Caros potenciais jornalistas, saibam que vocês podem criar as próprias oportunidades. Não apenas no jornalismo, mas em qualquer outra profissão, é necessário ser empreendedor da própria carreira. Sou jornalista profissional há 11 anos, atuei como repórter, produtor, editor e abri minha agência de comunicação, onde atuo como assessor de imprensa e apresentador, além de manter este canal no RUclips simplesmente por paixão. Amo a minha profissão e não me vejo fazendo qualquer outra coisa. Ah, não vim de família rica, nunca tive um padrinho e trilhei todo o caminho até aqui com as minhas próprias pernas. Só escrevi isso porque fui desencorajado várias vezes até pelos meus professores. E eu escolhi batalhar. É fácil? Não! Tem que abrir mão de várias coisas? Muitas mesmo! Mas, repito: amo e não me vejo exercendo outra profissão. Se alguém precisar trocar ideias, estou à disposição. Abraços, Heberton Lopes
Interessante suas constatações. Você saberia me informar se o mercado para um brasileiro que se formou em jornalismo no Brasil é repleto de oportunidades na Europa?
Apesar de não ser da área de Jornalismo, eu acho um ABSURDO não haver obrigatoriedade do diploma. Os jornalistas são profissionais assim como qualquer outro.
Precisa de diploma para aprender a fazer matéria? Como você disse, não é da área. Isso torna esse comentário articulista. Por quê essa provocação? Porque as pessoas se prendem ao diploma e não ao conhecimento e experiência em si e à famosa reserva de mercado. Hoje, todas as áreas exercem jornalismo. Publicidade, marketing, filosofia, história. Pensa assim, jornalismo é uma expressão. Teria você proibição de se expressar por não ter diploma de jornalismo. Não faria sentido, certo?
@@Prof.RafaelJunqueira PERFEITO! Peço a Deus por mais pessoas como você, verdadeiramente SÁBIAS, que não se prendem a um padrão idiota de mente fechada! Obrigado pelo seu comentário. Boa sorte e tudo de bom para você hoje e sempre!
@@Prof.RafaelJunqueiraÉ óbvio que no fim das contas, o que define um bom profissional ou um bom serviço é o conhecimento aplicado ali, mas a questão não é a liberdade de expressão em si, até porque todos nós temos, mas a criação de um rede de imprensa na qual se possa CONFIAR na veracidade das informações ditas. E como fazer isso sem emprego de técnica, de sistematização? Desculpa, mas isso é desvalorizar totalmente a profissão dos outros. Qualquer um pode, é claro, estudar anatomia e fisiologia em casa. Mas você iria confirmar em um cirurgião sem diploma?
@@Prof.RafaelJunqueira jornalismo não é expressão jornalismo é informação. Vc iria deixar seu filho ter aula de biologia com uma pessoa que não tem faculdade nenhuma??? Jornalismo, história e filosofia não são opiniões são CIÊNCIAS. O jornalista não é pago pra ter a "liberdade de expressão" dele, ele pago pra informar, jornalismo é cético e deve ser imparcial, portanto NÃO É OPINIÃO
Estou mais confuso. Porque todas as áreas que eu gosto o mercado está ruim e ganha pouco. (Jornalismo, Arquitetura, Relações Internacionais, Professor de História, Relações Públicas) ☹️
Alléh ta igual a mim. Falta 1 dia pra abrir o Sisu e não sei se quero jornalismo ou arquitetura. E o povo fala muito mal dos dois kkk Arquitetura dizem tbm que não tem vida social. Agora vim ver esse vídeo e o caro falou que não tem isso tbm kk deu no mesmo.
Pq né? Pq ninguém dá aula de educação financeira, pq temos que escolher a profissão da nossa vida aos 18 anos (!!!). mil reais n é nada pra se sustentar sabe? Mas também sei que tem quem se sustente com salário mínimo. Essas pessoas sim deveriam ser heróis e heroínas no nosso país.
@@FelipeNogs Se for escola pública não te prepara para nada. Por isso que essas situações acontecem. Tem gente que escolhe o curso pela baixa concorrência. NAda com nada.
Você descreveu todas as profissões do universo e escreveu “jornalismo” ali, mas entendi o seu ponto de vista. A primeira coisa que meus professores e professoras falavam em sala de aula era sobre ganhar mal e fazer por amor, e realmente me apaixonei.
Acho que se vc vai fazer uma faculdade/escolher uma profissão precisa realmente ser algo que vc quer não que dê dinheiro eu sei que a vida não tá fácil mas sinceramente acho que é melhor ser pobre fazendo algo que gosta do que ser depressivo ou viver trabalhando em algo que odeia só pra ter dinheiro. No meu ponto de vista.
A vida é meio longa pra gente "morrer fazendo o que gosta". Eu gosto de tanta coisa e já trabalhei com tanta coisa, que minha sugestão é não gastar dinheiro fazendo algo que te trará pouco retorno.
@@monicadamacenodasilva919 nem sempre, eu sou concursada, e ainda estou procurando o que eu gosto de fazer kkkkkkk acho que depende da pessoa, eu defendo vc trabalhar no que gosta
Faz o seguinte : Trabalhe com aquilo que você gosta, tem um monte de gente frustrada ganhando dinheiro e trabalhando com o que não gosta. Se fizer o curso que você acredita que vai te dar realização profissional e ganhar dinheiro ótimo! Caso contrário não continue trabalhando com aquilo que não te faça feliz. Dar conselho é foda porque os caras ficam cagando regra e não somos iguais. Sugestão vá pelo seu felling. Seja feliz com equilíbrio profissional e financeiro!
Eu sou jornalista mas atuo nas mídias sociais de um veículo, acho que ele falou a verdade, sério. Toda profissão tem coisas negativas, isso do salário e dos plantões é muito real. Eu nunca fiz plantão, no máximo ter que ficar de olho nas redes sociais em datas como Natal para ver se o que eu tinha programado realmente tinha sido publicado, mas é uma realidade de quem trabalha em hard news. Acho que a mensagem que fica é: vale a pena fazer jornalismo se vc realmente gostar! Se vc fazer por outro motivo (achar que vai ficar famoso, que vai enriquecer), sugiro outra profissão. E tem muitas “outras profissões” que vc pode seguir com a faculdade de jornalismo, tipo assessor (que ganha bem), social media como eu (que tem muita demanda) e mil e outras coisas. Sobre a faculdade ser cara, dá para tentar bolsa, foi meu caso. Fiz Prouni. Enfim, vale a pena ser jornalista se é seu sonho, é uma profissão cheia de encantos pra quem gosta. Só não vale se iludir: existem os dias de luta e os dias de glória.
Jornalismo hoje em dia é diploma de redes sociais. Não serve pra mais nada. A profissão nem exige faculdade mais. Estou revoltado. Estudei jornalismo e fiz pós em rádio . Foram 6 anos estudando e, no fim, fui substituído na rádio em que trabalhava por um blogueiro da cidade que não tinha nem ensino médio. Hoje eu faço Heiki e artesanato com bambu. Meu novo sonho é abrir uma franquia de estúdios de heiki.
Essa realidade não é diferente da maioria das profissões. Atualmente não está fácil... Conheço doutores (nível de escolaridade: doutorado) ganhando igual um marceneiro.
Em relação aos horários não vi muito problema, já não sou muito de ir em festas e nem de sair muito em feriados, mas a parte do salário é complicada mesmo.
Meu amigo, quando tiver um tempo, leia o texto que fiz no comentário do topo da página. Contei o maior problema de cursar jornalismo. Contei algo que nunca vi ninguém contar. E é algo muito sério.
