Moro em Salvador, trabalhei por mais de um ano no Pelourinho, onde os capitães sempre estavam praticando os furtos (até hoje, diga-se de passagem) e foi sensacional a leitura, um dos melhores livros que li. O engraçado é que estou fazendo meu tcc, estudo arquitetura, num trapiche que tem aqui no Bairro Comércio, onde o tempo todo imaginei que fosse onde os capitães vivessem, e até o primeiro paragrafo " sob a lua num velho trapiche abandonado" é como eu inicio a minha monografia. Estou projetando uma escola de belas artes nesse Trapiche e queria muito que no livro falassem o nome do Professor, pq esse seria o nome da minha Escola. Eu me emocionei muito com esse livro, seja pelo momento que eu estava vivendo, meu tcc, seja por já trabalhado no Pelô. Posso dizer que esse é um livro bem marcante na minha vida.
Jéssica Louise É bom demais msm!! na época q li p vestibular nem dei muita bola, mas depois que fui lendo, lendo... fui me apaixonando pelos personagens!! Acabei relendo umas duas vezes kkkkkk
Tati, eu terminei de ler este livro ontem, estou intensamente emocionada e tocada pela história destes meninos, vejo a história deles em tantos outros.... Sou assistente social, e acompanho de forma muito direta a discussão sobre a redução da maioridade penal e este livro deve ser essencial, para opinarmos sobre o assunto. Ele nos possibilita ver estes jovens como serem humanos e ponto. Depois vamos conhecer as especificidades de cada situação, mas são seres humanos em desenvolvimento... Fiquei extremamente emocionada com a Dora, como ela representa a acolhida, o carinho, a atenção que eles tem tanta carência... Enfim, não sei o que faço agora, o que lerei depois... fiquei sem chão, sem norte.... precisarei conversar com alguem, discutir sobre este livro com alguem, pois não posso guardar pra mim estes sentimentos.... Bjsss
Acabei de ler o livro semana passada em 2021,e é um livro fascinante rico ,que estimula debate sobre a abandono de jovens e a criminalidade juvenil.Livro bem feito todo redondinho.Até pode pensar que Jorge Amado idealizou ,romantizou os deliquentes mas numa leitura mais atento cada um deles dos principais do livro,sofre consequências de acordo com as escolhas que fazem para si. Belo livro.
Só de a Tati falar do capítulo do Carrossel meu olho encheu de lágrima!! Definitivamente um dos meus livros favoritos!! Adoro também a parte que o padre sai da sala do bispo. O fluxo de pensamento do padre, o ritmo que o Jorge Amado dá a essa escrita... é brilhante!
Esse é o meu livro nacional favorito. Toda vez que leio um dos capitulos finais com a despedida do pedro bala eu choro horrores. Veja o filme. Ficou incrivel. A unica diferença é que ele foca em alguns personagens principais do livro em vez de todos que o livro acompanha. Inclusive foi filmado pela filha do jorge amado e os atores são meninos que vivem em casas de abrigo em Salvador e a trilha sonora do Carlinhos Brown é a coisa mais incrivel. Assiste vale a pena.
Depois de ver esse vídeo, fui atrás de ler Capitães da Areia. Meu Deus!!! Que livro!!! Em tempos de debates sobre redução da maioridade penal, esse livro é essencial. Eu chorei com o Pedro Bala no reformatório (imaginei cenas e senti cheiros), chorei com a Dora, chorei com o Sem-Pernas, chorei chorei e chorei. Melhor leitura de 2015 com certeza, nunca um livro nacional me emocionou tanto (talvez eu precise ler ainda mais). Dá vontande de nunca encerrar, de sempre acompanhar a vida de cada um dos personagens.
O problema é que isso está muito além de colocar atrás das grades... Não se trata de aceitar ou não.... Isto tornou-se algo social, pode reduzir a maioridade penal para quatro anos que a violência não vai acabar entende? O ideal seria que uma psicóloga acompanhasse, assistente social, e alguém que os ensinasse alguma profissão, enfim... simplesmente colocar atrás das grades não adianta, é muito mais complexo do que isso... é o que eu penso, mas ninguém precisa concordar comigo
não se trata de acabar com a violência, mas sim de reduzi-la e punir quem tem capacidade de discernimento, que é o que ocorre pelo menos a partir dos 16 anos de idade.
@@tmarabo tenho 16 anos, fui criada pelos meus pais, recebi livros, diversas comidas na mesa, remédio, amor. O que deveria ser direito de todos, é claro que eu entraria para o mundo do crime se eu quisesse, mas não dá pra me comparar com uma pessoa que foi abandonada, cresceu nas ruas vendo e vivênciando todo tipo de violência. Violência tal que para mim é absurda e desumana, mas pra eles é normal, é do cotidiano, e a redução da maioridade penal não é suficiente, podendo ser até pior.
Eu li, reli, vi um espetáculo, assisti o filme e vou ler de novo! realmente, o capitulo " As luzes do carrocel" é de chorar. Os melhores livros da nossa literatura estão na lista para Fuvest / UNICAMP, essa parte está fácil para estudar srsr
Pra mim o sem-pernas não tem condições... No primeiro capítulo quando ele tá sozinho no trapiche e diz que todos tem alguma coisa pra amar e ele não, quando ele é amado por aquela família e tem que fugir, quando ele se joga da cidade alta... Pra mim ele foi o que mais me afetou, chorei rios
Passei a minha adolescência lendo Jorge Amado, ele é incrível. Os livros dele são um grito de desespero, pela subvida do homem. Um livro que indico para vc é Terras do sem - fim.Fala da guerra do Cacau que acontecia em Ilhéus.
O capítulo do carrossel é lindo!! Chorei muito lendo. Esse livro é muito emocionante, necessário para refletirmos sobre a desigualdade social do nosso país!
Tati, tem um livro incrível e rapidinho dele q é maravilhoso, mto engracado, chamado O compadre de Ogum, sobre um cara q adota uma criança e pra não deixar ninguém triste c a escolha do padrinho, vai no terreiro e pede pra ogum pra decidir quem vai ser. É superbaiano e tem um vocabulário mto ligado às religiões de matriz africana. É mto sensacional e vc lê numa sentada (talvez duas pra dar conta de procurar todas as palavras da cultura do terreiro)! Bjs
Minha primeira leitura de Jorge Amado. Amei e me emocionou muito! Uns lencinhos não foram suficientes. Muito muito forte e emocionante. Sem Pernas, mexeu comigo! Que histórias!!!!!😍😍😍😍
Tati, li esse livro quando tinha 14 anos pare a escola e foi um livro que me marcou muito. O capítulo do Carrossel me fez chorar, eu lembro que a professora leu em voz alta na sala e eu chorei. Eu amei muito esse livro e estou feliz porque vou rele-lo agora para fazer vestibular. Amei o seu vídeo e amo o seu canal. Beijos :)
Eu também nunca tinha lido nada do Jorge Amado, até o dia em meio a uma viagem para São Paulo, consegui separar um tempinho pra visitar o Museu da Língua da Portuguesa, por uma grata coincidência, em um dia que havia uma exposição sobre o Jorge Amado. Saí de lá completamente apaixonado pela escrita dele.
