Ainda sobre a rede pública de carregadores em Portugal… Divagações

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 ноя 2024

Комментарии • 114

  • @Manuel_Vieira
    @Manuel_Vieira 7 месяцев назад +7

    Do ponto de vista como utilizador "comum" de postos públicos de carregamento através de um acordo de "frota", não sinto grandes limitações no modelo atual.
    Agrada-me a flexibilidade de carregar em qualquer um sem grandes preocupações.
    Do ponto de vista mais genérico, acredito que a E-Mobie fez sentido numa fase inicial, no entanto, nesta fase, já deviamos ter modelos "simples" de pagamento, ie, qualquer cartão multibanco com contacless e um valor por kmh afixado no posto, ao estilo das bombas de combustível. O modelo atual com multiplas entidades e taxas, não tem sentido.
    Ainda dentro do modelo simplificado e de acesso "generalizado", deviam haver basicamente 4 opções:
    _> Carregamento lento (3,7kwh) - através de multiplos pontos da infraestrutura já existente (exemplo postos de iluminação), permitindo carregar durante a noite ou o dia de trabalho, com um valor super competitivo
    _> Carregamento "médio" - em AC (até 22kwh) - em locais de grande fluxo de pessoas (exemplo shoppings), com um valor competitivo (ligeiramente acima do "carregamento lento")
    _> Carregamento rápido - em DC (até 50kwh) - em locais de grande fluxo de pessoas (exemplo shoppings), com um valor competitivo (ligeiramente acima do "carregamento medio")
    _> Carregamento ultra rápido - em DC (acima dos 100 / 150hwh) - em Auto estradas, com um valor aceitável
    Desta forma conseguiriamos ter um conjunto alargado de soluções, enquadraveis com o perfil de cada utilizador e que oferece a possibilidade de qualquer pessoa ter um elétrico (a falta de acesso a carregamentos com valores competitivos é um limitador à transição energética)

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo comentário e partilha.

    • @polo7785
      @polo7785 7 месяцев назад +1

      Postos de alta velucidade en Shoppings tambèm tem sentido par quem no pode carregar en casa. 30/40 mn de carga para a semana ou duas vezes por semana è o tempo de fazer algumas compras

  • @antoniojesus7683
    @antoniojesus7683 7 месяцев назад +8

    Muitos parabéns pelo vídeo. Há a necessidade de colocar o dedo na ferida. E apontar responsáveis diretos como a Mobi.e e a APOCME. E sempre defendidos quando deveria ser o contrário, pela UVE.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo seu comentário.

    • @fangas
      @fangas 7 месяцев назад

      Os membros da UVE, fazem parte da Mobi E

  • @pedrolambelho370
    @pedrolambelho370 7 месяцев назад +4

    Castelo Branco tem SuC por abrir junto ao Fórum Castelo Branco. (mesmas condições do MarShopping de matosinhos)

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo comentário e partilha. É absolutamente incompreensível.

  • @luiscarlosrosariosantos4614
    @luiscarlosrosariosantos4614 7 месяцев назад +4

    È uma vergonha... eu venho da suiça e vou de ferias a portugal com o tesla.. nunca tive problemas com os carregamentos aparte os preços che sao exageradodos mas com o crescer da mobilidade elettrica tou a ver que alguns problemas vou começar a ter visto que a rede de carregamentos nao cresce ao mesmo ritmo.. nao digo de fazer como nos temos aqui 7 estações de carregamento tesla em um raio de 50 km com 2 de essas estaçoes com 16 carregadores.. em portugal quem nao pode carregar em casa ou deve fazer vigens longas che ultrapassa a autonomia da bateria è complicado seja a questão dos preços como a planificação da viagem visto que as autoestradas estao muito limitadas na questão de carregamentos rápidos e super rápidos. Muito obrigado por a informação que faz .. esperemos que o novo governo faça alguma coisa...

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo comentário e partilha.