Eu fiz e me formei em dezembro de 2019. Minha formatura foi 2020 na mesma semana em que aconteceu o Lockdown. Foi o caos, pessoal sendo mandado embora e eu recém formada sem emprego. Até hoje não tive emprego mesmo mandando currículos e fazendo 2 pós. Hoje eu quero fazer psicologia e sair da área porque não tem como. O mercado tá saturado e super desvalorizado. Eu amei o curso, amo a área, mas sinto que estudei e gastei 4 anos da linha vida.
Fiz 1 período de psicologia e odiei 😂 agora vou p jornalismo, acredito que vou me dar bem na questão de estágio/emprego. Meu irmão é jornalista esportivo e meu tio trabalha como cinegrafista na TV. Tô indo bem! ❤🎉
Não é só jornalismo, estou finalizando direito e o mercado tá saturado, ganhando em média um salário e meio como advogado associado, concurso público extremamente concorrido. Estou pensando em uma segunda opção.
Fiz um ano EAD e tranquei, mas tenho planos de retomar esse ano. Não faço questão de ganhar tão bem assim, pra depois ter que gastar tudo com psiquiatra e antidepressivos
Massa. Bom abrir o olho da galera. Nada melhor, que vir de quem é da área. Também sou jornalista. Lá se vão 25 anos de atuação em quase todas as linhas. Sou escritor, também. Amo minha profissão, mas a acho ingrata, até hoje.
@Rafa Firmor tudo é relativo , vc quer fazer oq ? no meu caso meu curso não dá dinheiro (biologia) e eu não estou gostando ou seja não tenho nenhuma vantagem nelem
Ter estudado jornalismo é o maior arrependimento da minha vida. Estudei numa federal, fiz quase 3 anos de estágio, sou fluente em Inglês, e nunca consegui uma oportunidade depois que me formei. É uma área elitista, onde indicação vale mais que a qualificação. Não recomendo a ninguém.
Acredito. Sou jornalista. As empresas adoram cobrar inglês fluente, mas o inglês fluente que eles desejam só tem valor se for vindo daquele jornalista que trancou um semestre da faculdade porque os pais pagaram intercâmbio para eles. E não tô falando da galera pobre (exceção) que se mata fazendo várias coisas para conseguir uma bolsa de estudos para cursar um semestre ou curso inteiro no exterior. Eu tô falando da burguesia mesmo. No topo da página postei um comentário contando a guerra que é para conseguir o primeiro estágio. Contei todos os podres que ninguém conta, sem as romantizações que se vê por aí. Depois que me formei comecei a me perguntar se a dificuldade que enfrentamos é normal ou se é só aqui no Brasil. E comecei a pesquisar para entender de fato como as coisas funcionam no exterior para além do clichê de "lá fora não tem a tradição do diploma". Por isso, sugiro a leitura do meu comentário no topo. Eu explico como a seleção de estágios no exterior é muito mais branda do que aqui.
Isso que ele falou,pra mim, foi meio óbvio... todos dizem isso pra gente... salário baixo, horário e etc... não creio que alguém vá fazer pra ser rico e etc...
Se você quer ser pobre a vida toda, fique a vontade em escolher algo assim para a vida. Mas quando faltar grana pra ir no mercado, talvez você lembre disto ;)
@@FelipeNogs Desculpa, mas achei sua resposta um tanto insensível. Se você se incomodou com a minha frase, tudo bem e tem total direito de expor sua opinião. Mas agora explica o conceito de "ser pobre a vida toda" e "trabalhar no que gosta e ser feliz" pra alguém que não se vê longe de uma profissão de humanas? Profissões de humanas e linguagens ganham pouco, e isso a gente sabe. Mas felizmente essas pessoas trabalham com o que gostam, e, geralmente, tem educação financeira o suficiente pra segurar a barra e pelo menos ter arroz e feijão na mesa. Tudo bem, a gente entende que você escolheu essa profissão e quer nos alertar: mas queria dizer, obrigada, é seu dever! No entanto, seu comentário não vai conseguir reverter um ciclo meritocrático do pobre nascendo e morrendo pobre, não vai mudar a opinião de quem quer fazer o que gosta, independente se com um salário mínimo ou não na conta.
Felipe gostei do seu vídeo,sabe eu sou o tipo de pessoa que gosto de muita coisa ao mesmo tempo; como você comentou no vídeo. Ao mesmo tempo que eu gosto de escrever e ler, gosto também de música e arquitetar projetos de casas no papel e até mesmo em progamas de computador. Gosto também de filosofia e sociologia; e também penso em cursar jornalismo porém fico com um pé atrás pelo fato de que realmente não sei o que quero fazer sabe. Tenho 20 anos e estou na chamada crise "nem nem" não sei se você já ouviu falar. Pessoas que nem trabalham e nem estudam. Eu gostaria de entrar em uma graduação que possue um pouco de tudo o que eu gosto. E também claro que me pudesse trazer uma certa rentabilidade pois não quero depender da família o resto da vida. Pois tenho deficiência física e mental então já cheguei a pensar que sou um estorvo na vida deles por ser mais uma boca para alimentar e ainda pagar tratamento. Com essa pandemia as coisas só pioram pois está cada vez mais difícil entrar no mercado de trabalho. Você poderia me dar um concelho?
Oi Lucas, tá tudo bem, você é novo e não precisa correr pra resolver sua fase "nem nem". Nunca pense que você é um "estorvo" na vida dos seus familiares. Fica tranquilo que vai dar tudo certo no processo. Quem sabe um teste vocacional para te ajudar neste processo. Te peço desculpar pela demora em responder. Se tu já foi por algum caminho, me conta para qual? :)
Outra coisa que me ajuda muito a resolve algumas questões de vontades e interesses é o autoconhecimento. Por isso te indico esse teste 16personalities.com/br/ ele trabalha com 16 tipos de personalidades e te dá algumas dicas para profissão e vida de modo geral. Espero ter ajudado a tempo :)
@@FelipeNogs Olá, Felipe antes tarde do que nunca. Acredito que esse pensamento de que a "eu sou muito novo e não preciso me preocupar" acaba sendo comodismo, para ficar velho basta pouquíssimo tempo, ainda mais pelo fato de minha expectativa de vida ser reduzida. A questão não é pensar que sou um estorvo, eu não penso o fato é que eu realmente sou um estorvo quem me dera se fosse um mero pensamento. Felipe você também comentou sobre os testes vocacionais, eu já fiz inúmeros e o estranho é que cada um sai um resultado diferente e que às vezes não condiz com aquilo que eu tenho aptidão. Você perguntou se tenho um caminho, acredito que não pois é tudo muito subjetivo, e nada é estável. Mas eu final do Ano passado entrei em uma faculdade particular e estou cursando a nível tecnologo a diciplina de Design de interiores. Recentemente eu prestei um vestibular para a Univesp no Curso de Administração e Economia e fui convocado para matrícula. Vamos ver se eu consigo finalizar esses cursos e ver no que dá...
@@FelipeNogs A parece ser interessante Felipe, depois vou acessar o link pois como já tinha dito no outro comentário já fiz inúmeros teste vocacionais inclusive com pisicologos e não me ajudou muito. Auto conhecimento acredito que em determinado nível eu até tenho o problema mesmo é quando você tem uma gama de cursos e profissões que estão sendo renovadas a toda hora e você não sabe o que escolher. É como escolher um programa para assistir, você tem tantas opções e você passa tanto tempo escolhendo o que de fato assistir que no fim das contas acaba desligando a tv e não assistindo nada. Quando se volta isso para o mercado de trabalho percebe que é complicado pois está cada vez mais competitivo e instável. Eu percebo que parece que você tem saber tudo aprofundado para de certa forma se destacar no mercado. Na Desinh por exemplo é importante saber fazer desenho técnico, saber inglês, saber administração e economia, comunicação e marketing, tudo isso a nível esteticamente impecável. E ai acaba que nós nos sentimos frustrados quando percebemos que não conseguimos atingir todas essas metas e metricas do mercado. Efim eu vou fazer o teste e obrigado pela atenção.
