Trabajé en Ferci Propaganda realizaba la propaganda del metro Sao Paulo ese tiempo Santana Jabacuara años 80, viví en barrió Liberdade, Luz, Pompeya y Aclimacao amo ésa gran ciudad,
Estudei e morei na Alameda Glete, sr. Porfirio e dona Lourdes (in memorian) eram meus vizinhos. Meu pai aposentou no Sagrado Coração de Jesus. Estudei no Liceu Coração de Jesus desde a pré escola. Parabéns pela reportagem. Muita coisa mudou agora em março/2023.
Morei em Campos Elíseos ..por 25anos ...a Cracolândia me fez desistir de minha vida aqui em São Paulo ...morava aí lado da estação Júlio prestes é o único prédio que sobrou ali do lado ...edifício Júlio prestes ..um apartamento lindo ..vendi e voltei pra minha cidade Divinópolis minas gerais ..num tinha condições de sair do prédio que morava ..uma tragédia .essa Cracolândia na Júlio prestes ..triste ...acabou com a vida de muitas pessoas que lá viviam ..eu não suportei mais morar. Neste lugar ...acabou ..não tem mais jeito ..Cracolândia até hoje um horror ..que as autoridades parecem não querer o fim desta desgraça .infelizmente
Eu conheci o Seu Porfirio e a Dona Dalva, eram fiéis da da Igreja ⛪, sempre muito abençoados, de vez em quando presenteavam a minha familia com um bolinho de coco qnd eu e meus irmãos eramos criança, Que Deus os abençoe!
Eu estudo no Teatro Escola Macunaíma que fica nesse bairro, eu tenho a sensação de que é um bairro gostoso, tem feira, tem senhores jogando Baralho, conservando hábitos que daqui há uns anos não vão mais existir. Óbvio que é perto da Cracolândia mas eu tento ver o lado belo da cidade também. Vivo tirando fotos dos casarões bonitos e passeio pelo bairro. Adoro São Paulo.
a sensação de contraste é tremenda. o mais triste do seu relato, do qual compartilho e vislumbro essa derrocada, são os velhos hábitos que não serão passados para as próximas gerações. tudo está se perdendo com o tempo, e breve, nem saberemos de onde viemos. isso é triste. será como se nunca tivéssemos existido.
Quando uma favela "se cria" perto de um bairro, a favela nao vai virar bairro, MAS o bairro vai virar favela. Esse eh o caso de Campos Eliseos ( "cracolandia" ).
@@antoniatoninha9349 : A "Cracolandia" fica em CAMPOS ELÍSEOS e Bom Retiro. Os corretores de imóveis NÃO gostam de que se fale disso, por isso que eles dizem "Luz", "Santa Efigenea", "Nova Luz". A favela do Moinho fica em CAMPOS ELÍSEOS e Bom Retiro. A Cracolandia nasceu junto com a favela, ambas em 1989.
A Casa noturna Tetea não ficava nos Campos Elísio...Ficava na Vila Buarque, na antiga Boca do Luxo....Ficava na General Jardim, quase esquina com a Bento Freitas....Mas esse documentário é maravilhoso....
Trabalhos desta qualidade e visão progressista levarão o atual inferno urbano de volta ao Paraíso! Parabéns e boa sorte e muita energia e inteligência para atingir estas belas metas!
Visão progressista? É piada isso né? É justamente essa a visão que impede a administração de tomar medidas contra a imundície que a cidade se transformou. Qualquer ação no sentido de tratar os nóias e impedir a favelização é criticada pelos "progressistas" que não aceitam nada que não seja assistencialismo e ausência de regras. Seja honesto!
Esse documentário é uma preciosidade, e o relato do senhor comerciante que suspeito ser oriundo de portugal, denotou bem o sentimento de quem vivenciou os tempos gloriosos do passado e tem o anseio de ver ressurgir a alegria de outrora. Emocionante o relato final. Ao mesmo tempo em que deparamos com a realidade do abandono com que convive o centro de são paulo, há muitas décadas, vemos o encanto da história do bairro. A evolução nunca cessará, mas a preservação das nossas raízes devem ser mantidas, para que saibamos de onde viemos, e aonde queremos chegar.
De uns tempos pra cá uma mentira se instalou na internet que dizia que "São Paulo não foi construída por Paulistas" desmoralizando e colocando em descrédito nosso povo, nossa história e nossa cultura que não é melhor nem pior do que ninguém, mas o que é justo é justo, a mentira tem pernas curtas e a própria internet através do RUclips nos mostra a verdade, a verdade tem que ser dita e o povo Paulista não pode perder suas memórias nem suas raízes, isso é tudo que eu tenho a dizer, Obrigado.
Não foi mesmo. São Paulo já existia antes dos imigrantes, haviam índios aqui que tiveram as suas terras tomadas. Quem construiu São Paulo foram as grandes elites, os ricos imigrantes que tinham as mais luxuosas vidas graças ao café e outros produtos que eram de alto valor econômico. Paulistas de coração eram os índios moradores daqui, todo o resto eram apenas imigrantes construindo uma cidade tirada a força dos proprietários :).
Sempre o mesmo discurso desgastado contra os burgueses opressores... Indio paulista foi foda, indio cultuava santo catolico tbm e ate criou uma cidade kkkkkkk pqp esse povo é uma piada
@@SecretPesch sempre tem esses alienados com discurso marxista. Nego deveria ter vergonha de usar isso como argumento, mas como ele certamente vive em uma bolha social ele acha que está certo
moro na Santa Ifigenia,sou da igreja e devota a Santa Ifigenia tb e trabalho numa escola(sou profa.)na Campos Elisios...amo o Sesc lá,é linda a igreja do sagrado coração de Jesus...pena q cracolandia está lá tb...
Que saudades do tempo de criança nesse bairro, era tranquilo , vc andava sossegado, até a rodoviária era lá. Que pena que hoje não tem como andar. Degradante, triste.....
@@canalvariedades_2007 que exagero, quase todo dia eu andava a pé a noite da alameda nothman até o terminal princesa Isabel, eu via muito noia e mendingo na rua, mas nunca me aconteceu nada, você fica na sua e eles ficam na deles. É claro que não deixa de ser desagradável o mal cheiro da região e os usuários de drogas, mas de violento não tem nada.
Assistindo em Mar/2021. Moro nos Campos Elísios e acompanho a decadência do bairro, ao passo que espero que uma retomada venha em breve. Um espaço tão lindo nessa cidade merece viver novos momentos de esplendor!
Pois eu, quando ouço falar de Campos Elísios, lembro da propaganda da Rede Zacharias de Pneus na rua Barão de Limeira, o já famoso 477 kkkkk. Quem é dessa época lembra kkk
Estive nos campos Elíseos em 2017 e fiquei impressionada com os casarões, mesmo abandonados. São Paulo n valoriza o q tem, se fosse cuidado seria o lugar mais top da cidade
Que saudades tenho do glorioso Liceu Coração de Jesus. Estudei nos anos de 1964 a 1967. Tenho uma foto com a farda famosa que participava dos desfiles cívicos. Me deixou muitas saudades. Meu Face Hamilton Domingues Silva.
Nossa eu tenho lembranças boas frequentei a missa e depois tinha o café, brincadeiras em 1986, depois fiz a comunhão saudades hoje tenho 46 anos, morei na Alameda Glete,
@@sandraalves9690 também frequentei. Os padres organizavam as F.A.I.S (férias alegres instrutivas e sadias), ganhávamos um cartão pra colar num álbum. No final do ano, quem tinha mais cartões, participava de prêmios. Obs: morei na Barão de Piracicaba.
