👍 Produtos INDICADOS POR NÓS para o seu CARRO! ⬇ ✅Parafuso / Porca anti furto BYD Dolphin: 🏎 - Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.com/sec/1xbCddh ✅Carregador portátil para carro elétrico (produto no BRASIL) 🏎 - 3,5 kW tomada comum 20A com regulagem corrente: mercadolivre.com/sec/2eKyqHd - 7,4 kW tomada industrial GreenV: mercadolivre.com/sec/1BZQRJ2 - 7 kW Feyree tomada industrial: mercadolivre.com/sec/17Th39t ✅Adaptador tomada industrial para padrão nacional 20A SUPER BARATO! 🏎 - Uso e recomendo: mercadolivre.com/sec/2uCcsTK ✅Carregador portátil para carro elétrico (envio da CHINA) 🏎 - Bem mais barato, mesmo pagando imposto: s.click.aliexpress.com/e/_DkkoudF ✅Cabo de dados Baseus USB C para aparelhos Android🏎 - Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.com.br/sec/1q88WpS ✅Soft99 Glaco Big 120 Ml, Cristalizador De Para-brisa🏎 - Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.com.br/sec/2EVA17Z ✅Pretinho Para Pneu De Carro Black Magic Cleaner 150ml Soft99🏎 - Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.com.br/sec/19TUwVB ✅Calibrador Compressor Pneu Digital Carro Bike Moto Sem Fio🏎 - Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.com.br/sec/1NSkEwU
Deve ser porque você compra um carro mais barato e que da menos dor de cabeça? Um dholpin mini desse por exemplo ta 120 mil. Um hb20 novo ta 80 mil. Esses 40 mil que sobra da pra uns 10 anos de gasolina no mínimo. Aí o cara decide pagar caro num elétrico, depois tem que mudar a rede elétrica de casa, fazer instalação e etc. Só dor de cabeça.
Por um acaso carro a combustão só gasta com gasolina? Tá esquecendo as diversas revisões e trocas de óleo e peças? Fora as gasolinas batizadas que acaba com o motor
@@cortesdocaldas Tirando a gasolina, gasto cerca de 600 reais em manutenção por ano no meu carro. incluindo troca de oleo e filtros. Gasto cerca de 350 reais de gasolina por mês, totalizando cerca de 4800 reais de gasto por ano, entre gasolina e manutenções. Só pra instalar rede própria pra carregamento de um carro elétrico custa 10 mil. Como citei no primeiro comentário, a pessoa economiza 40 mil reais na compra de um hb20 ao invés de comprar um mini dolphin. 40 mil dividido por 4800 ( meu gasto anual ) = 8.3 anos. Ou seja, se comprar um mini dolphin por 120 mil já sai no prejuizo de 8.3 anos de uso se comparado com um hb20 novo.
@@Recortescristão Fácil de explicar: 1) Um HB20 não se compara em tecnologia, acabamento e segurança com o dolphin mini. 2) Um HB20 não se compara em custo de manutenção com o dolphin mini. 3) Para um cidadão normal, que gasta 1 tanque por semana, ele recupera estes 40 mil em 3 anos. 4) Se colocarmos na conta a isenção do IPVA e o custo de manutenção, ele recupera estes 40 mil em 2 anos. 5) E, por fim, se a pessoa trabalha com transporte de pessoas por aplicativo, ele recupera estes 40 mil em 7 meses. Em resumo, dor de cabeça não é fazer uma instalação elétrica 1 vez e desfrutar dos benefícios por anos... Dor de cabeça é pagar 80 mil num carro que vale 40, e ainda querer comparar com carros de outro padrão. Aprendam: não é pq os carros são do mesmo tamanho, que pertencem à mesma categoria.
Não sei porque não pode usar esse carregador portátil sempre... é só puchar uma correndo com aterramento direto do padrão e colocar uma tomada industrial com disjuntor é cabo 6mm Mais barato que comprar Wall box
É seguro dessa forma? Estou pensando em fazer isso, como instalei energia solar em minha casa já tenho DPR e DR adequados, são três aterramentos para a casa toa. Falta só o disjuntor para a tomada industrial, colocar os fios de 6mm e já comprei a tomada industrial de 32a que será instalada. Será para recarregar ou um Kiwd elétrico ou um Mini Dolphin.
Imaginem a alegria de receber em casa aquele cunhado que você "adora" e que agora, além de beber suas cervejas e comer do seu churrasco sem levar nada, ainda vai abastecer na sua rede elétrica. Se forem visitar parente com carro eletrico, leve alguns mimos para ele, assim você será sempre bem-vindo.
Existe uma marca chinesa, chamada Taysla, de excelente qualidade e que está sendo vendida no Aliexpress com estoque no Brasil, ou seja, não paga imposto de importação. E o preço é muito competitivo e a tomada de 3 pinos já está no padrão brasileiro.
Olha, as pessoas nem sabem como funciona um freio ABS e porque o pedal trepida, imagina aprenderem todos esses detalhezinhos que se somam às complicações de recarregar um carro elétrico em viagens.
Parabéns pelo vídeo, Felipe. As precauções e normas de segurança mencionadas aqui por você, que estão sendo criticadas por alguns nós comentários, são obrigatórias para qualquer dispositivo que possui um consumo muito alto. O desconhecimento dessas pessoas as leva a acreditar que é necessário "algo a mais" na rede elétrica para ter um carro elétrico quando, na verdade, basta seguir as normas obrigatórias de aterramento e dimensionamento dos pontos de alimentação. Continue com o conteúdo sobre elétricos e ignore esses comentários provenientes de pessoas que, ou não tem condições de adquirir o carro, ou tem desconhecimento total sobre a área, ou ainda, possuem necessidades que não são compatíveis com um veículo elétrico.
Viva a liberdade de poder viajar e nao se procurar com pontos de recarga. É pra isso que serve este carregar portátil, simples assim. Quem for usar, tem que saber aonde liga e quanto de capacidade (110 ou 220) e velocidade (10 ou 20 amperes) pode usar. É como ligar uma churrasqueira elétrica em casa, puxa muita energia, tem que entender e conhecer as limitações. Instalação elétrica com gambiarra (fora do padrão) vai ter problema até com uma churrasqueira elétrica ou secador de cabelo. Estuda meu povo!!
O Brasil têm o dever de cobrar um manual explicarivo do carro elétrico e dos acessórios, e de como instalar corretamente a rede elétrica para o caregamento do carro.
Parabéns pela matéria, bem explicado. Oque muita gente nao entende, o que é "emergência" neste cenário, falta mais cultura em nosso povo. Pouco ha pouco vamos melhorando!!l.... Só que os chineses estão bem mais rápidos no aprendizado de cultura. Minha opinião. Acorda Brasil!!
Felipe muito obrigado pelos seus ensinamentos, sua didática é incrível e eficaz, continue produzindo estes conteúdos é muito importante, aliás esta matéria deveria ser obrigatória no ensino fundamental e médio. Abraços William
Uma pequena correção, o DR e um dispositivo monitoramento de fulga de corrente, ou seja, se alguém tocar nos fios ou algum fio tocar em alguma coisa ele desliga, o DR assim como Dps e uso geral, não precisa ter um específico para essa tomada, basta ter um na entrada do quadro de força já é o suficiente, referente aquecimento dos fios, existe o disjuntor, que ele monitora a corrente máxima que pode passar pelo fios, jma tomada de 20 amperes 220vca deveria ter um fio de 4mm, assim você poderia usar tratamento, se exagerar na corrente do carregador o disjuntor desarma garantindo a integridade do circuito...
Felipe, sabe aquelas proteções CA da energia solar do seu irmão que vc mostrou (disjuntor e DPS) avise pra ele que a entrada CC do inversor também deveria ter sido protegida. O inversor possui proteções internas pra CA e CC, então porque a instaladora só instalou proteções externas na CA? Simples, porque custam apenas 160 Reais e são obrigatórias pelas concessionárias!!!