@@lucasvictor5292 Magina, espero que te ajude. E fica tranquilo, não precisa saber tudo pra se destacar no mercado. Não é sobre isso hehehe É muitas vezes ser bom com o que faz e no que faz. Só isso pode ter mil interpretações e todas podem ser válidas. Ser bom com as pessoas, ser bom em relações, ser bom no assunto. Quanto a não saber escolher, te entendo, mas quem sabe começamos por uma das opções? A que você mais se aproxima, ou a que você tenha mais fácil acesso (não sei, tu pode ter parentes que já trabalham em uma área e que possam te indicar). Pode ajudar :)
Desde 2009 para ser Jornalista não precisa ter Diploma, mas o Estudo vale muito com certeza, o Mtb para Jornalista está valendo em todo o Brasil, Obs. Já temos no Brasil Cursos de Webjornalismo / Jornalismo Digital - ao termino Certificado pode tirar o Mtb ( Jornalista ). 2021.
Poderia me dizer se o Mtb é só pra quem tem diploma? Ou pode ser tirado de acordo com os cursos e trabalhos que a pessoa faz? Eu pesquisei algumas coisas na internet, mas fiquei confusa.
Gente, eu estava/estou cursando agronomia (estamos parados por conta da pandemia) maaas durante esse tempo pensei muito sobre, há cerca de 9 meses eu estava super decidida, mas agora não sei se quero voltar pra este curso. Pensei em jornalismo na área esportiva, a qual eu gosto muito. Pra fugir do curso de jornalismo em si, já que parece não ser uma boa ideia, pensei em educação física com pós graduação nessa área esportiva e jornalística. Me ajudeeemmmm!!!!
Esse é meu grande objetivo, me tornar algum jornalista esportivo e trabalhar na TNT sports por exemplo, comecei a fazer administração uma área de segurança, se eu não gostar do curso, meu objetivo é me tornar jornalista
Oi Felipe!!! Vendo este vídeo em 2023 quando após 10 anos da minha formação em uma universidade publica de jornalismo me encontro desempregada, depois de ter engravidado, em busca de recolocação no mercado. Realmente, não sei a realidade da cidade em que você mora, mas em João Pessoa (onde moro) tem sido cada vez mais difícil se manter na profissão. São pouquíssimos postos de trabalhos, até mesmo para profissionais multitarefas como eu. Tenho me dedicado a empreender, além de estar finalizando um mestrado na área. Desejo migrar para a vida academica de docência, já que pra mim é a única vertente que me parece possível e atraente no jornalismo.
Normalmente o dinheiro vem quando a pessoa se mata de trabalhar, vem reconhecimento também. Por exemplo nenhum médico trabalha pouco e ganha muito, isso é ilusão, tem que trabalhar muito, vai ver gente de todos os tipos, morrendo também. Fora isso, se quer dinheiro é melhor der empreendedor, algo que eu tô tentando também.
Design. Se a dúvida permanecer, vá ao topo da página ler meu texto. Eu conto o lado mais cruel sobre fazer faculdade de jornalismo. Algo que eu nunca vi ninguém contar.
Legal q o cara que se arrepende do curso e agr quer obrigar os outros a desistir. Velho, o problema n foi o jornalismo e sim VOCÊ. Que culpa o jornalismo tem se vc não gosta de trabalhar sem horário fixo e ganhando pouco ? Escolha outro curso e não incentive os outros a seguirem o teu "exemplo" e desistir da faculdade.
Felippe Mota. Não sei se você ingressou no curso de jornalismo, mas o rapaz nem falou o início do problema. Não estou dizendo para você desistir, mas eu fiz um comentário no topo da página contando algo que ninguém conta depois que sai da lama. Os estágios são um problemão e eu conto o porquê
Essa edição escrito “fuja” é muito injusta. Já que você descreveu em todos os pontos TODAS as faculdades e empregos. Parece clichê, mas quem cria seu salário, oportunidades e qualidade de vida é VOCÊ MESMO. Todas as faculdades vão ser difíceis. Todos os empregos vão ser difíceis, em pontos diferentes. Você tem que ser muito bom em qualquer coisa que faça pra que se destaque e ganhe bem e tenha a vida que quiser ter.
Não é que nível superior esteja decaído e porque o governo não que investir para todo mundo ganha bem,que quer nos Brasileiros sejamos refem de um salário mínimo que no Brasil ainda é maioria...
Todo Ótimo Jornalista precisa ter a Identidade de Jornalista no Brasil - SJMRJ Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, SJMRJ para todos os Jornalistas do Brasil, SJMRJ emite a Carteira de Jornalista ( Identidade de Jornalista ) - com validade Nacional, dentro da lei de Imprensa do Brasil ( Ótimo ). 2021.
Meu pretinho cursou e está muito bem, ganha bem e escreve para vários meios além de ser assistente de um biógrafo... diz que não se vê fazendo outra coisa na vida, e se precisar ,também já estagiou em agência de publicidade fazenda assessoria empresarial, contenção ver danos, mas estudou em uma bia univrrsidade
ACHO O MERCADO DE TRABALHO DE JORNALISTA INGRATO. OU ARRANJA INDICAÇÃO OU PASSA EM CONCURSO COM POUCA VAGA. PREFEREM CONTRATAR ESTAGIÁRIO NOVO DA GERAÇÃO Y E Z DO QUE FORMADO PARA ECONOMIZAR DESPESA.
Entrei na faculdade de jornalismo em 2009. Na minha época foi uma guerra para conseguir o primeiro estágio. Uma guerra, não uma batalha. Fiz um texto sobre isso, está no meu comentário no topo da página. Tenho 30 anos hoje.
Eu tenho 23 ano e até hj não sei assim direito qual profissão que quero, até criei um cantinho aqi no RUclips mas vida de youtuber não é fácil mas criei também pois quero se conhecido e também gosto e jornalista no meu ponto de vista se encaixa mais ou menor com o RUclips, tou certo?
Mais o menos Pato. RUclips serve muito para entretenimento. Criação de conteúdo também. Mas é uma lástima fazer 4 anos de faculdade para no final não trabalhar na área né? Quem sabe rádio e tv sejam melhores? Acho que se aproxima ainda mais com a lida de RUclips (como gerenciar gravações e etc) :)
@@FelipeNogs não concordo. Se você criar um canal do youtube como aquela jornalista do canal "sobrevivendo na turquia", você está dentro da sua área sim!
Eu também, me formei em Serviço Social e estou desanimada, porque não há vagas de emprego e os concursos públicos estão muito concorridos. Por isso, vou cursar uma licenciatura.
Homem de Deus eu tô tentando entender se eu quero ou não. Já fui de engenharia pra qualquer coisa. Mas vocação mesmo eu tenho pra comunicação, então eu tô muito muito em dúvida. Tô vendo os lados ruins pra ver se sou capaz
@@viverdojornalismo no caso eu quero mercado tradicional já, ser repórter, mas pretendo ter a minha própria emissora, alguns programas aqui na minha cidade me agradam e eu também gosto de passar informação online. Porém, a minha vontade é ser apresentadora, seja de programa de música, porque eu canto e gosto muito ou de programa sobre o meio ambiente que eu gosto bastante também. Parece ser um caminho difícil, mas se a emissora que eu trabalhar permitir vou mostrar meu talento para canto e outros.
