O ChatGPT escreveu o primeiro capítulo do meu livro
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Capítulo na íntegra: www.guildaesme...
--------------------------------------------------------------------------
Neste vídeo mostro como foi escrever o primeiro capítulo de um livro com a função Canvas do ChatGPT
--------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Guilda: / discord
Guia do Vilão [GRÁTIS]: www.guildaesme...
Eu só uso o ChatGPT para corrigir erros de português, como escrevo de noite, após todas as minhas obrigações, alguns erros persistem na minha escrita, nunca o utilizei para guiar a história. Em geral, a inteligência artificial está sendo uma ótima professora para mim.
Também só uso para corrigir. Mas é visível o esforço deles para que possamos usar o gpt para escrever.
Eu tbm. Mas há duas situações que você pode usar o chatGpt para a história: a primeira é você pode pedir pro chat indentificar as partes da narrativa que podem ser aceleradas e as podem ser desaceleradas e a segunda é nos personagens. O chat pode mostrar uma história de fundo de um personagem do livro.
Antigamente eu usava o Chagpt como moleta para ideias de historias, as vezes para ele escrever uma cena para eu tomar ideia do que escrever e etc. Porém com o tempo eu fui percebendo suas pequenas falhas e como eu havia me tornado quase um viciado de chatgpt, ao ponto de ter começado a utiliza-lo sempre que podia, agora apenas o utilizo para corrigir alguns erros de português e também como um banco de referências para nomes de personagens ou locais, para ter um pouco de contexto de épocas, termos ou conceitos que nunca tinha ouvido falar ou não tinha muito conhecimento, resumindo minha relação com o Chagpt, antes ele era minha moleta, agora ele virou uma espécie de professor particular kkk. E mais um video incrivel de Carlos Canudo sobre um assunto que assim como os dos videos anteriores eu nunca pensaria que estava precisando, mas que no final contribuiu e muito para meu aprendizado (Me empolguei de novo ao comentar kkk).
Como você utiliza para pegar referencias?, tipo de nomes e locais
@Arthurシyt Eu peço pro ChatGpt gerar múltiplas ideias de nomes com base no significado que eu quero por exemplo:
"Me diga várias ideias de nomes femininos de origem japonesa que remeta a beleza e delicadeza de um flor"
Aí ele irá enviar vários nomes e explica o significado, o nome que eu acho sonoramente bom eu anoto e caso não gostei nenhum eu giro ou peço de novo.
@@deanmarvelous2004 entendi, obrigado pela dica
Pior que o chat GPT é muito útil pra fazer nome de personagem kkkkkk sempre uso pra isso
Que legal! Acho que esse é um dos melhores usos que já ouvi para o GPT.
O cara simplesmente fez uma VIDEO-AULA DO CHATGPT. Não tem como, é o brabo
Só acabei cortando os menus kkk. Mas espero que tenha ajudado =)
Caramba, que interessante, não fazia ideia da quantidade de opções que o chat GPT entregava para criar uma história, achei muito interessante, mesmo não sentindo que vou usar muito, é legal assistir um vídeo que explica tudo isso.
Que bom que ajudei!
Acredito ser o mesmo que está rolando em outras áreas, como programação (minha área). Se a IA for bem usada, ajuda na produtividade. Se for mal utilizada, atrapalha muuuuito. Além do risco de gerar dependência.
Porém, gostando ou não, já faz parte da nossa realidade. Podemos optar por não usar, mas não tem como impedir que mt gente utilize e nem tem como negar que deve se tornar cada vez mais comum.
No meu trabalho "de verdade" lido muito com automações e acho bizarro quem critica a IA nessa área. Em teoria, somos nós quem deveríamos estar à frente da inovação. E a IA já ajuda e vai ajudar ainda mais nessa área.
Na escrita, ainda tem muita resistência pela questão da criatividade.
Mas também acho que será inevitável. E resta saber COMO a IA será de fato integrada ao nosso dia a dia.
Carlos eu tive uma ideia
E se voce fizece um video sobre vingança?
Pegando referências de outras obras com:
1-HUNTERXHUNTER
2-DJANGO
3-FIRE PUNCH
4-GOD OF WAR
5-KILL BILL
Está pensando em fazer uma história com esse tema? Se sim eu tbm. Já publiquei os primeiros cap no spirit e estou pensando em reescrever. É uma história baseada em animes.
