Hawai não copiaram +- o trecho de Rush - Xanadu em 10:13 ou foi inspirado em Rush - Tai Shan na música O exercito de um homem só? abraço keep going 🙂
Marco, uma sugestão para um próximo vídeo e que é pouco conhecida. "The Phantom of the Opera" plagiou parte de Echoes do Pink Floyd, nossa banda predileta. Parabéns pelo trabalho, sempre estou ligado nos vídeos novos. Outro tema, ainda sobre Echoes versão de estúdio, que é uma obra complexa praka. O solo de studio teve tanta experimentação que nem Gilmour, nem ninguém consegue tirar ele com perfeição, cover impossível, parece que teve pedais ligados invertidos, wah e uma parafernalha que não é possível ter a mesma imersão. Espero ter ajudado.
Quando tu disse que tem que escutar os plágios, véi, dá vontade de rir 😂mas tb dá pena😢
8:20 essa por exemplo é uma versão de uma música internacional, como funciona isso? É pago ou não?
Tem várias e várias da década de 70.
Vai ouvindo para você ver, tinham umas bandas faziam muito isso, explodiam no sucesso no Brasil.
Musica brasileira atualmente é só plágio. Mas isso ja vem de muito tempo.
acho que antigamente rolava mais pois não tinha Internet pra informar as pessoas, hoje qnd rola plágio, a Internet cai encima, e pega mal pro artista, eu via isso rolar mt no trap br, os caras copiavam flow de gringo e o público ficava zoando, aí isso deu uma parada
Excelente vídeo! Fico intrigado se o nível intelectual atrai músicas imbecis, ou o oposto. Como pode chegarmos a um nível tão ruim de música popular? Ou a pergunta seria: como pode não evoluirmos em educação?
É incrível como que a galera do forró e brega não tem capacidade pra criar, se for pegar as músicas atuais, todas são plágios.
É fácil pegar algo já criado e botar uma letra em cima e falar que é seu.
Um tema de video legal seria analizar o "movimento de traduções(plagios)" de musicas que tinhas nos anos 80/90 como "Mordida De Amor" do Yahoo que é Love Bites do Def Leppard, a versão de Hey Jude do Kiko Zambianchi e entre outras
Sim, "É Por Você Que Canto" é uma versão autorizada de "The Sound of Silence", de Paul Simon. A obra original, "The Sound of Silence", foi gravada em 1964 pela dupla Simon & Garfunkel. E a versão em português, "É Por Você Que Canto", foi gravada por Leandro & Leonardo no álbum Leandro & Leonardo Vol. 3, lançado em 1989. E a versão em português da letra foi feita por Ercilia Viola e João Viola. E outra curiosidade da musical, "The Sound of Silence" foi escrita por Paul Simon em fevereiro de 1964, logo após o assassinato de John F. Kennedy, 22 de novembro de 1963, ou seja, três meses depois.
Obrigado! Acrescentarei novos itens à minha já extensa lista, kkkkk
Essa sugestão de plágio do Richie Sambora lembra o começo de “Pra ser sincero”
O que vc acha de mordida de amor em relação a love bites? Ou as músicas do calcinha preta, ou Cleiton e Camargo? Quando é versão ou plágio?
A maioria é versão em português. E na do Richie Sambora e Engenheiros eu só ouvi o refrão de Make It Real do Scorpions. Kkkkk
Man, muito massa o vídeo!
O roupa nova catou a cozinha toda do bom Jovi em born to be my baby quando gravou tipos fatais. E o Leandro e Leonardo devia ter um guitarrista muito fã de Bon Jovi também porque ele usou a parte final de santa fé no solo de guitarra na música pra nunca dizer adeus. Não é um plágio em si, ficou até bem legal.
Kely Key, jovem guarda, KLB, alguns sertanejos anos 90, será que eles pagavam para usar as músicas internacionais e colocarem letras brasileiras? Ou faziam aquelas cópias idênticas sem pagar nada?
Versões né, tem muitas que foram versões.
Vou procurar uma aqui, lembrar te mando.
