Caetano vs. Hermeto

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 сен 2012
  • Trecho do documentário Coração Vagabundo, em que Caetano Veloso comenta declaração de Hermeto Pascoal.

Комментарии • 289

  • @jasomborges4448
    @jasomborges4448 3 года назад +25

    Agora junte todos os maiores músicos dos EUA e leve para uma masterclass com o Hermeto!

  • @paulorubens7716
    @paulorubens7716 6 лет назад +112

    Enquanto Caetano fala isso, tem estudantes de música nos EUA estudando as músicas do Hermeto.

    • @treybenton2392
      @treybenton2392 3 года назад +12

      O Caetano simplesmente respondeu às ofensas do Hermeto. Quem fala o que quer, ouve o que não quer.

    • @manor.2695
      @manor.2695 3 года назад

      Idem.

    • @gabrielcabalini7859
      @gabrielcabalini7859 3 года назад +14

      E quantos brasileiros estudando música americana? (Amo o Hermeto, mas não é bem assim)

    • @henriquesouza2388
      @henriquesouza2388 3 года назад +18

      O Caetano só explicou que os EUA são uma potência hegemônica musical. E que a música do Hermeto mostra claramente que isso é verdade, pois o Hermeto bebeu dos maiores do Jazz americanos.

    • @treybenton2392
      @treybenton2392 2 года назад +5

      @@gabrielcabalini7859 o mundo inteiro estuda música norte-americana (no caso, o jazz) ou europeia (música erudita).

  • @matheustudor6399
    @matheustudor6399 6 лет назад +21

    Brasileiro tem de aprender a ver um debate. Não teve nada demais e tem um monte de gente com "NOOOSSAAAAA".

  • @NonatoVer
    @NonatoVer 6 лет назад +80

    Eu penso que os dois falam de duas coisas diferentes. O Hermeto fala da nossa diversidade e criatividade e ainda do enorme potencial criativo. Tom Jobim estudou piano com o Kollreutter. O Caetano fala da qualidade da música americana que veio dos negros, do blues até o jazz mais avançado, agora sempre com a educação musical sempre à disposição ao contrário daqui. Eu compreendo o Caetano, sempre polêmico, porque pra mim por mais criativo que sejamos não faz mal nenhum a educação como base. E por mais que o Hermeto seja um músico genial, o Caetano é um compositor de muitas belezas. Acho sem propósito desqualificar o Caetano.

    • @joserobertocavalcante8304
      @joserobertocavalcante8304 2 года назад +1

      Caetano é um grande poeta apenas,....preste atenção nele tocando violão

    • @nananantonio
      @nananantonio 2 года назад +5

      @@joserobertocavalcante8304 muito fã dos dois..... bem, o Caetano é um excepcional compositor de letra, um ótimo compositor de harmonia e melodia, um excepcional cantor e um excepcional (odeio dizer essa palavra) "performer". No quesito de tocar instrumento é que ele não é ótimo. Mas, pelas outras qualidades que citei, já são suficientes para alcá-lo como um dos dez melhores artistas de nossa música, com certeza. Tirando o Caetano instrumentista, os outros Caetanos são magníficos. Agora, eu discordo muito dele, e também pelo que ele fez na música: nossa música popular superou qualquer música popular do mundo. Só Tom Jobim já desequilibra demais. Do final dos 50 até os 70 foi feita música em português do Brasil, não-erudita, ou seja, popular, que não encontrou paralelo. Aonde Elis é inferior à Billie, Ella ou Sarah? Elis era capaz de emular o canto das americanas, mas eu DUVIDO que estas conseguissem cantar os sambas "tronxos" que Elis cantou, de João Bosco e etc. Imagino eu, fã de música, se Elis tivesse explorado o repertório do Djavan? Acho que o ser humano não merece tal benesse. Só em imaginar o que Elis faria com Jogral, com Êxtase, com Esquinas..... eita, sem condições. Não temos os melhores instrumentistas (são os americanos), mas temos a melhor música, disparadamente: letras soberbas (Chico e Vinícius são prova), harmonias e melodias absurdas (Tom, Gil, João Gilberto), ritmos inimitavelmente incríveis (E tome Jorge, a pedrada que é o África Brasil), e Elis , Bethânia e Gal. Não acho mesmo que a gente perca no critério global. Especificamente nos instrumentistas, sim.

    • @juniorleite9533
      @juniorleite9533 2 года назад +2

      Não só o Caetano Veloso são musiquinhos diante de Hermeto Pascoal e temos que nos orgulhamos muito desse bruxo ser brasileiro .viva Hermeto Pascoal

    • @andrepires7687
      @andrepires7687 7 месяцев назад +1

      @@nananantonio " Elis era capaz de emular o canto das americanas, mas eu DUVIDO que estas conseguissem cantar os sambas "tronxos" que Elis cantou, de João Bosco e etc"
      Claro. Billie, Ella ou Sarah cantavam jazz, mas, eram INCAPAZES de cantar um sambinha tronxo. A Sarah, tadinha, é tão incapaz que gravou um disco só com canções brasileiras chamado "O Som Brasileiro". Há inúmeras gravações de cantoras americanas interpretando clássicos da MPB. É foda lidar com ignorante.

    • @nananantonio
      @nananantonio 7 месяцев назад

      @@andrepires7687 Sou muito fã de Billie, Ella ou Sarah. Gosto muito de Ella cantando Tom Jobim, por exemplo. E realmente penso que as harmonias tortuosas que João Gilberto inventou e que foram bem exploradas pelos compositores pós-bossanovistas atingem maior grau de perfeição com Elis cantando.
      De qualquer forma, como ainda tenho muitas lacunas na minha formação musical, pois não completei o Curso de Canto Erudito, e não conheço um décimo de música popular no mundo, registro aqui sinceras desculpas tanto pela minha ignorância quanto por ter opinado em tema que não domino.
      E parabéns pelo bom gosto. É muito bonito ver que atualmente ainda há pessoas que cultivam a boa música. Saudações! 🙏

  • @rafaelfilippini
    @rafaelfilippini 2 года назад +22

    Ambos, como filósofos, são excelentes músicos.

    • @TheGabe473
      @TheGabe473 Год назад

      😂👏👏👏

    • @mdsilva752
      @mdsilva752 Год назад

      Falou tudo, ótimos artistas, mas péssimos filósofos 😅

  • @thiagollrocha
    @thiagollrocha 7 лет назад +31

    velho sinceramente que discussão idiota essa,temos grandes músicos espalhados por toda extensão do planeta e não paises enteiro fazendo música então vamos falar menos e escutar mais!

  •  4 года назад +38

    Caetano Veloso um pouco equivocado sobre a música de Hermeto nessa sua frase final. Fui assistir ao velho recentemente num SESC e é orgânica, visceral a sua "nordestidade". Não é propriamente jazz.

    • @humhum1854
      @humhum1854 3 года назад

      Haahaaaaaaaaa... Meu Deus!.... Issooooo.... Me mama! Ahhaha

    • @duducampos8991
      @duducampos8991 3 года назад +8

      Tem muitos elementos de jazz, assim como o baião, samba e outros elementos da música brasileira.

    • @jotabahea
      @jotabahea 3 года назад +6

      Caetano não falou em nenhum momento em “jazz”.

    • @paulomendes9713
      @paulomendes9713 3 года назад +1

      @@duducampos8991 a música universal como ele diz

    • @caetanobartholo5569
      @caetanobartholo5569 2 года назад

      hermeto bebeu mto nessa fonte

  • @fabbioalonso920
    @fabbioalonso920 10 лет назад +42

    enquanto vcs estao aqui tem algum americano tocando forro brasil.

