Este vídeo é Prova Absoluta que se pode FALAR CORRECTAMENTE PORTUGUÊS COM SOTAQUE BRASILEIRO! A divisão que muitos pretendem fazer na Lingua chamando-a de Brasileira ou Português do Brasil, aqui PERDE TOTALMENTE A RAZÃO! Essa PRETENSÃO que não é mais que um FALSO PRETEXTO para criar divisões e Antagonismos, que prejudicam , não só a LÍNGUA PORTUGUESA , como contribuem também para a Separação e DIVISÃO entre os Povos Brasileiro e Português! MUITOS PARABÉNS E MUITO OBRIGADO PELO GRANDE TESTEMUNHO QUE ACABA DE DAR na promoção da Verdade despida de preconceitos e FALSIDADES que a ninguém beneficiam !
Grande trabalho, irmão Brasileiro! Continua, por favor, a divulgar a nossa história comum. Não te deixes abalar pelos Portugueses que não gostam de Brasileiros, nem pelos Brasileiros que não gostam dos Portugueses. São uma minoria e qualquer família tem sempre as suas 'ovelhas negras'. Recorda o seguinte: irás ter sempre quem te apoie aqui, deste lado do Atlântico. Abraço - para ti e para todos os Brasileiros.
Os portugueses que dize e com razão, que Os brasileiros não sabem falar português, têm toda a razão e dizem que essa gentinha horrorosa trapaceiros porcos burros ignorantes parvalhões malcriados xenófobos usurpadores caloteiros vão fazer com este país o mesmo que fizeram com o país deles têm toda a razão!
Eu compro até hoje em uma feira que D. Dinis iniciou... e a maioria dos produtos ainda é sem imposto pois são produtores locais. Tem uma estátua dele quase na frente da feira. É um legado que vive até hoje.
Me surpreende muito como tal governante não obteve maior visibilidade no ensino da história lusitana nas salas de aula brasileiras. Eu mesmo só o entendi melhor agora com o vídeo. Muito bom o conteúdo, parabéns!
Em Portugal, quer no sec XIX, ainda em monarquia, quer durante o Estado Novo, a narrativa oficial e dominante, sempre deu mais importância ao Império e aos Descobrimentos, talvez por serem estes os factos narrados por Camões em "Os Lusíadas". O rei fundador/ conquistador , Dom Afonso Henriques também é muito citado e salientada a sua enorme importância como pai da pátria portuguesa. Nas escolas portuguesas fala-se de Dom Dinis e de Dona Isabel, mas mais superficialmente; nomeadamente em relação ao pinhal de Leiria , à criação dos Estudos Gerais/ Universidade e ao facto de durante o seu reinado a língua portuguesa se ter tornado língua oficial. Em relação a Dona Isabel, todos conhecem "O Milagre das Rosas", e que Dom Dinis não lhe era fiel, o que faz com que deliberadamente se tente mostrar Dom Dinis como o rei folião, mesmo sabendo que a maior parte dos outros reis também tinham concubinas.. Pouco mais.O facto de Dom Dinis ter sido o rei mais culto da sua época, ter sido um dos maiores trovadores da época, ter tido uma corte onde se acolhiam muitos intelectuais e trovadores, ter sido um exímio diplomata, para além de ter transformado o seu reino em um reino muitíssimo próspero, ter "dado" as fronteiras definitivas ao reino, com o Tratado de Alcanizes, e ter influenciado através de todas estas medidas a identidade e caráter dos seus súbditos, quase não é mencionado. Os estudiosos terão que pesquisar mais a fundo, se quiserem saber mais pormenores. Para muito estudiosos, que acabaram por pesquisar, sem se deixar influenciar , pela narrativa dominante, Dom Dinis foi o melhor rei. Pela importância de Dom Afonso Henriques como pai da pátria, eu colocaria Dom Dinis e Dom Afonso Henriques em pé de igualdade.
Porque infelizmente querem vender Portugal como uma grande nação malvada, violenta e exploradora que não foi, seja por ressentimento e senso de inferioridade, seja por agenda, com intuito de acabar com qualquer gérmen de nacionalismo
O produtor desse canal tem uma ótima dicção, entonação, timbre agradável e cadência, com um leve sotaque nordestino. E expressa-se de forma pedagógica, não sendo redundante nem prolixo. Os demais produtores de conteúdo deveriam observar esse estilo altamente profissional. Não é a toa que o canal está crescendo vertiginosamente.
O melhor rei que Portugal teve. Adorei o título do video. Não entendo por que muitos historiadores Portugueses não dão o destaque a Dom Dinis nem lhe fazem justiça. Ignorância ?Foi o maior construtor da nação portuguesa. Grande rei visionário,sábio e estadista.
Sim, os Portugueses dão muito valor a El-Rei D. Dinis. Até há um ditado sobre este Rei; EL REI-D. DINIS FEZ TUDO QUNTO QUE QUIZ!!! Além disso era casado com uma SANTA !!! Foi no tempo dele que Portugal e Castela, delimitaram as fronteiras, através do Tratado de Alcanices em 1297. Fez obras em todos os castelos!!! Há outro assunto que todos nós desconhecemos (menos eu). Quando o pai de D. Dinis conquistou o Algarve, teve um problema com o seu sogro, Rei de Castela, porque o Algarve estava para ser reconquistado para o Reino de Castela. (era um território que os Castelhanos chamavam seu...no futuro) - D. Afonso III foi hábil. Disse ao sogro que o Reino dos Algarves seria para o seu neto (D. Dinis). O Avô do menino disse que sim. Quando atingisse a maioridade o Algarve seria dele. Mas.... - Quando D. Dinis tinha 7 anos foi conhecer o avô a Castela. Resulta que o Avô Castelhano ficou tão encantado com o seu neto, que era esperto, ladino e brincalhão. - O sogro Castelhano disse ao genro que....."O Algarve era do seu neto, nem era preciso esperar até à maioridade. FOI UM GRANDE REI !!!
Foi de facto um grande Rei, mas ao mesmo tempo criou uma guerra civil com o filho, o futuro rei D. Afonso IV porque queria que o seu sucessor fosse um filho bastardo. Depois de D. Dinis morrer houve outra guerra civil entre D. Afonso IV e esse filho bastardo pelo trono de Portugal.
Tem graça e dá para rir os brasileiros poem no you-tube que não conheçem portugal .E essa cantora lesbica a bia ferreira disse que os portugueses foram para o brasil podres e com doenças. Na altura não existia brasil. E se hoje brasil é grande pode agradeçer aos portugueses que defendiam o territorio contra os espanhois e os françeses.
A SUA LINGUAGEM E EXPRESSÃO ORAL SÃO PERFEITAS ! Nada têm a ver com o que por aqui se vê e ouve, protagonizado pela grande maioria dos intervenientes brasileiros dos diferentes canais em que manifestam as suas opiniões!
Estive em Coimbra e D.Dinis é realmente cultuado por toda a cidade por sua competência e inteligência na condução do reino inclusive tem uma grande estátua no campus da universidade
Infelizmente, o pinhal que El Rei mandou plantar na terra onde cresci, ardeu num incêndio criminoso a mando de quem provavelmente estava interessado em comprar madeira barata. Obrigado pelo video.
Às vezes, acontecimentos mais tristes podem também ser transformados numa oportunidade... O Pinhal de Leiria tem um pequeno 'defeito' (salvo seja o uso desta palavra) - é uma monocultura. Isto faz com que o pinhal tenha as suas próprias fraquezas naturais, como propagação de doenças que podem afectar todo o pinhal, desiquilíbrio de nutrientes no solo, etc... Talvez seja esta uma oportunidade geracional para a nós, para restaurarmos o Pinhal e fazendo-o ainda mais variado e resistente. Quis o destino que a nossa geração ficasse nos livros de história como a geração que quase perdeu o Pinhal. Penso que também podemos ser a geração que o tentou salvar, renovar e fortalecer.