Coloquei em votação na Guilda o tema do próximo vídeo, mas "com fazer uma vingança" acabou perdendo 😅
Claro que eu adoro textos bem escritos, sou uma leitora cadelinha de Machado de Assis, mas eu não me importo de ler fanfic escritas por meninas de 14 anos se a ideia for divertida. Pra mim, o que mais me importa é mais o fator humano do que a técnica em si, então se houver uma pessoa por trás do texto da IA, eu vou conseguir encontrar e me divertir, encontrando um pouco de mim também no processo.
Concordo com você
Exatamente isso, temos que entender que o uso das IAs vai ser inevitável, mas que deve ser usada como uma ferramenta de trabalho, fazendo a parte chata enquanto o escritor faz a parte criativa da história
Gostei do contraste de Machado de Assis e fancfics 😂. Acho que isso representa muita gente, já que é difícil ler aquele texto sofisticado o tempo todo. Às vezes só queremos relaxar.
Caramba! Desse modo "lousa" Eu já não sabia!
Eu escrevo histórias com IA e o maior problema que eu noto é que ela põe significados que eu não queria que a história tivesse originalmente
@Neargo eu também, principalmente pra descrições, mas toda a base da história, personagem, diálogos, cenários, trama eu escrevo
A IA acaba sendo prolixa e proativa demais e isso às vezes atrapalha 😅
Isso me deixa tão revoltado
@Neargoisso, os cara é foda, sem criatividade, bando de sem noção, ao invés de usar lá pra aprender faz um bagulho cagado e superficial
Uso a ia pra dar mais enriquecimento a o vocabulário da minha obra e também a corrigir meus erros ortográficos, mas sempre faço questão de editar partes que não quero ou deixar a obra mais próxima de minha visão, por que o chatgtp não compreende completamente minha visão da obra, apesar de ser chato revisar o que ele manda, eu gosto de fazer isso, sou jovem de 18 e sinceramente tento a o máximo possível não deixar a ia tirar minha visão da obra, a obra se for preciso ser corrigida ou ter o início escrito por mim eu escrevo. A ia pode até escrever, mas quem trás vida a escruta sou eu. Quem discorda dá like. (Ps: genuinamente se eu não edito o capítulo pra ficar a minha visão, me sinto horrível, pois além de não ser minha obra, eu fico pensando como posso fazer algo como escritores antigos sendo que nem tenho capacidade de sequer editar e corrigir o muro de tijolos já pronto? E isso)
O GOAT se rendeu as IA's. Agora é oficial, o exterminador do futuro é mais real que nunca
Hahahaha
Dou vida a minha imaginação com o chat kk
👍
Carlos, você poderia fazer um vídeo explicando como você cria as imagens com IA que usa nos vídeos e como fazer isso pra criar ilustrações pra contos e livros?!
Geralmente eu escrevo GDDs, mas estou pensando em postar alguns contos na internet (e quem sabe algum dia evoluir pra livros) e seria legal postar eles com uma ilustração junto.
E aí beleza?! Já me pediram isso antes, mas quero manter o foco do canal na escrita. Sugiro que você procure no RUclips como fazer, porque tem canais que ensinam. Boa sorte com os contos.
@carloscanudo Fechou, obrigado
Daora, meu nome é Josué...
Eu utilizou para melhor o meu capitulo ou dar sugestões. Porém se deixar de maneira aberta, sempre vai ser sugestões genericas.
Então Coloco um prompt foda nas instruções personalizadas.
E depois faço o chat memorizar outros prompt conplementares ao das instruções e que também vão servir para melhorar os futuros textos.
E depois coloco esse capitulo no notebooklm e junto fontes de grandes escritores. Peço notebooklm para dar sugestoes de melhoria segundo o conteúdo que está nas fontes sobre melhoria de escrita.
Final perfeito.
Caraca, neste caso você já sistematizou a escrita com a IA. Legal!
Boa noite Carlos.
Boa noite!
14:43 ele colocou a idade do Josué no primeiro parágrafo
😱😱😱 colocou mesmo! Como ele mudou de 12 para doze, bem percebi.
