Olá!!!! Me chamo Luiz e estou investindo tudo que tenho na marcenaria desde o segundo semestre de 2018. Já assisti, a exaustão, diversos marceneiros/ youtubers e posso garantir, sem sombra de duvida ou variação, de que o canal do Fernando Belchior é um dos melhore, se não o melhor no Brasil. Podem seguir a risca que dará certo, pois além da profissão e paixão o Fernando transmite caráter, honra e muita disciplina. O caminho é londo, a estrada é difícil mas quem pagar o preço verá o cumprimento do seu esforço e dedicação. Graças ao canal do "Fenando Belchior" eu evolui muito profissionalmente. Particularmente eu gosto das técnicas e das formulas... Alô!!!! Fernando Belchior!!!! Um forte abraço do Luiz em Pão de Açúcar, município de Taquaritinga do Norte- PE .
Adorei, você foi direto e preciso nas colocações, clareza nas informações do orçamento acredito ser sinal de confiança na qualidade do serviço a ser entregue e tbm passa ao cliente respeito.
Parabéns mais uma vez pela quantidade e qualidade de conteúdo, seus vídeos fortalece a nossa classe, e garanto que a pessoa que deu um deslike é o tipo de cara que cobra barato e no final entrega qualquer coisa e acaba com a nobreza da nossa arte
Mestre Fernando. Quero agradecer sua disponibilidade em nos ensinar os segredos da arte da Marcenaria. Que toda essa bondade retorne multiplicada à sua vida e que a Luz da Vida ilumine a sua jornada. Bom Natal e próspero 2019.
Obrigado Fernando! Baita canal... Sou marceneiro aqui em Porto Alegre e trabalho com reformas de esquadrias, manutenção, troca de trilhos,etc... Orçamento, pra mim, é uma parte bem complexa. Obrigado!
Sou marceneiro, e gestor de formação. Orçamento é um assunto sempre fascinante, mas fundamental para o hobista que decidiu dar o passo de se tornar profissional. Seu vídeo foi de uma didática simples e impecável. Obrigado!
Alô, SCN ! Muito obrigado pela generosidade de sua mensagem, chamando-me de mestre. Muitos anos de estrada antes de merecer o título ;-) ... Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Realmente, como o amigo comentou, muito esclarecedor! A cada vídeo assitido, é como se eu fisesse um mini curso intensivo. Obrigado pelo material que nos presenteou. Também vou colocar em prática apresentar de forma mais transparente os meus orçamentos. Vou começar a mudança por mim e posteriormente ajudar meus colegas! Abraços!
Alô, Rafael ! Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta. A vida anda meio divertida ;-) ... Muito obrigado por sua mensagem !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Valeu Fernando! Maravilha! Gostei muito da ideia de apresentar os valores detalhados de todo material garoto. Muito obrigado Um forte abraço e muita paz. #ajudaogordo.
Alô, Yonny ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Muito bom ouvir de você. Muito obrigado pela generosidade do comentário. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Sensacional! Pesquisando no youtube encontrei muitos vídeos sobre como confeccionar o orçamento, sobre como calcular, precificar, e é claro que isso é muito importante mas a apresentação do orçamento é também muito importante e vai definir a imagem que o Marceneiro ou a Marcenaria está passando para os seus clientes. Neste vídeo você aborda este tema com maestria como sempre! Muito obrigado! Era exatamente isso que eu estava buscando. Um grande abraço e... vamos juntos!!
Alô, Fábio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Muito bom saber que, de alguma forma, nosso trabalho foi útil. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Essa e a minha maior dificuldade estabelecer está clareza ao cliente mas por falta de conhecimento ,suas informações vai mudar minhas atitudes,valeu👊👍👏👏👏👏👏👏👏
Sensacional o vídeo...muito esclarecedor ...realmente essa parte é uma das mais sensíveis de todo trabalho pós é o momento em que vc pode ganhar ou perder o cliente ... excelente Belchior !
Parabéns meu amigo, estou iniciando meu empreendimento este ano, e não faz ideia de como ajudou, ramo diferente, no meu caso porcelanato, mas olho.... be. Atualizado por sinal e vem versátil.
