Estou indo para o terceiro ano de advocacia. E já desconfiava que isso não era pra mim desde o quarto ano da faculdade, quando tive uma crise. Fui empurrando com a barriga. Até que final do ano me joguei em outros projetos. Finalmente me desamarrei do Direito. Quero ser feliz de verdade. Bora viver! Parabéns Carol.
calma... a primeira coisa a fazer é silenciar, como disse a amiguinha ali em cima. escute a sua essência, veja o que vc gosta de fazer, as coisas que te despertam emoção e interesse genuíno... tem um monte de profissão nova no mundo, uma delas é pra vc!
Vou te dar um conselho, já fui como você e não sabia o que fazer, fiz faculdade de Direito e sou advogado, não acredite em professores que pregam que a faculdade de Direito é top e a profissão de advocacia é a que dá dinheiro, nem caia em conversa de ninguém e nem acredite na mídia ou redes sociais, pesquise muito e obtenha o formações reais e concretas de como é a vida de quem tem o que você quer tera, você vai ter isso sinais de como será a sua vida no! futuro!
Sou advogado há 19 anos. Quando completava 1 ano de formado ajudei um senhor muito simples e pobre a recuperar e regularizar a documentação de sua casa, e hoje, 18 anos depois, sempre que o encontro ele vem me agradecer pela milésima vez. Essa é a função social da advocacia, utilizar seu esforço e conhecimento para fazer a diferença na vida das pessoas, inclusive das empresas, que empregam, recolhem impostos, fabricam produtos necessários para o desenvolvimento do país. A carreira, como muitas, é dificílima, com diversos caminhos distintos que fazem a diferença, pois vejo que você é vocacionada para um lado mais social do Direito, mas foi trabalhar em grandes escritórios de massa e em bancos, o que, ao meu ver, são coisas opostas. Talvez foi o que encontrou, mas quem sabe advogar para uma ONG, ou como autônoma na área de família, ou se tornar defensora pública. Em relação ao mercado de trabalho hoje, vejo que se dá bem quem se qualifica e encontra um lugar ao sol empresariando seu escritório, formulando estratégias, abraçando a tecnologia como aliada etc. Não há salários altos e grandes honorários para 99,9% dos iniciantes. Quem apenas abre a porta em uma sala comercial e fica esperando o cliente entrar simpleamente vai fracassar. Quem trabalha como empregado deve analisar se há possibilidade de crescimento na empresa.
Advogado fracassado é advogado que não se qualifica. Gostei do seu comentário “fica esperando o cliente entrar simplesmente vai fracassar”. Advocacia não é apenas a busca pelo dinheiro, vai muito além disso para ser bem sucedido. Minha opinião.
@@Dr.VilmarSilva A pessoa só encara a árdua tarefa da qualificação se está motivada para seguir naquela área. Para mim, já chega de Direito, hora de partir para outra carreira. Aos que se encontraram na advocacia/carreira Jurídica , meus parabéns. Isso não é para mim.
Ah Carol, eu estou no 6° período e pra mim é uma tortura assistir as aulas, fazer os trabalhos... E só de pensar no futuro como advogada já me deixa pra baixo :/ eu estagiava na defensoria pública e foi um divisor de águas, me mostrou como era a rotina e como eu não queria isso pra minha vida. Mas infelizmente eu tenho uma pressão muito grande em cima de mim, faculdade particular, dinheiro que se foi... Enfim, eu tô presa nessa faculdade e nem sei o que decidir. Mas seu vídeo foi ótimo e esclarecedor!
mana... termina! termina e foca em recomeçar desde já! se planeja pra isso! eu sabia, desde o 3 ano, que não seria advogada pra sempre e foquei em trabalhar por um tempo ate poder ir em busca do que eu gostava! boa sorte! não desanima! sempre há tempo!
@@carolcoelho8573 também tô nessa situação. Depois de muita resistência em sair do curso, resolvi mudar pra psicologia. Espero estar no caminho certo. Direito não é pra mim
@@beatrizzzzalves Se você gosta de pessoas, de conversar e de buscar soluções pra conflitos, vai gostar de psicologia... é uma profissão incrível e a qual devo muita paz na vida hehehehe, faço terapia e acho que todo mundo merecia fazer também! te desejo todo sucesso do mundo!
DICA: Garante, pelo menos, a formação. Tire o seu diploma. O Direito não se reduz à advocacia, uma vez que é a área mais fértil para concursos públicos e garantir um emprego de segunda à sexta, com estabilidade e um excelente salário. Cria duas frentes: de um lado se prepara para concursos, pensando num plano B estável no futuro, e por outro faz uma faculdade na área que você realmente gosta. Não estou lhe apresentando uma verdade absoluta, mas apenas uma alternativa para refletir.
@@renatas4471 Eu continuo tendo problemas. Mas agora eu só tenho problemas de uma pessoa normal com dificuldades normais. Qdo era adv tinha problemas excepcionais e dificuldades extremamente complexas e esgotantes na profissao
Conheço vários adv que hoje precisa de ajuda psicológica, justamente pela pressão da profissão. Mas sim , dá pra viver bem com a advocacia, mas não podemos deixar a saúde de lado
Me ajudou muito, sou advogada e sinto que vou morrer se eu não pular fora desse barco, no meio do caminho fui diagnosticada com depressão e ansiedade, então a situação é: nem saúde e nem grana, o direito não vale minha vida
não mesmo... foque na sua saúde. infelizmente fomos treinados para trabalhar sem pensar se isso nos dá prazer, mas tem uma hora que é necessário fazer essa reflexão. bjs
Olá espero que vc esteja bem. Eu atuo na hj na UTI mas trabalhei um bom tempo em Hospital Psiquiátrico... E prestei assistência á muitos Juristas... Eles sempre manifestaram opressão. Perderam familias, ficaram doentes. Td por causa de trabalho... Que Deus conduza seus Passos... Um grande abraço.
Mal comecei a advogar e já vejo que não é para mim! A sensação de ter gasto dinheiro e tempo na faculdade me deixam com a sensação de obrigação de exercer, mas gente, não aguento nem receber as notificações do push no e-mail, já fico nervosa, tive crise de ansiedade, coisa que nunca tive na vida! Sem falar que o pouco que estou atuando, já me fez ver o quanto o judiciário é nojento e enrolado, sem falar de alguns serventuários que atrapalham seu processo, pior ainda, dinheiro que é bom nada! Penso em um concurso, mas assim como você Carol, não quero viver minha vida presa! Penso em voltar para área de saúde, sou técnica em radiologia, atuei durante 13 anos, nesse período cursei direito! No início da área de saúde enfrentei medos também, mas no direito parece que isso me atormenta, penso que é por não ter estagiado, mas vejo quem estagiou e tem pai advogado odiando também, me sinto perdida, mas com a convicção de que não pretendo ficar advogando!
Carol, eu concordo plenamente com você. Ainda bem que você abriu os olhos e saiu dessa porque somente quem atua ou já atuou nesse contencioso de massa sabe o desgaste físico e emocional que é causado em nossas vidas.
Carol, muito feliz em encontrar seu vídeo. Muito do que eu precisava ouvir foi dito por você. Advogo a quase 5 anos, e me sinto extremamente infeliz, sugada, triste com essa profissão. Não tenho segurança financeira nenhuma, têm meses que não recebo nada. Meu filho estuda em escola particular e tem plano de saúde graças ao meu ex marido que é um super pai. Muito problema e pouco dinheiro. Abandonando o barco também, e por coincidência também tenho planos de montar um negócio. Que bom ouvir histórias que são parecidas com a nossa, assim não nos sentimos só. Advocacia é ilusão.
que bom que te ajudei Janete!! a minha missão é essa! não acho que a gente tenha só uma coisa para fazer na vida, sempre é tempo de recomeçar! vai em frente!!! te desejo todo sucesso do mundo! não tenha medo! se joga!
@@igorxbox O que aparecia. Só não gostava de pegar a área criminal. Hoje eu sou servidora pública, da área policial, graças a Deus. Como o cargo é de dedicação exclusiva, tive que cancelar minha OAB.
Simples, vc não gosta do Direito. Tem que desistir mesmo, isso não te faz ser um fracasso. Eu sou completamente apaixonada, adoro cumprir prazos, fazer audiências, fazer petições e ter a mesa cheia de processos. Não sei se acredito em vocação, mas se ela existe, a sua não é ser advogada ou tribunais, observe o que vc tem mais facilidade de fazer e gosta, é nisso q vc tem que investir.
exato! tenho amigas que amam ser advogada e pra elas está tudo bem viver essa rotina, apenas nã era meu perfil. e ta tudo bem. ainda bem que existem pessoas diferentes e assim cada um faz o que quiser da vida hehehehe
@@tendaanhyrangle6302 Não se preocupe tanto em passar na OAB, faça a prova como sendo mais uma, a hora q vc tiver pronta, vc vai conseguir passar. Quando passar, vc não vai precisar nunca mais fazer, então vale a pena não desistir. Tente não se preocupar com o que os outros acham, quando for fazer a prova não fale p ninguém, vai lá e faça. Uma das coisas q eu percebo a maioria q reprova na OAB é a falta de controle emocional, não é falta de conhecimento. Estude, faça o seu melhor, e não se preocupe com o tempo, no momento certo vc vai passar. 🤗🙏🏻
@@jordanaisrael4068 Para fazer Direito vc precisa gostar da área humana, ter um objetivo (advogar ou passar em concurso), e um motivo bem forte, só admiração não resolve, tem que querer muito. Do contrário, vc desiste facilmente, é melhor nem tentar. Normalmente uma turma de Direito começa com 30 alunos e só uns 12 se formam. A maioria não aguenta a pressão. Só gostar de ler tb não basta p fazer Direito, tem q gostar de pensar.
