Elvis Presley: Histórias Secretas do Cinema e da Música

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 окт 2024

Комментарии • 162

  • @joaomonteiro1983
    @joaomonteiro1983 2 месяца назад +19

    André, o Elvis é o menos culpado dessa polêmica toda, pois ele só queria cantar e mostrar sua arte para o mundo, e muito legal os Mestres da Música Negra reconhecerem e serem gratos à ele por isso!!!!
    O maior "culpado" dessa polêmica é a Indústria Cultural que adora a música e cultura negras, mas odeia as pessoas que a fazem e, srmpre que possível, tentam apagá-las, seja no rock, na disco, no country, no soul, no rap e aqui no Brasil, no axé, no samba, na MPB e até no sertanejo...

    • @joreisss
      @joreisss 2 месяца назад +1

      É isso aí

  • @elvistriunfal
    @elvistriunfal 2 месяца назад +11

    Olá Barcinski. É um tema realmente polêmico e com frequência ele também é debatido em meu canal. Me permita acrescentar algumas informações. Não é raro na grande mídia passar a ideia que Elvis só teria se influenciado na música negra, mas não é uma verdade absoluta. Elvis gostava muito de country, gospel, blues e até de musica italiana. A música feita por artistas negros foi uma de suas fontes, mas não a única. Quando Elvis começa a cantar "That's All Right" nos estúdios da Sun, não foi uma sugestão da gravadora, isso partiu do Elvis que gostava da canção. Elvis já curtia muita música de artistas negros antes de gravar pela RCA e se tornar o que se tornou, mesmo assim tem gente que acha que foi tudo "fabricado" pela RCA. Prefiro o entendimento de Rufus Thomas que não via sentido na palavra "roubar a música", prefiro usar a palavra "Influência" pois a música mais perde em ser discriminada pela cor do que sua arte em si. Veja o caso de "Hound Dog" da Big Mama Thornton que era negra, a letra e a música são de dois homens brancos: Jerry Leiber e Mike Stoller. Não haveria sentido algum eu falar que a Big Mama "se apropriou" da música de dois brancos, pois música não deve ter limites ou barreiras raciais. Os artistas negros não queriam cantar somente para o público negro, eles queriam fazer sucesso para todo mundo. Elvis teve a coragem de cantar sim músicas de artistas negros e foi "cancelado" na época por muitas rádios e rechaçado por críticos racistas do período. Ao dar visibilidade no Rock, Elvis abriu um mercado para que todo mundo vendesse ao redor do mundo. Assim como você disse, Elvis não fazia questão desse apelido de "rei", algo criado pela mídia na época. Para Elvis a música era algo além de estilos ou rótulos, por isso foi um artista tão eclético e diferenciado. Um grande abraço!

    • @BarulhoAndreBarcinski
      @BarulhoAndreBarcinski  2 месяца назад +5

      Sim, mas ninguém diz que foi a única música de que Elvis gostava. O ponto do vídeo é que ele sempre deu crédito aos músicos negros.

    • @elvistriunfal
      @elvistriunfal 2 месяца назад +4

      @@BarulhoAndreBarcinski Olá. Repare que nessa parte não me referi a você, estou falando que a "grande mídia" costuma falar, apenas reforcei um dado que é corriqueiro. Minhas observações são apenas no intuito de "acrescentar" o que você disse e não "corrigir" o que foi dito. Aliás gostei bastante do que falou.

    • @joreisss
      @joreisss 2 месяца назад +1

      Muito bom 👏👏👏 que bom que aqui tem gente falando fundamentada sobre isso, eu sempre enxerguei da mesma maneira estudando e apreciando as raízes do rock n roll, mas tem uma galera mais nova que bosteja verdades inquestionáveis na internet e acha que tá fazendo justiça, quando muitas vezes tá só fazendo vingança mesmo

    • @elvistriunfal
      @elvistriunfal 2 месяца назад +1

      @@joreisss Muito obrigado pelo feedback. Infelizmente é como você disse. tentam reescrever a história como uma forma de "vingança".

    • @lucapilares6999
      @lucapilares6999 2 месяца назад

      Lembrando que Elvis era de família cigana, uma minoria intensamente marginalizada.

  • @edisonsantos9762
    @edisonsantos9762 2 месяца назад +7

    Tema muito interessante, André! No interessantíssimo livro "Rock and roll: Uma história social", Friedlander não diz que Elvis e a Sun Records "inventaram" o rock e sim o Rocakabilly - na habilidade que eles tiveram em juntar os beats e síncopes do blues, r&b e do country.

  • @GuilhermeRodrigues-iq8ix
    @GuilhermeRodrigues-iq8ix 2 месяца назад +3

    Muito bacana a forma de discussão do tema, André. Eu me lembro que em 89, ou 90, quando vi Do The Right Thing pela primeira vez, fiquei impactado nos (fantásticos) créditos de abertura, com o Public Enemy mandando "Elvis was a hero to most, But he never meant s%$# to me you see, Straight up racist that sucker was Simple and plain, Mother f$##@ him and John Wayne" na letra de Fight the Power. Foi um kick nas têmporas... O Rap, aliás, que trouxe os samples, e os blacks passaram a samplear de Sergio Mendes a Ennio Morricone, e tudo virou remix de vez. Estendendo um pouco o comentário, nos anos 60, diz a lenda que os Stones encontraram Muddy Waters pintando o teto de uma sala na Chess Records, gravaram trocentas covers de compositores blacks, até acharem sua própria voz, sempre creditando os autores e até condicionando sua presença em programas de tv da época à escalação de bluesmen como Howlin' Wolf e Sonny Boy Williamson, detonando um blues revival. Já o Led Zeppelin foi "um pouquinho" diferente.... 🤣(mas isso é comentário para outro vídeo, que aliás, é uma boa sugestão de pauta, os "roubos" do Led Zeppelin)