  • @polo7785
    @polo7785 7 месяцев назад +8

    Ola, eu tenho um visão do que se passa em França. Para mim a varios problemas :
    - A lei protuguesa obriga o operador a passar por um Ceme. Isto perjudica o consumidor de deve pagar o operador et o CEME e impede os operadores de a ter ofertas de subscrição permitindo um preço mais barato (Ionity/Tesla para outros carros...).
    Tambem podemos utilisar cartões como a MIIO (Chargemap, Shell recharge...) mas o operador tem a liberdade de cobrar directamente o carregamento
    - Aqui em França as autoestradas foram concedidas a impresas a muitos anos, mas o governo fes um lei que obriga a instalar de estaçãoes de carregamento de alta potencia em todas as areas de serviçio. Para cada estacão è feito um concurso. Agora a rede nas autoestradas è muito boa. As novas instalaçãoes aceitão o pagamento com um cartão Visa/mastercard...
    Esse modelo economico permito hoje de termos mais de 9000 carregadores ultra rapidos (mais de 150kw) e 7000 de 50 a 150KW.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад +2

      Olá. Obrigado pelo comentário e partilha de experiência. Parece claro que a França soube dar uma resposta adequada a uma nova realidade.

  • @mrReeves
    @mrReeves 7 месяцев назад +2

    O problema não se prende unicamente com a rede Ionity e Tesla em algumas zonas.
    O rectângulo formado por Guarda, Vila Real e Bragança é um deserto em termos de carregadores rápidos, seja de que operador for.
    Vou regularmente de férias para essa zona e tenho de andar sempre atento para fazer uma boa gestão da carga pois se estiver apertado não tenho uma solução rápida.
    É imperativo mudar a forma como funciona o nosso mercado.

    • @xcbiker2
      @xcbiker2 7 месяцев назад

      É verdade quando vou para essa zona sinto o mesmo.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo comentário.

  • @josefernandes7829
    @josefernandes7829 7 месяцев назад +2

    Aqui em Portugal é o habitual toda a gente come da mesma gamela enquanto dá, qualquer dia até uma taxa as câmeras vamos pagar!

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo seu comentário.

  • @zicas83
    @zicas83 7 месяцев назад

    Bom dia, apenas hoje tive o privilégio de ver o seu video. Não sei se é do seu conhecimento, mas a Tesla está a instalar carregadores no estacionamento do Forum Castelo Branco, é certo que se faz ainda um desvio de cerca de 5/8 kms desde a saída da A23 até ao carregador. Na data em que tomei conhecimento 02/04. Esperemos que as coisas possam mudar com o tempo.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Esse carregador já está instalado há muito. Não está é a funcionar.

    • @zicas83
      @zicas83 7 месяцев назад

      @@carrosev não tinha conhecimento, obrigado. Provavelmente mais uma questão das que costuma relatar.

    • @antoniojesus7683
      @antoniojesus7683 6 месяцев назад

      Esses carregadores bem como no marshoping em Matosinhos estão terminados há mais de 3 anos. E não abrem por está problemática.

  • @carlosfernandes2023
    @carlosfernandes2023 7 месяцев назад

    Não é apenas um problema em Portugal, se repararem no norte de Espanha há um hiato bem grande, bem como no sul, entre Zaragoça e Valência, neste caso mais de 300Km, não temos carregadores Ionity.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo comentário.

  • @miguelpereira4031
    @miguelpereira4031 2 месяца назад

    Gostaria de acrescentar que tudo começa e acaba na legislação em vigor. Em 2010 estávamos na vanguarda e até 2016, à experiência e sem custos para os utilizadores. Após esse ano tudo muda e surge o EGME ( conhecido por Mobi.E), os OPC e CEME, as taxas e impostos.
    A lei portuguesa impõe que a venda de eletricidade só se faça através de um comercializador e só esse pode emitir uma fatura com energia cobrada em kWh.
    Para não me alongar, os carregadores para estarem ligados à Mobi.E têm de ser homologados por esta entidade apesar de cumprirem as normas europeias e internacionais. O processo não é automático, é complicado e muito técnico para explicar aqui.
    Outro problema é como é que se certifica um carregador, a DGEG só emite o certificado se se cumprir a legislação, a Tesla quando começou a cobrar kWh passou a incumprir e os parques SC novos desde esse momento não receberam a certificação necessária para operar.
    Na minha opinião nada mudará drasticamente, entendo que o processo de pagamento nos pontos de carregamento que a UE obriga, avançará em breve, o ideal seria a legislação passar a permitir outros EGME, ou seja, concorrência onde não existe, à Mobi.E.