Felipe, essas precauções são similares às que precisei adotar aqui em casa para o chuveiro de 7,5 kW. Como o dimensionamento nao estava adequado, havia aquecimento e desarme de disjuntor. Agora fizemos os ajustes e adequamos, e podemos tomar os banhos quentes demorados sem problemas.
Tem uma motorista de UBER de Canoas/RSque tem um JAC 1je e ela usa durante o dia uns 300km em aplicativos e vai para casa de noite e coloca na tomada normal 220v carregando e mmodo lento. O carregador não é de emergencia mas também não é wall box. carrega lento mas ela não faz questão de velocidade até pq poupa a bateria. Usar carregadores rápidos detonam mais cedo a bateria tanto em celulares quanto nos carros elétricos.
Existe uma logica ate interessante no seu raciocínio mas se o dolphin aceita ate 80kw, carregar em um wallbox a 5kw já seria uma carga muitooo lenta, carregadores rapidos nas estradas são a excessao, deve usar somente em viagens
@@ivoacioly4223 A motorista que mencionei não deixa descarregar 100% a bateria e quando recarregava também, nem sempre, carregava 100%. Nesse ponto eu até pensei: Nem sempre que abasteço estou de tanque vazio e nem sempre que abasteço eu peço para completar. Sõ mando encher o tanque quando vou viajar e costumo colocar gasolina apenas para rodar o que pretendo rodar nos próximos dias. Seguindo essa lógica a Rachel (a motorista) andava uns 200km/dia o que consumia apenas 70%. Ela apagou vários videos mas procure por Rachel fora da caixa no YT e veja nos videos antigos.
O "adaptador" é chamado padrão STECK e tem de 16A e 32A para a tensão de 220V as outras tensões tem cores diferentes como amarelo, preto, vermelho, etc. Tem diferença tbm se bi e trifásico com terra. Correntes de 16A e 32A diferentes também não encaixam.
Sim, tomadas industriais 2P+T, 3P+T etc...220/380/440VCA...O ideal, mesmo que pra usar de forma emergencial e esporádica, é montar uma caixa de proteção com disjuntor, DPS, IDR e a tomada fêmea pra conexão. Depois de usar, desliga tudo. Abs!
O problema é sair por aí viajando e, ao chegar no hotel/pousada/casa, tentar adivinhar se a tomada tem aterramento e o diâmetro da fiação que foi passada. Sempre será uma incógnita, a não ser os hotéis - em sua maioria, mais caros - que já estão preparados para receber os EV's.
Gente, muita gente fala demais sem ter experiência de verdade. Viajei de BYD ( 2 mil km - ida e volta ), ainda temos problemas de infra estrutura, por isso a viagem deve ser bem planejada ( não conte com Feira de Santana para recarregar seu carro, caso tenha que passar por lá ). Acredito que em muito pouco tempo teremos mais Eletro postos de recarga rápida ( o que é ótimo pra quem viaja). Quanto ao carregador, em muitos hotéis já tem tomada pra carro elétrico, e apesar do vídeo dizer o oposto, a tomada mais usada onde não tem walkbox, é a tomada industrial ( azul) de 32A. Para uma emergência, o ideal é ter adaptadores para tomadas de 3 pinos ( de preferência de 10A) porque ninguém tem tomadas de 3 pinos ( tomada normal ) de 20 A, a não ser no chuveiro ou máquina de lavar etc, dificilmente alguém vai ter uma tomada de 20A na garagem, não sendo proprietário de carro elétrico.
Posso parecer estúpido com essa afirmação, mas ainda não encontrei uma razão lógica para existência do carro totalmente elétrico. O mais lógico na visão do ecologicamente correto, da sustentabilidade e autonomia é o carro híbrido, abastecido sempre com etanol.
parece estupido mesmo.. acho que vc nao conhece a complexidade de um carro a combustão, junto a um cambio automático.. o carro eletrico elimina centenas de peças mecânicas passiveis de desgaste e te entrega um carro com torque instantâneo, motor extremamente simples com apenas uma peça móvel, ele é naturalmente automático usando apenas uma caixa de redução que provavelmente nao apresentará manutenção nenhuma em toda sua vida útil.. tudo isso apenas com o incoveniente da recarga das baterias.. o que em alguns anos nao devera ser mais problema.. entao não fará sentindo os carros hibridos quando chegarem a um bom custo as baterias de estado solido.. que ja estao chegando nos carros da NIO.
Moro num residencial cujo as garagens sequer são cobertas (são muitos moradores, várias torres)...Comprei um zero estes dias e poderia ter pego um elétrico, mas, sequer existe projeto aqui no condomínio pra instalar tomadas nas garagens para recarga... 😂😂😂
Gostei do conteúdo!!! Sou da área de energia e parabenizo o Falipe pelas explicações 100% confiáveis. A recarga dos EVs exigem gambiarra zero. Imagino que ainda vamos assistir (gostaria que não) sobrecargas desastrosas em circuitos residenciais...
Carro elétrico da nervoso só de assistir aos vídeos. Estressante demais; muita coisa para pensar e considerar. A vida parece passar a girar em torno do carro.
Essa nova geração Android de Whatsapp não sabe o que é paciência que tínhamos em viajar 3 dias de onibus na década de 90 devido as estradas serem péssimas no Brasil
Pode até gerar algum stress e vc pode até perder a paciência às vezes, MAS A ECONOMIA QUE O CARRO ELÉTRICO TE PROPORCIONA VALE A PENA. Acredite, vai te surpreender!!!
@@ricardosilva5559não consigo comparar carregar o celular a um carro: 1. Não saímos de casa para carregar celular 2. Não preciso modificar a rede elétrica de casa ou condomínio 3. Não preciso me preocupar se a bateria durará toda viagem, basta conectar o celular ao carregador do carro 4. Levo o cabo na bolsa e até em banheiro público é possível carregar o celular. Pergunto: isso tudo se aplica ao carro? Se sim, por favor, peço que demonstre pois do quanto vi, li e compreendi que 1. Carro demanda modificação na rede e dimensionamento 2. Não há pontos de carrega em distâncias que permita viajar com tranquilidade sem ter que condicionar o trajeto a isso 3. São pouco pontos, não sabe quanto tempo demandará em cada parada de recarga 4. Se a viagem for para uma cidade minúscula, casa de parentes ou hotel, tem que incluir essa preocupação ou, quiçá, modificar os planos de viagem em razão do carregamento Se isso é tranquilo ou equiparado a carregar o celular, cada um tem a visão de mundo que vive. No meu, da forma como está, isso não tem espaço ou mesmo cabimento.
@@guilhermealencar5181evolução é para evoluir e não involuir. Sou dessa época e não vejo cabimento “voltar a passado” e levar dias para chegar ao destino em função de um bem que está para nos servir. Para mim, ainda há de caminhar um bom tempo para carro elétrico nos atender.
Felipe, fale um pouco sobre a desvalorização do carro logo após a saída da concessionaria em comparação aos carros a combustão e também da questão das garantias que o carro tem, já escutei falarem que a única garantia é da bateria, e os outros equipamentos eletrônicos são apenas de 30km ou 1 ano.... e a questão de ter que depender exclusivamente da concessionaria (pois não existe nada paralelo e mesmo que exista, não poder utilizar por clausulas da garantia)
Descordo dessa opinião sobre "carregador emergência" Estou usando um carregador semelhante já alguns anos e não tenho nenhum problema. Detalhe Tenho um allbox que está aposentado.
Muito bom mostrar o diadia... Tenho muita vontade de ter um EV, mas ainda não chegou a hora. No meu prédio não tem ponto de recarga e faço viagens acima de 800km. Que trampo... hein Felipe!? Saúde, paz e excelente 2024!!
Sim. Carro elétrico não é para você e 99% da população no Brasil. Um país onde menos de 1% da população tem renda acima de 20 mil reais por mês. Além da questão de grana, precisa ter casa própria e rodar em cidade. Não mais de 200km dia. Jamais viajaria com um carro tendo que parar por mais de 1 hora para abastecer.