    • @jotabahea
      @jotabahea 3 года назад +5

      E quantos brasileiros tocando música americana?

    • @Cortex606
      @Cortex606 3 года назад

      @@jotabahea varios

    • @talissilva5577
      @talissilva5577 2 года назад +1

      ou algum brasileiro tocando blues na fronteira do Brasil/Bolívia. em cáceres , Mato Grosso.

  • @calrmecenas
    @calrmecenas 3 года назад +23

    Tô com Hermeto, e outra, esses músicos super conceituados, de Stan Getz a Miles Davis, vem de lá da gringa atrás do Hermeto pra tocar com o cara, e ficam de cara como se produz tanta complexidade harmônica, melodica e espiritual. Há, só pra não esquecer, o próprio Miles Davis já gravou Hermeto e não deu os créditos devidos.

  • @Kidmann
    @Kidmann 10 лет назад +48

    Estou do lado de Hermeto. Adoro Caetano mas não concordo com a forma como aqui analisa. Tanto a opinião de Caetano como a especial intuição de Hermeto estão desapoiadas de qualquer dado cientifico. Mas confio mais na intuição de Hermeto que na opinião de Caetano, até porque existem países como a India que têm uma cultura popular musical incrivel e que fica de fora de nossas conjecturas ocidentais.. Não coloco os EUA e Cuba à frente do Brasil. Tom Jobim sozinho engole logo meio mundo..

  • @antie5459
    @antie5459 2 года назад +3

    Nem vou muito com a cara do Caetano, mas ele respondeu bem pra caralho isso aí, a própria música do Hermeto mostra o poder da música norte-americana.

  • @mateusrodrigues8068
    @mateusrodrigues8068 4 года назад +11

    Impossível discordar do Hermeto, o Brasil não deve nada a nenhum país em relação a sua cultura musical. Temos diversos estilos próprios e muitos músicos excelentes, além dos gênios como o próprio Hermeto e muitos outros.

  • @valmirlyrio206
    @valmirlyrio206 9 лет назад +47

    Esta é só a opniao pessoal do Caetano que senpre usou a musica com um viés estético e Hermeto é um musico nato, faz musica de fato. Por isso respondeu à altura. Eu particularmente prefiro nossa musica diversa, criativa e original ao contrário da americana cheia de clichês... que se sobresai diante das outras muito pelo idioma e pela força da sua industria cultural que invade o mundo

    • @ficocolorado
      @ficocolorado 5 лет назад

      Pelo idioma não, pela indústria da música, pouco; o fato que não se pode negar é que, na história americana houve músicos extraordinários, sobretudo nos anos 60, 70 e um pouco dos 80. Havia músicos, que eram também compositores, como Ray Charles, por exemplo, e muitos outros de sua época, enfim; sem desmerecer, obviamente, o super talento dos músicos e compositores brasileiros da mesma época.

    • @Dynorobjr
      @Dynorobjr 3 года назад +1

      ​@@ficocolorado cara, serio que você entende? Quem é Ray Chales, nas mesmas décadas, se comparado ao Quarteto novo? Precisa de muita farinha pra um musico como o Caetano compreender coisas como Heraldo do Monte, Hermeto, Helio Delmiro, Luizão Maia, Djavan, e essa galera toda. Falta muito pra a musica dos Eua ser uma musica des-industrializada, o Hermeto tá certissimo. Caetano conhece poha nenhuma.

    • @treybenton2392
      @treybenton2392 3 года назад

      @@Dynorobjr tb acho que precisa de muita farinha pra desdenhar de Ray Charles.

    • @treybenton2392
      @treybenton2392 3 года назад

      @@Dynorobjr outra coisa. Todos esses caras que você citou, cresceram ouvindo jazz e big bands. Basta ouvir a música deles pra perceber isso, como o próprio Caetano apontou. É muita ingenuidade que a música desse pessoal não tem influência externa.

    • @Dynorobjr
      @Dynorobjr 3 года назад

      @@treybenton2392 Claro que tem cara, tem influencia de Deus e o Mundo, mas você consegue comparar, sabendo que o objetivo da musica não é esse, a criação de um Ray Charles, para todo aquele emaranhado de ritimos, harmonias e melodias da obra do Djavan por exemplo?. Ninguem é melhor que o outro em termos comuns, mas em questão musical, e de Critica, meu caro, temos os arranjos pra falar nisso. É nisso que se fala quando comparamos Ray à Hermeto. A musica americana não só influenciou ou influencia ou foi influenciada, mas mesmo as peças mais complexas apresentam uma sistematicidade muito pobre, robotica. Que de nada à prejudica se não formos chatos.

  • @DihelsonMendonca
    @DihelsonMendonca 5 лет назад +8

    O bom é a DIVERSIDADE. Cada um produz música boa, e todos são felizes !

  • @Felipe.avilla
    @Felipe.avilla 4 года назад +19

    "Não sou eu que digo que a msk americana é a mais forte do século. A própria msk de Hermeto que diz isso."
    Avisa isso pro Mile Davis que ele n ta ligado não...

    • @rogeriopw1614
      @rogeriopw1614 4 года назад +4

      A questão é que a música do Hermeto é muito mais jazzística do que qualquer outra coisa. Estruturalmente e essencialmente, a música do Hermeto é muito mais jazz do que constituída de gêneros tipicamente brasileiros.

    • @mateusrodrigues8068
      @mateusrodrigues8068 4 года назад

      @@rogeriopw1614 Isso na verdade é muito interessante, pois unir ritmos brasileiros com o jazz constitui uma nova forma de música afro-americana. Não acho que fazer jazz brasileiro é simplesmente copiar a música americana, até porque o jazz é uma das formas mais relevantes de arte dos últimos tempos e não deve ser visto como algo pertencente aos EUA.

    • @rogeriopw1614
      @rogeriopw1614 4 года назад +6

      @@mateusrodrigues8068 Não, jazz é uma manifestação musical típica dos Estados Unidos, assim como o samba é uma manifestação musical típica do Brasil. O fato de o jazz ter sido exportado para o mundo inteiro não tira o seu caráter de música americana, pois trata-se um advento musical estadunidense, uma produção cultural engendrada nos Estados Unidos. Concordo que fazer jazz brasileiro não significa copiar música americana, mas não dá pra negar que quem faz jazz, seja em que lugar do mundo for, está se utilizando de uma concepção musical genuinamente americana, ainda que agregue outros elementos e tenha identidade própria. O mesmo vale para o blues. Alvaro Assmar foi um grande artista de blues, sendo ele brasileiro, baiano. Claro que música que ele fazia não era mera cópia de música americana (se fosse assim, não teria valor artístico), mas não dá pra negar que o principal fundamento,a principal estrutura da sua música, era justamente a música americana: o blues.

    • @mateusrodrigues8068
      @mateusrodrigues8068 4 года назад

      @@rogeriopw1614 Que é americano eu sei amigo, disse que não devemos tratar assim pelo fato de o jazz ser a forma de música mais relevante dos últimos tempos. Ainda reforçando, jazz brasileiro é um tipo inovador de música afro-americana.