  • @Mundovistodobaixo
    @Mundovistodobaixo 2 месяца назад

    Olá Professor Barcinski!!! Sou teu fã!! Muito obrigado por todo o conhecimento que vc nos transmite! Ia sugerir por gentileza como possíveis temas falar sobre alguns artistas pioneiros do rock como Louis Jordan, Buddy Holly, Eddie Cochran e pioeiros no Brasil Betinho e seu Conjunto, Carlos Gonzaga, Nora Nei..
    Muito obrigado e um grande abraço!!!

  • @monicareginalopescavalcant1516
    @monicareginalopescavalcant1516 2 месяца назад +6

    Eu, como fã, vou sempre defender Elvis. Inigualável realmente.

  • @CiceroWagner1
    @CiceroWagner1 2 месяца назад

    Obrigado mestre Barcisnk por responder, ninguém melhor como você para jogar uma luz nesse tema delicado 👏🏻👏🏻👏🏻...

  • @twdom272
    @twdom272 2 месяца назад +3

    Legal demais Barsa, outro tema legal seria cidades musicais, moro em Saint Louis no Missouri, area de Juck Berry.
    Recentemente fui a Nashville no Tennessee e fiquei muito surpreso como a cidade respira música, nunca vi nada igual !!!

  • @WashingtonRDias
    @WashingtonRDias 2 месяца назад

    Excelente André. Desmistificou o assunto embasado nas declarações das lendas da música que vivenciaram o surgimento do Rock. Abç

  • @chowyunfatbr
    @chowyunfatbr 2 месяца назад +6

    Agora, quem realmente roubou de músicos negros de blues e outros artistas foi o Led Zeppelin. Esses se apropriavam na cara dura da música dos outros como se fosse deles. Hoje os músicos originais estão creditados, mas tiveram que processar a banda.

    • @eddievanhaIen
      @eddievanhaIen 2 месяца назад +1

      Não acredito. De que fonte tirou isso? Led Zeppelin salvou o rock. As musicas - após um periodo de anos do falecimento dos compositores - suas letras se tornam dominio público. Além disso, muitos compositores vendiam suas musicas as gravadoras, e estas davam para outros regravarem.

  • @rhoramoreira
    @rhoramoreira 2 месяца назад +2

    Olá, Barcinski. Algum dia você poderia falar sobre o grupo The Shangri-Las? No início deste ano faleceu a vocalista Mary Weiss e li que elas influenciaram muita gente e eram amadas por bandas como Ramones, New York Dolls e Blondie. O que as diferenciava de outros grupos vocais femininos da época e por que elas foram tão importantes, mas tão pouco lembradas nos dias atuais?

  • @mwendler
    @mwendler 2 месяца назад +1

    Excelente e ponderada reflexão, fundamentada em fatos históricos, em depoimentos de outros grandes e talentosos artistas sobre o maior de todos: ELVIS PRESLEY.

  • @danielbedotti2547
    @danielbedotti2547 2 месяца назад

    Bom demais o vídeo. Realmente, o Rock unificou a todos. Me lembro de uma passagem, nos anos 60, com os Beatles.
    Quando eles, em 1965, foram fazer uma turnê pelos EUA, vários estados não permitia que os negros participassem.
    E os Beatles simplesmente disseram: "nós não tocamos para platéia segregadas."
    Resultado, liberaram o acesso para todos.
    O Rock é foda!!! Elvis é foda!!! E a música negra também é foda!!!

  • @fabionobrebraz
    @fabionobrebraz 2 месяца назад

    excelente video de um assunto que, apesar de historicamente relevante, se torna enfadonho para aqueles que nutrem algum apego ao conhecimento histórico da musica em geral. parabéns andré por colocar um ponto final nessa controvérsia obtusa, com inteligencia, fundamento e informação, isso é jornalismo cultural, e da melhor qualidade. quanto aqueles que ainda alimentam esse preconceito, esse verdadeiro segregacionismo cultural, inclusive artistas, sugiro estudar, pesquisar e lêr bastante, única saída para a incultura e o apedeutismo. a música, assim como a arte em geral, é universal, não de uma raça, etnia, religião ou grupo social.

  • @dimasmutzenberg2851
    @dimasmutzenberg2851 2 месяца назад +2

    E o próprio Chuck D já falou posteriormente em entrevistas que o problema pra ele é muito mais com a indústria que com a pessoa do Elvis.

  • @robsonfotofilme
    @robsonfotofilme 2 месяца назад +6

    Quando puder faz um episódio sobre os Cramps. Acho que deve ter material tanto para o Histórias Secretas quanto para o Encontro com Figuras Notáveis.

    • @BarulhoAndreBarcinski
      @BarulhoAndreBarcinski  2 месяца назад +8

      Robson, acredite, estou gravando HOJE sobre o Cramps.

    • @o_mandalero
      @o_mandalero 2 месяца назад

      Que maravilha! O RUclips vai derrubar alegando conteúdo impróprio​@@BarulhoAndreBarcinski

  • @giopn83
    @giopn83 2 месяца назад +2

    Elvis quebrou a barreira que tinha entre negros e brancos nos EUA, pelo menos se tratando de musica.

