Com todo respeito e admiração a Elis Regina, prefiro a interpretação com o Belchior. Obrigado Elis, por colocá-lo no rol dos grandes compositores brasileiros.
Eu também amo Elis, mas prefiro com o sentimento real de Belchior, com sua voz nordestino rasgando nossa alma e botando a realidade no devido lugar. Viva Belchior! ❤
Eu tive a honra de conversar e ver ele tocar ( voz e violão ) em uma universidade em santa Catarina, na ocasião ainda com um jeito simples tomou uma pinga e comeu tira gosto com a gente.
Invejei vc agora. Que privilégio deve ter sido estar ao lado de um dos maiores nomes da música popular brasileira. Belchior faz muita falta para a cultura brasileira.
Muitas pessoas consideram o Belchior um cantor conservador, ou que apenas cantava romances, mas há muitas criticas nos seus brilhantes e poeticos versos, profundos, ácidos e abertos a múltiplas interpretações. De fato, ele não se posicionava publicamente, muito pelo período em questão e também porque não era chegado na fama, tanto que se exilou nos ultimos anos de sua vida. É possível encontrar criticas a ditadura em muitas músicas dele, de forma implícita, mas acima de tudo, ele não tinha medo de descrever as terrivéis desigualdades sociais, as quais ele viveu, o drama do retirante nordestino que passou fome e morou nas ruas nas grandes cidades, como ele mesmo viveu. E nunca deixou de esconder seu orgulho de ser latinoamericano. A Palo Seco é a música que mais amo, ela fala sobre a dor de ser latinoamericano em 1976 (período em que quase todos os países da América do Sul estavam sob ditaturas violentas), e o verso mais ácido e direto "Eu quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês". Sem falar de Apenas um Rapaz Latinoamericano, com aquele verso genial, " Por favor não saque a arma no saloon, Eu sou apenas o cantor. Mas se depois de cantar, você ainda quiser me atirar, mate me logo, à tarde, as três, porque a noite eu tenho compromisso e não posso faltar, por causa de vocês". Ou seja, se vocês, militares, quiserem me calar, me censurar, me prendam duma vez. Se você puder, faz uma análise da letra de A Palo Seco, ou Apenas um Rapaz latinoamericano.
Belchior certamente é um patrimônio da música popular brasileira. Que saudade de ter músicos e compositores no gosto popular com esse quilate! Obrigado Júlio, como sempre, um ótimo trabalho!
Belchior é a nossa versão de Bob Dylan. Suas letras são muito profundas e demonstram o dilema do ser pós-moderno. Foi assim com "Como nossos pais", "Velha Roupa Colorida", "Tudo outra vez", "Todo sujo de batom", "Comentários a respeito de John", "Apenas um rapaz latino americano", e tantas outras.
A combinação perfeita fez desta canção a obra-prima que ela se tornou : a letra fantástica de Belchior a interpretação magnífica de Elis É raro acontecer conjunções deste tipo …
Belchior também criticava Caetano em músicas, pois enquanto o imigrante nordestino passava por problemas no sudeste, o baiano cantava "tudo é divino maravilhoso".
Fico admirado de saber que o Fagner fez parte desta geracao brilhante de musicos que foram perseguidos pelo regime militar e recentemene apoiou o genocida que pregava a volta da ditadura.
@Rubensja 1 - O Fagner votou no Bozo mas pulou logo fora, hoje apoia o Marreco de Maringá 🤦🤦🤦 é como o Caetano Veloso se referiu ao Fagner "Ótimo cantor e compositor, porém um grande ignorante político".
Eu sempre penso no Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, como aqueles que estão "contando o vil metal." A ditadura foi se transformando, e está bem instalada hoje no judiciário. O moralismo está disfarçado, mas já dominou nossa cultura e está nos currículos desde a educação infantil. Diz-se libertadora, mas está em sua definição voltada para um projeto de sociedade que nunca se mostrou bem-sucedido ou sequer democrático.
Este pessoal que era jovem na época da ditadura e agora defendem os milicos são hipocritaas, pq fizeram sucesso com musicas criticando o regime e até hj cantam as táis musicas mesmo depois de ter mudado de opinião
Esquerdista fanático nunca entenderá a realidade dessa letra. A tendência é encaixar as frases a ideias simplórias como "hein, os milicos". Essa letra faz uma reflexão sobre manipulação de discursos de esquerda, acomodação dos jovens, ganância de líderes mentirosos (seja de direita ou esquerda) e a decepção de entender que toda essa ideologia foi um engodo para manipular as massas. Porém ele continua acreditando que é necessário sempre buscar mudança e coisas novas, principalmente com honestidade de ideais e discurso+prática. E "cuidado com os perigos na esquina...as armadilhas dos manipuladores oportunistas." Quem não entendeu a crítica dele acredita que ele fez uma mera crítica clichê aí regime militar.
Ano 1978, Belchior em seu tour pelo interior do nordeste esteve em Campina Grande. Na ocasião fomos ao seu encontro e o convidamos para a Calourada da UFPB, Campus II. Na sua simplicidade e generosidade, aceitou de pronto. Em uma manhã de um dia da semana referida, esteve no minúsculo anfiteatro do Bloco onde funcionava o Restaurante Universitário e o Diretório Acadêmico. Por óbvio, não tinha como caber tanta gente. A ideia era um bate papo, presenteando os calouros. De repente apareceu um violão e ele nos brindou com uma canja. Belchior realmente foi um cara diferenciado, como pessoa e como artista um gênio. Uma passagem que carrego com carinho, também por ser um conterrâneo. Abraço a todos
@marcosdamasceno. Em 78 Belchior estava no auge... que cantor, no auge, faria isso, né? O interesse de dialogar com os jovens universitários, de debater cultura... a simplicidade... realmente, Belchior era um ser diferenciado. Amava o que fazia e não tinha nenhuma arrogância de celebridade. Que memórias vc deve ter disso... guarde-as no coração ❤️ valem ouro!!