Eu tenho muitíssima alegria de ser 24º neto de Dom Dinis e de sua esposa, Rainha Santa Isabel! Esses dois foram gigantes e primordiais figuras na solidificação da nossa Civilização Lusa! Eles jamais devem ter sonhado até onde suas influencias chegariam um dia: no globo terrestre inteiro! Vide, por exemplo, aqui no interior do Brasil, as tradicionais Festas do Divino... Tal festividade foi criada pela Rainha Santa Isabel, esposa de Dom Dinis, em plena (e maravilhosa) Idade Média, como forma de louvor ao Espírito Santo! E até hoje essa festa é celebrada aqui, a um oceano de distância de onde nasceu... E quanto a Dom Dinis também não faltam heranças boas para nós: sem ele, o Direito soberano no Brasil simplesmente não existiria, posto que a UC sempre foi a fonte primária do Direito e dos juristas no Brasil, desde os primórdios do Descobrimento até a Independência, e mesmo até parte do século XX, ainda que aí já em menor grau... E a Universidade de Coimbra foi fundada por decisão e vontade de quem? Justamente, a Universidade de Coimbra foi fundada pelo Rei Dom Dinis! E para finalizar definindo bem a situação e legado de Dom Dinis e de sua Santa esposa, só posso dizer com Camões: "E também as memórias gloriosas Daqueles Reis, que foram dilatando A Fé, o Império, e as terras viciosas [...] E aqueles, que por obras valorosas Se vão da lei da morte libertando [...]"
Portugal já teve umas quantas crises dinásticas, mas aparentemente podiam ter sido evitadas porque o Brasil está cheio de descendentes diretos de reis portugueses, lol. Estas ilusões de ser descendente de um rei de Portugal devem ser alimentadas por algum teste genético "Made in Paraguai" em que sempre são descentes de alguém que foi famoso no passado.
Obrigado pelo esforço! Numa época onde toda identificaçâo ou orgulho de fazer parte sâo mal vistos, cada video é uma verdadeira lufada de ar fresco (embora antigo).Boa continuaçâo!
Dizia-se na escola, quando se falava sobre este rei que: El Rei D. Diniz fez tudo quanto quiz e não fez mais porque não quiz. Nem junto à mulher, Rainha Santa Isabel ficou sepultado. Ele está em Odivelas e ela em Coimbra. E a mulher era a Rainha Santa, Dona Isabel de Aragão
Grande Rei de Portugal, um dos melhores, e como seria bom ter um monarca para os dias de hoje ao nível de D. Dinis. Portugal foi abençoado com vários reis e rainhas excepcionaís, e é lamentávelmente que hoje temos uma (reles) república e não uma monarquia.
Atualmente não faz qualquer sentido a existência de monarquias. A República pode não estar perfeita (e não está), mas pode e deve ser melhorada. A monarquia é boa para os monarcas e para os parasitas que gravitam á volta deles. Veja-se o caso britânico.
@@jorgemonteiro6556Os países que conservaram a monarquia e que proporcionam grande bem estar e qualidade de vida para os seus cidadãos,( principalmente na Europa que ainda conservam monarquias constitucionais),talvez não concordem consigo.Creio que a escolha entre monarquia e república é uma questão de sentimento, e de consciência.Hoje em dia,acredito que as repúblicas ficam mais caras aos contribuintes do que as monarquias( refiro-me) às europeias, para além de não trazerem prestígio suficiente a uma nação.Atualmente a república portuguesa é tudo menos perfeita.( Isto é apenas a minha opinião.)
Eu também disse que a República portuguesa não é perfeita, tal como nenhuma aliás. Mas as repúblicas democráticas (que também as há ditatoriais) procuram dar mais oportunidades em igualdade aos seus cidadãos. Senão vejamos, qualquer cidadão numa república pode ser chefe de estado ou pelo menos candidatar-se a esse cargo, enquanto que numa monarquia apenas uma minoria abençoada por nascer em berço de ouro, pode aspirar a ser rei ou raínha. Este é apenas um aspeto, mas esta conversa dava para isto e muito mais.@@Belinda8881
Passei pelo canal e decidi opinar neste comentário. Amo o meu país e sobretudo a História do meu país, enquanto monarquia. Contudo, penso que monarquia Não é sinal de progresso. É precisamente o oposto. Sociedades com pensamento no futuro Não devem viver em monarquia. A portuguesa não vive! - É uma sociedade aberta, tal qual Portugal foi na era dos Descobrimentos - aberto a novas culturas, a novos povos, etc. E mais, parece-me que este canal dá aval a outro tipo de "conversas" (infelizmente)! É tudo. Obrigada.
Quem tiver interesse em saber da Historia de Portugal, tem no RUclips quem sabe, Prof. dr. José Hermano Saraiva e sim ele explica com detalhes, infelizmente já faleceu mas deixou um grande legado.
Sim. O infelizmente já desaparecido Dr. José Hermano Saraiva foi uma das grandes cabeças sobre a história de Portugal. Foi também ministro da educação no tempo da ditadura do Dr. Oliveira Salazar. Era uma competência. Temos outros, mas não como este... 😢
Pois mas Portugal teve um "rei" algarvio que fez o contrário, acabou com a agricultura e pescas pagando a quem desistisse da agricultura e das pescas. Assim são os reis actuais mas o Diniz tinha tudo no sitio. Embora tenha falhado muito na FAMILIA
Год назад+25
Um GRande Monarca , poeta, cantor, Legisladôr, Dom Dinis O Rey Lavradôr, que tinha ao seu lado Uma GRande Rainha, uma Santa Rainha Isabel.Não esquecêr.
Novamente parabéns pelo canal! Eu pessoalmente, apesar de um amante da história, não conhecia a fundo a história de Portugal. Estou achando incrível todos os vídeos, em conhecer mais sobre os personagens da historia portuguesa e em como todos estes fatos se relacionam com o período de exploração portuguese. Continue com este bonito trabalho!
Sem dúvida o mais importante rei de Portugal. Resolveu bastantes problemas da nação. Protegeu a ordem do templo mudando os estatutos e o nome para ordem de Cristo para a igreja não se apoderar dos seus bens. O rei antes de tomar uma decisão aconselhava-se sempre com a rainha D. ISABEL. É IMPRESSIONANTE O QUE D. DINIS FEZ POR PORTUGAL. Com todo o respeito que tenho por D. Afonso Henriques o primeiro rei da nação
Impressionante. Não foi só o relato histórico preciso. Foi também os detalhes em anexo à história. Quem iria saber que a madeira utilizada na construção das embarcações com destino ao desconhecido Brasil foram retiradas do Pinhal da Leiria? Agora eu sei. Gratidão.
Dom Dinis Rei Comandante dos Reis de Portugal Génio Idade Média nos anos de Hoje só Combate á Morte Essa Proeza lhe igual o Génio de Líder eterno Vivo Batalha dos Comuns Mortais
Excelente vídeo. A História do Rei D. Dinis e do seu tempo muito bem contada e igualmente bem narrada, sem deixar de salientar uma dicção iperfeita. Muitos parabéns.
Excelente vídeo. Muito factual e abrangente. Faz juz ao grandes rei que foi D Dinis. Faltou dizer que também madou drenar e secar todos os pântanos que existiam no pais e fazer uso das areas de várzea que ladeiam os rios. Grande Rei visionário.
Estadistas como Dom Dinis, Dom Pedro II e Balduíno IV são a máxima representação de um senso inabalável de dever e justiça com o próprio povo. Infelizmente não há mais governantes desse calibre em nossa era.
SE FALA DO IMPERADOR DO BRASIL D. PEDRO II, TIRA ELE DESSA LISTA! D. PEDRO II NUNCA PENSOU NEM NO BRASIL E NEM NOS BRASILEIROS! ELE SÓ PENSAVA E GOVERNAVA PARA A MASSONARIA! ELE AJUDOU A MASSONARIA A SE INSTALAR TANTO NO TERRITÓRIO, QUANTO NAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. ELE AJUDOU AS SEITAS PROTESTANTES A SE INSTALAREM NO BRASIL. TANTO QUE DIZIA QUERA REPUBLICANO. A MASSONARIA O DERRUBOU E COLOCOU A REPÚBLICA NO LUGAR NA MONARQUIA!
Mas essa guerra civil não foi provocada por ele directamente. Mas si por seu filho Afonso, por sentir que eventualmente o seu irmão ilegítimo poderia ser ele a vir a ocupar o lugar, dado que esse Irmão era muito querido pelo Pai Diniz, e também muito querido pela Isabelinha "Rainha" e por isto se revelou contra o Pai Diniz e aqui aIsabelinha "Rainha" teve um papel importante para terminar a contenda entre o Filho sim o filho porque foi o filho que se revelou conta o Pai. Logo neste caso ela entrou para parar a contenda. Também ela foi para mim a melhor Rainha que Portugal teve
A História de Portugal também é a História do Brasil. E é uma História muito honrosa, muito gloriosa e muito diferenciada de entre todos os povos mundiais. Os brasileiros deveriam sentir um imenso orgulho por essa história partilhada que temos com nossos irmãos portugueses. Eu sei que eu tenho. Mas muitos brasileiros ainda repetem a ladainha anticolonialista e vira-lata que imperou no Brasil nos anos 60 e 70 e que repercute até hoje. A ignorância é imensa e o sistema de ensino em vez de melhorar só piora. E quem perde com isso, são os próprios brasileiros, uma vez que um povo sem História é um povo sem identidade e um povo sem identidade, é um povo sem futuro.
