Tenho 26 anos e tive meu diagnóstico no final de 2023. Estou fazendo o tratamento e nunca me senti tão bem! O que prejudicou meu diagnóstico foi o fato de não manifestar a hiperatividade e ter sido uma criança brilhante, apesar do TDA. Porém, na faculdade e, principalmente no mercado de trabalho, minha vida estava desmoronando e até entrei num quadro depressivo por me sentir incapaz. Busquem tratamento, ele muda e salva vidas!!!
Passei exatamente pela mesma história, não apresentei hiperatividade no comportamento, mas o cérebro é hiperativo. Filho de professora, eu sempre tiver que no mínimo às médias nas escolas. Descobrir aos 24 após consultas,vários estudos e autoconhecimento. Estou feliz por descobrir e conseguir tratamento.
Boa noite,por favor @joaovitormiranda8102 tenho um filho que hoje está com 29 anos e eu sempre percebi as dificuldades que ele tinha em concentraçao e inquieto não ficava quieto mas acabei achando que iria passar com o tempo, hoje vejo a dificuldade que ele tem,estou disposta a ajudar meu filho gostaria de saber qual o profissional indicado para iniciar um tratamento,por favor.
Recebo inúmeros pacientes que vêm com diagnóstico de internet e na realidade muitos deles não apresentavam TDAH e outros apresentavam outros diagnósticos com sintomas em comum. Avalio com muita cautela, pois tanto o tratamento quanto a interpretação de seus comportamentos devem ser entendidos.
Tenho Tdah diagnosticado na infância pelo pediatra, e que o psiquiatra mandou a minha mãe ignorar o diagnóstico. Fui taxada de desatenta e relaxada a minha vida inteira. Consegui me formar na escola e em eng civil com boas notas, graças aos Hiper focos. Os 30 anos tive novamente o diagnóstico, e eu tomo medicação. Remédio q muitos tomam pra acordar, para mim faz eu ficar mais relaxada. Parece q consigo pensar normal, sem aqueles tanto de ideias vagando na minha cabeça! 😊 outras horas, sinto falta do hiper foco pra resolver um problema específico! 😂
Amém!! Uma pessoa que fala sobre o transtorno que tenho sem romantizar ou diminuir as características dessa porcaria que só fui diagnosticada aos 38 anos. Como eu tenho começado a ficar muito brava quando vejo humorista achando graça nisso! Quando você toma consciência do quanto sofre não vê graça nenhuma!
Já procurei ajuda tanto com neuro, como com psiquiatra. A única coisa que me passaram foram antidepressivos, eu não tenho depressão, a vida toda vivi no mundo da lua, sempre tive dificuldades nos estudos, tenho muita dificuldade para me concentrar, nunca termino nada que começo, procrastino demais, e minha cabeça não para nunca, as vezes tenho que fazer um esforço para ficar com a mente quieta, pois tenho sequências intermináveis de pensamentos que não se acabam nunca. Eu realmente sinto que tenho uma deficiência na atenção.
Renato desatençao TB é falta de motivação e acaba q nos destraímos com aquilo q tira a nossa cabeça dali... E sendo falta de motivaçao por falta da dopamina isso TB nos leva a depressão e/ou baixa estima o q afeta nossa qualidade de vida diária. Ou seja tem o lado da capacidade executora atingida assim como nossas emçoes e pensamentos... É por esse motivo q estou me dando ao direito de comparar essas situaçao nossa experimentando de forma disciplinada e com controle médico a ritalina. Quero comparar o uso regular observando meu estado de espiririto ânimo ansiedade auto estima etc... Com o não uso, apenas fazendo a terapia comportamental cognitiva. Devemos levar bem a sério nossa própria leitura, sermos TB nosso próprio médico pra usarmos com bom censo os fármacos levando em conta p conjunto dos transtornos do portador de TDAH... Aliá como Drauzio fala aqui no início. Abraço
Já dosou suas vitaminas D3 e B12? A filha de uma amiga recebeu este diagnóstico de TDA ( sem o H, pois não é hiperativa). Alguém da família pediu que ela levasse a filha a um endocrinologista e pediu dosagens de hormônios, vitaminas e sais minerais. Resultado: suplementou magnésio treonato, D3 e B12 e acabou o problema.
Fui procurar um neuropsicologo para descobrir se realmente tinha depois dos 30, pq como conseguia ir bem na minha vida acadêmica sempre achei que era só preguiça. Hoje tem alguns meses de tratamento apenas, estou começando a ver diferenças agora
Um bom teste pra saber se vc tem ou nao TDAH: "nossa, realmente eu nao consigo me concentrar na leitura de um livro, ou assistir uma aula online até o fim"... Isso nao é TDAH. TDAH real: "Nossa, eu não consigo estudar nada que deveria, não tenho concentração pra assistir uma vídeo aula sequer do meu curso online que deveria ter terminado há 6 meses, mas li 8 livros sobre a segunda guerra mundial nos últimos 30 dias."
