Na soldagem mig em aço inox o co2 puro altera o carbono no aço inox sendo assim a utilização do gás mistura 98% Ar 2 a4%co2 pra estabiliza o arco ter Boa penetração
Boa tarde André Muito obrigado pelo seu contato e seguir Sumig nos nossos diversos canais de informações e compartilhamento de conhecimentos. Não é recomendado o uso de gás CO2 puro na soldagem do Aço Inoxidável pois certamente ira ocorrer corrosão, respingos, falta de fusão e outras ocorrências negativas. Sua colocação é perfeita e nossa recomendação, para a maioria das aplicações de solda de Aço Inoxidável é a mistura que você menciona, 2 a 4% de CO2 e restante Argônio. Pois cobre as transferências Curto Circuito, Spray e Pulsado e apresenta bom visual, penetração e fusão. Agradecemos sua colocação e se houver mais dúvidas não hesite em nos contatar. Abraços
Prezado Aparecido. Muito obrigado por seguir nossas mídias e envio da pergunta. A vazão do gás para soldar com o arame de 1mm no processo MIG/MAG (estimamos que seja aço carbono) vai varia dependendo de: 1. Diâmetro do Bocal da Tocha 2. Distância do Bocal ou do Bico de Contato da Junta (stick-out) 3. Potência da Solda utilizada e tipo de transferência metálica (Curto-Circuito, Globular, Spray, Pulsado Spray) Lembrar que a medida deve ser feita na saída do Bocal da Tocha e não necessariamente o que indica o regulador do gás pois pode haver vazamento nas mangueiras. Sugerimos o abaixo, considerando o diâmetro do Bocal da Tocha: Para um diâmetro de bocal de 9,5 mm, a vazão varia de 10 a 12 l/min com transferência metálica em curto-circuito. Para um diâmetro de bocal de 12,7 mm, a vazão varia de 12 a 15 l/min com transferência metálica em curto-circuito/globular. Para um diâmetro de bocal de 16 mm, a vazão varia de 15 a 18 l/min com transferência metálica em spray. Para um diâmetro de bocal de 19 mm, a vazão varia de 15 a 20 l/min com transferência metálica em spray ou Pulsado spray. Para medir a vazão correta do gás no Bocal da Tocha você pode utilizar um Fluxometro ou Bibimetro. Esperamos ter esclarecido sua dúvida e se necessitar não hesite em nos contatar novamente. Abraços.
Prezado Marcello. Muito obrigado pelo envio da questão e por seguir Sumig em nossa mídias. Para melhor informa-lo sobre a soldagem de chapas galvanizadas sugerimos ler o Artigo do link a seguir que irá detalhar esta sua e muitas outras dúvidas. www.sumig.com/pt/blog/post/soldagem-de-chapas-galvanizadas--tudo-o-que-voce-precisa-saber Algumas outras Dicas podem ajudá-lo a ter um melhor desempenho na soldagem de chapas galvanizadas e de baixa espessura e sugerimos assisti-las no ink a seguir; www.sumig.com/pt/blog/categoria/dicas principalmente a que fala sobre o Stickout e a que cobre sobre a posição do Bico de Contato em relação ao Bocal. Esperamos tê-lo ajudado em relação a sua dúvida e qualquer outra adicional não hesite em nos contatar. Abraços e Excelente Ano de 2022!
Os arames mencionados no vídeo são específicos para Soldagem com o Processo MIG Brazing ou MIG Brasagem onde a união das peças/juntas é feita por capilaridade e não por fusão. Neste processo, a temperatura de fusão dos arames é de cerca de 425 graus Celsius e existem diversas opções de arames, com diferentes composição química possibilitando assim a soldagem de diferentes metais. O arame mais comum é o Arame Bronze Silício que tem na sua composição, o Cobre, Silício, Estanho, Ferro e Zinco. Outros arames possuem também Niquel em sua composição. A Especificação AWS A5.7 ou ASME SFA-5.7 classificam os arames utilizados no MIG Brasagem e algumas destas classificações são: ERCuSi-A / ERCuSn-A / ERCuNi / ERCuAl-A2, etc.
Sou apenas um hobbista e possuo uma MIG e uma inversora que faz TIG lift. Tenho pesquisado muito, mas ainda não consegui informações sobre que gás/mistura utilizar na MIG e na função TIG Lift da inversora. Poderiam passar-me essas informações? Uso principalmente para soldar aço carbono/metalom.