  • @glauberrocha8466
    @glauberrocha8466 2 месяца назад

    Este canal é um patrimônio nacional 🎉 Que loucura🎉 Muito bom 😊

  • @marcktavares
    @marcktavares 2 месяца назад

    Acabei de ler sua matéria, sensacional.
    As frases são demais, destaque para a do Bo Diddley ... DEMAIS!
    Grande vídeo, Barcinski.

  • @affonsocelsodemirandaneto7751
    @affonsocelsodemirandaneto7751 2 месяца назад +4

    Bom dia Barça, essa polêmica foi criada fora de contexto por pessoas que nem o conheceram. Elvis sempre ressaltou seu amor pela cultura negra. A forma de tocar guitarra do Chuck Berry tem muito de country e ninguém pode o acusar de ser um apropriador porque ele criou uma forma nova entre aquele gênero e o R & B. Essa síntese buscada por Sam Philips encontrou seu veículo principal de divulgação que foi Elvis Presley.

  • @MarceloMistake
    @MarceloMistake 2 месяца назад +1

    Nessa linha de "apropriação cultural", seria legal falar também de Led Zeppelin...

  • @bandasdaquibrasil7990
    @bandasdaquibrasil7990 2 месяца назад

    Sem sombra de dúvidas .. essas frases define
    bem e põe uma pedra nessa questão .. adorei .. parabéns!!!

  • @marcosferreira860
    @marcosferreira860 2 месяца назад

    Gostaria de um episódio sobre Nick Tosches. A biografia do Jerry Lee Lewis, por dica sua, foi uma das melhores coisas que li na vida.

  • @ricaroc
    @ricaroc 2 месяца назад

    Salve, Barça! Sugestão para video: Influência do Ska Jamaicano no pessoal da Inglaterra. Diversos covers foram feitos...Clash, Specials, Madness e muitos mais

  • @jonathandasilvaferraz4026
    @jonathandasilvaferraz4026 2 месяца назад

    Parabéns pelo vídeo André

  • @jornalistarenatarosa4205
    @jornalistarenatarosa4205 2 месяца назад

    André, minha veia roqueira foi desenvolvida nos anos 80 pela revista Bizz. Não seria legal um vídeo sobre a imprensa de música no Brasil? Depois teve a retomada com a General, e acho que nos anos 70 também teve a Som 3. E nessa época do fim da publicações, revistas e jornais, há um empobrecimento do conhecimento musical das novas gerações? Não ficou tudo muito superficial? Tudo virou playlist de spotify e muitos nem sabem mais os repertórios ou artistas que estão sendo veiculados. Já ouvi falar que até IA já está compondo

  • @bo9347
    @bo9347 2 месяца назад

    Excelente. Barça, indico pra vc o documentario streetlight harmonies sobre Doo-wop! Você vai adorar

  • @pierregrangeiro1059
    @pierregrangeiro1059 2 месяца назад

    Sugiro grande André que voce fale também sobre a importância do Jerry Lewis para a indústria do entretenimento. Forte abraço!!!

  • @marcelomoraesdasilva2719
    @marcelomoraesdasilva2719 2 месяца назад +4

    Me perdoe pelo comentário, mas ouvir que a Negra Li, que não tem sequer uma música relevante para a história da humanidade, dizer sobre aquilo que ela nem viveu, e que nem estava lá, é um absurdo. Graças ao estouro mundial do Elvis, nós temos hoje o que conhecemos por Rock and Roll. Poxa, não me leve a mal, mas na época o cara tinha que ser como um produto, e até hoje é assim. Ele tinha que vir muito bem embalado com rótulo dourado para entrar nos lares das filhas de famílias protestantes da América. E que Bom! Assim o Rock and Roll expandiu! O Rock and Roll fopi para os cinemas! O meu preferido deste começo foi o Chuck Berry (the first peformance guitar), mas amo o Elvis também, asssim como Howlin' Wolf, BB King, James Brown, Hendrix, Joplin, Morrison, Lennon and McCartney, Jagear and Richards, Page and Plant, Gilmour and Walters... Infinite! Negra Li não dá pra levar a sério! É só dá uma nas fotos dela com o esposo, que a gente entende até onde que o seu conceito racial é imporatnte.

    • @FFerrari34
      @FFerrari34 2 месяца назад +1

      Daqui a 50 anos estaremos ouvindo e discutindo Elvis. Daqui a 10 anos ninguém vai saber que era a negra li

    • @marcelomoraesdasilva2719
      @marcelomoraesdasilva2719 2 месяца назад

      @@FFerrari34 Sensacional a sua resposta! Ela define tudo.

  • @lucianogaldino2391
    @lucianogaldino2391 2 месяца назад

    Análise perfeita mestre Barc.
    Toda injustiça é um grande erro,e o que é certo sempre o será .
    Elvis foi fundamental nesse processo de retroalimentação durante a gênese do rock.
    Aliás,o rock provou ser maior que a tabela de cores
    Dica:
    Sixto Rodriguez merece uma resenha

  • @ramonfarah5212
    @ramonfarah5212 2 месяца назад +2

    Ótimo vídeo , envia para o João Marcelo Bôscoli

  • @ovfilho
    @ovfilho 2 месяца назад +1

    Elvis era um grande FÃ da música negra. Não roubou nada, era a influência dele. O cara dava crédito a eles. Quem prega contra o Elvis é simplesmente por tolice mesmo, pra não dizer outra coisa.