Poxa Fernando... você é brasileiro mesmo??? rrsrsrs brincadeiras para fora, video muito legal e instrutivo!!!! Gostei demais, o povo tem que aprender muito e se for de você malhor ainda!!!! PARABENS!!!
Fernando, mais uma vez parabéns! Hj trabalho na Educação e a parte de marcenaria é quase um hobby, mas quando pego algum trabalho a dor de cabeça é o TAL orçamento. Tenho todas as dificuldades do mundo. Não sei vender, não sei cobrar. Outro dia uma cliente e amiga disse: Carlos vc é um péssimo vendedor.
Alô, Carlos ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Sua amiga está lhe mostrando que há algo a ser melhorado, e isso é muito bom !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
6 лет назад+1
Concordo Fernando. Precisamos nos valorizar, mas para isso precisamos prestar um serviço bom e também organizado. Valeu pelo vídeo e pelas dicas conterrâneo,
Alô, Gerardo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você tem razão. Embora eu cite no vídeo que pode haver diferentes entregas, no exemplo do PDF tirado de um arquivo Excel coloquei a menção apenas a um projeto P - pois este era o caso. Minhas desculpas pelo exemplo com um que de incompletude. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Ola Fernando. Este é um tema bastante delicado, até para profissionais experientes. Talvez o que mude seja uma maios segurança e a confiança adquirida com o tempo, o que confere orçamentos mais assertivos e coerentes. Abraços
Perfeito! É desta forma que todo mercado deveria trabalhar. Orçamento para indústria e orgons públicos tem todos está formatação de praxe, dependendo do tamanho do projeto participar pode ser um pouco mais simplificada, mas sempre quanto melhor for feito o orçamento menos chance de problemas,(principalmente para nos percebermos se não estamos esquecendo de qualquer coisa) assim o cliente tem condições de avaliar exatamente oq está comprado, caso queria pode verificar algum custo de material, serviço de terceiros e o meu próprio, etc. E principalmente perceber que não tem milagre naquele orçamento mais em conta, de duas uma ou não é o mesmo produto pedido ou entregue, ou nem orçamento o Zé da esquina sabe fazer. Abração!
Bom dia Fernando, como sempre suas explicações são claras, precisas e diretas parabéns, agora como calcular a mão de obra de forma justa e honesta? Esta é uma grande dúvida que me atormenta. Grato. Angelito.
Alô, Angelito ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você deve ter meios para obter o volume de horas gastas de trabalho, bem como definir uma taxa hora. Em 2019, teremos um curso on line para cálculo de custos e formação de preços. Trataremos sobre este assunto nos canais que usamos para vendas de nossos produtos na área de educação. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa tarde Fernando. Vendo (e ouvindo) seu vídeo, concordo plenamente com o exposto e digo mais: Há aproximadamente dois anos tenho a marcenaria como hobby. Sou aposentado e como nada tinha para fazer resolvi me distrair com a marcenaria. Tenho praticamente todas as ferramentas necessárias bem como espaço e tempo. Antes de escolher esse hobby eu achava que os produtos feitos em madeira eram caros, terrivelmente caros. Um simples armário custava um absurdo (eu estou falando de trabalhos em madeira e não em trabalhos em MDF e correlatos). Depois que passei a praticar o hobby e vi o quão trabalhoso e meticuloso é um trabalho em madeira (as vezes são obras de arte), acho barato cobrar um valor mínimo para uma peça trabalhada na mão (desde o corte até o lixamento e o acabamento final-lixa, tingidor, cortes, furos, medições finas, cera ou verniz). Por essa razão não vendo as minhas obras pois não me pagariam o meu esforço nem os materiais usados. Faço tudo para mim e para dar de presente aos meus caros. Grande abraço e SUCESSO.