A marinha de guerra portuguesa foi fundada por D. Afonso Henriques (1º rei de Portugal) em 1180. No entanto, foram as reformas iniciadas por D. Dinis até D. Fernando, que fizeram da marinha de guerra portuguesa a maior do Atlântico, o que levou a Inglaterra a firmar a aliança mais velha do Mundo (Tratado de Windsor) para utilizar os navios portugueses no patrulhamento das suas águas, bem como nas de França de modo a contê-la e mater o controlo inglês do Canal da Mancha. O Príncepe Perfeito foi o rei D. João II, o rei que assinou o tratado de Tordesilhas (mais para ocidente do que o inicialmente previsto), preparando a descoberta do Brasil e a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Infelizmente, segundo alguns autores, foi assassinado (envenenado) pela própria mulher Dª Leonor, fundadora da Santa Casa da Misericórdia e irmã do futuro rei D. Manuel Duque de Beja. Ambos são irmãos do Duque de Viseu assassinado pelo próprio D. João II. Este assassinato terá motivado D. Manuel e Dª Leonor a matarem o rei D. João II.
Os dois maiores reis de Portugal, ( na minha opinião). Infelizmente Dom João II não teve a seu lado uma rainha que o acompanhasse na sua obra como Dom Dinis teve.
Apesar de ter fundado as Misericórdias, a rainha Dona Leonor é uma personagem algo " cinzenta" na história de Portugal . Em relação ao facto de ter envenenado o marido, costuma-se dizer " que não há fumo sem fogo."
Cristina e Belinda. Vocês nao sabem nada de nada na história de Portugal. A mulher de D. João II foi uma excelente rainha. Chamam a D. JOAO II o Principe Perfeito e sua mulher como Princesa Perfeitissima. D. Joao II morreu em Alvor/Algarve onde tinha ido em busca das águas de Monchique para curar suas maleitas...diz-se que morreu envenenado, porque tinha muitos inimigos. O Rei teve que tomar medidas drásticas porque seu pai, D Afonso V tinha-,lhe deixado vomo herança apenas os caminhos e estradas.
@@viriatodeviseu Sei que morreu em Alvor. Estudiosos adiantam que Dom Manuel teria medo dele e que sua irmã, a rainha Dona Leonor o tinha prevenido para não ir ao encontro do rei com medo que este atentasse contra a sua vida. Família complicadíssima. Tudo isso já vinha detrás devido às intrigas do Duque de Bragança contra o avô do rei. Dom Pedro, o Das Sete Partidas, homem respeitadíssimo em toda a Cristandade, que levou ao desastre de Alfarrobeira. Dom Afonso V meteu-se na querra de sucessão de Castela e delapidou muito ou quase tudo do seu património e do reino. Dom João II foi um grande rei. Nunca me debrucei muito sobre a história da Rainha Dona Leonor, a não ser os factos mais conhecidos.Não me parece que tenha sido feliz pois a vida também não lhe foi muito leve e favorável.
Meu caro, obrigado pelo video e pelo trabalho sobre um dos maiores Reis de Portugal, que abriu caminho para uma potencia mundial cento e poucos anos depois. Há, porém uma pequena observação, se me é permitida, em nome do rigor histórico. D. Dinis formou as Escolas Gerais não em Coimbra, mas em Lisboa, nos Loios...e como é compreensivel é o Rei que fica na História, mas por detrás dele esteve uma figura que se pensa ter vindo com D. Afonso III, pai de D. Dinis, que foi D. Domingos Anes Jardo, o grande responsável pela "universidade". Baseio-me obviamente em escritos deixados por ele mesmo...e orgulho-me de pisar as terras de D. Domingos Anes Jardo, Agualva-Cacém. Só depois a "universidade" foi para Coimbra. Um abraço.
Vale também lembrar que, no vai e vem entre a Europa e a Terra Santa por via marítima, os Templários acumularam muitos conhecimentos sobre navegação marítima que com certeza colaboraram para o meteórico desenvolvimento na al de Portugal.
Não lembro de ter lido sobre esse rei na aula de História Geral que tínhamos no colégio. Bom conhecer ele esteve sempre à frente do seu tempo criando políticas pensando sempre no bem estar do povo de Portugal. Que fantástico, pena que no lado pessoal ele cometeu tantos erros poderia não ser perfeito mas um tanto mais equilibrado…..mas gostei bastante do vídeo . Obs: não consegui encontrar a Parte II do Dom Sebastião.
Viva a Santa Igreja Católica Apostólica Romana e salve Portugal, nação que sempre guardou a excelsa Fé Católica, sou Católico e descendente de portugueses e holandeses! Salve Nossa Senhora de Fátima.
Uma correção. O tamanho do Pinhal de Leiria é de 11 mil hectares. O Pinhal de Leiria está dividido em 342 talhões, quase todos retangulares (com exceção dos limítrofes) e com áreas aproximadamente iguais, de cerca de 35 ha cada.
Não foi o pinhal de leiria que constriui todas as caravelas. O pinho não se dava muito bem com o mar. Mas que foi o pinhal que ajudou e muito, isso foi um facto.
@@viriatodeviseu muitos navios eram construidos nos Brasil onde os portugueses tinham edificado estaleiros navais e também em Goa encontramos bastante informação sobre a construção naval no tempo colonial, por exemplo As primeiras embarcações de tipo europeu construídas foram dois Bergantis feitos no Rio de Janeiro, em 1531. - O galeão Padre Eterno Em 1666, surge na ilha do Governador uma Fábrica de Fragatas Salvador Correia de Sá e Benevides, governador ilustre do Brasil ordenou que se criasse no Rio de Janeiro um estaleiro - denominado Ponta do Galeão - O aeroporto que hoje serve o Rio, Rio de Janeiro-Galeão, faz referência, justamente, ao grande estaleiro naval da Armada portuguesa. No Natal de 1663, lançou-se ao mar o imenso galeão de duas mil toneladas e 144 canhões construido no Rio de Janeiro, ua tripulação era de 3 a 4 mil homens’ . Em 1665, chegou ele ao Tejo... Crescia a indústria naval brasileira com estaleiros particulares, como o que existia em 1711, em Cananéia e no Rio de Janeiro. - A Nau "São Sebastião".Foi construída no Rio de Janeiro por António Silva e lançada à água em 8 de Fevereiro de 1767. A nau era uma obra primorosa e ríquissima nos acabamentos. artilharia - 66 peças; lotação em 1767 - 574 homens Em 1763, fundou-se o Arsenal do Rio de Janeiro, localizado em frente ao Morro de São Bento. Arsenal Real da Marinha ou simplesmente como Arsenal da Corte Naquele mesmo ano, foi criado o Arsenal Real da Marinha (ARM), pelo vice-rei Antônio Álvares da Cunha, também conhecido como Conde da Cunha. A data coincide com o ano da transferência da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro. o Conde da Cunha resolveu pela construção de uma Nau que recebeu o nome de “SÃO SEBASTIÃO Em 1938 passavam a co-existir dois Arsenais: o Arsenal de Marinha das Ilha das Cobras (AMIC) e o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). A partir de 1948, apenas o Arsenal localizado na Ilha das Cobras subsistiu, assumindo a designação de Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. o primeiro Arsenal da Marinha fundado no Brasil foi no Pará, em 1761, localizado no sul da cidade de Belém. Outros Arsenais da Marinha foram organizados pelo governo português no litoral brasileiro, em Recife e Belém. Em 1770, na Cidade Baixa de Salvador, foi fundado o Arsenal da Bahia, o mais importante da Colônia até 1822. , e que continuou sendo até meados do Século XIX, foi o Arsenal da Marinha da Bahia, em Salvador, fundado por Thomé de Souza. Ao instalar o Governo Geral, em 1549, trouxe de Portugal um grupo de artífices especializados que incluía um mestre de construção, carpinteiros, calafates( calafetadores) e um ferreiro. Lá, foram construídos dezenas de navios, inclusive grandes naus que eram os maiores navios de guerra do seu tempo. O primeiro estaleiro estabelecido foi o da Ribeira das Naus, ao final do século XVI, também na Bahia, durante o governo de D. Francisco de Souza.