Prezado Carlos.Muito obrigado por seguir nossas mídias e o canal Sumig TV. É muito importante compartilhar estes conhecimentos para seus colegas e grupos. O ideal seria você obter o Manual de Operação do Equipamento que possui pois cada um tem diferentes formas de ajustar e operar. Tem muitos que são vendidos no mercado e nem sempre fazem o que prometem e nem tem manual apropriado. O ideal portanto é você contatar o seu fornecedor do equipamento e pedir os respectivos manuais ou acionar seus direitos pelo Código do Consumidor. Mas vamos ver se podemos ajudar com algo: 1. No Sumig TV temos diversas Dicas falando sobre MIG e MAG e os tipos de gases e Transferências que deve usar, inclusive para soldar chapas finas, chapas galvanizadas e serviços de serralheria. Também se aplicam no seu tipo de trabalho,. Como são muitas Dicas e estão disponíveis em diferentes datas, segue o link para ajuda-lo a localizar. Tem também nosso Blog que possui muitas dicas escritas sobre o que necessita. Vai se divertir bastante; ruclips.net/p/PLvs2MhnxSOXAb_Rocyk8hT0LZdhCCvwXC www.sumig.com/pt/blog 2. A Função Lif Arc na TIG geralmente se refere a tocar o Tungstênio no local a ser soldado e levantar levemente a tocha para abrir o arco. Alguns funcionam muito bem e outros acabam danificando o tungstênio devido a má qualidade do equipamento. Nas nossas Dicas tem várias sobre orientação de como fazer a abertura do Arco em TIG, escolher o Tungstênio correto e fazer a preparação correta do eletrodo de tungstênio. Esperamos que estes dados tem ajudem mas se tiver mais dúvidas nos contate e vamos fazer nosso melhor para ajudá-lo. Abraços
Informações corretas a respeito da máquina . Mais nos processos achei fraco . Quero ver na prática a tua máquina no processo Mig . Não Mag. e Não Mig/Mag. Apenas Mig . Correto. Fazendo um cordão no preenchimento de uma pó feira de um rolo de trasporte esteira ou qualquer similar com apenas o ar (argônio) ou mais hélio ou 100porcento puro ar. Estabilizar o arco e dar penetração no cordão Eu prefiro optar por mistura e com 4 porcento de CO2 no processo Mig pra aço inox. Abraços.
Prezado Valter. Muito obrigado por seguir nossos canais e envio desta questão. Ficamos em dúvida em relação a mesma, mas vamos tentar esclarecer. O Processo de Soldagem MIG ou MAG são derivações que ocorreram ao longo do tempo (na verdade desde 1948) do Processo GMAW (nome correto do Processo.) No início, o Processo GMAW somente usava Gás Argônio e soldava Alumínio. Uma vez que o Argônio é um Gás Inerte (não causa alteração metalúrgica no metal de solda), o Processo passou a ser chamado “popularmente” por MIG (Metal Inert Gas). Posteriormente, em 1953, foi desenvolvido o uso do CO2, para o Processo GMAW. Uma vez que o gás CO2 é um gás Ativo (tem influência nas propriedades metalúrgicas da solda), passou a ser “popularmente” chamado de MAG (Metal Active Gas). Assim, com o tempo, mundialmente, são usados os termos MIG ou MAG para o Processo GMAW. No vídeo em questão enfatizamos isso quando mencionamos a soldagem do Alumínio (MIG) e a do Aço Inoxidável (MAG). Esperamos ter respondido sua questão e qualquer dúvida não hesite em nos contatar novamente. Forte abraço!