@@flavioferr rs.. Fiat Strada tá 130k.. Polo ai mais de 100k.. então esses tá tudo bem obrigado neh, valem cada centavo.. agora o Byd Dolphin tá 150k.. esse ai não tá tudo bem.. só rico compra.. rapaz esse pessoal tem cada uma viu.
Tomada comum é 10A. Tomada para equipamentos de maior potência, 20A. E a fiação tem que ser dimensionada para cada valor. Uma tensão maior com tomada de 20A vai permitir carregamento mais rápido que uma 110V com 20A, pois as potências são diferentes. Por preocupação, evitar a corrente máxima da tomada, pois estamos no Brasil...
Daqui a pouco vai comprar o carro e ter cuidado ao ligar é muita restrição mesmo, só compraria se tivesse muito dinheiro ou fosse motorista de app se ver realmente o retorno de lucro
todo mundo sendo embretado nas cidades nessa situação cheia risco e dependência. agenda para incautos. quanto menos oferecem resistência, mais rápida vai ser a puxada de tapetes. liberdade vai sendo perdida a passos largos e no final não aleguem mágoa porq foram traídos. muitos tolos estão pedindo por isso alegremente.além do mais, aguardem acidentes e incêndios.
Toda instalação elétrica deve ser feita no mínimo condutores de 2.5 mm pra circuito de tomadas e ele suporta mais de 20A, portanto é seguro utilizar até 20A, desde que não exista outros equipamentos nesse mesmo circuito.
Pré requisito para carro elétrico. 1 tenha uma casa. 2 rode em cidade. Trajeto não mais que 200 km. 3 tenha consciência que vai perder muita grana na revenda.
Parabéns pela iniciativa!! Muito bacana!! Vou comprar esse carregador também. O mundo dos carros elétricos são para pessoas com conhecimento diferenciado da grande maioria. Parabéns pelas explicações!! Se saiu muito bem!!
da pra se montar um sistema dessas caixinhas eletricas, ja com dps e dr e um cabo combinado de 6mm comprido, podendo instalar direto no padrão(relogio) da residencia.. isso pode fazer parte do sistema de carregamento emergencial e levar junto, podendo instalar diretamente na entrada da rede de energia não se preocupando com a fiação da casa e podendo usufruir o maximo do carregador, penso em fazer isso com o meu... comprei um dolphin mini recentemente em uma promoção ganhamos o portatil (ainda vai chegar) mas pretendo fazer um sistema pra instalar direto na entrada da rede não me preocupando com a qualidade de instalação ou fiação do local...
Uso todos os dias sem o menor problema desde o primeiro elétrico que tive comprei um que está funcionando até hoje e agora tenho mais um de emergência. Só tomar cuidado com a questão da fiação e da tomada se tiver bom senso e respeitar a potência do carregador não vai dar problema
Belo video. Esta aí o principal gargalo para o carro elétrico, a infraestrutura no geral e bem ruim, publica e das casas que nao foram premissadas para consumos especificos (isto quando tem projeto) e dai precisa de uma boa revisao no padrao de entrada, e quadro de distribuicao.
Parece que é mais utilizado no sul...aqui no sudeste seria utilizado contrapeso. Pelo que pude analisar pela imagem, ele tem esse trilho curvo e as molas funcionam como contrapeso. Pra funcionar manualmente deu pra entender o funcionamento, agora automatizado eu fiquei com dúvidas...hehehe
A rede do inversor tem uma boa capacidade de potencia e você poderia derivar uma tomada de 20a ou até mesmo uma industrial fácil. DR não vai proteger seu carro, pois o DR é pra proteger contra fugas de corrente e para as pessoas não levarem choques. Os DPS que já tem na casa protegem toda a rede interna, pois eles são instalados em paralelo com a carga da casa e não especificamente para uma tomada.
Sobre cabo enrolado, campo magnético pouco interfere em equipamentos bons. O maior perigo é o valor não dissipar direito e derreter os cabos mesmo estando dentro da especificação
Exatamente. A corrente vai por um fio e volta pelo outro que estao juntos, no mesmo cabo. Embora derreter o cabo seja dificil, melhor não abusar e deixar reto...
09:45 informações um tanto quanto equivocadas.. perder metade da energia que gerou para a rede? acho q nem quando a tarifa no fio B estiver em 100%.. a nao ser que ai na sua região o fio B seja equivalente a 50% da taxa.
Eu compraria e utilizaria sempre quando necessário. Facilita muito no dia e não precisaria mexer com a minha instalação elétrica. O carregador já deve ter suas proteções de projeto.
Atentar para a corrente entrada. Pode ser que ela seja menor q a de saida, sendo possível carregar a uma potência maior, sem danificar a fiação da casa.
Bom dia, Felipe vc é dez e muito bom ver os seus vídeos gosto muito. Uma observação eu colocaria juntos como o meu carregador portátil uma extensão de fio de bitola 6mm pois sempre que eu precisasse de uma emergência como essa eu ligaria na caixa de disjuntores pois como eu não sei como está as fiações da casa eu a li na caixa ficaria despreocupado principalmente se for a noite.
Desejo um 2024 muito feliz, saudável e próspero. Que este novo ano traga paz e harmonia. Muitas felicidades para 2024! Continuo com um pequeno gerador elétrico a gasolina pará locais difíceis…!!!
excelente vídeo Felipe, me pergunto se por ventura der um pau durante esse carregamento como ficaria a garantia?pensando no pior a BYD te acusasse de mal uso e que só recomenda usar o wallbox, se puder esclarecer. abraço!
Quanto mais eu vejo, mais eu desânimo da ideia de comprar isso kkkk. O parça teve que abrir a tomada pra ver a bitola do fio. Fora que tem um carregador mega caro, porque ele já não vem com essas proteções? Naaaooo vc tem precisa além de tudo de um circuito, um dps, um dr, um fio de 10mm... Surreal... Tem que ser muito entusiasta e estar muito apaixonado pela tecnologia pra se sujeitar a isso.
O negócio é tão ridículo que a pessoa fica tentando buscar argumento e justificativa onde não tem pra tentar compensar mentalmente a ideia de girico que ele teve.
Mas sobre as proteções, vc pode comprar uma caixa daquelas Tigre, desmontar o adaptador e colocar um DR, um DPS e a tomada industrial ligada nessa caixa. Pode até mesmo já parafusar o carregador portátil nela. Vai ficar tudo protegido e pronto pra levar pra qualquer lugar.
Excelente vídeo! Fiquei com uma dúvida: caso a tomada para carregamento for feita tomando todas as precauções que foram citadas, mesmo assim seria perigoso utilizá-la para carregar o veículo sempre que necessário ao invés de utilizar um WallBox?
Importante: O chuveiro elétrico no modo "inverno" ( 5.500 Watts...) consome uns 40 A ( ampéres)... Quanto o BYD consome EM AMPÉRES enquanto esta sendo carregado EM CASA? ( As terminologias não estão tecnicamente certas, mas estamos entre amadores aqui...)
Meu BYD Dolphin com o carregador que veio com ele, montei o painel, contratei alguém para passar os cabos, fiz a instalação e no painel do carro mostra normalmente 6,1kWh de carga. No medidor que instalei nesse painel indica uns 6,6kW, fornecendo uns 31,3 A, com uma tensão monofásica de entrada por volta de 215V. Teoricamente, para carregar de 0 a 100%, levaria 6,7h. Fazendo as contas, chegamos por volta dos 44,9kWh que é o "quanto cabe" em uma bateria, de acordo com a BYD. No seu exemplo, 5.500W em 220Volts, teoricamente seriam 25Ampéres.
@@ronoelvb No Paraná a energia "padrão" é em 127 volts e a amperagem máxima numa casa "normal" é de 50 Ampéres para a casa toda... Minha dúvida seria se ao carregar o BYD se poderia AO MESMO TEMPO usar o chuveiro... lembrando que microondas e torneiras elétricas são grandes consumidores de energia...
