Olivença, cidade cem por cento portuguesa do Alentejo Oriental situado na margem esquerda do rio Odiana, ilegalmente ocupado pelo estado espanhol há mais de duzentos anos. A sua população é constituída por portugueses étnicos.
Conheci pessoalmente o grande historiador José Hermano Saraiva, fomos amigos mas sempre discordei da sua posição sobre Olivença que refere neste vídeo, e tive oportunidade de lhe dizer que neste apeto ele "borrou a escrita", literalmente!!!
Muito bom o programa. José Hermano Saraiva, um grande homem e um grande português! Mas em relação à Olivença: eu vejo que para muitos portugueses (eu não sou português, mas meus pais são portugueses) é uma questão de honra a devolução e a posterior anexação de Olivença a Portugal por toda a história portuguesa que há nela e também por conta dessa promessa da Espanha de a devolver a Portugal, mas surge de imediato algumas questões práticas e bastante objetivas: 1) Atualmente, ano de 2021, o que os atuais habitantes de Olivença pensam sobre isso? 2) É da vontade delas o retorno daquela cidade a Portugal? Desta deriva uma outra: sei que ainda na primeira metade do século XX havia uma clara e viva cultura portuguesa em Olivença, mesmo essa estando na Espanha, mas atualmente, com o Ocidente mergulhado numa transformação em que infelizmente muitas pessoas perdem suas raízes sem elas às vezes se darem conta que estão perdendo, ainda há nos habitantes de Olivença essa percepção e vontade de voltar a Portugal? 3) Mais ainda e uma questão que pode ser decisiva, uma vez que isso envolve as finanças e a economia local, tendo atualmente Portugal uma carga tributária maior que a da Espanha, não seria uma desvantagem para as pessoas de Olivença se essa cidade passasse a ser portuguesa? Minha sugestão é: vão a Olivença e perguntem às pessoas que moram lá sobre o que elas pensam sobre essa questão que envolve Portugal e Espanha.
Não tem nada que ser aquele povo a decidir uma decisão que é factual e histórica de uma traição e desonra por parte de Espanha e sem mais delongas deve ser devolvida a Portugal. Portugal não se rege por um punhado de portugueses, se é que a maioria que lá habita é de origem portuguesa. Quando foi tomado por ladrões, traidores, covardes, desonestos não perguntaram ao povo português o que quer que fosse. E é um dever por parte de Espanha devolver essas terras que pertencem a Portugal assunto que já foi reconhecido por todos com voto na matéria. Mas como é notório os espanhóis sendo espanhóis como sempre. Até um dia.
@@manuelluis9106 nada, quando é nobre, na base da imposição dá certo! O mesmo seria válido se a Espanha tentasse impor que Olivença continuasse a ser espanhola, mesmo que os habitantes daquela região queressem o retorno a Portugal, seria também na base da imposição e por isso, seria algo errado também. Como eu digo, estamos em outro tempo e em outra realidade, e assim, trabalhemos com que há de melhor em nosso tempo. Mas deixo até mesmo uma dica subtendida na última parte do comentário original e que, caso resolvida, pode ser favorável a um retorno mais fácil de Olivença a Portugal: a questão tributária. Lutem para diminuir a carga tributária em Portugal, ou faça alguma coisa em Portugal para que, do ponto de vista econômico, seja bem-sucedida e agradável aos portugueses, para perceberem as pessoas que moram em Olivença que elas podem também usufruir disso por justamente essa ligação histórica. Não estou aqui, quero falar, dizendo que se é economicamente acessível, então, a população de Olivença aderirá mais facilmente a Portugal, mas sim que essa população possa se sentir com uma medida dessas mais apoiada e beneficiada pelo país a qual sua terra está retornando, aqui no caso Portugal. Questão de pensar um pouco!
