"O sol é tão bonito, eu vou...", Alegria alegria, Caetano Veloso. "O sol não é tão bonito pra quem vem do Norte e vai viver na rua", Fotografia 3 X 4, Belchior. Belchior tbm respondeu Caetano nesse verso.
@@walterferreiramarques7387 , O Sol a que ele se refere era jornalzinho dos anos 60 que acho foi proibido de circular, mas vc tem razão. Não é para todos que o sol é bonito
As letras do Belchior, sempre me passaram a impressão de ser a 'Ressaca após os anos 60'. Um certo pragmatismo-pessimista: 'vcs fizeram o amor livre, usaram drogas, protestaram, mas no final acabaram como nossos pais. E sem $ no banco'. rs
Belchior é sensacional, músico, poeta , filósofo e de quebra anti stabilishment. Boicotou a própria carreira pra não ser escravo de gravadora e mídia. Belo trabalho Júlio Ettore👏👏👏👏👏👏👏👏🎶🎶🎶😎
As letras de Belchior retratam o modo de ser e pensar da pessoa pós-moderno. Sem fantasiar a realidade, aturdida pelas mudanças a seu redor e buscando viver e dar sentido a sua vida. Sempre quando me falam como se inicia na Filosofia, eu recomendo ouvir e tentar decifrar Belchior.
Essa importância que ele dava à realidade nas canções me agrada muito. Inclusive em "Alucinação" ele faz uma ode à realidade. "Meu delírio é experiência com coisas REAIS". Fantástico.
Belchior é um dos maiores que tivemos. Penso que mesmo com sua fama, ele foi muito subestimado e de certa forma colocado em segundo plano pela crítica e mídia que preferiam nomes do tropicalismo. As letras que vão de encontro com a realidade como alucinação mostram uma forma de enxergar o mundo com lentes mais reais, sem subterfúgios. "Veloso, o sol não é tão bonito para quem vem do norte e vai viver na rua".
@@zeaugustoribeiro5764 e o Sol, da musica do Caetano, não se refere a estrela maior do nosso céu, mas sim a uma revista que tinha nas bancas de nome O Sol, onde em plena ditadura, mostrava brigitte bardot e outras futilidades.
Moço, sou da geração que te é o privilégio de acompanhar a explosão do talento do Belchior. Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente este gênio. Vossa análise a partir desta pequena dose da arte do grande poeta é soberba! Meus parabéns!
me lembro de uma historia que diz que, o fato dele esta passando nessecidades, quando foi mostrar a musica como nossos pais pra Elis. Ele ficou 3 dias na porta da gravadora pra ve-la. Quando conseguiu encontrou Elis, ela aceitou uma reuniçao e porguntou: Ha que horas nos veremos e ele disse: na hora do almoço pois faz 3 dias que nao como nada.
quando eu ouvi a frase " quando você entrou em mim, como o sol no quintal" eu entendi que esse cara estava em outro nível, a filosofia de sua música ainda é única. O êxtase do encontro foi como quando o sol invade um quintal, tudo que era sombra virou luz. A delicadeza e profundidade de suas letras são impressionantes. um dia vou falar sobre esse artista para o meu filho e tenho certeza que ele não acreditará que o brasil teve um músico com esse calibre.
Maritza, Regina e Evinha, se não me engano, fizeram parte do Trio Esperança (muito conhecido, na época). Esta canção é bem legal e tem o selo Belchior de qualidade. O André Midani era um cara fod@. Sabia muito.
Essa música só me lembra meu falecido pai, ele amava essa música mesmo que lembrasse pra ele um momento muito difícil da vida dele quando ele deixou o Maranhão pra morar em SP (morou de 1976 até início de 1982)
Uma sugestão de algo que até hoje não vi ninguém fazendo um vídeo: Faz um resumo da história da Invasão Nordestina. E a história da CBS, os cearenses bem sucedidos.