Lutaram tanto pela tal liberdade de expressão! E agora tudo o que se fala é capaz de nós levar a prisão com tanto mi, mi, mi. Cada um é um soldado do regime de repressão dos novos tempos.
@@marinaakhenaton5468 Sim, mas quem aborda mais nas Escolas sobre temas de música, fazendo análise crítica política e social, geralmente são professores de História. As canções de Belchior eram poesias vividas no dia a dia e com críticas políticas de um momento triste da nossa história que foi o período da Ditadura Militar.
Tive o privilégio de assistir ao show do Belchior aqui em Porto Alegre, teatro da OSPA, anos 80. Cantei todas as músicas 😅. Anos depois, na Av Paulista, passei por ele e congelei (fiz coisa de fã). Ele percebeu e me cumprimentou com um simpático sorriso. Uma lembrança meiguinha para aquecer o coração. ❤
Belchior é extremamente atual. Praticamente tudo que ele compôs e cantou, continua valendo para a sociedade em que vivemos hoje. Ouçam Elis, mas ouçam Belchior por Belchior. Vale muito a pena!
Grande Belchior!! Lembro de encontrá-lo no aeroporto de Montevidéu (Uruguai),em 2002. Cara Gente fina demais. Eu e minha esposa temos uma foto com ele.
Caraca, se os índices de desempenho estudantil em Sobral já chamam atençâo, imagina o orgulho do povo local tendo um gigante desse como referência... 👏👏👏
Ué mas Belchior SEMPRE FOI ÍDOLO DAS PESSOAS, COERENTES< ANTENADAS E POLITIZADAS !!! Já quanto aos Estudantes do NE: VC sabia que as Universidades de Harward e Cambridge em Sua MAIORIA ESMAGADORA as Bolsas são conquistadas por estes estudantes? Já as Universidades FEDERAIS do NE são de Longe as Melhores e colocam várias Famosérrimas Brasil afora no Bolso!!!! Hehehe - Abraços PW
@@paulaweyting7964 Sei, sim, do desempenho dos estudantes do NE, embora não soubesse sobre Cambridge e Harward. De qualquer forma, ter um filho ilustre como o Belchior é mais uma chancela da excelência. E sobre o Ceará, tou na expectativa de um concurso vindouro. Adoraria morar no litoral do estado.
Como fã e conterrânea me dói o reconhecimento local com pinturas e esculturas tenham vindo póstumos. escuto desde a infância suas músicas e sobre seu cotidiano. + difícil mesmo é aceitar q ele se perdeu em si mesmo!
@@MitosNãoKagghamNaSuaCabeçameu sonho é conhecer Sobral, a terra de Belchior. Quero respirar essa cultura que formou esse gênio. E de quebra ainda vou a Fortaleza visitar o museu Belchior..
Extraordinariamente poético. Brincando com a vida eu sempre ouço, canto, bebo, choro e lembro que nada mudou daquilo que Belchior criticava em suas letras geniais.
Ainda bem que não sou do ramo da música ...com essas músicas de hoje já teria morrido de desgosto! Em pensar que hj basta fazer uma música de "proibidão " e no outro dia vc já tá rico! Parabéns pelos vídeos sempre ótimos
Ao longo da vida vi dois shows de Belchior. Sou muito grato a ele por ter produzido a poesia que melhor me traduz. E parabéns, seu trabalho tem muito valor.
Sim! Tanto que um dos muitos sucessos do Raul Seixas é justamente a canção "Eu Também Vou Reclamar", em que ele não cita diretamente o Belchior e também o Sílvio Brito, mas um ouvinte mais atento e conhecedor da obra musical destes dois saca na hora as tiradas sarcásticas do Raul sobre a obra deles.
@@RafaelBoemi sim , em um tempo sem rede social as diretas e indiretas eram nas músicas 🤭😏 AGORA EU SOU APENAS UM LATINO AMERICANO QUE NÃO TEM CHEIRO E NEM SABOR
Eu esperei por um bocado de tempo pra ver um vídeo seu sobre Belchior, é simplesmente um dos últimos poetas da primeira geração da MPB, um cantor genuíno que ainda muito se é subestimado, amo toda a discografia, acho que gosto até mais do que Renato Russo 😂 ❤
@@miguelmartins27 Quis dizer que os Artistas dos anos 60 e 70 influenciaram os Artistas dos anos 80. Renato Russo já fez referência direta ao Clube da Esquina de Milton Nascimento, Lô Borges e etc. Belchior foi influência para a geração de músicos que vieram depois direta ou indiretamente. Renato Russo apreciava muito a nossa MPB, BOSSA NOVA, Rock Inglês como os Beatles entre outros. Isso é normal no ramo artístico. As gerações anteriores são referências para as posteriores.
@@miguelmartins27 A primeira geração da MPB vem durante os anos 70, antes disso era Bossa Nova, a primeira geração da MPB na verdade é a segunda geração da Bossa Nova
Um compositor e filósofo muito humano..de uma simplicidade e humildade impressionantes...este era Belchior...já não existem mais pessoas assim..ou..semelhantes ..um Bob Dylan dos versos..
Amo Belchior, e suas músicas fantásticas escuto sempre quando faço minha caminhada… traga mais histórias de Belchior, esse grande e inesquecível poeta ❤
Muito bom recuperar nesse momento Belchior e Elis,para não corrermos o risco de confundirmos a saudade de um tempo duro mas muito combativo com uma jogada de marketing de reeditar o consumo ao invés da luta real.
Ouvi uma entrevista da cantora Vanusa em que ela conta que "como nossos pais" foi mostrada pra ela pelo próprio Belchior e ela optou pela musica "paralelas".