Carol, e tudo isso mesmo. O direito na teoria e facinante, na prática desilusão, estou na profissão há trinta anos e continuo achando minha vida sem sentido
Estou na reta final na faculdade e há muito tempo atrás descobri q não queria isso pra minha vida. Não desisti para não decepcinar a família, mas tá osso! Obrigada pelo seu relato.
Seu vídeo me aliviou um pouco... sou estudante de uma universidade privada, 8º período de Direito, fiz estágio na Defensoria Pública na Vara de Família, tive contato com todos aqueles assistidos desesperados, e as servidoras um tanto abusivas. Percebi que aquilo não é pra mim, eu que sempre sonhei em ser advogado, hoje me vejo perdido pois não me identifiquei nem um pouco com a forma de trabalho, gosto de ajudar pessoas mas o Direito não é pra mim. Fora a dívida da faculdade cada vez mais cara, vc tendo que trabalhar ou fazer estagio para pagar, enfim... crises de ansiedade...
Irmão, termina o curso. Passei pela mesma coisa porém levei o curso até o final. Me graduei em 2020. Advocacia é uma profissão que tem seus méritos, porém como todo EMPREGO/TRABALHO tem seus pontos positivos e negativos. Eu pretendo fazer e aprender outras coisas, fora do mundo juridico, mas tb pretendo me aprofundar no Direito. Digo estudando pra concurso fiscal, pois paga bem pra cacete ( vide o salário de um auditor da rfb ). No mais, cada um faz da sua vida o que quer, pois ninguém nasceu grudado com ninguém e não morrerá grudado com ninguém. Digi isso, pois, por mais que devamos honrar nosso pai e nossa mãe, devemos ter culhão pra correr atrás de nossas metas pessoais, assumindo tb a responsabilidade de nossas escolhas. Não se deixe ficar paralisado. Aja!!! Termine o curso e siga estudando pra algum concurso que te de estabilidade e te permita fazer outras coisas que queira ( ex. Empreender, fazer outra faculdade, aprender habilidades diversas, fazer intercâmbio etc). Não sucumba ao desânimo. Aproveite esta situação pra adquirir fibra e virtude da fortaleza e constância.
E se vc consegue levar a cabo um projeto que não queria tanto imagina o que consegue fazer ao estar correndo atrás de uma meta que deseja ardentemente. Siga adiante!! Falta pouco, bicho!!
@@ccb_69666 Obrigado pelas palavras, vou seguir tentando por aqui, to procurando fazer isso, me movimentar e no momento fazer outras coisas pra manter a faculdade pelo menos pra terminar
nossa, eu fiz dois estágios, no fórum na área de cível/trabalhista e na prefeitura na área de tributário, agora, no meio do 3º semestre do curso tranquei e me sinto bem melhor. tudo que vi nos estágios me ajudou a ver que não é isso o que eu quero pra minha vida, essa coisa monótona de todo dia a mesma coisa, gente chata enchendo o saco e o bendito do prazo que não pode perder, tbm não via sentido algum nisso... enfim, tem quem goste né hahaha mas agora vou começar publicidade e seguir na área do design que é o que eu sempre curti de vdd! boa sorte pra ti, às vezes temos que silenciar o mundo e ouvir apenas nosso coração, pois só nós sabemos aquilo que nos faz feliz!
É isso aí Ana!! Ainda bem que você percebeu antes de terminar a faculdade, senão ainda iria rolar todo aquele drama de abandonar uma carreira após estudar tanto! Te desejo toda sorte do mundo e quero saber como vai ser a facul de publicidade, uma área que eu amo!!! Mande notícias! Bjs
Independente de qualquer coisa quero pontuar a falta de respeito nos comentários, muita gente criticando a moça e ignora o fato de cada um ter suas experiências e sim a advocacia não é fácil, a desvalorização é real, desejo toda sorte para você Carol é que você possa ser feliz com as suas escolhas.
Olha, a advocacia não é bonita, somos reféns de decisões dos juizes que se acham Deuses. Ficamos até tarde trabalhando, para o cliente chegar e falar que o valor cobrado é muito por nosso serviço. Muitas vezes temos que engolir seco. Complicado, eu particularmente estou a 4 anos na advocacia e jaja estou saindo fora tbm rsrs.
Meu sonho cursar direito, inclusive estou me preparando para entrar na faculdade... Dizem que com anos melhora, mas com seu comentário vejo que realmente não compensa mesmo. Melhor eu trocar para outro curso rsrs
@@pedrohenriqueesp O curso de direito é muito útil para concursos. Advogar eu não recomendo. Pois, advogo a quase 5 anos e está sendo um frustração total. Têm meses que não pego em um real. No início achei que com um tempo as coisas iriam melhorar, mero engano. Agora estou focando em concursos na área polícial.
Seu comentário me desanimou kkkkk. Iria escolher direito por gostar de ler e gostar de assuntos sociais, lutar pelo direito das pessoas, etc. Sempre gostei de história e me interesso muito por filosofia e línguas estrangeiras. Já pensei em ser professora de literatura, jornalista, professora de história, arqueóloga, enfermeira, psicóloga, psiquiatra, bióloga e professora de biologia. Mas no final sempre voltava para direito porque parece que a única faculdade que realmente eu iria gostar. Mas pra no final, acabar desempregada ou ter que me matar para concurso e entrar num ciclo vicioso de provas e mais provas e acabar com 60 anos e ter sobrevivido nesse ciclo. Estou quase trocando direito por letras.
Eu to no quinto período . A faculdade já suga minha energia toda , as vezes eu acho que o direito escraviza demais tantos os alunos , quantos ao formados .
@@thalinesamary abri uma consultoria de seg do trabalho (gestao documental de formularios tecnicos de SSO/Segurança Ocupacional) especificamente para trabalhadores da insalubridade nao precisarem de advogado qdo forem aposentar (pela aposentadoria especial deles). Foi a minha vingança! Fórum nunca mais.. credo. Utilizei os conhecimentos q eu ja tinha na area de aposentadoria especial de trabalhadores insalubres e os transformei em um serviço de gestão documental.
@@viniciusassuncao7751 Mas, a série Suits não é brasileira, eles não fizeram ela pensando na advocacia brasileira. Quem assiste ela pensando que ela vai retratar a realidade da advocacia brasileira está errado. É como assistir uma série policial e esperar que ela vai retratar a realidade da polícia do Brasil.
Tenho vontade de desistir depois de 30 anos de fracasso e aperto financeiro.A Defensoria Pública acabou com a carreira do advogado.O.cliente que pode pagar vai se socorrer da Defensoria Pública para não pagar as custas e principalmente os honorários advocatícios m
Sou advogada estou indo para o terceiro ano de advocacia, hoje trabalho em um escritório e pego algumas causas, porém já levei muito calote de cliente.... E quando vc cobra a consulta acha um absurdo, os honorários então é quase uma ofensa... Hoje é muito complicado mesmo
Oi, Carol, adorei esse vídeo e é tudo verdade isso que vc está falando, parabéns pela coragem. Tbm quero mudar de profissão, mas antes quero tentar diversas coisas dentro da carreira, por isso seria MARAVILHOSO vc gravar o vídeo que mencionou (como conseguiu trabalhar onde quis qdo estava atuando no direito). Se puder, grave viu... beijão e sucesso.
Amiga, realmente direito não era pra vc, se vc não conseguia ser feliz, não conseguiu se realizar em nenhum dos lugares que vc passou, não era mesmo pra ti, mas isso acontece em todas as profissões, minha primeira formação é pedagogia e quando fiz meu primeiro estágio, odiei e não quis exercer de jeito nenhum, mesmo indo contra a vontade dos meus pais. Engraçado que depois foi meu próprio pai que me inseriu na moda. Mas olha só como são as coisas, meu ex namorado é advogado criminalista e ama de paixão o que faz e detalhe: ganha muuuuito bem e tem tempo pra passear, pelo menos aos fins de semana estávamos sempre juntos e uma vez por ano ele vai pro Canadá fazer trilha de ciclismo, enfim, ainda bem que em todas as áreas tem quem goste e tem quem não. O importante é a gente se descobrir em que profissão está nosso coração e daí fazer aquilo que ama e ser feliz mesmo no horário comercial rsrs Bjo lindona e sucesso! ;)
realmente, sempre tem que se realize e ache um propósito, eu não consegui então preferi sair e me vejo totalmente realizada no empreendedorismo..... obrigada pelo comentário querida!!
É verdade tem gente que faz pelo glamour, pelo dinheiro , e não é sua "praia", para ser advogado ou qualquer profissão, tem que ser bom no que faz, logo de cara gostar do que faz..Uma dica é juntar 3 mil por mês com juros compostos e tentar ficar milionário em 20 anos e viajar pelo mundo. Acabar com o tempo no trabalha Pronto ..Para muita gente o fato de trabalhar ou perder o tempo ganhando pouco dá alergia e mesmo numa profissão não adianta.
Queria, humildemente, saber se seu namorado adv criminalista que "ganha super bem" hoje - como foi em seu início de carreira? Passou quanto tempo ainda na casa dos pais? Conseguiu montar tudo que era seu com seu esforço sozinho do ZERO?