Eu aprendi uma profissão inteira na qual me destaco hoje graças a um momento de hiperfoco, antes de saber que dá possibilidade desse transtorno em adultos... Tenho muita dificuldade nas coisas mais simples e tediosas, mas com medicação e principalmente TERAPIA, minha vida alcançou uma mínima ordem onde eu consigo tirar o melhor de mim (na maioria das vezes)
Hiper atividade mental, estafa mental, além de combos, ansiedade, pensamentos ruminantes, portanto mesmo que não seja TDAH, procure um médio e não descanse se mantiver comportamento desconfortantes, saúde mental é tão importante quando qualquer parte do seu corpo
Eu tenho uma menina de 8 anos e o ritmo dela na escola é nível de quem está iniciando o pré. Na escola ela é quieta e não consegue aprender já em casa é ligada no 230 Na família há casos de autismo, TDAH sem hiperatividade e deficiência intelectual.
Eu não consigo me concentrar, esqueço muito rápido das coisas, confundo o lado esquerdo e direito, percebo meu processo mental muito lento, até pra fazer algo sou muito lenta, me distraio facilmente, muitos dizem q sou sonsa, e isso me atrapalha em tudo 😢
Tbm sou assim 🤧 e tbm sou diagnosticada , mas com a medicação em dia , boa alimentação exercícios e treino de leitura escrita e atenção melhora muito 😊
Minha neta tinha um namorado com TDAH. Tadinho, sei que sofre. Ele parou o tratamento mas acho que depois do rompimento do namoro voltou a se tratar com a esperança de se reconciliar. Mas ela não voltou. Entendo o lado dela mas meu coração ficou patido vendo o sofrimento dele. O pai dela (meu genro) é bipolar. Imagina a situação. Pai bipolar, namorado com TDAH.
Eu tenho TDAH e "destruí" dois namoros por causa da impulsividade do TDAH (que no contexto de interações sociais foi a parte do transtorno que mais me afetou). Eu só fui diagnosticado recentemente então eu nem sabia, mas eu também entendo você, a sua neta e o ex dela.
Não é mesmo fácil. Tem 3 vertentes: atenção, hiperatividade e impulsividade. Às vezes a gente tem muito de um e pouco do outro, às vezes não tem nada a ver com o conjunto, em outras, as pessoas nem parecem sê-lo… estão “devidamente domesticadas” e só no profundo dela a gente descobre. E sim, adultos que não tiveram diagnóstico e tratamento são adultos TDA. Quando me descobri TDAH/I chorei de ALÍVIO puro. Eu acreditava que todos os meus fracassos, minhas incapacidades eram só culpa da minha vontade e, entendendo o que é o TDA, soube que eu não tinha nenhuma culpa. Senti como um mundo era tirado das minhas costas! E depois mudei muitas coisas na minha vida ao ter mais informação sobre o assunto. Hoje faço o que amo, com total excelência e já me preparo para minhas ações/reações, porque me conheço melhor. Teria ajudado tratamento psicológico, talvez remédios, mas onde vivo não tem tratamento para pobres com TDA, a Seg social daqui nem aceita que isso exista, então me virei conhecendo muito sobre o assunto e analisando a mim mesma e as minhas atitudes e formas de pensar. Certeza que isso não pode ser chamado de “tratamento”, mas sinto-me mais feliz, satisfeita e sempre com ânimo tentar ser melhor pessoa. Porque o TDA, não é um “defeito de fábrica”, é uma potente ferramenta que, se bem usada, dá até super poderes!!
me trato há muitos anos, desde pequena porém com interrupcoes, sem interrupcoes me trato ha pelo menos 8 anos, e somente no fim do ano passado, aos meus 20 anos que consegui meu laudo com TDAH severo do tipo desatento (nao possuo hiperatividade). A depressao e a ansiedade gravíssimas que sofri na adolescencia tiveram que ser minimamente estabilizadas antes de estudar meu déficit e principalmente meu borderline. mesmo sabendo do meu diagnostico e tomabdo medicação, a batalha é diária... faço faculdade e a vontade de desistir é constante, interajo, me esforco, tento estrategias diferentes de anotacao/absorção mas meu esforço é em vao, as vezes ate mesmo que o assunto seja o meu hiperfoco. ja coloquei minha vida em risco (e dos meus familiares) varias vezes em risco, seja largando fogao ligado a noite toda, ferro de passar, por pouco nao enfiei o cabo de um fone de ouvido na tomada, enfim... uma pena que o sistema educacional e a sociedade como um todo tb nao
@@thiagodemelo3921Não se dê diagnóstico. Normalmente quem reconhece o TDAH é a família ou quem convive diretamente com ele. E não ele mesmo. Talvez você esteja passando por acúmulo de stress e é isso.
