@@chokkko levantando o ponto em que são sabres de "luz" que cortem qualquer coisa com calor e já a, sendo que se for carne corta "cicatrizando" (não ne lembro do nome de quando algo muito quente te corta e não deixa seu sangue sair, como se estivesse "curado" de certa forma). Obviamente seria impossível seguindo esses conceitos, algo feito com energia? Que se abastece a luz solar contida por vidro que ao encostar em alguém causa choque? É bem distante do que queremos mas seria próximo. E a questão é, seguindo essa lógica é possível ou não fazer um sabre de luz?
@@AUGUSTINHOBOMBA sla uai mas como eu disse não precisa ser 100% parecido com os filmes, um ferro extremamente quente e que demore muito para esfriar já seria daora o suficiente kkkkk ou sla, se fosse "possível" de existir mas somente se a gente usasse toda a energia do sol (ou algo parecido) pra se fazer isso, de certa forma ainda é "possível" de existir, e seria daora do mesmo jeito saber que é possível a existência de um sabe de luz kkkk mas não tem só sabre de luz, tem um monte de coisa de ficção científica pra analizar.
Minuto da Terra arrasando como sempre. A profundidade desse vídeo pode ir muito mais além do que o sangue, mas de toda uma sociedade humana. Temos mania de rotular coisas, e esquecemos que a evolução em si já é uma eterna mudança.
OBRIGADO PELO VÍDEO! Vou passar em sala de aula quando me formar! Me lembro que quando a professora falou "endotérmico e ectotermico" na faculdade eu fiquei com medo, mas esse vídeo foi bem didático!
Caraca, obrigado pelo vídeo, eu até hoje achava que os animais de região fria tinha sangue quente e vice versa sem mudar a temperatura. Ótimo vídeo vlw 💙
@@MinutoDaTerrame tira uma dúvida a cobra que tem sangue frio é o corpo ou o sangue dela que fica frio? Se matar a cobra e cortar ela o sangue sai frio?
Interessante. Estudei que uma das maiores dividas com relação aos dinossauros, era se eram animais se sangue frio ou sangue quente... talvez as ideias abordadas no vídeo ajudem neste aspecto. Ótimo vídeo!
Isso acho que parte de determinadas características evolutivas, é exatamente por causa dessas características evolutivas que não podemos classificar dessa forma que você falou ( numa caixinha), deve ser uma análise profunda visto que várias criaturas diferentes desenvolvem respostas corporais similares. Não poderiamos colocar por exemplo: ictiossauros e golfinho em uma mesma caixa só pq o corpo é adaptado de forma similar para conviver na água e também por serem criaturas com milhões de anos de diferença e completamentes seres distintos . Mas vamos colocar neste exemplo então nós em comparação com nossos parentes mais próximos, os outros primatas, usando como comparação a habilidade de usar "instrumentos" ou "ferramentas" pra conseguir realizar tarefas para conseguir o que quer, é fácil a comparação pq somos próximos, agora imaginar um outro Ser fazendo exatamente a mesma coisa, como Moluscos e Aves, Crustáceos e até Peixes pode ser difícil pq não somos parecidos. Então percebemos que certas coisas acontecem mais de uma vez , e também ao mesmo tempo. É isso o que é a vida. Não é uma única célula em um oceano primitivo, são várias células diferentes, várias tentativas de vida diferentes trocando seus materiais genéticos , culminando em resultados e formas diferentes que vão acontecendo e que pelas pressões ambientais, alimentares e reprodutivas vão competindo e sobrevivendo como podem até chegar em criaturas completamente diferentes e distantes umas das outras com características evolutivas similares e ao mesmo tempo também com seres bastante próximos com características evolutivas bastante diferentes uns dos outros.
Mai uma vez surpreendido e com conhecimento ampliado na internet. Realmente classificamos tudo assim por ser mais fácil, mas não necessariamente mais correto. Eu também sempre me questionei da classificação das Ordens como por exemplo: Ordem Carnivora (mas outros animais comem carne e não estão na ordem, nós humanos e marspiais por exemplo), Ruminantes (mas outros mamiferos também ruminam e outros não) e por aí vai.