@@izabelahilario2740 Desista! Nem comece! Tenho apenas um ano q atuo e me sinto exausto e totalmente desmotivado. Estou com transtorno de ansiedade por conta dessa profissão.
Estou na reta final da faculdade e estou sem motivação pra seguir em frente, me mato pra pagar a faculdade, estou desiludida e na borda. Eu queria ajudar pessoas, mas infelizmente não vejo sentido nenhum no direito, não consigo ajudar ninguém se eu mesma não acredito no que faço
je... não se culpe nem se cobre, ma busque respostas dentro de você sobre o que vc realmente GOSTA e como acha que poderia chegar na vida das pessoas. eu tive um looooongo processo de autoconhecimento, que passou até pelo fim do meu casamento, mas só olhando pra dentro pude encontrar a resposta do meu propósito de vida. boa sorte!!! bjs
Agora mudou. Está muito pior. Hehehe. Me lembrou dos versos de uma música que diz Mas não se preocupe meu amigo com os horrores que eu lhe digo Isso é somente uma canção, a vida, a vida realmente é diferente Quer dizer, ao vivo é muito pior (Belchior)
Muito inspirador. É algo muito interessante como algumas pessoas se encontram e outras se afastam. Detalhe máximo é a educação... Eu já tinha pensado nisto tb. Muito legal mesmo.
Se o advogado for bom demais se tiver beleza, boa condição e ser persuasivo, ele consegue em 2 anos começar a ganhar um dinheirinho, mas ganhar muito dinheiro mesmo não é para qualquer um não tem que ser muito completo e melhor que os outros o advogado!
To decidindo se saio do barco mas enquanto isso tô procurado uma outra alternativa de trabalho. A advocacia pra mim não rola, quero atuar pro estado, mp ou polícia.
Jaque, que bom que minhas reflexões te alcançaram! espero ter te ajudado também a procurar uma saída para essa situação! como eu disse no vídeo, o processo de coaching foi fundamental para minhas transições de carreira. caso queira conversar a respeito, me manda e-mail!
Concordo, mas isso acontece não só na advocacia, mas em qualquer grande empresa. O trabalhar para os outros sempre será muita cobrança, e pouco retorno, para ganhar razoavelmente bem, terá que vender sua alma. O caminho para ter a vida "boa", sem ser sugada pelo trabalho, e alcançar boa remuneração, é empreender, independente da área. Não é a advocacia que é tão ruim, é o ser assalariado.
empreender também tem seus desafios! para ser bem remunerado precisa percorrer um LONGO caminho! e quanto mais você ganha, mais vai recolher de impostos e etc... tudo vai ter lado positivo e negativo, e pra mim o empreendedorismo foi realmente melhor, apesar de todas as dificuldades!
@@NoarmariodaCarol Sim!! concordo, e é isso que quis retratar, ser assalariado é passar pelas dificuldades relatadas no vídeo, e o empreendedor (seja como advogado ou qualquer outra área) terá dificuldades, mas diferentes destas.
Concordo que muitas pessoas não se identifiquem com o direito, e devem mudar, a vida é mais valiosa, e particularmente tenho dificuldade em lidar com "os advogados", pois existe muita arrogância no meio, mas, digo em relação as reclamações ditas, que não são privativas da área jurídica, mas sim por trabalhar em grandes empresas . Já trabalhei muitos anos em escritório de massa de grande porte, e é exatamente como disse, também trabalhei em comercio como vendedora, e me senti tão "sugada" e estressada quanto. No meu caso, apesar de ainda está ganhando muito pouco, estou como advogada trabalhista autônoma, e como no seu caso, apesar das dificuldades, tem sido ótimo.
Eu acho a carreira muito bonita, mas é horrível vc trabalhar e depender de decisões de pessoas que sequer lêem o que vc está pedindo, e o pior, numa mesma vara ter decisões diferentes, gente não me conformo com isso, é muito injusto, no papel a lei é linda mas na prática é decepcionante. Tem que ter perfil pra saber lidar com tudo isso.
infelizmente é o sistema que optamos... não existe um padrão para as decisões. eu confesso que não sofria tanto com isso pq eu fazia contencioso de massa e aí vc nem tem tempo pra pensar, só vai fazendo. mas acredito que o Direito no Brasil deixou de ser uma carreira encantadora e promissora, há mto tempo.
Querida Carol, me formei em 1995. Meu pai, minha mãe, todo mundo me atazanava para terminar a faculdade. Terminei, tentei ir para a área jurídica, só drama. Ainda hoje me flagelo por não ter OAB. A sofrência é grande, mas já estou com 53 anos, sou formada em biblioteconomia, trabalho num lugar que amo, acho que sou mais útil lá do que se advogasse. Sim, advocacia não é para mim. Acho que na outra reencarnação. Desculpa, pai. Beijo, sucesso!
2023 super atualizado. Vou fazer concurso. Advocacia nao vale a pena,, demora muito. A nao ser qie vc tenha saco para depender dos seus pais ate fazer um bom nome. Meus colegas estao na mesma situacao.
O engraçado e que o pessoal fala pra gente não fazer direito gente e vai fazer o que fala um outro curso bom então quando a gente tem dinheiro e fácil não dá o duro de qualquer jeito a gente tem que ser empregado de alguém a vida não é fácil
Graduei em Marketing com Pós em Administração, Cursando Direito formo com 47 anos ou seja vendo na advocacia uma saída para o Desemprego. Meus conhecimentos em MKT e ADM serão minhas estratégias....
Sobre digo uma coisa. Teus conhecimentos de marketing são úteis. Será uma combinação perfeita com a área jurídica. Mas, como tudo na vida, requer paciência, sabedoria e dedicação. Boa sorte, mano.
Realmente o direito não era pra vc, vc conseguiu tudo oq queria durante a graduação e mesmo assim nada te agradou, isso é muito ruim. No meu caso, eu me encontrei em tudo que fiz durante a minha graduação, cada estágio que eu fazia eu gostava mais, na minha opiniao, era um melhor que o outro e eu nao me via fazendo mais nada. Tudo é questão de fazer oq gosta.
exato! fui muito feliz e realizada em alcançar COISAS, até que percebi que não era isso que fazia sentido na minha vida, eu queria algo além do material e do status que tinha naquela fase. Hoje consigo conciliar realização, prazer em ajudar pessoas e conquistas materiais.
Carol, vc valou que o seu ex-marido reconheceu que o trabalho estava te matando, te abraçou e protegeu da situação e apoiou a tua saída do trabalho... mm cara desse deve ser muito legal, foi uma demonstração de amor, consideração mesmo. a pergunta é, pq ele virou ex???
Em todas as profissões existem pessoas querendo desistir, mesmo ganhando dinheiro. Cada pessoa tem que se conhecer melhor pra saber qual é o seu perfil, sabendo que na vida sempre haverá problemas.
Também odeie essa parte de massa e se escritórios pequenos com foco em arrecadação monetária. Por isso que estou tentando migrar para advocacia autônoma para trabalhar na área de família, que faz muito mais sentido como fazendo diferença na vida das pessoas!
Aposte na sua intuição. Advogo a quase 5 anos e sou extremamente infeliz na profissão. Tem meses que não consigo receber dinheiro nenhum. Sempre que vou fazer minha sobrancelha e unha em gel, vejo tanta felicidade no semblante das meninas que fazem isso. E elas me contam que são realizadas, financeiramente em especial.
@Delinquent Road Runner estou no ramos da papelaria desde então,larguei a advocacia de uma vez e estou muito feliz e aliviada, pq estava muito infeliz como advogada, agora trabalho todos os dias com prazer🙌💖
Que pena que vc não conseguiu seguir adiante, ao mesmo tempo que bom que vc conseguiu seguir outro caminho. É como vc disse cada um deve ter amor, gosto, satisfação no que faz. Amo advocacia apesar dos altos e baixos e nunca me concebi a possibilidade de entrar em um grande escritório, pois é a mesma coisa de alguém que entra em uma grande empresa e quer galgar seu espaço. Advocacia me deu a chance de viver a minha independência. Atualmente faço minha agenda, atendo meus clientes de hora marcada e dificilmente deixo de fechar um contrato. Estou me dando ao luxo de escolher o nicho de atividade e estou certa que não ficarei sem cliente pois a área escolhida sempre terá de uma forma ou outra, que buscar o judiciário. Ah! sem contar que não tem como cair no mundo da repetição. Então, é isso! Não desanime as outras pessoas, ao contrário, siga seu caminho sem provocar motivações negativas em alguém que pode sim vir a encontrar o sucesso com a advocacia. Eu conheço colegas que estão bem advogando e outros que estão labutando, eu estou indo de acordo com o meu tempo, sem deixar que o stress domine meu corpo e baixe minha imunidade. De qualquer forma, boa sorte!!! Espero que nunca precise de um(a) advogado(a). bjks
A minha dificuldade é dar conta de ler as doutrinas imensas e estou há seis anos fazendo a prova da OAB e nada, tem horas que dar vontade de pirar, junta com depressão e a sensação de impotência de conseguir alcançar os objetivos.
minha dica é não ler doutrina pra primeira fase, esquece! só na segunda e olhe lá... pelo menos no meu tempo, a prova da ordem era basicamente técnica e lei.
Se ainda não tiver o aplicativo OAB de bolso baixe, ajudou-me bastante na primeira fase ficar respondendo as questões. No meu exame consegui fechar ética e já foi meio caminho andado, porque eram muitas questões e o conteúdo é relativamente pequeno. Advogo e sou frustrada com a profissão. Muita dor de cabeça com os problemas dos clientes e pouquíssimo dinheiro. Estou focando em concursos na área polícial.