Vou me consultar em breve e depois volto aqui pra compartilhar como foi. Minha vida virou um caos desde que comecei a trabalhar, estudar no ensino superior e me relacionar. Minha cabeça é uma bagunça total, e minha vida parece um caos minimamente controlado, com tropeços e frustrações acontecendo o tempo todo, quase como um padrão de comportamento. Se essa condição realmente for confirmada, acho que sentir um alívio enorme na ALMA, porque só quem vive esses problemas sabe como é. Tudo vira uma bola de neve, uma coisa vai puxando a outra e bagunçando várias áreas da vida. A única vez que tive organização na minha vida foi quando fiquei hiperfocado no livro 'O Poder do Hábito'. Foi justamente porque eu estava tentando achar uma saída no meio desse caos. Foi nesse último semestre, que estou tendo enorme dificuldade para concluir o TCC, que decidi tentar me entender ou assumir que eu tenho alguma coisa e ir procurar ajuda profissional. Na verdade minha namorada que percebeu certos padrões de comportamento nesses seis anos que nós estamos juntos e sugeriu que eu buscasse ajuda Sempre me senti culpado por não conseguir entender exatas, especialmente no ensino médio, ou me concentrar em sala de aula e me manter quieto... Fiz uma prova final em uma das matérias da faculdade, eu juro, tive que ler mais de 15 vezes o enunciado de cada questão... Como dizer que isso não é um problema? Da vontade de desistir da vida, sem exagero algum, realmente não sei como cheguei na oitava fase, tive que me esforçar muito, já que coisas simples viram desafios ferrenhos
Não tomo remédio pra transtorno nem amarrada 😂 Estou acordando bem cedo que ainda esta começando o dia a mente não está quietinha mas forço uma leitura e consigo ler por meia-hora. Sempre gostei de ler mas a mente agora não ajuda. Realmente pra concentrar o olhar e a mente sem a mente fugir desfocada é quase impossível. Mas vou criando pequenas rotinas com disciplina, meu Deus e minha família são a minha motivação ❤
Prezado Dr.drauzio Permita-me um adendo; Eu fui diagnosticado com o tdah aos 50 anos ( através de uma amiga que relatou os seus sintomas, que eram parecidos com os meus) ao buscar um psiquiatra e iniciar o tratamento levei em média um ano e meio para ajustar a medicação, que passei a incluir atividade física o que me fez inclusive diminuir a dosagem da medicação. O que quero dizer com isso é, mesmo adulto, tanto o diagnóstico como o tratamento é demorado e pessoal, se puder incluir um psicólogo junto melhor ainda até porque o portador do tdah ( nasce assim e não conhece outra realidade) e tudo muda após o tratamento correto na dose certa Muito obrigado
Exatamente… a gente pensa que a cabeça de todo muito funciona assim, cheia de ideias 😅 e acho q esse trem deve ter haver com genética tbm. Parece q muita gente na minha família tem esse “pensamento acelerado”… pensava q isso era normal
Fui diagnosticado pelo psicólogo com TDAH, mas agora que é "moda", me sinto super desconfortável em assumir isso, porque parece que todo mundo tem e acabou virando algo banal. As pessoas brincam com o diagnóstico das coisas como se fosse um teste para saber qual personagem de filme você é. É bizarro!
Eu fico preocupada com a "romantização" dos transtornos mentais. Influencers muitas vezes fazem um desserviço sobre o assunto, mostrando como é "minha vida TDAH, minha vida de Autista, Minha vida sendo Border" Eu recebi diagnostico de transtorno de personalidade borderline, me choquei me reconheci, mas preferi buscar uma avaliação neuropsicologica para poder entender o funcionamento do meu cérebro. Eu não quero um diagnóstico, eu só quero entender minha cabeça e entender pq é tão ruim ser eu, entender pq eu sofro tanto por ser eu. Quem me conhece me acha divertida, meu apelido por mais de uma década foi: " A Cris doida" pq eu sempre fui expontânea ao extremo mas sem forçar, era eu sendo eu. Mas hoje vejo que ser assim me atrapalha demais no trabalho, e foi por isso que busquei ajuda. Só quem sofre com transtornos mentais sabe a barra que é. Muitos acham ser fingimento, ou frescura, e o acesso a bons profissionais é demasiado caro.
Dr. Drauzio, concordo parcialmente com o senhor, mas acho que o principal problema a se considerar é no lado dos médicos: a maioria dos diagnósticos psiquiátricos não são baseados em exames objetivos (de imagem ou de laboratório), e exigem bastante tato e sensibilidade por parte dos psiquiatras - psiquiatras esses que, pela minha experiência pessoal até então, andam mais preocupados na quantidade do que na qualidade de atendimentos. Além disso, a maioria dos médicos trata seus pacientes como tabulas rasas, em vez de considerar que estes são especialistas também (especialistas em si mesmos, pois convivem consigo mesmos todos os dias, e não apenas 15min em um consultório).
