Paulo Coelho disse que ele ligou várias vezes para falar com o Raul depois da tortura, mas o Raul não atendia ao telefone. (Mas acabaram se encontrando nos EUA). Eu acredito na tese de que após aqueles versos do Raul no orelhão, era pro Paulo ter metido o pé. O Raul tava avisando que tava nebulosa a situação. Em um universo paralelo poderíamos estar esperando um livro da Edith, mas provavelmente nunca teremos. A Edith teria muitas coisas para escrever... memórias boas... engraçadas, etc... uma pena que não temos um projeto como esse. (A Simone até compartilhou uma história muito legal no canal do Raul). Mas Raul deixou um grande legado para os fãs e temos seus familiares e amigos aí, exaltando o trabalho de Raul Seixas.😊Acho que o querido Raul não tinha a dimensão que seu legado perduraria maravilhosamente por décadas até hoje.❤ É uma bobagem alguns irem contra o Paulo Coelho, cada um tem a sua convivência e a sua história de vida.
Julio, essa sua atuação como jornalista é fantástica. Não acho que Raul tenha entregado o Paulo. Mas este deixa claro que se sentiu abandonado pelo parceiro. Acho a discussão saudável pois levanta elementos da época, que ajudam os jovens de hoje compreenderem aquele complexo 1974, os últimos momentos de Médici e essa inércia de repressão entrando no governo Geisel. Por mais que o novo presidente quisesse pegar mais leve, ele não tinha como frear o pessoal de baixo, que vinham em uma escalada violenta e ignorante. Repare que Paulo diz que era a visão da polícia, que ele seria o mentor intelectual da parceria. Não era a visão dos dois, pois Raul compunha. Mas há mais uma coisa que posso contribuir. Foi na livraria LER, na praça da República, em São Paulo, que os policiais pegavam os livros sobre política e queimavam na calçada. Mas entre os livros de política, queimaram os livros sobre Cubismo, que nada tinham a ver com Cuba. Conto isso, pois os policiais não entendiam mesmo o que Raul e Paulo escreviam. A tortura era um triste recurso da época, que poderia levar a pessoa à morte. Muita gente perdeu parentes e amigos.
Se o Raul entregou o Paulo Coelho por causa de um suposto telefonema para acompanha-lo a um depoimento, o Paulo Coelho entregou sua própria esposa. Sem contar que ninguém que estivesse numa situação de "foragido" acompanharia voluntariamente alguém a um órgão de repressão.
Menos mal já sabemos que o pífio padrão militar brasileiro atravessa os tempos. Padrão Ettore de qualidade... Excelente vídeo cara...e as histórias continuam vivas...
Não acredito que Raul pudesse dedurar o Paulo em 74 e depois viajar com ele pro exterior, continuar compondo junto e convivendo... Essa delação não aconteceu.
Júlio, obrigado por seu trabalho...vc com seu trabalho Jornalístico, de intensa pesquisa, conseguiu defender um morto. Raul estava sendo injustiçado por " recalcado " que nunca teve o brilhantismo e a capacidade criativa, e mesmo assim, teve seu nome em diversas músicas. Desse Jornalista JB, nem falo nada, já que o auto intitulado letrista, quis jogar-lhe toca a culpa por toda essa inverdade.
O Júlio Ettore faz os vídeos com pesquisas, documentos, sacadas e bastante conhecimento antes de mencionar a materialidade do assunto. Espetacular👏🏻!
3 дня назад
Que bela pesquisa, meu caro. Parabéns, é comovente quando a história de pessoas que admiramos é tratada com o devido respeito. Todos temos falhas, perfeição é bobagem, evidente que em termos humanos Raul era notadamente mais frágil que Paulo Coelho. Sem entrar no mérito do interesse central do Jotabê, você apura de forma definitiva, a meu ver, claro, esse episódio. Viva Raul, viva Paulo Coelho! E, mais uma vez, parabéns!
Gostaria de parabenizar também. Finalmente um vídeo que mostrou bem os dois lados da história. E não partiu só para um dos lados (do Paulo). Inclusive importante os adendos que ele deu sobre Raul Seixas também ser letrista. Agora sim, a riqueza dos vídeos ficou ainda melhor.
@@Matozaobh Paulo realmente foi maltratado. Teve um tempo que ele ficou internado em hospital psiquiátrico. Ao menos eu já ouvi esse relato. E , se relamente isso ocorreu, a probabilidade de maus tratos/ tortura é significativa. Todos os hospitais dessa especialidade não só no Brasil têm muitos relatos nesse sentido.
Parabéns Júlio pelo trabalho que você vem fazendo no canal, onde você junta música com jornalismo de forma objetiva e clara, citando fonte....me arrependo de uma vez há alguns anos ter criticado o canal, falei merda! Muito bom o vídeo!
Julio...muitos fãs do Raul nem gostam desse livro do J.B... E essa história é falsa,sem contar que atacar uma pessoa que nem está mais aqui pra se defender,é de uma covardia tremenda.
Sim, dps q vi o vídeo do Júlio sobre como Paulo se aproximou de Raul (por puro interesse), tbm não o vejo mais com os msm olhos que olhava qnd lia os seus livros
@@Tobias-Noob Talento é uma coisa, caráter é outra. Por mais que o cara seja bom naquilo que faz, não significa que isso seja passaporte pra julga-lo como uma pessoa de boa índole (Hitler também tinha seus talentos, era inteligente e um grande orador, mas fez o que sabemos que fez...).
Eu sigo muito o seu canal hoje eu tava vendo o seu canal alguns minutos antes de você postar esse vídeo e eu achando que você havia mudado a data de "Segundou com Raul" pra "Domingou com Raul"
Parabéns pelo vídeo. Vc poderia fazer uma pesquisa e um vídeo se existe alguma opinião do Raul a respeito do Paulo Coelho escritor. O alquimista foi publicado em 1988. Raul morreu em 1989. Será que ele chegou a ler O alquimista?