@@manuelramalho3402 não queimou todo mas levou um grande golpe, já começou o projecto de reflorestação, espero que haja trabalho feito sem grandes derrapagens
um outro Dom Dinis nos tempos de Dom Sebastião teria sido o sustentáculo de uma nação portuguesa muito mais prospera do q a se tornou dps daquela tragédia. É algo a se pensar oq diabos fez D. Sebastião n casar, nem nomear herdeiro ao ir simplesmente para uma guerra em um país absolutamente hostil. Enfim, fatalidades da história.
D. Sebastião era com certeza corajoso e bravo, e provavelmente teria dado um grande rei de Portugal, lamentávelmente foi mal aconselhado e embarcou numa aventura perigosa demais para o momento em que ele se encontrava (sem filhos para herdar a coroa). Pelo menos devia ter casado e feito uns filhos antes de decidir a partir para uma guerra fora de Portugal. Mas imagine se ele tivesse vencido a batalha, teria se coberto de uma glória de valor inestimável. Arriscou e perdeu, paciência.
@@lincolnfraga5903 Aconteceu! Já está no passado. Sim foi uma catástrofe, por causa da morte do rei sem herdeiros, mas não foi o fim the Portugal. França, Espanha, e a Inglaterra sofreram derrotas semelhantes e não deixaram de existir. Foi uma lição para Portugal. E 60 anos mais tarde, os Portugueses demonstraram de novo ser um povo indomável pois a soberania portuguesa foi restaurada, e os nossos inimigos foram derrotados.
Ótimo vídeo! Sugestão: é importante colocar as Referências Bibliográficas, pois são necessárias as Fontes Históricas para podermos compartilhar o vídeo. Parabéns pela iniciativa de criar um canal específico sobre História Ibérica!
@@roddeazevedo Essa parece a bota e a perdigota. O que tem a ver a existência de um estado com a estabilidade das suas fronteiras? Pt é um estado soberano desde 1143 e boa parte do seu território continental ainda estava ocupado pelos árabes. O tratado de Alcanizes é apenas... um tratado. As fronteiras já estavam onde deviam estar. O tratado apenas fixou uma divergência com Castela, reconhecendo a soberania portuguesa. Quanto ao Brasil, é um estado soberano desde 1822 mas as suas fronteiras só ficaram estabilizadas no principio do século passado com a integração do Acre. É a velha estória da bunda e das calças. Santa paciência!!!
Hoje temos muitos "reis", mas nenhum sequer roça a mediocridade. Todos eles estendem a mão a Bruxelas, e ficam satisfeitos com isso. Hoje Portugal é apenas uma sombra daquilo que foi outrora. Um país servil e obediente.
Sim pois, tivemos uns quantos reis bons e prontos a república já não presta. Hoje em dia que temos o poder de decidir quem governa o nosso país é a mesma altura em que povo português faz menos para se envolver com as políticas do seu próprio país. Só sabem é reclamar e fazer mais nada pelos vistos. Nunca vi tal povo tão tristonho como o tuga de hoje em dia, miséria de gente...
Meu caro, o Rei D. Dinis tomou medidas para a riqueza e desenvolvimento do seu reino e dos seus habitantes que em nada teve haver com "pegadas progressistas", pela simples razão do progressismo ser contrario ao desenvolvimento.
Confira a parte 2 aqui: ruclips.net/video/Eo9YQa0-ikA/видео.htmlsi=mS6K2nU9H4S1YgEH
Este vídeo é Prova Absoluta que se pode FALAR CORRECTAMENTE PORTUGUÊS COM SOTAQUE BRASILEIRO! A divisão que muitos pretendem fazer na Lingua chamando-a de Brasileira ou Português do Brasil, aqui PERDE TOTALMENTE A RAZÃO! Essa PRETENSÃO que não é mais que um FALSO PRETEXTO para criar divisões e Antagonismos, que prejudicam , não só a LÍNGUA PORTUGUESA , como contribuem também para a Separação e DIVISÃO entre os Povos Brasileiro e Português! MUITOS PARABÉNS E MUITO OBRIGADO PELO GRANDE TESTEMUNHO QUE ACABA DE DAR na promoção da Verdade despida de preconceitos e FALSIDADES que a ninguém beneficiam !
Grande trabalho, irmão Brasileiro! Continua, por favor, a divulgar a nossa história comum. Não te deixes abalar pelos Portugueses que não gostam de Brasileiros, nem pelos Brasileiros que não gostam dos Portugueses. São uma minoria e qualquer família tem sempre as suas 'ovelhas negras'. Recorda o seguinte: irás ter sempre quem te apoie aqui, deste lado do Atlântico. Abraço - para ti e para todos os Brasileiros.
Abraço pra vc também irmão português 🇧🇷🤝🇵🇹
@@alexandrepadilha1443Obrigada,pela sua atenção.
Sarilhenta...É a criatura de cima.
❤
Os portugueses que dize e com razão, que Os brasileiros não sabem falar português, têm toda a razão e dizem que essa gentinha horrorosa trapaceiros porcos burros ignorantes parvalhões malcriados xenófobos usurpadores caloteiros vão fazer com este país o mesmo que fizeram com o país deles têm toda a razão!
Eu compro até hoje em uma feira que D. Dinis iniciou... e a maioria dos produtos ainda é sem imposto pois são produtores locais. Tem uma estátua dele quase na frente da feira. É um legado que vive até hoje.
Em qual cidade fica? Abraços do Brasil. @HugoQuinteiro
Me surpreende muito como tal governante não obteve maior visibilidade no ensino da história lusitana nas salas de aula brasileiras. Eu mesmo só o entendi melhor agora com o vídeo. Muito bom o conteúdo, parabéns!
Em Portugal, quer no sec XIX, ainda em monarquia, quer durante o Estado Novo, a narrativa oficial e dominante, sempre deu mais importância ao Império e aos Descobrimentos, talvez por serem estes os factos narrados por Camões em "Os Lusíadas". O rei fundador/ conquistador , Dom Afonso Henriques também é muito citado e salientada a sua enorme importância como pai da pátria portuguesa.
Nas escolas portuguesas fala-se de Dom Dinis e de Dona Isabel, mas mais superficialmente; nomeadamente em relação ao pinhal de Leiria , à criação dos Estudos Gerais/ Universidade e ao facto de durante o seu reinado a língua portuguesa se ter tornado língua oficial. Em relação a Dona Isabel, todos conhecem "O Milagre das Rosas", e que Dom Dinis não lhe era fiel, o que faz com que deliberadamente se tente mostrar Dom Dinis como o rei folião, mesmo sabendo que a maior parte dos outros reis também tinham concubinas.. Pouco mais.O facto de Dom Dinis ter sido o rei mais culto da sua época, ter sido um dos maiores trovadores da época, ter tido uma corte onde se acolhiam muitos intelectuais e trovadores, ter sido um exímio diplomata, para além de ter transformado o seu reino em um reino muitíssimo próspero, ter "dado" as fronteiras definitivas ao reino, com o Tratado de Alcanizes, e ter influenciado através de todas estas medidas a identidade e caráter dos seus súbditos, quase não é mencionado. Os estudiosos terão que pesquisar mais a fundo, se quiserem saber mais pormenores.
Para muito estudiosos, que acabaram por pesquisar, sem se deixar influenciar , pela narrativa dominante, Dom Dinis foi o melhor rei.
Pela importância de Dom Afonso Henriques como pai da pátria, eu colocaria Dom Dinis e Dom Afonso Henriques em pé de igualdade.
Porque infelizmente querem vender Portugal como uma grande nação malvada, violenta e exploradora que não foi, seja por ressentimento e senso de inferioridade, seja por agenda, com intuito de acabar com qualquer gérmen de nacionalismo
O produtor desse canal tem uma ótima dicção, entonação, timbre agradável e cadência, com um leve sotaque nordestino. E expressa-se de forma pedagógica, não sendo redundante nem prolixo. Os demais produtores de conteúdo deveriam observar esse estilo altamente profissional. Não é a toa que o canal está crescendo vertiginosamente.
Fico extremamente lisonjeado com os elogios! Obrigado! 😄
O melhor rei que Portugal teve. Adorei o título do video. Não entendo por que muitos historiadores Portugueses não dão o destaque a Dom Dinis nem lhe fazem justiça. Ignorância ?Foi o maior construtor da nação portuguesa. Grande rei visionário,sábio e estadista.
Talvez porque se debruçam mais sobre a construção do Império e não sobre a construção da nação portuguesa.
@@Belinda8881 Tinha que existir alguém que preparou o caminho e foi o primeiro chefe de estado português de facto. Foi Dom Dinis.
Sim, os Portugueses dão muito valor a El-Rei D. Dinis.