Falou errado, para aços inoxidáveis deve se usar o processo MIG, o gás de proteção é o argônio puro , protegendo e evitando contaminação , para que não haja oxidação no inox
Olá, segue esclarecimento de nossa equipe técnica: No Processo TIG sempre se usar Gases Inertes, independente do metal de base a ser soldado. No caso do processo GMAW ou MIG/MAG na linguagem popular o Gás é Ativo devido ser necessário um gás possibilita dar estabilidade ao arco e fluidez na poça de fusão, nos diversos tipos de transferências metálicas. Outros benefícios são obtidos com MAG no Aço Inoxidável como, maior velocidade de soldagem, melhor controle da poça de fusão, soldagem fora de posição no pulsado ou curto circuito, maior penetração, etc. Estes gases ativos, adicionados ao principal que é Inerte (Argônio), tem um percentual limitado na mistura exatamente para que não ocorra a oxidação entre outras ocorrências do metal de solda, considerando o Aço Inoxidável. Estes gases são de diversas combinações e inclui, mas não esta limitado, em misturas como Argônio + CO2, Argônio + O2, Argônio + Helio + CO2, etc. Pode se usar Argônio Puro na soldagem do aço inoxidável GMAW-MIG-MAG ? Pode. Mas o arco não terá estabilidade, tem tendência a gerar porosidade e falta de fusão devido a excessiva fluidez da poça de fusão e a penetração também é reduzida. Agradecemos novamente por contribuir com o canal. Abraço
@@sumigtv Olá, Estou sempre sendo assistindo os vídeos da Sumig os quais me tem sido, realmente, muito úteis. Porém acredito que essa informação poderia ter sido ser melhor destacada, pois no vídeo não há uma menção de que o percentual recomendável de CO2, na soldagem de aço inoxidável, é de apenas de 2 a 4%. Pois, quem não ler os comentários poderá realizar uma interpretação equivocada sobre esse assunto.
Só vai dar certo no processo mig na soldagem de inox se for com 4 porcento de CO2.mistura. Daí sim . 100porcento ar não estabeliza o arco. Bom Trabalho.
o conteudo dos videos sao curtos e muito bom
Grato
Muito obrigado pelas dicas
Espero ter ajudado
Na soldagem mig em aço inox o co2 puro altera o carbono no aço inox sendo assim a utilização do gás mistura 98% Ar 2 a4%co2 pra estabiliza o arco ter Boa penetração
Boa tarde André
Muito obrigado pelo seu contato e seguir Sumig nos nossos diversos canais de informações e compartilhamento de conhecimentos.
Não é recomendado o uso de gás CO2 puro na soldagem do Aço Inoxidável pois certamente ira ocorrer corrosão, respingos, falta de fusão e outras ocorrências negativas.
Sua colocação é perfeita e nossa recomendação, para a maioria das aplicações de solda de Aço Inoxidável é a mistura que você menciona, 2 a 4% de CO2 e restante Argônio. Pois cobre as transferências Curto Circuito, Spray e Pulsado e apresenta bom visual, penetração e fusão.
Agradecemos sua colocação e se houver mais dúvidas não hesite em nos contatar.
Abraços
Eu pesquisei,e uso o Stargold Ss
Boa-noite
Estou soldando uns pé direito de inox mas a solda está ficando muito preta e com muitas bolinhas na peça estou u,sando gás de argonio
Parabéns meu camarada, resposta correta, concordo com vc, o alto ter de CO2 tende a fazer com que os cordões de solda com o tempo tenha oxidação.
Qual é a vazão ideal para mig arame 1mm?
Prezado Aparecido. Muito obrigado por seguir nossas mídias e envio da pergunta.
A vazão do gás para soldar com o arame de 1mm no processo MIG/MAG (estimamos que seja aço carbono) vai varia dependendo de:
1. Diâmetro do Bocal da Tocha
2. Distância do Bocal ou do Bico de Contato da Junta (stick-out)
3. Potência da Solda utilizada e tipo de transferência metálica (Curto-Circuito, Globular, Spray, Pulsado Spray)
Lembrar que a medida deve ser feita na saída do Bocal da Tocha e não necessariamente o que indica o regulador do gás pois pode haver vazamento nas mangueiras.
Sugerimos o abaixo, considerando o diâmetro do Bocal da Tocha:
Para um diâmetro de bocal de 9,5 mm,
a vazão varia de 10 a 12 l/min com transferência metálica em curto-circuito.
Para um diâmetro de bocal de 12,7 mm,
a vazão varia de 12 a 15 l/min com transferência metálica em curto-circuito/globular.
Para um diâmetro de bocal de 16 mm,
a vazão varia de 15 a 18 l/min com transferência metálica em spray.
Para um diâmetro de bocal de 19 mm,
a vazão varia de 15 a 20 l/min com transferência metálica em spray ou Pulsado spray.
Para medir a vazão correta do gás no Bocal da Tocha você pode utilizar um Fluxometro ou Bibimetro.
Esperamos ter esclarecido sua dúvida e se necessitar não hesite em nos contatar novamente.
Abraços.