Estuda só por questões.. assina um site de questão online.. procura vídeos explicando.. tem uma delegada e outra juíza federal que passaram no concurso só respondendo questoes
Você é de esquerda sim. Só não sabe ainda! No meu caso estagiei na defensoria e do nada eu decido que advocacia não é pra mim e até o momento, simplesmente nem OAB eu fiz. Talvez eu faça psicologia ou monte uma pequena empresa de embelezamento automotivo sei lá.
Eu entrei no curso pensando em ser advogado. Acreditava que iria ajudar as pessoas com o meu conhecimento, porém no meio do caminho eu vi que não era o que queria para a vida. Com muita terapia e diálogo com pessoas próximas eu consegui findar o curso. Não fiz o exame da OAB ainda por causa da pandemia, mas pretendo fazer o próximo. Desde o início da faculdade eu trabalho em Cartório, mas não me realiza enquanto pessoa e profissional. Enfim, estudo para a OAB e ao mesmo tempo tentando aproveitar a formação para prestar concurso. Fato é que o meu objetivo inicial caiu por terra. Vamos à luta!! Abraços a todos!
Obrigado. Descreveu com perfeição o que é a advocacia no Brasil. Faltou falar dos abusos de autoridades que temos que engolir rotineiramente, afinal, a corda sempre roe para o lado mais fraco. E por último, quero dizer que você é linda e se ainda está divorciada. Kkkkkkkkk
faça o que vai te fazer feliz! vai dar medo, mudanças são assim. mas pensa o que pesa mais: viver fazendo o que vc não quer por muito tempo ou pouco tempo de medo enquanto faz uma transição para algo que vai te deixar mais feliz no longo prazo?
Olha, o desrespeito pelo advogado é tão grande que nem sei se é assim. Eu vejo professor reclamando que é poucos ganhar R$1.900,00 por mês como concursado por 20 horas semanais. Advogado ganha R$1.200 por 40h semanais sem qualquer direito e acha ótimo.
@@luiaj4466 Agora me deu um tapa de realidade! Sou professor de Geografia e tiro três salários. E já passei em dois seletivos! Querendo usar o dinheiro do seletivo no curso de Direito,em 2023!
@@danielfalcao7725 então Daniel. Larguei a advocacia de vez em 2019. Ganhar 1200 por mês com já tendo 7 anos com a OAB é bastante complicado. Foi a melhor coisa que eu fiz. Hoje trabalho com aluguel de temporada, mais remuneração e muito menos estresse.
@@luiaj4466 Depois dessa creio que seja melhor eu investir no mestrado na minha área. Acredito que se acaba romantizando devido aos meios de comunicação. Muito complicado.
@@danielfalcao7725 Geografia é ótimo! Falar para os alunos do aquecimento global, do IDH dos países árabes, da fronteira agrícola do Brasil e da exploração suboceânica de minerais na Austrália e Vanuatu. Muito melhor que cuidar de processos que duram 5 anos e rendem nada.
Tem 1 ano de formado e cai aqui nesse video, e digo e angustiante o direito, e o pior que fiz uma faculdade de marda, os professores so empurravam material pra ler e estudar trabalhos e provas era so isso, te ensinar a advogar que é bom nada, sai da faculdade sem saber quase porra nenhuma desculpe os palavroes, nao ensinam vc a desenvolver o raciocínio para o trabalho, não lhe preparam emocionalmente em nada, quem tiver pensado que vai ficar rico pode esquecer, a nao ser que vc vire advogado de facção criminosa ai sim, porém corre o risco de morrer a qualquer momento. Se eu pudesse voltar no tempo teria feito outra faculdade.
Estou indo para o terceiro ano de advocacia. E já desconfiava que isso não era pra mim desde o quarto ano da faculdade, quando tive uma crise. Fui empurrando com a barriga. Até que final do ano me joguei em outros projetos. Finalmente me desamarrei do Direito. Quero ser feliz de verdade. Bora viver! Parabéns Carol.
bora viver!!! é isso aí!!!
👏👏
Vc tá fazendo o que agr?
Meu deus do céu
Estou passando pela mesma coisa. E pior que estou mais perdida que tudo! Não sei oq fazer!
calma... a primeira coisa a fazer é silenciar, como disse a amiguinha ali em cima. escute a sua essência, veja o que vc gosta de fazer, as coisas que te despertam emoção e interesse genuíno... tem um monte de profissão nova no mundo, uma delas é pra vc!
@@carolcoelho8573 Estou assim também
Vou te dar um conselho, já fui como você e não sabia o que fazer, fiz faculdade de Direito e sou advogado, não acredite em professores que pregam que a faculdade de Direito é top e a profissão de advocacia é a que dá dinheiro, nem caia em conversa de ninguém e nem acredite na mídia ou redes sociais, pesquise muito e obtenha o formações reais e concretas de como é a vida de quem tem o que você quer tera, você vai ter isso sinais de como será a sua vida no! futuro!
Sou advogado há 19 anos. Quando completava 1 ano de formado ajudei um senhor muito simples e pobre a recuperar e regularizar a documentação de sua casa, e hoje, 18 anos depois, sempre que o encontro ele vem me agradecer pela milésima vez. Essa é a função social da advocacia, utilizar seu esforço e conhecimento para fazer a diferença na vida das pessoas, inclusive das empresas, que empregam, recolhem impostos, fabricam produtos necessários para o desenvolvimento do país.
A carreira, como muitas, é dificílima, com diversos caminhos distintos que fazem a diferença, pois vejo que você é vocacionada para um lado mais social do Direito, mas foi trabalhar em grandes escritórios de massa e em bancos, o que, ao meu ver, são coisas opostas. Talvez foi o que encontrou, mas quem sabe advogar para uma ONG, ou como autônoma na área de família, ou se tornar defensora pública.
Em relação ao mercado de trabalho hoje, vejo que se dá bem quem se qualifica e encontra um lugar ao sol empresariando seu escritório, formulando estratégias, abraçando a tecnologia como aliada etc. Não há salários altos e grandes honorários para 99,9% dos iniciantes. Quem apenas abre a porta em uma sala comercial e fica esperando o cliente entrar simpleamente vai fracassar. Quem trabalha como empregado deve analisar se há possibilidade de crescimento na empresa.
que lindo comentário!!
Há 18 anos atrás a coisa era melhor mesmo, hoje em dia pra quem tá começando, só Deus na causa
Advogado fracassado é advogado que não se qualifica. Gostei do seu comentário “fica esperando o cliente entrar simplesmente vai fracassar”. Advocacia não é apenas a busca pelo dinheiro, vai muito além disso para ser bem sucedido. Minha opinião.
@@Dr.VilmarSilva
Esse discurso é discurso coaching.
@@Dr.VilmarSilva A pessoa só encara a árdua tarefa da qualificação se está motivada para seguir naquela área. Para mim, já chega de Direito, hora de partir para outra carreira. Aos que se encontraram na advocacia/carreira Jurídica , meus parabéns. Isso não é para mim.
Ah Carol, eu estou no 6° período e pra mim é uma tortura assistir as aulas, fazer os trabalhos... E só de pensar no futuro como advogada já me deixa pra baixo :/ eu estagiava na defensoria pública e foi um divisor de águas, me mostrou como era a rotina e como eu não queria isso pra minha vida. Mas infelizmente eu tenho uma pressão muito grande em cima de mim, faculdade particular, dinheiro que se foi... Enfim, eu tô presa nessa faculdade e nem sei o que decidir. Mas seu vídeo foi ótimo e esclarecedor!
mana... termina! termina e foca em recomeçar desde já! se planeja pra isso! eu sabia, desde o 3 ano, que não seria advogada pra sempre e foquei em trabalhar por um tempo ate poder ir em busca do que eu gostava! boa sorte! não desanima! sempre há tempo!
@@carolcoelho8573 também tô nessa situação. Depois de muita resistência em sair do curso, resolvi mudar pra psicologia. Espero estar no caminho certo. Direito não é pra mim
@@beatrizzzzalves Se você gosta de pessoas, de conversar e de buscar soluções pra conflitos, vai gostar de psicologia... é uma profissão incrível e a qual devo muita paz na vida hehehehe, faço terapia e acho que todo mundo merecia fazer também! te desejo todo sucesso do mundo!
DICA: Garante, pelo menos, a formação. Tire o seu diploma. O Direito não se reduz à advocacia, uma vez que é a área mais fértil para concursos públicos e garantir um emprego de segunda à sexta, com estabilidade e um excelente salário. Cria duas frentes: de um lado se prepara para concursos, pensando num plano B estável no futuro, e por outro faz uma faculdade na área que você realmente gosta. Não estou lhe apresentando uma verdade absoluta, mas apenas uma alternativa para refletir.
eu to no sétimo semestre to passando pela mesma coisa, odeiooooo, me arrependo um monte de ter começado
Eu vivi isso 10 anos!.. pulei fora.. e ganhei síndrome Bournout e estress pos traumatico
Como vc está agora? Tô querendo pular fora tbm!
@@renatas4471 Eu continuo tendo problemas. Mas agora eu só tenho problemas de uma pessoa normal com dificuldades normais. Qdo era adv tinha problemas excepcionais e dificuldades extremamente complexas e esgotantes na profissao
@@HenriqueSilva-zr8fv Você advogava em qual área?