    • @rogeriopw1614
      @rogeriopw1614 4 года назад

      @@mateusrodrigues8068 A discordância é justamente essa: O fato de ter se tornado relevante no mundo inteiro não permite que deixemos de considerá-lo como música americana. A matriz é estadunidense e isso não dá pra mudar. É um legado americano. É nisso que se baseia a colocação do Caetano Veloso. Vamos supor que o reggae se tornasse a música mais relevante do mundo... Ainda assim seria sempre uma música da Jamaica. A matriz seria a Jamaica, a fonte. É um legado que não se muda, não importa o que aconteça dali pra frente.

  • @bielribeiro5422
    @bielribeiro5422 7 месяцев назад +1

    O Hermeto é gigante. O Caetano é considerado em vários países e, realmente é um dos maiores compositores da história. A música produzida pelos estadunidenses é de suma importância, goste ou não e realmente em termos numerais, a indústria dos caras foi capaz de agigantar ainda mais a situação. E a música produzida no Brasil não deve nada a produção de lá. É só questão de opinião.

  • @pacluiz
    @pacluiz Год назад +1

    Apesar de concordar com o Hermeto, a argumentação do Caetano foi genial.

  • @andreriksatie
    @andreriksatie 11 лет назад +3

    Hermeto se destaca no jazz contemporâneo. Em qual país surgiu o jazz? Não foi no Brasil, creio eu.
    A incapacidade musical de Caetano está em discussão? Mesmo ele admitindo ser um musiquinho? A questão é se os EUA têm ou não a música popular mais importante do século XX.

  • @evol_br
    @evol_br 3 года назад +7

    Se fosse possível estabelecer um ranking, é certo que o Brasil estaria muito bem posicionado. Mas o Brasil não é uma ilha isolada, ou seja, o melhor da nossa música precisou beber na fonte musical de outros países com mais tradição para se tornar o que é hj. Qdo Pixinguinha e os 8 Batutas excursionaram a Paris em 1922 e ficaram 6 meses por lá, qdo retornaram já eram outros. Isso aconteceu com Villa Lobos, Garoto, Tom Jobim, João Gilberto, Baden Powell, etc, etc... O pensamento de Hermeto está errado, pois é coisa do tipo: "contra brasileiro ninguém pode". Nada mais provinciano e raso. Aliás, Hermeto é grande como músico e pequenininho como pessoa (há várias entrevistas dele que mostram isto). E qto a Caetano, é um troço muito bobo em pretender criar seu ranking de forma tão simplista, esquecendo-se inclusive da Europa e Países asiaticos. Caetano sempre busca a polêmica para obter destaque.

    • @isabelgoncalves3153
      @isabelgoncalves3153 Год назад +1

      Aconteceu com Gil e Caetano também que viveram em Londres.

    • @Beowulf_93
      @Beowulf_93 8 месяцев назад

      Ele não é pequeno como pessoa é humilde😅

    • @evol_br
      @evol_br 8 месяцев назад

      @@Beowulf_93 Humilde? Não é mesmo. Talvez o personagem dele seja.

  • @Arysalserooficial
    @Arysalserooficial 4 года назад +4

    Sempre gênio Hermeto.....

  • @robsontavares1162
    @robsontavares1162 3 года назад +3

    Mas ao mesmo tempo ,o Caetano disse em podres poderes "Os tons os Tins e os Hermetinos Pascoais com seus sons geniais"

  • @marquinhoscastro2563
    @marquinhoscastro2563 2 года назад +2

    CARACA...Caetano você é PHODA!!!

  • @RodLamy
    @RodLamy 7 лет назад +28

    Século que teve Festa dos Deuses, Jobim e Beatles e o mané do Caê pagando pau pra americano, chega a ser engraçado..

    • @1000jamesk
      @1000jamesk 3 года назад +4

      Charlie Parker, Louis Armstrong, Duke Ellington, Miles Davis, John Coltrane, Herbie Hancock, Thelonious Monk, Charles Mingus. Pra esses americanos vale a pena pagar pau sim. A história da música pop é a história da música afro-americana. Blues é a raiz do jazz, rock, soul, funk, disco e hip-hop.

    • @SilvioJussier
      @SilvioJussier 3 года назад +2

      @@1000jamesk e todos esses aí citados ficavam babando o Herméto.

    • @1000jamesk
      @1000jamesk 3 года назад +2

      @@SilvioJussier Não muda o fato de que a maioria desses artistas ficaram famosos bem antes do Hermeto, e por isso influenciaram ele muito mais do que foram influenciados por ele. Aceitar a importância do jazz não é se curvar ao imperialismo, muito pelo contrário.

  • @hiagoroyalvending
    @hiagoroyalvending Год назад +1

    Caetano Veloso gênio da língua portuguesa nas canções.

    • @Beowulf_93
      @Beowulf_93 8 месяцев назад

      Gênio nasça portuguesa é chcio Buarque, não Caetano 😂

  • @deividasaphe1908
    @deividasaphe1908 Год назад

    A maioria dos nossos grandes artistas musicais, os pioneiros do séc XX, tiveram inspirações de gêneros e culturas estrangeiras pra produzir conteúdo original a autêntico, porém Hermeto é autodidata, o cara morava no interior do nordeste e desde criança já produzia som. É uma coisa impressionante, ele é o exemplo de um Brasil com potencial, pra contrariar a razão de Caetano.

  • @TheLadsonsouza
    @TheLadsonsouza 3 года назад +2

    Uma coza é uma coza e outra coza é outra coza!... Brasil é Brasil, EUA é EUA, vamos fazer o nosso é deixar o deles...😃🙌

  • @rikoviana
    @rikoviana 7 месяцев назад

    A melhor música do mundo é Brasileira.

  • @joaosantos9896
    @joaosantos9896 6 лет назад +5

    A melhor música do mundo é a música brasileira. Não deixem morrer a vossa cultura maravilhosa. Abraço de Portugal

    • @GjaP_242
      @GjaP_242 11 месяцев назад

      "Mas é o que eu te falo, o preço da goiaba é 120, cara. O preço da goiaba é 120." 0:13
      Hermeto Pascoal

    • @GjaP_242
      @GjaP_242 11 месяцев назад

      "Sou um musiquinho"
      Mostrando um Caetano totalmente "despido" de pudores, o documentário Coração Vagabundo leva o cantor às telonas durante a turnê A Foreing Sound. 0:31[Guia da Semana]

    • @GjaP_242
      @GjaP_242 11 месяцев назад +1

      Multi-instrumentista, Hermeto toca de tudo. Já tocou flauta feita de caule, piano, bacia, pífaro, saxofone e violão. Tocou com a diva Elis Regina e com os mestres Tom Jobim, Miles Davis e Ron Carter. Tocou, e ainda toca, com patos, galinhas, jumentos e leitões: “Eu tocava para eles e eles tocavam para mim. No final, eu tocava com eles”. Mas, o que Hermeto, realmente, toca é a alma e a mente. O corpo e o coração. 1:48 [Versatille]

    • @GjaP_242
      @GjaP_242 11 месяцев назад

      Hermeto Pascoal is a noted Brazilian composer and multi-instrumentalist. There have been few musicians to ever reach the stature of Hermeto Pascoal. A true maestro and a cultural icon, he represents the highest level of musical evolution; as a multi-instrumentalist, as a composer, and as an arranger. Once described by Miles Davis as “the most impressive musician in the world”, there is good reason (beyond his Gandalf-like appearance) why he is known as "O Bruxo" (the Wizard). 1:57 [Womex]

    • @GjaP_242
      @GjaP_242 11 месяцев назад

      Bossa Nova brought together the samba influence as interpreted by João Gilberto, the classical aspect from Antônio Carlos Jobim, and the jazz influence from the clubs in Rio and from such international artists as Chet Baker, Julie London, Barney Kessel and Gerry Mulligan. Just as Cuban music was incorporated by North American jazz in the 1940s, so too was bossa nova in the 1960s. 2:22 [Antena WordPress]

  • @angelomazza4308
    @angelomazza4308 Год назад +1

    Ha onde o caetano é tocado e estudado? O Hermeto é estudado e homenageado pelos melhores músicos do mundo

  • @bigfootpegrande
    @bigfootpegrande 3 года назад

    Um true gentleman...