Doutor, por favor; o senhor precisa de gravar um episódio no podcast do @eslendelanogare🎈 Pessoal; aperta o like aqui nesse comentário pra gente poder vê esses dois Gigantes da Ciência trocando uma idéia.🎈🎈🎈
Bom dia Dr. Drauzio! Gostaria que o senhor falasse um pouco sobre as diferenças entre autismo e TDAH, tenho 30 anos e muitas pessoas dizem que eu tenho autismo, por apresentar dificuldade no aprendizado, nervosismo, chorar por motivos que já vieram a ocorrer e por ser uma pessoa tímida e calada demais. Desde já agradeço!
Dr. eu não sou médica, mas, eu já havia percebido esse exagero de diagnósticos em crianças frente a comportamentos normais de criança, como por exemplo, ficar quieta, prestando atenção em ambientes q não são interessantes p ela. Comecei a estranhar essa exacerbação de diagnóstico e medicação aos pequeninos.
Essa geração tem uma quantidade absurda de informações por segundo, não é nem por minuto. Por isso tanta desatenção/ ansiedade/ velocidade/ fazer tudo correndo. Adultos principalmente e refletindo nas crianças !
Fui diagnosticada com TEA e TDAH. Agora pergunto: pra que tratamento? Já tenho idade avançada. Sofri minha vida inteira e agora tratar? O que? Pra que? Qdo os professores chamavam meus pais na minha idade escolar, e pediram pra me levar no médico, num neuro ou psiquiatra, sabe o que respondiam? Tem um bom remédio: umas boas cintadas e um bom castigo cura em três tempos, vamos ver se ela volta a fazer essas frescuras. Taí doutor! Ahora acabou! Não tenho mais nada e mais ninguém a perder.
sempre fui distraído , e por conta de alguns canais do RUclips e esses testes que o Dr Drauzio diz no vídeo eu acreditei que tinha tdah , até livro comprei 🤡
Hoje as pessoas estão imersas a tela diante dos olhos com informações mastigadas a todo momento durante o dia todo, inclusive desde a infancia. Isso vai gerar varios deficits cognitivos (não necessariamente causado por transtorno). Enfim, consequencia da exposição exarcebada da tecnologias somado ao sensacionalismo dos canais de informações que se aproveitam disso tudo. Da maioria do caso das pessoas que acham que tem, o fato é que não é transtorno mental (TDA/H) é só o modo de vida.
Fora as famílias que, infelizmente, se tornam reféns de um diagnóstico e, a partir disso, desenvolvem uma certa Sìndrome de Estocolmo em relação aos diagnósticos recebidos =S
Tenho 26 anos e tive meu diagnóstico no final de 2023. Estou fazendo o tratamento e nunca me senti tão bem! O que prejudicou meu diagnóstico foi o fato de não manifestar a hiperatividade e ter sido uma criança brilhante, apesar do TDA. Porém, na faculdade e, principalmente no mercado de trabalho, minha vida estava desmoronando e até entrei num quadro depressivo por me sentir incapaz.
Busquem tratamento, ele muda e salva vidas!!!
Passei exatamente pela mesma história, não apresentei hiperatividade no comportamento, mas o cérebro é hiperativo. Filho de professora, eu sempre tiver que no mínimo às médias nas escolas. Descobrir aos 24 após consultas,vários estudos e autoconhecimento. Estou feliz por descobrir e conseguir tratamento.
Boa noite,por favor @joaovitormiranda8102 tenho um filho que hoje está com 29 anos e eu sempre percebi as dificuldades que ele tinha em concentraçao e inquieto não ficava quieto mas acabei achando que iria passar com o tempo, hoje vejo a dificuldade que ele tem,estou disposta a ajudar meu filho gostaria de saber qual o profissional indicado para iniciar um tratamento,por favor.
Recebo inúmeros pacientes que vêm com diagnóstico de internet e na realidade muitos deles não apresentavam TDAH e outros apresentavam outros diagnósticos com sintomas em comum. Avalio com muita cautela, pois tanto o tratamento quanto a interpretação de seus comportamentos devem ser entendidos.
Tenho Tdah diagnosticado na infância pelo pediatra, e que o psiquiatra mandou a minha mãe ignorar o diagnóstico. Fui taxada de desatenta e relaxada a minha vida inteira. Consegui me formar na escola e em eng civil com boas notas, graças aos Hiper focos. Os 30 anos tive novamente o diagnóstico, e eu tomo medicação. Remédio q muitos tomam pra acordar, para mim faz eu ficar mais relaxada. Parece q consigo pensar normal, sem aqueles tanto de ideias vagando na minha cabeça! 😊 outras horas, sinto falta do hiper foco pra resolver um problema específico! 😂
Amém!! Uma pessoa que fala sobre o transtorno que tenho sem romantizar ou diminuir as características dessa porcaria que só fui diagnosticada aos 38 anos. Como eu tenho começado a ficar muito brava quando vejo humorista achando graça nisso! Quando você toma consciência do quanto sofre não vê graça nenhuma!