Até há um ditado sobre este Rei; EL REI-D. DINIS FEZ TUDO QUNTO QUE QUIZ!!!
Além disso era casado com uma SANTA !!!
Foi no tempo dele que Portugal e Castela, delimitaram as fronteiras, através do Tratado de Alcanices em 1297.
Fez obras em todos os castelos!!!
Há outro assunto que todos nós desconhecemos (menos eu). Quando o pai de D. Dinis conquistou o Algarve, teve um problema com o seu sogro, Rei de Castela, porque o Algarve estava para ser reconquistado para o Reino de Castela. (era um território que os Castelhanos chamavam seu...no futuro)
- D. Afonso III foi hábil. Disse ao sogro que o Reino dos Algarves seria para o seu neto (D. Dinis). O Avô do menino disse que sim. Quando atingisse a maioridade o Algarve seria dele.
Mas....
- Quando D. Dinis tinha 7 anos foi conhecer o avô a Castela.
Resulta que o Avô Castelhano ficou tão encantado com o seu neto, que era esperto, ladino e brincalhão.
- O sogro Castelhano disse ao genro que....."O Algarve era do seu neto, nem era preciso esperar até à maioridade.
FOI UM GRANDE REI !!!
Você pode dizer também , que esse rei
É e foi grande visionário
Foi de facto um grande Rei, mas ao mesmo tempo criou uma guerra civil com o filho, o futuro rei D. Afonso IV porque queria que o seu sucessor fosse um filho bastardo. Depois de D. Dinis morrer houve outra guerra civil entre D. Afonso IV e esse filho bastardo pelo trono de Portugal.
O maior rei da Europa de todos os tempos. Muito ajudado por Isabel. A rainha de Portugal.
Excelente vídeo.
Sou brasileiro, e como muitos, descendente de portugueses. Me orgulho muito da história de Portugal.
Eu vou dizer quer, eu sou um português Brasileiro. E também tenho muito orgulho!
Idem.
Tem graça e dá para rir os brasileiros poem no you-tube que não conheçem portugal .E essa cantora lesbica a bia ferreira disse que os portugueses foram para o brasil podres e com doenças. Na altura não existia brasil. E se hoje brasil é grande pode agradeçer aos portugueses que defendiam o territorio contra os espanhois e os françeses.
Vira latas demais vocês , 100 % de certeza que são os patriotas conservadores KKKKKKKKK CHACOTAS!
@@isaacalvescorrea4798Você tem problemas? Não tem nada de errado em ter orgulho de suas origens.
A SUA LINGUAGEM E EXPRESSÃO ORAL SÃO PERFEITAS ! Nada têm a ver com o que por aqui se vê e ouve, protagonizado pela grande maioria dos intervenientes brasileiros dos diferentes canais em que manifestam as suas opiniões!
Estive em Coimbra e D.Dinis é realmente cultuado por toda a cidade por sua competência e inteligência na condução do reino inclusive tem uma grande estátua no campus da universidade
Foi o fundador da Universidade de Coimbra
Na minha opinião, O MELHOR REI que alguma vez a minha nação já teve, muito obrigado mais uma vez por estes vídeos incríveis
Foi um dos melhores reis que a Europa já teve
Não é um rei anglo-saxónico ou já teríamos vários filmes e séries sobre ele e sobre Dona Isabel de Aragão, a rainha sua esposa.
D.João II também bastante importante para Portugal.
@@Porto.358 Dom Dinis teve mais sorte com a sua rainha que Dom João II com a dele,
Concordo consigo. A seguir a D. Afonso Henriques...é ele.
Excelente trabalho, Viva o Meu Portugal e viva o Brasil…
Infelizmente, o pinhal que El Rei mandou plantar na terra onde cresci, ardeu num incêndio criminoso a mando de quem provavelmente estava interessado em comprar madeira barata. Obrigado pelo video.
😢 sempre que olho para o meu filho me lembro disso, doi muito ver tudo nu....
Achei que seu replantamento tinha sido ordenado pelo governo português.
Às vezes, acontecimentos mais tristes podem também ser transformados numa oportunidade...
O Pinhal de Leiria tem um pequeno 'defeito' (salvo seja o uso desta palavra) - é uma monocultura. Isto faz com que o pinhal tenha as suas próprias fraquezas naturais, como propagação de doenças que podem afectar todo o pinhal, desiquilíbrio de nutrientes no solo, etc...
Talvez seja esta uma oportunidade geracional para a nós, para restaurarmos o Pinhal e fazendo-o ainda mais variado e resistente.
Quis o destino que a nossa geração ficasse nos livros de história como a geração que quase perdeu o Pinhal. Penso que também podemos ser a geração que o tentou salvar, renovar e fortalecer.
Eu tenho muitíssima alegria de ser 24º neto de Dom Dinis e de sua esposa, Rainha Santa Isabel! Esses dois foram gigantes e primordiais figuras na solidificação da nossa Civilização Lusa!
Eles jamais devem ter sonhado até onde suas influencias chegariam um dia: no globo terrestre inteiro!
Vide, por exemplo, aqui no interior do Brasil, as tradicionais Festas do Divino... Tal festividade foi criada pela Rainha Santa Isabel, esposa de Dom Dinis, em plena (e maravilhosa) Idade Média, como forma de louvor ao Espírito Santo! E até hoje essa festa é celebrada aqui, a um oceano de distância de onde nasceu... E quanto a Dom Dinis também não faltam heranças boas para nós: sem ele, o Direito soberano no Brasil simplesmente não existiria, posto que a UC sempre foi a fonte primária do Direito e dos juristas no Brasil, desde os primórdios do Descobrimento até a Independência, e mesmo até parte do século XX, ainda que aí já em menor grau... E a Universidade de Coimbra foi fundada por decisão e vontade de quem? Justamente, a Universidade de Coimbra foi fundada pelo Rei Dom Dinis!
E para finalizar definindo bem a situação e legado de Dom Dinis e de sua Santa esposa, só posso dizer com Camões:
"E também as memórias gloriosas
Daqueles Reis, que foram dilatando
A Fé, o Império, e as terras viciosas
[...] E aqueles, que por obras valorosas
Se vão da lei da morte libertando [...]"
Você é descendentes dos avis? Por curiosidade, me mostre sua genealogia.
A dinastia de Avis apenas começou com D. João I , mais de 1 séc. depois da morte de D Dinis . D Dinis fazia pate da dinastia de Borgonha @@minka866
"São rosas, senhor, são rosas"...
Portugal já teve umas quantas crises dinásticas, mas aparentemente podiam ter sido evitadas porque o Brasil está cheio de descendentes diretos de reis portugueses, lol.
Estas ilusões de ser descendente de um rei de Portugal devem ser alimentadas por algum teste genético "Made in Paraguai" em que sempre são descentes de alguém que foi famoso no passado.
Temos um príncipe no interior do Brasil kkkkkk
Defendeu os templários até ao fim 💪❤️🇵🇹
Como amante da história, SÓ LHE POSSO DAR OS parabéns PELA DUVULGAÇÃO DA HISÓRIA DE PORTUGAL , que é tmbém a história de milhões de LUSOFALANTES-
E do Brasil tendo em conta que esta grande Nação usando da sua total independência tem pouco mais de duzentos anos
Portugal tem uma ótima história,foram grandes em seus momentos,saudações de um brasileiro no Japão👍🏼
É o ps5 aí........kkkkkkkkk
@@3389-ØØ Oi?
@@LegionArt23 ps5...... Playstation 5.....playzinho, se sabe do que tô falando
@@3389-ØØ Ah sim,aqui tem porque? Kkkkkkk :/
@@LegionArt23 traficar um pra mim........
Pago em maconha e armas kkkkkkk ;)
Obrigado pelo esforço! Numa época onde toda identificaçâo ou orgulho de fazer parte sâo mal vistos, cada video é uma verdadeira lufada de ar fresco (embora antigo).Boa continuaçâo!
Grande personagem português, homem brilhante e diferenciado que mudou a história de Portugal e porque não dizer do mundo.
As histórias de Portugal tem um que de mitologia. Adoro
Dizia-se na escola, quando se falava sobre este rei que:
El Rei D. Diniz fez tudo quanto quiz e não fez mais porque não quiz.
Nem junto à mulher, Rainha Santa Isabel ficou sepultado. Ele está em Odivelas e ela em Coimbra.
E a mulher era a Rainha Santa, Dona Isabel de Aragão
Grande trabalho que tem feito com os seus vídeos. Um grande obrigado de um simples português!
Obrigado pela gentileza!
Parabéns pelo trabalho. Portugal pequenino em território e um gigante em feitos e história. O Brasil até hoje traz em si o DNA dos portugueses.