Como não amar esse livro? Li quando tinha uns 14 anos e sou de Salvador. Se colocar no lugar daqueles meninos foi uma tremenda experiência literária, depois disso, esse se tornou o melhor livro de Jorge para mim (talvez até o melhor nacional). E até hoje a personagem mais comovente para mim é o Sem Pernas: tanto de flashbacks quanto do seu desfecho.
Capitães foi o livro mais fantástico que li. Cada personagem é incrível, a escrita muito bem elaborada. Jorge Amado foi bem integro, creio eu, no que escreveu e, eu vou ler novamente para este ano! Gostei do filme também, mesmo com algumas mudanças bem evidentes eu acho que vale a pena assistir.
Precisei ler esse livro pela primeira vez quando estava no 8º ano e ,olha, mesmo sendo super novo quando li eu adorei a história, os personagens são apaixonantes, principalmente o Sem-pernas.
Este foi o livro que me abriu as portas da literatura! Continua sendo um dos meus preferidos ao lado de Crime e Castigo, Harry Potter e os do Garcia Lorca!
fui sua aluna na cultura inglesa e hoje estudando para o vestibular da Cásper vi seus videos. ameeeeei seu canal!! te reconheci na hora e aprendi a gostar dos livros com seu jeito de contar sobre. agora estou bem mais confiante para o vestibular kkk ótimo canal!!! beijosss
uma das coisas mais legais ao ler foi pelo fato de que eu moro em Salvador, e conviver com essa realidade que embora antiga ainda seja tão presente, me tocou demais. recomendo que todo mundo leia, principalmente aqueles que se dizem a favor de "bandido bom, é bandido morto". essas crianças eram inteligentes, sofridas, pobres, marginalizadas e não menos que meras crianças.
Eu nunca tive vontade de ler Jorge Amado, não faço ideia do motivo. Mas depois desse vídeo estou com muita vontade. E mesmo sem ler, só de pensar no que ele pode ter escrito sobre essas crianças vivendo dessa maneira e o que pode ter se passado no reformatório já deu um nó na garganta.
Eu tenho quase toda a coleção de livros do Jorge Amado, e Capitães da Areia é um dos que me apaixonei. Uma ótima crítica social, uma grande obra que move com a realidade brasileira. Mostra o lado das crianças que vivem abandonadas que são tidas como "marginais", ou melhor, infratores... Rsrs recomendo o livro.
Esse livro é LINDO, meu predileto da lista!!! a linguagem é facil e completamente atual... a história de todos os personagens e todo conjunto me deixou emocionado e com outra visão de mundo.
Com certeza! E querem comparar o voto que é liberado para 16 com a redução da maioridade penal. São dois ambientes totalmentes distintos, geralmente quem vota aos 16(assim como eu) teve educação, lar ,livros, não dá pra comparar. E as pessoas gostam dessa comparação, pegam dois jovens de 16 anos como se fossem "mentes vazias"(no sentido de não ter visto o que viu,vivido o que viveu) e querem fazer-nos engolir essa comparação como se fosse super natural. Além de "Capitães da Areia" indico "O Cortiço".
Li Capitães da Areia há alguns anos e me senti vivendo tudo o que o Jorge Amado descreve. Me emocionei bastante no capítulo do carrossel e fiquei tensa na parte do reformatório :{ Ótima crítica, Tati!
livro maravilhoso, chorei muito com ele, por várias vezes no ônibus a caminho do trabalho. Despertou o interesse de ler outros livros do Jorge Amado. Adorei a resenha,parabéns!
Eu estudo no Colégio Pedro Segundo, no Rio de Janeiro e Capitães da Areia foi posto como leitura obrigatória do primeiro trimestre de aulas. Adoro clássicos da literatura, mas nunca havia provado algo tão cheio de empatia quando esse livro, certas cenas realmente me tocaram e "As Luzes do Carrossel" foi meu capítulo favorito. hahaha Realmente, duvido que metade da minha sala tenha o lido com a atenção que ele merece. Somos todos jovens de quatorze e quinze anos, eu mesma tenho meus quinze, mas ainda estudando em um colégio tão renomado somos em maioria despreparados para um livro tão crítico. :/ Eu falaria que "a educação brasileira é horrível", mas na verdade a esmagadora maioria dos jovens não se interessam mais por livros. Ah... a vida é dura.
Sarah Curado Como ex-aluna do Colégio Pedro II - Centro também tive Capitães da Areia como leitura obrigatória, lá nos anos 90. Naquele ano letivo, foi o livro que mais gostei. Ele me fez procurar outros livros de Jorge Amado na biblioteca da escola. Saudades do CPII! :)
Tati, Jorge é uma eterna surpresa a cada virada de página! Acredite... ;) agora que vc já leu esse que é a obra-prima social dele, dê uma chance aos romances míticos dele! Jubiabá e Tenda dos Milagres são simplesmente de cortar o coração! Aliás... Jorge utiliza um recurso muito bacana... Ele repete personagens em seus livros! Eu considero isso uma delicia, principalmente para mim que costumo me apegar às personagens! Magé Bassã e Maria Machadão estão em vários livros! Enfim... Falo para vc dar uma chance aos livros míticos porque eles misturam a parte social, a parte de costumes e toda a filosofia pagã da Bahia, a construção dos Ilès, dos Kwès... Todo preconceito social, racial, de gênero... Acredito que vá gostar mais e mais do Jorge. :) ;) um bom dia para vc
Livro SENSACIONAL! Um dos meus prediletos! Li na época do Ensino Médio e fizemos um trabalho do ano todo com esse e "Senhora" na equipa na qual participei. Foi sarau literário, teatro e maquete na feira da Escola. Foi incrível. Choro até hoje com os Finais do Livro. Grato por esse vídeo.