  • @rickcerrado
    @rickcerrado 2 месяца назад +3

    O que eu acho absurdo nessa história é de um branco ter que cantar música negra pra essa mesma música ser ouvida pelos brancos, é triste! Agora o Elvis não tem nada a ver com isso pois admirava e reconhecia a vanguarda negra do rock

    • @GuilhermeRodrigues-iq8ix
      @GuilhermeRodrigues-iq8ix 2 месяца назад

      É mesmo absurdo. Elvis foi o pé na porta do bom-mocismo blablablá dos anos 50. Infelizmente, nenhum black teria cacife midiático pra fazer o gênero sair do nicho em que estava na época de Joe McCarthy (nem mesmo se James Brown, Chuck Berry e Little Richards tivessem escolhido encarnar em um só). E, lembremos, mesmo Elvis foi domesticado à força, e mandado pra Las Velhas, ao entrar pro exército em 1958, pra se 'adequar' e parar de mandar 'devil music' (leia-se, música negra) na cabeça dos jovens....

    • @BarulhoAndreBarcinski
      @BarulhoAndreBarcinski  2 месяца назад +2

      Precisamos conhecer a realidade social dos EUA dos anos 50, país onde racismo ainda era institucionalizado em muitos estados. Havia paradas de discos separadas para sons "de raça".

  • @FabioRamone-yy2yz
    @FabioRamone-yy2yz 2 месяца назад

    Excelente análise, Elvis era um cara humilde.

  • @antonio9227
    @antonio9227 2 месяца назад

    Boa, Barça! Faça vídeos sobre Nick Cave, Kinks, Nina Simone e Noel Rosa. Quero saber o que você tem a dizer sobre eles já que ainda não vou conseguir comprar seu livro mais recente.

  • @glauberrocha8466
    @glauberrocha8466 2 месяца назад +1

    Barcinski, fala do woody Allen🎉

  • @rogeriomorais4581
    @rogeriomorais4581 2 месяца назад

    Basicamente todos os pares que teriam sido "roubados" o admiravam ou eram gratos. Lembro da entrevista com o Cramps na Bizz, discordando em relação ao Living Colour e ao Public Enemy.

  • @josemattosrangel
    @josemattosrangel 2 месяца назад

    Essa é a maior ibecilidade que alguem pode comentar. Elvis viveu na comunidade negra, Elvis abriu as portas para música negra. muitos artistas negros como James brow agradeceu a elvis

  • @danielfiori
    @danielfiori 2 месяца назад

    excelente

  • @alexandrevieira8638
    @alexandrevieira8638 2 месяца назад

    Obrigado pela aula Barça!

  • @slowjop
    @slowjop 2 месяца назад +1

    Acho que uma banda que não valorizou os músicos negros pelo som que fez é o Led Zeppelin, que tem o ressentimento de alguns nomes do blues, o Elvis realmente tratava esses artistas com um imwnso respeito.

    • @eddievanhaIen
      @eddievanhaIen 2 месяца назад +2

      De que fonte tirou essa viajem astral? Elvis foi rei do rock n roll por colocar esse gênero no topo do mundo, na década 50s, mas voltou meio cafonão do exército, perdeu anos gravando filmes fora do Oscar e soundtracks agua com açucar em Hollywood, tipo Havai Azul. Mas ok, ele tem sua importância. Já o Led Zeppelin foi uma banda que revigorou o rock. BB King gostava do Jimmy Page, guitarrista lendário em atividade desde o fim da década 50s, é abraçado pelas lendas do blues e rock porque foi musico de estúdio de várias dessas lendas.

  • @adrianomario9750
    @adrianomario9750 2 месяца назад

    Você nunca ouviu, ou vai ouvir, um grande nome da música negra dizer que Elvis se apropriou da música dos negros! Só críticos e artistas medíocres, como essa Negra Li, mesmo!

  • @JohnCartola
    @JohnCartola 2 месяца назад +1

    Quem se apropriou da música negra e marginalizou os músicos negros foi a industria músical (que é racista como é a sociedade americana). O Elvis era muito talentoso e teve a "sorte" de nascer branco. Resumindo é uma questão puramente racial, que beneficia o Elvis e prejudica o Chuck Berry. Claro que não é culpa do Elvis, se não fosse ele seria outro.

    • @BarulhoAndreBarcinski
      @BarulhoAndreBarcinski  2 месяца назад +1

      Mas ele teve o mérito de SEMPRE creditar os artistas negros que o influenciaram.

  • @gstv78
    @gstv78 2 месяца назад

    Muito bom, Barcinski! Meu ponto de vista é o seguinte, o grande Elvis foi o produto plenamente viável para a indústria cultural. Não tenho nada contra, mas não escuto, porém, reconheço que ele tem o seu valor.
    Viva, Johnny Alf! Viva, Alaíde Costa!

  • @Veigueta
    @Veigueta 2 месяца назад +1

    Se nós formos cair nessa de "apropriação cultural" a música brasileira vai ter que abolir o violão, que é uma invenção árabe.

  • @FernandoAlves-ln7nt
    @FernandoAlves-ln7nt 2 месяца назад

    Artistas como Elvis, Stones, Eric Burdon, etc.... tornaram artistas do blues famosos no mundo inteiro. Graças a eles conhecemos hoje feras como Wollin Wolf, Muddy Waters, Little Walter, Bo Diddley e por aí vai

  • @pingabiru
    @pingabiru 2 месяца назад +1

    Isso mesmo a gente se apropria da cultura a nossa volta, até o que não gosto me influência, imagina o Elvis no sul do EUA ouvindo músicos negros, músicos brancos toda aquela mistura já tava lá cozinhando. Veja aqui no Brasil as misturas que a música criou. É uma cultura se apropriando de outra cada qual com sua mistura única no cérebro do humano..