Eu fiz o teste com a psicóloga e já no questionário já descobri que não tenho rs, provavelmente é ansiedade, tem muitas coisas que são parecidas.
Qual foi o questionário? Eles questionam a família tbm?
@@inej9436 Não, ela perguntou somente para mim. O questionário eu não tive acesso, ela foi me perguntando online e eu fui respondendo.
Já procurei ajuda tanto com neuro, como com psiquiatra. A única coisa que me passaram foram antidepressivos, eu não tenho depressão, a vida toda vivi no mundo da lua, sempre tive dificuldades nos estudos, tenho muita dificuldade para me concentrar, nunca termino nada que começo, procrastino demais, e minha cabeça não para nunca, as vezes tenho que fazer um esforço para ficar com a mente quieta, pois tenho sequências intermináveis de pensamentos que não se acabam nunca. Eu realmente sinto que tenho uma deficiência na atenção.
Renato desatençao TB é falta de motivação e acaba q nos destraímos com aquilo q tira a nossa cabeça dali...
E sendo falta de motivaçao por falta da dopamina isso TB nos leva a depressão e/ou baixa estima o q afeta nossa qualidade de vida diária. Ou seja tem o lado da capacidade executora atingida assim como nossas emçoes e pensamentos...
É por esse motivo q estou me dando ao direito de comparar essas situaçao nossa experimentando de forma disciplinada e com controle médico a ritalina.
Quero comparar o uso regular observando meu estado de espiririto ânimo ansiedade auto estima etc... Com o não uso, apenas fazendo a terapia comportamental cognitiva.
Devemos levar bem a sério nossa própria leitura, sermos TB nosso próprio médico pra usarmos com bom censo os fármacos levando em conta p conjunto dos transtornos do portador de TDAH... Aliá como Drauzio fala aqui no início. Abraço
Eu consulto com psiquiatra agora vou procurar um neuro
Já dosou suas vitaminas D3 e B12? A filha de uma amiga recebeu este diagnóstico de TDA ( sem o H, pois não é hiperativa). Alguém da família pediu que ela levasse a filha a um endocrinologista e pediu dosagens de hormônios, vitaminas e sais minerais. Resultado: suplementou magnésio treonato, D3 e B12 e acabou o problema.
Fui procurar um neuropsicologo para descobrir se realmente tinha depois dos 30, pq como conseguia ir bem na minha vida acadêmica sempre achei que era só preguiça. Hoje tem alguns meses de tratamento apenas, estou começando a ver diferenças agora
Somos rotulados de preguiçosos 😢 bullying a infância inteira…
@@jessicacristinacuradoribei9706 preguiçoso, desleixado, desorganizado...
Um bom teste pra saber se vc tem ou nao TDAH:
"nossa, realmente eu nao consigo me concentrar na leitura de um livro, ou assistir uma aula online até o fim"...
Isso nao é TDAH.
TDAH real:
"Nossa, eu não consigo estudar nada que deveria, não tenho concentração pra assistir uma vídeo aula sequer do meu curso online que deveria ter terminado há 6 meses, mas li 8 livros sobre a segunda guerra mundial nos últimos 30 dias."
Eu aprendi uma profissão inteira na qual me destaco hoje graças a um momento de hiperfoco, antes de saber que dá possibilidade desse transtorno em adultos... Tenho muita dificuldade nas coisas mais simples e tediosas, mas com medicação e principalmente TERAPIA, minha vida alcançou uma mínima ordem onde eu consigo tirar o melhor de mim (na maioria das vezes)
Verdade tudo o que vc falou bate eu sou assim. Inclusive sou diagnosticada 😢
Muito bom Dr Draúzio.👏🏼
Hiper atividade mental, estafa mental, além de combos, ansiedade, pensamentos ruminantes, portanto mesmo que não seja TDAH, procure um médio e não descanse se mantiver comportamento desconfortantes, saúde mental é tão importante quando qualquer parte do seu corpo
Eu tenho uma menina de 8 anos e o ritmo dela na escola é nível de quem está iniciando o pré. Na escola ela é quieta e não consegue aprender já em casa é ligada no 230 Na família há casos de autismo, TDAH sem hiperatividade e deficiência intelectual.
😥😥😥😥😥😥😥😥
Deve ser um desafio, não é? Mas ela tá longe das telas? Já há um diagnóstico e eventual tratamento, caso seja necessário?
Eu não consigo me concentrar, esqueço muito rápido das coisas, confundo o lado esquerdo e direito, percebo meu processo mental muito lento, até pra fazer algo sou muito lenta, me distraio facilmente, muitos dizem q sou sonsa, e isso me atrapalha em tudo 😢
Pode ser baixos níveis de vitamina B12!
