Faça isso e a corrente da moto vai durar mais de 40 mil km.
HTML-код
- Опубликовано: 29 ноя 2024
- Nesse vídeo eu explico como limpar, ajustar e lubrificar corretamente a corrente de transmissão da motocicleta. são dicas e técnicas bem simples que irão prolongar a vida útil da corrente em mais de 40 mil km.
dica perfeita , ajudou muita gente , valeu !
Vlw pela dica. Uso aquele Bardahl Max lub. O chefe do canal "Garagem Vstrom" fez varios testes e foi o que se saiu melhor.
Esse Bardal usei emprestado de um colega de trabalho e pare eu ser bom mesmo.
Entretanto, uso o óleo 90 desde 1989 e só alegria.
M@@marceloag1023mais pode usar esse e muito bom motulub
Produto ótimo, uso em 3 motos aqui... Tracer, África e SRAD ✌️♥️
Eu estico a da minha em casa, todos os mecânicos que levei até hoje estica muito a corrente, não fica nada de folga.
Ótima aula parabéns!
Vídeo 🔝. Lubrifico a corrente da minha moto com óleo 90 já faz tempo. E já passou dos 30 mil KM e a corrente está excelente. Inclusive fiz um vídeo no meu canal também. 👏👏
Qual marca você usa
ja sou motoqueiro ha um bom tempo, aprendi que a vida da corrente e´uma boa lubrificação, eu faço assim lavo a corrente com gasolina ou querozene, depois de seca mergulho esta corrente em oleo 90, deixo escorrer e depois de montada aplico graxa de rolamento grafitada. A vida da corrente dobra;.
Já cheguei a roda 50mil km com um kit relação de relação. O cuidado é o principal. Limpeza lubrificação e estica de meneira correta.
Concordo plenamente amigo, não lavo corrente. Só limpo com pano, e coloco oleo 90 sem dó!
Estou cm uma relação com retentor na Twister desde 2018 passando dos 30.000 km, uso óleo 90 com grafite a cada 500km. Aprendi com um engenheiro da Suzuki.
Só misturar o grafite no óleo? Simples assim?
Uso óleo 90 apenas, mt top
Rodei 32mil com uma corrente passo 428 sem retentor na bross
@@raphaelmarques5101exatamente. Eu uso óleo 140 e coloco 2 garrafinhas de grafite em pó dentro do óleo. Seja feliz
@@raphaelmarques5101três partes de óleo para uma de grafite.
Amigo prestei bem atenção sempre se aprende.
Eu uso Loctaite Solvo Ruth e lavo com óleo 10 o Singer fura mais de 45Mil km .
Sempre lubrifiquei as correntes das motos que tive. Atualmente tô com uma XT660r desde outubro/2012, com 45K rodados. Troquei o pinhão porque já estava no osso, mas a corrente está de boas.
Aqui em Belém do Pará chove todos os dias vou ter que lubrificar todos os dias kkkk aqui não tem verão...
Pegou chuva, lubrifica.
Aqui em Sampa, no verão calorento, tb chove todo o dia. Sim meu amigo; o ideal é lubrificar
Boa tarde!
Faço tudo igual ao vídeo, com algumas exceções:
Lavo a corrente com querosene de boa qualidades utilizando um pincel. Após lavo com bastante água corrente, jatos fracos. Apos, ligo a moto e deixo a roda rodando por 2 minutos com certa velocidade para tirar a água dos roletes. Depôs desligo a moto e seco a corrente com um pano limpo e seco, e lubrifico a corrente com óleo SAE 90.
Abs
Uso moto há mais de 40 anos e sempre lubrifiquei a corrente assim. Minhas correntes sempre passam dos 40.000 km . Já viajei com um amigo que usava motul chain lub caríssimo. No final do dia a minha corrente ainda estava lubrificada e a dele brilhante (sem lubrificante). Com oleo SAE 140 eu rodava 700 km de boa, ele terminava o dia sempre com a corrente sem lubrificante
Esse óleo que vc indicou é bom porque a medida que esquenta vai lubrificado aos poucos e dura mais. Bom vídeo.
Após uma troca da relação resolvi usar somente graxa branca, o desgaste foi muito rápido durando menos da metade do tempo em relação ao uso do óleo, graxa branca na transmissão nunca mais.