A dualidade do pensamento é uma importante ferramenta para o aprendizado, pois ela é mais facilmente compreendida por mentes simples e limitadas. É pelo mesmo motivo que, primeiramente, ensinamos às crianças os números naturais, para, somente depois, ensinar os números racionais.
Mas nesse caso, nunca aprendemos que existe além dessa dualidade, então, sempre continuamos no erro. Outra fato, os números racionais primeiros são simples, para depois se complexar, existe uma etapa, nessa separação de sangue frio e quente não, existem os fatos e simplesmente simplificam demais, é um erro, não um etapa de aprendizado.
Legal! De repente mudar para animais que precisam da temperatura estável e outros não! Não sei. Gostei de quando vocês falaram sobre a gente precisar rotular e padronizar o mundo, é a forma como a gente conseguiu sobreviver até hoje, dando nome e dicotomizando as coisas, bom ou ruim, vivo ou morto etc. Ps: já pensaram em fazer um minuto da terra sobre agroecologia?
Então existe geração interna variável e não geração de calor interno. Simples. Continua a mesma coisa. Sangue quente e sangue frio. Entre os de sangue quente, existe variação na geração da temperatura.
Bem, o lance do sangue frio eu só uso como metáfora, além disso eu lembro que os mamíferos tem uma temperatura própria do corpo deles enquanto os répteis absorvem (se adaptam a) a temperatura do ambiente.
Não deixa de ser pois eles nos mantém na miséria e quando você está na miséria você não pensa no amanhã pois precisa sobreviver hoje mas tem outros que realmente não ligam pois são podres e já outros não tem conhecimento isso varia bastante
tome cuidado quando for falar " foram perdendo essa capacidade por conta de..." pois remete à hipotese do uso e de uso e confunde quem não entendeu bem seleção natural ainda!!!!!!!!!!!!
poderia ter fresado a parte da regulaçao interna e ""externa"". Não foi dado exemplo algum dos principais representantes dos dito ectotérmicos , como os réptil fica bacana comparar com as aves. poderia ter mencionado a classificação dos "heterotérmicos", os exemplos que vc deu, induz a uma confusão mental, como vc disse o cerebro tende a classificar as coisas, como em uma resposta de mutipla escolha, como vai diferenciar, um animal como os mostrado no video, que em "X" situação, tem sangue com regulação interna e outra situação regulação externa, se a pergunta for tendenciosa. Como no exemplo das abelhas, a grande memoria das abelhas tem aquela capacidade, além do aquecimento não ser resultado propriamente do musculo sozinho de um único individuo, sendo mais física por atrito + massa. Porem, sim tem abelhas, que conseguem trabalhar em dias levemente mais frios, onde a temperatura não cai tanto, por causa do auxilio desses musculo, sendo os insetos em sua esmagadora maioria de regulação externa. sim o cérebro usa recursos categóricos, para facilitar a assimilação de informação e compreensão, também é um recurso evolutivo, muito eficiente, seria um excelente tema de video, isso explica muitos casos de crianças visualizar figuras humanoide no escuro e varios outros exemplos, como visualizar cores em 180º do campo de visão ocular humano, quando não seria possível e este recurso, do cérebro faz vc imaginar as cores no automatico. Ou como isso facilita aprendizado de linguas, andar e etc.
Acho que fazemos isso pois é mais fácil de explicar para crianças na escola, sem ter que se aprofundar muito nisso, assim tendo mais tempo para fundamentar bases educacionais, como português e matemática, por exemplo.
Quando eu estudei isso a unica diferença era q os de sangue quente regulavam a própria temperatura e os de sangue frio não q vc colocou até na descrição seria os endotermicos e ectotermicos, e era só isso não tinha nada do corpo ser quente ou frio ou de gerar calor ou não, a não ser q existam outras definições para esses termos pelo mundo a fora eu diria q vc deu uma viajada alterando definições simples só pra dizer q elas estão eradas
O final também funciona para nós humanos em relação a gêneros e sexo da nossa espécie a anos atrás. Antes havia um rótulo simples de: só tem homem e mulher ou hétero (considerando os “corretos”) Hoje em dia esse rótulo é mais complexo, e com tanta diversidade de gênero e sexual, os extremos não são mais tão rígidos.