Se fizessem um referendo, garantidamente o povo de Olivença preferiria ficar do lado de Espanha , derivado a tudo o que você aqui escreveu e muito bem. Mas no tratado também refere que o Uruguai, anexado ao reino de Portugal e Brasil em 1821 , tinha de ser desanexado, mas nao o foi na altura. Por isso ambos os países estiveram em falta. E ainda falta resolver a questão da legalidade do Tratado de Badajoz
Entre olivenza y unas islas qe hay entre madeira y Canarias ya se llego a un acuerdo definitivo. De todas formas a lo largo de la reconquista iberica surgieron contenciosos entre Portugal con Castilla. Entre Castilla y Aragón etc. Son ya contenciosos medievales. De todas formas hay municipios qe estan en la misma raia o raya y la gente convive saben los 2 idiomas y no hay problemas. Pasan militares españoles a apagar fuegos a Portugal. Pasan bomberos portugueses etc. Somos vecinos de toda vida.
O acordo definitivo sobre Olivença foi a assinatura por Espanha em 1817 da Acta Final do Congresso de Viana de 1815 em que se comprometeu a desocupar o Alentejo Oriental situado na margem esquerda do rio Odiana e a vila de Olivença.
A questão de Olivença não é que foi portuguesa e deixou de o ser, a verdadeira questão é que Olivença nos últimos duzentos anos tem sido e é actualmente uma vila portuguesa ocupada ilegalmente pelo estado espanhol, o que é insustentável no âmbito da União Europeia.
@@Rotebuehl1Só não estão porque os deputados europeus de Portugal no Parlamento Europeu não fazem a sua obrigação que é defender os direitos da minoria portuguesa oprimida pelo estado espanhol e não levantam a questão no plenário. Seria interessante ver se é possível um estado da União ocupar o território de outro estado membro.
Perteneciente al Reino de Portugal desde el Tratado de Alcañices de 1297, momento en el que fue transferido por la Corona de Castilla, hasta la ocupación de facto española del territorio en la Guerra de las Naranjas de 1801, consagrada de iure en los términos del Tratado de Badajoz del mismo año, el territorio del municipio, al igual que el del municipio de Táliga, ha sido objeto a lo largo de la era contemporánea de una reivindicación irredentista portuguesa -alejada en la actualidad del día a día de las relaciones diplomáticas entre los estados de España y Portugal-1n. 1 que arguye el incumplimiento por parte de España de los términos del último tratado al amparo de lo estipulado en el Congreso de Viena de 1815 y el estatus de iure portugués del territorio. O Tratado de Alcanizes, de 1297, estabelecia Olivença como parte de Portugal. Em 1801, através do Tratado de Badajoz, denunciado em 1808 por Portugal, o território foi anexado a Espanha. Em 1817 a Espanha reconheceu a soberania portuguesa subscrevendo o Congresso de Viena de 1815, comprometendo-se à retrocessão do território o mais prontamente possível. Porém, até aos dias de hoje, tal ainda não aconteceu.
É muito triste! Portugal ainda não ter resolvido esse assunto com Espanha. Olivença é portuguesa, portuguesíssima da Silva. Não é justo que Espanha esteja a usufruir de impostos, de um retorno financeiro relacionado com o turismo à custa do património e da cultura portuguesa, ainda por cima, de uma das cidades mais importantes da história de Portugal, que devolvam pelo menos o património. Olivença é uma das cidades mais bonitas de Portugal. Em relação a Ceuta, mesmo assunto, é portuguesa e devia ser devolvida a Marrocos, como símbolo de paz entre países. A cidade Ceuta tem sua bandeira bandeira de Lisboa, ambas partilham a mesma bandeira.
O Tratado de Badajoz de1801 é nulo pela simples razão que nunca teve existência legal porque não foi ratificado por Napoleão, por esse motivo o Alentejo Oriental, situado na margem esquerda do rio Odiana, nos últimos duzentos anos tem sido território português ilegalmente ocupado pelo estado espanhol, situação insustentável no âmbito da União Europeia. A sua população é constituída por portugueses étnicos.
@@miguelsoares2375Não pertence ao distrito de Portalegre porque quando os distritos foram criados em 1835 o Alentejo Oriental não foi integrado nesse distrito, como se pode comprovar observando um mapa de Portugal. A fazer parte de um distrito só poderia ser o distrito de Olivença.