Tem “a hora do mergulho”, dos engenheiros do hawaii , que lembra comfortable numb.
Tem a WHITE WINGS do DEMIS ROUSSOS, que até hoje não sei se é baseada na música Asa Branca ou se a Asa Branca é baseada nela; só sei que o Raul Seixas tem um cover da versão em inglês. Agora uma curiosidade é que o maior Riff de guitarra é a copia de um sanba, não lembro o nome do samba mas o Deep Purple na música Smoke On the Water copiou na cara dura; só alterando a velocidade em que a música Br é tocada.
PS: qual o nome da música original dessa Bateu a Quimica? tenho baixa visão e não sei se aparece o nome da música no vídeo.?
Desejo de menina ja fez muitas versões brasileira de musicas gringas famosas MUITAS VERSÕES MESMO. Eu particularmente como fã de um bom forro, acho a maioria dessas versões muito boas, as minhas preferidas são"olhe nos dois(high- james blunt)"; "o poema(silent lucidity - queensryche)"; "chuva no meu coração (she's the one- robin williams)". Essas sao as que eu lembrei de cabeça, mas tem bem mais, algumas de scorpions, eagles, joan Osborne e etc.
Cara, vamos devagar com essas afirmações de que foram "surrupiadas" (roubadas). Vamos esclarecer alguns pontos:
- A primeira música não é uma cópia. É uma adaptação de uma música em inglês (com a autorização do autor original, inclusive) para o idioma português; e nesse caso, não é roubo nem plágio. Há inclusive citação dos créditos ao autor original.
- O caso da segunda música é o que se chama de sampling, ou seja, vc pega um trecho da melodia de uma música qualquer (também com a autorização do autor da original), e insere na sua própria música; nesse caso também não é roubo.
- O terceiro caso, ATÉ O MOMENTO não encontrei nada na internet, nenhuma fonte que aponte que os Aviões do Forró tenham pedido autorização. Então, pode mesmo ser apontado como plágio, até que se prove o contrário apresentando algum tipo de autorização do autor original ou dando créditos ao autor original.
- O quarto caso, é também um caso de adaptação da música em inglês (com a devida autorização do autor original) e citação dos créditos ao autor original. Portanto, não é roubo.
- O quinto caso, mais uma vez é uma adaptação para o português com a devida autorização e menção dos créditos.
- O sexto caso, também não é plágio, trata-se de uma mera coincidência, visto que, o trecho em questão que apontaria o suposto "plágio" é muito diminuto.
- O sétimo caso, novamente, mais uma vez, de novo (sei que estou sendo pleonástico!) trata-se novamente (quanto pleonasmo!) de uma adaptação e igualmente aos demais casos de adaptação, com a devida autorização e devida menção dos créditos ao autor.
- Por fim, o oitavo e último caso, realmente parece ser de fato um plágio.
Conclusão:
Das 8 músicas apontadas no vídeo como sendo plágio, apenas 2 realmente são possíveis de serem plágios.
É extremamente importante saber compreender a diferença entre plágio, sampling e adaptação. Somente caracteriza-se o plágio quando uma determinada obra é copiada integral ou parcialmente (com suficiência que caracterize plágio) de outra obra já existente sem a devida permissão do autor original e ou mencionado a autoria nos créditos.
Assim sendo, cabe aqui um leve "toque" ao autor do vídeo:
Menos complexo de vira-lata e mais honestidade.
Na década de 90 nossos artistas revoltados com o espaço dado às músicas estrangeiras as chamavam de enlatadas. As mesmas duplas sertanejas que criticavam tinham versões de Eric Clapton e Michael Jackson (por exemplo) em seu repertório.
Isso fica facilitado quando não se divulgam mais nomes dos autores ou versões, para mostrar a hipocrisia.
Tem um “plágio” gospel hehe. Existe um pequeno pedaço da música “Ao Teu Encontro” que toca o riff de “The Kids aren’t alright “
Aqui no Sul do Brasil tem muita música famosa que é plágio, fico indignado que as pessoas aqui conhecem Barco do amor mas não conhecem Farewell farewell to Carlingford.... ou Conhecem SÓ UMA CANÇÃO, mas não conhecem I Wanna Hear your Heart Beat...E são músicas antigas aqui, são músicas lindas as versões daqui, mas, continuam sendo plágio!!