Estudei no Coração de Jesus até 2010, meu pai me mudou de escola porque não dava mais para circular pelo lugar... moro na Barão de Campinas, mas depois das 19:00 não da para sair ser correr risco de ser assaltada, na praça Princesa Isabel só tem paraguaios fazendo churrasco e deixando lixo por toda parte, como mudou tudo... uma pena.
Infelizmente quando a prefeitura tenta dar jeito, pessoas que nem moram no Bairro querem opinar, direitos humanos ñ querem que tirem os nóias do bairro, e agora a cracolândia ganhou muita força, com traficantes fortemente armados, o estado vai ter muito trabalho para intervir, mas enquanto a população proteger essa galera, nada irá acontecer.
@@sandaimesarutobi7442 Morei nesse bairro por 2 anos e não concordo com as formas que a prefeitura tenta resolver o problema da cracolândia. O problema é muito mais complexo do que simplesmente tirar as pessoas da rua. Tira de um lugar, eles aparecem em outro... Não adianta tentar "sumir" com as pessoas sem acabar com a razão que as levou ao uso de crack. É complicado mesmo
Recuperação? ONDE? Você já viu a entrevista do proprietário da Porto Seguro? Já viu o que o Hospital Pérola Byinton resolveu fazer? Enfermeiras que vão pro hospital, estão abandonando seus empregos, se recusam a ir trabalhar em um local onde não tem segurança pública, são assaltadas, E agora o Hospital vai voltar pro antigo prédio na Av Brigadeiro Luiz Antônio. Campos Elíseos não interessa a Prefeitura e nem ao Governo do Estado, porque se importassem não estaria nesse estado. Até o momento vi vários governos de estado, várias prefeituras e nenhuma solucionou o problema, vamos ver até qdo? Vamos ver logo logo imóveis serem vendidos pras construtoras.
@@renatoalceuamaranti4067 Velho axioma em investimento imobiliario..... Quanto pior um local, melhor. Significa, mais barato o local, melhores as oportunidades de compra. A Porto Seguro reduziu, durante a Covid, o seu efetivo a comparecer ao escritorio. A maioria trabalha em casa. Portanto, considerando-se o fato que a Empresa necessita atender as preocupacoes de seguranca de seus funcionarios, nada mais obvio. E ao Perola Byington retornando a Avenida Brigadelro Luis Antonio, bom a Praca Perola Byington virou um abrigo de mendigos e drogados. O que eu estou vendo agora, para mim, e filme passado de 30 anos. Caso em ponto, Roxbury ( incluindo-se Mission Hill e Fort Hill ) Jamaica Plain em Boston,MA. Dado por nado, e quando se foram dar conta, seguindo a tendencia eno South End, supervalorizados em funcao de demanda. Isto dos meados dos anos 80 ate, 2013, e a tendencia tem continuado. No caso de Jamaica Plain, investidores pequenos latinos, compraram la em epocas ruins, pois e aonde o bolso chegava. Hoje, todos vivem de alugueis. O avanco em Roxbury era similar. A receita do bolo, para os apostadores, inclui elementos obvios, e outros, nao tao obvios, intuitivos. No caso especifico de Campos Eliseos, ha alguns elementos dignos de consideracao.... 1.Boa parte do Bairro esta , juntamente com o Bom Retiro, sob tombamento envoltorio. O que significa que incorporadores nao podem subir verticalmente acima de 8 andares no miolo do bairro. 2.Estes bairros estao centralizados na malha de transportes publicos, tem um formidavel assortimento de edificacoes culturais, pracas & jardins. Eu poderia ir mais adiante, citando New York City em Lower Manhattan ( Nolita, Hell's Kitchen, Garment District, Chelsea, Soho ). Bairros caindo aos pedacos, mudanca do pessoal alternativo em primeiro lugar ( gays, artistas plasticos, aventureiros urbanos ), e eventualmente se tornando a coqueluche. Obrigado pelas caracterizacoes negativas. Nao vejo a hora de usar minha licenca de corretor para deitar e rolar por la.
Infelizmente a falta de visão de negócios causou a decadência desses bairros! Se preservados, hoje a cidade estaria ganhando Bilhões de Reais anuais com turismo, hotéis, restaurantes, albergues, escolas, gerando empregos, renda, qualificação profissional e assim por diante!
Parabéns! Você tem mesmo grande visão de negócios. O turismo tá sendo uma das maiores fontes de rendas. Só nos restam o governo ver dessa forma. Belorizontina.
É o que eu penso também, São Paulo deveria ter mantido os trilhos de bonde que tinha aos montes no centro que iam até o largo do Paiçandu. Iria ser uma atração a mais, além de muitas construções emblemáticas que deveriam ter sido tombadas mas foram demolidas pra construções de avenidas. Iríamos ter um belo centro histórico para o turismo, mas São Paulo infelizmente se desenvolveu priorizando a merda dos carros.
Sempre o mesmo problema não somente me São Paulo, mas em todos as grandes cidades do mundo. Uma vergonha, a falta de projetos em desenvolvimento humano, a cultura a história, como pode haver preservação? Se as pessoas mal sabem escrever.E se as pessoas e herdeiros que estudaram e estudam fora do país, também são piores que os analfabetos, pois não se interessem por preservação, infelizmente não haverá jamais preservação, somente quando tem interesses. O abandono das arquiteturas em bairros dentro de muitas cidades das grandes capitais dos Estados. Olha...nem sei quem são os responsareis reais, o que leva as pessoas de alguma forma abandonarem seus patrimônios...mas é realmente muito triste, eu chamaria de alta depressão urbana. Por que quando os poderosos querem e desejam onde tem muito interesse eles fazem milagres. O Caliuga das construções desumanas. A vergonha dos prefeitos e governadores, o cartão da alma deles. Gratidão muito bacana o vídeo.
Infelizmente, os políticos e os herdeiros dos casarões não deram nenhum valor a essas obras de arte da arquitetura! Muito triste! Com a demolição e ou abandono destes casarões eles enterraram o passado de São Paulo e deram lugar a essa selva de pedras sombria e sem cultura.
Estou assistindo a esse documentário em 2020, ou seja, 14 anos depois da sua produção. Gostaria de saber se aquele casal de comerciantes ainda está vivo, pois já estavam idosos na época (2006). Espero que ainda estejam entre nós.🙏🏻
@@carlosa9318 procure o histórico no google street. Endereço: Alameda Glete, 226. É coisa de dois anos para cá. O comércio era antigo, conhecido como a Quitanda do Seu Porfírio. Foi matéria na Veja, Porfírio Massa Valente. O local está cada vez mais decadente. Infelizmente.
Campos Elíseos, bairro nobre, com a chegada da rodoviária se degradou, sem a rodoviária piorou ainda mais, pois os hotéis deixaram de hospedar na maioria passageiros da rodoviária, sem ela hóspedes de comportamento duvidoso .
Os Próximos Prefeitos,devem investir,reformar os casarões,e limpar o bairro,voltar a cultura e a tradição,a juventude de hoje,precisa de cultura,e valorizar a tradição.