Aqui na Europa há muitas pessoas que fazem o carregamento dos elétricos com os carregadores que vem no carro, exemplo o meu vizinho carrega o tesla com o carregador portátil e diz que funciona 😂 demora é umas boas horas 😂
Apenas uma correção técnica, volt x amper = VA (volt amper) e não Watts. Para trasformar VA em Watts deve-se multiplicar o valor em VA pelo fator de potência, que no caso de cargas 100% resistivas, como um chuveiro, é igual a 1. Para as demais cargas este valor difere de 1 podendo ser 0,92 , 0,85, 0,80, etc... fica ai a dica.
Boa tarde! Parabéns pelo trabalho de vocês. É verdade que a garantia do multimídia do BYD é de apenas um ano ou 30000km? diferente do carro que é de 5 anos? e das baterias 8 anos? Abraços.
Pensa uma pessoa leiga que não entende muito de eletrica, vai ter que cuidar de amperagem, espessura de fio da tomada, adaptador de 2 ou 3 pinos...cara, sei lá, acho que vamos ter muitas notícias de tomadas derretendo ou pegando fogo 🔥 em residências. Não estou querendo ser pessimista, mas quantos vão cuidar ou olhar um vídeo no RUclips cuidando desses detalhes?? Vamos aguardar...⚠️⚡
E qual seria a bitola ideal dos fios para um carregador portátil desses: 4, 6, 10, 12 mm? E quais as dimensões do DR e DPS? Qual tipo de aterramento é ideal: TT, TNC ou TNS?
Felipe, se me permite uma correção, um cabo de 2,5mm2 é capaz de 21A continuamente e não por curto período. Esse circuito deve ser protegido por um disjuntor termomagnético de 20 A, o que protege plenamente o cabo
Tenho um carregador feyfree com cobectado a uma tomada industrial de 32A. Com todas instalação correta com todas as proteções fio 10mm em 220v. Mas só consigo 3kw de entrega pra carregar. Alguem poderia me explicar qual poderia ser o problema
Alguem poderia explicar para uma leiga o que é necessario para instalar uma tomada na garagem e usar sempre um carregador portatil ao inves de wallbox?
Boa tarde! Estou pensando em comprar meu primeiro carro elétrico, e minha principal dúvida agora é: como carrego em prédios ou locais que não tenha uma tomada disponível? Existe alguma “bateria reserva” para levar para casos de emergência??
O projeto ibridos e elétricos é bom porém aqui no Brasil com a cultura que se tem, sinceramente ainda tenho várias dúvidas já fiz três treinamentos sobre, porém não vejo ainda com uma situação tão simples pelo costume do brasileiro
Só uma correção, não há perda de quase metade da energia enviada (compensada) para (pela) a rede da concessionária. Você recebe de volta 100% dos kWh enviado, apenas paga os impostos sobre o consumo da rede, esses imposto variam por região, mas é próximo aos 05-10 centavos por kWh. 11:36
o STF autorizou os estados cobrar ICMS da energia injetada. Ou seja, o KWh consumido a noite é mais caro que a energia injetada que é usado para compensar. Aqui em casa o KWh custa 0,24 somando esse ICMS mais a taxa por uso da rede. Por isso o ideal é tentar fazer o autoconsumo entre as 10:00 até 16:00
Qual a vantagem de usar esse carregador em vez de usar o que vem no carro? Seria a possibilidade de variação da amperagem que esse carregador permite e o do carro não?
Estava pensando em algo, para ter um carro elétrico e uma base de carregamento na garagem, você precisa ter uma infraestrutura mínima com tomada, cabeamento na bitola certa, um certo nível de organização com a parte elétrica e uma boa parte da população não vai ter esse tipo de capricho quando veículos como esse se tornarem mais populares, além do quê, sempre vai se dar mais atenção a soluções baratinhas, etc. Se tem gente que se enrola com celular, comprando carregador pirata sem vergonha e colocando baterias ruim no celular ao invés de trabalhar com que se espera, sei lá como vai ser quando todas essas tecnologias estiverem mais acessíveis, isso pq nem mencionei que seria conveniente ter um mínimo de conhecimento sobre a relação de tensão, corrente e força elétrica e a casa ter um mínimo de preparo. Talvez novas casas já vão ter as adaptações necessárias, o profissional da parte elétrica já vai considerar isso no projeto, mas uma casa mais antiga onde o "pedreiro Jão" que é "pau pra toda obra" vai ter o conhecimento tal para não colocar fogo na casa? Enfim, pelo menos tem essas dicas para se ter um ponto de partida!
👍 Produtos INDICADOS POR NÓS para o seu CARRO! ⬇
✅Parafuso / Porca anti furto BYD Dolphin: 🏎
- Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.com/sec/1xbCddh
✅Carregador portátil para carro elétrico (produto no BRASIL) 🏎
- 3,5 kW tomada comum 20A com regulagem corrente: mercadolivre.com/sec/2eKyqHd
- 7,4 kW tomada industrial GreenV: mercadolivre.com/sec/1BZQRJ2
- 7 kW Feyree tomada industrial: mercadolivre.com/sec/17Th39t
✅Adaptador tomada industrial para padrão nacional 20A SUPER BARATO! 🏎
- Uso e recomendo: mercadolivre.com/sec/2uCcsTK
✅Carregador portátil para carro elétrico (envio da CHINA) 🏎
- Bem mais barato, mesmo pagando imposto: s.click.aliexpress.com/e/_DkkoudF
✅Cabo de dados Baseus USB C para aparelhos Android🏎
- Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.com.br/sec/1q88WpS
✅Soft99 Glaco Big 120 Ml, Cristalizador De Para-brisa🏎
- Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.com.br/sec/2EVA17Z
✅Pretinho Para Pneu De Carro Black Magic Cleaner 150ml Soft99🏎
- Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.com.br/sec/19TUwVB
✅Calibrador Compressor Pneu Digital Carro Bike Moto Sem Fio🏎
- Mercado Livre (envio NACIONAL): mercadolivre.com.br/sec/1NSkEwU
Comprei um dolphyn na IESA BYD POA. Fala pra eles reforçarem o patrocinio que esta dando certo. Abraço
Quanto mais vejo, menos entendo o porquê a pessoa que não compra o carro elétrico assiste o vídeo para fazer crítica...
Deve ser porque você compra um carro mais barato e que da menos dor de cabeça?
Um dholpin mini desse por exemplo ta 120 mil. Um hb20 novo ta 80 mil. Esses 40 mil que sobra da pra uns 10 anos de gasolina no mínimo.
Aí o cara decide pagar caro num elétrico, depois tem que mudar a rede elétrica de casa, fazer instalação e etc. Só dor de cabeça.
Por um acaso carro a combustão só gasta com gasolina? Tá esquecendo as diversas revisões e trocas de óleo e peças? Fora as gasolinas batizadas que acaba com o motor
@@Recortescristão o cara acha que o único gasto de carro a combustão é gasolina kkkkkk
@@cortesdocaldas Tirando a gasolina, gasto cerca de 600 reais em manutenção por ano no meu carro. incluindo troca de oleo e filtros.
Gasto cerca de 350 reais de gasolina por mês, totalizando cerca de 4800 reais de gasto por ano, entre gasolina e manutenções.
Só pra instalar rede própria pra carregamento de um carro elétrico custa 10 mil.
Como citei no primeiro comentário, a pessoa economiza 40 mil reais na compra de um hb20 ao invés de comprar um mini dolphin. 40 mil dividido por 4800 ( meu gasto anual ) = 8.3 anos.
Ou seja, se comprar um mini dolphin por 120 mil já sai no prejuizo de 8.3 anos de uso se comparado com um hb20 novo.
@@Recortescristão Fácil de explicar:
1) Um HB20 não se compara em tecnologia, acabamento e segurança com o dolphin mini.
2) Um HB20 não se compara em custo de manutenção com o dolphin mini.