Achei que "The Kids Aren't Alright" seria comparada com "Tédio" do Biquíni Cavadão na versão ao vivo.
Marco, as suas colocações são as melhores, mas mostrar os "plágios" ainda não julgados na justiça poderia render um processo para você. Acho que uma abordagem tipo "inspiração" não ofenderia ninguém. Sei que seu conteúdo é riquíssimo e quero muitos mais vídeos como esse, mas fico com medo de te impedirem de fazer mais. Gostaria de saber se você conhece alguma "inspiração" musical usada mais de uma vez. Tipo a música 1, "inspirou" a 2 que "inspirou" a 3.... uma "inspiração ao quadrado! hahahahaha
Imagino o humor do marco fazendo video apos ouvir horas de funk hahah
Driven to tears (Police) trecho que começa em 2'30" e Shopstake (Paralamas do Sucesso) trecho que começa em 2'10".
Gostaria de ver vc comentando sobre versões que são tão boas e tão diferentes que nem parecem a mesma música. Ex. Billy Paul em "Your Song" do Elton John e "Let' Em In" do Paul MacCartney. Ou Gladys Knight & the Pips, em "For Once In My Life" de Stevie Wonder. Obrigado e abraço.
Acho que 'Exagerado' do Cazuza teve forte inspiração em 'Restless Heart' de John Waite.
Outro plágio:
Eu posso te sentir (Wanessa Camargo) x In a darkned room (Skid Row).
Ouçam o refrão de ambas as músicas.
'Eu posso te sentir' é uma versão (espero eu que oficial) da música 'Breathe' da cantora Faith Hill
Nem sabia que tinha gente no Brasil que gostava dos álbuns do Richie Sambora.
😮😮😮
Aguardando o vídeo da música "Perfect Strangers" do Deep Purple, espero q tenha pelo menos meia hr de conteúdo. Rs
Pq?
SPLISH SPLASH DO BOB DARIN VS ROBERTO CARLOS
Tem uma que ouvi esses dias se chama no ouvidinho e é muito parecido com uma música Misunderstood kkkkk
Eu acho q tem q rolar uma diferença entre plágio e versão. Essas de forró foram versão (se autorizada ou não é outra história). Eu entendo como plágio ali o caso do engenheiros e do Roberto Carlos. Q são realmente jeitinhos de pegar um trecho de outra música pra fazer a própria. Coração cachorro é mais um sample/interpolação do que plágio.
Uma caso de "plagio" reverso é a musica "The Best of Times" do Dream Theater e "Em nome do amor" de Leandro e Leonardo
O sentimento musical de “Como É Grande O Meu Amor Por Você” é muito diferente da música francesa. E a música do Roberto é infinitamente mais bonita.
Tem plágio no refrão de EU AMEI TE VER (Tiago York), que copiou da música ANGEL OF MERCY (Black Label Society).
Inquilina tb tem uma melodia bem similar à uma música chamada All I Want da Kodaline
Tem a "musica ligera" do soda stereo, o capital inicial canta e credita o kiko zambianchi... vai saber de quem é essa música.
Plagiar custa caro e isso o empresário não segura a bomba do processo e fica tudo pro artista fiquem atentos
Algumas sugestões para você conferir:
O refrão de "Homburg" do Procol Harum parece muito com "Disparada" do Jair Rodrigues, mas não sei se pode ser considerado plágio.
Deep Purple, embora seja uma das minhas bandas favoritas, é com certeza "campeã" em plagiar os outros:
- A introdução de "Smoke On The Water" é um plágio descarado da introdução de "Maria Moita" do Carlos Lyra
- A introdução de "Black Night" é uma imitação clara de "(We Aint Got) Nothin" Yet" dos Blues Magoos
- E "Wring That Neck" também é um plágio descarado, mas não lembro de que banda nem qual era o nome da música.