El Congreso de Viena (1815) no conllevaba devolver Olivenza a Portugal, sino comprometerse a hablar de ello. Y España lo hizo en el Congreso de París (1817-1819), pero Portugal se puso a invadir partes de la América española en 1816, por lo que en el Congreso de París se acabó anulando la resolución del previo Congreso de Viena. Esta parte es para desmentir el mantra portugués del "Congreso de Viena". Pero es que hay más: Portugal firmó el Tratado de Badajoz (1801), por el que Olivenza es España 🇪🇦. Y Portugal firmó el Tratado de Amistad y Cooperación (1977) con España mediante el cual ambos países "reafirman la inviolabilidad de sus fronteras comunes y la integridad de sus territorios". Olivenza es España 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
El Congreso de Viena (1815) no conllevaba devolver Olivenza a Portugal, sino comprometerse a hablar de ello. Y España lo hizo en el Congreso de París (1817-1819), pero Portugal se puso a invadir partes de la América española en 1816, por lo que en el Congreso de París se acabó anulando la resolución del previo Congreso de Viena. Esta parte es para desmentir el mantra portugués del "Congreso de Viena". Pero es que hay más: Portugal firmó el Tratado de Badajoz (1801), por el que Olivenza es España 🇪🇦. Y Portugal firmó el Tratado de Amistad y Cooperación (1977) con España mediante el cual ambos países "reafirman la inviolabilidad de sus fronteras comunes y la integridad de sus territorios". Olivenza es España 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
Falai de castelhanos e portugueses, porque espanhóis somos todos ("Hablad de castellanos y portugueses, porque españoles somos todos". Frase del escritor y poeta portugués Luis de Camões (1524-1580)).
En los mapas de Google ponen linea continua en la frontera entre España y Portugal qedando olivenza en España. No ponen linea discontinua como en otras fronteras disputadas por el mundo
A Espanha sempre quis ter Portugal, assim como de maneira forçada mantém territórios como a Catalunha. Mas Portugal sempre soube se defender bem ! 💪🇵🇹 Olivença é portuguesa !
@@diogopretoneves8415 Não deveis ter prestado a atenção no professor José Hermano Saraiva, esse sim tem formação para dizer como é que foram os factos.
Pelo que vejo aqui explicado essa terra é espanhola, porque se Espenha não cumpriu, Portugal muito menos, e sendo assim eles não devolveram nem teem de o fazer. Mas é tipoco do Português achar que só tem direitos mas não obrigações.
Tens noção que este vídeo foi gravado há 25 anos? 1995? O Tratado de Alcanizes, de 1297, estabelecia Olivença como parte de Portugal. Em 1801, através do Tratado de Badajoz, denunciado em 1808 por Portugal, o território foi anexado a Espanha. Em 1817 a Espanha reconheceu a soberania portuguesa subscrevendo o Congresso de Viena de 1815, comprometendo-se à retrocessão do território o mais prontamente possível. Porém, até aos dias de hoje, tal ainda não aconteceu.
Olá 😎👍 sou do Brasil 🇧🇷 e adoro a história de Portugal (que é um pouco nossa também) e a história da península Ibérica também, abraços do Brasil 🇧🇷🫂🇵🇹
Obrigada , Professor , por esclarecer tão bem a questão !...
Olivença, cidade cem por cento portuguesa do Alentejo Oriental situado na margem esquerda do rio Odiana, ilegalmente ocupado pelo estado espanhol há mais de duzentos anos. A sua população é constituída por portugueses étnicos.
Conheci pessoalmente o grande historiador José Hermano Saraiva, fomos amigos mas sempre discordei da sua posição sobre Olivença que refere neste vídeo, e tive oportunidade de lhe dizer que neste apeto ele "borrou a escrita", literalmente!!!
Muito bom o programa. José Hermano Saraiva, um grande homem e um grande português! Mas em relação à Olivença: eu vejo que para muitos portugueses (eu não sou português, mas meus pais são portugueses) é uma questão de honra a devolução e a posterior anexação de Olivença a Portugal por toda a história portuguesa que há nela e também por conta dessa promessa da Espanha de a devolver a Portugal, mas surge de imediato algumas questões práticas e bastante objetivas:
1) Atualmente, ano de 2021, o que os atuais habitantes de Olivença pensam sobre isso?