  • @rodolfooliveira6358
    @rodolfooliveira6358 2 месяца назад

    A moça surfou na onda errada...tadinha...kkkk
    Elvis, The King!

  • @bandasdaquibrasil7990
    @bandasdaquibrasil7990 2 месяца назад

    Já curti .. só pelo tema .. assistindo agora

  • @pablo_alcantara
    @pablo_alcantara 2 месяца назад

    O Living Colour também aborda o tema em Elvis is Dead, embora tb critiquem a cultura pop por não deixar o morto em paz. Grande música.

  • @rogeriolemespalpiteirocine7253
    @rogeriolemespalpiteirocine7253 2 месяца назад +2

    Sugestão:Frank Sinatra ea Ligação com a Máfia

  • @FernandoAlves-ln7nt
    @FernandoAlves-ln7nt 2 месяца назад

    O rock tem influência não só no blues, mas também no country, doo woop, spirituals e jazz... e Elvis cantou todos esses ritmos. Como diria Raul Seixas, "Elvis era caipira"

  • @aldopereira2659
    @aldopereira2659 2 месяца назад

    Concordo contigo, existe muiti revisionismo histórico de grupos identitários atuais a esse respeito.

  • @kennedycandidolira5886
    @kennedycandidolira5886 2 месяца назад

    Elvis Presley realmente foi um grande cantor, e poucos artistas tem presença de palco como ele, mas o "Rei do Rock" era um cara problemático e não fez shows fora fos Estados Unidos.

  • @MATEUSGENTE
    @MATEUSGENTE 2 месяца назад

    O Elvis ou a indústria fonográfica que o cercou?

  • @nirmukta
    @nirmukta 2 месяца назад

    Prezado professor Permita-me um adendo:
    Estamos virando seres ( apenas reativos) porque por alguns comentários tem gente que leu apenas o título ( e nem o titulo entendeu)
    Jornalismo cultural vai ter que vir com legenda
    Abraço

    • @BarulhoAndreBarcinski
      @BarulhoAndreBarcinski  2 месяца назад +1

      Já precisa, mas me recuso a sucumbir à preguiça da maioria. Abraços!

  • @girlenocorreiadapaz3785
    @girlenocorreiadapaz3785 2 месяца назад

    Adorei esse vídeo Elvis vêm sendo atacado e chamado até de racista de cria de gravadora um talento inquestionável único

  • @MariaLucia-dt3ww
    @MariaLucia-dt3ww 2 месяца назад +1

    É bom ressaltar que Elvis não compunha: Jerry Leiber e Mike Stoller assinaram a maior parte das músicas que ele gravou. E eram judeus brancos.

  • @vidineisica5080
    @vidineisica5080 2 месяца назад

    Com toda certeza é válido o que os Americanos dizem, viveram a história. Os demais citados apenas vivem a sobra do passado para seus possíveis e justificáveis ",confortos" do presente. E o mundo evoluiu. Mas muita gente ainda vive de passado. E continuemos evoluindo!
    Abraços a todos

  • @junioramarall926
    @junioramarall926 2 месяца назад

    show de bola! ♥

  • @marcelospaiva
    @marcelospaiva 2 месяца назад +3

    Copiar um estilo de música, o uma característica cultural não pode ser chamado de roubo ou "apropriação cultural". Esse conceito de "apropriação cultural" é mais uma desvirtuação do vernáculo comum ao esquerdismo ou a quem é de esquerda. Quando se apropria ou se rouba algo (um bem), o detentor original do mesmo o deixa de possuir. Deixa de usufrir das qualidades e possibilidades que esse bem propricia. Quando alguém rouba ou se apropria de uma aparelho de celular (para tomar uma cervejinha por exemplo), o proprietário dele não mais o terá. Para poder usar o celular, vai te que gastar dinheiro e comprar um outro. Se o Elvis tivesse copiado a música, o jeito a cultura do povo negro na qual ele tenha eventualmente convivido, não impede que as pessoas que ele se tenha se espelhado continuem à agir, a exercer, a praticar a cultura na qual ele se espelhou. Comportamento, cultura, ideia, informação, subjetividade é essecialmente inapropriável. Pode ser reproduzido, sem que o detentor original perca nada. Desvirtuar a linguagem dizendo que Cultura é algo passível de apropriação, é maléfico, errado, inadequado e impossível.

    • @demolidor7638
      @demolidor7638 2 месяца назад +1

      @@marcelospaiva muito lógico

  • @José-1976
    @José-1976 2 месяца назад

    Viva Elvis!!

  • @rodrigodefreitas3991
    @rodrigodefreitas3991 2 месяца назад

    Me inscrevi hj! Se nao falar de política (sou de direita), continuarei inscrito! Rs Abços

  • @marcolima4621
    @marcolima4621 2 месяца назад

    Viva a música negra! 🖤

  • @demolidor7638
    @demolidor7638 2 месяца назад

    Muito bom! Dizem que o Elvis roubou a Big Mamma em Hound Dog, mas a versão do Elvis é baseada na 7 ou 8 versão dessa música. E vamos combinar: Hound Dog do Elvis tem um groove incrível.

    • @chowyunfatbr
      @chowyunfatbr 2 месяца назад +1

      Mais do que isso, Hound Dog foi escrita por dois judeus brancos entusiastas de blues. Qualquer tentativa de dar crédito à uma só etnia pela criação do rock não se sustenta na realidade.