Essa dos Engenheiros do Havaí é Sambora me lembram muito a linha vocal de Give In To Me, do Michael Jackson
E lembra também muito a melodia de Sweet Dreams, na versão do Marlyn Mason.
Ahhhh, e me lembrou também Ain't Talk About LOve do Van Halen.
Ótimo! Leandro & Leonardo, pelo jeito, curtem mesmo Paul Simon. Dê uma olhada na Pense em Mim e veja alguma “semelhança” com The Boxer . Abs,
Acho que a música gringa mais plagiada de todos os tempos pelos brasileiros é Jambalaya - Creedence. Há as mais diversas versões: forró, sertaneja, country, pop, lambada. A famosa cantora Diana fez uma versão, mas a versão mais popular é da época em que o estilo musical lambada explodiu no Brasil: Jambalaya - Patrícia Skyp.
"Teu adeus para mim foi castigo,
me deixando desesperado e triste..."
Kkkkkkkk confesso que trouxe uma certa nostalgia, afinal na minha infância isso tocava demais nas festas dos adultos.
A música do Papa Roach "Leave a Light on" (acho que é isso) é 99% idêntica a da abertura do Dragon Ball GT.
A melodia da do Engenheiros lembra Sweet Dreams, na versão do Marlyn Mason e me lembrou também Ain't Talk About Love do Van Halen.
Tem a música GRiftwood do Ghost que lembra essas duas
A impressão que dá é q todos os " forrós" , "sertanejos", trapps e "funks" atuais são plágios e que ninguém paga copyright.
aí vc forçou a barra, e sequer citou exemplos
Na cara dura mesmo foi TNT fazendo uma cópia exatamente igual de "Be my Lover", do Alice Cooper, com "Não sei". E eles ainda tem a pachorra de processar quem toca a versão deles ao vivo sem autorização!
Outra cópia descarada é Jigaboo + Chorão do CBJr. A introdução de "Vai pirar" é idêntica a de "Walk this way", do Aerosmith.
Até eu que em conhecido sou ja fui plagiado, 4 músicas, ainda bem que o RUclips me permitiu dar um Strike no abençoado
Falando em Roberto Carlos, eu gosto bastante da versão dele de And I love her dos Beatles
Nos anos 60-70 não era tão simples para nós, tupiniquins, conhecermos o que havia de novo no mundo da música, e muito pouco dos 'guingos' tocava nas rádios (exceto os mesmos), que eram praticamente o único meio de se ter contato com essas músicas, já que os discos importados eram abusivamente caros pra gente. Com isso, quem tinha acesso ao 'estrangeiro', acabava 'chupando' melodias, rifes, letras e arranjos de músicas que, pra gente, eram deles, e eles se aproveitaram muito dessa nossa 'ignorância'. Tem dezenas! Essas 'apropriações' só foram expostas anos (ou até décadas) depois. Vale ressaltar que muitas dessas músicas eram 'versões autorizadas' em português. Muitas delas eu conheci assim e só muito tempo depois percebi que eram versões - ou que eram plágio, mesmo.
Rapaz se juntar a jovem guarda e os forro brega da umas 5 h de video
No caso da jovem guarda, as musicas eram traduzidas e autorizadas pelos compositores originais. Em todos os discos lançados na época, em algum canto do LP, informava de quem era a autoria original. Mas infelizmente a TV não informava isso, e até então muitos achavam que eram autoria original dos cantores brasileiros. Agora o forro brega, ai sim, nada de autorização e plagio na cara.
@@andre2x7 De fato, época dos discos, tudo regularizado, hoje soltam essas versões sem registro algum
Estou assistindo pra dar força, pq não ouço estas coisas aí com frequência 😂
9:01 Essa canção plágio que fizeram de Paul Simon é um crime hediondo para meus ouvidos...
Roberto Carlos e sua geração merecem um vídeo só, os rei do plágio.