Parabéns Julio, trabalho sensacional. Eu já tinha levantado essa hipótese da confusão dos nomes, pois tbm percebi que o nome do Paulo estava errado naquele documento
Esse trecho fala muito de alguns fenômenos q surgiram em meados de 2018, que mesmo gostando da música não entendiam o principal contexto. Contexto esse, que teu vídeo deixa ainda mais claro. "Hoje a gente já nem sabe de que lado estão certos cabeludos, tipo estereotipado se é da direita ou dá traseira não se sabe lá mais de que lado" "
Excelente pesquisa Julio. Adoro seu canal! Será que um dia voce poderia se aprofundar na vida dos Mutantes, Tim Maia, Jorge Ben, Bezerra da Silva e utros grande snomes da nossa MPB?
O Simonal tinha um amigo, segurança que era policial e isso, mas uma suposta surra, foi o início do fim do Simonal, ele negou pelo resto da vida. No filme do Chacrinha tem uma cena que dá dica de quem criou o "boato"
@@JulianaInchno final do meu texto, eu falo "boato". O jornalista Nelson Motta, falou que o simonal tinha um segurança que era policial, e o meio artístico e jornalistas da época tinham muita inveja do simonal, porque ele era uma estrela popular, milionário e cercado de mulheres lindas, e era negro, e soberbo. Parece que esse segurança agrediu um contador do simonal, que supostamente estaria roubando o simonal e criaram o boato de que o simonal era cagueta da ditadura, ou seja, queriam prejudicar o artista e conseguiram, o documentário sobre o simonal conta isso, o cara do dia pra noite deixou de ser o astro popular pra virar um inimigo, muito triste mesmo.
Julio, em 1o lugar um excelente video. Como fã antigo venho fazer uma consideração. Quando vejo pelo youtube da minha SMARTV , a partir do momento 1.54 a sua voz e a imagem ficam dessincronizados. Fui ver no celular está normal e laptop tb. Não acontece com outros canais e vem acontecendo tem uns 3 videos atrás só no seu canal. Abraço
A tortura na época do regime militar provocou muitas sequelas psicológicas em muitas pessoas, o Paulo Coelho faz certo em querer esquecer. Ótimo vídeo!!
Fiquei muito feliz por isso 😂😂😂. Raul Seixas só me surpreende. A transparência de Raul vai muito além da mesquinharia egoísta de muitos cantores e escritores oportunista egoísta.
Grande Júlio, tudo bom? Estou maratonando seus vídeos sobre Raul Seixas e estou adorando, muito bem embasados e com contribuições como as de Rick Ferreira ao falar da fotografia de Arnaldo Brandão que você se confundiu, hehehe! Vamos lá, sobre esse rumoroso caso de tortura envolvendo Raul e Paulo Coelho. Também já li sobre essa bobagem de que Raul teria mentido sobre ter sido torturado. Dois motivos derrubam esse desrespeito à memória do artista: POR QUE Maria Eugênia Seixas mentiria sobre isso? PRA QUE a mãe do maluco-beleza mentiria sobre isso? Sobre a tal "delação" de Raul, o que exatamente ele ganharia com isso? Em verdade, isso nem faz sentido. Lembrando que a própria classe artística da época descobriria essa traição a Paulo (eles tinham os meios pra descobrir) e seria o fim de sua carreira exatamente como fizeram com Wilson Simonal. Aliás, note que Raul jamais se referiu a isso em momento algum de sua vida (ter dedurado Paulo). Ressalte-se que, com a redemocratização do Brasil, ele ficaria muito à vontade pra admitir algo tão brutal com a alegação de que fora ameaçado ou que sua família estaria no radar em 1974 (por exemplo, os vagabundos poderiam ter "insinuado" que pegariam sua mãe, sua esposa e sua filha pra fazer o que eles faziam de fato, como foi descrito em "Brasil: nunca mais" no capítulo sobre as mulheres aprisionadas) e mesmo assim isso jamais foi mencionado. Mesmo seu irmão Plínio nunca fez menção a isso, nem no documentário "Raul - O início, o fim e o meio", o que indica que mesmo estando sob a mira dos canalhas Raulzito não cogitou entregar seu amigo de bandeja pra tal "geladeira" mencionada pelo mago. Sobre o fato de que eles ficaram sem se falar por um tempo. Ninguém leva em consideração (talvez nem Paulo tenha pensado isso à época) que Raul tivesse com um medo atroz de sofrer coisas até piores que o parceiro se tivesse mantendo contato naquele contexto em que os dois e Adalgisa foram interrogados pelo pessoal da repressão. Imagine o medo que ele sentiu. Eu nunca mais dormiria em paz, sabendo que eu mesmo ou minha família e amigos estávamos na mira dum revólver ou prestes a ir pr'um pau-de-arara ou cadeira-do-dragão. Assim, foi melhor ele ter deixado a poeira sentar pra, aí sim, ter certeza de que não havia mais perigo de ter com Paulo novamente. Por fim, um aspecto importante que pode ser a chave pra entender sobre a autenticidade dos documentos produzidos sobre Raul e Paulo é que eles são autênticos ENQUANTO PAPÉIS. O lance é saber se O QUE ESTAVA ESCRITO era verdadeiro, como você meio que pondera no vídeo. É muito importante ponderar sobre essas coisas porque mesmo a questão de Simonal continua cheia de controvérsias em termos da interpretação que se pode ter dos fatos, mesmo com tantas produções que visam esclarecer o contexto de tudo. Enfim Júlio, ótimo vídeo esse! Grande abraço meu caro!
Tem uma entrevista de Raul Seixas a FM Record em 1988 aonde o próprio Raul Seixas confirma que foi torturado, fora também tem o depoimento da mãe de Raul Seixas que confirma a tortura quando viu o corpo dele todo lapeado esse depoimento está no "Por Toda Minha Vida" da Globo!!!
Sim, houve muitas torturas verdadeiras por agentes estatais. E houve outras tantas que mentem quanto aos reais autores. E casos de que presos corretamente se negavam a comer e beber água para se dizer junto com outros que não eram presos pela militância armada contra o governo da época. Governo que jamais teve uma parceria internacional relevante para contenção dos rebeldes armados. Raul sempre foi um rebelde desarmado que não tem um discurso dele chamando quem quer que seja para pegar em armas. Mas também a tal sociedade alternativa de São Tomé das letras não é uma maravilha. Mas passa longe do Terror da sociedade alternativa do Jim Jones pelos resultados que se conhece de ambas.