É isso e também não é isso. Se a a ideia é não fica preso ao mercado tradicional, busque um curso em uma universidade que esteja olhando para este tipo de visão, que considere profissões do futuro e tenha cadeiras/disciplinas que o ajudem a se enquadrar nesses espaços fora do mercado tradicional. Mas é meio frustrante realizar 4 anos de faculdade para perceber que você precisa se reinventar em relação aquilo que você aprendeu. Obrigado pelo vídeo Viver do Jornalismo e boa sorte Lauren.
Claro, vocês pensam no jornalismo dentro da bolha! Saiam da caixinha. Hoje em dia o que dá dinheiro é a internet! E quer coisa que se encaixa melhor na internet do q o jornalismo??
como assim jornalista tem salário ruim? 🤡 pode ser coisa da minha cabeça, mas às vezes eu acho q o governo faz isso de propósito, né possível. jornalista, professor, editor e outras profissões nesse ramo, precisam de muitos neurônios pra trabalhar. se vc pensa muito, não é conveniente pro governo. tô falando bobagem? o STF aumentou o custo dos livros, pq segundo o ministro só rico q lê. Eu tô falando bobagem?????
"Jornalismo ganha muito pouto, muito pouco mesmo" 2100? tantas ou profissões que precisam de faculdade e que o piso é um salário mínimo que trabalham pra cacete como Logística e etc
Amiga, o problema começa bem antes de receber o diploma, vai por mim. Eu fiz um texto no topo da página contando a verdade que ninguém conta sobre como o problema de cursar jornalismo inicia já no primeiro semestre
@Je Melo Da Silva Acho que nenhuma. Eu já vi e pesquisei muito sobre isso e a maioria dos escritores famosos e conhecidos tiveram profissões que nem tem relação com a escrita, mas você deve saber que ser escritor é algo complicado e que demora a ter retorno, se é o que você estiver buscando, então eu indicaria que você escolhesse algo que traga retorno e faça a escrita nos seus tempos livres. Se quiser ter certeza pesquise sobre as profissões dos escritores e você verá que até mesmo os famosos como Nicholas Sparks, Steven King e outros, indicam ter uma outra fonte de renda que não seja a escrita. Mas você quem sabe. Boa sorte
Perai! As empresas vão contratar pessoas que tem diploma, más vc acabou de afirmar que a 'profissão ' não é reconhecida, ou seja! Existe profissional sem diploma?
Amigo, quando tiver um tempo, leia o texto que fiz no comentário do topo da página. Contei o maior problema de cursar jornalismo. Contei algo que nunca vi ninguém contar. E é algo muito sério.
Poder não é querer voce 'pode' entrar numa redação mas o que vai te qualificar para ser Editor, fotografo, coordenador de jornalismo, revisor nessa relação com a vaga existe uma pequena área cinzenta..... que não foi explicada de forma técnica nesse VT alias vejam minhas matérias www.dhoje.com.br obrigado e sucesso a todos nÒZES!
Amigo, eu fiz um texto no comentário do topo da página. Eu comento o problema que ocorre durante a faculdade e que ninguém fala. A saga do primeiro estágio
Depende da faculdade, eu já cursei Jornalismo na ufma e era no período da tarde, começa às 14:00 h e ia até 17:00 e alguma coisa. Nas terças e quintas, ia até 19:00 h
Caros potenciais jornalistas, saibam que vocês podem criar as próprias oportunidades. Não apenas no jornalismo, mas em qualquer outra profissão, é necessário ser empreendedor da própria carreira.
Sou jornalista profissional há 11 anos, atuei como repórter, produtor, editor e abri minha agência de comunicação, onde atuo como assessor de imprensa e apresentador, além de manter este canal no RUclips simplesmente por paixão.
Amo a minha profissão e não me vejo fazendo qualquer outra coisa.
Ah, não vim de família rica, nunca tive um padrinho e trilhei todo o caminho até aqui com as minhas próprias pernas.
Só escrevi isso porque fui desencorajado várias vezes até pelos meus professores. E eu escolhi batalhar. É fácil? Não! Tem que abrir mão de várias coisas? Muitas mesmo! Mas, repito: amo e não me vejo exercendo outra profissão.
Se alguém precisar trocar ideias, estou à disposição.
Abraços,
Heberton Lopes
não vale a pena no geral financeiramente
Interessante suas constatações. Você saberia me informar se o mercado para um brasileiro que se formou em jornalismo no Brasil é repleto de oportunidades na Europa?
Verdade
Eu quero
Precisamos conversar
Apesar de não ser da área de Jornalismo, eu acho um ABSURDO não haver obrigatoriedade do diploma. Os jornalistas são profissionais assim como qualquer outro.
Precisa de diploma para aprender a fazer matéria? Como você disse, não é da área. Isso torna esse comentário articulista. Por quê essa provocação? Porque as pessoas se prendem ao diploma e não ao conhecimento e experiência em si e à famosa reserva de mercado. Hoje, todas as áreas exercem jornalismo. Publicidade, marketing, filosofia, história. Pensa assim, jornalismo é uma expressão. Teria você proibição de se expressar por não ter diploma de jornalismo. Não faria sentido, certo?
@@Prof.RafaelJunqueira PERFEITO! Peço a Deus por mais pessoas como você, verdadeiramente SÁBIAS, que não se prendem a um padrão idiota de mente fechada! Obrigado pelo seu comentário. Boa sorte e tudo de bom para você hoje e sempre!
@@Prof.RafaelJunqueira vai ser atendido por um médico sem diploma então
@@Prof.RafaelJunqueiraÉ óbvio que no fim das contas, o que define um bom profissional ou um bom serviço é o conhecimento aplicado ali, mas a questão não é a liberdade de expressão em si, até porque todos nós temos, mas a criação de um rede de imprensa na qual se possa CONFIAR na veracidade das informações ditas. E como fazer isso sem emprego de técnica, de sistematização? Desculpa, mas isso é desvalorizar totalmente a profissão dos outros. Qualquer um pode, é claro, estudar anatomia e fisiologia em casa. Mas você iria confirmar em um cirurgião sem diploma?
@@Prof.RafaelJunqueira jornalismo não é expressão jornalismo é informação. Vc iria deixar seu filho ter aula de biologia com uma pessoa que não tem faculdade nenhuma??? Jornalismo, história e filosofia não são opiniões são CIÊNCIAS. O jornalista não é pago pra ter a "liberdade de expressão" dele, ele pago pra informar, jornalismo é cético e deve ser imparcial, portanto NÃO É OPINIÃO
Estou mais confuso. Porque todas as áreas que eu gosto o mercado está ruim e ganha pouco. (Jornalismo, Arquitetura, Relações Internacionais, Professor de História, Relações Públicas) ☹️
Tô nessa
Não se sinta só haha, acontece comigo
Alléh ta igual a mim.
Falta 1 dia pra abrir o Sisu e não sei se quero jornalismo ou arquitetura. E o povo fala muito mal dos dois kkk
Arquitetura dizem tbm que não tem vida social. Agora vim ver esse vídeo e o caro falou que não tem isso tbm kk deu no mesmo.