  • @yurigui857
    @yurigui857 4 года назад +2

    Não acho certo a forma como Hermeto Falou mesmo sem dúvida sendo gênio e músico que mais adimiro, e Caitano respondeu certo e respeitou sua genialidade!!! Difícil ouvir uma crítica assim e ser como Caetano nesse filme parabéns! Curto Caetano e sou discípulo de Hermeto.

  • @Kidmann
    @Kidmann 10 лет назад +3

    Para terminar.. Nos EUA estão lá os Brasileiros e outros cidadãos do mundo rendidos ao poder económico e ao sonho americano fazendo todos os dias a cultura popular americana se tornar cada vez mais rica.. Ou seja.. Caro Caetano que tanto adoro.. são os estrangeiros e descendentes de emigrantes ou escravos que criaram e ainda criam a cultura americana. São os Estados Unidos do Mundo.. No desporto e ciência passa-se o mesmo.. Estrangeiros que se tornam Americanos..o dinheiro compra tudo. :)

  • @antonioamsouza10
    @antonioamsouza10 7 лет назад +2

    amo os dois e acho a musica brasileira bem maior que a americana, e o caetano é muito bom como musico tbm mas clr q o hermeto é uma linda criança e ainda mais muito livre e pode falar essas coisas a flor da pele, assim como o som q vem na alma ele subitamente solta, as palavras tbm, faz parte, e a musica de hermeto pra atual fase da minha vida faz mais sentido, qnd a de caetano foi a q me fez querer musica como vida plena

  • @kauanbiz8207
    @kauanbiz8207 6 лет назад +19

    a melhor poesia do Caetano é quando ele fica quieto

  • @tiagoids
    @tiagoids 3 года назад +1

    Caetano sempre teve um quê de viralatismo, de playboy do Leblon querendo ser cosmopolita e dizer que isso é universalizar a música brasileira. Só o Tom Zé cai nessa do Caetano. Música do Hermeto é visceral, é a música em si, em estado puro, e música brasileira, é coisa de encantado, de Saci, de bicho virando gente. Mesmo os trabalhos dele com os gringos, tem a raiz aqui, a meu ver. Não é jazz, é música na pegada dos desafios musicais populares, de culturas tradicionais, é a música como jogo, lúdico. Tem uma diferença fundamental entre a música do Hermeto e o jazz que é a alegria. Até na balada mais intimista dele a tônica é a alegria, a coisa crua do estado natural. O jazz sempre teve e sempre terá o toque de melancolia, por sua raiz diaspórica. Tanto que o Vinícius, naquele samba infeliz, tentou fazer crer que o samba tem que ter uma pitada de tristeza (ou seja, pensando o samba com cabeça americana). O Caetano também tem esse problema, de pensar a música brasileira com a cabeça americana, tanto que tá há 50 anos fazendo música e não saiu do nicho da classe média urbana. Chegou ao ponto de ter que fazer o Circuladô de Fulô e o Noites do Norte pra tentar um contato real com a própria raiz, e ainda assim, um resultado bem parcial neste sentido. Enquanto isso, o Campeão tá fazendo música há uma cara pro bailão de forró no Nordeste tocando pra todo mundo, do bailão de forró à elite cosmopolita de Montreaux. Caetano sempre foi insuportavelmente pretensioso na sua música, enquanto o Hermeto sempre deixou simplesmente a música acontecer naturalmente. Enquanto Caetano buscava referência moura pra ligar a Bahia ao mundo, o Hermeto tava no mato fazendo música com a barba, a chaleira, a cachoeira, seguindo a tradição brasileira de fazer uma música orgânica. Caetano é genial em muita coisa, mas a obra dele tá circunscrita a esses limites, e ele, na pretensão dele de sempre ter se achado o líder da vanguarda intelectual brasileira, nunca foi capaz de fazer uma música que, além das palavras, fosse realmente orgânica à raiz brasileira, aí vem o Hermeto, na simplicidade dele, fala a verdade e ele fica putinho, atitude típica de playboy mimado. O albino quase cego enxerga muito mais longe que Caetano pode supor. Não se pretenda ser uma voz de esquerda, não fique garganteando isso, se quiser ser, simplesmente faça. Se tirar a autopropaganda política do Caetano, não sobra muito nesse sentido. As letras políticas dele sempre foram dúbias nas posições políticas, sempre tiveram um resquício de crítica pequeno-burguesa pelo viralatismo, tipo, vocês que moram no Brasil são uns coitados, eu que morei fora no exílio é que vejo e sei a verdade. Não retiro como foi foda viver o exílio, mas se for olhar de forma desapaixonada, as músicas do Caetano por si mesmas não justificavam a perseguição da ditadura. Foi muito mais por uma atitude dentro e fora dos palcos e pela burrice e paranóia dos censores. A música do Hermeto, na sua complexidade monstruosa, é simples, apenas acontece, com nossa alegria. E nessa espontaneidade, o Hermeto consegue ser muito mais direto e efetivo na capacidade de ser anárquico, mas uma anarquia genuinamente brasileira. No fundo, o Caetano vive pendurado na tese antropofágica de 22, ao passo que o Hermeto conseguiu fazer algo novo, que é uma música partindo daqui, do nosso chão, do quem tem na nossa natureza, e elevar isso a uma universalidade que quase encosta no jazz e outras expressões musicais que aconteceram lá fora. Não quero aqui impor uma opinião, se discordar, de boa, debate é complexo pra caramba, cabe muita opinião.

  • @victorsebastian677
    @victorsebastian677 6 лет назад +1

    Estados Unidos tem a estrutura que o Brasil não valoriza por estar interessado por coisas distantes de música. Considerando a pobreza e as condições do nosso país o Hermeto é o cara e reconhecido mundialmente. Caetano teve sua fase pop, e há de uns tempos pra cá na sua música muito de uma banhanada pop feita nas cochas onde algumas coisas medíocres são menos piores.

  • @henriquesouza2388
    @henriquesouza2388 3 года назад +2

    Concordo totalmente com o Caetano

  • @Freddie3487
    @Freddie3487 6 лет назад +1

    Can somebody explain what is going on in english? Thank you!!

    • @Zulu_Reichenbach
      @Zulu_Reichenbach 6 лет назад +2

      Caetano said on a interview that the american music is richier than the brazillian and Hermeto responded that the greatest music is from Brazil and that Caetano is a "poor musician", Caetano replied, praising Hermeto, that USA has the biggest number of musicians that Hermeto coudn't call "poor musician" than anywhere in the world

  • @marciobrito4643
    @marciobrito4643 6 лет назад +3

    Caetano está absolutamente certo. Ele foi muito corajoso em desmitificar uma ideia da qual ele é um dos grandes beneficiários. A música brasileira é, sem dúvida, bela, rica, diversa e profunda. Todavia, os músicos norte-americanos já visitaram, elaboraram, reelaboraram e desenvolveram infinitamente mais músicas e, sobretudo, músicos a partir de suas próprias raízes e marcos estéticos. Não há, pois, problema algum em reconhecer a superioridade da música e dos músicos norte-americanos. Isto não nos torna menores. Ao contrário, nos torna conscientes de uma realidade que sequer conseguimos enfrentar com o nosso narcisismo doentio. Mas acredito que a discussão não deva se situar em quem é melhor, mas como nos tornarmos melhores. Melhores que nós mesmos. Crescer, mesmo com todas as nossas restrições econômicas, mercadológicas e culturais. Talento não nos falta. Tão pouco, as bases e raízes musicais que são muitas, que são nossas, que são férteis.