Você advogava em qual área?
@@igorxbox 1. revisional de contratos bancários; 2. Aposentadoria Especial/Insalubridade
Conheço vários adv que hoje precisa de ajuda psicológica, justamente pela pressão da profissão. Mas sim , dá pra viver bem com a advocacia, mas não podemos deixar a saúde de lado
Me ajudou muito, sou advogada e sinto que vou morrer se eu não pular fora desse barco, no meio do caminho fui diagnosticada com depressão e ansiedade, então a situação é: nem saúde e nem grana, o direito não vale minha vida
não mesmo... foque na sua saúde. infelizmente fomos treinados para trabalhar sem pensar se isso nos dá prazer, mas tem uma hora que é necessário fazer essa reflexão. bjs
@@carolcoelho8573 obrigada❤
Olá espero que vc esteja bem. Eu atuo na hj na UTI mas trabalhei um bom tempo em Hospital Psiquiátrico... E prestei assistência á muitos Juristas... Eles sempre manifestaram opressão. Perderam familias, ficaram doentes. Td por causa de trabalho... Que Deus conduza seus Passos... Um grande abraço.
Saia fora Rhanna, enquanto é tempo. Não desperdice tua saúde nem tua vida. Há muita coisa que vc pode fazer no mundo é ser mais bem sucedida.
Mal comecei a advogar e já vejo que não é para mim!
A sensação de ter gasto dinheiro e tempo na faculdade me deixam com a sensação de obrigação de exercer, mas gente, não aguento nem receber as notificações do push no e-mail, já fico nervosa, tive crise de ansiedade, coisa que nunca tive na vida!
Sem falar que o pouco que estou atuando, já me fez ver o quanto o judiciário é nojento e enrolado, sem falar de alguns serventuários que atrapalham seu processo, pior ainda, dinheiro que é bom nada!
Penso em um concurso, mas assim como você Carol, não quero viver minha vida presa!
Penso em voltar para área de saúde, sou técnica em radiologia, atuei durante 13 anos, nesse período cursei direito!
No início da área de saúde enfrentei medos também, mas no direito parece que isso me atormenta, penso que é por não ter estagiado, mas vejo quem estagiou e tem pai advogado odiando também, me sinto perdida, mas com a convicção de que não pretendo ficar advogando!
Carol, eu concordo plenamente com você. Ainda bem que você abriu os olhos e saiu dessa porque somente quem atua ou já atuou nesse contencioso de massa sabe o desgaste físico e emocional que é causado em nossas vidas.
Me identifiquei muito. A diferença é que tô percebendo essas realidades no início. Acho q é algo bom
Carol, muito feliz em encontrar seu vídeo. Muito do que eu precisava ouvir foi dito por você. Advogo a quase 5 anos, e me sinto extremamente infeliz, sugada, triste com essa profissão. Não tenho segurança financeira nenhuma, têm meses que não recebo nada. Meu filho estuda em escola particular e tem plano de saúde graças ao meu ex marido que é um super pai. Muito problema e pouco dinheiro. Abandonando o barco também, e por coincidência também tenho planos de montar um negócio. Que bom ouvir histórias que são parecidas com a nossa, assim não nos sentimos só. Advocacia é ilusão.
que bom que te ajudei Janete!! a minha missão é essa! não acho que a gente tenha só uma coisa para fazer na vida, sempre é tempo de recomeçar! vai em frente!!! te desejo todo sucesso do mundo! não tenha medo! se joga!
@@NoarmariodaCarol Obrigada lindona. Mais sucesso e felicidades para ti.
@@igorxbox O que aparecia. Só não gostava de pegar a área criminal.
Hoje eu sou servidora pública, da área policial, graças a Deus. Como o cargo é de dedicação exclusiva, tive que cancelar minha OAB.
Simples, vc não gosta do Direito. Tem que desistir mesmo, isso não te faz ser um fracasso. Eu sou completamente apaixonada, adoro cumprir prazos, fazer audiências, fazer petições e ter a mesa cheia de processos. Não sei se acredito em vocação, mas se ela existe, a sua não é ser advogada ou tribunais, observe o que vc tem mais facilidade de fazer e gosta, é nisso q vc tem que investir.
exato! tenho amigas que amam ser advogada e pra elas está tudo bem viver essa rotina, apenas nã era meu perfil. e ta tudo bem. ainda bem que existem pessoas diferentes e assim cada um faz o que quiser da vida hehehehe
Pra fazer direito tem que gostar de fazer oq? Pq a teoria eu sei q vou gostar
Eu não passei na oab e estou com muitas dificuldades para trabalho não estou conseguindo nada
@@tendaanhyrangle6302 Não se preocupe tanto em passar na OAB, faça a prova como sendo mais uma, a hora q vc tiver pronta, vc vai conseguir passar. Quando passar, vc não vai precisar nunca mais fazer, então vale a pena não desistir. Tente não se preocupar com o que os outros acham, quando for fazer a prova não fale p ninguém, vai lá e faça. Uma das coisas q eu percebo a maioria q reprova na OAB é a falta de controle emocional, não é falta de conhecimento. Estude, faça o seu melhor, e não se preocupe com o tempo, no momento certo vc vai passar. 🤗🙏🏻
@@jordanaisrael4068 Para fazer Direito vc precisa gostar da área humana, ter um objetivo (advogar ou passar em concurso), e um motivo bem forte, só admiração não resolve, tem que querer muito. Do contrário, vc desiste facilmente, é melhor nem tentar. Normalmente uma turma de Direito começa com 30 alunos e só uns 12 se formam. A maioria não aguenta a pressão. Só gostar de ler tb não basta p fazer Direito, tem q gostar de pensar.
Conta o segredo de conseguir os empregos no direito. Sou advogada formada há 10 anos, e só não passo fome porque minha mãe me sustenta.
Assim vc desanima kkk to querendo fazer direito
@@jhonattaoliveira7107 NÃO FAÇA! ASS ADVOGADO HÁ 10 ANOS.
@@jhonattaoliveira7107 nao faz direito cara, Jesus... não faz isso cara.
Hoje em dia só louco faz Direito. Mercado saturado, judiciário lento. Fatores desmotivantes quem puder nunca inicie nessa.
@@jhonattaoliveira7107 Mano não faça vai ser um desempregado de luxo.
Carol, e tudo isso mesmo. O direito na teoria e facinante, na prática desilusão, estou na profissão há trinta anos e continuo achando minha vida sem sentido
sempre é tempo pra mudar!!!
Nelson, o Senhor poderia lançar um vlog, contando suas experiências... Seria um alerta! Nos ajude meu caro!
Estou na reta final na faculdade e há muito tempo atrás descobri q não queria isso pra minha vida. Não desisti para não decepcinar a família, mas tá osso! Obrigada pelo seu relato.
Tô no mesmo barco kk
mude enquanto é nova ... dps dos 30 , 35 fica complicado
Seu vídeo me aliviou um pouco... sou estudante de uma universidade privada, 8º período de Direito, fiz estágio na Defensoria Pública na Vara de Família, tive contato com todos aqueles assistidos desesperados, e as servidoras um tanto abusivas. Percebi que aquilo não é pra mim, eu que sempre sonhei em ser advogado, hoje me vejo perdido pois não me identifiquei nem um pouco com a forma de trabalho, gosto de ajudar pessoas mas o Direito não é pra mim. Fora a dívida da faculdade cada vez mais cara, vc tendo que trabalhar ou fazer estagio para pagar, enfim... crises de ansiedade...
Irmão, termina o curso. Passei pela mesma coisa porém levei o curso até o final. Me graduei em 2020. Advocacia é uma profissão que tem seus méritos, porém como todo EMPREGO/TRABALHO tem seus pontos positivos e negativos. Eu pretendo fazer e aprender outras coisas, fora do mundo juridico, mas tb pretendo me aprofundar no Direito. Digo estudando pra concurso fiscal, pois paga bem pra cacete ( vide o salário de um auditor da rfb ). No mais, cada um faz da sua vida o que quer, pois ninguém nasceu grudado com ninguém e não morrerá grudado com ninguém. Digi isso, pois, por mais que devamos honrar nosso pai e nossa mãe, devemos ter culhão pra correr atrás de nossas metas pessoais, assumindo tb a responsabilidade de nossas escolhas. Não se deixe ficar paralisado. Aja!!! Termine o curso e siga estudando pra algum concurso que te de estabilidade e te permita fazer outras coisas que queira ( ex. Empreender, fazer outra faculdade, aprender habilidades diversas, fazer intercâmbio etc). Não sucumba ao desânimo. Aproveite esta situação pra adquirir fibra e virtude da fortaleza e constância.
E se vc consegue levar a cabo um projeto que não queria tanto imagina o que consegue fazer ao estar correndo atrás de uma meta que deseja ardentemente. Siga adiante!! Falta pouco, bicho!!
@@ccb_69666 Obrigado pelas palavras, vou seguir tentando por aqui, to procurando fazer isso, me movimentar e no momento fazer outras coisas pra manter a faculdade pelo menos pra terminar
nossa, eu fiz dois estágios, no fórum na área de cível/trabalhista e na prefeitura na área de tributário, agora, no meio do 3º semestre do curso tranquei e me sinto bem melhor. tudo que vi nos estágios me ajudou a ver que não é isso o que eu quero pra minha vida, essa coisa monótona de todo dia a mesma coisa, gente chata enchendo o saco e o bendito do prazo que não pode perder, tbm não via sentido algum nisso... enfim, tem quem goste né hahaha mas agora vou começar publicidade e seguir na área do design que é o que eu sempre curti de vdd! boa sorte pra ti, às vezes temos que silenciar o mundo e ouvir apenas nosso coração, pois só nós sabemos aquilo que nos faz feliz!