Eu não acho que esses termos deveriam parar de ser usados, além de serem fáceis e dinâmicos de se entenderem também faz sentido para a evolução explicar como cada animal adquiriu estratégias de regulação de temperatura corporal através do tempo. Só acho que a gente deve ter a consciência que nem todos os animais que estão nesses grupos estão corretos e que há excessões. Fora isso está tudo bem.
Diz aí, gostou desse vídeo? Semana que vem vamos aprender sobre o dia em que descobrimos que a água NÃO É um elemento!
Sim
Vídeo ótimo meu rei
Água é uma molécula composta por 3 átomos de 3 elementos diferentes 1 oxigenio e 2 hidrogénio, cá na tuga isso é logo ensinado no 7° ano
@@guilhermeeugenio4434 😐😐😐
Esperando....
ia ser daora uma série sobre ficção científica, onde o Minuto da Terra mostra o que funcionaria e o que é impossível
Up
Sim, mesmo que certos itens sejam óbvios.
@@AUGUSTINHOBOMBA eu tava pensando em coisas tipo um sabre de luz, talvez até "dê" pra fazer mas não 100% fiel com o dos filmes
@@chokkko levantando o ponto em que são sabres de "luz" que cortem qualquer coisa com calor e já a, sendo que se for carne corta "cicatrizando" (não ne lembro do nome de quando algo muito quente te corta e não deixa seu sangue sair, como se estivesse "curado" de certa forma).
Obviamente seria impossível seguindo esses conceitos, algo feito com energia?
Que se abastece a luz solar contida por vidro que ao encostar em alguém causa choque? É bem distante do que queremos mas seria próximo.
E a questão é, seguindo essa lógica é possível ou não fazer um sabre de luz?
@@AUGUSTINHOBOMBA sla uai mas como eu disse não precisa ser 100% parecido com os filmes, um ferro extremamente quente e que demore muito para esfriar já seria daora o suficiente kkkkk
ou sla, se fosse "possível" de existir mas somente se a gente usasse toda a energia do sol (ou algo parecido) pra se fazer isso, de certa forma ainda é "possível" de existir, e seria daora do mesmo jeito saber que é possível a existência de um sabe de luz kkkk
mas não tem só sabre de luz, tem um monte de coisa de ficção científica pra analizar.
Minuto da Terra arrasando como sempre. A profundidade desse vídeo pode ir muito mais além do que o sangue, mas de toda uma sociedade humana. Temos mania de rotular coisas, e esquecemos que a evolução em si já é uma eterna mudança.
É isso aí
É incrível como que um assunto simples gera uma vídeo interessante
Que bom que gostou :))
OBRIGADO PELO VÍDEO! Vou passar em sala de aula quando me formar! Me lembro que quando a professora falou "endotérmico e ectotermico" na faculdade eu fiquei com medo, mas esse vídeo foi bem didático!
Que bom que gostou, fico feliz :D
Tá fazendo faculdade de que, amigo?
@@jhonesantos1628 biologia e geografia
@@guilhermerodrigues490 quer ser professor?
Faz um vídeo filosófico
Exemplo: oque e algo com consciência? (Não sei se e um bom exemplo e eu não entendo muito sobre)
Adm achando que não existe sangue frio é porque não conhece o coração da minha ex 😢
Talvez o coração frio, mas outras partes bem quentes pelo visto. Kkkk Já não dá pra por na caixa. Kkkk
@@woddyzinhoo pior que é...
Quem é que não tem uma Ex, que quando a Ex vem ela na cabeça mesmo tendo outras 6 😢😢😢😢
Quer um abraço?
@@falacomigo4526 pra tu ver
Melhor canal de curiosidades quê eu já vi 😃
Caraca, obrigado pelo vídeo, eu até hoje achava que os animais de região fria tinha sangue quente e vice versa sem mudar a temperatura.
Ótimo vídeo vlw 💙
Oba, fico feliz que gostou!
Ótimo vídeo como sempre, estou louco para começar a trabalhar e apresentar esses vídeos nas minhas aulas. Um abraço a toda equipe do Minuto da terra.
Fico honrado!