    • @alberto-wo3pw
      @alberto-wo3pw 5 лет назад +1

      por que será que as maiores bandas da história são britânicas?

  • @emanuelbraga3786
    @emanuelbraga3786 10 лет назад +1

    Bem se formos levar em consideração o jazz ,a forma de improvisar , expressar, aqui no brasil , nos seus ritmos como choro, samba , xote , baião, maracatu,... entre outros , ja se improvisava antes do jazz, ja havia expressão musical tanto quanto la no norte, a música brasileira é muito boa tanto quanto as outras, mais ela tem um destaque q as outras não , a mistura , a diversidade, em ritmo , poesia,harmonia e melodia . No norte a música é ensinada desde cedo aos jovens , aqui os jovens a descobrem ou vão atras de saber, diferente do norte que o saber é uma obrigação escolar e aqui no brasil uma "opção" a ser estudada, investigada ou ate mesmo ser aprendida nos terreiros da vida, nas ruas, nas vivencias, no dia a dia. Sem ter um caráter academicista , sendo natural.

  • @tamiressantoscorreiacorrei3083

    Cae. E. Lindo. É o príncipe do Brasil sempre foi. Ti. Amamos

  • @lygiasilva5074
    @lygiasilva5074 2 года назад

    O debate é bom, nos leva a pensar sobre o assunto.

  • @M4551kt
    @M4551kt 6 лет назад +1

    Gente, vocês não entenderam nada. O vídeo ajudou a descontextualizar a fala do Caetano.
    O Brasil não tem investimento, dinheiro e desenvolvimento para colocar tanta gente fazendo música. Aqui, músicos se fodem, passam necessidades e tem que enfrentar todos os males para poderem ganhar um trocado, quanto mais serem reconhecidos. Esse tipo de subdesenvolvimento atrapalha o país em tudo, na cultura, nos esportes, etc. Claro que tem talentos, tanto no esporte, quanto na música, e esses dois aí são exemplos vivos disso, mas a diferença é que além da tradição musical fantástica, coisa que ambos os países têm, lá ainda há uma indústria mais rica e consolidada.
    Claro que também produzem muito lixo lá assim como aqui, mas como disse o Caetano, se formos listar o números de grandes músicos por lá a lista será maior, simplesmente porque lá é um país de primeiro mundo que investiu em cultura e em espalhar sua cultura pelo mundo. Aqui fica por conta da sorte e do destino para que um garotos geniais saiam do Alagoas ou da Bahia e ganhem o mundo com sua música.

    • @marciobrito4643
      @marciobrito4643 6 лет назад +1

      Júlio, entendo que sua reflexão, de forma direta e objetiva, toca o verdadeiro problema.

  • @andreriksatie
    @andreriksatie 11 лет назад +1

    Acabou de dar dois bons exemplos de que não há livre iniciativa por aqui. O Luan Santana é bancado pela Universal Music, uma multinacional americana. O Tom Zé ficou apagado justamente porque NÃO HÁ ESPAÇO PARA A LIVRE INICIATIVA. Não é por acaso que ele só reapareceu porque um AMERICANO chamado David Byrne o levou para gravar nos EUA, onde tem uma GRAVADORA PRÓPRIA.

  • @xantdias4771
    @xantdias4771 5 лет назад +3

    são coisas distintas o Brasil tem muito mais variedade de ritmo pessoas sem condições de estudar criando uma música maravilhosa do passado e atual , não esqueça que o brasil apareceu para o mundo primeiro com a música depois com o futebol. O elemento da música de Hermeto é exclusivamente Brasileiro o estudo de Hermeto é Global .Mas entendo que Caetano quer dizer, talvez a forma com que disse não tenha sido feliz

  • @ecapessoa8191
    @ecapessoa8191 2 месяца назад

    Eu não gosto e vejo vantagens quando dois músicos e compositores da Música Brasileira se estranham se agredindo se Hermeto disse que Caetano Veloso é um "musiquinho" eu não concordo é acho falta de educação. Hermeto Pascoal e Caetano Veloso são Jóias da Música Popular Brasileira e Mundial!

  • @aguilhermecris
    @aguilhermecris 8 лет назад +2

    Pode até ser, mas é preciso haver muita acuidade de observação pra determinar isso, discordar de Caetano Veloso não esta errado. Seria interessante discordar apenas pessoal que lhe são afim, e não os antagonistas.

  • @victorsebastian677
    @victorsebastian677 6 лет назад +2

    Tem coisas geniais que são chatas também, bem como clichês audíveis. Música é alma e é também o que entra no coração das pessoas. O respeito do Caetano ao Hermeto é mais pelo reconhecimento mundial do Gênio Hermeto, onde se opor só poderia lhe trazer mais problemas. Seria "O Leãozinho" abatido por uma fera como poucas que existem no mundo e que não está nem um pouco preocupado com a "juba" dos outros dentre outras porcarias, mas somente com a música e ignorando totalmente modismos popularescos.

  • @ds.f2032
    @ds.f2032 4 года назад

    Entendido Caetano! Vc como sempre se coloca muito bem!

  • @RudneiNascimento
    @RudneiNascimento 6 лет назад +1

    Acho que o critério do Hermeto criatividade é o de Caetano quantidade. Se for isso os dois estão certos. Hermeto é gênio é a musica brasileira é a melhor!

  • @painistamiriam
    @painistamiriam 6 лет назад +1

    o Brasil é um celeiro imensurável.
    mas o Brasil precisa conhecer a genialidade musical de URBANO MEDEIROS !!!!
    beijão pra todos

  •  7 месяцев назад +2

    Qual EUA?! Os pops enlatados enjoativos?! O rock que acabou?! o jazz que chegou a um limite?!

    • @Beowulf_93
      @Beowulf_93 Месяц назад

      Isso 😂 hj já roubaram a bossa nova dizendo q vem do jazz. Como Tom jobim falou: " nunca fiz jazz, foi uma revista americana q escreveu isso e todas as outras imitaram. "

  • @edmeralves9440
    @edmeralves9440 3 года назад +2

    Caetano musicozinho piada modéstia mas Caetano pode dizer tudo Caetano vc é um pensador um filósofo um gênio excelenteCompositor e Cantor Amo de paixão Além de lindo e sexy Amo de paixão

  • @jabu003
    @jabu003 6 лет назад

    somenone can translate ?