Faz um video explicando pra que lado gira os cilindros dos manometro
Estou com uma dúvida quais gases são usados para o processo MIG em chapas pré zincadas de fina espessura
Prezado Marcello. Muito obrigado pelo envio da questão e por seguir Sumig em nossa mídias.
Para melhor informa-lo sobre a soldagem de chapas galvanizadas sugerimos ler o Artigo do link a seguir que irá detalhar esta sua e muitas outras dúvidas.
www.sumig.com/pt/blog/post/soldagem-de-chapas-galvanizadas--tudo-o-que-voce-precisa-saber
Algumas outras Dicas podem ajudá-lo a ter um melhor desempenho na soldagem de chapas galvanizadas e de baixa espessura e sugerimos assisti-las no ink a seguir;
www.sumig.com/pt/blog/categoria/dicas principalmente a que fala sobre o Stickout e a que cobre sobre a posição do Bico de Contato em relação ao Bocal.
Esperamos tê-lo ajudado em relação a sua dúvida e qualquer outra adicional não hesite em nos contatar.
Abraços e Excelente Ano de 2022!
Olá. Qual é a denominação ou nomenclatura dos arames para brasagem mencionados no vídeo?
Os arames mencionados no vídeo são específicos para Soldagem com o Processo MIG Brazing ou MIG Brasagem onde a união das peças/juntas é feita por capilaridade e não por fusão.
Neste processo, a temperatura de fusão dos arames é de cerca de 425 graus Celsius e existem diversas opções de arames, com diferentes composição química possibilitando assim a soldagem de diferentes metais.
O arame mais comum é o Arame Bronze Silício que tem na sua composição, o Cobre, Silício, Estanho, Ferro e Zinco. Outros arames possuem também Niquel em sua composição.
A Especificação AWS A5.7 ou ASME SFA-5.7 classificam os arames utilizados no MIG Brasagem e algumas destas classificações são: ERCuSi-A / ERCuSn-A / ERCuNi / ERCuAl-A2, etc.
Sou apenas um hobbista e possuo uma MIG e uma inversora que faz TIG lift. Tenho pesquisado muito, mas ainda não consegui informações sobre que gás/mistura utilizar na MIG e na função TIG Lift da inversora. Poderiam passar-me essas informações? Uso principalmente para soldar aço carbono/metalom.
Prezado Carlos.Muito obrigado por seguir nossas mídias e o canal Sumig TV. É muito importante compartilhar estes conhecimentos para seus colegas e grupos.
O ideal seria você obter o Manual de Operação do Equipamento que possui pois cada um tem diferentes formas de ajustar e operar. Tem muitos que são vendidos no mercado e nem sempre fazem o que prometem e nem tem manual apropriado. O ideal portanto é você contatar o seu fornecedor do equipamento e pedir os respectivos manuais ou acionar seus direitos pelo Código do Consumidor.
Mas vamos ver se podemos ajudar com algo:
1. No Sumig TV temos diversas Dicas falando sobre MIG e MAG e os tipos de gases e Transferências que deve usar, inclusive para soldar chapas finas, chapas galvanizadas e serviços de serralheria. Também se aplicam no seu tipo de trabalho,. Como são muitas Dicas e estão disponíveis em diferentes datas, segue o link para ajuda-lo a localizar. Tem também nosso Blog que possui muitas dicas escritas sobre o que necessita. Vai se divertir bastante;
ruclips.net/p/PLvs2MhnxSOXAb_Rocyk8hT0LZdhCCvwXC
www.sumig.com/pt/blog
2. A Função Lif Arc na TIG geralmente se refere a tocar o Tungstênio no local a ser soldado e levantar levemente a tocha para abrir o arco. Alguns funcionam muito bem e outros acabam danificando o tungstênio devido a má qualidade do equipamento. Nas nossas Dicas tem várias sobre orientação de como fazer a abertura do Arco em TIG, escolher o Tungstênio correto e fazer a preparação correta do eletrodo de tungstênio.
Esperamos que estes dados tem ajudem mas se tiver mais dúvidas nos contate e vamos fazer nosso melhor para ajudá-lo. Abraços
@@sumigtv Grato pela resposta! Continuo assistindo seus vídeos!
vc ta ta erado quanto usar o gas mag na soldagem de aços inoxidaveis (98% Ar ) (2 a 4 % Co 2)
Vc so complicou minha vida..kkkk
Duvidas estamos a disposição.
Informações corretas a respeito da máquina .