@@MinutoDaTerrame tira uma dúvida a cobra que tem sangue frio é o corpo ou o sangue dela que fica frio? Se matar a cobra e cortar ela o sangue sai frio?
esse foi na minha opinião o melhor video desse canal até hoje, parabéns ao minuto da terra.
Que bom que gostou tanto, fico feliz!
Só fui descobrir agora que é um canal empresa, pqp, que dublador incrível! E tem carinho pelo canal, diferente de vários canais empresa sem alma.
Carinho pelo canal e por todos vocês :)) Que bom que você gosta, fico muito feliz! Um abraço (e veja o vídeo que acabou de sair)
Nossa como eu amei esse vídeo , principalmente na hora q falou de de rotular tudo numa simples caixinha 💜
Valeu!
aeeeee
Nós gostamos de tudo simples, mas as coisas são muito complexas
Eu aqui imaginando ter que estudar isso para uma prova de biologia. Deixa em duas caixas, por favor. 😂😂😂
Excelente, como sempre, Léo.
Hahaha já pensou?! Legal, que bom que gostou, fico feliz, de verdade! Um abraço :)
Interessante. Estudei que uma das maiores dividas com relação aos dinossauros, era se eram animais se sangue frio ou sangue quente... talvez as ideias abordadas no vídeo ajudem neste aspecto. Ótimo vídeo!
Os vídeos desse canal é muito bom e é muito rápido
Mega Interessante, obrigado.
Valeu!
@@MinutoDaTerra, que isso, eu que agradeço.❤️🫂
Muito legal saber disso! Amei
Que bom, fico feliz
Fantástico esse conteúdo... Minuto da Terra nunca decepciona a gente!
Muito bom os seus vídeos! Estava dando uma olhada no canal, ai resolvi assistir esse vídeo e gostei mais ainda.
Agora tudo faz sentido, obrigado
Isso acho que parte de determinadas características evolutivas, é exatamente por causa dessas características evolutivas que não podemos classificar dessa forma que você falou ( numa caixinha), deve ser uma análise profunda visto que várias criaturas diferentes desenvolvem respostas corporais similares. Não poderiamos colocar por exemplo: ictiossauros e golfinho em uma mesma caixa só pq o corpo é adaptado de forma similar para conviver na água e também por serem criaturas com milhões de anos de diferença e completamentes seres distintos . Mas vamos colocar neste exemplo então nós em comparação com nossos parentes mais próximos, os outros primatas, usando como comparação a habilidade de usar "instrumentos" ou "ferramentas" pra conseguir realizar tarefas para conseguir o que quer, é fácil a comparação pq somos próximos, agora imaginar um outro Ser fazendo exatamente a mesma coisa, como Moluscos e Aves, Crustáceos e até Peixes pode ser difícil pq não somos parecidos. Então percebemos que certas coisas acontecem mais de uma vez , e também ao mesmo tempo. É isso o que é a vida. Não é uma única célula em um oceano primitivo, são várias células diferentes, várias tentativas de vida diferentes trocando seus materiais genéticos , culminando em resultados e formas diferentes que vão acontecendo e que pelas pressões ambientais, alimentares e reprodutivas vão competindo e sobrevivendo como podem até chegar em criaturas completamente diferentes e distantes umas das outras com características evolutivas similares e ao mesmo tempo também com seres bastante próximos com características evolutivas bastante diferentes uns dos outros.
Simplesmente sensacional ❤
Excelente!
Valeu!
Video incrível
É como Plutão. Nada me tira da cabeça que ele ainda é planeta.
Me lembrou Rick e Morty.
Ótimo vídeo!
Adoro essas piadas do final do vídeo kkk
Top
Mai uma vez surpreendido e com conhecimento ampliado na internet. Realmente classificamos tudo assim por ser mais fácil, mas não necessariamente mais correto. Eu também sempre me questionei da classificação das Ordens como por exemplo: Ordem Carnivora (mas outros animais comem carne e não estão na ordem, nós humanos e marspiais por exemplo), Ruminantes (mas outros mamiferos também ruminam e outros não) e por aí vai.
A PIADA NO FINAL É SEMPRE PERFEITA PQP
Muito bom 👍👏
Parabéns ! Me aumentou o entendimento
Minuto da terra sempre arrasando
Mais um vídeo top
uhuw!