Júlio, essa é uma música que me emociona cada vez que eu a ouço, seja na voz da Elis Regina ou do Belchior!!! E essa sim, deveria ser o "Hino Nacional Informal do Brasil", e não a breguíssima Evidências...
Belchior é um artista que me arrependo de ter conhecido(as músicas) só depois de falecido. Cada letra, cada música, tem um peso enorme nos versos. PARABÉNS pela pesquisa para o vídeo ! Muito top ! Esperamos ver mais belchior por aqui 🥰
EM 1993 VI UM SHOW DE BELCHIOR EM BELÉM , FIQUEI BEM PRÓXIMO DO PALCO NOS INTERVALOS DE UMA MUSICA PRA OUTRA ELE INTERAGIA COM O PÚBLICO EM UM DESSES MOMENTOS PEDI CANTA ALUCINAÇÃO, ELE DEU UM SORRISO E A BANDA COMEÇOU A INTRODUÇÃO DA MÚSICA E TOCOU O PÚBLICO FOI AO DELÍRIO ESSE CARA ERA GÊNIO DA MÚSICA, SOU FÃ DE BELCHIOR DESDE DE ADOLESCENTE. UM FIM DE SEMANA POR MÊS TOMO UMAS CERVEJAS SÓ ESCUTANDO BELCHIOR E VIAJO EM SUAS LETRAS. #BELCHIORVIVE 🥸🫂
Acho que, nos últimos tempos, vivemos uma série de transformações e mudanças sociais, que inclusive chocam os mais velhos, então, de certa forma, rompemos um pouco o ciclo de repetições que o Belchior criticava lá nos 70. Mas eu me identifico com essa música, pois vejo muita gente da minha geração, gente que se achava transgressora e rebelde da juventude, virando pessoas reacionárias, retrógradas, hostis a qualquer mudança, gente que exalta o rock mas rejeita os valores que ele representa, gente que ama o passado e não vê qualquer valor no que há de novo (e eu, que sou músico, e tenho que ouvir que ninguém faz música que presta hoje em dia!); no geral, gente que vive como os seus pais da pior forma possível. É triste, mas é isso que eu vejo.
Acho que o que houve é que o pessoal esperava que essas mudanças fossem trazer um país melhor, e isso não aconteceu. O próprio Belchior saiu do país falando mal do conteúdo musical. Seria Belchior um reaça ?
Mas a música brasileira hoje é um lixo sim kkkk pelo menos essa que é amplamente divulgada ...que faz sucesso. O "lado b" brasileiro praticamente deixou de existe, pois os músicos alternativos são ainda mais fracos do que esses lixos midiáticos. O momento atual é crítico
@@abotoaduraEsquerdista fanático nunca entenderá a realidade dessa letra. A tendência é encaixar as frases a ideias simplórias como "hein, os milicos". Essa letra faz uma reflexão sobre manipulação de discursos de esquerda, acomodação dos jovens, ganância de líderes mentirosos (seja de direita ou esquerda) e a decepção de entender que toda essa ideologia foi um engodo para manipular as massas. Porém ele continua acreditando que é necessário sempre buscar mudança e coisas novas, principalmente com honestidade de ideais e discurso+prática. E "cuidado com os perigos na esquina...as armadilhas dos manipuladores oportunistas." Quem não entendeu a crítica dele acredita que ele fez uma mera crítica clichê aí regime militar.
Eu ouço Belchior desde 1976 quase que diariamente, fui a inúmeros shows no Teatro João Caetano no projeto Seis e Meia, chegada às 16h e a fila já dava voltas no teatro. Eu tinha meus 14, 15 anos. Analise outras músicas do Belchior.
Uma observação a acrescentar: Belchior tb estudou Taquigrafia Japonesa. Bacana essa história e a humildade e sinceridade de Belchior em reconhecer a importância de Elis Regina ao cantar: Como os nossos pais. Essa música cantada por Elis ficou perfeita demais e colocou Belchior como grande cantor e compositor. Parabéns pelo conteúdo! 🎸🎶
A canção fala sobre "amadurecimento" e q eventualmente acabamos cometendo os mesmos erros de nossos pais. Aí fazem aquele comercial e muda o contexto da composição. Muito orgulho
Vindo aqui depois da entrevista no Inteligência LTDA. Esse vídeo é incrível, porque eu amo essa música na voz da Elis. E definitivamente essa música se mantém tao atual e ressonante na alma.
Júlio, parabéns por mais uma matéria excelente ! Cresci escutando essa geração e realmente artistas desse quilate fazem muita falta. Belchior era um ponto fora da curva, que fugia dos padrões, assim como muitos daquela geração. Não dá para classificá-lo, pois sua obra é única. Mais uma vez, Parabéns !
Belchior foi um gênio injustiçado. E tem muita gente da MPB da época que trabalhou muito para esconder muitos talentos para continuar reinando. Até hoje é fácil ver, sim, ver, o coração de Belchior ouvindo suas canções nos dias de hoje. Tenho um CD com coletânea do CARA, minha filha lá pelos 17/18 anos, hoje tem 25, ouvia qdo saia de carro comigo e eu o colocava para tocar. Hoje ambos temos, cada um a sua, camisa com estampa de Belchior . O GIGANTE BELCHIOR
Há alguns trabalhos acadêmicos sobre a intertextualidade da obra do bardo sobralense e diversos autores que o ajudaram a pensar o que pensou. Um dos versos que você explicou pra quem ouviu e nunca leu a letra (contando vil metal) me parece uma clara citação do livro Vil Metal de Ferreira Gullar.