Tbm sou assim 🤧 e tbm sou diagnosticada , mas com a medicação em dia , boa alimentação exercícios e treino de leitura escrita e atenção melhora muito 😊
Sofri tanto na escola, notas baixas, não consegui finalizar nada,...tive diagnóstico agora ,com 56 anos ,já estou sentindo melhoras...graças a Deus..
Muito bom
Minha neta tinha um namorado com TDAH. Tadinho, sei que sofre. Ele parou o tratamento mas acho que depois do rompimento do namoro voltou a se tratar com a esperança de se reconciliar. Mas ela não voltou. Entendo o lado dela mas meu coração ficou patido vendo o sofrimento dele. O pai dela (meu genro) é bipolar. Imagina a situação. Pai bipolar, namorado com TDAH.
Eu tenho TDAH e "destruí" dois namoros por causa da impulsividade do TDAH (que no contexto de interações sociais foi a parte do transtorno que mais me afetou). Eu só fui diagnosticado recentemente então eu nem sabia, mas eu também entendo você, a sua neta e o ex dela.
Eu esqueço tudo nao lembro de nada. Que eu vivi e quando eu tomei ATTENZE eu senti uma paz tão grande que nunca senti na vida 😢😢😢
Não é mesmo fácil. Tem 3 vertentes: atenção, hiperatividade e impulsividade. Às vezes a gente tem muito de um e pouco do outro, às vezes não tem nada a ver com o conjunto, em outras, as pessoas nem parecem sê-lo… estão “devidamente domesticadas” e só no profundo dela a gente descobre. E sim, adultos que não tiveram diagnóstico e tratamento são adultos TDA. Quando me descobri TDAH/I chorei de ALÍVIO puro. Eu acreditava que todos os meus fracassos, minhas incapacidades eram só culpa da minha vontade e, entendendo o que é o TDA, soube que eu não tinha nenhuma culpa. Senti como um mundo era tirado das minhas costas! E depois mudei muitas coisas na minha vida ao ter mais informação sobre o assunto. Hoje faço o que amo, com total excelência e já me preparo para minhas ações/reações, porque me conheço melhor. Teria ajudado tratamento psicológico, talvez remédios, mas onde vivo não tem tratamento para pobres com TDA, a Seg social daqui nem aceita que isso exista, então me virei conhecendo muito sobre o assunto e analisando a mim mesma e as minhas atitudes e formas de pensar. Certeza que isso não pode ser chamado de “tratamento”, mas sinto-me mais feliz, satisfeita e sempre com ânimo tentar ser melhor pessoa. Porque o TDA, não é um “defeito de fábrica”, é uma potente ferramenta que, se bem usada, dá até super poderes!!
me trato há muitos anos, desde pequena porém com interrupcoes, sem interrupcoes me trato ha pelo menos 8 anos, e somente no fim do ano passado, aos meus 20 anos que consegui meu laudo com TDAH severo do tipo desatento (nao possuo hiperatividade). A depressao e a ansiedade gravíssimas que sofri na adolescencia tiveram que ser minimamente estabilizadas antes de estudar meu déficit e principalmente meu borderline. mesmo sabendo do meu diagnostico e tomabdo medicação, a batalha é diária... faço faculdade e a vontade de desistir é constante, interajo, me esforco, tento estrategias diferentes de anotacao/absorção mas meu esforço é em vao, as vezes ate mesmo que o assunto seja o meu hiperfoco. ja coloquei minha vida em risco (e dos meus familiares) varias vezes em risco, seja largando fogao ligado a noite toda, ferro de passar, por pouco nao enfiei o cabo de um fone de ouvido na tomada, enfim... uma pena que o sistema educacional e a sociedade como um todo tb nao
Ótima explicação sobre essa doença, muitos se consideram tendo essa doença e nem tem. É muito bom que todos vejam esse vídeo
Aguardo a quase um ano uma consulta com um neuro pelo SUS esperando um diagnóstico de TDAH.
O que levou VC achar em ter TDAH?
@@jeferson.ska_ larguei 5 faculdades, dificuldade de concentração e todo o estereótipo de TDAH.
Talvez consiga uma avaliação especializada com um psiquiatra pelo SUS de forma mais rápida.
@@thiagodemelo3921 tenta pedir encaminhamento a um psiquiatra pelo sus, o processo pode ser até mais rápido
@@thiagodemelo3921Não se dê diagnóstico. Normalmente quem reconhece o TDAH é a família ou quem convive diretamente com ele. E não ele mesmo. Talvez você esteja passando por acúmulo de stress e é isso.
Dr Drauzio,1 neta,1 neto,1 sobrinha neta e um filho da minha família,tiveram o diagnóstico fechado com tdh.😳😳😳😳😳
Alguns transtornos como tea e tdah tem relação genética. Então é comum essa parentalidade
Pura verdade.
Verdade, nem tudo é tdah , autismo e tod.
Obrigado
ja sofri muito quebrei a cara muitas vezes e aprendi sozinho a lidar com meu problema meu tdah
Vou me consultar em breve e depois volto aqui pra compartilhar como foi.