  • @user-cd7tx3yp5g
    @user-cd7tx3yp5g 4 месяца назад

    Caetano Veloso e Hermeto Paschoal sao amigos e ambos top most

  • @ohmgururu
    @ohmgururu 3 года назад +1

    quantidade não é qualidade
    conforme o musiquinho expressou, a do hermeto diz sim, só que diz de forma ainda mais elaborada
    ou seja, superando
    e se superou a melhor, era porque a melhor não era a melhor
    ponto pro Hermeto, o musicão
    em minha reles opinião, todos os lugares podem ser melhores musicalmente em algum sentido, e por isso não é muito possível um rank disto

  • @tuliofrancinosabia8610
    @tuliofrancinosabia8610 5 месяцев назад

    ai dentro Caetano, respeita o Brasil

  • @paulomendes9713
    @paulomendes9713 3 года назад

    Aliás, o desenvolvimento do jazz deve e muito para outros países além dos EUA. Por serem colonizadores e não colonizados, o jazz americano quase não sofre influências e continua igual. Enquanto que fora, o jazz influencia e sofre influências, sendo mesclado e modificados em outros gêneros, que deixam até de ser jazz.

  • @chargeshistoricas
    @chargeshistoricas 6 лет назад

    alguém sabe dizer se esse vídeo é um recorte de algum documentário?

    • @TheMarcelobossa
      @TheMarcelobossa 6 лет назад +1

      Nathan Pereira é do filme Coração Vagabundo

  • @mrluizcarlossax
    @mrluizcarlossax 2 года назад +4

    O estudo da música está inserido no currículo das escolas americanas, é tradicional, cultural. Nesse sentido, Caetano está certíssimo! Quantos Hermetos, Sivucas e Luizes Gonzagas apareceram ou aparecerão no Brasil depois dos Hermetismos Pascoais? No Brasil, algumas pessoas ainda confundem saxofone com corneta, corneta com trombone,kkkkkk.

  • @SJ.71
    @SJ.71 4 года назад +4

    Enquanto alguns estudam música brasileira, milhões estudam Blues e Jazz

  • @andreriksatie
    @andreriksatie 11 лет назад +1

    É uma ideia estúpida se fechar na própria cultura, principalmente porque não existe cultura alienígena, ela sempre tem origens, e essas origens são inevitavelmente de outros países, outros povos. Miles pode não citar, mas deixa claro na sua obra as influências, que vem dos franceses, dos espanhóis, dos africanos e até dos latino-americanos. Miles gravou bossa nova e músicas do Hermeto, olha que coisa.

  • @treybenton2392
    @treybenton2392 3 года назад

    Há uma hipocrisia por parte dos brasileiros que, publicamente, desdenham da música norte-americana, mas, que são profundamente influenciados por ela. É isso que o Caetano quis dizer.

  • @Vlan69
    @Vlan69 3 года назад

    Opinião é isso: uma opinião.

  • @mdsilva752
    @mdsilva752 Год назад

    A uns dois ou três anos atrás eu diria com toda certeza que a música americana ou britânica é a melhor do mundo, porém depois de escutar vários cantores brasileiros do século XX (Principalmente da década de 50 até 80) Cantores que eu só ouvia falar do nome, mas nunca tinha parado para escutar, principalmente por ter nascido depois de 2000, eu comecei a perceber o quanto a música brasileira, além de linda é também importantíssima para o mundo a fora.
    Temos grandes artistas, como por exemplo, Milton Nascimento, Jorge Ben, Gilberto Gil, Djavan, Chico Buarque, Zé Ramalho, Raul Seixas, Belchior, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Elis Regina, Toquinho e vários outros, até o próprio Caetano e Hermeto que também são muito importantes para a história da música brasileira. Por isso, na minha opinião a música brasileira é a melhor do mundo, a americana pode ser maior, mas a melhor com toda certeza é a brasileira 🇧🇷

    • @Amargo1355
      @Amargo1355 8 месяцев назад

      Continua equivocado, nenhum desses citados, exceto Hermeto, merece receber o título de gênio, diferentemente da música norte-americana - constituída por uma gama de indivíduos virtuosos no que conerce a produção musical, gênios no sentido mais pleno da palavra. Não me entenda mal, gosto bastante dos músicos aludidos por ti, contudo os músicos mais proeminentes do século passado e, portanto, fulcrais no âmbito musical são oriundos dos Estados Unidos.

    • @mdsilva752
      @mdsilva752 8 месяцев назад

      @@Amargo1355 Os melhores artistas em termos de estrela são dos EUA, mas em termos de qualidade e mistura cultural com certeza é a música brasileira, por isso na minha opinião é a melhor do mundo. Não sou um patriota, apenas uma pessoa realista, se tivesse nascido em outro país eu pensaria a mesma coisa.

    • @Amargo1355
      @Amargo1355 8 месяцев назад

      Portanto, além de maiores foram melhores também.

    • @Amargo1355
      @Amargo1355 8 месяцев назад

      ​@@mdsilva752Mistura cultural talvez sejam, mas não acredito que isso seja um componente suficiente para alavancar os brasileiros na posição de melhores.

    • @mdsilva752
      @mdsilva752 8 месяцев назад

      @@Amargo1355 Na minha opinião sim, até porque tem que ser muito inteligente para misturar os gêneros musicais de uma forma que combine e sem virar bagunça, isso o Jorge Ben fez muito bem, misturou samba com bossa nova, coisa que muitos na época falavam que não ia dá certo, e desde então os artistas brasileiros misturam os estilos e isso é uma maravilha que não tem nas músicas de outros países.

  • @paulocostatarsao
    @paulocostatarsao 6 лет назад +2

    Ah! os humanos de modo geral não enxergam mesmo muito bem.

  • @nananantonio
    @nananantonio 2 года назад +1

    Muito fã dos dois..... bem, o Caetano é um excepcional compositor de letra, um ótimo compositor de harmonia e melodia, um excepcional cantor e um excepcional (odeio dizer essa palavra) "performer". No quesito de tocar instrumento é que ele não é ótimo. Mas, pelas outras qualidades que citei, já são suficientes para alcá-lo como um dos dez melhores artistas de nossa música, com certeza. Tirando o Caetano instrumentista, os outros Caetanos são magníficos. Agora, eu discordo muito dele, e também pelo que ele fez na música: nossa música popular superou qualquer música popular do mundo. Só Tom Jobim já desequilibra demais. Do final dos 50 até os 70 foi feita música em português do Brasil, não-erudita, ou seja, popular, que não encontrou paralelo. Aonde Elis é inferior à Billie, Ella ou Sarah? Elis era capaz de emular o canto das americanas, mas eu DUVIDO que estas conseguissem cantar os sambas "tronxos" que Elis cantou, de João Bosco e etc. Imagino eu, fã de música, se Elis tivesse explorado o repertório do Djavan? Acho que o ser humano não merece tal benesse. Só em imaginar o que Elis faria com Jogral, com Êxtase, com Esquinas..... eita, sem condições. Não temos os melhores instrumentistas (são os americanos), mas temos a melhor música, disparadamente: letras soberbas (Chico e Vinícius são prova), harmonias e melodias absurdas (Tom, Gil, João Gilberto), ritmos inimitavelmente incríveis (E tome Jorge, a pedrada que é o África Brasil), e Elis , Bethânia e Gal. Não acho mesmo que a gente perca no critério global. Especificamente nos instrumentistas, sim.

  • @daniellyrebelo575
    @daniellyrebelo575 2 года назад +1

    Hermeto é monstro demais... Nunca saberemos apreciar ou reconhecer... Bom, bom mesmo é Anitta... e Qd o cabra é tido como erudito aqui, ele curte Caetano...

  • @leandrodeangola
    @leandrodeangola 6 лет назад +3

    na última frase ele fechou com chave de ouro!

  • @aprendendoinglescombetocar5574
    @aprendendoinglescombetocar5574 6 лет назад +1

    Se ofendeu porque? Cadê a humildade ele e musico e poeta mas em frente ao Hermeto é musiquinho mesmo.cadê a humildade?