Depois que morreu, o talento foi reconhecido. Lembro dele nos programas na tv sendo vaiado e criticado, era visto como palhaço. o país valoriza bunda e rosto bonito, não precisa de talento
Júlio e as más linguas (ou seriam boas?) dizem que as letras eram só do Raul que ele muito louco e sendo muito generoso colocava o nome do Paulo Coelho lá, kkk, será?
O vídeo está ótimo do ponto de vista da análise das informações sobre os acontecimentos. Especialmente pela menção ao nome, cruzamento de dados errados, provavelmente porque os militares pegaram os vícios da meganha da época, especialmente agir antes de verificar nas investigações. Mas comparar Flávio Cavalcanti com Luciano Huck é ofender a memória de Flávio, que tinha um estofo intelectual que o homem do nariz não tem, era polêmico (basta puxar a história do Seu Sete da Lira e o fato de que muitos o consideravam infame porque quebrava discos e achincalhava artistas ) e era Conservador até dizer chega. Não era um "apresentador-padrão". Nem mesmo contraposto ao anárquico Chacrinha, ao bonachão Bolinha ou a outros apresentadores dessa época: Blota Júnior, J. Silvestre, etc. Penso que o maior apresentador-padrão seja Silvio Santos, mas compreendo que Júlio Ettore tenha evitado a citação porque SS tornou-se maior que a vida e fez coisas que os demais nem sequer ousaram chegar perto. Só que em 1974 SS não era desbocado, ainda não era dono de emissora (ainda estava na Globo) e fazia tudo conforme se esperava naquele contexto (a Censura lhe mordeu os calcanhares também, mas menos que seus contemporâneos); enfim, um apresentador-padrão.
Olá amigo Não é uma comparação qualitativa, não faço este tipo de comparação no canal, não abordo política sob qualquer aspecto. Estou querendo dizer que ele era o apresentador de TV mais famoso do período. Abraços
Isso não é de hoje Lauro! Já fui intimado a comparecer a uma audiência, mas meu sobrenome na correspondência veio errado. Conclusão, como não compareci, o Juiz mandou um oficial de Justiça com escolta policial para me prender por "obstrução a justiça"! Hahaha. Por sorte eu não estava em casa e escapei. Mas tive que comparecer na sequência a audiência após o equívoco dos sobrenomes.
@@mistersongy2204 putz. Isso é osso, hein bróder? Por isso, q qndo eu tiver um filho vou por o nome de Húnico, pq ele já nascerá sabendo q é único, na família e entre os amigos.
Acredito que o Raul também foi torturado porém não foi preso assim como o Paulo, porque mesmo eles não estando ligados à política suas posturas não eram nada admiráveis para os militares
"1. O nominado é autor da música de protesto intitulada ouro de tolo, QUE SEGUNDO SUAS DECLARAÇÕES, foi feita com a intenção de criticar..." ou seja, o raul falou algo, sim! pode não ter sido um interrogatório, mas aparentemente ele foi lá e declarou algo... não que isto prove algum ato de traição do raul...
Eu li o livro do JB. É descartada a hipótese até do exílio forçado dos dois. Eles se esbarraram sim, segundo o JB nos EUA. O jornalista não soube trabalhar com uma sucessão de fatos. Os militares poderiam sim, ter tentado sujar a barra do Raul e deixá-lo a posteridade como delator. No entanto, se ele sai cantando em inglês: "Eles querem falar contigo e não comigo", se ver que desconhecia que o Paulo era alvo. Acredito na prisão do Raul sim. Ele poderia ser um gênio, mas é difícil alguém criar uma história tão rica em detalhes sobre a prisão, sem conhecer aquele submundo. Infelizmente, a prisão, tortura e exílio dos dois foi o primeiro passo para o que no futuro se desse no rompimento definitivo da dupla, também por outros motivos. Com Raul Seixas, Paulo Coelho vivei a sua "Era de Ouro". Depois só ganhou dinheiro mesmo.
Essa história está incompleta pra que a gente possa cravar o que aconteceu. E um dos envolvidos não está aqui mais. Só uma coisa, acho que o ponto 3 não prova se houve ou não uma possível "entrega" do Paulo pelo Raul. Mesmo confundindo os Paulos, a ditadura pode ter usado o amigo Raul para chegar ao Coelho.
Olha, não dá pra saber se Raul cagoetou ou não. Mas sob tortura até o militante mais forte entrega. Se não na tortura física, que é cruel e um ser humano normal acaba cedendo, lembrem que ele voltou ensanguentado. Na tortura psicológica é certeza que cede. Quem consegue ficar frio quando ameaçam sua família, sua esposa, seus filhos ou sua mãe. Com certeza ele foi pro auto Exílio sabendo que seus familiares eram reféns do regime militar no Brasil.
Uma coisa fica claro, se a parceria deles nunca mais foi a mesma então rolou sim uma caguetagem. Afinal, se não houve delação por parte do Raul Seixas, porque o Paulo Coelho "não gosta de falar do assunto"? Outro ponto importante, Raul Seixas era um grande mentiroso. Inventou a história de que passou três dias em NY com John Lennon, mentiu quando disse que foi torturado e convenceu sua mãe a embarcar na sua invenção. Na sua última entrevista numa rádio em SP com Marcelo Nova, ambos desfilaram uma série de histórias mentirosas sobre letras que compuseram, uso de drogas e outras coisas. Então, ainda que estivesse vivo, Raul jamais contaria a verdade de que entregou seu amigo a polícia!
A história do Raul Seixas ser preso e torturado é real,várias entrevistas onde o Raul fala sobre a sociedade alternativa a entrevista de 1988 ele diz ele ...afirmou o caso de ter sido torturado e também preso por 04 dias durante várias perguntas onde tinha um dos policiais que "agredia" o Raul Seixas. A parte do Paulo Coelho aparece no próprio filme do Paulo Coelho "não pare na pista" que tem a cena do táxi e ele sendo torturado numa máquina de choque na cabeça...esse filme está disponível no RUclips como também as entrevistas do Raul Seixas afirmando esse caso.