Alô, Marcos ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Reconhecer o que se esconde por detrás de uma peça de marcenaria bem feita não é algo do dia a dia das pessoas. Assim, é compreensível a falta de valorização deste tipo de trabalho. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
pena que o nosso país tá cheio de gente que não segue essa cartilha. É só sair do brasil e ficamos surpreendidos quando nos deparamos com profissionais que se valorizam e respeitam os seus clientes.
pena que 99 % dos marceneiros não tem discernimento para entender essas noções básicas de contrato e de economia e um pouco do direito do consumidor excelente vídeo
Oi Fernando. Não acho em lugar nenhum um tutorial para afiar serrote de costa. Qual tipo de lima e procedimento usar? Pode ajudar? Obrigado desde já e parabéns pelo excelente trabalho.
Alô, Thiago ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você deve usar uma lima triangular de pequeno tamanho. Os serrotes de costas que conheço são usados para cortes transversais. Assim, a afiação deve privilegiar a criação de arestas de cortes nas laterais dos dentes, para cisalhamento transversal das fibras. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Saudações, primeiro pedindo licença p Fernando, tem várias maneiras utilizadas para cobrar o serviço, como disse uma percentagem sobre o material, mas nesse caso se trabalhar com pinus por exemplo, vai precisar cobrar várias vezes o material, já se pegar madeiras caras o material é a maioria do preço total. Quem trabalha com cozinha por exemplo costuma cobrar por metro de frente e um adicional por detalhes como gavetas e outras complicações. Estes dois modos são práticos pois depois de definir não precisa controlar diariamente as coisas mas tbm causa problemas de trabalhar mto num produto e ganhar pouco e outro cobrar demais, mtas vezes nem saber claramente se está tendo lucro ou prejuízo. Por isso eu prefiro sempre que possível trabalhar por hora, da mais trabalho anotar e contabilizar tudo ebora fique tudo as claras na ponta do lápis visto que cada projeto tem suas particularidades e complicações. Abraço
Alô, Marivaldo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Não é muito aconselhável usar este método de cobrança, porque ele pode produzir erros terríveis de valor - em geral, a menor, prejudicando toda a classe de marceneiros. Em 2019, teremos um curso on line sobre apuração de custos e cálculo de preços. Aguarde !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, trabalho com artes gráficas, e no meu mundo existem profissionais que vivem reclamando dos preços que são jogados para baixo por causa dos "sobrinhos". Na marcenaria também existem os "sobrinhos".
Sei bem como é! Mas é aquilo! Não se abale! Até porque eles têm “os sobrinhos” mas continuam arranhando a tua porta! Se os sobrinhos fossem bons e profissionais, os “tios” não passavam nem na tua calçada. Quem é profissional tem de se valorizar! Senão vira tudo uma grande prostituição! E isso não é bom!
Alô, Dariano ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Esse problema existe em quase todos os ramos. A questão é descobrir se o preço baixo é resultado da ignorância, ou de custos mais baixos. De qualquer forma, é sempre um problema. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, eu trabalho com madeira maçica. Você consegue me dizer ou me informar onde ou quais fornedores que vendem bolacha/tronco de madeira em sua forma bruta?
Alô, Filipe ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Sugiro contatar em São Paulo a Madeiras BR, a Diskmad, e a Teak Store. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Drummer ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Sugiro que você desenvolva uma linha de peças suas, com a sua "cara", a sua assinatura. Mas, para chegar a isso, você precisa dominar o repertório de confecção de certas peças : 1 - uma mesa; 2 - uma cadeira; 3 - um aparador (buffet), com portas; 4 - um armário em madeira "engenheirada" (MDF ou compensado). Fazendo estas peças, você vai ter conhecido uma série de técnicas e requisitos, necessários na imensa maioria do que você fará no futuro. Feitas estas peças - com design de outras pessoas - creio que você estará pronto para fazer as suas peças. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Camila, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você pode por favor enviar um e-mail para fernandoresponde@uol.com.br solicitando a planilha de orçamento ? Desde já, muito obrigado por sua mensagem. Um grande abraço ! Fernando.