Minha vida virou um caos desde que comecei a trabalhar, estudar no ensino superior e me relacionar. Minha cabeça é uma bagunça total, e minha vida parece um caos minimamente controlado, com tropeços e frustrações acontecendo o tempo todo, quase como um padrão de comportamento.
Se essa condição realmente for confirmada, acho que sentir um alívio enorme na ALMA, porque só quem vive esses problemas sabe como é. Tudo vira uma bola de neve, uma coisa vai puxando a outra e bagunçando várias áreas da vida.
A única vez que tive organização na minha vida foi quando fiquei hiperfocado no livro 'O Poder do Hábito'. Foi justamente porque eu estava tentando achar uma saída no meio desse caos.
Foi nesse último semestre, que estou tendo enorme dificuldade para concluir o TCC, que decidi tentar me entender ou assumir que eu tenho alguma coisa e ir procurar ajuda profissional. Na verdade minha namorada que percebeu certos padrões de comportamento nesses seis anos que nós estamos juntos e sugeriu que eu buscasse ajuda
Sempre me senti culpado por não conseguir entender exatas, especialmente no ensino médio, ou me concentrar em sala de aula e me manter quieto... Fiz uma prova final em uma das matérias da faculdade, eu juro, tive que ler mais de 15 vezes o enunciado de cada questão... Como dizer que isso não é um problema? Da vontade de desistir da vida, sem exagero algum, realmente não sei como cheguei na oitava fase, tive que me esforçar muito, já que coisas simples viram desafios ferrenhos
Não tomo remédio pra transtorno nem amarrada 😂
Estou acordando bem cedo que ainda esta começando o dia a mente não está quietinha mas forço uma leitura e consigo ler por meia-hora. Sempre gostei de ler mas a mente agora não ajuda.
Realmente pra concentrar o olhar e a mente sem a mente fugir desfocada é quase impossível. Mas vou criando pequenas rotinas com disciplina, meu Deus e minha família são a minha motivação ❤
Tenho mas era uma menina muito com muita disciplina e ate hoje so sempre fui tenho 55 anos sempre muito distraida
Prezado Dr.drauzio
Permita-me um adendo;
Eu fui diagnosticado com o tdah aos 50 anos ( através de uma amiga que relatou os seus sintomas, que eram parecidos com os meus) ao buscar um psiquiatra e iniciar o tratamento levei em média um ano e meio para ajustar a medicação, que passei a incluir atividade física o que me fez inclusive diminuir a dosagem da medicação.
O que quero dizer com isso é, mesmo adulto, tanto o diagnóstico como o tratamento é demorado e pessoal, se puder incluir um psicólogo junto melhor ainda até porque o portador do tdah ( nasce assim e não conhece outra realidade) e tudo muda após o tratamento correto na dose certa
Muito obrigado
Exatamente… a gente pensa que a cabeça de todo muito funciona assim, cheia de ideias 😅 e acho q esse trem deve ter haver com genética tbm. Parece q muita gente na minha família tem esse “pensamento acelerado”… pensava q isso era normal
Fui diagnosticado pelo psicólogo com TDAH, mas agora que é "moda", me sinto super desconfortável em assumir isso, porque parece que todo mundo tem e acabou virando algo banal. As pessoas brincam com o diagnóstico das coisas como se fosse um teste para saber qual personagem de filme você é. É bizarro!
Eu fico preocupada com a "romantização" dos transtornos mentais. Influencers muitas vezes fazem um desserviço sobre o assunto, mostrando como é "minha vida TDAH, minha vida de Autista, Minha vida sendo Border"
Eu recebi diagnostico de transtorno de personalidade borderline, me choquei me reconheci, mas preferi buscar uma avaliação neuropsicologica para poder entender o funcionamento do meu cérebro. Eu não quero um diagnóstico, eu só quero entender minha cabeça e entender pq é tão ruim ser eu, entender pq eu sofro tanto por ser eu. Quem me conhece me acha divertida, meu apelido por mais de uma década foi: " A Cris doida" pq eu sempre fui expontânea ao extremo mas sem forçar, era eu sendo eu. Mas hoje vejo que ser assim me atrapalha demais no trabalho, e foi por isso que busquei ajuda.
Só quem sofre com transtornos mentais sabe a barra que é. Muitos acham ser fingimento, ou frescura, e o acesso a bons profissionais é demasiado caro.
Ficar lendo comentários durante o vídeo me atrapalha... Mas as vezes eu consigo só ler depois.
Uma tristeza contar com o SUS para diagnosticar ou descartar o TDAH 😢
Eu tenho muita dificuldade em concentração, apenas isso! Oq é então?
Pode ser baixos níveis de vitamina B12
Aneuro falou. Q tem. Muita dificuldade. 😢.