A história é muito complexa, simplificar demais pra julgar é bem injusto. Por isso que cancelamento por pura opinião é um grande erro. Raul era humano, Paulo é humano, o JB , o Júlio e eu também somos, vamos viver bem com isso, sim?
Moça, nesse vídeo aparece um áudio do Raul relatando que o carro dele foi Interceptado, ele sequestrado, levado para algum lugar e levou murros. Talvez você não tenha visto.
Coitado do Paulo Coelho. Ele ficou 45 anos achando e dizendo que foi preso e torturado por causa das letras que fez junto com o Raul, mas no final das contas apenas foi vitima de um erro grotesco da burocracia da ditadura. Talvez ele só não desapareceu justamente por ser o parceiro de um artista que estava fazendo um sucesso estrondoso. Que loucura. A interpretação maldosa e intencionalmente equivocada do documento por parte do descredibilizado Jotabê Medeiros pelo menos serviu para tomarmos conhecimento desse triste equívoco. Além, claro, de ter promovido o livro, como assim havia planejado o jornalista. Na época que o grande e renomadoda escritor e biógrafo Fernando de Morais escreveu o biografia do Paulo, ele teve acesso ao mesmo documento, mas claro que não fez essa sugestão interpretativa esdrúxula. Eis a diferença entre um profissional sério e outro raso e interesseiro. Pena que na época o Morais nao tomou conhecimento desse "subversivo" que tinha quase o mesmo nome do Paulo. Se ele tivesse encontrado o JB nao teria margens para inventar essa falácia. A reação do PC foi muito interessante. Ou ele já tinha esse sentimento errôneo guardado a 45 anos - de que o Raul o teria denunciado -, ou comprou essa falacia interpretativa. Mas depois que descobriram que tudo não passou de um erro dos militares, ele mudou o discurso. Espero de coração que a reaçao inicial dele nao tenha sido também mal intencionada. Mas agora tudo está esclarecido. Não há mais margens para interpretações forçadas e interesseiras. Fim de papo.
Isso destruiu seu próprio mito dele mesmo e o ego de acha que os militares estavam pensando, que ele era o cabeça da dupla, ou "o letrista". Ou grande influenciador. Na verdade, só o pegaram por engano achando que era o comunista que também se chamava Paulo Coelho.
Paulo Coelho disse que ele ligou várias vezes para falar com o Raul depois da tortura, mas o Raul não atendia ao telefone. (Mas acabaram se encontrando nos EUA). Eu acredito na tese de que após aqueles versos do Raul no orelhão, era pro Paulo ter metido o pé. O Raul tava avisando que tava nebulosa a situação. Em um universo paralelo poderíamos estar esperando um livro da Edith, mas provavelmente nunca teremos. A Edith teria muitas coisas para escrever... memórias boas... engraçadas, etc... uma pena que não temos um projeto como esse. (A Simone até compartilhou uma história muito legal no canal do Raul). Mas Raul deixou um grande legado para os fãs e temos seus familiares e amigos aí, exaltando o trabalho de Raul Seixas.😊Acho que o querido Raul não tinha a dimensão que seu legado perduraria maravilhosamente por décadas até hoje.❤ É uma bobagem alguns irem contra o Paulo Coelho, cada um tem a sua convivência e a sua história de vida.
Julio, essa sua atuação como jornalista é fantástica. Não acho que Raul tenha entregado o Paulo. Mas este deixa claro que se sentiu abandonado pelo parceiro. Acho a discussão saudável pois levanta elementos da época, que ajudam os jovens de hoje compreenderem aquele complexo 1974, os últimos momentos de Médici e essa inércia de repressão entrando no governo Geisel. Por mais que o novo presidente quisesse pegar mais leve, ele não tinha como frear o pessoal de baixo, que vinham em uma escalada violenta e ignorante. Repare que Paulo diz que era a visão da polícia, que ele seria o mentor intelectual da parceria. Não era a visão dos dois, pois Raul compunha. Mas há mais uma coisa que posso contribuir. Foi na livraria LER, na praça da República, em São Paulo, que os policiais pegavam os livros sobre política e queimavam na calçada. Mas entre os livros de política, queimaram os livros sobre Cubismo, que nada tinham a ver com Cuba. Conto isso, pois os policiais não entendiam mesmo o que Raul e Paulo escreviam. A tortura era um triste recurso da época, que poderia levar a pessoa à morte. Muita gente perdeu parentes e amigos.
Se o Raul entregou o Paulo Coelho por causa de um suposto telefonema para acompanha-lo a um depoimento, o Paulo Coelho entregou sua própria esposa. Sem contar que ninguém que estivesse numa situação de "foragido" acompanharia voluntariamente alguém a um órgão de repressão.
Vídeo impecável. Sóbrio, embasado, lúcido e muito equilibrado. Parabéns, Júlio.
Menos mal já sabemos que o pífio padrão militar brasileiro atravessa os tempos.
Padrão Ettore de qualidade... Excelente vídeo cara...e as histórias continuam vivas...
Não acredito que Raul pudesse dedurar o Paulo em 74 e depois viajar com ele pro exterior, continuar compondo junto e convivendo... Essa delação não aconteceu.
Que enredo INCRÍVEL!!!
Seu trabalho, principalmente de pesquisa, eh imensuravelmente indescritível! Sou seu fã!
Júlio, obrigado por seu trabalho...vc com seu trabalho Jornalístico, de intensa pesquisa, conseguiu defender um morto. Raul estava sendo injustiçado por " recalcado " que nunca teve o brilhantismo e a capacidade criativa, e mesmo assim, teve seu nome em diversas músicas. Desse Jornalista JB, nem falo nada, já que o auto intitulado letrista, quis jogar-lhe toca a culpa por toda essa inverdade.
"Para que nunca se esqueça, para que nunca mais aconteça". Memória, verdade, justiça e reparação!