Grande Rei de Portugal, um dos melhores, e como seria bom ter um monarca para os dias de hoje ao nível de D. Dinis.
Portugal foi abençoado com vários reis e rainhas excepcionaís, e é lamentávelmente que hoje temos uma (reles) república e não uma monarquia.
ASSINADÍSSIMO !!!
Atualmente não faz qualquer sentido a existência de monarquias. A República pode não estar perfeita (e não está), mas pode e deve ser melhorada. A monarquia é boa para os monarcas e para os parasitas que gravitam á volta deles. Veja-se o caso britânico.
@@jorgemonteiro6556Os países que conservaram a monarquia e que proporcionam grande bem estar e qualidade de vida para os seus cidadãos,( principalmente na Europa que ainda conservam monarquias constitucionais),talvez não concordem consigo.Creio que a escolha entre monarquia e república é uma questão de sentimento, e de consciência.Hoje em dia,acredito que as repúblicas ficam mais caras aos contribuintes do que as monarquias( refiro-me) às europeias, para além de não trazerem prestígio suficiente a uma nação.Atualmente a república portuguesa é tudo menos perfeita.( Isto é apenas a minha opinião.)
Eu também disse que a República portuguesa não é perfeita, tal como nenhuma aliás. Mas as repúblicas democráticas (que também as há ditatoriais) procuram dar mais oportunidades em igualdade aos seus cidadãos. Senão vejamos, qualquer cidadão numa república pode ser chefe de estado ou pelo menos candidatar-se a esse cargo, enquanto que numa monarquia apenas uma minoria abençoada por nascer em berço de ouro, pode aspirar a ser rei ou raínha. Este é apenas um aspeto, mas esta conversa dava para isto e muito mais.@@Belinda8881
Passei pelo canal e decidi opinar neste comentário. Amo o meu país e sobretudo a História do meu país, enquanto monarquia. Contudo, penso que monarquia Não é sinal de progresso. É precisamente o oposto. Sociedades com pensamento no futuro Não devem viver em monarquia. A portuguesa não vive! - É uma sociedade aberta, tal qual Portugal foi na era dos Descobrimentos - aberto a novas culturas, a novos povos, etc.
E mais, parece-me que este canal dá aval a outro tipo de "conversas" (infelizmente)! É tudo. Obrigada.
Quem tiver interesse em saber da Historia de Portugal, tem no RUclips quem sabe, Prof. dr. José Hermano Saraiva e sim ele explica com detalhes, infelizmente já faleceu mas
deixou um grande legado.
Em relação a Dom Dinis, chama-lhe o Grande Rei Dom Dinis.
Sim. O infelizmente já desaparecido Dr. José Hermano Saraiva foi uma das grandes cabeças sobre a história de Portugal. Foi também ministro da educação no tempo da ditadura do Dr. Oliveira Salazar. Era uma competência. Temos outros, mas não como este... 😢
Aprendi mais sobre minha história aqui no RUclips, do que em anos na escola
É triste 😞 um cidadão do Brazil fazer esta narração deste vd. Vç mereçe muito na vida para falar da Histórias de Portugal 🇵🇹.. Lindo ❤
Mas se é brasileiro, também é português. Os brasileiros não vieram de Marte.
Um rei assim precisávamos novamente , pra dar o exemplo em Portugal que o caminho certo está na agricultura e não no turismo sexual de menores!
Pois mas Portugal teve um "rei" algarvio que fez o contrário, acabou com a agricultura e pescas pagando a quem desistisse da agricultura e das pescas.
Assim são os reis actuais mas o Diniz tinha tudo no sitio. Embora tenha falhado muito na FAMILIA
Um GRande Monarca , poeta, cantor, Legisladôr, Dom Dinis O Rey Lavradôr, que tinha ao seu lado Uma GRande Rainha, uma Santa Rainha Isabel.Não esquecêr.
Também é conhecido como o Rei Trovador
Novamente parabéns pelo canal! Eu pessoalmente, apesar de um amante da história, não conhecia a fundo a história de Portugal.
Estou achando incrível todos os vídeos, em conhecer mais sobre os personagens da historia portuguesa e em como todos estes fatos se relacionam com o período de exploração portuguese.
Continue com este bonito trabalho!
Sem dúvida o mais importante rei de Portugal. Resolveu bastantes problemas da nação. Protegeu a ordem do templo mudando os estatutos e o nome para ordem de Cristo para a igreja não se apoderar dos seus bens. O rei antes de tomar uma decisão aconselhava-se sempre com a rainha D. ISABEL. É IMPRESSIONANTE O QUE D. DINIS FEZ POR PORTUGAL. Com todo o respeito que tenho por D. Afonso Henriques o primeiro rei da nação
Subscrevo por baixo.
Impressionante. Não foi só o relato histórico preciso. Foi também os detalhes em anexo à história. Quem iria saber que a madeira utilizada na construção das embarcações com destino ao desconhecido Brasil foram retiradas do Pinhal da Leiria? Agora eu sei. Gratidão.
Pois foi.Infelizmente o Pinhal de Leiria ,ou quase todo ardeu ,em 2017.
Isso é uma invenção dos românticos do sec xix...a madeira de pinho não presta para construir navios...para isso era necessário carvalho...
Melhor biografia sobre a história do um grande rei Dom Dinis
Dom Dinis Rei Comandante dos Reis de Portugal Génio Idade Média nos anos de Hoje só Combate á Morte Essa Proeza lhe igual o Génio de Líder eterno Vivo Batalha dos Comuns Mortais
Parabens pelo excelente trabalho, Continue. Nao podemos deixar apagar quase 1000 de historia.
Dom Diniz casou na minha cidade trancoso Orgulho😊😊😊😊😊😊
Excelente vídeo. A História do Rei D. Dinis e do seu tempo muito bem contada e igualmente bem narrada, sem deixar de salientar uma dicção iperfeita. Muitos parabéns.
Excelente vídeo. Muito factual e abrangente. Faz juz ao grandes rei que foi D Dinis. Faltou dizer que também madou drenar e secar todos os pântanos que existiam no pais e fazer uso das areas de várzea que ladeiam os rios. Grande Rei visionário.
Um valoroso antepassado! Bom saber! Obrigado
Tenho um orgulho imenso de morar em logradouro cujo nome é dedicado a este Rei.
Estadistas como Dom Dinis, Dom Pedro II e Balduíno IV são a máxima representação de um senso inabalável de dever e justiça com o próprio povo. Infelizmente não há mais governantes desse calibre em nossa era.
SE FALA DO IMPERADOR DO BRASIL D. PEDRO II, TIRA ELE DESSA LISTA!
D. PEDRO II NUNCA PENSOU NEM NO BRASIL E NEM NOS BRASILEIROS!
ELE SÓ PENSAVA E GOVERNAVA PARA A MASSONARIA!
ELE AJUDOU A MASSONARIA A SE INSTALAR TANTO NO TERRITÓRIO, QUANTO NAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS.
ELE AJUDOU AS SEITAS PROTESTANTES A SE INSTALAREM NO BRASIL.
TANTO QUE DIZIA QUERA REPUBLICANO.
A MASSONARIA O DERRUBOU E COLOCOU A REPÚBLICA NO LUGAR NA MONARQUIA!
O IMPERADOR D. PEDRO II FOI UM GRANDE PERSEGUIDOR DA IGREJA CATÓLICA.
TUDO ISSO ELE FEZ EM DEFESA DA MASSONARIA!
D. PEDRO II NÃO SE COMPARA A D. DINIZ E MUITÍSSIMO MENOS AO GRANDE BALDUÍNO IV!
Mas essa guerra civil não foi provocada por ele directamente.
Mas si por seu filho Afonso, por sentir que eventualmente o seu irmão ilegítimo poderia ser ele a vir a ocupar o lugar, dado que esse Irmão era muito querido pelo Pai Diniz, e também muito querido pela Isabelinha "Rainha" e por isto se revelou contra o Pai Diniz e aqui aIsabelinha "Rainha" teve um papel importante para terminar a contenda entre o Filho sim o filho porque foi o filho que se revelou conta o Pai.
Logo neste caso ela entrou para parar a contenda.
Também ela foi para mim a melhor Rainha que Portugal teve
Conte também sobre sua admirável mulher, rainha "santa" Isabel.
Um trabalho de grande nível. Obrigado!
Um dos meus reis preferidos. 👑 ❤
Excelente vídeo sobre o rei D. Dinis. Parabéns! ❤
Muito bom, além de todos os serviços citados prestados pela igreja vale ressaltar também os cemitérios era de responsabilidade da igreja
Um dos maiores diplomatas da história
Fantástico video sobre um fantástico rei❤.