Este livro e muito bom, li quando era adolescente, me fez refletir como cidadão sobre o que está sendo feito no contexto social por essas pessoas que se encontram em situação parecida as dos personagem, e como tive a sorte de pertencer a minha familia, acredito que amadureci com este livro e fiquei muito envolvido por sua riqueza de detates... (Marcante)
Meu primeiro livro de Jorge Amado, aos 12 anos fiquei muito impressionada com Pedro Bala. Um livro de 1937 e cada dia mais atual. Não desista dele, pois Jorge vale muito apena, sugiro Tereza Batista Cansada de Guerra. Bjos , Adoro seus vídeos.
Li esse livro faz pouquíssimo tempo, acho que um mês, e realmente, gostei muito. E não tem como, eles são crianças, apesar de todas as coisas que tem que fazer para sobreviver. Adorei o vídeo!
Tou amando esses vídeos da lista da FUVEST. Já passei dessa fase, mas quero muito ler alguns desses que não foram minha leitura obrigatória. Capitães da Areia lerei com certeza!
Esse livro é maravilhoso, mas ele tem uns errinhos. Por exemplo, mais ou menos no começo do livro, um homem (acho eu que um caçador que talentos) entrega para o professor um cartão por causa dos seus desenhos e o professor o joga fora, no bueiro. Mesmo assim, no final, o professor faz contato com esse homem e vai ao RJ, tornar-se pintor. Mas o livro não consegue explicar isso direito. Ah, mais uma coisa. Não sei por quê, quando eu li Capitães da Areia pela primeira vez, eu achei que o professor representasse o próprio Jorge Amado. Isso porque ele o professor passou a contar as histórias dos capitães pelas suas telas, assim como o Jorge Amado fez pelos livros. Enfim, é só. Continua com esses livros dos vestibulares, viu? Ajuda bastante o pessoal. :D
***** Se não me engano, o Zé Fuinha foi incorporado aos Capitães da Areia. É que a história da Dora finaliza a segunda parte o livro, acho; depois começa a falar do futuro dos meninos. É a impressão que eu sempre tive de literatura brasileira: os autores escrevem como bem entendem, não pensam nos leitores.
+K.G Games gente acho que ele continuo nos capitães da areia e foi integrado a tropa de choque que foi organizada pelo Pedro Bala, ele não era um personagem principal... mas fica claro depois que o Pedro Bala conhece o estudante Alberto os capitães da areia tornam-se um instrumento politico e não mais furtam.. isso o pedro bala fala quando reencontra com o Gato que está indo para aracaju.... sobre o professor ter jogado o cartão fora e depois ter encontrado o poeta novamente é fácil de imaginar, as cidades não era tão enormes como são hoje e mesmo sendo a gente sempre conhece as pessoas que passam por alguns locais... ficou subentendido que o professor foi atrás desse poeta quando a dora morreu.... ele não queria mais ficar no trapiche... o papel da Dora no livro é como um divisor de águas é como se eles percebessem que precisam crescer!
O irmão da Dora foi incorporado ao bando. Aliás, ele já era do bando. E sobre o Professor e o encontro dele com o homem, fica implícito que eles se encontraram depois e então ele resolve ir embora. Não vejo erros.
foi o primeiro livro do jorge amado que li. depois disso, li quase dez obras dele seguidas, de tão apaixonante que é a sua escrita. recomendo fortemente tereza batista, cansada de guerra =)
Em tempos de discussão sobre a diminuição da maioridade penal, eis um livro iluminado. Quando o li, também tive a mesma reação sua, Tatiana. Fiquei com vontade de ler mais. Contudo, há que selecionar bem. Amado fica muito repetitivo em outros livros, dando a impressão de usar a mesma fórmula para continuar aproveitando o sucesso de suas histórias. Li quase 10 livros dele depois desse. Mas Capitães da Areia continuou sendo, na minha modesta avaliação, o melhor de todos. Disparado.
Capitães da Areia foi o último livro que li para a escola no final do meu Ensino Médio. Sou apaixonada pela história e pelos personagens. Foi um dos melhores livros nacionais que já li.
Tati, adorei a resenha! Acho que você já sabe (e provavelmente alguém há de ter comentado), existe o filme, muito bem feito, com algumas poucas alterações mas que não interferem na beleza da obra. Achei incrível quando o li (3 anos atrás), e agora me deu vontade de reler! Mesmo porque, o tema continua atual, alias, talvez mais atual do que nunca com todas essas discussões sobre a maioridade penal.
Li no cursinho, por conta do vestibular e, e o professor Paulo sempre falou muito bem do livro, serei eternamente grato a ele por me abrir os olhos para Jorge Amado.. E com relação a censura, bem o livro deve ser lido como foi escrito. "Deixar o livro mais leve" é um crime com a literatura. #SóAcho Amando cada vez mais os vídeos.
Preciso reler Capitães da areia, é uma história tocante e muito bem feita mesmo, li para o vestibular, me marcou demais! No ensino médio, a gente montou uma coletânea de contos dos alunos do colégio inteiro sobre Jorge Amado e fiz o prefácio dela, foi uma experiência tão linda ver todo mundo discutindo sobre os desfechos dos personagens, o abandono infantil. Aí dá para ver como é possível falar de literatura sem pensar só no vestibular como objetivo! Adorei o vídeo, Tati, me fez querer reler e procurar mais do Jorge! E realmente Anarquistas, graças a Deus é um livro especial s2
Li esse livro quando estava no Ensino Médio na preparação para o vestibular e gostei muito principalmente por conta que o autor Jorge Amado faz uma crítica social. Muito bom
Li para a escola e detestei. Aí um dia desses eu peguei ele e comecei a lê-lo novamente, e vi que era um livro realmente bom e tocante, que, na escola, não tive a oportunidade de apreciá-lo como deveria. Amo o seu canal Tati ❤ Assisto a um bom Tempo e posso considerá-lo um dos Melhores. Seu bom-humor (na maioria dos Vídeos 😂😂) e sua forma de comentar sobre os livros são impressionantes. Beijos aqui da Paraíba \o/
Nossa,pelo que contou do livro,me lembrou muito a historia do peter pan e os meninos perdidos,só que na versão da vida como ela é....pretendo ler...muito legal o vídeo.
Excelente resenha! O livro é fantástico. Jorge Amado é definitivamente um dos melhores, senão o maior escritor da língua portuguesa. Indico uma outra obra espetacular que é Terras dos Sem Fim, que é da vertente cacaueira do Jorge.