É isso aí Ana!! Ainda bem que você percebeu antes de terminar a faculdade, senão ainda iria rolar todo aquele drama de abandonar uma carreira após estudar tanto! Te desejo toda sorte do mundo e quero saber como vai ser a facul de publicidade, uma área que eu amo!!! Mande notícias! Bjs
pode deixar Carol, mando sim, mas tenho ctz que vou amar e só de me ver livre da área jurídica já sinto aquele alívio! hahaha bjo
"A ADVOCACIA NÃO É UMA PROFISSÃO PARA COVARDES." Sobral Pinto @@anamoraes2753
Ana começou a fazer a faculdade ? estou em duvida em largar também o Direito... e seguir publicidade também
Melhor atitude que vc tomou.
Independente de qualquer coisa quero pontuar a falta de respeito nos comentários, muita gente criticando a moça e ignora o fato de cada um ter suas experiências e sim a advocacia não é fácil, a desvalorização é real, desejo toda sorte para você Carol é que você possa ser feliz com as suas escolhas.
amém!!! obrigada pelo carinho! eu sou muito feliz e realizada hoje em dia, zero saudade do Direito! hehehehe
Estou no 5º ano de advocacia e já estou exausta...mt problema e pouco dinheiro.
Também sou advogado e odeio. A seccional do meu Estado fez campanha de arrecadação de cesta básica para advogado nessa pandemia.
A oab de sp tava dando 100 reais na pandemia para advogado que precisasse 😂
Olha, a advocacia não é bonita, somos reféns de decisões dos juizes que se acham Deuses. Ficamos até tarde trabalhando, para o cliente chegar e falar que o valor cobrado é muito por nosso serviço. Muitas vezes temos que engolir seco.
Complicado, eu particularmente estou a 4 anos na advocacia e jaja estou saindo fora tbm rsrs.
Meu sonho cursar direito, inclusive estou me preparando para entrar na faculdade... Dizem que com anos melhora, mas com seu comentário vejo que realmente não compensa mesmo. Melhor eu trocar para outro curso rsrs
@@pedrohenriqueesp Mas amigo, se vc gosta da faculdade, tem MUITAS areas, pensa bem, estuda elas
@@pedrohenriqueesp O curso de direito é muito útil para concursos. Advogar eu não recomendo. Pois, advogo a quase 5 anos e está sendo um frustração total. Têm meses que não pego em um real. No início achei que com um tempo as coisas iriam melhorar, mero engano. Agora estou focando em concursos na área polícial.
Seu comentário me desanimou kkkkk. Iria escolher direito por gostar de ler e gostar de assuntos sociais, lutar pelo direito das pessoas, etc. Sempre gostei de história e me interesso muito por filosofia e línguas estrangeiras. Já pensei em ser professora de literatura, jornalista, professora de história, arqueóloga, enfermeira, psicóloga, psiquiatra, bióloga e professora de biologia. Mas no final sempre voltava para direito porque parece que a única faculdade que realmente eu iria gostar. Mas pra no final, acabar desempregada ou ter que me matar para concurso e entrar num ciclo vicioso de provas e mais provas e acabar com 60 anos e ter sobrevivido nesse ciclo. Estou quase trocando direito por letras.
@@lucasryanjanetegoes623 estou com a história parecida com a sua, passou em algum concurso?
Caramba muito bacana sua história no que se refere ao Direito e admiro sua coragem!!! Parabéns e sucesso sempre!!!
obrigada!
Eu to no quinto período . A faculdade já suga minha energia toda , as vezes eu acho que o direito escraviza demais tantos os alunos , quantos ao formados .
Sou advogado desempregado trabalhando informalmente com entregas e conheço outros 50 nessa mesma situação.
Eu faço pedagogia, não entendo nada dessa área, mas e as pessoas que passam na OAB? Não tem garantia de que serão empregadas?
@@Ana_____pauulla não tem! E ainda tem que pagar 900 reais de anuidade
@@williamgabriel35 Você fez? Se arrependeu?
@@Ana_____pauulla eu estudo para concurso
Direito é lindo pra estudar mas hiper-difícil de fazer acontecer.. Advoguei 10 anos e pulei fora..
Qual foi tua estratégia?
Faz o que atualmente ?
@@thalinesamary abri uma consultoria de seg do trabalho (gestao documental de formularios tecnicos de SSO/Segurança Ocupacional) especificamente para trabalhadores da insalubridade nao precisarem de advogado qdo forem aposentar (pela aposentadoria especial deles). Foi a minha vingança! Fórum nunca mais.. credo. Utilizei os conhecimentos q eu ja tinha na area de aposentadoria especial de trabalhadores insalubres e os transformei em um serviço de gestão documental.
@@normanosborn1277 veja abaixo..
Conclusão: N assistam a série SUITS kkk
Suits não tem NADA a ver com a realidade do Direito kkkkkkkkkkk
Hollywood espalha muita mitologia sobre a advocacia
@@viniciusassuncao7751 Não espalha. A advocacia nos EUA é outra história cara. Lá não tem um advogado para cada 164 pessoas.
@@diegotxb espalha pelas séries que os brasileiros assistem e não se posicionam criticamente
@@viniciusassuncao7751 Mas, a série Suits não é brasileira, eles não fizeram ela pensando na advocacia brasileira. Quem assiste ela pensando que ela vai retratar a realidade da advocacia brasileira está errado. É como assistir uma série policial e esperar que ela vai retratar a realidade da polícia do Brasil.
Tenho vontade de desistir depois de 30 anos de fracasso e aperto financeiro.A Defensoria Pública acabou com a carreira do advogado.O.cliente que pode pagar vai se socorrer da Defensoria Pública para não pagar as custas e principalmente os honorários advocatícios m
Bom, aí já é falta de critério para selecionar quem realmente necessita da defensoria e quem pode pagar um advogado.
As leis não são cumpridas, a Constituição só vale no papel, no direito não e aplicada.
triste realidade.
Falou tudo
Sou advogada estou indo para o terceiro ano de advocacia, hoje trabalho em um escritório e pego algumas causas, porém já levei muito calote de cliente.... E quando vc cobra a consulta acha um absurdo, os honorários então é quase uma ofensa... Hoje é muito complicado mesmo
Hoje em dia muitos equiparam o advogado ao corretor de imóveis que trabalha na clandestinidade. Resolveu a coisa e não precisa ser pago. Acontece.
@@jonatasrcs Cível e trabalhista
Você pode minimizar isso criando sua autoridade na área que você atua, por meio de resultados em processos e criação de conteúdo para internet
Oi, Carol, adorei esse vídeo e é tudo verdade isso que vc está falando, parabéns pela coragem. Tbm quero mudar de profissão, mas antes quero tentar diversas coisas dentro da carreira, por isso seria MARAVILHOSO vc gravar o vídeo que mencionou (como conseguiu trabalhar onde quis qdo estava atuando no direito). Se puder, grave viu... beijão e sucesso.
obrigada pela dica!! to me planejando para voltar com os conteúdos aqui. bjs
Amiga, realmente direito não era pra vc, se vc não conseguia ser feliz, não conseguiu se realizar em nenhum dos lugares que vc passou, não era mesmo pra ti, mas isso acontece em todas as profissões, minha primeira formação é pedagogia e quando fiz meu primeiro estágio, odiei e não quis exercer de jeito nenhum, mesmo indo contra a vontade dos meus pais. Engraçado que depois foi meu próprio pai que me inseriu na moda. Mas olha só como são as coisas, meu ex namorado é advogado criminalista e ama de paixão o que faz e detalhe: ganha muuuuito bem e tem tempo pra passear, pelo menos aos fins de semana estávamos sempre juntos e uma vez por ano ele vai pro Canadá fazer trilha de ciclismo, enfim, ainda bem que em todas as áreas tem quem goste e tem quem não. O importante é a gente se descobrir em que profissão está nosso coração e daí fazer aquilo que ama e ser feliz mesmo no horário comercial rsrs Bjo lindona e sucesso! ;)
realmente, sempre tem que se realize e ache um propósito, eu não consegui então preferi sair e me vejo totalmente realizada no empreendedorismo..... obrigada pelo comentário querida!!
É verdade tem gente que faz pelo glamour, pelo dinheiro , e não é sua "praia", para ser advogado ou qualquer profissão, tem que ser bom no que faz, logo de cara gostar do que faz..Uma dica é juntar 3 mil por mês com juros compostos e tentar ficar milionário em 20 anos e viajar pelo mundo. Acabar com o tempo no trabalha Pronto ..Para muita gente o fato de trabalhar ou perder o tempo ganhando pouco dá alergia e mesmo numa profissão não adianta.
obrigada querida!!!
Queria, humildemente, saber se seu namorado adv criminalista que "ganha super bem" hoje - como foi em seu início de carreira? Passou quanto tempo ainda na casa dos pais? Conseguiu montar tudo que era seu com seu esforço sozinho do ZERO?
Turma, sou advogado s eh td isso mesmo! Caiam fora!!!
Sério?🤦🏻♀️💔 Quero cursar Direito,tô com medo kk
Vdd isso. Conheço recem formados em universidades publicas e renomadas e é só por Deus
@@izabelahilario2740 Desista! Nem comece! Tenho apenas um ano q atuo e me sinto exausto e totalmente desmotivado. Estou com transtorno de ansiedade por conta dessa profissão.