    • @demolidor7638
      @demolidor7638 2 месяца назад +1

      @@chowyunfatbr Leiber e Stoller

  • @mauriciomiranda4475
    @mauriciomiranda4475 2 месяца назад

    para a militância identitária, você poderia trazer dos céus todos esses artistas que elogiaram o cantor e você citou para eles mesmos falarem novamente sobre a pessoa do elvis e mesmo assim esse papo da apropriação não iria colar.
    para eles, é mais importante a narrativa. e mais engraçada é a negra li - que sou fã - achando que dá pra debater raça aqui igual lá. nelson do cavaquinho, cartola e etc. praticamente inventaram os ritmos que a gente escuta até hoje.

  • @ramonfarah5212
    @ramonfarah5212 2 месяца назад +30

    Isso é uma falácia, a grande maioria dos grandes artistas negros americanos são gratos ao Elvis por ajudar a difundir e ampliar a cultura negra. Elvis Presley maior artista de todos os tempos.

    • @rogeriolemespalpiteirocine7253
      @rogeriolemespalpiteirocine7253 2 месяца назад +7

      Exato!Little Richard Falava Barbaridades de Brancos e Disse Que Era Muito Grato ao "Rei do Rock" Por Ter Cantado Tutti-Frutti na TV Pela Primeira Vez!

    • @camaradamiles42
      @camaradamiles42 2 месяца назад +4

      @@rogeriolemespalpiteirocine7253e vc acha que o Ricardinho fala por todos os pretos ? Vc citou um e eu te cito vários contrários!

    • @vidineisica5080
      @vidineisica5080 2 месяца назад

      Correto

    • @israelleal6694
      @israelleal6694 2 месяца назад +3

      Isso nem era pra ser discutido é ridículo alguem falar isso de "roubou" a musica dos negros ele era apaixonado pela musica negra, igual a Janis Joplin

    • @catapretafilmes
      @catapretafilmes 2 месяца назад

      Não só o Elvis, mas vários rockstars, inclusive os Beatles, se "apropriaram" da música negra. Apropriação é um eufemismo pra roubo! Ouça o que é dito no início do vídeo, "racismo institucionalizado", era assim que o estado lidava com os negros. Ou seja, a naturalização de violência, racismo e roubo dos brancos contra negros. Nessa situação, qual é o negro que iria protestar e invocar seus direitos sobre o fenômeno musical e cultural do rock?!
      Ou é ingenuidade ou desonestidade achar que o Elvis era um cara bonzinho... o cara ficou milionário cantando música de preto!

  • @marcioarbex168
    @marcioarbex168 2 месяца назад

    Não roubou, mesmo. As canções de blues, country, gospel eram creditadas aos autores das canções. Acontece que Elvis era carismático, competente e, claro, branco, o que nos EUA, nos anos 50, contava mais do que o talento. Bem diferente, por exemplo de Jimmy Page. Parece que Hendrix disse algo assim:"o Led Zeppilin rouba tudo de todo mundo"

  • @SupremeMrRici
    @SupremeMrRici 2 месяца назад

    O próprio conceito de "apropriação" é tola. Elvis foi beneficiado pelo contexto da segregação racial? Sim. Porém, isso não inválida seu talento e sua importância. Como dizia Lennon: "before Elvis, there was nothing".

  • @juvendio
    @juvendio 2 месяца назад +1

    Daniela Mercury e Ivete Sangalo são os "Elvis" do Axé, onde a mídia deixou de lado a Margarethe Meneses por nao ter uma aparecencia midiatica. A mídia gosta de cultura negra mas não gosto dos criadores. E hj com o funk não está sendo diferente. Como foi com a Blaxploitation e a criação dos "Embalos de sábado a noite" e por ai vai.....

    • @joreisss
      @joreisss 2 месяца назад

      @@juvendio pois é, mas vc não vê por aí pessoas dizendo que Ivete Sangalo roubou a música dos pretos da Bahia

  • @gabrielgaya163
    @gabrielgaya163 2 месяца назад

    Mas ele era um pouco picareta porque se botava como autor das faixas que os compositores mandavam pra ele a famosa "Taxa Elvis".

    • @adneybr
      @adneybr 2 месяца назад

      Quem fazia isso era o empresário dele na época

    • @BarulhoAndreBarcinski
      @BarulhoAndreBarcinski  2 месяца назад

      A "Taxa Elvis" não era compra de crédito em música. Era um percentual que o agente de Elvis cobrava de todo compositor que queria ter uma música gravada por Elvis.

  • @yuriDelaSerna
    @yuriDelaSerna 2 месяца назад

    Led Zeppelin se “apropriou” mto tb das músicas de outros artistas

  • @manujoker8768
    @manujoker8768 2 месяца назад +4

    Existe uma diferença gigante entre entender as relevantes críticas de Public Enemy e Living Colour e se perder no discurso raso da postura obrigatória. O fato do racismo existir, não só naquela época como sempre, não tira os méritos artísticos de ninguém, independente da cor. E felizmente a história documenta isso mais que a falácia. Apesar de ter como minhas maiores referências na música, uma infinidade de figuras pretas (e tb gays, lésbicas, velhas, novas etc...), continuo valorizando na parte artística a essência e não a embalagem. E posso fazer isso e me posicionar, enquanto ser vivo, ao lado das pautas que acredito serem justas.
    Fato tb que, infelizmente, além de cansar o raso tb traz likes.

    • @LuizaRios
      @LuizaRios 2 месяца назад +1

      Elvis era talentoso, mas era também oportunista, assim como os próprios Beatles. Recomendo A História Social do Jazz, de Eric Hobsbawm.