Parabéns por mais este super video Julio : Varias grandes artistas de cenas diversas estão oferecendo shows muito bonitos interpretando Belchior, procurem, ao vivo é sempre muito forte ! Parabens pelo enfoque , muito importante situar compositores e suas composições no contexto histórico : ditadura pesada, a repressão, o lugar no qual mulheres eram "apenas" interpretes, mesmo que grandiosas como Elis, atenta , devia sofrer muito na carne, amiga querida parceira, cumplice de Grande e saudosa Rita Lee : note na lista de compositores citados por Belchior, so dá nome de homem, até na hora de citar , e apesar de atentos clamando por revolução, "como nossos pais" no patriarcado. Jovens lutavam para uma mais que desejada Revolução, menos "caretisse", dogmas, menos preconceitos : hoje em dia , ainda muito necessária, pois durante e depois do drama reacionario dos ultimos anos passados, a juventude linda e diversa Brasuca lutou e luta ainda por este lugar de Respeito, e muito mais amor. Porém, há de se ficar atento e ser muito ativx e fortes, porque o planeta pede socorro e não é coisa só dos livros : temos que mudar nossos habitos e mandar para os livros de historia muitas tradições : fato ! #nadamenosdoquearevolção. Virginie
Sempre que escuto essa música hoje penso na juventude atual e vejo que o problema de hoje é justamente que já não vivem como os nossos pais. Os valores mais básicos foram completamente destruídos. Uma sociedade hoje onde o exibicionismo e a ostentação viraram regra. Ninguém valoriza o conhecimento e o trabalho. Acho que não era essa a mudança na juventude que o poeta gostaria de ver.
Conseguiram ficar pior que os pais que eram mais inteligentes e ouviam coisa boas e tinham emoção. Hj no calcadao,vi uns 8 jovens ,máximo 22 anos, tocando gospel..todos eles vazios ,querendo mostrar algum recheio....enquanto eu e amigos tocávamos Beatles nos anos 70/80. A gente se perdeu após 1989. Após 21 anos ditadura,tinha pessoas interessantes e o povo seguiu a globo e votou num canalha que roubou a poupança deles. E ainda tá aí de senador. Esse país não tem mais jeito. Toco meu caminho esperando o fim.
Com certeza não era essa mudança de gosto intelectual e estético que o Belchior gostaria de ver... mudou pra pior. Hoje, chamam lixo cultural de arte e nossos jovens não têm nenhum ideal.
A música maravilhosa, um momento horrível de nisso país. Ainda é um ícone,pous retratou muito bem i que vivemos nesse tempo , wue temtaram ressucitar no último governo, agradeço a Deus todos os dias por não der dado certo. Ditadura nunca mais.
Essa canção- e Velha Roupa Colorida -faz referência aos Beatles. Aqui está nas entrelinhas (“depois deles não apareceu mais ninguém”) mas em Velha Roupa tá na cara “Blackbird me responda”
Belchior e elis duas pessoas que sempre vao estar vivas nos coracoes dos Brasileiros
Com todo respeito e admiração a Elis Regina, prefiro a interpretação com o Belchior. Obrigado Elis, por colocá-lo no rol dos grandes compositores brasileiros.
Eu também amo Elis, mas prefiro com o sentimento real de Belchior, com sua voz nordestino rasgando nossa alma e botando a realidade no devido lugar. Viva Belchior! ❤
Um gênio escreveu e, uma extraordinária cantora gravou. Assim chegou até nós essa música que, é, simplesmente perfeita!
Eu tive a honra de conversar e ver ele tocar ( voz e violão ) em uma universidade em santa Catarina, na ocasião ainda com um jeito simples tomou uma pinga e comeu tira gosto com a gente.
@@jnetoneto2326 começo dos anos 2000
Invejei vc agora. Que privilégio deve ter sido estar ao lado de um dos maiores nomes da música popular brasileira. Belchior faz muita falta para a cultura brasileira.
@@robertoazevedo7617 Amigo foi surreal pra mim!
Que massa que lembrança que você levar para sempre no seu coração. Fiquei feliz só de ler
Belchior parecia ser um cara muito simples. É uma pena ele não estar mais entre nós. ;(
"Como nossos pais" é uma música atemporal, assim como foi a interpretação da Elis Regina. Belchior era genial!
Perfeito Julio, Belchior era um gênio 🎤🎸🎹🥁😎🪽🪽🪽🪽
Se alguém for em Fortaleza pode visitar o museu Belchior na praia de Iracema, fica por trás do mercadinho São Luís.
Muitas pessoas consideram o Belchior um cantor conservador, ou que apenas cantava romances, mas há muitas criticas nos seus brilhantes e poeticos versos, profundos, ácidos e abertos a múltiplas interpretações. De fato, ele não se posicionava publicamente, muito pelo período em questão e também porque não era chegado na fama, tanto que se exilou nos ultimos anos de sua vida. É possível encontrar criticas a ditadura em muitas músicas dele, de forma implícita, mas acima de tudo, ele não tinha medo de descrever as terrivéis desigualdades sociais, as quais ele viveu, o drama do retirante nordestino que passou fome e morou nas ruas nas grandes cidades, como ele mesmo viveu.
E nunca deixou de esconder seu orgulho de ser latinoamericano. A Palo Seco é a música que mais amo, ela fala sobre a dor de ser latinoamericano em 1976 (período em que quase todos os países da América do Sul estavam sob ditaturas violentas), e o verso mais ácido e direto "Eu quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês".
Sem falar de Apenas um Rapaz Latinoamericano, com aquele verso genial, " Por favor não saque a arma no saloon, Eu sou apenas o cantor. Mas se depois de cantar, você ainda quiser me atirar, mate me logo, à tarde, as três, porque a noite eu tenho compromisso e não posso faltar, por causa de vocês". Ou seja, se vocês, militares, quiserem me calar, me censurar, me prendam duma vez.
Se você puder, faz uma análise da letra de A Palo Seco, ou Apenas um Rapaz latinoamericano.
Belchior certamente é um patrimônio da música popular brasileira. Que saudade de ter músicos e compositores no gosto popular com esse quilate! Obrigado Júlio, como sempre, um ótimo trabalho!