Me sinto na mesma!!! E o sisu abre terça feira
@@bielnews1575 com esse teu português você não passa nem em uma faculdade do interior
ps: VIVER É MT CARO PQ NGM ENSINA ISSO NA ESCOLA??????? tipo, preparem-se pq 100 reais parece mt qnd vc é adolescente mas adulto, haha meu anjo, 100 dinheiros NAO EH NADA
Pq né? Pq ninguém dá aula de educação financeira, pq temos que escolher a profissão da nossa vida aos 18 anos (!!!). mil reais n é nada pra se sustentar sabe? Mas também sei que tem quem se sustente com salário mínimo. Essas pessoas sim deveriam ser heróis e heroínas no nosso país.
#militei hahaha atri
@@FelipeNogs 💝
@@FelipeNogs Se for escola pública não te prepara para nada. Por isso que essas situações acontecem. Tem gente que escolhe o curso pela baixa concorrência. NAda com nada.
Acho q a gente devia parar de dar aquele conselho clichê: "faça o que vc ama" 🙄🙄🙄
Você descreveu todas as profissões do universo e escreveu “jornalismo” ali, mas entendi o seu ponto de vista. A primeira coisa que meus professores e professoras falavam em sala de aula era sobre ganhar mal e fazer por amor, e realmente me apaixonei.
O vídeo dele é muito bom, mas o problema de ser jornalista no Brasil é mais profundo e o baque já começa no primeiro semestre.
Acho que se vc vai fazer uma faculdade/escolher uma profissão precisa realmente ser algo que vc quer não que dê dinheiro eu sei que a vida não tá fácil mas sinceramente acho que é melhor ser pobre fazendo algo que gosta do que ser depressivo ou viver trabalhando em algo que odeia só pra ter dinheiro. No meu ponto de vista.
A vida é meio longa pra gente "morrer fazendo o que gosta". Eu gosto de tanta coisa e já trabalhei com tanta coisa, que minha sugestão é não gastar dinheiro fazendo algo que te trará pouco retorno.
Pensará assim até começar a si sustentar, sim dinheiro é um mal necessário.
@@monicadamacenodasilva919 eu trabalho,e minha opinião continua sendo a mesma!
@@monicadamacenodasilva919 nem sempre, eu sou concursada, e ainda estou procurando o que eu gosto de fazer kkkkkkk acho que depende da pessoa, eu defendo vc trabalhar no que gosta
vc ta certa.
Faz o seguinte :
Trabalhe com aquilo que você gosta, tem um monte de gente frustrada ganhando dinheiro e trabalhando com o que não gosta.
Se fizer o curso que você acredita que vai te dar realização profissional e ganhar dinheiro ótimo!
Caso contrário não continue trabalhando com aquilo que não te faça feliz.
Dar conselho é foda porque os caras ficam cagando regra e não somos iguais.
Sugestão vá pelo seu felling.
Seja feliz com equilíbrio profissional e financeiro!
prefiro ganhar muito e fazer o que nao gosta do que fazer oque gosta e ganhar pouco
@@KleitonDamascenojá errou aí, é por isso que o índice de suicídio aumenta.
Dinheiro não traz felicidade não fi. Apenas conforto.
Eu sou jornalista mas atuo nas mídias sociais de um veículo, acho que ele falou a verdade, sério. Toda profissão tem coisas negativas, isso do salário e dos plantões é muito real. Eu nunca fiz plantão, no máximo ter que ficar de olho nas redes sociais em datas como Natal para ver se o que eu tinha programado realmente tinha sido publicado, mas é uma realidade de quem trabalha em hard news. Acho que a mensagem que fica é: vale a pena fazer jornalismo se vc realmente gostar! Se vc fazer por outro motivo (achar que vai ficar famoso, que vai enriquecer), sugiro outra profissão. E tem muitas “outras profissões” que vc pode seguir com a faculdade de jornalismo, tipo assessor (que ganha bem), social media como eu (que tem muita demanda) e mil e outras coisas. Sobre a faculdade ser cara, dá para tentar bolsa, foi meu caso. Fiz Prouni. Enfim, vale a pena ser jornalista se é seu sonho, é uma profissão cheia de encantos pra quem gosta. Só não vale se iludir: existem os dias de luta e os dias de glória.
É isso Pietra :) Concordo contigo, se gosta, segue adiante. E feliz demais por conhecer sua história :)
Jornalismo hoje em dia é diploma de redes sociais. Não serve pra mais nada. A profissão nem exige faculdade mais. Estou revoltado. Estudei jornalismo e fiz pós em rádio . Foram 6 anos estudando e, no fim, fui substituído na rádio em que trabalhava por um blogueiro da cidade que não tinha nem ensino médio. Hoje eu faço Heiki e artesanato com bambu. Meu novo sonho é abrir uma franquia de estúdios de heiki.
Poxa, sinto muito pelo seu caso G, fico torcendo pela sua franquia com os estúdios de heiki :)
Que legal! Se tiver o insta dos artesanatos com bambu passa aqui para eu seguir :D sorte nos empreendimentos!
Pfvr qual seu insta?
Essa realidade não é diferente da maioria das profissões. Atualmente não está fácil... Conheço doutores (nível de escolaridade: doutorado) ganhando igual um marceneiro.
Tem marceneiro que ganha mais.
Passei pra jornalismo na UESPI ( universidade estadual do Piauí) e vou até o fim, em nome de Jesus 🙌
ahh parabéns e boa sorte, eu faço na UFPI
Vai com tudo Yasmin! Boa sorte e torço por você :)
Em relação aos horários não vi muito problema, já não sou muito de ir em festas e nem de sair muito em feriados, mas a parte do salário é complicada mesmo.
Meu amigo, quando tiver um tempo, leia o texto que fiz no comentário do topo da página. Contei o maior problema de cursar jornalismo. Contei algo que nunca vi ninguém contar. E é algo muito sério.
Que ódio, tudo que eu cogito logo descarto KKKKK saco
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....calma muié. eu tb
Nossa eu tb....
Sim
Isso que ele não contou como funcionam os estágios.
@@juz2412 Como funciona? ouvi falar que a questão de horário é muito inflexível, quase inviável. Procede? conte-me
Eu fiz e me formei em dezembro de 2019. Minha formatura foi 2020 na mesma semana em que aconteceu o Lockdown. Foi o caos, pessoal sendo mandado embora e eu recém formada sem emprego. Até hoje não tive emprego mesmo mandando currículos e fazendo 2 pós.
Hoje eu quero fazer psicologia e sair da área porque não tem como. O mercado tá saturado e super desvalorizado. Eu amei o curso, amo a área, mas sinto que estudei e gastei 4 anos da linha vida.
Fiz 1 período de psicologia e odiei 😂 agora vou p jornalismo, acredito que vou me dar bem na questão de estágio/emprego. Meu irmão é jornalista esportivo e meu tio trabalha como cinegrafista na TV. Tô indo bem! ❤🎉
mais assim como foi o 1° período de psico? tô pensando em cursar
Vc tem sorte, vai ter qi kakaka
Não é só jornalismo, estou finalizando direito e o mercado tá saturado, ganhando em média um salário e meio como advogado associado, concurso público extremamente concorrido. Estou pensando em uma segunda opção.
me senti abraçada por esse vídeo. obg, bjmeliga, continue assim, sou sua fã, cade o proximo
Eu te amo meu amorrr
Fiz um ano EAD e tranquei, mas tenho planos de retomar esse ano. Não faço questão de ganhar tão bem assim, pra depois ter que gastar tudo com psiquiatra e antidepressivos
De qualquer jeito você pode gastar. Só nesse seu comentário já vale por 10 taxa negra.