O mesmo ocorreu comigo
Uso o óleo de câmbio 90 desde 1989 e não tem coisa melhor.
De uns dois anos pra cá, tenho misturado nesse óleo a graxa grafitada. Misturo os dois numa almotolia ou qualquer outra bisnaga e tá feito o melhor lubrificante de correntes. Por fim, passo um pano para tirar o excesso e kbô!
Infelizmente, hoje em dia temos uma exploração por parte de fabricantes de tudo.
Cai quem quer.
Eu usava o G 90, agora uso G140,. Mas antes da aplicação, uso primeiro o óleo do motor da moto, um mais fino, a intenção é que ele infiltre entre os elos da corrente, depois coloco o moto no cavalete central e deixo ligado girando em 2 marcha.. em seguida, tiro o excesso com o pano do óleo fino e aplico o G 140. Foi sem dúvida a melhor solução que encontrei para durabilidade da relação CB Twister 2021.. espero ter ajudado...
Ganhou mais um inscrito, pela sua dedicação em explicar em detalhes o assunto, vou olhar teus outros vídeos um abraço
Valeu guerreiro, grande abraço !¡!!
Dw40,este é novo kkk, mas valeu pela aula 👍👍👍
Muito bom o video eu uso o GA da Bardal de aplicar em diferenciais para lubrificar a Corrente da minha Moto
A minha já está com 120.000 estou na segunda relação ,porque também uso esticador de corrente !!! Sempre usei proprietário de moto 32 anos.
Muito bom. Você é o primeiro que vejo recomendar usar óleo 90 ou 140. Sempre usei o 140 GL5 na corrente a durabilidade é impressionante.
Óleo 90 ou 140 são ótimos para corrente e baratos, 1 litro dura mais de 1 ano para mim. Infelizmente na Internet tem muita gente querendo vender algum produto. Mas o objetivo do canal é ajudar os amigos motociclistas. Grande abraço, tmj !!!
A relacao d aminha crosser troquei toda vom 23mil km, mas acho qno vacilo foi com o pinhao.
Coloquei uma nova DID com retentor. Vou cuidar mais do pinhao dessa vez.
Eu goato de limpar a corrente com H7, mas vou rever o processo como vc falou.
Pra librificar eatou isando bardahl Kart Moto, que tem propriedade pra nao espirrar.
Exelente vídeo. O melhor sobre limpeza e lubrificação de corrente. ⛓️💥
Boa noite!
Parabéns pelo vídeo, muito esclarecedor.
Posso usar óleo 90 misturado com grafite em pó, para lubrificar a corrente da moto?
Essa dica do descaste da corrente ninguém fala, primeira vez que vejo no RUclips. Obrigado... To usando uma DID rebitada , ja deve ter mais de 4 anos , corrente excelente!!! Essas de emenda de pressão nao presta ...
Precisava saber dessa dica, agora ja posso verificar
Concordo com quase tudo. Só acho que limpar com um pano embebido em querosene pode não ser eficiente dependendo do estado da moto. Costumo lavar a minha a cada 3 ou 4 mil km. Uso a querosene e depois lavo com detergente neutro. Colocando sempre muita agua pra remover os químicos. Acredito que a água não entre dentro das buchas das correntes com retentor, a menos que se use uma lavadora de pressão, o que nao é indicado. Mas uma água na mangueira não tem problema nenhum.
Outra coisa muito importante é limpar o deslizador da corrente, aquela peça de borracha que protege o metal da balança. Essa peça retém muita graxa velha e se vc não limpa ela ela acaba por espalhar novamente a sujeira numa corrente recém limpa.
Valeu pelo comentário!!!
Vishh.... Eu fazia tudo errado, agora nao erro mais kkkk Comprei o kit passo fino com retentor depois de ver seus videos e me ajudou muito. Eu usava a corrente original da moto, só que chegava um certo tempo ela ficava batendo muito. Obrigado pela dica!!!!!
Eu sempre lavo correntes. Seja de moto, seja de bike. Uso trapinho na moto e nas bikes tb. Esse procedimento é bom, mas não é o mais precioso. O melhor seja moto ou bike é abrir a corrente no link, desmontar, lavar com detergente neutro, secar totalmente, remontar e lubrificar.
Gostei da oficina e da furadeira parabéns pela organização.