O Brasil é um péssimo exemplo de como não devemos tratar os artistas! Belchior, Luis Melodia, são fantásticos! Belchior inovou a música com suas letras inteligentes e com uma sensibilidade a flor da pele! Eu gosto de: Coração Selvagem, onde a provocação dele para Caetano é óbvia! Meu bem, meu bem, meu bem... para alguns é baby... Belchior é atemporal e um cara que será cantado por séculos, pena os brasileiros não valorizar os bons artistas!
Comentando sobre os músicos do disco: Rick Ferreira, que acredito que dispense apresentações, pois até deu entrevista para o Julio, Pedrinho Batera, que foi da banda de rock progressivo Som Nosso de Cada Dia, também tocou no Há Dez Mil Anos Atrás de Raul, eu praticamente nem preciso ler a ficha técnica pra saber que é ele tocando no disco, timbre inconfundível. Também vale citar José Roberto Bertrami, pianista da internacional banda Azymuth, e Paulo César Barros, que juntamente com seu irmão Renato Barros fundou a banda mais longeva do rock nacional, o Renato & seus Blue Caps.
Belchior era um compositor impressionante, um artista verdadeiro, profundo, inteligente e contestador. Naturalmente talentoso. Não fazia tipo. Como faz falta artistas assim! Eu acho que ele será ouvido e regravado por muitas gerações ainda. A obra dele é imensa e sensacional!
@@celsoluizdrummondmartinell58 putz! Eu também. Não lembrei dele pra comparar, mas diria as mesmas coisas e um pouco mais. Tenho um amor especial pelo Gonzaguinha e as letras dele, desde pequena. Acho que ele é o adulto da sala, neste caso. kkk
Cara, que doideira, acabei de ver o vídeo do canal do Thunderbird sobre o Belchior junto com o ator Gero Camilo e o Ettore me manda o vídeo sobre "Rapaz latino americano"... aí sim🤘🏻🤘🏻🤘🏻
O barato no canal do Luiz Thunderbird é que ele chama alguém relevante (geralmente alguem que viveu à epoca do artista abordado) para opinar e assim ampliando o entendimento.
Caramba! Que coincidência! Ontem estava escutando "Apenas um rapaz latino-americano", do Belchior, e hoje Júlio posta um vídeo sobre essa bela canção. Sensacional! ❤
Oi Júlio... tenho o LP Alucinação e a musica Apenas um rapz latino americano é a minha preferida. Entre tantos bons adjetivos em relação a ela, podemos dizer que ela é atemporal, pois vejo muitos jovens na faculdade onde estudo que também tem uma afeição por essa canção. e claro, pelo Belchior.E olha que foi lançada há quase 50 anos atrás. Valeu Júlio!
Pra quem quiser conhecer mais sobre Belchior, indico o livro "Belchior: apenas um rapaz latino americano". Mostra que se fala neste vídeo e muito mais.
Alfinetou, tambem, o consumo de drogas ilícitas, na faixa título: ‘…a minha alucinação, é suportar, o dia a dia e o meu delírio, é a experiência, com coisas reais.’
Júlio, o Belchior foi um dos grandes gênios de nossa música, sua obra, mesmo nas fases menos famosas de sua discografia, valem muito a pena de ser ouvida!!!
Só não foi maior por que era nordestino,daí o preconceito em alguns estados.Mas o que o Belquior fez,o estilo de música,as letras as batidas,até a Elis se admirou.Cazuza certamente o ouviu bem para seus discos solos e batidas de bateria.
O primeiro disco do Belchior, para mim, é um dos melhores. Ele é mais cru, as versões de A Palo Seco, Hora do Almoço - mais tarde utilizada em Canteiros pelo Fagner - e Todo Sujo de Batom são sensacionais.