Nem complicado, nem simples. Apenas profissional, coisa a que no país não estamos muito acostumados. Aqui, em termos de serviços do tipo, é quase tudo acordado "de boca". Por isso que o Brasil tá nessa situação. Muito improviso, gambiarra, amadorismo, e pouco profissionalismo e excelência . Teve um cidadão aí que ficou incomodado, achou frescura o FOB, e etc. Ô malandragem, são termos e jargões comuns no ramo de quem faz transações comerciais, sacou? Futebol, corner, basquete, MMA, SUV, hamburguer, trailer, plug and play, pause, shopping ; nada disso é originário do português, mas qualquer um manja, né não? Gostaria de ver um vídeo dele, seus trabalhos, sua oficina, sua "expertise" (perdão pela frescura), sua maneira de apresentar orçamentos, pra comparar seus resultados com aqueles do Belchior, do Ricardo Ferreira, do pessoal que aprendeu com o Stopa...
Alô, Antônio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! As madeiras que utilizo, atualmente, com mais frequência são o freijó, o cedro rosa, o jequitibá, e a imbuia. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Tema importantíssimo! Uma das coisas que mais aborrecem é que muitas vezes, em todas as profissões, muitos clientes só querem saber do preço, de “pagar barato”! Pouco ligando ou pensando no trabalho e comprometimento do profissional! Por outro lado, dependendo do cliente e classe social dele, se cobrar muito abaixo do que ele considera justo corre-se o risco de nem pegar o serviço. Pois aqui, ele condiciona o valor a qualidade do trabalho! Orçar é uma ciência! Mas com certeza, pormenorizar descrevendo os itens deixando transparente o que ele está pagando causa um grande impacto positivo! Pois quase ninguém faz isso! Cumprir os prazos acordados também melhora a imagem! Obrigado or compartilhar!
Alô, Marcelo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Marcelo, talvez por ter trabalhado por muitos anos em áreas de exatas, sinto-me perfeitamente a vontade não só para falar dele, como também para debatê-lo - embora concorde com você. Pura aritmética numa parte, considerações a respeito de mercado, valor do trabalho e marketing do outro. Apenas isso. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá!!!!
Me chamo Luiz e estou investindo tudo que tenho na marcenaria desde o segundo semestre de 2018. Já assisti, a exaustão, diversos marceneiros/ youtubers e posso garantir, sem sombra de duvida ou variação, de que o canal do Fernando Belchior é um dos melhore, se não o melhor no Brasil.
Podem seguir a risca que dará certo, pois além da profissão e paixão o Fernando transmite caráter, honra e muita disciplina.
O caminho é londo, a estrada é difícil mas quem pagar o preço verá o cumprimento do seu esforço e dedicação.
Graças ao canal do "Fenando Belchior" eu evolui muito profissionalmente. Particularmente eu gosto das técnicas e das formulas...
Alô!!!! Fernando Belchior!!!! Um forte abraço do Luiz em Pão de Açúcar, município de Taquaritinga do Norte- PE .
Adorei, você foi direto e preciso nas colocações, clareza nas informações do orçamento acredito ser sinal de confiança na qualidade do serviço a ser entregue e tbm passa ao cliente respeito.
Alô, Otair !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns mais uma vez pela quantidade e qualidade de conteúdo, seus vídeos fortalece a nossa classe, e garanto que a pessoa que deu um deslike é o tipo de cara que cobra barato e no final entrega qualquer coisa e acaba com a nobreza da nossa arte
Alô, Anderson !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mestre Fernando. Quero agradecer sua disponibilidade em nos ensinar os segredos da arte da Marcenaria. Que toda essa bondade retorne multiplicada à sua vida e que a Luz da Vida ilumine a sua jornada. Bom Natal e próspero 2019.
Alô, Jgomes911 !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado Fernando! Baita canal...
Sou marceneiro aqui em Porto Alegre e trabalho com reformas de esquadrias, manutenção, troca de trilhos,etc...
Orçamento, pra mim, é uma parte bem complexa.
Obrigado!
Alô, Claiton !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Perfeito Fernando você deu uma aula de conduta profissional. Parabéns pelo vídeo.
Alô, Pedro !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Sou marceneiro, e gestor de formação. Orçamento é um assunto sempre fascinante, mas fundamental para o hobista que decidiu dar o passo de se tornar profissional. Seu vídeo foi de uma didática simples e impecável. Obrigado!