Massa. Bom abrir o olho da galera. Nada melhor, que vir de quem é da área. Também sou jornalista. Lá se vão 25 anos de atuação em quase todas as linhas. Sou escritor, também. Amo minha profissão, mas a acho ingrata, até hoje.
Oi, você acha que o diploma de faculdade de renome importa?
Cara tu é show! Eu amei esse vídeo super produtivo, explicado e bem dinâmico hahaha
❤️❤️
Mds eu passei a madrugada pesquisando cursos e eu n gosto de nd kkkkkk scr eu já tenho 20 anos
E eu que tô cursando mas odeio meu curso, curso muito merda me arrependi e viu tentar outro.
@@madokamagicadosmorroteanpo4220 qual curso?
@@madokamagicadosmorroteanpo4220 que curso amg?
@Rafa Firmor tudo é relativo , vc quer fazer oq ? no meu caso meu curso não dá dinheiro (biologia) e eu não estou gostando ou seja não tenho nenhuma vantagem nelem
Normal, eu comecei fazendo direito, logo que sair da escola e odiei, depois eu fiquei 1 semestre pensando para qual curso eu deveria ir e me achei.
ninguém vai fazer eu desisti dos meus sonhos já desisti ser repórter e não vou desisti de ser jornalista eu sou bom de dicicao
@@viverdojornalismo obrigado não vou desiste mesmo sou criança vou ver seu canal e vou mim inscrever
Boa sorte Matheus, segue seus sonhos e vai com tudo :)
Gostei desse vídeo. Cara, você tá certo.
Ter estudado jornalismo é o maior arrependimento da minha vida. Estudei numa federal, fiz quase 3 anos de estágio, sou fluente em Inglês, e nunca consegui uma oportunidade depois que me formei. É uma área elitista, onde indicação vale mais que a qualificação. Não recomendo a ninguém.
Acredito. Sou jornalista. As empresas adoram cobrar inglês fluente, mas o inglês fluente que eles desejam só tem valor se for vindo daquele jornalista que trancou um semestre da faculdade porque os pais pagaram intercâmbio para eles. E não tô falando da galera pobre (exceção) que se mata fazendo várias coisas para conseguir uma bolsa de estudos para cursar um semestre ou curso inteiro no exterior. Eu tô falando da burguesia mesmo. No topo da página postei um comentário contando a guerra que é para conseguir o primeiro estágio. Contei todos os podres que ninguém conta, sem as romantizações que se vê por aí. Depois que me formei comecei a me perguntar se a dificuldade que enfrentamos é normal ou se é só aqui no Brasil. E comecei a pesquisar para entender de fato como as coisas funcionam no exterior para além do clichê de "lá fora não tem a tradição do diploma". Por isso, sugiro a leitura do meu comentário no topo. Eu explico como a seleção de estágios no exterior é muito mais branda do que aqui.
@@viverdojornalismo como funciona isso? Estou interessado!
Isso que ele falou,pra mim, foi meio óbvio... todos dizem isso pra gente... salário baixo, horário e etc... não creio que alguém vá fazer pra ser rico e etc...
O foda da sociedade é esse! Pura meritocracia, a gente vive como se TIVESSE que ser rico! Gente, não é assim! Façam o que gostem!
Se você quer ser pobre a vida toda, fique a vontade em escolher algo assim para a vida. Mas quando faltar grana pra ir no mercado, talvez você lembre disto ;)
@@FelipeNogs Desculpa, mas achei sua resposta um tanto insensível. Se você se incomodou com a minha frase, tudo bem e tem total direito de expor sua opinião.
Mas agora explica o conceito de "ser pobre a vida toda" e "trabalhar no que gosta e ser feliz" pra alguém que não se vê longe de uma profissão de humanas?
Profissões de humanas e linguagens ganham pouco, e isso a gente sabe. Mas felizmente essas pessoas trabalham com o que gostam, e, geralmente, tem educação financeira o suficiente pra segurar a barra e pelo menos ter arroz e feijão na mesa.
Tudo bem, a gente entende que você escolheu essa profissão e quer nos alertar: mas queria dizer, obrigada, é seu dever!
No entanto, seu comentário não vai conseguir reverter um ciclo meritocrático do pobre nascendo e morrendo pobre, não vai mudar a opinião de quem quer fazer o que gosta, independente se com um salário mínimo ou não na conta.
@@barbara8398 oi Preta, vc me perdoa. Eu estava respondendo ao comentário do Victor.
@@FelipeNogs Capaz HAHAH
Felipe gostei do seu vídeo,sabe eu sou o tipo de pessoa que gosto de muita coisa ao mesmo tempo; como você comentou no vídeo. Ao mesmo tempo que eu gosto de escrever e ler, gosto também de música e arquitetar projetos de casas no papel e até mesmo em progamas de computador. Gosto também de filosofia e sociologia; e também penso em cursar jornalismo porém fico com um pé atrás pelo fato de que realmente não sei o que quero fazer sabe. Tenho 20 anos e estou na chamada crise "nem nem" não sei se você já ouviu falar. Pessoas que nem trabalham e nem estudam. Eu gostaria de entrar em uma graduação que possue um pouco de tudo o que eu gosto. E também claro que me pudesse trazer uma certa rentabilidade pois não quero depender da família o resto da vida. Pois tenho deficiência física e mental então já cheguei a pensar que sou um estorvo na vida deles por ser mais uma boca para alimentar e ainda pagar tratamento. Com essa pandemia as coisas só pioram pois está cada vez mais difícil entrar no mercado de trabalho. Você poderia me dar um concelho?
Oi Lucas, tá tudo bem, você é novo e não precisa correr pra resolver sua fase "nem nem". Nunca pense que você é um "estorvo" na vida dos seus familiares. Fica tranquilo que vai dar tudo certo no processo. Quem sabe um teste vocacional para te ajudar neste processo. Te peço desculpar pela demora em responder. Se tu já foi por algum caminho, me conta para qual? :)
Outra coisa que me ajuda muito a resolve algumas questões de vontades e interesses é o autoconhecimento. Por isso te indico esse teste 16personalities.com/br/ ele trabalha com 16 tipos de personalidades e te dá algumas dicas para profissão e vida de modo geral. Espero ter ajudado a tempo :)
@@FelipeNogs Olá, Felipe antes tarde do que nunca.
Acredito que esse pensamento de que a "eu sou muito novo e não preciso me preocupar" acaba sendo comodismo, para ficar velho basta pouquíssimo tempo, ainda mais pelo fato de minha expectativa de vida ser reduzida. A questão não é pensar que sou um estorvo, eu não penso o fato é que eu realmente sou um estorvo quem me dera se fosse um mero pensamento. Felipe você também comentou sobre os testes vocacionais, eu já fiz inúmeros e o estranho é que cada um sai um resultado diferente e que às vezes não condiz com aquilo que eu tenho aptidão. Você perguntou se tenho um caminho, acredito que não pois é tudo muito subjetivo, e nada é estável. Mas eu final do Ano passado entrei em uma faculdade particular e estou cursando a nível tecnologo a diciplina de Design de interiores.
Recentemente eu prestei um vestibular para a Univesp no Curso de Administração e Economia e fui convocado para matrícula.
Vamos ver se eu consigo finalizar esses cursos e ver no que dá...
@@FelipeNogs A parece ser interessante Felipe, depois vou acessar o link pois como já tinha dito no outro comentário já fiz inúmeros teste vocacionais inclusive com pisicologos e não me ajudou muito.
Auto conhecimento acredito que em determinado nível eu até tenho o problema mesmo é quando você tem uma gama de cursos e profissões que estão sendo renovadas a toda hora e você não sabe o que escolher.
