Mitos das Guitarras: Alumínio e Madeira, qual Vibra Mais?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 сен 2024
  • ATENÇÃO!
    "Ajude a Reerguer o Canal! Sua Contribuição é Essencial para Continuarmos Juntos!"
    Toda Ajuda Será Bem vinda!
    PIX chave: alansdomingues@hotmail.com
    Contribua a partir de de R$1,00
    Contribuições acima de R$80,00 te inclui no novo Whatsapp do Manual a onde estarei junto com os membros e amigos conversando sobre nosso universo!
    (mande seu tel em em mensagem no PIX ou envie seu comprovante com seu tel par Contato@alandomingues.com)
    Entenda o que aconteceu • Perdi a Monetização: A...
    Manual do Guitarrista Ruim e o seu Multiverso da Guitarra te levando informação com muito bom humor!
    Gostou do Canal ?e quer contribuir?
    PIX chave: alansdomingues@hotmail.com
    Siga o Manual do Guitarrista Ruim nas Redes Sociais
    / manualdoguitarristaruim
    open.spotify.c... Spotify
    Siga bit.ly/3hkSKgt
    Manual do Guitarrista Ruim é artista das marcas:
    Royal Music : www.royalmusic...
    Seizi: www.royalmusic...
    Zoom www.royalmusic...
    Siga nas Redes:
    / seiziguitars / @seiziguitar
    / zoombr / @zoombrasil
    / royalmusicbrasil / @royalmusic
    Apoio:
    www.bigbanginstrumentos.com.br a maior loja da Via-Láctea!
    / bigbanginstrumentos
    Compre no Mercado Livre: bit.ly/3uaWojT
    Siga: / bigbanginstrumentos
    #guitarra #Seizi #fingerstyle #violão

Комментарии • 29

  • @arturc1305
    @arturc1305 5 месяцев назад +3

    Fato, Também produzo caixas de som e conheço bem como ressona cada tipo de madeira em diferentes tiragens e litragens, mas só uma observação, alumínio não é bom condutor eletromagnético, só metais ferrosos são capazes de gerar tensão na saída da bobina do captador então a influência é zero e na madeira é pior por que só conduz ondas mecânicas onde para o captador isso não faz diferença uma vez que o captador é fixado no corpo, não tem realimentação no captador em resumo
    Editando como complemento, sim madeira tem timbre e define o campo harmônico do instrumento, mas o que quis dizer é que o som da madeira não passa pro captador e sim a qualidade da madeira faz diferença na corda que por sua vez o captador capta

  • @israeljr.776
    @israeljr.776 4 месяца назад

    Cara eu acho que madeira influência sim... O meu problema com esse assunto é que tem coisas que influenciam muuuuito mais e as pessoas não se atentam. Exemplo: palheta... O tipo, material, espessura e estado da palheta alteram o som de forma MUUITO mais perceptível que a madeira.
    Os cabos alteram timbre, a qualidade dos componentes da elétrica do instrumento, a pintura das ferragens (por exemplo, eu tenho um Epiphone SG que troquei as ferragens cromadas dela por prestas, e só o fato das ferragens, que em contato diretamente com as cordas, serem pintadas, alterou o timbre)
    O tipo de madeira eu diria que é um "requinte" pro timbre, pois é possível sim ter uma guitarra com madeiras mais simples com som incrível, mas não é possível se os captadores forem ruins, se suas ferragens forem ruins, se as cordas forem ruins, se o cabo for ruim, mesmo que a madeira seja a melhor e mais nobre.
    Fora que, mesmo com tudo excelente, mesmo que tu esteja com uma Music Man Majesty, se sua caixa/amp, seus pedais, forem ruina, o som da guitarra não vai valer nada
    Então, o problema não é se a madeira influência ou não, e sim que as pessoas tratam isso como um ponto de partida quando tem diversos pontos a se atentar antes de pensar na madeira

  • @sandersonbarbosa9345
    @sandersonbarbosa9345 5 месяцев назад +2

    Na minha visão, a madeira é utilizada devido a sua leveza, facilidade de construção/manutenção e obviamente propriedades acústicas. Uma madeira de qualidade irá propiciar um instrumento estável e duradouro. Indo além existem madeiras muito bonitas, então esteticamente tbm tem seu valor.