    • @carrosev
      @carrosev  2 месяца назад

      Olá. Obrigado pelo comentário.

  • @mariomaia3458
    @mariomaia3458 7 месяцев назад

    Ficou bem espelhado o que se passa no nosso País quanto aos carregadores acima dos 100kw/h , o que se passa nas AEs é de lamentar, se a memória não me falha só em Leiria na A1 têm carregadores super rápidos em quantidade que permita estar vários veículos a carregar ao mesmo tempo, todos os outros postos acima dos 100KW/h são da Via verde em parceria com a Galp ( se a memória não me falha) o que acontece é que muitas das vezes estão ocupados e não resta se não esperar. Não acredito que mude esta situação em breve até porque seria necessário recuperar e o investimento seria elevado, vamos tendo esperança.
    Bom trabalho.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá, Mário Maia. Obrigado pelo seu comentário.

  • @uberinparisfr
    @uberinparisfr 7 месяцев назад

    Realmente muito complicado
    Eu sou imigrante na França quando vou a Portugal com o meu não tesla sempre utilizo os supercheugrs em França e Espanha é uma tranquilidade E muito rápido (tem superchargers com mais de 30 carregadores Entao não atrapalha de maneira alguma os próprios tesla como muitos pensam)
    Já ao chegar a Portugal é uma complicação
    Mas acredito que vai mudar.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo seu comentário e partilha.

  • @ruigrilo5786
    @ruigrilo5786 7 месяцев назад +2

    Em Julho e Agosto tesla vai ser notícia com as filas para carregar em Alcácer do Sal…10 carregadores para dezenas de carros vendidos no final do ano e até final de Março!

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад +3

      Pois… mas pior são as filas nos vários postos de carregamento da auto-estrada, para os carros não-Tesla… algo tem de mudar, se quiserem mesmo que a mobilidade eléctrica seja uma realidade.

    • @ruigrilo5786
      @ruigrilo5786 7 месяцев назад +1

      Claro que sim…e as ajudas à compra. Espanha dá muitos mais euros…

    • @iHugoF
      @iHugoF 7 месяцев назад

      Não é preciso esperar pelo Verão...este fim-de-semana já estiveram todos com tempos de espera...😅

  • @iHugoF
    @iHugoF 7 месяцев назад +1

    Sobre a Ionity, o Bjorn entrevistou em tempos o responsável e ele falou de Portugal e do "problema" com a Mobi.E e que por isso mesmo não havia grande interesse em expandir em Portugal...🤷‍♂️ Nem a subscrição deixam que se aplique em PT.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo comentário.

  • @johngoncalves
    @johngoncalves 7 месяцев назад

    Obrigado por trazer mais atenção a este tema

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo seu comentário.

  • @goncalofrancapereira
    @goncalofrancapereira 6 месяцев назад +1

    isso da espanha ter mais, neste caso 10, e portugal 4 nao quer dizer que nao invistam em portugal. Proporcionalmente diria que espanha tem menos investimento.
    Eles podem dizer que um pais 5x maior que portugal só tem 10 carregadores a abrir e portugal tem 4.
    concordo que deveria haver mais carregadores no interior sobretudo e no litoral os carregadores deveriam ser mais rapidos 150kw para cima

    • @carrosev
      @carrosev  6 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo seu comentário.

  • @loroxtupi
    @loroxtupi 7 месяцев назад +1

    Na minha opinião o problema não é da lei da mobilidade elétrica, mas sim o problema das concessões das auto-estradas. A rede de carregamento para veículos elétricos surgiram depois das concessões estarem feitas. Certamente que as concessões não previam redes de carregamento de veículos elétricos. Por isso não se percebe porque sejam os concessionários das estações de serviço a decidirem quem são os operadores que colocam os carregadores.
    A grande mudança da legislação deveria ser obrigar os concessionários das estações de serviços a deixarem todos os operadores (e são 90) que quisessem colocar carregadores lá.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад +2

      Sem dúvida que é preciso permitir que todo o tipo de operadores possa instalar carregadores nas auto-estradas, nas várias estações de serviço. Isso sim ajudaria a estimular a concorrência. Mas o facto de dependermos de um CEME também tem que ser alterado.