Desculpe por introduzir mais sofrimento, mas, dado o tema, não pude deixar de compartilhar essa informação que tanto me chocou quando descobri: "Um Tapinha Não Dói" usa a melodia do refrão de "Blue (Da Ba Dee)".
tô vendo que a Parte II vai ser chamar _"Charlie Brown Jr."_ rsrsrs
A do Roberto eu questiono se seria um plágio... Já as outras eu imaginava que eram versões autorizadas por copiarem exatamente a melodia das músicas... Não achei que eram plágio descarado kkkk
Olá marco, gosto muito do teu canal, aprecio muito a atte da música, queria te pedir algo. Se possível analisar algumas músicas de propagandas aqui no RUclips, porque sao tão chatas, será se é para chamar atenção e olharmos ao telefone e ver o anúncio?, meu maiot exemplo é o do banco do Brasil, aquela música me da agonia, é tocada em uma guitarra acho que com um tempo de 70 em diante, parece que está o tempo todo em sétima maior😢
Raí Saia Rodada - Gatinha = Wind of change (com o assobio incluso), um pecado por wind of change ser uma musica tão sentimental sobre um dos periodos mais tristes do mundo
E o James Blunt na música "Same Mistake" não plagiou o trecho da música "In a Little While" do U2?
'"a melodia que era pobre ficou ainda mais pobre..." ahahahahah... eu to rindo...
07:08 - Eu conhecia a original. Nem imaginava que os "Engenenheiros" (🤦♂) tinham essa música
Agora eu descobri pq eu gostei tanto de "Inquilina" do Aviões.
Cara, se vc pegar o sertanejo tem 1 milhão de "versões" em português. Valeu pelo vídeo
Alguns falam "tem que valorizar na cultura brasileira" - no plagio?
E o Legião Urbana e o Charlie Brown Jr que são repletos de plágios kkkk.
Não é proibido usar melodias dos outros.
Desde que vc pague para usar.
Xitaozim e Xororó:
"Como a flor e a raiz" ---> Here there and everywere, dos beatles.
"Sem preconceitos esse amor inventa novas formas de prazer" --> Alone again Naturally (Gilbert'O Sullivan)
2:38 achei que fosse o final de The Scientist do Coldplay
Pior que plagiar é os plagiadores pensarem que nós somos um bando de burros e que nunca vamos descobrir!!!
Melody é tão terrível, que é IMPOSSÍVEL escutar.
Ela deveria criar um novo estilo musical com o nome: MEDIOCRE
Eu falava que era cópia e me falavam que era releitura
Excetuando-se alguns casos, como no caso do Roberto, no qual a musica ficou no nivel da original, ou melhor, quando copiam musica brasileira, melhoram-na. Quando brasileiros copiam musica estrangeira, ridicularizam-na.
Parabéns pela paciência em ficar garimpando essas aberrações....kkkkk
O tanto de versão do Bread e David Gates esses sertanejos anos 80 e 90 fizeram não ta no gibi
Pensei Barbye de chapéu fosse uma versão.
Petição pro Marco Antero trazer o artista Will Wood (dia 6)
Caindo, de Tequila Baby / I've just seen a face, de Lennon & McCartney.
Putz, agora vc arruinou minha adolescência kkk
Message in a bottle (Police) e Mais que um sonhador (Degradé)
Ah, Marco, "Coração de cachorro" tá + pra música incidental do q plágio.
Tem alguma banda de forro atual que não faça plagio ? Tem uma banda safada chamada djavú que só vive de copiar na cara dura músicas famosas ! A pergunta é porque esses caras não são processados a rodo ?
A indústria da música obriga artistas nacionais a plagiar artistas internacionais, só pode ser. Não acredito que esses plágios sejam inspontaneos pelos próprios artistas, eles são pressionados por alguém da indústria a fazer isso...
é ideia do produtor, tem uma música do Leanardo em que o arranjo é o mesmo em que o dream theater usa, só que a música do Leonardo é mais antiga kkkk
Não seria, versões brasileiras com a devida autorização?
Nos 2 primeiros casos deu processo, mas geralmente os músicos grandes realmente fazem versões autorizadas
É Marco, assim como eles tem a Cara de Pau de plagiar, nós temos Shameless.
Vídeo de quem sabe e entende do que está falando