Então só tem sangue morno?
Vídeo muito bom
Que canal bommmmmm
Que bom que gostou :) Não esquece de se inscrever
Eu adoro seus vídeos mas realmente me doem os olhos assistir por causa do fundo branco kkk, mesmo com brilho baixo
A dualidade do pensamento é uma importante ferramenta para o aprendizado, pois ela é mais facilmente compreendida por mentes simples e limitadas. É pelo mesmo motivo que, primeiramente, ensinamos às crianças os números naturais, para, somente depois, ensinar os números racionais.
Mas nesse caso, nunca aprendemos que existe além dessa dualidade, então, sempre continuamos no erro. Outra fato, os números racionais primeiros são simples, para depois se complexar, existe uma etapa, nessa separação de sangue frio e quente não, existem os fatos e simplesmente simplificam demais, é um erro, não um etapa de aprendizado.
Todo mundo é os 2
Presisando tanto do calor de fora e o de dentro do próprio corpo
Para crianças/jovens nas escolas é muito mais facil iniciar o aprendizado assim.
Legal! De repente mudar para animais que precisam da temperatura estável e outros não! Não sei. Gostei de quando vocês falaram sobre a gente precisar rotular e padronizar o mundo, é a forma como a gente conseguiu sobreviver até hoje, dando nome e dicotomizando as coisas, bom ou ruim, vivo ou morto etc.
Ps: já pensaram em fazer um minuto da terra sobre agroecologia?
Então existe geração interna variável e não geração de calor interno. Simples. Continua a mesma coisa. Sangue quente e sangue frio. Entre os de sangue quente, existe variação na geração da temperatura.
Vc poderiam fazer um vídeo sobre anemia eu tenho e não entendo direito como funciona se vcs explicarem ficaria mais fácil pra eu entender
que vídeo maravilhoso
Fala mais sobre essas caixas.
Mais um vídeo necessário
Eu acho que metade do mundo já sabe das abelhas japonesas fritando vespas de tantas vezes que a gente ja escuto 🫤
entendi que o que eu sabia estava errado, mas o que eu deveria saber agora, não entendi nada
Minha vida toda foi uma ilusão kkkkkk. Obrigada pelo vídeo.
Bem, o lance do sangue frio eu só uso como metáfora, além disso eu lembro que os mamíferos tem uma temperatura própria do corpo deles enquanto os répteis absorvem (se adaptam a) a temperatura do ambiente.
Ou seja, o que existe são variações entre um e outro? Mas a gente pode dizer que predominantemente criatura x tende a ter o sangue "quente" ou "frio"?
Pq o ser humano não liga muita para as mudanças climáticas seria por causa dos políticos
Não deixa de ser pois eles nos mantém na miséria e quando você está na miséria você não pensa no amanhã pois precisa sobreviver hoje mas tem outros que realmente não ligam pois são podres e já outros não tem conhecimento isso varia bastante
essas abelhas sempre tao "esquentadinhas"
tome cuidado quando for falar " foram perdendo essa capacidade por conta de..." pois remete à hipotese do uso e de uso e confunde quem não entendeu bem seleção natural ainda!!!!!!!!!!!!
O mundo é quantico e não binário.
Atualizem o podcast no Spotify por favor, eu nunca pedi nd
nunca mais atualizamos né
poderia ter fresado a parte da regulaçao interna e ""externa"". Não foi dado exemplo algum dos principais representantes dos dito ectotérmicos , como os réptil fica bacana comparar com as aves.
poderia ter mencionado a classificação dos "heterotérmicos", os exemplos que vc deu, induz a uma confusão mental, como vc disse o cerebro tende a classificar as coisas, como em uma resposta de mutipla escolha, como vai diferenciar, um animal como os mostrado no video, que em "X" situação, tem sangue com regulação interna e outra situação regulação externa, se a pergunta for tendenciosa.