Parabéns primeiro vídeo que viee em 39 anos perfeito vídeo tudo correto nota 10
Obrigado guerreiro!!
Show de bola seu canal. Assuntos abordados são interessantes e ajudam muito a todos que tem motocicletas. Parabéns.
To chegando aos 50.000 e uso apenas óleo de motor e mantenho limpa e com folga recomendada.
A minha já tá com 57300 km.ta top ainda
Obrigado pelas dias. Sucesso e felicidade sempre!
Excelente video, parça!
q susto, achei q ia recomendar graxa branca, kkk. Parabéns, muito boa as suas dicas, uso na Yamaha Crosser 150, a relação original ja esta com 30mil km e não chegou na marca do meio ainda. Aki limpo bem a corrente com WD40 (uso Car80) q é mais barato e escova pra remover areia e sujeira, depois removo bem com a Wap, seco bem batendo ar comprimido e no dia seguinte, passo o óleo em Spray da Mobil ou Motul, não faz sujeira e dura bastante, essa limpeza faço 1 vez ao mês, cerca de 2mil km pq sou motoboy.
Muito obrigado!
O próximo kit relação da minha moto vai durar muito.
Canal é dw grande utilidade ⚠️✅💯💯💯💯💯💯💯💯
Valeu!!!
Melhor video sobre corrente,parabéns
Valeu guerreiro, tmj !!!
A minha tá com 43 mil km, uso todo tipo de lubrificante o importante e ta limpo e lubrificada 😂 minha moto é uma CBR600RR.
A corrente original dessa moto chega a durar 70 mil km , talvez mais... Grande abraço, tmj !!!
Minha 64 mil . Factor 125 2010. Original ainda. Limpo com querosene e lubrificar a cada 1000 com oleo 90
Também uso o póprio oleo do motor da motocicleta (20W50). A minha verificação é diária com relação principalmente a corrente, terndo que estar úmida porém sem excesso para respingar ou juntar poeira. Para lubrificar e para limpar uso o mesmo processo do vídeo, um pano e escova de dentes.
Olá amigo: os manuais da Yamaha ( fazer e factor) tbm indicam usar o próprio óleo do motor, assim como vc faz. Grande abraço e obrigado pela sua colaboração, tmj !!!
Gratidão parceiro, obg
Obrigado top Amigo.
Inacreditável como a relação da minha moto passou a durar muito mais depois que comecei a usar óleo 90, depois que li na caixa da DID. A atual relação da minha Fan 150 já passou dos 35 mil km rodados
Excelente vídeo. Essas marcas nem sempre darão certo, por diversos fatores.. O que é bom verificar é o alinhamento da roda com relação a corrente, o pinhão. Os mecânicos experientes já sabem disso.
Muito útil
Saúde & Paz... Otimas orientações. Parabéns!
Putz, sempre lavei a relação minha moto errada mais obrigado pela dica .
Uso motul mesmo amigão e limpo igual a vc pois até uso aguaraz ou w40 prá remover a sujeira lavar jamais valeu
Assistindo o vídeo em Parauapebas-Pá, capital do minério.
Olá amigo: obrigado pelo seu comentário. Grande abraço para o pessoal do Pará.
Boa Noite!!! Fmz abraço.
Ótimas, dicas! Mas, só a título de contribuição ao conhecimento: se as peças da relação forem de boa qualidade, até mesmo sem tanto detalhou nos cuidados a corrente dura. A minha FZ6 (2009), tem 15 anos de "idade", 70mil km (bem) rodados, e ainda está com o kit de relação original,
70k em 15 anos?? Não rodou nada, tá zero ainda. Desse jeito dura mais 15 anos. Dá uns 380 km por mês.
Aí é moleza. Vlw!!!