Eu uso o chatgpt, pra tentar entender melhor como posso começar a escrever de um jeito... coezo... Acho... Dado o fato de que escrevo na maioria das vezes em prosa, mesmo que eu detalhe algumas coisas, ainda sim existem coisas que acho difíceis descrever de um jeito, que me passe a mesma sensação e pensamento que tenho a respeito de uma cena, diálogo e etc... Pq requer uma habilidade que estou tentando melhorar.
Legal, acho que usar o GPT com auxílio é o que mais temos feito atualmente. Nesse ponto ele ajuda bastante.
@carloscanudo verdade ele tem sido de grande ajuda
Eu gosto do gpt pq as vezes ele joga a história pra um lado aue eu não quero, mas a forma que ele desenvolveu me faze ter uma terceira ideia.
Minha história atualmente está bem diferente de como idealizei no inicio, mas ainda mantendo o núcleo.
Eu estou escrevendo meu primeiro romance. Acredito que o ChatGPT pode ser uma boa ferramenta para auxiliar alguns passos do processo, mas eu não uso. Estou aprendendo a escrever com canais como o seu, e há quatro meses tenho escrito e revisado meu texto com um outro amigo que também está escrevendo a primeira história dele.
Na minha opinião usar IA para gerar as imagens do seu vídeo é um complemento para um conteúdo que não depende realmente das imagens. Mas copiar e colar um texto inteiro não é criar.
Poderia fazer um vídeo especificamente sobre revisão? O que fazer além de corrigir a ortografia e a gramática? Mudo muito pouco dos meus textos na revisão.
Mas na revisão não se deve mudar muita coisa mesmo. Normalmente dividimos esse processo em 2:
-Preparação: Revisar e formatar textos para garantir que estejam claros, coerentes e adequados ao veículo de publicação.
-Revisão: Fazer estritamente correções gramaticais e ortográficas.
Essa separação não é regra, às vezes a mesma pessoa faz os dois. Mas na etapa de revisão não há grandes mudanças no texto.
@@carloscanudo Entendi. Muito obrigado por responder
Utilizar prompts que peçam para utilizar o show don't tell ajudaria também
👍
Como assim?
Eu uso a chatgpt para criar histórias também, mas eu uso outra forma. Eu crio o roteiro do que vai acontecer nos capítulos e peço para ele escrever a história usando suas palavras, porque ainda não me acho bom o suficiente como escritor. O bom é que ele ajuda com a ambientação e os sentimentos dos personagens que eu não sou muito bom em descrever, e às vezes até melhora os diálogos.
Apenas imagine o chaos se uma pessoa vendesse muito com uma historia feita pelo chatgpt
Apareceria até no Fantástico 😂
Carlos canudo, o chat se beneficiaria mais de, vc lhe dar os pdfs dos livros que cotêm os termos tecnicos de escrita. Dar lhe pdfs como "Anatomy of story" e "How to crate character arcs - KM Weiland"
Acho que o chat dessa forma faria um melhor trabalho aplicando tecnicas de narrativa
Sim, sei que há formas mais eficazes de usar o chatgpt, inclusive trabalhando melhor os prompts. Mas o vídeo foi feito zero planejamento, então foi tudo bem básico mesmo.
"Ah, as IAs vão dominar o mundo" Eu peço pra ia criar uma imagem de um diabinho com pele azul e olhos vermelhos, e ela me gera uma garota aleatória de anime com cabelo azul.
Boa noite meus nobres 🗿🍷
😴
@@carloscanudo kkk
aqueles que se aventuram no chat gpt deve,m se lembrar que o ele deve ser seu assistente nao o substituto do seu cerebro.
👍
Uma coisa bem simples. Eu uso imagem de ia para questões bem específicas de quando eu vou mestrar RPG ou mesmo jogar, pq roubar arte dos outros eu já iria fazer, mas agora roubo usando uma ia que complia tudo. Eu já passo horas mexendo no Pinterest pra achar cores e mood de personagens, aí depois eu vou pra ia. Não importa qual seja a ferramenta, eu não vou contratar ninguém pra ilustrar pra mim.