3) Para um cidadão normal, que gasta 1 tanque por semana, ele recupera estes 40 mil em 3 anos.
4) Se colocarmos na conta a isenção do IPVA e o custo de manutenção, ele recupera estes 40 mil em 2 anos.
5) E, por fim, se a pessoa trabalha com transporte de pessoas por aplicativo, ele recupera estes 40 mil em 7 meses.
Em resumo, dor de cabeça não é fazer uma instalação elétrica 1 vez e desfrutar dos benefícios por anos...
Dor de cabeça é pagar 80 mil num carro que vale 40, e ainda querer comparar com carros de outro padrão.
Aprendam: não é pq os carros são do mesmo tamanho, que pertencem à mesma categoria.
Não sei porque não pode usar esse carregador portátil sempre... é só puchar uma correndo com aterramento direto do padrão e colocar uma tomada industrial com disjuntor é cabo 6mm
Mais barato que comprar Wall box
É seguro dessa forma? Estou pensando em fazer isso, como instalei energia solar em minha casa já tenho DPR e DR adequados, são três aterramentos para a casa toa. Falta só o disjuntor para a tomada industrial, colocar os fios de 6mm e já comprei a tomada industrial de 32a que será instalada. Será para recarregar ou um Kiwd elétrico ou um Mini Dolphin.
Pq um dia pode dar muita merda
Imaginem a alegria de receber em casa aquele cunhado que você "adora" e que agora, além de beber suas cervejas e comer do seu churrasco sem levar nada, ainda vai abastecer na sua rede elétrica. Se forem visitar parente com carro eletrico, leve alguns mimos para ele, assim você será sempre bem-vindo.
Agora terá de pagar cerveja, churrasco e abastecimento do carro kkk
Se vc deixar ele fazer tudo isso e não falar nada a culpa é só sua.
Solar haha
Já sei o que vai dar 😂kkkk
Se você e seu cunhado não tem uma relação mutua, melhor não ser cunhado! melhor ser um conhecido não amigo nem cunhado!
Existe uma marca chinesa, chamada Taysla, de excelente qualidade e que está sendo vendida no Aliexpress com estoque no Brasil, ou seja, não paga imposto de importação. E o preço é muito competitivo e a tomada de 3 pinos já está no padrão brasileiro.
Ótima dica! Abs!
carro elétrico e frescura d rico soh isso
@@yahoooooo711Já andou num?
@@ricardomedeiros1656 Claro que ele nunca andou!
@@yahoooooo711continue dando dinheiro a máfia dos postos kkkkkk
Acho que uma comparação válida para esses tipos de carregadores é o pneu temporário, só usar em emergência e com cuidados.
Valeu Felipe, bom vídeo.
Olha, as pessoas nem sabem como funciona um freio ABS e porque o pedal trepida, imagina aprenderem todos esses detalhezinhos que se somam às complicações de recarregar um carro elétrico em viagens.
Parabéns pelo vídeo, Felipe. As precauções e normas de segurança mencionadas aqui por você, que estão sendo criticadas por alguns nós comentários, são obrigatórias para qualquer dispositivo que possui um consumo muito alto. O desconhecimento dessas pessoas as leva a acreditar que é necessário "algo a mais" na rede elétrica para ter um carro elétrico quando, na verdade, basta seguir as normas obrigatórias de aterramento e dimensionamento dos pontos de alimentação. Continue com o conteúdo sobre elétricos e ignore esses comentários provenientes de pessoas que, ou não tem condições de adquirir o carro, ou tem desconhecimento total sobre a área, ou ainda, possuem necessidades que não são compatíveis com um veículo elétrico.
Tô curtindo essa série sobre o elétrico, mande SEMPRE
Viva a liberdade de poder viajar e nao se procurar com pontos de recarga. É pra isso que serve este carregar portátil, simples assim. Quem for usar, tem que saber aonde liga e quanto de capacidade (110 ou 220) e velocidade (10 ou 20 amperes) pode usar. É como ligar uma churrasqueira elétrica em casa, puxa muita energia, tem que entender e conhecer as limitações. Instalação elétrica com gambiarra (fora do padrão) vai ter problema até com uma churrasqueira elétrica ou secador de cabelo. Estuda meu povo!!
Nenhuma residência média está preparada no Brasil.
Achei o vídeo excelente... O Felipe está nos colocando ao par de todas as situações que envolvem a decisão de adquirir um carro elétrico. Parabéns!!!
O Brasil têm o dever de cobrar um manual explicarivo do carro elétrico e dos acessórios, e de como instalar corretamente a rede elétrica para o caregamento do carro.
Parabéns pela matéria, bem explicado. Oque muita gente nao entende, o que é "emergência" neste cenário, falta mais cultura em nosso povo. Pouco ha pouco vamos melhorando!!l.... Só que os chineses estão bem mais rápidos no aprendizado de cultura. Minha opinião. Acorda Brasil!!
Felipe muito obrigado pelos seus ensinamentos, sua didática é incrível e eficaz, continue produzindo estes conteúdos é muito importante, aliás esta matéria deveria ser obrigatória no ensino fundamental e médio. Abraços William
Uma pequena correção, o DR e um dispositivo monitoramento de fulga de corrente, ou seja, se alguém tocar nos fios ou algum fio tocar em alguma coisa ele desliga, o DR assim como Dps e uso geral, não precisa ter um específico para essa tomada, basta ter um na entrada do quadro de força já é o suficiente, referente aquecimento dos fios, existe o disjuntor, que ele monitora a corrente máxima que pode passar pelo fios, jma tomada de 20 amperes 220vca deveria ter um fio de 4mm, assim você poderia usar tratamento, se exagerar na corrente do carregador o disjuntor desarma garantindo a integridade do circuito...
Felipe, sabe aquelas proteções CA da energia solar do seu irmão que vc mostrou (disjuntor e DPS) avise pra ele que a entrada CC do inversor também deveria ter sido protegida. O inversor possui proteções internas pra CA e CC, então porque a instaladora só instalou proteções externas na CA? Simples, porque custam apenas 160 Reais e são obrigatórias pelas concessionárias!!!
Felipe, essas precauções são similares às que precisei adotar aqui em casa para o chuveiro de 7,5 kW. Como o dimensionamento nao estava adequado, havia aquecimento e desarme de disjuntor. Agora fizemos os ajustes e adequamos, e podemos tomar os banhos quentes demorados sem problemas.
Ótimo vídeo principalmente pelo alerta de risco. Ter Carro eletrificado sem ter infraestrutura, é bomba! Compra Hibrido, que já é bem legal.
Tem uma motorista de UBER de Canoas/RSque tem um JAC 1je e ela usa durante o dia uns 300km em aplicativos e vai para casa de noite e coloca na tomada normal 220v carregando e mmodo lento. O carregador não é de emergencia mas também não é wall box. carrega lento mas ela não faz questão de velocidade até pq poupa a bateria. Usar carregadores rápidos detonam mais cedo a bateria tanto em celulares quanto nos carros elétricos.
Mentira.
@@INowadays Mentira o quê?
Existe uma logica ate interessante no seu raciocínio mas se o dolphin aceita ate 80kw, carregar em um wallbox a 5kw já seria uma carga muitooo lenta, carregadores rapidos nas estradas são a excessao, deve usar somente em viagens
@@ivoacioly4223 A motorista que mencionei não deixa descarregar 100% a bateria e quando recarregava também, nem sempre, carregava 100%. Nesse ponto eu até pensei: Nem sempre que abasteço estou de tanque vazio e nem sempre que abasteço eu peço para completar. Sõ mando encher o tanque quando vou viajar e costumo colocar gasolina apenas para rodar o que pretendo rodar nos próximos dias. Seguindo essa lógica a Rachel (a motorista) andava uns 200km/dia o que consumia apenas 70%. Ela apagou vários videos mas procure por Rachel fora da caixa no YT e veja nos videos antigos.