Excelente Fernando! Como sempre, claro como água cristalina. Um verdadeiro workshop a respeito de orçamentos.
Muito obrigado mais uma vez!
Abraço.
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Grande mestre Fernando !!
Um dos melhores que já vi por aqui,uma aula todas as vezes quê assisto 👏👏👏👏👏👍.
Alô, SCN !
Muito obrigado pela generosidade de sua mensagem, chamando-me de mestre.
Muitos anos de estrada antes de merecer o título ;-) ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Realmente, como o amigo comentou, muito esclarecedor! A cada vídeo assitido, é como se eu fisesse um mini curso intensivo. Obrigado pelo material que nos presenteou. Também vou colocar em prática apresentar de forma mais transparente os meus orçamentos. Vou começar a mudança por mim e posteriormente ajudar meus colegas! Abraços!
Alô, Rafael !
Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta. A vida anda meio divertida ;-) ...
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Valeu Fernando! Maravilha! Gostei muito da ideia de apresentar os valores detalhados de todo material garoto. Muito obrigado Um forte abraço e muita paz. #ajudaogordo.
Alô, Coisas Artesanato e Novidades !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Meu nome é Oscar, é muito bom seguir um Mega. Também fazemos parte do Marceneiros Mega do Telegram! Obrigadão mesmo.
perfeita resposta. sempre coerente em tudo que faz e que tu fala .
Alô, Paulol !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Belíssima explicação e explanação do assunto, só não faz direito quem não quer dizer, o professor ensinou.
Parabéns amigo você é o cara.
Valeu.
Eiiii galera esse negocio de que o Fernando responde, é verdade mesmo o cara responde e rápido e bem explicado.
Vamos perguntar se tiver dúvidas. kkkk
Alô, Bats !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Alô, Bats !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Como sempre uma explicação detalhada... ótimo vídeo!!!!
Alô, Hugo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Magistral..!!!
Alô, Yonny !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você. Muito obrigado pela generosidade do comentário.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Sensacional! Pesquisando no youtube encontrei muitos vídeos sobre como confeccionar o orçamento, sobre como calcular, precificar, e é claro que isso é muito importante mas a apresentação do orçamento é também muito importante e vai definir a imagem que o Marceneiro ou a Marcenaria está passando para os seus clientes. Neste vídeo você aborda este tema com maestria como sempre! Muito obrigado! Era exatamente isso que eu estava buscando. Um grande abraço e... vamos juntos!!
Alô, Fábio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom saber que, de alguma forma, nosso trabalho foi útil.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado pela atenção e carinho Deus abençoe grandemente
Alô, Carlos !
Minhas desculpas pela demora na resposta.
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Essa e a minha maior dificuldade estabelecer está clareza ao cliente mas por falta de conhecimento ,suas informações vai mudar minhas atitudes,valeu👊👍👏👏👏👏👏👏👏
Alô, Tim !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Minhas desculpas pela demora na resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Sensacional o vídeo...muito esclarecedor ...realmente essa parte é uma das mais sensíveis de todo trabalho pós é o momento em que vc pode ganhar ou perder o cliente ... excelente Belchior !
Alô, Paulino !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Parabéns meu amigo, estou iniciando meu empreendimento este ano, e não faz ideia de como ajudou, ramo diferente, no meu caso porcelanato, mas olho.... be. Atualizado por sinal e vem versátil.
Muito obrigado !
Poxa Fernando... você é brasileiro mesmo??? rrsrsrs brincadeiras para fora, video muito legal e instrutivo!!!! Gostei demais, o povo tem que aprender muito e se for de você malhor ainda!!!! PARABENS!!!
Alô, José !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, mais uma vez parabéns!
Hj trabalho na Educação e a parte de marcenaria é quase um hobby, mas quando pego algum trabalho a dor de cabeça é o TAL orçamento.
Tenho todas as dificuldades do mundo. Não sei vender, não sei cobrar. Outro dia uma cliente e amiga disse: Carlos vc é um péssimo vendedor.