    • @manujoker8768
      @manujoker8768 2 месяца назад

      ​​​​​@@LuizaRios ok. Assim como vários nomes proeminentes e interessantes da música (independente de cor, orientação, partido etc) ele não era perfeito. Te digo que Elvis tinha outras falhas além dessas inclusive. Mas a opinião de BB King e Chuck Berry sobre essa questão em casa específico tb importa certo? Ou só a do historiador branco? Se eu for ouvir somente artistas puros em essência e livres de falhas, vou precisar que minha cadela Doro grave um álbum (ou lance um single).

  • @doracrivelari4937
    @doracrivelari4937 2 месяца назад

    Tudo bem, Barça? Sempre vai haver um Ed Motta pra falar alguma asneira só pra causar polêmica e aparecer. Pessoas que criticam o Elvis por "ter roubado" os negros não passam de Ed Mottas. Uma sugestão de pauta, André: Kraftwerk mais influente que Beatles na música pop? (Conforme uma publicação que você mesmo mencionou um dia).

  • @eliascalifa6822
    @eliascalifa6822 2 месяца назад

    Vamo combinar,depois de depoimentos de gente do quilate do Little Richards,Chuck Berry,James Brown,Bo Diddley,etc;o resto é mimimi de pela $@ko.
    Quem realmente se apropriou da música negra foi o Marty Mc Fly tocando no baile "Enchantment Under The Sea".

  • @marcelospaiva
    @marcelospaiva 2 месяца назад

    O papel do Rock, ou de qualquer estilo musical não é agregar. É entreter. Quando se diz que um estilo musical tem o papel, temos a idéia que ele tenha sido criado com um determinado fim. Quando vemos a música religiosa por exemplo, talvez possamos ter a idéia que ela tenha sido criada para passar um ponto de vista religioso por exemplo. Mas o Rock quando foi criado, não teve essa intenção de agregação. Foi um fenômeno cultural que aparece em determinadas épocas sem explicação objetiva clara. São expressões do inconsciente que reverbera no consciente de forma coletiva. Logo a única função do rock, como toda música pop é entreter. Talvez se o rock tenha trazido essa agregação racial, não foi porque tenha sido criado para isso. Talvez essa agregação racial seja justamente porque Elvis "tenha se apropriado culturalmente" (algo que já disse que não concordo a ver) de música que era feita essecialmente pelos negros. Logo, o Rock não teve papel nenhum, mas foi o artista branco que primeiro fez e cantou música criada por negros que fez com que outros brancos aceitássem a música criada pelos negros. André, vc é um cara bacana, tem uma cultura musicial absurda; um excelente trabalho no jornalismo musical e cultural. Mas esse teu esquerdismo atrapalha sua crítica.

  • @ramonfarah5212
    @ramonfarah5212 2 месяца назад +6

    O único artista negro relevante que criticava Elvis abertamente era o Ray Charles.

  • @antonioeisadora
    @antonioeisadora 2 месяца назад

    Se fosse hoje em dia ele teria sido LACRADO com certeza 😂😂😂

  • @rogeriolemespalpiteirocine7253
    @rogeriolemespalpiteirocine7253 2 месяца назад +3

    Elvis Aaron Presley o Único e Inigualável!

  • @MarciusCabral
    @MarciusCabral 2 месяца назад

    Com todo respeito, é puro vitimismo da Negra Li.

  • @chowyunfatbr
    @chowyunfatbr 2 месяца назад

    Elvis era um personagem complexo, e certamente não era o anjo que muito de seus fãs projetam, mas praticamente ninguém sério diz que ele roubou de músicos negros. Essa é uma opinião reproduzida por pessoas que têm pouco interesse em música e pouco conhecimento da história do rock. O rock por essência era mistura do branco (country, como western swing, hilbilly) com negro (blues). Não existe pureza racial nesse gênero. Maybelle do Chuck Berry era uma interpretação sua de uma música country. E sobre o Elvis, ele sempre pagou royalties aos músicos negros (e brancos) que interpretava, o problema é que os detentores dos direitos não eram os músicos originais, mas agentes, gravadoras, etc. A indústria em seu início era altamente exploradora, e a maioria absoluta de músicos negros de blues morreu na pobreza, mas isso não tem nada a ver com o Elvis.

  • @marcosvarano
    @marcosvarano 2 месяца назад

    Enfim...Elvis the king ...

  • @janainadealmeida7540
    @janainadealmeida7540 2 месяца назад +2

    André, salve!Pesquisei e lembrei de uma senhora que (quem sou eu,me refute)é a precursora do rock:Rosetta Tharpe.Por gentileza quando puder fale mais sobre ela,obrigada.

    • @BarulhoAndreBarcinski
      @BarulhoAndreBarcinski  2 месяца назад +1

      Acho que a citei ontem no vídeo do Black Pantera. Mas faço um vídeo só sobre ela, pode deixar!

  • @camaradamiles42
    @camaradamiles42 2 месяца назад

    Não diria roubo, mas apropriação indébita!

    • @BarulhoAndreBarcinski
      @BarulhoAndreBarcinski  2 месяца назад

      Por que "indébita"? Ele não dava crédito?

    • @camaradamiles42
      @camaradamiles42 2 месяца назад

      @@BarulhoAndreBarcinski foi só um trocadilho com o código penal rsrs … faz um vídeo sobre o documentário summer of soul !

  • @vaneipontes3824
    @vaneipontes3824 2 месяца назад

    Mr. Elvis 👑 Aaron Plesley 🎤🫡🔥😎🤘

  • @geoquim79
    @geoquim79 12 дней назад

    Ou seja: a militante falou m..