  • @kalilsampaio7035
    @kalilsampaio7035 3 года назад +1

    SE QUISER PODE PULAR PRO MEU VEREDICTO NO ÚLTIMO PARÁGRAFO QUE VAI RESUMIR TUDO.
    Já dizendo que é um texto grande pra caralho, mas que até que vale a pena. Se isso fosse um papo pessoal, seria bem mais facil falar sobre isso
    Dizendo logo que de fato essa é um assunto que vai além da música, então vou tentar ser o mais objetivo possível. Muitas informações eu tiver que evitar de colocar pra não confundir ainda mais.
    Cara, é difícil ter uma opinião "correta" sobre a "melhor musica do mundo / a de mais qualidade". Estou pegando como base a primeira frase na qual Caetano diz que a melhor musica é a americana. Digo isso pq depois eles específica que a música americana é a maior do século XX e ai começar a bagunçar o coreto (1:04). Primeiro pq parece que pra ser melhor do mundo tem q ser o "pam" do século XX. E isso não e tão simples assim. Não da pra falar sobre isso, nem resumidamente, em um vídeo de 2 minutos. Entao prosseguindo. Primeiro que não hà uma relação quantitativa aqui pra definir uma música como a "melhor do mundo", e sim qualitativa. Não queremos saber o número de músicos, mas sim o que individualmente eles fizeram, no caso a importância deles pra história da música (daí ja percebemos o 1° erro. Vai começar a confundir e eu explico depois). Vamos lá. Pra todo avanço é necessário de uma base de algo que existe. Sempre hà uma inspiração. O jazz brasileiro teve como embasamento o jazz norte americano. Isso de acordo com uma galera é o motivo de o EUA ser maior/ a maior músicos do mundo, pq muitas músicos tiveram como base eles. Beleza, mas o que podemos pensar sobre a referência da "maior música do mundo". Vale ressaltar que a harmonia da música americana, suas cadências, seus acordes com extensões e enfim, na verdade vieram da música erudita impressionista, principalmente dos franceses. É só escutar Ravel, Debussy e o Satie. É nítida essa influência francesa impressionista na música americana. Logo assim, seguindo essa idéia, podemos dizer que a música impressionista francesa é a melhor do mundo/ de mais qualidade. Mas se for por isso a mesma pegou influência do período romântico de vários países, que pegaram de outros períodos e assim sucessivamente. Assim podemos dizer que a música alemã por causa de Bach é a maior, pois basicamente o mesmo é pai da música Ocidental . Mas essa porra não vai parar aí. Pq dai a gente vai perceber que a música oriental que é mais antiga ainda, tem um peso forte tbm na musica Ocidental no geral . Percebemos então o primeiro erro de que para considerar que uma música é melhor que a outra uma tem que ter influência sobre a outra, sendo assim a música influênciada sendo inferior a antiga na qual ela teve base.
    Agora o 2° erro: porque não considerar quantidade. Mas agora pega a Alemanha. O número de músicos de grande peso do que se sabe é bem pouco, mas te liga nos nomes: Brahms, Beethoven, Bach. Cara, só desses 3, se não existissem a falta deles na musica seria enorme. Mas enfim. De fato no século XX nos EUA vemos uma quantidade de músicos de alto nível muito grande, mas não vemos tanto evolução. Já te explico. Pegando o jazz como exemplo. Pego ele pq ele junto com o Blues são digamos os pais da musica americana. Logo, pegando deles vemos o cerne da música norte americana. Voltando. O jazz teve um número imenso de músicos: Charlie Parker, Thelonius Monk, John Coltrane, Miles Davis, Herbie Hancock, Chick Korea. Vemos um grande números de músicos extremamente absurdos, como se fosse uma ilha onde só se vivesse Hermetos. Os mesmos estiveram dentro de um mesmo universo explorando na música o que já tinha, mas de fato sem inovar tanto. As inovações puramente americanas foram basicamente o do jazz, expandido para o bebop e chegando até o jazz fusion. O resto basicamente já existia. O periodo avant garde do John Coltrane teve um peso enorme da obra de Ravel. Miles Davis com a ideia de usar o modalismo. Bixo, esse foi o primeiro estilo de música da história. Bach, Gabriel Fauré, essa galera toda já usava. Não quero dizer que o Miles Davis é ruim. Muito pelo contrário. Mas contextualizando vemos que isso já existia só teve alguns leves ajustes, grande parte ligada aos ritmos, que leva de novo a música brasileira.
    No final o que eu quero dizer é que a idéia de "melhor musica do mundo" é algo muito mais subjetivo. Pra mim a "melhor música"( tô começando a odiar esse termo) é a de Chopin, pq é a que mais me toca. Pra outros vai ser o jazz. Outro o funk. Outro o choro. Enfim, me dói como tanto o Hermeto como o Caetano foram imaturos falando sobre isso. Pareceu mais briga de porre. Enfim, acho q cada um tem a sua visão e que isso tem que ser respeitado.

  • @cristianopaula1224
    @cristianopaula1224 Год назад

    Os dois são geniais e ponto final!

  • @user-JM1967
    @user-JM1967 3 года назад +4

    Resposta super inteligente do Caetano. Mas esse assunto é espinhoso. Comparar culturas é campo minado. O poder econômico dos EUA projetou mais seus artistas e isso torna a comparação aínda mais difícil. No Brasil uma guitarra chega a custar 15 salários mínimos. Aí tudo fica mais difícil mesmo.

  • @luizmr7892
    @luizmr7892 10 месяцев назад +1

    Tem uma coisa, brasileiro faz jazz, quero ver americano fazer samba.

  • @57Athos
    @57Athos 3 года назад

    E digo mais... aqueles que compartilham da opinião de Caetano concerteza nao sabe dizer nem 10 variações ritmicas brasileiras. Quando Hermeto fala, sabe o que está fazendo pois sabe de onde vem e mantem isso fresco em sua mente sempre, Brasil.

  • @samukagoes
    @samukagoes 11 лет назад +1

    ele ficou mordidaço, ne (já fazendo paródia com abraçaço). Dá pra sentir pelo jeito que ele fala que ele odiou o fato de hermeto chamá-lo de musiquinho. Acho ótimo quando o caetano é visceral assim. Deveriam mordê-lo mais. De todo modo, a argumentação final dele desbanca qualquer ranso xenófabo ou bairrismo exultado que hermeto tenha sobre música. É a música de hermeto que também faz com que a norte americana seja melhor, a melhor música do século 20. Assino embaixo, caê.

  • @andreriksatie
    @andreriksatie 11 лет назад

    Eu morei em Lisboa, e de lá posso dar o exemplo do MEO OUT JAZZ, um festival gratuito, que acontece ao ar livre, e que é bancado pela Meo, uma grande empresa de TV por assinatura.
    Quando eu disse Blue Note, me referia à clássica gravadora de jazz e blues, que lançou os maiores nomes desses gêneros, como Charlie Parker e Thelonius Monk.
    Esse silogismo final relacionando a escravidão eu não entendi, talvez vc esteja criando uma nova forma de raciocinar, vai saber...

  • @will.san7ana
    @will.san7ana 3 года назад +1

    Amo Caetano, mas sou discordo de sua posição, Hermeto tem toda razão.