Cheguei aos 21mil km com uma riffel sem retentor...fazer 250cc acho q vai mais uns 5mil ainda ou mais
Olá, boa noite. Gostei do vídeo sobre manutenção de corrente. Permita-me contribuir. Em viagem e dias de chuva, jogo apenas um jato de água (retirar areia, por exemplo). Na lavagem de lava jato, limpamos com o shampoo usado na pintura, eventualmente um desengraxante. Então, a corrente fica seca, é verdade, então criei uma *misturinha mágica*... uso óleo SAE 140 (custa uns R$40 e dura até acabar) e grafite em pó. Pego um *frasco vazio e lavado* de adoçante ZERO-CAL (tem boa vedação no bico, é de rosca e posso levar em viagens, dura muito). Umas quatro baforadas de grafite dentro do frasco, completo com o óleo, sacudo-sacudo, e dou 3 MIJINHOS na corrente (motor funcionando e em 1a marcha), um mijinho nos o'rings de cada lado e um mijinho no centro... espirra um pouco do excesso, sim, mas rapidamente a mistura espalha bem e até o ruído diminui... a Bandit 1250 está com 66k km e a Bros com 40k km, as relações ainda são as originais. Espero ter sido útil. Abraço a todos.
@@marcioteixeirabhte bah, que show seu comentário. Vou montar um lubrificante assim e vou fazer uns testes. Grande abraço, obrigado pela colaboração.
Que aula fantástica.
Uso C1 da motul para limpar a corrente e c4 para lubrificar, como sempre limpo a corrente e lubrifico, só preciso trocar a cada 50000 km .
Ótima dica, parabéns!
Valeu guerreiro, tmj !!!
Like 121, show de bola 👏👏👏
Parabéns por explicar tudo certo
Uso so óleo usado que respinga. Com o respingo dai a sujeira dos roletes. Depois do primeiro role passa um paninho e ta limpa e lubrificada. Limpar com o pano assim, acredito que voce empurra a sujeira abrasiva pra dentro dos roletes. Entao eu passo o oleo dou umas girafas, deixo pingar umas horas e saio. Depois do primeiro role eu passo pano na corrente e nos respingos.
Otimo vidio! Já ganhou mais 1 inscrito !
Muito obrigado pelas dicas!
Eu rodo de entregador , lavo detergente neutro " limpol + limão" e depois tasco oleo 2t com oléo queimado do motor quando troco . Mais de fazer labança 😂. Engato a 5 e acelero , suja pra caralho. Mais fica zera . ❤❤.
Melhor relação eh Did ❤❤
... mas bah...
Parabéns pela dica....
Se lavar corretamente somando com as dicas que foi dada no vídeo, dura mais ainda,,. Da um pouquinho de trabalho mas vale apena, eu retiro ela do lugar deixo no dossel, dpois detergente de molho, depois seco, depois de molho no óleo fino, restira o excesso, põe no lugar novamente, ligar a moto no cavalete, quando saí todo os excesso entre os elos, coloca o óleo G140 da Lubrax, vende em qualquer posto BR,. Nao lembro o dia que troquei a relação... Como disse no início, da trabalho mas vale apena...
Muito raramente eu lavo a corrente. O problema não é levar a corrente o problema é secar a corrente e evitar que fique sua nos elos, pois pode enferrujar. Eu já perdi uma corrente did, que lavei, não sequei bem e acabou ficando com os elos travados. Grande abraço, obrigado olá dica, tmj !!!
De molho no óleo fino eu desconhecia. Mas seu procedimento é o mais precioso que li embora desconheça a eficácia do G140 Lubrax. Se ele ou qualquer outro óleo não é colante, não é eficiente. Na é apenas minha opinião baseado no uso com moto ou bikes eu ouvi isso de um notório especialista. O lubrificante precisa "colar" na corrente ou sai com a velocidade que joga o lubrificante para fora da corrente.
Boa tarde blz amigo 👍🏽
Na minha moto de uso urbano eu uso óleo grosso de motor em pequenas quantidades, mas agora vou procurar esse de caixa de câmbio. Já na minha moto de rodovia eu uso um lubrificante de alta aderência que tenho até q aquecer pra poder aplicar na moto. Quando frio ele é pegajoso, quando quente ele fica mais líquido, e as correntes passam de 80°, de modo q esse lubrificante entra na corrente. A moto fica tão macia com esse lubrificante que fica parecendo moto de correia rs. Mas vou pensar em trocar por óleo 140 tb
Só consegui isso com a corrente original da suzuki Bking , tá de parabéns a suzuki
A graxa junta poeira, areia, etc... e se transforma em uma "pasta abrasiva" o óleo também junta poeira da estrada etc
Gostei da dica 👍
Sou motoboy no Rio de Janeiro! E de só limpar e lubrificar no tempo eu passo dos 20 mil fácil! O problema é quando tenho tirar rodar para trocar lona de freio! Sempre os mecânico botar corrente na posição diferente e mudar disgante da coroa
Mecânico negligente. Corrente, coroa e pinhão são "casados". Termo que se usa no ciclismo, mas é a mesma coisa em motos. Se inverter a corrente ela irá forçar um outro desgaste na coroa e no pinhão para ter a acomodação adequada.