Tatiana, bom dia. Quando eu estava no Ensino Médio, precisei ler este livro. Comecei e a ler e não gostei. Eu tenho certeza que não gostei pelo momento. Acho que não estava bem ou preparado para ler naquele momento, pois no fundo, eu sei o quão incrível esse livro é, e a história fantástica que ele carrega. Estou fazendo cursinho agora, e estou curiosíssimo para lê-lo, ainda mais vendo essa sua resenha fantástica. Começarei a ler no fim do mês, nessa mesma edição (espero). O próximo livro, Vidas Secas, eu sou APAIXONADO! É um livro que não tenho nem palavras. Amanda esses vídeos pré-vestibular, obrigado por isso. Beijo enorme, sou seu fã.
Adorei este livro!!!! Lo acabo de leer en mis clases de Portuguese y fue sinceramente una experiencia maravillosa encontrar este libro!! Vale la pena leerlo
Terminei de ler esse hj e já assisti o filme. O livro é muito bom, envolvente e muito emocionante, o filme é bom, pra quem leu o livro primeira é um complemento interessante.
Capitães da Areia foi o livro que abriu minha mente pra Literatura. Sempre uso ele como referência quando vou falar sobre minha vida literária. hahaha Ótimo vídeo, Tati! ;)
Esse livro é incrível mesmo! Esse era o vídeo que eu mais estava esperando dessa "série" de livros do vestibular... Comecei a ler os livros do vestibular antes mesmo de precisar, na verdade. Eu tinha uns 13 anos e ia na biblioteca atrás dos mesmos... Em uma dessas idas, eu voltei pra casa com Capitães da Areia. Foi uma leitura daquelas que você não tem vontade de desgrudar do livro, quer saber o que vai acontecer depois... E quando terminei... Foi o primeiro livro que até então, me fez chorar e parar pra refletir sobre algumas coisas. Enfim, estou adorando esses seus vídeos, Tati. Parabéns pelo trabalho... ;)
Esse é um dos livros mais bonitos que já li. Já deve ter uns 8 anos que o li, estava no colégio na época, e nunca consegui esquecer os personagens. Sou fã do Amado Jorge por causa desse livro. E concordo com vc, Tati, o livro deve ser lido da forma como ele foi concebido. De outra forma não tem a menor graça. Capitães da Areia não foi escrito para ser um livro leve, mas para chocar, nos fazer refletir. É aí que mora a beleza desse livro.
Táti, comecei a ler Capitães da Areia ainda não terminei, nas férias irei retomar. Ah! Vidas Secas é um retrato real dos retirantes nordestinos, o filme em preto e branco e fidelíssimo ao livro, assistir na TV Cultura de SP. Acredito que tenha em algum site de filmes. Dona Sinhá é a minha personagem favorita. Ótima leitura.
Agora sim fiquei com vontade de reler esse livro! Mas realmente me lembro que capitães foi um dos meus favoritos da época de Colégio e que assisti a uma peça também e Adorei! Bjs e sucesso pra Vc, Tatiana!
Livro sensacional!!!! 🙃🤓🤓😍 Fui transportada para um Trapiche todo acabado, em companhia dos Capitães de Areia. Devorei-o em 5 dias e ainda não consigo expressar em palavras as emoçãos , enquanto lia-o e depois de ter terminado. Nunca imaginei que poderia gosta tanto de ler Capitães de Areia e do Jorge Amado.... pretendo ler mais romance escrito pelo autor.
e essa estória nem é atual né... gente estou vendo esse vídeo em 2018 depois que li o livro e tive as mesmas impressões sobre ele. é tão humano e fantástico esse livro!
Moro em Salvador, trabalhei por mais de um ano no Pelourinho, onde os capitães sempre estavam praticando os furtos (até hoje, diga-se de passagem) e foi sensacional a leitura, um dos melhores livros que li. O engraçado é que estou fazendo meu tcc, estudo arquitetura, num trapiche que tem aqui no Bairro Comércio, onde o tempo todo imaginei que fosse onde os capitães vivessem, e até o primeiro paragrafo " sob a lua num velho trapiche abandonado" é como eu inicio a minha monografia. Estou projetando uma escola de belas artes nesse Trapiche e queria muito que no livro falassem o nome do Professor, pq esse seria o nome da minha Escola.
Eu me emocionei muito com esse livro, seja pelo momento que eu estava vivendo, meu tcc, seja por já trabalhado no Pelô. Posso dizer que esse é um livro bem marcante na minha vida.
Não sei se vai ver esse comentário, mas o nome dele é João José.
Esse livro comeu meu coração. Me deixou jogada no Trapiche, chorando. Amado Jorge Amado .
O capítulo do carrossel
Jéssica Louise É bom demais msm!! na época q li p vestibular nem dei muita bola, mas depois que fui lendo, lendo... fui me apaixonando pelos personagens!! Acabei relendo umas duas vezes kkkkkk
😂😂😂😂😂
Nossa, chorei horrores no capítulo em que o Sem-Pernas é "adotado".
Vai se foder, olha o spoiler porra
Luana, Ives, a Tatiana fala isso no vídeo... vocês nem viram o vídeo até o final e tão piando nos comentários?
pior quando ele pula na porra de uma montanha e morre
@@garfieldcummies8156 foi mto do nada, até agora eu não aceitei 😭😭😭
Capítulo incrível este 😭😭
Tati, eu terminei de ler este livro ontem, estou intensamente emocionada e tocada pela história destes meninos, vejo a história deles em tantos outros.... Sou assistente social, e acompanho de forma muito direta a discussão sobre a redução da maioridade penal e este livro deve ser essencial, para opinarmos sobre o assunto. Ele nos possibilita ver estes jovens como serem humanos e ponto. Depois vamos conhecer as especificidades de cada situação, mas são seres humanos em desenvolvimento... Fiquei extremamente emocionada com a Dora, como ela representa a acolhida, o carinho, a atenção que eles tem tanta carência... Enfim, não sei o que faço agora, o que lerei depois... fiquei sem chão, sem norte.... precisarei conversar com alguem, discutir sobre este livro com alguem, pois não posso guardar pra mim estes sentimentos.... Bjsss
Acabei de ler o livro semana passada em 2021,e é um livro fascinante rico ,que estimula debate sobre a abandono de jovens e a criminalidade juvenil.Livro bem feito todo redondinho.Até pode pensar que Jorge Amado idealizou ,romantizou os deliquentes mas numa leitura mais atento cada um deles dos principais do livro,sofre consequências de acordo com as escolhas que fazem para si. Belo livro.