  • @aredp4nd4
    @aredp4nd4 5 месяцев назад +2

    Mas moço, vc pegou duas guitarras diferentes, com construções diferentes, captadores diferentes e cordas diferentes, obviamente elas vão soar diferentes. Apesar de entregar entretenimento, esse "teste" n testou foi nada! kk
    Depois de tanto tempo vivendo esse meio, é normal que muitas crenças se formem, e quando elas se juntam com o famoso "ego de guitarrista", a gente costuma fazer de tudo menos aceitar que é possivel estar errado. XD
    De qqr forma, o Manfred Zollner (doutor e professor de eletroacústica da universidade de Regensburg) publicou vários estudos sobre o assunto, muitos já foram traduzidos e são de fácil acesso, e até agora a maior variação de tom causada pela madeira só foi perceptível por instrumentos de laboratório, e era tão pequena que dizer que você é capaz de ouvir a diferença entre uma madeira e outra é tão absurdo quanto dizer que você consegue enxergar as moléculas individuais da água que você bebe.
    Guitarra cara sempre vai existir, mas é ingenuidade pensar que "se é caro é pq soa melhor". Geralmente uma guitarra mais cara vai ser sim mais confortável de tocar, melhor construída, com menos imperfeições, peças melhores e com uma checagem de qualidade muito mais rigorosa (e mesmo assim nem sempre, a própria gibson ama inundar o mercado com guitarra cara de qualidade duvidosa). Vale lembrar também que madeira é caro, e que uma madeira barata como pinus tem mt mais facilidade em sofrer ação do tempo do que uma madeira mais cara como jacarandá, maple ou spruce, e isso vale pra qualquer objeto feito de madeira.
    Não vou postar link aqui pro yt não achar q é spam, mas existem vários vídeos de "testes cegos" que tentam avaliar a diferença de som entre guitarras de diferentes materiais. Recomendo o do Specter music group "The Tonewood Challenge!", e eu ficaria muito surpreso se qualquer um lendo esse comentário pudesse acertar (sem roubar) qual guitarra é qual.
    No final das contas, cada um com as suas crenças e tal, mas pra mim é como a febre da pulseira do equilíbrio quando a galera pagava centenas de reais em uma borracha com adesivo pq acreditava que "os hologramas do adesivo irradiavam em nível quântico pro seu corpo", quando é só pensar por 2 segundos e qqr um percebe que tudo sobre esse conceito só funcionaria na lógica dos looney tunes.
    A maioria dos músicos no br já são uns quebrado sem grana pra viver, ao meu ver é contraproducente espalhar a ideia de que ele precisa gastar mais pra soar melhor, que precisa trocar o carro numa guitarra pra atingir um som mitológico maravilhoso que vc não sabe qual é mas que deveria saber pq os verdadeiros mestres sabem e só eles detém o conhecimento pra ouvir, ainda mais quando esse som é descrito de forma diferente e oposta dependendo de qual "mestre" tá descrevendo.
    Claramente, tudo que eu disse é sobre instrumentos elétricos. O violão de bambu que você citou não entra nesse mérito mesmo se for eletroacústico, já que o captador piezo *literalmente* capta a vibração do instrumento inteiro, podendo ser montado abaixo do rastilho ou por dentro do tampo, dependendo do modelo.
    Pontos quase fora do tópico: as molas da guitarra são captadas pelo captador quando elas vibram, vc pode testar isso abrindo a tampa e "palhetando" as molas, vc vai ouvir o som saindo da caixa. A guitarra de alumínio não interfere no som negativamente (com chiados ou microfonia) pelo mesmo motivo que os captadores não captariam cordas de nylon: alumínio não é magnético. O efeito de feedback tem a ver com o som saindo do speaker e vibrando a corda (ou o cap), por isso funciona melhor quando você está perto da caixa e tocando em volumes altos. É a mesma coisa que o efeito de microfonia quando aproxima um microfone do speaker. O mic ativa o speaker que é captado pelo mic, que reproduz no speaker e repete até sair de perto ou alguém tirar da tomada, por isso "feedback loop".
    E as guitarras vão ser pra sempre de madeira pq os guitarristas são altamente saudosistas mesmo. Assim como muita coisa no mundo não muda simplesmente porque os usuários já estão acostumados com o jeito que é, e quando você tenta "inventar moda" tem sempre o risco de ir à falência, "first to market, first to fail". A aceitação das novidades nunca é automática, leva tempo demais pra coisas novas se tornarem opções aceitas no mainstream, especialmente entre grupos que se apegam ao clássico. Foi assim com raquetes de tênis, e é assim com guitarras tbm. Você que tem experiência em loja de música deve ter visto todos os modelos existentes de corpo de guitarra, mas aposto contigo que a maioria que vendeu foi entre strato, tele e les paul, justamente pq são modelos com status de clássicos, enquanto guitarras com silhuetas mais diferenciadas (mesmo de qualidade) saem muito menos pq a preferência dos guitarristas é por coisas já estabelecidas, a não ser que o guitarrista em questão seja o Prince.
    Achei que esse foi um vídeo muito bom, tanto pra saber mais de você como pessoa e da sua história profissional quanto pra ver sua habilidade como músico, mas do jeito que foi apresentado acabou por não provar ou desprovar nada.

    • @ManualdoGuitarristaRuim
      @ManualdoGuitarristaRuim  5 месяцев назад

      Muito grande seu texto só consegui entender o começo...
      É isso mesmo duas guitarras completamente diferente para ver a diferença do aluminio e da madeira

    • @ManualdoGuitarristaRuim
      @ManualdoGuitarristaRuim  5 месяцев назад

      Quando você ver meus vídeos no canal eu vou tentar ler esse texto grande...