    • @luixmod1
      @luixmod1 7 месяцев назад

      o problema não é a lei da mobilidade nem das auto-estradas... o problema é o monopólio que está a ser feito por uma instituição que quer controlar a mobilidade eléctrica com taxas desnecessárias e regras sem sentido.... isto é tudo por causa das taxas e taxinhas... num mercado competitivo isto poderia ficar como o resto da europa, mas com o governo e os amigos a meter o dedo em tudo para taxar o contribuinte tens o resultado... no momento em que estamos em que a rede está a ser desenvolvida o resultado está á vista, daqui a uns anos quando a rede estivesse mais robusta o governo poderia regulamentar para não haver monopólios das empresas e mesmo garantir um bom serviço aos contribuintes, as concessionárias acabariam por fazer parcerias porque perdiam clientes, e o mercado desenvolvia.., mas não! o governo gosta de taxas e o segredo é aplicas desde cedo, nem interessa se o bem estar ou o serviço publico aos contribuintes está bem, interessa é arrecadar dinheiro para a maquina continuar...as leis mudam se, o que não se muda são os corruptos a comer do tacho...

  •  7 месяцев назад +1

    a densidade de carregadores Ionity em portugal parece ser maior do que em Espanha. Claro que territorio maior, mais carregadores vao ter. Mas em termos de densidade parece que portugal tem mais por km2

    • @HelderComba
      @HelderComba 7 месяцев назад

      Também fiquei com essa impressão e não concordo com algumas afirmações no video

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад +1

      Olá. Obrigado pelo comentário. Parece-me claro que, em Espanha, não só há mais oferta de carregadores super-rápidos da rede IONITY e Tesla, mas também da rede ZUNDER, Wenea, Iberdrola, etc. Basta fazer uma viagem do Norte ao Sul do país, e vê-se a dificuldade em conseguir encontrar carregodores super rápidos que consigam dar vazão às necessidades reais. Por outro lado, em Espanha, por exemplo, como refiro no vídeo, os condutores não-Tesla têm acesso à rede Tesla e podem aceder ao regime de subscrição da IONITY, algo que não acontece em Portugal.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo seu comentário.

  • @tocor71
    @tocor71 7 месяцев назад

    Em Vila Real está bem servido.
    ROADY tem uma boa ilha de carregadores.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo comentário e partilha.

  • @nunopinheiro596
    @nunopinheiro596 6 месяцев назад

    Sem dúvida que a legislação tem que mudar, e os lobby’s existentes no sistema. Não tem cabimento nenhum um cliente ter que ter um contrato com um operador para poder usufruir de um carregamento. O carregamento devia poder ser feito através de qualquer cartão de débito ou crédito via contactless e não haver qualquer tipo de necessidade de ter um contrato com um operador, que não tem qualquer tipo de encargo apenas tem um registo que permite ser fornecedor de energia. Só lucros e benefícios para estas empresas e nenhum para o cliente.

    • @carrosev
      @carrosev  6 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo comentário. Com a entrada em vigor da nova legislação, provavelmente as coisas vão mudar em breve.

  • @fernandoalmeida2101
    @fernandoalmeida2101 7 месяцев назад

    Viva, percebo a intenção deste video mas comparar à nossa vizinha espanha foi infeliz. Em Espanha, existem cerca de 14.000 pontos de recarga para carros elétricos, dos quais cerca de 2.500 são pontos de recarga rápida. Em Portugal, existem cerca de 3.000 pontos de recarga para carros elétricos, dos quais cerca de 500 são pontos de recarga rápida.
    Isto significa que a Espanha tem cerca de 4,7 vezes mais pontos de recarga para carros elétricos do que Portugal. No entanto, é importante notar que a população de Espanha é também cerca de 4,7 vezes maior do que a população de Portugal.
    Portanto, em termos de pontos de recarga por habitante, Portugal está na verdade um pouco à frente da Espanha. Em Portugal, existem cerca de 0,27 pontos de recarga por 100 habitantes, enquanto que em Espanha existem cerca de 0,23 pontos de recarga por 100 habitantes.
    No entanto, é importante notar que a distribuição dos pontos de recarga não é uniforme em ambos os países. Em Espanha, os pontos de recarga estão mais concentrados nas grandes cidades, enquanto que em Portugal os pontos de recarga estão mais distribuídos pelo país, quanto aos condutores acederem aos carregadores livremente aos carregadores é uma questão burocrática e financeira