Só de a Tati falar do capítulo do Carrossel meu olho encheu de lágrima!! Definitivamente um dos meus livros favoritos!! Adoro também a parte que o padre sai da sala do bispo. O fluxo de pensamento do padre, o ritmo que o Jorge Amado dá a essa escrita... é brilhante!
Esse é o meu livro nacional favorito. Toda vez que leio um dos capitulos finais com a despedida do pedro bala eu choro horrores. Veja o filme. Ficou incrivel. A unica diferença é que ele foca em alguns personagens principais do livro em vez de todos que o livro acompanha. Inclusive foi filmado pela filha do jorge amado e os atores são meninos que vivem em casas de abrigo em Salvador e a trilha sonora do Carlinhos Brown é a coisa mais incrivel. Assiste vale a pena.
Pedro Sander Não sabia que tinha um filme vou ver realmente o capitulo da despedida do Pedro Bala sem palavras
lilian Castanheira O filme é sensacional também.
Devia ser muito mais valorizado! Uma obra de arte❤️
Depois de ver esse vídeo, fui atrás de ler Capitães da Areia. Meu Deus!!! Que livro!!! Em tempos de debates sobre redução da maioridade penal, esse livro é essencial. Eu chorei com o Pedro Bala no reformatório (imaginei cenas e senti cheiros), chorei com a Dora, chorei com o Sem-Pernas, chorei chorei e chorei. Melhor leitura de 2015 com certeza, nunca um livro nacional me emocionou tanto (talvez eu precise ler ainda mais). Dá vontande de nunca encerrar, de sempre acompanhar a vida de cada um dos personagens.
chorei também
😂😂👌
Nossa, minha mãe ficou até preocupada comigo kkkkk
O problema é que isso está muito além de colocar atrás das grades...
Não se trata de aceitar ou não....
Isto tornou-se algo social, pode reduzir a maioridade penal para quatro anos que a violência não vai acabar entende?
O ideal seria que uma psicóloga acompanhasse, assistente social, e alguém que os ensinasse alguma profissão, enfim...
simplesmente colocar atrás das grades não adianta, é muito mais complexo do que isso... é o que eu penso, mas ninguém precisa concordar comigo
não se trata de acabar com a violência, mas sim de reduzi-la e punir quem tem capacidade de discernimento, que é o que ocorre pelo menos a partir dos 16 anos de idade.
Minhas lágrimas caíram na despedido do Professora
@@tmarabo tenho 16 anos, fui criada pelos meus pais, recebi livros, diversas comidas na mesa, remédio, amor. O que deveria ser direito de todos, é claro que eu entraria para o mundo do crime se eu quisesse, mas não dá pra me comparar com uma pessoa que foi abandonada, cresceu nas ruas vendo e vivênciando todo tipo de violência. Violência tal que para mim é absurda e desumana, mas pra eles é normal, é do cotidiano, e a redução da maioridade penal não é suficiente, podendo ser até pior.
Eu li, reli, vi um espetáculo, assisti o filme e vou ler de novo!
realmente, o capitulo " As luzes do carrocel" é de chorar. Os melhores livros da nossa literatura estão na lista para Fuvest / UNICAMP, essa parte está fácil para estudar srsr
😂😂😂😂
Está entre meus livros da vida! Muito amor por esta obra!
Pra mim o sem-pernas não tem condições...
No primeiro capítulo quando ele tá sozinho no trapiche e diz que todos tem alguma coisa pra amar e ele não, quando ele é amado por aquela família e tem que fugir, quando ele se joga da cidade alta...
Pra mim ele foi o que mais me afetou, chorei rios
Passei a minha adolescência lendo Jorge Amado, ele é incrível. Os livros dele são um grito de desespero, pela subvida do homem. Um livro que indico para vc é Terras do sem - fim.Fala da guerra do Cacau que acontecia em Ilhéus.
O capítulo do carrossel é lindo!! Chorei muito lendo. Esse livro é muito emocionante, necessário para refletirmos sobre a desigualdade social do nosso país!
Tati, tem um livro incrível e rapidinho dele q é maravilhoso, mto engracado, chamado O compadre de Ogum, sobre um cara q adota uma criança e pra não deixar ninguém triste c a escolha do padrinho, vai no terreiro e pede pra ogum pra decidir quem vai ser. É superbaiano e tem um vocabulário mto ligado às religiões de matriz africana. É mto sensacional e vc lê numa sentada (talvez duas pra dar conta de procurar todas as palavras da cultura do terreiro)! Bjs
Minha primeira leitura de Jorge Amado. Amei e me emocionou muito! Uns lencinhos não foram suficientes. Muito muito forte e emocionante. Sem Pernas, mexeu comigo! Que histórias!!!!!😍😍😍😍
Minha primeira leitura de Jorge Amado também. Nenhuma outra leitura me tocou dessa forma, achei sensacional!
Tati, li esse livro quando tinha 14 anos pare a escola e foi um livro que me marcou muito. O capítulo do Carrossel me fez chorar, eu lembro que a professora leu em voz alta na sala e eu chorei. Eu amei muito esse livro e estou feliz porque vou rele-lo agora para fazer vestibular. Amei o seu vídeo e amo o seu canal. Beijos :)
Eu também nunca tinha lido nada do Jorge Amado, até o dia em meio a uma viagem para São Paulo, consegui separar um tempinho pra visitar o Museu da Língua da Portuguesa, por uma grata coincidência, em um dia que havia uma exposição sobre o Jorge Amado. Saí de lá completamente apaixonado pela escrita dele.
Como não amar esse livro? Li quando tinha uns 14 anos e sou de Salvador. Se colocar no lugar daqueles meninos foi uma tremenda experiência literária, depois disso, esse se tornou o melhor livro de Jorge para mim (talvez até o melhor nacional). E até hoje a personagem mais comovente para mim é o Sem Pernas: tanto de flashbacks quanto do seu desfecho.
Um dos meus livros favoritos da vida. Li na época da escola.
Capitães foi o livro mais fantástico que li. Cada personagem é incrível, a escrita muito bem elaborada. Jorge Amado foi bem integro, creio eu, no que escreveu e, eu vou ler novamente para este ano! Gostei do filme também, mesmo com algumas mudanças bem evidentes eu acho que vale a pena assistir.
Precisei ler esse livro pela primeira vez quando estava no 8º ano e ,olha, mesmo sendo super novo quando li eu adorei a história, os personagens são apaixonantes, principalmente o Sem-pernas.
Este foi o livro que me abriu as portas da literatura!