Belchior é a nossa versão de Bob Dylan. Suas letras são muito profundas e demonstram o dilema do ser pós-moderno. Foi assim com "Como nossos pais", "Velha Roupa Colorida", "Tudo outra vez", "Todo sujo de batom", "Comentários a respeito de John", "Apenas um rapaz latino americano", e tantas outras.
Até geladeira vira inspiração para uma ótima música. Rsrsrs
A palo seco, sujeito de sorte... Belchior imortal 🎶
Belchior gênio
Acho ele mais poético que o Dylan
Belchior poeta ,concordo, mas comparar com o Dylan? Aí é forçar a barra.sorte de Belchior que encontrou sim uma mulher além de seu tempo, Elis Regina.
Melhor explicação da letra que vi até agora
Divina Comédia Humana...Amo esse cidadão
A combinação perfeita fez desta canção a obra-prima que ela se tornou :
a letra fantástica de Belchior
a interpretação magnífica de Elis
É raro acontecer conjunções deste tipo …
Belchior também criticava Caetano em músicas, pois enquanto o imigrante nordestino passava por problemas no sudeste, o baiano cantava "tudo é divino maravilhoso".
Amo Belchior, suas letras não teem idade, são eternas e hoje mais pertinente e grandiosas que nunca.
Belchior foi um gênio, um poeta fenomenal
Fico admirado de saber que o Fagner fez parte desta geracao brilhante de musicos que foram perseguidos pelo regime militar e recentemene apoiou o genocida que pregava a volta da ditadura.
@Rubensja 1 - O Fagner votou no Bozo mas pulou logo fora, hoje apoia o Marreco de Maringá 🤦🤦🤦 é como o Caetano Veloso se referiu ao Fagner "Ótimo cantor e compositor, porém um grande ignorante político".
É porque o mundo não funciona de maneira cartunesca, como um desenho animado, tal como você o concebe...
Eu sempre penso no Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, como aqueles que estão "contando o vil metal." A ditadura foi se transformando, e está bem instalada hoje no judiciário. O moralismo está disfarçado, mas já dominou nossa cultura e está nos currículos desde a educação infantil. Diz-se libertadora, mas está em sua definição voltada para um projeto de sociedade que nunca se mostrou bem-sucedido ou sequer democrático.
Este pessoal que era jovem na época da ditadura e agora defendem os milicos são hipocritaas, pq fizeram sucesso com musicas criticando o regime e até hj cantam as táis musicas mesmo depois de ter mudado de opinião
Esquerdista fanático nunca entenderá a realidade dessa letra. A tendência é encaixar as frases a ideias simplórias como "hein, os milicos". Essa letra faz uma reflexão sobre manipulação de discursos de esquerda, acomodação dos jovens, ganância de líderes mentirosos (seja de direita ou esquerda) e a decepção de entender que toda essa ideologia foi um engodo para manipular as massas. Porém ele continua acreditando que é necessário sempre buscar mudança e coisas novas, principalmente com honestidade de ideais e discurso+prática. E "cuidado com os perigos na esquina...as armadilhas dos manipuladores oportunistas."
Quem não entendeu a crítica dele acredita que ele fez uma mera crítica clichê aí regime militar.
Ano 1978, Belchior em seu tour pelo interior do nordeste esteve em Campina Grande. Na ocasião fomos ao seu encontro e o convidamos para a Calourada da UFPB, Campus II. Na sua simplicidade e generosidade, aceitou de pronto. Em uma manhã de um dia da semana referida, esteve no minúsculo anfiteatro do Bloco onde funcionava o Restaurante Universitário e o Diretório Acadêmico.
Por óbvio, não tinha como caber tanta gente. A ideia era um bate papo, presenteando os calouros.
De repente apareceu um violão e ele nos brindou com uma canja.
Belchior realmente foi um cara diferenciado, como pessoa e como artista um gênio.
Uma passagem que carrego com carinho, também por ser um conterrâneo.
Abraço a todos
@marcosdamasceno. Em 78 Belchior estava no auge... que cantor, no auge, faria isso, né? O interesse de dialogar com os jovens universitários, de debater cultura... a simplicidade... realmente, Belchior era um ser diferenciado. Amava o que fazia e não tinha nenhuma arrogância de celebridade. Que memórias vc deve ter disso... guarde-as no coração ❤️ valem ouro!!
Eu nunca gostei do Belchior como intérprete, mas como compositor ele é incomparável.
Gosto muito da música Paralelas, de Belchior, interpretada por Vanusa.
Essa é a minha nha cancao
Brasileira preferida
Belchior tem uma poesia de grande força, intensidade. Parece uma característica dos poetas cearenses de sua época. Genial. Um dos maiores.
Lutaram tanto pela tal liberdade de expressão! E agora tudo o que se fala é capaz de nós levar a prisão com tanto mi, mi, mi. Cada um é um soldado do regime de repressão dos novos tempos.
O disco Alucinação do Belchior é tão bom que parece uma coletania... Ouçam e apreciem!
Realmente❤, devia ser ensinado na escola
@@marinaakhenaton5468 Sim, mas quem aborda mais nas Escolas sobre temas de música, fazendo análise crítica política e social, geralmente são professores de História.
As canções de Belchior eram poesias vividas no dia a dia e com críticas políticas de um momento triste da nossa história que foi o período da Ditadura Militar.
Tive o privilégio de assistir ao show do Belchior aqui em Porto Alegre, teatro da OSPA, anos 80. Cantei todas as músicas 😅.
Anos depois, na Av Paulista, passei por ele e congelei (fiz coisa de fã). Ele percebeu e me cumprimentou com um simpático sorriso. Uma lembrança meiguinha para aquecer o coração. ❤
Ele era assim... um cidadão comum. Viva Belchior!!!
Belchior é extremamente atual. Praticamente tudo que ele compôs e cantou, continua valendo para a sociedade em que vivemos hoje. Ouçam Elis, mas ouçam Belchior por Belchior. Vale muito a pena!