É como escolher um programa para assistir, você tem tantas opções e você passa tanto tempo escolhendo o que de fato assistir que no fim das contas acaba desligando a tv e não assistindo nada.
Quando se volta isso para o mercado de trabalho percebe que é complicado pois está cada vez mais competitivo e instável.
Eu percebo que parece que você tem saber tudo aprofundado para de certa forma se destacar no mercado.
Na Desinh por exemplo é importante saber fazer desenho técnico, saber inglês, saber administração e economia, comunicação e marketing, tudo isso a nível esteticamente impecável.
E ai acaba que nós nos sentimos frustrados quando percebemos que não conseguimos atingir todas essas metas e metricas do mercado.
Efim eu vou fazer o teste e obrigado pela atenção.
@@lucasvictor5292 Magina, espero que te ajude. E fica tranquilo, não precisa saber tudo pra se destacar no mercado. Não é sobre isso hehehe É muitas vezes ser bom com o que faz e no que faz. Só isso pode ter mil interpretações e todas podem ser válidas. Ser bom com as pessoas, ser bom em relações, ser bom no assunto.
Quanto a não saber escolher, te entendo, mas quem sabe começamos por uma das opções? A que você mais se aproxima, ou a que você tenha mais fácil acesso (não sei, tu pode ter parentes que já trabalham em uma área e que possam te indicar). Pode ajudar :)
Desde 2009 para ser Jornalista não precisa ter Diploma, mas o Estudo vale muito com certeza, o Mtb para Jornalista está valendo em todo o Brasil, Obs. Já temos no Brasil Cursos de Webjornalismo / Jornalismo Digital - ao termino Certificado pode tirar o Mtb ( Jornalista ). 2021.
Poderia me dizer se o Mtb é só pra quem tem diploma? Ou pode ser tirado de acordo com os cursos e trabalhos que a pessoa faz? Eu pesquisei algumas coisas na internet, mas fiquei confusa.
Escolha o que você gosta e não o que as pessoas falam.
Gente, eu estava/estou cursando agronomia (estamos parados por conta da pandemia) maaas durante esse tempo pensei muito sobre, há cerca de 9 meses eu estava super decidida, mas agora não sei se quero voltar pra este curso. Pensei em jornalismo na área esportiva, a qual eu gosto muito. Pra fugir do curso de jornalismo em si, já que parece não ser uma boa ideia, pensei em educação física com pós graduação nessa área esportiva e jornalística. Me ajudeeemmmm!!!!
Esse é meu grande objetivo, me tornar algum jornalista esportivo e trabalhar na TNT sports por exemplo, comecei a fazer administração uma área de segurança, se eu não gostar do curso, meu objetivo é me tornar jornalista
Oi Felipe!!! Vendo este vídeo em 2023 quando após 10 anos da minha formação em uma universidade publica de jornalismo me encontro desempregada, depois de ter engravidado, em busca de recolocação no mercado. Realmente, não sei a realidade da cidade em que você mora, mas em João Pessoa (onde moro) tem sido cada vez mais difícil se manter na profissão. São pouquíssimos postos de trabalhos, até mesmo para profissionais multitarefas como eu. Tenho me dedicado a empreender, além de estar finalizando um mestrado na área. Desejo migrar para a vida academica de docência, já que pra mim é a única vertente que me parece possível e atraente no jornalismo.
Oi Ju, tudo bem? Espero que você encontre uma recolocação logo e quem sabe em novas opções de atuação? Força guria!
Adorei o vídeo realmente me ajudou muito
Não acredite nisso de escolher profissão só por felicidade. O dinheiro também tem poder de fazer alguém feliz.
Felicidade passageira kkkkk dps ta reclamando porq não e feliz de vdd pode ter tudo Mais não consegue NADA
Normalmente o dinheiro vem quando a pessoa se mata de trabalhar, vem reconhecimento também. Por exemplo nenhum médico trabalha pouco e ganha muito, isso é ilusão, tem que trabalhar muito, vai ver gente de todos os tipos, morrendo também. Fora isso, se quer dinheiro é melhor der empreendedor, algo que eu tô tentando também.
Se vc é um fofoqueiro, então não perca tempo e faça jornalismo.
Adoro KKKKK ❤
Estou na dúvida entre jornalismo e design :(
Design é bom
Design. Se a dúvida permanecer, vá ao topo da página ler meu texto. Eu conto o lado mais cruel sobre fazer faculdade de jornalismo. Algo que eu nunca vi ninguém contar.
Faz um teste aprofundado
Legal q o cara que se arrepende do curso e agr quer obrigar os outros a desistir. Velho, o problema n foi o jornalismo e sim VOCÊ. Que culpa o jornalismo tem se vc não gosta de trabalhar sem horário fixo e ganhando pouco ? Escolha outro curso e não incentive os outros a seguirem o teu "exemplo" e desistir da faculdade.
Hahahahahaha ai tá bom. Obrigado coach ;)
@@FelipeNogs De nada kkk
Na próxima pode me chamar pra participar do vídeo kkkk
Felippe Mota. Não sei se você ingressou no curso de jornalismo, mas o rapaz nem falou o início do problema. Não estou dizendo para você desistir, mas eu fiz um comentário no topo da página contando algo que ninguém conta depois que sai da lama. Os estágios são um problemão e eu conto o porquê
Faça Jornalismo se você amar a profissão. Não embarque achando que vai ganhar rios de dinheiro e achando que vai virar celebridade.
Concordo Josi!
Essa edição escrito “fuja” é muito injusta. Já que você descreveu em todos os pontos TODAS as faculdades e empregos. Parece clichê, mas quem cria seu salário, oportunidades e qualidade de vida é VOCÊ MESMO. Todas as faculdades vão ser difíceis. Todos os empregos vão ser difíceis, em pontos diferentes. Você tem que ser muito bom em qualquer coisa que faça pra que se destaque e ganhe bem e tenha a vida que quiser ter.
Não é que nível superior esteja decaído e porque o governo não que investir para todo mundo ganha bem,que quer nos Brasileiros sejamos refem de um salário mínimo que no Brasil ainda é maioria...
Todo Ótimo Jornalista precisa ter a Identidade de Jornalista no Brasil - SJMRJ Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, SJMRJ para todos os Jornalistas do Brasil, SJMRJ emite a Carteira de Jornalista ( Identidade de Jornalista ) - com validade Nacional, dentro da lei de Imprensa do Brasil ( Ótimo ). 2021.
É possível.obter esse registro sem diploma?
Meu pretinho cursou e está muito bem, ganha bem e escreve para vários meios além de ser assistente de um biógrafo... diz que não se vê fazendo outra coisa na vida, e se precisar ,também já estagiou em agência de publicidade fazenda assessoria empresarial, contenção ver danos, mas estudou em uma bia univrrsidade
Amei amg me ajudou a decidir descartar essa possibilidade Kkkkk
Pesquise mais sobre o tema.
Não é porque uma pessoa não gosta que todas não vão gostar.
Muitos são vitoriosos na carreira.
De passagem pelo canal
Visitando o seu canal agora
Fui
obrigado por me fazer desistir KKKKKKKK
Fiz jornalismo e publicidade tb. Ficou mais fácil virar professor de português e sociologia.
ACHO O MERCADO DE TRABALHO DE JORNALISTA INGRATO. OU ARRANJA INDICAÇÃO OU PASSA EM CONCURSO COM POUCA VAGA. PREFEREM CONTRATAR ESTAGIÁRIO NOVO DA GERAÇÃO Y E Z DO QUE FORMADO PARA ECONOMIZAR DESPESA.