Continua sendo um dos meus preferidos ao lado de Crime e Castigo, Harry Potter e os do Garcia Lorca!
Já li este livro um tempo atrás e me deu vontade de ler de novo.
Também gostei muito do professor e do líder do grupo.
Esse livro é maravilhoso realmente, um dos preferidos da minha vida.
Jorge Amado 3
li esse livro na adolescência e se tornou um dos meus favoritos, tão humano...
essa fase do jorge é a melhor.
fui sua aluna na cultura inglesa e hoje estudando para o vestibular da Cásper vi seus videos. ameeeeei seu canal!! te reconheci na hora e aprendi a gostar dos livros com seu jeito de contar sobre. agora estou bem mais confiante para o vestibular kkk ótimo canal!!! beijosss
uma das coisas mais legais ao ler foi pelo fato de que eu moro em Salvador, e conviver com essa realidade que embora antiga ainda seja tão presente, me tocou demais. recomendo que todo mundo leia, principalmente aqueles que se dizem a favor de "bandido bom, é bandido morto". essas crianças eram inteligentes, sofridas, pobres, marginalizadas e não menos que meras crianças.
Melhor livro de vestibular, dá pra ler em 3 dias ou menos...
Chorei horrores com o Pedro bala no reformatório, aff maria!
Eu amo com todas as minhas forças esse livro.
Esse livro é simplesmente SENSACIONAL ..
Eu nunca tive vontade de ler Jorge Amado, não faço ideia do motivo. Mas depois desse vídeo estou com muita vontade. E mesmo sem ler, só de pensar no que ele pode ter escrito sobre essas crianças vivendo dessa maneira e o que pode ter se passado no reformatório já deu um nó na garganta.
Eu tenho quase toda a coleção de livros do Jorge Amado, e Capitães da Areia é um dos que me apaixonei. Uma ótima crítica social, uma grande obra que move com a realidade brasileira. Mostra o lado das crianças que vivem abandonadas que são tidas como "marginais", ou melhor, infratores... Rsrs recomendo o livro.
Amo Jorge Amado! Vale a pena ler e reler tudo ! Capitães da Areia é um dos meus favoritos, mas acho sempre divertido
Leitura finalizada em janeiro de 2022. Foi bom saber que havia resenha do livro. Obrigado, Tatiana, e parabéns pelo trabalho.
Livro lindo. Li aos 16 anos e me marcou profundamente. Hoje, aos 23, continuo sem esquecer os capitães da areia
Capitães da Areia é um dos meus livros da vida! Um dos melhores que já li, muito lindo, muito bom!! *---*
Amei esse livro! Sem-Pernas e Dora são inesquecíveis! É uma leitura que nos faz pensar melhor nos problemas socias
Esse livro é LINDO, meu predileto da lista!!! a linguagem é facil e completamente atual... a história de todos os personagens e todo conjunto me deixou emocionado e com outra visão de mundo.
Esse livro é tão atual em tempos de "redução da maioridade penal", todos deveriam ler!
Alana Bastos Excelente observação! se cair esse tema na redação do enem ou em algum outro vestibular, com certeza vou citar Capitães da Areia.
isso não é assunto principal no livro, é algo que só é citado pelos adultos
Excelente comentário.
Com certeza! E querem comparar o voto que é liberado para 16 com a redução da maioridade penal. São dois ambientes totalmentes distintos, geralmente quem vota aos 16(assim como eu) teve educação, lar ,livros, não dá pra comparar. E as pessoas gostam dessa comparação, pegam dois jovens de 16 anos como se fossem "mentes vazias"(no sentido de não ter visto o que viu,vivido o que viveu) e querem fazer-nos engolir essa comparação como se fosse super natural. Além de "Capitães da Areia" indico "O Cortiço".
😂😂😂😂
Li Capitães da Areia há alguns anos e me senti vivendo tudo o que o Jorge Amado descreve. Me emocionei bastante no capítulo do carrossel e fiquei tensa na parte do reformatório :{
Ótima crítica, Tati!
😂😂😂
livro maravilhoso, chorei muito com ele, por várias vezes no ônibus a caminho do trabalho. Despertou o interesse de ler outros livros do Jorge Amado. Adorei a resenha,parabéns!
Eu chorei um rio com o capítulo do carrossel, me arrepia de lembrar. Lindo, lindo, lindo!
Está sendo minha leitura atual. Estou achando, realmente, incrível!!! ❤
Eu estudo no Colégio Pedro Segundo, no Rio de Janeiro e Capitães da Areia foi posto como leitura obrigatória do primeiro trimestre de aulas. Adoro clássicos da literatura, mas nunca havia provado algo tão cheio de empatia quando esse livro, certas cenas realmente me tocaram e "As Luzes do Carrossel" foi meu capítulo favorito. hahaha
Realmente, duvido que metade da minha sala tenha o lido com a atenção que ele merece. Somos todos jovens de quatorze e quinze anos, eu mesma tenho meus quinze, mas ainda estudando em um colégio tão renomado somos em maioria despreparados para um livro tão crítico. :/
Eu falaria que "a educação brasileira é horrível", mas na verdade a esmagadora maioria dos jovens não se interessam mais por livros.
Ah... a vida é dura.
Sarah Curado Como ex-aluna do Colégio Pedro II - Centro também tive Capitães da Areia como leitura obrigatória, lá nos anos 90. Naquele ano letivo, foi o livro que mais gostei. Ele me fez procurar outros livros de Jorge Amado na biblioteca da escola. Saudades do CPII! :)
Um dos meus livros favoritos da vida. Emocionante, bruto e real.
Tati, Jorge é uma eterna surpresa a cada virada de página! Acredite... ;) agora que vc já leu esse que é a obra-prima social dele, dê uma chance aos romances míticos dele! Jubiabá e Tenda dos Milagres são simplesmente de cortar o coração! Aliás... Jorge utiliza um recurso muito bacana... Ele repete personagens em seus livros! Eu considero isso uma delicia, principalmente para mim que costumo me apegar às personagens! Magé Bassã e Maria Machadão estão em vários livros! Enfim... Falo para vc dar uma chance aos livros míticos porque eles misturam a parte social, a parte de costumes e toda a filosofia pagã da Bahia, a construção dos Ilès, dos Kwès... Todo preconceito social, racial, de gênero... Acredito que vá gostar mais e mais do Jorge. :) ;) um bom dia para vc
Maravilhosa é pouco pra essa obra.