Amo o meu bairro apesar de não morar mais aí mais.fui criada e meu filhos Al. Barão de Limeira adoro meu bairro a primeira comunhão foi no liceu ❤️❤️❤️
Independente de opiniões. .."amo essa cidade"...tem problemas simmmm. ..mal vista dependendo do lugar simmmmm. ..mas tenho orgulho de ser paulistana...Dá dó de ver como alguns bairros estão hj
Morei no Campos Elíseos na rua helvétia, na esquina com a barão de limeira.Uma pena como deixaram instalar, aquêle cancêr (cracolândia) malditos políticos.
Oi Jeferson um dos comentaristas desta matéria tem origem Vila Sta Maria, é jornalista e poderia em cj fazer um trabalho sobre a origem, bem como da Cachoeirinha, Limão e em torno!
A elite abandonou o bairro, é claro que para a manutenção cara, muitos hoje, não tem condições de restaurar estes casarões e assim , o tempo acaba com tudo .
Na vdd não. O baoirro continua um bairro residencial, há roubos eassaltos como qq bairro, os dependentes quimicos ficam na maioria no bairro da Santa Efigencia
aos 21.37 minutos, esse casarão fica na alameda barão de piracicaba,, morei nessa rua no edificio Thais 809, 3o andar. Esse casarão era da familia da princesa isabel, esta em completo abandono!
Na década de 70 possui uma oficina auto center na Alameda Nothaman. Hoje moro no Rio, más amo minha cidade natal. Hj tá um lixo como todo o país, Lastimável o que esses políticos acabaram com o país
As pessoas normalmente possuem uma visão romântica, ingênua e idealizada sobre o bairro Campos Elíseos. Era um lugar relativamente palatável até a década de 70. Já, na década de 80, vivia uma franca decadência, mas com a década seguinte, isto é, 90, a decadência chegou forte, destruindo até os prédios em volta. Hoje, mesmo com a ação fraca, midiática e mentirosa dos poderes públicos estadual e municipal é um lugar que fede a urina e fezes. O que será no futuro? Eu não sei. Pode se transformar, nos próximos anos, em um lugar palatável, mas certamente não terá mais as características originais dos Campos Elíseos.
Eu era pouco mais que garoto. Havia ido à rodoviária reservar uma "passagem antecipada", para o próximo Finados. Na volta, sem perceber o incêndio já iniciado, eu passava ao lado já imaginando como seria a viagem, quando alguém gritou para mim: "Garoto! Se você sabe atirar pedras ajude quebrando as vidraças. Vamos!" - Quem gritava era um bombeiro, que estava a jogar pedras nas vidraças do palácio em chamas. Daí pra frente tudo foi muito rápido e logo tudo estava destruído. As pedras eram as que calçavam o piso da praça ao lado do palácio.
Um bairro tão importante pra São Paulo e hoje está á mercê da sorte....só tem drogas e coisas que não prestam...quem vive lá é porque é dono de imóvel e não vende, ou porque não tem condições de mudar pra outro lugar...e hoje está muito pior
Esse comércio do senhor que aparece no vídeo não resistiu a cracolandia e fechou. O prédio que ele se orgulhava de ter desde 1954 hoje se encontra em ruínas. Muito triste
São Paulo tem tudo para ter sido sempre uma megalópole vem estruturada em todos os segmentos. Contudo o que falta é apenas um ingrediente: Vontade Política!
Sou taxista ando muito por toda a cidade .eu acho que o bairro de campos elisios e o mais bonito da cidade de sao paulo .a arquitetura das construcoes e muita lindas .fico muito triste de ver as pessoas destruir o que se encontra la e ficar com esse titulo de cracolandia .eu sou a favor que o governo do estado mude pra la .quem sabe vai melhorar vai ser mais cuidado .
Posso estar enganado, mas acredito que aquela rodoviária acabou atrapalhando bem o lugar...entorno de rodoviária sempre aparece os moribundos que vem de tudo o que é canto do Brasil, perambulando pelas cercanias...a construção daquele lugar coincide com a vinda das casas noturnas e com a saída da sede do governo paulista....
Cidade democrática e acolhedora, sucessão de metamorfoses e ciclos. Capital do Estado que é uma verdadeira nação. Todos vêm para o Estado de São Paulo e para sua capital. Todos ficam e gostam. De lituanos, húngaros, coreanos e nordestinos.
A decadencia esta se estendendo, pra bairros nobres isolados, e a segurança publica com Tarvisio nao esta dando conta de resolver, e so vermos o bairro de Higienopolis, pela proximidade da cracolandia e do centro, Morumbi entao nem se fale , la os imoveis a cada dia diminuem mais o valor, assaltos a luz do dia.
Pela história era um bairro maravilhoso, infelizmente como o Brasil adora destruir o que bom e substituir por algo que não vale absolutamente nada, um verdadeiro descaso.
Campos Eliseos do luxo p o lixo...local onde até a Princesa Isabel qd vinha p SP dormia(casarão hj é um estacionamento)... na ao lado da estação Júlio Prestes está a famosa Alameda Cleveland ( boa vizinhança a Cracolândia "QUE É SÓ LUXO")....KKKKKK
Srta. Alexandra, não se esqueça de que o "belo império" só era permitido aos de "sangue azul" e aos "amigos do rei". Tudo no Brasil, que era belo, lucrativo, e luxuoso, estava sempre restrito à pequena classe social destes poucos abastados. Até mesmo uma simples viagem entre cidades de Estados diferentes tinha de ser previamente autorizada. À plebe sempre restou o trabalhar e pagar impostos
uma pena o bairro ir de mal a pior =/ Agora estão demolindo casarões antigos para fazer prédios para a classe C Se pelo menos os prédios fossem bonitos e valorizasse as calçadas, mas não...parece mais uma cadeia
pobreza gera pobreza, e junto com excesso de diversidade de uso, dá problema. ou é bairro mais de casas ou é mais de prédios, ou é área mais de comércio ou mais de residência ou mais de indústria, ou é área de maior trânsito de fora ou mais de dentro. tentam misturar tudo, dá errado. diversidade sem consideração pelos méritos não funciona. o fracasso disso está sendo visto, em menor escala, nos grandes centros urbanos nos estados unidos.
Em menor escala nos Estados Unidos? Tem cidades sendo abandonadas, como exemplo, Detroit, mais da metade da população, abandonou a cidade e foram morar em outro lugar, depois que a Ford fechou lá. Na verdade acredito que tudo tem seu tempo, tem que destruir para se reconstruir , é assim, desde que o mundo é mundo, ou estaríamos andando ainda de bondes puxados à cavalos até hoje. A vida é um ciclo, o que é bem o hoje, amanhã não é mais , saiu algo novo e mais barato, e assim, tudo vai mudando. Mas, dá dó ver um bairro tradicional destruído como é o caso de Campos Elíseos. Para começar precisamos de novas leis, que permitam se remover problemas como a cracolandia, mas, há políticos que gostam da desconstrução mesmo, da pobreza e do povo na miséria, assim é mais fácil de manipular, e a educação caindo pelas tabelas, vem aí uma geração podre e vão piorar ainda mais o mundo em geral. É lamentável.