Orgulho de ser Cearense 🤩♥️
Me emocionei com esse vídeo, e essa história magnífica, viveram tantas coisas e passaram tantas coisas também que emociona ❤
Que grande artista foi Belchior
Grande Belchior!! Lembro de encontrá-lo no aeroporto de Montevidéu (Uruguai),em 2002. Cara Gente fina demais. Eu e minha esposa temos uma foto com ele.
Legal.
Que bacana. Este era genio
Que sorte a sua...parabéns.
Meu conterrâneo e um dos meus compositores favoritos.
Belchior foi um gentleman! 👏👏 E um gênio da MPB também.
Caraca, se os índices de desempenho estudantil em Sobral já chamam atençâo, imagina o orgulho do povo local tendo um gigante desse como referência... 👏👏👏
Ué mas Belchior SEMPRE FOI ÍDOLO DAS PESSOAS, COERENTES< ANTENADAS E POLITIZADAS !!!
Já quanto aos Estudantes do NE: VC sabia que as Universidades de Harward e Cambridge em Sua MAIORIA ESMAGADORA as Bolsas são conquistadas por estes estudantes?
Já as Universidades FEDERAIS do NE são de Longe as Melhores e colocam várias Famosérrimas Brasil afora no Bolso!!!! Hehehe - Abraços PW
@@paulaweyting7964 Sei, sim, do desempenho dos estudantes do NE, embora não soubesse sobre Cambridge e Harward.
De qualquer forma, ter um filho ilustre como o Belchior é mais uma chancela da excelência.
E sobre o Ceará, tou na expectativa de um concurso vindouro. Adoraria morar no litoral do estado.
Como fã e conterrânea me dói o reconhecimento local com pinturas e esculturas tenham vindo póstumos. escuto desde a infância suas músicas e sobre seu cotidiano. + difícil mesmo é aceitar q ele se perdeu em si mesmo!
@@MitosNãoKagghamNaSuaCabeçameu sonho é conhecer Sobral, a terra de Belchior. Quero respirar essa cultura que formou esse gênio. E de quebra ainda vou a Fortaleza visitar o museu Belchior..
@@cristianesaboia8634acredito que tenha sido desencanto, pir não ter sido valorizado. Bate uma tristeza... 😢
Extraordinariamente poético. Brincando com a vida eu sempre ouço, canto, bebo, choro e lembro que nada mudou daquilo que Belchior criticava em suas letras geniais.
Ainda bem que não sou do ramo da música ...com essas músicas de hoje já teria morrido de desgosto!
Em pensar que hj basta fazer uma música de "proibidão " e no outro dia vc já tá rico!
Parabéns pelos vídeos sempre ótimos
Engraçado que ele nunca se refere a ele como autor, mas sim ao Eulirico da canção ❤❤❤Um gênio
Belchior é muito gênio !! Trás mais coisas dele por favor Júlio
E um brilhante cantor❣️💐👏🏻
A vida do Belchior daria um bom filme
Como toda grande obra de arte, "Como Nossos Pais" é atemporal.
Amo muito Belchior. Ele para mim sempre foi um revolucionário. As músicas dele sempre foram incríveis e de cunho social.
Belchior foi um Grande Poeta da Música Popular Brasileira!Aplausos!
Nordeste produziu muitos musicos top que representam até hoje.
Ao longo da vida vi dois shows de Belchior. Sou muito grato a ele por ter produzido a poesia que melhor me traduz. E parabéns, seu trabalho tem muito valor.
Maravilhoso a análise obrigado pelo seu trabalho muito significativo
Adoro Belchior, parabéns pelo seu canal.
Belchior é GÊNIO ABSOLUTO
Essa letra ainda é extremamente atual! É atualíssima!👏👏👏👏👏❤️♥️❤️♥️🌹💕🌹🌺
Gênio!!!!!!!!!
Agora que trouxe o Belchior pro canal , vale demais um vídeo falando da treta dele com o Raul , os dois se cutucavam muito nas letras de suas músicas
Sim! Tanto que um dos muitos sucessos do Raul Seixas é justamente a canção "Eu Também Vou Reclamar", em que ele não cita diretamente o Belchior e também o Sílvio Brito, mas um ouvinte mais atento e conhecedor da obra musical destes dois saca na hora as tiradas sarcásticas do Raul sobre a obra deles.
@@RafaelBoemi sim , em um tempo sem rede social as diretas e indiretas eram nas músicas 🤭😏 AGORA EU SOU APENAS UM LATINO AMERICANO QUE NÃO TEM CHEIRO E NEM SABOR
Eu esperei por um bocado de tempo pra ver um vídeo seu sobre Belchior, é simplesmente um dos últimos poetas da primeira geração da MPB, um cantor genuíno que ainda muito se é subestimado, amo toda a discografia, acho que gosto até mais do que Renato Russo 😂 ❤
Belchior foi influência para Renato Russo, assim como grandes artistas dos anos 70, foram para a geração do anos 80.
@@robertoazevedo7617de onde você tirou que Belchior influenciou Legião Urbana?
Só não é da primeira geração. Veio até depois do Tropicalismo.
@@miguelmartins27 Quis dizer que os Artistas dos anos 60 e 70 influenciaram os Artistas dos anos 80. Renato Russo já fez referência direta ao Clube da Esquina de Milton Nascimento, Lô Borges e etc. Belchior foi influência para a geração de músicos que vieram depois direta ou indiretamente. Renato Russo apreciava muito a nossa MPB, BOSSA NOVA, Rock Inglês como os Beatles entre outros. Isso é normal no ramo artístico. As gerações anteriores são referências para as posteriores.
@@miguelmartins27 A primeira geração da MPB vem durante os anos 70, antes disso era Bossa Nova, a primeira geração da MPB na verdade é a segunda geração da Bossa Nova
Belchior é muito bom. Faz mais vídeos sobre as outras músicas dele.