Alô, Carlos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sua amiga está lhe mostrando que há algo a ser melhorado, e isso é muito bom !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Concordo Fernando. Precisamos nos valorizar, mas para isso precisamos prestar um serviço bom e também organizado. Valeu pelo vídeo e pelas dicas conterrâneo,
Alô, Yuri !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço do conterrâneo !!!
Fernando Belchior e equipe.
Excelente Fernando!
Eu só agregaria um resumo dos itens no final para facilitar o entendimento de alguns clientes.
Um abraço.
Alô, Gerardo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você tem razão. Embora eu cite no vídeo que pode haver diferentes entregas, no exemplo do PDF tirado de um arquivo Excel coloquei a menção apenas a um projeto P - pois este era o caso.
Minhas desculpas pelo exemplo com um que de incompletude.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa Maestro!!!! Muito explicativo e muito didático o vídeo. Abçs do seu fã.
Alô, Jorge !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente explicação, como sempre bem didático.
Alô, Luis !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ola Fernando. Este é um tema bastante delicado, até para profissionais experientes. Talvez o que mude seja uma maios segurança e a confiança adquirida com o tempo, o que confere orçamentos mais assertivos e coerentes. Abraços
Alô, Mário !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Concordo integralmente com você. Boas palavras.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bela abordagem... parabéns
Alô, Luciano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelentíssimo Fernando parabéns pelas dicas, muito ótimas.
Alô, Willians !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Eu gosto de colocar no orçamento cada item, até mesmo os pregos se forem usados. Gosto de ser transparente ao máximo.
Aula maravilhosa! Obrigada por compartilhar!
Alô, Beth !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito boas dicas
Alô, Waldeon !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns amigo, para mim em particular é sempre um problema principalmente para família.
Alô, Roberval !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom Fernando.
Alô, Thiago !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Uma aula; até para mudança de costumes.
Alô, Antônio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito esclarecedor... obrigado pela aula. Abraço!
Alô, Reinaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Como sempre, bem claro Fernando. Obrigado.
Alô, Romeu !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Perfeito! É desta forma que todo mercado deveria trabalhar. Orçamento para indústria e orgons públicos tem todos está formatação de praxe, dependendo do tamanho do projeto participar pode ser um pouco mais simplificada, mas sempre quanto melhor for feito o orçamento menos chance de problemas,(principalmente para nos percebermos se não estamos esquecendo de qualquer coisa) assim o cliente tem condições de avaliar exatamente oq está comprado, caso queria pode verificar algum custo de material, serviço de terceiros e o meu próprio, etc. E principalmente perceber que não tem milagre naquele orçamento mais em conta, de duas uma ou não é o mesmo produto pedido ou entregue, ou nem orçamento o Zé da esquina sabe fazer.
Abração!
Alô, Laércio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom gostei um forte abraço
Alô, José !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia Fernando, como sempre suas explicações são claras, precisas e diretas parabéns, agora como calcular a mão de obra de forma justa e honesta? Esta é uma grande dúvida que me atormenta. Grato. Angelito.
Alô, Angelito !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você deve ter meios para obter o volume de horas gastas de trabalho, bem como definir uma taxa hora.
Em 2019, teremos um curso on line para cálculo de custos e formação de preços.
Trataremos sobre este assunto nos canais que usamos para vendas de nossos produtos na área de educação.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
muito bem explicitado Fernando
Alô, Bergson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Minhas desculpas pela demora na resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa tarde Fernando. Vendo (e ouvindo) seu vídeo, concordo plenamente com o exposto e digo mais: Há aproximadamente dois anos tenho a marcenaria como hobby. Sou aposentado e como nada tinha para fazer resolvi me distrair com a marcenaria. Tenho praticamente todas as ferramentas necessárias bem como espaço e tempo. Antes de escolher esse hobby eu achava que os produtos feitos em madeira eram caros, terrivelmente caros. Um simples armário custava um absurdo (eu estou falando de trabalhos em madeira e não em trabalhos em MDF e correlatos). Depois que passei a praticar o hobby e vi o quão trabalhoso e meticuloso é um trabalho em madeira (as vezes são obras de arte), acho barato cobrar um valor mínimo para uma peça trabalhada na mão (desde o corte até o lixamento e o acabamento final-lixa, tingidor, cortes, furos, medições finas, cera ou verniz). Por essa razão não vendo as minhas obras pois não me pagariam o meu esforço nem os materiais usados. Faço tudo para mim e para dar de presente aos meus caros.