Esse é o vídeo da minha vida! A realidade é exatamente essa, gente. Desde o primeiro estágio foi só frustração!
Você ainda está na área?
@@NoarmariodaCarol Sim, mas já estou pulando do barco. Só estou empurrrando com a barriga. Já tenho outros planos em mente.
@@moizesrodrigues724 O que vc faz hoje em dia?
Carol, assistindo esse video 05 anos depois, só gostaria de dizer que ele me ajudou muito a tomar uma decisao muito parecida, obrigado
Me formei em direito mas agora não estou feliz e não sei o porque estou arrasada.
Também me sinto assim!
Como se tivesse obrigação de exercer!
Tbm estou assim, me formei ano passado, estou frustada, vi que o curso não é para mim e não consigo nem estudar para OAB. Triste isso 😭
Estou na reta final da faculdade e estou sem motivação pra seguir em frente, me mato pra pagar a faculdade, estou desiludida e na borda. Eu queria ajudar pessoas, mas infelizmente não vejo sentido nenhum no direito, não consigo ajudar ninguém se eu mesma não acredito no que faço
je... não se culpe nem se cobre, ma busque respostas dentro de você sobre o que vc realmente GOSTA e como acha que poderia chegar na vida das pessoas. eu tive um looooongo processo de autoconhecimento, que passou até pelo fim do meu casamento, mas só olhando pra dentro pude encontrar a resposta do meu propósito de vida. boa sorte!!! bjs
Agora mudou. Está muito pior.
Hehehe.
Me lembrou dos versos de uma música que diz
Mas não se preocupe meu amigo com os horrores que eu lhe digo
Isso é somente uma canção, a vida, a vida realmente é diferente
Quer dizer, ao vivo é muito pior (Belchior)
Assistindo em 2021. Super atual.
Muito inspirador. É algo muito interessante como algumas pessoas se encontram e outras se afastam. Detalhe máximo é a educação... Eu já tinha pensado nisto tb. Muito legal mesmo.
obrigada!
Um advogado iniciante precisa montar sua carteira de clientes locar um escritório demora uns 5 anos ou mais para ascender.
Se o advogado for bom demais se tiver beleza, boa condição e ser persuasivo, ele consegue em 2 anos começar a ganhar um dinheirinho, mas ganhar muito dinheiro mesmo não é para qualquer um não tem que ser muito completo e melhor que os outros o advogado!
Carol, oq vc faz hoje em dia? Acabei de me formar mas tenho a mesma opinião sobre o direito que vc... Odeio tudo e me sinto perdida
oi Rafa, hoje em dia eu trabalho com moda. Sou consultora de imagem
To decidindo se saio do barco mas enquanto isso tô procurado uma outra alternativa de trabalho. A advocacia pra mim não rola, quero atuar pro estado, mp ou polícia.
foca nos estudos pra cponcurso!
Nada a comentar, você resumiu toda a minha frustração!
Jaque, que bom que minhas reflexões te alcançaram! espero ter te ajudado também a procurar uma saída para essa situação! como eu disse no vídeo, o processo de coaching foi fundamental para minhas transições de carreira. caso queira conversar a respeito, me manda e-mail!
Ano que vem será meu último ano nessa profissão. 11 anos horríveis
Me formei e não estou conseguindo nem trabalho voluntário
Eu tbm sou advogada e não vejo a hora de parar RS..não vejo sentido pra mim...não gosto...
Adorei o vídeo, me formei no ano passado mas vi que não quero isso pra mim e voce abriu e muito a minha mente.
que bom que te ajudei!!! seja feliz no seu novo caminho!
Muito sincera, Deus seja com vc!
Concordo, mas isso acontece não só na advocacia, mas em qualquer grande empresa. O trabalhar para os outros sempre será muita cobrança, e pouco retorno, para ganhar razoavelmente bem, terá que vender sua alma. O caminho para ter a vida "boa", sem ser sugada pelo trabalho, e alcançar boa remuneração, é empreender, independente da área. Não é a advocacia que é tão ruim, é o ser assalariado.
empreender também tem seus desafios! para ser bem remunerado precisa percorrer um LONGO caminho! e quanto mais você ganha, mais vai recolher de impostos e etc... tudo vai ter lado positivo e negativo, e pra mim o empreendedorismo foi realmente melhor, apesar de todas as dificuldades!
@@NoarmariodaCarol Sim!! concordo, e é isso que quis retratar, ser assalariado é passar pelas dificuldades relatadas no vídeo, e o empreendedor (seja como advogado ou qualquer outra área) terá dificuldades, mas diferentes destas.
Concordo que muitas pessoas não se identifiquem com o direito, e devem mudar, a vida é mais valiosa, e particularmente tenho dificuldade em lidar com "os advogados", pois existe muita arrogância no meio, mas, digo em relação as reclamações ditas, que não são privativas da área jurídica, mas sim por trabalhar em grandes empresas . Já trabalhei muitos anos em escritório de massa de grande porte, e é exatamente como disse, também trabalhei em comercio como vendedora, e me senti tão "sugada" e estressada quanto. No meu caso, apesar de ainda está ganhando muito pouco, estou como advogada trabalhista autônoma, e como no seu caso, apesar das dificuldades, tem sido ótimo.
Eu acho a carreira muito bonita, mas é horrível vc trabalhar e depender de decisões de pessoas que sequer lêem o que vc está pedindo, e o pior, numa mesma vara ter decisões diferentes, gente não me conformo com isso, é muito injusto, no papel a lei é linda mas na prática é decepcionante.
Tem que ter perfil pra saber lidar com tudo isso.
infelizmente é o sistema que optamos... não existe um padrão para as decisões. eu confesso que não sofria tanto com isso pq eu fazia contencioso de massa e aí vc nem tem tempo pra pensar, só vai fazendo. mas acredito que o Direito no Brasil deixou de ser uma carreira encantadora e promissora, há mto tempo.
Querida Carol, me formei em 1995. Meu pai, minha mãe, todo mundo me atazanava para terminar a faculdade. Terminei, tentei ir para a área jurídica, só drama. Ainda hoje me flagelo por não ter OAB. A sofrência é grande, mas já estou com 53 anos, sou formada em biblioteconomia, trabalho num lugar que amo, acho que sou mais útil lá do que se advogasse. Sim, advocacia não é para mim. Acho que na outra reencarnação. Desculpa, pai. Beijo, sucesso!
Assim, eu amo a advocacia, porém advogar para os outros é ruim mesmo. O bom é montar seu escritório e cuidar dos seus clientes.
Você advogava em qual área?
Advocacia é cilada. Profissão so vai sobreviver o especialista com o impacto da tecnologia.
Que é a pessoa que tem muito dinheiro para se especializar.
Que Deus abençoe a todos!
Assistindo esse vídeo porque quero largar também. Eu só choro. O mercado da advocacia é horrível.
Está complicado mesmo, sem falar no estresse.
Fez muito bem linda em sair desse mundo podre que é a advocacia, judiciário.
@Laís faça algo que vc gosta, pq se escolher pensando na remuneração, pode ter certeza q em algum momento vc vai pular fora por n estar feliz
Eu entendo. trabalhei com massa muitos anos... Hoje em dia faço advocacia artesanal. Mas quero concurso e preciso de dinheiro.
Te desejo tudo de bom na vida do concurso! com dedicação e esforço vc vai conseguir!
Oq é advocacia artesanal?
2023 super atualizado. Vou fazer concurso. Advocacia nao vale a pena,, demora muito. A nao ser qie vc tenha saco para depender dos seus pais ate fazer um bom nome. Meus colegas estao na mesma situacao.
O engraçado e que o pessoal fala pra gente não fazer direito gente e vai fazer o que fala um outro curso bom então quando a gente tem dinheiro e fácil não dá o duro de qualquer jeito a gente tem que ser empregado de alguém a vida não é fácil
Parabéns pela coragem e escolha! Ajudou sim.
Olá só vi seu canal hoje anos depois Carol coelho. Como está? Hoje o que faz? Abc😊
oi ju! hoje sou consultora de imagem!
Graduei em Marketing com Pós em Administração, Cursando Direito formo com 47 anos ou seja vendo na advocacia uma saída para o Desemprego. Meus conhecimentos em MKT e ADM serão minhas estratégias....
Sobre digo uma coisa. Teus conhecimentos de marketing são úteis. Será uma combinação perfeita com a área jurídica. Mas, como tudo na vida, requer paciência, sabedoria e dedicação. Boa sorte, mano.
@@ccb_69666 Obrigado!!!
Obrigada, meu Deus…. Não estou só
Realmente o direito não era pra vc, vc conseguiu tudo oq queria durante a graduação e mesmo assim nada te agradou, isso é muito ruim. No meu caso, eu me encontrei em tudo que fiz durante a minha graduação, cada estágio que eu fazia eu gostava mais, na minha opiniao, era um melhor que o outro e eu nao me via fazendo mais nada. Tudo é questão de fazer oq gosta.
exato! fui muito feliz e realizada em alcançar COISAS, até que percebi que não era isso que fazia sentido na minha vida, eu queria algo além do material e do status que tinha naquela fase. Hoje consigo conciliar realização, prazer em ajudar pessoas e conquistas materiais.