    • @aredp4nd4
      @aredp4nd4 5 месяцев назад +1

      @@ManualdoGuitarristaRuim ué mas eu vejo seus vídeos, sou inscrito nesse canal em mais de uma conta, inclusive.
      O texto é grande justamente pq tô comentando várias das falas do vídeo acima e tentando dar o máximo de contexto possível pra não ser mal entendido, assim como citando fontes e possíveis materiais de estudo que possam interessar.
      @edit: Seguia, no caso. Se vc apresenta os fatos pra uma pessoa e a resposta dela é "nem li, meu ouvido é magico e fdc", fica dificil discordar quando alguém diz que guitarrista é tudo burro :P

    • @aredp4nd4
      @aredp4nd4 5 месяцев назад

      @@ManualdoGuitarristaRuim mas enfim, quando você usa duas guitarras completamente diferentes, a diferença no som pode estar vindo de qualquer uma das variáveis. Nesse caso específico eu chutaria q é da idade das cordas mesmo, mas não é possível ter certeza justamente pq tem coisas demais influenciando no teste ao mesmo tempo.
      Pra testar se existe diferença na madeira, a *unica* diferença entre as duas guitarras tem que ser a madeira!
      O vídeo de que eu citei do specter music group faz exatamente isso, e acho que pode ser mt legal você tentar reproduzir o teste com seu equipamento! Não temos muito material sobre isso sendo produzido por Brasileiro e pode acabar te trazendo um nicho forte dos entusiastas de áudio

    • @lenafelipe
      @lenafelipe 4 месяца назад

      @aredp4nd4 show! 👏👏👏👏👏👏

  • @cintragameplay
    @cintragameplay 5 месяцев назад +2

    Eu acho com a interação dos captadores ativos que não depende de vibração ou corpo de madeira pra ter o som, agora captadores passivos pode mudar um pouquinho nada que irá atrapalhar ou beneficiar

  • @allanadley8219
    @allanadley8219 5 месяцев назад +1

    Excelente vídeo! Sobre a questão da madeira, pessoal fala muito sem ter experiência... Eh preciso testar para saber, fora isso, não passa de achismo.

    • @ManualdoGuitarristaRuim
      @ManualdoGuitarristaRuim  5 месяцев назад

      Exato man!!! A maioria dos caras que relutam são crianças ( ainda pela psicologia) que não aceitam que existe uma "guitarra cara" e bate o pé... Nunca testaram, nunca fizeram nada pela música

  • @heldermendes1558
    @heldermendes1558 5 месяцев назад +1

    Achei uma brisa essa guitarra em alumínio embora n acho q esse timbre funcionaria pro stilo q quero compor.

  • @thomazerik7620
    @thomazerik7620 5 месяцев назад

    Rapaz, tu gosta de falar de madeirakkkkkk😂😂😂

  • @igorsaraiva7388
    @igorsaraiva7388 5 месяцев назад

    O timbre dessa de alumínio é até legal, mas essa pintura meio feia, parece até aquelas guitarras do São Paulo kkkkkkk

  • @PauloMoreira-yj6uf
    @PauloMoreira-yj6uf 5 месяцев назад

    CARACA IRMÃO!!! Até repiei aqui!!! Grande abraço e tamo junto!!!
    Feliz Páscoa e que Deus te abençoe sempre!!
    Sucesso!!
    Lembrei de uma coisa aqui: quando comprei minha t635, tinha 2 na loja - uma vermelha e a olympic white (no jeito que eu queria).
    Testei a vermelha e pedi pra testar a outra. O vendedor falou "cara, é a mesma guitarra. Só muda a cor". E eu, blz, mas deixa eu testar.
    O cara ficou de queixo caído e p da vida, porque ele pegou uma e não testou todas. Deu muita diferença de uma pra outra e até os veios da madeira estavam diferentes. A vermelha estava legal, mas a branquinha.... deu pau!
    De novo irmão, parabéns pelo trampo. Racho o bico aqui e aprendo muito! Fica com Deus!

    • @ManualdoGuitarristaRuim
      @ManualdoGuitarristaRuim  5 месяцев назад +1

      Haeee mano é isso!
      Nenhuma guitarra é igual a outra essa é a beleza da vida!

  • @zoadogames703
    @zoadogames703 5 месяцев назад +1

    Emmanuelle guitarra privê .

  • @ernesto_longhi
    @ernesto_longhi 5 месяцев назад

    Pô, Alan! Manda 01 salve aí, no próximo vídeo! Sou o herege anti-Telecaster! Abraço!

  • @EmilioTP
    @EmilioTP 5 месяцев назад

    Eu morria achando que era o malagolli que tinha falado que madeira não importa, agora estou curioso...quem falou isso?

    • @ManualdoGuitarristaRuim
      @ManualdoGuitarristaRuim  5 месяцев назад +1

      Mano isso é atitude de rebanho começa com um e quem é boi vai atrás...
      Que nem o dia do guitarrista... Que é o dia da morte de um guitarrista Argentino... Um estagiário de Instagram procurou datas para postar achou isso e começou aqui no Brasil... Agora ... Kkkk segura