Seus versos lembram demais os do heterônimo Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa, no poema Tabacaria. E ele o cita em outra música maravilhosa, Fotografia 3x4: "menubuscar Fotografia 3X4: "Eu me lembro muito bem do dia que eu cheguei Jovem que desce do norte pra cidade grande Os pés cansados e feridos de andar légua tirana De lágrimas nos olhos de ler o Pessoa E de ver o verde da cana"
A maioria das musicas/poesias do grande Bel são inspiradas em poesias, poemas, outras musicas e/ou criticas a outros artistas. Por exemplo, na lindíssima musica "capineiro", em conjunto com Fagner, ele inspirou-se num poema de Castro Alves. Ja na musica música "Divina Comedia Humana" ele se inspira em Olavo Bilac, já em Tudo Outra Vez ele cita a frase "sentado a beira do caminho", que é o titulo de uma musica de Erasmo Carlos. Ja na canção "comentarios a respeito de jhon" ele cita a frase "a felicidade é uma arma quente", que é a traduçao literal de Happiness Is A Warm Gun, dos Beatles. Ja na igualmente bonita "Lira dos 20 anos" feita em parceria, ele alfineta "os filhos de bob dilan, clientes da coca cola". E diz ainda que "uns queriam mandar brasa", referencia a expressao da epoca da jovem guarda, e "outros ser pedra que rola", expressao da musica like a rolling stone do bob dilan, e em seguida diz "daí o money entra em cena e acaba" kk e ainda cita na mesma musica "oh nao, meu pobre coracao lobo mau nao aguenta", provavel citacao a musica lobo bobo de joao gilberto. Tem outras musicas com citacoes diversas sobre caetano veloso como em fotografia 3x4 - veloso, o sol nao é tao bonito pra quem vem do norte e vai viver na rua. Ou federico garcia lorca (conheco o meu lugar), etc. Enfim, Belchior é pra mim, o maior poeta musical da cultura brasileira.
1:03 acho esse termo um dos mais redutíveis já inventados pelo meio musical, "invasão nordestina", diminui tanto a diversidade da música nordestina nos anos 70: o udigrudi, o Pessoal do Ceará, a psicodelia, o neo-folk, as cantorias, o inicio do forró eletrônico, etc.. Resumidos por esse termo imposto pelas gravadoras e mídia da época.
os 3 primeiros discos de Belchior são antológicos, pulando o album de estréia "mote e glosa" que é bom tbm mas não tanto quanto os que viriam depois. Alucinação, Coração Selvagem e Era uma vez um homem e seu tempo, são incríveis! salvo engano foram todos produzidos por Rick Ferreira, citado no vídeo. Na minha opinião, Belchior foi o maior compositor brasileiro. Letras filosóficas, políticas, cronistas, e de fácil entendimento, ou seja, populares. Muito difícil fazer isso!
"O sol é tão bonito, eu vou...", Alegria alegria, Caetano Veloso. "O sol não é tão bonito pra quem vem do Norte e vai viver na rua", Fotografia 3 X 4, Belchior. Belchior tbm respondeu Caetano nesse verso.
@@walterferreiramarques7387 , O Sol a que ele se refere era jornalzinho dos anos 60 que acho foi proibido de circular, mas vc tem razão. Não é para todos que o sol é bonito
Belchior foi um dos gigantes da nossa cultura!
não foi, continua sendo a sua música está viva e continua contagiando vidas!!!
As letras do Belchior, sempre me passaram a impressão de ser a 'Ressaca após os anos 60'. Um certo pragmatismo-pessimista: 'vcs fizeram o amor livre, usaram drogas, protestaram, mas no final acabaram como nossos pais. E sem $ no banco'. rs
Concordo é bem aquela vibe " fizemos tudo isso e não deu em nada"
@addamms falou tudo .
Mas amo Belchior
@ge1022 tb amo. O kra, ali na metade dos anos 1970, detonava.
Belchior é sensacional, músico, poeta , filósofo e de quebra anti stabilishment. Boicotou a própria carreira pra não ser escravo de gravadora e mídia. Belo trabalho Júlio Ettore👏👏👏👏👏👏👏👏🎶🎶🎶😎
As letras de Belchior retratam o modo de ser e pensar da pessoa pós-moderno. Sem fantasiar a realidade, aturdida pelas mudanças a seu redor e buscando viver e dar sentido a sua vida. Sempre quando me falam como se inicia na Filosofia, eu recomendo ouvir e tentar decifrar Belchior.