Em menor escala nos Estados Unidos? Tem cidades sendo abandonadas, como exemplo, Detroit, mais da metade da população, abandonou a cidade e foram morar em outro lugar, depois que a Ford fechou lá. Na verdade acredito que tudo tem seu tempo, tem que destruir para se reconstruir , é assim, desde que o mundo é mundo, ou estaríamos andando ainda de bondes puxados à cavalos até hoje. A vida é um ciclo, o que é bem o hoje, amanhã não é mais , saiu algo novo e mais barato, e assim, tudo vai mudando. Mas, dá dó ver um bairro tradicional destruído como é o caso de Campos Elíseos. Para começar precisamos de novas leis, que permitam se remover problemas como a cracolandia, mas, há políticos que gostam da desconstrução mesmo, da pobreza e do povo na miséria, assim é mais fácil de manipular, e a educação caindo pelas tabelas, vem aí uma geração podre e vão piorar ainda mais o mundo em geral. É lamentável.
@@pedrosorocaba1 quando falei em menor escala, eu quis dizer no geral, e não casos específicos. se for da segunda maneira, a gente pode sempre encontrar coisa tão pior quanto ou ainda pior do que no brasil. detroit é um caso, não é a média. _Na verdade acredito que tudo tem seu tempo, tem que destruir para se reconstruir , é assim, desde que o mundo é mundo, ou estaríamos andando ainda de bondes puxados à cavalos até hoje. A vida é um ciclo, o que é bem o hoje, amanhã não é mais , saiu algo novo e mais barato, e assim, tudo vai mudando._ verdade, mas quando você mistura demais, dá errado. a questão não é renovação e mudança, mas sim a desordenação, o excesso de mistura. são raros os lugares assim que funcionam. um bairro, ou uma parte do bairro tem de abraçar um estilo de vida, um tipo de gente, uma faixa de riqueza (seja financeira ou cultural ou ambos). pessoas diferentes demais têm mindset diferente, e um lado nunca vai abrir mão de tentar fazer o seu estilo de vida, seu grupo, de crescer e dominar uma vez que ganha-se poder político, e sendo assim, e se o bairro até então o oposto, ou os novos poderosos redefinem o bairro para valer, ou irão afundar o bairro se tentar deixar ambas as diferentes visões prevalescer. é corrupção, violência, etc. dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo, e ninguém pode servir a dois mestres. as diferenças existem e podem coexistir, mas para ter-se sucesso, apenas uma domina, apenas uma é maioria. mais leis? será? precisamos é de bairros e comunidades menos dependente da prefeitura. a dependência é demais. antigamente, as igrejas lidavam bastante com a população de rua, enquanto hoje o problema escorregou para as mãos da prefeitura, então qualquer problema, apela-se à prefeitura para ela cuidar. isso é erradíssimo. as famílias, as comunidades, e os bairros têm de ter mais autonomia. muitos dos problemas que antes eram resolvidos na esfera familiar, ou da igreja, ou da comunidade, era resolvido por ali mesmo. hoje, muitos desses problemas são reportados para as autoridades municipais resolverem. se for para ter mais leis, que sejam para aumentar o poder local. quanto mais diversidade, quanto mais desalinhamento de pensamento, de ideologia, de condição financeira; e quanto mais remoção do poder de grupos menores e mais centralização desse poder nas mãos de poucos (município, estado, governo), pior.
Excelente. Moro em Campos Elíseos há mais de uma década. E não troco esse bairro por nada.
Muito bom esse bairro Eu trabalho aqui na sala São Paulo há quase 16 anos muito bom
@@josenildovicente2995 Poxa, se eu conhecesse alguém que trabalhasse aí há duas semanas atrás... Teve show da Roberta Sá e vc não consegui ingresso 😭
Claro que sim
Trabajé en Ferci Propaganda realizaba la propaganda del metro Sao Paulo ese tiempo Santana Jabacuara años 80, viví en barrió Liberdade, Luz, Pompeya y Aclimacao amo ésa gran ciudad,
Estudei e morei na Alameda Glete, sr. Porfirio e dona Lourdes (in memorian) eram meus vizinhos. Meu pai aposentou no Sagrado Coração de Jesus. Estudei no Liceu Coração de Jesus desde a pré escola. Parabéns pela reportagem. Muita coisa mudou agora em março/2023.
❤❤❤
Morei em Campos Elíseos ..por 25anos ...a Cracolândia me fez desistir de minha vida aqui em São Paulo ...morava aí lado da estação Júlio prestes é o único prédio que sobrou ali do lado ...edifício Júlio prestes ..um apartamento lindo ..vendi e voltei pra minha cidade Divinópolis minas gerais ..num tinha condições de sair do prédio que morava ..uma tragédia .essa Cracolândia na Júlio prestes ..triste ...acabou com a vida de muitas pessoas que lá viviam ..eu não suportei mais morar. Neste lugar ...acabou ..não tem mais jeito ..Cracolândia até hoje um horror ..que as autoridades parecem não querer o fim desta desgraça .infelizmente
Você tem razão, acho que essa é a melhor resposta que ouvi, a cracolandia parece não interessar pro governo do estado e prefeitura.
Eu conheci o Seu Porfirio e a Dona Dalva, eram fiéis da da Igreja ⛪,
sempre muito abençoados, de vez em quando presenteavam a minha familia com um bolinho de coco qnd eu e meus irmãos eramos criança, Que Deus os abençoe!
Eu estudo no Teatro Escola Macunaíma que fica nesse bairro, eu tenho a sensação de que é um bairro gostoso, tem feira, tem senhores jogando Baralho, conservando hábitos que daqui há uns anos não vão mais existir. Óbvio que é perto da Cracolândia mas eu tento ver o lado belo da cidade também. Vivo tirando fotos dos casarões bonitos e passeio pelo bairro. Adoro São Paulo.
a sensação de contraste é tremenda.
o mais triste do seu relato, do qual compartilho e vislumbro essa derrocada, são os velhos hábitos que não serão passados para as próximas gerações.
tudo está se perdendo com o tempo, e breve, nem saberemos de onde viemos.
isso é triste.
será como se nunca tivéssemos existido.
Gostaria de saber se é tranquilo pra uma mulher visitar o bairro sozinha?
Assistindo em 02/2021, sou paulistano,,de Jabaquara,, ótimo vídeo.
Quando uma favela "se cria" perto de um bairro, a favela nao vai virar bairro, MAS o bairro vai virar favela. Esse eh o caso de Campos Eliseos ( "cracolandia" ).
Fico até triste com essa situação poderia ser bem diferente ,se não tivesse fechado os olhos e deixado chegar a essa situação
@@antoniatoninha9349 : A "Cracolandia" fica em CAMPOS ELÍSEOS e Bom Retiro. Os corretores de imóveis NÃO gostam de que se fale disso, por isso que eles dizem "Luz", "Santa Efigenea", "Nova Luz". A favela do Moinho fica em CAMPOS ELÍSEOS e Bom Retiro. A Cracolandia nasceu junto com a favela, ambas em 1989.
@@XYZ-fv4cc depois que erondina colocou suas patas sp nunca mais foi a mesma
favelizou desdo centro até as represas
Disse tudo
Era um ótimo bairro e com a degradação das drogas está ficando um lugar triste de se morar
A Casa noturna Tetea não ficava nos Campos Elísio...Ficava na Vila Buarque, na antiga Boca do Luxo....Ficava na General Jardim, quase esquina com a Bento Freitas....Mas esse documentário é maravilhoso....
Trabalhos desta qualidade e visão progressista levarão o atual inferno urbano de volta ao Paraíso! Parabéns e boa sorte e muita energia e inteligência para atingir estas belas metas!