O "adaptador" é chamado padrão STECK e tem de 16A e 32A para a tensão de 220V as outras tensões tem cores diferentes como amarelo, preto, vermelho, etc. Tem diferença tbm se bi e trifásico com terra. Correntes de 16A e 32A diferentes também não encaixam.
Sim, tomadas industriais 2P+T, 3P+T etc...220/380/440VCA...O ideal, mesmo que pra usar de forma emergencial e esporádica, é montar uma caixa de proteção com disjuntor, DPS, IDR e a tomada fêmea pra conexão. Depois de usar, desliga tudo. Abs!
O problema é sair por aí viajando e, ao chegar no hotel/pousada/casa, tentar adivinhar se a tomada tem aterramento e o diâmetro da fiação que foi passada. Sempre será uma incógnita, a não ser os hotéis - em sua maioria, mais caros - que já estão preparados para receber os EV's.
Gente, muita gente fala demais sem ter experiência de verdade. Viajei de BYD ( 2 mil km - ida e volta ), ainda temos problemas de infra estrutura, por isso a viagem deve ser bem planejada ( não conte com Feira de Santana para recarregar seu carro, caso tenha que passar por lá ). Acredito que em muito pouco tempo teremos mais Eletro postos de recarga rápida ( o que é ótimo pra quem viaja). Quanto ao carregador, em muitos hotéis já tem tomada pra carro elétrico, e apesar do vídeo dizer o oposto, a tomada mais usada onde não tem walkbox, é a tomada industrial ( azul) de 32A. Para uma emergência, o ideal é ter adaptadores para tomadas de 3 pinos ( de preferência de 10A) porque ninguém tem tomadas de 3 pinos ( tomada normal ) de 20 A, a não ser no chuveiro ou máquina de lavar etc, dificilmente alguém vai ter uma tomada de 20A na garagem, não sendo proprietário de carro elétrico.
Posso parecer estúpido com essa afirmação, mas ainda não encontrei uma razão lógica para existência do carro totalmente elétrico. O mais lógico na visão do ecologicamente correto, da sustentabilidade e autonomia é o carro híbrido, abastecido sempre com etanol.
parece estupido mesmo.. acho que vc nao conhece a complexidade de um carro a combustão, junto a um cambio automático..
o carro eletrico elimina centenas de peças mecânicas passiveis de desgaste e te entrega um carro com torque instantâneo, motor extremamente simples com apenas uma peça móvel, ele é naturalmente automático usando apenas uma caixa de redução que provavelmente nao apresentará manutenção nenhuma em toda sua vida útil.. tudo isso apenas com o incoveniente da recarga das baterias.. o que em alguns anos nao devera ser mais problema.. entao não fará sentindo os carros hibridos quando chegarem a um bom custo as baterias de estado solido.. que ja estao chegando nos carros da NIO.
Boa noite!!
A NBR determina que a bitola mínima de fio de tomadas é de 2,5mm.
Parabéns pelo canal e ótimo canal com excelentes informações.
Moro num residencial cujo as garagens sequer são cobertas (são muitos moradores, várias torres)...Comprei um zero estes dias e poderia ter pego um elétrico, mas, sequer existe projeto aqui no condomínio pra instalar tomadas nas garagens para recarga...
😂😂😂
Não muito difícil só ter força de vontade.
Gostei do conteúdo!!!
Sou da área de energia e parabenizo o Falipe pelas explicações 100% confiáveis. A recarga dos EVs exigem gambiarra zero. Imagino que ainda vamos assistir (gostaria que não) sobrecargas desastrosas em circuitos residenciais...
sem terra então nem pensar...
Aterramento no Brasil é inexistente principalmente em casas.@@teoriaemfoco
Para ter elétrico é preciso que seja só uso urbano e teria um segundo carro a gasolina para viagens
Talvez a melhor opção seja hibrido.
Seguindo o canal , comprei o mesmo carro e estou perdido com tanto detalhe kkk
Carro elétrico da nervoso só de assistir aos vídeos. Estressante demais; muita coisa para pensar e considerar. A vida parece passar a girar em torno do carro.
Essa nova geração Android de Whatsapp não sabe o que é paciência que tínhamos em viajar 3 dias de onibus na década de 90 devido as estradas serem péssimas no Brasil
Pode até gerar algum stress e vc pode até perder a paciência às vezes, MAS A ECONOMIA QUE O CARRO ELÉTRICO TE PROPORCIONA VALE A PENA. Acredite, vai te surpreender!!!
Nooooossa que problemão colocar o carro pra carregar
Nem parece que voce faz isso com o celular todos os dias
@@ricardosilva5559não consigo comparar carregar o celular a um carro:
1. Não saímos de casa para carregar celular
2. Não preciso modificar a rede elétrica de casa ou condomínio
3. Não preciso me preocupar se a bateria durará toda viagem, basta conectar o celular ao carregador do carro
4. Levo o cabo na bolsa e até em banheiro público é possível carregar o celular.
Pergunto: isso tudo se aplica ao carro?
Se sim, por favor, peço que demonstre pois do quanto vi, li e compreendi que
1. Carro demanda modificação na rede e dimensionamento
2. Não há pontos de carrega em distâncias que permita viajar com tranquilidade sem ter que condicionar o trajeto a isso
3. São pouco pontos, não sabe quanto tempo demandará em cada parada de recarga
4. Se a viagem for para uma cidade minúscula, casa de parentes ou hotel, tem que incluir essa preocupação ou, quiçá, modificar os planos de viagem em razão do carregamento
Se isso é tranquilo ou equiparado a carregar o celular, cada um tem a visão de mundo que vive. No meu, da forma como está, isso não tem espaço ou mesmo cabimento.
@@guilhermealencar5181evolução é para evoluir e não involuir. Sou dessa época e não vejo cabimento “voltar a passado” e levar dias para chegar ao destino em função de um bem que está para nos servir. Para mim, ainda há de caminhar um bom tempo para carro elétrico nos atender.
Felipe, fale um pouco sobre a desvalorização do carro logo após a saída da concessionaria em comparação aos carros a combustão e também da questão das garantias que o carro tem, já escutei falarem que a única garantia é da bateria, e os outros equipamentos eletrônicos são apenas de 30km ou 1 ano.... e a questão de ter que depender exclusivamente da concessionaria (pois não existe nada paralelo e mesmo que exista, não poder utilizar por clausulas da garantia)
Descordo dessa opinião sobre "carregador emergência" Estou usando um carregador semelhante já alguns anos e não tenho nenhum problema. Detalhe Tenho um allbox que está aposentado.
Muito bom mostrar o diadia...
Tenho muita vontade de ter um EV, mas ainda não chegou a hora. No meu prédio não tem ponto de recarga e faço viagens acima de 800km.
Que trampo... hein Felipe!?
Saúde, paz e excelente 2024!!
Sim. Carro elétrico não é para você e 99% da população no Brasil. Um país onde menos de 1% da população tem renda acima de 20 mil reais por mês. Além da questão de grana, precisa ter casa própria e rodar em cidade. Não mais de 200km dia. Jamais viajaria com um carro tendo que parar por mais de 1 hora para abastecer.
@@flavioferrconcordo mas nessa situação que vc descreveu, carro nenhum é recomendável para 70% da população pela renda média tb.
@@flavioferr rs.. Fiat Strada tá 130k.. Polo ai mais de 100k.. então esses tá tudo bem obrigado neh, valem cada centavo.. agora o Byd Dolphin tá 150k.. esse ai não tá tudo bem.. só rico compra.. rapaz esse pessoal tem cada uma viu.
Nem que a viagem fosse de 400 kms iria prestar um elétrico. É uma dor de cabeça sem fim.
Tomada comum é 10A. Tomada para equipamentos de maior potência, 20A. E a fiação tem que ser dimensionada para cada valor. Uma tensão maior com tomada de 20A vai permitir carregamento mais rápido que uma 110V com 20A, pois as potências são diferentes.
Por preocupação, evitar a corrente máxima da tomada, pois estamos no Brasil...