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo seu comentário e partilha. Este vídeo pretendeu reflectir sobre vários aspectos da nossa realidade, quando comparado com o resto da Europa. E, diga-se o que se disser, nesta matéria, o nosso país está a ficar para trás. Quem percorrer o pais, nas auto-estradas principais, verá que os carregadores que existem hoje, são praticamente os mesmos que existiam há 3 anos. Há várias auto-estradas que nem sequer têm, em toda a sua extensão, um carregador super-rápido. Olhando para o resto da Europa, é possível ver um investimento constante em novos carregadores rápidos e super-rápidos. Em Portugal, esse investimento não tem o mesmo reflexo. Sim, nas cidades começamos a ver mais e mais carregadores, mas num investimento errado. Já nas vias principais de circulação, o investimento é praticamente inexistente. Veja-se a localização dos novos carregadores da Ionity… nenhum deles é nas auto-estradas. A Tesla investe em toda a Europa, seja melhorando os locais já existentes, seja criando novos pontos. Em Portugal, nenhuma das realidades se verifica.

  • @MC-ct6xv
    @MC-ct6xv 7 месяцев назад

    otimo video,,, falta salientar que ha um carregador tesla em Salamanca que ja esta aberto ha mais de um ano e nao sei porque mas nao mostra na app nem no carro sequer,,,planeio regressar a portugal de ferias no fim do mes e farei tordesilhas ,, depois salamanca e em seguida guarda no meu tesla ... continua a fazer videos destes a ver se os nossos politicos abrem os olhos

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo comentário e partilha. De facto, é estranho que esse carregador de Salamanca - cuja existência desconhecia -, estado a funcionar, não apareça em lado nenhum. Consegue indicar-me a localização exacta? Um abraço.

  • @xcbiker2
    @xcbiker2 7 месяцев назад +1

    A Tesla devia abrir os carregadores novos e instalar mais à revelia como faz o Continente/Modelo. Só assim chamava à atenção para a vergonha de sistema que os Portugueses estão obrigados a usar.
    Tudo o que fosse processos em tribunal a Tesla só tinha de utilizar o sistema e recorrer sempre das decisões....

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo seu comentário.

  • @youxkio
    @youxkio 7 месяцев назад

    Divagações? Não! Pontos bem válidos e baseados em factores bem relevantes.
    Concordo com os pontos colocados. Aqui em Taiwan passasse o mesmo problema com a implementação de instalação de carregadores.
    Os centros de abastecimento e descanso nos autoestradas são pontos importantissimos para a instalação de supercarregadores (+150kWh) e carregadores rápidos. (22kWh/AC ~ 150kWh/DC)

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo seu comentáriol

  • @marcosgarrido9852
    @marcosgarrido9852 7 месяцев назад +2

    Não estou a ver a Tesla a aderir à Mobi.e...

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад +2

      E, de facto, não há qualquer razão para o fazer…

  • @topz1067
    @topz1067 7 месяцев назад +1

    Ora aí está uma grande pergunta: se o Continente consegue, porque não consegue a Tesla (ou outros) fazer o mesmo?!

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo comentário.

    • @pedrolambelho370
      @pedrolambelho370 7 месяцев назад

      O continente vende estacionamento ao minuto, a diferença é essa.

    • @topz1067
      @topz1067 7 месяцев назад

      @@pedrolambelho370 Pois, se querem chamar assim, então que os outros façam também igual, tal como o Rogerio diz e bem!

  • @luis_ladeiro
    @luis_ladeiro 7 месяцев назад

    Se há resistência em passar de um carro a combustão para um EV, sendo para muitos a opção hibrida a troca natural, a má rede de carregamento publico, seus custos e tempos de recarga, não ajudam em nada que os EV's cresçam, enfim, muita retórica, mas muito, muito acompanhada por inação politica e das entidades competentes, assim como vontade de servir de forma penalizadora os proprietários de EV's. Assim não vamos lá.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo comentário.