Visão progressista? É piada isso né? É justamente essa a visão que impede a administração de tomar medidas contra a imundície que a cidade se transformou. Qualquer ação no sentido de tratar os nóias e impedir a favelização é criticada pelos "progressistas" que não aceitam nada que não seja assistencialismo e ausência de regras. Seja honesto!
Esse documentário é uma preciosidade, e o relato do senhor comerciante que suspeito ser oriundo de portugal, denotou bem o sentimento de quem vivenciou os tempos gloriosos do passado e tem o anseio de ver ressurgir a alegria de outrora.
Emocionante o relato final.
Ao mesmo tempo em que deparamos com a realidade do abandono com que convive o centro de são paulo, há muitas décadas, vemos o encanto da história do bairro.
A evolução nunca cessará, mas a preservação das nossas raízes devem ser mantidas, para que saibamos de onde viemos, e aonde queremos chegar.
Fantástico, Rafael!
❤❤❤❤!!!
Infelizmente o comércio dele fechou em meados de 2020 e hoje o prédio dele se encontra em ruínas. Muito triste
De uns tempos pra cá uma mentira se instalou na internet que dizia que "São Paulo não foi construída por Paulistas" desmoralizando e colocando em descrédito nosso povo, nossa história e nossa cultura que não é melhor nem pior do que ninguém, mas o que é justo é justo, a mentira tem pernas curtas e a própria internet através do RUclips nos mostra a verdade, a verdade tem que ser dita e o povo Paulista não pode perder suas memórias nem suas raízes, isso é tudo que eu tenho a dizer,
Obrigado.
Não foi mesmo. São Paulo já existia antes dos imigrantes, haviam índios aqui que tiveram as suas terras tomadas. Quem construiu São Paulo foram as grandes elites, os ricos imigrantes que tinham as mais luxuosas vidas graças ao café e outros produtos que eram de alto valor econômico.
Paulistas de coração eram os índios moradores daqui, todo o resto eram apenas imigrantes construindo uma cidade tirada a força dos proprietários :).
Sempre o mesmo discurso desgastado contra os burgueses opressores... Indio paulista foi foda, indio cultuava santo catolico tbm e ate criou uma cidade kkkkkkk pqp esse povo é uma piada
excesso de migrantes lá da terrinha e a miscigenação detonaram SP
@@SecretPesch sempre tem esses alienados com discurso marxista. Nego deveria ter vergonha de usar isso como argumento, mas como ele certamente vive em uma bolha social ele acha que está certo
@@leoguerra4516 tem certeza otarios não viu falando que causou a degradação do bairro foi a prostituucao
moro na Santa Ifigenia,sou da igreja e devota a Santa Ifigenia tb e trabalho numa escola(sou profa.)na Campos Elisios...amo o Sesc lá,é linda a igreja do sagrado coração de Jesus...pena q cracolandia está lá tb...
Hoje a boca do lixo de autora se transformou.na Cracolândia.
Que riqueza que é São Paulo!! Estou admirado!!!
Que saudades do tempo de criança nesse bairro, era tranquilo , vc andava sossegado, até a rodoviária era lá. Que pena que hoje não tem como andar. Degradante, triste.....
Foi um bairro majestoso.... Hoje se resume à CRACOLANDIA. Até o ano de 1994 andava tranquilamente pelo bairro, quando eu me mudei. Hoje nem pensar
nem na Av. Rio Branco se consegue andar mais. A Esquina dos Pneus foi desapropriada para dar lugar a um novo centro de nóias.
@@canalvariedades_2007 que exagero, quase todo dia eu andava a pé a noite da alameda nothman até o terminal princesa Isabel, eu via muito noia e mendingo na rua, mas nunca me aconteceu nada, você fica na sua e eles ficam na deles. É claro que não deixa de ser desagradável o mal cheiro da região e os usuários de drogas, mas de violento não tem nada.
LUGAR MAIS PODRE E HORROSO DA CIDADE...só noia...puta é ladrão
Infelizmente!!!
Assistindo em Mar/2021. Moro nos Campos Elísios e acompanho a decadência do bairro, ao passo que espero que uma retomada venha em breve. Um espaço tão lindo nessa cidade merece viver novos momentos de esplendor!
Oi,bom dia ,esse bairro é perigoso? Meu filho saiu de Minas e tá morando aí
@@fasesdamary6191 é a cracolandia praticamente! Mas perigo existe em todos os lugares...🤷🏻♀️
@@fasesdamary6191é o mais perigoso da cidade, onde fica a cracolandia , deve ter visto pela tv,
NUNCA MAIS SERA AQUELE MAJESTOSO CAMPOS ELISEOS ONDE FUI CRIADO DOI ATE NA ALMA VER COMO ESTA AGORA
Pois eu, quando ouço falar de Campos Elísios, lembro da propaganda da Rede Zacharias de Pneus na rua Barão de Limeira, o já famoso 477 kkkkk. Quem é dessa época lembra kkk
Estive nos campos Elíseos em 2017 e fiquei impressionada com os casarões, mesmo abandonados. São Paulo n valoriza o q tem, se fosse cuidado seria o lugar mais top da cidade
Verdade, é lindo mesmo.
Mas os casarões não tem donos, não ? Ou são tombados?
@@jojoh5174 Não sei dizer....
Verdade
Maravilha por muitas vezes noites a fio curtindo essas ruas e bares embarcando na Júlio Prestes velhos tempos saudades.
Assisti tudo muito legal , Brás fez parte da minha vida .
Meu primeiro trabalho foi no Brás ❤
Que saudades tenho do glorioso Liceu Coração de Jesus. Estudei nos anos de 1964 a 1967. Tenho uma foto com a farda famosa que participava dos desfiles cívicos. Me deixou muitas saudades. Meu Face Hamilton Domingues Silva.
Nossa eu tenho lembranças boas frequentei a missa e depois tinha o café, brincadeiras em 1986, depois fiz a comunhão saudades hoje tenho 46 anos, morei na Alameda Glete,
@@sandraalves9690 também frequentei. Os padres organizavam as F.A.I.S (férias alegres instrutivas e sadias), ganhávamos um cartão pra colar num álbum. No final do ano, quem tinha mais cartões, participava de prêmios. Obs: morei na Barão de Piracicaba.
Parabéns pelo magnífico vídeo que faz parte da história de São Paulo capital. Muito obrigado
Estudei no Coração de Jesus até 2010, meu pai me mudou de escola porque não dava mais para circular pelo lugar... moro na Barão de Campinas, mas depois das 19:00 não da para sair ser correr risco de ser assaltada, na praça Princesa Isabel só tem paraguaios fazendo churrasco e deixando lixo por toda parte, como mudou tudo... uma pena.
Morei nesse bairro por 17 anos, sai por causa da cracolândia que ninguém dá jeito, é uma pena.
Infelizmente quando a prefeitura tenta dar jeito, pessoas que nem moram no Bairro querem opinar, direitos humanos ñ querem que tirem os nóias do bairro, e agora a cracolândia ganhou muita força, com traficantes fortemente armados, o estado vai ter muito trabalho para intervir, mas enquanto a população proteger essa galera, nada irá acontecer.