Daqui a pouco vai comprar o carro e ter cuidado ao ligar é muita restrição mesmo, só compraria se tivesse muito dinheiro ou fosse motorista de app se ver realmente o retorno de lucro
todo mundo sendo embretado nas cidades nessa situação cheia risco e dependência. agenda para incautos. quanto menos oferecem resistência, mais rápida vai ser a puxada de tapetes. liberdade vai sendo perdida a passos largos e no final não aleguem mágoa porq foram traídos. muitos tolos estão pedindo por isso alegremente.além do mais, aguardem acidentes e incêndios.
Toda instalação elétrica deve ser feita no mínimo condutores de 2.5 mm pra circuito de tomadas e ele suporta mais de 20A, portanto é seguro utilizar até 20A, desde que não exista outros equipamentos nesse mesmo circuito.
Resumindo, carro elétrico é só perrengue, bom pra quem já tem carro e vai usá-lo com segundo carro!
Pré requisito para carro elétrico. 1 tenha uma casa. 2 rode em cidade. Trajeto não mais que 200 km. 3 tenha consciência que vai perder muita grana na revenda.
Tenho apenas o carregador portatil ORIGINAL que já veio com o e-2008 e carrego toda semana, sem problema algum. . . RECOMENDO MUITO.
Parabéns pelo conteúdo, muito bem explicado
Amigo da próxima vez liga direto no padrão da Cemig. Ai vc poderia carregar ms rápido. Igual serralheiro liga.
Parabéns pela iniciativa!! Muito bacana!! Vou comprar esse carregador também.
O mundo dos carros elétricos são para pessoas com conhecimento diferenciado da grande maioria.
Parabéns pelas explicações!! Se saiu muito bem!!
Produto novo no mercado é compreensível as pessoas não entenderam como funciona o sistema
Ótimo vídeo para os navegantes de primeira viagem em carro elétrico.
da pra se montar um sistema dessas caixinhas eletricas, ja com dps e dr e um cabo combinado de 6mm comprido, podendo instalar direto no padrão(relogio) da residencia.. isso pode fazer parte do sistema de carregamento emergencial e levar junto, podendo instalar diretamente na entrada da rede de energia não se preocupando com a fiação da casa e podendo usufruir o maximo do carregador, penso em fazer isso com o meu... comprei um dolphin mini recentemente em uma promoção ganhamos o portatil (ainda vai chegar) mas pretendo fazer um sistema pra instalar direto na entrada da rede não me preocupando com a qualidade de instalação ou fiação do local...
Uso todos os dias sem o menor problema desde o primeiro elétrico que tive comprei um que está funcionando até hoje e agora tenho mais um de emergência. Só tomar cuidado com a questão da fiação e da tomada se tiver bom senso e respeitar a potência do carregador não vai dar problema
Feliz ano novo Felipe byd Dolphin legal carregando portátil
Belo video. Esta aí o principal gargalo para o carro elétrico, a infraestrutura no geral e bem ruim, publica e das casas que nao foram premissadas para consumos especificos (isto quando tem projeto) e dai precisa de uma boa revisao no padrao de entrada, e quadro de distribuicao.
o melhor seria voce usar um inversor pra casa e o carregador que vem no inversor eu uso Solaredge HDwave
Fiquei muito curioso em saber como funciona o mecanismo desse portão basculante com molas. Aqui na minha região se usa caixas com contra presos .
Parece que é mais utilizado no sul...aqui no sudeste seria utilizado contrapeso. Pelo que pude analisar pela imagem, ele tem esse trilho curvo e as molas funcionam como contrapeso.
Pra funcionar manualmente deu pra entender o funcionamento, agora automatizado eu fiquei com dúvidas...hehehe
Também fiquei curioso, nunca vi. 3:11
A rede do inversor tem uma boa capacidade de potencia e você poderia derivar uma tomada de 20a ou até mesmo uma industrial fácil.
DR não vai proteger seu carro, pois o DR é pra proteger contra fugas de corrente e para as pessoas não levarem choques. Os DPS que já tem na casa protegem toda a rede interna, pois eles são instalados em paralelo com a carga da casa e não especificamente para uma tomada.
Sobre cabo enrolado, campo magnético pouco interfere em equipamentos bons. O maior perigo é o valor não dissipar direito e derreter os cabos mesmo estando dentro da especificação
Exatamente. A corrente vai por um fio e volta pelo outro que estao juntos, no mesmo cabo. Embora derreter o cabo seja dificil, melhor não abusar e deixar reto...
09:45 informações um tanto quanto equivocadas.. perder metade da energia que gerou para a rede? acho q nem quando a tarifa no fio B estiver em 100%.. a nao ser que ai na sua região o fio B seja equivalente a 50% da taxa.
Interessante
Com o preço da gasolina subindo energia cara vomos começar com as placas solares
Por isso que eu iria de Corolla Híbrido
a maior dificuldade é que em grande parte das casas em que morei ou fiquei é 127v e medidor monofásico. é muito muito ruim isso
Eu compraria e utilizaria sempre quando necessário. Facilita muito no dia e não precisaria mexer com a minha instalação elétrica. O carregador já deve ter suas proteções de projeto.
Atentar para a corrente entrada. Pode ser que ela seja menor q a de saida, sendo possível carregar a uma potência maior, sem danificar a fiação da casa.
top Felipe boa dica... valeu
Bom dia, Felipe vc é dez e muito bom ver os seus vídeos gosto muito. Uma observação eu colocaria juntos como o meu carregador portátil uma extensão de fio de bitola 6mm pois sempre que eu precisasse de uma emergência como essa eu ligaria na caixa de disjuntores pois como eu não sei como está as fiações da casa eu a
li na caixa ficaria despreocupado principalmente se for a noite.
Desejo um 2024 muito feliz, saudável e próspero. Que este novo ano traga paz e harmonia. Muitas felicidades para 2024!
Continuo com um pequeno gerador elétrico a gasolina pará locais difíceis…!!!
Não é só usar um clamper por exemplo para proteção dps de tomada?
excelente vídeo Felipe, me pergunto se por ventura der um pau durante esse carregamento como ficaria a garantia?pensando no pior a BYD te acusasse de mal uso e que só recomenda usar o wallbox, se puder esclarecer. abraço!
No caso da GWM os primeiros dois anos de garantia cobre ate "vandalismo" sem perguntas
Eu ainda optaria pelo um híbrido nesse momento.
Mais um inscrito curioso para ver o problema de instalar num condomínio e claro, ver a solução 😊
Acredito q até o meio do ano o seu condomínio irá encontrar uma Solução... não nenhum bicho de 7 😮😮😮😮😮😮😮
Quanto mais eu vejo, mais eu desânimo da ideia de comprar isso kkkk.
O parça teve que abrir a tomada pra ver a bitola do fio.
Fora que tem um carregador mega caro, porque ele já não vem com essas proteções? Naaaooo vc tem precisa além de tudo de um circuito, um dps, um dr, um fio de 10mm...
Surreal...
Tem que ser muito entusiasta e estar muito apaixonado pela tecnologia pra se sujeitar a isso.
O negócio é tão ridículo que a pessoa fica tentando buscar argumento e justificativa onde não tem pra tentar compensar mentalmente a ideia de girico que ele teve.
Mas sobre as proteções, vc pode comprar uma caixa daquelas Tigre, desmontar o adaptador e colocar um DR, um DPS e a tomada industrial ligada nessa caixa. Pode até mesmo já parafusar o carregador portátil nela. Vai ficar tudo protegido e pronto pra levar pra qualquer lugar.
BYD já entrega carregador portátil ou wallbox com os carros.
O que vai dar de tomada e fio torrado por aí.
Excelente vídeo! Fiquei com uma dúvida: caso a tomada para carregamento for feita tomando todas as precauções que foram citadas, mesmo assim seria perigoso utilizá-la para carregar o veículo sempre que necessário ao invés de utilizar um WallBox?