  • @ruidaniel2300
    @ruidaniel2300 7 месяцев назад

    A mim "cheira me" que não deve ser bem por causa da legislação, mas sim por causa do pagamento de ocupação de espaço publico e privado, como acontece com mupis de publicidade. As empresas de abastecimento não querem pagar esse espaço ou não aceita os preços que lhe são propostos e nas autoestradas, são geridas por concecionárias e qualquer coisa que pertença ao terreno deles tens que pagar a ocupação e não é pouco. Esta é a minha opinião.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo seu comentário

  • @carlosreis701
    @carlosreis701 5 месяцев назад

    A tesla não pode substituir os carregadores atuais porque tem que pedir aumento de potência e não lhes dão esse aumento. Daí não fazerem upgrade para as novas versões. A tesla não pode fazer o mesmo que o continente. Porque o continente ja tem a potencia no hipermercado. A tesla para abrir novos tem que pedir potencia e mais uma vez nao autorizam o pedido de potência necessária.

    • @carrosev
      @carrosev  5 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo seu comentário.

    • @miguelpereira4031
      @miguelpereira4031 2 месяца назад

      @@carrosevEssa e outras questões que impedem o desenvolvimento da mobilidade elétrica. O processo de aumento de potência é burocrático, complexo e de custos imprevisíveis. Depois tudo se reflecte na fatura final.

  • @GuardaEnergia
    @GuardaEnergia 7 месяцев назад

    O nosso governo tem sido uma desilusão nesta materia. Para quem em Paris se comprometeu deecarbonizar até 2030. Basta olhar para a frota dos ministros. Antonio Costa um dos nossos melhores teoricos.

    • @ruidaniel2300
      @ruidaniel2300 7 месяцев назад

      António costa anda de Nissan Leaf, ou só reparas no que queres. Agora vamos ver qual será o carro que este novo 1º vai utilizar.

    • @GuardaEnergia
      @GuardaEnergia 7 месяцев назад

      @@ruidaniel2300 Apenas utiliza o Leaf entre São bento e Belem. Caso não tenhas reparado em deslocações maiores anda de bom mercedes alta cilindrada. E não anda a 120.
      Se tiveres provas contrario apresenta e eu peço desculpa...

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      A verdade é que o governo tem vários veículos na sua frota. O anterior primeiro ministro António Costa usava Nissan Leaf e também Mercedes EQS, como principais veículos.

    • @GuardaEnergia
      @GuardaEnergia 7 месяцев назад

      @@carrosev Eu apenas suporto a minha percepção da realidade com as imagens que passam na televisao, com os automoveis que aparecem nas reunioes do dos partidos, inauguracoes pelo país e idas a belem. Quase sempre carros a combustao. Se tiver errado corrijam-me.
      Faço este desafio. Ir buscar as ultimas 10 aparicoes na tv de politicos e verificar que tipo de carros utilizam.
      Abraco e continuação do bom trabalho que desenvolve.

    • @GuardaEnergia
      @GuardaEnergia 7 месяцев назад

      @@carrosev Queria só acrescentar que não estou contra ninguem nem persigo ninguem.
      Apenas tento ser coerente com a narrativa tentam passar relativa ao tema da descarbonizacao. Porque isto levado a serio era bom para todos.
      O exemplo deveria vir de.cima com aparicoes mais frequentes em carros eletricos, apoios no abate carros envelhecidos, simplificação do sistema nacional carregamentos eletricos, ajuda nas candidaturas ao fundos ambientais etc.
      Agora por exemplo um empresario que precise de andar muitos km, com segurança e rapidez ( como o caso dos politicos) e precise adquiri veiculo alta "cilindrada", verifiquem a porrrada de impostos que paga em termos tributação automa. Verifiquem a descida de isenção tributação autonoma no híbridos.
      Se o tema dos carros eletricos nao tivesse o seu quê tenho a certeza que eles amadariam apenas em carros eletricos.
      Por estes motivos e outros empressei aquela minha opinião em jeito um pouco sarcástico.
      Abraço

  • @wilsonrodrigues4378
    @wilsonrodrigues4378 7 месяцев назад

    Sou anti CEME, só carrego nos supercharger, e nos hotéis que oferecem carregamentos gratuitos 💪

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад +1

      Olá. Obrigado pelo seu comentário.