Capitães da Areia é o meu livro favorito dessa lista! Amo demais
Livro SENSACIONAL! Um dos meus prediletos! Li na época do Ensino Médio e fizemos um trabalho do ano todo com esse e "Senhora" na equipa na qual participei. Foi sarau literário, teatro e maquete na feira da Escola. Foi incrível. Choro até hoje com os Finais do Livro. Grato por esse vídeo.
Este livro e muito bom, li quando era adolescente, me fez refletir como cidadão sobre o que está sendo feito no contexto social por essas pessoas que se encontram em situação parecida as dos personagem, e como tive a sorte de pertencer a minha familia, acredito que amadureci com este livro e fiquei muito envolvido por sua riqueza de detates... (Marcante)
Meu primeiro livro de Jorge Amado, aos 12 anos fiquei muito impressionada com Pedro Bala. Um livro de 1937 e cada dia mais atual. Não desista dele, pois Jorge vale muito apena, sugiro Tereza Batista Cansada de Guerra. Bjos , Adoro seus vídeos.
Único livro de leitura obrigatória que curti. Já faz uns bons 10 anos, fiquei com vontade de reler!
Me arrepio toda vez que vejo alguma resenha desse livro , eu simplesmente amo
Li esse livro faz pouquíssimo tempo, acho que um mês, e realmente, gostei muito.
E não tem como, eles são crianças, apesar de todas as coisas que tem que fazer para sobreviver. Adorei o vídeo!
Tou amando esses vídeos da lista da FUVEST. Já passei dessa fase, mas quero muito ler alguns desses que não foram minha leitura obrigatória. Capitães da Areia lerei com certeza!
Estou amando! Fui a Salvador e depois de visitar casa e fundação voltei com essa missão ❤️
Vídeo de domingo! \o/
Esse livro é maravilhoso, mas ele tem uns errinhos. Por exemplo, mais ou menos no começo do livro, um homem (acho eu que um caçador que talentos) entrega para o professor um cartão por causa dos seus desenhos e o professor o joga fora, no bueiro. Mesmo assim, no final, o professor faz contato com esse homem e vai ao RJ, tornar-se pintor. Mas o livro não consegue explicar isso direito. Ah, mais uma coisa. Não sei por quê, quando eu li Capitães da Areia pela primeira vez, eu achei que o professor representasse o próprio Jorge Amado. Isso porque ele o professor passou a contar as histórias dos capitães pelas suas telas, assim como o Jorge Amado fez pelos livros. Enfim, é só. Continua com esses livros dos vestibulares, viu? Ajuda bastante o pessoal. :D
***** Se não me engano, o Zé Fuinha foi incorporado aos Capitães da Areia. É que a história da Dora finaliza a segunda parte o livro, acho; depois começa a falar do futuro dos meninos. É a impressão que eu sempre tive de literatura brasileira: os autores escrevem como bem entendem, não pensam nos leitores.
+K.G Games gente acho que ele continuo nos capitães da areia e foi integrado a tropa de choque que foi organizada pelo Pedro Bala, ele não era um personagem principal... mas fica claro depois que o Pedro Bala conhece o estudante Alberto os capitães da areia tornam-se um instrumento politico e não mais furtam.. isso o pedro bala fala quando reencontra com o Gato que está indo para aracaju.... sobre o professor ter jogado o cartão fora e depois ter encontrado o poeta novamente é fácil de imaginar, as cidades não era tão enormes como são hoje e mesmo sendo a gente sempre conhece as pessoas que passam por alguns locais... ficou subentendido que o professor foi atrás desse poeta quando a dora morreu.... ele não queria mais ficar no trapiche... o papel da Dora no livro é como um divisor de águas é como se eles percebessem que precisam crescer!
O irmão da Dora foi incorporado ao bando. Aliás, ele já era do bando. E sobre o Professor e o encontro dele com o homem, fica implícito que eles se encontraram depois e então ele resolve ir embora. Não vejo erros.
+Vivian Felipe spoiler
Eu adorei Capitães da Areia! Li para a escola e fiquei chocada com o quanto ele era ( e ainda é) atual.
As luzes do Carrossel ❤ (olho encheu de lágrima só de lembrar). Livro lindo. Sensível. Necessário.
obra maravilhosa mesmo, terminei ele agora. sensacional, vale super a pena Ler, sem nenhuma censura fato.
foi o primeiro livro do jorge amado que li. depois disso, li quase dez obras dele seguidas, de tão apaixonante que é a sua escrita. recomendo fortemente tereza batista, cansada de guerra =)
Eu já li Capitães da Areia duas vezes e é um dos meus preferidos, é de cortar o coração.
Em tempos de discussão sobre a diminuição da maioridade penal, eis um livro iluminado. Quando o li, também tive a mesma reação sua, Tatiana. Fiquei com vontade de ler mais. Contudo, há que selecionar bem. Amado fica muito repetitivo em outros livros, dando a impressão de usar a mesma fórmula para continuar aproveitando o sucesso de suas histórias. Li quase 10 livros dele depois desse. Mas Capitães da Areia continuou sendo, na minha modesta avaliação, o melhor de todos. Disparado.
Capitães da Areia foi o último livro que li para a escola no final do meu Ensino Médio. Sou apaixonada pela história e pelos personagens. Foi um dos melhores livros nacionais que já li.
Tati, adorei a resenha! Acho que você já sabe (e provavelmente alguém há de ter comentado), existe o filme, muito bem feito, com algumas poucas alterações mas que não interferem na beleza da obra. Achei incrível quando o li (3 anos atrás), e agora me deu vontade de reler! Mesmo porque, o tema continua atual, alias, talvez mais atual do que nunca com todas essas discussões sobre a maioridade penal.
Fui correndo ler esse livro depois desse vídeo. Gostei muitoooooooo! Já tinha lido vários livros do Jorge Amado, mas não esse. Obrigada, Tatiana!
Li no cursinho, por conta do vestibular e, e o professor Paulo sempre falou muito bem do livro, serei eternamente grato a ele por me abrir os olhos para Jorge Amado..
E com relação a censura, bem o livro deve ser lido como foi escrito. "Deixar o livro mais leve" é um crime com a literatura. #SóAcho
Amando cada vez mais os vídeos.
Eu amei Capitães da Areia, li já tem um tempo e agora me bateu uma vontade enorme de ler novamente.
Tati, chorei só de ver seu vídeo sobre o livro! Sério.
É o meu livro nacional preferido! Lembro de chorar bastante em alguns momentos da leitura, mas é um livraço!
Esse foi o livro que mais me deixou perto de chorar na vida. Jorge Amado é maravilhoso.