2) É da vontade delas o retorno daquela cidade a Portugal? Desta deriva uma outra: sei que ainda na primeira metade do século XX havia uma clara e viva cultura portuguesa em Olivença, mesmo essa estando na Espanha, mas atualmente, com o Ocidente mergulhado numa transformação em que infelizmente muitas pessoas perdem suas raízes sem elas às vezes se darem conta que estão perdendo, ainda há nos habitantes de Olivença essa percepção e vontade de voltar a Portugal?
3) Mais ainda e uma questão que pode ser decisiva, uma vez que isso envolve as finanças e a economia local, tendo atualmente Portugal uma carga tributária maior que a da Espanha, não seria uma desvantagem para as pessoas de Olivença se essa cidade passasse a ser portuguesa?
Minha sugestão é: vão a Olivença e perguntem às pessoas que moram lá sobre o que elas pensam sobre essa questão que envolve Portugal e Espanha.
Não tem nada que ser aquele povo a decidir uma decisão que é factual e histórica de uma traição e desonra por parte de Espanha e sem mais delongas deve ser devolvida a Portugal.
Portugal não se rege por um punhado de portugueses, se é que a maioria que lá habita é de origem portuguesa.
Quando foi tomado por ladrões, traidores, covardes, desonestos não perguntaram ao povo português o que quer que fosse.
E é um dever por parte de Espanha devolver essas terras que pertencem a Portugal assunto que já foi reconhecido por todos com voto na matéria.
Mas como é notório os espanhóis sendo espanhóis como sempre. Até um dia.
@@manuelluis9106 nada, quando é nobre, na base da imposição dá certo! O mesmo seria válido se a Espanha tentasse impor que Olivença continuasse a ser espanhola, mesmo que os habitantes daquela região queressem o retorno a Portugal, seria também na base da imposição e por isso, seria algo errado também. Como eu digo, estamos em outro tempo e em outra realidade, e assim, trabalhemos com que há de melhor em nosso tempo. Mas deixo até mesmo uma dica subtendida na última parte do comentário original e que, caso resolvida, pode ser favorável a um retorno mais fácil de Olivença a Portugal: a questão tributária. Lutem para diminuir a carga tributária em Portugal, ou faça alguma coisa em Portugal para que, do ponto de vista econômico, seja bem-sucedida e agradável aos portugueses, para perceberem as pessoas que moram em Olivença que elas podem também usufruir disso por justamente essa ligação histórica. Não estou aqui, quero falar, dizendo que se é economicamente acessível, então, a população de Olivença aderirá mais facilmente a Portugal, mas sim que essa população possa se sentir com uma medida dessas mais apoiada e beneficiada pelo país a qual sua terra está retornando, aqui no caso Portugal. Questão de pensar um pouco!
Se fizessem um referendo, garantidamente o povo de Olivença preferiria ficar do lado de Espanha , derivado a tudo o que você aqui escreveu e muito bem. Mas no tratado também refere que o Uruguai, anexado ao reino de Portugal e Brasil em 1821 , tinha de ser desanexado, mas nao o foi na altura. Por isso ambos os países estiveram em falta. E ainda falta resolver a questão da legalidade do Tratado de Badajoz
Entre olivenza y unas islas qe hay entre madeira y Canarias ya se llego a un acuerdo definitivo. De todas formas a lo largo de la reconquista iberica surgieron contenciosos entre Portugal con Castilla. Entre Castilla y Aragón etc. Son ya contenciosos medievales. De todas formas hay municipios qe estan en la misma raia o raya y la gente convive saben los 2 idiomas y no hay problemas. Pasan militares españoles a apagar fuegos a Portugal. Pasan bomberos portugueses etc. Somos vecinos de toda vida.
O acordo definitivo sobre Olivença foi a assinatura por Espanha em 1817 da Acta Final do Congresso de Viana de 1815 em que se comprometeu a desocupar o Alentejo Oriental situado na margem esquerda do rio Odiana e a vila de Olivença.