@@sandaimesarutobi7442 Morei nesse bairro por 2 anos e não concordo com as formas que a prefeitura tenta resolver o problema da cracolândia. O problema é muito mais complexo do que simplesmente tirar as pessoas da rua. Tira de um lugar, eles aparecem em outro... Não adianta tentar "sumir" com as pessoas sem acabar com a razão que as levou ao uso de crack. É complicado mesmo
Faz o L
@@ts.9482vai se ferr@r PSDB governou SP por anos.
@@sandaimesarutobi7442exatamente, tem que ouvir quem mora no local e não quem está a milhas de distância.
O bairro está se recuperando. Testemunha disto são os casarões da Rua Guaianases.
Recuperação? ONDE? Você já viu a entrevista do proprietário da Porto Seguro? Já viu o que o Hospital Pérola Byinton resolveu fazer? Enfermeiras que vão pro hospital, estão abandonando seus empregos, se recusam a ir trabalhar em um local onde não tem segurança pública, são assaltadas, E agora o Hospital vai voltar pro antigo prédio na Av Brigadeiro Luiz Antônio.
Campos Elíseos não interessa a Prefeitura e nem ao Governo do Estado, porque se importassem não estaria nesse estado.
Até o momento vi vários governos de estado, várias prefeituras e nenhuma solucionou o problema, vamos ver até qdo?
Vamos ver logo logo imóveis serem vendidos pras construtoras.
@@renatoalceuamaranti4067
Velho axioma em investimento imobiliario.....
Quanto pior um local, melhor.
Significa, mais barato o local, melhores as oportunidades de compra.
A Porto Seguro reduziu, durante a Covid, o seu efetivo a comparecer ao escritorio. A maioria trabalha em casa. Portanto, considerando-se o fato que a Empresa necessita atender as preocupacoes de seguranca de seus funcionarios, nada mais obvio.
E ao Perola Byington retornando a Avenida Brigadelro Luis Antonio, bom a Praca Perola Byington virou um abrigo de mendigos e drogados.
O que eu estou vendo agora, para mim, e filme passado de 30 anos.
Caso em ponto, Roxbury ( incluindo-se Mission Hill e Fort Hill ) Jamaica Plain em Boston,MA. Dado por nado, e quando se foram dar conta, seguindo a tendencia eno South End, supervalorizados em funcao de demanda. Isto dos meados dos anos 80 ate, 2013, e a tendencia tem continuado.
No caso de Jamaica Plain, investidores pequenos latinos, compraram la em epocas ruins, pois e aonde o bolso chegava. Hoje, todos vivem de alugueis.
O avanco em Roxbury era similar.
A receita do bolo, para os apostadores, inclui elementos obvios, e outros, nao tao obvios, intuitivos.
No caso especifico de Campos Eliseos, ha alguns elementos dignos de consideracao....
1.Boa parte do Bairro esta , juntamente com o Bom Retiro, sob tombamento envoltorio. O que significa que incorporadores nao podem subir verticalmente acima de 8 andares no miolo do bairro.
2.Estes bairros estao centralizados na malha de transportes publicos, tem um formidavel assortimento de edificacoes culturais, pracas & jardins.
Eu poderia ir mais adiante, citando New York City em Lower Manhattan ( Nolita, Hell's Kitchen, Garment District, Chelsea, Soho ). Bairros caindo aos pedacos, mudanca do pessoal alternativo em primeiro lugar ( gays, artistas plasticos, aventureiros urbanos ), e eventualmente se tornando a coqueluche.
Obrigado pelas caracterizacoes negativas. Nao vejo a hora de usar minha licenca de corretor para deitar e rolar por la.
Infelizmente a falta de visão de negócios causou a decadência desses bairros! Se preservados, hoje a cidade estaria ganhando Bilhões de Reais anuais com turismo, hotéis, restaurantes, albergues, escolas, gerando empregos, renda, qualificação profissional e assim por diante!
Parabéns! Você tem mesmo grande visão de negócios. O turismo tá sendo uma das maiores fontes de rendas. Só nos restam o governo ver dessa forma. Belorizontina.
É o que eu penso também, São Paulo deveria ter mantido os trilhos de bonde que tinha aos montes no centro que iam até o largo do Paiçandu. Iria ser uma atração a mais, além de muitas construções emblemáticas que deveriam ter sido tombadas mas foram demolidas pra construções de avenidas. Iríamos ter um belo centro histórico para o turismo, mas São Paulo infelizmente se desenvolveu priorizando a merda dos carros.
São Paulo tinha de tudo para ser uma das cidades mais lindas e mais turística do país, infelizmente capitalismo tem esse lado horrível de destruição
@@vivianamalachias Marxismo e um câncer igualmente. Tem que pegar o capitalista e enforcar com as tripas do marxista.
@@umentusiasta9367 Marxista porque criticou o capitalismo? E por acaso criticar faz a pessoa ser marxista ??? Ela falou mentira ?
Sempre o mesmo problema não somente me São Paulo, mas em todos as grandes cidades do mundo. Uma vergonha, a falta de projetos em desenvolvimento humano, a cultura a história, como pode haver preservação? Se as pessoas mal sabem escrever.E se as pessoas e herdeiros que estudaram e estudam fora do país, também são piores que os analfabetos, pois não se interessem por preservação, infelizmente não haverá jamais preservação, somente quando tem interesses. O abandono das arquiteturas em bairros dentro de muitas cidades das grandes capitais dos Estados. Olha...nem sei quem são os responsareis reais, o que leva as pessoas de alguma forma abandonarem seus patrimônios...mas é realmente muito triste, eu chamaria de alta depressão urbana. Por que quando os poderosos querem e desejam onde tem muito interesse eles fazem milagres. O Caliuga das construções desumanas. A vergonha dos prefeitos e governadores, o cartão da alma deles. Gratidão muito bacana o vídeo.
Aaaamooo histórias em geral. Belorizontina.
Assistindo em Setembro de 2020
Campos Elisios quando foi projetado foi para a elite atualmente impera a cracolândia, as belissimas edificações perderam o brilhantismo.
Mas por que não acaba de uma vez por todas com tráfico se não houvesse tráfico não haveria comprador viciado
LASTIMAVEL DA VONTADE DE CHORAR
São cidade mais histórica do Brasil.
Obrigado por compartilhar, Jeferson. Conteúdo muito interessante!
Quem era o proprietário da residência ao lado do palácio Campos Elíseos? Onde hoje funciona um quartel da Polícia Militar.
Infelizmente, os políticos e os herdeiros dos casarões não deram nenhum valor a essas obras de arte da arquitetura! Muito triste! Com a demolição e ou abandono destes casarões eles enterraram o passado de São Paulo e deram lugar a essa selva de pedras sombria e sem cultura.
Estou assistindo a esse documentário em 2020, ou seja, 14 anos depois da sua produção. Gostaria de saber se aquele casal de comerciantes ainda está vivo, pois já estavam idosos na época (2006). Espero que ainda estejam entre nós.🙏🏻
Não. Nem mais o comércio...
@@marcelogomes1975 Obrigado. Que pena!
@@carlosa9318 procure o histórico no google street. Endereço: Alameda Glete, 226. É coisa de dois anos para cá. O comércio era antigo, conhecido como a Quitanda do Seu Porfírio. Foi matéria na Veja, Porfírio Massa Valente. O local está cada vez mais decadente. Infelizmente.
Campos Elíseos, bairro nobre, com a chegada da rodoviária se degradou, sem a rodoviária piorou ainda mais, pois os hotéis deixaram de hospedar na maioria passageiros da rodoviária, sem ela hóspedes de comportamento duvidoso .