Show
Estou convencido q não vou ter carro elétrico nunca, pelo menos por enquanto. 😅😅😅😅😅😅😅
Importante: O chuveiro elétrico no modo "inverno" ( 5.500 Watts...) consome uns 40 A ( ampéres)... Quanto o BYD consome EM AMPÉRES enquanto esta sendo carregado EM CASA? ( As terminologias não estão tecnicamente certas, mas estamos entre amadores aqui...)
Meu BYD Dolphin com o carregador que veio com ele, montei o painel, contratei alguém para passar os cabos, fiz a instalação e no painel do carro mostra normalmente 6,1kWh de carga. No medidor que instalei nesse painel indica uns 6,6kW, fornecendo uns 31,3 A, com uma tensão monofásica de entrada por volta de 215V. Teoricamente, para carregar de 0 a 100%, levaria 6,7h. Fazendo as contas, chegamos por volta dos 44,9kWh que é o "quanto cabe" em uma bateria, de acordo com a BYD. No seu exemplo, 5.500W em 220Volts, teoricamente seriam 25Ampéres.
@@ronoelvb No Paraná a energia "padrão" é em 127 volts e a amperagem máxima numa casa "normal" é de 50 Ampéres para a casa toda... Minha dúvida seria se ao carregar o BYD se poderia AO MESMO TEMPO usar o chuveiro... lembrando que microondas e torneiras elétricas são grandes consumidores de energia...
Aqui na Europa há muitas pessoas que fazem o carregamento dos elétricos com os carregadores que vem no carro, exemplo o meu vizinho carrega o tesla com o carregador portátil e diz que funciona 😂 demora é umas boas horas 😂
Apenas uma correção técnica, volt x amper = VA (volt amper) e não Watts. Para trasformar VA em Watts deve-se multiplicar o valor em VA pelo fator de potência, que no caso de cargas 100% resistivas, como um chuveiro, é igual a 1. Para as demais cargas este valor difere de 1 podendo ser 0,92 , 0,85, 0,80, etc... fica ai a dica.
Boa tarde! Parabéns pelo trabalho de vocês. É verdade que a garantia do multimídia do BYD é de apenas um ano ou 30000km? diferente do carro que é de 5 anos? e das baterias 8 anos? Abraços.
Sim!
Pensa uma pessoa leiga que não entende muito de eletrica, vai ter que cuidar de amperagem, espessura de fio da tomada, adaptador de 2 ou 3 pinos...cara, sei lá, acho que vamos ter muitas notícias de tomadas derretendo ou pegando fogo 🔥 em residências. Não estou querendo ser pessimista, mas quantos vão cuidar ou olhar um vídeo no RUclips cuidando desses detalhes?? Vamos aguardar...⚠️⚡
Vídeo topzera demais abraços Leandro Franca sp
E qual seria a bitola ideal dos fios para um carregador portátil desses: 4, 6, 10, 12 mm? E quais as dimensões do DR e DPS? Qual tipo de aterramento é ideal: TT, TNC ou TNS?
Achei muito tempo pra carregar em tomada residencial 220v
Enfim melhor ser lento do que pegar fogo..
Felipe, se me permite uma correção, um cabo de 2,5mm2 é capaz de 21A continuamente e não por curto período. Esse circuito deve ser protegido por um disjuntor termomagnético de 20 A, o que protege plenamente o cabo
Difícil Felipe! Muito detalhe ... vixi
Excelente conteúdo, estou na dúvida da bitola do cabo usando uma extensão, carregando em 3.5kw, numa tomada 220v. Bitola de 2,5 é suficiente?
Quero fazer uma reforma elétrica aqui em casa e vou fazer tudo dentro da norma, com DPS e IDR. Não é pra carro elétrico.
Tenho um carregador feyfree com cobectado a uma tomada industrial de 32A. Com todas instalação correta com todas as proteções fio 10mm em 220v. Mas só consigo 3kw de entrega pra carregar. Alguem poderia me explicar qual poderia ser o problema
Felipe, qual o procedimento correto para interromper a carga com o carregador portátil, antes dos 100% ?
Gostaria de ver como instala o wallbox
Alguem poderia explicar para uma leiga o que é necessario para instalar uma tomada na garagem e usar sempre um carregador portatil ao inves de wallbox?
Boa tarde! Estou pensando em comprar meu primeiro carro elétrico, e minha principal dúvida agora é: como carrego em prédios ou locais que não tenha uma tomada disponível? Existe alguma “bateria reserva” para levar para casos de emergência??
Boa tarde! O Felipe fez um gol de placa comprando esse dolphin, os vídeos estão bombando hehehe parabéns pelo sucesso!!
O projeto ibridos e elétricos é bom porém aqui no Brasil com a cultura que se tem, sinceramente ainda tenho várias dúvidas já fiz três treinamentos sobre, porém não vejo ainda com uma situação tão simples pelo costume do brasileiro
E bateria portátil?
Pra dar carga aonde não tem rede elétrica, por exemplo.
3:58 Quase um Blur - Song 2??
Por isso carro elétrico aqui ainda não compensa....muitas dificuldades ...em casa as tomadas 220 passei TD com 6 mm
Só uma correção, não há perda de quase metade da energia enviada (compensada) para (pela) a rede da concessionária. Você recebe de volta 100% dos kWh enviado, apenas paga os impostos sobre o consumo da rede, esses imposto variam por região, mas é próximo aos 05-10 centavos por kWh. 11:36
o STF autorizou os estados cobrar ICMS da energia injetada. Ou seja, o KWh consumido a noite é mais caro que a energia injetada que é usado para compensar. Aqui em casa o KWh custa 0,24 somando esse ICMS mais a taxa por uso da rede. Por isso o ideal é tentar fazer o autoconsumo entre as 10:00 até 16:00
@@mariacleyde7288 No Amazonas não tem essa cobrança 😊🤝, depende do estado 😊🤭
Qual a vantagem de usar esse carregador em vez de usar o que vem no carro? Seria a possibilidade de variação da amperagem que esse carregador permite e o do carro não?
Dúvida...o uso frequente deste tipo de carregador pode "viciar" a batetia do veículo, fazendo com que carregue mais lento numa wallbox, por exemplo?
Como assim, Além de gerar energia pra rede da concessionária tem que pagar ?
ótimo video... informativo como sempre.. feliz ano novo!!!!
Informações úteis pois o elétrico veio pra ficar
Félix Ano Novo Galera
Estava pensando em algo, para ter um carro elétrico e uma base de carregamento na garagem, você precisa ter uma infraestrutura mínima com tomada, cabeamento na bitola certa, um certo nível de organização com a parte elétrica e uma boa parte da população não vai ter esse tipo de capricho quando veículos como esse se tornarem mais populares, além do quê, sempre vai se dar mais atenção a soluções baratinhas, etc. Se tem gente que se enrola com celular, comprando carregador pirata sem vergonha e colocando baterias ruim no celular ao invés de trabalhar com que se espera, sei lá como vai ser quando todas essas tecnologias estiverem mais acessíveis, isso pq nem mencionei que seria conveniente ter um mínimo de conhecimento sobre a relação de tensão, corrente e força elétrica e a casa ter um mínimo de preparo. Talvez novas casas já vão ter as adaptações necessárias, o profissional da parte elétrica já vai considerar isso no projeto, mas uma casa mais antiga onde o "pedreiro Jão" que é "pau pra toda obra" vai ter o conhecimento tal para não colocar fogo na casa? Enfim, pelo menos tem essas dicas para se ter um ponto de partida!
Olha sou eletricista não é coisa difícil e nem cara é só ter força de vontade pra fazer e procurar um profissional
❤e digo que tem muitas casas e AP com chuveiro mais forte que isso instalado ar condicionado e não pega fogo fácil assim
@@esther8073 bom saber! Valeu!
Parabéns pelo comentário. É isso mesmo. E é o que vai acontecer.
Em relação às suas informações técnicas sobre eletricidade estão um pouco incorretas, mas muito conservador não colocando ninguém em risco
Mais um Vídeo excelente!!! Parabéns!!!