O melhor óleo pra corrente. É o 140 pra deferencial.
Tira o barulho. E anda &0 mil
Acredito que a folga de 20 mm seja 10 mm para cima e 10mm para baixo.
Limpeza, esse é o ponto , aliado a uma boa lubrificação caseira , sem produtos mágicos
Mas tem um caso do comentario de nao lavar a corrente ......
Mas nos dias de chuvas....pois a cortente ficara molhada do mesmo geito...e nao tendo como nao molhar a corrente.....
Pois neste caso ....o melhor mesmo é ...seria o cardan nas motos ao inves de corrente
Olé de motor já tem a propriedade de aderir ao metal.
Eu prefiro esses tipos de Óleo.
Atualmente uso 20w 50 pois rodo muito no dia a dia e ele adere bem ao mental.
Como rodo em diferentes tipos de solo, a relação suja muito e tenho que fazer a limpeza pra tirar a sujeira que acumula nas bordas dos elos e na parede do alojamento do pinhão. É trabalhoso, mas se não o fizer, o kit vai embora Rapidão.
Eu uso o lubrificante de corrente Mobil ou Motul.
Eu uso oleo SAE 240
Parabéns meu Brother pelo ótimo vídeo muito explicativo, nunca assisti nenhum que falasse da questão da água na corrente e o quanto é prejudicial. Ganhou um inscrito. Me fala o seguinte: numa viagem de 1.000 km quantas vezes tenho que lubrificar a corrente da moto. Muito obrigado pela sua atenção.
Depende amigo ....se for com chuva 300 350 km é bom verificar...só tempo seco sem poeira 600 700 km
para limpar a corrente eu normalmente limpo a cada 1000km e pego uma escova de dente um pote e misturo sabonete de cozinha neutro com Querosene, depois de bem lavada passo um pano velho na corrente e vou girando ela pra dar uma secada.
assim que esta limpa passo um MUTUL C2 ou Graxa Adesiva Pro, esses dois atendem muito bem, minhas relações duram na faixa de 25 a 30 mil km, mas sempre quando chega na faixa de 15mil km é preciso tirar alguns gomos da corrente.
suas dicas foram boas, vou fazer o teste e passar a lubrificar do modo como vc indica, ele é menos trabalhoso e parece ser tão eficaz quanto o que eu faço.
obrigado pelas dicas.
Depois desse vídeo vou experimentar o óleo 90
Compra o óleo 140 e coloca pó de grafite, vai ficar show!
Obrigado
Faz teste 10w40 motul 7100
A relação e trocada coroa pinhão e corrente . Nunca trocar so pinhão 👍
Conhecia essa regra ha pelo menos 40 anos. Era só trocar apenas a corrente que ela não durava 10.000km. Eu mesmo somente troquei apenas a corrente quando a moto me deixou na rua. Pelo visto as coisas mudaram.
Corrente DID com Retentor (nao abre folga), uma escova de dentes e detergente para limpar depois de limpa dou uma volta pra secar, quando estaciono coloco no central e passo WD40 na corrente, ja vai em 37mil rodados, já usei todos tipos de oleo e spray e durante esse tempo vi que passando oleo grudava muita juseira e isso danificava os retentores e passando apenas o wd na moto parada o atrito entre corrente e coroa sera seco, porem esses materiais tem muita resistencia então vai durar muito, e não corre risco da corrente enferrujar nos elos e acabar girando emperrada.
Até o próprio WD não recomenda o seu uso em corrente
@@homeroanselmo5763 dei uma breve olhada sobre e o que vi é que não recomenda pq ele é fino e não dura na corrente, porem é justamente como falei só uso para não fazer a corrente enferrujar depois de lavada, deixo a corrente trabalhar seca e ate entao ta durando bastante.
@@homeroanselmo5763 watch?v=HWjiOouRtYs
Boa noite
Sou motoboy em belo horizonte mg
rodo ao extremo 400 km todo dia
.