Grande abraço e SUCESSO.
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Reconhecer o que se esconde por detrás de uma peça de marcenaria bem feita não é algo do dia a dia das pessoas. Assim, é compreensível a falta de valorização deste tipo de trabalho.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
pena que o nosso país tá cheio de gente que não segue essa cartilha. É só sair do brasil e ficamos surpreendidos quando nos deparamos com profissionais que se valorizam e respeitam os seus clientes.
Alô, Renata !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns novamente.
Essas explicações sua são muito importante. Aliás explicações não. Cursos gratuitos né amigo.
Obrigado
Alô, Fernando !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado pelo o conteúdo! Muito oportuno!
Muito obrigado por sua mensagem !!!
pena que 99 % dos marceneiros não tem discernimento para entender essas noções básicas de contrato e de economia e um pouco do direito do consumidor excelente vídeo
Alô, Celso !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Meus orçamentos são detalhados a ponto de especificar marcas e/ou fabricante da matérias primas e insumos.
Alô, Douglas !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você está certíssimo em fazê-lo. Parabéns !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente conteúdo parabéns!
Oi Fernando. Não acho em lugar nenhum um tutorial para afiar serrote de costa. Qual tipo de lima e procedimento usar? Pode ajudar? Obrigado desde já e parabéns pelo excelente trabalho.
Alô, Thiago !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você deve usar uma lima triangular de pequeno tamanho.
Os serrotes de costas que conheço são usados para cortes transversais. Assim, a afiação deve privilegiar a criação de arestas de cortes nas laterais dos dentes, para cisalhamento transversal das fibras.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia Fernando, muito bom e esclarecedor este vídeo. Uma pergunta: qual a porcentagem que eu devo cobrar em mão de obra de um móvel?
Saudações, primeiro pedindo licença p Fernando, tem várias maneiras utilizadas para cobrar o serviço, como disse uma percentagem sobre o material, mas nesse caso se trabalhar com pinus por exemplo, vai precisar cobrar várias vezes o material, já se pegar madeiras caras o material é a maioria do preço total.
Quem trabalha com cozinha por exemplo costuma cobrar por metro de frente e um adicional por detalhes como gavetas e outras complicações.
Estes dois modos são práticos pois depois de definir não precisa controlar diariamente as coisas mas tbm causa problemas de trabalhar mto num produto e ganhar pouco e outro cobrar demais, mtas vezes nem saber claramente se está tendo lucro ou prejuízo.
Por isso eu prefiro sempre que possível trabalhar por hora, da mais trabalho anotar e contabilizar tudo ebora fique tudo as claras na ponta do lápis visto que cada projeto tem suas particularidades e complicações. Abraço
@@laerciojbael obrigado Laércio
Alô, Laércio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Alô, Marivaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Não é muito aconselhável usar este método de cobrança, porque ele pode produzir erros terríveis de valor - em geral, a menor, prejudicando toda a classe de marceneiros.
Em 2019, teremos um curso on line sobre apuração de custos e cálculo de preços.
Aguarde !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, trabalho com artes gráficas, e no meu mundo existem profissionais que vivem reclamando dos preços que são jogados para baixo por causa dos "sobrinhos". Na marcenaria também existem os "sobrinhos".
Sei bem como é! Mas é aquilo! Não se abale! Até porque eles têm “os sobrinhos” mas continuam arranhando a tua porta! Se os sobrinhos fossem bons e profissionais, os “tios” não passavam nem na tua calçada. Quem é profissional tem de se valorizar! Senão vira tudo uma grande prostituição! E isso não é bom!
Alô, Sérgio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Alô, Dariano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Esse problema existe em quase todos os ramos. A questão é descobrir se o preço baixo é resultado da ignorância, ou de custos mais baixos.