A História de Portugal também é a História do Brasil. E é uma História muito honrosa, muito gloriosa e muito diferenciada de entre todos os povos mundiais. Os brasileiros deveriam sentir um imenso orgulho por essa história partilhada que temos com nossos irmãos portugueses. Eu sei que eu tenho. Mas muitos brasileiros ainda repetem a ladainha anticolonialista e vira-lata que imperou no Brasil nos anos 60 e 70 e que repercute até hoje. A ignorância é imensa e o sistema de ensino em vez de melhorar só piora. E quem perde com isso, são os próprios brasileiros, uma vez que um povo sem História é um povo sem identidade e um povo sem identidade, é um povo sem futuro.
A marinha de guerra portuguesa foi fundada por D. Afonso Henriques (1º rei de Portugal) em 1180. No entanto, foram as reformas iniciadas por D. Dinis até D. Fernando, que fizeram da marinha de guerra portuguesa a maior do Atlântico, o que levou a Inglaterra a firmar a aliança mais velha do Mundo (Tratado de Windsor) para utilizar os navios portugueses no patrulhamento das suas águas, bem como nas de França de modo a contê-la e mater o controlo inglês do Canal da Mancha. O Príncepe Perfeito foi o rei D. João II, o rei que assinou o tratado de Tordesilhas (mais para ocidente do que o inicialmente previsto), preparando a descoberta do Brasil e a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Infelizmente, segundo alguns autores, foi assassinado (envenenado) pela própria mulher Dª Leonor, fundadora da Santa Casa da Misericórdia e irmã do futuro rei D. Manuel Duque de Beja. Ambos são irmãos do Duque de Viseu assassinado pelo próprio D. João II. Este assassinato terá motivado D. Manuel e Dª Leonor a matarem o rei D. João II.
Os dois maiores reis de Portugal, ( na minha opinião). Infelizmente Dom João II não teve a seu lado uma rainha que o acompanhasse na sua obra como Dom Dinis teve.
Apesar de ter fundado as Misericórdias, a rainha Dona Leonor é uma personagem algo " cinzenta" na história de Portugal . Em relação ao facto de ter envenenado o marido, costuma-se dizer " que não há fumo sem fogo."
Cristina e Belinda. Vocês nao sabem nada de nada na história de Portugal. A mulher de D. João II foi uma excelente rainha. Chamam a D. JOAO II o Principe Perfeito e sua mulher como Princesa Perfeitissima.
D. Joao II morreu em Alvor/Algarve onde tinha ido em busca das águas de Monchique para curar suas maleitas...diz-se que morreu envenenado, porque tinha muitos inimigos. O Rei teve que tomar medidas drásticas porque seu pai, D Afonso V tinha-,lhe deixado vomo herança apenas os caminhos e estradas.
@@viriatodeviseu Sei que morreu em Alvor. Estudiosos adiantam que Dom Manuel teria medo dele e que sua irmã, a rainha Dona Leonor o tinha prevenido para não ir ao encontro do rei com medo que este atentasse contra a sua vida. Família complicadíssima. Tudo isso já vinha detrás devido às intrigas do Duque de Bragança contra o avô do rei. Dom Pedro, o Das Sete Partidas, homem respeitadíssimo em toda a Cristandade, que levou ao desastre de Alfarrobeira. Dom Afonso V meteu-se na querra de sucessão de Castela e delapidou muito ou quase tudo do seu património e do reino. Dom João II foi um grande rei.
Nunca me debrucei muito sobre a história da Rainha Dona Leonor, a não ser os factos mais conhecidos.Não me parece que tenha sido feliz pois a vida também não lhe foi muito leve e favorável.
Puxa vida cara! Que interessante. Agora poderia explicar por que eu nunca vi a mídia britânica falar sobre isso?
Meu caro, obrigado pelo video e pelo trabalho sobre um dos maiores Reis de Portugal, que abriu caminho para uma potencia mundial cento e poucos anos depois. Há, porém uma pequena observação, se me é permitida, em nome do rigor histórico. D. Dinis formou as Escolas Gerais não em Coimbra, mas em Lisboa, nos Loios...e como é compreensivel é o Rei que fica na História, mas por detrás dele esteve uma figura que se pensa ter vindo com D. Afonso III, pai de D. Dinis, que foi D. Domingos Anes Jardo, o grande responsável pela "universidade". Baseio-me obviamente em escritos deixados por ele mesmo...e orgulho-me de pisar as terras de D. Domingos Anes Jardo, Agualva-Cacém. Só depois a "universidade" foi para Coimbra. Um abraço.
Vale também lembrar que, no vai e vem entre a Europa e a Terra Santa por via marítima, os Templários acumularam muitos conhecimentos sobre navegação marítima que com certeza colaboraram para o meteórico desenvolvimento na al de Portugal.
Não lembro de ter lido sobre esse rei na aula de História Geral que tínhamos no colégio. Bom conhecer ele esteve sempre à frente do seu tempo criando políticas pensando sempre no bem estar do povo de Portugal. Que fantástico, pena que no lado pessoal ele cometeu tantos erros poderia não ser perfeito mas um tanto mais equilibrado…..mas gostei bastante do vídeo .
Obs: não consegui encontrar a Parte II do Dom Sebastião.
A parte II de dom Sebastião sairá neste domingo!
Muito interessante. Aguardo a segunda parte desta história.
PARABÉNS PELO BELÍSSIMO CONTEÚDO…, PARABÉNS 👍
Abraço e muito obrigado
Que bênção seria o Brasil ter um rei assim, pena que o povo brasileiro não mereça um estadista assim
Teve Dom Pedro Segundo, mas ele foi "engolido" pelos republicanos q tinham interesses pouco nobres...
Eu sou desendente desse rei
@@AlfredoCorreia-qv8xsVerdade,eu sou o Rei
Brasil teve o excelente d. Pedro ii
Viva a Santa Igreja Católica Apostólica Romana e salve Portugal, nação que sempre guardou a excelsa Fé Católica, sou Católico e descendente de portugueses e holandeses! Salve Nossa Senhora de Fátima.
Igreja que matou tantos innocentes ?pior qu'Hitler ?
Você é monarquista?
É nada, @@philipemoncaoele é só um fanático alienado. Deve ser bolson4rist4
Uma correção. O tamanho do Pinhal de Leiria é de 11 mil hectares.
O Pinhal de Leiria está dividido em 342 talhões, quase todos retangulares (com exceção dos limítrofes) e com áreas aproximadamente iguais, de cerca de 35 ha cada.
Obrigado pela correção!
Não foi o pinhal de leiria que constriui todas as caravelas. O pinho não se dava muito bem com o mar. Mas que foi o pinhal que ajudou e muito, isso foi um facto.
@@viriatodeviseu muitos navios eram construidos nos Brasil onde os portugueses tinham edificado
estaleiros navais e também em Goa
encontramos bastante informação sobre a construção naval no tempo colonial, por exemplo
As primeiras embarcações de tipo europeu construídas foram dois Bergantis feitos no Rio de Janeiro, em 1531.
- O galeão Padre Eterno
Em 1666, surge na ilha do Governador uma Fábrica de Fragatas
Salvador Correia de Sá e Benevides, governador ilustre do Brasil ordenou que se criasse no Rio de Janeiro um estaleiro - denominado Ponta do Galeão - O aeroporto que hoje serve o Rio, Rio de Janeiro-Galeão, faz referência, justamente, ao grande estaleiro naval da Armada portuguesa.
No Natal de 1663, lançou-se ao mar o imenso galeão de duas mil toneladas e 144 canhões construido no Rio de Janeiro, ua tripulação era de 3 a 4 mil homens’
. Em 1665, chegou ele ao Tejo...
Crescia a indústria naval brasileira com estaleiros particulares, como o que existia em 1711, em Cananéia e no Rio de Janeiro.
- A Nau "São Sebastião".Foi construída no Rio de Janeiro por António Silva e lançada à água em 8 de Fevereiro de 1767. A nau era uma obra primorosa e ríquissima nos acabamentos. artilharia - 66 peças; lotação em 1767 - 574 homens
Em 1763, fundou-se o Arsenal do Rio de Janeiro, localizado em frente ao Morro de São Bento. Arsenal Real da Marinha ou simplesmente como Arsenal da Corte
Naquele mesmo ano, foi criado o Arsenal Real da Marinha (ARM), pelo vice-rei Antônio Álvares da Cunha, também conhecido como Conde da Cunha. A data coincide com o ano da transferência da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro. o Conde da Cunha resolveu pela construção de uma Nau que recebeu o nome de “SÃO SEBASTIÃO
Em 1938 passavam a co-existir dois Arsenais: o Arsenal de Marinha das Ilha das Cobras (AMIC) e o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). A partir de 1948, apenas o Arsenal localizado na Ilha das Cobras subsistiu, assumindo a designação de Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
o primeiro Arsenal da Marinha fundado no Brasil foi no Pará, em 1761, localizado no sul da cidade de Belém.