Entrei na faculdade de jornalismo em 2009. Na minha época foi uma guerra para conseguir o primeiro estágio. Uma guerra, não uma batalha. Fiz um texto sobre isso, está no meu comentário no topo da página. Tenho 30 anos hoje.
Eu tenho 23 ano e até hj não sei assim direito qual profissão que quero, até criei um cantinho aqi no RUclips mas vida de youtuber não é fácil mas criei também pois quero se conhecido e também gosto e jornalista no meu ponto de vista se encaixa mais ou menor com o RUclips, tou certo?
Mais o menos Pato. RUclips serve muito para entretenimento. Criação de conteúdo também. Mas é uma lástima fazer 4 anos de faculdade para no final não trabalhar na área né? Quem sabe rádio e tv sejam melhores? Acho que se aproxima ainda mais com a lida de RUclips (como gerenciar gravações e etc) :)
@@FelipeNogs não concordo. Se você criar um canal do youtube como aquela jornalista do canal "sobrevivendo na turquia", você está dentro da sua área sim!
@@Clara.aswd739 você tem toda razão!
porra desisti do curso, VALEU!
Fiz serviço social, terminei a faculdade nem fiz o estágio mas já quero outro curso me desanimei
Eu também, me formei em Serviço Social e estou desanimada, porque não há vagas de emprego e os concursos públicos estão muito concorridos. Por isso, vou cursar uma licenciatura.
Homem de Deus eu tô tentando entender se eu quero ou não. Já fui de engenharia pra qualquer coisa. Mas vocação mesmo eu tenho pra comunicação, então eu tô muito muito em dúvida. Tô vendo os lados ruins pra ver se sou capaz
@@viverdojornalismo muito obrigada pela dica ❤️🥰 vou assitir! Bjus
@@viverdojornalismo no caso eu quero mercado tradicional já, ser repórter, mas pretendo ter a minha própria emissora, alguns programas aqui na minha cidade me agradam e eu também gosto de passar informação online. Porém, a minha vontade é ser apresentadora, seja de programa de música, porque eu canto e gosto muito ou de programa sobre o meio ambiente que eu gosto bastante também. Parece ser um caminho difícil, mas se a emissora que eu trabalhar permitir vou mostrar meu talento para canto e outros.
É isso e também não é isso. Se a a ideia é não fica preso ao mercado tradicional, busque um curso em uma universidade que esteja olhando para este tipo de visão, que considere profissões do futuro e tenha cadeiras/disciplinas que o ajudem a se enquadrar nesses espaços fora do mercado tradicional. Mas é meio frustrante realizar 4 anos de faculdade para perceber que você precisa se reinventar em relação aquilo que você aprendeu.
Obrigado pelo vídeo Viver do Jornalismo e boa sorte Lauren.
Oh coisa injusta né. Paga se tao caro pra fazer a faculdade é ganha uma merreca
Gostei bastante do vídeo!!!
Claro, vocês pensam no jornalismo dentro da bolha! Saiam da caixinha. Hoje em dia o que dá dinheiro é a internet! E quer coisa que se encaixa melhor na internet do q o jornalismo??
Me increvi hj adorei☺☺
Carreiras que vão ser extintas.🙄
O meu Deus eu vou largar no 2 semestre e ir pro direito é isso
Calma amiga. Se tu gosta, segue adiante e vai fundo. No meio do caminho você se redescobre.
como assim jornalista tem salário ruim? 🤡
pode ser coisa da minha cabeça, mas às vezes eu acho q o governo faz isso de propósito, né possível. jornalista, professor, editor e outras profissões nesse ramo, precisam de muitos neurônios pra trabalhar. se vc pensa muito, não é conveniente pro governo. tô falando bobagem? o STF aumentou o custo dos livros, pq segundo o ministro só rico q lê. Eu tô falando bobagem?????
Acredito que não esteja falando bobagem.
Vc quer q eu fuja do jornalismo?
🍪
Isso que ele nem falou onde o problema começa
Eu prefiro ser o dono da redação kkkk
Nossa não sabia que não era regulamentado!!!
se ele nem sabe oq gosta de fazer imagina ne...
Kkkkkk
poxa amigo, acho que você se apegou pelo motivo errado
⚡
"Jornalismo ganha muito pouto, muito pouco mesmo"
2100? tantas ou profissões que precisam de faculdade e que o piso é um salário mínimo que trabalham pra cacete como Logística e etc
Não é porque tem gente pior, que o salário do jornalismo não é ruim.
Amiga, o problema começa bem antes de receber o diploma, vai por mim. Eu fiz um texto no topo da página contando a verdade que ninguém conta sobre como o problema de cursar jornalismo inicia já no primeiro semestre
@@maia2015 depende da região, um repórter aqui na minha, fortaleza recebe 5k ou mais.
2100 é dinheiro de pinga. Na grande São Paulo não paga nem aluguel + condomínio.
Jornalismo é uma das profissões mais perigosas
😅 vivi esse filme aí
Será que eu levo jeito pra coisa?
Qual melhor curso pra se tornar um escritor?
Literatura eu acho
@Je Melo Da Silva Acho que nenhuma. Eu já vi e pesquisei muito sobre isso e a maioria dos escritores famosos e conhecidos tiveram profissões que nem tem relação com a escrita, mas você deve saber que ser escritor é algo complicado e que demora a ter retorno, se é o que você estiver buscando, então eu indicaria que você escolhesse algo que traga retorno e faça a escrita nos seus tempos livres. Se quiser ter certeza pesquise sobre as profissões dos escritores e você verá que até mesmo os famosos como Nicholas Sparks, Steven King e outros, indicam ter uma outra fonte de renda que não seja a escrita. Mas você quem sabe. Boa sorte
@@atelinatainara3685 Muito obrigada.
Letras
Perai! As empresas vão contratar pessoas que tem diploma, más vc acabou de afirmar que a 'profissão ' não é reconhecida, ou seja! Existe profissional sem diploma?
Jornalista nem precisa de diploma se precisasse minha vizinha teria tirado🤣
E o que vc me diz sobre fazer jornalismo a distância ? EAD .
Compensa ?
Amigo, quando tiver um tempo, leia o texto que fiz no comentário do topo da página. Contei o maior problema de cursar jornalismo. Contei algo que nunca vi ninguém contar. E é algo muito sério.
Aliás, não tem emprego. É fazer para ficr desempregado.
Ainda tem q saber falar inglês
Importante. hehehe
E a cara do CV esse homem
Mds eu desisti de medicina pq os caras passam o dia na faculdade... dai vim p jornalismo e é a mesma bosta scr
Você fez qual faculdade?
Pucrs
Poder não é querer
voce 'pode' entrar numa redação
mas o que vai te qualificar para ser Editor, fotografo, coordenador de jornalismo, revisor
nessa relação com a vaga existe uma pequena área cinzenta..... que não foi explicada de forma técnica nesse VT
alias
vejam minhas matérias www.dhoje.com.br
obrigado
e sucesso a todos nÒZES!
Eu posso te explicar, mas não sei se vai ser tão claro. Pq plano de carreira é inexistente na área. Bjs
Amigo, eu fiz um texto no comentário do topo da página. Eu comento o problema que ocorre durante a faculdade e que ninguém fala. A saga do primeiro estágio
blá blá blá
mano kkk ok
Cara frustrado!
Hahaha ata.
Qual a carga horaria por dia da faculdade?
Depende da faculdade, eu já cursei Jornalismo na ufma e era no período da tarde, começa às 14:00 h e ia até 17:00 e alguma coisa. Nas terças e quintas, ia até 19:00 h