Um compositor e filósofo muito humano..de uma simplicidade e humildade impressionantes...este era Belchior...já não existem mais pessoas assim..ou..semelhantes ..um Bob Dylan dos versos..
Essa musica é um hino mais atual que a manchete do jornal de amanhã!
Amo Belchior, e suas músicas fantásticas escuto sempre quando faço minha caminhada… traga mais histórias de Belchior, esse grande e inesquecível poeta ❤
Muito bom recuperar nesse momento Belchior e Elis,para não corrermos o risco de confundirmos a saudade de um tempo duro mas muito combativo com uma jogada de marketing de reeditar o consumo ao invés da luta real.
Belchior, patrimônio nacional! ❤
Finalmente Belchior obrigadão pelo vídeo Júlio
Júlio, seu trabalho é muito bom!! Parabéns. Adoro conhecer sobre nossa música, principalmente o rock nacional!!
Poderia fazer mais vídeos sobre Belchior. Um gênio da música da poesia. Um artista que foi pouco aclamado.
Em 1994 fui a um show desse genio nordestino.
Imperdível.
Ouvi uma entrevista da cantora Vanusa em que ela conta que "como nossos pais" foi mostrada pra ela pelo próprio Belchior e ela optou pela musica "paralelas".
Excelente vídeo! Belchior é o compositor mais realista da MPB, pois compreendia bem a realidade brasileira e suas extremas desigualdades.
Júlio, essa é uma música que me emociona cada vez que eu a ouço, seja na voz da Elis Regina ou do Belchior!!!
E essa sim, deveria ser o "Hino Nacional Informal do Brasil", e não a breguíssima Evidências...
olha o respeito
Belchior é um compositor sensacional. Suas letras, os arranjos das músicas e sua forma de cantar me emocionam demais!
Um icone
Agora chegamos a um outro patamar! Belchior e Elis.
Acho que ainda somos os mesmos e vivemos, de forma diferente, mas como nossos pais.
Que vídeo fantástico! Parabéns!
Belchior é um artista que me arrependo de ter conhecido(as músicas) só depois de falecido. Cada letra, cada música, tem um peso enorme nos versos. PARABÉNS pela pesquisa para o vídeo ! Muito top ! Esperamos ver mais belchior por aqui 🥰
EM 1993 VI UM SHOW DE BELCHIOR EM BELÉM , FIQUEI BEM PRÓXIMO DO PALCO NOS INTERVALOS DE UMA MUSICA PRA OUTRA ELE INTERAGIA COM O PÚBLICO EM UM DESSES MOMENTOS PEDI CANTA ALUCINAÇÃO, ELE DEU UM SORRISO E A BANDA COMEÇOU A INTRODUÇÃO DA MÚSICA E TOCOU O PÚBLICO FOI AO DELÍRIO ESSE CARA ERA GÊNIO DA MÚSICA, SOU FÃ DE BELCHIOR DESDE DE ADOLESCENTE.
UM FIM DE SEMANA POR MÊS TOMO UMAS CERVEJAS SÓ ESCUTANDO BELCHIOR E VIAJO EM SUAS LETRAS.
#BELCHIORVIVE 🥸🫂
Belchior era genial, intenso, real, atemporal. Ele sim é divino e maravilhoso...
Acho que, nos últimos tempos, vivemos uma série de transformações e mudanças sociais, que inclusive chocam os mais velhos, então, de certa forma, rompemos um pouco o ciclo de repetições que o Belchior criticava lá nos 70. Mas eu me identifico com essa música, pois vejo muita gente da minha geração, gente que se achava transgressora e rebelde da juventude, virando pessoas reacionárias, retrógradas, hostis a qualquer mudança, gente que exalta o rock mas rejeita os valores que ele representa, gente que ama o passado e não vê qualquer valor no que há de novo (e eu, que sou músico, e tenho que ouvir que ninguém faz música que presta hoje em dia!); no geral, gente que vive como os seus pais da pior forma possível. É triste, mas é isso que eu vejo.
olha o respeito
Eu tenho mais de 700 música esperando na fila e ouço isso também.
Acho que o que houve é que o pessoal esperava que essas mudanças fossem trazer um país melhor, e isso não aconteceu. O próprio Belchior saiu do país falando mal do conteúdo musical. Seria Belchior um reaça ?
Mas a música brasileira hoje é um lixo sim kkkk pelo menos essa que é amplamente divulgada ...que faz sucesso.
O "lado b" brasileiro praticamente deixou de existe, pois os músicos alternativos são ainda mais fracos do que esses lixos midiáticos.
O momento atual é crítico
@@abotoaduraEsquerdista fanático nunca entenderá a realidade dessa letra. A tendência é encaixar as frases a ideias simplórias como "hein, os milicos". Essa letra faz uma reflexão sobre manipulação de discursos de esquerda, acomodação dos jovens, ganância de líderes mentirosos (seja de direita ou esquerda) e a decepção de entender que toda essa ideologia foi um engodo para manipular as massas. Porém ele continua acreditando que é necessário sempre buscar mudança e coisas novas, principalmente com honestidade de ideais e discurso+prática. E "cuidado com os perigos na esquina...as armadilhas dos manipuladores oportunistas."
Quem não entendeu a crítica dele acredita que ele fez uma mera crítica clichê aí regime militar.
Essa música é linda❤
Vou ver depois, mas já abrir para curtir e agradecer por finalmente trazer o Belquior.
Eu ouço Belchior desde 1976 quase que diariamente, fui a inúmeros shows no Teatro João Caetano no projeto Seis e Meia, chegada às 16h e a fila já dava voltas no teatro. Eu tinha meus 14, 15 anos. Analise outras músicas do Belchior.