  • @fabianoduartepereiradossantos
    @fabianoduartepereiradossantos 2 месяца назад

    Dizem que o Elvis foi o criador do rockabilly!

    • @marcelobueno9612
      @marcelobueno9612 2 месяца назад

      ... Não... Não... ⚠️... Aí estás a forçar a barra... Ouça primeiramente, o pioneiro nos anos 50 a fundir o termo 'rockabilly com psycho', ou seja, 'psychobilly' era o cantor 'Hasil 'Haze' Adkins', ouça e me diga o que achou... 👇🏻💭..??

    • @fabianoduartepereiradossantos
      @fabianoduartepereiradossantos 2 месяца назад

      @@marcelobueno9612 Poxa! Valeu pela dica! vou atrás e pesquisar sobre esse cantor! Mas a frase que eu citei acima, não é minha! kkkkk... abraços!

    • @marcelobueno9612
      @marcelobueno9612 2 месяца назад

      @@fabianoduartepereiradossantos... Caríssimo, o que levamos desta vida são apenas novas amizades e experiências, se minha opinião te levou a buscar 'algo novo', valeu a intenção em indicar... 🎁... Que sejam bem-vindos 'boas novas', sempre..!!

    • @marcelobueno9612
      @marcelobueno9612 2 месяца назад

      @@fabianoduartepereiradossantos... Bro... O que levamos da vida são às amizades e experiências, e se algo que indiquei tocou teu subconsciente em buscar o 'novo', valeu a intenção... 🎁... Bem-aventurados sejamos nós, em buscar sempre 'boas novas' em nossas vidas, não esqueça 'Hasil Adkins'... ‼️

    • @marcelobueno9612
      @marcelobueno9612 2 месяца назад

      @@fabianoduartepereiradossantos... Se minha indicação despertou seu interesse, valeu a pena em sugerir o incrível cantor de psychobilly 'Hasil Adkins'... 🎁... Que sejam bem-vindas, 'boas novas' sempre... ‼️

  • @apolonio_de_tiana
    @apolonio_de_tiana 2 месяца назад +1

    Desculpe André!!! Mas não faz sentido não!!!

  • @durden7933
    @durden7933 2 месяца назад +4

    Chuck Berry é o criador do Rock and Roll.

  • @Robertoreial
    @Robertoreial 2 месяца назад

    Essa tese é uma grande bobagem. Essa história de "se apropriar" é até ridícula! O racismo era muito mais forte que hoje e até institucionalizado como você falou no vídeo...Mas, Elvis em si não ofuscou ou "ordenou" ações que oprimisse negros. E ademais...o que vem a ser "Apropriar-se"??? Ora, tudo que se fez e se faz nas artes e ciências é embasado naquilo que já foi feito, criado, realizado. As artes não têm dono. A criatividade humana está aí para mostrar o desenvolvimento das inúmeras expressões. Elvis foi e é um capítulo muito bom da História (H maiúsculo) da música, impactando no rock, pop, R&B.

  • @favodeferro2340
    @favodeferro2340 2 месяца назад +1

    O fã não pensa! O verdadeiro Rei do Rock é Chuck Berry e Jerry Lee Lewis!

  • @ecapessoa8191
    @ecapessoa8191 2 месяца назад

    O Elvis é ícone da Música Mundial mas o Rei do Rock é Chuck Berry!

  • @ecapessoa8191
    @ecapessoa8191 2 месяца назад

    Ainda tem gente que admira como um todo os Estados Unidos!

  • @luizlima4131
    @luizlima4131 2 месяца назад

    No minuto 4 vc fala que se apropriou e no minuto 6.45 vc fala que não! Acho que vc ficou em cima do muro apesar do seu conhecimento! Ele, a gravadora, os jornalistas, os produtores se apropriaram pela segregação, racismo e perversidade! Fazendo dinheiro em cima de uma cultura e criação artística da população negra! Da imagem de Jesus Cristo até o samba, ainda se faz isso hoje em dia! E não se reconhece com dignidade os reais criadores e talentos!
    E colocar os artistas negros para equilibrar e recolocar a relação histórica e de apagamento cultural da verdade, não é de bom tom no mínimo! Os artistas negros, sim, viram num homem branco a chance de tudo permanecer em evidencia e sair das mazelas do nicho, a partir daí ficaram mais falados, reconhecidos e popular, e eles ainda continuarem na música. Usando o amigo branco para o crescimento social. Que o Elvis tenha talento, não é discutível, mas sim ele não representa as angustias e tristezas da população negra, que nas nossas origens foram iniciadas nas fazendas de algodão os reais sofrimentos e tristezas. Os Reis mercadológicos são inventados, os Reis reais, o povo e as ruas sabem.

    • @BarulhoAndreBarcinski
      @BarulhoAndreBarcinski  2 месяца назад

      Como assim, "não reconhece"? Eu digo no vídeo que o Elvis declarou que não tinha inventado nada e que não conseguia cantar como Fats Domino.

    • @luizlima4131
      @luizlima4131 2 месяца назад

      @@BarulhoAndreBarcinski Não citei o Elvis mas sim a estrutura da indústria ("Da imagem de Jesus Cristo até o samba, ainda se faz isso hoje em dia! E não se reconhece com dignidade os reais criadores e talentos!"); O Elvis para mim é o produto da Sun Records (Gravadora que eu gosto muito! hehehe) para fazer dinheiro! Apostaram certo!