  • @rjsvids
    @rjsvids 6 месяцев назад

    Se isto é apenas para os Tesla, é apenas problemas dessa marca

    • @carrosev
      @carrosev  6 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo comentário

  • @Augusto-oc2op
    @Augusto-oc2op 7 месяцев назад

    😂😂😂 Meter diesel e mais fácil

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Sem dúvida que é.

  • @joserosado1842
    @joserosado1842 7 месяцев назад

    Para mudar a legislação, é preciso mudar a forma de pensamento politica em Portugal e isso não interessa, pois as empresas envolvidas são aquelas para onde depois os politicos tem o seu "tachinho" garantido. Acresce a isso a existência de uma pseudo entidade que se diz defensora dos utilizadores de veículos elétricos, mas que na verdade é mais uma a receber do tacho e dos patos que pagam quotas. Estas eleições podiam ter sido o ponto de mudança, mas ainda há muitos subsido-dependentes neste país a quem essa mudança não interessa, pois era o fim do seu subsidio e lá tinham de ir trabalhar a sério....

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo comentário.

  • @loroxtupi
    @loroxtupi 7 месяцев назад +2

    Não faz sentido dizeres que a Tesla teria de ter preços mais elevados se tiver de cumprir a legislação em Portugal. De acordo com a legislação portuguesa não é o OPC que paga a energia para o carregamento dos postos, logo a Tesla teria um custo inferior. Logo também poderia fazer um preço inferior.
    Uma mudança essencial da lei seria que todos os fabricantes de automóveis usarem todos os postos de carregamento nos seus planeadores de rotas, por forma a não restringirem os clientes que compram os seus veículos às suas redes de carregamento.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад +1

      Uma vez mais, obrigado pelo seu comentário. A Tesla não baixaria os seus preços; porque haveria de fazê-lo? Por isso, sobre o preço cobrado pela Tesla (enquanto OPC) teríamos que pagar o custo do CEME… logo, o preço ficaria mais caro.

    • @Maunose
      @Maunose 7 месяцев назад +1

      Não vejo benefício em ser encaminhado para um posto de carregamento onde há somente 1 ou 2 carregadores sendo que os postos da Tesla tem 8 ou mais carregadores e na maioria das vezes cobram menos da metade do preço dos outros (menos de 1/3 se comparar com ionity em Portugal). A rede de carregamento da Tesla é a melhor que eu já usei, e no navegador da Tesla é sim possível buscar carregadores de outras redes, só não é automático, ja que a Tesla consegue garantir uma melhor experiência nos Superchargers.

  • @nunagoras
    @nunagoras 7 месяцев назад +3

    Desculpem-me o desabafo, mas o real problema é que vivemos no Tugistão...

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад +1

      Olá. Obrigado pelo desabafo.

  • @AlmostHonest7
    @AlmostHonest7 7 месяцев назад +1

    Se Espanha é 5x maior compreendo que tenha 5x mais carregadores. Ou mais por ser um país de passagem. Numa análise rápida, parece-me que a Ionity tem 4x mais carregadores em Espanha e a Tesla 7x mais que em Portugal. Não me parece muito descabido.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo seu comentário.

    • @HelderComba
      @HelderComba 7 месяцев назад

      Concordo. Estava a ver o mapa dos postos e parece-me bastante proporcianal ao pais. E além disso, em geral, Portugal está mais bem servido do que Espanha em carregadores. Não entendo o video a não ser a parte dos "bloqueio" aos carregadores Tesla em Portugal. Tirando isso, Portugal está muito melhor que Espanha.

    •  7 месяцев назад +1

      Isso pode ser relativo, pois se compararmos a área de Portugal (92,23K km2) com a da Noruega (385,21K Km2) que é o país com maior número de carros elétricos, vimos que eles têm 40 carregadores Ionity muito bem posicionados ao longo das suas autoestradas, nós temos 6 (falo que carregadores ligados).
      Analisando os números a Noruega é 123% maior que Portugal, e a nível de carregadores tem 172% mais ou seja a diferença é muito pouca tendo em conta o nível de penetração de carros elétricos.

    • @emm1978
      @emm1978 7 месяцев назад

      ​@@HelderComba As nossas cidades estão bem servidas de carregadores , aí não temos problemas . Mas as AE são uma autêntica desgraça . Cada vez que preciso fazer uma viagem em AE superior a 220 kms é uma angustia pensar que se chega a uma estação de serviço e os "normais " 2 carregadores estão ocupados . Porque na verdade nas AE a maior parte das estações de serviço têm 2 carregadores . E é rezar para um deles não estar offline . Eu tenho um EV ( não Tesla) e é isso que vejo nas minhas viagens .