  • @IRACEMABABU
    @IRACEMABABU 3 года назад

    O que faz a força dos Estados Unidos é a organização profissional da musica que so eles tem. Quand o um brasileiro produz e vende um CD o americao vende 20, vende o DVD da gravaçao e os direitos para usar a musica numa superprodução em Hollywood, sem contar o dinheiro feito nas escolas de musica para os musicos do mundo inteiro aprender a tocar essa mesma musica, e sem esquecer as turnés mundiais nos cinquo continentes. Isso da uma força inacreditavel aos artistas americanos que sabem que se eles fazer uma musica boa, o systema inteiro é atras deles para apoiar e fazer desfrutar do seu trabalho. Nehum outro pais tem uma organização comparavel nem de longe, e neste sentido, sim, o Caetano tem razão.

  • @lucianolima205
    @lucianolima205 4 года назад +1

    Caetano tem um ego imenso e fala muita bobagem.Mas tem seu valor

  • @Beowulf_93
    @Beowulf_93 8 месяцев назад

    Vdd do hermeto. Tem essa diferença entre música instrumentalista ou de letra. A letra é mais poética e pobre melodicamente e a instrumental vai mais além.
    Os EUA só produzem, propagam e vendem melhor qualquer música. Claro q existem grandes gênios. Mas o BR não tem o budget de milhões para investir em propagada e fazer lavagens celebrais. A música BR só tem sua alma. (quando tem)

  • @fabiodregs
    @fabiodregs 3 года назад +1

    Caetano certíssimo. Hermeto podia ser melhor se tirasse um pouco da pose...afinal quem foi estudar música na América? Quem se parece muito com o Zappa? Caetano ou Hermeto?

    • @canaldoporcovoador8507
      @canaldoporcovoador8507 2 года назад +1

      Quando eu vi esse velho pensei que ele tocava metal kkkkkkk

    • @fabiodregs
      @fabiodregs 2 года назад

      @@canaldoporcovoador8507 poderia ....ele é muito foda...a pose sobra, mas a música tb!!!

  • @juradecanoa
    @juradecanoa Год назад

    Eu acho que SIM , ou ...NÃO...???

  • @juancpgo
    @juancpgo 6 лет назад +1

    Eu acho que o Brasil tem uma boa diversidade de musicas. O choro e o samba são maravilhosos demais, não dá pra despreza-los. Além disso tem uma diversidade de outros ritmos, forró, baião, maracatu, tem a vanguarda paulista tb q é genial. E sem dúvida temos nossos gênios da música. Mas a música americana talvez seja mais rica mesmo: blues, jazz, bluegrass, country, funk, soul, rock, metal… é uma diversidade imensa de estilos robustos e ricos que conquistaram o mundo. E o número de gênios na música americana é muito mais vasto a meu ver.

  • @TheZuazur
    @TheZuazur 4 года назад

    o eua tem sim a maior industria musical mas as sincopes brasileiras diferem, só cubano pra entender!!!

  • @pedroamc
    @pedroamc 11 лет назад

    Não dá pra ficar re-explicando tudo com outras palavras só pela dificuldade de interpretação de texto de alguém.A maioria das colocações é partidária e honesta sem distorcer a lógica.

  • @atonplanck4731
    @atonplanck4731 5 месяцев назад

    Hermeto é um gênio da música, mas essa fala sobre Caetano foi muito infeliz, depõe contra a própria forma de perceber a música que ele tinha, que não tinha barreiras, nem formalismos que bloqueasse a criatividade e concepção da música permeada a tudo. Efim, gênios também se equivocam

  • @Guizambaldi
    @Guizambaldi 2 года назад

    Eu sou um reles entusiasta de música. Não sou músico. Mas porra, existe debate sobre a música popular americana ser líder ou não?
    Para mim parece o óbvio do óbvio, ainda que certamente o Brasil fica muito bem posicionado, talvez em segundo. Pelo menos no Ocidente.

  • @rafazamboni5049
    @rafazamboni5049 2 года назад

    Caetano vc não é nada perto do hermeto , sua odara não é nada !!!!
    Viva o hermeto!!!!

  • @Beowulf_93
    @Beowulf_93 Месяц назад

    Fato : se a música é livre, automaticamente é classificada como música mundial ou jazz, pq eles precisam de um gênero pra classificar e vender. Já hermeto criou o termo música universal. Jazz é rico em melodia, assim como música erudita europeia. Mas pobre em ritmos. Os negros dos eua esqueceram de usar ritmos e instrumentos africanos, pq foram beeeeeem mais restritos. Vc vê mto mais isso na música brasileira e na cubana.

  • @57Athos
    @57Athos 3 года назад

    A galera quando exeplifica musica brasileira so fala no baiao e samba... cadê a mina, ijexá, samba de côco, bumba-meu-boi, maracatú, frevo, tambor de crioula. Bora atras musico brasileiro de ouvir suas origens e parar de exaltar tanto aquele que ja tem o mundo exaltando. Porém a MUSICA É UNIVERSAL apesar das suas "origens", todo som se completa.

  • @mauricioprestes4402
    @mauricioprestes4402 6 лет назад +4

    Hermeto ta certo, Caetano é musiquinho mesmo. Longe de qualquer genialidade.

  • @gregoriosilva29
    @gregoriosilva29 2 года назад

    so para comenzar...habria que decirle a Caetano que America no son los eeuu....para empezar...

  • @robertoferreira5157
    @robertoferreira5157 6 лет назад

    Não se enganem, a música brasileira é motivo de estudos nos EUA.

    • @juancpgo
      @juancpgo 6 лет назад +4

      E a dos EUA é motivo de estudo do mundo inteiro. E nos EUA eles estudam não só a música brasileira como de diversos outros países.

  • @fernandofc8693
    @fernandofc8693 2 года назад

    Certa vzs ouvira de uma velha cantora cubana q a musica brasileira esta no minimo a uns 100 anos a frente de qualquer outra. Nada se compara ao swing do choro,samba.

  • @gbrls_yt
    @gbrls_yt 7 лет назад +1

    Pô Catetano...

  • @robertomendonca6565
    @robertomendonca6565 7 лет назад

    Caetano é um bom músico agr essa citação dele não é muito convincente. Os grandes músicos não estão só nos EUA. Claro que há uma valorização da cultura americana pelo próprio povo. Só que os americanos admira a música popular brasileira, a música clássica e o samba e etc.

  • @andrepires7687
    @andrepires7687 7 месяцев назад

    Caetano está certo. EUA tem a melhor música popular do planeta. Música da qual Hermeto bebe muito.
    Alguns alegam que a música de Hermeto é estudada no exterior. Claro que é. Mas, não mais que o jazz ou que a música clássica europeia. Essas sim são as fontes que todos bebem. O resto é papinho provinciano.

  • @josemariaf.j.dasilveira7060
    @josemariaf.j.dasilveira7060 3 года назад

    Isto é só uma resposta ao que é realmente uma colocação infeliz. Caetano não é um grande músico no sentido das competências técnicas, mas é um grande artista sob quaisquer pontos de vista.
    Quanto ao ranking? Serve para que? Viva Cuba, Viva a cançao dos EUA e vivo imenso cancioneiro do Brasil

    • @josemariaf.j.dasilveira7060
      @josemariaf.j.dasilveira7060 3 года назад

      E dizer ao contrário é descosiderar as enormes dificuldades sofridas pelos músicos no Brasil. Inclusive pela pobreza cultura do povo em geral.

  • @AlanMacneil
    @AlanMacneil 11 лет назад +1

    viva Hermeto ! viva Villa-Lobos!