Vamos cuidar da cidade. Todos!!
Amoooo SP
Campos do craque !
esse abandono pela arquitetura e praças e em todo pais .
Bom dia! Moro em Santa Cecilia!
Caros compatriotas amenos nossa nação
Os Próximos Prefeitos,devem investir,reformar os casarões,e limpar o bairro,voltar a cultura e a tradição,a juventude de hoje,precisa de cultura,e valorizar a tradição.
Só no sonho o que você está falando, pra prefeitos o que conta são obras grandes, pontes, viadutos, estradas, pra subf@tur@r
Amo o meu bairro apesar de não morar mais aí mais.fui criada e meu filhos Al. Barão de Limeira adoro meu bairro a primeira comunhão foi no liceu ❤️❤️❤️
Vídeo sensacional! Uma pena que a realidade do bairro, hoje, é outra.
Independente de opiniões. .."amo essa cidade"...tem problemas simmmm. ..mal vista dependendo do lugar simmmmm. ..mas tenho orgulho de ser paulistana...Dá dó de ver como alguns bairros estão hj
Triste ver do jeito que esta hoje doi o coraçao.
Morei no Campos Elíseos na rua helvétia, na esquina com a barão de limeira.Uma pena como deixaram instalar, aquêle cancêr (cracolândia) malditos políticos.
maravilhoso documento!
Oi Jeferson um dos comentaristas desta matéria tem origem Vila Sta Maria, é jornalista e poderia em cj fazer um trabalho sobre a origem, bem como da Cachoeirinha, Limão e em torno!
Campos Elíseos está mais para campos de mijos , o que acontece com os bairros tradicionais de sp 😭
@X-Health Personal Trainer kkkkkkkkk
Kkkkk
A elite abandonou o bairro, é claro que para a manutenção cara, muitos hoje, não tem condições de restaurar estes casarões e assim , o tempo acaba com tudo .
Triste mas é o melhor nome para o bairro de zumbis que que ele virou.
Os moradores de rua e usuários de drogas tomaram conta do bairro!
Na vdd não. O baoirro continua um bairro residencial, há roubos eassaltos como qq bairro, os dependentes quimicos ficam na maioria no bairro da Santa Efigencia
Fui muito nesta quitanda nos anos 98
Tambem
Estou vendo esse vídeo por um trabalho de escola
Esta cidade era linda ! Até receber o êxodo urbano.
mtive minha fila nesse bairro faz 33 anos que saudades
aos 21.37 minutos, esse casarão fica na alameda barão de piracicaba,, morei nessa rua no edificio Thais 809, 3o andar. Esse casarão era da familia da princesa isabel, esta em completo abandono!
Boa tarde, Marcelo. Morei no 830 da mesma rua, até 1987. Acho que fomos vizinhos 🤔
A vida é assim dificilmente os filhos dessa gente estudaram MAIS nao ficariam nesse lugar nessa época nao tinham tanta gente
Na década de 70 possui uma oficina auto center na Alameda Nothaman.
Hoje moro no Rio, más amo minha cidade natal.
Hj tá um lixo como todo o país, Lastimável o que esses políticos acabaram com o país
Alameda barão de limeira campos elysios só quem sabe
As pessoas normalmente possuem uma visão romântica, ingênua e idealizada sobre o bairro Campos Elíseos. Era um lugar relativamente palatável até a década de 70. Já, na década de 80, vivia uma franca decadência, mas com a década seguinte, isto é, 90, a decadência chegou forte, destruindo até os prédios em volta. Hoje, mesmo com a ação fraca, midiática e mentirosa dos poderes públicos estadual e municipal é um lugar que fede a urina e fezes. O que será no futuro? Eu não sei. Pode se transformar, nos próximos anos, em um lugar palatável, mas certamente não terá mais as características originais dos Campos Elíseos.
Bairro de Campos Elíseos ❤❤
Triste de ver a transformação desse bairro.
Que tristeza ver a degradação e destruição da nossa história.
o poder público não dá valor à história da nossa cidade!!!
triste 😢
Dá dó de ver no que se tornou o bairro. Cracolândia, mendigos em profusão...
juli cochran Compartilho o mesmo sentimento... Tristeza de ver a decadência
Hoje triste o país está afundado já começa pelos governantes e triste e eu queria conhecer o centro mais nem pensar sem condições....!!!
E dessas pessoas, Juli, vc tbém tem dó ?
Não ouvi nenhum comentário sobre o incêndio do palácio Campos Elíseos, que aconteceu mais ou menos entre 1966/69
Eu era pouco mais que garoto. Havia ido à rodoviária reservar uma "passagem antecipada", para o
próximo Finados. Na volta, sem perceber o incêndio já iniciado, eu passava ao lado já imaginando
como seria a viagem, quando alguém gritou para mim: "Garoto! Se você sabe atirar pedras ajude
quebrando as vidraças. Vamos!" - Quem gritava era um bombeiro, que estava a jogar pedras nas vidraças do palácio em chamas. Daí pra frente tudo foi muito rápido e logo tudo estava destruído. As pedras eram as que calçavam o piso da praça ao lado do palácio.
@@guimaraesedson2385
lamentável.
E pensar que foi chique, elegante...
Um bairro tão importante pra São Paulo e hoje está á mercê da sorte....só tem drogas e coisas que não prestam...quem vive lá é porque é dono de imóvel e não vende, ou porque não tem condições de mudar pra outro lugar...e hoje está muito pior
Esse comércio do senhor que aparece no vídeo não resistiu a cracolandia e fechou. O prédio que ele se orgulhava de ter desde 1954 hoje se encontra em ruínas. Muito triste
São Paulo tem tudo para ter sido sempre uma megalópole vem estruturada em todos os segmentos. Contudo o que falta é apenas um ingrediente: Vontade Política!
Com certeza. São Paulo tem potencial para um bom futuro, mas vontade política, quando chegará?
Sou taxista ando muito por toda a cidade .eu acho que o bairro de campos elisios e o mais bonito da cidade de sao paulo .a arquitetura das construcoes e muita lindas .fico muito triste de ver as pessoas destruir o que se encontra la e ficar com esse titulo de cracolandia .eu sou a favor que o governo do estado mude pra la .quem sabe vai melhorar vai ser mais cuidado .
Tudose acaba
ONDE FOI QUE NÓS ERRAMOS????
Em 1889, trocando a monarquia pela ré-publica.
@@rene8846 Cala a boca retardado. Todo o progresso veio com a República. Viva a República do Brasil!
Governadores e Prefeito que passaram por São Paulo destruiram a cidade de São Paulo
Posso estar enganado, mas acredito que aquela rodoviária acabou atrapalhando bem o lugar...entorno de rodoviária sempre aparece os moribundos que vem de tudo o que é canto do Brasil, perambulando pelas cercanias...a construção daquele lugar coincide com a vinda das casas noturnas e com a saída da sede do governo paulista....
Cidade democrática e acolhedora, sucessão de metamorfoses e ciclos. Capital do Estado que é uma verdadeira nação. Todos vêm para o Estado de São Paulo e para sua capital. Todos ficam e gostam. De lituanos, húngaros, coreanos e nordestinos.