Mais nos processos achei fraco .
Quero ver na prática a tua máquina no processo Mig . Não Mag. e Não Mig/Mag. Apenas Mig . Correto.
Fazendo um cordão no preenchimento de uma pó feira de um rolo de trasporte esteira ou qualquer similar com apenas o ar (argônio) ou mais hélio ou 100porcento puro ar.
Estabilizar o arco e dar penetração no cordão
Eu prefiro optar por mistura e com 4 porcento de CO2 no processo Mig pra aço inox.
Abraços.
Agradecemos pelo comentários, e fique ligado em nossos vídeos aqui do canal, um forte abraço
Mag e mig não é gás é processo de solda
Prezado Valter. Muito obrigado por seguir nossos canais e envio desta questão. Ficamos em dúvida em relação a mesma, mas vamos tentar esclarecer.
O Processo de Soldagem MIG ou MAG são derivações que ocorreram ao longo do tempo (na verdade desde 1948) do Processo GMAW (nome correto do Processo.)
No início, o Processo GMAW somente usava Gás Argônio e soldava Alumínio. Uma vez que o Argônio é um Gás Inerte (não causa alteração metalúrgica no metal de solda), o Processo passou a ser chamado “popularmente” por MIG (Metal Inert Gas). Posteriormente, em 1953, foi desenvolvido o uso do CO2, para o Processo GMAW. Uma vez que o gás CO2 é um gás Ativo (tem influência nas propriedades metalúrgicas da solda), passou a ser “popularmente” chamado de MAG (Metal Active Gas).
Assim, com o tempo, mundialmente, são usados os termos MIG ou MAG para o Processo GMAW. No vídeo em questão enfatizamos isso quando mencionamos a soldagem do Alumínio (MIG) e a do Aço Inoxidável (MAG).
Esperamos ter respondido sua questão e qualquer dúvida não hesite em nos contatar novamente.
Forte abraço!
Muito barulho e pouca explicação!!!
Falou errado, para aços inoxidáveis deve se usar o processo MIG, o gás de proteção é o argônio puro , protegendo e evitando contaminação , para que não haja oxidação no inox
Tudo bem Sr Zejarba tudo bem? Agradecemos por contribuir com o nosso conteúdo.
Olá, segue esclarecimento de nossa equipe técnica:
No Processo TIG sempre se usar Gases Inertes, independente do metal de base a ser soldado.
No caso do processo GMAW ou MIG/MAG na linguagem popular o Gás é Ativo devido ser necessário um gás possibilita dar estabilidade ao arco e fluidez na poça de fusão, nos diversos tipos de transferências metálicas. Outros benefícios são obtidos com MAG no Aço Inoxidável como, maior velocidade de soldagem, melhor controle da poça de fusão, soldagem fora de posição no pulsado ou curto circuito, maior penetração, etc.
Estes gases ativos, adicionados ao principal que é Inerte (Argônio), tem um percentual limitado na mistura exatamente para que não ocorra a oxidação entre outras ocorrências do metal de solda, considerando o Aço Inoxidável.
Estes gases são de diversas combinações e inclui, mas não esta limitado, em misturas como Argônio + CO2, Argônio + O2, Argônio + Helio + CO2, etc.
Pode se usar Argônio Puro na soldagem do aço inoxidável GMAW-MIG-MAG ?
Pode. Mas o arco não terá estabilidade, tem tendência a gerar porosidade e falta de fusão devido a excessiva fluidez da poça de fusão e a penetração também é reduzida.
Agradecemos novamente por contribuir com o canal.
Abraço
@@sumigtv Olá,
Estou sempre sendo assistindo os vídeos da Sumig os quais me tem sido, realmente, muito úteis. Porém acredito que essa informação poderia ter sido ser melhor destacada, pois no vídeo não há uma menção de que o percentual recomendável de CO2, na soldagem de aço inoxidável, é de apenas de 2 a 4%. Pois, quem não ler os comentários poderá realizar uma interpretação equivocada sobre esse assunto.
Só vai dar certo no processo mig na soldagem de inox se for com 4 porcento de CO2.mistura. Daí sim .
100porcento ar não estabeliza o arco.
Bom Trabalho.
@@sumigtvbom dia,vou soldar chapas de inox 409,estou pesquisando,achei o gás stargold SS.
Posso esse gás?
Daniel - LAF Ind. e Com
o conteudo dos videos sao curtos e muito bom