  • @youxkio
    @youxkio 7 месяцев назад

    A standardização NACS devia ser expandida a UE.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад

      Olá. Obrigado pelo seu comentário.

    • @HelderComba
      @HelderComba 7 месяцев назад

      Não me parece que assim será. A Europa já tem um standard que também é usado pela Tesla. A UE esteve muito bem e muito melhor que os EUA porque definiu o seu standard há muito mais tempo. O EUA só agora estão a definir o seu standard para NACS e aí faz sentido porque ainda tinham 2 tipos diferentes de connectores (Tesla e não Tesla), mas na Europa não faz sentido nem vai acontecer porque já existe um standard e até é melhor, em alguns aspectos, que o NACS e já usado pela Tesla.

    • @youxkio
      @youxkio 7 месяцев назад +1

      Tem razão. Explorando essa perspectiva, também não me parece que a NACS ou até a Combo 2 (CCS2) conectores a providenciar uma carga até 350 kilowatts (kW) fique eternamente a vingar no mercado.
      Tanta gente reclama acerca da ineficácia da CC2, também já visto neste canal. Quando a NACS da Tesla tem sido a mais eficiente de todas e foi mesmo uma das razões a elevação de sua standardização.
      Mas como disse, apoio a sua perspectiva pois acredito que haverá um competitor ainda mais forte que Tesla, desta vez vindo da Asia.
      Ainda estou a estudar uma companhia que anda em fase de testes para carregamentos em baterias de sodio com uma velocidade máxima de 1150kWh.
      Não tomemos decisões apressadas e tendenciosas no mundo da tecnologia. Eu sou apologista de que nunca devemos fidelizar a apenas um método preferido. Que o preconceito é inimiga da inteligencia e investigação.
      Provavelmente a NACS e a CCS serão obsoletas e uma nova standardização surgirá na competição num futuro de médio prazo.
      Enfim... análises de industrias globais.@@HelderComba

    • @HelderComba
      @HelderComba 7 месяцев назад +1

      @@youxkio "Provavelmente a NACS e a CCS serão obsoletas e uma nova standardização surgirá na competição num futuro de médio prazo". Sim. Aqui estamos de acordo. Tudo evolui...

  • @dduartez2010
    @dduartez2010 7 месяцев назад

    dizer que a nossa rede de carregamentos é deficitária é tendencioso, o custo do OPC e Custo do CEME não obriga a que seja mais caro. Apenas vejo este video como sendo um fan Tesla. O facto de ter a rede fragmentada nos países estrageiros dificulta em muito a mobilidade segundo a opinião dos espanhóis e que até olham com bons olhos a nossa rede.

    • @carrosev
      @carrosev  7 месяцев назад +3

      Olá. Obrigado pelo seu comentário. Estou longe de ser um fã da Tesla; sou um defensor da mobilidade eléctrica e, quem vê os meus vídeos, sabe que estou longe de desejar um domínio da Tesla no mercado dos carros eléctricos.
      A questão a que se refere de existência de uma rede fragmentada no estrangeiro é facilmente resolvida com a obrigatoriedade de possibilidade de pagamento através de um cartão de multibanco ou crédito. E, a ser assim, pergunto eu: havendo essa possibilidade técnica - e ela existe - porque temos que pagar ao CEME e ao OPC, mais taxas e IVA pelo carregamento de um carro? O argumento da necessidade de um cartão único é, nos dias de hoje, uma falácia. Depois, empresas como a Ionity e a Tesla têm preços mais ou menos idênticos para toda a Europa… porque haviam de praticar preços mais baixos, em Portugal? O problema está, a meu ver, precisamente no sistema instituído, que me obriga, em Portugal, a pagar num carregador Ionity o mesmo preço que pago em Espanha pelo kWh carregado, mas ao qual, depois, tenho que fazer acrescer o preço do CEME e as taxas em vigor. E, volto a dizer, o facto de imporem a existência de um CEME dificulta grandemente a possibilidade de um estrangeiro carregar em Portugal…