Mas quem cuida? Vir p usar é fácil. Por poste de luz com as próprias mãos e asfaltar como meu bisavô fez sem ter obrigação, poucos fazem
Meus tios moraram nesse bairro 😢
A decadencia esta se estendendo, pra bairros nobres isolados, e a segurança publica com Tarvisio nao esta dando conta de resolver, e so vermos o bairro de Higienopolis, pela proximidade da cracolandia e do centro, Morumbi entao nem se fale , la os imoveis a cada dia diminuem mais o valor, assaltos a luz do dia.
❤❤❤❤
Hj principal ponto turístico: cracolândia. Triste...
Fico triste de vê a destruição da vida
É uma lastima, da até uma dor no peito. Tem esperança que isso mude no futuro?
@@allanbrown265 Não vai mudar, pq mesmo quando na era do auge, a cidade cresceu acabando com os rios, uma fonte de riqueza imensurável .
o Percival kkk
Achava q era campos elísios de Ribeirão-preto
Pela história era um bairro maravilhoso, infelizmente como o Brasil adora destruir o que bom e substituir por algo que não vale absolutamente nada, um verdadeiro descaso.
Campos Eliseos do luxo p o lixo...local onde até a Princesa Isabel qd vinha p SP dormia(casarão hj é um estacionamento)... na ao lado da estação Júlio Prestes está a famosa Alameda Cleveland ( boa vizinhança a Cracolândia "QUE É SÓ LUXO")....KKKKKK
E a kracolandia tomou conta
"Campos elísios? hmm... não ouço esse nome há anos..."
Champs Elysee
Vendo essas fotos e vídeos antigos como o Brasil era bonito nos tempos do império. Aí veio a República lixo e acabou com tudo.
Srta. Alexandra, não se esqueça de que o "belo império" só era permitido aos de "sangue azul" e aos "amigos do rei". Tudo no Brasil, que era belo, lucrativo, e luxuoso, estava sempre restrito à pequena classe social destes poucos abastados. Até mesmo uma simples viagem entre cidades de Estados diferentes tinha de ser previamente autorizada. À plebe sempre restou o trabalhar e pagar impostos
@@guimaraesedson2385 tem pessoas que mesmo estudando acredita que só existia a elite na cidade de SP.
Engraçado ela falando sobre os puteiros da época, submundo da cidade, bom retiro, nada muda.
uma pena o bairro ir de mal a pior =/
Agora estão demolindo casarões antigos para fazer prédios para a classe C
Se pelo menos os prédios fossem bonitos e valorizasse as calçadas, mas não...parece mais uma cadeia
Infelizmente esse bairro é irrecuperável. 😔
Bairro abandonado, refém da Cracolândia
O champs elise brasileiro.kkkkkkk igualmente o francês. Até hoje. Só tem crake na bola.
Olha que horror que classe dominante faz com o que rejeita.
pobreza gera pobreza, e junto com excesso de diversidade de uso, dá problema. ou é bairro mais de casas ou é mais de prédios, ou é área mais de comércio ou mais de residência ou mais de indústria, ou é área de maior trânsito de fora ou mais de dentro. tentam misturar tudo, dá errado.
diversidade sem consideração pelos méritos não funciona. o fracasso disso está sendo visto, em menor escala, nos grandes centros urbanos nos estados unidos.
Em menor escala nos Estados Unidos? Tem cidades sendo abandonadas, como exemplo, Detroit, mais da metade da população, abandonou a cidade e foram morar em outro lugar, depois que a Ford fechou lá. Na verdade acredito que tudo tem seu tempo, tem que destruir para se reconstruir , é assim, desde que o mundo é mundo, ou estaríamos andando ainda de bondes puxados à cavalos até hoje. A vida é um ciclo, o que é bem o hoje, amanhã não é mais , saiu algo novo e mais barato, e assim, tudo vai mudando. Mas, dá dó ver um bairro tradicional destruído como é o caso de Campos Elíseos. Para começar precisamos de novas leis, que permitam se remover problemas como a cracolandia, mas, há políticos que gostam da desconstrução mesmo, da pobreza e do povo na miséria, assim é mais fácil de manipular, e a educação caindo pelas tabelas, vem aí uma geração podre e vão piorar ainda mais o mundo em geral. É lamentável.
Em menor escala nos Estados Unidos? Tem cidades sendo abandonadas, como exemplo, Detroit, mais da metade da população, abandonou a cidade e foram morar em outro lugar, depois que a Ford fechou lá. Na verdade acredito que tudo tem seu tempo, tem que destruir para se reconstruir , é assim, desde que o mundo é mundo, ou estaríamos andando ainda de bondes puxados à cavalos até hoje. A vida é um ciclo, o que é bem o hoje, amanhã não é mais , saiu algo novo e mais barato, e assim, tudo vai mudando. Mas, dá dó ver um bairro tradicional destruído como é o caso de Campos Elíseos. Para começar precisamos de novas leis, que permitam se remover problemas como a cracolandia, mas, há políticos que gostam da desconstrução mesmo, da pobreza e do povo na miséria, assim é mais fácil de manipular, e a educação caindo pelas tabelas, vem aí uma geração podre e vão piorar ainda mais o mundo em geral. É lamentável.
@@pedrosorocaba1 quando falei em menor escala, eu quis dizer no geral, e não casos específicos. se for da segunda maneira, a gente pode sempre encontrar coisa tão pior quanto ou ainda pior do que no brasil. detroit é um caso, não é a média.
_Na verdade acredito que tudo tem seu tempo, tem que destruir para se reconstruir , é assim, desde que o mundo é mundo, ou estaríamos andando ainda de bondes puxados à cavalos até hoje. A vida é um ciclo, o que é bem o hoje, amanhã não é mais , saiu algo novo e mais barato, e assim, tudo vai mudando._ verdade, mas quando você mistura demais, dá errado. a questão não é renovação e mudança, mas sim a desordenação, o excesso de mistura. são raros os lugares assim que funcionam. um bairro, ou uma parte do bairro tem de abraçar um estilo de vida, um tipo de gente, uma faixa de riqueza (seja financeira ou cultural ou ambos). pessoas diferentes demais têm mindset diferente, e um lado nunca vai abrir mão de tentar fazer o seu estilo de vida, seu grupo, de crescer e dominar uma vez que ganha-se poder político, e sendo assim, e se o bairro até então o oposto, ou os novos poderosos redefinem o bairro para valer, ou irão afundar o bairro se tentar deixar ambas as diferentes visões prevalescer. é corrupção, violência, etc. dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo, e ninguém pode servir a dois mestres. as diferenças existem e podem coexistir, mas para ter-se sucesso, apenas uma domina, apenas uma é maioria.
mais leis? será? precisamos é de bairros e comunidades menos dependente da prefeitura. a dependência é demais. antigamente, as igrejas lidavam bastante com a população de rua, enquanto hoje o problema escorregou para as mãos da prefeitura, então qualquer problema, apela-se à prefeitura para ela cuidar. isso é erradíssimo. as famílias, as comunidades, e os bairros têm de ter mais autonomia. muitos dos problemas que antes eram resolvidos na esfera familiar, ou da igreja, ou da comunidade, era resolvido por ali mesmo. hoje, muitos desses problemas são reportados para as autoridades municipais resolverem. se for para ter mais leis, que sejam para aumentar o poder local.
quanto mais diversidade, quanto mais desalinhamento de pensamento, de ideologia, de condição financeira; e quanto mais remoção do poder de grupos menores e mais centralização desse poder nas mãos de poucos (município, estado, governo), pior.