Boa
Exatamente amigo, perfeito. 😎🎤🎸🎶🎶🎶🎶🎶🎶
Essa importância que ele dava à realidade nas canções me agrada muito. Inclusive em "Alucinação" ele faz uma ode à realidade. "Meu delírio é experiência com coisas REAIS".
Fantástico.
Excelente texto
Alucinação é uma obra prima.
Um dos melhores álbuns da história da música brasileira (na minha opinião)
Belchior é um dos maiores que tivemos. Penso que mesmo com sua fama, ele foi muito subestimado e de certa forma colocado em segundo plano pela crítica e mídia que preferiam nomes do tropicalismo. As letras que vão de encontro com a realidade como alucinação mostram uma forma de enxergar o mundo com lentes mais reais, sem subterfúgios. "Veloso, o sol não é tão bonito para quem vem do norte e vai viver na rua".
Concordo!
O maior compositor da música brasileira. Belchior e inesquecível. Ouço todos os dias.
A 'alfinetada' em Caetano nos ensina que admiração não exclui o senso crítico
"Alucinação" é aquele caso de disco perfeito: todas as faixas são boas!
Ele vivia alfinetando o Caetano. Na música 'Fotografia 3x4' ele canta "Veloso, o sol não é tão bonito pra quem vem do norte e vai viver na rua."
É verdade, ele faz uma referência ao verso "o sol é tão bonito, eu vou" da canção "Alegria, alegria" do Caetano Veloso.
@@zeaugustoribeiro5764 e o Sol, da musica do Caetano, não se refere a estrela maior do nosso céu, mas sim a uma revista que tinha nas bancas de nome O Sol, onde em plena ditadura, mostrava brigitte bardot e outras futilidades.
Moço, sou da geração que te é o privilégio de acompanhar a explosão do talento do Belchior. Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente este gênio.
Vossa análise a partir desta pequena dose da arte do grande poeta é soberba! Meus parabéns!
Belchior é gênio demais!!! Minha canção favorita dele é "Divina Comédia Humana"
SE OS ESTADOS UNIDOS TIVERAM BOB DYLAN, O BRASIL TEVE MUITO, MUITO, MUITO MAIS QUE ISSO. O BRASIL TEVE BELCHIOR , SIMPLESMENTE UM GENIO.
me lembro de uma historia que diz que, o fato dele esta passando nessecidades, quando foi mostrar a musica como nossos pais pra Elis. Ele ficou 3 dias na porta da gravadora pra ve-la. Quando conseguiu encontrou Elis, ela aceitou uma reuniçao e porguntou: Ha que horas nos veremos e ele disse: na hora do almoço pois faz 3 dias que nao como nada.
3:13 Em 1973, aqui em Brasília, a canção "Mucuripe" ganhou o Festival da Canção do CEUB, cerca de 2 km da UnB.
Alfinetadas à parte, Caê e Belchior passariam a se admirar mutuamente nos anos vindouros.
Realmente ele alfineta Caetano, pois a realidade do artista é bem diferente do povo retirante do nordeste.👏👏👏👏👏👏😎🎤🎶🎶🎶🎶
Me identifico com essa letra pois também só um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco e sem amigos importantes 😂
Belchior merece todo o nosso respeito e admiração, pois não corrompeu sua obra e nem fez concessões para ser aceito e/ou consumido.
Meu cantor preferido.
quando eu ouvi a frase " quando você entrou em mim, como o sol no quintal" eu entendi que esse cara estava em outro nível, a filosofia de sua música ainda é única. O êxtase do encontro foi como quando o sol invade um quintal, tudo que era sombra virou luz. A delicadeza e profundidade de suas letras são impressionantes. um dia vou falar sobre esse artista para o meu filho e tenho certeza que ele não acreditará que o brasil teve um músico com esse calibre.
Praticamente todos os grandes compositores vieram do nordeste, é um povo muito inteligente 🫶
*BELCHIOR* excelente vídeo com este grande poeta! Ótimo letrista!!!