Música simples maravilhosa e ficou demais na voz da Elis😍
Tenho 45 anos e nunca parei pra ouvir Belchior, outro dia recentemente parei e ouvi Alucinação inteiro....meu queixo caiu.
Uma observação a acrescentar:
Belchior tb estudou Taquigrafia Japonesa.
Bacana essa história e a humildade e sinceridade de Belchior em reconhecer a importância de Elis Regina ao cantar: Como os nossos pais. Essa música cantada por Elis ficou perfeita demais e colocou Belchior como grande cantor e compositor.
Parabéns pelo conteúdo! 🎸🎶
Valeu pela informação!
@@julioettoreVc pode trazer vídeos falando da banda Uns e outros eu conheço essa banda mas tô curioso pra saber mais sobre ela
Ansioso por uma análise do disco alucinação!!!
Grande Belchior!
Essa música não é apenas um hino de uma geração, vai alem disso, é atemporal, e estara escrita para sempre na história da música.
A canção fala sobre "amadurecimento" e q eventualmente acabamos cometendo os mesmos erros de nossos pais. Aí fazem aquele comercial e muda o contexto da composição.
Muito orgulho
Vindo aqui depois da entrevista no Inteligência LTDA.
Esse vídeo é incrível, porque eu amo essa música na voz da Elis. E definitivamente essa música se mantém tao atual e ressonante na alma.
Júlio, parabéns por mais uma matéria excelente ! Cresci escutando essa geração e realmente artistas desse quilate fazem muita falta. Belchior era um ponto fora da curva, que fugia dos padrões, assim como muitos daquela geração. Não dá para classificá-lo, pois sua obra é única.
Mais uma vez, Parabéns !
Maravilha!!!!!!
Que música! 👏👏👏
Belchior foi um gênio injustiçado.
E tem muita gente da MPB da época que trabalhou muito para esconder muitos talentos para continuar reinando.
Até hoje é fácil ver, sim, ver, o coração de Belchior ouvindo suas canções nos dias de hoje.
Tenho um CD com coletânea do CARA, minha filha lá pelos 17/18 anos, hoje tem 25, ouvia qdo saia de carro comigo e eu o colocava para tocar.
Hoje ambos temos, cada um a sua, camisa com estampa de Belchior .
O GIGANTE BELCHIOR
Há alguns trabalhos acadêmicos sobre a intertextualidade da obra do bardo sobralense e diversos autores que o ajudaram a pensar o que pensou.
Um dos versos que você explicou pra quem ouviu e nunca leu a letra (contando vil metal) me parece uma clara citação do livro Vil Metal de Ferreira Gullar.
Vi um show do Belchior na lona cultural de Realengo em 1999 com minha esposa na epoca estavamos namorando
As músicas de Belchior e a voz de Elis, foi a parceria mais brilhante da MPB.
Simplesmente fantástico
Parabéns por mais este super video Julio : Varias grandes artistas de cenas diversas estão oferecendo shows muito bonitos interpretando Belchior, procurem, ao vivo é sempre muito forte ! Parabens pelo enfoque , muito importante situar compositores e suas composições no contexto histórico : ditadura pesada, a repressão, o lugar no qual mulheres eram "apenas" interpretes, mesmo que grandiosas como Elis, atenta , devia sofrer muito na carne, amiga querida parceira, cumplice de Grande e saudosa Rita Lee : note na lista de compositores citados por Belchior, so dá nome de homem, até na hora de citar , e apesar de atentos clamando por revolução, "como nossos pais" no patriarcado. Jovens lutavam para uma mais que desejada Revolução, menos "caretisse", dogmas, menos preconceitos : hoje em dia , ainda muito necessária, pois durante e depois do drama reacionario dos ultimos anos passados, a juventude linda e diversa Brasuca lutou e luta ainda por este lugar de Respeito, e muito mais amor. Porém, há de se ficar atento e ser muito ativx e fortes, porque o planeta pede socorro e não é coisa só dos livros : temos que mudar nossos habitos e mandar para os livros de historia muitas tradições : fato ! #nadamenosdoquearevolção. Virginie
Belchior se renova a cada geração.
Sempre que escuto essa música hoje penso na juventude atual e vejo que o problema de hoje é justamente que já não vivem como os nossos pais. Os valores mais básicos foram completamente destruídos. Uma sociedade hoje onde o exibicionismo e a ostentação viraram regra. Ninguém valoriza o conhecimento e o trabalho. Acho que não era essa a mudança na juventude que o poeta gostaria de ver.
Conseguiram ficar pior que os pais que eram mais inteligentes e ouviam coisa boas e tinham emoção.
Hj no calcadao,vi uns 8 jovens ,máximo 22 anos, tocando gospel..todos eles vazios ,querendo mostrar algum recheio....enquanto eu e amigos tocávamos Beatles nos anos 70/80. A gente se perdeu após 1989. Após 21 anos ditadura,tinha pessoas interessantes e o povo seguiu a globo e votou num canalha que roubou a poupança deles. E ainda tá aí de senador. Esse país não tem mais jeito. Toco meu caminho esperando o fim.
Com certeza não era essa mudança de gosto intelectual e estético que o Belchior gostaria de ver... mudou pra pior. Hoje, chamam lixo cultural de arte e nossos jovens não têm nenhum ideal.
Belchior é o maior poeta da música em língua portuguesa.
A música maravilhosa, um momento horrível de nisso país. Ainda é um ícone,pous retratou muito bem i que vivemos nesse tempo , wue temtaram ressucitar no último governo, agradeço a Deus todos os dias por não der dado certo. Ditadura nunca mais.
Essa canção- e Velha Roupa Colorida -faz referência aos Beatles. Aqui está nas entrelinhas (“depois deles não apareceu mais ninguém”) mas em Velha Roupa tá na cara “Blackbird me responda”
Alucinação é, pra mim, o melhor album da musica brasileira!
Um Gênio!