Uso sae 90
Ideal
Usar pincel de pintura cerdas macias
E lambuzar toda correndo por dentro e por fora inclusive lateral
Relação DID C RETENTOR
RODA 50 MIL KM
NÃO RETIRAR EXCESSO
DEIXA SUJAR A RODA
DEPOIS DE UMA VOLTA 10 MINUTOS
AI VCS LIMPA AS RODAS
.
VAI POR MIM
mas vc limpa ou lava a corrente ou nao?
@@ola5081 não se limpa nem lava
Sempre óleo por cima
Roda 50mil km
@@mouraexpress4225 Se limpa e se lava sim. Mas a lubrificação é mais importante que a limpeza pq o giro, na velocidade, tende a jogar a sujeira(grossa) para fora.
Minha relação riffel está com 28k sempre lubrifico com spray Mobil
Olá amigo: já usei esse spray é bom e barato. Obrigado pelo comentário, tmj !!!
Boa noite. Mandei trocar o kit relação da minha fazer 250, porque ela ao girar a roda um lado tava mais apertado que o outro. Coloquei uma com retentor da KMC e ficou a mesma coisa. É normal a corrente ficar assim um lado mais apertada que o outro?
Tenho 1 fz 250 ja mudei a corrente para p520 mesmo assim com cuidados e com 15milkm ja esta ovalando.
Olá amigo. Entre 10 e 15 mil km tem que trocar o pinhão. O pinhão e que gasta antes, e o pinhão gasto estraga a corrente e consequentemente a coroa tbm. Eu troco o pinhão a vaga 12 mil km, consigo trocar uns 4 antes de trocar o kit inteiro. Obrigado pela mensagem, Tmj !!!
Dicas top
A inspeção dos "dentes" do pinhão é apenas visual ou precisa aferir com uso de ferramentas de precisão?
Olá amigo, a inspeção é apenas visual, infelizmente muitas pessoas esquecem . Grande abraço!!!
Valeu,meu amigo🤝
Um forte abraço!
Só faltou vc fazer uma manutenção nos seus rolamentos das rodas.
Amigo, não usa querosene para limpar a corrente, usa esse pano com um pouco de Wd40. Não joga direto na corrente e depois se coloca óleo 90
Não, não. O wd40 impede que o óleo fique bem aderido à corrente, pois o wd40 dispersa óleo e água. A não ser que você lave e seque bem a corrente antes de aplicar o óleo.
Não, não. O wd40 impede que o óleo fique bem aderido à corrente, pois o wd40 dispersa óleo e água. A não ser que você lave e seque bem a corrente antes de aplicar o óleo.
Show
Tive uma corrente da did com retentor, na fazer 250!
A moto com 100mil km !
E a corrente boa só trocava o peão e a Coroa!
Eu acho que ela ia mais!
Troquei por receio 😂
Fez bem! Não queira ter sua moto parando pela quebra da corrente no meio de uma avenida expressa como me aconteceu aqui em São Paulo.
Se andar na estrada de terra se lubrificar com oleo ja era ou /usar whitlube/wd40
Óleo de motor usado e uma escova de dentes usada, lubrifico a cada 500km mais ou menos
Tbm serve, os manuais da Yamaha factor 125 indicam usar o mesmo óleo do motor, já os manuais da Honda indicam óleo 90 ou 140, daí vai do gosto de cada um. Os dois casos vão lubrificar bem a corrente. Grande abraço, tmj!!!
Graxa branca se usa apenas na parte lateral da corrente, pra proteger contra ferrugem
Amigo boa tarde.. ia perguntar justamente isso.. aquelas medidas do vídeo que você fez sobre essa corrente ela está funcionando bem? Eu vou trocar todo o kit da minha, seguindo as marcas que você falou naquele vídeo.. realmente se mantém aquelas marcas que você falou lá? A marca do pinhão e da coroa.. você teria o link de o de você comprou? Quero montar idêntico a sua corrente
Olá amigo: o kit que coloquei na moto está muito bom. Já rodei cerca de 13 mil km e nem ajustei a corrente. A a moto tá dando uns 7km/h a mais de final...
@@mototerapia1587 maravilha irmão, vou rever o vídeo lá e pegar daquela marca! Obrigado! E parabéns pelo conteúdo, o do teste de óleo está sensacional!
Lava com Óleo disio é bom