Júlio vc da uma aula, leve e objetivo, é prazeroso te ouvir, te assisti no vilella, tu é tri chocante
Belchior, meu eterno poeta 🤧🖤
Belchior é, e sempre será maravilhoso! ❤
BOA TARDE JÚLIO, BELCHIOR É ÚNICO, QUE VÍDEO MARAVILHOSO!!
Viva a Belchior..
" Gasosa".. A quanto tempo eu não ouvia essa palavra!
Maritza, Regina e Evinha, se não me engano, fizeram parte do Trio Esperança (muito conhecido, na época).
Esta canção é bem legal e tem o selo Belchior de qualidade.
O André Midani era um cara fod@. Sabia muito.
Sensacional, Belchior simples e cult ao mesmo tempo. Como é bom ouvir suas canções.
Essa música só me lembra meu falecido pai, ele amava essa música mesmo que lembrasse pra ele um momento muito difícil da vida dele quando ele deixou o Maranhão pra morar em SP (morou de 1976 até início de 1982)
Muito da hora! Adorei o vídeo.
Julio a qualidade dos seus vídeos estão absurdas, seloko, parecendo cinema ou 4k hdr
Júlio. Eu me encaixo nesse contexto, pois não tenho dinheiro e nem parente (amigos) importante...
Uma sugestão de algo que até hoje não vi ninguém fazendo um vídeo: Faz um resumo da história da Invasão Nordestina. E a história da CBS, os cearenses bem sucedidos.
Belchior maravilhoso
"A minha alucinação é suportar o dia a dia, e os meus delírios são experiências com coisas reais..."
Belchior
O mestre, a lenda Belchior!
Muito obrigado por esse vídeo, Júlio.
Parabéns!
O Brasil é um péssimo exemplo de como não devemos tratar os artistas!
Belchior, Luis Melodia, são fantásticos!
Belchior inovou a música com suas letras inteligentes e com uma sensibilidade a flor da pele!
Eu gosto de: Coração Selvagem, onde a provocação dele para Caetano é óbvia!
Meu bem, meu bem, meu bem... para alguns é baby...
Belchior é atemporal e um cara que será cantado por séculos, pena os brasileiros não valorizar os bons artistas!
Só valorizam como deveria depois que ele morreu! Triste país!
@@lucasfigueiredo6492 Exato!
Comentando sobre os músicos do disco: Rick Ferreira, que acredito que dispense apresentações, pois até deu entrevista para o Julio, Pedrinho Batera, que foi da banda de rock progressivo Som Nosso de Cada Dia, também tocou no Há Dez Mil Anos Atrás de Raul, eu praticamente nem preciso ler a ficha técnica pra saber que é ele tocando no disco, timbre inconfundível. Também vale citar José Roberto Bertrami, pianista da internacional banda Azymuth, e Paulo César Barros, que juntamente com seu irmão Renato Barros fundou a banda mais longeva do rock nacional, o Renato & seus Blue Caps.
Essa música é bem a minha vida
Belchior era um compositor impressionante, um artista verdadeiro, profundo, inteligente e contestador. Naturalmente talentoso. Não fazia tipo.
Como faz falta artistas assim!
Eu acho que ele será ouvido e regravado por muitas gerações ainda. A obra dele é imensa e sensacional!
Sou muito mais Gonzaguinha!!
@@celsoluizdrummondmartinell58 putz! Eu também. Não lembrei dele pra comparar, mas diria as mesmas coisas e um pouco mais. Tenho um amor especial pelo Gonzaguinha e as letras dele, desde pequena.
Acho que ele é o adulto da sala, neste caso. kkk
Júlio, seu canal é espetacular. Como sempre, você trouxe um vídeo e uma análise excelentes. O Belchior, onde estiver, deve estar orgulhoso. Parabéns!