Com a escrita eu ainda não usei, tenho uma barreira forte. Mas eu já usei um tico ou outro, e foi para servir como inspiração. Pego um ou outro elemento que ele introduziu de novo e trabalho ao meu modo. Eu já vi um ilustrador fazendo o mesmo, pegar um arte de ia que ele fez o prompt e usou isso como escolha de cores e gestalt e composição. E se defende dizendo: eu já ia abrir o Google e buscar referências para fundamentar a minha arte, e eu fiz isso quando usei a ia, usei a arte dela e de outros artistas.
Essas ia são ferramentas. E apenas isso: ferramenta. Não é porque você tem uma parafusadeira que você conseguir montar o guarda-roupa de 6 portas e 12 gavetas que a tua mãe comprou.
Boa analogia 🤔
A guerra de opiniões sobre IA vai acabar quando todo mundo perceber que IA é uma ferramenta pra ajudar quem produz, tipo uma faca pra cortar a comida pra que vc não tenha que fazer isso com os dentes, há quem use pra fazer todo o trabalho e há quem use pra facilitar o trabalho, e ambos estão certos.
Concordo num ponto de vista técnico, como correções no texto por exemplo ajuda bastante. Mas quando o autor "perde a mão" e deixa que a IA permita fazer as opções criativas, isso para mim compromete a história.
Minha visão atual também é de que a IA é uma ferramenta que vai trazer muito mais benefícios do que melefícios.
Eu sinceramente uso o ChatGPT para modelar as minhas ideias de roteiro para a história, e vou dando as informações do que eu quero estabelecer na história enquanto o ChatGPT vai criando o roteiro com essas informações (bem detalhadas por sinal).
Eu crio a estrutura da ponte e o ChatGPT vai criando a ponte encima, se houver algum desvio na narrativa da história do que eu quero, eu peço para corrigir dando ainda mais informações para equilibrar do jeito que eu quero.
Resumindo:
Eu dou o material necessário e o manual para que o ChatGPT crie o projeto
Boa!
Eu queria uma sugestão, se eu quiser reescrever um texto que já fiz, o que é melhor? Começar do zero ou alterar o texto que já existe?
Vou falar pela minha experiência... nas vezes que tive que mudar o narrador ou algum detalhe da trama eu preferi reescrever com base no que já tinha. Acho mais fácil do que começar do zero novamente. Mas vai de cada um.
@@carloscanudo Obrigado por responder
Minha utilização com a IA é apenas para correção ortográfica ou sugestões de certos trechos para melhorar sua fluidez e coesão. Nunca sairá da minha cabeça que a IA não é capaz de criar arte, pois nada do que é criado do zero pela máquina é de fato feita de forma emotiva, apesar disso, infelizmente temos que ver uma grande maioria preferindo produzir histórias, desenhos e até músicas com 100% de mérito da IA, é simplesmente lamentável.
Oi Carlos. Não sei se já falei, mas sou deficiente visual. Essa ideia de colocar o link do texto me ajudou, embora eu só tenha conseguido ler um dos textos. Não sei se é possível ler todos que você citou. Além disso, as descrições da tela propiciarm que eu entendesse melhor o vídeo.
Eu uso o gpt para criar textos.pego o que ele escreve e modifico.
Eu também achei a história dele vazia, parece um texto meramente descritivo, pouco ou nada narrativo.
Fala Léo, beleza?
Não sei dizer se foi você ou outro inscrito que já havia falado anteriormente que era deficiente visual. Depois disso, nos vídeos recentes, quando cito algo que está na tela, tento sempre ler o texto. Confesso que às vezes esqueço, por não estar habituado a esta prática.
Neste vídeo do chat GPT, por ter sido diferente dos vídeos comuns, o conteúdo acabou por ser muito dependente do que foi mostrado em tela. Talvez isso tenha comprometido a compreensão para você. Sobre os textos, só disponibilizei um mesmo, que foi o último gerado. Os demais tinham um linguajar diferente, mas a trama era a mesma, por isso deixei só um.
Quanto tiver sugestões que facilitem a compreensão do meu conteúdo para você, sinta-se a vontade para fazê-las. Tentarei tornar o canal mais acessível possível para todos.
Tchau.
Oi Carlos, devo ter sido eu mesmo que falei que era dv. Mas entendi o vídeo sim. Sempre que conentar falarei das descrições.@@carloscanudo
Eu sempre uso para buscar sinônimos , informações específicas e etc. funciona bem
Para estes casos funciona de forma análoga ao Google.