Que los 2 paises ibericos colaboren con inteligencia
A questão de Olivença não é que foi portuguesa e deixou de o ser, a verdadeira questão é que Olivença nos últimos duzentos anos tem sido e é actualmente uma vila portuguesa ocupada ilegalmente pelo estado espanhol, o que é insustentável no âmbito da União Europeia.
...e os espanhois ralados com isso.
@@Rotebuehl1Só não estão porque os deputados europeus de Portugal no Parlamento Europeu não fazem a sua obrigação que é defender os direitos da minoria portuguesa oprimida pelo estado espanhol e não levantam a questão no plenário. Seria interessante ver se é possível um estado da União ocupar o território de outro estado membro.
Perteneciente al Reino de Portugal desde el Tratado de Alcañices de 1297, momento en el que fue transferido por la Corona de Castilla, hasta la ocupación de facto española del territorio en la Guerra de las Naranjas de 1801, consagrada de iure en los términos del Tratado de Badajoz del mismo año, el territorio del municipio, al igual que el del municipio de Táliga, ha sido objeto a lo largo de la era contemporánea de una reivindicación irredentista portuguesa -alejada en la actualidad del día a día de las relaciones diplomáticas entre los estados de España y Portugal-1n. 1 que arguye el incumplimiento por parte de España de los términos del último tratado al amparo de lo estipulado en el Congreso de Viena de 1815 y el estatus de iure portugués del territorio.
O Tratado de Alcanizes, de 1297, estabelecia Olivença como parte de Portugal. Em 1801, através do Tratado de Badajoz, denunciado em 1808 por Portugal, o território foi anexado a Espanha. Em 1817 a Espanha reconheceu a soberania portuguesa subscrevendo o Congresso de Viena de 1815, comprometendo-se à retrocessão do território o mais prontamente possível. Porém, até aos dias de hoje, tal ainda não aconteceu.
A los nacionalistas portugueses os huele el culo a condón inglés...
É muito triste! Portugal ainda não ter resolvido esse assunto com Espanha. Olivença é portuguesa, portuguesíssima da Silva. Não é justo que Espanha esteja a usufruir de impostos, de um retorno financeiro relacionado com o turismo à custa do património e da cultura portuguesa, ainda por cima, de uma das cidades mais importantes da história de Portugal, que devolvam pelo menos o património. Olivença é uma das cidades mais bonitas de Portugal. Em relação a Ceuta, mesmo assunto, é portuguesa e devia ser devolvida a Marrocos, como símbolo de paz entre países. A cidade Ceuta tem sua bandeira bandeira de Lisboa, ambas partilham a mesma bandeira.
Sigue fumando, portugués 😂😂😂😂😂
Olivença é uma incúria portuguesa, ainda não houve um político português com eles no sítio para reclamar este roubo a Espanha.
🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦¡¡OLIVENZA ES ESPAÑA!! 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
NO AL IMPERIALISMO PORTUGUÉS.
@@masn9997 espanholeco não perdes pela demora......
É tão justo Olivença a Portugal como Gibraltar a Espanha !
O Tratado de Badajoz de1801 é nulo pela simples razão que nunca teve existência legal porque não foi ratificado por Napoleão, por esse motivo o Alentejo Oriental, situado na margem esquerda do rio Odiana, nos últimos duzentos anos tem sido território português ilegalmente ocupado pelo estado espanhol, situação insustentável no âmbito da União Europeia. A sua população é constituída por portugueses étnicos.
E pertence ao distrito de Portalegre
@@miguelsoares2375Não pertence ao distrito de Portalegre porque quando os distritos foram criados em 1835 o Alentejo Oriental não foi integrado nesse distrito, como se pode comprovar observando um mapa de Portugal. A fazer parte de um distrito só poderia ser o distrito de Olivença.
Acho que o estado Português abandonou Olivença.pois nessa data,parei de Portugal passava ( férias) no Brasil, a que também tornou independente.