Cara, que doideira, acabei de ver o vídeo do canal do Thunderbird sobre o Belchior junto com o ator Gero Camilo e o Ettore me manda o vídeo sobre "Rapaz latino americano"... aí sim🤘🏻🤘🏻🤘🏻
O barato no canal do Luiz Thunderbird é que ele chama alguém relevante (geralmente alguem que viveu à epoca do artista abordado) para opinar e assim ampliando o entendimento.
❤ ESSA MÚSICA É UM CLÁSSICO MARAVILHOSO ❤
"Sons, palavras são navalhas" é uma referência à obra do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto.
Obrigada pela informação valiosa desconhecia ser de João Cabral de Mello Neto
Inesquecível Belchior 👏👏👏👏
Minha música preferida de Belchior
Por que cortou o áudio da palavra bolso?
Mais uma musica atemporal.. Belchior era fantástico...
Caramba! Que coincidência! Ontem estava escutando "Apenas um rapaz latino-americano", do Belchior, e hoje Júlio posta um vídeo sobre essa bela canção. Sensacional! ❤
engraçado, ontem estava recomendando essa musica pra uma gringa, as vezes esses algoritmos me assustam!rsrsrsr
Belchior foi um gigante músico brasileiro.
Não foi, sua obra magistral continua viva!!!
O disco Alucinação é um dos melhores da história da MPB
Oi Júlio... tenho o LP Alucinação e a musica Apenas um rapz latino americano é a minha preferida. Entre tantos bons adjetivos em relação a ela, podemos dizer que ela é atemporal, pois vejo muitos jovens na faculdade onde estudo que também tem uma afeição por essa canção. e claro, pelo Belchior.E olha que foi lançada há quase 50 anos atrás.
Valeu Júlio!
Se colocasse a palavra " militares" a música seria censurada. Uma grande sacada.
Pra quem quiser conhecer mais sobre Belchior, indico o livro "Belchior: apenas um rapaz latino americano". Mostra que se fala neste vídeo e muito mais.
Júlio, acho que vale a pena explorar um pouco o universo de gonzaguinha, são músicas e ideias incríveis!!!
Um poeta sem mídia. Grande Belchior
Belchior poeta de hoje e sempre...
Alfinetou, tambem, o consumo de drogas ilícitas, na faixa título: ‘…a minha alucinação, é suportar, o dia a dia e o meu delírio, é a experiência, com coisas reais.’
Júlio, o Belchior foi um dos grandes gênios de nossa música, sua obra, mesmo nas fases menos famosas de sua discografia, valem muito a pena de ser ouvida!!!
Vídeo curto e bem objetivo. Belchior era um filósofo trovador solitário. Gosto de suas músicas.
Belchior ainda é referência do que é bom.
Só não foi maior por que era nordestino,daí o preconceito em alguns estados.Mas o que o Belquior fez,o estilo de música,as letras as batidas,até a Elis se admirou.Cazuza certamente o ouviu bem para seus discos solos e batidas de bateria.
Belchior cada letra uma mais linda que a outra
Bela época que o embate era entre Belchior e Caetano
Mais um daqueles cantores que explodem nosso cérebro com letras fascinantes. Adoro suas músicas e sua forma única de cantar.
O primeiro disco do Belchior, para mim, é um dos melhores. Ele é mais cru, as versões de A Palo Seco, Hora do Almoço - mais tarde utilizada em Canteiros pelo Fagner - e Todo Sujo de Batom são sensacionais.
Seus versos lembram demais os do heterônimo Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa, no poema Tabacaria.
E ele o cita em outra música maravilhosa, Fotografia 3x4: "menubuscar
Fotografia 3X4:
"Eu me lembro muito bem do dia que eu cheguei
Jovem que desce do norte pra cidade grande
Os pés cansados e feridos de andar légua tirana
De lágrimas nos olhos de ler o Pessoa
E de ver o verde da cana"
4:06 porque cortou a parte do "bolso" da letra da música?
Belchior é uma pepita de ouro❤
Fantástico Belchior ! Júlio precisamos de uma série pra esse disco incrível, música a música! ❤❤❤
Um feat dos sonhos: Raul e Belchior♥️
Finalmente e gênio Belchior ❤
Pois é, nunca achei que "antigo" compositor fosse pejorativo.