Coitado do Flavio Cavalcanti, ser comparado com Luciano Huck, nem mesmo ele merecia. Hahaha. Video muito bom como sempre.
O Júlio Ettore faz os vídeos com pesquisas, documentos, sacadas e bastante conhecimento antes de mencionar a materialidade do assunto. Espetacular👏🏻!
Que bela pesquisa, meu caro. Parabéns, é comovente quando a história de pessoas que admiramos é tratada com o devido respeito. Todos temos falhas, perfeição é bobagem, evidente que em termos humanos Raul era notadamente mais frágil que Paulo Coelho. Sem entrar no mérito do interesse central do Jotabê, você apura de forma definitiva, a meu ver, claro, esse episódio. Viva Raul, viva Paulo Coelho! E, mais uma vez, parabéns!
A qualidade dos vídeos sempre impecável. Parabens por esse ótimo trabalho. Sem duvidas, um dos melhores canais do RUclips
Vídeo cirúrgico! Pesquisa embasada direto das fontes! Parabéns Júlio!
Maratonei os videos sobre o raul
Mto bom adorei... Nao sabia sobre esses fatos da vida dele, mto legal.
Agora sim, vídeo sem puxar lado de ninguém. Parabéns
Gostaria de parabenizar também. Finalmente um vídeo que mostrou bem os dois lados da história. E não partiu só para um dos lados (do Paulo). Inclusive importante os adendos que ele deu sobre Raul Seixas também ser letrista. Agora sim, a riqueza dos vídeos ficou ainda melhor.
@@DanielCruz-fx3dm Sim, após ele focar na parceria com Paulo Coelho, ele sempre puxou pro lado do Paulo.
@@Matozaobh Paulo realmente foi maltratado. Teve um tempo que ele ficou internado em hospital psiquiátrico. Ao menos eu já ouvi esse relato. E , se relamente isso ocorreu, a probabilidade de maus tratos/ tortura é significativa. Todos os hospitais dessa especialidade não só no Brasil têm muitos relatos nesse sentido.
Excelente e elucidador vídeo. Parabéns, Júlio, pela dedicação e esmero na pesquisa. Sucesso sempre!!
Cara, que vídeo mais que necessário!
Parabéns pelo excelente trabalho em prol da música brasileira, Júlio!
Vídeo fantástico! Parabéns pela pesquisa e pelas fontes apresentadas, Julio!
Parabéns Júlio , Que História Essa De Raul E Paulo? 👍👍👏👏
Parabéns Júlio pelo trabalho que você vem fazendo no canal, onde você junta música com jornalismo de forma objetiva e clara, citando fonte....me arrependo de uma vez há alguns anos ter criticado o canal, falei merda!
Muito bom o vídeo!
Julio...muitos fãs do Raul nem gostam desse livro do J.B... E essa história é falsa,sem contar que atacar uma pessoa que nem está mais aqui pra se defender,é de uma covardia tremenda.
Eu tenho esse livro e não gostei também..
Pois é…e também não dá para acreditar 100% em Paulo Coelho, que se auto intitula “o letrista”.
Sim, dps q vi o vídeo do Júlio sobre como Paulo se aproximou de Raul (por puro interesse), tbm não o vejo mais com os msm olhos que olhava qnd lia os seus livros
Feznmusicas, vendeu, fez um dos livros mais vendidos da história @@CarlaMestieriCacau
@@Tobias-Noob Talento é uma coisa, caráter é outra. Por mais que o cara seja bom naquilo que faz, não significa que isso seja passaporte pra julga-lo como uma pessoa de boa índole (Hitler também tinha seus talentos, era inteligente e um grande orador, mas fez o que sabemos que fez...).
Parabéns Júlio! Excelente vídeo! Uma viagem ao passado!
Parabéns pela pesquisa e riqueza de detalhes! Sensacional. Incrível seu trabalho
Cara, tu é nota dez! Muito obrigado por compartilhar esses vídeos!
Muito bom como sempre, parabéns
Eu sigo muito o seu canal hoje eu tava vendo o seu canal alguns minutos antes de você postar esse vídeo e eu achando que você havia mudado a data de "Segundou com Raul" pra "Domingou com Raul"
Olá amigo
Agora, qualquer dia da semana é dia de Raul por aqui!
Abraços
Ah sim obrigada!! Abraços
*Eu indo todo dia no seu canal apartir de agora pra ver se tem vídeo de Raul Seixas* kkkkk 🩷🤘🏻
@@julioettore parabéns pelo vídeo vou assinar algum desses planos..tem como pagar por pix a assinatura?
@@alessandropereirasilva6930 Olá Alessandro
O sistema é gerenciado pelo google e, atualmente, não conheço todas as formas de pagamento.
Abraços
@@julioettore obrigado por responder, quando tiver os meios já aceitos vou assinar. Conteúdo excelente.
Gostaria que falasse sobre a Música, A beira do Pantanal. Obrigado.
Muito bom o vídeo parabéns!!
Parabéns pelo vídeo. Vc poderia fazer uma pesquisa e um vídeo se existe alguma opinião do Raul a respeito do Paulo Coelho escritor. O alquimista foi publicado em 1988. Raul morreu em 1989. Será que ele chegou a ler O alquimista?
Parabéns Julio, trabalho sensacional. Eu já tinha levantado essa hipótese da confusão dos nomes, pois tbm percebi que o nome do Paulo estava errado naquele documento
E a Adalgisa o que é que aconteceu com ela? 🤔
Parabéns 👏👏👏👏👏👏
PARABÉNS pelo vídeo esclarecedor e impecável. Valeu mesmo por tirar. Algumas dúvidas desse assunto polêmico.👍
Parabéns pelo trabalho!
E tem gente que quer a volta da ditadura militar...
Esse trecho fala muito de alguns fenômenos q surgiram em meados de 2018, que mesmo gostando da música não entendiam o principal contexto. Contexto esse, que teu vídeo deixa ainda mais claro. "Hoje a gente já nem sabe de que lado estão certos cabeludos, tipo estereotipado se é da direita ou dá traseira não se sabe lá mais de que lado"
"
Que vídeo incrível. Parabéns, Júlio!