O Portugal maçônico de Antonio Costa, hahahahhahha
ruclips.net/video/EAUWg7NJgdw/видео.html
🇵🇹🇵🇹💪🇵🇹🇵🇹
El Congreso de Viena (1815) no conllevaba devolver Olivenza a Portugal, sino comprometerse a hablar de ello. Y España lo hizo en el Congreso de París (1817-1819), pero Portugal se puso a invadir partes de la América española en 1816, por lo que en el Congreso de París se acabó anulando la resolución del previo Congreso de Viena. Esta parte es para desmentir el mantra portugués del "Congreso de Viena". Pero es que hay más:
Portugal firmó el Tratado de Badajoz (1801), por el que Olivenza es España 🇪🇦. Y Portugal firmó el Tratado de Amistad y Cooperación (1977) con España mediante el cual ambos países "reafirman la inviolabilidad de sus fronteras comunes y la integridad de sus territorios".
Olivenza es España 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
El Congreso de Viena (1815) no conllevaba devolver Olivenza a Portugal, sino comprometerse a hablar de ello. Y España lo hizo en el Congreso de París (1817-1819), pero Portugal se puso a invadir partes de la América española en 1816, por lo que en el Congreso de París se acabó anulando la resolución del previo Congreso de Viena. Esta parte es para desmentir el mantra portugués del "Congreso de Viena". Pero es que hay más:
Portugal firmó el Tratado de Badajoz (1801), por el que Olivenza es España 🇪🇦. Y Portugal firmó el Tratado de Amistad y Cooperación (1977) con España mediante el cual ambos países "reafirman la inviolabilidad de sus fronteras comunes y la integridad de sus territorios".
Olivenza es España 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
Falai de castelhanos e portugueses, porque espanhóis somos todos ("Hablad de castellanos y portugueses, porque españoles somos todos". Frase del escritor y poeta portugués Luis de Camões (1524-1580)).
En los mapas de Google ponen linea continua en la frontera entre España y Portugal qedando olivenza en España. No ponen linea discontinua como en otras fronteras disputadas por el mundo
Google tem alguma autoridade?
@@rawsupershow123🤣👍
Os Espanhóis, traidores, levaram Olivença. Uma cidade portuguesa ! Isto tinha que ser revisto.
A Espanha sempre quis ter Portugal, assim como de maneira forçada mantém territórios como a Catalunha. Mas Portugal sempre soube se defender bem ! 💪🇵🇹 Olivença é portuguesa !
@@diogopretoneves8415 Não deveis ter prestado a atenção no professor José Hermano Saraiva, esse sim tem formação para dizer como é que foram os factos.
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
@@helderteixeira6742 Espana ladrona, quieren que se les devuelva Gibraltar pero no quieren devolver a Olivenca. Los espanoles tambien lloran.
@@absalon6888 Verdade !...
E traidores !... Pediram para os irmos ajudar contra os franceses e depois trairam-nos !...
Pelo que vejo aqui explicado essa terra é espanhola, porque se Espenha não cumpriu, Portugal muito menos, e sendo assim eles não devolveram nem teem de o fazer. Mas é tipoco do Português achar que só tem direitos mas não obrigações.
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹 💚❤️💪
A los nacionalistas portugueses os huele el culo a condón inglés...
Maldita Carlota!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Será sempre portuguesa
Nosso Portugal nadando na merda com uma economia falida e esse velho falando de Olivença, Espanha? Que c@r@lho??
Tens noção que este vídeo foi gravado há 25 anos? 1995?
O Tratado de Alcanizes, de 1297, estabelecia Olivença como parte de Portugal. Em 1801, através do Tratado de Badajoz, denunciado em 1808 por Portugal, o território foi anexado a Espanha. Em 1817 a Espanha reconheceu a soberania portuguesa subscrevendo o Congresso de Viena de 1815, comprometendo-se à retrocessão do território o mais prontamente possível. Porém, até aos dias de hoje, tal ainda não aconteceu.
"Da Espanha nem bons ventos e nem bons casamentos". Viva Portugal. E mais respeito com o José Hermano Saraiva se faz favor, grande homem. Um patriota.
@@Goncalves1904 A los nacionalistas portugueses os huele el culo a condón inglés...
@@John_china322 foda-se, não perguntei-lhe nada
@@John_china322 *Hum Hum* Gibraltar *Hum* *Hum*
🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦¡¡OLIVENZA ES ESPAÑA!! 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
NO AL IMPERIALISMO PORTUGUÉS.