Que maravilha de pesquisa histórico-musical. Parabéns. BRAVO!!!
Amei. Júlio como sempre arrasando.
Simplesmente fantástico, cara eu te amo.❤
VC só faz vídeo TOP parabéns !
A maioria das musicas/poesias do grande Bel são inspiradas em poesias, poemas, outras musicas e/ou criticas a outros artistas.
Por exemplo, na lindíssima musica "capineiro", em conjunto com Fagner, ele inspirou-se num poema de Castro Alves. Ja na musica música "Divina Comedia Humana" ele se inspira em Olavo Bilac, já em Tudo Outra Vez ele cita a frase "sentado a beira do caminho", que é o titulo de uma musica de Erasmo Carlos. Ja na canção "comentarios a respeito de jhon" ele cita a frase "a felicidade é uma arma quente", que é a traduçao literal de Happiness Is A Warm Gun, dos Beatles. Ja na igualmente bonita "Lira dos 20 anos" feita em parceria, ele alfineta "os filhos de bob dilan, clientes da coca cola". E diz ainda que "uns queriam mandar brasa", referencia a expressao da epoca da jovem guarda, e "outros ser pedra que rola", expressao da musica like a rolling stone do bob dilan, e em seguida diz "daí o money entra em cena e acaba" kk e ainda cita na mesma musica "oh nao, meu pobre coracao lobo mau nao aguenta", provavel citacao a musica lobo bobo de joao gilberto.
Tem outras musicas com citacoes diversas sobre caetano veloso como em fotografia 3x4 - veloso, o sol nao é tao bonito pra quem vem do norte e vai viver na rua. Ou federico garcia lorca (conheco o meu lugar), etc.
Enfim, Belchior é pra mim, o maior poeta musical da cultura brasileira.
Nao consigo parar de ver os vídeos deste canal
1:03 acho esse termo um dos mais redutíveis já inventados pelo meio musical, "invasão nordestina", diminui tanto a diversidade da música nordestina nos anos 70: o udigrudi, o Pessoal do Ceará, a psicodelia, o neo-folk, as cantorias, o inicio do forró eletrônico, etc.. Resumidos por esse termo imposto pelas gravadoras e mídia da época.
os 3 primeiros discos de Belchior são antológicos, pulando o album de estréia "mote e glosa" que é bom tbm mas não tanto quanto os que viriam depois. Alucinação, Coração Selvagem e Era uma vez um homem e seu tempo, são incríveis! salvo engano foram todos produzidos por Rick Ferreira, citado no vídeo. Na minha opinião, Belchior foi o maior compositor brasileiro. Letras filosóficas, políticas, cronistas, e de fácil entendimento, ou seja, populares. Muito difícil fazer isso!
Belchior eterno!
Um dos meus discos favoritos
O álbum Alucinação é top 3 do Brasil para mim. Absurdo!
Velha roupa colorida desse álbum tem até uma pegada psicodélica nela. Grande Álbum.
"Eu sou apenas um rapaz latino americano, apoiado por mais de 50 mil manos".
Salve Júlio! Mais um grande vídeo
Traga mais conteúdos sobre a obra de Belchior por favorrr!!!!!!!!
Tem outra cutucada no Caetano em 3x4: “ Veloso o Rio não é tão bonito pra quem vem do norte e vai viver na rua “
Tem que fazer um vídeo sobre a musica Alucinação, melhor musica do Belchior
Belchior é o MAIOR DO BRASIL
Traga mais por favor!!!
Já pensou se o Bob Dylan fosse barrado pq cantava anasalado
Obrigada por trazer Belchior
Julio ettore um grande comentarista fico perplexo com o nivel de intelectualidade que voce tem a compartilhar conosco ... Vida longa ao seu canal.
Isso se explica por dois motivos. Primeiro: Júlio é JORNALISTA, e não influencer. Segundo: Ele se informa lendo LIVROS e não nas redes sociais.
❤❤❤ Viva Belchior