Mais um excelente vídeo, parabéns!
Amo este canal
Julio, estou encantada com a clareza e objetividade que você narra os fatos ! Estou viciada em seus videos !!! Parabéns
Mais um episódio sensacional Julio
Parabéns pelo ótimo conteúdo mais uma vez, Julio.
Excelente pesquisa Julio. Adoro seu canal! Será que um dia voce poderia se aprofundar na vida dos Mutantes, Tim Maia, Jorge Ben, Bezerra da Silva e utros grande snomes da nossa MPB?
Você apresenta as histórias das bandas muito bem cara👏👏👏👏
Excelente video. Parabens pelo trabalho.👏👏👏
Após assistir o vídeo, achei tudo bastante conclusivo. Raul Seixas não entregou Paulo Coelho. Os militares quiseram confundi-lo e ele caiu direitinho.
O Simonal tinha um amigo, segurança que era policial e isso, mas uma suposta surra, foi o início do fim do Simonal, ele negou pelo resto da vida.
No filme do Chacrinha tem uma cena que dá dica de quem criou o "boato"
Ele disse que sim e vc acredita🤣
@@JulianaInchno final do meu texto, eu falo "boato".
O jornalista Nelson Motta, falou que o simonal tinha um segurança que era policial, e o meio artístico e jornalistas da época tinham muita inveja do simonal, porque ele era uma estrela popular, milionário e cercado de mulheres lindas, e era negro, e soberbo.
Parece que esse segurança agrediu um contador do simonal, que supostamente estaria roubando o simonal e criaram o boato de que o simonal era cagueta da ditadura, ou seja, queriam prejudicar o artista e conseguiram, o documentário sobre o simonal conta isso, o cara do dia pra noite deixou de ser o astro popular pra virar um inimigo, muito triste mesmo.
Melhor video que eu poderia ver
O lance é o seguinte, Raul era incrível, mas também mentiroso, Paulo incrível também, mas também narcisista.
Julio, em 1o lugar um excelente video. Como fã antigo venho fazer uma consideração.
Quando vejo pelo youtube da minha SMARTV , a partir do momento 1.54 a sua voz e a imagem ficam dessincronizados.
Fui ver no celular está normal e laptop tb.
Não acontece com outros canais e vem acontecendo tem uns 3 videos atrás só no seu canal.
Abraço
excelente video , poderia fazer tbm sobre o wilson simonal que foi injustamente acusado de delação
Que video excelente!
Seu trabalho é incrível !
GENIAL
eu confio mais em uma cobra de resguardo que no paulo coelho, pronto falei.
Otimo video!!
A tortura na época do regime militar provocou muitas sequelas psicológicas em muitas pessoas, o Paulo Coelho faz certo em querer esquecer. Ótimo vídeo!!
Bom seria se você fizesse um vídeo sobre o suposto encontro entre John Lennon e Raul Seixas.
Cara ele estava delirando.
✋ Toca Raul 😱 medo chuva ☔
Perfeito 👏🏻 videooo
Fiquei muito feliz por isso 😂😂😂. Raul Seixas só me surpreende. A transparência de Raul vai muito além da mesquinharia egoísta de muitos cantores e escritores oportunista egoísta.
Grande Júlio, tudo bom?
Estou maratonando seus vídeos sobre Raul Seixas e estou adorando, muito bem embasados e com contribuições como as de Rick Ferreira ao falar da fotografia de Arnaldo Brandão que você se confundiu, hehehe!
Vamos lá, sobre esse rumoroso caso de tortura envolvendo Raul e Paulo Coelho.
Também já li sobre essa bobagem de que Raul teria mentido sobre ter sido torturado. Dois motivos derrubam esse desrespeito à memória do artista: POR QUE Maria Eugênia Seixas mentiria sobre isso? PRA QUE a mãe do maluco-beleza mentiria sobre isso?
Sobre a tal "delação" de Raul, o que exatamente ele ganharia com isso? Em verdade, isso nem faz sentido. Lembrando que a própria classe artística da época descobriria essa traição a Paulo (eles tinham os meios pra descobrir) e seria o fim de sua carreira exatamente como fizeram com Wilson Simonal.
Aliás, note que Raul jamais se referiu a isso em momento algum de sua vida (ter dedurado Paulo). Ressalte-se que, com a redemocratização do Brasil, ele ficaria muito à vontade pra admitir algo tão brutal com a alegação de que fora ameaçado ou que sua família estaria no radar em 1974 (por exemplo, os vagabundos poderiam ter "insinuado" que pegariam sua mãe, sua esposa e sua filha pra fazer o que eles faziam de fato, como foi descrito em "Brasil: nunca mais" no capítulo sobre as mulheres aprisionadas) e mesmo assim isso jamais foi mencionado. Mesmo seu irmão Plínio nunca fez menção a isso, nem no documentário "Raul - O início, o fim e o meio", o que indica que mesmo estando sob a mira dos canalhas Raulzito não cogitou entregar seu amigo de bandeja pra tal "geladeira" mencionada pelo mago.
Sobre o fato de que eles ficaram sem se falar por um tempo. Ninguém leva em consideração (talvez nem Paulo tenha pensado isso à época) que Raul tivesse com um medo atroz de sofrer coisas até piores que o parceiro se tivesse mantendo contato naquele contexto em que os dois e Adalgisa foram interrogados pelo pessoal da repressão. Imagine o medo que ele sentiu. Eu nunca mais dormiria em paz, sabendo que eu mesmo ou minha família e amigos estávamos na mira dum revólver ou prestes a ir pr'um pau-de-arara ou cadeira-do-dragão. Assim, foi melhor ele ter deixado a poeira sentar pra, aí sim, ter certeza de que não havia mais perigo de ter com Paulo novamente.
Por fim, um aspecto importante que pode ser a chave pra entender sobre a autenticidade dos documentos produzidos sobre Raul e Paulo é que eles são autênticos ENQUANTO PAPÉIS. O lance é saber se O QUE ESTAVA ESCRITO era verdadeiro, como você meio que pondera no vídeo. É muito importante ponderar sobre essas coisas porque mesmo a questão de Simonal continua cheia de controvérsias em termos da interpretação que se pode ter dos fatos, mesmo com tantas produções que visam esclarecer o contexto de tudo.