De qualquer forma, é sempre um problema.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, eu trabalho com madeira maçica. Você consegue me dizer ou me informar onde ou quais fornedores que vendem bolacha/tronco de madeira em sua forma bruta?
Alô, Filipe !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sugiro contatar em São Paulo a Madeiras BR, a Diskmad, e a Teak Store.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando quais tipos de peças você indicaria fazer para um marceneiro que está começando agora.
Alô, Drummer !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sugiro que você desenvolva uma linha de peças suas, com a sua "cara", a sua assinatura. Mas, para chegar a isso, você precisa dominar o repertório de confecção de certas peças :
1 - uma mesa;
2 - uma cadeira;
3 - um aparador (buffet), com portas;
4 - um armário em madeira "engenheirada" (MDF ou compensado).
Fazendo estas peças, você vai ter conhecido uma série de técnicas e requisitos, necessários na imensa maioria do que você fará no futuro.
Feitas estas peças - com design de outras pessoas - creio que você estará pronto para fazer as suas peças.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite, vc poderia disponibilizar o orçamento ou planilha?
Camila, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você pode por favor enviar um e-mail para fernandoresponde@uol.com.br solicitando a planilha de orçamento ?
Desde já, muito obrigado por sua mensagem.
Um grande abraço !
Fernando.
Nem complicado, nem simples. Apenas profissional, coisa a que no país não estamos muito acostumados. Aqui, em termos de serviços do tipo, é quase tudo acordado "de boca". Por isso que o Brasil tá nessa situação. Muito improviso, gambiarra, amadorismo, e pouco profissionalismo e excelência . Teve um cidadão aí que ficou incomodado, achou frescura o FOB, e etc. Ô malandragem, são termos e jargões comuns no ramo de quem faz transações comerciais, sacou? Futebol, corner, basquete, MMA, SUV, hamburguer, trailer, plug and play, pause, shopping ; nada disso é originário do português, mas qualquer um manja, né não? Gostaria de ver um vídeo dele, seus trabalhos, sua oficina, sua "expertise" (perdão pela frescura), sua maneira de apresentar orçamentos, pra comparar seus resultados com aqueles do Belchior, do Ricardo Ferreira, do pessoal que aprendeu com o Stopa...
Bom dia! Como entrar em contato com você?
Alô, Eduardo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
fernandoresponde@uol.com.br, ou 12 9 8148 0883.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando fugindo do assunto, qual a madeira que você hoje trabalha mais.Obrigado.
Alô, Antônio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
As madeiras que utilizo, atualmente, com mais frequência são o freijó, o cedro rosa, o jequitibá, e a imbuia.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Tema importantíssimo!
Uma das coisas que mais aborrecem é que muitas vezes, em todas as profissões, muitos clientes só querem saber do preço, de “pagar barato”! Pouco ligando ou pensando no trabalho e comprometimento do profissional! Por outro lado, dependendo do cliente e classe social dele, se cobrar muito abaixo do que ele considera justo corre-se o risco de nem pegar o serviço. Pois aqui, ele condiciona o valor a qualidade do trabalho! Orçar é uma ciência!
Mas com certeza, pormenorizar descrevendo os itens deixando transparente o que ele está pagando causa um grande impacto positivo! Pois quase ninguém faz isso!
Cumprir os prazos acordados também melhora a imagem!
Obrigado or compartilhar!
Alô, Sérgio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite amigo também tenho um canal e faço trabalhos com madeira da uma forcinha lá
Alô, Marcenaria Santos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Boa sorte com seu canal.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
este tema é bem pantanoso principalmente na marcenaria
Em todos os tipos de prestação de serviços. As pessoas não conseguem mensurar serviços como conseguem com os produtos.
Alô, Alexandre !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Alô, Marcelo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Marcelo, talvez por ter trabalhado por muitos anos em áreas de exatas, sinto-me perfeitamente a vontade não só para falar dele, como também para debatê-lo - embora concorde com você.
Pura aritmética numa parte, considerações a respeito de mercado, valor do trabalho e marketing do outro. Apenas isso.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.