Carol, vc valou que o seu ex-marido reconheceu que o trabalho estava te matando, te abraçou e protegeu da situação e apoiou a tua saída do trabalho... mm cara desse deve ser muito legal, foi uma demonstração de amor, consideração mesmo. a pergunta é, pq ele virou ex???
Cara, ela não vai responder isso, é a vida particular dela não diz respeito a gente
Vc não tinha o perfil simples assim kkk parabéns pela mudança!!!
Comigo era, em média, 15 prazos por dia.
insano!
Misericórdia
Passei por isso!!! Obrigado 😊
Em todas as profissões existem pessoas querendo desistir, mesmo ganhando dinheiro. Cada pessoa tem que se conhecer melhor pra saber qual é o seu perfil, sabendo que na vida sempre haverá problemas.
Estude bastante para passar em concurso público, do contrário, não vale a pena mesmo.
Se a pessoa ver que não é aquilo e é Chato porque se forma e vai trabalhar na área não entendo 😕
Linda, Carol!! Corajosa 👏👏👏
Também odeie essa parte de massa e se escritórios pequenos com foco em arrecadação monetária. Por isso que estou tentando migrar para advocacia autônoma para trabalhar na área de família, que faz muito mais sentido como fazendo diferença na vida das pessoas!
"O meu ex-marido teve uma luz divina, um dos grandes momentos da vida dele". *_Quer me MATAR de rir?_*
Produzir muito com o mesmo salário. Sempre foi assim. Poucas empresas são diferentes.
Incrível! Somos parecidos! Também compartilho dos mesmos sentimentos.
Sinto muito, mas não quero conta com essa profissão desumana que é a advocacia.
E outra, parente tem que se lenhar.
Faça o que você gosta.
Obrigada DEUS ABENÇOE 🙏
Estou pensando em desistir e fazer um curso de estética!
Aposte na sua intuição. Advogo a quase 5 anos e sou extremamente infeliz na profissão. Tem meses que não consigo receber dinheiro nenhum. Sempre que vou fazer minha sobrancelha e unha em gel, vejo tanta felicidade no semblante das meninas que fazem isso. E elas me contam que são realizadas, financeiramente em especial.
Estou largando e entrando para o ramos de artes digitais e papelaria que amo❤️
@Delinquent Road Runner estou no ramos da papelaria desde então,larguei a advocacia de uma vez e estou muito feliz e aliviada, pq estava muito infeliz como advogada, agora trabalho todos os dias com prazer🙌💖
Que pena que vc não conseguiu seguir adiante, ao mesmo tempo que bom que vc conseguiu seguir outro caminho. É como vc disse cada um deve ter amor, gosto, satisfação no que faz. Amo advocacia apesar dos altos e baixos e nunca me concebi a possibilidade de entrar em um grande escritório, pois é a mesma coisa de alguém que entra em uma grande empresa e quer galgar seu espaço. Advocacia me deu a chance de viver a minha independência. Atualmente faço minha agenda, atendo meus clientes de hora marcada e dificilmente deixo de fechar um contrato. Estou me dando ao luxo de escolher o nicho de atividade e estou certa que não ficarei sem cliente pois a área escolhida sempre terá de uma forma ou outra, que buscar o judiciário. Ah! sem contar que não tem como cair no mundo da repetição. Então, é isso! Não desanime as outras pessoas, ao contrário, siga seu caminho sem provocar motivações negativas em alguém que pode sim vir a encontrar o sucesso com a advocacia. Eu conheço colegas que estão bem advogando e outros que estão labutando, eu estou indo de acordo com o meu tempo, sem deixar que o stress domine meu corpo e baixe minha imunidade. De qualquer forma, boa sorte!!! Espero que nunca precise de um(a) advogado(a). bjks
a gente sempre precisa de um hehehehehe e pra isso tenho os amigos que se formaram comigo, uma delas fez até meu divórcio! hehehehehehe
A minha dificuldade é dar conta de ler as doutrinas imensas e estou há seis anos fazendo a prova da OAB e nada, tem horas que dar vontade de pirar, junta com depressão e a sensação de impotência de conseguir alcançar os objetivos.
minha dica é não ler doutrina pra primeira fase, esquece! só na segunda e olhe lá... pelo menos no meu tempo, a prova da ordem era basicamente técnica e lei.
Se ainda não tiver o aplicativo OAB de bolso baixe, ajudou-me bastante na primeira fase ficar respondendo as questões. No meu exame consegui fechar ética e já foi meio caminho andado, porque eram muitas questões e o conteúdo é relativamente pequeno. Advogo e sou frustrada com a profissão. Muita dor de cabeça com os problemas dos clientes e pouquíssimo dinheiro. Estou focando em concursos na área polícial.
OAB não é doutrina, é pura lei seca
Estuda só por questões.. assina um site de questão online.. procura vídeos explicando.. tem uma delegada e outra juíza federal que passaram no concurso só respondendo questoes
Você é de esquerda sim. Só não sabe ainda! No meu caso estagiei na defensoria e do nada eu decido que advocacia não é pra mim e até o momento, simplesmente nem OAB eu fiz. Talvez eu faça psicologia ou monte uma pequena empresa de embelezamento automotivo sei lá.
kkkkk eu sou e eu sei que sou!
Eu entrei no curso pensando em ser advogado. Acreditava que iria ajudar as pessoas com o meu conhecimento, porém no meio do caminho eu vi que não era o que queria para a vida. Com muita terapia e diálogo com pessoas próximas eu consegui findar o curso. Não fiz o exame da OAB ainda por causa da pandemia, mas pretendo fazer o próximo. Desde o início da faculdade eu trabalho em Cartório, mas não me realiza enquanto pessoa e profissional. Enfim, estudo para a OAB e ao mesmo tempo tentando aproveitar a formação para prestar concurso. Fato é que o meu objetivo inicial caiu por terra. Vamos à luta!! Abraços a todos!
Concurso já era .. acorda é muita gente.. vcs sonham demais
NAo sai do cartório para advogar
Já estou vendo meios largar,falta só encontrar o que fazer de novo
Vou sair disso!
Obrigado. Descreveu com perfeição o que é a advocacia no Brasil. Faltou falar dos abusos de autoridades que temos que engolir rotineiramente, afinal, a corda sempre roe para o lado mais fraco. E por último, quero dizer que você é linda e se ainda está divorciada. Kkkkkkkkk
Kkkkk boa Mano ainda está divorciada
É O INFERNO!! 16 ANOS NESSE INFERNO.. ESSE ANO SAIO!!@
Eu estou no mesmo dilema 😭😭😭😭
faça o que vai te fazer feliz! vai dar medo, mudanças são assim. mas pensa o que pesa mais: viver fazendo o que vc não quer por muito tempo ou pouco tempo de medo enquanto faz uma transição para algo que vai te deixar mais feliz no longo prazo?
Disse tudo !
Vc faz direito? Eu achava que quando a pessoa passava na OAB, era garantido que teria uma vaga de emprego
Eu transferi de faculdade e me lascaram 12 matérias inúteis pra eu fazer. Piorou tudo kkkkkkkkkkkk .Já estou desistindo e pulando pra outra kkkkk
OLA BOM DIA CAROL TD BEM PRAZER RESPONDE
A sociedade nos obriga a fazer medicina ou direito.Dá uma raiva quando escolhemos, moda, cinema e licenciatura e eles falam que vamos passar fome.
Olha, o desrespeito pelo advogado é tão grande que nem sei se é assim. Eu vejo professor reclamando que é poucos ganhar R$1.900,00 por mês como concursado por 20 horas semanais. Advogado ganha R$1.200 por 40h semanais sem qualquer direito e acha ótimo.
@@luiaj4466 Agora me deu um tapa de realidade! Sou professor de Geografia e tiro três salários. E já passei em dois seletivos! Querendo usar o dinheiro do seletivo no curso de Direito,em 2023!
@@danielfalcao7725 então Daniel. Larguei a advocacia de vez em 2019. Ganhar 1200 por mês com já tendo 7 anos com a OAB é bastante complicado. Foi a melhor coisa que eu fiz. Hoje trabalho com aluguel de temporada, mais remuneração e muito menos estresse.
@@luiaj4466 Depois dessa creio que seja melhor eu investir no mestrado na minha área. Acredito que se acaba romantizando devido aos meios de comunicação. Muito complicado.
@@danielfalcao7725 Geografia é ótimo! Falar para os alunos do aquecimento global, do IDH dos países árabes, da fronteira agrícola do Brasil e da exploração suboceânica de minerais na Austrália e Vanuatu. Muito melhor que cuidar de processos que duram 5 anos e rendem nada.
Estou só no tik tok!
Tem 1 ano de formado e cai aqui nesse video, e digo e angustiante o direito, e o pior que fiz uma faculdade de marda, os professores so empurravam material pra ler e estudar trabalhos e provas era so isso, te ensinar a advogar que é bom nada, sai da faculdade sem saber quase porra nenhuma desculpe os palavroes, nao ensinam vc a desenvolver o raciocínio para o trabalho, não lhe preparam emocionalmente em nada, quem tiver pensado que vai ficar rico pode esquecer, a nao ser que vc vire advogado de facção criminosa ai sim, porém corre o risco de morrer a qualquer momento. Se eu pudesse voltar no tempo teria feito outra faculdade.
Decisão muito sábia👏👏👏👏
Você sou eu, mas mulher 👍🏽
Vc deve fazer faculdade na area da saude. Vc tem cara de dentista
Acabei de tracar kkk fiz 1 ano
Adorei o cabelo.
só falou verdades..