Enfim Júlio, ótimo vídeo esse! Grande abraço meu caro!
Obrigada Júlio, eu não acredito em uma palavra do Paulo coelho
..."Chamei Dom Paulo Coelho e saímos lado a lado... sai pela targente desfarçando a estupidez"...
Nota 1000
Tem uma entrevista de Raul Seixas a FM Record em 1988 aonde o próprio Raul Seixas confirma que foi torturado, fora também tem o depoimento da mãe de Raul Seixas que confirma a tortura quando viu o corpo dele todo lapeado esse depoimento está no "Por Toda Minha Vida" da Globo!!!
Sim, houve muitas torturas verdadeiras por agentes estatais. E houve outras tantas que mentem quanto aos reais autores. E casos de que presos corretamente se negavam a comer e beber água para se dizer junto com outros que não eram presos pela militância armada contra o governo da época. Governo que jamais teve uma parceria internacional relevante para contenção dos rebeldes armados. Raul sempre foi um rebelde desarmado que não tem um discurso dele chamando quem quer que seja para pegar em armas. Mas também a tal sociedade alternativa de São Tomé das letras não é uma maravilha. Mas passa longe do Terror da sociedade alternativa do Jim Jones pelos resultados que se conhece de ambas.
Cara... como essa história é nebulosa... não dá p/ cravar 100% de quem fala a verdade nisso tudo.
E tem gente q hj apoia aquele tempo de ditadura…
Quando acabar o maluco sou eu!!!
Queria que vc falasse do fim do Ira e da Plebe Rude
Depois que morreu, o talento foi reconhecido. Lembro dele nos programas na tv sendo vaiado e criticado, era visto como palhaço. o país valoriza bunda e rosto bonito, não precisa de talento
Acho o Paulo muito nocivo
Júlio e as más linguas (ou seriam boas?) dizem que as letras eram só do Raul que ele muito louco e sendo muito generoso colocava o nome do Paulo Coelho lá, kkk, será?
Que confusão da mulestia 🤣🤣🤣🤣
É muita informação meu nego 😂
O 😂😂 gostaria de ouvir a história da música o homem do Raul
Eu não gosto dessa tese sobre Raul Seixas, ele não está aqui pra se defender.
Quem poderia opinar seriam os interrogadores e carcereiros que ainda vivam. Mas estes jamais abrem o bico !
O vídeo está ótimo do ponto de vista da análise das informações sobre os acontecimentos. Especialmente pela menção ao nome, cruzamento de dados errados, provavelmente porque os militares pegaram os vícios da meganha da época, especialmente agir antes de verificar nas investigações.
Mas comparar Flávio Cavalcanti com Luciano Huck é ofender a memória de Flávio, que tinha um estofo intelectual que o homem do nariz não tem, era polêmico (basta puxar a história do Seu Sete da Lira e o fato de que muitos o consideravam infame porque quebrava discos e achincalhava artistas ) e era Conservador até dizer chega. Não era um "apresentador-padrão". Nem mesmo contraposto ao anárquico Chacrinha, ao bonachão Bolinha ou a outros apresentadores dessa época: Blota Júnior, J. Silvestre, etc. Penso que o maior apresentador-padrão seja Silvio Santos, mas compreendo que Júlio Ettore tenha evitado a citação porque SS tornou-se maior que a vida e fez coisas que os demais nem sequer ousaram chegar perto. Só que em 1974 SS não era desbocado, ainda não era dono de emissora (ainda estava na Globo) e fazia tudo conforme se esperava naquele contexto (a Censura lhe mordeu os calcanhares também, mas menos que seus contemporâneos); enfim, um apresentador-padrão.
Olá amigo
Não é uma comparação qualitativa, não faço este tipo de comparação no canal, não abordo política sob qualquer aspecto.
Estou querendo dizer que ele era o apresentador de TV mais famoso do período.
Abraços
Putz, Paulo Coelho foi preso por conta de um homônimo. Cara, a parceria acabou por conta de um erro da polícia. Pqp
Isso não é de hoje Lauro! Já fui intimado a comparecer a uma audiência, mas meu sobrenome na correspondência veio errado. Conclusão, como não compareci, o Juiz mandou um oficial de Justiça com escolta policial para me prender por "obstrução a justiça"! Hahaha. Por sorte eu não estava em casa e escapei. Mas tive que comparecer na sequência a audiência após o equívoco dos sobrenomes.
@@mistersongy2204 putz. Isso é osso, hein bróder? Por isso, q qndo eu tiver um filho vou por o nome de Húnico, pq ele já nascerá sabendo q é único, na família e entre os amigos.
@@laurinhodavovo Hahaha! Húnico the only one!
@@mistersongy2204 exatamente
PAILO COELHO sempre fica repetindo que ele era autor, cretinice. Quem é PAULO COELHO na música? E quem é Raul na música?! Respondido.
"o exército é o único emprego pra quem não tem nenhuma vocação"
Acredito que o Raul também foi torturado porém não foi preso assim como o Paulo, porque mesmo eles não estando ligados à política suas posturas não eram nada admiráveis para os militares
O fato é que Raul está embaixo do chão e Paulo Coelho podre de rico. Resumindo. Maconheiro é assim mesmo: não diz coisa com coisa.
Raul não faria isso. Não ia jogar do lado dos militares. Não tinha motivo e não tinha caráter para isso.
Eita
Raul era anti-sistema mas foi produtor de gravadora kkkk
Seu Q.I é limitado com base nesse comentário
"1. O nominado é autor da música de protesto intitulada ouro de tolo, QUE SEGUNDO SUAS DECLARAÇÕES, foi feita com a intenção de criticar..."
ou seja, o raul falou algo, sim! pode não ter sido um interrogatório, mas aparentemente ele foi lá e declarou algo... não que isto prove algum ato de traição do raul...
Olá Julio
Esta declaração foi dada na entrevista que eu mostro no vídeo.
Apenas foi transcrita neste texto.