Preciso reler Capitães da areia, é uma história tocante e muito bem feita mesmo, li para o vestibular, me marcou demais! No ensino médio, a gente montou uma coletânea de contos dos alunos do colégio inteiro sobre Jorge Amado e fiz o prefácio dela, foi uma experiência tão linda ver todo mundo discutindo sobre os desfechos dos personagens, o abandono infantil. Aí dá para ver como é possível falar de literatura sem pensar só no vestibular como objetivo! Adorei o vídeo, Tati, me fez querer reler e procurar mais do Jorge! E realmente Anarquistas, graças a Deus é um livro especial s2
Li esse livro quando estava no Ensino Médio na preparação para o vestibular e gostei muito principalmente por conta que o autor Jorge Amado faz uma crítica social. Muito bom
Sensacional esse livro, também nunca tinha lido jorge amado até capitães da areia.
Li para a escola e detestei. Aí um dia desses eu peguei ele e comecei a lê-lo novamente, e vi que era um livro realmente bom e tocante, que, na escola, não tive a oportunidade de apreciá-lo como deveria. Amo o seu canal Tati ❤ Assisto a um bom Tempo e posso considerá-lo um dos Melhores. Seu bom-humor (na maioria dos Vídeos 😂😂) e sua forma de comentar sobre os livros são impressionantes. Beijos aqui da Paraíba \o/
Foi o primeiro livro dele que li, sem bem me lembro. É brilhante. Emocionante e cru. Vale muito a pena.
Nossa,pelo que contou do livro,me lembrou muito a historia do peter pan e os meninos perdidos,só que na versão da vida como ela é....pretendo ler...muito legal o vídeo.
Excelente resenha! O livro é fantástico. Jorge Amado é definitivamente um dos melhores, senão o maior escritor da língua portuguesa. Indico uma outra obra espetacular que é Terras dos Sem Fim, que é da vertente cacaueira do Jorge.
Tatiana, bom dia.
Quando eu estava no Ensino Médio, precisei ler este livro. Comecei e a ler e não gostei. Eu tenho certeza que não gostei pelo momento. Acho que não estava bem ou preparado para ler naquele momento, pois no fundo, eu sei o quão incrível esse livro é, e a história fantástica que ele carrega.
Estou fazendo cursinho agora, e estou curiosíssimo para lê-lo, ainda mais vendo essa sua resenha fantástica.
Começarei a ler no fim do mês, nessa mesma edição (espero).
O próximo livro, Vidas Secas, eu sou APAIXONADO! É um livro que não tenho nem palavras.
Amanda esses vídeos pré-vestibular, obrigado por isso.
Beijo enorme, sou seu fã.
Adorei este livro!!!! Lo acabo de leer en mis clases de Portuguese y fue sinceramente una experiencia maravillosa encontrar este libro!! Vale la pena leerlo
Terminei de ler esse hj e já assisti o filme. O livro é muito bom, envolvente e muito emocionante, o filme é bom, pra quem leu o livro primeira é um complemento interessante.
Capitães da Areia foi o livro que abriu minha mente pra Literatura.
Sempre uso ele como referência quando vou falar sobre minha vida literária. hahaha
Ótimo vídeo, Tati! ;)
😂😂😂😂
Esse livro é incrível mesmo!
Esse era o vídeo que eu mais estava esperando dessa "série" de livros do vestibular...
Comecei a ler os livros do vestibular antes mesmo de precisar, na verdade. Eu tinha uns 13 anos e ia na biblioteca atrás dos mesmos... Em uma dessas idas, eu voltei pra casa com Capitães da Areia. Foi uma leitura daquelas que você não tem vontade de desgrudar do livro, quer saber o que vai acontecer depois... E quando terminei... Foi o primeiro livro que até então, me fez chorar e parar pra refletir sobre algumas coisas.
Enfim, estou adorando esses seus vídeos, Tati. Parabéns pelo trabalho... ;)
É o melhor livro nacional que já li!
Sem duvidas um dos melhores livro que li, e um dos maiores. hahahaha. Vale a pena cada cena!
Esse livro eh muito booooom !! e o filme até q eh bem fiel ...
Esse é um dos livros mais bonitos que já li. Já deve ter uns 8 anos que o li, estava no colégio na época, e nunca consegui esquecer os personagens. Sou fã do Amado Jorge por causa desse livro. E concordo com vc, Tati, o livro deve ser lido da forma como ele foi concebido. De outra forma não tem a menor graça. Capitães da Areia não foi escrito para ser um livro leve, mas para chocar, nos fazer refletir. É aí que mora a beleza desse livro.
Jorge Amado sendo "antropólogo"! *.*
Tati, Tereza Batista Cansada de Guerra é de uma beleza ímpar. Recomendo.
Amo esse livro! Li na época do colégio e é simplismente incrível!
esse é um dos meus livros preferidos da vidaaaa!
Táti, comecei a ler Capitães da Areia ainda não terminei, nas férias irei retomar.
Ah! Vidas Secas é um retrato real dos retirantes nordestinos, o filme em preto e branco e fidelíssimo ao livro, assistir na TV Cultura de SP. Acredito que tenha em algum site de filmes.
Dona Sinhá é a minha personagem favorita.
Ótima leitura.
Esse livro é sensacional ! amo de mais .
Agora sim fiquei com vontade de reler esse livro! Mas realmente me lembro que capitães foi um dos meus favoritos da época de Colégio e que assisti a uma peça também e Adorei! Bjs e sucesso pra Vc, Tatiana!
Acabei de ganhar esse livro!!! Será meu primeiro do Jorge Amado também! 😍
O livro que mais amei na vida!
Li esse livro por indicação de amigos e adorei foi o primeiro livro de escritor brasileiro, virou um dos meus preferidos :D
Livro sensacional!!!! 🙃🤓🤓😍 Fui transportada para um Trapiche todo acabado, em companhia dos Capitães de Areia. Devorei-o em 5 dias e ainda não consigo expressar em palavras as emoçãos , enquanto lia-o e depois de ter terminado. Nunca imaginei que poderia gosta tanto de ler Capitães de Areia e do Jorge Amado.... pretendo ler mais romance escrito pelo autor.
e essa estória nem é atual né... gente estou vendo esse vídeo em 2018 depois que li o livro e tive as mesmas impressões sobre ele. é tão humano e fantástico esse livro!
Nunca imaginei que esse livro do Jorge amado fosse assim. Fiquei muito curioso e entrou para minha lista de próximas leituras.