Dr. Drauzio, concordo parcialmente com o senhor, mas acho que o principal problema a se considerar é no lado dos médicos: a maioria dos diagnósticos psiquiátricos não são baseados em exames objetivos (de imagem ou de laboratório), e exigem bastante tato e sensibilidade por parte dos psiquiatras - psiquiatras esses que, pela minha experiência pessoal até então, andam mais preocupados na quantidade do que na qualidade de atendimentos. Além disso, a maioria dos médicos trata seus pacientes como tabulas rasas, em vez de considerar que estes são especialistas também (especialistas em si mesmos, pois convivem consigo mesmos todos os dias, e não apenas 15min em um consultório).
Obrigada.
Doutor, por favor; o senhor precisa de gravar um episódio no podcast do @eslendelanogare🎈 Pessoal; aperta o like aqui nesse comentário pra gente poder vê esses dois Gigantes da Ciência trocando uma idéia.🎈🎈🎈
Bom dia Dr. Drauzio! Gostaria que o senhor falasse um pouco sobre as diferenças entre autismo e TDAH, tenho 30 anos e muitas pessoas dizem que eu tenho autismo, por apresentar dificuldade no aprendizado, nervosismo, chorar por motivos que já vieram a ocorrer e por ser uma pessoa tímida e calada demais. Desde já agradeço!
Dr. eu não sou médica, mas, eu já havia percebido esse exagero de diagnósticos em crianças frente a comportamentos normais de criança, como por exemplo, ficar quieta, prestando atenção em ambientes q não são interessantes p ela. Comecei a estranhar essa exacerbação de diagnóstico e medicação aos pequeninos.
Meu foco e Esquecimento começou quando comecei a beber Cerveja kkkk
Dr. Drauzio, o senhor poderia falar sobre o barato do corredor?
Vc é psicóloga, entende ,? Estou precisando
Essa geração tem uma quantidade absurda de informações por segundo, não é nem por minuto. Por isso tanta desatenção/ ansiedade/ velocidade/ fazer tudo correndo. Adultos principalmente e refletindo nas crianças !
Fui diagnosticada com TEA e TDAH. Agora pergunto: pra que tratamento? Já tenho idade avançada. Sofri minha vida inteira e agora tratar? O que? Pra que? Qdo os professores chamavam meus pais na minha idade escolar, e pediram pra me levar no médico, num neuro ou psiquiatra, sabe o que respondiam? Tem um bom remédio: umas boas cintadas e um bom castigo cura em três tempos, vamos ver se ela volta a fazer essas frescuras. Taí doutor! Ahora acabou! Não tenho mais nada e mais ninguém a perder.
Não sei como essas pessoas pensam que agressão física funciona para qualquer coisa.
sempre fui distraído , e por conta de alguns canais do RUclips e esses testes que o Dr Drauzio diz no vídeo eu acreditei que tinha tdah , até livro comprei 🤡
Hoje as pessoas estão imersas a tela diante dos olhos com informações mastigadas a todo momento durante o dia todo, inclusive desde a infancia. Isso vai gerar varios deficits cognitivos (não necessariamente causado por transtorno). Enfim, consequencia da exposição exarcebada da tecnologias somado ao sensacionalismo dos canais de informações que se aproveitam disso tudo.
Da maioria do caso das pessoas que acham que tem, o fato é que não é transtorno mental (TDA/H) é só o modo de vida.
Como ele disse, TDAH é mais que desatenção.
O medicamento e ritalina
Fora as famílias que, infelizmente, se tornam reféns de um diagnóstico e, a partir disso, desenvolvem uma certa Sìndrome de Estocolmo em relação aos diagnósticos recebidos =S
Minha filha não consegue. Aprender a ler. Ela é imperativa. Tem epilepsia.
tente buscar um tratamento com medicamento e terapia cognitivo-comportamental.
celular e redes sociais deixaram todo mundo com crise de ansiedade e deficit de atenção!
Infelizmente muitos usam TDAH como desculpa pra preguiça ultimamente
Quem não entende como funciona o TDAH diria isto.
@@englishstudent1806 eu entendo como funciona, logo entendo os motivos de quem REALMENTE tem.
Memoria ruim
Memoria ruim 😂 e junta com menopauda ainda
Ela. Toma resperidona. Depakene.
Menopausa😅
Já passou a época de Tourette
A moda agora é dizer que tem TDAH
Não é "moda" nenhuma. Só recebe bastante visibilidade da mídia.
E o cara embala nas indiretas misóginas. Quem dá é vc.
Tudo hj é TDAH.
Desculpa de aleijado é a muleta
Animal
Né. Aí atrapalha quem realmente tem.
Concordo. Anos atrás nem se sabia o que era isso. Hoje em dia parece que todo mundo tem TDAH...........
@@dimitraanne ANOS ATRÁS? O TDAH é estudado há mais de um SÉCULO! Você não sabia do transtorno há alguns anos, mas muitos já sabiam há décadas.