Abraços
@@julioettore entendi.... como está em um documento das forças armadas, eu imaginei que fosse necessariamente em uma visita dele ao exército...
Eu li o livro do JB. É descartada a hipótese até do exílio forçado dos dois. Eles se esbarraram sim, segundo o JB nos EUA.
O jornalista não soube trabalhar com uma sucessão de fatos.
Os militares poderiam sim, ter tentado sujar a barra do Raul e deixá-lo a posteridade como delator.
No entanto, se ele sai cantando em inglês: "Eles querem falar contigo e não comigo", se ver que desconhecia que o Paulo era alvo.
Acredito na prisão do Raul sim. Ele poderia ser um gênio, mas é difícil alguém criar uma história tão rica em detalhes sobre a prisão, sem conhecer aquele submundo.
Infelizmente, a prisão, tortura e exílio dos dois foi o primeiro passo para o que no futuro se desse no rompimento definitivo da dupla, também por outros motivos.
Com Raul Seixas, Paulo Coelho vivei a sua "Era de Ouro". Depois só ganhou dinheiro mesmo.
Essa história está incompleta pra que a gente possa cravar o que aconteceu. E um dos envolvidos não está aqui mais. Só uma coisa, acho que o ponto 3 não prova se houve ou não uma possível "entrega" do Paulo pelo Raul. Mesmo confundindo os Paulos, a ditadura pode ter usado o amigo Raul para chegar ao Coelho.
O Raul não está mais aqui. Mas os interrogadores e carcereiros podem estar. Infelizmente, estes jamais vão falar !
Olha, não dá pra saber se Raul cagoetou ou não. Mas sob tortura até o militante mais forte entrega. Se não na tortura física, que é cruel e um ser humano normal acaba cedendo, lembrem que ele voltou ensanguentado. Na tortura psicológica é certeza que cede. Quem consegue ficar frio quando ameaçam sua família, sua esposa, seus filhos ou sua mãe. Com certeza ele foi pro auto Exílio sabendo que seus familiares eram reféns do regime militar no Brasil.
Uma coisa fica claro, se a parceria deles nunca mais foi a mesma então rolou sim uma caguetagem. Afinal, se não houve delação por parte do Raul Seixas, porque o Paulo Coelho "não gosta de falar do assunto"? Outro ponto importante, Raul Seixas era um grande mentiroso. Inventou a história de que passou três dias em NY com John Lennon, mentiu quando disse que foi torturado e convenceu sua mãe a embarcar na sua invenção. Na sua última entrevista numa rádio em SP com Marcelo Nova, ambos desfilaram uma série de histórias mentirosas sobre letras que compuseram, uso de drogas e outras coisas. Então, ainda que estivesse vivo, Raul jamais contaria a verdade de que entregou seu amigo a polícia!
Ta mas como ele apareceu todo ensaguentado?
A história do Raul Seixas ser preso e torturado é real,várias entrevistas onde o Raul fala sobre a sociedade alternativa a entrevista de 1988 ele diz ele ...afirmou o caso de ter sido torturado e também preso por 04 dias durante várias perguntas onde tinha um dos policiais que "agredia" o Raul Seixas.
A parte do Paulo Coelho aparece no próprio filme do Paulo Coelho "não pare na pista" que tem a cena do táxi e ele sendo torturado numa máquina de choque na cabeça...esse filme está disponível no RUclips como também as entrevistas do Raul Seixas afirmando esse caso.
Tocar Raul xeixas
A história é muito complexa, simplificar demais pra julgar é bem injusto. Por isso que cancelamento por pura opinião é um grande erro. Raul era humano, Paulo é humano, o JB , o Júlio e eu também somos, vamos viver bem com isso, sim?
Paulo Coelho tá puto com Lula...
Como os militares eram b.urros, gente...
Mas peraê, se Raul não foi preso como ele chegou ferido? Ou sua mãe também está mentindo? E como ele foi extraditada?
Moça, nesse vídeo aparece um áudio do Raul relatando que o carro dele foi Interceptado, ele sequestrado, levado para algum lugar e levou murros. Talvez você não tenha visto.
Aff o doutorado eh sobre o raul? Bshsbsh pqp q belo inveatimento publico
Coitado do Paulo Coelho. Ele ficou 45 anos achando e dizendo que foi preso e torturado por causa das letras que fez junto com o Raul, mas no final das contas apenas foi vitima de um erro grotesco da burocracia da ditadura. Talvez ele só não desapareceu justamente por ser o parceiro de um artista que estava fazendo um sucesso estrondoso. Que loucura.
A interpretação maldosa e intencionalmente equivocada do documento por parte do descredibilizado Jotabê Medeiros pelo menos serviu para tomarmos conhecimento desse triste equívoco. Além, claro, de ter promovido o livro, como assim havia planejado o jornalista.
Na época que o grande e renomadoda escritor e biógrafo Fernando de Morais escreveu o biografia do Paulo, ele teve acesso ao mesmo documento, mas claro que não fez essa sugestão interpretativa esdrúxula. Eis a diferença entre um profissional sério e outro raso e interesseiro. Pena que na época o Morais nao tomou conhecimento desse "subversivo" que tinha quase o mesmo nome do Paulo. Se ele tivesse encontrado o JB nao teria margens para inventar essa falácia.
A reação do PC foi muito interessante. Ou ele já tinha esse sentimento errôneo guardado a 45 anos - de que o Raul o teria denunciado -, ou comprou essa falacia interpretativa. Mas depois que descobriram que tudo não passou de um erro dos militares, ele mudou o discurso. Espero de coração que a reaçao inicial dele nao tenha sido também mal intencionada. Mas agora tudo está esclarecido. Não há mais margens para interpretações forçadas e interesseiras. Fim de papo.
Isso destruiu seu próprio mito dele mesmo e o ego de acha que os militares estavam pensando, que ele era o cabeça da dupla, ou "o letrista". Ou grande influenciador. Na verdade, só o pegaram por engano achando que era o comunista que também se chamava Paulo Coelho.
Tadinho do embuste do Paulinho😢
O tempo é o Senhor da razão.