Outros Arsenais da Marinha foram organizados pelo governo português no litoral brasileiro, em Recife e Belém.
Em 1770, na Cidade Baixa de Salvador, foi fundado o Arsenal da Bahia, o mais importante da Colônia até 1822. , e que continuou sendo até meados do Século XIX, foi o Arsenal da Marinha da Bahia, em Salvador, fundado por Thomé de Souza. Ao instalar o Governo Geral, em 1549, trouxe de Portugal um grupo de artífices especializados que incluía um mestre de construção, carpinteiros, calafates( calafetadores) e um ferreiro. Lá, foram construídos dezenas de navios, inclusive grandes naus que eram os maiores navios de guerra do seu tempo.
O primeiro estaleiro estabelecido foi o da Ribeira das Naus, ao final do século XVI, também na Bahia, durante o governo de D. Francisco de Souza.
Infelizmente este pinhal foi deixado queimar em 2017 por estes incompetentes de agora
@@manuelramalho3402 não queimou todo mas levou um grande golpe, já começou o projecto de reflorestação, espero que haja trabalho feito sem grandes derrapagens
Bom dia, se puderem deixar as fontes ou recomendar livros para compreensão da história ibérica eu agradeceria. Todo sucesso!
Excelente vídeo. Esperando um vídeo da fundação de Portugal!
👏👏👏 mais reis! Pode fazer todos ❤
❤Gratidão, vou tentar ver todos seus vídeos
Excelente trabalho! Precioso mesmo. Deus te abençoe
um outro Dom Dinis nos tempos de Dom Sebastião teria sido o sustentáculo de uma nação portuguesa muito mais prospera do q a se tornou dps daquela tragédia. É algo a se pensar oq diabos fez D. Sebastião n casar, nem nomear herdeiro ao ir simplesmente para uma guerra em um país absolutamente hostil. Enfim, fatalidades da história.
O Rei D. Sebastião morreu muito jovem. Nasceu em 1554 e morreu em 1578 com 24 anos.
D. Sebastião era com certeza corajoso e bravo, e provavelmente teria dado um grande rei de Portugal, lamentávelmente foi mal aconselhado e embarcou numa aventura perigosa demais para o momento em que ele se encontrava (sem filhos para herdar a coroa). Pelo menos devia ter casado e feito uns filhos antes de decidir a partir para uma guerra fora de Portugal.
Mas imagine se ele tivesse vencido a batalha, teria se coberto de uma glória de valor inestimável.
Arriscou e perdeu, paciência.
@@dremanu e só custou 60 anos de domínio de espanhol e espoliação do patrimônio ultramarino. Acontece, paciência.
@@lincolnfraga5903 Aconteceu! Já está no passado.
Sim foi uma catástrofe, por causa da morte do rei sem herdeiros, mas não foi o fim the Portugal. França, Espanha, e a Inglaterra sofreram derrotas semelhantes e não deixaram de existir.
Foi uma lição para Portugal.
E 60 anos mais tarde, os Portugueses demonstraram de novo ser um povo indomável pois a soberania portuguesa foi restaurada, e os nossos inimigos foram derrotados.
D. Sebastião nunca! Ele mergulhou Portugal no obscurantismo e anarquia.
Ótimo vídeo, parabéns pelo trabalho! Um vídeo sobre a Ordem e a Revolução de Avis seria massa também!
Abraços!
Ótima ideia! Sugestão anotada
Meu ancestral e de milhares de portugueses e brasileiros. Dele, através de Jerônimo de Albuquerque. Particularmente tenho muito orgulho disso.
Por gentileza, faça um documentário também sobre Dom João V (1689-1750).
Um história maravilhosa.
6:07 GLÓRIA A DEUS MERCADO, AO IMPÉRIO LUSITANO E A LUSITANA IGREJA SUPREMA
Muito bom.
❤Seus vídeos são ótimos.
Quais as influências de portugal no Japão o que ficou para a cultura deles???faz um video..pfv
Sensacional! E aqui falamos do safado do Pombal!
Que vídeo maravilhoso! Parabéns e obrigada!
MUITISSISSIMO OBRIGADA POR A LIÇÃO. DEUS O ABENÇOE E A TODA A VOSSA FAMÍLIA. 🕊️🌟⭐✨☺️🤗
Ótimo vídeo! Sugestão: é importante colocar as Referências Bibliográficas, pois são necessárias as Fontes Históricas para podermos compartilhar o vídeo. Parabéns pela iniciativa de criar um canal específico sobre História Ibérica!
chat gpt, pronto ! tá aí sua referência 😂
Otimo vídeo. Aguardando o próximo sobre D. Dinis, com os seus desacertos. Ganhou uma inscrita por causa disto. 👍🏽
Parabéns pela pesquisa e pelo vídeo!
Muito trabalho e conhecimento
Grande Rei dum país com uma história incrível🇵🇹Bom trabalho👍🏽
Acabei de descobrir que tenho parentesco com esse rei e estou apaixonado por esses vídeos! Grande abraço de Natal - RN
MUITO BOM o seu vídeo!
Muito obrigado pela gentileza!
Grande video !
Parabens!!!!
De Chaves
Video simplesmente fantástico
Excelente vídeo! Parabéns!
Provavelmente, ele deve ser um dos melhores reis (dos q eu conheço ao menos kkkk).
Eu já não conheci, que pena.
Excelente
Eu sou descendente desse rei, pelo português Jerônimo de Albuquerque, que foi administrador da capitania de Pernambuco meu estado natal
A "jovem nação portuguesa" já tinha a idade que o Brasil tem hoje...
@@roddeazevedo Essa parece a bota e a perdigota. O que tem a ver a existência de um estado com a estabilidade das suas fronteiras? Pt é um estado soberano desde 1143 e boa parte do seu território continental ainda estava ocupado pelos árabes. O tratado de Alcanizes é apenas... um tratado. As fronteiras já estavam onde deviam estar. O tratado apenas fixou uma divergência com Castela, reconhecendo a soberania portuguesa. Quanto ao Brasil, é um estado soberano desde 1822 mas as suas fronteiras só ficaram estabilizadas no principio do século passado com a integração do Acre. É a velha estória da bunda e das calças. Santa paciência!!!
@@roddeazevedo Não tinha pensado nisso. Na verdade, já durante a formação do sistema solar... se notava algo estranho...
😂@@ishiacatan
Ainda hoje existe desendentes direto do rei Don dinis
Ótimo vídeo parabéns 😊
Muito bom esse conteúdo.
Faz a 2 parte por favor
Hoje temos muitos "reis", mas nenhum sequer roça a mediocridade.
Todos eles estendem a mão a Bruxelas, e ficam satisfeitos com isso.
Hoje Portugal é apenas uma sombra daquilo que foi outrora.
Um país servil e obediente.
Talvez nem uma sombra. Este regime atual apresenta sérios problemas de credibilidade. Um dos maiores é a corrupção.
Sim pois, tivemos uns quantos reis bons e prontos a república já não presta. Hoje em dia que temos o poder de decidir quem governa o nosso país é a mesma altura em que povo português faz menos para se envolver com as políticas do seu próprio país. Só sabem é reclamar e fazer mais nada pelos vistos. Nunca vi tal povo tão tristonho como o tuga de hoje em dia, miséria de gente...
PORQUÊ DEUS NÃO REENCARNOU ELE NO BRASIL? PRECISAMOS URGENTE DE UM HOMEM COMO ESSE NO BRASIL.
Também precisavamosde um estadista como ele em Portugal.
Já tivemos Dom Pedro II, governou bem... mas a República acabou com as chances do Brasil se desenvolver.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Salve Maria e Viva Cristo Rei! 🇻🇦 🇵🇹 🇧🇷
Faz a 2 parte por favor 🎉
Muito antes da modernidade Portugal teve um rei com pegada progressista.
Meu caro, o Rei D. Dinis tomou medidas para a riqueza e desenvolvimento do seu reino e dos seus habitantes que em nada teve haver com "pegadas progressistas", pela simples razão do progressismo ser contrario ao desenvolvimento.