Como no exemplo das abelhas, a grande memoria das abelhas tem aquela capacidade, além do aquecimento não ser resultado propriamente do musculo sozinho de um único individuo, sendo mais física por atrito + massa. Porem, sim tem abelhas, que conseguem trabalhar em dias levemente mais frios, onde a temperatura não cai tanto, por causa do auxilio desses musculo, sendo os insetos em sua esmagadora maioria de regulação externa.
sim o cérebro usa recursos categóricos, para facilitar a assimilação de informação e compreensão, também é um recurso evolutivo, muito eficiente, seria um excelente tema de video, isso explica muitos casos de crianças visualizar figuras humanoide no escuro e varios outros exemplos, como visualizar cores em 180º do campo de visão ocular humano, quando não seria possível e este recurso, do cérebro faz vc imaginar as cores no automatico. Ou como isso facilita aprendizado de linguas, andar e etc.
A gente tende a colocar tudo em duas caixinhas msm.
uma pergunta o ser humjano pode ser metade esterno e interno por que quando ta uma solzao meu corpo parece que fica mais quente n e verdade
Acho que fazemos isso pois é mais fácil de explicar para crianças na escola, sem ter que se aprofundar muito nisso, assim tendo mais tempo para fundamentar bases educacionais, como português e matemática, por exemplo.
Saitama ou Goku?
Quando eu estudei isso a unica diferença era q os de sangue quente regulavam a própria temperatura e os de sangue frio não q vc colocou até na descrição seria os endotermicos e ectotermicos, e era só isso não tinha nada do corpo ser quente ou frio ou de gerar calor ou não, a não ser q existam outras definições para esses termos pelo mundo a fora eu diria q vc deu uma viajada alterando definições simples só pra dizer q elas estão eradas
é mais facil botar ele é os dois.
Se for abordando cada assunto escolar, vamos descobrir que tudo que ensinam está errado
Tem artigo fonte? (Somente por curiosidade msm)
Tem sim, sempre colocamos as fontes na descrição do vídeo 😀
Os pinguins não podem torcer pra ninguem num esporte , pq eles são bem pé frio.
problema de mais conteúdo é a complexidade ou melhor completa insanidade de cobrar tudo isso no vestibular
❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Resumindo: Dialética é um método superior.
Oi @MinutoDaTerra quando vocês vão lançar o livro traduzido?
Não temos planos pra lançar não... alguma editora teria que ter interesse...
poxa q merda em
Sim
"Qué vê?"
hahaha o sotaque :P
Isso! Tá na hora de esquecer rotulos🎉
O final também funciona para nós humanos em relação a gêneros e sexo da nossa espécie a anos atrás.
Antes havia um rótulo simples de: só tem homem e mulher ou hétero (considerando os “corretos”)
Hoje em dia esse rótulo é mais complexo, e com tanta diversidade de gênero e sexual, os extremos não são mais tão rígidos.
A solução é inventar mais nomes para categorizar cada caso.
@@Senhor_do_submundo9963 pois é. É algo bem complexo, mas ou tão tentando fazer isso (os cientistas e pesquisadores) ou só não tão mesmo.
@@Senhor_do_submundo9963então você teria que criar um nome, prá cada combinação de neurônios é genes, que formão a sexualidade dê uma pessoa
Eu não acho que esses termos deveriam parar de ser usados, além de serem fáceis e dinâmicos de se entenderem também faz sentido para a evolução explicar como cada animal adquiriu estratégias de regulação de temperatura corporal através do tempo. Só acho que a gente deve ter a consciência que nem todos os animais que estão nesses grupos estão corretos e que há excessões. Fora isso está tudo bem.
Eu tenho sangue frio
Faz o "L".
L :D
L
L
Pessoal sabem oque é esse "L".
90 09
Novo vídeo
uhuw
Acabou de desconectar da ciência, pode mudar o canal pra só entretenimento.
pq?
Animais de sangue quente : criaturas vivas
Animais de sangue frio : criaturas mortas
"O cérebro humano gosta de rotular as coisas em termos simples, como preto e branco. Mesmo quando a realidade é bem diferente"
Como sempre na biologia, tudo depende ❤
tudo na vida é isso hehe =D
Carai começou falando que pé de pinguin ta quase da temperatura do gelo e terminou com mo critica social sobre gênero. Ta muito militão
"Animals" escrito com um pontinho ali em cima do L pra fornar a palavra "animais" genial dkhdkdjs
hahaha editor com preguiça kkk
Minha vida foi uma mentira..... A p***a de uma mentira