@ É que a IA ajuda com o contexto. “Em contexto X, qual termo você acha que se encaixa com a situação Y?"
Sim, concordo, me expressei mal. Funciona de forma análoga, mas muito mais eficiente!
Eu uso o ChatGPT mais pra fazer brainstorm, e pra escrever o argumento da história... Mas admito que parece que sempre fica com o aspecto de uma história preguiçosa, meio vazia... Aí preciso mexer bastante por cima pra ficar mais "viva"
Boa.
"Se alguem lê um livro criado pelo CHAT GPT e se conecta com ele, há algum problema?" Não vejo problema nenhum, contanto que a pessoa que o lançou não coloque seu próprio nome como autor e tenha a hombridade de escrever "autor: ChatGPT" na capa do livro. Se essa pessoa quiser seu nome mencionado, poderia vir ali, junto de revisor e ilustrador, como escritor de prompts.
10:40 tenho ranço de histórias assim, detalham de mais os cenários e deixam de lado a experiência e caráter do personagem se desenrolar, parece que tô lendo só uma paisagem vazia
Eu partilho do mesmo sentimento. É certo que ele ajuda em questões como revisões ou sugestões de melhorias, mesmo que isso não substitua completamente uma análise humana, mas nunca me agradei dos textos de IA. Nunca são o esperado, mesmo com toda a explicação do prompt. Eu noto uma generalidade nas histórias de IA, e isso, para mim, as deixa vazias e nada instigantes.
👍
Mano eu só uso a IA para falar com alguem (mesmo que seja falso) as minhas histórias.
Até pq, pode parecer obvio, mas acho que as ideias do Chat GPT, além de não baterem muito com as minhas, são meio sem criatividade, mais do mesmo
Eu ja uso o ia pra resolver furos de roteiro dem parecer algo conveniente
Interessante...
Faz l msm teste com o Claude
Dizem que o Claude é melhor para a escrita criativa, né? Mas confesso que nunca usei. Um dia vou testar.
@carloscanudo já usei, ela é muito boa msm, seria legal mesclar as duas usando essa habilidade de Canva do chatGPT é a criatividade do Claude, tem app pra mobile agr
Eu estou usando um ferramenta inusitada pra o meu livro: Tarot. Eu estou com ele pronto e estou na fase de edição então faço tiragens de tarot e vou editando meu cap com base nas cartas que saíram do tarot.
Isso seria podar minha criatividade?
Sobre o GPT, ele é ótimo pra expandir o vocabulário. Eu noto que to repetindo uma palavra, jogo a palavra nele e peço variações. Ótimo pra nomes de personagens também. E outra coisa que ele vem me ajudando muitoooooo no meu livro: Línguas antigas. Eu tive que fazer uma pesquisa aprofundara sobre uma língua morta e o GPT me ajuda a criar palavras baseada nessa língua morta. A língua em si não perde a essência e o sentido fica correlato pq o intuito n é criar uma língua, mas brincar com uma que já existe.
Bem interessante. Sobre a questão do tarot, não acho que vá podar a criatividade, mas confesso que nunca vi a escrita sendo feita desta forma. Curioso.
Cara sendo bem sincero, NN fecho com ia NN boy e é isso vídeo legal
Obrigado pela sinceridade e pelo elogio =)
eu também sou um adolescente do sexo masculino😮😮
🤔
Eu já sou diferente 😅
Bom video, mas prefiro me abster de comentar, continue!
@erichvonmanstein8933 de fato kkkkkkkk
😌
Péssimo o chat gpt kkkkk, mano ele deixa muito claro que é o gpt, quem já leu os capítulos atuais de SS sabe como parece que o autor tá pedindo o Gpt para criar os capítulos kkkkkk, parece muito, as palavras muito usadas, se vc olhar os antigos capitulos, vc entende que não é o chat gpt que copiou o autor, pois ele escrevia de uma forma diferente inicialmente...
Não sei o que é SS, pode ser que ele apenas evoluiu a escrita dele, mas pode ser chat GPT também, porém não conheço essa obra.
Também não sei o que é SS 😅
Shadow Slave? Pessoal que pirateia os capítulos dele usam IA para copiar o texto, a IA modifica o que ele escreveu e vira aquela bosta